Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 


2011

(Pesquisado por: ‚äāmit=)

Número de trabalhos exibidos: 143

"BEE FINDER"- SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS EM PARQUES

Projeto para localiza√ß√£o de pessoas em parques ou eventos externos, utilizando-se a tecnologia ZigBee. Com ela √© poss√≠vel mapear uma localiza√ß√£o estimada dos usu√°rios. √Č poss√≠vel, ainda, agregar servi√ßos para a libera√ß√£o de acesso a atra√ß√Ķes mediante autentica√ß√£o (perfil, altura, idade etc), pagamentos (comprar cr√©ditos para utiliza√ß√£o nas atra√ß√Ķes), rota de usu√°rios para controle do fluxo de visitantes e gerenciamento de atra√ß√Ķes (como manuten√ß√£o preventiva e limpeza).
Estande: 127
Código do trabalho: ELN07
 

"ENERGY HARVESTING": APLICA√á√ÉO COM PIEZOEL√ČTRICOS

Numa cidade grande, a população anda de 8 a 20 km diariamente. E se cada passo dado pudesse ser transformado em energia elétrica? Utilizando-se conceitos de Piezoeletricidade, num futuro próximo, cidades poderão ser iluminadas com a movimentação da sua população. Neste trabalho, apresenta-se uma aplicação dos Piezoelétricos para gerar energia renovável com o auxílio dos visitantes.
Estande: 98
Código do trabalho: ELN06
 

"FRUITBAR"

A aus√™ncia de um produto como esse no mercado brasileiro despertou o interesse por se desenvolver um bast√£o de frutas coberto com cereais, sem adi√ß√£o de a√ß√ļcar, aliado aos benef√≠cios de subst√Ęncias prebi√≥ticas para ser apresentado ao consumidor como uma nova op√ß√£o em praticidade, sa√ļde e sabor.
Estande: 181
Código do trabalho: ALD05
 

"HEAD UP DISPLAY" (HUD) - PAINEL DE INSTRUMENTOS DIGITAL

O trabalho consiste na constru√ß√£o de um painel de instrumentos automotivo refletido no para-brisa. A substitui√ß√£o completa do painel tradicional, pela proje√ß√£o das informa√ß√Ķes dele no para- -brisa do ve√≠culo, torna a visualiza√ß√£o das informa√ß√Ķes mais r√°pida, sem a necessidade de deslocar-se da via o campo visual do condutor (mesmo princ√≠pio dos "displays" de ca√ßas e helic√≥pteros). O projeto tamb√©m conta com um painel auxiliar "touch" para personaliza√ß√£o e configura√ß√£o do painel de instrumentos.
Estande: 101
Código do trabalho: CAN03
 

"SMARTFAN", VENTILADOR DE SENTIDO √öNICO DE ROTA√á√ÉO E √āNGULO VARI√ĀVEL DAS P√ĀS

Ventilador de fluxo vari√°vel, sentido √ļnico de rota√ß√£o, p√°s de √Ęngulos vari√°veis e acionamento remoto tanto das p√°s quanto da sua velocidade de rota√ß√£o.
Estande: 34
Código do trabalho: MCN04
 
Data da Banca de Avaliação: 09/12/2019 15:00
Local da Banca de Avaliação: Auditorio Gama
 

A INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO MERCADO DE TRABALHO NA CIDADE DE SÃO PAULO.

O projeto consiste em estudar (e propor) melhorias no processo de inclus√£o de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho na cidade de S√£o Paulo.
Estande: 68
Código do trabalho: ADMN07
 

A√á√ēES AMBIENTAIS NO PROJETO DAS OBRAS DE ENGENHARIA CIVIL NO BRASIL NO CONTEXTO DE MUDAN√áAS CLIM√ĀTICAS GLOBAIS

A an√°lise de longas s√©ries maregr√°ficas e de ondas da costa brasileira permite detectar altera√ß√Ķes nos n√≠veis do mar e no clima das ondas. O objetivo deste estudo √© conceitualmente estimar os impactos em obras mar√≠timas e em obras de defesa da costa devidos a altera√ß√Ķes do clima mar√≠timo.
Estande: 165
Código do trabalho: CVN07
 

ADEQUA√á√ÉO DO FLUXO DE PROCESSOS DE UMA EMPRESA DO RAMO DE MATERIAIS PARA ESCRIT√ďRIO NA PARAMETRIZA√á√ÉO DO M√ďDULO MRP

O trabalho tem como objetivo adequar o fluxo de processos da empresa em estudo, a fim de parametrizar o módulo MRP ("Material Requirements Planning") do ERP ("Enterprise Resource Planning") por ela adquirido.
Estande: 26
Código do trabalho: PMD03
 

ADITIVO POLIM√ČRICO PARA CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO

A atual expans√£o da constru√ß√£o civil no Brasil tem exigido novas tecnologias e solu√ß√Ķes em concreto para variadas aplica√ß√Ķes. no Instituto Mau√° de Tecnologia, desenvolveu-se este projeto, que consiste na an√°lise das propriedades do Concreto de Alto Desempenho com adi√ß√£o dos pol√≠meros PVA e Ep√≥xi, de acordo com as normas da ABNT.
Estande: 63
Código do trabalho: CVD11
 

ADMINISTRA√á√ÉO E CONTROLE PARA EVITAR FRAUDES EM INSTITUI√á√ēES FINANCEIRAS: O CASO DO BANCO PANAMERICANO.

Este trabalho apresenta as fraudes financeiras históricas que ocorreram no Brasil, apesar de possuirmos um Sistema Financeiro Nacional reconhecido internacionalmente como organizado e com órgãos competentes para evitá-las. Por tratar-se da fraude mais recente, abordaremos analiticamente o caso do Banco Panamericano, enfatizando as possíveis falhas no processo de administração e controle, os possíveis responsáveis pela fraude e as providências para sanar futuros problemas dessa natureza.
Estande: 116
Código do trabalho: ADMN01
 

ALAVANCAGEM PRODUTIVA DE UMA MICROEMPRESA DE TERMOCONFORMADOS

O trabalho consiste na otimização do processo de fabricação de termoconformados. Mostra como as técnicas de engenharia de produção podem ser utilizadas, trazendo retorno positivo aos mais diversos tipos de empresa.
Estande: 134
Código do trabalho: PMD04
 

ANALISADOR DIGITAL DE CONSUMO ENERG√ČTICO

O projeto consiste no desenvolvimento de um analisador digital de energia elétrica voltado a consumidores residenciais e comércios de pequeno porte, dentro do conceito de "smart grid". A proposta é instalá-lo no quadro de distribuição de energia elétrica para realizar leituras de tensão e corrente do circuito de entrada e, então, determinar as potências ativa, reativa e aparente além do fator de potência. A integração com a internet permitirá o monitoramento do consumo e a extração de relatórios.
Estande: 58
Código do trabalho: ELN13
 

AN√ĀLISE DA VIABILIDADE DA IMPLANTA√á√ÉO DO REGIME SEMESTRAL NA EEM

Este trabalho visa estudar a viabilidade t√©cnica e econ√īmica da altera√ß√£o do regime anual adotado em todos os cursos ministrados na Escola de Engenharia Mau√° (EEM) para o regime semestral. O estudo foi baseado em pesquisas sobre o Ensino Superior de engenharia no Brasil, com dados como o regime adotado nos cursos e suas classifica√ß√Ķes no ENADE (Exame Nacional de Desempenho do Estudante). Al√©m disso, um estudo de otimiza√ß√£o da capacidade das salas de aula da EEM tamb√©m foi desenvolvido.
Estande: 59
Código do trabalho: PMD05
 

AN√ĀLISE DE DESEMPENHO DE ESTEIRA MAGN√ČTICA TRANSPORTADORA DE CAVACOS.

O trabalho proposto pretende investigar a aplica√ß√£o e o desempenho da utiliza√ß√£o de √≠m√£s de Neod√≠mio-Ferro-Boro num sistema de transporte de cavacos provenientes de usinagem. O sistema √© composto por uma esteira cravejada de √≠m√£s que transporta o material de um ¬ďreservat√≥rio de captura¬Ē para outro, a fim de se separarem materiais. Foi utilizada uma bomba d¬í√°gua com um sistema de dutos para efetuar a limpeza do material transportado no percurso entre os reservat√≥rios.
Estande: 96
Código do trabalho: MCD02
 

AN√ĀLISE DE RU√ćDO DE MODO COMUM E MODO DIFERENCIAL

Neste trabalho, desenvolve-se a an√°lise dos diferentes modos de ru√≠do gerados por equipamentos eletroeletr√īnicos que contaminam a rede el√©trica, causando dist√ļrbios em outros dispositivos ou equipamentos.
Estande: 27
Código do trabalho: ELD03
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 08:00
Local da Banca de Avaliação: audit√≥rio BETA
 

AN√ĀLISE DE VIABILIDADE T√ČCNICA E ECON√ĒMICA PARA INSER√á√ÉO DE UMA EMPRESA DE COSM√ČTICOS NO MERCADO BRASILEIRO

Neste trabalho ser√£o apresentadas todas as etapas para se obter a an√°lise de viabilidade t√©cnica e econ√īmica para a inser√ß√£o de uma empresa de cosm√©ticos no mercado brasileiro, tornando poss√≠vel a tomada de decis√£o sobre sua realiza√ß√£o.
Estande: 24
Código do trabalho: PMN09
 

APERFEI√áOAMENTO DE M√ČTODOS DE QUALIFICA√á√ÉO DE M√ÉO DE OBRA NA CONSTRU√á√ÉO CIVIL

O setor da constru√ß√£o civil sofre com a aus√™ncia de profissionais qualificados e isso impede que o crescimento do pa√≠s seja mantido ou at√© ampliado. O trabalho apresenta um m√©todo de treinamento adequado para se qualificar a m√£o de obra, com o intuito de minimizar as dificuldades de um oper√°rio durante a execu√ß√£o de uma obra e mostrar aos contratantes e √† sociedade a import√Ęncia socioecon√īmica da qualifica√ß√£o profissional para a melhoria do setor da constru√ß√£o.
Estande: 13
Código do trabalho: CVD06
 

APLICA√á√ÉO DE MASSA-BASE DE MARACUJ√Ā EM SOBREMESA L√ĀCTEA COM CALDA DE FRUTA

Visando ao aproveitamento dos res√≠duos industriais das produtoras de sucos de maracuj√°, e sabendo o valor nutricional destes, a aplica√ß√£o da massa-base composta de cascas e polpas a uma sobremesa l√°ctea valoriza o produto por trazer benef√≠cios √† sa√ļde como a redu√ß√£o do colesterol devido ao alto teor de fibras.
Estande: 164
Código do trabalho: ALD03
 

