Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 


2020

(Pesquisado por: ‚äāmit=)

Número de trabalhos exibidos: 169

A CRIAÇÃO DE UM NOVO SEGMENTO DE MODA PARA MOTOCICLISTAS

Estar bem vestido e na moda é um desejo de todos e em todas as atividades. O motociclismo é uma verdadeira paixão para muitas pessoas, sendo mesmo até um estilo de vida. Este projeto tem como objetivo desenvolver uma linha de acessórios e de vestimentas para o segmento motociclístico, explorando os conceitos de estilo casual com toques de rebeldia, aliados à proteção e segurança do motociclista em eventuais quedas.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: DSGN05
 

A EMBALAGEM COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE: UMA EMPRESA FABRICANTE DE MOLDES PARA GELO

Este trabalho visa reduzir os custos das embalagens dos moldes para gelo gourmet, fabricados pela empresa TUAQ Ice, contribuindo para o aumento de competitividade e viabilizando o objetivo principal da organização de adentrar no mercado de bares sofisticados e eventos.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD34
 

A√áA√ć PROTEICO PROVENIENTE DE ARROZ E ERVILHA

Com o aumento da demanda por produtos aliment√≠cios capazes de substituir a prote√≠na proveniente de animais, este projeto tem como objetivo a produ√ß√£o de um suplemento proteico de a√ßa√≠, arroz e ervilha. O projeto vai se utilizar de delineamento experimental para avaliar o efeito de var√°veis no processo com o estudo de seus efeitos, e com a utiliza√ß√£o de superf√≠cies de resposta para determina√ß√£o de condi√ß√Ķes otimizadas de opera√ß√£o do processo.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN02
 

ACESSIBILIDADE DE DEFICIENTES EM RESTAURANTES

O objetivo do trabalho foi desenvolver um modelo de restaurante que permita que pessoas portadores de dificuldades especiais vivenciem experi√™ncias gastron√īmicas.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD07
 

ACESSIBILIDADE EM COM√ČRCIO DE AUTOSSERVI√áO PARA DEFICIENTES VISUAIS

Promover a autonomia para deficientes visuais a comércios de autoatendimento bem como supermercados, através da utilização de tecnologia e ferramentas de Planejamento e Desenvolvimento do produto.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD02
 

AN√ĀLISE DA RUGOSIDADE E RESIST√äNCIA √Ä CORROS√ÉO EM PE√áAS FABRICADAS POR MANUFATURA HIBRIDA EM 316L

O trabalho estuda a influencia dos par√Ęmetros de fabrica√ß√£o da manufatura hibrida (SLM + fresamento) na resist√™ncia e corros√£o e rugosidade. A impress√£o 3D das pe√ßas de a√ßo inoxid√°vel foi feita na Irlanda em parceria com WaterFord Institute e a usinagem foi feita na Mau√°.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD10
 

AN√ĀLISE DE VIABILIDADE T√ČCNICA E ECON√ĒMICA DA PRODU√á√ÉO DE BIOENERGIA PELO TRATAMENTO DE CIP PROVENIENTE DA PRODU√á√ÉO DE PRODUTOS L√ĀCTEOS

Uma pr√°tica comum na ind√ļstria l√°ctea √© o uso da metodologia de limpeza CIP. Essa t√©cnica gera uma √°gua residu√°ria que cont√©m grande concentra√ß√£o de mat√©ria org√Ęnica e necessita de tratamento. O tratamento anaer√≥bio da mesma tem como vantagem a produ√ß√£o de biog√°s (metano) o que possibilita recupera√ß√£o energ√©tica (produ√ß√£o de bioenergia pela queima desse g√°s). O presente trabalho tem como objetivo o estudo da viabilidade t√©cnica-financeira da utiliza√ß√£o deste res√≠duo e sua adequa√ß√£o ambiental.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN08
 

AN√ĀLISE DO DESEMPENHO DE GAMERS EM FUN√á√ÉO DO N√ćVEL DE ALERTA

¬ďGamers¬Ē possuem uma intensa rotina de treinamento. √Č poss√≠vel melhorar seu desempenho sem aumentar o tempo de treinamento? Para responder esta pergunta foi feita uma parceria com o time Mau√° eSports, coletando dados sobre o n√≠vel de aten√ß√£o dos jogadores e informa√ß√Ķes sobre sua rotina. A partir da an√°lise destes dados foi poss√≠vel determinar a curva de aten√ß√£o ao longo do dia dos jogadores, ent√£o buscou-se otimizar a performance ao correlacionar momento de jogo com pico de aten√ß√£o do jogador.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CAD02
 

AN√ĀLISE OBJETIVA DO COMPORTAMENTO DIN√āMICO DE UM PROT√ďTIPO BAJA SAE

O intuito deste trabalho √© realizar a an√°lise objetiva do comportamento din√Ęmico do prot√≥tipo tipo Baja BM20. Ser√£o obtidas diversas vari√°veis por meio de simula√ß√Ķes e testes, com o aux√≠lio da aquisi√ß√£o de dados, provenientes do uso de sensores. A partir do tratamento e an√°lise dos dados e dos resultados obtidos em simula√ß√Ķes, ser√£o sugeridas melhorias para projetos futuros.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD04
 

AN√ĀLISE T√ČCNICA DE IMPLANTA√á√ÉO DE SISTEMA DE REUSO INDIRETO PLANEJADO NA MACROMETR√ďPOLE PAULISTA

O crescimento populacional urbano gera um aumento na demanda de água e piora a qualidade da água natural nos corpos hídricos. Diante deste panorama, o reuso indireto planejado apresenta-se como uma possível solução para aumentar a oferta de água. Esta proposta consiste no despejo de efluentes tratados em corpos hídricos de maneira a aumentar a oferta de água, sem que a qualidade da água torne-se inadequada sob o ponto de vista químico e biológico.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD26
 

APLICA√á√ÉO PARA AGROPECU√ĀRIA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA

No Brasil, o mercado agropecu√°rio √© a principal atividade econ√īmica do pa√≠s, sendo respons√°vel por 21,4% do PIB total brasileiro em 2019. Apesar de ser uma √°rea altamente tecnol√≥gica, existe uma dificuldade na comunica√ß√£o entre o engenheiro civil e o dono da propriedade. Este projeto tem como objetivo geral o desenvolvimento de uma aplica√ß√£o m√≥vel h√≠brida, com realidade aumentada para promover imers√£o em projetos de engenharia e facilitar a comunica√ß√£o entre os usu√°rios do sistema.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CMD02
 

APLICANDO A METODOLOGIA BIM E CIM NA REURBANIZA√á√ÉO DA √ĀREA OCUPADA PELO CEAGESP - SP

O trabalho surge da percep√ß√£o da necessidade de propostas urban√≠sticas para a √°rea que ser√° desocupada com a transfer√™ncia do CEAGESP-SP na regi√£o da Vila Leopoldina. Neste trabalho ser√£o empregadas tecnologias como BIM (Building Information Modelling) e CIM (City Information Modelem) para gerar propostas e simula√ß√Ķes com diferentes adensamentos, gerando um projeto em 3D, empregando o desejo do governo estadual em transformar esta regi√£o em um Centro Internacional de Tecnologia e Inova√ß√£o.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD23
 

APLICATIVO DE AN√ĀLISE E MONITORAMENTO EM ESPORTES DE ALTO RENDIMENTO

O objetivo geral desse trabalho √© desenvolver um aplicativo para monitorar, orientar e aperfei√ßoar a performance de atletas. Dessa forma, fornecer √†s equipes de alto rendimento uma ferramenta moderna e adequada aos padr√Ķes de mercado que permita monitorar a performance da equipe ao longo do ano. O aplicativo ir√° apontar poss√≠veis melhorias nos fundamentos dos respectivos esportes e a partir da an√°lise de dados, orientar √† equipe √† um melhor desempenho no decorrer do campeonato.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CMD03
 

APROVEITAMENTO DE SUBPRODUTO DO BENEFICIAMENTO DE CAF√Č VERDE PARA A PRODU√á√ÉO E RECOBRIMENTO DE PELLETS

A preocupa√ß√£o com a boa sa√ļde √© um tema presente na vida de grande parte da popula√ß√£o. Produtos vegetais, como o caf√© verde, t√™m sido estudados em busca da descoberta de ativos para serem utilizados como suplementos. O caf√© verde √© rico em v√°rios compostos e em especial, o √°cido clorog√™nico, com alegadas propriedades antioxidantes. As opera√ß√Ķes de peletiza√ß√£o e recobrimento produzem um insumo de caf√© verde para ser utilizado de forma conveniente em suplementos alimentares.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN10
 

APROVEITAMENTO DE SUBPRODUTOS DA IND√öSTRIA CAFEEIRA

Ao longo da cadeia produtiva do caf√© surgem subprodutos muitas vezes ricos em compostos arom√°ticos, a√ß√ļcares e cafe√≠na, os quais apresentam alto potencial de aproveitamento. Este projeto tem como objetivo estudar a transforma√ß√£o desse material em produtos aliment√≠cios, criando e avaliando novas oportunidades de neg√≥cio.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: ALD01
 

APROVEITAMENTO ENERG√ČTICO NA REGI√ÉO DE JALAP√ÉO

O trabalho foca no uso de métodos de geração de energia elétrica sustentável em uma região com pouca infraestrutura, e subaproveitada. O projeto também está alinhado com o perfil da região de eco-turismo, fomentando novos meios de geração limpa para o uso da população local e seus visitantes.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD08
 

ASPEM ¬Ė ASSISTENTE PESSOAL M√ČDICO

O ASPEM é um dispenser automático de remédios com reconhecimento facial para a individualização das doses de cada paciente. Além disso, conta com um assistente pessoal inteligente que também será capaz de consultar e apresentar dados de bulas de medicamentos. O projeto tem como objetivo aumentar a aderência aos medicamentos e trazer praticidade e conforto aos usuários. Este projeto é dividido em duas frentes: desenvolvimento do protótipo do dispenser e assistente pessoal inteligente.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CAD04
 

ASPEM ¬Ė DISPENSER AUTOM√ĀTICO DE MEDICAMENTOS

O ASPEM é um dispenser automático de remédios com reconhecimento facial para a individualização das doses de cada paciente. Além disso, conta com um assistente pessoal inteligente que também será capaz de consultar e apresentar dados de bulas de medicamentos. O projeto tem como objetivo aumentar a aderência aos medicamentos e trazer praticidade e conforto aos usuários. Este projeto é dividido em duas frentes: desenvolvimento do protótipo do dispenser e assistente pessoal inteligente.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CAD03
 

AUTOMA√á√ÉO RESIDENCIAL CONTROLADA POR EXPRESS√ēES FACIAIS

O foco do trabalho √© a busca por uma alternativa de automa√ß√£o residencial para pessoas portadoras de defici√™ncia motora, proporcionando para esses indiv√≠duos a possibilidade de controlar aparelhos dom√©sticos atrav√©s de express√Ķes faciais obtidas pelo processamento de imagens por um computador, que resultar√° em diferentes respostas de acordo com a express√£o facial analisada, dando um pouco de liberdade e independ√™ncia para o usu√°rio.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CMD04
 

AVALIAÇÃO DE RISCO EM OBRAS DE ARTE

Apesar do grande avan√ßo da tecnologia, as pontes est√£o sujeitas a diferentes tipos de agentes que podem provocar patologias.¬† A falta de manuten√ß√£o combinada com o uso cont√≠nuo, levam a uma redu√ß√£o da vida √ļtil e do desempenho da estrutura.Por isso, ser√° feito um estudo estat√≠stico que, ao ser analisado, possibilita conclus√Ķes a respeito do estado em que a estrutura se encontra.Para tal, ser√° quantificado e avaliado o risco em obras de arte.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD21
 

BIM 6D: AN√ĀLISE DA EFICI√äNCIA ENERG√ČTICA EM GALP√ēES LOG√ćSTICOS

A iniciativa do estudo vem da jun√ß√£o de interesses em aprofundamento na metodologia BIM (Building Information Modelling), e uma conscientiza√ß√£o da necessidade de investimento na √°rea de sustentabilidade no mercado da constru√ß√£o civil. A partir disso, prop√Ķe-se um estudo de an√°lise da efici√™ncia energ√©tica de um Galp√£o Log√≠stico, utilizando os softwares OpenStudio e EnergyPlus, a fim de viabilizar propostas construtivas mais eficientes para o mercado.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD10
 

