Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 


2010

(Pesquisado por: ‚äāmit=)

Número de trabalhos exibidos: 170

"HOME THEATER" 3D

Potencialização da realidade virtual em ambientes de "Home Theater".
Estande: 183
Código do trabalho: DSGN10
 

"MOUSE" SENS√ćVEL AO MOVIMENTO NO ESPA√áO LIVRE

Nosso trabalho √© um dispositivo de interface entre usu√°rio e computador. Similar ao ¬ďmouse¬Ē para computadores, tem o objetivo de movimentar o ponteiro do cursor no monitor. Seu diferencial √© a capta√ß√£o dos movimentos do usu√°rio no ar, especificadamente no translado das m√£os. Pelo fato do dispositivo ser sem fio e estar sempre no ar, carismaticamente foi apelidado de "Bat" ('morcego' em ingl√™s) de maneira an√°loga ao apelido de ¬ďmouse¬Ē por suas caracter√≠sticas f√≠sicas visuais.
Estande: 149
Código do trabalho: ELN13
 

"SKATEBOARDING"

Desenvolvimento de um tênis para a prática desportiva do skate.
Estande: 145
Código do trabalho: DSGN03
 

A INFLU√äNCIA DOS PAR√āMETROS DE GERENCIAMENTO NA QUALIDADE DA CONSTRU√á√ÉO DE EDIF√ćCIOS

O sistema de qualidade tem como principal objetivo controlar e planejar as atividades do projeto, melhorando a produtividade dos serviços e reduzindo os custos do empreendimento. Dentre os conceitos da qualidade destacam-se: o controle e a inspeção dos materiais e a verificação dos serviços. O trabalho consiste em analisar esses aspectos da influência do gerenciamento na qualidade de obras de edifícios na fase estrutural e a análise da nova norma de desempenho NBR15575.
Estande: 129
Código do trabalho: CVD11
 

A RELA√á√ÉO ENTRE O ESTAGI√ĀRIO E A EMPRESA

Um tema pouco explorado no mercado de trabalho e menos ainda no mundo acad√™mico, a rela√ß√£o entre Estagi√°rio e Empresa pode agregar valor para ambas as partes quando tratada da forma correta. No trabalho exploramos os pontos fracos e os pontos fortes dessa rela√ß√£o, apresentando as opini√Ķes de ambos os lados e propondo novas id√©ias para essa vertente do mercado.
Estande: 123
Código do trabalho: ADMN06
 

ACESS√ďRIO PARA MOTOCICLETA

O produto visa melhorar o conforto e desenvolver novos conceitos para os motociclistas que percorrem longas e pequenas dist√Ęncias e em v√°rias temperaturas.
Estande: 128
Código do trabalho: DSGN02
 

ACESS√ďRIO PESSOAL PARA COMUNICA√á√ÉO

Os acessórios contêm códigos com tecnologias inovadoras, para facilitar a comunicação do usuário.
Estande: 120
Código do trabalho: DSGN09
 

ADESIVOS POLIM√ČRICOS CONDUTORES DE ELETRICIDADE

O trabalho visa o desenvolvimento de um adesivo condutor de eletricidade feito com resina ep√≥xi e metal em p√≥ economicamente vi√°vel. Ele seria um substituto para a solda convencional de chumbo e estanho utilizada atualmente em instala√ß√Ķes el√©tricas, resolvendo o problema da alta toxicidade da solda. Pode ser feita a frio, o que dispensa o uso do ferro de solda que pode causar queimaduras se manuseado de forma inadequada.
Estande: 5
Código do trabalho: QMD04
 

ADMINISTRA√á√ÉO DE RES√ćDUOS MET√ĀLICOS NA CONSTRU√á√ÉO CIVIL

Neste trabalho, busca-se gerar solu√ß√Ķes de planejamento e gest√£o ambiental capazes de facilitar √† incorpora√ß√£o desses mecanismos nos projetos de constru√ß√Ķes, foco em materiais met√°licos, classificados na ¬ďClasse B¬Ē de res√≠duos. Busca-se, tamb√©m, identificar as vantagens e oportunidades de mercado nos projetos de constru√ß√£o civil, colaborando para que o segmento construtivo torne-se menos agressivo, mais rent√°vel e saud√°vel.
Estande: 43
Código do trabalho: ADMN11
 

ADORNO PESSOAL

Sabemos a import√Ęncia de nos diferenciar de outras pessoas. Hoje, temos acess√≥rios que nos embelezam e cumprem esse papel com grande efici√™ncia. Procuramos atender a uma segunda necessidade do ser humano, percebida numa s√©rie de pesquisas, a de guardar uma lembran√ßa positiva consigo. Criamos uma joia que embeleza ao mesmo tempo que o faz sentir-se pr√≥ximo da pessoa amada ou uma situa√ß√£o presenciada. O corpo como patrim√īnio deve ser embelezado para ser valorizado.
Estande: 90
Código do trabalho: DSGN06
 

AN√ĀLISE DA A√á√ÉO DO VENTO EM ESTRUTURAS

O trabalho visa ao estudo da a√ß√£o do vento em edif√≠cios. Escolheu-se para ensaiar, no t√ļnel de vento da EEM, o edif√≠cio e-Tower com 142,10m de altura, localizado em SP. Esse edif√≠cio foi estudado no t√ļnel de vento do Laborat√≥rio de Aerodin√Ęmica das Constru√ß√Ķes, da UFRGS. O t√ļnel de vento da EEM √© de menores propor√ß√Ķes e o objeto do estudo foi comparar os resultados com o estudo do LAC, avaliando-se os efeitos de escala. Em paralelo foram realizadas simula√ß√Ķes computacionais.
Estande: 162
Código do trabalho: CVD05
 

AN√ĀLISE DE INTERA√á√ÉO SOLO - ESTRUTURA

Avaliar a estrutura de um edif√≠cio e sua intera√ß√£o com o solo, simulando esse comportamento por meio de ferramenta computacional e modelo esquem√°tico em escala reduzida. Pretende-se com isso avaliar as deforma√ß√Ķes e varia√ß√Ķes de carga que ocorrem na estrutura e seus impactos econ√īmico e de seguran√ßa.
Estande: 58
Código do trabalho: CVN05
 

AN√ĀLISE DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTA√á√ÉO DE TECNOLOGIAS LIMPAS E UM SISTEMA DE GEST√ÉO DE RES√ćDUOS NO CONDOM√ćNIO "AIRPORTS INTERNATIONAL"

Este trabalho √© um estudo de caso realizado no Condom√≠nio "Airports International" para a an√°lise de viabilidade de implanta√ß√£o de tecnologias limpas e um modelo para gest√£o de res√≠duos gerados com objetivo de obter benef√≠cios econ√īmicos, ecol√≥gicos e sociais.
Estande: 92
Código do trabalho: PMN09
 

APARELHO DIGITAL PARA EFEITOS DE √ĀUDIO

J√° imaginou como seria falar como um rob√ī? Ou falar como se estivesse de cara com um ventilador funcionando, mas sem nada girando na sua frente? Pare de imaginar! √Č realidade. ¬ďTouchFX¬Ē √© o primeiro produto nacional capaz de alterar sua voz com facilidade. E o melhor: tudo por meio de um ¬ďtouch-screen¬Ē e uma interface gr√°fica simples e inteligente. Facilidade e rapidez nos seus efeitos. Simplicidade na escolha. TouchFX. Toque Sua Voz.
Estande: 85
Código do trabalho: ELD01
 

APLICAÇÃO DA ENZIMA TRANSGLUTAMINASE EM EMBUTIDOS DE FRUTOS DO MAR

O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver um produto com base em frutos do mar, que além de atrativo e seguro para o consumidor, é também inovador, pois utiliza a enzima transglutaminase, cujo valor potencial como coadjuvante de tecnologia é altamente reconhecido.
Estande: 101
Código do trabalho: ALD05
 

APLICA√á√ÉO DAS FERRAMENTAS DO LEAN MANUFACTURING ¬Ė UM ESTUDO DE CASO EM UMA IND√öSTRIA T√äXTIL

A empresa Paissand√ļ, foco do estudo de caso, √© uma empresa t√™xtil especializada em artigos de mesa. Com o objetivo de tornar a empresa mais eficiente e produtiva, o estudo utilizou ferramentas de lean manufacturing no seu fluxo produtivo. Buscando remover os desperd√≠cios presentes em seu processo, o estudo realizou o mapeamento do fluxo de valores, aplicou a ferramenta 5S, implantou o uso de Kanban, criou um supermercado de estoque intermedi√°rio e aplicou a filosofia Kaizen de melhoria cont√≠nua.
Estande: 100
Código do trabalho: PMD05
 

APLICA√á√ÉO DE ELETROCOAGULA√á√ÉO PARA RE√öSO DE √ĀGUAS RESIDUAIS PROVENIENTES DA LAVAGEM DE AUTOM√ďVEIS

Desenvolveram-se opera√ß√Ķes unit√°rias para o tratamento do efluente proveniente da lavagem de ve√≠culos num sistema compacto mantendo-se a √°gua do processo em recircula√ß√£o. Avaliou-se o efluente quanto aos par√Ęmetros requeridos pelas legisla√ß√Ķes ambientais. Pela eletrocoagula√ß√£o, foram obtidos os melhores resultados na remo√ß√£o dos poluentes. A implanta√ß√£o do processo envolve a conscientiza√ß√£o dos consumidores e dos propriet√°rios das lavadoras de ve√≠culos incentivando o uso sustent√°vel da √°gua.
Estande: 166
Código do trabalho: QMN07
 

APLICAÇÃO DE POLPA DE COCO VERDE EM PÃO DE FORMA

A crescente busca por processos sustent√°veis e otimiza√ß√£o de custos de produ√ß√£o s√£o os temas que agregam motiva√ß√£o ao trabalho, que t√™m como objetivo principal testar a a√ß√£o da polpa de coco verde quando aplicada em p√£o de forma. Com sua a√ß√£o emulsificante, a polpa pode ser aplicada em substitui√ß√£o a aditivos que geram o mesmo efeito, por√©m, com menor custo. Uma vez que a polpa de coco verde √© descartada pela ind√ļstria de √°gua de coco, o aproveitamento desse res√≠duo beneficia o meio ambiente.
Estande: 81
Código do trabalho: ALD01
 

