Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 


2014

(Pesquisado por: ‚äāmit=)

Número de trabalhos exibidos: 131

"COOKTOP" MULTIFUNCIONAL SUSTENT√ĀVEL AMANS

O "cooktop" multifun√ß√£o Amans foi pensado para ajudar a cuidar da sua fam√≠lia. Tritura com perfei√ß√£o enquanto aquece o conte√ļdo para fazer sopas com o acess√≥rio Liquidificador. Bata massas e claras em neve sem ter de usar uma batedeira que ocupa muito espa√ßo. Deixe seu assistente mexer as suas receitas enquanto voc√™ cuida do que realmente importa: voc√™ e sua fam√≠lia. Tudo isso num √ļnico eletrodom√©stico resistente e dur√°vel que ficar√° exposto na sua cozinha sem ocupar mais espa√ßo do que deveria.
Estande: 116
Código do trabalho: DSGN10
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 20:40
Local da Banca de Avaliação: H206
 

"HEALTH WATCH": DISPOSITIVO M√ďVEL DE CAPTA√á√ÉO DE DADOS VISANDO √Ä QUALIDADE DE VIDA

Rel√≥gio de capta√ß√£o m√≥vel de dados para aplica√ß√£o em pesquisas sobre a interfer√™ncia dos fatores ambientais no sono e melhoria da qualidade de vida do usu√°rio. Inclui fun√ß√£o de alerta de queda do usu√°rio, encaminhado aos familiares. √Č muito √ļtil para idosos que vivem sozinhos. Os dados s√£o apresentados graficamente para melhor visualiza√ß√£o e estudo Num aplicativo para "smartphones".
Estande: 94
Código do trabalho: ELD01
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 14:30
Local da Banca de Avaliação: S√ÉO CAETANO DO SUL
 

"RACK" PARA MANUTENÇÃO

"Rack" automotivo (bagageiro) para armazenamento, acomodação e organização de ferramentas, acessórios, vestimentas, EPIs e EPCs utilizados nos serviços de manutenção para empresas do ramo de telefonia e TV digital. O produto fica localizado no teto dos automóveis e também é utilizado como sinalização visual para maior segurança. Ergonomia, praticidade e segurança são as palavras que resumem o projeto.
Estande: 2
Código do trabalho: DSGN02
 

"REDRIVE": MONITORAMENTO E AN√ĀLISE DO COMPORTAMENTO DE MOTORISTAS

Sistema veicular embarcado de aquisi√ß√£o e transmiss√£o de dados que permite quantificar o grau de risco do condutor baseado em seu comportamento. Tamb√©m h√° a detec√ß√£o de colis√Ķes, derrapagens e capotagens, al√©m do monitoramento de falhas indicadas pela central eletr√īnica do autom√≥vel. Todos os dados s√£o transmitidos por GPRS para um servidor, onde ficam dispon√≠veis para consulta. A localiza√ß√£o de ocorr√™ncia de cada evento tamb√©m √© indicada num mapa geogr√°fico.
Estande: 1
Código do trabalho: ELD02
 
Data da Banca de Avaliação: 09/12/2019 15:40
Local da Banca de Avaliação: S√£o Caetano do Sul
 

"SELF SMART SKIN" - ADESIVOS PERSONALIZADOS

M√°quina de autoatendimento para a confec√ß√£o de pel√≠culas personalizadas para dispositivos eletr√īnicos (e.g. smartphones, tablets, notebooks). A personaliza√ß√£o e edi√ß√£o da imagem s√£o feitas pelo usu√°rio com o uso de recursos computacionais em tela "touchscreen". O produto √© entregue acabado e recortado. Ele atende as dimens√Ķes originais do equipamento preservando aspectos como c√Ęmera, conectores, bot√Ķes etc.
Estande: 19
Código do trabalho: ELN02
 

"SNACK" DE IOGURTE LIOFILIZADO

O objetivo deste trabalho foi desenvolver um iogurte probi√≥tico que, al√©m das bact√©rias do iogurte, cont√©m uma bact√©ria probi√≥tica e o fruto-oligossacar√≠deo (prebi√≥tico). Outro fator importante no desenvolvimento do "snack" √© a tecnologia utilizada na secagem, o processo de liofiliza√ß√£o, garantia de que as caracter√≠sticas organol√©pticas se mant√™m. Por ser um produto seco, apresenta uma import√Ęncia econ√īmica relevante, por dispensar a cadeia de refrigera√ß√£o.
Estande: 26
Código do trabalho: ALD06
 

"STICK" DE FRUTAS COM PROPRIEDADES FUNCIONAIS

Com a crescente procura por alimentos saudáveis, naturais e com propriedades funcionais, enxergou-se a necessidade de desenvolver um doce que suprisse tal demanda. Com base na formulação de uma geleia e com posterior secagem, produziu-se um "stick" de morango com açaí e chia, ou seja, uma barrinha de frutas com poder antioxidante e de consumo prático.
Estande: 83
Código do trabalho: ALD04
 

"VENDING MACHINE" PARA EVENTOS

M√°quina de vendas de bebida com duas op√ß√Ķes (vodka e energ√©tico) para eventos como baladas e festivais, a fim de otimizar o servi√ßo de entrega. Venda por aplicativo e despejo autom√°tico.
Estande: 160
Código do trabalho: DSGN08
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 19:50
Local da Banca de Avaliação: H206
 

: ESTUDO DO EFEITO DA FUMIGA√á√ÉO DE √ĀGUA NA CARACTER√ćSTICA DE EMISS√ēES EM MOTORES DIESEL

O trabalho tem por objetivo realizar um estudo sobre a injeção de água em motores diesel visando à redução na emissão de poluentes.
Estande: 106
Código do trabalho: MCD04
 

A CONTRIBUI√á√ÉO DAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZA√á√ēES NA ERA DO CONHECIMENTO

Neste projeto procura-se analisar o processo de Implanta√ß√£o de uma Universidade Corporativa (UC) numa multinacional, para aproximar do leitor o conceito de UC, evidenciar sua aplica√ß√£o nas organiza√ß√Ķes e justificar a ado√ß√£o do sistema. A pesquisa justifica-se pelo fato de vivermos num pa√≠s em desenvolvimento, em que muitas vezes a educa√ß√£o regular n√£o √© adequada para atender as demandas do mercado. Isso torna-se um obst√°culo √† competitividade, ao progresso das empresas, das pessoas e do pa√≠s.
Estande: 163
Código do trabalho: ADMN06
 

A√á√ēES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENT√ĀVEL DE UM CANTEIRO DE OBRAS

No projeto estudam-se m√©todos e materiais empregados em canteiros de obras, com a finalidade de reduzir os impactos ambientais, como o consumo excessivo de energia, de √°gua e de materiais. Nele se valoriza, portanto, o desenvolvimento sustent√°vel e sua respectiva import√Ęncia ambiental.
Estande: 127
Código do trabalho: CVD05
 

ADIÇÃO DE PIGMENTO NATURAL EM VERNIZES

O objetivo deste trabalho foi a preparação de um verniz pigmentado com corante natural. Para tanto, realizou-se a extração de antocianinas do vegetal repolho roxo, utilizando-se acetona como solvente. O corante extraído foi adicionado em resina poliéster, obtendo-se um verniz com tonalidade rosada.
Estande: 68
Código do trabalho: QMN08
 

AN√ĀLISE DE ESTRAT√ČGIAS SUSTENT√ĀVEIS EM HABITA√á√ēES DO SISTEMA CDHU

O trabalho em quest√£o trata de an√°lise de ferramentas, processos e metodologias de implanta√ß√Ķes de conceitos sustent√°veis, em projetos e constru√ß√Ķes da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O estudo leva em considera√ß√£o n√£o apenas a explica√ß√£o das medidas em si adotadas, como tamb√©m a real quest√£o de funcionalidade delas. Utilizou-se o hist√≥rico na CDHU, sendo essas medidas j√° implantadas ou n√£o, a fim de poderem ser utilizadas em novos projetos.
Estande: 143
Código do trabalho: CVD16
 

AN√ĀLISE DE INVESTIMENTO: HABITA√á√ÉO PARA BAIXA RENDA

O grande objetivo deste trabalho consiste na análise de viabilidade de habitação para pessoal de baixa renda no Brasil. Privilegiam-se todas as etapas da obra, além de custo, prazo e aceitação. Entre os métodos apresentados, inclui-se, como alternativa, um material muito interessante: o tijolo ecológico. Seu emprego não é amplo no Brasil, devido à preferência pelos tradicionais materiais.
Estande: 132
Código do trabalho: CVN04
 
Data da Banca de Avaliação: 10/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

AN√ĀLISE DE UM POL√ćMERO COM PROPRIEDADES DE AUTOCURA

Há tempos alguns países realizam pesquisas no campo de polímeros. Mais recentemente, em especial, com polímeros com propriedades de "self-healing" e reciclagem. Essa tecnologia de autocura está sendo estudada também no Brasil. Diversas vantagens do produto e a tecnologia estão listadas no trabalho. Um dos propósitos deste estudo é a análise de cada característica com a exposição das vantagens desse polímero, com bom custo-benefício, além da melhora no impacto ambiental.
Estande: 153
Código do trabalho: QMN09
 

AN√ĀLISE DE UMA BOMBA DE FLUXO EM OPERA√á√ÉO COMO TURBINA

Neste trabalho analisa-se o comportamento de uma bomba que opera como turbina (BFT), recurso muito usado em microgera√ß√£o de energia el√©trica. Nele objetiva-se agregar conhecimento e viabilizar compara√ß√Ķes com estudos j√° realizados sobre o tema. Os estudos foram conduzidos no Laborat√≥rio Prof. Dimer Benatti da EEM em bancada espec√≠fica projetada e constru√≠da tamb√©m como trabalho de conclus√£o de curso. A an√°lise visou homologar a bancada e analisar o comportamento da BFT sob v√°rias condi√ß√Ķes operacionais.
Estande: 170
Código do trabalho: MCD08
 