CADEIRA MOTORIZADA TODO-TERRENO

O trabalho se trata do desenvolvimento e fabricação de um protótipo funcional de cadeira motorizada movida por esteiras, capaz de trafegar em terrenos irregulares. O equipamento é voltado para pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida, com o objetivo de proporcionar maior liberdade à essas pessoas, podendo trafegar em parques, sítios, fazendas, trilhas e ruas esburacadas e com valetas.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CAN06
 

CANUDO ECOL√ďGICO QUE DETECTA SUBST√āNCIAS QU√ćMICAS UTILIZADAS EM ADULTERA√á√ÉO DE BEBIDAS

A necessidade da detec√ß√£o de subst√Ęncias il√≠citas aumentou devido a uma maior frequ√™ncia de uso de drogas. Uma forma problem√°tica de uso indevido √© a introdu√ß√£o clandestina de medicamentos em bebidas, com o objetivo de tornar o consumidor desorientado ou inconsciente. Mediante a necessidade de ter uma ferramenta que minimize o abuso, esse projeto busca desenvolver um canudo com a capacidade de indicar adultera√ß√£o de uma bebida por meio de um indicador espec√≠fico de alcaloides psicotr√≥picos.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD06
 

CIDADES INTELIGENTES E JARDINS DE CHUVA: PROPOSTA PARA O MUNIC√ćPIO DE S√ÉO PAULO

O trabalho em quest√£o estuda uma forma de tornar uma cidade mais inteligente com a implanta√ß√£o de sistemas de jardins de chuva e um projeto piloto no centro de S√£o Paulo. Uma cidade inteligente nesse √Ęmbito visa melhorar os pilares relacionados ao verde e √† √°gua na zona urbana. O projeto conta com uma parceria da Subprefeitura de S√£o Paulo que visa o maior envolvimento de faculdades para solucionar problemas urbanos.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD18
 

CIDADES-ESPONJAS: AVALIAÇÃO DE ATENUADORES DE ENCHENTE

Este trabalho tem como objetivo apresentar o conceito de Cidades-Esponjas: um modelo de planejamento urbano que controla o escoamento da √°gua da chuva, o ac√ļmulo natural e a regulariza√ß√£o do pico de cheia de modo a reduzir os problemas de enchentes nas grandes cidades.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD25
 

COMPLEXO AGROINDUSTRIAL INTEGRADO

Integra√ß√£o de plantas produtoras de etanol de milho, biog√°s e confinamento bovino, com objetivo de utiliza√ß√£o dos subprodutos dos processos como alimenta√ß√£o do demais, gerando diminui√ß√£o de custos, maior aproveitamento de mat√©rias primas, al√©m de benef√≠cios ao meio ambiente. √Č um conceito inovador, criado para maximizar o resultado dos estabelecimentos agropecu√°rios, j√° que permite industrializar o milho em seu lugar de colheita, obtendo energia limpa e alimento animal de alto valor nutricional.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: ALD03
 

CONCENTRADOR SOLAR RESIDENCIAL

O trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a implementação de um sistema concentrador solar de calha parabólica para o aquecimento de agua residencial. Assim, incentiva-se o uso de uma fonte renovável de energia e acarreta, também, redução de custos com energia elétrica.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD09
 

CONTROLE DE ESTOQUE INTELIGENTE PARA O RESTAURANTE OL√ćMPIA

O trabalho é um estudo de caso com o objetivo de verificar o impacto do controle de estoque no lucro do restaurante. Neste contexto, o trabalho visa desenvolver um sistema computacional de reposição contínua na plataforma Microsoft Access, capaz de monitorar a quantidade de entrada e saída de insumos do inventário, a fim de minimizar custos e perdas. O sistema gerencial usa uma ferramenta de baixo custo apta a aprimorar o desempenho operacional e administrativo do Olímpia.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD20
 

CONTROLE DOS SINAIS VITAIS PARA SEGURANÇA DE CANTEIROS DE OBRA

O trabalho prop√Ķe a introdu√ß√£o de um m√©todo mais eficiente e confi√°vel para controle das condi√ß√Ķes de sa√ļde dos oper√°rios na entrada de canteiros de obra. Em tempos de pandemia e distanciamento social, esse controle se tornou prioridade m√°xima, tanto para a constru√ß√£o civil quanto para os demais servi√ßos, a fim de evitar a dissemina√ß√£o do novo Covid-19. Sendo assim, a ferramenta se torna poderosa para proporcionar aos trabalhadores e √† popula√ß√£o maior seguran√ßa e preven√ß√£o ao cont√°gio do v√≠rus.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD01
 

COWKITCHEN - COWORKING DE COZINHAS INDUSTRIAIS

O trabalho teve o objetivo de analisar a viabilidade t√©cnica, econ√īmica e financeira de um estabelecimento comercial de cozinhas compartilhadas, tendo como base um modelo de neg√≥cio de economia compartilhada. Neste estudo, foram avaliados diversos fatores como tipos de restaurantes, mercado de delivery, tend√™ncia mundial e nacional do consumo de alimentos em restaurantes, modelos coworking de neg√≥cios, prefer√™ncias de consumos, ticket e consumo m√©dio, quantidade necess√°ria de pedidos, layout e e
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD06
 

CRIAÇÃO DE UM PRODUTO PARA O COMBATE DO COQUETEL MOLOTOV

(Descrição ainda não informada.)
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD04
 

DEPRESSÃO E QUADRINHOS

Esse trabalho aborda o tema da depressão e tenta trazer um novo olhar para pessoas que ainda veem isso como um tabu social, e ao mesmo tempo pretende ajudar pessoas que sofrem com a doença a não se sentirem mais sozinhas. A história em quadrinhos tem como principal personagem a depressão e mostrar o lado dela em todo esse processo, o personagem fala com o leitor (quebra da quarta parede), como um guia apresentando o que é a jornada do processo depressivo em uma pessoa.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: DSGN11
 

DESENVOLVIMENTO DE COMP√ďSITO COM CASCA DE LARANJA

O desenvolvimento de novos materiais ecol√≥gicos √© um desafio tecnol√≥gico, que visa diminuir o impacto de problemas ambientais. Este projeto tem o objetivo de desenvolver um comp√≥sito com p√≥ de madeira e p√≥ da casca de laranja, um res√≠duo abundante no Estado de SP. Cascas s√£o secadas, trituradas, misturadas com serragem de MDF e adicionadas √† resina para obter amostras e corpos de prova. Estes foram utilizados para testes f√≠sico-qu√≠micos e mec√Ęnicos, comparando-os com um comp√≥sito padr√£o.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD08
 

DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO H√ćBRIDO DE TRANSMISS√ÉO CONTINUAMENTE VARI√ĀVEL

Desenvolvimento e fabrica√ß√£o de um dispositivo h√≠brido de transmiss√£o continuamente vari√°vel que n√£o depende exclusivamente do atrito para transmitir pot√™ncia do motor para o eixo. O projeto aproveita as qualidades positivas de uma transmiss√£o convencional por correntes e de uma transmiss√£o CVT, unindo-as em um s√≥ sistema inovador. Trata-se tamb√©m de um dispositivo extremamente vers√°til, possibilitando a aplica√ß√£o em diversos ramos da ind√ļstria.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN02
 

DESENVOLVIMENTO DE EMPANADO "PLANT BASED" TIPO NUGGETS

Os produtos veganos e vegetarianos estão, cada vez mais, ocupando espaço no mercado brasileiro. Pensando no bem estar dos consumidores e na crescente tendência de alimentos desse nicho, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de empanados "plant based" tipo "nuggets". Serão avaliadas diferentes fontes de proteínas de origem vegetal que possam conferir ao produto as características físico-químicas e sensoriais adequadas.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: ALD02
 

DESENVOLVIMENTO DE ESTRUTURA INTERNA PARA BIORREATOR PARA OTIMIZA√á√ÉO DE PRODU√á√ÉO DE BIOCELULOSE COM RES√ćDUOS AGROINDUSTRIAIS

Este projeto tem como objetivo a produ√ß√£o de biocelulose de alta pureza para fins medicinais, cosm√©ticos, farmac√™uticos e aliment√≠cios. Utilizando soro de leite que √© um subproduto da ind√ļstria de lactic√≠nios, buscou-se otimizar a produ√ß√£o da biocelulose por meio de mudan√ßas em configura√ß√Ķes internas de biorreatores. Os impactos do projeto contribuem para a diminui√ß√£o de problemas ambientais reintegrando o soro de leite na cadeia produtiva com aux√≠lio da biotecnologia.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN01
 

DESENVOLVIMENTO DE FONTE DE ALIMENTAÇÃO PARA PLATAFORMA DE ESTUDOS CLOUD/IOT

Este trabalho trata do desenvolvimento de um sistema de alimentação para cluster de minicomputadores. O estágio de alimentação tem potência de 300 W e reduz a tensão da rede para 15 V a fim de suprir os módulos e o circuito de carga das baterias necessárias para operação em evento de falha da rede elétrica. O conjunto de baterias é um banco de 15 células 18650, com capacidade de 3500 mAh por célula, em um arranjo 3S5P totalizando 190 Wh de capacidade ao conjunto.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: END03
 

DESENVOLVIMENTO DE IMPRESSORA BRAILLE DE BAIXO CUSTO

O projeto compreende o desenvolvimento de um modelo de impressora Braille que seja acess√≠vel ao consumidor individual, oferecendo uma solu√ß√£o de baixo custo que esteja adequada as realidades de mercados emergentes como o Brasil. Incluem-se as elabora√ß√Ķes de hardware e software, tendo como princ√≠pios de design: a portabilidade, a facilidade de uso e manuten√ß√£o, a confiabilidade e a seguran√ßa. Como finalidade maior busca-se promover a inclus√£o social de pessoas com defici√™ncia visual.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CAD01
 

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL PROVENIENTE DE RES√ćDUOS ORG√āNICOS DA MANDIOCA E CANA-DE-A√á√öCAR

Este projeto visa o estudo de materiais provenientes de res√≠duos org√Ęnicos da ind√ļstria de f√©cula de mandioca e √°lcool a√ßucareira com o intuito de identificar potenciais substitutos para aqueles provindos de recursos f√≥sseis e, com base neles, desenvolver um biocomp√≥sito com propriedades semelhantes √†s de pol√≠meros convencionais. Esses res√≠duos s√£o ressignificados e reinseridos na cadeia produtiva, agregando valor e reduzindo impacto ambiental por meio de uma inova√ß√£o tecnol√≥gica.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD02
 

DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA DE PCP E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS USANDO CONCEITOS DE AN√ĀLISE/ CI√äNCIA DE DADOS.

Tecnologias como Big Data, BI e inteligência artificial podem ajudar a monitorar a cadeia de suprimentos de uma empresa, ajudando a otimiza-la. O trabalho do grupo foi aplicado em uma hamburgueria localizada em São Bernardo do Campo, onde foi construída uma ferramenta de análise de dados da cadeia de suprimentos do estabelecimento integrado a um sistema ERP, que permitiu coletar e analisar todos os dados da hamburgueria e mapear pontos de melhoria, agregando valor aos serviços prestados.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD11
 

DESENVOLVIMENTO DE TINTAS √Ä BASE DE RES√ćDUOS INDUSTRIAIS POLIM√ČRICOS

O projeto se baseia na utilização de um polímero a partir de plásticos de descarte industrial (PVC, PEAD, PEBD e PP) a fim de elaborar uma tinta e avaliar seu comportamento físico-químico. O objetivo do projeto consiste em dar uma destinação nobre ao resíduo industrial descartado, formulando uma tinta de resistência anticorrosiva.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN09
 

DESENVOLVIMENTO DE UM CHASSI PARA A SHELL ECO-MARATHON

Ser√° projetado e constru√≠do um novo chassi para o carro movido a etanol da equipe Eco Mau√°, para futura participa√ß√£o na competi√ß√£o acad√™mica Shell Eco-Marathon, competi√ß√£o que consiste em percorrer a maior dist√Ęncia com a menor quantidade de combust√≠vel. Esse chassi ser√° monocoque e n√£o apenas ter√° que se adequar a todas as exig√™ncias do regulamento da Shell Eco-Marathon, como tamb√©m atingir altos n√≠veis de performance com bons par√Ęmetros de arrasto aerodin√Ęmico e resist√™ncia ao rolamento.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD02
 

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE PREVIS√ÉO DE DEMANDA E GEST√ÉO DO ESTOQUE DE UMA IND√öSTRIA GR√ĀFICA

