Desenvolvimento de fone de ouvido, num formato diferente dos encontrados no mercado, visando à melhoria de higienização, encaixe e conforto do objeto, com a tecnologia "bluetooth".
Estande: 305
Código do trabalho: DSGN07
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 11:00
Local da Banca de Avaliação: W402
"DESIGN" DE SERVIÇO APLICADO À LOGÃSTICA DE COMPRA E VENDA DE PRODUTOS AGRÃCOLAS
O projeto consiste em aplicar metodologias de "Design" para conectar feirantes a micro produtores rurais, com o objetivo de otimizar a logÃstica de compra e venda de produtos hortifrutÃcolas.
Estande: 132
Código do trabalho: DSGN12
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 18:00
Local da Banca de Avaliação: W402
"DESIGN" DE SERVIÇO: SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO NATURAL PARA CACHORROS
"SMART HELP": SISTEMA PARA ACIONAR O SOCORRO DE MOTOCICLISTAS ACIDENTADOS
O tempo entre um acidente e o resgate pode ser decisivo entre vida ou morte. Em muitos casos, o acidente pode deixar o condutor inconsciente. Como salvar vidas em poucos segundos? O "Smart Help" pretende agilizar o tempo-resposta para atendimento do acidentado, fornecendo informações para o resgate, como localização e dados pessoais do indivÃduo ao se detectar um impacto. Assim, pode-se diminuir o tempo entre o acidente e o resgate, suficiente para que vidas sejam salvas.
ADAPTAÇÃO DE CAIXAS ELETRÔNICOS PARA CADEIRANTES E PORTADORES DE NANISMO
Trabalho desenvolvido com vistas à acessibilidade e autonomia para cadeirantes e portadores de nanismo na experiência com caixas eletrônicos.
Estande: 803
Código do trabalho: PMN04
ADAPTAÇÃO DE UM NOVO MOTOR AO VEÃCULO FÓRMULA SAE- IMT
O processo de seleção e adaptação de um novo motor ao veÃculo Fórmula SAE 2018 do IMT tornou-se necessário, em função de mudança nos requisitos da competição. A adaptação envolveu o projeto e reprojeto de diversos sistemas mecânicos, eletromecânicos e de eletrônica embarcada, em especial de admissão, alimentação, arrefecimento e injeção eletrônica. O motor modificado foi testado em banco de provas e teve seu desempenho comparado com os valores de referência colhidos antes das alterações.
ANÃLISE DAS PROPRIEDADES DO CONCRETO AUTOCICATRIZANTE
Neste trabalho compararam-se o concreto com e sem o aditivo capaz de selar as fissuras do concreto, dando a este a caracterÃstica de autocicatrizante. Foram analisadas as propriedades de resistência à compressão, carbonatação e a difusão de ions cloreto em diferentes processos de cura.
Estande: 119
Código do trabalho: CVD19
ANÃLISE DE DANOS CAUSADOS POR ESMAGAMENTO NO FIO DE KEVLAR EM MANGUEIRAS DE CABOS UMBILICAIS
Neste trabalho apurou-se por que falha a aramida sob condições de compressão perpendicular ao plano do tecido e foi proposta como solução uma trama 3D.
ANÃLISE DE UMA ESTRUTURA SUBMETIDA A UMA ONDA DE CHOQUE EXPLOSIVA
O trabalho consiste no desenvolvimento de simulações de explosões por meio do "software" SAP 2000, desencadeadas especificamente pela detonação de um botijão gás de cozinha convencional. Foram feitas análises sobre os parâmetros de um fenômeno explosivo e sua interação com superfÃcies rÃgidas de uma estrutura, para melhor compreensão do fenômeno, bem como suas ondas de choque, o que visa prevenir as estruturas nos quesitos de resistência e segurança.
Estande: 214
Código do trabalho: CVD21
ANÃLISE DE VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO DA EFICIÊNCIA DE UM CONDICIONADOR DE AR DO TIPO "SPLIT" COM BAIXO CUSTO UTILIZANDO A REDE LORAWAN
Com o uso da rede LoraWan, desenvolveu-se um sistema de monitoramento de baixo custo para monitorar um condicionador de ar "split". Com o monitoramento, buscou-se coletar massa suficiente de dados para que, uma vez tratada, seja capaz de validar se seu funcionamento está de acordo com o manual, seu comportamento de acordo com mudanças climáticas e se há mau funcionamento.
ANÃLISE DO PROCESSO DE ASSENTAMENTO DE REVESTIMENTO CERÂMICO FABRICADO POR VIA SECA E VIA ÚMIDA
Este estudo consiste em comparar a aderência de placas de revestimento cerâmico fabricadas pela via seca ou pela úmida, assentadas com diferentes tipos de argamassas colantes.
Estande: 424
Código do trabalho: CVD14
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 15:40
Local da Banca de Avaliação: São Caetano do Sul
ANÃLISE DO PROCESSO DE EXECUÇÃO DO SISTEMA CONSTRUTIVO DE PAREDE DE CONCRETO EM EDIFÃCIOS RESIDENCIAIS DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS
ANÃLISE DO TRATAMENTO DE ESGOTO EM UNIDADES PRISIONAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Este trabalho trata de uma análise processual de tratamento de esgoto nas penitenciárias de São Paulo, em que se estudam os principais recursos disponÃveis, a fim de formular uma alternativa sustentável de tratamento de esgoto, levando em conta toda a parte econômica e legislativa envolvida. Pretende-se modelar os principais processos de tratamento de esgoto utilizados atualmente, encontrar deficiências no sistema e apontar melhorias.