Data da Banca de Avaliação: 07/12/2019 07:40
Local da Banca de Avaliação: W402
 

AN√ĀLISE DIN√āMICA EM ESTRUTURAS SOB O EFEITO DO VENTO

Neste trabalho busca-se mostrar a import√Ęncia de um estudo detalhado da din√Ęmica do vento. Apresenta-se o comportamento de uma estrutura flex√≠vel sob a a√ß√£o din√Ęmica do vento, comparando-se os resultados num√©ricos de modelos em elementos finitos com resultados anal√≠ticos.
Estande: 16
Código do trabalho: CVD11
 

AN√ĀLISE DOS FATORES CR√ćTICOS DE SUCESSO DO CONCEITO GOURMET EM BRIGADERIA: PLANO DE NEG√ďCIOS

O trabalho tem como objetivo elaborar um Plano de Neg√≥cios de uma Brigaderia Gourmet, Visa estudar a import√Ęncia dos fatores cr√≠ticos de sucesso e verificar como a inova√ß√£o pode trazer rentabilidade e vantagem competitiva para a organiza√ß√£o. Considerando que o foco da pesquisa √© explorar a inova√ß√£o do neg√≥cio, ela traz o conceito de brigadeiros saud√°veis, feitos com ingredientes naturais e com baixo teor de calorias, gerando um diferencial competitivo diante do mercado.
Estande: 84
Código do trabalho: ADMD01
 

AN√ĀLISE E ACOMPANHAMENTO DA RESTAURA√á√ÉO DO PAVIMENTO NUMA FAIXA EXCLUSIVA DE √ĒNIBUS NO MUNIC√ćPIO DE S√ÉO PAULO

O aproveitamento das estruturas de pavimento representa um grande benef√≠cio, tanto econ√īmico quanto ambiental, evitando-se, ou reduzindo-se a necessidade de √°reas de bota-fora. A reciclagem de pavimentos apresenta-se como uma situa√ß√£o tecnicamente vi√°vel. O objetivo deste trabalho √© a an√°lise e acompanhamento da reciclagem de um pavimento asf√°ltico, utilizando-se o m√©todo da reciclagem com aplica√ß√£o de espuma de asfalto.
Estande: 23
Código do trabalho: CVN07
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

AN√ĀLISE E AVALIA√á√ÉO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS PARA O AUMENTO DA CAPACIDADE PRODUTIVA DE UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

O trabalho consiste na an√°lise da cadeia de suprimentos de uma empresa de equipamentos eletr√īnicos para gerenciar postos de combust√≠veis. O objetivo da an√°lise √© contribuir para o aumento da capacidade produtiva da empresa em quest√£o, que se encontra em processo de expans√£o do neg√≥cio. O grupo encontrou solu√ß√Ķes para a empresa atender por meio de ferramentas da engenharia de produ√ß√£o, sem necessidade de grandes investimentos.
Estande: 61
Código do trabalho: PMD06
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

AN√ĀLISE T√ČCNICA DE UMA MICROEMPRESA DE ACESS√ďRIOS DE SEGURAN√áA E CONFORTO PARA REC√ČM-NASCIDOS.

Neste trabalho apresentam-se quais ferramentas da engenharia de produção foram utilizadas assim como os resultados obtidos após a implantação de técnicas numa microempresa do setor têxtil de acessórios de segurança para recém-nascidos.
Estande: 92
Código do trabalho: PMD16
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio beta
 

APLICATIVO PARA LOCALIZAÇÃO DE VAGAS NUM ESTACIONAMENTO - "SMART PARK"

Um aplicativo que auxiliará o usuário a escolher a melhor vaga de estacionamento, seja ela preferencial, perto de algum local específico (lojas), seja a mais próxima dele. Os principais objetivos desse aplicativo são: * reduzir o tempo de busca de vagas; * localizar a vaga mais conveniente; * reduzir a emissão de poluentes; * reservar uma vaga por um período de tempo.
Estande: 73
Código do trabalho: CAD03
 

APROVEITAMENTO EL√ČTRICO DE EXAUSTORES E√ďLICOS

Aproveitamento da energia proveniente de exaustores e√≥licos instalados em ambientes industriais e galp√Ķes, na forma el√©trica, promovendo ilumina√ß√£o do pr√≥prio ambiente. O trabalho envolve as √°reas de engenharia mec√Ęnica e engenharia el√©trica. O principal objetivo √© colaborar com as empresas, reduzindo gastos de energia el√©trica e com o meio ambiente, contribuindo para a sustentabilidade.
Estande: 98
Código do trabalho: MCD05
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 09:30
Local da Banca de Avaliação: W402
 

ASFALTO MODIFICADO COM FIBRA DE COCO

Neste trabalho apresenta-se o estudo de um asfalto modificado com fibra de coco que melhora seu desempenho.
Estande: 103
Código do trabalho: QMN01
 

ATUADORES DE PLASMA

Método de controle de camada-limite ativo por intermédio de atuadores de plasma.
Estande: 15
Código do trabalho: MCD06
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 18:00
Local da Banca de Avaliação: W402
 

AUTOMA√á√ÉO RESIDENCIAL COM MONITORAMENTO M√ďVEL

Este trabalho contempla novas aplica√ß√Ķes voltadas para a automa√ß√£o residencial, com foco espec√≠fico em tr√™s itens que, esquecidos, podem trazer preju√≠zos e problemas para suas resid√™ncias. O projeto volta-se para os seguintes itens: janela (fechamento ou abertura), porta (trancada ou destrancada) e ilumina√ß√£o (acesa ou apagada), com controle e monitoramento remoto, por meio de dispositivos m√≥veis.
Estande: 166
Código do trabalho: CAN07
 

BOLHA NO MERCADO IMOBILI√ĀRIO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A CONJUNTURA ECON√ĒMICA BRASILEIRA E A CRISE DO "SUBPRIME"

Estudo de caso relativo ao mercado imobili√°rio brasileiro. Nele se faz uma previs√£o de bolha imobili√°ria comparada com a da crise nos Estados Unidos em 2008.
Estande: 20
Código do trabalho: ADMD02
 

BOLSAS ECOL√ďGICAS E SISTEMA DE ENCAIXES PARA PORTA-MALAS

Projeto voltado ao aproveitamento de desperd√≠cios de materiais no corte e encaixe de tecidos numa ind√ļstria de bancos automotivos e t√™xtil. Materiais utilizados para a produ√ß√£o de bolsas e sistemas sustent√°veis de armazenamento com encaixes em autom√≥veis.
Estande: 130
Código do trabalho: DSGN04
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 20:40
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Alpha
 

BRINQUEDO PARA ENSINAR PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇAS

"Todo mundo neste pa√≠s deveria aprender a programar um computador, porque ensina voc√™ agora como pensar." - Steve Jobs Em parceria com uma tradicional ind√ļstria de brinquedos brasileira, o objetivo deste trabalho foi elaborar um brinquedo que introduza a crian√ßa, na faixa de 3 a 5 anos, num ambiente de programa√ß√£o simplificada, desenvolvendo tamb√©m a habilidade de coordena√ß√£o motora fina, por meio de algo instigante e l√ļdico, utilizando personagens atuais em destaque no mercado.
Estande: 91
Código do trabalho: DSGN09
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 19:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Alpha
 

CADEIRA DE RODAS COM MECANISMO DE INCLINA√á√ÉO PARA TETRAPL√ČGICOS E IDOSOS PORTADORES DE ALZHEIMER E PARKINSON

O projeto consiste numa cadeira de rodas com mecanismo de inclinação voltado para os tetraplégicos e idosos portadores de síndromes neurológicas que lhes limitam os movimentos, como Alzheimer e Parkinson.
Estande: 159
Código do trabalho: MCN02
 
Data da Banca de Avaliação: 09/12/2019 15:00
Local da Banca de Avaliação: Auditorio Gama
 

CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO E ARRECADAÇÃO PARA UMA ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR: AACD

O TCC, com o tema: Inova√ß√£o de campanhas de arrecada√ß√£o para a AACD, consiste numa pesquisa sobre o comportamento de brasileiros com rela√ß√£o a doa√ß√Ķes. Foram distribu√≠dos cofrinhos da AACD pelos "campi" da Mau√° em S√£o Paulo e em S√£o Caetano do Sul (SCS). Na Eureka, mostra anual dos trabalhos de gradua√ß√£o da Mau√°, no "campus" de SCS (aberto ao p√ļblico), crian√ßas da AACD apresentar√£o uma luta de capoeira em 31.10. Ser√£o aceitas doa√ß√Ķes de material de papelaria.
Estande: 142
Código do trabalho: ADMN03
 

CAPA DE CHUVA PARA MOTOCICLISTA

Focado na experi√™ncia do usu√°rio, o trabalho consiste em buscar novas formas de vestir e guardar uma capa de chuva, gerando mais conforto e praticidade. Para se chegar ao resultado esperado, foram feitos diversos prot√≥tipos e estudos ergon√īmicos. Usaram-se os mesmos modos de fabrica√ß√£o de hoje em dia para adapta√ß√£o na ind√ļstria atual de forma mais f√°cil. Com o produto, visa-se atingir todos os usu√°rios de motocicletas, consumidores de um mercado que vem crescendo nos √ļltimos anos, segundo dados da Abraciclo.
Estande: 119
Código do trabalho: DSGN11
 
Data da Banca de Avaliação: 02/12/2019 09:00
Local da Banca de Avaliação: AUDIT√ďRIO GAMA
 

CENTRAL INTERATIVA PARA DIVULGAÇÃO EM AMBIENTES COMERCIAIS

Aplicativos para a plataforma Android (Smartphones e Tablets) que possibilitam aos seus usu√°rios o acesso √†s informa√ß√Ķes t√©cnicas dos TCCs em exposi√ß√£o. Exemplo de aplica√ß√£o √© o de uma pra√ßa de alimenta√ß√£o na qual o usu√°rio faz a escolha do card√°pio sem necessidade de presen√ßa f√≠sica em fila de caixa. O pedido √© feito pelo aplicativo; o restaurante recebe a solicita√ß√£o e o usu√°rio apenas efetua o pagamento. A comunica√ß√£o sem fio ocorre entre o aplicativo e uma plataforma com sistema embarcado.
Estande: 150
Código do trabalho: ELN03
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 12:00
Local da Banca de Avaliação:
 