Este trabalho tem como principal objetivo a implanta√ß√£o de um modelo de previs√£o de demanda em uma ind√ļstria do segmento gr√°fico em S√£o Bernardo do Campo. Com sua aplica√ß√£o ser√° poss√≠vel aprimorar a gest√£o da demanda de mat√©rias primas a serem utilizadas na produ√ß√£o e reduzir os custos com excessos de estoque. Os gestores da empresa ter√£o condi√ß√Ķes de tomar decis√Ķes assertivas referentes √† aloca√ß√£o e otimiza√ß√£o de recursos materiais envolvidos no processo produtivo.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD25
 

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE BAIXO CUSTO PARA MONITORAMENTO DE OBRAS DE ARTE ESPECIAIS

Em parceria com a Ecorodovias, o trabalho visa o desenvolvimento de um sistema de monitoramento de pontes de baixo custo, avaliando continuamente se houve mudan√ßa no comportamento estrutural ou n√£o. A ponte Marginal Direita da Anchieta (km 13) √© estudada, sendo modelada em BIM e atrav√©s da modelagem em elementos finitos, estudam-se as respostas din√Ęmicas da ponte ao simular ve√≠culos em condi√ß√Ķes usuais de tr√°fego comparando-as com respostas obtidas experimentalmente pelo sistema desenvolvido.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN13
 

DESENVOLVIMENTO DE UM TENIS MODULAR

J√° imaginou ter um t√™nis diferente para cada momento de sua vida? Imagine quantos seriam? E se todos esses t√™nis forem um s√≥? Parece imposs√≠vel, mas fizemos acontecer. Desenvolvemos um t√™nis modular com partes intercambi√°veis, em que o solado e o cabedal do t√™nis s√£o independentes e com desenhos variados que se ajustam ao seu estilo. Um produto inovador, preocupado com sua sa√ļde, bem-estar, unindo design e sustentabilidade.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: DSGN06
 

DESENVOLVIMENTO DE V√ĀLVULA PARA COMPARTILHAMENTO DE VENTILADORES MEC√āNICOS

A pandemia oferece incont√°veis desafios e oportunidades para a busca de novas solu√ß√Ķes para um problema at√© ent√£o in√©dito. Um fator cr√≠tico e limitante para o tratamento dessa doen√ßa √© o acesso a ventiladores mec√Ęnicos, necess√°rios para pacientes cr√≠ticos. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um acess√≥rio, por meio de impress√£o 3D com materiais de baixo custo e acess√≠veis, que permite o compartilhamento de um respirador por duas pessoas, dobrando a capacidade das unidades de sa√ļde.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: DSGN10
 

DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UMA BANCADA DE FLUXO PARA CABEÇOTES AUTOMOTIVOS

Desenvolver e construir uma bancada de fluxo automatizada para a medi√ß√£o das vaz√Ķes de cabe√ßotes de motores de combust√£o interna aspirados, com prop√≥sito de substituir a bancada de fluxo atual da universidade, visando obter maior repetibilidade nos resultados. A bancada a ser constru√≠da tamb√©m possui como objetivo ter integra√ß√£o direta com a plataforma WebLab da Mau√°, para que possa ser utilizada em outras disciplinas e laborat√≥rios do IMT.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN03
 

DESIGN CONTRA ENCHENTES

Enchentes s√£o fen√īmenos naturais eventuais intensificados pela a√ß√£o humana que normalmente causam grande transtorno para comunidades, com danos econ√īmicos e at√© mesmo perda de vidas. O desafio √© encontrar solu√ß√Ķes mais simples, baratas e que sejam funcionais, como os pontos de √īnibus transformados em estruturas flutuantes, que funcionam com uma estrutura que boia em caso de enchentes, de forma que pessoas possam ficar sobre elas, sendo um ref√ļgio seguro ("safe spot") at√© que o resgate chegue.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: DSGN07
 

DESIGN DE PRODUTO: INTERAÇÃO ENTRE OUVINTES E SURDOS

Estima-se que a popula√ß√£o de deficientes auditivos no Brasil √© de aproximadamente 11 milh√Ķes de pessoas, sendo 2,3 milh√Ķes com surdez severa. Uma estrat√©gia para a inclus√£o dessa comunidade, permitindo que tenham mais oportunidade de intera√ß√£o social, √© o dom√≠nio da L√≠ngua Brasileira de Sinais - Libras. Esse projeto tem o objetivo de, com a cria√ß√£o de um jogo de tabuleiro de f√°cil acesso e baixo custo, auxiliar o aprendizado de Libras de forma l√ļdica.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: DSGN08
 

DIMENSIONAMENTO DE RESERVAT√ďRIOS EM GEOMEMBRANA: PARAMETRIZA√á√ÉO DE MODELOS

Barreiras Geossintéticas Poliméricas, conhecidas como Geomembranas são filmes poliméricos que evitam a migração de fluidos e contaminantes. Na geotecnia é muito utilizado para o revestimento de reservatórios. O trabalho elabora a parametrização do dimensionamento de reservatórios, o que viabiliza o desenvolvimento de um aplicativo que permita a execução desses projetos de forma mais acessível e visual. Projeto desenvolvido em parceria com equipes de Engenharia de Computação e Administração.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD03
 

DISPOSITIVO MEC√āNICO QUE REDUZ ESFOR√áOS BIOMEC√āNICOS NO DESLOCAMENTO DE CADEIRAS DE RODAS ATRAV√ČS DE PROPULS√ÉO POR ALAVANCAS

O projeto consiste em um dispositivo para propulsão em cadeiras de rodas, pelo método de alavancas, com o intuito de otimizar a ergonomia do usuário. Com isso, o objetivo com esse acionamento é proporcionar o máximo de autonomia e inclusão para pessoas com deficiência, seja em atividades cotidianas ou lazer. Trazendo como requisitos principais: a aplicação menor de esforços, ser um dispositivo portátil e intercambiável em cadeiras de rodas dobráveis, com baixa massa e baixo custo para aquisição.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN04
 

ECONOMIA CIRCULAR: CONTROLE DE RECEBIMENTO, ESTOQUE E LAYOUT

Se preocupar com o meio ambiente virou necessário em qualquer tipo de produção e pensar em economia circular demonstrou ter consequências positivas não só ambientais, mas também financeiras. Tendo isso em perspectiva, o trabalho consiste na criação de uma nova sistemática para controle de recebimento e estoque de matéria prima em uma empresa de reciclagem de sucata plástica, buscando um ganho operacional, financeiro e ambiental.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD24
 

EDUCAÇÃO ALIMENTAR INFANTIL: OS PRIMEIROS 1000 DIAS

Maus h√°bitos alimentares podem causar problemas de sa√ļde e os mil primeiros dias na alimenta√ß√£o de uma crian√ßa definem a maior parte dos h√°bitos que ela ir√° levar pelo resto de sua vida. Como auxiliar pessoas j√° conscientes a adotar h√°bitos mais saud√°veis? Esse projeto tem o objetivo de oferecer ferramentas adequadas para a mudan√ßa de h√°bitos, criando um ambiente imersivo em informa√ß√Ķes adequadas para a ado√ß√£o de h√°bitos saud√°veis, por meio de um aplicativo para celulares com base em IOT.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: DSGN03
 

EMISS√ÉO DE CERTIFICADO DE RECEB√ćVEIS IMOBILI√ĀRIOS PARA REFORMA NO EST√ĀDIO C√ćCERO POMPEU DE TOLEDO - MORUMBI

O insucesso recente e persistente do S√£o Paulo Futebol Clube no √Ęmbito esportivo, associado √†s experi√™ncias positivas de seus maiores rivais com a constru√ß√£o de suas novas arenas traz √† tona a necessidade do clube se reinventar. O presente trabalho visa desenvolver a emiss√£o de Certificados de Receb√≠veis Imobili√°rios, t√≠tulos de d√≠vida negociados na bolsa de valores, para viabilizar a reforma do est√°dio do Morumbi, fazendo uso dos m√©todos de Real Estate para transform√°-lo em uma arena moderna.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD19
 

ENCAPSULA√á√ÉO DE PROBI√ďTICO COM PROTE√ćNA VEGETAL PARA APLICA√á√ÉO EM ALIMENTOS

Microrganismos probi√≥ticos s√£o bact√©rias ben√©ficas √† sa√ļde, geralmente adicionadas a leites fermentados ou iogurtes. O desafio da aplica√ß√£o de probi√≥ticos em alimentos n√£o-l√°cteos √© manter as bact√©rias vivas durante a validade de produtos muito √°cidos ou secos. Para proteger os microrganismos nestes ambientes desfavor√°veis √† sobreviv√™ncia, utilizamos as prote√≠nas de ervilha e arroz para encapsul√°-los, de forma que pessoas com intoler√Ęncia √† lactose ou veganas possam usufruir destes benef√≠cios.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN04
 

ENSAIO NÃO DESTRUTIVO PARA AVALIAÇÃO DE ADESIVOS INDUSTRIAIS

O projeto consiste na an√°lise n√£o-destrutiva de corpos de prova, que representam a coluna B do carro, utilizando um equipamento de ultrassom, desta forma elaborar correla√ß√Ķes entre as imagens observadas e valores de resist√™ncia mec√Ęnica , para assim poder otimizar a seguran√ßa geral do autom√≥vel sem que ele restrinja o processo de na linha de montagem.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN07
 

ENVIO EXPRESS

Está cansado de enfrentar longas filas e perder seu precioso tempo? Apresentamos o Envio Express, um totem cujo o sistema possibilita o pré-cadastro, medição e o despacho de objetos de forma rápida, eficiente e automatizada. Envio Express: é um sistema de auto-atendimento automatizado para postagem, despacho e logística no envio de objetos.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CAN04
 

EQUIPAMENTO DE RESGATE AQU√ĀTICO TELEGUIADO

Equipamento de resgate aqu√°tico teleguiado com objetivo de proporcionar maior rapidez no processo de salvamento. Esse dispositivo √© baseado em uma boia salva-vidas com o formato em ¬ďU¬Ē e possui propulsores com alimenta√ß√£o el√©trica e um sistema de recep√ß√£o via r√°dio controle, que deve atuar nos motores para teleguiar o dispositivo de resgate at√© a v√≠tima, podendo auxiliar no processo de resgate.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN06
 

ESPECIFICA√á√ēES DE UM MOEDOR DE GARRAFAS PET PARA CONDOM√ćNIOS COM SISTEMAS DE PONTOS

Foi determinado as especifica√ß√Ķes de um moedor de garrafas PET que ser√° instalado em condom√≠nios. Sua utiliza√ß√£o gera para os usu√°rios pontos (tipo milhagem) proporcionais √† quantidade de garrafas inseridas nela, que podem ser utilizados para benef√≠cios com parceiros da empresa. Os "flakes" s√£o coletados, transportados e vendidos para compradores de materiais reciclados. Parte dessa venda retorna para o condom√≠nio para ser utilizado em qualquer tipo de reforma ou manuten√ß√£o.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD03
 

ESTADO DA ARTE DAS TECNOLOGIAS DE INSTALA√á√ēES PREDIAIS DE √ĀGUA POT√ĀVEL E ESGOTO¬†SANIT√ĀRIO.

