Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 


2016

(Pesquisado por: ⊂mit=)

Número de trabalhos exibidos: 174

"BIKE SHARING": ANÁLISE CRÍTICA E ESTUDO DE VIABILIDADE DO SISTEMA

Este trabalho consiste numa análise crítica do sistema de compartilhamento de bicicletas da cidade de São Paulo. Com ela busca-se avaliar potenciais melhorias para o sistema e a percepção dos cidadãos quanto à utilização dele na cidade. As melhorias conseguidas com ele são: redução dos poluentes atmosféricos, exercício físico ao usuário, melhoria do trânsito, redução do tempo gasto com deslocamento e diminuição dos custos com modais automotivos. Atinge todos os públicos com interesse no deslocamento prático.
Código do trabalho: PMD15
 
 

"BUGGYBAG" - VEÍCULO ELÉTRICO INFANTIL PORTÁTIL

O projeto consiste no desenvolvimento de um veículo elétrico infantil portátil que tem como diferencial um sistema de autocompactação que permite a transformação do veículo numa mala, facilitando o transporte e armazenamento. A função pode ser ativada ao simples clique de um botão pelo aplicativo de celular para virar "buggy" ou mala. O veículo pode ser controlado tanto pela criança, manualmente, quanto pelo aplicativo de celular pelo seu responsável.
Código do trabalho: CAN01
 
 

"CHEF" ANIMAL: NOVA EXPERIÊNCIA EM ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL INFANTIL

"Chef" Animal é mais que um brinquedo. É uma linha de utensílios de cozinha desenvolvida especialmente para crianças a partir de cinco anos terem uma nova experiência em alimentação saudável. Crianças que se alimentam de forma pouco nutritiva podem apresentar problemas de saúde no futuro. Pensando nisso, "Chef" Animal foi desenvolvido para a criança conhecer e se interessar por alimentos saudáveis de forma lúdica e segura, divertindo-se com seus pais na cozinha.
Código do trabalho: DSGN06
 
 

"DISPENSER" DE CONES PARA SINALIZAÇÃO VIÁRIA

Cones de trânsito são responsáveis por sinalizar vias em caso de incidentes ou delimitar áreas para tarefas específicas. O intuito do projeto foi desenvolver um equipamento que fará a dispensa e o recolhimento dos cones de maneira automática. Com ele, há melhorias em relação aos equipamentos atuais, reduzindo o tempo de operação e o esforço por parte dos operários.
Código do trabalho: DSGN04
 
 

"E-DRIVE HOCKEY" - ROBÔ JOGADOR "AIR HOCKEY"

O "Air Hockey" é um esporte de alta velocidade que exige grande habilidade para as jogadas serem efetuadas. O foco do projeto é a construção de um dispositivo, utilizando conceitos da engenharia de controle e automação, capaz de desafiar um ser humano numa partida.
Código do trabalho: CAN04
 
 

"EYE CONTROL" - SISTEMA INTERATIVO VIABILIZADO PELA LEITURA DOS OLHOS

"Eye Control" é o sistema interativo que, pela leitura do movimento dos olhos, viabiliza a inclusão social dos deficientes físicos, ajudando a recuperação de parte de sua independência para a realização de tarefas do dia a dia e a expressão de suas vontades. O sistema apresenta custo e tecnologia de implantação viáveis para sua inserção no mercado e é resultado da criação de um "software" que se comunica com um "hardware" para automatizar itens residenciais e reproduzir palavras ou frases predefinidas.
Código do trabalho: ELN06
 
 

"FREE TO PEE": ACESSÓRIO FEMININO PARA USO EM BANHEIROS PÚBLICOS

As mulheres passam por diversas situações problemáticas quando sentem necessidade de urinar em locais públicos. Elas se deparam com condições higiênicas precárias, falta de alguns acessórios obrigatórios e de infraestrutura adequada. Com pesquisas de campo, consultoria médica, entrevistas e pesquisas bibliográficas, buscou-se uma solução que trouxesse praticidade e conforto à mulher durante a utilização de banheiros públicos.
Código do trabalho: DSGN02
 
 

"JET SAFE": ACESSÓRIO PARA TRANSPORTE NÁUTICO

O projeto Jet Safe foi desenvolvido a partir da necessidade de usuários de Jet-ski que, ao utilizarem suas embarcações, não encontravam espaço suficiente para transportar objetos como guarda sol, cadeiras de praia e cooler. Em função do comportamento dos usuários e dos riscos encontrados neste tipo de transporte foi desenvolvido um suporte, com estrutura de Neoprene, que se moldará aos objetos a serem transportados economizando espaço e protegendo contra impactos e acidentes.
Código do trabalho: DSGN11
 
 

"PET SMART FEEDER"

O trabalho consiste num dispensador automático de ração, controlado por aplicativo de celular que permitirá ao dono do animal programar a quantidade de comida a ser liberada, quantas vezes quiser ao dia e em quais horários. Caso prefira, o usuário também poderá comandar, a qualquer momento, a liberação instantânea. Ao mesmo tempo, o produto é capaz de informar se o estoque de comida está acabando e gerar relatórios da quantidade ingerida pelo animal durante um certo tempo.
Código do trabalho: CAD01
 
 

"SMART FARM"

Maximizar a produção agrícola, eliminar o uso de agrotóxicos, reduzir as perdas com água e alimentos são contraditórios na prática da agricultura intensiva. Esses benefícios, contudo, são atingidos por meio de fazendas verticais. A produção de alimento torna-se autossuficiente, independente das circunstâncias climáticas e intervenção humana. A solução proposta trará essas vantagens para o ambiente doméstico em escala customizada ao consumidor, permitindo ainda minimizar seus gastos com alimentos.
Código do trabalho: CAN09
 
 

"SMART WATER" - ÁGUA E GÁS NA INTERNET

Os equipamentos "Smart Water" utilizam tecnologia para efetuar medições, transmitir dados, informar vazamentos e controlar remotamente válvulas para evitar desperdício de água em tubulações. Destina-se tanto a condomínios residenciais ou comerciais, em que se deseja substituir/instalar um hidrômetro seguro. Possui o menor custo do mercado atual, mantendo a qualidade, com prolongada vida útil e baixíssimo desgaste. O equipamento permite também a medição de consumo de água e gás encanado.
Código do trabalho: ELN01
 
 

"STOCK CAR": MELHORIAS EM GESTÃO

A proposta deste trabalho consiste em identificar problemas em comum nas equipes de "Stock Car" relacionados com gestão e propor soluções de melhoria que beneficiem a categoria toda.
Código do trabalho: ADMD06
 
 

"VIRTUAL REALITY SIMULATOR" - "VR SIMULATOR"

Este projeto apresenta um simulador de caminhão (Euro Truck) integrado com os óculos de realidade virtual ("Oculus Rift") e uma base mecânica responsável por realizar movimentos de acordo com a simulação. O conjunto completo permite maior imersão do usuário no simulador, tornando a interação homem-máquina mais eficiente e mais próxima das condições reais.
Código do trabalho: CAN10
 
 

"WETLANDS" CONSTRUÍDOS COM MEIO FILTRANTE DE MATERIAL RECICLADO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Os "wetlands" construídos, também conhecidos como jardins filtrantes, são um sistema de tratamento e polimento de esgotos que tem entre suas principais vantagens o baixo custo de implantação e manutenção, bem como a simplicidade de operação. Podem ser de grande utilidade na recuperação de corpos hídricos, melhoria na qualidade de água no pós - tratamento de esgotos e é uma solução para núcleos isolados de atividade humana.
Código do trabalho: CVN06
 
 

A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES

Neste trabalho, analisa-se como a música ambiente impacta a decisão de compra, ou seja, se a música ambiente faz com que os consumidores se sintam atraídos a entrar na loja, ou não, para comprar os produtos.
Código do trabalho: ADMD02
 
 

ALAVANCAGEM OPERACIONAL NUMA EMPRESA DO SETOR VIDREIRO

Este trabalho é um estudo de caso na empresa Garante Indústria de Vidros Ltda. Foram aplicados conceitos estudados durante a graduação, para se levantar as causas do principal problema relatado pela empresa, o alto índice de atrasos.
Código do trabalho: PMD18
 
 

ALTERNADOR "START-STOP"

O projeto consiste em minimizar a potência que o alternador automotivo utiliza do motor por meio de um sistema "START-STOP" e, com isso, reduzir o consumo de combustível.
Código do trabalho: MCN04
 
 

ANÁLISE DA CAPACIDADE E PROPOSTA DE MELHORIAS NO SISTEMA VIÁRIO URBANO - PRAÇA MAUÁ

Neste estudo procedeu-se à análise da capacidade e froam propostas melhorias no sistema viário para a Praça Mauá.
Código do trabalho: CVN01
 
 

ANÁLISE DA VARIAÇÃO DA RESISTÊNCIA CARACTERÍSTICA DO CONCRETO EM EDIFÍCIOS ENTRE PAVIMENTOS E ELEMENTOS ESTRUTURAIS

Este artigo apresenta um estudo da variação da resistência característica à compressão do concreto, em edifícios. Para tal, um edifício de vinte pavimentos foi analisado por meio de quatro modelos computacionais com ajuda do "software" de cálculo estrutural de concreto armado, CAD/TQS. O primeiro modelo não apresentou variação do FCK e serviu como base de comparação para os demais, que apresentaram variações ao longo da altura e entre elementos estruturais.
Código do trabalho: CVD19
 
 

ANÁLISE DE CASO DE ESTABILIZAÇÃO DE ENCOSTA COM SOLO GRAMPEADO

A estabilidade de encostas e taludes é um assunto delicado a ser tratado na engenharia civil, pois possuem diversas soluções cuja escolha visa à economia e à segurança. O interesse de profissionais pela técnica de solo grampeado justifica-se pela sua praticidade, rapidez de execução e economia, quando comparada a outras soluções técnicas utilizadas para a estabilização de encostas. O foco deste trabalho foi entender o método construtivo, dimensionamento e realização de um projeto executivo.
Código do trabalho: CVD10
 
 

ANÁLISE DE PARÂMETROS TÉCNICOS DE ENGENHARIA PARA PROJETO DE TELHADO VERDE

O trabalho tem por objetivo a análise de parâmetros técnicos para projeto de telhados verdes, com enfoque em telhados de residências. Tal tema está no contexto de combate às enchentes e da necessidade de meios alternativos de suprimento de água. Um protótipo de telhado verde foi construído para terem seus dados de águas escoadas coletadas, no segundo semestre de 2016.
Código do trabalho: CVD09
 
 

ANÁLISE DE SOLUÇÕES PARA SUPRIR O ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA MACROMETRÓPOLE DE SÃO PAULO

Neste trabalho, buscou-se estudar possíveis soluções para a crise hídrica, na Região Metropolitana de São Paulo. Analisou-se como se chegou à crise ocorrida em 2014, bem como soluções que possam ser aplicadas na Região Metropolitana em estudo. Por meio de uma Matriz de Decisão, procurou-se chegar às soluções que melhor se ajustam à Região Metropolitana de São Paulo e que terão melhor efeito para se evitarem futuros problemas de falta de água na região.
Código do trabalho: CVD24
 
 