APLICATIVO WEB - JOGOS

Descri√ß√£o: jogos desenvolvidos na plataforma "Flash" da Adobe, alguns dos quais voltados ao desenvolvimento do racioc√≠nio l√≥gico do usu√°rio. Os jogos buscam atingir como p√ļblico pessoas de todas as faixas et√°rias que,com eles, poder√£o n√£o s√≥ exercitar o seu racioc√≠nio, mas tamb√©m se divertir.
Estande: 66
Código do trabalho: ELN08
 

AQUAPOLO - ENGENHARIA APLICADA NO RE√öSO DE √ĀGUA

Aquapolo, iniciativa do grupo Odebrecht em parceria com a Sabesp, visa garantir o abastecimento de √°gua industrial ao Polo Petroqu√≠mico do ABC. O empreendimento contempla a constru√ß√£o de uma EPAI que utilizar√° o esgoto tratado na ETE de Heli√≥polis al√©m de uma adutora de 17 km. Hoje √© considerado o maior projeto de re√ļso de √°gua da Am√©rica Latina e o 5.¬ļ maior do mundo. No projeto desenvolvido, analisam-se os aspectos ambientais, sociais e tecnol√≥gicos desde a gera√ß√£o da ideia at√© sua implementa√ß√£o.
Estande: 170
Código do trabalho: QMN07
 

AQUECIMENTO DA PISCINA DO CEAF-IMT COM REJEITOS T√ČRMICOS DA DIVIS√ÉO DE MOTORES E VE√ćCULOS DO IMT

Foi desenvolvido um modelo matemático para o cálculo da viabilidade e dimensionamento de um sistema de aquecimento para a piscina do Centro de Esportes e Atividades Físicas do Instituto Mauá de Tecnologia, alimentado pelos rejeitos térmicos dos bancos de prova dos laboratórios de mores da Divisão de Motores e Veículos da Mauá.
Estande: 132
Código do trabalho: MCD03
 
Data da Banca de Avaliação: 02/12/2019 15:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

ATERROS SOBRE SOLOS MOLES

O objetivo principal deste trabalho √© apresentar e analisar a evolu√ß√£o das t√©cnicas de projeto e execu√ß√£o de aterros que v√™m sendo empregadas em regi√Ķes onde o solo √© bastante mole. Apresentam-se m√©todos construtivos de aterros para minimizar ou solucionar os problemas de recalque e de estabilidade de aterros sobre solos moles.
Estande: 97
Código do trabalho: CVN06
 

AUTOMA√á√ÉO RESIDENCIAL - BENFEITORIAS TECNOL√ďGICAS NO COTIDIANO RESIDENCIAL

O projeto consiste na elaboração e aperfeiçoamento de tecnologias de automação residenciais.
Estande: 20
Código do trabalho: CAN04
 

BEBIDA L√ĀCTEA INSTANT√āNEA SABOR "BLUEBERRY"

A bebida l√°ctea instant√Ęnea sabor "blueberry" foi desenvolvida com o objetivo de oferecer praticidade, saudabilidade e qualidade ao consumidor final. Adicionado de √īmega-3, vitaminas A, D, E e C e concentrado proteico, a nova tend√™ncia busca consumidores de todas as faixas et√°rias. Seu armazenamento pode ser feito em temperatura ambiente e, ap√≥s aberto, deve ser consumido imediatamente.
Estande: 88
Código do trabalho: ALD01
 

CHURRASQUEIRA AUTOMATIZADA

O projeto consiste no desenvolvimento e constru√ß√£o de uma churrasqueira automatizada cuja principal caracter√≠stica √© a de prover aos usu√°rios o conforto e comodidade na prepara√ß√£o do seu alimento. Na interface com o equipamento, o usu√°rio limita-se apenas a program√°-la e, com isso, inicia-se o processo de acendimento que ser√° conduzido automaticamente at√© o t√©rmino do preparo. Para tanto, s√£o utilizados conhecimentos em microeletr√īnica, mec√Ęnica e linguagem em programa√ß√£o (C, Java).
Estande: 43
Código do trabalho: ELN09
 

COMBINA√á√ÉO DE PROCESSO OXIDATIVO AVAN√áADO E TRATAMENTO BIOL√ďGICO PARA A DEGRADA√á√ÉO DE SURFACTANTES

Efluentes industriais biorrecalcitrantes podem ser identificados como subprodutos residuais de uma s√©rie de processos qu√≠micos, caracterizando-se pela dificuldade de degrada√ß√£o natural por decomposi√ß√£o por microrganismos em corpos aqu√≠feros receptores. Como alternativa de viabilidade econ√īmica e ambiental, realizou-se a associa√ß√£o de processo oxidativo avan√ßado operado num reator fotoqu√≠mico sucedido por processo de biodigest√£o anaer√≥bia num reator biol√≥gico.
Estande: 51
Código do trabalho: QMN02
 

COMO RETER TALENTOS NAS ORGANIZA√á√ēES

O projeto tem como objetivo principal gerar ferramentas para a gest√£o de pessoas dentro das organiza√ß√Ķes, por meio de estudo de caso e revis√£o bibliogr√°fica.
Estande: 133
Código do trabalho: ADMN05
 

COMUNICAÇÃO HUMANA: COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS

O projeto consiste num dispositivo que permite ao usu√°rio a sensa√ß√£o de uma conversa real com o outro: apresenta recursos que facilitam a comunica√ß√£o, como a interpreta√ß√£o do estado emocional, expressa pela mudan√ßa de cor do aparelho durante a comunica√ß√£o, por um avatar que apresenta as express√Ķes faciais e pela vibra√ß√£o do aparelho de acordo com as ondas sonoras presentes no ambiente.
Estande: 28
Código do trabalho: DSGN07
 

CONCRETO ARMADO E ALVENARIA ESTRUTURAL: M√ČTODOS CONSTRUTIVOS - COMPOSI√á√ÉO DE CUSTOS E COMPARATIVOS

Determinação e análise dos pontos críticos de cada método construtivo, para uma correta tomada de decisão quanto àquele a ser utilizado. Foi elaborado um manual prático dos procedimentos e abordados os custos envolvidos na construção, além de material e mão de obra de todo o sistema estrutural, realizando-se uma ampla análise comparativa dos custos entre os métodos.
Estande: 153
Código do trabalho: CVN02
 

CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO COM A ADI√á√ÉO DA S√ćLICA DA CINZA DA CASCA DE ARROZ

O presente trabalho de gradua√ß√£o tem por objetivo avaliar a resist√™ncia do concreto de alto desempenho, com adi√ß√£o de nanoss√≠lica proveniente de casca de arroz. Com base em ensaios estabelecidos pela Associa√ß√£o Brasileira de Normas T√©cnicas (ABNT) e compara√ß√Ķes com concreto tradicional e concreto com adi√ß√£o de micross√≠lica, verificaram-se as vantagens no desempenho do concreto com a s√≠lica.
Estande: 159
Código do trabalho: CVD03
 

CONSTRU√á√ÉO SUSTENT√ĀVEL COM A RECICLAGEM DE RES√ćDUOS DA CONSTRU√á√ÉO CIVIL

Este trabalho tem como objetivo apresentar materiais reciclados com base em resíduos da construção civil economicamente viáveis. Mostram-se todas as vantagens e desvantagens desse tipo de material. Visa-se, também, ao questionamento do motivo pelo qual esse tipo de construção ainda não é implantado nos programas de habitação do governo.
Estande: 167
Código do trabalho: GABN01
 

CONSTRU√á√ēES DE BAMBU

O Bambu por apresentar excelentes caracter√≠sticas mec√Ęnicas como leveza, for√ßa e flexibilidade √© um material alternativo na constru√ß√£o, e pode torn√°-la mais sustent√°vel do ponto de vista ambiental. Foi desenvolvido um material misto, composto por bambu e preenchido por concreto, unindo as vantagens de ambos os materiais em um √ļnico elemento. Ensaios em laborat√≥rio comprovaram a efici√™ncia deste material composto, concretizando que o bambu √© um material de grande potencial na constru√ß√£o civil.
Estande: 53
Código do trabalho: CVD09
 

CONTROLE DE TRAÇÃO PARA MOTOCICLETAS

Este trabalho consiste em fazer o controle de tração em motocicletas, atuando diretamente na faísca gerada pela vela. Para essa atuação, comparam-se as velocidades de rotação e de translação das rodas.
Estande: 2
Código do trabalho: CAN09
 

COPOS DESCART√ĀVEIS E SERVI√áOS ECOL√ďGICOS

O trabalho consiste numa solução ecológica relacionada principalmente com o mercado de copos descartáveis. Estudando os problemas ambientais atualmente causados pelo grande consumo do produto e da extração de matéria-prima, o projeto foi desenvolvido visando ao meio ambiente em todos os seus aspectos, pois não apenas o material, mas também todo o seu ciclo de vida deve ser ecológico.
Estande: 156
Código do trabalho: DSGN02
 

CRIAÇÃO DE CENTRAL DE COMPRAS PARA UMA REDE DE RESTAURANTES.

O trabalho desenvolvido busca o estudo de viabilidade na implementação de uma central de compras para uma rede de restaurantes e tem como objetivo a redução de custos na aquisição dos produtos. Aliado à redução de custos inclui-se nos objetivos a busca pela eficiência sobre a gestão e o controle de estoque.
Estande: 104
Código do trabalho: PMD01
 

DESENVOLVIMENTO DE "GLOSS" COM BASE DE GORDURA DE AVESTRUZ

O ¬ďgloss¬Ē produzido com a gordura do avestruz √© um produto inovador que traz benef√≠cios est√©ticos pouco conhecidos no Brasil.Da gordura √© extra√≠do o √≥leo com alto poder de hidrata√ß√£o e revitaliza√ß√£o cut√Ęnea, al√©m de ser rico em √Ēmega 3, 6 e 9 e nas vitaminas D e E. Essa produ√ß√£o de cosm√©ticos √© uma alternativa para aproveitar a gordura que normalmente √© desperdi√ßada, sendo tamb√©m uma sa√≠da para os criadores de avestruz que j√° utilizam o couro, as plumas e as carnes dessa ave.
Estande: 64
Código do trabalho: QMN05
 

DESENVOLVIMENTO DE "PELLETS" DE DILTIAZEM DE LIBERA√á√ÉO ENT√ČRICA

Muitos medicamentos, quando liberados no est√īmago, podem ocasionar efeitos indesejados ou ainda serem destru√≠dos em meio √°cido. Por isso √© necess√°rio o uso de pol√≠meros no recobrimento desses medicamentos, que permitam sua passagem pelo est√īmago sem libera√ß√£o do princ√≠pio ativo. Com isso, sua libera√ß√£o ocorre no intestino para aumentar a absor√ß√£o e, consequentemente, a efic√°cia do f√°rmaco.
Estande: 31
Código do trabalho: QMN01
 

DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA FERMENTADA SIMBI√ďTICA COM BASE EM SOJA VERDE SABOR DE MEL√ÉO

Trata-se de uma bebida, com extrato de soja verde, simbi√≥tica, que apresenta os mesmos efeitos ben√©ficos do consumo de subst√Ęncias prebi√≥ticas e microrganismos probi√≥ticos. A bebida pode ser consumida pelo p√ļblico intolerante √† lactose, por n√£o ser derivado do leite. Ao produto tamb√©m n√£o s√£o adicionados conservantes nem corantes.
Estande: 25
Código do trabalho: ALD04
 

DESENVOLVIMENTO DE CADEIRA COM MOVIMENTAÇÃO VERTICAL

Este trabalho de gradua√ß√£o tem por objetivo o desenvolvimento de uma cadeira com movimenta√ß√£o de assento, que auxilie pessoas com dificuldades na realiza√ß√£o dos movimentos de sentar e levantar. Com isso busca-se proporcionar maior independ√™ncia para esse p√ļblico na realiza√ß√£o dessa tarefa cotidiana, com a utiliza√ß√£o de um produto economicamente vi√°vel, cujos poss√≠veis concorrentes internacionais n√£o s√£o encontrados facilmente no pa√≠s.
Estande: 12
Código do trabalho: PMD17
 

DESENVOLVIMENTO DE G√ĒNDOLAS ACESS√ćVEIS A CADEIRANTES EM SUPERMERCADOS.