Estande: 418
Código do trabalho: CVN07
ANÃLISE DOS SISTEMAS DE APROVEITAMENTO E REÚSO DE ÃGUA EM AEROPORTOS – ESTUDO DE CASO: GOIÂNIA E CAMPINA GRANDE
Aeroportos de grande movimentação e localizados em regiões com menor disponibilidade hÃdrica exercem influência significativa em seu entorno. Algumas iniciativas têm surgido para a redução do consumo e diversificação de fontes de provimento de água por meio de tecnologias e processos. Neste estudo apresentam-se alternativas utilizadas em aeroportos, para o uso consciente e reúso de água, reaproveitamento das águas de sistema de ar- condicionado e de testes de caminhões de combate a incêndio.
Estande: 204
Código do trabalho: CVN03
ANÃLISE E AVALIAÇÃO DO FLUXO DO PEDIDO DE VENDA ATÉ A ENTREGA. UM ESTUDO DE CASO NO SEGMENTO DE MÓVEIS E BRINQUEDOS NUMA EMPRESA DE "E-COMMERCE"
Análise e avaliação do fluxo de pedidos e atendimento ao cliente numa empresa de "e-commerce" com o intuito de identificar oportunidades de melhoria e propor soluções.
Estande: 510
Código do trabalho: PMN19
ANÃLISE E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS LOGÃSTICOS DE UMA EMPRESA COMERCIAL NO SEGMENTO DE UTILIDADES
O projeto consiste na análise dos processos logÃsticos de uma empresa comercial do segmento do varejo com o intuito de melhorar o nÃvel de atendimento aos clientes.
Estande: 706
Código do trabalho: PMN14
ANÃLISE E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS LOGÃSTICOS DE UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE NO SEGMENTO DE MOCHILAS INFANTIS E ESPORTIVAS
Neste projeto estuda-se a viabilidade econômica de o "e-commerce" de óculos de sol no mercado, AoA Brasil, virar um quiosque de "shopping".
Integrado por um grupo de "Design", trabalhou-se com toda a parte visual da marca e do leiaute do estande.
Estande: 401
Código do trabalho: ADMD03
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 21:00
Local da Banca de Avaliação: sala H206
APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE ENGENHARIA NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE UMA EMPRESA NO SETOR DE SERVIÇOS
APRIMORAMENTO DO MODELO DE SCHMIDT E SUA APLICAÇÃO NO PROJETO DE UM MOTOR "STIRLING" DE PEQUENA CAPACIDADE
Aprimoramento do modelo de Schmidt para simulação matemática de ciclo termodinâmico de "Stirling". Projeto de um motor "Stirling" aprimorado e construção de maquete.
Estande: 221
Código do trabalho: MCN01
APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DE RESÃDUOS SÓLIDOS URBANOS
AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL AUXILIADA POR ROBÔ COM FOCO PARA IDOSOS
O trabalho destina-se a desenvolver um ambiente assistido. Com base na comunicação dos sensores com a internet, montou-se um robô de telepresença capaz de se movimentar pelo ambiente. Utilizaram-se sensores para possibilitar o monitoramento do local com o aplicativo desenvolvido. Para o sistema de robô de telepresença, construiu-se um sistema capaz de possibilitar a comunicação remota interna e externa.
Estande: 125
Código do trabalho: CAN13
AVALIAÇÃO DA VIDA ÚTIL DO PAVIMENTO POR MEIO DO CONTROLE TECNOLÓGICO
AVALIAÇÃO DOS AÇOS INOXIDÃVEIS FERRÃTICOS AISI 409 E AISI 436 APLICADOS AO SISTEMA DE EXAUSTÃO DE UM VEÃCULO AUTOMOTOR
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a sensitização e a corrosão intergranular em duas estruturas distintas que simulam o coletor de escape de um veÃculo automotivo, utilizando-se a temperatura e o tempo como variáveis de estudo, a fim de se verificar a viabilidade de um dos materiais.
Estande: 216
Código do trabalho: MCN09
AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS LOGÃSTICOS DE UMA EMPRESA MULTINACIONAL DO SEGMENTO DE INDÚSTRIA QUÃMICA: UM ESTUDO DE CASO DE MELHORIAS NO SERVIÇO LOGÃSTICO
O trabalho foi desenvolvido numa empresa multinacional do segmento de polÃmeros. A falta de uma gestão adequada nos processos logÃsticos tornou-se uma oportunidade para a pesquisa. O objetivo do estudo de caso foi analisar o histórico de vendas e de compras, a situação do estoque e propor um melhor modelo de estoque e suprimento para a empresa. Foi proposto melhor gerenciamento dos serviços logÃsticos: a gestão do estoque, estoque de segurança e melhor previsão de demanda.
Estande: 519
Código do trabalho: PMN08
AVALIAÇÃO ERGONÔMICA EM VIATURA DA POLÃCIA MILITAR
Este projeto teve como objetivo fornecer melhores condições de trabalho aos oficiais do 11.º Batalhão da PolÃcia Militar por meio de uma avaliação ergonômica na viatura de trabalho. O problema estudado foi a adequação ergonômica nas viaturas para as atividades dos policiais. Foi possÃvel identificar possÃveis melhorias e sugerir mudanças no posto de trabalho.