ANÁLISE DE VIABILIDADE E ELABORAÇÃO DE PROJETO DE REÚSO DE ÁGUAS CINZA NUMA EDIFICAÇÃO CDHU

Tendo-se em vista a atual necessidade de promover um futuro sustentável e garantir maior disponibilidade de recursos hídricos para as futuras gerações, foi feito um projeto de reúso de águas cinza, destinado a descargas de bacias sanitárias de uma edificação CDHU. O projeto também contempla a análise de viabilidade física e econômica da implantação do sistema.
Código do trabalho: CVD28
 
 

ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA DO USO DE COMPONENTES PRODUZIDOS COM REFUGO DA INDÚSTRIA DE TUBOS DE CREME DENTAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

No presente trabalho visa-se analisar a viabilidade técnica de expansão do uso, ainda incipiente, de placas feitas com refugo da indústria de tubos de creme dental na construção civil. O produto foi qualificado tecnicamente, por meio da determinação das suas características acústicas e mecânicas, com o intuito de criar novas utilidades para ele. Com os resultados obtidos, concluiu-se que o material possui alta resistência mecânica além de capacidade de inibir a passagem do som.
Código do trabalho: CVD03
 
 

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE UMA TORRE EÓLICA "ONSHORE"

Este trabalho tem como objetivo a análise do comportamento estrutural de uma torre eólica com o detalhamento da estrutura modelada no "software" SAP2000. Este introduz o setor de energia eólica no Brasil e no mundo e são abordados os conceitos teóricos para a compreensão da análise dinâmica da estrutura, devida à ação dos ventos e da rotação das pás. Analisaram-se os componentes do aerogerador para entender as cargas aplicadas na estrutura e os métodos utilizados para a construção da torre.
Código do trabalho: CVN09
 
 

ANÁLISE DOS ASPECTOS DA ERGONOMIA COGNITIVA NO TRABALHO NUMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

O trabalho contempla um estudo sobre os fatores geradores de doenças psicológicas numa instituição financeira, para posteriormente se proporem algumas condutas para mitigá-las.
Código do trabalho: PMN09
 
 

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE ESTOQUE: UM PROCESSO DE PARCEIRA NO SEGMENTO "PERSONAL CARE"

O estudo baseia-se na análise de modelos de abastecimento de estoque, para análise de viabilidade de melhoria. É realizada uma comparação entre a estrutura de estoque do atual cenário de uma empresa de "personal care" e diferentes modelos de ressuprimento, com o intuito de se verificar a viabilidade e possibilidade de melhoria nos parâmetros que compõem o estoque (volume de estoque, custos de estoque, variáveis logísticas e de qualidade).
Código do trabalho: PMN04
 
 

ANÁLISE ESTRUTURAL DA CONTENÇÃO DA ESTAÇÃO BROOKLIN DO METRÔ

Estudo de uma solução de engenharia para a execução de contenção em solos com nível d'água próximo à superfície e com risco de contaminação. A solução consiste na execução de 5 poços secantes feitos simultaneamente, de forma que garanta a vedação da estrutura. O estudo baseou-se na modelagem e verificação estrutural considerando a interação solo-estrutura e as etapas construtivas do novo método.
Código do trabalho: CVN14
 
 

ANÁLISE ESTRUTURAL DE EDIFÍCIOS ALTOS

No presente trabalho buscou-se estudar edifícios altos no mundo e as soluções estruturais adotadas frente aos desafios técnicos, já que os esforços são mais críticos com o aumento do número de andares. Em seguida, utilizando-se o sistema CAD/TQS, foi feito um estudo da estabilidade global de um edifício alto de concreto armado, atendendo aos critérios da norma ABNT NBR 6118:2014 e aplicando formas de enrijecimento da estrutura para se alcançar o número máximo de pavimentos do modelo.
Código do trabalho: CVD17
 
 

ANÁLISE ESTRUTURAL DE UM EDIFÍCIO EM SITUAÇÃO DE COLAPSO PROGRESSIVO

A compreensão e estudo da resposta estrutural de um edifício após aplicações de cargas excepcionais, como as explosivas, é possível com o auxílio de "softwares" de cálculo estrutural disponíveis no mercado. Há uma quantidade muito limitada de trabalhos nacionais disponíveis no escopo do colapso progressivo. Neste trabalho de graduação foram coletadas informações de referências internacionais e apresentado um estudo detalhado sobre o fenômeno do colapso progressivo e suas causas num edifício de concreto armado.
Código do trabalho: CVD22
 
 

ANÁLISE INTEGRADA DE CERVEJARIAS DE DIFERENTES PORTES VISANDO À OTIMIZAÇÃO AMBIENTAL

Neste trabalho é apresentado um estudo sobre o tratamento dos resíduos gerados na indústria cervejeira, visando à otimização ambiental com a produção de biogás e reúso de água. O estudo engloba a análise da viabilidade técnica e econômica de um sistema de tratamento anaeróbio dos efluentes, para a utilização do biogás como combustível alternativo na geração de energia térmica e reutilização da água para fins não nobres.
Código do trabalho: QMD05
 
 

ANEL METROVIÁRIO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

Este trabalho consta da criação de um anel metroviário na Região Metropolitana de São Paulo. É evidente o caos nas estações centrais da cidade e, por causa disso, acredita-se que a implantação do Anel ajudaria a aliviar esse transtorno, fazendo com que as pessoas não realizem caminhos desnecessários para atingir seus destinos. Outros fatores relevantes seriam o conforto e o menor tempo de espera dos usuários.
Código do trabalho: CVD01
 
 

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA "KAIZEN" NUMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

Neste estudo aplicou-se a metodologia "Kaizen" na área de cartões de crédito e débito numa Instituição Financeira. Envolve mapeamento de processos e análise de indicadores por meio das ferramentas de Engenharia de Produção, como DMAIC, "Ishikawa", "Brainstorming", 5 Por- quês, Gráfico de "Pareto", 5W2H, "Benchmarking", "Just in Time" e "Kanban".
Código do trabalho: PMD09
 
 

APLICAÇÃO DE GLICERINA EM MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Desenvolvimento de tecnologia para aplicação da glicerina oriunda do processo de produção de biodiesel na indústria de decoração.
Código do trabalho: QMN07
 
 

APLICATIVO DE OTIMIZAÇÃO DE COMPRAS

O aplicativo visa oferecer comodidade na pesquisa de produtos para que os usuários possam comparar preços e serviços de maneira rápida e eficiente. O aplicativo levará em conta buscas em "sites" e clientes cadastrados para que o algoritmo faça a comparação e aponte o melhor custo-benefício para a sua lista de compras. Serão oferecidas como vantagens tais como histórico e compartilhamento de listas de compras, rota para os supermercados, além de outras funcionalidades.
Código do trabalho: CAN03
 
 

APLICATIVO LOCALIZADOR DE PRESTADORES DE SERVIÇO NAS ÁREAS DE CONSTRUÇÃO, MANUTENÇÃO E REFORMAS: PLANO DE NEGÓCIOS

O trabalho consiste num plano de negócios no setor de serviços. É um aplicativo localizador de prestadores de serviços nas áreas de construção, manutenção e reformas, nomeado "Obras Já".
Código do trabalho: ADMD08
 
 

APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS VINHAÇA E GLICERINA VISANDO À GERAÇÃO DE BIOENERGIA E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL

Neste estudo, desenvolveu-se a aplicação de um reator anaeróbio operado de forma descontínua alimentada, com biomassa imobilizada em suporte inerte e mistura por recirculação da fase líquida, para a produção de biogás, a partir da codigestão de vinhaça e glicerina. Analisa-se a influência da composição do afluente, fundamentada em quatro condições(100% glicerina; 67% glicerina e 33% vinhaça; 33% glicerina e 67% vinhaça; 100% vinhaça), para a estabilidade do reator, sua eficiência na remoção da matéria orgânica e produção de biogás.
Código do trabalho: QMD01
 
 

AUMENTO DE CAPACIDADE DE UMA LINHA AUTOMOBILÍSTICA

O objetivo do presente trabalho é propor um aumento de capacidade de uma linha de produção em série do setor automobilístico, com a redução do tempo de ciclo utilizando um modelo computacional de simulação de eventos discretos. Realizou-se uma parceria com a Volkswagen do Brasil, que forneceu todas as informações necessárias para o desenvolvimento do estudo.
Código do trabalho: PMN07
 
 

AUTOMAÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES ASME NO PROJETO ESTRUTURAL DE UM AQUECEDOR, VERIFICAÇÃO COM MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS E VALIDAÇÃO EXPERIMENTAL DO MODELO

O trabalho tem por objetivo automatizar o cálculo de um aquecedor elétrico industrial pelos procedimentos da Norma ASME. Foram feitos estudos pelo método dos elementos finitos para avaliar o grau de superdimensionamento de um aquecedor projetado por essa norma. O modelo de elementos finitos foi validado medindo-se as deformações da peça com extensômetros elétricos, na condição de projeto.
Código do trabalho: MCD03
 
 

AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS DE DIMENSIONAMENTO DE SOLO REFORÇADO COM GEOSSINTÉTICOS: ESTUDO DE CASO

Neste trabalho apresenta-se um resumo da utilização e funcionamento de diferentes tipos de geossintéticos para melhorias nos solos, com enfoque nos geossintéticos com função de reforço. É descrito ainda o método construtivo e como são instalados no interior do talude. O objetivo do trabalho foi a análise e comparação de métodos de dimensionamento para a execução de um projeto de solo reforçado.
Código do trabalho: CVD25
 
 

BARRAGENS DE REJEITOS: PROJETO E EXECUÇÃO

No trabalho apresentam-se os principais tipos e finalidades de barragens, focando especialmente as de rejeitos e discute o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, MG, bem como as consequências ambientais dessa catástrofe.
Código do trabalho: CVD05
 
 

CAIXA DE REDUÇÃO DO VEÍCULO BAJA SAE

O projeto tem o foco de melhorar o sistema de transmissão do veículo Baja SAE. Foi desenvolvido um sistema que tornou possível desengatar o carro, diminuindo o desgaste devido ao atrito e reduzindo a temperatura da transmissão. Novos rolamentos foram selecionados, aumentando sua capacidade de carga. A caixa de engrenagens foi construída em fibra de carbono, visando aumentar a rigidez e reduzir a massa, além de facilitar a produção.
Código do trabalho: MCD07
 
 

CALÇADO ADAPTÁVEL AO CRESCIMENTO DA CRIANÇA

Crianças entre 5 e 12 anos estão em fase de crescimento. Nessa fase, elas perdem muitos calçados devido ao crescimento acelerado dos pés. Este trabalho consiste no desenvolvimento de um calçado que acompanha esse crescimento, gerando maior economia para os pais e responsáveis.
Código do trabalho: DSGN10
 
 

CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES DO UHPC

Este trabalho consiste na apresentação de um concreto com desempenho muito acima do concreto convencional, tendo como característica mais marcante a resistência à compressão acima de 120 MPa.
Código do trabalho: CVD18
 
 

CONDOMÍNIO HORIZONTAL: ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS

A construção civil é muito importante para o desenvolvimento e economia de um país. Ela consome, porém, recursos naturais não renováveis, causando grande impacto ao meio ambiente desde a construção até a operação da edificação. Partindo desse princípio e do crescente número de lançamentos de condomínios residenciais no Brasil, neste trabalho apresentam-se alternativas sustentáveis que proporcionam menor impacto ambiental durante a operação do condomínio.
Código do trabalho: CVN13
 
 