CERVEJA COM AÇÃO ANTIOXIDANTE

Gesund Bier vem a ser uma cerveja funcional que tem como diferencial o Licopeno, composto antioxidante atuante na preven√ß√£o do c√Ęncer e de algumas doen√ßas card√≠acas. Sabendo da diversidade de cervejas existentes no mercado, esta se destaca pela sua funcionalidade e cor diferenciada, o que a torna atrativa diante das tradicionais. A utiliza√ß√£o do Licopeno resulta no aumento do valor agregado do produto, definindo o p√ļblico-alvo de consumo. Gesund Bier, sa√ļde, prazer e bem-estar.
Estande: 82
Código do trabalho: ALD01
 

CHUVEIRO ECOAUTOMATIZADO

No projeto desenvolve-se um chuveiro elétrico com controle automático de temperatura, independentemente da vazão e temperatura da água de entrada, com recursos que visam à comodidade do usuário e ao menor consumo de energia elétrica e água. Outros recursos: liberação do fluxo de água somente após preaquecimento na temperatura desejada, sensor de presença para corte do fluxo de água na ausência do usuário, mostrador digital de temperatura e consumo de água, modos especiais referentes a cada etapa do banho.
Estande: 156
Código do trabalho: CAN05
 

COBRAN√áA PELO USO DA √ĀGUA

Neste trabalho aprofunda-se o conhecimento da cobrança pelo uso dos recursos hídricos nos seguintes aspectos: apresentação do que é cobrado; como são definidos os valores da cobrança; como se operacionaliza a cobrança e como se define a aplicação dos recursos arrecadados com base em bacias com a cobrança já consolidada. Com base no estudo realizado, selecionamos uma bacia-piloto para aplicar as metodologias desenvolvidas.
Estande: 172
Código do trabalho: CVN02
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 20:30
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

COLHEITADEIRA DE CEBOLA

Projeto de uma máquina agrícola para realizar a colheita de cebola, destinada a pequenos e médios produtores, com o intuito de otimizar e facilitar esse processo. O equipamento visa à redução dos custos e aumento da produtividade. Em consequência, maior competitividade no mercado, pois para muitos desses produtores a colheita é feita de forma manual.
Estande: 137
Código do trabalho: MCN03
 
Data da Banca de Avaliação: 25/11/2019 17:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Alpha
 

COMPACTADOR DE LIXO POR ENERGIA SOLAR

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um equipamento de compacta√ß√£o de lixo que funciona de forma aut√īnoma, utilizando uma fonte de energia natural (solar) abundante em nosso pa√≠s. Atualmente apenas uma institui√ß√£o privada √© capaz de produzir o mesmo desenvolvimento tecnol√≥gico, visando √† diferencia√ß√£o do produto/servi√ßo oferecido pelo mercado. Com este trabalho, almeja-se produzir um prot√≥tipo pelo melhor "mix" de custo e produtividade.
Estande: 53
Código do trabalho: MCD03
 

COMPARA√á√ÉO TECNICO-ECON√ĒMICA: ESTRUTURAS EM CONCRETO ARMADO E A√áO

Com o trabalho, visa-se uma compara√ß√£o t√©cnico-econ√īmica de estruturas em concreto armado convencional e em a√ßo. Realizou-se um estudo da taxa de retorno do investimento, a fim de orientar as construtoras quanto aos itens a serem considerados para se determinar a viabilidade de cada estrutura.
Estande: 69
Código do trabalho: CVD18
 

COMPARATIVO T√ČCNICO-ECON√ĒMICO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO CONVENCIONAL X VARIA√á√ÉO DO FCK X UTILIZA√á√ÉO DE LAJE PLANA PROTENDIDA

Estudo comparativo em estruturas de concreto reticulado, lajes planas protentidas e variação do FCK. No estudo, leva-se em consideração custo e técnicas de execução.
Estande: 168
Código do trabalho: CVN05
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 19:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

CONDOM√ćNIOS INDUSTRIAIS SUSTENT√ĀVEIS

O trabalho apresenta aspectos sustent√°veis do ponto de vista do empreendedor. Estudam-se quest√Ķes econ√īmicas e t√©cnicas que fornecem par√Ęmetros de viabilidade de um empreendimento fict√≠cio sustent√°vel exemplificado por um estudo de caso.
Estande: 138
Código do trabalho: CVN09
 

CONFORTO T√ČRMICO COM A APLICA√á√ÉO DE MATERIAL DE MUDAN√áA DE FASE A DIFERENTES MATERIAIS

No atual cen√°rio mundial, a energia tornou-se um bem decisivo para os √≠ndices de desenvolvimento econ√īmico e social. Grande parte do consumo de energia de edifica√ß√Ķes prov√©m da necessidade da oferta de conforto t√©rmico. Com base nisso, decidiu-se estudar a aplica√ß√£o de um material de mudan√ßa de fase microencapsulado (Micronal PCM, BASF) a diferentes materiais. Verificou-se se houve altera√ß√£o nas propriedades destes, al√©m da an√°lise de sua efici√™ncia no armazenamento de energia t√©rmica.
Estande: 17
Código do trabalho: QMD05
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 09:40
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio
 

CONSTRUÇÃO DE ATERROS SOBRE SOLOS MOLES, UTILIZANDO-SE POLIESTIRENO EXPANDIDO (EPS)

Várias técnicas têm sido desenvolvidas para se reduzirem os recalques e aumentar a estabilidade de aterros construídos sobre solos moles. Neste estudo descreve-se a técnica de utilização de EPS (poliestireno expandido) em substituição ao aterro convencional. Mostra-se que a técnica com EPS apresenta vantagens em termos de resistência, facilidade de instalação e também de custo, comparada a outros métodos de execução de aterros sobre solos moles.
Estande: 28
Código do trabalho: CVN13
 

CONSTRU√á√ÉO SUSTENT√ĀVEL EM HABITA√á√ēES DE INTERESSE SOCIAL: AN√ĀLISE DE VIABILIDADE

Devido ao grande crescimento demográfico das cidades brasileiras, surge a necessidade da transformação do ambiente natural num ambiente construído. Esse fato vem acompanhado de uma série de impactos ambientais, o que torna indispensável a realização de empreendimentos de caráter sustentável. O presente trabalho, executado por meio de pesquisa bibliográfica e de visitas técnicas, tem como objetivo analisar a viabilidade de implantação de um empreendimento sustentável de interesse social.
Estande: 37
Código do trabalho: CVD08
 

CONTROLE DE CONSUMO DE ENERGIA RESIDENCIAL E COMERCIAL

O projeto prop√Ķe medir e reduzir o gasto com energia el√©trica residencial e comercial, calculado por um medidor local em pontos de tomada e ilumina√ß√£o, que armazenar√° os dados numa unidade central, exibindo o custo, consumo e informa√ß√Ķes importantes do perfil do consumidor para o mercado. O usu√°rio ter√° informa√ß√Ķes sobre como reduzir o gasto com o uso de um "software" de intelig√™ncia artificial, podendo ligar ou desligar as cargas com o aux√≠lio de dispositivos "mobile".
Estande: 99
Código do trabalho: CAN03
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 19:30
Local da Banca de Avaliação: W-301
 

CONTROLE DE PERDAS NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE √ĀGUA

Neste trabalho, estuda-se um caso espec√≠fico e exp√Ķem-se m√©todos de determina√ß√£o e controle de perdas no sistema de abastecimento de √°gua.
Estande: 81
Código do trabalho: CVN01
 
Data da Banca de Avaliação: 13/12/2019 20:30
Local da Banca de Avaliação: J304B
 

CORTADOR DE GRAMA AUT√ĒNOMO

O cortador navegar√° por meio de um sistema de radiofrequ√™ncia e "encoders". O rob√ī ser√° provido de sensores para detec√ß√£o e mapeamento de obst√°culos, delimita√ß√£o da √°rea e sistema de seguran√ßa que desliga o elemento de corte em caso de eleva√ß√£o do aparelho. A √°rea de corte ser√° delimitada pelo usu√°rio e um controlador tratar√° as informa√ß√Ķes para otimizar o trajeto. O projeto permitir√° a regulagem da altura de corte. O sistema ser√° alimentado com bateria recarreg√°vel e alarme de bateria fraca.
Estande: 125
Código do trabalho: CAN01
 

CORTADOR DE GRAMA RODOVI√ĀRIO

O projeto consiste em desenvolver um cortator de grama para a beira de rodovias que ser√° acoplado a um ve√≠culo (trator) com a capacidade de se desviar de obst√°culos ("guard rails") a fim de diminuir o tempo de execu√ß√£o do trabalho, o n√ļmero de pessoas envolvidas na execu√ß√£o dele, a seguran√ßa dos trabalhadores e motoristas e o custo operacional todo sem prejudicar a qualidade do corte.
Estande: 89
Código do trabalho: MCN07
 

CPM - APARELHO AUTOMATIZADO PARA REABILITAÇÃO LOCOMOTORA

Aparelho CPM ("Continous Passive Movement") √© utilizado para auxiliar tratamentos de fisioterapia, com foco principal na reabilita√ß√£o de pacientes que sofreram les√Ķes, sejam neurol√≥gicas, sejam ortop√©dicas; O objetivo deste projeto √© o desenvolvimento de um dispositivo que reproduza os movimentos naturais dos membros inferiores (quadril, joelho e tornozelo), com movimenta√ß√£o passiva e ativa. √Č dotado de articula√ß√Ķes mec√Ęnicas movimentadas por fuso, correia dentada e motores.
Estande: 29
Código do trabalho: CAN04
 