O presente trabalho tem como enfoque levantar e avaliar tecnologias¬†referentes a instala√ß√Ķes de √°gua pot√°vel e esgoto sanit√°rio empregados atualmente em¬†edif√≠cios. Tal estudo ser√° desenvolvido atrav√©s da coleta de informa√ß√Ķes sobre os¬†diferentes materiais utilizados, sua metodologia de instala√ß√£o e seus custos, entre¬†outros, de modo a efetuar um estudo comparativo de sua aplicabilidade nesse tipo de¬†obra.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN07
 

ESTRUTURA√á√ÉO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODU√á√ÉO PARA AUMENTO DA COMPETITIVIDADE DE UMA EMPRESA DE M√ČDIO PORTE

(Descrição ainda não informada.)
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD27
 

ESTRUTURAS MISTAS EM EDIF√ćCIOS ALTOS

O avan√ßo da tecnologia e da constru√ß√£o civil possibilitaram a concep√ß√£o de edif√≠cios cada vez mais altos. Atrelados com a necessidade da melhor utiliza√ß√£o do espa√ßo, √© cada vez mais comum o crescimento vertical em grandes cidades. Este trabalho tem por objetivo a abordagem sobre as estruturas mistas a√ßo-concreto, com √™nfase em edif√≠cios altos, abordando os sistemas estruturais, o dimensionamento e os aspectos construtivos mais relevantes dos elementos que comp√Ķem o sistema estrutural misto.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD17
 

ESTUDO DA RESIST√äNCIA MEC√āNICA DA UNI√ÉO DE CHAPAS MET√ĀLICAS POR CONFORMA√á√ÉO A FRIO COM APLICA√á√ÉO DE ADESIVO ESTRUTURAL

Com base no estudo te√≥rico e nos testes experimentais que ser√£o realizados, este trabalho visa evidenciar qual o efeito do adesivo estrutural em uni√£o de chapas met√°licas por conforma√ß√£o a frio, quantificando poss√≠veis aumentos na resist√™ncia mec√Ęnica que esta uni√£o poder√° trazer e de que forma essa melhoria poder√° ser √ļtil na ind√ļstria.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN08
 

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE ESCOAMENTO DO PETR√ďLEO INCENTIVADAS POR MICRO-ONDAS

Durante o escoamento do petr√≥leo at√© uma unidade de produ√ß√£o, alguns fen√īmenos mudam as caracter√≠sticas dos flu√≠dos transportados podendo provocar obstru√ß√Ķes no interior do tubo ou altera√ß√Ķes na din√Ęmica de intera√ß√£o entre diferentes tipos de flu√≠dos. Estes fen√īmenos ocorrem devido √† perda de calor do flu√≠do ao meio externo a medida que o escoamento acontece. Este trabalho visa avaliar o efeito de aplicar micro-ondas como fonte de calor relacionado as propriedades de escoamento do petr√≥leo.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD09
 

ESTUDO DE A√á√ēES CONTINGENCIAIS PARA CONVERS√ÉO DE RESTAURANTES EM SISTEMAS DE ENTREGAS E RETIRADAS DE PRODUTOS

Pesquisa aplicada realizada em um restaurante de São Caetano do Sul decorrente das mudanças ocorridas decorrente do afastamento social provocado pelo coronavírus. Envolve a criação de um plano de contingência e elaboração de procedimentos para conversão de restaurantes de auto atendimento tipo self service em sistemas de entregas delivery e retiradas take out através de conceitos e ferramentas da engenharia de produção.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD21
 

ESTUDO DE ALTERNATIVAS DE PLANEJAMENTO EM OBRAS RESIDENCIAIS DE INTERESSE SOCIAL E USO DO BIM 4D

Diante da carência habitacional brasileira, este trabalho visa apresentar alternativas de planejamento de obras residenciais de interesse social. Além disso, para melhor visualização e compreensão das estratégias de execução, será utilizado o BIM 4D. A obra planejada é um conjunto residencial de edifícios em alvenaria estrutural e o projeto foi modelado em 3D. O modelo e o BIM 4D tornam possível a simulação e visualização da execução da obra nas diferentes alternativas de planejamento.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD08
 

ESTUDO DE CONTEN√á√ēES PARA OBRAS DE PEQUENO PORTE

Existe um processo que precisa ser realizado antes de qualquer obra, ele se chama conten√ß√£o, e seu prop√≥sito √© de garantir a estabilidade das edifica√ß√Ķes vizinhas e da estrutura a ser constru√≠da em um terreno. Este trabalho consiste em estudar as melhores alternativas para constru√ß√£o de uma conten√ß√£o para um edif√≠cio de pequeno porte localizado na cidade de Santo Andr√© ¬Ė SP. O objetivo desse estudo √© de fazer uma an√°lise comparativa entre tr√™s metodologias de conten√ß√£o para esta edifica√ß√£o.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN06
 

ESTUDO DE IMPLEMENTAÇÃO DO AUMENTO DA OFERTA DE EQUIPAMENTOS E MATERIAIS HOSPITALARES EM SITUAÇÃO EMERGENCIAL

O objetivo do estudo √© desenvolver e implementar um estudo log√≠stico, em situa√ß√£o emergencial decorrente da COVID-19, aplicado ao aumento da oferta de materiais, equipamentos, uniformes e equipamentos de prote√ß√£o individual (EPI) das unidades hospitalares e de sa√ļde do Munic√≠pio de S√£o Bernardo do Campo. Trata-se de uma pesquisa aplicada, explorat√≥ria, transversal, de car√°ter quantitativo e qualitativo com foco no apoio √†s equipes da Secretaria Municipal de Sa√ļde do Munic√≠pio em estudo.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD22
 

ESTUDO DE MELHORIA DO PROCESSO DE CONFECÇÃO DE ONDAS DE "PICKING" PARA UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO COM O USO DE SIMULAÇÃO DE EVENTOS DISCRETOS

O presente trabalho prop√Ķe a realiza√ß√£o de um estudo de gera√ß√£o de melhores formas de gera√ß√£o de ondas de 'picking' para o Centro de Distribui√ß√£o da Luxottica. Neste estudo ser√° utilizada a ferramenta de simula√ß√£o de eventos discretos (Simul8) onde a partir da entrada de onda e o "picking-list" gerado pelo sistema "WMS" ("Wharehouse Management System"), ser√° avaliado o desempenho operacional. Ao final do trabalho espera-se avaliar quais s√£o as melhores estrat√©gias de gera√ß√£o de ondas.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD18
 

ESTUDO DE MICRORGANISMOS PROBI√ďTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CREME HIDRATANTE FACIAL COM A√á√ÉO ANTIOXIDANTE

O mercado de cosm√©ticos tem se voltado recentemente para produtos naturais e ben√©ficos √† sa√ļde. Uma novidade neste ramo √© o uso de microrganismos probi√≥ticos por causa de suas propriedades calmantes, hidratantes e antioxidantes, podendo beneficiar a sa√ļde da pele em geral. Esse projeto tem como base o estudo liter√°rio desses microrganismos e sua implementa√ß√£o em uma formula√ß√£o cosm√©tica de creme hidratante facial, avaliando o seu potencial antioxidante por meio de an√°lises f√≠sico-qu√≠micas.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD05
 

ESTUDO DO APROVEITAMENTO DO PERMEADO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE QUEIJOS

A sustentabilidade est√° na base de toda a atividade industrial e uma das formas de conseguir esse objetivo √© por meio da reinser√ß√£o de subprodutos na cadeia produtiva, reduzindo drasticamente custos, agregando valor ao processo e reduzindo impactos ambientais. Esse projeto tem como objetivo transformar a lactose residual da fabrica√ß√£o de queijos em √°lcool para utiliz√°-lo em diversas atividades na ind√ļstria ou at√© fora dela se a quantidade exceder o necess√°rio.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN12
 

ESTUDO PARA DESENVOLVIMENTO DO MODELO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO

O projeto de pesquisa aplicada teve por motiva√ß√£o o estudo de implementa√ß√£o de um modelo de Business Inteligence (BI) na empresa Waelzholz Brasmetal (BW). Vista como uma √°rea fundamental para as estrat√©gias corporativas, a dire√ß√£o da companhia mostrou-se aberta para apoiar o desenvolvimento de um TCC voltado a implementa√ß√£o do BI, podendo assim auxili√°-los nas tomadas de decis√Ķes sistematizadas e na an√°lise de dados, sendo estas as principais aplica√ß√Ķes e benef√≠cios obtidos com a pesquisa.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD15
 

EXPERIÊNCIA DE COMPRA DO MERCADO À DESPENSA: SHOPPING BOX

Mobili√°rios √ļteis, belos, multifuncionais e port√°teis t√™m um grande apelo entre os consumidores. Neste projeto, a aten√ß√£o foi concentrada na cria√ß√£o de um conjunto modular com v√°rias caixas de tamanhos diferentes, dispostas como um carrinho puxado por uma al√ßa, que s√£o escolhidas de acordo com a necessidade. Essas caixas podem ser utilizadas desde o mercado at√© na despensa, distribu√≠das por c√īmodos como elementos multifuncionais e decorativos.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: DSGN09
 

FLEXIBILIZAÇÃO DA MANUFATURA DE PRODUTOS UTILIZANDO CONCEITOS DA INDÚSTRIA 4.0

O objetivo do projeto √© desenvolver uma linha de produ√ß√£o que possibilite customiza√ß√Ķes nos produtos sem que a produtividade seja afetada. Para isso, ser√£o utilizados conceitos da Ind√ļstria 4.0 como IoT (internet das Coisas), Big Data, Integra√ß√£o de Sistemas, Virtualiza√ß√£o de Processos, Ciberseguran√ßa, entre outros. Estes conceitos ser√£o aplicados em uma linha de produ√ß√£o de cremes hidratantes onde o usu√°rio poder√° escolher a base, ess√™ncia e cor de seu creme.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CAN01
 

FURA FILA: APLICATIVO PARA OTIMIZAR SUA REFEIÇÃO

O trabalho tem como função principal a diminuição no tempo dos alunos e dos restaurantes do IMT com filas. Utilizando o agendamento de horário e produção antecipada dos alimentos.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: ADMD02
 

GERA√á√ÉO DE ENERGIA A PARTIR DE RES√ćDUOS S√ďLIDOS ORG√āNICOS

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo propor uma an√°lise do tratamento de res√≠duos s√≥lidos urbanos atrav√©s da constru√ß√£o de uma unidade de tratamento integrado dos res√≠duos, visando minimizar o impacto ambiental associado √† disposi√ß√£o final dos res√≠duos org√Ęnicos, problem√°tica crescente dos centros urbanos, e maximizar a produ√ß√£o e utiliza√ß√£o do biog√°s gerado no processo de decomposi√ß√£o, atrav√©s da gera√ß√£o de energia el√©trica.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN02
 

GERENCIAMENTO E DISPOSI√á√ÉO DE VE√ćCULOS DE MOVIMENTA√á√ÉO INTERNA

O trabalho consiste em identificar oportunidades de melhoria no processo produtivo, em uma empresa de grande porte fabricante de pneus automotivos na cidade de São Paulo, especificamente no tocante a movimentação de produtos semiacabados.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD32
 

GESTÃO DE ENERGIA EM AMBIENTE INDUSTRIAL

O trabalho visa apresentar uma alternativa inteligente para que o gestor de custos de uma ind√ļstria possa obter os dados do consumo de energia el√©trica na produ√ß√£o de um produto, podendo assim precific√°-lo de maneira correta, e saber com precis√£o o seu retorno. A ideia √© que todos os dados importantes para o gestor sejam exibidos em uma Dashboard e aplicativo de celular, possibilitando ao gestor identificar poss√≠veis desperd√≠cios e formas de economia de energia.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CAN03
 

GEST√ÉO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODU√á√ÉO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA F√ĀBRICA T√äXTIL

PENSANDO EM APRIMORAR OS PROCESSOS DE UMA IND√öSTRIA T√äXTIL, ESTE TRABALHO BUSCA PROPORCIONAR SEGURAN√áA PARA A F√ĀBRICA PRODUZIR E ARMAZENAR OS PRODUTOS ACABADOS, REDUZIR OS CUSTOS E DIMENSIONAR AS QUANTIDADES DE MAT√ČRIA PRIMA, M√ÉO DE OBRA, M√ĀQUINAS E OPER√ĀRIOS, ATRAV√ČS DA OTIMIZA√á√ÉO DA GEST√ÉO DO PCP (PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODU√á√ÉO) DA √ĀREA DE TEXTURIZA√á√ÉO DOS FIOS.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD09
 

IMPLANTA√á√ÉO DE USINAS FOTOVOLT√ĀICAS E SUAS VIABILIDADES

Instala√ß√£o de placas solares em diferentes modelos de cobertura, utilizando o sistema OnGrid voltado ao setor industrial, hospitalar e residencial, tendo como objetivo principal a viabilidade econ√īmica do investimento com base na redu√ß√£o de custos expectada a longo prazo, e sendo uma pr√°tica de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustent√°vel.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN11
 

IMPLEMENTA√á√ÉO DE UM SISTEMA DE GERENCIA DE PAVIMENTOS URBANOS PARA O CAMPUS DO INSTITUTO MAU√Ā DE TECNOLOGIA

Este trabalho tem como objetivo a cria√ß√£o de um Sistema de Ger√™ncia de Pavimentos para o campus de S√£o Caetano do Sul do Instituto Mau√° de Tecnologia. Ser√° realizada uma avalia√ß√£o funcional e estrutural de todo o pavimento do campus com o objetivo de criar um banco de dados e subsidiar a tomada de decis√Ķes na prioriza√ß√£o de investimentos. Ser√£o propostos mapas tem√°ticos para a visualiza√ß√£o das condi√ß√Ķes da infraestrutura vi√°ria do campus.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD13
 

IMPLEMENTA√á√ÉO DO SELO CASA AZUL ¬Ė CATEGORIA PRATA: ESTUDO DE CASO

O Selo Casa Azul da Caixa é um instrumento de classificação socioambiental destinado a empreendimentos habitacionais de interesse social e ambiental. Neste trabalho, estuda-se a aplicação do Selo, de forma a possibilitar a melhoria de projetos, que já possuem sua graduação inicial (Categoria Bronze), a alcançar um nível acima e obter a Categoria Prata.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD28
 