CONSERVAÇÃO DE MASSA PRONTA PARA TAPIOCA COM O USO DE IRRADIAÇÃO

Para buscar alternativas para o aumento da vida de prateleira da tapioca hidratada, sem o emprego de conservantes químicos, neste trabalho de conclusão de curso, teve-se como objetivo estudar o efeito da radiação gama nas características microbiológicas e sensoriais do produto.
Código do trabalho: ALD03
 
 

CONTROLE DE TEMPERATURA E VAZÃO NA ADMISSÃO DE MOTORES A COMBUSTÃO

O trabalho tem como objetivo a proposta de melhoria no teste de desempenho de motores com combustível, realizado pela Divisão de Motores do IMT, por meio de um dimensionamento apropriado e controle de temperatura e vazão de um trocador de calor para a injeção de combustível.
Código do trabalho: MCD08
 
 

CONTROLE OPERACIONAL ÓTIMO DE BOMBAS HIDRÁULICAS DE FLUXO EM SISTEMAS COM RESERVATÓRIO DE ALIMENTAÇÃO ALEATÓRIA

O mundo moderno tem, cada vez mais, deparado a necessidade da busca por reduções no consumo de energia por questões de sustentabilidade e financeiras. Este projeto tem por objetivo desenvolver uma metodologia de controle para operação de sistemas de bombeamento, com fluxo de entrada variável, que permita tal economia de recursos energéticos. Tais sistemas são de larga aplicação industrial e urbana e compõem representativa parcela da demanda energética do estado de São Paulo.
Código do trabalho: MCN03
 
 

CULTURA ORGANIZACIONAL NA CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE E SUCESSO EMPRESARIAL DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE: ESTUDO DE CASO DA GARANTE INDÚSTRIA DE VIDROS

Determinar, por meio de estudos da literatura-base, com a aplicação de questionários na empresa-caso e a elaboração de testes de hipótese, quais modelos de cultura organizacional podem influenciar o sucesso da empresa-caso de pequeno porte e gestão familiar do setor vidreiro. A conclusão do trabalho pode vir a servir como modelo para outras empresas similares.
Código do trabalho: ADMD05
 
 

DESENVOLVIMENTO DE "SNACK" PROTEICO DE FRUTAS ENRIQUECIDO COM NUTRIENTES FUNCIONAIS

O trabalho consistiu no desenvolvimento de um "snack" proteico de frutas enriquecido com nutrientes funcionais sem adição de açúcar e conservantes, proporcionando uma alimentação rápida e saudável necessária para o ritmo agitado de vida nos dias atuais. O desenvolvimento da formulação deu-se por meio de avaliação sensorial da textura e sabor. Obteve-se um "snack" com teor de 10,2 % de proteínas, com textura e sabor agradáveis ao paladar, indicados por um índice de aceitação de 84,7 %.
Código do trabalho: QMN04
 
 

DESENVOLVIMENTO DE ABRIGO DE USO EXTERNO PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

O projeto aborda o desenvolvimento de um abrigo para situações de emergência. Sua forma, inspirada nos tatus, e sua estrutura rígida e escamoteável proporcionam segurança para uso em áreas externas, além de facilitarem o transporte, a montagem e o armazenamento. Suas laterais, feitas em tecido impermeável, possibilitam o fluxo de ar e facilitam a junção de um abrigo a outro. Com 6 m², cada abrigo pode ser ocupado por até 3 pessoas.
Código do trabalho: DSGN09
 
 

DESENVOLVIMENTO DE ADITIVO REPELENTE DO MOSQUITO "AEDES AEGYPTI" PARA SABÃO LÍQUIDO COM ADESÃO A TECIDOS DE ALGODÃO E POLIÉSTER A PARTIR DE MODIFICAÇÕES MOLECULARES DA ICARIDINA

Neste trabalho tem-se por objetivo principal desenvolver um aditivo para sabão líquido, com adesão a tecidos de algodão e poliéster, que possua repelência contra o mosquito "Aedes aegypti" , a partir de modificações moleculares da Icaridina. Essas modificações das propriedades físico-químicas resultam numa melhoria na afinidade do composto com o substrato, numa redução do custo de produção e de otimização do efeito repelente do princípio ativo.
Código do trabalho: QMN08
 
 

DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA PARA ATLETAS POR APROVEITAMENTO DE PERMEADO DE QUEIJO MINAS FRESCAL

O intuito principal do trabalho foi agregar valor a um material normalment descartado. O permeado de queijo-de-minas é um subproduto rico em nutrientes com elevado potencial de aproveitamento industrial. Dessa maneira, fazendo uso desse, pudemos criar um isotônico saboroso, refrescante e nutritivo para atletas. Por usar uma matéria-prima que teoricamente seria descartada, o custo desse produto finalizado é mais baixo, podendo competir com grandes marcas como Gatorade e Marathon.
Código do trabalho: QMD13
 
 

DESENVOLVIMENTO DE CALDO DE CANA INDUSTRIALIZADO

O produto estudado é um caldo de cana-de-açúcar envasado, do qual se dimensionou o melhor tratamento térmico a fim de impedir a fermentação, diminuir a contagem microbiana e, assim, prolongar sua vida de prateleira, procurando manter as características organolépticas próximas ao natural e sua aceitação comercial.
Código do trabalho: ALD04
 
 

DESENVOLVIMENTO DE COSMÉTICO CAPILAR SEM ENXÁGUE COM A FINALIDADE DE REMOVER ODORES DE CIGARRO PROPORCIONANDO HIDRATAÇÃO E BEM-ESTAR AOS FIOS

Desenvolvimento de produto cosmético sem enxágue para cabelos normais, cuja função principal é eliminar o odor do cigarro, além de proporcionar hidratação e aparência saudável aos fios de cabelo.
Código do trabalho: QMN05
 
 

DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA ENSINO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Desenvolvimento de jogos educativos que buscam auxiliar e complementar o aprendizado dos alunos de Engenharia de Produção. Uma maneira interativa e dinâmica de ensinar importantes teorias do curso.
Código do trabalho: PMD10
 
 

DESENVOLVIMENTO DE PCM PARA ARMAZENAMENTO DE ENERGIA TÉRMICA EM LONGO PRAZO

Os "phase change materials" (PCMs) são materiais com alta capacidade de absorção de energia térmica. Os PCMs com base de sais hidratados possibilitam o armazenamento de calor latente por sua propriedade de super-resfriamento, pela qual o material se mantém na fase líquida mesmo abaixo de sua temperatura de fusão. Dado que essa forma de armazenamento apresenta alta estabilidade, pode-se liberar a energia guardada a partir da cristalização desse material quando necessário.
Código do trabalho: QMD06
 
 

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO COM BASE EM FRUTAS COM PROPRIEDADES FUNCIONAIS

Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma barra de frutas com propriedades funcionais e os estudos visam à qualidade e à aceitação do produto no mercado.
Código do trabalho: QMD14
 
 

DESENVOLVIMENTO DE SORVETES ARTESANAIS DE VINHO

Com o avanço da tecnologia, os consumidores estão buscando cada vez mais novas experiências com produtos inovadores. Analisando -se as tendências de mercado, notou-se uma oportunidade no desenvolvimento de sorvetes Premium. O objetivo do trabalho foi o desenvolvimento de sorvetes com base de vinho e sua avaliação para o lançamento de franquias no mercado. A formulação foi desenvolvida a fim de se obterem características sensoriais desejáveis para o consumidor, como sabor, cor e textura.
Código do trabalho: ALD01
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM "SCANNER" TRIDIMENSIONAL

Com o objetivo de democratizar a tecnologia da digitalização 3D, este trabalho relata o desenvolvimento de um "software" que realiza a reconstrução 3D a partir de duas imagens obtidas com um "smartphone". Com a análise das imagens e dos parâmetros da câmera utilizada, obtém-se uma solução rápida, barata e relativamente precisa para o escaneamento em três dimensões de um determinado objeto.
Código do trabalho: ELD03
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA DIMENSIONAMENTO DE APARELHOS DE APOIO FRETADOS DE NEOPRENE

Este trabalho é baseado na compreensão e análise de dimensionamento de aparelhos de apoio de elastômero fretado, utilizando-se como principal modelo de cálculo a norma europeia BS EN 1337-3: 2005. Com isso, foi desenvolvido um aplicativo para facilitar os cálculos.
Código do trabalho: CVD27
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM ESPELHO INTERATIVO

O projeto "Smart Mirror" aparece como novo conceito para Automação Residencial utilizando a Internet das Coisas, uma das tendências tecnológicas dos últimos tempos. O trabalho consiste na transformação de um espelho comum num dispositivo inteligente, que interagirá com o usuário, exibindo notícias personalizadas de acordo com as suas preferências, informações sobre o clima, agenda de compromissos e trânsito, auxiliando a organização diária do usuário.
Código do trabalho: CAD04
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM MANUAL ORIENTATIVO PARA A ELABORAÇÃO DO LIVRO DE REGISTRO DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - BLOCO K


Neste estudo, analisou-se a relação entre as áreas produtivas e de controladoria de empresas, visando ao desenvolvimento de um manual para auxiliar pequenos e médios empresários no atendimento da nova legislação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) do Governo Federal Brasileiro, com a elaboração do livro de registro e controle da produção e do estoque.
Código do trabalho: PMD20
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO DE PRODUÇÃO INOVATIVO DE PRANCHAS DE SURFE

Este trabalho de conclusão de curso visou ao estudo da viabilidade técnica e financeira de um processo produtivo de pranchas de surfe. Este método minimizou atividades exclusivamente manuais e reduziu os custos variáveis e prazos de produção. O processo engloba a fabricação de pranchas de surfe por moldagem e injeção de poliuretano expansível. Para isso foram utilizados: moldes usinados em ReinShape, laminação em fibra de vidro e resina e poliuretano rígido expansível.
Código do trabalho: PMD19
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE "SOFTWARE" BASEADO NO CONCEITO ERP PARA MICROEMPRESAS DO SETOR ALIMENTÍCIO EM PLATAFORMA MICROSOFT "ACCESS"

O Projeto consiste em desenvolver um "software" de gestão para micro e pequenas empresas do setor alimentício baseado no conceito ERP em plataforma Microsoft "Access".
Código do trabalho: PMD13
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM VANT PARA ATENDER OS REQUISITOS DA CLASSE "ADVANCED" DA COMPETIÇÃO "SAE AERODESIGN" 2016

Trata-se de um projeto de um veículo aéreo não tripulado que atende os requisitos da competição "SAE AERODESIGN 2016", classe "advanced". Os alunos, com outro grupo de trabalho de graduação (CAD05), disputaram essa competição representando o Instituto Mauá de Tecnologia. O objetivo da equipe foi o de construir uma aeronave com baixo peso vazio e alta capacidade de carga útil, incluindo diversos dispositivos eletrônicos de medição e telemetria.
Código do trabalho: MCN08
 
 

DESENVOLVIMENTO DE XAMPU COM REDUÇÃO DE ÁGUA

O intuito do desenvolvimento de um xampu em pasta é possibilitar ao consumidor o manuseio com mais facilidade, permitindo embalagens menores, rendimento aplicável e oferecer limpeza e hidratação aos fios do cabelo. Além disso, eliminando-se a embalagem evitar-se-ão desperdícios de possíveis vazamentos em casos de transporte, diminuição dos custos de impressão e rotulagem, utilização de menor espaço relativo à estocagem e diminuição da geração de lixo.
Código do trabalho: QMD07
 
 