O trabalho consiste no desenvolvimento de uma g√īndola destinada √† acessibilidade de cadeirantes. O produto possui um mecanismo acionado eletricamente, respons√°vel pela movimenta√ß√£o das prateleiras entre posi√ß√Ķes preestabelecidas. A solu√ß√£o promove o acesso do cadeirante a todos os produtos na g√īndola, gerando uma satisfa√ß√£o associada √† independ√™ncia e contribuindo para que o deficiente f√≠sico n√£o se sinta inferiorizado perante as outras pessoas, mas antes o que √©: parte integrante da sociedade.
Estande: 60
Código do trabalho: PMN07
 

DESENVOLVIMENTO DE LANÇADORA DE BOLAS PARA TREINAMENTO DE JOGADORES DE TÊNIS.

O trabalho trata do desenvolvimento e inserção no mercado de uma máquina lançadora de bolas de tênis de produção nacional que seja adequada aos custos e ao treinamento de atletas, desde os iniciantes até aqueles de níveis intermediários.
Estande: 92
Código do trabalho: PMN10
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 09:30
Local da Banca de Avaliação: Anf. Gama
 

DESENVOLVIMENTO DE MELHORIA NA PROGRAMAÇÃO, PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO FOCADO A OBTENÇÃO DE MELHORES RESULTADOS NO MRP II EM UMA INDÚSTRIA DE PEQUENO PORTE.

Atualmente a empresa estudada possui o sistema MRPII em funcionamento, porém com resultados insatisfatórios. Com a análise de dados coletados e questionamento informal com os gestores, verificou-se que a empresa possui uma gestão de PCP ineficiente. O trabalho é focado na solução dos problemas observados na geração de uma previsão de demanda confiável que, por sua vez, influencia diretamente na gestão de estoques e nos dados no MRPII, afetando diretamente seu resultado.
Estande: 70
Código do trabalho: PMD14
 

DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE GEST√ÉO BASEADO NA TEORIA DAS RESTRI√á√ēES - "CASE CAKEPACK"

O trabalho consiste no desenvolvimento de um modelo de gest√£o baseado na teoria das restri√ß√Ķes numa ind√ļstria de papel microondulado visando a uma administra√ß√£o melhor dos recursos financeiros e produtivos da empresa. Uma programa√ß√£o ajustada √† capacidade fabril, com defini√ß√£o de "lead time", possibilita uma precifica√ß√£o ajustada aos objetivos da empresa.
Estande: 126
Código do trabalho: PMD12
 

DESENVOLVIMENTO DE M√ďVEIS COMPACTOS PARA RESID√äNCIAS

O projeto desenvolvido trata-se de um pufe multifuncional que tem como vantagem minimizar o espa√ßo utilizado, pois √© poss√≠vel ter uma cama, uma mesa e um pufe compactados num √ļnico produto. Para o projeto desse produto foram realizadas pesquisas de mercado, al√©m de aux√≠lio de especialistas na √°rea de engenharia e "design". A montagem do prot√≥tipo do produto foi realizada nos laborat√≥rios do IMT ¬Ė Escola de Engenharia Mau√°.
Estande: 142
Código do trabalho: PMN11
 

DESENVOLVIMENTO DE PASTILHAS SOLARES APLICADAS EM REVESTIMENTO EXTERNO DE EMPREENDIMENTOS

O trabalho √© focado na sustentabilidade e na minimiza√ß√£o dos impactos ambientais com o desenvolvimento de um novo produto: a pastilha solar, cujo p√ļblico-alvo s√£o grandes empreendimentos. Com ela unificam-se dois conceitos arquitet√īnicos que at√© ent√£o eram vistos separadamente: est√©tica e funcionalidade. Consolidam-se tamb√©m informa√ß√Ķes sobre o atual mercado da energia solar, bem como se realiza um estudo de sua implementa√ß√£o no mercado.
Estande: 71
Código do trabalho: PMD08
 

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO PARA A PREVEN√á√ÉO DA S√ćNDROME DA MORTE S√öBITA DO LACTENTE

O projeto aborda um assunto n√£o muito comentado pela m√≠dia brasileira, mas que afeta a popula√ß√£o de forma inesperada: a S√≠ndrome da Morte S√ļbita do Lactente. Esta atinge beb√™s aparentemente saud√°veis levando-os a √≥bito durante o sono. A proposta √© desenvolver uma solu√ß√£o a fim de evitar e prevenir a s√≠ndrome e proporcionar ao beb√™ um ambiente saud√°vel e seguro. As conversas com especialistas, pesquisas e an√°lise de informa√ß√Ķes trouxeram um n√ļmero grande de dados que formaram a base deste projeto.
Estande: 57
Código do trabalho: DSGN06
 

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE REPROCESSAMENTO DE VE√ćCULOS

N√£o h√° no Brasil empresas especializadas em reciclagem de autom√≥veis. O crescente n√ļmero desse tipo de produto no mercado e o descarte incorreto ao fim do seu ciclo de vida motivaram o desenvolvimento deste trabalho.
Estande: 100
Código do trabalho: PMN02
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/1019 09:00
Local da Banca de Avaliação: anf. Beta
 

DESENVOLVIMENTO DE SUPLEMENTO NUTRICIONAL ESPORTIVO

Entre os que praticam atividade f√≠sica est√£o cada vez mais presentes aqueles que buscam resultados no desempenho. Esse p√ļblico forma um mercado consumidor de suplementos alimentares. O SuIGel atende macrotend√™ncias desse mercado; a preocupa√ß√£o com a qualidade de vida e a conveni√™ncia de uma embalagem pr√°tica em sach√™ s√£o diferenciais importantes para o segmento. √Č um suplemento proteico em gel que recupera a musculatura, promove o aumento da massa muscular e traz benef√≠cios √† sa√ļde em geral.
Estande: 69
Código do trabalho: ALD06
 

DESENVOLVIMENTO DE TINTA IMOBILI√ĀRIA COM ATIVO FOTOCROM√ĀTICO

Em virtude do acelerado crescimento da constru√ß√£o civil no Brasil e do aquecimento imobili√°rio, o mercado de tintas imobili√°rias destacou-se representativamente nos √ļltimos ano. Com o desenvolvimento de uma tinta imobili√°ria decorativa inovadora, capaz de mudar de cor com a incid√™ncia da luz solar, ser√° poss√≠vel ampliar ainda mais as op√ß√Ķes dos consumidores na hora de comprar uma tinta imobili√°ria.
Estande: 22
Código do trabalho: QMD07
 

DESENVOLVIMENTO DE UM FERMENTADO ALCO√ďLICO DE FRUTAS

O objetivo do fermentado de banana é acrescentar valor à segunda fruta mais produzida no Brasil, como uma nova alternativa para evitar o desperdício de alimentos e gerar empregos na região produtora. Em sua produção, é utilizada a banana nanica madura, que não apresenta aceitação para consumo "in natura" e, portanto, sem valor comercial. A adição de açaí em sua composição torna a bebida mais atrativa, já que a combinação dessas frutas tem uma boa aceitação no mercado em outros produtos.
Estande: 161
Código do trabalho: QMN04
 

DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO MAIS EFICIENTE PARA A SEPARA√á√ÉO DO COMPOSTO PL√ĀSTICO/ALUM√ćNIO NA RECICLAGEM DE EMBALAGENS LONGA VIDA

O projeto consiste em desenvolver um processo mais eficiente para a separação do composto plástico/alumínio na reciclagem de embalagens longa vida.
Estande: 162
Código do trabalho: MCD04
 

DESENVOLVIMENTO DE UM QUADCOPTER

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um ve√≠culo a√©reo semiaut√īnomo n√£o tripulado. O ve√≠culo tem uma estrutura em forma de cruz e √© acionado por quatro motores el√©tricos dispostos nas extremidades da cruz. O controle do ve√≠culo utiliza a t√©cnica de realimenta√ß√£o dos estados em conjunto com um observador para estimar os estados n√£o medidos. O controle √© implementado por um sistema eletr√īnico embarcado.
Estande: 124
Código do trabalho: CAN01
 

DESENVOLVIMENTO DE UM VE√ćCULO DE COMPETI√á√ÉO DO TIPO "MARATONA ENERG√ČTICA"

Este estudo consiste na maximiza√ß√£o da efici√™ncia energ√©tica de um prot√≥tipo veicular, para competi√ß√Ķes do tipo ¬ďmaratona de efici√™ncia energ√©tica¬Ē, baseado em normas e restri√ß√Ķes das competi√ß√Ķes nacional e internacional (Shell Eco Marathon). Pretende-se no desenvolvimento deste estudo construir um prot√≥tipo de maior efici√™ncia energ√©tica, realizando melhorias no chassi, com base na sua rigidez estrutural, seus subsistemas e din√Ęmica veicular.
Estande: 136
Código do trabalho: MCD05
 

DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Neste estudo analisam-se e classificam-se metodologias de avalia√ß√£o de desempenho em cadeia de suprimentos com base nas especificidades existentes no territ√≥rio nacional. Prop√Ķe-se uma metodologia para tal avalia√ß√£o tendo como base as existentes, com o intuito de garantir uma abordagem mais efetiva levando-se em considera√ß√£o as caracter√≠sticas existentes no territ√≥rio brasileiro, que possui uma complexa pol√≠tica fiscal. Aplica-se a metodologia desenvolvida num estudo de caso.
Estande: 33
Código do trabalho: PMD10
 