APLICA√á√ÉO E AN√ĀLISE DE FRAGR√āNCIAS EM SAB√ÉO L√ćQUIDO PRODUZIDO COM √ďLEO VEGETAL REAPROVEITADO

Aplica√ß√£o de fragr√Ęncias em sab√£o l√≠quido produzido com foco no reaproveitamento de √≥leo de fritura, visando √† redu√ß√£o dos despejos gordurosos no ambiente, √† cobertura do odor residual da base e √† incorpora√ß√£o da glicerina gerada no processo.
Estande: 180
Código do trabalho: QMD03
 

AUMENTO DA EFICI√äNCIA DE PRODU√á√ÉO PARA DEMANDA SAZONAL: ESTUDO DE CASO EM IND√öSTRIA DE M√ďVEIS ESCOLARES

A Enrico √© uma ind√ļstria de pequeno porte fabricante de m√≥veis escolares. Seus principais clientes concentram-se no interior de S√£o Paulo. Hoje, a Enrico n√£o atende a todos os pedidos e, com isso, perde clientes. Nosso objetivo √© fazer com que a empresa atenda √† demanda no pico sazonal. O desafio deste trabalho consiste em entender o comportamento desse mercado e reduzir a ociosidade no resto do ano. Para atingir esse objetivo ser√£o necess√°rias altera√ß√Ķes nos processos de produ√ß√£o e a cria√ß√£o de estoque.
Estande: 18
Código do trabalho: PMN05
 

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

Visando à praticidade, agilidade e segurança tão necessárias no dia-a-dia das pessoas, a automação residencial solucionará diversos problemas do usuário. Um deles é o de abrir e fechar portas sem a preocupação de ter sempre em mãos a tradicional e ultrapassada chave - tudo isso somado a um "design" diferenciado e atrativo, irá atender aos gostos e necessidades de pessoas interessadas em tecnologia, modernidade e proteção.
Estande: 97
Código do trabalho: DSGN08
 

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADA POR CELULAR VIA "BLUETOOTH"

Estudo, projeto e construção de um ambiente tipicamente residencial com recursos de automação visando o conforto e segurança para os ocupantes. Um celular será utilizado como controle remoto universal por "bluetooth" para comando da iluminação e eletrodomésticos. Um sistema de segurança da residência pode ser acessado remotamente por celular ou PC ligado à internet.
Estande: 164
Código do trabalho: CAN08
 

AVALIA√á√ÉO DA SUBSTITUI√á√ÉO DE QUEROSENE POR G√ĀS NATURAL COMO COMBUST√ćVEL DE UM GERADOR DE VAPOR

Este trabalho consiste na avalia√ß√£o t√©cnica, econ√īmica e ambiental da substitui√ß√£o do combust√≠vel l√≠quido (querosene) por g√°s natural no gerador de vapor da Planta-Piloto de Engenharia de Alimentos da Escola de Engenharia Mau√°.
Estande: 144
Código do trabalho: QMD06
 

BICICLETA PORT√ĀTIL

Veículo de transporte individual movido a tração humana
Estande: 22
Código do trabalho: DSGN11
 

CADEIRA DE RODAS COM SISTEMA DE TRANSMISSÃO

Este trabalho consiste no projeto e constru√ß√£o de um sistema de transmiss√£o mec√Ęnico manual que pode ser adaptado a uma cadeira de rodas convencional, facilitando a subida de rampas.
Estande: 175
Código do trabalho: MCN06
 

CADEIRA DE RODAS OMNIDIRECIONAL

Desenvolvimento e estruturação de uma cadeira de rodas motorizada omnidirecional, possibilitando a locomoção para todos os lados e podendo girar em torno de seu próprio eixo.
Estande: 20
Código do trabalho: CAN02
 

CAPACETE COM CONTROLE DE TEMPERATURA

Desenvolvimento de um sistema de controle de temperatura para capacete de motociclistas visando proporcionar um conforto adicional ao usuário durante seus percursos. O controle é implementado por meio de pastilhas de feito Peltier que convertem energia elétrica em calor para manter o ambiente interno do capacete na temperatura desejada pelo motociclista.
Estande: 157
Código do trabalho: CAN01
 

CAPTA√á√ÉO DE √ĀGUA EM SITUA√á√ēES CALAMITOSAS

O produto desenvolvido baseia-se numa forma inovadora e acess√≠vel de captar e armazenar √°gua em situa√ß√Ķes de calamidade, sendo poss√≠vel utiliz√°-lo em diversas regi√Ķes do planeta. O produto visa suprir principalmente as necessidades b√°sicas de hidrata√ß√£o em grandes desastres at√© que os sistemas de fornecimento h√≠drico sejam reestabelecidos.
Estande: 141
Código do trabalho: DSGN12
 

CARACTERIZA√á√ÉO F√ćSICO-QU√ćMICA E ESTUDO SOBRE O MERCADO DE ESMALTE "VERDE" PARA UNHAS

O esmalte para unhas tornou-se um produto essencial para todas as mulheres. Por ser esse um mercado crescente e competitivo, observou-se uma oportunidade de criação de uma versão diferenciada do produto. O trabalho trata da produção sustentável de um esmalte para unhas, com o uso de matérias-primas ecologicamente corretas.
Estande: 60
Código do trabalho: QMD08
 

CICLO DE VIDA DO VIDRO E SUA IMPORT√āNCIA PARA O MEIO AMBIENTE

O Ciclo de vida do vidro e sua import√Ęncia para o Meio Ambiente.
Estande: 57
Código do trabalho: GABN08
 

CLIMA ORGANIZACIONAL DENTRO DE UMA IND√öSTRIA ALIMENT√ćCIA

O trabalho tem por objetivo mostrar a import√Ęncia da avalia√ß√£o do clima organizacional dentro de um setor produtivo de uma empresa do ramo aliment√≠cio, utilizando como ferramenta a conhecida "pesquisa de clima organizacional". Esta base de informa√ß√£o possibilitar√° a compreens√£o e identifica√ß√£o de aspectos positivos e negativos que impactam no clima da organiza√ß√£o. Com esse mapeamento ser√° poss√≠vel definir planos de a√ß√£o que visam √† melhoria do ambiente estudado.
Estande: 53
Código do trabalho: GSTN02
 

COMO OS PEQUENOS LABORAT√ďRIOS DE AN√ĀLISES CL√ćNICAS SE DESTACAM FRENTE AOS GRANDES CONCORRENTES

Como os pequenos Laboratórios de Análises Clínicas se destacam frente aos Grandes concorrentes
Estande: 88
Código do trabalho: ADMN05
 

COMPACTADOR DE LIXO RESIDENCIAL

O trabalho desenvolvido pelo grupo baseia-se no desenvolvimento de um compactador de lixo residencial que possui a flexibilidade de compactar diferentes tipos de materiais, viabilizando a redução do volume de lixo gerado em residências e desta maneira, contribuindo para o auxílio da coleta seletiva, reciclagem além de reduzir a dependência dos aterros sanitários.
Estande: 66
Código do trabalho: MCN04
 

COMPARA√á√ÉO DE IMPACTOS ENTRE PEQUENAS CENTRAIS HIDREL√ČTRICAS E CO-GERA√á√ÉO EM USINAS DE CANA-DE-A√á√öCAR

Comparar os impactos (negativos e positivos) de Pequenas Centrais Hidrelétricas e de Usina de Co-geração de Energia pela queima de bagaço de cana, mostrando qual a mais vantajosa para o estado de São Paulo.
Estande: 124
Código do trabalho: GABN06
 

COMPARATIVO DA VIABILIDADE T√ČCNICO-ECON√ĒMICA DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS: ALVENARIA ESTRUTURAL, "STEEL-FRAME" E PAREDES DE POLIESTIRENO EXPANDIDO COM ARGAMASSA PROJETADA.

O trabalho trata do estudo comparativo t√©cnico e econ√īmico entre tr√™s sistemas construtivos aplicados em edifica√ß√Ķes na constru√ß√£o civil. D√°-se enfoque √†s edifica√ß√Ķes de baixa renda. Abordam-se suas vantagens e desvantagens e faz-se a classifica√ß√£o do melhor sistema construtivo.
Estande: 46
Código do trabalho: CVN02
 

CONSTRU√á√ÉO DE IMAGENS VOLUM√ČTRICAS UTILIZANDO PONTOS LUMINOSOS - MIRAGE

O Mirage √© um dispositivo que gera imagens 3D a partir de uma estrutura composta de p√°s rotativas com "LEDs". O sincronismo do movimento das p√°s com o chaveamento dos "LEDs" permite a constru√ß√£o de uma imagem volum√©trica. As imagens s√£o geradas em um aplicativo ¬ďCAD¬Ē, processadas por um ¬ďsoftware¬Ē desenvolvido pelo grupo e ent√£o carregadas para apresenta√ß√£o. O produto destina-se √† divulga√ß√£o de mensagens publicit√°rias e logomarcas, com potencial de provocar grande atra√ß√£o no p√ļblico.
Estande: 122
Código do trabalho: ELN12
 

CONSULTORIA EM EFICI√äNCIA ENERG√ČTICA

Este trabalho de gradua√ß√£o visa aplicar os conceitos de efici√™ncia energ√©tica num diagn√≥stico real aplicado ao setor industrial. O diagn√≥stico consiste na avalia√ß√£o "in-loco", no setor industrial por meio da coleta de dados e an√°lise documental visando promover um estudo de oportunidades de efici√™ncia energ√©tica assim como avaliar sua viabilidade t√©cnica e econ√īmica.
Estande: 133
Código do trabalho: ELD07
 

CONTROLE AUTOM√ĀTICO DE LUMINOSIDADE EM AMBIENTES DE ESCRIT√ďRIOS

O objetivo do trabalho é automatizar a iluminação de ambientes. Um sensor detecta a presença de alguém no ambiente, sensores de luz captam a luminosidade externa e acionam um motor que controla as persianas. Baseado numa norma, caso o nível de lumens mínimo necessário do ambiente não esteja atingido, luzes internas são acesas para manter o ambiente corretamente iluminado. O sistema e a tecnologia empregada visam proporcionar comodidade, confiabilidade e economia.
Estande: 107
Código do trabalho: CAN09
 

COPA DO MUNDO DE 1930 - URUGUAI

COPA DO MUNDO DE 1930 - URUGUAI
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PROD04
 

COPA DO MUNDO DE 1934 E 1990 - IT√ĀLIA

COPA DO MUNDO DE 1934 E 1990 - IT√ĀLIA
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PROD07
 

COPA DO MUNDO DE 1938 E 1998 - FRANÇA

COPA DO MUNDO DE 1938 E 1998 - FRANÇA
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PROD05
 

COPA DO MUNDO DE 1970 E 1986 - M√ČXICO

COPA DO MUNDO DE 1970 E 1986 - M√ČXICO
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PROD08
 