DESENVOLVIMENTO E PROCESSAMENTO DE GELEIA FUNCIONAL

Projeto que atende a demanda de mercado por produtos funcionais e saudáveis, atrelando sabor e praticidade trazendo uma nova percepção de consumo de geleias. Sabor típico brasileiro, acerola com colágeno, sem adição de açúcar.
Código do trabalho: ALD02
 
 

DESTILAÇÃO DE MISTURA ETANOL-ÁGUA COM GÁS DE ARRASTE UTILIZANDO FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

Modificação de uma destilação-padrão de mistura etanol-água, através do uso de um gás de arraste e fontes de energia alternativa para economizar energia em usinas de açúcar e álcool. Essa tecnologia foi testada em escala laboratorial e visa à redução do custo e demanda térmica frente a uma destilação tradicional. Além disso, por não utilizar os combustíveis usuais, diminui os impactos ambientais por esses gerados.
Código do trabalho: QMD03
 
 

DIAGNÓSTICO DA MALHA RODOVIÁRIA BRASILEIRA: MAPEAMENTO DA INFRAESTRUTURA E CRIAÇÃO DE MODELOS DE SIMULAÇÃO DE CUSTOS DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO

O sistema rodoviário brasileiro é o principal meio de transporte de cargas e pessoas, atualmente. Isso mostra sua importância na economia e, consequentemente, a relevância de se realizar um diagnóstico por meio do mapeamento da infraestrutura e dos modelos de simulação de custos. Com isso, pode-se ter uma noção de como planejar melhor a questão do transporte, com ênfase no controle dos custos.
Código do trabalho: CVD04
 
 

DISPOSITIVO ACESSÓRIO PARA TELEFONIA CELULAR

O dispositivo desenvolvido é formado basicamente por uma base com um ou mais transmissores que, por sua vez, proveem energia ao receptor. A bateria do dispositivo móvel é energizada e, com o receptor, fornecem informações de controle ao transmissor. A base converte a energia elétrica em potência a ser transmitida sem fio; por sua vez, o receptor converte esse sinal de potência "wireless" em energia elétrica para a carga na saída.
Código do trabalho: ELN02
 
 

DIVINO: DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA EXPERIÊNCIA PARA SORVETERIA DE VINHOS

Integrando os cursos de design, engenharia de alimentos e administração, o projeto "Divino" desenvolve uma nova experiência de consumo numa sorveteria de vinhos. O design abrange a criação da identidade visual e das embalagens - uma consumível (que gera o mínimo de resíduos), um copo descartável, uma taça (que mantém o sorvete consistente por mais tempo) e a embalagem para viagem "Ânfora" (que permite que o consumidor leve o sorvete para casa), agregando valor ao negócio.
Código do trabalho: DSGN07
 
 

EBA! TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este trabalho propõe a criação do EBA! (acrônimo dos verbos Explorar, Brincar e Aprender), uma plataforma composta por um aplicativo, um robô facilmente programável pelo aplicativo e um tapete de atividades, para permitir a educadores que proporcionem o contato de crianças a partir dos 3 anos com a tecnologia em sua rotina diária, com brincadeiras, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico e a vida em sociedade, respeitando as especificidades do universo lúdico infantil.
Código do trabalho: CAN08
 
 

ELABORAÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA A INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS

Neste projeto, elaborou-se um sistema de gestão de estoque de matéria-prima que, por suas métricas, permitiu à empresa caso, Aunde Brasil, gerenciar seus estoques de forma eficaz, reduzindo falhas por excedente ou escassez de materiais em descompasso com a demanda de produção, atendendo a variação do mercado na qual está inserta.
Código do trabalho: PMD07
 
 

ENERGIA EÓLICA: RELAÇÃO ENTRE O INVESTIMENTO NECESSÁRIO E A ENERGIA GERADA

Este trabalho apresenta o estudo sobre o investimento necessário em Energia Eólica e a sua capacidade de produção energética. Os componentes integrantes deste estudo contemplam desde os equipamentos envolvidos na montagem de um parque eólico, passam pelas normas de regulamentação da energia, a fim de que se chegue à composição do custo final.
Código do trabalho: CVD16
 
 

ENSAIOS DE DESEMPENHO DE LINERS EM ATERROS DE RESÍDUOS

O crescimento populacional tem levado a um significativo aumento na geração de resíduos. Esses resíduos são encaminhados aos aterros sanitários, locais com alto potencial contaminante, já que a decomposição destes gera subprodutos capazes de percolar no solo e corpos d'água. Uma forma de proteção é a instalação de uma camada de GCL (Geosynthetic Clay Liner), material composto que possui em seu meio uma camada de bentonita, argila altamente expansiva e capaz de impedir a infiltração de poluentes.
Código do trabalho: CVD29
 
 

ESTEIRA ERGOMÉTRICA AQUÁTICA PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS

Este trabalho teve como objetivo projetar um protótipo de baixo custo de uma esteira ergométrica aquática, com o intuito de auxiliar o processo de reabilitação motora e oferecer exercícios para pessoas com sobrepeso. Exercícios realizados na água diminuem o esforço sobre o praticante em relação ao solo, pois a força de empuxo atua em seu corpo. O projeto também dispõe de variação de velocidade e altura, atendendo a maior parcela da população. Na construção utilizam-se materiais poliméricos e metálicos.
Código do trabalho: MCN11
 
 

ESTUDO COMPARATIVO DE SOLUÇÃO ESTRUTURAL ENTRE VIAS DO MONOTRILHO, METRÔ E VLT

Neste trabalho, realizou-se um estudo comparativo entre os meios de transporte urbano que podem ser implantados na cidade de São Paulo: monotrilho, veículo leve sobre trilhos (VLT) e o metrô. Analisou-se o sistema estrutural de cada um, num trecho predetermi-nado, suas respectivas especificações técnicas, as metodologias construtivas e as estimativas de custos de cada um dos sistemas. Foram relacionadas as vantagens e desvantagens de cada um.
Código do trabalho: CVN11
 
 

ESTUDO DA ABSORÇÃO DE CO2 COM MISTURAS DE MONOETANOLAMINA E POLIETILENOGLICOL

A redução da emissão de CO2 é considerada um dos maiores desafios ambientais para as indústrias e, por isso, a descoberta de novas tecnologias voltadas à lavagem de gases de exaustão torna-se tão importante. O uso de aminas para esse fim tem sido amplamente utilizado. O estudo consiste na adição de polietilenoglicol a uma solução aquosa de monoetalonamina com o intuito de melhorar esse processo.
Código do trabalho: QMN03
 
 

ESTUDO DA ACESSIBILIDADE DO "CAMPUS" DO IMT - SÃO CAETANO DO SUL

No trabalho estuda-se a acessibilidade atual do "campus" de São Caetano do Sul do IMT e propõe melhorias nessa área.
Código do trabalho: CVD12
 
 

ESTUDO DA APLICAÇÃO DO RESÍDUO INDUSTRIAL GERADO NA FABRICAÇÃO DE PNEUS

O estudo consiste em buscar alternativas técnicas e econômicas de aproveitamento de um dos resíduos industriais críticos na fabricação de pneus na Pirelli: o tecido metálico emborrachado. Foram procuradas alternativas de redução na geração do resíduo, buscando-se a produção P+L.
Código do trabalho: PMD14
 
 

ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA DE PEDESTRES NUMA GRANDE CIDADE USANDO "BIG DATA"

Num mundo cada vez mais conectado e com a explosão das redes sociais e dispositivos móveis, dados nunca foram tão abundantes. Apesar de isso ser de senso comum, o fato de esses dados serem públicos não é trivial. Neste trabalho buscou-se descrever a movimentação de pedestres a partir de dados geolocados captados no Twitter.
Código do trabalho: PMD04
 
 

ESTUDO DA OBTENÇÃO DE BIO-ÓLEO POR PIRÓLISE DA MICROALGA DESMODESMUS SP UTILIZADA NO TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTENDO MATÉRIA ORGÂNICA E BISFENOL A

O objetivo deste trabalho é verificar a viabilidade de obtenção de bio-óleo a partir da pirólise da microalga Desmodesmus sp. Essa microalga foi previamente utilizada para decompor matéria orgânica e bisfenol A, compostos presentes em efluentes domésticos e industriais, respectivamente. A microalga pode ser duplamente aproveitada: para fins ambientais e de saúde pública, com o tratamento de efluentes, e para fins energéticos, com a produção de bio-óleo.
Código do trabalho: QMD02
 
 

ESTUDO DA OPERAÇÃO DE LOGÍSTICA DA DISTRIBUIÇÃO DE BEBIDAS NUM ARMAZÉM EM GUARAREMA

Este trabalho baseia-se na análise do ponto de vista de um fornecedor de serviços logísticos especializados em gerenciar e executar a distribuição de bebidas num terreno em Guararema. O processo foi analisado com referencial estratégico e operacional, contando com dimensionamento de frota, estudos de demanda e roteirização.
Código do trabalho: CVD14
 
 

ESTUDO DA REMOÇÃO DE POLUENTES ORGÂNICOS EM ÁGUA POR MEIO DE FILTRO CERÂMICO CONTENDO CARVÃO VEGETAL

Neste trabalho estudou-se a remoção de um poluente orgânico em meio aquoso por intermédio de um adsorvente com argila e matéria orgânica vegetal. O material adsorvente é de fácil preparação e apresenta eficiência na remoção do poluente testado, o triclosano.
Código do trabalho: QMD12
 
 

ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E FINANCEIRA DA CONSTRUÇÃO DE UMA PLANTA-PILOTO PARA PROCESSAR RESÍDUOS SÓLIDOS PLÁSTICOS RECOLHIDOS PELA PREFEITURA DE SÃO CAETANO DO SUL

O objetivo deste trabalho é um estudo da viabilidade técnica, econômica e financeira de uma planta-piloto que realiza os processos de limpeza, tratamento e transformação de resíduos plásticos coletados e triados pela Prefeitura de São Caetano do Sul.
Código do trabalho: PMD21
 
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2020 10:00
Local da Banca de Avaliação: Remoto
 

ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA DA INSTALAÇÃO DE UM SISTEMA DE COGERAÇÃO DE UM "SHOPPING CENTER"

Neste trabalho estudou-se a viabilidade técnica e econômica da instalação de um sistema de cogeração, em que se aproveitou o calor rejeitado pelo motor-gerador para geração de energia, num "shopping center". Comparou-se a um sistema usualmente empregado, analisou-se se o investimento é vantajoso e, em caso afirmativo, em quanto tempo se dá o retorno financeiro.
Código do trabalho: MCN09
 
 

ESTUDO DE ALTERNATIVAS DE CONSUMO DO GÁS LIQUEFEITO DO PETRÓLEO NO MERCADO NACIONAL

Este é um estudo de alternativas de consumo de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) no Brasil, que instrumente a inserção desse combustível em novos mercados em detrimento do aumento da oferta desse energético a partir de 2020.
Código do trabalho: PMD16
 
 

ESTUDO DE CASO DE UMA PADARIA COM ÊNFASE NA REDUÇÃO DE CUSTOS POR MEIO DA DIMINUIÇÃO DE DESPERDÍCIOS

O objetivo do trabalho é reduzir os custos do setor de confeitaria de uma padaria, por meio da diminuição do desperdício de matéria-prima e produtos finais descartados por vencimento. Tendo em vista a crise atual e o aumento da concorrência no setor das padarias, a redução de desperdício pode-se tornar uma das principais iniciativas para manter o objeto do trabalho, a Padaria Villa Petra, competitiva no mercado e aumentar o seu lucro.
Código do trabalho: PMD12
 