INOVAÇÃO DA MORADIA BRASILEIRA COM USO DE IMPRESSORA 3D

O problema de moradia √© um assunto recorrente no Brasil e em v√°rios outros lugares do mundo. A falta de acesso √†s condi√ß√Ķes b√°sicas colocam pessoas de baixa renda em situa√ß√£o de rua, casas irregulares e lugares perigosos. A fim de possibilitar uma moradia digna e de qualidade para fam√≠lias de baixa renda brasileira, a tecnologia de impress√£o 3D pode viabilizar o projeto de impress√£o de resid√™ncias em aspectos qualitativos, ecol√≥gicos e financeiros.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN08
 

INOVAÇÃO DOS SISTEMAS MODULARES NAS FACHADAS

Torna-se cada vez mais necess√°rio implantar novas tecnologias e m√©todos de execu√ß√£o que racionalizem a execu√ß√£o e aumentem a produtividade no canteiro de obra. A pesquisa se baseia na aplica√ß√£o de constru√ß√Ķes modulares em fachadas, um elemento essencial por sua efic√°cia contra intemp√©ries e propriedades est√©ticas, sendo um item chave no or√ßamento e prazo da obra. Com isso, o enfoque deste estudo √© comparar os m√©todos Light Steel Frame, Tilt Up e pr√©-fabricado com a alvenaria convencional.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN09
 

INSPEÇÃO DE PATOLOGIAS NAS ESTRUTURAS DE CONCRETO COM UTILIZAÇÃO DE DRONES E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Com o passar dos anos as edifica√ß√Ķes v√£o se deteriorando e sua vida √ļtil chegando ao fim, dessa forma foi utilizado o uso da tecnologia para desenvolver uma nova t√©cnica de inspe√ß√£o, utilizando drones combinados √† inteligencia artificial para identifica√ß√£o das patologias nas estruturas de concreto armado, possibilitando a compara√ß√£o dos resultados com a inspe√ß√£o visual humana.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD02
 

INTELIG√äNCIA ARTIFICAL APLICADA A REAL ESTATE - UTILIZA√á√ÉO DESSA TECNOLOGIA NO MERCADO IMOBILI√ĀRIO E DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMO DE MACHINE LEARNING PARA ESCOLHA DO PRODUTO DE UM EMPREENDIMENTO IMOBILI√ĀRIO RESIDENCIAL

Decis√Ķes que s√£o tomadas por incorporadores e construtores ainda n√£o s√£o baseadas totalmente em an√°lises dados, o que muitas vezes prejudica a escolha ideal do produto de um empreendimento. Por conta disso, esse trabalho tem o objetivo de estudar como a tecnologia de an√°lise de dados (Machine Learning) √© usada atualmente no mercado imobili√°rio e tamb√©m desenvolver um algoritmo que auxilia o processo decis√≥rio da escolha do melhor produto residencial a ser constru√≠do, visando a evolu√ß√£o do setor.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD14
 

INTELIGÊNCIA PARA TRANSPORTE PÚBLICO

Este trabalho busca desenvolver um sistema de intelig√™ncia para o transporte p√ļblico em formato de "dashboard", utilizando um conjunto de APIs externas combinadas com dados coletados pelos √īnibus da frota do munic√≠pio de Santo Andr√© -SP, os quais j√° s√£o capturados pela prefeitura, por√©m n√£o utilizados. Isso ir√° auxiliar no deslocamento da popula√ß√£o, resultando em uma melhor qualidade de vida, al√©m de melhorar o servi√ßo prestado pelo departamento de transportes do munic√≠pio.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CMD05
 

INTERA√á√ÉO REMOTA COM C√ÉES DOM√ČSTICOS DESASSISTIDOS

O hábito de conviver com animais de estimação tem crescido muito na nossa sociedade, principalmente durante a pandemia. O que acontece com os animais quando seus tutores se afastam do convívio e ficam sozinhos? Estudos demonstram que os animais apresentam diversos comportamentos: desde destruição de objetos até depressão. Esse projeto pretende desenvolver um dispositivo interativo que permite uma relação remota do cão com o seu dono, de forma que a ausência física seja minimizada.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: DSGN01
 

JOGO DE TABULEIRO INCLUSIVO COM FINS EDUCACIONAIS

A inclus√£o de pessoas com defici√™ncias nas escolas √© de maior relev√Ęncia √©tica e moral. No Brasil h√° cerca de 6 milh√Ķes de pessoas com defici√™ncia visual, que podem participar de atividades produtivas desde que disponham de meios adequados. Esse projeto tem o objetivo de desenvolver um jogo de tabuleiro educativo e inclusivo, para jovens deficientes visuais ou n√£o, abordando conhecimentos relacionados √† sustentabilidade social e ambiental.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: DSGN04
 

LAST MILE: ESTUDO E APLICAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA A DISTRIBUIÇÃO URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

O foco das empresas do mundo inteiro que realizam vendas online est√° no processo de ¬ďlast mile¬Ē, que corresponde ao √ļltimo trecho de entregas de encomendas ao cliente final, qual se encontra em grandes centros urbanos. Alcan√ßando valores superiores a 50% de todo o custo log√≠stico, hoje se estuda sua efici√™ncia, seguran√ßa e seu impacto ambiental nas grandes cidades. Logo, este trabalho compara o modelo tradicional de entrega com as novas tend√™ncias praticadas na Regi√£o Metropolitana de S√£o Paulo.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD11
 

LOG√ćSTICA URBANA: O USO DO CROSS-DOCKING E ENTREGAS NOTURNAS EM CENTROS DE DISTRIBUI√á√ÉO DENTRO DA REGI√ÉO METROPOLITANA DE S√ÉO PAULO

Um dos desafios da log√≠stica urbana √© atender a grande demanda numa regi√£o complexa e com alta densidade como a de grandes metr√≥poles. Visando a redu√ß√£o de custos e o aumento dos n√≠veis de servi√ßos prestados ao consumidor, √© analisado o uso de entregas noturnas e de instala√ß√Ķes para transbordo de carga sem armazenagem de estoque, ¬ďcross-docking¬Ē, a fim de se reduzir custos totais na opera√ß√£o log√≠stica de entregas ao com√©rcio varejista na regi√£o metropolitana de S√£o Paulo.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD06
 

LOTEAMENTO UTILIZANDO A MODELAGEM BIM

O proposito do trabalho é empregar recursos de modelagem BIM no projeto de um loteamento residencial e de sua infraestrutura.Com o emprego do software Civil 3D da Autodesk, será elaborado o projeto urbanístico do loteamento, associado ao de terraplenagem, a partir do levantamento topográfico disponível. Pretende-se também empregar softwares hidráulicos da Bentley para dimensionamento dos sistemas de água , esgotos e drenagem, e softwares como o MS Project para o planejamento das obras.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD29
 

MANUFATURA 4.0 DENTRO DE PEQUENAS EMPRESAS

(Descrição ainda não informada.)
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD13
 

MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR COMO FERRAMENTA DE AN√ĀLISE DE LEAD TIME NO PROCESSO DE FABRICA√á√ÉO DE BALAN√áAS DE SUSPENS√ÉO DE CAMINH√ēES NA IND√öSTRIA F. CONFUORTO

O trabalho tem como objetivo analisar o processo de fabrica√ß√£o de balan√ßa de suspens√£o de caminh√Ķes da empresa F. Confuorto, identificando pontos de melhoria e viabilizando ganhos em produtividade.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD10
 

MELHORIA DE UM INDICADOR DE PERFORMANCE DE F√ĀBRICA

Estudo de processos industriais em ua empresa do ramo automotivo , tendo por objetivo a aplicaçao da metodologia seis sigma e redução de desperdícios gerados em processo
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN13
 

METODOLOGIA PARA SELEÇÃO DO TIPO DE PAVIMENTO EM FUNÇÃO DO CUSTO DO CICLO DE VIDA UTILIZANDO A AASHTO

Alguns t√≥picos sobre pavimenta√ß√£o s√£o comumente considerados para a sele√ß√£o do tipo de pavimento, como a qualidade das vias e sua manuten√ß√£o. Os fatores econ√īmicos, de seguran√ßa e de funcionalidade durante todo o ciclo de vida projetado devem ser avaliados. Neste estudo, desenvolveremos uma nova metodologia para determinar o tipo de pavimento mais adequado para cada situa√ß√£o, contemplando os custos de implanta√ß√£o, manuten√ß√£o, opera√ß√£o dos ve√≠culos e a condi√ß√£o das vias durante seu ciclo de vida.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN17
 

MOCHILA MODULAR SUSTENT√ĀVEL

A sustentabilidade é um objetivo constante para o desenvolvimento de novos produtos e processos. Em comunicação visual são utilizados banners de lona de vinil (PVC e fibra de nylon) e outros materiais, com ciclo de vida muito curto, descartados e gerando um lixo de difícil decomposição. Esse projeto desenvolveu uma linha de mochilas modulares, para uso urbano e em viagens, confeccionadas a partir de banners descartados. O projeto modular permite ao usuário alterar os modos de uso do acessório.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: DSGN02
 

MODELAGEM DE PONTE EM BIM

Avalia a implementação da metodologia BIM ("Building Information Modeling") em projetos de OAE (Obras de Arte Especiais) até a quinta dimensão (5D). Uma ponte foi usada como estudo de caso, sendo completamente modelada, inclusive as armaduras, em 3D, tendo o planejamento da obra desenvolvido e exemplificado com um cronograma (4D), e por fim, uma tabela de quantidades dos materiais e atividades a serem realizadas para a execução da obra foram computadas gerando uma relação de custo da ponte (5D).
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD20
 

MODELO DE NEG√ďCIO DE LIXO ZERO PARA UMA HAMBURGUERIA

O trabalho tem como objetivo desenvolver um manual para a criação de uma hamburgueria baseado nos conceitos da economia circular focando na diminuição dos seus desperdícios e reaproveitamento dos resíduos na cadeia de produção.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD05
 

MODELO DE SIMULA√á√ÉO E OTIMIZA√á√ÉO PARA LAYOUT DA √ĀREA DE PICKING

O setor cervejeiro movimenta 14 bilh√Ķes de litro por ano para mais de 1,2 milh√£o de pontos de vendas no pa√≠s. Para atender o mercado, a atividade de separa√ß√£o de pedidos (picking) √© essencial. No entanto, essa representa grande parte dos custos de um armaz√©m e o maior tempo gasto nessa atividade √© com o deslocamento entre os produtos. Assim, este trabalho buscou desenvolver um modelo de simula√ß√£o e otimiza√ß√£o para melhorar o layout da √°rea e diminuir o tempo e a dist√Ęncia percorrida do picking.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD16
 

MONQUE - MONITORAMENTO DE QUEDAS POR IMAGEM

Este trabalho trata do desenvolvimento de um sistema de monitoramento de movimentos de pessoas com o objetivo principal de detectar acidentes dom√©sticos com potencial de preju√≠zo s√©rio √† integridade f√≠sica. O projeto utiliza t√©cnicas de Intelig√™ncia Artificial para detectar situa√ß√Ķes de quedas por meio de an√°lise de imagens; uma pulseira servir√° como sensores desses eventos. A ocorr√™ncia de uma queda far√° disparar um alerta de comunica√ß√£o aos respons√°veis, utilizando dispositivos celulares.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: ENN01
 

MONTAGEM, SIMULAÇÃO E PROJETO DE DISPOSITIVO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA MAREMOTRIZ

Este trabalho consiste em um estudo de dispositivos para gera√ß√£o de energia el√©trica pelo movimento de mar√©s. Os dispositivos estudados s√£o denominados Coluna d¬í√°gua oscilante e turbina Wells. S√£o realizadas simula√ß√Ķes por meio do ANSYS¬ģ para determina√ß√£o do potencial de energia das ondas e decorrente velocidade de rota√ß√£o da turbina e √© feita a montagem de um prot√≥tipo para valida√ß√£o do estudo.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD06
 

OBTEN√á√ÉO DE UM PRODUTO EM P√ď DE RES√ćDUO DO COCO VERDE

O mercado de água de coco verde está em expansão no Brasil e ela representa apenas 12,5 % do peso do fruto. O resto é considerado resíduo, que normalmente é descartado sem qualquer tratamento ou aproveitamento adicional. Este projeto pretende dar uma utilidade para a fibra do coco verde, fazendo com que esse material seja integrado em processos alimentícios, enriquecendo a qualidade nutricional de alimentos, agregando valor ao produto e reduzindo o impacto ao meio ambiente.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD12
 

ORGANIZADOR ELETROMEC√āNICO DE VESTU√ĀRIO

Este trabalho aborda o estudo e projeto de um organizador autom√°tico de vestu√°rio capaz de receber e entregar pe√ßas ao usu√°rio. Ele √© munido de uma interface digital com seu usu√°rio, de forma que o equipamento possa entregar as pe√ßas selecionadas, atualizar o invent√°rio, tornando dispon√≠veis os itens para futuras retiradas. O projeto envolve a cria√ß√£o de um banco de dados de pe√ßas e conex√£o √† internet, o que permite sua opera√ß√£o via ¬ďbrowser¬Ē.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: ENN02
 

OTIMIZA√á√ÉO DA LOG√ćSTICA DE MOVIMENTA√á√ÉO INTERNA DA NOVA PLANTA DA LORENZETTI S.A.