DESIGN SOCIAL: SANIT√ĀRIO P√öBLICO M√ďVEL

Solução ecoeficiente para as pessoas resolverem suas necessidades fisiológicas de maneira higiênica, segura e confortável.
Estande: 121
Código do trabalho: DSGN04
 

DINAM√ĒMETRO DE AMORTECEDORES:CONSTRU√á√ÉO E AVALIA√á√ÉO

O projeto consiste num equipamento dinamom√©trico que simula tra√ß√£o e compress√£o do elemento amortecedor, com varia√ß√£o de frequ√™ncia e taxas de solicita√ß√£o para a reprodu√ß√£o das condi√ß√Ķes reais e/ou cr√≠ticas de opera√ß√£o, visando obter suas curvas caracter√≠sticas e permitindo selecionar os amortecedores para as aplica√ß√Ķes desejadas.
Estande: 19
Código do trabalho: MCN08
 

DIRETRIZES PARA A COLETA E DESTINA√á√ÉO DOS RES√ćDUOS S√ďLIDOS URBANOS (RSU)

Este trabalho tem por objetivo propor diretrizes para a coleta e destina√ß√£o dos Res√≠duos S√≥lidos Urbanos (RSUs) gerados em grandes metr√≥poles, adaptadas √† rec√©m-aprovada Pol√≠tica Nacional de Res√≠duos S√≥lidos (PNRS). O trabalho tamb√©m apresenta propostas para aumentar a conscientiza√ß√£o da sociedade sobre as quest√Ķes ambientais, para reduzir a gera√ß√£o de lixo e gerar alternativas de trabalho para expandir as possibilidades de inclus√£o social da popula√ß√£o.
Estande: 93
Código do trabalho: PMD09
 

DISPOSITIVO DE INTERAÇÃO SOCIAL

AroundYa!Dispositivo eletr√īnico com o objetivo principal de atender a grandes eventos,como a Copa do Mundo 2014 e Olimp√≠adas de 2016. Entre outras possibilidades,este produto pode ser utilizado como um crach√° eletr√īnico para o rastreamento de objetos e pessoas dentro de um determinado espa√ßo geogr√°fico ou ambiente,alertando ao identificar itens em sua lista de contatos ou interesses como lista de jogos,mapas,guia tur√≠stico traduzido,proximidade de outro usu√°rio e participantes de um mesmo idioma.
Estande: 86
Código do trabalho: ELN05
 

ECO MAU√Ā - EL√ČTRICO

O projeto ECOMau√° ¬Ė El√©trico tem como objetivo o estudo de redu√ß√£o do consumo de energia num ve√≠culo totalmente el√©trico, com a utiliza√ß√£o de um circuito de controle projetado para manter o motor el√©trico de corrente cont√≠nua trabalhando em seu ponto √≥timo de efici√™ncia. A efic√°cia deste estudo foi comprovada nas edi√ß√Ķes de 2009 e 2010 da ¬ďMaratona Universit√°ria da Efici√™ncia Energ√©tica¬Ē, alcan√ßando a 3.¬™ coloca√ß√£o em 2009 e 1.¬™ coloca√ß√£o em 2010.
Estande: 136
Código do trabalho: ELN11
 

ENERGIA E√ďLICA: ESTUDO SOBRE A CAPACIDADE E AS OPORTUNIDADES DO BRASIL

O nosso tema aborda um assunto de muita repercussão hoje em dia. Pretende-se mostrar que é possivel tornar o mundo um lugar mais limpo e ecologicamente correto. O Brasil serve de base para este estudo e mostra-se que ele apresenta capacidade de evolução no uso da tecnologia eólica. Foram estudados diversos países e seus métodos de utilização, tais como custo de implantação, localidades, potencial de energia, atendimento de demanda e manutenção.
Estande: 172
Código do trabalho: ADMN03
 

ESCORREGAMENTOS DE TERRA NA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM JANEIRO/2011

O trabalho refere-se ao estudo das causas e consequências dos escorregamentos de terra ocorridos na região serrana do Estado do Rio de Janeiro em janeiro de 2011. Estudam-se não apenas a combinação das características geológicas e climáticas da região, mas também a possibilidade de recorrência desse evento, uma vez classificado como uma catástrofe pontual ou sazonal.
Estande: 130
Código do trabalho: CVD07
 

ESTUDO DA COMBUST√ÉO DE UM MOTOR MONOCILINDRICO COM INJE√á√ÉO DIRETA DE COMBUST√ćVEL DE ALTA PRESS√ÉO

O trabalho consiste num estudo da combust√£o de um motor de igni√ß√£o por centelha com um sistema de inje√ß√£o direta de combust√≠vel. Realizou-se um comparativo entre um motor com um sistema de inje√ß√£o convencional PFI ("Port Fuel Injection") de baixa press√£o externa √† c√Ęmara de combust√£o e um sistema de inje√ß√£o direta de combust√≠vel de alta press√£o (120bar).
Estande: 1
Código do trabalho: MCD01
 

ESTUDO DA SECAGEM DE POLPA DE COCO VERDE

O trabalho consiste no estudo da cinética de secagem de polpa de coco verde avaliando características do produto final para três diferentes tecnologias: secagem em bandeja, liofilização e secagem assistida por micro-ondas.
Estande: 16
Código do trabalho: ALD07
 

ESTUDO DA VIABILIDADE DO RE√öSO DE TENSOATIVO EM IND√öSTRIA DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL

Este √© um estudo t√©cnico-econ√īmico do reaproveitamento de tensoativo descartado por ind√ļstria de higiene pessoal devido √†s perdas conhecidas embutidas no processo de produ√ß√£o. Com ele, visa-se √† √† elimina√ß√£o de poss√≠veis contamina√ß√Ķes microbiol√≥gicas, √† garantia da sustentabilidade com o reaproveitamento dos res√≠duos em novas produ√ß√Ķes e √† n√£o emiss√£o de poluentes na atmosfera devido √† incinera√ß√£o deles.
Estande: 112
Código do trabalho: QMD04
 

ESTUDO DE EMISS√ēES FUGITIVAS EM TERMINAIS A GRANEL L√ćQUIDO

O trabalho consiste em identificar e mensurar as emiss√Ķes de compostos org√Ęnicos vol√°teis, especificamente a gasolina, num terminal comercial de armazenagem de produtos l√≠quidos, analisando-se separadamente as principais fontes de emiss√£o: em tanques de armazenagem, no carregamento rodovi√°rio e mar√≠timo e na emiss√£o em dispositivos e acess√≥rios. Al√©m disso, o estudo prop√Ķe m√©todos de controle e verifica os impactos das emiss√Ķes no meio ambiente, na sa√ļde humana e na economia.
Estande: 169
Código do trabalho: QMN09
 

ESTUDO DE REDU√á√ÉO DE PERDA DE CARGA EM V√ĀLVULA DE PRESS√ÉO M√ćNIMA DE COMPRESSOR DE AR

O trabalho consiste no estudo e implementa√ß√£o de melhorias construtivas numa v√°lvula de press√£o m√≠nima de um compressor de ar de parafusos lubrificados, visando reduzir a perda de carga no escoamento e, consequentemente, aumentando a efici√™ncia energ√©tica do compressor. Foi feita a modelagem e simula√ß√£o do escoamento com um "software" de CFD por meio do m√©todo dos volumes finitos, identificando-se potenciais pontos de melhoria e simulando-se as altera√ß√Ķes propostas.
Estande: 177
Código do trabalho: MCN06
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

ESTUDO DE VIABILIDADE ECON√ĒMICA DE EMPREENDIMENTOS IMOBILI√ĀRIOS RESIDENCIAIS

O trabalho sobre a viabilidade econ√īmica de empreendimentos imobili√°rios tem como foco indicar os principais riscos a serem observados para o dimensionamento e localiza√ß√£o dos empreendimentos, resultando em redu√ß√£o de custos ao investidor. Levantam-se dados do munic√≠pio de S√£o Paulo, como o valor m√©dio do metro quadrado dos bairros, dados socioecon√īmicos e leis que incentivam o empreendedorismo imobili√°rio.
Estande: 75
Código do trabalho: CVN08
 

ESTUDO DE VIABILIDADE PARA UMA OBRA EM SANTO ANDR√Č

O projeto consiste num estudo de viabilidade econ√īmica de um edif√≠cio residencial em Santo Andr√©, por meio de uma estimativa de custo para a execu√ß√£o do empreendimento e, posteriormente, an√°lise de diferentes cen√°rios de investimento com financiamento banc√°rio e investimento de capital pr√≥prio.
Estande: 23
Código do trabalho: CVD01
 

ESTUDO DE VIABILIDADE T√ČCNICA E ECON√ĒMICA DE F√ĀBRICA DE M√ďVEIS DE LUXO.

O objetivo deste trabalho √© a execu√ß√£o de um estudo de viabilidade t√©cnica e econ√īmica de uma unidade produtiva, projetando novo arranjo f√≠sico e definindo novo padr√£o de produ√ß√£o, para uma f√°brica de m√≥veis exclusivos de madeira maci√ßa. O projeto da nova f√°brica tem como objetivo melhorar os padr√Ķes de produ√ß√£o atuais, mantendo as exig√™ncias da certifica√ß√£o do FSC Brasil (Conselho Brasileiro de Manejo Florestal), certificado conferido a empresas que prezam pela sustentabilidade de suas a√ß√Ķes.
Estande: 114
Código do trabalho: PMD15
 

ESTUDO DE VIABILIDADE T√ČCNICA E ECON√ĒMICA DE IMPLANTA√á√ÉO DE UM POLO DE GERA√á√ÉO DE ENERGIA SUSTENT√ĀVEL NO INTERIOR DO ESTADO DE S√ÉO PAULO

Neste trabalho, pretende-se estudar a viabilidade t√©cnica, econ√īmica e ambiental de implanta√ß√£o de um polo sustent√°vel de gera√ß√£o de energia numa regi√£o do interior do estado de S√£o Paulo, capaz de atender as necessidades das ind√ļstrias locais em substitui√ß√£o aos insumos energ√©ticos fornecidos atualmente de forma centralizada.
Estande: 123
Código do trabalho: PMD18
 

ESTUDO DO EXTRATO DO NEEM

Com base em estudos e experimentos, verificou-se que a planta Neem, origin√°ria da √ćndia, possui, entre outras caracter√≠sticas, a inibi√ß√£o do crescimento de microrganismos, como bolores. Por isso foi desenvolvida uma solu√ß√£o de Neem para aplica√ß√£o em cascas de frutas, a fim de que a fruta tenha um maior tempo para ser consumida, evitando o desperd√≠cio do alimento.
Estande: 105
Código do trabalho: QMD03
 