DEFINI√á√ÉO DE PAR√āMETROS T√ČCNICOS PARA APLICA√á√ÉO DE M√ĀRMORES E GRANITOS EM PISOS, PAREDES, FACHADAS VENTILADAS E PISOS ELEVADOS

Neste trabalho busca-se propor metodologias de aplicação de mármores e granitos em pisos, paredes, fachadas ventiladas e pisos elevados.
Estande: 101
Código do trabalho: CVD17
 

DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES DE DESEMPENHO E MAPEAMENTO DE PROCESSOS NUMA EMPRESA DE CONTE√öDO DIGITAL

Diante da dificuldade enfrentada por empresas gestoras de conte√ļdo promocional, de definir, identificar e mensurar vari√°veis de decis√£o, foram mapeados os processos de uma ag√™ncia digital e estabeleceu-se, com a implementa√ß√£o das ferramentas de engenharia de produ√ß√£o, procedimentos e m√©tricas padronizados, contribuindo de maneira sist√™mica para a organiza√ß√£o no atendimento aos seus clientes e demandas internas.
Estande: 151
Código do trabalho: PMN07
 

DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE CAFETERIA ECOEFICIENTE

O projeto consiste no desenvolvimento de um modelo de uma cafeteria ecoeficiente por meio de ferramentas da engenharia e premissas sustent√°veis.
Estande: 24
Código do trabalho: PMD08
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 19:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COM BASE DE COL√ĀGENO PARA SORVETES

Um dos maiores desafios da ind√ļstria de sorvetes refere-se √† qualidade do produto final, que fica comprometida quando varia√ß√Ķes de temperatura ocorrem durante o seu armazenamento e/ou transporte. O desenvolvimento de tecnologia com base de col√°geno tem como finalidade evitar o aumento do tamanho dos cristais de gelo em sorvetes, que conferem uma textura √°spera ao produto. O objetivo √© torn√°-los mais suaves e com textura mais homog√™nea, melhorando a sua qualidade.
Estande: 117
Código do trabalho: ALD05
 

DESENVOLVIMENTO DE UM FILME DE AMIDO COM REFORÇO DE FIBRA DE COCO VERDE

O projeto consiste na elaboração de um filme de amido biodegradável, reforçado com fibra da casca de coco verde, buscando-se o desenvolvimento de um novo produto que ofereça diversas aplicabilidades. Esse filme, por ser composto apenas por materiais biodegradáveis, proporciona como principal diferencial um baixo impacto ao meio ambiente, além de ser um provável sucessor para os filmes atualmente existentes no mercado.
Estande: 136
Código do trabalho: QMN04
 

DESENVOLVIMENTO DE UM M√ČTODO PARA ORIENTAR, INCENTIVAR E DIVULGAR A OBTEN√á√ÉO DE PATENTES COM BASE NOS TRABALHOS DE CONCLUS√ÉO DE CURSO DA ESCOLA DE ENGENHARIA MAU√Ā

Com o tema propriedade intelectual e a gera√ß√£o de patente selecionado uma pesquisa junto aos Trabalhos de Conclus√£o de Curso dos √ļltimos 10 anos da Escola de Engenharia Mau√°, identificou quantos trabalhos geraram patentes e quais com potencial para uma patente. Al√©m disso, um guia orientativo para obten√ß√£o de uma patente, suas vantagens econ√īmico-financeira, tecnol√≥gicas e sociais possivelmente incentive e facilite a obten√ß√£o de patentes no Centro Universit√°rio do Instituto Mau√° de Tecnologia.
Estande: 129
Código do trabalho: PMN02
 

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE ACADEMIA ECOFICIENTE

O trabalho consiste em desenvolver um dispositivo que, acoplado a um aparelho de muscula√ß√£o, seja capaz de aproveitar a energia mec√Ęnica perdida em energia el√©trica √ļtil. Os resultados obtidos com estudos j√° realizados ser√£o utilizados para se estimar uma redu√ß√£o no custo energ√©tico de academias.
Estande: 55
Código do trabalho: PMD03
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 18:00
Local da Banca de Avaliação: W402
 

DESENVOLVIMENTO DE UM ROB√Ē JOGADOR DE FUTEBOL

O projeto consiste no desenvolvimento de um rob√ī com grande liberdade de movimentos e estrutura mec√Ęnica robusta, destinado a jogar futebol. O projeto foi escolhido como extens√£o do trabalho desenvolvido pelos integrantes da Equipe de Rob√≥tica da Mau√° (KMN). O objetivo do projeto √© desenvolver novos conceitos e habilidades orientadas para a competi√ß√£o Robocup.
Estande: 100
Código do trabalho: CAD01
 
Data da Banca de Avaliação: 02/12/2019 15:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

DESENVOLVIMENTO DE UM VE√ćCULO QUADRIRROTOR

No trabalho aborda-se o projeto e constru√ß√£o de um ve√≠culo quadrirrotor. Diversos sensores s√£o usados para permitir a estabiliza√ß√£o e controle da aeronave. Estudou-se o comportamento din√Ęmico do ve√≠culo visando √† obten√ß√£o de um modelo matem√°tico e o desenvolvimento de um simulador para o projeto do sistema de controle embarcado. Para a valida√ß√£o do sistema, foram utilizadas bases de teste com limita√ß√Ķes de graus de liberdade. Por fim, realizaram-se testes em diversas situa√ß√Ķes de voo.
Estande: 58
Código do trabalho: CAD02
 

DESENVOLVIMENTO DE UMA RODA DE MATERIAL COMP√ďSITO PARA VE√ćCULO F√ďRMULA SAE

O objetivo do trabalho é desenvolver uma roda de fibra de carbono para um veículo de competição do tipo fórmula SAE, a fim de melhorar o desempenho. Por ser um elemento de massa não suspensa, a redução de peso é mais significativa, afetando de forma considerável a dirigibilidade do veículo.
Estande: 32
Código do trabalho: MCD07
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 09:30
Local da Banca de Avaliação: W402
 

DESENVOLVIMENTO E AN√ĀLISE DE VIABILIDADE DA PRODU√á√ÉO DE COLHER DE SORVETE AQUECIDA

Desenvolvimento de uma colher de sorvete que facilita a retirada de por√ß√Ķes de sorvete de suas embalagens originais durante a prepara√ß√£o de pratos no ambiente dom√©stico.
Estande: 118
Código do trabalho: PMD18
 
Data da Banca de Avaliação: 02/12/2019 19:00
Local da Banca de Avaliação: Sala J-301A
 

DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS ASF√ĀLTICOS: ESTUDO COMPARATIVO UTILIZANDO-SE OS M√ČTODOS BRASILEIRO E ESTADUNIDENSE

Neste estudo, tem-se como objetivo analisar a fase de projeto dos pavimentos brasileiros, comparados com o método estadunidense para se responder se os problemas dos pavimentos brasileiros têm como fonte o seu dimensionamento. O projeto brasileiro é executado com base no método preconizado pelo DNIT e, nos EUA, o método nacional vigente é preconizado pela AASHTO. Compararam-se os métodos por meio de estudo de caso numa rodovia no estado de São Paulo.
Estande: 162
Código do trabalho: CVN06
 

DIMENSIONAMENTO DE RECURSOS NUMA OPERAÇÃO DE "PICKING" UTILIZANDO A SIMULAÇÃO DE EVENTOS DISCRETOS

O objetivo principal deste trabalho √© criar e implantar uma ferramenta baseada no "software" de simula√ß√£o SIMUL8¬ģ, que auxilie a tomada de decis√Ķes de aloca√ß√£o de recursos na opera√ß√£o de "picking" numa empresa multinacional de grande porte do setor de "Supply Chain", visando √† melhor distribui√ß√£o dos recursos e elimina√ß√£o dos gargalos.
Estande: 165
Código do trabalho: PMN06
 

DISPOSI√á√ÉO OCE√āNICA DE ESGOTO SANIT√ĀRIO: EMISS√ĀRIO SUBMARINO. DIMENSIONAMENTO E COMPARATIVO DO USO DE EMISS√ĀRIO COM A SOLU√á√ÉO DE ETE-LAB. ESTUDO DE CASO: BERTIOGA, SP

Este trabalho √© um estudo comparativo entre a disposi√ß√£o oce√Ęnica de efluentes sanit√°rios com emiss√°rio submarino e a solu√ß√£o de ETE-LAB para a regi√£o situada em Bertioga, SP. Por meio do dimensionamento hidr√°ulico de um emiss√°rio submarino para a popula√ß√£o fixa e flutuante da regi√£o, foi realizada a verifica√ß√£o com "softwares" para se comprovar a aplicabilidade e o atendimento a todas as exig√™ncias legais para essa disposi√ß√£o.
Estande: 154
Código do trabalho: CVN08
 
Data da Banca de Avaliação: 02/12/2019 17:00
Local da Banca de Avaliação: J304b
 

DISPOSITIVO SEM FIO PARA DETEC√á√ÉO DE TENS√ÉO EM INSTALA√á√ēES EL√ČTRICAS: AN√ĀLISE ECON√ĒMICA E T√ČCNICA

Este trabalho visa √† concep√ß√£o de um equipamento detector de tens√£o sem contato f√≠sico. Ele √© capaz de identificar a presen√ßa de elementos el√©tricos energizados com baixa tens√£o e corrente alternada razoavelmente distantes da antena do equipamento. Os elementos identificados s√£o apresentados visualmente pelo equipamento. Relata-se o estudo de viabilidade econ√īmica do produto, bem como as etapas para transform√°-lo em produto comercial.
Estande: 70
Código do trabalho: ELN01
 

ELABORA√á√ÉO DE PLANEJAMENTO ESTRAT√ČGICO NUMA EMPRESA DO SETOR DE GERENCIAMENTO DE RES√ćDUOS RECICL√ĀVEIS UTILIZANDO O "BALANCED SCORECARD"

No presente trabalho tem-se como objetivo elaborar um planejamento estratégico com o emprego da ferramenta do Balanced Scorecard numa empresa de médio porte no gerenciamento de resíduos sólidos, com foco no ramo de papéis recicláveis, buscando o melhor aproveitamento das novas oportunidades de negócio e a manutenção da competitividade da empresa.
Estande: 113
Código do trabalho: PMN11
 