(Descrição ainda não informada.)
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD17
 

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSO NA EMPRESA YOUGREEN

O objetivo do trabalho foi determinar roteiros ótimos para a coleta de resíduos sólidos urbanos em função dos vários locais e da composição típica do material disponibilizado em cada um deles.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD33
 

OTIMIZA√á√ÉO DE SIMULA√á√ÉO DE TEMPO DE VOLTA DE F√ďRMULA SAE

O presente trabalho pretende desenvolver estudos, m√©todos e procedimentos, visando como resultado a obten√ß√£o de um modelamento veicular confi√°vel de um prot√≥tipo de F√≥rmula SAE, que pode futuramente auxiliar em decis√Ķes primordiais de projeto e medidas para melhoria de desempenho do ve√≠culo em pista, baseado em um n√ļmero maior de intera√ß√Ķes, redu√ß√£o de custos e economia de tempo e recursos.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD07
 

PAINEL FOTOVOLTAICO EM VE√ćCULOS AUTOMOTIVOS

O trabalho consiste na aplica√ß√£o de pain√©is fotovoltaicos em ve√≠culos de combust√£o interna para que tenha um menor consumo de combust√≠vel e, assim reduzindo emiss√Ķes de gases efeito estufa.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD01
 

PAVIMENTO PERME√ĀVEL COM ADI√á√ÉO DA FIBRA DE BURITI

Este trabalho de conclus√£o de curso tem como objetivo o estudo da adi√ß√£o da fibra de buriti em misturas asf√°lticas perme√°veis do tipo camada porosa de atrito (CPA). A fibra de buriti √© uma fibra natural oriunda do Nordeste brasileiro e pode conferir √† mistura asf√°ltica benef√≠cios na trabalhabilidade, estabilidade e caracter√≠sticas mec√Ęnicas .
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD16
 

PERNA ELETROMEC√āNICA PARA REABILITA√á√ÉO PSICOMOTORA

Este trabalho trata do projeto e constru√ß√£o de um rob√ī b√≠pede cuja finalidade √© o aux√≠lio √† recupera√ß√£o fisioterap√™utica de pacientes que perderam parte ou a totalidade da sua capacidade locomotora. Estuda-se a diminui√ß√£o do esfor√ßo muscular dos membros inferiores e sua contribui√ß√£o no necess√°rio equil√≠brio do corpo. A an√°lise da marcha humana e traumas psicomotores que a afetam s√£o fatores importantes no desenvolvimento deste trabalho.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: END02
 

PLANO DE NEG√ďCIO - APLICATIVO M√ďVEL DE GEOMEMBRANA

O trabalho consiste na elaboração de um plano de negócios de um aplicativo móvel que será utilizado por produtores rurais para o dimensionamento e orçamento de uma geomembrana. A geomembrana é uma manta plástica pertencente a família de geossintéticos, ela é bastante utilizada em lagoas artificiais na agricultura, ela é capaz de reter materiais indesejados protegendo o meio ambiente e evitando que o solo se contamine.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: ADMD04
 

PLANO DE NEG√ďCIO - PLATAFORMA DIGITAL PARA PONTO DE √ĒNIBUS

Grande parte da popula√ß√£o depende e utiliza o transporte p√ļblico. Identificou-se que h√° diversos aplicativos de localiza√ß√£o dos √īnibus e o tempo de chegada em cada ponto, por√©m, os aplicativos n√£o s√£o eficientes e parte desse p√ļblico n√£o tem acesso a tal tecnologia, como os idosos. Sendo assim, ser√° estudada a cria√ß√£o de uma plataforma digital que forne√ßa as informa√ß√Ķes em tempo real e que sejam necess√°rias na utiliza√ß√£o do transporte, auxiliando a todo tipo de p√ļblico.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: ADMD01
 

PLANO DE NEG√ďCIO DE FILTRO DE FUMO ECOL√ďGICO

(Descrição ainda não informada.)
Estande: (A definir)
Código do trabalho: ADMD03
 

PLANO DE NEG√ďCIOS DE UM JOGO DE TABULEIRO EDUCACIONAL COM FINS INCLUSIVOS

Os jogos analógicos continuam agradando grande parte dos brasileiros, 28% da população joga jogos de tabuleiro e 34% jogos de carta. A aprendizagem por meio de atividades experienciais vem mostrado um grande resultado e sendo implantado nas áreas educacionais nacionais e internacionais. Portanto este trabalho vem estudar a implementação de um jogo de tabuleiro educacional com temas atuais em base das ODS da ONU e que seja inclusivo para deficientes visuais.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: ADMD05
 

PLANO DE NEG√ďCIOS: AN√ĀLISE DE VIABILIDADE DE LAN√áAMENTO DE UM XAMPU EM C√ĀPSULA VEGANO

Como oportunidade a ser explorada no mercado, foi desenvolvido um plano de neg√≥cios para o xampu vegano em c√°psula, com um processo de encapsular √ļnico e inovador, tendo a capacidade de armazenar as mat√©rias-primas naturais na medida necess√°ria para o uso pessoal, mantendo a alta qualidade e consci√™ncia sustent√°vel de forma simples e pr√°tica, ou seja, √© um produto que ajuda na beleza dos cabelos e, o mais importante, n√£o agride o meio ambiente como os xampus convencionais.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: ADMD06
 

PLATAFORMA DE AN√ĀLISE DE CR√ČDITO PARA PRODUTORES RURAIS

Solução que permite a concessão de crédito aos produtores rurais com base nos seus dados de produção. Os dados são integrados aos players do mercado de financiamento que ao utilizarem a plataforma, desenvolvida com base em uma modelagem de custos, são sensibilizados com o limite máximo de crédito para esses produtores. Hoje o limite de crédito fornecido não é assertivo, assim a plataforma em estudo fornecerá um aumento de eficiência e precisão no processo de concessão de crédito aos produtores.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD30
 

PREENCHIMENTO INTELIGENTE EM FDM

O trabalho consiste em distribuir de forma mais assertiva o preenchimento de uma impress√£o 3D em processo FDM. Dessa maneira se mant√©m ou melhora as propriedades mec√Ęnicas com a mesma ou menos quantidade de material.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD05
 

PROCESSAMENTO DE IMAGENS APLICADO EM ULTRASSONOGRAFIA COM DOPPLER VASCULAR - AUX√ćLIO AOS PROCEDIMENTOS DE EXAME EM CAR√ďTIDAS

A tecnologia e a medicina s√£o insepar√°veis; caminham e evoluem juntas para o bem estar coletivo. Este trabalho trata do desenvolvimento de um sistema para auxiliar operadores de equipamentos m√©dicos a identificar dados e informa√ß√Ķes significativas durante os exames de ultrassonografia doppler na art√©ria car√≥tida. O objetivo √© minimizar erros de diagn√≥sticos e eliminar falha humana nos procedimentos de aquisi√ß√£o dos dados a fim de evitar eventuais danos morais e riscos √† sa√ļde dos pacientes.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: ENN03
 

PROCESSO DE EXTRAÇÃO DE TERRAS RARAS

Estudar a viabilidade t√©cnica e econ√īmica de implanta√ß√£o de uma unidade industrial processadora de monazita para separar e vender os componentes de maior valor de mercado. A monazita √© habitualmente exportada sem qualquer tipo de tratamento que permita extrair seus componentes, gerando valor para as empresas da cadeia produtiva e para o Pa√≠s.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD08
 

PROCESSO DE SANITIZAÇÃO/ESTERILIZAÇÃO DE TANQUES DE MISTURA ASSISTIDO POR MICRO-ONDAS

A contaminação microbiana em tanques de mistura utilizados em determinados processos industriais pode ser prejudicial tanto para a estética do produto, quanto para suas características funcionais. Deste modo, durante intervalos entre as bateladas, são executados procedimentos de limpeza e sanitização. Este projeto tem como objetivo analisar a efetividade da irradiação de micro-ondas como uma alternativa aos processos existentes, visando a redução ou a eliminação total desses microrganismos.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN06
 

PROJECT ZONE - REALIDADE AUMENTADA APLICADA AO PLANEJAMENTO URBANO

O Project Zone √© uma plataforma orientada a dados que visa simular, via realidade aumentada, os impactos de interven√ß√Ķes nos ecossistemas urbanos modelando-os antes da execu√ß√£o de tais altera√ß√Ķes. Conforme os agentes modificadores (edifica√ß√Ķes, ruas, cal√ßadas, etc) forem inseridos no contexto da plataforma, o usu√°rio pode visualizar atrav√©s de uma imers√£o no modelo em tempo real os impactos por eles causados, tanto na distribui√ß√£o f√≠sica do modelo quanto no fluxo de pessoas.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CAD06
 

PROJETAR UM SERVI√áO DE PR√Č ATENDIMENTO M√ČDICO-HOSPITALAR

Conhecer os processos de atendimento (pr√©, durante e p√≥s) em cl√≠nicas e hospitais, na perspectiva de profissionais da sa√ļde e usu√°rios para identifica√ß√£o de problemas atuais do sistema de sa√ļde brasileiro para melhorar a experi√™ncia do cliente e facilitar os trabalhos dos profissionais da √°rea a partir da utiliza√ß√£o de ferramentas de engenharia.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD14
 

PROJETO DE ASA DO HPA-IMT - SEGUNDA ITERAÇÃO

Os alunos do IMT realizam desde 2017 o projeto de uma aeronave movida à potência humana (HPA ou "Human Powered Aircraft"), o Tuiuiu. Atualmente o projeto está na fase de projeto preliminar, que ocorre após o projeto conceitual e antes do início da fabricação. Nessa etapa a asa é reprojetada aerodinamicamente para que a potência requerida em voo seja menor ou igual à potência disponível do piloto, após o projeto da hélice. Além disso, a longarina da asa será reprojetada para redução da massa.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD12
 

PROJETO DE EMBARCA√á√ÉO REMOVEDORA DE PLANTAS AQU√ĀTICAS

Projeto de uma embarcação compacta para remoção de plantas aquáticas (algas) de lagos, rios e mares. O Projeto contemplará o detalhamento da esteira removedora e da seleção dos principais itens necessários ao funcionamento da embarcação.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD03
 

PROJETO DE MICRORREATOR PARA A S√ćNTESE DE INTERMEDI√ĀRIOS DE GLITAZONAS ASSISTIDO POR FLUIDODIN√āMICA COMPUTACIONAL

A fabrica√ß√£o de f√°rmacos passa por aperfei√ßoamentos cuja tend√™ncia √© a redu√ß√£o de escala dos reatores das ind√ļstrias farmac√™uticas. A ado√ß√£o de microrreatores aumenta o rendimento da s√≠ntese de rem√©dios e reduz o tempo de produ√ß√£o. Simula√ß√Ķes de 4 designs de microrreatores, por meio de fluidodin√Ęmica computacional, permitiram construir um microrreator inovador para a s√≠ntese de glitazonas, que s√£o rem√©dios para diabetes.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD03
 

PROJETO DE UMA USINA SOLAR FOTOVOLTAICA EM SHOPPING CENTER

O presente trabalho tem como objetivo elaborar um estudo de viabilidade do projeto de uma usina solar fotovoltaica distribuída aplicada no setor privado, um shopping center. São abordados desde aspectos financeiros, como sua viabilidade de projeto e implementação, tal qual tempo de retorno de investimento, até elementos técnicos. Além de apresentar o cenário legislativo da tecnologia, seus impactos e suas promessas para o futuro.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD27
 