Utilizando-se de tecnologias de reconhecimento facial (biometria), o projeto consiste em combinar informações sobre cada indivÃduo e exibi-las de maneira intuitiva diante dos olhos, por meio de um dispositivo de realidade aumentada.
Estande: 212
Código do trabalho: CAN08
BRAINBOT - ROBÔ CONTROLADO POR INTERFACE CEREBRAL
O projeto tem por objetivo desenvolver um robô controlado por comandos cerebrais, captados pelos eletrodos presentes no capacete utilizado, com a finalidade de auxiliar pessoas com limitações fÃsicas.
O tempo entre um acidente e o resgate pode ser decisivo entre a vida e a morte. Como salvar vidas em poucos segundos? O "Smart Help" pretende agilizar o tempo-resposta para atendimento ao acidentado, fornecendo informações para o resgate, como localização e dados pessoais do indivÃduo ao se detectar um impacto. Assim, diminuir o tempo entre o acidente e o resgate, o suficiente para que vidas sejam salvas. Mais que um produto, um anjo da guarda.
Estande: 520
Código do trabalho: CAN09
CAPTAÇÃO E USO DE ÃGUAS PLUVIAIS NO IMT - "CAMPUS" SCS
Por meio de um estudo de caso, buscou-se viabilizar a construção de um sistema de captação de água pluvial para irrigação do campo de futebol no Instituto Mauá de Tecnologia, "campus" São Caetano do Sul, evitando conflitos com outros tipos de abastecimentos principais, como bebedouros, banheiros, laboratórios entre outros. O objetivo foi o de estimular uma aplicação futura de Gestão Ambiental na Universidade.
Estande: 123
Código do trabalho: CVN01
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 18:45
Local da Banca de Avaliação: AUDITORIO
CASAS FLUTUANTES
O projeto estrutural de uma casa flutuante foi realizado, comparando-se duas tecnologias construtivas, a "light steel framing" (LSF) e o "wood frame" (WF). Foram estudadas alternativas sustentáveis para a geração e armazenamento de energia, captação de água e tratamento de esgoto da casa flutuante.
Estande: 402
Código do trabalho: CVD08
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 09:40
Local da Banca de Avaliação: Auditório
CENTRAL AUTOMATIZADA DE TRATAMENTO DE ÃGUA PARA REÚSO RESIDENCIAL
COMPENSAÇÃO DE REATIVOS E EFEITOS DE HARMÔNICOS EM INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS NA BAIXA TENSÃO
Neste trabalho procura-se apresentar uma solução simples para minimizar a distorção harmônica e realizar a compensação reativa de um problema industrial.
Estande: 409
Código do trabalho: ELN01
Data da Banca de Avaliação: 14/11/2019 09:00
Local da Banca de Avaliação: Auditório Alpha
COMPÓSITO DE KEVLAR®
O trabalho consiste num uso para resÃduo de Kevlar® sob forma de aparas. Realizou-se um compósito com fibras de Kevlar® e resina epóxi com diferentes frações de fibra. Feito um estudo das propriedades mecânicas, construiu-se o capacete.
Estande: 202
Código do trabalho: QMN22
CONCEPÇÃO DE UM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO DE GASES DE ESCAPE PARA MELHORIA DE EFICIÊNCIA DE UM MOTOR OTTO
DESENVOLVIMENTO DE CONVERSOR ELETRÔNICO PARA CARRO HÃBRIDO
Este trabalho visa ao desenvolvimento de um conjunto de conversores eletrônicos de potência. Eles serão aplicados na construção de um veÃculo hÃbrido, com regeneração. O conjunto de conversores alimentará um motor de indução trifásico a partir de um banco de baterias, a fim de, com o motor a combustão, fornecerem tração ao veÃculo.
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE ROTEIRIZAÇÃO CENTRADO NA MINIMIZAÇÃO DE RISCOS ASSOCIADOS A PROCESSOS LOGÃSTICOS DE TRANSPORTE URBANO DE CARGAS
Proposição de um modelo matemático que dê suporte à tomada de decisão em cenários de transporte urbano de cargas dedicadas, sujeitas à interrupção do fluxo fÃsico da cadeia de suprimentos por fatores externos (riscos ambientais).
Estande: 218
Código do trabalho: PMN31
DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA MARCA DE ROUPAS COM FOCO NA EXPERIÊNCIA DE LOJA E INOVAÇÃO
Desenvolvimento e criação de uma nova marca de roupa com base na experiência do consumidor e inovação, por meio do collab.
Estande: 523
Código do trabalho: ADMD10
DETECÇÃO DE USO DE EPI COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Modelo classificador de imagens, treinado, fazendo uso de redes neurais em "Deep Learning" com "Tensorflow".
Estande: 208
Código do trabalho: CAN15
DETERMINAÇÃO DE GASOLINA ADULTERADA POR MEIO DE UM SENSOR CAPACITIVO
DIMENSIONAMENTO DE RECURSOS PARA O SETOR DE ENVELOPAMENTO DE CARROS NA LINHA DE PINTURA DA VOLKSWAGEN
Trabalho realizado na Volkswagen do Brasil, unidade São Bernardo do Campo, com o objetivo de desenvolver um estudo de dimensionamento de recursos para o setor de envelopamento numa linha de pintura automotiva, tendo por base uma demanda de 50 veÃculos personalizados por dia. Para este trabalho, usou-se um "software" de manufatura digital para simulação do cenário atual e possÃveis propostas de mudança de leiaute e dimensionamento de recursos para atender a essa nova demanda de 50 veÃculos/dia.