Data da Banca de Avaliação: 02/12/2019 17:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

EMPREGO DE PAREDE-DIAFRAGMA COMO CONTENÇÃO DO SUBSOLO

Devido a subsolos cada vez mais profundos em edifica√ß√Ķes, tem-se tornado frequente o uso da parede-diafragma como conten√ß√£o. A parede-diafragma apresenta solu√ß√£o r√°pida e segura, molda-se √† geometria do terreno e n√£o causa vibra√ß√Ķes. Pode ser realizada muito pr√≥xima √†s estruturas vizinhas e em locais com n√≠vel de √°gua elevado. A t√©cnica possibilita a escava√ß√£o de solo, executando-se uma parede de concreto armado, a partir da superf√≠cie do terreno, ao longo do per√≠metro da obra.
Estande: 22
Código do trabalho: CVD15
 

ESMALTE QUE MUDA DE COR

Esmalte com colora√ß√£o ativada pela radia√ß√£o solar ou UV, utilizando pigmento diferenciado fotocr√īmico e pigmentos coloridos. Garante cores √ļnicas e reversibilidade, proporcionando sensa√ß√£o de inova√ß√£o, curiosidade, liberdade e originalidade.
Estande: 112
Código do trabalho: QMD08
 

ESTRUTURA√á√ÉO DE UM ESCRIT√ďRIO DE PRESTA√á√ÉO DE SERVI√áOS TECNOL√ďGICOS PARA APOIO √Ä COMPETITIVIDADE DAS MPIS

A quest√£o que norteia este trabalho consiste em como disponibilizar ferramentas de engenharia de produ√ß√£o que possibilitem melhorar o cen√°rio para as Micro e Pequenas Ind√ļstrias que n√£o disp√Ķem de recursos financeiros para grandes investimentos, al√©m de encontrarem dificuldades em conseguir m√£o de obra especializada. O projeto busca ser apoiado por organismos de fomento, o que permitiria disponibilizar, por determinados per√≠odos de tempo, "softwares" de simula√ß√£o e profissionais habilitados para as MPIs.
Estande: 54
Código do trabalho: PMD15
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 18:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

ESTUDO ALTERNATIVO PARA MONOTRILHO: LINHA 18 - BRONZE

Neste trabalho busca-se trazer informa√ß√Ķes sobre monotrilhos j√° instalados em outras cidades do mundo para servirem de base para o desenvolvimento da estrutura alternativa. Esta proposta tem por objetivos diminuir o impacto ambiental da regi√£o de implanta√ß√£o da Linha 18 - Bronze e reduzir a √°rea de desapropria√ß√Ķes envolvidas. Realizou-se o dimensionamento da estrutura alternativa al√©m de um estudo comparativo entre as estruturas convencional e proposta.
Estande: 56
Código do trabalho: CVD12
 

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PROPOSTAS DE VLT E BRT PARA SÃO CAETANO DO SUL

Neste trabalho, estudam-se dois modais de transporte coletivo: o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e o BRT ("Bus Rapid Transit"), para implantação na cidade de São Caetano do Sul, com base em trabalhos realizados.
Estande: 133
Código do trabalho: CVD13
 

ESTUDO DA OBTEN√á√ÉO DE METANO COM RES√ćDUO DA PRODU√á√ÉO DE BIOETANOL DE SEGUNDA GERA√á√ÉO

A aplica√ß√£o do reator anaer√≥bio, operado de forma descont√≠nua, com biomassa imobilizada em suporte inerte e agita√ß√£o mec√Ęnica (AnSBBR), foi avaliada no processo de produ√ß√£o de biometano a partir de xilose ¬Ė res√≠duo industrial expressivo do processo de produ√ß√£o de etanol de 2.¬™ gera√ß√£o que, convertido a um produto de grande utiliza√ß√£o, contribui para o aumento da sustentabilidade durante a produ√ß√£o de bioetanol.
Estande: 87
Código do trabalho: QMD03
 

ESTUDO DA VIABILIDADE T√ČCNICO-ECON√ĒMICA DA PRODU√á√ÉO DE BIOETANOL PELOS PROCESSOS BATELADA ALIMENTADA E CONT√ćNUO

Estudo da viabilidade t√©cnica (dimensionamento) e econ√īmica (rela√ß√£o entre custos e benef√≠cios) dos processos biol√≥gicos de produ√ß√£o de etanol (1.¬™ gera√ß√£o) operados n√£o apenas no modo batelada alimentada seguido de batelada como tamb√©m no modo cont√≠nuo.
Estande: 149
Código do trabalho: QMN03
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 15:40
Local da Banca de Avaliação: S√£o Caetano do Sul
 

ESTUDO DAS APLICA√á√ēES DE GEOSSINT√ČTICOS EM OBRAS CIVIS: AN√ĀLISE DE CASO DE REFOR√áO DE SOLO COM GEOGRELHA

O projeto consiste em dar uma breve explica√ß√£o sobre as aplica√ß√Ķes dos geossint√©ticos em obras civis, al√©m de apresentar um estudo de caso de refor√ßo de solo de um muro de arrimo com o uso de geogrelha.
Estande: 114
Código do trabalho: CVD10
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: AUDITORIO
 

ESTUDO DE ARRANJO F√ćSICO DE UNIDADE FABRICANTE DE EQUIPAMENTOS DE COZINHAS INDUSTRIAIS

O objetivo do trabalho consiste em remanejar o arranjo f√≠sico de uma f√°brica no ramo de cozinhas industriais. A empresa passou por expans√Ķes das suas atividades decorrentes das mudan√ßas de mercado, por√©m o crescimento fabril resultou em inefici√™ncias. Com a implanta√ß√£o do arranjo f√≠sico prev√™-se que o projeto trar√° melhorias no fluxo de materiais, otimiza√ß√£o da utiliza√ß√£o do espa√ßo f√≠sico, aumento da produ√ß√£o e redu√ß√£o de desperd√≠cios na produ√ß√£o.
Estande: 86
Código do trabalho: PMD10
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 10:30
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

ESTUDO DE CASO DOS BENEF√ćCIOS DA IMPLANTA√á√ÉO DO SISTEMA DE GEST√ÉO DE QUALIDADE ISO 9001 NUMA CALDEIRARIA

O trabalho consiste num estudo de caso cuja finalidade é avaliar os benefícios gerados pela implantação 9001 numa caldeiraria.
Estande: 155
Código do trabalho: PMN09
 
Data da Banca de Avaliação: 23/11/2019 09:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

ESTUDO DE GESTÃO EM SUPRIMENTOS NUMA EMPRESA DE SANEAMENTO URBANO

Neste trabalho prop√Ķem-se estudos necess√°rios que permitam a implanta√ß√£o de um planejamento integrado entre a demanda das opera√ß√Ķes e a gest√£o de suprimentos. Avalia-se a possibilidade de minimiza√ß√£o dos custos associados aos estoques atuais, melhorando-se a estrutura de fluxo de caixa da empresa, proporcionando uma redu√ß√£o do capital de giro necess√°rio √†s opera√ß√Ķes.
Estande: 145
Código do trabalho: PMD17
 

ESTUDO DE RACIONALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DA GOVERNANÇA HOTELEIRA

O trabalho tem como objetivo aumentar a eficiência das atividades de empresas do setor hoteleiro, realizadas pela área de governança, criando um modelo de gestão operacional com base no Estudo de Tempos e Métodos, proporcionando melhor produtividade aos hotéis.
Estande: 93
Código do trabalho: PMD07
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DA FABRICAÇÃO DE CABEÇOTES IMPORTADOS NUMA LINHA DE MONTAGEM NACIONAL

Neste estudo busca-se viabilizar, técnica e economicamente, a implantação de manufatura, em planta nacional, de cabeçotes utilizados para fechamento de atuadores pneumáticos, tornando-os mais competitivos comparados à produção da matriz alemã. Visa-se estudar e avaliar as práticas e métodos que minimizem os desperdícios atuais de uma linha de montagem de cabeçotes, reduzindo sua ociosidade, tornando-a eficiente com a maximização do uso dos recursos disponíveis e inserção de novas ferramentas de produção.
Estande: 164
Código do trabalho: PMN03
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/1019 09:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPLANTA√á√ÉO DE EMPREENDIMENTO IMOBILI√ĀRIO

Neste trabalho visa-se analisar a viabilidade de implanta√ß√£o de um condom√≠nio de galp√Ķes em Campinas, usando-se como ferramenta o estudo de "Real Estate".
Estande: 158
Código do trabalho: CVD01
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 10:00
Local da Banca de Avaliação: W402
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM M√ČTODO CONSTRUTIVO BASEADO NOS CONCEITOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL E PAREDES DE CONCRETO

Neste trabalho, o estudo de viabilidade de um novo sistema construtivo est√° baseado nos conceitos de alvenaria estrutural, a qual permite a constru√ß√£o e desconstru√ß√£o de edifica√ß√Ķes em pouco tempo, al√©m da reutiliza√ß√£o dos blocos, no caso da desconstru√ß√£o.
Estande: 147
Código do trabalho: CVN11
 

ESTUDO DE VIABILIDADE T√ČCNICA E ECON√ĒMICA DA IMPLANTA√á√ÉO DE UMA F√ĀBRICA DE AZEITE DE OLIVA.