 

ESTUDO DE CASO SOBRE ALTO ÍNDICE DE RETRABALHO NUMA INDÚSTRIA DE PROJETO E MANUFATURA DE DISPOSITIVOS DE QUALIDADE

Este estudo de caso foi realizado na empresa Indmor, atuante no ramo de qualidade automotiva desde 1994, com dispositivos de controle de qualidade. O objetivo deste estudo é propor soluções com técnicas, métodos e procedimentos operacionais aplicados na execução das tarefas, que auxiliem a empresa a reduzir os índices de não conformidade a fim de trazer vantagem competitiva à empresa no mercado em que atua.
Código do trabalho: PMN10
 
 

ESTUDO DE CASO: AUMENTO DA COMPETITIVIDADE COM A REDUÇÃO DE ATRASOS NUMA GRÁFICA RECÉM-ESTRUTURADA

Este estudo visa reduzir o "lead time" desde o recebimento do pedido até a entrega do produto final de uma empresa gráfica, com a finalidade de melhorar os resultados obtidos na produção. O modelo de fluxo de processos proposto acarreta a redução de atrasos (objetivo primário) e melhoria do índice de aproveitamento dos equipamentos (objetivo secundário), com consequente redução de custos. Espera-se como resultado final um lucro maior para a empresa.
Código do trabalho: PMN15
 
 

ESTUDO DE COLETOR DE ADMISSÃO, INJEÇÃO ELETRÔNICA E COMANDOS DE VÁLVULA PARA MOTOR DE BAIXA CILINDRADA

A alteração de componentes do motor é amplamente estudada para adaptar efetivamente o sistema mecânico. Os componentes do motor de baixa cilindrada Honda GX35 foram alterados para se ter bom desempenho durante as provas de eficiência energética sediadas pela SAE Brasil. Para tanto, escolheu-se alterar o comando de válvulas, coletor de admissão e injeção eletrônica do motor e testar o impacto dessas alterações em suas curvas características.
Código do trabalho: MCD06
 
 

ESTUDO DE EFICÁCIA DOS PLANOS DE RECUPERAÇÃO DO MANANCIAL "BILLINGS": REDUÇÃO DAS CARGAS DE FÓSFORO

Diante do cenário crítico do reservatório "Billings", o Governo do Estado de São Paulo elaborou o Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental da Bacia, focado no controle da qualidade de suas águas. No presente estudo, a fim de avaliar a eficácia deste plano, comparou-se o cenário projetado para 2015 com a situação monitorada. Além disso, foram propostos meios para melhoria da qualidade das águas e/ou otimização de processos da estação de tratamento de esgotos localizada às margens do reservatório.
Código do trabalho: CVN05
 
 

ESTUDO DE OTIMIZAÇÃO DE COLUNA DE DESTILAÇÃO E SIMULAÇÃO DE PROCESSO POR "SOFTWARE" HYSYS

Este é um estudo de destilação e análise do comportamento prático da coluna de destilação Armfield UOP3CC e comparação com o modelo do simulador de processos HYSYS. Realizou-se uma análise do desempenho do equipamento e procedeu-se ao estudo de melhorias no processo a fim de otimizar a operação.
Código do trabalho: QMN09
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM FAB LAB NUMA UNIVERSIDADE INOVADORA E EMPREENDEDORA

O objetivo deste trabalho é estudar a viabilidade de implementação de um Fab Lab dentro da Mauá para contribuir significativamente para a transformação do IMT num centro tecnológico e empreendedor, atingindo diretamente alunos, docentes e público externo.
Código do trabalho: PMN06
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE UM CENTRO DE VIVÊNCIA PARA IDOSOS COM ATIVIDADES QUE AGREGAM VALOR

Os centros de vivência para idosos do Brasil geralmente deixam seus hóspedes sem realizar qualquer atividade produtiva, o que ocasiona tédio e acarreta consequências piores. Este trabalho consiste na criação de um modelo de centro de vivência para idosos, para aproveitarem seu tempo na instituição, na criação de produtos e serviços valorizados pela sociedade. Essas atividades ajudam financeiramente o idoso a se hospedar com boa qualidade, usufruir da variedade de seus serviços e encontrar disponibilidade de amparo.
Código do trabalho: PMD17
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA PARA A INSTALAÇÃO DE UMA UNIDADE DE TERCEIRIZAÇÃO DE PRODUTOS PROMOCIONAIS NO INTERIOR DE UMA INDÚSTRIA DE GRANDE PORTE DO RAMO DE BENS DE CONSUMO

Neste trabalho buscou-se, como objetivo primeiro, reduzir os gastos da companhia que hoje dispensa altos valores com mão de obra terceirizada, armazenagem e frete para a produção de produtos promocionais em terceiros. Como segundo, foram: diminuir a frequência de problemas de qualidade; reduzir o número de reclamações de consumidores; reduzir a complexidade no processo de terceirização e otimizar espaço inutilizado na fábrica.
Código do trabalho: PMN12
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA DE UM AR-CONDICIONADO COM ENERGIA SOLAR

Diante do alto consumo de energia elétrica por parte do setor de refrigeração e climatização, neste trabalho tem-se o intuito de avaliar a viabilidade técnico-econômica de um sistema de ar-condicionado com energia solar no Brasil, utilizando "chiller" de absorção e coletores solares, buscando uma alternativa mais eficiente e ecológica para o setor.
Código do trabalho: MCD01
 
 

ESTUDO DO FLUXO DE ATENDIMENTO DE UMA EMPRESA DE MEDICINA DIAGNÓSTICA E ELABORAÇÃO DE PROPOSTA PARA REDUZIR O TEMPO DE PERMANÊNCIA DO CLIENTE NO SISTEMA

Estudo do fluxo de atendimento de uma empresa de medicina diagnóstica a fim de reduzir o tempo de espera dos pacientes e do atendimento nos guichês. A partir da coleta de dados, foi possível elaborar um fluxograma do atendimento atual e aplicar num "software" de simulação para análise do desempenho do sistema. Os resultados obtidos possibilitaram uma nova proposta de melhoria, transferindo atividades do atendimento na clínica para o pré-atendimento fora da clínica.
Código do trabalho: PMD11
 
 

ESTUDO DO IMPACTO DE TRÁFEGO APÓS A DESATIVAÇÃO DO ELEVADO COSTA E SILVA EM SÃO PAULO

Neste estudo, que é uma análise de caso, foram feitas contagens para se determinar o volume de tráfego atual nas vias abaixo do Elevado Costa e Silva. Com a ajuda da CET, conseguiu-se obter o volume de tráfego do Elevado. Por meio de uma microssimulação, foi possível verificar se as vias abaixo dele suportam o trânsito após a desativação do Elevado.
Código do trabalho: CVN12
 
 

ESTUDO DO POTENCIAL DE REDUÇÃO DE FILAS EM RESTAURANTES COM UM SISTEMA DE PAGAMENTO DE CONTA "ONLINE" UTILIZANDO SIMULAÇÃO DE EVENTOS DISCRETOS

A fila de espera é um problema em restaurantes, e novas tecnologias podem auxiliar para sua redução. O restaurante "Feed Food" dispõe de uma ferramenta de pagamento "online" de conta por "smartphone", porém ela só é utilizada por 5% de seus clientes. Foi criada uma simulação "Feed Food" e, a partir desse cenário-base, criados cenários ótimos em que a utilização do pagamento "online" varia, para que seja observada a relação entre seu uso e as filas de espera, bem como as desistências de clientes.
Código do trabalho: PMD02
 
 

ESTUDO SOBRE INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDRÁULICAS: TECNOLOGIA ATUAL E TENDÊNCIAS

Este trabalho tem como objetivo apresentar o estudo sobre instalações hidráulicas, evidenciando-se as tecnologias atuais e as tendências do mercado nacional e internacional, aplicados nos setores: residenciais, comerciais e industriais. Para isso, a escolha do estudo de caso recaiu sobre o edifício Residencial Álvaro de Carvalho, a ser implantado na região de São Paulo, que serviu como modelo para comparações entre os sistemas prediais convencionais e as novas tecnologias e tendências.
Código do trabalho: CVN15
 
 

EXTENSOR ELÉTRICO MODULAR

O Extensor Elétrico Modular, o qual é apresentado e discutido neste trabalho, visa proporcionar uma solução prática, com baixo custo e com apelo estético para o problema de distribuição inadequada de tomadas, além de isolar qualquer fiação do contato direto do usuário, proporcionando um produto seguro e minimizando os riscos de choque elétrico.
Código do trabalho: PMN05
 
 

FERRAMENTA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO DE PME

Desenvolvimento de uma ferramenta no Excel, voltada a sistemas de iluminação de pequenas e médias empresas. A ferramenta apresenta alternativas de lâmpadas que possibilitam a redução do consumo de energia e do gasto financeiro, levando a uma eficiência maior nesses sistemas. Além da redução do consumo de energia e economia a serem obtidas, outros resultados apresentados são o investimento necessário e o "payback".
Código do trabalho: PMD01
 
 

FORMATAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS DE BASE IMOBILIÁRIA NA ÓPTICA DO NOVO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Este trabalho trata de uma análise da estimativa de custo da formatação de um empreendimento imobiliário, sendo este um edifício para salas para fins comerciais, com localização na cidade de São Paulo. A análise levou em consideração as regras do novo Plano Diretor Estratégico Municipal (Lei 16.050/14), com comentários sobre as diferenças quanto ao antigo plano diretor. Ao final, identificou-se o investimento e o retorno do capital investido no empreendimento.
Código do trabalho: CVD08
 
 

GAB: DESENVOLVIMENTO DE MALA EXPANSÍVEL

Liderando o caminho para o futuro das viagens a "Gab" está à frente do seu tempo. Com uma abordagem nova para o design de bagagens, a mala expansível possui estilo futurista destacando-se por sua funcionalidade inovadora e com características de ponta. Esta mala feita de policarbonato oferece tudo aquilo de que os viajantes precisam: leveza, rigidez e durabilidade, além de trazer facilidade de armazenamento, locomoção e acomodação dos seus pertences com segurança com o sistema de expansão.
Código do trabalho: DSGN01
 
 

GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA COM A PASSAGEM DE VEÍCULOS

Projeto de conclusão de curso cujo objetivo é desenvolver um mecanismo que gere energia elétrica com a energia cinética proveniente da passagem de um veículo por uma lombada. Modelo validado pela simplificação do uso de uma bicicleta.
Código do trabalho: MCD02
 
 

HOMOLOGAÇÃO DE UMA RODA DE COMPÓSITOS APLICADA AO FÓRMULA SAE

Este trabalho consiste em desenvolver e analisar uma roda de compósito aplicada a um veículo de competição, provando que seu desempenho é superior ao das rodas convencionais.
Código do trabalho: MCN05
 
 

IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE MELHORIA DAS GESTÕES AMBIENTAL E ECONÔMICA DE UM RESTAURANTE POR MEIO DE CONCEITOS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA

Neste trabalho, buscou-se a padronização dos processos do restaurante da Mauá, para a redução de desperdícios e perdas, além de se minimizarem os impactos ambientais. Obteve-se um reflexo positivo nas receitas, uma vez que se conseguiu saber o custo do prato. O preço continuou competitivo, além de se obter maior margem de lucro.
Código do trabalho: PMD25
 