PROJETO E EXECU√á√ÉO DE FACHADA UNITIZADA EM PELE DE VIDRO PARA EDIFICA√á√ēES COMERCIAIS

Estudo do sistema unitizado (modular) aplicado em fachadas pele de vidro, desde a concepção do projeto à instalação na obra. Constam no escopo do trabalho dois estudos de caso de edifícios corporativos, ambos situados na cidade de São Paulo, com certificação LEED (Platinum e Silver).
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD12
 

PROJETO EXECUTIVO DE MURO DE GABI√ēES COM RCD

Atualmente, o setor da economia que mais gera resíduos no Brasil é o da Construção Civil. Com o enfoque na sustentabilidade e reutilização de resíduos, novas estratégias vem sendo traçadas para a mudança desse cenário. Em parceria com a empresa Maccaferri do Brasil e a Prefeitura de São Paulo foi desenvolvido um projeto executivo de muro de contenção em gabião substituindo-se as rochas naturais por Resíduos de Construção e Demolição (RCD), analisando sua viabilidade executiva e financeira.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN03
 

PROPOSTA DE PROJETO SUSTENT√ĀVEL PARA O PINDA IATE CLUBE EM ILHABELA

O objetivo deste trabalho de conclus√£o de curso √© levantar e avaliar os potenciais impactos ambientais gerados pelo empreendimento de pequeno porte Pind√° Iate Clube, situado em Ilhabela. Baseando-se nas normas ABNT e ISO e tomando como base iniciativas sustent√°veis j√° adotadas por empreendimentos similares, ser√° proposto um sistema de gest√£o ambiental para o Iate Clube, com uso de tecnologias mais limpas e eficientes, resultando em benef√≠cios ambientas e tamb√©m econ√īmicos.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD31
 

RACIONALIZA√á√ÉO DO CANTEIRO DE OBRAS, UTILIZANDO PAIN√ČIS MODULARES E A√á√ēES QUE REDUZAM O IMPACTO AMBIENTAL SEGUNDO A CERTIFICA√á√ÉO LEED

Diante do atual cen√°rio da constru√ß√£o civil, no qual o mercado busca alternativas para a redu√ß√£o dos res√≠duos produzidos em seus processos, este trabalho prop√Ķe novas tecnologias para as constru√ß√£o de √°reas de viv√™ncia e de produ√ß√£o, necess√°rias em canteiros de obras; por meio de sistemas modulares, que apresentam relevante facilidade de montagem, desmontagem, transporte e reaproveitamento em outras obras, baseando-se no conceito de economia circular, reduzindo o impacto ambiental negativo.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN05
 

RECUPERA√á√ÉO DE METAIS PESADOS DA AN√ĀLISE LABORATORIAL DE DEMANDA QU√ćMICA DE OXIG√äNIO: VIABILIDADE FINANCEIRA

O estudo analisa a viabilidade econ√īmica de um processo para recupera√ß√£o de merc√ļrio e prata, utilizados em reagentes para a an√°lise de Demanda Qu√≠mica de Oxig√™nio em tratamento de efluentes industriais. Com base na metodologia de An√°lise de Ciclo de Vida foram feitas compara√ß√Ķes de desempenho ambiental do processo proposto. Al√©m disso, foi elaborado um plano de neg√≥cios para avaliar a possibilidade da cria√ß√£o de uma empresa especializada em prestar o servi√ßo de recupera√ß√£o dos metais.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD04
 

RECUPERA√á√ÉO DE METAIS PESADOS DA AN√ĀLISE LABORATORIAL DE DEMANDA QU√ćMICA DE OXIG√äNIO: VIABILIDADE T√ČCNICA

A an√°lise de Demanda Qu√≠mica de Oxig√™nio √© amplamente realizada e se utiliza de reagentes como merc√ļrio e prata, altamente poluentes e caros. O estudo visa desenvolver um processo para recupera√ß√£o de merc√ļrio e prata, agregando valor e evitando polui√ß√£o. Por meio de estrat√©gias de precipita√ß√£o seletiva dos metais em formas de sais, foram avaliados processos e os respectivos reagentes gerando diferentes resultados que foram quantificados quanto √†s purezas e rendimentos.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD07
 

REDUÇÃO DE CUSTOS DE MATERIAIS NÃO PRODUTIVOS

A competitividade industrial depende de ferramentas de controle e indicadores de desempenho de processos, análises de custos, implantação de sistemas de qualidade como Six Sigma. Esse projeto tem como objetivo identificar, avaliar e propor a otimização de cinco pilares de custos relacionados a materiais que não são incorporados nos produtos efetivamente entregues aos consumidores: as utilidades, os serviços, a manutenção, a gestão dos estoques e os produtos auxiliares na linha de produção
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN07
 

REDUÇÃO DO CUSTO DE FRETE PARA CLIENTES DO NORDESTE DA PET SOCIETY

(Descrição ainda não informada.)
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD29
 

RESTAURA√á√ÉO DE PAVIMENTO ASF√ĀLTICO SEGUNDO OS M√ČTODOS DO DNIT E DA ASSHTO

A restaura√ß√£o de pavimento visa restabelecer a capacidade estrutural e garantir conforto ao usu√°rio. Esta atividade √© fundamental para o transporte de carga no Brasil, onde cerca de 60% da malha encontra-se em condi√ß√£o regular a ruim. Com a finalidade de disseminar os conceitos e informa√ß√Ķes t√©cnicas necess√°rias ao projeto e √† execu√ß√£o de obras de restaura√ß√£o dos pavimentos asf√°lticos ser√° comparado os m√©todos de restaura√ß√£o preconizados pelo DNIT e ASSHTO com o estudo de caso do vi√°rio do IMT.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD24
 

RETROFIT E ADEQUAÇÃO ESTRUTURAL PARA MUDANÇA DE USO DE UMA EDIFICAÇÃO RESIDENCIAL PARA COMERCIAL

Estudo do processo de retrofit e sua viabilidade t√©cnica e econ√īmica, com a analise das solu√ß√Ķes necess√°rias para as adequa√ß√Ķes multidisciplinares e reestrutura√ß√£o de um edif√≠cio residencial com mudan√ßa de uso para comercial com √™nfase nas t√©cnicas de planejamento, execu√ß√£o e seguran√ßa necess√°rias para a execu√ß√£o da obra.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN01
 

RETROFIT: CL√ćNICA HOSPITALAR DE ALTO PADR√ÉO

O presente trabalho analisa a possibilidade de reestruturar um edifício comercial construído há 45 anos e transformá-lo em um centro clínico hospitalar para emergências de pequeno porte e consultas com procedimentos leves, seguindo as exigências dos órgãos reguladores e da ANVISA, na região do Jardim Europa. O estudo inclui a readequação do espaço para um melhor entrosamento da nova arquitetura com a antiga, além da implantação da acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD09
 

RE√öSO DE √ĀGUA PARA RECARGA DE AQU√ćFERO

Este trabalho tem por finalidade apresentar o re√ļso de √°gua como uma alternativa para amenizar o problema de escassez de recursos h√≠dricos, que ocorre em algumas regi√Ķes no Brasil, apresentando estudo de caso que enfoca a alternativa de re√ļso em recarga de aqu√≠fero.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN10
 

ROB√Ē DE TELEPRESEN√áA APLICADO A SISTEMA DE SA√öDE

Em meio √† pandemia do COVID-19, um dos grupos mais expostos foi o dos profissionais da √°rea da sa√ļde. Dessa forma, este projeto tem por objetivo apresentar uma maneira alternativa de intera√ß√£o remota com pacientes em meio hospitalar. Para isso, prop√Ķe-se o uso de um rob√ī de tele presen√ßa para a comunica√ß√£o do paciente com a equipe m√©dica e familiares.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CAD07
 

SARJETAS PERME√ĀVEIS - USO DO CONCRETO PERME√ĀVEL NA DRENAGEM URBANA

O foco do projeto é estudar a adoção de sarjetas constituídas por concreto permeável, associadas a canaletas, com o intuito de reduzir a utilização de bocas de lobo e galerias de águas pluviais no sistema de drenagem urbana. Tal redução pode promover a diminuição dos custos desses sistemas, por serem de execução mais fácil e demandarem procedimentos operacionais e de manutenção mais simples, além de contribuir com a qualidade da água que chega até a rede de drenagem.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD04
 

SECAGEM DE A√áA√ć COM DIFERENTES CARREADORES

O consumo de a√ßa√≠ se popularizou nos √ļltimos anos, ampliando seu mercado que se concentrava no universo fitness, sendo encontrado em sorvetes, balas, bombons e outros. O objetivo desse projeto √© estudar a influ√™ncia de maltodextrina DE10 e de prote√≠nas vegetais na efici√™ncia do processo de secagem, pois, com o a√ßa√≠ seco, sua vida de prateleira aumenta, h√° redu√ß√£o relativa do custo de transporte e a possibilidade de testar seu uso em novos produtos, aumentando suas op√ß√Ķes de consumo.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD10
 

SECAGEM DE RES√ćDUO DE A√áA√ć EM SECADOR DE BANDEJAS

Da atividade de extra√ß√£o da polpa do a√ßa√≠, 20 % do fruto, resta o caro√ßo cujo destino √© o lixo. Esse trabalho estuda viabilizar o aproveitamento do caro√ßo do a√ßa√≠ por meio de secagem que, al√©m de reduzir o impacto ambiental, pode gerar novas atividades econ√īmicas para as regi√Ķes produtoras. Aplica√ß√Ķes em formula√ß√Ķes na ind√ļstria de alimentos, produ√ß√£o de MDF e energia, al√©m de joalheria artesanal incluem algumas das possibilidades do uso do caro√ßo do a√ßa√≠.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN11
 

SEGURAN√áA, ACESSIBILIDADE E SINALIZA√á√ÉO DE VIAS URBANAS: ESTUDO DE CASO PARA ADEQUA√á√ÉO DO VI√ĀRIO DO CAMPUS S√ÉO CAETANO DO SUL DO INSTITUTO MAU√Ā DE TECNOLOGIA QUANTO √Ä SEGURAN√áA, ACESSIBILIDADE E SINALIZA√á√ÉO

√Č n√≠tida a defici√™ncia na infraestrutura das vias urbanas. O enfoque deste estudo √© direcionado ao √Ęmbito da acessibilidade e seguran√ßa do pedestre que habita o espa√ßo urbano, a fim de promover a locomo√ß√£o sem restri√ß√Ķes, segura e aut√īnoma de pessoas com mobilidade reduzida. Analisando o cen√°rio mundial da acessibilidade em vias urbanas, bem como as normas e recomenda√ß√Ķes vigentes, desenvolveu-se um projeto de adequa√ß√£o ao campus Mau√°, como estudo de caso para melhorias neste quesito.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN12
 

SHAMPOO VEGANO EM C√ĀPSULA SOL√öVEL

Uma pesquisa de 2018 indicou que 55% dos brasileiros consumiriam mais produtos veganos, fato que ilustra a tend√™ncia ao consumo desses produtos e explica a expans√£o desse mercado. Assim, surgiu a ideia de desenvolver um shampoo vegano encapsulado com alginato, produto extra√≠do de algas, formador de pel√≠cula biodegrad√°vel protetora do conte√ļdo. Esse projeto pretende estudar as condi√ß√Ķes para se obter shampoo encapsulado, incluindo formula√ß√£o, concentra√ß√Ķes de reagentes e dimens√Ķes das c√°psulas.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD11
 

SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DO ESCOAMENTO EM HIDROCICLONES

Este trabalho objetiva estudar o comportamento de escoamentos no interior de hidrociclones, com auxílio de softwares de simulação e construção de protótipos. O hidrociclone é um equipamento utilizado na operação de separação sólido-líquido, onde almeja-se remover partículas sólidas da água ou separar partículas pequenas das grandes presentes na água. Além disso, o equipamento também é capaz de separar líquidos da água, quando esses possuem massa específica superior à da água.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN01
 

SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL PARA PREVISÃO DE DESEMPENHO E SOBREALIMENTAÇÃO DE UM MOTOR NATURALMENTE ASPIRADO

Com o avanço da tecnologia automotiva a aplicação do turbocompressor vem sendo disseminada cada vez mais com o intuito principal da redução de poluentes e um aumento da eficiência energética do veículo. O objetivo do trabalho é desmistificar a utilização de turbo em veículos de passeio por meio de simulação computacional
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN05
 

SIMULA√á√ÉO E VALIDA√á√ÉO DA RIGIDEZ TORCIONAL DO CHASSI DE UM VE√ćCULO DO TIPO F√ďRMULA SAE

No estudo da din√Ęmica veicular, a rigidez de um ve√≠culo √© comumente associada a suspens√£o sendo ela respons√°vel por absorver e transmitir os esfor√ßos entre as quatro rodas, por√©m o chassi tem igual, se n√£o maior, import√Ęncia na rigidez de um ve√≠culo. Esse trabalho tem o objetivo de simular e validar a rigidez do chassi, realizando modelos computacionais atrav√©s de simula√ß√Ķes por elementos finitos e desenvolvendo um mecanismo para sua valida√ß√£o.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD11
 