Este trabalho refere-se a um estudo de viabilidade t√©cnica e econ√īmica da implanta√ß√£o de uma f√°brica para produ√ß√£o de azeite na regi√£o de Maria da F√©, Minas Gerais. O objetivo √© verificar a possibilidade de se instalar uma f√°brica nacional de azeite. Tamb√©m trata-se do m√©todo de produ√ß√£o, proposta de leiaute de f√°brica, cultivo e tipos de olivas mais adequados para a regi√£o.
Estande: 60
Código do trabalho: PMD05
 

ESTUDO DE VIABILIDADE T√ČCNICO-ECON√ĒMICA DE UM SISTEMA-EMBALAGEM "STAND-UP POUCH" PARA √ďLEOS MOTORES

Como a literatura brasileira n√£o abrange alguns tipos de utiliza√ß√Ķes espec√≠ficas como o desenvolvimento de um sistema-embalagem do tipo "Stand-Up Pouch" para o segmento de mercado de √≥leos motores, nem h√° qualquer tipo de estudo de viabilidade t√©cnica e econ√īmica para tal, o trabalho tem a inten√ß√£o de preencher tal lacuna, al√©m de propor um plano de neg√≥cios de forma que o sistema-embalagem possa ser aplicado a tal segmento de mercado.
Estande: 124
Código do trabalho: PMD09
 

ESTUDO DO POTENCIAL DE ECONOMIA DE COMBUST√ćVEL COM A DESATIVA√á√ÉO DE CILINDROS NUM MOTOR AUTOMOTIVO DE CICLO OTTO DE BAIXA CILINDRADA (1.4L)

Verificação do potencial aumento de eficiência energética em motores de ciclo Otto, 4 cilindros de baixa cilindrada, com a redução do consumo de combustível pela desativação de cilindros. O principal ganho será explorado pelo trabalho de bombeamento, reduzido nesta estratégia.
Estande: 66
Código do trabalho: MCN04
 

EXOESQUELETO PARA REABILITAÇÃO MUSCULAR HUMANA

Projeto e fabrica√ß√£o de um exoesqueleto eletromec√Ęnico, pr√©-programado para auxiliar o ser humano nos exerc√≠cios de fisioterapia muscular dos membros inferiores.
Estande: 121
Código do trabalho: MCN06
 

EXTRA√á√ÉO DA LECITINA A PARTIR DO √ďLEO BRUTO DE AMENDOIM

Muitas empresas, que possuem o óleo de amendoim como subproduto, acabam descartando-o sem utilizá-lo. O objetivo deste trabalho é mostrar que a lecitina presente no óleo pode ser extraída e aplicada em produtos alimentícios, diminuindo não apenas os custos relativos à compra de lecitina para a empresa, como também os impactos ambientais .
Estande: 67
Código do trabalho: ALD02
 

FRASCO DE PERFUME PARA O TORCEDOR DO CORINTHIANS

Frasco de perfume destinado ao torcedor corinthiano. Sua fun√ß√£o √© a de envasar e de ser usado como objeto de decora√ß√£o em algum ambiente dom√©stico ou particular. Produto licenciado que visa √†s quest√Ķes de Marketing presentes nos clubes de futebol.
Estande: 126
Código do trabalho: DSGN01
 

H√ČRCULES: SISTEMA DE I√áAMENTO PARA CONSTRU√á√ÉO

Com o projeto procura-se uma nova solução para içamento de materiais de pequeno porte na construção civil, trazendo mais praticidade e custos mais baixos para o consumidor.
Estande: 167
Código do trabalho: DSGN05
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 21:00
Local da Banca de Avaliação: sala H206
 

IDENTIFICA√á√ÉO DOS PROCESSOS LOG√ćSTICOS E VIABILIZA√á√ÉO DE FERRAMENTAS DE ENGENHARIA DE PRODU√á√ÉO NUMA EMPRESA DE GERENCIAMENTO DE "SOFTWARE" DE MURAIS DIGITAIS

Trata-se de um estudo de mercado de murais digitais, ou "Digitais Signage", aplicado a uma empresa "Screencorp" que realiza o gerenciamento desses "softwares". Após o mapeamento dos processos, com ferramentas de engenharia de produção, são propostas melhorias a fim de acelerar processos decisórios, construir novos procedimentos, gerar processos eficientes e eficazes, resultando possível redução de custos e levando a um aumento da eficiência de toda a organização.
Estande: 30
Código do trabalho: PMN04
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 16:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

IMPLANTAÇÃO DA CARCINICULTURA PARA UMA EMPRESA DE ALIMENTOS LIOFILIZADOS

Este projeto tem o objetivo de analisar a implanta√ß√£o do processo de carcinicultura para uma empresa produtora de alimentos liofilizados do interior de S√£o Paulo, contemplando a viabilidade t√©cnica e os aspectos econ√īmico-financeiros de um viveiro de camar√£o.
Estande: 123
Código do trabalho: PMD01
 

INTERFACE DE CONTROLE ROB√ďTICO DE ALTO N√ćVEL ASSOCIADO A FPGA

O trabalho trata da implementa√ß√£o de um sistema de controle para aplica√ß√Ķes autom√°ticas, proporcionando robustez, velocidade e facilidades para os usu√°rios. Isso permite a utiliza√ß√£o de fun√ß√Ķes e de algoritmos inteligentes. A demonstra√ß√£o desse sistema ser√° feita utilizando-o para controlar um rob√ī humanoide "kid-size".
Estande: 108
Código do trabalho: ELD03
 

IPA: DESENVOLVIMENTO DE UM GUARDA-SOL INOVADOR E AN√ĀLISE DO EMPREENDIMENTO

O produto √© desenvolvido para uso em praias e √°reas de lazer ao ar livre em geral. Trata-se de um sombreador que se torna uma bolsa de praia. Ou seja, o sombreador apresentar√° mais fun√ß√Ķes aos seus usu√°rios, al√©m da tradicional: a de fornecer sombra. A praticidade e a facilidade de transporte tamb√©m ser√£o oferecidas pelo produto, uma vez que ele agrega dois produtos em um: o sombreador e a bolsa de praia.
Estande: 128
Código do trabalho: PMD12
 
Data da Banca de Avaliação: 13/12/2019 11:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

JARDIM DE RETEN√á√ÉO DE √ĀGUAS PLUVIAIS

O trabalho consiste em testes realizados em protótipo de um Jardim de Retenção de águas pluviais com a finalidade de avaliar sua funcionalidade e determinar uma proporção adequada com relação à área do terreno.
Estande: 41
Código do trabalho: CVD07
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 18:45
Local da Banca de Avaliação: S√ÉO CAETANO DO SUL
 

MAPEAMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DE SERINGUEIRAS E IDENTIFICA√á√ÉO DAS BOAS PR√ĀTICAS UTILIZADAS NO SETOR

Este trabalho busca o desenvolvimento da cadeia produtiva das seringueiras, com um mapeamento de todo o fluxo de produ√ß√£o (desde a compra da muda at√© o produto beneficiado). Com o conhecimento das melhores pr√°ticas, procura-se utilizar a ferramenta de "benchmarking" para inserir essas informa√ß√Ķes colhidas e estudadas no mercado. O objetivo principal √© apresentar as melhorias em forma de resultado numa pequena fazenda atuante no neg√≥cio, confirmando a efetividade das informa√ß√Ķes do presente projeto.
Estande: 102
Código do trabalho: PMN08
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 10:00
Local da Banca de Avaliação: Sala J-301A
 

M√ĀQUINAS E EQUIPAMENTOS EMPREGADOS NAS CONSTRU√á√ēES DE EDIF√ćCIOS MULTIANDARES

Neste trabalho apresentam-se as máquinas e equipamentos empregados nas principais etapas construtivas de edifícios multiandares, retratando aspectos práticos e benefícios.
Estande: 31
Código do trabalho: CVD02
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 11:00
Local da Banca de Avaliação: W402
 

MATERIAL POLIM√ČRICO COM ALTA ABSOR√á√ÉO DE ENERGIA PARA USO EM PROTE√á√ÉO

Solução apresentada pela empresa DuPont para conter o impacto de um projétil em coletes de proteção balística com maior aplicação de engenharia.
Estande: 62
Código do trabalho: QMD04
 

MEDI√á√ÉO DE EMISS√ēES EVAPORATIVAS EM MOTOCICLETAS

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver o projeto de uma c√Ęmara para medi√ß√£o de emiss√Ķes evaporativas em motocicletas. Nele, demonstra-se a import√Ęncia do controle de evaporativos em ve√≠culos, por causa dos danos √† sa√ļde humana e ao meio ambiente, al√©m da necessidade de o mercado futuramente ter de controlar evaporativos determinada por √≥rg√£o nacional na legisla√ß√£o em vigor.
Estande: 39
Código do trabalho: MCN08
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 15:00
Local da Banca de Avaliação: Auditorio Gama
 

MELHORIA DA PROGRAMAÇÃO DE OLEODUTOS PARA AUMENTO DA EFICIÊNCIA

Este trabalho foi desenvolvido dentro da empresa Petrobras Transportes S.A. - TRANSPETRO, visando à melhoria na Programação dos Oleodutos para a maior eficiência entre produção, refino e distribuição dos produtos derivados claros do petróleo (Nafta, Diesel, Gasolina). Buscou-se, por uma programação mais eficiente, a redução dos custos operacionais, da degradação dos produtos transportados e dos retrabalhos gerados na movimentação.
Estande: 72
Código do trabalho: PMN05
 
Data da Banca de Avaliação: 12/12/2019 18:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Alfa
 

MELHORIA NA EFICI√äNCIA OPERACIONAL DA LINHA DE FABRICA√á√ÉO DE BOJOS COM A ELABORA√á√ÉO DE UM MODELO: ESTUDO DE CASO DE UMA F√ĀBRICA DE PEQUENO PORTE COM GEST√ÉO FAMILIAR

Este projeto apresenta um caso pr√°tico de aplica√ß√£o dos conceitos de produtividade, produ√ß√£o e efici√™ncia para a determina√ß√£o do tempo-padr√£o de um processo produtivo. Seu intuito √© esclarecer todas as restri√ß√Ķes do processo produtivo e capacitar os gerentes a estipularem metas poss√≠veis de serem atingidas, sem gerar sobrecarga aos funcion√°rios e, ao mesmo tempo, trabalhar com a m√°xima efici√™ncia poss√≠vel os recursos instalados.
Estande: 65
Código do trabalho: PMN10
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 09:30
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