 
Data da Banca de Avaliação: 01/12/2020 09:00
Local da Banca de Avaliação: H205
 

IMPACTO DAS ESTRUTURAS DE TRANSIÇÃO NA VIABILIDADE DE EDIFICAÇÕES EM ALVENARIA ESTRUTURAL

Neste trabalho, foram realizados estudos comparativos, com o apoio de "softwares" de cálculo estrutural e planilhas eletrônicas, para avaliar os custos das estruturas de edifícios em alvenaria estrutural com laje de transição e em concreto armado, com o objetivo de avaliar o impacto das transições nos custos totais das edificações.
Código do trabalho: CVN10
 
 

LINHA 5 - LILÁS DO METRÔ DE SÃO PAULO – COMPARAÇÃO ENTRE SEQUÊNCIAS EXECUTIVAS DE ESCAVAÇÃO EM NATM DE DOIS ESTUDOS DE CASO

Durante a escavação de túneis de uma linha de metrô, diversos tipos de solos são encontrados. Independentemente do tipo de escavação, o solo é um fator determinante para essa fase da obra, pois influencia bastante a sequência executiva de escavação. Analisando-se e comparando-se dois estudos de caso - um, a estação Chácara Klabin e o outro, a estação Santa Cruz -, futuras estações da Linha 5-Lilás, é possível se evidenciarem as diferenças e semelhanças na sequência executiva de cada estudo de caso devido ao tipo de solo da estação.
Código do trabalho: CVD07
 
 

LINHA DE MONTAGEM

Este trabalho consiste no projeto de uma linha de montagem de um dispositivo elétrico que traz uma nova tecnologia para o Brasil. Nele apresenta-se a simulação da linha.
Código do trabalho: PMD08
 
 

LOCALIZAÇÃO E MAPEAMENTO SIMULTÂNEOS (SLAM)

Robô acionado por rodas, capaz de criar um mapa do ambiente e localizar-se nele à medida que se locomove. O "Microsoft Kinect" é usado para o mapeamento, processado dentro do robô. Comandos são enviados por um controle remoto conectado a um "laptop" no qual é visualizado o mapa. A mecânica e eletrônica também foram desenvolvidas pelo grupo. O trabalho foi realizado no Núcleo de Sistemas Eletrônicos Embarcados e é o primeiro passo para projetos futuros de veículos autônomos no instituto.
Código do trabalho: CAN05
 
 

MAPEAMENTO SO FLUXO DE VALOR E SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE ENSAIO DE MOTORES DA DIVISÃO DE MOTORES E VEÍCULOS DO IMT

O objetivo deste trabalho é propor soluções para aumentar a capacidade das instalações da Divisão de Motores e Veículos (DMV) do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), as quais são utilizadas para a realização de ensaios de Motores de Combustão Interna (MCI). Foi desenvolvido um modelo de simulação que serviu de recurso para propostas de soluções, mediante os resultados obtidos no modelo.
Código do trabalho: PMD03
 
 

MECANISMO DE THEO JANSEN ADAPTADO PARA MOVIMENTAÇÃO HIDRÁULICA

Adaptação do mecanismo cinético criado por Theo Jansen, originalmente movido pela energia eólica, para que seja movimentado pela energia cinética proveniente de uma fonte hidráulica. Desenvolvimento focado para a aplicabilidade da estrutura na irrigação de campos, visando à economia de água e energia, diminuição dos agentes poluentes emitidos no processo, tornando-se um produto acessível e de baixo custo.
Código do trabalho: MCD05
 
 

MEDIÇÃO AUTOMÁTICA METEOROLÓGICA INTELIGENTE COM LORA

Neste trabalho desenvolveu-se uma estação meteorológica que mede e transmite as condições climáticas automaticamente. A transmissão utiliza a tecnologia LoRa, que possuí baixo consumo e longo alcance. Essas estações meteorológicas podem ser distribuídas por toda a cidade ou campo a fim de se obter uma densidade espacial maior de informações. Essa distribuição assemelha-se a um "grid" no qual temos a localização, por GPS, de cada módulo e assim obtemos o mapa disperso de informações climáticas.
Código do trabalho: ELD01
 
 

MELHORIA NA EFICIÊNCIA OPERACIONAL NA LINHA DE FABRICAÇÃO DE FECHADURAS: ESTUDO DE CASO EM UMA MICROEMPRESA

Neste trabalho tem-se como objetivo colaborar para o aumento da produtividade e eliminação de desperdícios de uma microempresa de fechaduras, visando a uma padronização de processos e racionalização do fluxo de materiais. Este estudo apresenta uma proposta de implementação de técnicas do "Lean Manufacturing", que tem como objetivo principal melhor organização do ambiente de trabalho. Torna-se, assim, a UEME mais competitiva frente ao cenário de instabilidade econômica.
Código do trabalho: PMN13
 
 

MELHORIA NA PRODUTIVIDADE EM INDÚSTRIA TÊXTIL: ESTUDO DE CASO

Realizou-se um estudo de caso numa empresa de colchas com o objetivo de auxiliar sua produtividade, para se tornar competitiva. Foram utilizadas ferramentas como: diagrama de Ishikawa, SIPOC, previsão de demanda e definição de custos/lucro, a fim de aumentar a produção. A monetização do projeto pode ser realizada, inicialmente, por meio de um empréstimo e,com o passar do tempo, utilizando-se recursos próprios, já que existe uma previsão de aumento de fluxo de caixa/faturamento.
Código do trabalho: PMD05
 
 

MELHORIA NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE SUPERFOSFATO SIMPLES

Este trabalho consiste numa pesquisa com o objetivo de obter melhor desempenho no processo de produção do fertilizante denominado superfosfato simples, por meio de variações nas condições de temperatura, relação de acidez e granulometria da rocha fosfática Bayovar.
Código do trabalho: QMD11
 
 

MERCADO "DRIVE-THRU"

O trabalho em questão apresenta um novo modelo de mercado cujo foco é atender os novos comportamentos e anseios da sociedade moderna, oferecendo uma alternativa mais rápida e cômoda para a realização de compras domésticas de pequenas quantidades. A proposta deste projeto é a de que o consumidor realize todo o processo de compra dentro de seu veículo, para minimizar o tempo gasto na tarefa.
Código do trabalho: PMN01
 
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2020 08:00
Local da Banca de Avaliação: Remoto
 

MÉTODOS PARA CONTROLE DE PERCOLAÇÃO DE ÁGUA EM BARRAGENS DE TERRA APOIADAS EM FUNDAÇÕES PERMEÁVEIS

Um dos principais problemas enfrentados na engenharia de barragens de terra são a perda d'água pela fundação. Este trabalho traz um estudo de caso da Barragem de Estreito no Rio Tocantins. Com o "SoftwareSlide" 6.0 realizaram-se modelos com os seguintes métodos de controle de percolação: tapete impermeável, "cut-off", parede diafragma e cortina de "jet-grouting". Os resultados obtidos permitiram analisar a eficiência dos métodos de controle.
Código do trabalho: CVN07
 
 

MOCHILA PARA VIAJANTES URBANOS

O mercado de turismo está evoluindo em busca por novas experiências e produtos para os mochileiros. As bagagens destinadas a esse público possuem foco em viagens de aventura e não nas viagens urbanas. O público preza por aspectos culturais e vivencia os locais como se fossem moradores regionais. Foi desenvolvida então uma mochila casual para viajantes urbanos com conforto, tranquilidade e praticidade, utilizando tecidos de alto desempenho, melhorando a experiência com o produto.
Código do trabalho: DSGN05
 
 

MODELAGEM DE VEÍCULO AUTOMOTOR PARA ANÁLISE DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Neste trabalho desenvolveu-se a modelagem de um veículo automotor para estudos de variação e influência no consumo de combustível, visando à otimização de testes físicos por simulação. Houve a análise de parâmetros do veículo automotor, controláveis pelo motorista, e sua influência na economia do consumo de combustível.
Código do trabalho: MCN07
 
 

MODELAGEM E SISTEMAS DE CONTROLE APLICADO A PROCESSOS INFLACIONÁRIOS

Este trabalho, para o curso de engenharia de controle e automação, está voltado para o desenvolvimento de uma metodologia de modelagem e controle da inflação brasileira. O trabalho busca simular um ambiente em que a tomada de decisão do Banco Central possa ser a mais técnica possível, gerando a manutenção da renda e evitando disparadas da inflação. Em outras palavras, o resultado desse trabalho pode proporcionar um grande ganho social e financeiro para todos os agentes da economia.
Código do trabalho: CAN07
 
 

MODIFICAÇÃO DE UM MOTOR DOIS TEMPOS COM INJEÇÃO DIRETA A PARTIR DE UM QUATRO TEMPOS

O motor 2T é relativamente pequeno, simples de manusear e de alta potência, porém caiu em desuso no mercado, devido ao alto nível de poluentes emitidos e, com isso, o motor 4T dominou o mercado. O objetivo deste estudo consiste em adequar um motor 4T para trabalhar em ciclo 2T, aplicando tecnologias como injeção direta de combustível e sobrealimentação de ar, no intuito de otimizar seu funcionamento, obtendo um motor 2T viável e possível de se comparar aos evoluídos motores 4T atuais.
Código do trabalho: MCN06
 
 

MÓDULO ELETRÔNICO PARA A AQUISIÇÃO DE DADOS PARA ESPORTES RADICAIS

O BWTS é um equipamento eletrônico que coleta, armazena e transmite parâmetros do atleta durante a sua prática esportiva. O produto tem uma finalidade fundamental: fazer a telemetria do atleta. Com a telemetria presente nas modalidades, as transmissões ao vivo, reportagens e documentários possuem um diferencial: a interação com o público. Nossa missão é passar para o telespectador a sensação de estar na "pele" do atleta. Fazer com que não seja só mais uma transmissão de televisão.
Código do trabalho: ELD04
 
 

MOLAS HELICOIDAIS EM COMPÓSITO POLIMÉRICO

Este projeto consiste no estudo de viabilidade de substituição de molas helicoidais de aço por molas helicoidais de compósito polimérico, buscando a redução de sua massa, tendo em vista a tendência do mercado por novos materiais já que os compósitos poliméricos possuem maior resistência à fadiga e maior resistência mecânica por unidade de massa. Os protótipos foram produzidos no laboratório de "Design" do Instituto Mauá de Tecnologia. Foi utilizado um processo de infusão de forma adaptada.
Código do trabalho: MCN01
 
 

MONITORAMENTO DE QUEDA DE IDOSOS POR KINECT

O monitoramento de queda de idosos por Kinect permite monitorar, de forma não invasiva, a movimentação do idoso no banheiro, gerando um alerta em casos de quedas, que será enviado para o responsável pelo idoso, por meio de uma mensagem num aplicativo de celular. A queda é uma das maiores causas da mortalidade e redução da mobilidade dos idosos, e a maior parte delas ocorre em banheiros. A utilização do sensor Kinect, permite um monitoramento eficiente, e sem invadir a privacidade dos usuários.
Código do trabalho: CAN02
 
 

MOSQUITEIRO PARA IMPEDIR A PROLIFERAÇÃO DO "AEDES AEGYPTI"