Estande: 513
Código do trabalho: PMN21
DIRETRIZES PARA A REVITALIZAÇÃO DO LAGO DO MUNICÃPIO DE BEBEDOURO.
Foram desenvolvidas intervenções de infraestrutura e mobilidade da região do lago artificial para melhor qualidade de vida e infraestrutura no municÃpio de Bebedouro. Foram elaboradas diretrizes com base num diagnóstico da região do lago, para sua requalificação ambiental e urbanÃstica, incluindo um novo projeto para a ciclovia nos arredores, na malha do municÃpio.
Estande: 411
Código do trabalho: CVD26
DOENÇAS OCUPACIONAIS MAIS COMUNS EM AMBIENTES DE ESCRITÓRIOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS FINANCEIRAS
Neste trabalho foi feito não só um levantamento das principais doenças ocupacionais, ou seja, doenças adquiridas devido à exposição a fatores de risco no exercÃcio do trabalho, bem como um estudo das consequências financeiras da ocorrência delas para as empresas.
O ECOSPHALT tem como objetivo mostrar uma alternativa de uso do plástico PET como ligante na mistura de asfalto SMA (Asfalto de Alta Performance) , mantendo o mesmo desempenho que a mistura de celulose importada, diminuindo o custo de materiais de empresas de pavimentação, criando oportunidades comerciais para cooperativas de recicláveis e auxiliando a redução do montante de plástico descartado pela população.
Estande: 728
Código do trabalho: QMN14
EDIFÃCIO DE MADEIRA: ESTUDO DE CASO “BROCK COMMONS - TALLWOOD HOUSE”
EPI-ID - SISTEMA DE GERENCIAMENTO PARA EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
Nota-se uma carência na área da construção civil em relação ao gerenciamento dos equipamentos individuais de segurança.
Desenvolveu-se, neste trabalho, um sistema eletrônico que verifica os EPIs de cada funcionário que entre na obra, salvando as informações num banco de dados.
Os principais benefÃcios são a certeza de que o funcionário usa os EPIs corretos para sua função, de que há gestão de estoque, folha de ponto, a validade dos EPIs e a geração de relatórios. E esses relatórios são acessados pelo "site" desenvolvido.
Estande: 414
Código do trabalho: ELN03
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: J304
EQUIPAMENTO PARA O PREPARO DE BEBIDAS PROTEICAS
Neste trabalho, desenvolveu-se um equipamento de preparo de bebidas proteicas. As principais referências para o trabalho foram construção de um resfriador com vazão constante de água gelada, projeto mecânico estrutural e automação do equipamento. Efeito Peltier foi utilizado no resfriador de água.
Estande: 419
Código do trabalho: MCN08
ESTRUTURAÇÃO DE CUSTOS E ANÃLISE DE CENÃRIOS FUTUROS PARA UMA FAZENDA LEITEIRA
Neste trabalho busca-se compreender todo o processo da cadeia produtiva do leite, para se analisarem todos os problemas e se discutirem as oportunidades de melhoria. Este estudo de caso tem como objetivo mostrar como a empresa está atualmente, levando em consideração diversos parâmetros, especialmente os custos e o faturamento, tendo em vista alcançar a visão aonde a empresa quer chegar, numa matriz de investimento para aumentar a lucratividade e a competitividade da empresa.
Estande: 522
Código do trabalho: PMD19
ESTUDO APLICADO NA OTIMIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS DE UMA MICROEMPRESA
O projeto consiste em aplicar ferramentas da engenharia de produção e da indústria 4.0, visando à redução de custos de uma microempresa de alimentos.
Estande: 126
Código do trabalho: PMD11
ESTUDO DA APLICAÇÃO DE MOTOR "STIRLING" PARA A CIRCULAÇÃO DE ÃGUA EM PISCINAS
Estudo do motor "Stirling" para realizar a circulação de água proveniente de um reservatório, utilizando-se a luz solar como fonte de energia.
Estande: 209
Código do trabalho: MCN06
Data da Banca de Avaliação: 12/12/2019 18:00
Local da Banca de Avaliação: J301a
ESTUDO DA POLIUREIA COMO MATERIAL POLIMÉRICO DE ALTA ABSORÇÃO DE ENERGIA NA COMPOSIÇÃO DE COLETES BALÃSTICOS
ESTUDO DA REMOÇÃO DA ÃGUA PRESENTE NO AR POR MEIO DE SOLUÇÃO AQUOSA SALINA SATURADA
Visando à geração sustentável de água em situações de esgotamento desse recurso, foi proposta a criação de um instrumento para a captação de água do ar por meio da diferença de umidade relativa, utilizando-se uma solução saturada de sal.