ESTUDO DO LAN√áAMENTO DE UM S√ćTIO DE RESERVAS EM RESTAURANTES

O trabalho consiste num estudo de viabilidade para o lan√ßamento de um s√≠tio de reservas de restaurantes, com o objetivo de melhorar a qualidade do servi√ßo prestado pelos estabelecimentos: aumentar a sua divulga√ß√£o, oferecer aos seus clientes a op√ß√£o de reservar suas refei√ß√Ķes com anteced√™ncia, para evitar filas e, consequentemente, atrair cada vez mais mais usu√°rios do servi√ßo.
Estande: 15
Código do trabalho: PMD06
 

ESTUDO E RACIONALIZA√á√ÉO DO USO DE F√ĒRMAS DE MADEIRAS EM EDIF√ćCIOS

Estudo espec√≠fico e detalhado do uso de f√īrmas de madeira de dois empreendimentos de diferentes caracter√≠sticas, visando a um melhor rendimento do material, da m√£o de obra especializada e, principalmente, minimizando o custo de estrutura no or√ßamento de um empreendimento.
Estande: 17
Código do trabalho: CVD04
 

EXTRA√á√ÉO DE PECTINA DE RES√ćDUO DO MARACUJ√Ā AMARELO

O projeto visa ao reaproveitamento de res√≠duos de uma ind√ļstria de polpa de maracuj√°. Atualmente, 35% da fruta do maracuj√° s√£o convertidos em polpa; o restante √© enviado para compostagem. Desse modo, o reaproveitamento do res√≠duo tornou-se econ√īmica e ambientalmente vi√°vel para as empresas. Extraiu-se a pectina do res√≠duo do maracuj√°, subst√Ęncia altamente utilizada na ind√ļstria qu√≠mica e aliment√≠cia como espessante.
Estande: 38
Código do trabalho: QMD06
 

GERA√á√ÉO DE ENERGIA EL√ČTRICA POR BICICLETA "INDOOR"

O projeto consiste num sistema composto essencialmente por uma bicicleta e um sistema de gera√ß√£o, capaz de recuperar a energia mec√Ęnica, desperdi√ßada durante sua utiliza√ß√£o, em energia el√©trica para posterior utiliza√ß√£o.
Estande: 11
Código do trabalho: MCN01
 

GERADOR E√ďLICO

(Descrição ainda não informada.)
Estande: (A definir)
Código do trabalho: FBD01
 

GEST√ÉO AMBIENTAL EM ESTA√á√ÉO DE TRATAMENTO DE √ĀGUA

Este trabalho tem por objetivo demonstrar a função do gestor ambiental no processo produtivo de uma estação de tratamento de água (ETA). Além de gerenciar problemas que envolvam os aspectos ambientais dentro da empresa e propor planos de melhoria contínua, deve desenvolver monitoramento e controle abordando procedimentos para a implantação de um sistema de gestão ambiental segundo as normas ISO 14001 para diminuir os impactos ambientais nos seus processos produtivos.
Estande: 163
Código do trabalho: GABN06
 

GEST√ÉO DE RES√ćDUOS S√ďLIDOS DOMICILIAR

Este trabalho tem o objetivo de apresentar a situa√ß√£o dos Res√≠duos S√≥lidos Domiciliares (RCD) no Brasil, os principais sistemas de gest√£o sustent√°vel implantados com sucesso e poss√≠veis solu√ß√Ķes pr√°ticas para o estudo de caso. Exp√Ķe-se o hist√≥rico da gest√£o de res√≠duos s√≥lidos, a descri√ß√£o de m√©todos sustent√°veis mais empregados, as leis pertinentes ao assunto no Brasil, os problemas e oportunidades envolvidas e o desenvolvimento do estudo de caso para Santo Andr√©.
Estande: 166
Código do trabalho: CVD05
 

GEST√ÉO FINANCEIRA DE PEQUENAS E M√ČDIAS EMPRESAS.

Estudo de caso de uma assessoria para uma panificadora.
Estande: 158
Código do trabalho: PMD16
 

HABITA√á√ÉO PARA SITUA√á√ēES DE EMERG√äNCIA

De acordo com o EM-DAT, o Brasil est√° entre os pa√≠ses do mundo mais atingidos por inunda√ß√Ķes e enchentes, tendo registrado 94 desastres de 1960 a 2008, com 5.720 mortes e mais de 15 milh√Ķes de desabrigados. Analisando-se esse problema, prop√Ķe-se a cria√ß√£o de um abrigo provis√≥rio de baixo custo, f√°cil montagem e armazenagem, onde uma fam√≠lia poder√° alojar-se com privacidade, conforto e dentro das normas m√≠nimas em situa√ß√£o de emerg√™ncias, enquanto se reestabiliza.
Estande: 117
Código do trabalho: DSGN09
 

HOTEL MODELO DE SGA

No trabalho prop√Ķe-se descrever as etapas de implanta√ß√£o do Sistema de Gest√£o Ambiental em hot√©is, transformando-os em mais um ramo de neg√≥cio que vem adequando- -se aos novos consumidores verdes. O hotel-modelo de sistema de gest√£o ambiental antes era um hotel sem nenhuma preocupa√ß√£o com o meio ambiente e seus impactos nele. Os estudos do dia a dia deste hotel refletiram-se em benef√≠cios socioecon√īmicos e garantiram a ecoefici√™ncia para o empreendimento.
Estande: 67
Código do trabalho: GABN04
 

IDENTIFICA√á√ÉO DE SISTEMAS DIN√āMICOS APLICADO A AERONAVES

Neste trabalho desenvolve-se a identifica√ß√£o dos Sistemas Din√Ęmicos de Aeronaves. Levantam-se as caracter√≠sticas de voo e o comportamento din√Ęmico de um aeromodelo obtidos com voos experimentais e comparam-se os dados calculados.
Estande: 72
Código do trabalho: CAN11
 

ILUMINA√á√ÉO COM "LED" PARA GIN√ĀSIOS POLIESPORTIVOS

Estudo de caso de ilumina√ß√£o em "LED" para gin√°sios poliesportivos, com um comparativo entre o "LED" e as l√Ęmpadas convencionais.
Estande: 108
Código do trabalho: ELD01
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 08:00
Local da Banca de Avaliação: SALA J308
 

IMPLANTA√á√ÉO DE ERP EM AGRONEG√ďCIO

O projeto consiste em mapear os processos da produ√ß√£o de sementes e desenvolver um modelo apropriado a ser implantando no sistema de ERP para empresa de agroneg√≥cio, a fim de agilizar e facilitar a gest√£o empresarial garantindo a integra√ß√£o de informa√ß√Ķes.
Estande: 157
Código do trabalho: PMN04
 

IMPLANTA√á√ÉO DE PCP EM EMPRESA FABRICANTE DE IMPLANTES DENT√ĀRIOS.

Desenvolver e implantar um plano de PCP (Programação e Controle da Produção) adaptado à realidade de uma empresa de implantes e próteses dentárias, com o objetivo de atender a demanda, reduzindo os níveis de estoque e maximizando o uso dos recursos.
Estande: 99
Código do trabalho: PMN08
 

IMPLANTAÇÃO DE PROCESSO DE MELHORIAS EM EMPRESA DE MANUFATURA DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA, COM FERRAMENTAS DO "LEAN MANUFACTURING"

O trabalho consiste na implanta√ß√£o de processo de melhorias em empresa de manufatura de equipamentos de seguran√ßa, tais como cintur√Ķes, talabarte, trava-quedas etc. Foram utilizadas ferramentas do ¬ďLean Manufacturing¬Ē com o objetivo de redu√ß√£o dos desperd√≠cios encontrados no ch√£o-de-f√°brica. Inicialmente foi realizado um mapeamento do fluxo produtivo, com o qual foram verificados os gargalos e realizadas propostas de melhorias, como redu√ß√£o de estoque intermedi√°rio, "setup" r√°pido, ¬ďpoka-yoke¬Ē, 5S etc.
Estande: 135
Código do trabalho: PMD02
 

IMPLANTA√á√ÉO DE SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE INFRA√á√ēES DE TR√āNSITO EM LOCADORA DE AUTOM√ďVEIS.

O trabalho tem como objetivo propor um modelo de gestão que permita avaliar e otimizar o gerenciamento de multas dentro de locadoras de veículos. Por meio de análises de fluxo e identificação dos indicadores que influenciam nesse gerenciamento, este trabalho pretende propor melhor eficiência da gestão e uma redução de despesas para as empresas.
Estande: 151
Código do trabalho: PMD19
 

IMPLANTA√á√ÉO DO SISTEMA DE RFID (IDENTIFICA√á√ÉO POR R√ĀDIO FREQU√äNCIA) E LOG√ćSTICA REVERSA NA CEAGESP

Neste trabalho objetiva-se apresentar os impactos, as vantagens, as desvantagens e os desafios da Log√≠stica Reversa no sistema de RFID (Identifica√ß√£o por Radio Frequ√™ncia). Buscam-se ferramentas e solu√ß√Ķes para a implementa√ß√£o na CEAGESP, desde o monitoramento de caixas, implanta√ß√£o de caixas pl√°sticas, fluxo da cadeia log√≠stica, at√© a sustentabilidade e diminui√ß√£o na perda de produtos hortifrutigranjeiros.
Estande: 21
Código do trabalho: ADMN09
 

IND√öSTRIA QU√ćMICA: MODELAGEM DO PROCESSO DE PRODU√á√ÉO DE ALCO√ďIS LEVES COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO

Processos químicos geralmente são operados como linhas de produção contínua. Como seus equipamentos são utilizados para mais de um produto final, seu planejamento costuma ser feito como produção intermitente (em bateladas). A transição do planejamento para a programação depende dos volumes de demanda e das capacidades dos equipamentos. A modelagem e simulação dos processos são ferramentas fundamentais para o alcance de altas eficiências do uso de equipamentos, maximizando o volume produzido.
Estande: 179
Código do trabalho: PMD13
 

MANIPULADOR POR LEVITA√á√ÉO MAGN√ČTICA

Este trabalho apresenta um manipulador com um grau de liberdade (rotativo) e efetuador baseado na tecnologia de levita√ß√£o magn√©tica. Dispositivo destinado √† realiza√ß√£o de opera√ß√Ķes "pick and place".
Estande: 173
Código do trabalho: CAN08
 

MANUFATURA DIGITAL NO IMT.