COPA DO MUNDO DE 1982 - ESPANHA

COPA DO MUNDO DE 1982 - ESPANHA
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PROD01
 

COPA DO MUNDO DE 2002 - JAPÃO E COREIA DO SUL

COPA DO MUNDO DE 2002 - JAPÃO E COREIA DO SUL
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PROD06
 

COPA DO MUNDO DE 2010 - √ĀFRICA DO SUL

COPA DO MUNDO DE 2010 - √ĀFRICA DO SUL
Estande: 1
Código do trabalho: PROD02
 

DATADOR "HOT STAMP"

O Datador "Hot Stamp", desenvolvido para m√°quinas de embalagens de alta velocidade, √© um equipamento de baixa manuten√ß√£o e alt√≠ssima confiabilidade para ind√ļstrias de produtos aliment√≠cios, em que √© necess√°rio um alto grau de higiene.
Estande: 25
Código do trabalho: ELN11
 

DESENVOLVIMENTO DE MISTURA PARA BOLO COM FARINHA DE LINHAÇA DOURADA

O objetivo do trabalho foi o de desenvolver uma mistura para bolo funcional. Inovador no mercado pela praticidade, funcionalidade e sabor. O produto foi formulado substituindo totalmente a farinha de trigo por farinha de linha√ßa dourada e outras isentas de gl√ļten, como a de arroz e soja, podendo, ser consumido inclusive pelo p√ļblico cel√≠aco.
Estande: 110
Código do trabalho: ALD12
 

DESENVOLVIMENTO DE "PELLET" ALIMENT√ćCIO PARA CEL√ćACOS PELO PROCESSO DE EXTRUS√ÉO TERMOPL√ĀSTICA COM EXPANS√ÉO POR MICROONDAS

O objetivo do trabalho foi desenvolver um produto inovador. Unindo conveni√™ncia, praticidade, sensorialidade e saudabilidade, formulou-se um "snack" para micro-ondas, livre de gl√ļten e com baixo teor de gordura. Um produto com enorme potencial a ser explorado pelas ind√ļstrias de alimentos.
Estande: 130
Código do trabalho: ALD04
 

DESENVOLVIMENTO DE "PELLETS" DE CLORIDRATO DE DILTIAZEM COM LIBERAÇÃO CONTROLADA

Fabricação e desenvolvimento de ''pellets'' de Diltiazem, a fim de obter-se um perfil de liberação controlada, melhorando o aproveitamento do princípio ativo e minimizando os efeitos colaterais.
Estande: 27
Código do trabalho: QMD02
 

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS NA PLATAFORMA "COCOA TOUCH"

Diante da proposta do trabalho, foi criada uma empresa fict√≠cia que tem como objetivo a elabora√ß√£o de ¬ďsoftwares¬Ē para os dispositivos port√°teis ¬ďiPhone¬Ē e ¬ďiPod Touch¬Ē. Al√©m do desenvolvimento t√©cnico, foi feita a abordagem do modelo de neg√≥cio, an√°lise de mercado e explora√ß√£o de diversas √°reas da sociedade que demandem uma aplica√ß√£o desta natureza.
Estande: 13
Código do trabalho: ELD08
 

DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA L√ĀCTEA FUNCIONAL

Desenvolvimento de bebida l√°ctea contendo bact√©rias probi√≥ticas vi√°veis, vitaminas, minerais e √īmega-3. A composi√ß√£o desta bebida foi elaborada para que sua ingest√£o auxilie na preven√ß√£o de doen√ßas neurodegenerativas e no equilibrio da microbiota intestinal. A ingest√£o di√°ria desse produto √© recomendada a jovens e adultos que desejam prevenir doen√ßas como Mal de Parkinson e Alzheimer.
Estande: 17
Código do trabalho: ALD09
 

DESENVOLVIMENTO DE MOUSSE DE CHOCOLATE EM P√ď ORG√āNICA E FUNCIONAL

Neste trabalho foi desenvolvida uma "mousse" em p√≥ de chocolate org√Ęnico instant√Ęneo e funcional. O produto foi elaborado com cacau org√Ęnico e enriquecido com vitaminas do complexo B, col√°geno e cromo. Este produto pode ser utilizado em dietas de redu√ß√£o ou de controle do peso corporal, uma vez que cont√©m em sua formula√ß√£o componentes que auxiliam a redu√ß√£o do apetite.
Estande: 50
Código do trabalho: ALD07
 

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO PARA PESSOAS ESPECIAIS

No mundo globalizado, os consumidores buscam cada vez mais produtos personalizados. O produto desenvolvido é um lavatório ajustável na altura. O foco consistiu em se voltarem os olhos para pessoas com necessidades especiais, gerar-se uma nova ideia dentro desse contexto, que facilite a vida diária dando oportunidade de escolha e independência a um deficiente físico, principalmente.
Estande: 87
Código do trabalho: PMD17
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE SUSPENSÃO VEICULAR AUTO NIVELADOR

Este trabalho busca desenvolver uma suspensão pneumática capaz de corrigir automaticamente a inclinação da carroceria de um veículo quando carregado, visando eliminar alguns inconvenientes, como o impacto entre o veículo e o solo em pavimentos irregulares, mudança do alcance e da direção do foco de luz dos faróis e melhoria estética.
Estande: 901
Código do trabalho: MCD05
 

DESENVOLVIMENTO DE XAMPU DE VINHO

O trabalho consiste no desenvolvimento de um xampu inovador e diferenciado que utiliza como mat√©rias-primas o vinho tinto Merlot e o extrato natural da casca de uva. Como benef√≠cios dessa utiliza√ß√£o destacam-se a preven√ß√£o do processo de desgaste da queratina, aumento de resist√™ncia e elasticidade do fio, al√©m da melhoria na circula√ß√£o sangu√≠nea do couro cabeludo. O princ√≠pio ativo respons√°vel por tais caracter√≠sticas √© o Resveratrol, subst√Ęncia recentemente utilizada no meio cosmetol√≥gico.
Estande: 184
Código do trabalho: QMN03
 

DESENVOLVIMENTO DE XAMPU EM P√ď

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um concentrado de xampu em p√≥, que ser√° utilizado como produto intermedi√°rio (ou de base) para as ind√ļstrias fabricantes de xampu l√≠quido.
Estande: 65
Código do trabalho: QMN06
 

DESIGN DE LIVROS UM NOVO CONCEITO

O trabalho é voltado para o tema Design Experiência, com o qual iremos inovar na forma de leitura, divulgação e compra de livros.
Estande: 51
Código do trabalho: DSGN15
 

DESIGN INTERATIVO

Desenvolvimento de um conceito interativo para apresenta√ß√Ķes.
Estande: 151
Código do trabalho: DSGN14
 

DESTINA√á√ÉO DE LIXO ELETR√ĒNICO

Destina√ß√£o final adequada para o lixo eletr√īnico e solu√ß√Ķes para a log√≠stica reversa para que retornem ao ciclo produtivo como mat√©ria-prima secund√°ria.
Estande: 140
Código do trabalho: GABN05
 

DISPOSITIVO AUTOM√ĀTICO PARA COSTURA DE PASSANTE EM CAL√áAS

Dispositivo capaz de costurar automaticamente passantes em cal√ßas por meio da intera√ß√£o de conceitos mec√Ęnicos, pneum√°ticos, eletroeletr√īnicos e "software".
Estande: 37
Código do trabalho: CAN03
 

DISPOSITIVO DE AUX√ćLIO PARA DEFICIENTES VISUAIS: "TALK TO ME"

"Talk to me" √© um dispositivo eletr√īnico que auxilia pessoas com diferentes graus de defici√™ncia visual ou analfabetas. Utilizando tecnologias integradas, "Talk to me" transmite informa√ß√Ķes de produtos de forma auditiva em mercados, lojas de brinquedos, lojas de conveni√™ncia ou qualquer outro estabelecimento que necessite expor informa√ß√Ķes sobre seus itens √† venda.
Estande: 19
Código do trabalho: ELN15
 

ECODESIGN: TENDÊNCIAS - SUL/SUDESTE DO BRASIL

Este projeto de graduação tem como objetivo estudar a tendência do ecodesign e a sua viabilidade no Sul e Sudeste do Brasil.
Estande: 154
Código do trabalho: ADMN03
 

ECOEFICIÊNCIA APLICADA PARA OTIMIZAÇÃO NA GESTÃO DE HIPERMERCADOS

A partir da avaliação das necessidades energéticas de um hipermercado, foi proposto um plano de ação de curto, médio e longo prazos para reduzir o consumo energético da loja, melhorando a rentabilidade do negócio e reduzindo seu impacto ambiental.
Estande: 15
Código do trabalho: PMD03
 

EFLUENTES QU√ćMICOS: SOLU√á√ēES PARA TRATAMENTO

Atrav√©s das ferramentas da Gest√£o Ambiental, o projeto visa melhorar os processos tecnol√≥gicos e a viabilidade economica na identifica√ß√£o e defini√ß√£o das solu√ß√Ķes mais eficientes para a adequa√ß√£o da esta√ß√£o de tratamento de efluentes.
Estande: 64
Código do trabalho: GABN07
 

ELETRODOM√ČSTICO "WIRELESS"

Adaptação de eletrodomésticos para o uso sem fio, utilizando-se o princípio de indução magnética.
Estande: 106
Código do trabalho: ELD04
 

ENERGIA EL√ČTRICA PR√Č-PAGA

O sistema pr√©-pago proposto muda a forma como √© feita a medi√ß√£o e a cobran√ßa da energia el√©trica consumida em resid√™ncias. O usu√°rio pode recarregar os ¬ďcr√©ditos de energia¬Ē em locais autorizados, como bancas de jornal e mercados, utilizando um dispositivo pequeno, a fim de evitar fraudes no sistema. Al√©m disso, os medidores atuais de energia deixariam de ser anal√≥gicos e passariam a ser digitais, indicando a energia consumida e a energia dispon√≠vel.
Estande: 96
Código do trabalho: ELN14
 

ESTAÇÃO DE TRABALHO AUTOMATIZADA

O projeto de uma Esta√ß√£o de Trabalho Automatizada surgiu do estudo de ergonomia em ambientes em que muitas pessoas trabalham num mesmo posto de trabalho: telemarketing, "call center", escrit√≥rios e em ind√ļstrias. Em alguns dos casos mencionados, h√° ajustes para a adapta√ß√£o do usu√°rio ao posto de trabalho, por√©m esse ajuste √© feito manualmente a partir de man√≠pulo pl√°stico localizado na parte lateral da mesa, que com o movimento de rota√ß√£o a altura da mesa √© ajustada.
Estande: 84
Código do trabalho: CAN07
 