Estande: 613
Código do trabalho: QMN10
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 20:30
Local da Banca de Avaliação: Auditório Gama
ESTUDO DA VIABILIDADE DA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DA QUEIMA DO BIOGÃS GERADO PELOS RESÃDUOS DA INDÚSTRIA DE CERVEJA
ESTUDO DAS PROPRIEDADES DO GEOPOLÃMERO COM BASE DE METACAULIM
Neste estudo tem-se o intuito de avaliar as influências:
1- do teor de silicato de sódio (Na2SiO3),
2 - do teor de hidróxido de sódio (NaOH)
nas propriedades do geopolÃmero com base de metacaulim, em seu estado fresco (consistência e tempo de pega) e endurecido (compressão, tração na flexão, módulo de elasticidade e absorção por imersão e fervura).
Estande: 515
Código do trabalho: CVD27
ESTUDO DE ARGAMASSA DE REVESTIMENTO COM INCORPORAÇÃO DE MATERIAL DE MUDANÇA DE FASE (PCM)
ESTUDO DE CASO: PASSARELAS METÃLICAS NO MUNICÃPIO DE BEBEDOURO
O atual trabalho de conclusão de curso visa elaborar projetos de passarelas metálicas para pedestres e ciclistas para o Parque Centenário, no municÃpio de Bebedouro, no interior do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bebedouro, de forma que esta repasse as informações básicas e necessárias para a conclusão do trabalho e que lhe sirvam de incentivo e projeto para a construção delas.
Estande: 411
Código do trabalho: CVD18
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 15:40
Local da Banca de Avaliação:
ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DE UM "SOFTWARE" DE "MOBILE" (APLICATIVO) PARA GESTÃO DE BARES
ESTUDO DE OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS OPERACIONAIS DE UMA FÃBRICA DE CORTE DE BOBINAS
Projeto realizado numa fábrica de corte de bobinas de aço e alumÃnio, localizada em São Bernardo do Campo, SP, com o objetivo de propor melhorias operacionais, aumentando a produtividade e otimizando os recursos disponÃveis, para que, num futuro aumento de demanda previsto, a empresa consiga manter sua qualidade e aumentar sua eficiência.
Estande: 615
Código do trabalho: PMD07
ESTUDO DE REDUÇÃO DE CUSTOS COM A IMPLEMENTAÇÃO DA MANUTENÇÃO AUTÔNOMA NUMA LINHA DE BISCOITOS
ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA HÃBRIDO E INTELIGENTE DE ENERGIA ELÉTRICA INTEGRADO, COM O GERENCIAMENTO, ARMAZENAMENTO E GERAÇÃO DE ENERGIA PARA CONDOMÃNIOS RESIDENCIAIS
Estudo ergonômico em poltrona-padrão, utilizada atualmente em aeronaves comerciais na classe econômica, para se compreenderem suas principais falhas e defeitos, e propor melhorias, que estejam de acordo com as leis e normas da aviação, visando ao conforto e ao bem-estar dos passageiros durante o trajeto.
Estande: 718
Código do trabalho: PMD04
Data da Banca de Avaliação: 07/12/2019 09:00
Local da Banca de Avaliação: Auditorio Beta
ESTUDO ERGONÔMICO: CARREGAMENTO DE BOTIJÕES DE GÃS P13
Desenvolvimento de um modelo matemático para a determinação da melhor localização e roteirização de casas-contêiner. Para isso, realizou-se uma análise da demanda sazonal de turismo de determinadas cidades do Sudeste brasileiro e um estudo da viabilidade logÃstica dessas casas itinerantes. Como resultado, obteve-se o número de casas-contêiner, em quais cidades e em quais meses do ano deverão ser alocadas para que haja a maximização dos lucros na visão de uma empresa.
Tendo em vista que o material particulado resultante da combustão em motores Diesel traz efeitos nocivos ao ser humano, diversas empresas do segmento estão buscando soluções econômicas e limpas para realizar a remoção. O presente trabalho consiste no desenvolvimento, construção e validação experimental de um filtro eletrostático para a retenção do particulado.
Estande: 708
Código do trabalho: MCD02
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 19:30
Local da Banca de Avaliação: W402
FORMULAÇÃO DE CONCRETO COM AGREGADO RECICLADO UTILIZANDO-SE O MÉTODO DE EMPACOTAMENTO DE PARTÃCULAS
IDENTIFICAÇÃO DE INVESTIMENTO E RETORNO EM EMPREENDIMENTO HOTELEIRO
Este trabalho consiste na identificação de investimento e retorno num empreendimento hoteleiro. Consideram-se os custos de compra do terreno e construção da estrutura fÃsica, bem como o retorno advindo de três possÃveis modelos de negócio: venda do hotel, operação ou modelo misto, que combina venda parcial e operação.
Estande: 138
Código do trabalho: CVN22
Data da Banca de Avaliação: 02/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
IMPACTOS DA INTRUSÃO DE ÃGUAS PLUVIAIS NA QUALIDADE E QUANTIDADE DO ESGOTO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE TAMBORÉ-SP
Estudo dos impactos resultantes da infiltração de água da chuva nas tubulações de esgoto do sistema separador absoluto, gerando inconveniências à população.
Estande: 716
Código do trabalho: CVN06
IMPLANTAÇÃO DA MANUTENÇÃO PREDITIVA NA RESTRIÇÃO DE UMA LINHA DE BISCOITOS "WAFER"
O projeto aplica duas tecnologias de apoio para a Manufatura Avançada na restrição de linha de biscoitos "wafer": sensoriamento sem fio e processamento em nuvem. Essas tecnologias promovem, com baixo investimento, a transformação de um ativo antigo e desconectado em inteligente e conectado, gerando dados que, analisados e tratados, incorporam inteligência à linha para apoio às tomadas de decisão na realização de ações preditivas de manutenção, reduzindo o MTTR e o MTBF, aumentando a disponibilidade do equipamento.