Armadilha prática para impedir a proliferação do mosquito "Aedes Aegypti", transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya. O produto pode ser usado em ambientes externos e internos, devido ao seu design e funcionamento aprimorado, baixo custo e um mecanismo que prolonga seu tempo de manutenção. Funciona a base de água e pastilhas nutritivas que criam as condições ideais para o mosquito depositar os ovos, impedindo a saída dos novos insetos.
Código do trabalho: DSGN08
 
 

OTIMIZAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM BUSCA DA COMPETITIVIDADE NUMA MICROEMPRESA DO RAMO TÊXTIL

O projeto consiste em identificar a causa de impedimento das vendas para reestruturar os estoques existentes e auxiliar na criação de novos produtos. Em seguida, melhorar o fluxo da cadeia produtiva.
Código do trabalho: PMN11
 
 

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSO DE APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA AGROINDÚSTRIA PARA A GERAÇÃO DE BIOGÁS

No presente trabalho estudou-se o processo da co-digestão anaeróbia entre soro de queijo e glicerina, visando à adequação ambiental pela diminuição da concentração de matéria orgânica na água residuária. O objetivo do estudo foi a otimização das condições de operação para a geração de biometano, investigando-se a influência do tempo de ciclo sobre a estabilidade e a eficiência do tratamento biológico num reator AnSBBR, para posterior ampliação em escala industrial.
Código do trabalho: QMN01
 
 

PLANEJAMENTO E DIMENSIONAMENTO DE UM CANTEIRO DE OBRAS DE EDIFÍCIO

O trabalho visa mostrar a importância do planejamento e do dimensionamento de canteiro de obras de edifícios. Para exemplificar a aplicação da legislação vigente que rege o tema, foi escolhido um estudo de caso genérico, para o qual se dimensionaram as áreas de vivência baseando-se nos critérios da NR 18 - Condições e meio ambiente do trabalho na indústria da construção (MTE, 2013) e NBR12284 - Áreas de vivência em canteiros de obras (ABNT, 1991).
Código do trabalho: CVD13
 
 

PLANO DE NEGÓCIO - APRENDENDO

O estudo tem como objetivo analisar e estruturar um plano de negócios para verificar a viabilidade do projeto, utilizando conceitos presentes em diversas áreas da administração, como finanças, marketing entre outras. O "Apprender" é uma plataforma que busca aproximar dos professores e das escolas o aluno, com base nas necessidades de cada um, como preço, localização e avaliação de outros usuários. O projeto surge com base na crescente demanda por especialização devido ao cenário econômico atual.
Código do trabalho: ADMD03
 
 

PLANO DE NEGÓCIO - ESTUDO DA VIABILIDADE FINANCEIRA PARA A ABERTURA DE UMA SONHERIA NO CONCEITO "GOURMET"

O objetivo do trabalho é estudar conceitos de modelo e plano de negócios na abertura de uma Sonheria "Gourmet" inovando o sonho tradicional em sonhos de sabores inusitados. Além disso, destaca-se o lançamento de um sonho exclusivo para aqueles que buscam um estilo de vida mais saudável. O doce possui a substituição de alguns ingredientes industriais por naturais e a redução de gordura que resultam num alimento mais nutritivo com diminuição calórica, gerando um diferencial competitivo no mercado.
Código do trabalho: ADMD01
 
 

PLANO DE NEGÓCIO PARA A ABERTURA DE UM "FAST FOOD" MEXICANO

Estudo de viabilidade da abertura de um "fast food" de comida típica do norte do México, pioneiro no Brasil.
Código do trabalho: ADMD04
 
 

PLATAFORMA DE ENSAIOS PARA SISTEMAS DE INJEÇÃO ELETRÔNICA EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA DE CICLO OTTO

Neste projeto realizou-se a preparação de um motor de combustão interna ciclo Otto para operar com módulo de injeção eletrônica aberto. Visando otimizar o processo de calibração do módulo, foi desenvolvido um modelo para análise virtual do motor. A plataforma criada neste trabalho permite alterações dos parâmetros operacionais do motor, viabilizando o estudo de diferentes condições de trabalho para fins didáticos e desenvolvimento de novas tecnologias.
Código do trabalho: MCN02
 
 

PONTE DE ILHABELA: UMA ALTERNATIVAPARA O USO DA BALSA

Neste trabalho de Graduação, tem-se como objetivo propor uma alternativa de acesso a Ilhabela, hoje feito pela balsa Dersa. Estudo de traçado, geometria, dimensionamento e aplicação.
Código do trabalho: CVD21
 
 

PONTES FLUTUANTES

O objetivo deste trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre as pontes flutuantes.
Código do trabalho: CVD20
 
 

PROCESSO DE PRÉ-FABRICAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO EMPREGADAS NA CONSTRUÇÃO DE GALPÕES

O trabalho fundamentou-se numa pesquisa do histórico da pré-fabricação no Brasil. Em seguida, levantaram-se dados e informações sobre concepções de projeto para estruturas pré-fabricadas, importância da padronização para a construção de galpões, principais cargas atuantes na estrutura, principais peças e sistemas estruturais de um galpão e ligações existentes entre essas peças. A parte prática do trabalho baseou-se numa visita técnica a uma fábrica certificada e o acompanhamento de uma obra com pré-fabricados.
Código do trabalho: CVD11
 
 

PROJETO DE REDE CICLOVIÁRIA NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SUL

Este trabalho consiste de um projeto de uma rede cicloviária em São Caetano do Sul, levando-se em consideração aspectos como: declividade, segurança, atratividade e demanda.
Código do trabalho: CVD06
 
 

PROJETO ESTRUTURAL DE UM TERMINAL PORTUÁRIODE CONTÊINERES

Este trabalho tem como objetivo dimensionar as estruturas de concreto e estudar a concepção de uma obra portuária. Foram analisadas as tipologias de estruturas acostáveis, para um cais de terminal de contêineres. Realizaram-se as descrições das ações incidentes principais nas estruturas, de acordo com a tipologia e segmento portuário, seguindo as normas vigentes nacionais e internacionais. Com os carregamentos definidos, foi feita a modelagem estrutural por meio do "software" de elementos finitos.
Código do trabalho: CVN02
 
 

PROPOSTA DE ARRANJOS LOGÍSTICOS PARA SEGMENTO DE COMÉRCIO ALIMENTÍCIO COM PONTO DE VENDA MÓVEL

Tendo em vista o crescimento do comércio de alimentação fora de casa no Brasil, "food-truck" passa a ser um novo segmento, complexo e ainda não estudado. Este trabalho tem como objetivo a análise da cadeia de suprimentos e compreensão das principais características logísticas desse setor, propondo cenários de melhoria no poder de reação sobre sua demanda, aumentando seu nível de serviço ao cliente e buscando reduzir possíveis custos.
Código do trabalho: PMN14
 
 

PROPOSTA DE FATOR DE PAGAMENTO ("PAY FACTOR") PARA SERVIÇO DE PAVIMENTAÇÃO A PARTIR DO CONTROLE TECNOLÓGICO DE OBRA

A degradação das estruturas dos pavimentos brasileiros denota a existência de falhas nas etapas para a implantação de um pavimento: o projeto, a construção e manutenção. O conceito de "pay fator" caracteriza-se por um fator de remuneração ou penalização baseado na qualidade do serviço prestado. Aceita-se a execução de um serviço segundo uma faixa dos parâmetros de controle, sem que se determine o efeito no desempenho do serviço, caso sempre se aceitem os limites inferiores.
Código do trabalho: CVD15
 
 

PROPOSTA DE UM MÉTODO DE ANÁLISE DE SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO

Esta é uma proposta de um método de avaliação da qualidade do serviço do sistema de transporte público por meio de indicadores de desempenho. O método proposto tem como fundamentação a análise estatística da movimentação da frota de ônibus do transporte público de São Paulo por meio de dados de GPS disponibilizados publicamente pela SPTrans.
Código do trabalho: PMN03
 
 

PRÓTESE COM COMANDO POR SINAIS DE EEG

Foi desenvolvida uma prótese de braço controlada pelas ondas do pensamento e de menor custo que as próteses disponíveis no mercado. Unindo conceitos de eletrônica, programação e projeto mecânico, essa prótese permite ao usuário recuperar movimentos importantes do cotidiano.
Código do trabalho: CAD03
 
 

RACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE FIOS TREFILADOS

Desenvolver uma estratégia a fim de obter vantagem competitiva numa pequena empresa de trefilação buscando identificar oportunidades de melhoria operacional com a análise técnica do fluxo de processos de produção.
Código do trabalho: PMN08
 
 

REBAIXAMENTO DO CALADO DO PORTO DE SANTOS - ANÁLISE COMPARATIVA DE DOIS CASOS DE REFORÇO ESTRUTURAL

O transporte aquaviário deve funcionar de maneira organizada para não dificultar o progresso da economia. O objetivo deste trabalho é analisar o método construtivo para o rebaixamento do calado, readequação estrutural que possibilita a entrada de navios maiores. Comparam-se dois métodos construtivos utilizando estaca-prancha num terminal portuário de contêineres, localizado no Porto de Santos, tendo como foco a segurança estrutural, o método construtivo e o custo.
Código do trabalho: CVD02
 
 

RECICLAGEM DE GESSO E SUA VIABILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Este trabalho consiste num estudo da eficiência do gesso reciclado e de sua aplicação para se viabilizar a reciclagem de gesso na construção civil.
Código do trabalho: CVN03
 
 

RECICLAGEM DE POLÍMEROS POR MICRO-ONDAS

O projeto embasa a reciclagem de um compósito, composto por uma matriz e um reforço, que são respectivamente uma resina polimérica e uma fibra. Para o desenvolvimento do estudo, foi utilizada como amostra a telha de fibra de vidro. Ela foi aplicada sobre condições específicas de potência, vazão de ar e tempo de exposição à radiação micro-ondas, da qual degradou o material, para a possibilidade de transformar a resina em fumos combustíveis e a fibra de vidro num material que possa ser reutilizado.
Código do trabalho: QMD08
 
 

RECUPERAÇÃO DE ÁGUA EM TORRES DE RESFRIAMENTO

O trabalho consiste em se proporem soluções com potencial para a recuperação de parte da água evaporada pelas torres de resfriamento do "Shopping" Plaza Sul.
Código do trabalho: PMD22
 
 

REDUÇÃO DO TEMPO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DA MÁQUINA DE CORTE DE UMA GRANDE EMPRESA DE EMBALAGEM

O objetivo deste trabalho é reduzir o tempo de manutenção preventiva numa máquina de corte de uma empresa de embalagem de grande porte a partir da adaptação do roteiro de manutenção do WCM ("World Class Manufacturing"), que se utiliza de uma metodologia para organizar, encontrar anomalias, padronizar e treinar os trabalhadores corretamente para as atividades necessárias. O problema aqui posto pode ser definido como a alta demanda de tempo para a realização do processo de manutenção.
Código do trabalho: PMD06
 
 

REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS NUMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUETES INDUSTRIAIS

Neste trabalho, buscou-se avaliar diversas técnicas de secagem de um efluente industrial (lodo) para minimizar os impactos ambientais e reduzir o custo com disposição de resíduos numa estação de tratamento de efluentes de uma indústria petroquímica.
Código do trabalho: QMN06
 
 

ROBÔ BÍPEDE

Este trabalho tem como objetivo o projeto e construção de um "Robô Bípede" o qual tem a capacidade de executar movimentos antropomórficos dos membros inferiores em duas pernas robóticas, compostas, basicamente, por uma estrutura de alumínio e motores nas juntas (quadril, joelho, tornozelo) acionados por microcontroladores. O robô bípede tem características dimensionais e cinemáticas que se assemelham às do corpo humano.
Código do trabalho: CAN06
 