Segundo Carli (2007), Fábrica Digital é uma ferramenta de auxílio à gestão do ciclo de vida do produto. Este trabalho é sobre a implantação das ferramentas de Fábrica Digital na escola de Engenharia Mauá.
Estande: 37
Código do trabalho: PMN06
 

M√ĀQUINA DISTRIBUIDORA DE "CUP NOODLES"

Este trabalho tem por objetivo projetar e desenvolver uma m√°quina distribuidora de macarr√£o instant√Ęneo, tipo "Cup Noodles" para atender pessoas em busca de refei√ß√Ķes r√°pidas nos mais diversos lugares. A m√°quina √© capaz de armazenar, processar e distribuir o produto utilizando o mesmo conceito das famosas "Vending Machines". Seu elemento de diferencia√ß√£o √© o fornecimento de uma refei√ß√£o r√°pida, quente e a um pre√ßo acess√≠vel.
Estande: 62
Código do trabalho: CAN10
 

MELHORIA DA PRODUTIVIDADE DE UMA IND√öSTRIA QU√ćMICA COM A IMPLANTA√á√ÉO DA MANUTEN√á√ÉO PRODUTIVA TOTAL (TPM)

Este trabalho visa implantar tr√™s dos cinco principais pilares do "Total Productive Maintenance" (TPM) numa Ind√ļstria Qu√≠mica, com o objetivo principal de criar linhas de produ√ß√£o altamente eficientes. Com isso, h√° diminui√ß√£o de quebras de m√°quinas, redu√ß√£o de perdas por n√£o conformidades, aumento da vida √ļtil dos equipamentos, conscientiza√ß√£o dos colaboradores e da padroniza√ß√£o das opera√ß√Ķes de produ√ß√£o para se atingirem as metas definidas no planejamento estrat√©gico da empresa.
Estande: 168
Código do trabalho: PMN05
 

MELHORIA DO PROCESSO DE FABRICA√á√ÉO DE PLACAS DE ACR√ćLICO DO TIPO "CAST"

Este trabalho busca a melhoria de chapas de acr√≠lico do tipo "cast", definindo condi√ß√Ķes que garantam a homogeneidade de suas espessuras. Para tal foi necess√°ria a identifica√ß√£o das necessidades do mercado por meio de pesquisas de satisfa√ß√£o com os consumidores, a avalia√ß√£o do desempenho dos processos e produtos da empresa com o uso do controle de processo e das ferramentas da qualidade. Isso permitiu a identifica√ß√£o das oportunidades de melhoria para se analisarem e desenvolverem solu√ß√Ķes.
Estande: 41
Código do trabalho: MCD06
 

MELHORIAS DE DESEMPENHO DO SISTEMA DE TRANSMISS√ÉO DO BAJA MAU√Ā.

O foco deste trabalho aborda as melhorias do desempenho (acelera√ß√£o e velocidade m√°xima) do ve√≠culo ¬ďoff-road¬Ē Baja Mau√° por meio da implementa√ß√£o de CVT h√≠brida, utilizando-se tecnologias do autom√≥vel Honda Fit e do fabricante Comet. Como fruto desse trabalho, al√©m de melhorias de desempenho do ¬ďpowertrain¬Ē, obteve-se um conjunto de transmiss√£o mais compacto, de montagem e desmontagem r√°pidas, al√©m da dispensa de eventuais ajustes de opera√ß√£o na oportunidade da competi√ß√£o Baja SAE Brasil.
Estande: 54
Código do trabalho: MCN05
 
Data da Banca de Avaliação: 25/11/2019 17:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Alpha
 

MODELAGEM E SIMULA√á√ÉO DA DIRIGIBILIDADE E CONFORTO DE UM VE√ćCULO AUTOMOTOR

Este trabalho aborda o comportamento de um ve√≠culo Baja SAE, por meio de vari√°veis associadas a sua dirigibilidade, tais como acelera√ß√Ķes, rolagem e √Ęngulo de ester√ßamento. Foram modelados geometria, transmiss√£o, dire√ß√£o, suspens√£o, molas e amortecedores que servem de base para simula√ß√Ķes no Carsim executadas fisicamente, comprovando a representatividade do modelo gerado. Assim, o uso do Carsim pode prever melhorias na fase de projeto do ve√≠culo Baja que levar√° a um desempenho melhor.
Estande: 54
Código do trabalho: MCN02
 

MODELO DE IMPLANTAÇÃO DA TECNOLOGIA BIM EM CONSTRUTORAS

Estudo de um modelo de implantação da tecnologia BIM ("Building Information Modelling") em construtoras
Estande: 32
Código do trabalho: CVN04
 

MODELO ESTRAT√ČGICO DE GEST√ÉO LOG√ćSTICA

O objetivo deste trabalho √© fornecer a uma empresa do setor qu√≠mico ferramentas que auxiliem na decis√£o de implementar um centro de distribui√ß√£o pelo estudo t√©cnico e econ√īmico das opera√ß√Ķes na sua cadeia de suprimentos. Para essa an√°lise, a ferramenta escolhida foi a otimiza√ß√£o com um modelo de programa√ß√£o linear, m√©todo muito utilizado dentro da pesquisa operacional e com resultados que chegam bem pr√≥ximos da realidade.
Estande: 103
Código do trabalho: PMN12
 

MONOCICLO AUTOBALANCEADO

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um monociclo elétrico autobalanceado para o transporte individual de pessoas. As principais caracteríticas desse monociclo são a propulsão elétrica, que dispensa a necessidade de o usuário pedalar, e o controle automático de equilíbrio do usuário para frente e para trás. O usuário não necessita de nenhuma habilidade para se equilibrar e usar esse monociclo, portanto é um veículo fácil de usar, além de ser inovador, portátil, prático e divertido.
Estande: 94
Código do trabalho: CAN05
 

O HIDROANEL PARA O TRANSPORTE AQUAVI√ĀRIO EM TORNO DA CIDADE DE S√ÉO PAULO

O Hidroanel Metropolitano √© um conjunto de hidrovias interligadas. Tem um percurso de 186 km, que contorna a cidade de S√£o Paulo, contempla os principais cursos de √°gua da metr√≥pole e conta com eclusas e terminais multimodais. A viabilidade do projeto leva em considera√ß√£o aspectos t√©cnicos, econ√īmicos, sociais, log√≠sticos e ambientais. O projeto √© ambicioso e, se implantado com sucesso, mudar√° o rumo do transporte em S√£o Paulo, aliviando o tr√Ęnsito e diminuindo a emiss√£o de poluentes.
Estande: 87
Código do trabalho: CVD02
 

O IMPACTO DAS M√ćDIAS SOCIAIS NA DECIS√ÉO DO CONSUMIDOR PARA A COMPRA DE PRODUTOS DE BENS DE CONSUMO

Para as empresas, mídias sociais são um misto de desejo, curiosidade e temor. A velocidade e a forma de relacionamento são uma poderosa ferramenta; se forem bem trabalhadas, resultam numa ótima forma de divulgação. Discute-se a evolução das mídias sociais e sua aceitação, como as empresas e os consumidores a utilizam, para verificar o real impacto dessas na decisão de compra.
Estande: 88
Código do trabalho: ADMN06
 

OS IMPACTOS DA VIDEOCONFER√äNCIA NAS ORGANIZA√á√ēES

A tecnologia da informa√ß√£o √© realidade em nossas vidas, pela facilidade que traz para a comunica√ß√£o, trabalho, treinamento entre outros afazeres pessoais ou corporativos. As organiza√ß√Ķes buscam meios que reduzam seus custos, potencializem seus resultados e facilitem o trabalho de seus colaboradores. A videoconfer√™ncia mostra-se uma ferramenta que ajuda a responder a essas buscas. Interaja 100% introduzido a este mundo e conhe√ßa uma vis√£o que o far√° quebrar seus paradigmas quanto a este assunto!
Estande: 91
Código do trabalho: ADMN10
 

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSO DE SECAGEM DE IOGURTE EM "SPRAY DRYER"

O objetivo deste estudo foi definir par√Ęmetros de processo de secagem de "Spray Dryer" a fim de se obter iogurte em p√≥ com boas caracter√≠sticas f√≠sico-qu√≠micas e sensoriais. A grande vantagem de produzir iogurte em p√≥ por esse processo consiste em aumentar a sua vida de prateleira com um produto est√°vel e pronto para consumo, reduzir a deteriora√ß√£o por microrganismos e facilitar seu manuseio e transporte por n√£o ser necess√°ria refrigera√ß√£o.
Estande: 155
Código do trabalho: QMN03
 

OTIMIZA√á√ÉO DE PROCESSO EM IND√öSTRIA QU√ćMICA

Este trabalho trata da otimiza√ß√£o de processo na ind√ļstria BlueStar silicones e visa reduzir os retrabalhos, que hoje est√£o por volta de 50% de todos os produtos que saem da linha de √≥leos n√£o reativos. Para isso ser√° feito um estudo 6 sigma e utilizado CEP.
Estande: 138
Código do trabalho: PMD11
 

OTIMIZAÇÃO DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA PELA VARIAÇÃO DA TAXA DE COMPRESSÃO

No cenário mundial, a busca por aumento de eficiência energética, diminuição de impactos ambientais e redução de custos são incessantes. Neste trabalho, abordam-se essas exigências, aplicando-se uma a uma na elaboração de um sistema de variação da taxa de compressão para um motor de combustão interna ciclo Otto. Com a variação da taxa de compressão é possível aumentar o rendimento térmico e a potência de um motor; consequentemente, há diminuição no consumo específico de combustível.
Estande: 102
Código do trabalho: MCN03
 

OXIDAÇÃO AVANÇADA DO CORANTE CONGO RED A PARTIR DE REAÇÃO DE FOTO-FENTON.

Durante anos, a evolu√ß√£o tecnol√≥gica caminhou com a degrada√ß√£o dos recursos naturais e o uso indiscriminado das fontes de √°gua. Esse pensamento vem-se alterando e muitas pol√≠ticas de conserva√ß√£o ambiental e re√ļso de recursos h√≠dricos est√£o em pr√°tica. Baseado nesse conceito de vida sustent√°vel, este trabalho consiste no estudo da oxida√ß√£o do corante Congo Red, pelas rea√ß√Ķes de FOTO-FENTON possibilitando re√ļso das √°guas tratadas.
Estande: 129
Código do trabalho: QMN08
 

PAINEL DE "LEDS" INTERATIVO

O projeto consiste em pain√©is de LEDs programados para interagir com usu√°rios sem necessidade de contato. Eles podem ser programados com diversos efeitos e cores, dependendo da aplica√ß√£o. A interatividade d√°-se pela utiliza√ß√£o de sensores optoeletr√īnicos posicionados ao longo dos pain√©is. Com esses sensores, os pain√©is respondem aos movimentos dos usu√°rios em tempo real. Os pain√©is s√£o desenvolvidos utilizando-se um conceito modular, permitindo maior variedade de formas e tamanhos.
Estande: 178
Código do trabalho: ELN10
 

P√ÉO FRANC√äS FORTIFICADO COM C√ĀLCIO DA CASCA DE OVO

Sabendo-se que os produtos fortificados com c√°lcio s√£o mais caros que os comuns, e por isso pouco acess√≠veis a boa parte da popula√ß√£o, este trabalho tem como objetivo criar um p√£o franc√™s, produto bastante comum na mesa dos brasileiros de todas as classes sociais, fortificado com c√°lcio proveniente da casca de ovo, mat√©ria-prima muitas vezes considerada subproduto que acaba n√£o tendo nenhuma utilidade para a ind√ļstria aliment√≠cia, al√©m de ser extremamente barata.
Estande: 128
Código do trabalho: ALD02
 