Estande: 222
Código do trabalho: PMD05
IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE INFORMAÇÃO NUMA FERRAMENTARIA DE PEQUENO PORTE
O projeto consiste em criar e implementar um sistema de gestão de informação "online" numa ferramentaria, permitindo acesso remoto aos dados do dia a dia de um microempresário, tais como: clientes, fornecedores e serviços em andamento.
Estande: 325
Código do trabalho: PMN16
ISTALKER - ROBÔ AUTOEQUILIBRADO ATUADO POR DUAS RODAS
Desenvolvimento de projeto e construção de um robô autoequilibrado atuado por duas rodas, para prover boa capacidade de manobra, como girar em torno do próprio eixo. Entre as aplicações do robô, incluem-se monitoramento, indústria de brinquedo e disponibilidade para integração com "IoT" e sistemas baseados em visão computacional.
Estande: 739
Código do trabalho: CAN06
Data da Banca de Avaliação: 09/12/2019 15:00
Local da Banca de Avaliação: Auditorio Gama
IT PET - MARKETPLACE DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
Estudo de caso de mapeamento dos processos relativos auma empresa de sorvetes, considerando as atividades de recebimento de materiais, processamento e expedição de produtos acabados, tendo por foco identificar desvios nos processos que possam impactar a qualidade dos produtos gerados.
Estande: 611
Código do trabalho: PMD03
MÃQUINA AUTOMÃTICA DE "MILK-SHAKE"
Este projeto consiste no desenvolvimento de uma máquina automática de "milk-shake". O cliente irá interagir apenas com ela para a obtenção do "milk-shake" personalizado de forma prática e rápida.
Estande: 201
Código do trabalho: CAN02
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 08:00
Local da Banca de Avaliação: auditório BETA
MÃQUINA DE DESCASCAR E CORTAR FRUTAS
Desenvolvimento de máquina para automatizar o processo de descascar e fatiar frutas para a indústria de frutas desidratadas.
Estande: 310
Código do trabalho: MCN15
MELHORIA E VALIDAÇÃO DE UMA EMBALAGEM DESENVOLVIDA PARA O TRANSPORTE DE ÓRGÃOS APLICANDO TECNOLOGIAS HABILITADORAS PARA A INDÚSTRIA 4.0
Mochila projetada para auxÃlio e otimização do procedimento de resgate dos socorristas.Tendo como principal objetivo a melhoria na organização e ergonomia, não exclusiva dos Bombeiros, pode expandir o mercado para possÃveis usuários.
Estande: 431
Código do trabalho: DSGN04
Data da Banca de Avaliação: 07/12/2019 07:40
Local da Banca de Avaliação: W402
MODELAGEM DE CONJUNTO HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL POR METODOLOGIA BIM
MODELO DE CIRCULAÇÃO ALTERNATIVO EM MOBILIDADE URBANA SOBRE O ELEVADO PRESIDENTE JOÃO GOULART
Este trabalho aborda a situação atual de desativação do Elevado João Goulart e seu futuro: apresenta-se uma proposta urbanÃstica que considera os interesses de seus usuários e residentes próximos.
Estande: 205
Código do trabalho: CVD29
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 18:45
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
MODELO DE MINIMIZAÇÃO DE GASTO COM COMBUSTÃVEL COM A INDICAÇÃO DE PARADAS EM POSTOS DE ABASTECIMENTO DE MENOR PREÇO E MELHOR QUALIDADE
Este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um modelo matemático capaz de otimizar o custo de combustÃvel de um veÃculo com a indicação de paradas em postos de abastecimento que apresentem menor preço e melhor qualidade, resultando numa rota mais econômica e mitigando o abastecimento com combustÃvel adulterado.
Estande: 603
Código do trabalho: CVN05
MODELO ECONÔMICO DE INTEGRAÇÃO MULTIMODAL PARA TRANSPORTE DE CARGAS
A busca por segurança movimenta cada dia mais e mais o mercado. Este trabalho consiste na integração das tecnologias RFID e LORA (TM) em sistemas de monitoramento remoto para condomÃnios fechados. A proposta pode ser empregada para permitir monitorar a trajetória dos veÃculos dando maior versatilidade e mobilidade para os profissionais de segurança e serve como um teste em menor escala para uma proposta de monitoramento de veÃculos em uma cidade inteligente ("Smart City").
Estande: 313
Código do trabalho: CAN12
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 15:00
Local da Banca de Avaliação: Auditorio Gama
MONITORAMENTO INTELIGENTE DE AMBIENTES - "SMART CAMPUS"
O presente trabalho tem como objetivo conectar a luz de emergência Smart à rede, com a
Internet das Coisas, permitindo a integração do objeto à internet. Isso proporciona novas formas de interações entre seres humanos e o dispositivo.
A solução apresentada consiste na detecção e no armazenamento dos sinais de presença, gerando vetores para a gerência de manutenção e serviços (GMS) do Instituto Mauá de Tecnologia.
OTIMIZAÇÃO DE LINHAS DE PRODUÇÃO DE REFRIGERANTES NA EMPRESA REFRIGERANTES ITAMONTE LTDA.