 

SECAGEM DE IOGURTE POR ATOMIZAÇÃO

A evolução da indústria de alimentos é, na maioria das vezes, determinada pelo desenvolvimento de novos produtos e processos de fabricação. Transformar o iogurte em pó, com a secagem, facilita o transporte, o armazenamento e ainda permite que este seja utilizado como ingrediente na fabricação de outros alimentos. Neste projeto, o processo de secagem de iogurte por atomização ("spray drying") foi estudado utilizando-se aditivos que auxiliam o processo, tornando-o mais eficiente.
Código do trabalho: QMD09
 
 

SELEÇÃO DE BOMBAS HIDRÁULICAS DE FLUXO OPERANDO COMO TURBINA

Neste trabalho objetiva-se a análise dos métodos de seleção de bombas para operarem como turbina encontradas na literatura. A partir de dados obtidos na literatura técnica sobre bombas em operação como turbina foi possível analisar os métodos disponíveis para a referida seleção. A aplicação dos métodos para a seleção de equipamentos e a comparação destes com os encontrados na literatura permitem identificar o melhor deles, segundo critérios estabelecidos ao longo do trabalho.
Código do trabalho: MCD04
 
 

SIMULAÇÃO POR FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL DO ESCOAMENTO DE AR E EFICIÊNCIA TÉRMICA NUM REFRIGERADOR COMERCIAL

Problemas envolvendo engenharia do produto podem ser solucionados por três métodos de análise: analíticos, experimentais e numéricos. Com o método numérico, neste trabalho visa-se diminuir os custos operacionais e aumentar a eficiência na troca térmica das amostras, buscando qual fluido refrigerante traz o maior custo-beneficio aliado ao menor impacto ambiental possível. Foi utilizado o refrigerador comercial da marca Metalfrio, modelo VN50 e o software Ansys® fluent, versão 17.
Código do trabalho: QMN02
 
 

SIMULADOR DE APLICAÇÕES FINANCEIRAS EDUCATIVO PARA POTENCIALIZAR INVESTIMENTOS: UM APLICATIVO

Você investe em poupança? Pois saiba que você está perdendo dinheiro! Nosso aplicativo foi concebido para atender especificamente pessoas que não têm conhecimentos em mercado financeiro. Atingir suas metas financeiras é muito mais fácil quando você aplica bem o seu dinheiro e, com o nosso aplicativo, você não só irá aprender como fazê-lo, mas também poder comparar suas rentabilidades médias e suas atribuições para que possa tomar a melhor decisão financeira possível.
Código do trabalho: ADMD07
 
 

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO PARA REÚSO DE ÁGUA EM BANHEIROS PÚBLICOS

O projeto visa à economia de água. O mecanismo resume-se num sistema no qual a água para lavagem de mãos é reutilizada para a descarga de mictórios em banheiros públicos. O sistema é totalmente automatizado, evitando-se contato físico entre consumidor e produto. Há ainda uma aposta num novo leiaute de cabine/conjunto do banheiro. Construiu-se um protótipo para simular esse novo leiaute e visualização do mecanismo no qual o projeto consiste.
Código do trabalho: CAD02
 
 

SISTEMA DE CONDICIONAMENTO DE AR ABASTECIDO POR ENERGIA SOLAR

O trabalho discorre sobre a implementação de um sistema de obtenção de energia por meio de placas fotovoltaicas para a utilização num aparelho de ar-condicionado. Além da consciência sustentável, pretende-se destacar o impacto financeiro e o tempo de retorno financeiro do usuário. O "business case" e a mudança de mentalidade quanto a energias alternativas são o foco do projeto.
Código do trabalho: MCN10
 
 

SISTEMA DE TELEMETRIA PARA VANT

Trata-se de um projeto de telemetria para a competição SAE AERODESIGN 2016. O objetivo é medir variáveis de voo, salvá-las e enviar para uma base em solo. A equipe representará o Instituto Mauá de Tecnologia com o grupo MCN08 na competição.
Código do trabalho: CAD05
 
 

SISTEMA INTELIGENTE DE APROVEITAMENTO SOLAR

O objetivo deste trabalho é o de oferecer um sistema inteligente de aproveitamento solar, integrado à rede elétrica, que realiza a geração, armazenamento e controle da energia solar fotovoltaica, favorecendo a geração distribuída e podendo ser aplicado a residências, locais com rede elétrica deficitária e sistemas híbridos com painéis solares e geradores "diesel".
Código do trabalho: ELN03
 
 

SOLUÇÃO ALTERNATIVA PARA O VIADUTO SANTO AMARO

Em 13 de fevereiro de 2016, uma colisão entre dois caminhões causou uma explosão sob o viaduto Santo Amaro, comprometendo sua estrutura devido às altas temperaturas atingidas no local. Neste trabalho, será apresentada uma solução construtiva para o viaduto e descritos seus pontos positivos e negativos quando comparados à solução adotada pela Prefeitura de São Paulo, cuja proposta foi a de recuperação estrutural sem demolição dele.
Código do trabalho: CVD23
 
 

SOLUÇÃO FOTOVOLTAICA PARA O CEUN-IMT

O trabalho consiste num projeto para instalação de sistema fotovoltaico no "campus" do IMT em São Caetano do Sul. O protótipo é adequado para a cobertura de uma vaga de estacionamento de automóvel. Dois módulos solares gerarão energia elétrica que alimentará o estande da equipe no período da Eureka tornando-o autossuficiente (i.e., sem conexão com a rede elétrica) independentemente das condições climáticas no período do evento.
Código do trabalho: ELN04
 
 

SOLUÇÃO PARA CARGA DE DISPOSITIVOS MÓVEIS EM BICICLETAS

Este trabalho representa uma solução prática para carregamento de dispositivos móveis a partir de um produto de simples instalação e manuseio. Basta instalá-lo numa bicicleta e conectar o dispositivo a ser recarregado. É conveniente para quem utiliza bicicleta em seu cotidiano ou lazer. O produto é composto por um gerador monofásico, que converte energia mecânica em elétrica, um circuito retificador e um circuito regulador, que viabilizam o carregamento.
Código do trabalho: ELD02
 
 

SOLUÇÕES PARA A MELHORIA DE FUNDAÇÕES DE ATERROS SOBRE ARGILAS MOLES

Neste trabalho foram estudadas as características principais das argilas moles, e como se obterem seus principais parâmetros, com o intuito de estudar diferentes soluções para a melhoria de fundações de aterros sobre esse tipo de solo. Entre essas soluções foram estudadas, com maior ênfase, as colunas de brita.
Código do trabalho: CVD26
 
 

SORVETES ARTESANAIS PRODUZIDOS COM VINHO: UM PLANO DE NEGÓCIOS PARA FRANQUIAS

Este trabalho apresenta o plano de negócio de uma empresa de sorvetes artesanais produzidos com vinho, consistindo em negócio ainda inédito no Brasil e com a possibilidade de exploração no mercado gastronômico. Na consecução do trabalho, o objetivo principal consiste em verificar-se a viabilidade econômica dos investimentos, por meio de análises qualitativas e quantitativas, visando à expansão do negócio com a comercialização de franquias.
Código do trabalho: ADMD09
 
 

SUPERMERCADO DO FUTURO CONCEITUAL

Este trabalho tem por objetivo reunir recursos e inovações aplicáveis ao setor supermercadista, para contribuir na elaboração de estratégias futuras, que incluam: infraestrutura adequada para a movimentação de pessoas, materiais com o mínimo impacto ambiental e identificação/atendimento dos anseios dos consumidores por mineração de dados.
Código do trabalho: PMN02
 
 

TÉCNICAS DE BIOENGENHARIA APLICADAS AO RIBEIRÃO DOS MENINOS BUSCANDO SUA RENATURALIZAÇÃO

A ocupação das marginais dos rios urbanos causa impactos negativos ao meio ambiente, exigindo a execução de obras hidráulicas fluviais. A renaturalização permite recuperar os rio, regenerando o mais próximo possível a biota natural, preservando as áreas naturais de inundação. No trabalho foram identificadas as obras executadas e as técnicas de bioengenharia que podem ser aplicadas ao Ribeirão dos Meninos, buscando sua renaturalização. Trata-se da substituição do material empregado.
Código do trabalho: CVN08
 
 

TELHADO VERDE - ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS MÉTODOS CONSTRUTIVOS APLICADOS COMO UMA ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DAS ENCHENTES

O Telhado Verde poderia ser uma alternativa construtiva simples para amenizar o problema das enchentes nos centros urbanos. Neste trabalho, foi construído um protótipo e dividido em dois Telhados Verdes com métodos construtivos diferentes. O objetivo foi uma análise comparativa entre ambos com a finalidade de comprovar qual seria o Telhado Verde mais adequado para a auxiliar na redução das enchentes.
Código do trabalho: CVN04
 
 

TRANSPORTADOR AUTÔNOMO SUSTENTÁVEL PARA AMBIENTE INDUSTRIAL

Desenvolvido para linhas de montagens de pequenos componentes, o TRANSPORTADOR AUTÔNOMO SUSTENTÁVEL segue uma trajetória predefinida, parando em estações de trabalho, aguardando carga/descarga e retornando ao ponto de carregamento, automaticamente. Seus grandes diferenciais são o carregamento das baterias por meio de tecnologia de transferência de energia "wireless" e a identificação automática de carga e destino, com a tecnologia RFID.
Código do trabalho: ELN05
 
 

TRATAMENTO DE ÁGUA CONTAMINADA COM BTEX E ION CLORETO POR PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS

A influência do íon cloreto tem-se mostrado negativa para o emprego de processos oxidativos avançados (POA). Como diversas matrizes aquosas podem conter esse íon, seu tratamento torna-se um desafio.Tendo isso em vista, neste trabalho tem-se o intuito de verificar a influência do cloreto em matrizes aquosas poluídas com compostos orgânicos derivados da gasolina (BTEX) por meio de processos foto-Fenton em reator- batelada. Além disso, verifica-se a viabilidade do tratamento em diferentes condições.
Código do trabalho: QMD04
 
 

USINAGEM EM PLACAS DE FIBRA DE CARBONO E TITÂNIO COM BROCAS DE DIAMANTE POLICRISTALINO (PCD)

Neste trabalho apresentam-se os resultados do ensaio de durabilidade de uma broca de diamante policristalino usinando uma placa composta de titânio e fibra de carbono, configuração bastante utilizada como reforço estrutural em aeronaves construídas de compósitos.
Código do trabalho: MCN12
 
 

UTILIZAÇÃO DE ZEÓLITAS NO TRATAMENTO DE ÁGUA

Este trabalho é um estudo da cinética de destruição de "E. Coli" e "S. Aureos" por meio de diferentes concentrações de prata incorporadas à zeólita A.
Código do trabalho: QMD10
 
 

VESTUÁRIO ESPORTIVO PARA PARATLETAS

O projeto consiste na concepção de um vestuário esportivo inclusivo de alto desempenho para paratletas. Confeccionado sob medida, o vestuário é desenvolvido a partir de um serviço de escaneamento corporal e de uma entrevista com o paratleta, focando as necessidades funcionais de seu esporte e categoria funcional específica.
Código do trabalho: DSGN03