PAVIMENTOS PERME√ĀVEIS

A utilização dos pavimentos permeáveis é uma das possibilidades para aumentar a área permeável de solo e reduzir os problemas das enchentes e das ilhas de calor. Este trabalho conceitua os pavimentos permeáveis, descreve suas etapas de projeto e execução. Aplica-se num estudo de caso da execução do pavimento intertravado perméavel no Parque Shopping Barueri. Além da estrutura do trabalho, apresentam-se as fotos da execução do pavimento e demonstra-se a permeabilidade.
Estande: 160
Código do trabalho: CVD08
 

PIG GEOM√ČTRICO - INSPE√á√ÉO DE DEFORMA√á√ēES EM DUTOS

O PIG "Pipeline Inspection Gauge" √© um equipamento utilizado para a inspe√ß√£o de tubula√ß√Ķes de petr√≥leo e derivados. Existem diversos tipos de PIGs, entre eles os PIGs Geom√©tricos. Essa linha de equipamentos tem como fun√ß√£o auxiliar os Engenheiros e T√©cnicos de Manuten√ß√£o a inspecionarem deforma√ß√Ķes causadas na se√ß√£o de tubula√ß√Ķes de grande extens√£o.
Estande: 174
Código do trabalho: CAN06
 

PLANO DE NEG√ďCIOS PARA UMA ACADEMIA DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Neste trabalho prop√Ķe-se criar um ambiente ideal para a pr√°tica de inclus√£o social e de sa√ļde para o portador de necessidades especiais em academia de gin√°stica. Prop√Ķe-se, tamb√©m, favorecer o acesso, ter equipamentos adaptados e profissionais preparados para orientar o deficiente f√≠sico de acordo com sua necessidade. Deve-se, principalmente, valorizar a socializa√ß√£o do praticante.
Estande: 90
Código do trabalho: ADMN02
 

PLATAFORMA ROB√ďTICA OMNIDIRECIONAL EQUILIBRADA SOBRE UMA ESFERA

O trabalho consiste no projeto, desenvolvimento e constru√ß√£o de um rob√ī capaz de se locomover em qualquer dire√ß√£o sem a necessidade de se reorientar (omnidirecional). Toda a estrutura do rob√ī √© equilibrada sobre uma esfera respons√°vel pelo sistema de locomo√ß√£o do rob√ī. A configura√ß√£o escolhida para a forma do rob√ī facilita sua intera√ß√£o com ambientes humanos, uma vez que suas principais aplica√ß√Ķes referem-se √† atividade de guia (museus e feiras), transporte de materiais e visita virtual.
Estande: 111
Código do trabalho: CAN02
 

POL√ćTICA NACIONAL DE RES√ćDUOS S√ďLIDOS

A PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) tem como principais objetivos e instrumentos a destinação e o gerenciamento final de resíduos. Neste trabalho será apresentado um estudo de caso, com base em técnicas e sistemas ambientais.
Estande: 18
Código do trabalho: GABN03
 

PORTEIRO ELETR√ĒNICO

O diferencial do projeto √© o desenvolvimento de um interfone com a tecnologia GSM, que permite fazer liga√ß√īes para aparelhos celulares e controlar circuitos de sa√≠da, como uma fechadura eletr√īnica e/ou sistemas de seguran√ßa auxiliares.
Estande: 113
Código do trabalho: ELD02
 

PREPARA√á√ÉO PARA APLICA√á√ÉO DE FERRAMENTA "LEAN MANUFACTURING" NUMA EMPRESA DE MANUTEN√á√ÉO DE PLATAFORMAS DE TRABALHO A√ČREO

A empresa estudada presta manuten√ß√£o em PTA, plataformas de trabalho a√©reo. Foram identificadas oportunidades de melhoria no estoque, na padroniza√ß√£o de processos, elimina√ß√£o de desperd√≠cios etc. Com a prepara√ß√£o para implementar a ferramenta ¬ďLean Manufacturing¬Ē busca-se maior organiza√ß√£o, para com isso aumentar a capacidade produtiva e a vantagem competitiva ante os concorrentes.
Estande: 171
Código do trabalho: PMN01
 

PREPARAÇÃO PARA IMPLANTAR DOS CONCEITOS DE FABRICAÇÃO ENXUTA EM PEQUENAS EMPRESAS.

Neste trabalho procura-se aprofundar as ideias da manufatura enxuta, para a preparação a fim de implantar os seus conceitos e ferramentas numa pequena empresa do ramo de entretenimento, visando à melhoria de toda a cadeia produtiva do Disco Kids, produto em estudo.
Estande: 120
Código do trabalho: PMN03
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 16:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

PRESENÇA VIRTUAL

Este projeto consiste no desenvolvimento de um sistema audiovisual 3D de alta fidelidade, que permite ao usuário sentir estar presente em outro ambiente. Com óculos e um fone de ouvido, poderá ver e ouvir ambientes em que, naquele instante, seria impossível sua presença, como um espetáculo em outro país, uma peça de teatro ou até mesmo dentro de uma floresta.
Estande: 118
Código do trabalho: CAN07
 

PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA RECICLAGEM DA TETRA PAK

No trabalho pretende-se mostrar que a embalagem Tetra Pak, com base de alumínio, papel e plástico, pode ser reciclada.
Estande: 36
Código do trabalho: GABN05
 

PRODU√á√ÉO DE BIOCELULOSE POR "GLUCONACETOBACTER XYLINUS" COM O L√ćQUIDO DA CASCA DE COCO VERDE (COCOS NUCIFERA L) COMO SUBSTRATO

O presente trabalho objetiva reaproveitar o l√≠quido da casca de coco verde (LCCV) como fonte de substrato para a produ√ß√£o de biocelulose por "Gluconacetobacter xylinus". A biocelulose possui nobres aplica√ß√Ķes como pele artificial no aux√≠lio de tratamento de queimaduras, na ind√ļstria de cosm√©ticos, alimentos etc. O projeto une sustentabilidade √† inova√ß√£o tecnol√≥gica, ao se fazer uso de um descarte poluente (LCCV) para resultar num produto de alto valor agregado,
Estande: 14
Código do trabalho: QMD01
 

PROJETO DE M√ĀQUINA AUTOM√ĀTICA DE SERVIR A√áA√ć

O trabalho consiste no projeto de uma m√°quina de servir a polpa de a√ßa√≠. A m√°quina poder√° servir 3 op√ß√Ķes de sabor (natural, banana e morango) em 3 tamanhos de copo, num processo todo automatizado, ou seja, o usu√°rio somente aperta os bot√Ķes da escolha e ser√° servido pela m√°quina. Para manter a polpa de a√ßa√≠ na temperatura adequada, a m√°quina tamb√©m conter√° um refrigerador el√©trico constitu√≠do por placas de Peltier.
Estande: 85
Código do trabalho: CAD02
 

PROPOSTA DE UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVI√áOS DE ESTILIZA√á√ÉO E ACABAMENTO EM APARTAMENTOS REC√ČM-CONSTRU√ćDOS.

O trabalho tem como proposta a criação de uma empresa prestadora de serviços de alvernaria, pintura, elétrica e hidráulica, especializada na estilização e reforma em apartamentos recém-construídos, com o objetivo de adequá-los de acordo com as expectativas dos proprietários.
Estande: 55
Código do trabalho: ADMN04
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 15:00
Local da Banca de Avaliação: Auditorio Gama
 

REBAIXAMENTO DO LEN√áOL FRE√ĀTICO NA CIDADE DE S√ÉO PAULO, PARA A CONSTRU√á√ÉO DE SUBSOLOS DE EDIF√ćCIOS E SEUS EFEITOS PREJUDICIAIS √ÄS CONSTRU√á√ēES VIZINHAS.

Este trabalho trata do rebaixamento de len√ßol fre√°tico para a constru√ß√£o de subsolos de edif√≠cios na cidade de S√£o Paulo. Al√©m da teoria do processo, apresenta-se o mapeamento de ocorr√™ncia de √°gua subterr√Ęnea e solos moles, acidentes nas constru√ß√Ķes vizinhas e estudo de casos e legisla√ß√£o aplicada ao assunto. Por fim, um levantamento das regi√Ķes da cidade mais prop√≠cias √† ocorr√™ncia desse fen√īmeno e sugest√Ķes de poss√≠veis solu√ß√Ķes para se evitar o rebaixamento e suas consequ√™ncias.
Estande: 122
Código do trabalho: CVN01
 

REFRIGERADOR INTELIGENTE

O Projeto consiste em controlar de maneira inteligente o "Frost Free" de um refrigerador comercial, obtendo-se economia no consumo de energia elétrica.
Estande: 119
Código do trabalho: ELD04
 

REMEDIA√á√ÉO DE √ĀREAS CONTAMINADAS EM POSTOS DE COMBUST√ćVEL

Muitos postos de gasolina recebem a carta de convocação para licenciamento ambiental, e têm de se adequar às mudanças, usando métodos de remediação e, muitas vezes, a reforma total do posto. No posto de gasolina, objeto deste trabalho, foi utilizado um processo de remediação denominado extração multifásica (MPE), com ótimos resultados: reduziu-se para valores aceitáveis a concentração dos contaminantes.
Estande: 73
Código do trabalho: GABN08
 

REPUXO MEC√āNICO SERVO-ACIONADO

Este trabalho consiste no projeto e dimensionamento de um equipamento, denominado Repuxo, que tem como finalidade auxiliar as prensas na opera√ß√£o de conforma√ß√£o profunda. O equipamento atual, que conta com acionamento hidr√°ulico, pelo projeto mec√Ęnico, foi alterado , visando-se √† economia de energia el√©trica e √°gua utilizada na troca de calor, e √† otimiza√ß√£o do espa√ßo f√≠sico ocupado por ele. Para manter a mesma precis√£o ser√° acionado por servo-motores e movimentado por fusos de esferas.
Estande: 176
Código do trabalho: MCN07
 

RESTAURANTE-ESCOLA - UM PROJETO INOVADOR DE CAPACITAÇÃO

O trabalho consiste no desenvolvimento de um curso para a capacita√ß√£o de jovens carentes. O restaurante-escola dar√° ao aluno n√£o apenas a vis√£o hol√≠stica do que √© trabalhar num restaurante, como tamb√©m uma especializa√ß√£o. O curso preparar√° o aluno para o ingresso no mercado gastron√īmico. Para validar esse produto, fez-se um projeto- -piloto num restaurante, no bairro Jardim da Sa√ļde. Os jovens aprendizes oferecer√£o aos visitantes da feira pratos que aprenderam a preparar no decorrer do curso.
Estande: 125
Código do trabalho: ADMN08
 