Trabalho elaborado com a finalidade de se analisarem criticamente as linhas de produção de refrigerantes, água mineral e água gaseificada da empresa Refrigerantes Itamonte Ltda., localizada na cidade de Itamonte/MG, para se identificarem oportunidades de redução de desperdÃcios e consequente aumento da produtividade. Para isso foram realizados mapeamento do processo, análises dos dados coletados e fornecidos, virtualização e, por fim, simulações de melhorias para o aumento de produtividade da empresa.
Estande: 622
Código do trabalho: PMN06
PAREDE DE CONCRETO MOLDADA NO LOCAL: TECNOLOGIA E ANÃLISE DE CUSTO E PRAZO
PLANO DE NEGÓCIO DE SUPLEMENTO SIMBIÓTICO PARA CÃES E GATOS
Atualmente os "pets" vêm ganhando cada vez mais espaço nos lares familiares. Por serem tratados como membros da famÃlia, os donos buscam sempre dar o melhor cuidado e alimentação para seus animais de estimação. Neste trabalho, em parceira com a engenharia de alimentos e quÃmica, buscou-se analisar a viabilidade da abertura de uma fábrica para a produção de um suplemento alimentar para cães e gatos, que proporciona bem-estar ao "pet".
Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma plataforma elevatória para motocicletas, com a finalidade de facilitar o carregamento delas em caminhonetes, minimizando o esforço fÃsico do usuário.
Estande: 432
Código do trabalho: MCD03
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 18:00
Local da Banca de Avaliação: W402
PLATAFORMA PARA PROCURA DE EMPREGO
A taxa de desemprego no Brasil em 2017 foi a maior desde que o IBGE começou a realizar essa pesquisa; no total, 13,2 milhões de pessoas sem emprego.
Pensando na demora dos processos e na falta de retorno aos candidatos, foi desenvolvido um aplicativo para facilitar a procura de emprego, de forma semelhante à do aplicativo de relacionamentos Tinder, tornando seu uso simples, familiar e agilizando o processo pelo sistema de “matchs”.
Estande: 741
Código do trabalho: CMD05
POLIAMIDA COM KEVLAR®
O trabalho versa sobre a confecção de um compósito ultrarresistente de Nylon, utilizando fibras de Kevlar® residual. A reutilização dessa fibra agrega valor a um resÃduo que normalmente seria incinerado por não ser um material reciclável.
Esse material pode ser aplicado nos setores automobilÃstico e aeroespacial, devido à s suas excelentes propriedades mecânicas, baixo peso e facilidade de conformação.
Estande: 425
Código do trabalho: QMN12
Data da Banca de Avaliação: 10/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Auditório Gama
POLTRONA DE LEITURA COM "DESIGN" ERGONÔMICO
Com base na Pesquisa Relatos da Leitura no Brasil, percebeu-se uma oportunidade de trabalhar com o público leitor. Após pesquisas, identificou-se que a ergonomia, durante a leitura, era um problema recorrente; então, a solução foi desenvolver uma poltrona de leitura, com acessórios para tornar essa atividade mais agradável, e com "design" ergonômico, para que não ocorram dores e problemas de saúde devido a longos perÃodos em que a pessoa está sentada, lendo.
Estande: 616
Código do trabalho: PMN26
PREVISÃO DE INSOLVÊNCIA DE EMPRESAS USANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
PREVISIBILIDADE DA INFLUÊNCIA DAS ELEIÇÕES NO BRASIL NO MERCADO DE CAPITAIS
Neste trabalho busca-se verificar se as eleições brasileiras influenciam o Mercado de Capitais no Brasil, para prever a volatilidade do mercado em perÃodos em que se esperam mudanças.
PROJETO ESTRUTURAL DE UM HPA ("HUMAN POWERED AIRCRAFT")
Projeto conceitual de estrutura básica de uma aeronave movida a propulsão humana, focado na concepção ao detalhamento das estruturas da asa e da lança.
Estande: 503
Código do trabalho: MCN02
PROJETO OASIS: DESIGN DE PRODUTOS E ENERGIA RENOVÃVEL
PROPOSTA DE OTIMIZAÇÃO DO MODELO DE PLANEJAMENTO DE UMA EMPRESA DE ARTIGOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
O projeto consiste na realização de uma análise crÃtica da gestão de vendas e produção e na proposta de implementação de um modelo de planejamento para esses quesitos, resultando num gerenciamento mais eficiente para a empresa.
Estande: 403
Código do trabalho: PMD15
PROPOSTA DE UM SISTEMA DE ROTEIRIZAÇÃO ESTÃTICA PARA O TRANSPORTE PÚBLICO DE UMA MEGACIDADE
O trabalho em questão trata da criação de um modelo matemático, usando-se conceitos de Pesquisa Operacional, que viabilize rotas alternativas para ônibus do transporte público para diminuir o tempo de deslocamento da população.
SEGURANÇA ESTRUTURAL DE PONTES EXISTENTES UTILIZANDO A TEORIA DA CONFIABILIDADE
Neste trabalho, busca-se analisar a segurança estrutural de pontes pela Teoria da Confiabilidade, visto que as normas brasileiras sofreram atualizações gerando a necessidade da adequação da estrutura.