M√ČTODO DE PRIORIZA√á√ÉO DE INVESTIMENTOS PARA A MANUTEN√á√ÉO DE VIAS URBANAS, COM UM SISTEMA DE GER√äNCIA DE PAVIMENTOS URBANOS

Os investimentos na manuten√ß√£o dos pavimentos da malha vi√°ria urbana, com o uso de um Sistema de Ger√™ncia de Pavimentos Urbanos (SGPU), devem ser priorizados para tornar poss√≠vel o melhor crescimento e gerenciamento das vias de uma √°rea urbana. Constitui-se num mecanismo de administra√ß√£o que tem como principal objetivo determinar a melhor forma de utiliza√ß√£o dos recursos p√ļblicos dispon√≠veis numa malha vi√°ria, buscando sempre a melhor rela√ß√£o Custo x Benef√≠cio.
Estande: 95
Código do trabalho: CVD04
 
Data da Banca de Avaliação: 09/12/2019 07:40
Local da Banca de Avaliação: W402
 

MODELO DE GESTÃO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO NA EMPRESA PETROPOL

O problema a ser estudado na empresa Petropol, fábrica de comercialização e distribuição de Polímeros de Engenharia para os mais diversos setores industriais, é a falta de planejamento e controle do processo produtivo. O objetivo deste trabalho consiste em estabelecer as diretrizes para a implantação de um sistema de Planejamento e Controle da Produção (PCP) para a empresa, de modo que o estoque nela presente possa atender a pequenos e grandes pedidos e, assim, aumentar o seu lucro.
Estande: 34
Código do trabalho: PMD13
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 16:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

MOLHOS FUNCIONAIS COLORIDOS DESTINADOS AO MERCADO INFANTIL: AN√ĀLISE DE VIABILIDADE T√ČCNICA E FINANCEIRA

O trabalho consiste na an√°lise da viabilidade t√©cnica e financeira para o desenvolvimento de um novo conceito de uma linha de produtos. O produto em quest√£o √© voltado ao p√ļblico infantil e trata-se de um "kit" com quatro molhos salgados com base de vegetais e fruta. S√£o coloridos, nutritivos e funcionais, desmitificando o fato de que comer vegetais √© ruim.
Estande: 135
Código do trabalho: PMD04
 
Data da Banca de Avaliação: 02/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

OBTEN√á√ÉO DE CONCRETO LEVE ESTRUTURAL COM TRATAMENTO T√ČRMICO DE CONCRETO DE P√ďS REATIVOS COM ADI√á√ÉO DE EPS

Estudo do tratamento t√©rmico em concreto leve estrutural formulado com base na tecnologia de p√≥s reativos e adi√ß√£o de p√©rolas de EPS. Esse tipo de concreto especial √© aplicado em estruturas em que grande parte das solicita√ß√Ķes √© consequ√™ncia do seu peso pr√≥prio, como pontes, edifica√ß√Ķes de m√ļltiplos andares, plataformas mar√≠timas flutuantes e at√© para a economia no uso de concreto na funda√ß√£o, al√©m de tornar mais f√°cil o transporte e montagem de pe√ßas pr√©-moldadas de concreto.
Estande: 115
Código do trabalho: CVD03
 

PATROC√ćNIO DO "E-SPORTS" NO BRASIL

Neste projeto analisa-se a vis√£o das empresas patrocinadoras de esportes eletr√īnicos no Brasil e no mundo, com base em teorias de patroc√≠nio e dados hist√≥ricos de patroc√≠nios, a fim de se mostrar o potencial do Brasil nesse setor, para gerar mais investimentos.
Estande: 35
Código do trabalho: ADMN05
 

PONTE CAR

O Ponte Car √© um brinquedo da Estrela da d√©cada de 1980 que entretinha as crian√ßas devido a sua ponte localizada na parte superior do ve√≠culo, com o intuito de vencer obst√°culos que o ve√≠culo n√£o venceria naturalmente. Possu√≠a um mecanismo de recolhimento autom√°tico dessa ponte, o que causava a admira√ß√£o por seu funcionamento. O objetivo deste trabalho √© tornar real a aplica√ß√£o desse brinquedo √†s devidas propor√ß√Ķes de um ve√≠culo monopiloto (mini Baja).
Estande: 120
Código do trabalho: MCN01
 

PRATO PRONTO - RISOTO AO "FUNGHI" ESTERILIZADO

O projeto consiste na cria√ß√£o da formula√ß√£o, no estudo de estabilidade e na an√°lise de custo energ√©tico da produ√ß√£o industrial de um risoto ao "funghi" autoclavado e embalado em "retort pouch". √Č classificado como prato pronto para consumo, refei√ß√£o que necessita retirar da embalagem e aquecer. A tecnologia de esteriliza√ß√£o vem sendo utilizada para refei√ß√£o pronta, uma vez que o custo de energia para transporte e armazenamento de produtos congelados √© uma desvantagem nesse tipo de produto.
Estande: 52
Código do trabalho: ALD03
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 14:30
Local da Banca de Avaliação: S√£o Caetano do Sul
 

PREVISÃO E MONITORAMENTO DE DESLOCAMENTOS EM OBRAS EM TÚNEIS

Este trabalho apresenta um panorama geral sobre a previs√£o e o monitoramento de deslocamentos verticais (recalques) superficiais do solo, devido ao al√≠vio de tens√Ķes no maci√ßo, causado pela escava√ß√£o de t√ļneis. Em primeiro lugar, apresenta-se uma revis√£o bibliogr√°fica dos m√©todos de estimativa de recalque; em segundo, s√£o descritos os instrumentos de medi√ß√£o utilizados para o controle de movimenta√ß√£o dos maci√ßos e, por fim, apresenta-se um estudo de caso sobre um t√ļnel escavado em √°rea urbanizada.
Estande: 90
Código do trabalho: CVN03
 
Data da Banca de Avaliação: 09/12/2019 18:00
Local da Banca de Avaliação: Auditoria Alfa
 

PROJETO DE ALAVANCAGEM OPERACIONAL E FINANCEIRA DA UNIM√ĀQUINAS COOPERATIVA

Este trabalho trata do desenvolvimento de um projeto para promover a alavancagem operacional e financeira da Unim√°quinas Cooperativa, a fim de se obter o melhor aproveitamento dos recursos produtivos e de proporcionar uma alavancagem financeira.
Estande: 18
Código do trabalho: PMD02
 

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM CHASSIS TUBULAR DE FIBRA DE CARBONO

O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver um ve√≠culo com chassi tubular de fibra de carbono. Foram testados corpos de prova para se obterem as caracter√≠sticas mec√Ęnicas da fibra de carbono e, com os dados obtidos, as deforma√ß√Ķes e tens√Ķes do prot√≥tipo ser√£o verificadas com a ajuda da an√°lise do m√©todo dos elementos finitos.Tamb√©m ser√° estudada a aerodin√Ęmica do prot√≥tipo, tendo seu valor calculado teoricamente, simulado por elementos finitos.
Estande: 134
Código do trabalho: MCD09
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 08:00
Local da Banca de Avaliação: W402
 

PROJETO ESTRUTURAL DE ACORDO COM A NOVA NORMA DE DESEMPENHO - NBR 15575

Norma de Desempenho √© um conjunto de requisitos e crit√©rios estabelecidos para a melhoria do desempenho de um edif√≠cio. A nova Norma NBR 15575 aborda todos os sistemas das edifica√ß√Ķes, mostrando como eles devem comportar-se e desempenhar suas fun√ß√Ķes com o tempo. O objetivo do trabalho √© comparar essa Norma com a Norma de Projeto de Estruturas de Concreto, NBR 6118, analisando-se um sistema estrutural de acordo com os novos requisitos e propondo-se sugest√Ķes para que estes sejam atendidos.
Estande: 96
Código do trabalho: CVD09
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 18:45
Local da Banca de Avaliação: AUDITORIO
 

PROJETO MODULAR DE AEROPORTOS REGIONAIS

Este trabalho consiste na elaboração do projeto estrutural em estrutura pré-moldada, para a implantação de aeroportos regionais com concepção modular, estudando-se custos e prazos de construção.
Estande: 59
Código do trabalho: CVN12
 

PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O SORO DO LEITE GERADO NA FABRICAÇÃO DE QUEIJO ARTESANAL

Neste trabalho prop√Ķe-se uma solu√ß√£o para o descarte gerado na produ√ß√£o do queijo artesanal, por unidades m√≥veis de processamento - minif√°bricas - transformando-se um produto secund√°rio em oportunidade de neg√≥cio, gerando valor na cadeia produtiva. Como resultado, obt√©m-se o desenvolvimento s√≥cio-ambiental e contribui-se para a preserva√ß√£o do ambiente.
Estande: 14
Código do trabalho: PMN01
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 14:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

REAPROVEITAMENTO DE EFLUENTE AQUOSO INDUSTRIAL NA S√ćNTESE DE RESINA FENOLFORMALDE√ćDO

O grande desafio atual da ind√ļstria √© gerar ganhos financeiros e aumentar sua produtividade, minimizando impactos no meio ambiente. O "verniz ecol√≥gico" foi obtido com o reaproveitamento de todo efluente aquoso gerado por uma grande ind√ļstria multinacional no ramo de tintas e revestimentos. O resultado desse projeto alcan√ßou um dos seus grandes objetivos, que foi o de transformar o res√≠duo que, antes, podia causar impacto no meio ambiente numa fonte de receita para as ind√ļstrias.
Estande: 122
Código do trabalho: QMD01
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 08:30
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio
 

RECICLAGEM DE RES√ćDUOS POLIM√ČRICOS TERMOPL√ĀSTICOS P√ďS-PROCESSAMENTO

Atualmente muitos plásticos não estão sendo reciclados por estarem contaminados com outros produtos, com o objetivo de reduzir esse problema de lixo, desenvolveu-se um estudo de reciclagem que os transforma em produtos leves, com boa resistência à compressão, pouca absorção de água, baixo custo e variabilidade de aplicação.
Estande: 161
Código do trabalho: QMD02
 