SEGURAN√áA VI√ĀRIA

Neste trabalho desenvolveu-se um sinalizador para enchente que possibilita identificar o n√≠vel de √°gua durante alagamentos, agregado a um sistema de comunica√ß√£o vi√°ria, que transmite dados aos condutores. Por meio de comunica√ß√£o visual, o dispositivo informa a situa√ß√£o da enchente que o motorista deparar√°, colaborando para a diminui√ß√£o do tr√Ęnsito em dias de chuva forte, evitando perdas de ve√≠culos que se acabam danificando quando atravessam um trecho alagado.
Estande: 131
Código do trabalho: DSGN01
 

SEPARA√á√ÉO E COLETA DO √ďLEO DE COZINHA

Durante muitos anos, o √≥leo usadode cozinha vem sendo descartado de forma incorreta. A resolu√ß√£o da reciclagem n√£o depende em si de grandes investimentos, mas da simples mudan√ßa de h√°bitos da popula√ß√£o e da a√ß√£o de organiza√ß√Ķes que possam dar uma destina√ß√£o mais apropriada. O que mais chama aten√ß√£o √© que 1 LITRO DE √ďLEO USADO DE COZINHA CONTAMINA 1 MILH√ÉO DE LITROS DE √ĀGUA LIMPA. O nosso objetivo √© facilitar o descarte do √≥leo de cozinha e reduzir o risco causado ao planeta.
Estande: 39
Código do trabalho: DSGN05
 

SGA EM EPMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

Neste trabalho mostra-se o Sistema de Gest√£o Ambiental (SGA) em prestadoras de servi√ßos. O Sistema de Gest√£o Ambiental, nessas prestadoras, √© de suma import√Ęncia para a preserva√ß√£o do meio ambiente. Mesmo n√£o sendo uma grande fonte poluidora na gera√ß√£o de res√≠duos, apresenta-se um SGA gen√©rico para empresas desse segmento.
Estande: 89
Código do trabalho: GABN02
 

SIMULAÇÃO NO AEROPORTO DE CONGONHAS VISANDO À ADEQUAÇÃO DO SETOR DE EMBARQUE PARA A COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL

O ambiente macroecon√īmico brasileiro resultou num aumento real no PIB "per capita". Em paralelo, o acirramento da competi√ß√£o entre companhias a√©reas reduziu os pre√ßos de passagens. Esses fatores, somados √† Copa do Mundo de 2014, tornar√£o o setor aeroportu√°rio ainda mais problem√°tico. Assim, o projeto visa verificar, com a simula√ß√£o de eventos discretos, se o setor de raio-X do Controle de Seguran√ßa do Aeroporto de Congonhas est√° adequado para atender a demanda.
Estande: 83
Código do trabalho: PMD07
 

SIMULADOR PARA O SAT√ČLITE PLATO

Este trabalho foi desenvolvido em conjunto com a França para a Agência Espacial Européia e tem por finalidade servir de plataforma de teste e integração em diversas fases do desenvolvimento do Satélite internacional PLATO.
Estande: 113
Código do trabalho: ELN12
 

SISTEMA DE ESTERILIZA√á√ÉO DE EQUIPAMENTOS M√ČDICO-ODONTOL√ďGICOS POR RADIA√á√ÉO UV

Aparelho que utiliza a tecnologia de l√Ęmpadas emissoras de raios ultravioleta com o fim de esterilizar instrumentos que necessitem desse processo e tenham preocupa√ß√£o com um baixo consumo de energia e pequeno tempo de ciclo.
Estande: 30
Código do trabalho: CAD03
 

SISTEMA FACILITADOR DE COMPRAS NO SUPERMERCADO

Neste trabalho, desenvolveu-se um novo método de compras no supermercado: uma inovação tanto no design do carrinho como no sistema de compra. O uso de um leitor de código de barras ficará acoplado em cada carrinho para registrar o produto na hora em que o cliente escolhe. Os produtos serão registrados no leitor e, ao chegar ao caixa, o consumidor entrega o leitor ao funcionário que registrará os produtos selecionados sem a necessidade de retirá-los do carrinho/sacola.
Estande: 56
Código do trabalho: DSGN03
 

SOLUÇÃO NÃO CONVENCIONAL PARA CONTROLE DE ENCHENTES EM SÃO CAETANO DO SUL

Diante das enchentes que atingem a cidade de S√£o Caetano do Sul-SP, neste trabalho prop√Ķem-se solu√ß√Ķes n√£o convencionais a fim de minimiz√°-las. Toma-se como base o Parque V√°rzea do Tiet√™ (SP) que trar√° benef√≠cios como: preserva√ß√£o e recupera√ß√£o da v√°rzea para o amortecimento natural de cheias, reassentamento da popula√ß√£o, oferta de locais para lazer, cultura e esporte. Uma implanta√ß√£o semelhante em S√£o Caetano do Sul integraria de maneira harmoniosa, com a√ß√Ķes sociais, a redu√ß√£o de enchentes.
Estande: 175
Código do trabalho: CVN03
 

SOLU√á√ēES DE DRENAGEM SUPERFICIAL: CAPTA√á√ÉO E RETEN√á√ÉO DE √ĀGUAS PLUVIAIS EM EDIFICA√á√ēES

Estudo para se implantarem solu√ß√Ķes de drenagem superficial em edifica√ß√Ķes, para amortecer, de maneira efetiva, o escoamento de √°guas pluviais. No trabalho discute-se a influ√™ncia da urbaniza√ß√£o nos processos hidrol√≥gicos, apontam- -se solu√ß√Ķes para a drenagem superficial, al√©m da an√°lise da LEI-ESTADUAL-SP n.¬į12.526 e apresenta√ß√£o de estudo de caso.
Estande: 29
Código do trabalho: CVN05
 

SOLU√á√ēES PARA O TRANSPORTE URBANO PAULISTA

Neste trabalho esboçou-se um projeto de solução de transporte para a região metropolitana de São Paulo,visando implementação imediata, utilizando tecnologias e recursos já presentes no mercado, melhorando a qualidade de vida das pessoas sem causar impactos negativos para sua execução. A solução integra pontos positivos como o conforto do carro, a praticidade do táxi, a eficiência dos fretados e o pronto atendimento das peruas escolares, por meio de um software que otimiza o sistema, tornando-o eficaz e de baixo custo para uso.
Estande: 35
Código do trabalho: DSGN10
 

T√ČCNICAS E ALTERNATIVAS PARA A RECICLAGEM MEC√āNICA DE ELAST√ĒMEROS DE POLIURETANO

Os poliuretanos t√™m diversas aplica√ß√Ķes industriais, tanto como espumas (assentos de ve√≠culos) quanto como elast√īmeros (borrachas de veda√ß√£o), no entanto o seu descarte √© realizado inadequadamente. Para proteger o meio ambiente e reduzir custos fabris, avaliaram-se as t√©cnicas para a reciclagem mec√Ęnica do pol√≠mero, metodologia mais economicamente vi√°vel.
Estande: 115
Código do trabalho: QMD02
 

TRATAMENTO DE EFLUENTE AQUOSO CONTAMINANDO COM FTALATO DE DIMETILA E METANOL POR MEIO DE PROCESSO OXIDATIVO AVANÇADO

Os Processos Oxidativos Avan√ßados (POAs) s√£o uma nova tecnologia para tratamento de efluentes contaminados com subst√Ęncias prejudiciais √† sa√ļde, n√£o tratadas por processos convencionais. Nos POAs agentes com alto poder de oxida√ß√£o degradam contaminantes, como o DMP, um plastificante muito utilizado e classificado como desregulador end√≥crino. Esses processos podem ser a futura solu√ß√£o para o tratamento eficiente de efluentes l√≠quidos, minimizando impactos e garantindo √°gua em condi√ß√Ķes adequadas.
Estande: 65
Código do trabalho: QMN06
 

TRATAMENTO DE GLICERINA BRUTA EM REATOR ANAER√ďBIO

O processo de produção de biodísel gera, na etapa de transesterificação, o subproduto glicerina. Com a crescente demanda desse biocombustível, não haverá como absorver esse subproduto no mercado; então, há a necessidade de se eliminar esse efluente sem geração de passivo ambiental. O objetivo deste trabalho é tratar essa glicerina por reator anaeróbio do tipo AnSBBR com recirculação em batelada alimentada.
Estande: 106
Código do trabalho: QMD05
 

TV IP CORPORATIVA

O projeto da TV IP da Prefeitura de S√£o Caetano do Sul tem como objetivo realizar a oferta de servi√ßos p√ļblicos e a presta√ß√£o de contas √† popula√ß√£o. √Č uma iniciativa da Secretaria de Comunica√ß√£o e da Divis√£o da Tecnologia da Informa√ß√£o de S√£o Caetano e busca estreitar o di√°logo com a popula√ß√£o. O projeto √© dividido em dois campos de a√ß√£o: TV Indoor e TV Web Treinamento. O sistema possui uma rede exclusiva de transmiss√£o Web, com gest√£o de hor√°rios espec√≠ficos e programa√ß√£o diferenciada.
Estande: 140
Código do trabalho: GTIN01
 

USO DE CRAS EM PROGRAMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

O CRAS (Centro de Reabilita√ß√£o de Animais Silvestres) √© um instrumento utilizado para minimizar o impacto de atividades humanas na fauna. Tem como finalidades: a recupera√ß√£o, a soltura e outros encaminhamentos de animais que sofreram inj√ļrias f√≠sicas. Neste trabalho, pretende-se descrever os procedimentos que unem empresas privadas, √≥rg√£os p√ļblicos e ONGs nessa atividade.
Estande: 61
Código do trabalho: GABN07
 

VE√ćCULO PARA 2020

O projeto consiste em desenvolver um carro-conceito para 2020. Por meio de uma parceria com a empresa General Motors foi desenvolvido o "briefing" para se criar um produto para o portf√≥lio Chevrolet que seja compacto e focado na elite jovem dos grandes centros urbanos. O produto deve ainda indicar caminhospara solu√ß√Ķes sustent√°veis que otimizem o produto e reduzam os impactos ambientais.
Estande: 95
Código do trabalho: DSGN08
 

VIABILIDADE DA UTILIZA√á√ÉO DA ENERGIA GEOT√ČRMICA PARA A CLIMATIZA√á√ÉO DE EDIF√ćCIOS COMERCIAIS NO BRASIL

O aumento cada vez mais significativo da demanda por energia elétrica gera a necessidade de formas alternativas para a economia de energia. O aproveitamento do calor armazenado no solo permite reduzir o elevado gasto energético proveniente de dispositivos de refrigeração. Neste trabalho realiza-se o estudo de Bomba de Calor Geotérmica para reduzir os gastos energéticos de ar condicionado utilizado na climatização de edifícios comerciais e residenciais.
Estande: 154
Código do trabalho: CVD10