A Teoria da Confiabilidade parte do princÃpio de se revisarem os parâmetros e fatores de segurança predefinidos em projeto mantendo o bom desempenho da ponte e verificando a necessidade de reforço estrutural, reduzindo os custos da adequação.
Estande: 320
Código do trabalho: CVN08
SEGURANÇA MICROBIOLÓGICA DE QUEIJO ARTESANAL
Queijos artesanais produzidos com leite cru necessitam de cuidados devido à possÃvel presença de micro-organismos patogênicos no produto final. Dessa maneira, a etapa de maturação e a presença de cultura "starter" natural são essenciais para a qualidade e segurança do produto. Este projeto teve como objetivo simular a produção de queijos artesanais com leite cru e determinar como as condições de processo podem contribuir para a obtenção de um queijo que seja seguro para o consumidor.
Estande: 110
Código do trabalho: ALD03
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Auditório beta
SENSORIAMENTO E CONECTIVIDADE NA INDÚSTRIA DE CÂMARAS FRIAS
Aplica-se o conceito da Indústria 4.0 concebido pela ACATECH (Academia Nacional de Ciência e Engenharia da Alemanha). O projeto desenvolve-se na empresa São Rafael, fabricante de câmaras frigorÃficas, com implementação de sistema de acompanhamento remoto em tempo real de processo crÃtico mediante protocolos universais de comunicação, sensoriamento e processamento em nuvem. Realiza-se a fase de conectividade, preparando-se para a de visibilidade, visando ao aumento da disponibilidade do equipamento.
Estande: 120
Código do trabalho: PMN13
SIMULAÇÃO 3D DE FUNÇÕES PARA DEFICIENTES VISUAIS
O projeto consiste em fazer uma representação tátil de funções matemáticas para auxiliar o aprendizado de deficientes visuais.
Estande: 124
Código do trabalho: CAN11
SIMULAÇÃO DO IMPACTO OCUPACIONAL DO MONOTRILHO NA REGIÃO DO GRANDE ABC
Considerando-se a futura implantação do Metrô Linha-18 Bronze, na Região do Grande ABC, utilizou-se um "videogame" para verificar o impacto da desapropriação ao longo de três estações. A pesquisa buscou verificar a viabilidade de utilização do “Cities Skylines”, simulador virtual que incorpora diferentes parâmetros urbanÃsticos como densidade de ocupação, tipologias de uso, tipos de vias, cursos das águas, transporte urbano entre outros.
Estande: 416
Código do trabalho: CVD24
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 14:30
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
SÃNTESE DE NANOPARTÃCULAS DE COBRE COM RESÃDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS
Recuperação de cobre com sucata de equipamentos eletroeletrônicos, utilizando-se rotas hidrometalúrgicas para a produção de nanopartÃculas de cobre.
Estande: 122
Código do trabalho: QMN17
SISTEMA AUTOMÃTICO PARA EMBARALHAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE CARTAS
SISTEMA DE AMORTECIMENTO DE ÃGUAS PLUVIAIS - ESTUDO EM PROTÓTIPO DE PLANTER
Análise da eficácia de um jardim de chuva quanto ao amortecimento de águas pluviais para o combate a enchentes, a partir da construção e análise de escoamento de um protótipo.
Estande: 211
Código do trabalho: CVD22
SISTEMA DE AR-CONDICIONADO UTILIZANDO-SE MICROCANAIS
Para este trabalho de conclusão de curso, foram objetivos o dimensionamento e a construção de um sistema miniaturizado de condicionamento de ar a partir do ciclo de refrigeração por compressão a vapor, utilizando-se trocadores de calor de microcanais, com o intuito de avaliar a eficiência do equipamento.
Estande: 737
Código do trabalho: MCN07
SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO POR RADIAÇÃO DO TIPO TETO FRIO: ESTUDO DE SUBSTITUIÇÃO DO AR-CONDICIONADO
Com foco no desenvolvimento de um produto saudável tanto para o público praticante de esportes quanto para os apreciadores de sorvetes, foi desenvolvido um processo de produção de sorvete com alto teor de proteÃna, baixo teor de gordura e teor reduzido de lactose. Os teores de proteÃna e lactose foram ajustados por meio do processo de ultrafiltração de leite desnatado para se obter um sorvete com sabor e textura adequados.
Estande: 713
Código do trabalho: ALD05
Data da Banca de Avaliação: 02/12/2019 19:00
Local da Banca de Avaliação: Sala J-301A
SUPLEMENTO SIMBIÓTICO PARA CÃES E GATOS
Desenvolvimento e produção de suplemento alimentar simbiótico para cães e gatos com base de leite, balanceando e adicionando nutrientes que favorecem a digestão, imunidade e flora intestinal dos animais. O consumo regular desse suplemento pelo animal promove sua saúde e seu bem-estar.
UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA BIM EM PROJETO DE INFRAESTRUTURA RODOVIÃRIA
Neste trabalho aborda-se a utilização da tecnologia BIM - "Building Information Modelling" em projeto de infraestrutura rodoviária. Com a análise do conceito do BIM, pôde-se demonstrar os benefÃcios dessa plataforma e, com um estudo de caso de uma via, foi possÃvel comparar o desenvolvimento dele com a ferramenta 2D.
Estande: 215
Código do trabalho: CVD16
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 10:50
Local da Banca de Avaliação:
VIABILIZAÇÃO ECONÔMICA NA TERRAPLENAGEM: COTA ÓTIMA