ESTUDO DA CADEIA DE VALOR DA PRODUÇÃO CAFEEIRA NO BRASL

Mapeamento do fluxo de valor da cadeia cafeeira.
Estande: 8
Código do trabalho: PMD10
 

ESTUDO DA INFLU√äNCIA DE AGENTES CARREADORES NA PRESERVA√á√ÉO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE A√áA√ć LIOFILIZADO

A presen√ßa das antocianinas tem aumentado o destaque dado ao a√ßa√≠, n√£o apenas por suas propriedades funcionais, mas tamb√©m pelo fato de esta fruta ser considerada uma importante fonte de pigmentos naturais. Este trabalho tem como objetivo estudar o efeito das condi√ß√Ķes de estocagem na estabilidade das antocianinas e na atividade antioxidante do a√ßa√≠ em p√≥ produzido por liofiliza√ß√£o com diferentes agentes carreadores.
Estande: 125
Código do trabalho: ALD10
 

ESTUDO DA OBTENÇÃO DE METANO A PARTIR DE EFLUENTE INDUSTRIAL DE PROCESSO DE PRODUÇÃO BIODIESEL

Realizar o tratamento anaer√≥bio de efluente de processo de produ√ß√£o de biodiesel em duas fases: acidog√™nica e metanog√™nica, visando remover carga org√Ęnica e gerar biog√°s, que pode ser usado como fonte de energia. Para tal procedimento utilizou-se glicerina produzida industrialmente com √≥leo de soja e metanol.
Estande: 105
Código do trabalho: QMN01
 

ESTUDO DA RECICLAGEM QU√ćMICA DE ESPUMAS DE POLIURETANOS FLEX√ćVEIS

A demanda por produtos que utilizam espumas de poliuretana vem crescendo a cada ano, como o uso em colch√Ķes, assentos de ve√≠culos etc. Com esse crescimento vem a preocupa√ß√£o com a disposi√ß√£o dos res√≠duos gerados, tanto no processo produtivo, quanto nos produtos acabados. Observando essa situa√ß√£o propusemos uma alternativa de minimiza√ß√£o dos res√≠duos para transform√°-los novamente em poliol por um processo qu√≠mico simples e vi√°vel em termos ambientais.
Estande: 49
Código do trabalho: QMN02
 

ESTUDO DA VIABILIDADE DE INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO RESIDENCIAL

Escolhemos este tema para desenvolver um trabalho vinculado √† sustentabilidade que estivesse intimamente vinculado √†s pessoas f√≠sicas que percebam sua import√Ęncia e que tenham a inten√ß√£o de contribuir de maneira ativa para a melhoria do meio ambiente. Desejamos passar aos interessados pelo nosso trabalho os principais problemas que a falta de tratamento de esgoto pode gerar e os benef√≠cios que um tratamento simples e efetivo pode trazer.
Estande: 42
Código do trabalho: GSTN06
 

ESTUDO DA VIABILIDADE DE UM EMPREENDIMENTO PRODUTOR DE CACHA√áA ARTESANAL SUSTENT√ĀVEL

Estudo de viabilidade da implanta√ß√£o de um empreendimento para produ√ß√£o de forma artesanal e sustent√°vel de cacha√ßa, aguardente obtida pela destila√ß√£o do mosto fermentado do caldo de cana de a√ß√ļcar, destinada √† comercializa√ß√£o no mercado nacional.
Estande: 148
Código do trabalho: PMD21
 

ESTUDO DA VIABILIDADE DE UMA EMPRESA DE LAVAGEM A SECO AUTOMOTIVA

Viabilidade de empresa no ramo de lavagem automotiva a seco no grande ABC. Oportunidades de novos negócios, com atendimento personalizados a frotas de empresas e transportadoras.
Estande: 111
Código do trabalho: GSTN07
 

ESTUDO DA VIABILIDADE T√ČCNICA DE DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA CARBONATADA N√ÉO ALCO√ďLICA COM PROPRIEDADE RELAXANTE

O uso de ingredientes inovadores em produtos cada vez mais personalizados deverá ser uma prática frequente num novo nicho que explora a alimentação funcional. O objetivo foi criar uma bebida carbonatada com propriedade relaxante, um produto inexistente no mercado brasileiro.
Estande: 150
Código do trabalho: ALD03
 

ESTUDO DE CASO AS HAVAIANAS NO MUNDO

Estudo de caso dos fatores críticos de sucesso na internacionalização das Sandálias Havaianas. Serão abordados os seguintes tópicos: - história no Brasil - processo de internacionalização - situação atual
Estande: 135
Código do trabalho: ADMN04
 

ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DE UM AEROPORTO INTERNACIONAL DE CARGA NO ESTADO DE SÃO PAULO

O trabalho consiste num estudo de implantação de um aeroporto habilitado ao tráfego internacional de carga aérea, como possível contribuição ao equilíbrio entre a demanda e a capacidade da infraestrutura instalada no Estado de São Paulo. O objetivo é avaliar a demanda para um horizonte de até 20 anos, identificar uma região no Estado de São Paulo favorável à implantação de um aeroporto cargueiro, apontar um sítio adequado e dimensionar preliminarmente os principais componentes de aeródromo.
Estande: 14
Código do trabalho: CVD08
 

ESTUDO DE SECAGEM DE SANGUE BOVINO EM "SPRAY DRYER"

O objetivo do trabalho √© estudar a secagem de sangue bovino em "spray dryer" com atomizador rotativo de disco, variando as condi√ß√Ķes de opera√ß√£o e relacionando-as com as caracter√≠sticas das part√≠culas obtidas. O sangue bovino tem alto valor proteico e √© um res√≠duo poluente da ind√ļstria frigor√≠fica, o que faz crescer o interesse e a necessidade de sua explora√ß√£o econ√īmica. O sangue em p√≥ pode ser aplicado em formula√ß√Ķes aliment√≠cias, ra√ß√£o animal e fertilizantes.
Estande: 163
Código do trabalho: ALD08
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DE TECNOLOGIA LED

Viabilidade da tecnologia do LED aplicado √† ilumina√ß√£o, o diferencial diante das l√Ęmpadas comuns e por que ele √© o futuro.
Estande: 173
Código do trabalho: GSTN08
 

ESTUDO DO PROCESSO DE COC√á√ÉO A V√ĀCUO EM ALIMENTOS

O processo de cocção a vácuo destina-se ao processamento de alimentos acondicionados em embalagens hermeticamente seladas e cozidos em banho-maria, com temperatura controlada. Esse tipo de processamento destrói os microrganismos, tornando o alimento seguro, sem alterar as características nutricionais e organolépticas do alimento "in natura". Neste trabalho foi avaliada a eficiência do processo de cocção à vácuo para a produção de creme de mandioquinha destinado ao "food service".
Estande: 182
Código do trabalho: ALD02
 

ESTUDO DO PROCESSO DE SECAGEM DE ARROZ SELVAGEM PR√Č-GELATINIZADO

Estudo de diferentes tipos de cozimento no processo de pré-gelatinização do arroz selvagem.
Estande: 2
Código do trabalho: ALD11
 

ESTUDO E APLICAÇÃO DO CONCEITO BIM - "BUILDING INFORMATION MODELING"

O trabalho consiste na apresenta√ß√£o do conceito BIM ¬Ė ¬ďBuilding Information Modeling¬Ē. Novo conceito de integra√ß√£o das diversas √°reas envolvidas na constru√ß√£o, desde o projeto at√© a sua manuten√ß√£o. Realizado com o aux√≠lio de "softwares". Conceito que cria uma nova linguagem de projeto, diminuindo o tempo, o custo e o desperd√≠cio de material na obra.
Estande: 161
Código do trabalho: CVN01
 

ESTUDO FDE VIABILIDADE T√ČCNICA DE IMPLEMENTA√á√ÉO DO SISTEMA "SHUTTLE RACKS" PARA AUMENTO DA CAPACIDADE DE ARMAZENAGEM E EXPEDI√á√ÉO DE UM CENTRO DE DISTRIBUI√á√ÉO

O trabalho tem como intuito verificar a existência de ganhos em capacidade de armazenamento e expedição, assim como a redução de custos, proveniente da implementação da tecnologia de "Shuttle Racks". O sistema de "Shuttle Racks" oferece uma nova solução de armazenamento de baixo custo ao país, atendendo à grande demanda pelo serviço e criando vantagens no que diz respeito à otimização de recursos e diminuição de gastos com armazenamento e expedição de produtos.
Estande: 165
Código do trabalho: PMD15
 

ESTUDO PARA APLICAÇÃO E MELHORIA DAS FERRAMENTAS "LEAN" EM ESTAMPARIA

Este trabalho refere-se à aplicação de ferramentas "Lean Manufacturing" na Estamparia Morillo. O objetivo é melhorar o processo produtivo da Base do cinto de segurança, com redução de "lead time", melhoria de qualidade e padronização de tarefas. As principais ferramentas utilizadas foram o mapeamento de fluxo de valor, balanceamento da linha, e a padronização do "setup" e da manutenção.
Estande: 178
Código do trabalho: PMD24
 

ESTUDO PARA CARACTERIZA√á√ÉO DE MISTURA DE COMBUST√ćVEL

Sonda que visa melhorar o rendimento do motor bicombustível, reduzindo o seu consumo. Além disso, esta sonda também tem a capacidade de detectar o combustível adulterado por reconhecer a proporção de gasolina e álcool no tanque.
Estande: 139
Código do trabalho: ELN09
 

ESTUDO PRELIMINAR DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DA PONTE SANTOS-GUARUJ√Ā

O presente trabalho tem como objetivo estudar uma s√©rie de impactos ambientais e s√≥cioecon√īmicos que a nova ponte Santos-Guaruj√° poder√° causar na regi√£o da Baixada Santista. Ser√° realizada uma descri√ß√£o, quantifica√ß√£o e caracteriza√ß√£o deles, tornando poss√≠vel visualizar a totalidade do empreendimento no que tange √† quest√£o ambiental.
Estande: 10
Código do trabalho: CVD10
 

ETIQUETA ELETR√ĒNICA PARA G√ĒNDOLA

A Etiqueta Eletr√īnica para g√īndola utiliza microcontroladores, o modo de transmiss√£o sem fio ZigBee, o protocolo RS-232 para a transmiss√£o de dados e displays LCD que s√£o fixados nas g√īndolas de forma que cada um possa exibir o valor de seu respectivo produto. Um programa de computador escrito em Delphi ser√° a interface que o usu√°rio utilizar√° para verificar, controlar e alterar os pre√ßos nas etiquetas.
Estande: 6
Código do trabalho: ELD06
 