SISTEMA AUTOM√ĀTICO DE ENERGIA RESIDENCIAL ATRAV√ČS DE ENERGIA SOLAR

Este trabalho trata do projeto e construção de um sistema de geração fotovoltaica para alimentar parcialmente cargas elétricas residenciais. O sistema detecta eventual diminuição da energia fornecida pelos painéis solares e, neste caso, comuta automaticamente a alimentação pela rede elétrica. Caso a energia gerada pelos painéis for suficiente para toda a demanda, a alimentação será feita exclusivamente por eles. O sistema inclui um aplicativo de celular para facilitar o seu monitoramento.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: END04
 

SISTEMA DE CONTROLE E FISCALIZA√á√ÉO DE CARROS AUT√ĒNOMOS

(Descrição ainda não informada.)
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD26
 

SISTEMA INTELIGENTE DE PREVISÃO DE ALAGAMENTOS

Os alagamentos são os eventos mais catastróficos e cataclísmicos de todos os desastres naturais, causando não só prejuízos materiais, mas também físicos e emocionais à população atingida. Neste trabalho, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo André, visa-se mitigar os impactos gerados por esses eventos na região, prevendo sua ocorrência por meio de modelos de aprendizagem de máquina a fim de alertar com antecedência os moradores de áreas de risco.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CMD01
 

SOLUÇÃO EM AMPLIFICADORES DE POTÊNCIA CLASSE D

Este trabalho trata da proposta e construção de um amplificador de potência classe D, para aplicação em sistemas de áudio de alta fidelidade. A solução busca minimizar as perdas de chaveamento, sem comprometer a integridade do sinal. O processo utiliza chaves semicondutoras, transistores de efeito de campo, de nitreto de gálio por apresentarem excelente desempenho, operando em frequências de chaveamento extremamente elevadas.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: END01
 

SOLU√á√ēES ALTERNATIVAS PARA COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO EM COMUNIDADES LITOR√āNEAS

Proposta de solu√ß√Ķes alternativas para a coleta e tratamento de esgoto em comunidades litor√Ęneas a partir de um estudo de caso, com objetivo de propor solu√ß√Ķes sustent√°veis e de baixo custo para amenizar os problemas trazidos pela falta de saneamento b√°sico nas comunidades brasileiras n√£o providas de coleta e tratamento de esgotos.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD23
 

T√ČCNICAS INOVADORAS NA OBRA: INTEGRA√á√ÉO DOS MODELOS BIM E UTILIZA√á√ÉO DO QRCODE

Este trabalho tem por objetivo apresentar o que é BIM, quais são as possibilidades de utilização, como é visto e aplicado pelo mercado e propor o seu uso em conjunto com a tecnologia de QRCode como forma inovadora de visualização de projetos e execução de obras.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN16
 

TINTAS SUSTENT√ĀVEIS

Novos processos industriais devem ser pensados dentro da sustentabilidade econ√īmica e ambiental. Este projeto consiste em desenvolver formula√ß√Ķes de tintas sustent√°veis por duas estrat√©gias. Uma, de resina polim√©rica recicl√°vel (copos pl√°sticos), solvente extra√≠do de cascas de laranja e com pigmentos naturais, e outra com base de res√≠duos argilosos, √°gua e PVA. As formula√ß√Ķes ser√£o testadas e comparadas com produtos similares para a avalia√ß√£o do desempenho dos produtos desenvolvidos.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD01
 

TOMADA DE DECISÃO COM BASE EM DADOS PARA O VAREJO

An√°lise explorat√≥ria que visa entregar informa√ß√Ķes de maneira precisa e oportuna para aqueles que tomam as decis√Ķes no varejo tradicional com base em fluxo de pessoas, ferramentas, e procedimentos dedicados a coletar, classificar, analisar e avaliar informa√ß√Ķes.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD19
 

TOTEM PARA TRIAGEM HOSPITALAR AUTOMATIZADA

O trabalho visa o desenvolvimento de um sistema automatizado de triagem hospitalar para aplicação em pronto atendimento, seguro e viável economicamente. Com equipamentos de medição integrados, sem intervenção humana, que poderia introduzir erros. O sistema adota o padrão de triagem de Manchester garantindo padronização e confiabilidade. Então será possível atender mais e melhor, disponibilizando a equipe para outras tarefas, com diminuição nas filas e na disseminação de doenças durante a espera
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CAN02
 

TROCA R√ĀPIDA DE FERRAMENTA EM PRENSA VULCANIZADORA

O trabalho apresentado contribui para a otimização do processo de setup de uma prensa vulcanizadora na produção de pneus em uma empresa da região de São Paulo, buscando aumentar o tempo produtivo da máquina e consequentemente, aumentar sua produtividade.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD12
 

URBANIZA√á√ÉO DE REGI√ēES PERIF√ČRICAS - ESTUDO DE CASO DER

O crescimento urbano desenfreado das √ļltimas d√©cadas concomitantemente √† desigualdade social fomentou a forma√ß√£o de assentamentos irregulares, uma realidade em diversas cidades brasileiras atualmente. Este fen√īmeno acabou deixando os moradores destas regi√Ķes na informalidade e desprovidos de servi√ßos b√°sicos. Portanto, com o intuito de reintegrar estas √°reas √† cidade formal, em conjunto com o IMT e com a Prefeitura de S√£o Bernardo do Campo, apresentaremos propostas de interven√ß√£o.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN15
 

USO DA FERRAMENTA INFRAWORKS PARA A EXECU√á√ÉO DE PROJETOS FUNCIONAIS VI√ĀRIOS

Este trabalho visa buscar uma inovação no processo de elaboração de projetos funcionais viários explorando a utilização da ferramenta Infraworks. O uso da metodologia BIM está cada vez mais frequente no setor de construção civil e esse estudo traz uma possível aplicação nas fases de planejamento e concepção de projetos de infraestrutura.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN04
 

USO RACIONAL DA √ĀGUA ¬Ė APLICA√á√ÉO DE IOT NA MEDI√á√ÉO DE √ĀGUA

O Uso racional da √Āgua √© uma forma de utilizarmos a √°gua sem desperd√≠cios.Atualmente se vive uma crise h√≠drica intensa, sendo necess√°rio buscar inova√ß√Ķes que facilitem os conceitos j√° conhecidos. A partir da oferta/demanda de √°gua ser√° avaliada a aplica√ß√£o do conceito de IoT (Internet of Things) na medi√ß√£o de √°gua.Neste trabalho ser√° avaliado como o IoT transforma a antiga forma de medi√ß√£o e quais os seus benef√≠cios para o Uso Racional de √°gua.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN14
 

UTILIZA√á√ÉO DA TECNOLOGIA BIM EM PROJETOS DE RESTAURA√á√ÉO DE PAVIMENTOS

Este trabalho de conclus√£o de curso tem como objetivo utilizar a metodologia BIM para criar um modelo de restaura√ß√£o de pavimento asf√°ltico no software AutoCAD Civil 3D. Para isso ser√° elaborado um manual de procedimento da ferramenta Rehab Corridor (Corredor de reabilita√ß√£o) no software, por meio de um estudo de caso. Alem disso ser√° estudado e aplicado as camadas 4D (cronograma de obra), 5D (custos) e 7D (gerenciamento de instala√ß√Ķes e manuten√ß√£o) do BIM.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD15
 

UTILIZAÇÃO DE LIGHT STEEL FRAME NA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO EM HABITAÇÃO DE ALTO PADRÃO

O presente trabalho envolve uma revis√£o da literatura a respeito da tecnologia em Light Steel Frame, a fim de aumentar a utiliza√ß√£o de um sistema construtivo r√°pido e sustent√°vel na constru√ß√£o civil do Brasil e, a t√≠tulo de exemplifica√ß√£o e an√°lise na pr√°tica, o estudo de caso de uma edifica√ß√£o habitacional de alto padr√£o constru√≠da em Light Steel Frame desde sua funda√ß√£o at√© sua cobertura, sendo uma dentre as poss√≠veis aplica√ß√Ķes do m√©todo.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD22
 

UTILIZA√á√ÉO DO RES√ćDUO DO A√áA√ć COMO CARREADOR NO PROCESSO DE SECAGEM POR ATOMIZA√á√ÉO

A industrialização do açaí no norte do Brasil produz polpa que responde por cerca de 15 % da massa do fruto e caroço é desperdiçado, representando mais de 85 % do fruto. Este projeto estuda o reaproveitamento do caroço do açaí de forma a agregar valor ao processo e reduzir o impacto ambiental de seu descarte. Por meio de seu processamento, o caroço de açaí será transformado em insumo industrial, aumentando o teor de fibras em alimentos e otimizando processos de secagem em spray dryers.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN05
 

VENDING MACHINE 4.0 COM SISTEMA DE GERENCIAMENTO ONLINE

Apresentação de um sistema de gestão online para o vendedor de doces e bolos caseiros onde permite verificar em tempo real os dados de entrada e saída desses produtos comercializados através da vending machine que também será apresentada através de uma modelagem.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD01
 

VIABILIDADE DO PAVIMENTO DE CONCRETO PERME√ĀVEL EM √ĀREAS URBANAS

As constantes enchentes e o desperd√≠cio de √°gua, geram uma preocupa√ß√£o em rela√ß√£o a popula√ß√£o e seu conv√≠vio com o meio ambiente. Uma alternativa para a impermeabiliza√ß√£o √© o emprego de elementos de deten√ß√£o tempor√°rio e de retardamento do escoamento, como os pavimentos perme√°veis. Este trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade do pavimento de concreto perme√°vel, com fun√ß√£o drenante e de capta√ß√£o pluvial para re√ļso em compara√ß√£o ao pavimento de concreto convencional
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD07
 

VIABILIDADE E AN√ĀLISE DE CICLO DE VIDA DO APROVEITAMENTO DO SORO DA FABRICA√á√ÉO DE LACTIC√ćNIOS PARA PRODU√á√ÉO DE BIOHIDROG√äNIO E BIOPOL√ćMERO

Este projeto tem como objetivo a produ√ß√£o sustent√°vel de energia (biohidrog√™nio) e biopol√≠mero (polihidroxialcanoato) a partir de soro. O soro √© um subproduto da ind√ļstria de produtos l√°cteos que caso seja descartado incorretamente impacta negativamente no meio ambiente. A fim de verificar a sustentabilidade econ√īmica e ambiental da proposta foram realizadas an√°lise t√©cnica, financeira e a avalia√ß√£o do ciclo de vida do processo.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN03
 

VIABILIDADE T√ČCNICA DE UMA F√ĀBRICA DE FILTROS BIODEGRAD√ĀVEIS PARA CIGARRO

Projeção e estudo de viabilidade técnica de uma fábrica nacional de filtros biodegradáveis para cigarros artesanais, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte dos filtros comuns.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PMD28
 

VISÃO COMPUTACIONAL APLICADA AO MONITORAMENTO DE ATENÇÃO DE ALUNOS

Esse trabalho tem o objetivo de auxiliar as institui√ß√Ķes de ensino no aperfei√ßoamento do aprendizado dos seus alunos, atrav√©s da vis√£o computacional. Uma c√Ęmera ser√° posicionada na sala de aula para detectar rostos e a postura dos alunos. Dessa forma, √© poss√≠vel extrair informa√ß√Ķes gerais como, por exemplo, o n√≠vel de aten√ß√£o dos alunos, a quantidade de evas√£o, o aproveitamento das aulas, entre outros. Assim, gerando dados para as institui√ß√Ķes analisarem a efici√™ncia das aulas.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CAD05
 

WETLANDS CONSTRU√ćDOS: UMA ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTAMINADOS NO BRASIL

Buscando suprir a escassez de infraestrutura do esgotamento sanit√°rio brasileiro, o sistema Wetland, tamb√©m conhecido como p√Ęntano, se caracteriza por √°reas alagadas que desenvolvem uma vegeta√ß√£o adaptada √† vida nesses solos, aumentando sua capacidade de autopurifica√ß√£o, especialmente na remo√ß√£o de nutrientes. Unindo aspectos socioecon√īmicos e ambientais, este trabalho procura estudar a aplicabilidade do sistema como uma alternativa sustent√°vel visando a prote√ß√£o dos mananciais.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD05