Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 


2018

(Pesquisado por: ⊂mit=)

Número de trabalhos exibidos: 216

"BRISE SOLEIL" - ESTUDO DOS PARÂMETROS QUE INFLUENCIAM A CARGA TÉRMICA INCIDENTE EM EDIFICAÇÕES

O estudo consiste numa análise do desempenho do sistema "brise-soleil" (quebra-sol) considerando-se o equilíbrio entre carga térmica e iluminação em edificações.
Código do trabalho: MCD01
 
 

"DESIGN" DE EXPERIÊNCIA: FONE DE OUVIDO

Desenvolvimento de fone de ouvido, num formato diferente dos encontrados no mercado, visando à melhoria de higienização, encaixe e conforto do objeto, com a tecnologia "bluetooth".
Código do trabalho: DSGN07
 
 

"DESIGN" DE SERVIÇO APLICADO À LOGÍSTICA DE COMPRA E VENDA DE PRODUTOS AGRÍCOLAS

O projeto consiste em aplicar metodologias de "Design" para conectar feirantes a micro produtores rurais, com o objetivo de otimizar a logística de compra e venda de produtos hortifrutícolas.
Código do trabalho: DSGN12
 
 

"DESIGN" DE SERVIÇO: SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO NATURAL PARA CACHORROS

O projeto consiste num serviço de alimentação natural congelada e balanceada para cachorros. Entregue em domicílio, é visto como oportunidade pela crescente quantidade de famílias com cachorros no Brasil e a tendência de torná-los os novos "filhos". Sua viabilização será feita por meio de uma plataforma que conecta tutores de cachorros e pessoas interessadas em renda extra para preparar o alimento, O projeto tem também cunho social pela criação de uma nova modalidade de emprego.
Código do trabalho: DSGN02
 
 

"DESIGN" DIALÓGICO NA INDÚSTRIA DA MODA

Desenvolvimento e criação de uma nova marca de roupas com base na experiência do consumidor e na inovação, por meio de "collab".
Código do trabalho: DSGN03
 
 

"IN GO": DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA COMPARTILHAMENTO DE BICICLETAS ELÉTRICAS EM GRANDES METRÓPOLES

"IN-GO": O projeto consiste num sistema de aluguel de bicicletas elétricas ("bike sharing"). Foi estudado o "redesign" da doca de entrega e retirada das "bikes" com conceito inovador e "smart". O app foi desenvolvido com conceitos de "gamification", UX e UI. Além disso, auxilia o usuário mapeando sua rota, aponta os níveis de bateria, os postos mais próximos, segurança, serviços e qualquer eventual problema.
Código do trabalho: DSGN06
 
 

"INFINITY": SISTEMA AUTOMÁTICO DE LANÇAMENTO DE BOLAS DE TÊNIS

"Infinity" é uma máquina lançadora de bola de tênis. Utilizando um aplicativo, o usuário poderá criar suas jogadas selecionando o local de recebimento da bola na quadra, a velocidade e o tipo de efeito, tais como “topspin” ou “slice”. O "Infinity" permite aprimorar os treinos e o acompanhamento do dos atletas pelo treinador.
Código do trabalho: CAN01
 
 

"INTERNET OF DOGS: WEARABLE" PARA CACHORROS

Este projeto visa auxiliar os proprietários de cães a monitorar e controlar indicadores referentes ao bem-estar do animal, como temperatura, umidade e ruído do ambiente, localização e dinâmica do cachorro, além de informações relativas ao histórico do animal, como vacinação, medicamentos e tratamentos, Com um aplicativo de celular, disponibiliza-se ao mercado uma solução inovadora para o setor "Pet Care", visto que a relação humano/cachorro está tornando-se cada vez mais humanizada.
Código do trabalho: PMN11
 
 

"LEAN OFFICE" - PENSAMENTO "LEAN" APLICADO PARA OTIMIZAR SERVIÇOS

Este trabalho consiste na utilização de ferramentas "Lean" para otimizar processos dentro de uma agência de Marketing Digital, com o objetivo de eliminar desperdícios encontrados quando as atividades estão centradas na realização de um serviço. A aplicação dessa metodologia é interessante para o mercado, pois muitas empresas usam o serviço excepcional como um diferencial da empresa, destacando-se da concorrência por isso.
Código do trabalho: PMN28
 
 

"MECHLEG" - ÓRTESE PARA AUXILIAR A RECUPERAÇÃO DE LESÕES E TRAUMAS

Visando desenvolver um projeto que pudesse trazer uma melhora direta em apectos que tangem à sociedade, buscou-se reimaginar um dispositivo centenário: a muleta. Chegou-se a um conceito leve, resistente, que atende requisitos ergonômicos entendidos por meio de pesquisa e que liberta as mãos dos pacientes para outras atividades, além de fornecer-lhes auxílio ao andar, dando-lhes maior autonomia. A MechLeg é uma órtese passiva para membros inferiores (KAFO), como solução.
Código do trabalho: MCN03
 
 

"PARKCARE" - DISPOSITIVO PARA MONITORAMENTO DA DOENÇA DE PARKINSON

O projeto consiste na utilização da engenharia para auxiliar os diagnósticos da Doença de Parkinson. O auxílio dá-se por um dispositivo capaz de monitorar os tremores do paciente, não apenas durante as curtas consultas ao neurologista, mas também no cotidiano. O monitoramento é feito por um giroscópio e um acelerômetro, acoplados a uma pulseira, com envio de dados e processamento em dispositivos móveis, que poderão ser visualizados num aplicativo.
Código do trabalho: ELN02
 
 

"PET FOOD" LIOFILIZADO

O "pet food" liofilizado é um alimento desidratado a frio, destinado a cães adultos que não possuem restrição alimentar. Conveniente, pois é reconstituído em poucos minutos, bastando adição de água à temperatura ambiente para o consumo. A liofilização é um método de conservação eficaz na preservação das características nutricionais e sensoriais do alimento.
Código do trabalho: ALD06
 
 

"SILENCE": PULSEIRAS ASSISTIVAS

"Silence" é um projeto destinado aos pais surdos com filhos ouvintes, capaz de auxiliar diariamente os pais com os cuidados infantis, proporcionando um ambiente familiar conectado e seguro. A pulseira tem como principal objetivo detectar o choro infantil e sua localização, transmitindo vibrações de alerta diretamente aos pais ou responsáveis.
Código do trabalho: DSGN05
 
 

"SMART HELP": SISTEMA PARA ACIONAR O SOCORRO DE MOTOCICLISTAS ACIDENTADOS

O tempo entre um acidente e o resgate pode ser decisivo entre vida ou morte. Em muitos casos, o acidente pode deixar o condutor inconsciente. Como salvar vidas em poucos segundos? O "Smart Help" pretende agilizar o tempo-resposta para atendimento do acidentado, fornecendo informações para o resgate, como localização e dados pessoais do indivíduo ao se detectar um impacto. Assim, pode-se diminuir o tempo entre o acidente e o resgate, suficiente para que vidas sejam salvas.
Código do trabalho: DSGN11
 
 

"SMART WALKER"

Este projeto foi desenvolvido para a área da Saúde/Segurança, contemplando pessoas idosas e/ou com dificuldade de movimento, adequando um andador ortopédico convencional para auxiliar a locomoção mais estável. Com adaptações mecânicas e implementações de dispositivos eletrônicos, o protótipo efetivou-se a partir de "hardware" e "software" a fim de se realizar o controle dinâmico do mecanismo.
Código do trabalho: CAN04
 
 

"TRACKING" 3D EM APLICAÇÕES VIRTUAIS

O trabalho consiste no estudo e desenvolvimento de dispositivos eletrônicos para a localização espacial baseada em ondas eletromagnéticas de baixa frequência (VLF) e modelos de campo magnético. O projeto visa criar uma alternativa para o mercado de realidade virtual, implementando o dispositivo numa luva com sensores para a obtenção de "inputs" do usuário.
Código do trabalho: CMD04
 
 

A.I.V. - ANÁLISE DE INTERESSE VISUAL

Vitrinas de "shopping" são a principal forma para atrair os clientes, mas a análise de aumento de interesse dos clientes nos produtos em exposição é muito intuitiva. Neste trabalho, um "software" integrado a uma câmera possibilita analisar as áreas de maior ou menor interesse numa vitrina, produzindo um mapa de calor dela. Esse mapa indica quais produtos geram mais interesse para os clientes, auxiliando a decisão sobre como dispor o leiaute da vitrina.
Código do trabalho: CAN07
 
 

ADAPTAÇÃO DE CAIXAS ELETRÔNICOS PARA CADEIRANTES E PORTADORES DE NANISMO

Trabalho desenvolvido com vistas à acessibilidade e autonomia para cadeirantes e portadores de nanismo na experiência com caixas eletrônicos.
Código do trabalho: PMN04
 
 

ADAPTAÇÃO DE UM NOVO MOTOR AO VEÍCULO FÓRMULA SAE- IMT

O processo de seleção e adaptação de um novo motor ao veículo Fórmula SAE 2018 do IMT tornou-se necessário, em função de mudança nos requisitos da competição. A adaptação envolveu o projeto e reprojeto de diversos sistemas mecânicos, eletromecânicos e de eletrônica embarcada, em especial de admissão, alimentação, arrefecimento e injeção eletrônica. O motor modificado foi testado em banco de provas e teve seu desempenho comparado com os valores de referência colhidos antes das alterações.
Código do trabalho: MCN18
 
 

ÁLCOOL EM PÓ

Com uma proposta inovadora para o mercado, o produto foi pensado a partir da CONVENIÊNCIA, considerando a praticidade de manipular, transportar e armazenar o álcool como insumo em processos de produtos farmacêuticos e alimentícios. Esse insumo em pó é obtido com a pulverização do etanol pelo método da adsorção em "blend" de carreadores utilizando a drageadora industrial.
Código do trabalho: ALD02
 
 

ANÁLISE COMPARATIVA DOS MÉTODOS PROPOSTOS PELA NBR 15.5755 E PELO RTQ-R PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO TÉRMICO EM EDIFICAÇÕES

Estudo de caso desenvolvido com o objetivo de comparar os métodos propostos na NBR 15.575 e no RTQ-R para a avaliação de desempenho térmico. Esta análise é significativa, pois garantir resultados não contraditórios é importante para o desenvolvimento de produtos no mercado da construção civil, tendo em vista problemas legais decorrentes de conclusões incompatíveis. Além disso, este estudo pode gerar grande impacto para o uso racional de energia pensando em edifícios naturalmente ventilados.
Código do trabalho: CVN14
 
 

ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA "MINHA CASA MINHA VIDA" COM RELAÇÃO À REDUÇÃO DO DÉFICIT HABITACIONAL

O déficit habitacional no Brasil está diretamente ligado à desigualdade social e deve ser reduzido com programas como o "Minha Casa Minha Vida". No entanto, é necessário verificar-se de que forma o Programa contribui para a redução do déficit, composto por quatro elementos: adensamento excessivo, preço do aluguel, moradia precária e falta de infraestrutura. Além disso, foi avaliado o perfil exigido para preencher as condições de financiamento, que pode não coincidir com a demanda.
Código do trabalho: CVN29
 
 

ANÁLISE DA ESTABILIDADE DE EDIFÍCIOS ALTOS COM ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO

Quando cidades como São Paulo ou Nova Iorque são citadas, a primeira imagem que vem à cabeça é um "skyline" de edifícios espetaculares. Poucos sabem, porém, da engenharia necessária para isso. Edifícios altos sofrem com o impacto do vento; então, como garantir a estabilidade e a viabilidade da construção? Neste trabalho de pesquisa é apresentado o estudo da estabilidade global de edifícios altos em concreto armado para se avaliar a eficiência estrutural por meio de parâmetros de instabilidade.
Código do trabalho: CVN17
 
 

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES DO CONCRETO AUTOCICATRIZANTE

Neste trabalho compararam-se o concreto com e sem o aditivo capaz de selar as fissuras do concreto, dando a este a característica de autocicatrizante. Foram analisadas as propriedades de resistência à compressão, carbonatação e a difusão de ions cloreto em diferentes processos de cura.
Código do trabalho: CVD19
 
 

ANÁLISE DE DANOS CAUSADOS POR ESMAGAMENTO NO FIO DE KEVLAR EM MANGUEIRAS DE CABOS UMBILICAIS

Neste trabalho apurou-se por que falha a aramida sob condições de compressão perpendicular ao plano do tecido e foi proposta como solução uma trama 3D.
Código do trabalho: MCN11
 
 

ANÁLISE DE FRENAGEM DO VEÍCULO BAJA SAE

O objetivo deste trabalho é analisar o desempenho de frenagem de um veículo BAJA SAE. Para validação do modelo computacional foram feitos testes com o veículo. Com o modelo validado, foi possível realizar análise e propor modificações para melhoria de desempenho. Uma melhoria considerada foi aplicar o sistema "brake-bias", que possibilita ao piloto alterar a distribuição de pressão entre as linhas de freio dianteira e traseira.
Código do trabalho: MCN04
 
 

ANÁLISE DE MÉTODOS CONSTRUTIVOS PARA ENCOSTAS DE LAGOS: ESTUDO DE CASO LAGO ARTIFICIAL EM BEBEDOURO

Este trabalho privilegia um estudo de caso para o Lago Artificial da cidade de Bebedouro. A proposta é o dimensionamento de estruturas de gabião e solo reforçado com geossintéticos para contenção da encosta do lago. Para o desenvolvimento deste estudo, foram coletadas amostras de solo do local e, com elas, testes laboratoriais para a obtenção dos parâmetros necessários. Com os resultados, foram feitos os cálculos das estruturas para os pontos de intervenção escolhidos.
Código do trabalho: CVD12
 
 

ANÁLISE DE UMA ESTRUTURA SUBMETIDA A UMA ONDA DE CHOQUE EXPLOSIVA

O trabalho consiste no desenvolvimento de simulações de explosões por meio do "software" SAP 2000, desencadeadas especificamente pela detonação de um botijão gás de cozinha convencional. Foram feitas análises sobre os parâmetros de um fenômeno explosivo e sua interação com superfícies rígidas de uma estrutura, para melhor compreensão do fenômeno, bem como suas ondas de choque, o que visa prevenir as estruturas nos quesitos de resistência e segurança.
Código do trabalho: CVD21
 
 

ANÁLISE DE VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO DA EFICIÊNCIA DE UM CONDICIONADOR DE AR DO TIPO "SPLIT" COM BAIXO CUSTO UTILIZANDO A REDE LORAWAN

Com o uso da rede LoraWan, desenvolveu-se um sistema de monitoramento de baixo custo para monitorar um condicionador de ar "split". Com o monitoramento, buscou-se coletar massa suficiente de dados para que, uma vez tratada, seja capaz de validar se seu funcionamento está de acordo com o manual, seu comportamento de acordo com mudanças climáticas e se há mau funcionamento.
Código do trabalho: PMN22
 
 

ANÁLISE DINÂMICA DA ESTRUTURA DE UMA TECELAGEM

Neste estudo verificou-se o comportamento dinâmico de estruturas de concreto e, em especial, numa fábrica de tecelagem submetida a carregamentos de máquinas com partes oscilantes. A pesquisa consistiu na análise modal e paramétrica dinâmica, por meio de um programa computacional. Avaliou-se a importância do estudo e o cálculo das cargas dinâmicas nesse tipo de estrutura.
Código do trabalho: CVD03
 
 

ANÁLISE DINÂMICA DE PONTES PARA CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DA ESTRUTURA COM O AUXÍLIO DE UM DISPOSITIVO MÓVEL

O trabalho propõe o estudo de uma metodologia alternativa para inspeção e manutenção de estruturas de pontes utilizando-se o acelerômetro de um dispositivo móvel. Com base em medições realizadas em campo e na análise dinâmica da estrutura foi construído um método para aferição das vibrações com a passagem de um veículo pesado e a relação entre essas vibrações e a deterioração da estrutura.
Código do trabalho: CVN10
 
 

ANÁLISE DO PROCESSO DE ASSENTAMENTO DE REVESTIMENTO CERÂMICO FABRICADO POR VIA SECA E VIA ÚMIDA

Este estudo consiste em comparar a aderência de placas de revestimento cerâmico fabricadas pela via seca ou pela úmida, assentadas com diferentes tipos de argamassas colantes.
Código do trabalho: CVD14
 
 

ANÁLISE DO PROCESSO DE EXECUÇÃO DO SISTEMA CONSTRUTIVO DE PAREDE DE CONCRETO EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS

Este trabalho baseia-se na análise do sistema construtivo de vedações verticais em paredes de concreto armado como alternativa para a industrialização da construção civil a fim de apontar melhorias nos métodos e processos separadamente, assim como em conjunto e seus impactos no planejamento da execução, na qualidade do produto final e na produtividade da mão de obra. Após o levantamento bibliográfico e do estudo de caso escolhido, foi possível se analisarem as características, vantagens e desvantagens deste sistema construtivo.
Código do trabalho: CVN13
 
 

ANÁLISE DO TRATAMENTO DE ESGOTO EM UNIDADES PRISIONAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Este trabalho trata de uma análise processual de tratamento de esgoto nas penitenciárias de São Paulo, em que se estudam os principais recursos disponíveis, a fim de formular uma alternativa sustentável de tratamento de esgoto, levando em conta toda a parte econômica e legislativa envolvida. Pretende-se modelar os principais processos de tratamento de esgoto utilizados atualmente, encontrar deficiências no sistema e apontar melhorias.
Código do trabalho: CVN07
 
 

ANÁLISE DOS SISTEMAS DE APROVEITAMENTO E REÚSO DE ÁGUA EM AEROPORTOS – ESTUDO DE CASO: GOIÂNIA E CAMPINA GRANDE

Aeroportos de grande movimentação e localizados em regiões com menor disponibilidade hídrica exercem influência significativa em seu entorno. Algumas iniciativas têm surgido para a redução do consumo e diversificação de fontes de provimento de água por meio de tecnologias e processos. Neste estudo apresentam-se alternativas utilizadas em aeroportos, para o uso consciente e reúso de água, reaproveitamento das águas de sistema de ar- condicionado e de testes de caminhões de combate a incêndio.
Código do trabalho: CVN03
 
 

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO FLUXO DO PEDIDO DE VENDA ATÉ A ENTREGA. UM ESTUDO DE CASO NO SEGMENTO DE MÓVEIS E BRINQUEDOS NUMA EMPRESA DE "E-COMMERCE"

Análise e avaliação do fluxo de pedidos e atendimento ao cliente numa empresa de "e-commerce" com o intuito de identificar oportunidades de melhoria e propor soluções.
Código do trabalho: PMN19
 
 

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS DE UMA EMPRESA COMERCIAL NO SEGMENTO DE UTILIDADES

O projeto consiste na análise dos processos logísticos de uma empresa comercial do segmento do varejo com o intuito de melhorar o nível de atendimento aos clientes.
Código do trabalho: PMN14
 
 

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS DE UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE NO SEGMENTO DE MOCHILAS INFANTIS E ESPORTIVAS

Este trabalho tem como objetivo identificar oportunidades de melhoria ao longo da cadeia de suprimentos de uma empresa de médio porte.
Código do trabalho: PMN30
 
 

AOA BRASIL: "REDESIGN" DA MARCA

Projeto em parceria com um grupo de Administração, cujo foco é o "redesign" da marca de óculos solares (AOA BRASIL), com o objetivo de reposicionar a marca no mercado com uma nova identidade visual e conceito, além do desenvolvimento de embalagens e expositores de produtos.
Código do trabalho: DSGN08
 
 

AOA TENDÊNCIA EM VISÃO

Neste projeto estuda-se a viabilidade econômica de o "e-commerce" de óculos de sol no mercado, AoA Brasil, virar um quiosque de "shopping". Integrado por um grupo de "Design", trabalhou-se com toda a parte visual da marca e do leiaute do estande.
Código do trabalho: ADMD03
 
 

APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE ENGENHARIA NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE UMA EMPRESA NO SETOR DE SERVIÇOS

Este trabalho consiste no aprimoramento do processo de implantação de projetos em uma empresa do setor bancário através de propostas de melhorias encontradas utilizando ferramentas de engenharia.
Código do trabalho: PMN23
 
 

APLICAÇÃO DE GEOSSINTÉTICOS EM ATERROS HIDRÁULICOS

Os aterros hidráulicos são áreas preenchidas com material de empréstimo e caracterizam uma solução interessante quando há a necessidade da criação de novos espaços. Os geossintéticos representam uma alternativa diferente das convencionais para reforçar tais estruturas. Logo, entende-se que o principal problema aqui estudado tem relação com a viabilidade técnica dos geossintéticos e que o trabalho contribui para a compreensão e o aperfeiçoamento de métodos construtivos em obras hidráulicas.
Código do trabalho: CVD04
 
 

APLICAÇÃO DE MODELOS DE GESTÃO DE ESTOQUES POR MEIO DA PREVISÃO DE DEMANDA NUM "E-COMMERCE" DE ROUPAS

O trabalho consiste num estudo de caso realizado no "e-commerce" Isabela Matte Criações e Comércio LTDA., a fim de selecionar os métodos mais adequados de previsão de demanda e os modelos de gestão de estoque mais adequados com as características da empresa. Essa seleção busca melhorar o nível de atendimento ao cliente, evitando a falta e o excesso de produtos em estoque.
Código do trabalho: PMN25
 
 

APLICAÇÃO DE SILO EM DOMO NO PORTO DE SANTOS

No trabalho estudou-se o inovador método construtivo de um silo composto por uma lateral em corpo cilíndrico com cobertura em casca hemisférica (domo) e o seu comportamento estrutural. O sucesso deste método construtivo depende principalmente de uma forma plástica especial, da aplicação da espuma de poliuretano e da projeção do concreto. Apesar de oferecer diversas vantagens, tal tecnologia ainda não foi empregada no Brasil, razão pela qual é objeto deste estudo.
Código do trabalho: CVD01
 
 

APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA RFID PARA SISTEMAS DE RASTREABILIDADE

Sistema de autoatendimento para envio de encomendas, integrando-se periféricos para coletar as informações, gravá-las no sistema e gerar um "tag" RFID com a informação criptografada correspondente aos dados da encomenda. A rastreabilidade é realizada por antenas RFID instaladas em pontos estratégicos para atualizar o "status" do pacote. Será implementado um aplicativo que será a interface de consulta e acompanhamento de suas encomendas.
Código do trabalho: CAN14
 
 

APRIMORAMENTO DO MODELO DE SCHMIDT E SUA APLICAÇÃO NO PROJETO DE UM MOTOR "STIRLING" DE PEQUENA CAPACIDADE

Aprimoramento do modelo de Schmidt para simulação matemática de ciclo termodinâmico de "Stirling". Projeto de um motor "Stirling" aprimorado e construção de maquete.
Código do trabalho: MCN01
 
 

APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Realiza-se a pesquisa da composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos em 4 municípios brasileiros para a obtenção dos poderes caloríficos inferiores e superiores dos componentes e produzir um balanço de massa e energia do combustível derivado do resíduo, base para se construir um diagrama de hierarquia de decisão que orienta a modelagem termodinâmica de sistemas de conversão de energia para pequena e grande escalas nos processos de conversão de “mass burning” e reatores de leito fluidizado.
Código do trabalho: MCN13
 
 

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL AUXILIADA POR ROBÔ COM FOCO PARA IDOSOS

O trabalho destina-se a desenvolver um ambiente assistido. Com base na comunicação dos sensores com a internet, montou-se um robô de telepresença capaz de se movimentar pelo ambiente. Utilizaram-se sensores para possibilitar o monitoramento do local com o aplicativo desenvolvido. Para o sistema de robô de telepresença, construiu-se um sistema capaz de possibilitar a comunicação remota interna e externa.
Código do trabalho: CAN13
 
 

AVALIAÇÃO DA VIDA ÚTIL DO PAVIMENTO POR MEIO DO CONTROLE TECNOLÓGICO

No presente trabalho analisa-se o impacto do controle tecnológico na vida útil da estrutura do pavimento. Foram desenvolvidos gráficos com o auxílio do "software" ELSYM-5 que compara o módulo de resiliência com a deflexão recuperável de cada camada. Introduzindo-se valores de deflexão obtidos por ensaios em campo, em gráficos, foi possível calcular um novo valor do módulo de resiliência e, com isso, compará-lo com o real. Com ele é possível dimensionar a vida útil real e compará-la com a prevista.
Código do trabalho: CVD15
 
 

AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO DE ESTACAS

Este trabalho trata da avaliação de quatro métodos de dimensionamento de estacas, com base em artigos publicados e em ensaios de provas de carga estática.
Código do trabalho: CVN12
 
 

AVALIAÇÃO DOS AÇOS INOXIDÁVEIS FERRÍTICOS AISI 409 E AISI 436 APLICADOS AO SISTEMA DE EXAUSTÃO DE UM VEÍCULO AUTOMOTOR

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a sensitização e a corrosão intergranular em duas estruturas distintas que simulam o coletor de escape de um veículo automotivo, utilizando-se a temperatura e o tempo como variáveis de estudo, a fim de se verificar a viabilidade de um dos materiais.
Código do trabalho: MCN09
 
 

AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS DE UMA EMPRESA MULTINACIONAL DO SEGMENTO DE INDÚSTRIA QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO DE MELHORIAS NO SERVIÇO LOGÍSTICO

O trabalho foi desenvolvido numa empresa multinacional do segmento de polímeros. A falta de uma gestão adequada nos processos logísticos tornou-se uma oportunidade para a pesquisa. O objetivo do estudo de caso foi analisar o histórico de vendas e de compras, a situação do estoque e propor um melhor modelo de estoque e suprimento para a empresa. Foi proposto melhor gerenciamento dos serviços logísticos: a gestão do estoque, estoque de segurança e melhor previsão de demanda.
Código do trabalho: PMN08
 
 

AVALIAÇÃO ERGONÔMICA EM VIATURA DA POLÍCIA MILITAR

Este projeto teve como objetivo fornecer melhores condições de trabalho aos oficiais do 11.º Batalhão da Polícia Militar por meio de uma avaliação ergonômica na viatura de trabalho. O problema estudado foi a adequação ergonômica nas viaturas para as atividades dos policiais. Foi possível identificar possíveis melhorias e sugerir mudanças no posto de trabalho.
Código do trabalho: PMN02
 
 

BEBIDA DE COCO ENRIQUECIDA DE PROTEÍNA E FIBRA

Desenvolvimento de bebida destinada ao público vegano com adição de proteínas e fibras, sem açúcar e com sabor de café. A motivação para o desenvolvimento desta bebida é decorrente do aumento crescente de consumidores com restrições alimentares e que procuram alimentos isentos de lactose e glúten. Para sua produção, utilizaram-se coco e café, frutos abundantes e característicos do Brasil, e ervilha como fonte proteica.
Código do trabalho: ALD07
 
 

BIOMETANO A PARTIR DE MICROALGAS

Diante dos problemas ambientais gerados pela utilização de combustíveis fósseis, neste trabalho propõe-se um estudo com o intuito de produzir bioenergia com microalgas geradas no tratamento de águas residuárias. Assim, o esgoto seria tratado, produziria algas e essas, por sua vez, serviriam para gerar biometano. Também verificou-se a viabilidade da implementação desse processo na estação de tratamento de esgotos do ABC.
Código do trabalho: QMD02
 
 

BIOMETRIA FACIAL APLICADA A DISPOSITIVOS MÓVEIS

Utilizando-se de tecnologias de reconhecimento facial (biometria), o projeto consiste em combinar informações sobre cada indivíduo e exibi-las de maneira intuitiva diante dos olhos, por meio de um dispositivo de realidade aumentada.
Código do trabalho: CAN08
 
 

BRAINBOT - ROBÔ CONTROLADO POR INTERFACE CEREBRAL

O projeto tem por objetivo desenvolver um robô controlado por comandos cerebrais, captados pelos eletrodos presentes no capacete utilizado, com a finalidade de auxiliar pessoas com limitações físicas.
Código do trabalho: CAN03
 
 

CADEIA DE VALOR DO CACAU: DO GRÃO À BARRA

O objetivo do TCC foi mapear a cadeia produtiva do cacau, identificar pontos críticos e passíveis de controle por meio da instalação de sensores específicos para coleta de dados. A visão macro do projeto é contribuir para o desenvolvimento de uma plataforma integradora que possibilite o gerenciamento sistêmico de todo processo pelas partes interessadas e facilite as tomadas de decisão. O trabalho tem o apoio da Cacau Show.
Código do trabalho: PMN12
 
 

CAPACETE INTELIGENTE

O tempo entre um acidente e o resgate pode ser decisivo entre a vida e a morte. Como salvar vidas em poucos segundos? O "Smart Help" pretende agilizar o tempo-resposta para atendimento ao acidentado, fornecendo informações para o resgate, como localização e dados pessoais do indivíduo ao se detectar um impacto. Assim, diminuir o tempo entre o acidente e o resgate, o suficiente para que vidas sejam salvas. Mais que um produto, um anjo da guarda.
Código do trabalho: CAN09
 
 

CAPTAÇÃO E USO DE ÁGUAS PLUVIAIS NO IMT - "CAMPUS" SCS

Por meio de um estudo de caso, buscou-se viabilizar a construção de um sistema de captação de água pluvial para irrigação do campo de futebol no Instituto Mauá de Tecnologia, "campus" São Caetano do Sul, evitando conflitos com outros tipos de abastecimentos principais, como bebedouros, banheiros, laboratórios entre outros. O objetivo foi o de estimular uma aplicação futura de Gestão Ambiental na Universidade.
Código do trabalho: CVN01
 
 

CASAS FLUTUANTES

O projeto estrutural de uma casa flutuante foi realizado, comparando-se duas tecnologias construtivas, a "light steel framing" (LSF) e o "wood frame" (WF). Foram estudadas alternativas sustentáveis para a geração e armazenamento de energia, captação de água e tratamento de esgoto da casa flutuante.
Código do trabalho: CVD08
 
 

CENTRAL AUTOMATIZADA DE TRATAMENTO DE ÁGUA PARA REÚSO RESIDENCIAL

Trata-se de um modelo de central de tratamento de água de reúso para residências com a finalidade de reduzir o consumo de água potável. Levando-se em consideração a demanda e o consumo de água potável de uma família comum (com quatro pessoas), foi analisada a melhor forma de não apenas tratar a água cinza de acordo com suas características e as necessidades dos usuários, mas também disponibilizá-la novamente para uso não potável.
Código do trabalho: CAN10
 
 

COMPENSAÇÃO DE REATIVOS E EFEITOS DE HARMÔNICOS EM INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS NA BAIXA TENSÃO

Neste trabalho procura-se apresentar uma solução simples para minimizar a distorção harmônica e realizar a compensação reativa de um problema industrial.
Código do trabalho: ELN01
 
 

COMPÓSITO DE KEVLAR®

O trabalho consiste num uso para resíduo de Kevlar® sob forma de aparas. Realizou-se um compósito com fibras de Kevlar® e resina epóxi com diferentes frações de fibra. Feito um estudo das propriedades mecânicas, construiu-se o capacete.
Código do trabalho: QMN22
 
 

CONCEPÇÃO DE UM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO DE GASES DE ESCAPE PARA MELHORIA DE EFICIÊNCIA DE UM MOTOR OTTO

Neste trabalho desenvolveu-se um sistema de recirculação de gases de escape, que melhora a eficiência, reduz não só o consumo de combustível, mas também as emissões de motores. Foi aplicado num motor "flex". O sistema consiste na separação de uma parte dos gases do escapamento e a introdução deles novamente no ciclo da combustão.
Código do trabalho: MCN05
 
 

CONTENÇÃO COM SOLO GRAMPEADO: ESTUDO DA RESISTÊNCIA LATERAL DOS GRAMPOS

Com a necessidade constante de expansão física das cidades e do desenvolvimento de novos bairros e centros comerciais no Brasil, métodos de contenção de solo tornam-se primordiais. Com isso, o objetivo deste trabalho consiste em estudar a viabilidade de adaptação dos métodos clássicos de cálculo do atrito lateral utilizados em estacas para o dimensionamento dos grampos, possibilitando melhor pré-dimensionamento das contenções com solo grampeado.
Código do trabalho: CVN15
 
 

CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE EM FUNÇÃO DO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE ORGANIZACIONAL E REDUÇÃO DE CUSTOS: FAZOLIM VIDROS E ALUMÍNIOS

O trabalho consiste num estudo de caso na empresa Fazolim Vidros e Alumínios, a fim de aumentar a produtividade e reduzir seus custos, contribuindo para sua competitividade no mercado. A empresa de estudo é de pequeno porte, porém está crescendo no ramo de vidros e serviços e necessita de melhorias para se estabelecer competitiva no mercado de atuação.
Código do trabalho: PMD10
 
 

CREME FACIAL CLAREADOR DE MANCHAS

Diante do crescente mercado de cosméticos em busca de uma pele mais bonita e saudável, surgiu a ideia de se desenvolver um produto clareador de manchas. No trabalho, será apresentado sob forma de dois cremes ("Night" & "Day"), com uma formulação inovadora com apelo sustentável de uma emulsão a frio e sem adição de água.
Código do trabalho: QMN16
 
 

CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE ALARME DE ESCORREGAMENTO COM BASE EM ANÁLISES DE SUPERFÍCIES DE TERRA

Escorregamentos de terra estão entre os desastres naturais que mais causam fatalidades e prejuízos. Ao se considerar a história brasileira, houve um aumento populacional rápido e descontrolado, e um crescimento desorganizado dos centros urbanos. Dessa forma, a população passou a ocupar, cada vez mais, morros e encostas. Os deslizamentos tornaram-se um problema constante para a população. Ao se estudarem os fatores decisivos para a ocorrência desses fenômenos, é possível propor melhores formas de alerta e evacuação da população.
Código do trabalho: CVN23
 
 

CUSTO DE IMPLANTAÇÃO DE EDIFÍCIOS SUSTENTÁVEIS

Este trabalho diz respeito à elaboração de um estudo comparativo do custo de execução de um edifício comercial de alto padrão na cidade de São Paulo, onde se considera o custo para a execução da obra utilizando um sistema de construção convencional e o custo de execução da mesma obra atendendo aos critérios estipulados pelo LEED, com base nos critérios do ano de 2018.
Código do trabalho: CVN27
 
 

DESENVOLVIMENTO DA HÉLICE PROPULSORA DO HPA - IMT

O trabalho engloba todas as fases de projeto, desenvolvimento e construção da hélice do projeto HPA-IMT, aeronave movida por potência humana, visando à eficiência propulsiva maior e o menor peso possível.
Código do trabalho: MCN16
 
 

DESENVOLVIMENTO DE CONVERSOR ELETRÔNICO PARA CARRO HÍBRIDO

Este trabalho visa ao desenvolvimento de um conjunto de conversores eletrônicos de potência. Eles serão aplicados na construção de um veículo híbrido, com regeneração. O conjunto de conversores alimentará um motor de indução trifásico a partir de um banco de baterias, a fim de, com o motor a combustão, fornecerem tração ao veículo.
Código do trabalho: END02
 
 

DESENVOLVIMENTO DE GELEIA "PREMIUM" DE CAFÉ

Pesquisas recentes mostram que o café é o grande protagonista das tendências de mercado dos próximos 5 anos. E por que não juntar a bebida mais consumida no Brasil com o produto em constante crescimento no mundo? Assim, foi criada a "Café no pão", geleia "premium" sabor café.
Código do trabalho: ALD01
 
 

DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA VERIFICAÇÃO DO SELAMENTO DE FISSURAS E INCREMENTO DE RESISTÊNCIA EM CONCRETO AUTOCICATRIZANTE

Este trabalho consiste no desenvolvimento de metodologia de ensaio para análise do incremento de resistência à compressão e selamento de fissuras por meio da comparação de corpos de prova de concreto de mesma composição, com e sem aditivo cristalizante, ambos em contato com água. O desenvolvimento da pesquisa deve-se à necessidade de avançar nos estudos de novos métodos que ajudem a preencher a lacuna a respeito do comportamento dos materiais cimentícios com capacidade autocicatrizante.
Código do trabalho: CVN02
 
 

DESENVOLVIMENTO DE MICRORREATOR PARA SÍNTESE DE EMULSÃO

Microrreatores são utilizados para estudos de cinética de reações, de mecanismos e análises biológicas, devido a sua transferência térmica e mássica elevadas. Neste trabalho, foi utilizado um microrreator para gerar uma emulsão água-óleo. A emulsão é uma mistura de dois líquidos imiscíveis, formando uma fase contínua e outra descontínua. Essa forma de mistura é aplicada industrialmente no ramo farmacêutico e alimentício entre outros.
Código do trabalho: QMN02
 
 

DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMA COMPUTACIONAL PARA CÁLCULO DE REFORÇO ESTRUTURAL COM FIBRAS DE CARBONO

A fibra de carbono ("Fiber Reinforced Polymer" - FRP) é uma solução bastante utilizada para o reforço e recuperação estrutural de construções de concreto armado já existentes. Nesse contexto, o "software" FibraC foi desenvolvido visando facilitar e agilizar o processo de dimensionamento da fibra de carbono para esforços de cisalhamento e flexão de vigas, seguindo os cálculos fundamentados na Norma Americana ACI 440.2R.
Código do trabalho: CVN16
 
 

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PARA A AUTOCONSTRUÇÃO, VISANDO AO CONFORTO, SEGURANÇA E COORDENAÇÃO MODULAR

A autoconstrução é uma forma de provisão habitacional informal, na qual a concepção, planejamento e construção da edificação ficam a cargo do proprietário, resultando em moradias sem garantias técnicas e legais de segurança e na falta de conforto. Neste trabalho visa-se fornecer uma metodologia de concepção de projetos arquitetônicos pautados nas diretrizes de coordenação modular e desempenho, e projetos estruturais a serem concebidos por profissionais por meio de consulta a tabelas de dimensionamento.
Código do trabalho: CVN19
 
 

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE ATENDIMENTO EM PEQUENA EMPRESA DE "BUBBLE TEA"

O projeto visa ao desenvolvimento de um "software" em plataforma Microsoft Excel e Access de um sistema de gestão numa pequena empresa de Chás Taiwaneses. O sistema baseia-se nos módulos de gestão financeira e de estoque do principal sistema utilizado em grandes empresas, o ERP, porém em plataforma mais fácil e acessível. Assim, o empreendedor garante a padronização nos seus fluxos de atendimento e controle de informações em tempo real, influenciando a tomada de decisões e a experiência do cliente.
Código do trabalho: PMD08
 
 

DESENVOLVIMENTO DE SUPLEMENTO ALIMENTAR LÁCTEO COM ALTO TEOR DE PROTEÍNA EM CONSISTÊNCIA CREMOSA SABOR CHOCOLATE

Mais de 50% da população brasileira já consumiram algum suplemento alimentar. O portfólio de suplementos proteicos é restrito e dominado por produtos em pó, em barra e "ready to drink". Observou-se, com este trabalho, a oportunidade de inovação com o desenvolvimento de um produto com alto teor proteico, numa consistência cremosa ainda não explorada no mercado, com um sabor atraente e que, além disso tudo, não perca a função e as propriedades dos suplementos proteicos atuais.
Código do trabalho: QMN19
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM CAPACETE PARA CICLISTAS POR MANUFATURA ADITIVA UTILIZANDO-SE METAMATERIAL

O projeto trata do desenvolvimento de um capacete utilizando-se métodos modernos e tecnológicos, como a impressão 3D e o uso de metamateriais para otimizar suas propriedades. Foram analisados os benefícios da manufatura aditiva.
Código do trabalho: PMD18
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE COMPARAÇÃO ENTRE FONTES DE ENERGIA POR MEIO DE PESQUISA OPERACIONAL

Este trabalho tem como objetivo a criação de um modelo que utilize a programação linear para se compararem diversas fontes de geração de energia elétrica, a saber: eólica, solar, hidrelétrica, biomassa, termelétrica e nuclear, por meio de conceitos da pesquisa operacional. Para elaborar a comparação de maneira igualitária entre as fontes, foram selecionados indicadores comuns categorizados em ambientais, socioeconômicos e técnicos.
Código do trabalho: PMN09
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM RESFRIADOR ULTRARRÁPIDO DE LATINHAS DE BEBIDAS - "FAST COOLER"

"Fast Cooler" é a máquina que resfria latinhas de cerveja ou refrigerante em até 2 minutos. Sua tecnologia e alto poder de refrigeração permitem resfriar as latinhas uniformemente, sem congelamento e sem perda do gás, nem de sabor.
Código do trabalho: MCN12
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA AUTOMATIZADO PARA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DE PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS, COM ENFOQUE NO SETOR ODONTOLÓGICO.

A gestão de empresas é um fator definitivo nos resultados que ela apresenta. No caso dos consultórios odontológicos, essa gestão é majoritariamente realizada pelo dentista, que durante seu processo de formação pouco teve contato com tais ensinamentos. Assim, o objetivo deste trabalho é mapear os processos de um consultório, identificar oportunidades de automatização e desenvolver um sistema informatizado capaz de sustentar esse profissional na gestão do seu negócio de maneira simples e eficaz.
Código do trabalho: PMD17
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE ROTEIRIZAÇÃO CENTRADO NA MINIMIZAÇÃO DE RISCOS ASSOCIADOS A PROCESSOS LOGÍSTICOS DE TRANSPORTE URBANO DE CARGAS

Proposição de um modelo matemático que dê suporte à tomada de decisão em cenários de transporte urbano de cargas dedicadas, sujeitas à interrupção do fluxo físico da cadeia de suprimentos por fatores externos (riscos ambientais).
Código do trabalho: PMN31
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA MARCA DE ROUPAS COM FOCO NA EXPERIÊNCIA DE LOJA E INOVAÇÃO

Desenvolvimento e criação de uma nova marca de roupa com base na experiência do consumidor e inovação, por meio do collab.
Código do trabalho: ADMD10
 
 

DETECÇÃO DE USO DE EPI COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Modelo classificador de imagens, treinado, fazendo uso de redes neurais em "Deep Learning" com "Tensorflow".
Código do trabalho: CAN15
 
 

DETERMINAÇÃO DE GASOLINA ADULTERADA POR MEIO DE UM SENSOR CAPACITIVO

Neste estudo trata-se de um sensor capacitivo que determina a adulteração da gasolina. Como a gasolina é um produto muito presente na sociedade, o sensor ajudará a evitar a comercialização de produto de baixa qualidade, possibilitando ao consumidor a verificação instantânea de fraude. Utiliza-se, neste trabalho, uma rede IOT ("Internet of Things"), tornando-se produto tecnológico e inovador, cuja patente está sendo providenciada.
Código do trabalho: QMN04
 
 

DIMENSIONAMENTO DE RECURSOS PARA O SETOR DE ENVELOPAMENTO DE CARROS NA LINHA DE PINTURA DA VOLKSWAGEN

Trabalho realizado na Volkswagen do Brasil, unidade São Bernardo do Campo, com o objetivo de desenvolver um estudo de dimensionamento de recursos para o setor de envelopamento numa linha de pintura automotiva, tendo por base uma demanda de 50 veículos personalizados por dia. Para este trabalho, usou-se um "software" de manufatura digital para simulação do cenário atual e possíveis propostas de mudança de leiaute e dimensionamento de recursos para atender a essa nova demanda de 50 veículos/dia.
Código do trabalho: PMN21
 
 

DIRETRIZES PARA A REVITALIZAÇÃO DO LAGO DO MUNICÍPIO DE BEBEDOURO.

Foram desenvolvidas intervenções de infraestrutura e mobilidade da região do lago artificial para melhor qualidade de vida e infraestrutura no município de Bebedouro. Foram elaboradas diretrizes com base num diagnóstico da região do lago, para sua requalificação ambiental e urbanística, incluindo um novo projeto para a ciclovia nos arredores, na malha do município.
Código do trabalho: CVD26
 
 

DOENÇAS OCUPACIONAIS MAIS COMUNS EM AMBIENTES DE ESCRITÓRIOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS FINANCEIRAS

Neste trabalho foi feito não só um levantamento das principais doenças ocupacionais, ou seja, doenças adquiridas devido à exposição a fatores de risco no exercício do trabalho, bem como um estudo das consequências financeiras da ocorrência delas para as empresas.
Código do trabalho: PMN32
 
 

DRENAGEM EM CAMPOS DE FUTEBOL

Neste trabalho é feita uma análise de diferentes sistemas drenantes em campos de futebol. Com ele, busca-se identificar possíveis melhorias para o sistema de drenagem do campo do Instituto Mauá de Tecnologia, com eficiência e baixo custo.
Código do trabalho: CVD06
 
 

DUO: ASSENTO PORTÁTIL

O projeto foi desenvolvido com enfoque no segmento de mobiliário portátil e visou solucionar a necessidade de o usuário sentar em locais públicos. O produto, um assento portátil dobrável, leve e dinâmico, composto por uma estrutura de alumínio e um sistema de cordas de poliéster, revestido por um resistente e confortável tecido, possibilita a escolha do sentar individual a qualquer momento e em qualquer lugar.
Código do trabalho: DSGN09
 
 

EBLOOM

Ebloom é um "software" pelo qual se busca aumentar a retenção de alunos nas Instituições de Ensino Superior, oferecendo recursos personalizados para o perfil de cada aluno, utilizando-se Inteligência Artificial para a previsão de evasão.
Código do trabalho: CMD03
 
 

ECOSPHALT

O ECOSPHALT tem como objetivo mostrar uma alternativa de uso do plástico PET como ligante na mistura de asfalto SMA (Asfalto de Alta Performance) , mantendo o mesmo desempenho que a mistura de celulose importada, diminuindo o custo de materiais de empresas de pavimentação, criando oportunidades comerciais para cooperativas de recicláveis e auxiliando a redução do montante de plástico descartado pela população.
Código do trabalho: QMN14
 
 

EDIFÍCIO DE MADEIRA: ESTUDO DE CASO “BROCK COMMONS - TALLWOOD HOUSE”

Estudo de caso de um dos maiores edifícios construídos em madeira da atualidade: o "Brock Commons Tallwood House" com 18 andares em 15.120 m² de área construída. A utilização de produtos de madeira numa técnica construtiva nova, o "Mass Timber" ou o "Hybrid Mass Timber", confere ao prédio uma estrutura feita de material renovável e sustentável, além de resultar numa estrutura híbrida.
Código do trabalho: CVD23
 
 

ENERGIAS SOLAR E EÓLICA - APLICAÇÕES EM PEQUENA ESCALA

Uma das maiores preocupações atuais é a disponibilidade de energia elétrica quanto à sustentabilidade. Este projeto consiste na implementação de mini-usinas distribuídas (energias solar e eólica integradas) a fim de minimizar os custos do consumidor final. Isso serve para prevenir a construção de grandes usinas e de longas linhas de transmissão de energia. Contribuem, portanto, para o sistema elétrico de potência por aumentar a oferta de energia sem agredir o meio ambiente.
Código do trabalho: ELD01
 
 

EPI-ID - SISTEMA DE GERENCIAMENTO PARA EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

Nota-se uma carência na área da construção civil em relação ao gerenciamento dos equipamentos individuais de segurança. Desenvolveu-se, neste trabalho, um sistema eletrônico que verifica os EPIs de cada funcionário que entre na obra, salvando as informações num banco de dados. Os principais benefícios são a certeza de que o funcionário usa os EPIs corretos para sua função, de que há gestão de estoque, folha de ponto, a validade dos EPIs e a geração de relatórios. E esses relatórios são acessados pelo "site" desenvolvido.
Código do trabalho: ELN03
 
 

EQUIPAMENTO PARA O PREPARO DE BEBIDAS PROTEICAS

Neste trabalho, desenvolveu-se um equipamento de preparo de bebidas proteicas. As principais referências para o trabalho foram construção de um resfriador com vazão constante de água gelada, projeto mecânico estrutural e automação do equipamento. Efeito Peltier foi utilizado no resfriador de água.
Código do trabalho: MCN08
 
 

ESTRUTURAÇÃO DE CUSTOS E ANÁLISE DE CENÁRIOS FUTUROS PARA UMA FAZENDA LEITEIRA

Neste trabalho busca-se compreender todo o processo da cadeia produtiva do leite, para se analisarem todos os problemas e se discutirem as oportunidades de melhoria. Este estudo de caso tem como objetivo mostrar como a empresa está atualmente, levando em consideração diversos parâmetros, especialmente os custos e o faturamento, tendo em vista alcançar a visão aonde a empresa quer chegar, numa matriz de investimento para aumentar a lucratividade e a competitividade da empresa.
Código do trabalho: PMD19
 
 

ESTUDO APLICADO NA OTIMIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS DE UMA MICROEMPRESA

O projeto consiste em aplicar ferramentas da engenharia de produção e da indústria 4.0, visando à redução de custos de uma microempresa de alimentos.
Código do trabalho: PMD11
 
 

ESTUDO DA APLICAÇÃO DE MOTOR "STIRLING" PARA A CIRCULAÇÃO DE ÁGUA EM PISCINAS

Estudo do motor "Stirling" para realizar a circulação de água proveniente de um reservatório, utilizando-se a luz solar como fonte de energia.
Código do trabalho: MCN06
 
 

ESTUDO DA POLIUREIA COMO MATERIAL POLIMÉRICO DE ALTA ABSORÇÃO DE ENERGIA NA COMPOSIÇÃO DE COLETES BALÍSTICOS

Estudo da poliureia como material polimérico de alta absorção de energia na composição de coletes balísticos, a fim de reduzir o peso original, porém melhorando deu desempenho e, consequentemente, reduzindo o trauma da contusão no indivíduo (nível de proteção IIIA - Fuzil.765).
Código do trabalho: MCN17
 
 

ESTUDO DA REMOÇÃO DA ÁGUA PRESENTE NO AR POR MEIO DE SOLUÇÃO AQUOSA SALINA SATURADA

Visando à geração sustentável de água em situações de esgotamento desse recurso, foi proposta a criação de um instrumento para a captação de água do ar por meio da diferença de umidade relativa, utilizando-se uma solução saturada de sal.
Código do trabalho: QMN10
 
 

ESTUDO DA VIABILIDADE DA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DA QUEIMA DO BIOGÁS GERADO PELOS RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DE CERVEJA

Geração de energia elétrica com a queima do biogás obtido com resíduos orgânicos gerados na produção de cerveja. O biogás é uma fonte de energia renovável e, portanto, o objetivo deste trabalho é analisar a viabilidade desse projeto a fim de gerar uma economia nos custos de energia, assim como a redução dos resíduos industriais.
Código do trabalho: QMN20
 
 

ESTUDO DA VIABILIDADE DE SUBSTITUIÇÃO DE MICROPARTÍCULAS PLÁSTICAS EM SABONETES ESFOLIANTES

O seu esfoliante pode estar fazendo mais mal do que você pensa. Este trabalho vai mostrar-lhe por quê e apresenta uma solução. Esfoliantes são usados por milhares de pessoas. O que muitos não sabem é que as microesferas são muitas vezes plásticos que vão direto para os oceanos e podem ser acumulados até o final da cadeia alimentar. Com este estudo, foi desenvolvido um material proveniente da casca do arroz que, além de esfoliar a pele, é subproduto do beneficiamento do grão e não agressivo aos oceanos.
Código do trabalho: QMN18
 
 

ESTUDO DA VIABILIDADE FINANCEIRA DE CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS: “SMART CITY” LAGUNA

Estudo de técnicas utilizadas atualmente em construções sustentáveis. A metodologia baseia-se em analisar possíveis medidas e inovações sustentáveis em construções residenciais. Esta análise visa selecionar medidas com maior potencial socioeconômico e ambiental e, por fim, realizar um estudo de caso na "Smart City" Laguna. No estudo de caso, compararam-se as medidas atuais com as propostas sustentáveis para analisar o impacto econômico, social e ambiental do projeto.
Código do trabalho: CVD17
 
 

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DO GEOPOLÍMERO COM BASE DE METACAULIM

Neste estudo tem-se o intuito de avaliar as influências: 1- do teor de silicato de sódio (Na2SiO3), 2 - do teor de hidróxido de sódio (NaOH) nas propriedades do geopolímero com base de metacaulim, em seu estado fresco (consistência e tempo de pega) e endurecido (compressão, tração na flexão, módulo de elasticidade e absorção por imersão e fervura).
Código do trabalho: CVD27
 
 

ESTUDO DE ARGAMASSA DE REVESTIMENTO COM INCORPORAÇÃO DE MATERIAL DE MUDANÇA DE FASE (PCM)

Este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho de uma argamassa de revestimento incorporada com PCM (material de mudança de fase que absorve elevada energia em forma de calor ao atingir sua temperatura de fusão) com a finalidade de reduzir o uso de ar-condicionado no ambiente e, consequentemente, economizar energia elétrica.
Código do trabalho: CVN24
 
 

ESTUDO DE CASO: PASSARELAS METÁLICAS NO MUNICÍPIO DE BEBEDOURO

O atual trabalho de conclusão de curso visa elaborar projetos de passarelas metálicas para pedestres e ciclistas para o Parque Centenário, no município de Bebedouro, no interior do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bebedouro, de forma que esta repasse as informações básicas e necessárias para a conclusão do trabalho e que lhe sirvam de incentivo e projeto para a construção delas.
Código do trabalho: CVD18
 
 

ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DE UM "SOFTWARE" DE "MOBILE" (APLICATIVO) PARA GESTÃO DE BARES

O APPub é um aplicativo desenvolvido para "mobile" e utilizado para gerir o consumo de clientes dentro de um ambiente de bar. Visa mitigar problemas referentes à demanda de garçons para realizar pedidos, filas na hora do pagamento da comanda e inclui uma interface para gestão e governança da demanda, focada para a gestão dos donos dos bares.
Código do trabalho: ADMD09
 
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2020 10:00
Local da Banca de Avaliação: Remoto
 

ESTUDO DE OTIMIZAÇÃO DO FLUXO DE INFORMAÇÕES E GESTÃO DO CONHECIMENTO COM FOCO EM PROJETOS

Como a tecnologia pode auxiliar na otimização do fluxo de informações e na retenção do conhecimento utilizando uma ferramenta? Com o objetivo de promover uma solução para a gestão do conhecimento e retenção da informação em projetos, foi desenvolvida a ferramenta Motirõ. Com interface clara, focada para micro e pequenas empresas, busca consolidar informações a fim de gerar maior produtividade e efetividade nos projetos realizados, além de munir contra a rotatividade de pessoas.
Código do trabalho: PMN03
 
 

ESTUDO DE OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS OPERACIONAIS DE UMA FÁBRICA DE CORTE DE BOBINAS

Projeto realizado numa fábrica de corte de bobinas de aço e alumínio, localizada em São Bernardo do Campo, SP, com o objetivo de propor melhorias operacionais, aumentando a produtividade e otimizando os recursos disponíveis, para que, num futuro aumento de demanda previsto, a empresa consiga manter sua qualidade e aumentar sua eficiência.
Código do trabalho: PMD07
 
 

ESTUDO DE REDUÇÃO DE CUSTOS COM A IMPLEMENTAÇÃO DA MANUTENÇÃO AUTÔNOMA NUMA LINHA DE BISCOITOS

O principal objetivo deste trabalho é a redução no tempo de paradas para aumentar a eficiência e reduzir os custos de uma linha de produção de biscoitos, com a implementação da Manutenção Autônoma. A partir de um caso-modelo em outra linha de produção da empresa, realizou-se um estudo de redução de custos na linha de biscoitos "wafer" similar, para reduzir a indisponibilidade da máquina, diminuir o refugo e aumentar a eficiência da linha.
Código do trabalho: PMN17
 
 

ESTUDO DE UM MODELO PARA A DETERMINAÇÃO DO PONTO ÓTIMO DE OPERAÇÃO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo matemático para a determinação do ponto ótimo de uso de equipamento utilizado nos laboratórios do "campus" do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). O modelo, aprovado e validado, é possível ser utilizado e replicado em outras máquinas, equipamentos e ativos físicos, empregados nas atividades de ensino e pesquisa; assim, é possível aumentar sua eficiência operacional, confiabilidade e produtividade.
Código do trabalho: PMN18
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DE ETANOL A PARTIR DE UMA PLANTA CONJUGADA DE CANA-DE-AÇÚCAR E MILHO

O trabalho é um estudo de viabilidade econômica da produção de etanol com base em milho numa usina já existente. Essa produção ocorre apenas no período de entressafra da cana-de-açúcar, de aproximadamente três meses, com o objetivo de diminuir a ociosidade das usinas, aumentando sua produtividade. Além disso, é uma nova forma de utilização para a oferta abundante de milho do país, aumentando também a diversidade de fontes de biocombustíveis no mercado brasileiro.
Código do trabalho: QMN05
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE PONTOS FÍSICOS PARA RETIRADA DE MERCADORIA EM REGIÕES DE RISCO

Em algumas regiões da cidade de São Paulo, há um aumento significativo de roubos e furtos de carga. A pesquisa pretende comprovar o aumento nos preços de frete em entregas em áreas de risco, com base nos custos relativos ao tempo, distância, ponto de entrega, segurança, reentrega e tipo de transporte. A questão da pesquisa é a viabilidade econômica em implementar pontos físicos de retirada de mercadorias para atender as regiões de alto risco.
Código do trabalho: PMD06
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA E TÉCNICA DE UM "BREWHOUSE"

O trabalho consiste na realização de um estudo de viabilidade técnica e econômica da abertura de um estabelecimento comercial que produz e vende chope no mesmo local. O conceito de "brewhouse", amplamente explorado em países de cultura cervejeira mais difundida, é ainda pouco explorado no Brasil, apesar de oferecer vantagens competitivas relevantes em comparação a bares de cervejas artesanais convencionais.
Código do trabalho: PMD01
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE PARA RECUPERAÇÃO DA LINHA FÉRREA SANTOS - JUNDIAÍ PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

Este trabalho consiste em realizar um estudo de viabilidade para a recuperação da linha férrea Santos-Jundiaí para o transporte de passageiros. O trecho principal estudado foi o da extensão da Serra do Mar, o qual liga Santos até o alto da serra em Paranapiacaba. A antiga Santos-Jundiaí possui uma extensão ativa representada em parte pela linha turquesa do Metrô, que liga o município de Rio Grande da Serra ao bairro do Brás, e em parte pela linha rubi, realizando o percurso da Luz até Jundiaí.
Código do trabalho: CVN25
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA HÍBRIDO E INTELIGENTE DE ENERGIA ELÉTRICA INTEGRADO, COM O GERENCIAMENTO, ARMAZENAMENTO E GERAÇÃO DE ENERGIA PARA CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS

Estudo de viabilidade técnica para a implementação de um sistema híbrido e inteligente de energia elétrica integrado, com o gerenciamento, armazenamento e geração de energia para condomínios residenciais.
Código do trabalho: PMD20
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E FINANCEIRA DA ATIVAÇÃO DE UMA FABRICA DE PRODUTOS DERIVADOS DO LEITE

Estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira da ativação de uma fábrica de produtos derivados do leite localizada em São José do Barreiro, distrito de São Roque de Minas, Minas Gerais, próxima ao parque da Serra da Canastra.
Código do trabalho: PMN05
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E FINANCEIRA DE UM NEGÓCIO COM PONTO DE VENDA E FABRICAÇÃO DE DOCES "CINNAMON ROLLS"

O objetivo do trabalho consiste em não apenas estudar a viabilidade técnica, econômica e financeira para se desenvolver um negócio com ponto de venda e fabricação de doces “Cinnamon roll” em São Paulo, como também elaborar um planejamento estratégico para orientar as ações necessárias nessa operação.
Código do trabalho: PMN10
 
 

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONCRETO REFORÇADO COM FIBRA DE ÁLCOOL POLIVINÍLICO

O trabalho tem como objetivo a dosagem de um concreto pelo método de empacotamento de partículas utilizando materiais disponíveis nas usinas de concreto da região do ABC, na grande São Paulo, com a incorporação da fibra de PVA para análise do seu comportamento dúctil na prevenção e retardamento do efeito de fissuração da matriz de concreto. O foco está na substituição da grande taxa de armação presente no concreto armado para aplicação em componentes estruturais.
Código do trabalho: CVD10
 
 

ESTUDO DO PODER FERTILIZANTE DA URINA CANINA

O Brasil é um país com grande potencial no setor agropecuário e que apresenta crescimento produtivo ascendente. Nesse cenário, este projeto sustentável tem como objetivo estudar a possibilidade de emprego da urina canina como fertilizante alternativo, a fim de aproveitar dejetos que seriam descartados no meio ambiente. Análises de amostras coletadas em abrigos de cães abandonados foram realizadas em laboratórios do Instituto Mauá de Tecnologia.
Código do trabalho: QMN03
 
 

ESTUDO ERGONÔMICO EM ASSENTO DE AVIÃO

Estudo ergonômico em poltrona-padrão, utilizada atualmente em aeronaves comerciais na classe econômica, para se compreenderem suas principais falhas e defeitos, e propor melhorias, que estejam de acordo com as leis e normas da aviação, visando ao conforto e ao bem-estar dos passageiros durante o trajeto.
Código do trabalho: PMD04
 
 

ESTUDO ERGONÔMICO: CARREGAMENTO DE BOTIJÕES DE GÁS P13

Neste estudo, está a análise ergonômica dos movimentos durante a execução da tarefa de carregamento de botijões de gás GLP P13 de 28kg em empresas do setor de distribuição e envase. Com foco no trabalhador, foram trazidos trará à tona os erros ergonômicos, riscos e lesões decorrentes do desempenho da tarefa, que por anos é realizada da mesma forma.
Código do trabalho: PMN15
 
 

ESTUDO LOGÍSTICO DE CASAS-CONTÊINER ITINERANTES

Desenvolvimento de um modelo matemático para a determinação da melhor localização e roteirização de casas-contêiner. Para isso, realizou-se uma análise da demanda sazonal de turismo de determinadas cidades do Sudeste brasileiro e um estudo da viabilidade logística dessas casas itinerantes. Como resultado, obteve-se o número de casas-contêiner, em quais cidades e em quais meses do ano deverão ser alocadas para que haja a maximização dos lucros na visão de uma empresa.
Código do trabalho: CVD07
 
 

ESTUDO SENSORIAL E MERCADOLÓGICO DO KOMBUCHA

O Kombucha é uma bebida de chá, com apelo probiótico, que tem conquistado adeptos da alimentação saudável. O consumo tem crescido muito nos últimos anos, especialmente pela demanda dos consumidores por produtos naturais, funcionais e saudáveis. Com este estudo, busca-se conhecer o mercado atual de Kombucha, suas potencialidades e as características sensoriais desejadas pelos consumidores, visando subsidiar atuais e futuros investidores do segmento de bebidas naturais.
Código do trabalho: QMN09
 
 

ESTUDO SOBRE AS VANTAGENS DE DIVISÕES DE LINHAS DE ÔNIBUS NA CIDADE DE SÃO PAULO POR SIMULAÇÃO DE EVENTOS DISCRETOS

O sistema de ônibus de São Paulo conta com a avaliação “regular" e, a fim de melhorar o serviço prestado, a Prefeitura de São Paulo propôs mudanças nas linhas de ônibus. A principal está na divisão de linhas longas em trechos menores. Com isso, espera-se um aumento na velocidade média na frota e menor ocupação dos ônibus, condições avaliadas com a metodologia de simulação de eventos discretos, verificando-se se haverá melhorias nesse sistema.
Código do trabalho: PMN24
 
 

ESTUFA HIDROPÔNICA AUTOMATIZADA PARA USO DOMICILIAR

O consumo de alimentos orgânicos de alto valor nutricional tem-se tornado uma preocupação para a maioria das pessoas. Uma forma de se conhecer a origem do alimento que se consome e ter mais saúde é com o cultivo doméstico. Este trabalho favorece o desenvolvimento e a construção de uma estufa hidropônica automatizada para uso domiciliar. A estufa permite o controle do ambiente, da solução nutritiva e da iluminação da área plantada melhorando a qualidade do alimento.
Código do trabalho: END03
 
 

FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA APROXIMAÇÃO DINÂMICA DA EQUAÇÃO DE CHUVA INTENSA POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Este trabalho tem como objetivo desenvolver um algoritmo universal para estimar as intensidades pluviométricas máximas com base em dados históricos regionais. A coleta de dados é realizada utilizando-se a tecnologia “Internet of Things”. Para minimizar os custos, além de facilitar a implementação, os dados são analisados utilizando-se “machine learning” com algoritmos implementados no servidor "LoRaWAN" do IMT e “Amazon Web Services” por Inteligência Artificial.
Código do trabalho: CVN28
 
 

FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DE CARTEIRA DE INVESTIMENTO EFICIENTE DE ACORDO COM O PERFIL DO CLIENTE

O objetivo do trabalho é a construção de uma carteira de investimentos eficiente que considere o nível de aversão ao risco do cliente. Em função de seu perfil, a pessoa poderá escolher em quais ações pretende investir e, assim, a ferramenta fornecerá ao cliente a porcentagem de dinheiro que deve ser investido em cada ação, de tal forma que, além de considerar o lucro, que é o único objetivo em investimentos feitos em corretoras por exemplo, ela considere o risco que a pessoa pretende assumir.
Código do trabalho: PMD16
 
 

FILTRO ELETROSTÁTICO DE PARTICULADO

Tendo em vista que o material particulado resultante da combustão em motores Diesel traz efeitos nocivos ao ser humano, diversas empresas do segmento estão buscando soluções econômicas e limpas para realizar a remoção. O presente trabalho consiste no desenvolvimento, construção e validação experimental de um filtro eletrostático para a retenção do particulado.
Código do trabalho: MCD02
 
 

FORMULAÇÃO DE CONCRETO COM AGREGADO RECICLADO UTILIZANDO-SE O MÉTODO DE EMPACOTAMENTO DE PARTÍCULAS

A construção civil é responsável por gerar mais de 50% dos resíduos urbanos totais. Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais, este trabalho propõe reutilizar parte dos resíduos de construção e demolição (RCD) que são transformados em agregados reciclados, utilizando-os na fabricação do concreto. Além disso, foi aplicado o método de empacotamento de partículas, que consiste em diminuir os espaços vazios presentes no concreto, a fim de aumentar a sua resistência.
Código do trabalho: CVD09
 
 

GESTÃO DE ESTOQUE DE VINHOS EM RESTAURANTES

O objetivo do trabalho é aprimorar a experiência sensorial dos apreciadores de vinhos em restaurantes com uma forma diferenciada de escolher e pedir a bebida. Para tanto, foi desenvolvido um sistema de gerenciamento de estoque que fornece informações em tempo real para os clientes sobre as condições de armazenamento, unidades disponíveis e características. Para o restaurante, o diferencial será a visibilidade dos níveis de estoque, previsão de demanda e condições de armazenamento.
Código do trabalho: PMD12
 
 

HIDRATANTE LABIAL VEGANO

Sabe-se que o mercado de produtos veganos está em ascensão e possui cada vez mais a aceitação do público, o qual demonstra consciência acerca da relação entre bens de consumo e crueldade com os animais. A proposta do produto é atuar na área de cosméticos veganos e trazer uma nova opção de hidratante labial 100% natural, pigmentado através da extração de flores de hibisco. "Hiblip, bonito é ser sustentável".
Código do trabalho: QMN23
 
 

IDENTIFICAÇÃO DE INVESTIMENTO E RETORNO EM EMPREENDIMENTO HOTELEIRO

Este trabalho consiste na identificação de investimento e retorno num empreendimento hoteleiro. Consideram-se os custos de compra do terreno e construção da estrutura física, bem como o retorno advindo de três possíveis modelos de negócio: venda do hotel, operação ou modelo misto, que combina venda parcial e operação.
Código do trabalho: CVN22
 
 

IMPACTOS DA INTRUSÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS NA QUALIDADE E QUANTIDADE DO ESGOTO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE TAMBORÉ-SP

Estudo dos impactos resultantes da infiltração de água da chuva nas tubulações de esgoto do sistema separador absoluto, gerando inconveniências à população.
Código do trabalho: CVN06
 
 

IMPLANTAÇÃO DA MANUTENÇÃO PREDITIVA NA RESTRIÇÃO DE UMA LINHA DE BISCOITOS "WAFER"

O projeto aplica duas tecnologias de apoio para a Manufatura Avançada na restrição de linha de biscoitos "wafer": sensoriamento sem fio e processamento em nuvem. Essas tecnologias promovem, com baixo investimento, a transformação de um ativo antigo e desconectado em inteligente e conectado, gerando dados que, analisados e tratados, incorporam inteligência à linha para apoio às tomadas de decisão na realização de ações preditivas de manutenção, reduzindo o MTTR e o MTBF, aumentando a disponibilidade do equipamento.
Código do trabalho: PMD05
 
 

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE INFORMAÇÃO NUMA FERRAMENTARIA DE PEQUENO PORTE

O projeto consiste em criar e implementar um sistema de gestão de informação "online" numa ferramentaria, permitindo acesso remoto aos dados do dia a dia de um microempresário, tais como: clientes, fornecedores e serviços em andamento.
Código do trabalho: PMN16
 
 

ISTALKER - ROBÔ AUTOEQUILIBRADO ATUADO POR DUAS RODAS

Desenvolvimento de projeto e construção de um robô autoequilibrado atuado por duas rodas, para prover boa capacidade de manobra, como girar em torno do próprio eixo. Entre as aplicações do robô, incluem-se monitoramento, indústria de brinquedo e disponibilidade para integração com "IoT" e sistemas baseados em visão computacional.
Código do trabalho: CAN06
 
 

IT PET - MARKETPLACE DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

It Pet é uma plataforma "on-line" que conecta empreendedores a clientes, destinada à venda de produtos e serviços para animais de estimação. Garante visibilidade a pequenos e médios negócios e facilita a vida do consumidor.
Código do trabalho: ADMD02
 
 

LOGÍSTICA URBANA - INFRAESTRUTURA DE SEMÁFOROS

O principal objetivo do trabalho é propor melhorias a partir da descrição matemática de um sistema de sinais de trânsito utilizando-se como estudo de caso aqueles situados na região da Praça Mauá, em São Caetano do Sul. Com base nessa modelagem, foram propostas melhorias visando reduzir o tempo de travessia de veículos na região estudada, isto é, o tempo decorrido entre o momento em que um veículo entra no sistema até o momento em que o deixa. Com isso, espera-se a elevação da qualidade de vida do cidadão.
Código do trabalho: PMN20
 
 

MAPEAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA DO SISTEMA PAULISTA DE TRANSPLANTES HEPÁTICOS E ELABORAÇÃO DE CENÁRIOS PARA MELHORAR A EFICIÊNCIA

O objetivo do estudo realizado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) é mapear a cadeia de suprimento relativo ao transplante hepático no Estado de São Paulo, gerando análises quantitativas e identificando fragilidades do sistema para, posteriormente, criar cenários com propostas de melhorias na cadeia de suprimentos em busca de correções dos problemas encontrados.
Código do trabalho: PMD13
 
 

MAPEAMENTO DE PROCESSOS E QUALIDADE DE PRODUTO

Estudo de caso de mapeamento dos processos relativos auma empresa de sorvetes, considerando as atividades de recebimento de materiais, processamento e expedição de produtos acabados, tendo por foco identificar desvios nos processos que possam impactar a qualidade dos produtos gerados.
Código do trabalho: PMD03
 
 

MÁQUINA AUTOMÁTICA DE "MILK-SHAKE"

Este projeto consiste no desenvolvimento de uma máquina automática de "milk-shake". O cliente irá interagir apenas com ela para a obtenção do "milk-shake" personalizado de forma prática e rápida.
Código do trabalho: CAN02
 
 

MÁQUINA DE DESCASCAR E CORTAR FRUTAS

Desenvolvimento de máquina para automatizar o processo de descascar e fatiar frutas para a indústria de frutas desidratadas.
Código do trabalho: MCN15
 
 

MELHORIA E VALIDAÇÃO DE UMA EMBALAGEM DESENVOLVIDA PARA O TRANSPORTE DE ÓRGÃOS APLICANDO TECNOLOGIAS HABILITADORAS PARA A INDÚSTRIA 4.0

Prototipagem, delineamento de experimentos e ensaios térmicos, mecânicos e logísticos no desenvolvimento de embalagem inteligente e autossuficiente usada em transporte de órgãos para transplante, a um custo compatível com a realidade brasileira. A embalagem é um produto inteligente que garante a conservação e a integridade do órgão na rota, gerando e transmitindo dados do órgão e de posicionamento para rastrear, monitorar, controlar e apoiar decisões das equipes médicas de captação e transplante.
Código do trabalho: PMD02
 
 

MOCHILA MODULAR PARA EQUIPES DE RESGATE

Mochila projetada para auxílio e otimização do procedimento de resgate dos socorristas.Tendo como principal objetivo a melhoria na organização e ergonomia, não exclusiva dos Bombeiros, pode expandir o mercado para possíveis usuários.
Código do trabalho: DSGN04
 
 

MODELAGEM DE CONJUNTO HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL POR METODOLOGIA BIM

Visando propor uma melhoria na elaboração de projetos voltados à habitação social, este trabalho apresenta o desenvolvimento da visualização tridimensional de um conjunto habitacional de interesse social, por meio de "softwares" que utilizam a metodologia BIM. A metodologia permite a elaboração de uma série de projetos simultaneamente, o que possibilita uma comparação dinâmica entre eles. Neste trabalho, é feita uma comparação entre a proposta inicial da prefeitura e uma proposta alternativa para o mesmo local.
Código do trabalho: CVN21
 
 

MODELO DE CIRCULAÇÃO ALTERNATIVO EM MOBILIDADE URBANA SOBRE O ELEVADO PRESIDENTE JOÃO GOULART

Este trabalho aborda a situação atual de desativação do Elevado João Goulart e seu futuro: apresenta-se uma proposta urbanística que considera os interesses de seus usuários e residentes próximos.
Código do trabalho: CVD29
 
 

MODELO DE MINIMIZAÇÃO DE GASTO COM COMBUSTÍVEL COM A INDICAÇÃO DE PARADAS EM POSTOS DE ABASTECIMENTO DE MENOR PREÇO E MELHOR QUALIDADE

Este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um modelo matemático capaz de otimizar o custo de combustível de um veículo com a indicação de paradas em postos de abastecimento que apresentem menor preço e melhor qualidade, resultando numa rota mais econômica e mitigando o abastecimento com combustível adulterado.
Código do trabalho: CVN05
 
 

MODELO ECONÔMICO DE INTEGRAÇÃO MULTIMODAL PARA TRANSPORTE DE CARGAS

O Brasil hoje dispõe de uma malha viária concentrada e insuficiente, além de enorme dependência do modal rodoviário. A carência de alternativas resulta no encarecimento do frete final, e a indisponibilidade de informações dificulta um planejamento logístico efetivo. O aplicativo Custo Brasil, portanto, vem auxiliar a gestão do transporte multimodal de cargas, indicando a rota mais competitiva em custo e prazo, integrando os modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e aeroviário.
Código do trabalho: CVN04
 
 

MONITORAMENTO DE VEÍCULOS POR RFID

A busca por segurança movimenta cada dia mais e mais o mercado. Este trabalho consiste na integração das tecnologias RFID e LORA (TM) em sistemas de monitoramento remoto para condomínios fechados. A proposta pode ser empregada para permitir monitorar a trajetória dos veículos dando maior versatilidade e mobilidade para os profissionais de segurança e serve como um teste em menor escala para uma proposta de monitoramento de veículos em uma cidade inteligente ("Smart City").
Código do trabalho: CAN12
 
 

MONITORAMENTO INTELIGENTE DE AMBIENTES - "SMART CAMPUS"

O presente trabalho tem como objetivo conectar a luz de emergência Smart à rede, com a Internet das Coisas, permitindo a integração do objeto à internet. Isso proporciona novas formas de interações entre seres humanos e o dispositivo. A solução apresentada consiste na detecção e no armazenamento dos sinais de presença, gerando vetores para a gerência de manutenção e serviços (GMS) do Instituto Mauá de Tecnologia.
Código do trabalho: ENN02
 
 

NFCONTACTS - GERENCIAMENTO DE CONTATOS EM NUVEM

O projeto consiste num aplicativo móvel que permite a troca e o gerenciamento de contatos pessoais e profissionais com o uso de tecnologias atuais como o NFC e QR"Code". O aplicativo possibilita que a transmissão do contato seja feita bastando a aproximação dos celulares ou o uso de uma única "tag" NFC. A "tag" pode ser um cartão, uma pulseira ou um chaveiro, promovendo rapidez e versatilidade no seu uso. Além disso, o usuário terá a possibilidade de verificar quando e quem o adicionou como contato.
Código do trabalho: END01
 
 

O IMPACTO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS NAS ORGANIZAÇÕES

O trabalho consiste em apresentar um estudo sobre os métodos de avaliação de desempenho de um funcionário numa organização dentro de um determinado período de tempo e frequência. Avaliar um funcionário da melhor maneira e dar "feedbacks" consistentes pode trazer benefícios para seu desempenho, refletindo-se positivamente nos resultados esperados pela organização.
Código do trabalho: ADMD04
 
 

OBTENÇÃO DE BIOCARVÃO E SUA APLICAÇÃO NO TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS

Este trabalho visa ao tratamento de efluentes aquosos da indústria química por meio de adsorção de produtos orgânicos empregando-se biocarvão gerado por pirólise de matéria orgânica. Os produtos originados por meio da pirólise são compostos por biocarvão, bio-óleo e voláteis, sendo o processo efetuado em altas temperaturas e na ausência de ou baixa concentração de oxigênio.
Código do trabalho: QMN11
 
 

OCO: ABSORÇÃO DE IMPACTO EM CADEIRAS DE RODAS

Um dos problemas enfrentados por usuários de cadeiras de rodas é o impacto sofrido pelo cadeirante ao se locomover por terrenos irregulares. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos deficientes físicos, foi desenvolvido um pneu para cadeira de rodas que possui propriedades de absorção do impacto, devido à sua geometria e seu material. A proposta é a utilização em ruas e terrenos irregulares, muito comuns no Brasil.
Código do trabalho: DSGN10
 
 

OTIMIZAÇÃO DE LINHAS DE PRODUÇÃO DE REFRIGERANTES NA EMPRESA REFRIGERANTES ITAMONTE LTDA.

Trabalho elaborado com a finalidade de se analisarem criticamente as linhas de produção de refrigerantes, água mineral e água gaseificada da empresa Refrigerantes Itamonte Ltda., localizada na cidade de Itamonte/MG, para se identificarem oportunidades de redução de desperdícios e consequente aumento da produtividade. Para isso foram realizados mapeamento do processo, análises dos dados coletados e fornecidos, virtualização e, por fim, simulações de melhorias para o aumento de produtividade da empresa.
Código do trabalho: PMN06
 
 

PAREDE DE CONCRETO MOLDADA NO LOCAL: TECNOLOGIA E ANÁLISE DE CUSTO E PRAZO

Este trabalho de pesquisa apresenta as características da tecnologia do sistema construtivo parede de concreto moldado no local, além de compará-lo em custo e prazo com outros dois sistemas: o convencional e o de alvenaria estrutural. Foi analisada a aplicação e o planejamento desses três métodos numa obra de um conjunto habitacional. Os resultados da pesquisa possibilitam o aprofundamento do conhecimento da tecnologia e da sua competitividade em custo e prazo.
Código do trabalho: CVN18
 
 

PEBOLIM CONTROLADO POR I.A.

O trabalho consiste na automatização de uma mesa de pebolim, capaz de jogar contra as pessoas. A análise de atuadores e o projeto do sistema de transmissão são considerados, bem como o desenvolvimento de um sistema de visão computacional, com aplicação de algoritmos de inteligência artificial para tomada de decisão. Um computador, integrado a uma câmera e a diversos microcontroladores, reconhece e processa a situação atual do jogo para planejar e movimentar os motores elétricos e, consequentemente, os jogadores.
Código do trabalho: CAD01
 
 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS - ESTUDO DE CASO DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO ITAPANHAÚ

Tendo em vista a importância das discussões sobre abastecimento de água para populações urbanas, principalmente num contexto de mudanças climáticas, no presente trabalho busca-se discutir, com um estudo de caso, o da transposição do rio Itapanhaú para o reservatório Taiaçupeba, as novas diretrizes para transposições, levando-se em conta critérios ambientais, sociais e políticos. Outro ponto discutido é a gestão dos recursos hídricos no Brasil, nos últimos 40 anos, pela análise da evolução do projeto do estudo de caso.
Código do trabalho: CVD02
 
 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A CASA RONALD MC DONALD

Este trabalho foca um plano estratégico, o qual requereu objetividade e forte alinhamento com as necessidades da ONG. Utilizou-se o diagrama de Ishikawa para diagnóstico de problemas prioritários da entidade. Empregou-se também a ferramenta Balanced Scorecard (BSC), em que é retratada a missão e estratégia em objetivos e medidas, estruturadas por indicadores. Definiram-se os problemas e ações para o controle dos fatores que poderiam impossibilitar o funcionamento da Casa Ronald McDonald ABC.
Código do trabalho: ADMD08
 
 

PLANO DE NEGÓCIO - INDÚSTRIA DE ESMALTES

O projeto elaborado deu origem à Vego Indústria Ltda., uma prestadora de serviços responsável pela produção e venda de esmaltes para unhas. Entre os principais diferenciais propostos destacam-se a produção de esmaltes com propriedades veganas, a política contra testes em animais, o elaborado plano de Marketing com premissas atrativas ao consumidor e o sistema logístico integrado para otimizar todos os processos, desde a produção até a entrega do produto final.
Código do trabalho: ADMD01
 
 

PLANO DE NEGÓCIO DE SUPLEMENTO SIMBIÓTICO PARA CÃES E GATOS

Atualmente os "pets" vêm ganhando cada vez mais espaço nos lares familiares. Por serem tratados como membros da família, os donos buscam sempre dar o melhor cuidado e alimentação para seus animais de estimação. Neste trabalho, em parceira com a engenharia de alimentos e química, buscou-se analisar a viabilidade da abertura de uma fábrica para a produção de um suplemento alimentar para cães e gatos, que proporciona bem-estar ao "pet".
Código do trabalho: ADMD07
 
 

PLANO DE NEGÓCIOS DE UMA GELATERIA

"Gelato Mio Gelateria" é um plano de negócios de uma gelateria inovadora cujos principais diferenciais são a qualidade do produto (gelato feito com nitrogênio líquido) e o atendimento, que permite ao cliente personalizar sua própria sobremesa, proporcionando-lhe uma experiência única, além de oferecer um ambiente acolhedor e digital, provocando um sentimento de conexão com a marca.
Código do trabalho: ADMD06
 
 

PLATAFORMA ELEVATÓRIA PARA MOTOCICLETAS

Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma plataforma elevatória para motocicletas, com a finalidade de facilitar o carregamento delas em caminhonetes, minimizando o esforço físico do usuário.
Código do trabalho: MCD03
 
 

PLATAFORMA PARA PROCURA DE EMPREGO

A taxa de desemprego no Brasil em 2017 foi a maior desde que o IBGE começou a realizar essa pesquisa; no total, 13,2 milhões de pessoas sem emprego. Pensando na demora dos processos e na falta de retorno aos candidatos, foi desenvolvido um aplicativo para facilitar a procura de emprego, de forma semelhante à do aplicativo de relacionamentos Tinder, tornando seu uso simples, familiar e agilizando o processo pelo sistema de “matchs”.
Código do trabalho: CMD05
 
 

POLIAMIDA COM KEVLAR®

O trabalho versa sobre a confecção de um compósito ultrarresistente de Nylon, utilizando fibras de Kevlar® residual. A reutilização dessa fibra agrega valor a um resíduo que normalmente seria incinerado por não ser um material reciclável. Esse material pode ser aplicado nos setores automobilístico e aeroespacial, devido às suas excelentes propriedades mecânicas, baixo peso e facilidade de conformação.
Código do trabalho: QMN12
 
 

POLTRONA DE LEITURA COM "DESIGN" ERGONÔMICO

Com base na Pesquisa Relatos da Leitura no Brasil, percebeu-se uma oportunidade de trabalhar com o público leitor. Após pesquisas, identificou-se que a ergonomia, durante a leitura, era um problema recorrente; então, a solução foi desenvolver uma poltrona de leitura, com acessórios para tornar essa atividade mais agradável, e com "design" ergonômico, para que não ocorram dores e problemas de saúde devido a longos períodos em que a pessoa está sentada, lendo.
Código do trabalho: PMN26
 
 

PREVISÃO DE INSOLVÊNCIA DE EMPRESAS USANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

Neste trabalho aplica-se modelagem matemática para a previsão do risco de insolvência de empresas utilizando Redes Neurais Artificiais. A análise é feita por meio do histórico financeiro da empresa utilizando-se como base a ferramenta Microsoft Excel. Isso permite um barateamento da implementação do modelo e maior acessibilidade ao usuário.
Código do trabalho: END04
 
 

PREVISIBILIDADE DA INFLUÊNCIA DAS ELEIÇÕES NO BRASIL NO MERCADO DE CAPITAIS

Neste trabalho busca-se verificar se as eleições brasileiras influenciam o Mercado de Capitais no Brasil, para prever a volatilidade do mercado em períodos em que se esperam mudanças.
Código do trabalho: ADMD05
 
 

PRODUÇÃO DE CELULOSE BACTERIANA

O trabalho objetiva a produção de celulose bacteriana por "Gluconacetobacter hansenii" utilizando como fonte de carbono resíduos agroindustriais (soro, vinhaça e melaço). A celulose bacteriana tem aplicações nas indústrias alimentícia, cosmética, têxtil, acústica, ótica e na medicina (processo de reconstituição de pele, cartilagem, ossos e vasos sanguíneos). A utilização de resíduos possibilita a redução de custos e a diminuição do impacto ambiental causado pelo descarte destes resíduos.
Código do trabalho: QMN08
 
 

PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS COM FIBRAS VEGETAIS: CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÕES

Neste trabalho propõe-se uma solução para o descarte em abundância de plásticos e fibras vegetais por meio da produção de compósitos com base de polímeros reciclados e fibras vegetais descartadas. A reciclagem técnica reduz o descarte de resíduos pouco degradáveis que ainda possuem alto valor agregado, contribuindo para a sustentabilidade com a aplicação do conceito de economia circular para ensaiar, caracterizar e indicar aplicações técnicas de compósitos para produtos que geralmente consomem material virgem.
Código do trabalho: PMN07
 
 

PRODUÇÃO DE METANO

O objetivo deste trabalho foi a produção de metano e adequação ambiental com os principais resíduos dos biocombustíveis, entre os quais: a vinhaça, proveniente da produção de etanol, com alta carga poluidora que contamina solos e águas subterrâneas; glicerina, proveniente da produção de biodiesel, que apresenta um custo elevado de refino para a aplicação na indústria. Além da redução do impacto ambiental, o metano produzido no tratamento gera energia proporcionando benefícios econômicos.
Código do trabalho: QMD01
 
 

PROJETO ESTRUTURAL DE UM HPA ("HUMAN POWERED AIRCRAFT")

Projeto conceitual de estrutura básica de uma aeronave movida a propulsão humana, focado na concepção ao detalhamento das estruturas da asa e da lança.
Código do trabalho: MCN02
 
 

PROJETO OASIS: DESIGN DE PRODUTOS E ENERGIA RENOVÁVEL

O Projeto Oásis cria locais de lazer, conforto e novas experiências sociais que estimulam interações promovendo a conscientização sobre o uso de energia renovável em mobiliário urbano. Estimulado seu uso pela população, gera dados de mobilidade, atendendo às necessidades do governo e dos cidadãos. A energia solar tem por inspiração a árvore, composta por painéis solares. Atende tomadas de energia, bancos, acesso à rede Wi-Fi, câmera, iluminação LED, sensores de presença e temperatura, entre outros.
Código do trabalho: DSGN01
 
 

PROJETO, CONSTRUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE UMA TORRE DE RESFRIAMENTO HÍBRIDA

Este trabalho consiste no dimensionamento, construção de protótipo e experimentação de uma torre de resfriamento híbrida. A torre de resfriamento é um equipamento destinado ao resfriamento de líquidos em plantas industriais e edifícios comerciais (nestes, em centrais de ar-condicionado). O resfriamento ocorre pela transferência de calor e massa para o ar atmosférico. A torre híbrida é uma variação do modelo normal e seu dimensionamento é relativamente complexo.
Código do trabalho: MCN10
 
 

PRONTUÁRIO MÉDICO ELETRÔNICO UNIFICADO

Plataforma "web" desenvolvida com o intuito de reunir as informações de pacientes em um só lugar, como data de nascimento, nome completo, sexo, histórico de exames recentes, medicações (momentâneas e recorrentes) e histórico de vacinas, para que não haja a perda e divergência de informações do histórico médico desses pacientes.
Código do trabalho: CMD02
 
 

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO NUMA EMPRESA FABRICANTE DE ELEMENTOS FILTRANTES. UM ESTUDO DE CASO

O foco deste estudo de caso é uma empresa de pequeno porte que necessita de uma implantação de PCP num dos seus setores, para obter maior lucratividade, a confiança dos seus clientes e a conquista de novos.
Código do trabalho: PMN27
 
 

PROPOSTA DE OTIMIZAÇÃO DO MODELO DE PLANEJAMENTO DE UMA EMPRESA DE ARTIGOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

O projeto consiste na realização de uma análise crítica da gestão de vendas e produção e na proposta de implementação de um modelo de planejamento para esses quesitos, resultando num gerenciamento mais eficiente para a empresa.
Código do trabalho: PMD15
 
 

PROPOSTA DE UM SISTEMA DE ROTEIRIZAÇÃO ESTÁTICA PARA O TRANSPORTE PÚBLICO DE UMA MEGACIDADE

O trabalho em questão trata da criação de um modelo matemático, usando-se conceitos de Pesquisa Operacional, que viabilize rotas alternativas para ônibus do transporte público para diminuir o tempo de deslocamento da população.
Código do trabalho: PMD09
 
 

PROPRIEDADES DO CHUCHU EM COSMÉTICOS

De acordo com a Euromonitor (2017), “quase seis em cada dez compradores preferem, definitivamente, ingredientes naturais, mesmo quando isso significa renunciar a preços baixos”. Em vista disso, o presente trabalho visa propor uma alternativa aos produtos tradicionais existentes no mercado, com a inserção do chuchu em cosméticos.
Código do trabalho: QMN24
 
 

REBOLO PU - DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

Para atenderem às necessidades do mercado e se manterem competitivas, as indústrias de abrasivos vêm buscando soluções inovadoras. O Rebolo PU é visto como uma oportunidade no mercado de abrasivos, por apresentar propriedades diferenciadas em relação aos rebolos tradicionais, como menor tempo de fabricação, processo simples, maior rentabilidade e, principalmente, menor peso.
Código do trabalho: QMN07
 
 

RECICLAGEM DE PAPEL DO IMT

No Instituto Mauá de Tecnologia, é gerada uma grande quantidade de papel pós-consumo de boa qualidade e vendido em forma de aparas para empresas coletoras por um baixo custo. Observou-se uma oportunidade de se obter um retorno mais rentável por meio da implementação de um processo de reciclagem dentro do instituto, revertendo o material em polpa celulósica reciclada e branqueada para comercializá-la, além de promover práticas sustentáveis para a obtenção de um volume maior de resíduo de papel.
Código do trabalho: QMN01
 
 

RECICLAGEM E DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD)

O trabalho consiste no estudo da destinação dos resíduos gerados por obras de construção e demolição, o processo e as ações necessárias para a destinação correta dos resíduos, além de sua viabilidade na utilização para obras de pavimentação, com grande impacto na economia e no meio ambiente.
Código do trabalho: CVD11
 
 

RECUPERAÇÃO DE SODA

Na indústria de alimentos, é realizado um procedimento de limpeza chamado CIP, que visa à remoção de resíduos presentes na linha de operação. Um dos produtos mais utilizados na etapa de lavagem é a solução aquecida de soda, que é descartada quando atinge baixas concentrações. Neste trabalho, recupera-se a soda não reagida por meio de filtração com membranas cerâmicas. Os resultados são a redução de custo com soda limpa e diminuição de efluentes contaminados, priorizando a responsabilidade ambiental.
Código do trabalho: QMN13
 
 

REFRIGERAÇÃO POR MEIO DE ADSORÇÃO PARA A PRODUÇÃO DE GELO

O estudo consiste em projetar e investigar a viabilidade de construção de um pequeno sistema de produção de gelo utilizando-se o efeito de refrigeração por adsorção. Sua aplicação seria voltada para residências rurais, tendo como fonte energética apenas a radiação solar.
Código do trabalho: MCN14
 
 

ROBÔ PARA USINAGEM DE PROTÓTIPOS

Neste trabalho emprega-se um robô Yaskawa Motoman na usinagem de protótipos em poliuretano. Os modelos são desenvolvidos em ambiente de "software" CAD 3D e, utilizando-se o "software" de CAM com pós-processamento, a programação do robô é gerada de forma automática.
Código do trabalho: CAN05
 
 

SEGURANÇA ALIMENTAR NA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE FRUTAS E HORTALIÇAS

O objetivo primário deste trabalho é contribuir para a criação de uma plataforma de tratamento dos dados coletados por sensores em pontos críticos de controle na cadeia produtiva do tomate, que gere informações para lastrear decisões estratégicas voltadas à redução de perdas desse alimento. O objetivo secundário consiste em identificar os tipos de sensores específicos para os pontos críticos de controle.
Código do trabalho: PMN29
 
 

SEGURANÇA ESTRUTURAL DE PONTES EXISTENTES UTILIZANDO A TEORIA DA CONFIABILIDADE

Neste trabalho, busca-se analisar a segurança estrutural de pontes pela Teoria da Confiabilidade, visto que as normas brasileiras sofreram atualizações gerando a necessidade da adequação da estrutura. A Teoria da Confiabilidade parte do princípio de se revisarem os parâmetros e fatores de segurança predefinidos em projeto mantendo o bom desempenho da ponte e verificando a necessidade de reforço estrutural, reduzindo os custos da adequação.
Código do trabalho: CVN08
 
 

SEGURANÇA MICROBIOLÓGICA DE QUEIJO ARTESANAL

Queijos artesanais produzidos com leite cru necessitam de cuidados devido à possível presença de micro-organismos patogênicos no produto final. Dessa maneira, a etapa de maturação e a presença de cultura "starter" natural são essenciais para a qualidade e segurança do produto. Este projeto teve como objetivo simular a produção de queijos artesanais com leite cru e determinar como as condições de processo podem contribuir para a obtenção de um queijo que seja seguro para o consumidor.
Código do trabalho: ALD03
 
 

SENSORIAMENTO E CONECTIVIDADE NA INDÚSTRIA DE CÂMARAS FRIAS

Aplica-se o conceito da Indústria 4.0 concebido pela ACATECH (Academia Nacional de Ciência e Engenharia da Alemanha). O projeto desenvolve-se na empresa São Rafael, fabricante de câmaras frigoríficas, com implementação de sistema de acompanhamento remoto em tempo real de processo crítico mediante protocolos universais de comunicação, sensoriamento e processamento em nuvem. Realiza-se a fase de conectividade, preparando-se para a de visibilidade, visando ao aumento da disponibilidade do equipamento.
Código do trabalho: PMN13
 
 

SIMULAÇÃO 3D DE FUNÇÕES PARA DEFICIENTES VISUAIS

O projeto consiste em fazer uma representação tátil de funções matemáticas para auxiliar o aprendizado de deficientes visuais.
Código do trabalho: CAN11
 
 

SIMULAÇÃO DO IMPACTO OCUPACIONAL DO MONOTRILHO NA REGIÃO DO GRANDE ABC

Considerando-se a futura implantação do Metrô Linha-18 Bronze, na Região do Grande ABC, utilizou-se um "videogame" para verificar o impacto da desapropriação ao longo de três estações. A pesquisa buscou verificar a viabilidade de utilização do “Cities Skylines”, simulador virtual que incorpora diferentes parâmetros urbanísticos como densidade de ocupação, tipologias de uso, tipos de vias, cursos das águas, transporte urbano entre outros.
Código do trabalho: CVD24
 
 

SÍNTESE DE NANOPARTÍCULAS DE COBRE COM RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS

Recuperação de cobre com sucata de equipamentos eletroeletrônicos, utilizando-se rotas hidrometalúrgicas para a produção de nanopartículas de cobre.
Código do trabalho: QMN17
 
 

SISTEMA AUTOMÁTICO PARA EMBARALHAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE CARTAS

Este robô foi desenvolvido para automatizar o processo de embaralhar e distribuir as cartas no início dos jogos. Por meio de um aplicativo de celular é possível escolher o jogo, a quantidade de jogadores, a quantidade de cartas para cada jogador, entre outras características para cada jogo. Assim, essas tarefas ficarão mais padronizadas e à prova de trapaças, garantindo maior imparcialidade nos jogos.
Código do trabalho: CAD02
 
 

SISTEMA DE AMORTECIMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS - ESTUDO EM PROTÓTIPO DE PLANTER

Análise da eficácia de um jardim de chuva quanto ao amortecimento de águas pluviais para o combate a enchentes, a partir da construção e análise de escoamento de um protótipo.
Código do trabalho: CVD22
 
 

SISTEMA DE AR-CONDICIONADO UTILIZANDO-SE MICROCANAIS

Para este trabalho de conclusão de curso, foram objetivos o dimensionamento e a construção de um sistema miniaturizado de condicionamento de ar a partir do ciclo de refrigeração por compressão a vapor, utilizando-se trocadores de calor de microcanais, com o intuito de avaliar a eficiência do equipamento.
Código do trabalho: MCN07
 
 

SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO POR RADIAÇÃO DO TIPO TETO FRIO: ESTUDO DE SUBSTITUIÇÃO DO AR-CONDICIONADO

Estudo e dimensionamento de um sistema de resfriamento do tipo Teto Frio para ambientes residenciais e comerciais, a fim de encontrar um sistema alternativo ao de ar-condicionado. O Teto Frio proporciona um ambiente termicamente confortável e melhor qualidade de ar, ideal para quem sofre com problemas respiratórios intensificado pelo uso do ar-condicionado. Optar por esse sistema de climatização reduz o consumo de energia elétrica em relação ao condicionador de ar.
Código do trabalho: CVN09
 
 

SISTEMA DE VOTAÇÃO AUTENTICADO POR "BLOCKCHAIN"

O "PRIVOTE" é um sistema de votação que utiliza "Blockchain". Essa tecnologia é usada em criptomoedas, como o "BITCOIN", garantindo a veracidade de transações. Por usar tal tecnologia, o nível de segurança e de veracidade das informações de uma votação é elevado, dificultando o trabalho de "hackers".
Código do trabalho: CMD06
 
 

SISTEMA SUPERVISÓRIO - APLICAÇÕES EM AMBIENTES CLASSIFICADOS

Este trabalho apresenta um Sistema em Nuvem para a aquisição de dados importantes para aplicações em Ambientes Classificados. Os sensores de dados transmitem as informações, sem fio, por rede LoRa e o processamento das informações é realizado por um servidor com base na Web.
Código do trabalho: ENN01
 
 

SOBREMESA LÁCTEA ZERO AÇÚCAR

A demanda de produtos industrializados com ingredientes naturais vem crescendo, por isso um dos princípios do trabalho é levar ao consumidor alternativas mais naturais com a intenção de fornecer opções às pessoas que procuram uma dieta com redução ou sem açúcar. O projeto consiste em desenvolver uma sobremesa láctea, sabor chocolate, sem açúcar, adoçada com "Stevia”. Edulcorante natural que não fornece calorias, apresenta a capacidade de adoçar, em média, 200 a 300 vezes mais que o açúcar.
Código do trabalho: ALD04
 
 

SORVETE ALTA PROTEÍNA BAIXA LACTOSE

Com foco no desenvolvimento de um produto saudável tanto para o público praticante de esportes quanto para os apreciadores de sorvetes, foi desenvolvido um processo de produção de sorvete com alto teor de proteína, baixo teor de gordura e teor reduzido de lactose. Os teores de proteína e lactose foram ajustados por meio do processo de ultrafiltração de leite desnatado para se obter um sorvete com sabor e textura adequados.
Código do trabalho: ALD05
 
 

SUPLEMENTO SIMBIÓTICO PARA CÃES E GATOS

Desenvolvimento e produção de suplemento alimentar simbiótico para cães e gatos com base de leite, balanceando e adicionando nutrientes que favorecem a digestão, imunidade e flora intestinal dos animais. O consumo regular desse suplemento pelo animal promove sua saúde e seu bem-estar.
Código do trabalho: QMN15
 
 

SUSTEK - MEDIDOR DE CONSUMO INTELIGENTE

A "SusTek" oferece um sistema de monitoramento e previsão de consumo de energia elétrica inteligente. O dispositivo consiste num medidor de potência elétrica que envia dados de consumo dos equipamentos conectados para um servidor na nuvem, o qual, com técnicas de "Machine Learning", orienta o usuário a otimizar seu consumo, a partir de um portal "web".
Código do trabalho: CMD01
 
 

TECNOLOGIA DE PROJETO E EXECUÇÃO DE FACHADAS VENTILADAS EM PAINÉIS CERÂMICOS DE GRANDES DIMENSÕES PARA EDIFICAÇÕES

Apresenta-se, neste trabalho, uma solução alternativa inovadora para o sistema de fachada. Fachadas ventiladas revestidas com porcelanato cerâmico de grandes dimensões e fina espessura, além da qualidade e estética, proporcionam um planejamento mais adequado da execução delas, considerando questões importantes para o melhor desenvolvimento do sistema organizacional. São estudadas questões como produtividade, segurança, salubridade dos colaboradores envolvidos e redução do impacto ambiental negativo.
Código do trabalho: CVD28
 
 

TIJOLO DE GARRAFA PET

Este projeto estuda a viabilidade técnica e financeira de um processo produtivo de tijolos ecológicos com garrafas PET. O novo método pretende reduzir custos, impacto ambiental, viabilidade e minimizar os prazos de produção.
Código do trabalho: QMN06
 
 

TINTURA SEMIPERMANENTE PARA RETOQUE DE RAIZ CAPILAR DESENVOLVIDA COM RESÍDUOS DE CACAU

Tinta capilar semipermanente, sem amônia e sem água oxigenada, para retoque de raiz. Foi desenvolvida com resíduos do processamento do cacau.
Código do trabalho: QMN21
 
 

TRATAMENTO TERCIÁRIO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS E SUA VIABILIDADE

Muitos reservatórios do Estado de São Paulo estão em estado de eutrofização devido ao excesso de nutrientes despejados indevidamente. Os esgotos domésticos são um dos principais contribuintes no aporte de nutrientes, principalmente nos grandes centros urbanos. Este trabalho de pesquisa foca os processos de tratamentos para a remoção desses nutrientes, avalia sua viabilidade econômica de implantação, para controlar a eutrofização, que pode restringir o uso do recurso hídrico.
Código do trabalho: CVD05
 
 

TÚNEL IMERSO: PROJETO ESTRUTURAL E MÉTODO CONSTRUTIVO

Análise estrutural de um túnel imerso para a ligação das cidades Santos e Guarujá, uma vez que as opções atuais de travessia são insuficientes. O objetivo deste trabalho é a análise estrutural dos elementos pré-moldados do túnel e do processo construtivo. A análise estrutural foi realizada com o "software" STRAP, definindo a seção transversal do túnel e cargas atuantes para determinar os esforços na estrutura e o custo final da obra.
Código do trabalho: CVD25
 
 

USO DE "ECOBAGS" EM BARRAGENS DE REJEITOS

As barragens de rejeitos no Brasil vêm sendo superexploradas e acabam sendo usadas de forma negligente, causando acidentes de grandes dimensões. Cada vez mais, por isso, há a necessidade de se buscarem novas tecnologias, como os "EcoBags", que têm como função o confinamento dos rejeitos em áreas distantes do barramento. O objetivo deste trabalho foi o dimensionamento da altura ótima do empilhamento desses "Bags", e o aumento da capacidade de armazenamento dos estéreis com segurança para a estrutura.
Código do trabalho: CVD13
 
 

USO RACIONAL DA ÁGUA E O IMPACTO NA RESERVA HÍDRICA DO SISTEMA CANTAREIRA

O presente trabalho visa demonstrar as vantagens, ambientais e econômicas, para os consumidores, concessionárias e para o meio ambiente com a utilização do Uso Racional da Água. Atualmente se vive uma crise hídrica intensa, não sendo suficientes apenas os investimentos em grandes obras de infraestrutura. Devemos também incorporar ações de conscientização ambiental para a redução do consumo de água da população utilizando-se para isso equipamentos hidrossanitários econômicos existentes no mercado.
Código do trabalho: CVN20
 
 

UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA BIM EM PROJETO DE INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA

Neste trabalho aborda-se a utilização da tecnologia BIM - "Building Information Modelling" em projeto de infraestrutura rodoviária. Com a análise do conceito do BIM, pôde-se demonstrar os benefícios dessa plataforma e, com um estudo de caso de uma via, foi possível comparar o desenvolvimento dele com a ferramenta 2D.
Código do trabalho: CVD16
 
 

VIABILIZAÇÃO ECONÔMICA NA TERRAPLENAGEM: COTA ÓTIMA

Ao iniciar um projeto de construção civil, é necessário antes de tudo analisar de que forma ele será implantado no terreno. Devido às condições naturais, pode haver diversas alterações no projeto, sejam arquitetônicas, sejam estruturais. Para solucionar esse problema, propõe-se uma análise com foco no processo de terraplenagem que, aliado ao estudo topográfico do terreno, garanta economia durante a movimentação de terra.
Código do trabalho: CVD20
 
 

VIRTUALIZAÇÃO E SIMULAÇÃO DE LINHA DE MONTAGEM: CASO MINICARROS

O objetivo deste trabalho é desenvolver a virtualização e simulação da linha de montagem de minicarros do laboratório do CEUN - IMT para permitir não só a elaboração de cenários de produção a serem utilizados nos treinamentos "Lean Manufacturing", mas também o apoio às disciplinas do curso de Engenharia de Produção.
Código do trabalho: PMD14