GERA√á√ÉO DE ENERGIA EL√ČTRICA POR MEIO DO DESLOCAMENTO CAUSADO PELA FOR√áA PESO DE VE√ćCULOS SOBRE SISTEMA MEC√āNICO

O trabalho consiste num projeto de um sistema mec√Ęnico instalado no solo, capaz de gerar energia el√©trica com o movimento de suas placas. Tal movimento √© provocado pelo peso de um ve√≠culo ao passar sobre o sistema. Este estudo visa suprir parcialmente a demanda de energia el√©trica onde o sistema estiver localizado.
Estande: 181
Código do trabalho: MCN01
 

GEST√ÉO EFICIENTE DA MANUTEN√á√ÉO PREVENTIVA EM EDIFICA√á√ēES RESIDENCIAIS

A import√Ęncia deste trabalho para o setor √© alta. Apesar dos v√°rios estudos sobre manuten√ß√£o preventiva e corretiva em ind√ļstrias, atualmente n√£o existem trabalhos conciliando esses estudos com edifica√ß√Ķes residenciais e mistas de residenciais e comerciais.
Estande: 168
Código do trabalho: PMD04
 

GURGEL "REVIVAL"

Reestilização de um automóvel da marca Gurgel, dentro de novos conceitos do "Revival".
Estande: 11
Código do trabalho: DSGN04
 

HIGIENE PESSOAL

Desafiamos estabelecer uma ponte emocional com o consumidor, com a cria√ß√£o de tecnologias, produtos e experi√™ncias que inspirem uma revolu√ß√£o dom√©stica mais feliz. Recriar e ritualizar os atos corriqueiros de nosso dia-a-dia, embasados nos pilares do ¬ďDESIGN INNOVATION¬Ē, identificou a expectativa de uma nova proposta aos produtos de higiene pessoal, capaz de se diferenciar dos arqu√©tipos existentes e atender os desejos de particularidade e conveni√™ncia dos usu√°rios com o uso inteligente.
Estande: 152
Código do trabalho: DSGN07
 

IMPACTOS AMBIENTAIS DE FAZENDAS E√ďLICAS DE ENERGIA EL√ČTRICA

Este trabalhado mostra os impactos ambientais causados pela implantação e operação de Fazendas Eólicas para a geração de energia elétrica.
Estande: 44
Código do trabalho: GABN02
 

IMPLANTA√á√ÉO DE FERRAMENTAS DE "LEAN MANUFACTURING" EM IND√öSTRIA DE EMBALAGENS MET√ĀLICAS

Aumento da lucratividade de uma empresa familiar de m√©dio porte fabricante de embalagens met√°licas, por meio de oportunidades de melhorias na linha de produ√ß√£o de gal√Ķes de 3,6 litros, com a aplica√ß√£o de ferramentas de "Lean Manufacturing"
Estande: 48
Código do trabalho: PMD01
 

IMPLANTA√á√ÉO DE TROCA R√ĀPIDA DE FERRAMENTAS EM IND√öSTRIA METAL√öRGICA

Implementa√ß√£o de metodologia de troca r√°pida de ferramentas no setor de estamparia de uma ind√ļstria metal√ļrgica do ramo de autope√ßas.
Estande: 169
Código do trabalho: PMN01
 

INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO MERCADO DE TRABALHO

Trabalho sobre a descrição e análise da Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais no Mercado de Trabalho.
Estande: 179
Código do trabalho: ADMN07
 

INDICADORES DE IMPACTO AMBIENTAL NA AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES DE EMBALAGEM

O objetivo deste trabalho consiste no aperfeiçoamento de procedimentos de avaliação de fornecedores de embalagem incluindo como critério os impactos ambientais gerados no seu processo de fabricação e transporte.
Estande: 59
Código do trabalho: PMD16
 

INJE√á√ÉO DIRETA DE COMBUST√ćVEL EM MOTORES DE IGNI√á√ÉO POR FA√ćSCA

Desenvolvimento de protótipo de sistema de injeção direta de gasolina aplicado a um motor originalmente carburado, analisando o ganho de rendimento volumétrico e redução do consumo de combustível.
Estande: 903
Código do trabalho: MCN03
 

LAJES EM CONCRETO ARMADO UTILIZANDO AÇO PERFILADO DE ALTA RESISTÊNCIA

O trabalho consiste no desenvolvimento de uma laje de concreto armado com a√ßo perfilado de alta resist√™ncia. Tecnicamente prop√Ķe-se uma alternativa para as lajes protendidas que visualmente se assemelham √†s lajes alveolares, como o a√ßo perfilado possui forma retangular vazada, obtem-se economia no consumo de concreto e rapidez na execu√ß√£o.
Estande: 137
Código do trabalho: CVD06
 

LEVITADOR MAGN√ČTICO ROTATIVO

Sistemas de levita√ß√£o magn√©tica s√£o empregados em situa√ß√Ķes em que se necessita eliminar efeitos indesej√°veis do atrito. Algumas das aplica√ß√Ķes desta classe de sistemas s√£o: mancais magn√©ticos, ve√≠culos de alta velocidade e at√© cora√ß√Ķes artificiais. O trabalho trata-se do desenvolvimento de um prot√≥tipo para rota√ß√£o de um corpo suspenso magneticamente. O sistema √© baseado no controle embarcado de eletro√≠m√£s.
Estande: 153
Código do trabalho: CAD04
 

LOG√ćSTICA REVERSA DAS EMBALAGENS DE VIDRO NA IND√öSTRIA DE COSM√ČTICOS: ESTUDO DE CASO KAIAK - NATURA

O trabalho visa desenvolver um modelo de log√≠stica reversa ideal para atender a Pol√≠tica Nacional de Res√≠duos S√≥lidos para as embalagens de vidro da ind√ļstria de cosm√©ticos, especificamente para as embalagens do perfume KAIAK¬ģ fabricado pela NATURA, tendo como base o mapeamento dos pontos de consumo e dos centros de distribui√ß√£o.
Estande: 126
Código do trabalho: PMD14
 
Data da Banca de Avaliação: 10/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

M√ĀQUINA LAN√áADORA DE BOLAS DE T√äNIS

O projeto tem como objetivo construir uma máquina capaz de lançar bolas de tênis em locais pré-programados pelo usuário ou de modo aleatório, obtendo uma diversidade de treinos. Essa máquina contará com cinco motores: dois deles para mover os discos que lançarão as bolas, um motor para girar a máquina verticalmente, um para girar horizontalmente e um para a realimentação e o controle das bolas. A programação será realizada por "notebook".
Estande: 9
Código do trabalho: CAD03
 

MARKETING CULTURAL

Neste trabalho analisa-se a cultura empregada como uma estrat√©gia de marketing banc√°rio e objetiva entender o impacto de investimentos culturais no fortalecimento da marca e imagem institucional de bancos comerciais no Brasil, o retorno financeiro dessas institui√ß√Ķes e os benef√≠cios sociais decorrentes desses porjetos.
Estande: 91
Código do trabalho: ADMN08
 

MARKETING IMOBILI√ĀRIO

Novas formas de divulgação de empreendimentos imobiliários, com mídias alternativas.
Estande: 24
Código do trabalho: GSTN05
 

MELHORIA DA PRODUTIVIDADE

Aumento da produtividade em ind√ļstria de autope√ßas com a otimiza√ß√£o do fluxo na c√©lula de estamparia.
Estande: 172
Código do trabalho: PMD08
 

MELHORIA DO N√ćVEL E SERVI√áO DE UMA EMPRESA COMERCIAL: ESTUDO DE CASO NO SETOR DE ILUMINA√á√ÉO RESIDENCIAL E DECORATIVA

Estudo realizado para gerar uma melhoria na cadeia de suprimentos de uma empresa de pequeno porte do setor de iluminação.
Estande: 113
Código do trabalho: PMD23
 

MOBILIDADE PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

Consiste na criação de um produto que facilite a mobilidade de crianças com deficiência física. Tem em vista melhorar a mobilidade e interatividade da criança portadora de deficiência com o mundo ao seu redor, despertando não só interesse na criança especial, mas de toda a criança, combinando facilitação de movimentação com um "design" inusitado e atrativo, tornando o uso do aparelho de mobilidade em algo prazeroso e divertido.
Estande: 94
Código do trabalho: DSGN13
 

MODELO DE PRECIFICA√á√ÉO DE A√á√ēES

O trabalho trata de um modelo de precifica√ß√£o de a√ß√Ķes que visa eliminar o poss√≠vel vi√©s gerado pelas partes interessadas num processo de emiss√£o de a√ß√Ķes derivado de uma Oferta P√ļblica Inicial - IPO.
Estande: 189
Código do trabalho: PMN06
 

MODELO LOG√ćSTICO DE PRODU√á√ÉO ADEQUADO AO FLUXO PRODUTIVO DE UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE FABRICANTE DE EQUIPAMENTO DE EMBALAGEM

Modelo logístico de produção adequado ao fluxo produtivo de uma empresa de pequeno porte fabricante de equipamentos de embalagem ("lean manufacturing" - "layout").
Estande: 132
Código do trabalho: PMD11
 

MORADIAS POPULARES - ESTUDO DE VIABILIDADE DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA

O trabalho consiste no estudo de viabilidade e inser√ß√£o de um condom√≠nio residencial de moradias populares no Programa Minha Casa Minha Vida, por meio da an√°lise de m√©todos construtivos que atendam as especifica√ß√Ķes do Programa e da Norma de Desempenho NBR 15.575. Ser√£o realizados comparativos entre os custos de constru√ß√£o, lucro e terreno em rela√ß√£o aos valores de venda pre-estabelecidos.
Estande: 176
Código do trabalho: CVD02
 

MUSICALLE

Neste trabalho desenvolvemos um "software", denominado ¬ĎMusicalle¬í, que cria partituras de uma m√ļsica por interm√©dio do som captado pela placa de aquisi√ß√£o do computador do usu√°rio. O som a ser captado deve originar de um instrumento solista.
Estande: 3
Código do trabalho: CAD05
 

NOVO CONCEITO DE COCÇÃO

Desenvolvimento de um novo conceito em cozinhar, trazendo para o consumidor uma nova maneira de preparar, cozinhar ou aquecer seus alimentos, agregando funcionalidade, praticidade, limpeza e "design".
Estande: 177
Código do trabalho: DSGN16
 