REFRIGERADOR SOLAR

Projeto em que se estuda o refrigerador com a aplicação do princípio termoelétrico de Peltier em seu ciclo de refrigeração e a alimentação é feita unicamente por energia solar. O projeto foi desenvolvido como solução para a armazenagem de vacinas em locais "off the grid" onde não há a existência de energia elétrica acessível.
Estande: 33
Código do trabalho: MCD01
 
Data da Banca de Avaliação: 13/12/2019 17:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

SECAGEM DE BAGA√áO DE MALTE E APLICA√á√ēES

O baga√ßo de malte, um res√≠duo gerado pela ind√ļstria cervejeira, √© bastante utilizado como ra√ß√£o animal. Existem outras aplica√ß√Ķes poss√≠veis, como a incorpora√ß√£o em papel, tijolo e a queima para produ√ß√£o de energia, alternativas que transformam o res√≠duo de baixo valor em oportunidade de neg√≥cio. Em todas essas aplica√ß√Ķes, √© necess√°ria uma opera√ß√£o de secagem do baga√ßo de malte. O estudo da opera√ß√£o de secagem foi o objetivo principal deste trabalho.
Estande: 27
Código do trabalho: QMN07
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 15:40
Local da Banca de Avaliação:
 

SECAGEM E APROVEITAMENTO DE BORRA PROVENIENTE DA PRODUÇÃO DE TINTAS

Conscientizados pela alta gera√ß√£o de lodo nas esta√ß√Ķes de tratamento de efluentes da ind√ļstria de tintas, o grupo desenvolveu um processo de secagem por microondas, visando reduzir a quantidade descartada, ou eventual reaproveitamento, tendo a alta concentra√ß√£o de √°gua presente nas amostras. Com este projeto, o grupo buscou n√£o s√≥ a redu√ß√£o do impacto ambiental pela queima desse res√≠duo como tamb√©m dos custos associados com o descarte dele pelas ind√ļstrias.
Estande: 71
Código do trabalho: QMD07
 

SIMULADOR DE CARRO DE CORRIDA

O trabalho consiste em projetar e construir um simulador de força G com 2 graus de liberdade aplicado em corridas de automóveis esportivos, autoescolas e entretenimento.
Estande: 64
Código do trabalho: CAN02
 

SISTEMA ALTERNATIVO PARA A LOCALIZAÇÃO DE VAGAS

Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivos: o desenvolvimento de um sistema de localização de vagas em estacionamentos descobertos caracterizados pela falta de instrumentos que indiquem a localização de vagas disponíveis bem como a estruturação de uma empresa para a fabricação, implementação e serviço de manutenção do sistema em questão. O problema é representado pela dificuldade enfrentada pelo motorista para encontrar vaga em estacionamentos e o alto tempo de circulação no local.
Estande: 51
Código do trabalho: PMD14
 
Data da Banca de Avaliação: 13/12/2019 19:00
Local da Banca de Avaliação: Sala J-304B
 

SOLUÇÃO PARA A COLETA DE LIXO URBANO

Observando-se o crescimento significativo da utiliza√ß√£o do servi√ßo "delivery" de supermercado, constatou-se que as embalagens de papel√£o utilizadas na entrega dos produtos s√£o descartadas em boas condi√ß√Ķes pelos consumidores. Pensando nisso, foi desenvolvido um novo conceito que, ap√≥s o uso como embalagem, ela ganha a fun√ß√£o de lixeira. Completa o ciclo do produto, al√©m de despertar o interesse da utiliza√ß√£o do servi√ßo "delivery" por novos usu√°rios.
Estande: 25
Código do trabalho: DSGN06
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 19:50
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Alpha
 

SOLUÇÃO PARA A REMOÇÃO DE PELOS (DE CÃES) IMPREGNADOS EM TECIDOS

Devido à nova forma intimista de conviver com seus animais de estimação 90% dos donos já tiveram o problema de brincar com o "pet" e ficar com pelos impregnados nas roupas. Visamos facilitar a vida do dono e proporcionar-lhe a aproximação com seu animal de estimação, além de uma vivência de qualidade e bem-estar. Utilizando um veludo de poliéster que "atrai" o pelo impregnado na roupa com rotacionamento automático, é necessário apenas deslizar o produto pelo lugar de onde se deseja remover o pelo em sua roupa.
Estande: 104
Código do trabalho: DSGN03
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: U29
 

SUPERF√ćCIES TRIDIMENSIONAIS DIN√āMICAS

O projeto Superf√≠cies Tridimensionais Din√Ęmicas consiste na materializa√ß√£o de superf√≠cies tridimensionais. Tem como objetivo utilizar os conhecimentos adquiridos no curso de Engenharia de Controle e Automa√ß√£o para se desenvolver uma estrutura cin√©tica automatizada de baixo custo. Trata-se de esferas fixadas por fios e estes, por sua vez, s√£o conectados a motores de passo que controlam sua altura. A combina√ß√£o dessas esferas em suas respectivas alturas formam imagens tridimensionais.
Estande: 12
Código do trabalho: CAN08
 

TOMADA DE DECISÃO PARA O CRESCIMENTO DE UMA EMPRESA: ESTUDO DE CASO DE UM CENTRO AUTOMOTIVO

Neste trabalho visa-se analisar e orientar a viabilidade da expansão de pequenas e médias empresas, por meio de franquias e filiais. Para tanto, foi realizado um estudo de caso no centro automotivo Bimmer.
Estande: 131
Código do trabalho: ADMN04
 

TRANSMISS√ÉO SEQUENCIAL PARA VE√ćCULO BAJA-SAE

Estudo da viabilidade sobre a aplicação de uma transmissão sequencial a um protótipo Baja SAE.
Estande: 76
Código do trabalho: MCD02
 
Data da Banca de Avaliação: 12/12/2019 18:00
Local da Banca de Avaliação: Auditorio Beta
 

TRATAMENTO DE EFLUENTE COM BISFENOL-A E FENOL POR MEIO DE PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS - FOTO-FENTON - COM O EMPREGO DE ENERGIA SOLAR

O trabalho consiste no tratamento de água contaminada com Bisfenol A e Fenol, utilizando-se o método de Processos Oxidativos Avançados Foto Fenton, com o emprego de luz solar.
Estande: 63
Código do trabalho: QMN06
 

TRATAMENTO DE EFLUENTE INDUSTRIAL COM FORMALDE√ćDO POR M√ČTODOS OXIDATIVOS

Um dos maiores desafios da ind√ļstria qu√≠mica consiste em realizar o devido descarte dos res√≠duos gerados nos processos produtivos. O desafio torna-se ainda maior quando se deve remover da √°gua residu√°ria industrial compostos que n√£o podem ser tratados por m√©todos convencionais, como o formalde√≠do. Motivados por esse desafio, buscou-se utilizar diferentes m√©todos de oxida√ß√£o qu√≠mica para remover formalde√≠do de um efluente proveniente da produ√ß√£o de tintas e resinas.
Estande: 21
Código do trabalho: QMN02
 

T√öNEIS IMERSOS: AN√ĀLISE E ESTUDO DE CASO

Neste trabalho, conceituam-se t√ļneis imersos e analisam-se seus mais variados aspectos. Essa t√©cnica de engenharia civil √© demonstrada por meio de um estudo de caso do t√ļnel imerso entre Santos e Guaruj√°.
Estande: 74
Código do trabalho: CVD14
 

UMIDIFICADOR SUSTENT√ĀVEL PARA PRAIAS

O trabalho consiste no desenvolvimento de um equipamento sustentável que gera conforto térmico ao usuário, pela aspersão de água. Além disso, proporciona espaço para propaganda de empresas e negócios locais. O equipamento deverá ser instalado em praias para viabilizar a captação da água do mar, que será tratada num dessalinizador, utilizando a energia solar.
Estande: 88
Código do trabalho: MCN09
 

USINAGEM COM REFRIGERAÇÃO CRIOGÊNICA

Neste trabalho estuda-se a aplicação de jatos de nitrogênio líquido diretamente sobre a ferramenta, para não só diminuir a zona de temperatura de corte durante o torneamento da liga Super Duplex ASTM A890, em processo de acabamento, como também analisar seu comportamento microestrutural quando submetido à refrigeração criogênica, além de propor uma análise comparativa desse método com os convencionais, com o uso de óleo de corte e usinagem a seco.
Estande: 97
Código do trabalho: MCN05
 

UTILIZA√á√ÉO DO CALOR REJEITADO POR UM AQUECEDOR DE √ĀGUA PARA PISCINAS NO RESFRIAMENTO DE RESID√äNCIAS

Em condomínios residenciais de alto padrão, é comum o uso de aquecedor de piscinas tanto no inverno como no verão. Levando isso em consideração, este projeto discute a possibilidade da utilização do calor rejeitado por um aquecedor de piscina na refrigeração de residências, visando economia, eficiência, sustentabilidade e conforto térmico. Para isso, o processo de troca de calor foi simulado utilizando uma pastilha de Peltier.
Estande: 148
Código do trabalho: CAD04
 
Data da Banca de Avaliação: 30/11/2019 11:30
Local da Banca de Avaliação:
 

UTILIZA√á√ÉO E APROVEITAMENTO DE CONT√äINERES EM HABITA√á√ēES

Com este trabalho exp√Ķem-se as facilidades de se construir com o emprego de cont√™ineres. Demonstram-se aspectos pr√≥s e contras, destacando-se tecnologias sustent√°veis, al√©m de se explorar o √Ęmbito comercial do pa√≠s para este novo recurso.
Estande: 152
Código do trabalho: CVD06
 

VE√ćCULO "ATENA"

Atena é um veículo superesportivo para 2020, que possui como conceito "vestir", com toda sua inspiração na moda que cercou a mulher no decorrer dos anos. Não se trata da concepção feminina de fragilidade e doçura, mas do lado forte e inovador feminino.
Estande: 85
Código do trabalho: DSGN07
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 19:00
Local da Banca de Avaliação: H206