O BRASIL ECON√ĒMICO EM 2020

Num per√≠odo de 20 anos, o Brasil abandonou taxas de infla√ß√£o da ordem de 2.078% ao ano, morat√≥rias, crescente desemprego e recess√£o para ostentar uma infla√ß√£o anual de menos de 10% ao ano, crescimento cont√≠nuo no n√≠vel de emprego e renda, redu√ß√£o do d√©ficit p√ļblico e um poderoso escudo formado pelo mercado interno, capaz de fazer do Brasil uma das duas √ļnicas na√ß√Ķes do mundo a escapar quase ilesa da √ļltima grande crise econ√īmica mundial. O Brasil est√° preparado para manter esse crescimento?
Estande: 186
Código do trabalho: GSTN01
 

OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LANCHAS DE ESQUI COM O MAPEAMENTO DAS CADEIAS DE VALOR E DE SUPRIMENTOS

A empresa estudada (estaleiro de lanchas de esqui) não possui estrutura gerencial em sua produção. O trabalho mapeia sua cadeia de suprimentos e estuda o fluxo de produção, propondo e aplicando métodos e ferramentas gerenciais para atingir maior solidez em sua estrutura e em seus processos.
Estande: 142
Código do trabalho: PMN07
 

OTIMIZA√á√ÉO DA PRODU√á√ÉO EM F√ĀBRICA DE COMPONENTES DESCART√ĀVEIS DE USO HOSPITALAR

O trabalho consiste em aumentar a capacidade produtiva da empresa Grandesc atrav√©s da utiliza√ß√£o de ferramentas de "Lean Manufacturing", propondo altera√ß√Ķes de "layout" e incorpora√ß√£o da metodologia 5's.
Estande: 93
Código do trabalho: PMD12
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 20:30
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

OTIMIZA√á√ÉO DE ESTOQUES ATRAV√ČS DE UM SISTEMA DE REPOSI√á√ÉO VIA ECR

Com o intuito de aplicar a logística integrada, realizamos um projeto de melhoria de gestão de estoque com uso de código de barras na "Casa Flora Importadora e Atacadista de bebidas e alimentos". Assim, sugerimos a implementação de Reposição Eficiente na Casa Flora, com o objetivo de demonstrar o impacto na manutenção de estoques, na qualidade de atendimento ao cliente e resultados financeiros. Isso permitirá superar as expectativas de seus clientes. "Cliente Exigente, Reposição Eficiente"
Estande: 28
Código do trabalho: ADMN10
 

OTIMIZA√á√ÉO DO REAPROVEITAMENTO DOS COLETES BAL√ćSTICOS UTILIZANDO CAMADAS DE DIFERENTES M√ďDULOS DE ELASTICIDADE NA ESTRUTURA

Em busca de criar uma blindagem eficiente e que ao mesmo tempo seja leve, será estudada a criação de uma estrutura com camadas de diferentes módulos de elasticidade. Para tanto, utilizaremos a aramida encontrada nos coletes à prova de bala juntamente com dois tipos de resina, uma rígida e outra flexível, alumina e feltro, criando um compósito tipo sanduiche. O compósito proposto deverá oferecer mais resistência ao impacto e maior rigidez que a estrutura original.
Estande: 7
Código do trabalho: MCD01
 

PESQUISA PARA DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES LOG√ćSTICOS

Este trabalho consiste numa pesquisa e estudo realizados com base em empresas do ramo logístico para se buscarem quais fatores estas consideram críticos para o sucesso e como fazem para medi-los. Com base nesta pesquisa, definiu-se um conjunto de indicadores-padrão que se aplicam de forma geral a qualquer empresa do ramo e servem como base para a aferição de seu desempenho, tanto individual quanto em relação a seus concorrentes.
Estande: 121
Código do trabalho: PMD22
 

PLANADOR AUT√ĒNOMO QUADRIMOTOR

Ve√≠culo a√©reo n√£o-tripulado com capacidade de estabiliza√ß√£o aut√īnoma. Possui 4 motores que geram uma capacidade de carga de 2 kg. Os sistemas de controle e eletr√īnica modular s√£o embarcados e o controle de altura √© feito remotamente.
Estande: 146
Código do trabalho: CAN06
 

PLANEJAMENTO DE "LAYOUT" E GERENCIAMENTO DO P√ĀTIO DE FABRICA√á√ÉO DE VIGAS PARA O MONOTRILHO

Elaboração de diretrizes de planejamento, e de um "layout" otimizado para um pátio de fabricação de vigas pré-moldadas, para a construção do Monotrilho. Valendo-se de conhecimentos em planejamento e implantação de canteiros otimizados da engenharia civil e de produção, este trabalho estuda o emprego de técnicas específicas de planejamento de arranjo físico de processos industriais na construção civil.
Estande: 61
Código do trabalho: CVD07
 

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO DE UMA LINHA DE PRODUTOS LABORATORIAIS NUMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE.

Com a ferramenta Kanban e da filosofia JIT neste trabalho buscou-se transformar a produção, aumentando o fluxo de valor, a qualidade do produto, "empowerment", o nível de atendimento ao cliente, a flexibilidade da linha e o valor percebido pelo cliente. Além de se diminuírem os níveis de estoque e custos.
Estande: 136
Código do trabalho: PMD13
 

PLANO DE DIMINUI√á√ÉO DE RISCO DE CR√ČDITO E INVESTIMENTOS DE TERCEIROS EM M√ČDIAS EMPRESAS

Apresentação de um plano de redução do risco de crédito e investimento de terceiros em médias empresas. Cálculo e análise dos indicadores de risco e desenvolvimento de uma ferramenta que possibilite a organização estrutural com um modelo que melhor represente a gestão estratégica e operacional da média empresa.
Estande: 62
Código do trabalho: PMD09
 

PLANO DE NEG√ďCIOS: LOG√ćSTICA DE ALIMENTOS CONGELADOS E RESFRIADOS

O trabalho será focado na apresentação de um plano de negócios de uma logistica especializada em produtos alimentícios refrigerados e congelados. Começa-se com um referencial teórico de logística e de empreendedorismo, para então, dar-se início ao plano de negócios.
Estande: 167
Código do trabalho: ADMN02
 

PL√ĀSTICO: DA PRODU√á√ÉO √Ä RECICLAGEM

O trabalho aborda o ciclo produtivo do plástico e seus produtos, como os processos de produção e aplicabilidade dos materiais plásticos nos diversos segmentos industriais. Os polímeros analisados são: PET, PEAD, PVC, PEBD, PS, PP. Realizaram-se pesquisas sobre o mercado de reciclagem de plástico, verificando o seu funcionamento, situação atual e perspectivas.
Estande: 171
Código do trabalho: GABN03
 

PLATAFORMAS FIXAS DE EXPLORA√á√ÉO DE PETR√ďLEO "OFFSHORE"

O trabalho consiste em desenvolver um estudo a respeito da metodologia construtiva de uma plataforma de explora√ß√£o de petr√≥leo, ¬ďOFFSHORE¬Ē, do tipo fixa, abordando e verificando sua adequa√ß√£o √†s normas internacionais para o planejamento, projeto e constru√ß√£o no Brasil.
Estande: 31
Código do trabalho: CVN04
 

POLIPROPINENO REFOR√áADO COM NANOPART√ćCULA DE ARGILA OU S√ćLICA

Atualmente h√° um grande estudo sobre a substitui√ß√£o dos a√ßos por um material com menor peso. Um desses materiais s√£o os pol√≠meros de engenharia, os quais possuem uma excelente rela√ß√£o entre suas propriedades mec√Ęnicas e o seu peso. Este trabalho tem como objetivo o estudo e a an√°lise das propriedades mec√Ęnicas de um pol√≠mero refor√ßado com diferentes cargas minerais particuladas. Utilizou-se o ep√≥xi como matriz polim√©rica e o talco, a argila e a s√≠lica como cargas particuladas.
Estande: 131
Código do trabalho: MCD02
 

PROCESSOS "LEAN"

Este trabalho visa mostrar as melhorias possíveis com implantação de processos "lean manufacturing", utilizando ferramentas de melhorias contínuas, sistema puxado de produção, padronização, automação, ergonomia, estudo de tempo etc.
Estande: 127
Código do trabalho: GSTN04
 

PROCESSOS OXIDATIVOS AVAN√áADOS APLICADOS NO TRATAMENTO DE RES√ćDUOS DA PRODU√á√ÉO DE BISFENOL A

Tratamento de res√≠duo t√≥xico (Bisfenol A) presente no cotidiano das ind√ļstrias, com base nos processos qu√≠micos de oxida√ß√£o avan√ßada. Alternativa eficaz a outros tratamentos j√° utilizados, uma vez que o composto gera debates mundiais quanto a sua toxicidade.
Estande: 170
Código do trabalho: QMD05
 

PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO POR MEIO DA SIMULAÇÃO E CONTABILIDADE DE GANHOS

Este trabalho prev√™ a aplica√ß√£o da ferramenta de simula√ß√£o de eventos discretos no ambiente de planejamento da produ√ß√£o de uma ind√ļstria do ramo metal√ļrgico. A finalidade √© obter uma programa√ß√£o mais eficiente com uma avalia√ß√£o financeira por meio da teoria da contabilidade de ganhos.
Estande: 33
Código do trabalho: PMN02
 

PROJETO DE EDIF√ćCIO DE ALVENARIA ESTRUTURAL E CONCRETO ARMADO - COMPARATIVO DE VIABILIDADE ECON√ĒMICA

Elabora√ß√£o dos projetos de edif√≠cio com 8, 12 e 16 pavimentos executados com estrutura em alvenaria estrutural e concreto armado, comparando-se a viabilidade econ√īmica deles.
Estande: 114
Código do trabalho: CVN03
 

PROJETO DE M√ĀQUINA CNC DE 4 EIXOS PARA USINAGEM DE MATERIAIS POLIM√ČRICOS

Projeto de uma fresadora CNC com 4 graus de liberdade para usinar materiais de baixa dureza. O protótipo será utilizada por uma empresa para usinagem de modelos de assentos e encostos de cadeiras de rodas para pessoas com grave deficiência na coluna.
Estande: 134
Código do trabalho: CAD02
 

PROJETO DE UMA BICICLETA DOBR√ĀVEL E PORT√ĀTIL

Este trabalho apresenta o projeto e desenvolvimento de uma bicicleta dobr√°vel e port√°til, com acionamento mec√Ęnico. Constru√≠da em fibra de carbono e com a transmiss√£o concentrada na roda dianteira, √© leve e bastante pr√°tica para o usu√°rio, tanto para o transporte, quanto para sua utiliza√ß√£o.
Estande: 86
Código do trabalho: MCN02
 

PROJETO E FABRICA√á√ÉO DE M√ĀQUINA DESCASCADORA DE BANANAS AUTOM√ĀTICA

O projeto consiste em desenvolver uma m√°quina capaz de descascar automaticamente bananas para suprir a necessidade da ind√ļstria aliment√≠cia. Adicionalmente este equipamento diminuir√° os custos de fabrica√ß√£o de produtos que utilizam polpa dessa fruta como mat√©ria-prima. O projeto da m√°quina envolve conceitos de mec√Ęnica, pneum√°tica, eletr√īnica e programa√ß√£o. Destacam-se a inova√ß√£o do mecanismo e a simplicidade da tecnologia empregada.
Estande: 21
Código do trabalho: CAD01
 

PROJETO E VIABILIZA√á√ÉO DE UMA CENTR√ćFUGA PARA EMPRESA FABRICANTE DE BUCHAS DE BRONZE COM BASE NUM TORNO UNIVERSAL CONVENCIONAL

Desenvolvimento de uma máquina para a produção de buchas de bronze com o processo de centrifugação. Adaptando-se um torno universal convencional de propriedade da empresa IPM - Industrial Paulista de Metalurgia. Deseja-se com esse projeto de máquina viabilizar a produção de buchas com qualidade, reduzir os custos de produção e consequentemente diminuir o índice de não conformidades.
Estande: 52
Código do trabalho: PMN08
 

PROJETO, CONSTRU√á√ÉO E OPERA√á√ÉO DE UM VE√ćCULO AERON√ĀUTICO N√ÉO TRIPULADO (VANT) CONFORME AS ESPECIFICA√á√ēES DO REGULAMENTO SAE BRASIL 2010, "AERODESIGN", CLASSE MICRO

O projeto visa ao desenvolvimento de um Ve√≠culo Aeron√°utico n√£o Tripulado (VANT) radiocontrolado para atender os requisitos da Classe Micro da SAE Brasil "Aerodesign". VANT deve ser capaz de manter um voo controlado e est√°vel, propulsionado por um motor a jato, rec√≠proco ou el√©trico. Entre suas aplica√ß√Ķes principais, encontram-se: vigil√Ęncia de √°reas urbanas, inspe√ß√£o de oleodutos e linhas de transmiss√£o, controle de fronteiras, degrada√ß√£o ambiental e cobertura de eventos para TV.
Estande: 45
Código do trabalho: MCN05
 

RACIONALIZAÇÃO DA ALVENARIA DE VEDAÇÃO: ESTUDO DE CASO

O trabalho tem por objetivo estudar a melhor maneira de executar as alvenarias de veda√ß√£o de um "shopping center". Abrange estudo t√©cnico e econ√īmico de v√°rios tipos de alvenaria de veda√ß√£o tendo em vista a qualidade e a velocidade de execu√ß√£o deste tipo de empreendimento.
Estande: 4
Código do trabalho: CVN07
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 16:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

RASTREAMENTO ELETR√ĒNICO DE "PIG"

O ¬ďPig Tracker¬Ē √© um dispositivo que serve para rastrear equipamentos de limpeza e inspe√ß√£o em tubula√ß√Ķes (¬ďPigs¬Ē). O rastreio √© feito utilizando-se um emissor de campo magn√©tico em baixa frequ√™ncia e uma sonda projetada para captar o sinal que √© processado digitalmente por um dsPIC. Esse dispositivo permite opera√ß√Ķes com "Pig" mais eficazes e seguras, evitando desastres ambientais como o derramamento de petr√≥leo e seus derivados.
Estande: 143
Código do trabalho: ELD03
 

REAPROVEITAMENTO DE ARAMIDA PARA CONFEC√á√ÉO DE MATERIAL COMP√ďSITO RESISTENTE AO IMPACTO

Reaproveitamento de aramida (KEVLAR) de coletes à prova de balas para a confecção de material compósito resistente ao impacto e aplicação em capacete.
Estande: 138
Código do trabalho: QMN04
 

REAPROVEITAMENTO DE POLIETILENO E ALUM√ćNIO UTILIZADOS EM CABOS COAXIAIS

Processo de separa√ß√£o dos materiais que comp√Ķem a estrutura de cabos coaxiais: pl√°stico, a√ßo e alum√≠nio, por a√ß√£o de agentes qu√≠micos e mec√Ęnicos, com 100% de aproveitamento desses componentes, para uso na fabrica√ß√£o de outros produtos em diversos setores, al√©m de mat√©ria-prima para novos cabos coaxiais. Este projeto visa √† redu√ß√£o do impacto ambiental pela minimiza√ß√£o de res√≠duos descartados no meio ambiente, assim como a redu√ß√£o dos custos no processo de fabrica√ß√£o.
Estande: 95
Código do trabalho: QMN05
 

REARRANJO DE PROCESSO EM MARCENARIA CUSTOMIZADA

Estudo de caso na empresa JS Móveis, uma organização de móveis customizados destinados à classe alta da região da Grande São Paulo. Seu objetivo é o de melhorar os processos administrativos e operacionais, visando à redução dos custos e do "lead-time" de entrega dos projetos, com a implementação de ferramentas de "Lean Manufacturing".
Estande: 155
Código do trabalho: PMD25
 

RECICLAGEM DE PNEUS

O objetivo deste trabalho √© apresentar um projeto de reciclagem dos pneus inserv√≠veis ou descartados das ind√ļstrias de pneum√°ticos no meio ambiente. Ao mesmo tempo, abordar as diferen√ßas b√°sicas entre reutiliza√ß√£o, recupera√ß√£o e reciclagem.
Estande: 174
Código do trabalho: GSTN03
 

RECICLAGEM E REUTILIZA√á√ÉO DE RES√ćDUOS ESPECIAIS NO CONTEXTO DA POL√ćTICA NACIONAL DE RES√ćDUOS S√ďLIDOS.

Solu√ß√Ķes ambientalmente saud√°veis para pilhas e baterias, lixo computacional, pneus inserv√≠veis e mat√©ria org√Ęnica, no contexto da Pol√≠tica Nacional de Res√≠duos S√≥lidos.
Estande: 104
Código do trabalho: GABN04
 

RECUPERA√á√ÉO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO QUE APRESENTAM PATOLOGIAS DEVIDAS √Ä INFILTRA√á√ÉO DE √ĀGUA

Em todos os tipos de constru√ß√Ķes, o problema patol√≥gico das trincas √© preocupante. Primeiro, pelo fato de que trincas podem ser o aviso de um eventual estado perigoso da estrutura a qual pode entrar em colapso, seguido do comprometimento do desempenho da obra em servi√ßo como durabilidade, estanqueidade √† √°gua e isola√ß√£o ac√ļstica, al√©m do constrangimento que podem vir a exercer sobre o usu√°rio. Por esse motivo, o estudo de seus tratamentos torna-se imprescind√≠vel no ramo da engenharia civil.
Estande: 147
Código do trabalho: CVD04
 

RECUPERA√á√ÉO DE MATA CILIAR EM LAGOS ARTIFICIAIS DE HIDREL√ČTRICAS

O trabalho consiste em analisar os projetos de recuperação da mata ciliar das usinas hidrelétricas, com base em referências bibliográficas. Avaliando os impactos mitigados por cada projeto em escala de aplicação viavel.
Estande: 41
Código do trabalho: GABN01
 

REDUÇÃO DE ATRASOS NAS ENTREGAS DE UMA INDÚSTRIA DE EMBALAGENS DE MADEIRA

Este trabalho estuda uma das causas geradoras de atrasos na entrega de produtos de uma ind√ļstria fabricante de embalagens de madeira (palete, caixas, engradados). Coloca como proposta a melhoria na programa√ß√£o e controle da produ√ß√£o e apresenta os resultados obtidos ap√≥s implementa√ß√£o de tal parecer.
Estande: 108
Código do trabalho: PMD20
 

REDU√á√ÉO DE REFUGO EM F√ĀBRICA DE PAPEL

A proposta deste trabalho é a de analisar os defeitos que podem ocorrer na fabricação do papel utilizando-se metodologia Seis Sigma. A planta em questão possui duas máquinas de papel e o problema será tratado em ambas as máquinas, visando à redução da quantidade de papel perdida, aumento da eficiência global e redução de custo operacional. Após a definição do plano de ação, será apresentada a proposta de melhoria para a empresa e sugerir-se a implementação.
Estande: 56
Código do trabalho: PMD19
 

REDUÇÃO DO "LEADTIME"

Para reduzir o "Lead Time" de uma empresa de revestimento de cilindros com borracha, estudamos os produtos da empresa e os tempos dos processos, identificamos causas de não conformidades na empresa, reduzimos os desperdícios e foi implementado um novo controle do PCP, criando diferencial competitivo e atraindo novos clientes.
Estande: 99
Código do trabalho: PMD02
 

REESTRUTURA√á√ÉO DO PROCESSO DE ENSACAMENTO DE PRODUTOS QU√ćMICOS A GRANEL

Este estudo visa à reestruturação do processo de ensaque de produtos químicos a granel com a aplicação do mapeamento do fluxo de valor.
Estande: 116
Código do trabalho: PMN04
 

REGENERA√á√ÉO DE ENERGIA T√ČRMICA VEICULAR.

Desenvolvido módulo capaz de regenerar a energia térmica fornecida por qualquer fonte de calor num veículo. Deve ser adaptado a dispositivos que esquentem, por exemplo, o escapamento de uma moto. O calor fornecido será transformado em energia elétrica a fim de recarregar a bateria, alimentar um farol ou lanterna. Dessa forma, é possível diminuir a carga imposta ao motor proporcionando economia de combustível e redução de poluentes lançados na atmosfera.
Estande: 902
Código do trabalho: ELN10
 

ROB√Ē ESCALADOR DE FACHADAS PREDIAIS

O projeto inovador visa ao desenvolvimento de um rob√ī pneum√°tico multitarefa de movimenta√ß√£o vertical em superf√≠cies planas sustentado por ventosas e controlado eletronicamente por um CLP (Controlador L√≥gico Program√°vel), utilizado tanto para limpeza quanto para publicidade e propaganda em fachadas prediais e/ou vitrines, trazendo novas ideias e aplica√ß√Ķes para o ramo da engenharia automatizada.
Estande: 29
Código do trabalho: CAD06
 

SIMULA√á√ÉO APLICADA √Ä PROGRAMA√á√ÉO DA SEPARA√á√ÉO E EXPEDI√á√ÉO DE UM ARMAZ√ČM DE F√ĀBRICA

Este trabalho prev√™ a cria√ß√£o e implanta√ß√£o de um sistema de apoio √† tomada de decis√£o num armaz√©m de f√°brica de uma empresa de pneum√°ticos do ABC paulista com o uso da ferramenta de simula√ß√£o de eventos discretos. A ferramenta enfoca o processo de separa√ß√£o e expedi√ß√£o desse armaz√©m e possibilitar√° √† empresa tomar a√ß√Ķes preventivas e otimizar os processos internos de maneira mais eficiente.
Estande: 30
Código do trabalho: PMD06
 

SIMULADOR DE USINA HIDREL√ČTRICA

O projeto deste trabalho de graduação consiste no desenvolvimento de um simulador de usina hidrelétrica para ensaio de painéis de energia de usinas, para treinamentos de empresas da área de eletrotécnica e para fins didáticos.
Estande: 83
Código do trabalho: CAN05
 

SISTEMA CONSTRUTIVO DE FORMAS TREPANTES UTILIZANDO CONCRETO CONVENCIONAL E CELULAR

O método construtivo proposto consiste na construção de uma estrutura mista. Os elementos estruturais como lajes, vigas e pilares são executados em concreto usinado convencional e as paredes internas em concreto celular e essas estruturas serão moldadas simultaneamente no local com o emprego de formas trepantes visando industrializar a construção com rapidez e eficiência.
Estande: 89
Código do trabalho: CVD01
 

SISTEMA DE FAST FOOD ITINERANTE

No trabalho prop√£e-se um sistema diferenciado de presta√ß√£o de servi√ßos, levando uma solu√ß√£o para a demanda n√£o-atendida de produtos "fast-food" por meio de uma estrutura conceitualmente itinerante. O cronograma ser√° montado pelas premissas identificadas como mais importantes: grandes eventos e concentra√ß√£o de pessoas dispostas a consumir (temporada de ver√£o, rodeios, festas), concorr√™ncia em regi√Ķes com monop√≥lio de marca e pesquisa de mercado.
Estande: 112
Código do trabalho: ADMN09
 

SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS APLICANDO TECNOLOGIA SEM FIO

A proposta consiste no desenvolvimento de um "software" de monitoramento, com interface visual acessível ao usuário, no qual se pode verificar o posicionamento de cada módulo remoto de comunicação sem fio, num sistema de triangulação de antenas que rastreiam uma área mapeada.
Estande: 103
Código do trabalho: ELN16
 

SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO UTILIZANDO TECNOLOGIA ZIGBEE

O ZigPark √© uma solu√ß√£o de localiza√ß√£o de vagas livres em estacionamentos. O sistema monitora e exibe a planta do estabelecimento em tempo real. O usu√°rio gasta em m√©dia menos tempo para estacionar o seu carro, diminuindo tamb√©m o consumo de combust√≠vel. Inteligente e ecol√≥gico, o sistema prop√Ķe uma revolu√ß√£o nos grandes estacionamentos.
Estande: 188
Código do trabalho: ELD02
 

SISTEMA DE MONITORAMENTO E ECONOMIA DE ENERGIA PARA APARELHOS ELETRODOM√ČSTICOS

O produto desenvolvido permite a visualiza√ß√£o do consumo instant√Ęneo dos aparelhos conectados √† r√©gua, sendo poss√≠vel verificar o consumo acumulado (R$ ou kWh). O dispositivo tamb√©m permite o controle das cargas segundo especifica√ß√£o do usu√°rio, atuando como importante elemento na economia de energia.
Estande: 26
Código do trabalho: ELD05
 

SISTEMA EMBARCADO BASEADO EM PROCESSAMENTO DE IMAGENS

Sistema rob√≥tico embarcado com vis√£o computacional e processamento de imagens para controle de Rob√ī Humanoide.
Estande: 187
Código do trabalho: CAN04
 

SUSTENTABILIDADE E GERAÇÃO DE VALOR: MEDIDAS DE DESEMPENHO

O objetivo do projeto √© o de analisar se investimentos em sustentabilidade podem trazer retorno financeiro para as empresas. Para isso, foram analisadas diversas empresas de diferentes ramos da ind√ļstria visando √† cria√ß√£o de um indicador. Esse indicador demonstra qual a rela√ß√£o entre investimentos em pr√°ticas sustent√°veis e a varia√ß√£o da rentabilidade dessas empresas no per√≠odo analisado. Este trabalho responder√° a: qual √© a rela√ß√£o entre sustentabilidade e rentabilidade?
Estande: 54
Código do trabalho: ADMN01
 

TECNOLOGIA E NEG√ďCIO NO PROJETO DE CHURRASQUEIRAS PARA EDIF√ćCIOS

O mercado da constru√ß√£o civil vem crescendo de forma muito acelerada no Brasil. Com a competitividade, as construtoras de edif√≠cios buscam inova√ß√Ķes em seus produtos. A implanta√ß√£o de churrasqueiras em varandas √© uma delas. A oferta desse produto n√£o atende a demanda dos interessados. O ingresso empreendedor neste mercado exige estudos de viabilidade t√©cnico-econ√īmica, novos materiais, inova√ß√£o de m√©todos construtivos no projeto e fabrica√ß√£o do produto.
Estande: 185
Código do trabalho: CVD03
 

TELHADO VERDE: ESTUDO DE CASO

Estudo de comportamento hidrol√≥gico de um telhado verde (¬ďeco-roof¬Ē),em especial de sua capacidade de reten√ß√£o de √°gua, com o desenvolvimento de um prot√≥tipo submetido a simula√ß√Ķes de precipita√ß√Ķes e medi√ß√Ķes de vaz√£o.
Estande: 102
Código do trabalho: CVD09
 

TINTA REPELENTE CONTENDO D-LIMONENO

Usado como aditivo, o d-limoneno é um óleo essencial presente na casca de frutas cítricas, como a laranja. Possui propriedades biodegradáveis e ação repelente.
Estande: 55
Código do trabalho: QMD07
 

TRANSMISS√ÉO COM VARIA√á√ÉO CONT√ćNUA DE VELOCIDADE APLICADA A BICICLETAS

Este trabalho de gradua√ß√£o estuda a adapta√ß√£o de um c√Ęmbio com varia√ß√£o cont√≠nua de velocidade "CVT" em bicicletas para uso urbano substituindo a transmiss√£o convencional.
Estande: 23
Código do trabalho: MCD03
 

TRATAMENTO ANAER√ďBIO DE EFLUENTE DE PROCESSO DE PRODU√á√ÉO DE BIODIESEL EM DUAS FASES: ACIDOG√äNICA E METANOG√äNICA

Realizar o tratamento anaer√≥bio de efluente de processo de produ√ß√£o de biodiesel em duas fases: acidog√™nica e metanog√™nica, visando remover carga org√Ęnica e gerar biog√°s, que pode ser usado como fonte de energia. Para tal procedimento utilizou-se glicerina produzida em laborat√≥rio com √≥leo de soja e metanol. Obteve-se remo√ß√£o de carga org√Ęnica de 59% na fase acidog√™nica e de 74% na fase metanog√™nica, totalizando uma efici√™ncia global de remo√ß√£o de 85%. A qualidade do biog√°s obtido foi de 78%.
Estande: 105
Código do trabalho: QMD01
 

USO DE "ALOE VERA" COMO INIBIDOR DE ESCURECIMENTO NA PRODUÇÃO DE "CHIPS" DE MAÇÃ

Uma das maiores dificuldades em se trabalhar com frutas reside em sua alta perecibilidade, que decorre principalmente de rea√ß√Ķes enzim√°ticas. Com base nisso, o grupo se prop√īs a desenvolver um produto desidratado de ma√ß√£ (¬ďchips¬Ē), aplicando o gel de Aloe vera para inibir a a√ß√£o dessas enzimas. O objetivo √© obter um produto crocante, com colora√ß√£o levemente amarelada e sabor caracter√≠stico da fruta que apresente maior tempo de conserva√ß√£o, menor peso e volume e maior facilidade de transporte.
Estande: 47
Código do trabalho: ALD06
 

UTILIZA√á√ÉO DE ETANOL COMO COMBUST√ćVEL EM MOTORES CICLO DIESEL

Utilização de etanol em motores ciclo diesel com emprego do método do ponto quente, em motor estacionário, monocilíndrico de injeção direta.
Estande: 35
Código do trabalho: MCD04
 

UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE PRODUÇÃO ENXUTA EM PADARIA DE UMA REDE DE SUPERMERCADOS

Aplicação das principais ferramentas de produção enxuta em padaria de uma rede de supermercados.
Estande: 109
Código do trabalho: PMN03
 

UTILIZA√á√ÉO DE GRANITOS E M√ĀRMORES EM REVESTIMENTOS DE EDIFICA√á√ēES

Comparando-se a produção mundial de revestimentos rochosos com a ausência de projetos específicos, controle de qualidade nos serviços e materiais e a desqualificação da mão de obra, incentivou-se o estudo de viabilidade para utilização de rochas ornamentais como granitos e mármores em revestimentos de edifícios, avaliando os métodos de caracterização tecnológica e procedimentos de impermeabilização, proteção e conservação do produto final.
Estande: 98
Código do trabalho: CVN06
 

VE√ćCULO ESPORTIVO N√ĀUTICO

Este trabalho é focado na experiência de uso de um veículo esportivo náutico. O produto é o meio pelo qual o usuário terá essa experiência. A colocação do produto num meio diferenciado é uma proposta ousada, mas muito atrativa. A maior parte do mercado náutico é voltada para o lazer com um custo elevado, fatores que abrem portas para a criação conceitual de experiências completamente novas.
Estande: 16
Código do trabalho: DSGN01
 

VESTU√ĀRIO PARA PR√ĀTICA DE "PARKOUR"

O projeto consiste em desenvolver um produto que ir√° auxiliar os usu√°rios que praticam "Parkour" (deslocar-se de um local ao outro o mais eficiente e rapidamente poss√≠vel), aliando as tend√™ncias estudadas sobre a vida e h√°bitos do p√ļblico-alvo. No futuro, talvez o "Parkour" n√£o seja visto apenas como uma arte, mas possivelmente como um esporte, o que ajudaria a divulg√°-lo e a permitir que mais pessoas possam praticar sem precisar de um alto condicionamento f√≠sico e mental.
Estande: 63
Código do trabalho: DSGN05
 

VIAJAR PELA INTERNET

Este trabalho é um plano de negócio de uma agência de viagem "online", ou seja,o cliente solicitará o local de destino da viagem pela internet.
Estande: 12
Código do trabalho: ADMN12