Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 


2012

(Pesquisado por: ‚äāmit=)

Número de trabalhos exibidos: 136

A INFLUÊNCIA DO MARKETING PARA A POPULARIZAÇÃO DO UFC

O trabalho sobre a influ√™ncia do marketing para a populariza√ß√£o do UFC ("Ultimate Fight Championship") apresentar√° as defini√ß√Ķes de Marketing Esportivo e o conceito Marca com estudo de caso sobre o UFC.
Estande: 25
Código do trabalho: ADMN02
 

A POL√äMICA DA SACOLINHA PL√ĀSTICA

Uma abordagem t√©cnica e fundamentada nas ferramentas ambientais sobre a distribui√ß√£o de sacolinhas pl√°sticas nos mercados, os impactos positivos e negativos ambientais, econ√īmicos e sociais das solu√ß√Ķes apresentadas at√© o momento. De forma clara, s√£o expostas e analisadas as reais situa√ß√Ķes criadas pelas mudan√ßas promovidas no comportamento e na educa√ß√£o ambiental da popula√ß√£o para que o p√ļblico de todas as idades e classes consiga formar uma opini√£o fundamentada e ponderada.
Estande: 55
Código do trabalho: GABN01
 

ACESS√ďRIO PARA CADEIRA DE RODAS

O projeto trata da cria√ß√£o de um sistema de ilumina√ß√£o para facilitar a visualiza√ß√£o do cadeirante por motoristas, ciclistas e pedestres em vias p√ļblicas, trazendo ao usu√°rio independ√™ncia na mobilidade. O grande diferencial desse produto est√° no fato de o sistema de ilumina√ß√£o ser integrado √† cadeira de maneira simples sem serem necess√°rias instala√ß√Ķes el√©tricas, o sistema √© movido a pilhas.
Estande: 0
Código do trabalho: DSGN10
 

ADEQUA√á√ÉO DE MOTOR EL√ČTRICO EM VE√ćCULO UTILIT√ĀRIO

Foi retirado o motor a combust√£o de um ve√≠culo Fiat Fiorino e desenvolvida a instala√ß√£o de um motor el√©trico como propulsor exclusivo. Para tanto, estudaram-se as necessidades de torque e pot√™ncia para se preservarem as condi√ß√Ķes adequadas de desempenho. Consideraram-se as capacidades de carga originais e definidos motor, rela√ß√£o de transmiss√£o, capacidade das baterias e controlador adequado; manteve-se tamb√©m a carroceria original do ve√≠culo.
Estande: 1
Código do trabalho: MCN09
 

ALTERNATIVAS PARA OTIMIZA√á√ÉO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE COM A REDU√á√ÉO DO LEAD TIME NUMA EMPRESA FABRICANTE DE CHICOTES EL√ČTRICOS

O projeto consiste em propor alternativas para a otimização do atendimento ao cliente. Por meio da implementação de ferramentas para a redução dos atrasos nas entregas, utilizam-se técnicas de Planejamento e Controle da Produção (PCP) numa empresa de montagem de chicotes elétricos.
Estande: 28
Código do trabalho: PMN01
 

AN√ĀLISE DA EFICI√äNCIA FABRIL EM IND√öSTRIA T√äXTIL

Foi analisada a √°rea de texturiza√ß√£o da ind√ļstria t√™xtil Trifil com o objetivo de aumentar a efici√™ncia e garantir maior produtividade. Para isso, foram utilizadas ferramentas de "Lean Manufacturing" que minimizem os desperd√≠cios e otimizem as movimenta√ß√Ķes de pessoas, materiais e informa√ß√Ķes.
Estande: 57
Código do trabalho: PMD04
 

AN√ĀLISE DA VIABILIDADE T√ČCNICA, ECON√ĒMICA E FINANCEIRA DE UM PROCESSO DE TRANSFORMA√á√ÉO QUE AGREGUE VALOR AO POLIETILENO DESCARTADO EM FORMA DE LIXO DOMICILIAR

O setor industrial do grande ABC vem cada vez mais buscando modos sustentáveis de crescer. Com estudos de caso e visitas, neste trabalho visa-se analisar a viabilidade de transformar o polietileno descartado em forma de lixo doméstico, de modo que ele possa voltar a ser matéria-prima, pois hoje este resíduo é basicamente aterrado ou incinerado. Com a utilização de ferramentas como ACV e agregação de valor, foi possível gerar resultados tanto financeiros, quanto sociais e ambientais.
Estande: 148
Código do trabalho: PMD11
 

ANALISE DA VIABILIDADE T√ČCNICA, ECON√ĒMICA E FINANCEIRA PARA A IMPLEMENTA√á√ÉO DE UM CONDOM√ćNIO DE GALP√ēES NO RODOANEL.

O presente trabalho visa estudar e analisar a viabilidade de construção de um grande empreendimento comercial destinado a locação. As principais análises referem-se ao retorno financeiro obtido pelo projeto e as formas de captação de dinheiro no mercado para a realização dele (financiamento por meio de produtos financeiros estruturados).
Estande: 135
Código do trabalho: PMD18
 

AN√ĀLISE DE VIABILIDADE DE UM EMPREENDIMENTO IMOBILI√ĀRIO

O trabalho consiste na an√°lise de duas propostas de planta para um empreendimento, uma residencial e outra comercial, num terreno localizado no centro de Santo Andr√©, com o objetivo de selecionar a mais adequada √† demanda socioecon√īmica e √† disponibilidade da infraestrutura local. Os conceitos de "real estate" trabalhados no mercado imobili√°rio permitem estimar a rentabilidade do empreendimento, a fim de trazer o menor risco para o investidor.
Estande: 108
Código do trabalho: CVD10
 

AN√ĀLISE DIN√āMICA DE FUNDA√á√ēES APORTICADAS E R√ćGIDAS DE M√ĀQUINAS ROTATIVAS

Partindo dos conhecimentos de Din√Ęmica das Estruturas, o trabalho baseia-se na modelagem de dois tipos de funda√ß√£o de m√°quinas rotativas, afim de se verificar e dimensionar a estrutura, visando √† maior economia, dentro dos padr√Ķes de seguran√ßa.
Estande: 166
Código do trabalho: CVD05
 

AN√ĀLISE DO USO DE ROTOR DESSECANTE PARA CONTROLE DA UMIDADE DO AR

Este trabalho visa entender a tecnologia de se retirar a umidade do ar usando um rotor dessecante. Além disso, é analisado o emprego dessa tecnologia numa aplicação específica para o controle da umidade do ar.
Estande: 167
Código do trabalho: MCD09
 

AN√ĀLISE DOS FLUXOS DE MATERIAIS E DE INFORMA√á√ēES EM IND√öSTRIA DE ELETROMETALURGIA EM S√ÉO CAETANO DO SUL

Neste trabalho de gradua√ß√£o, analisaram-se os fluxos de materiais e de informa√ß√Ķes de uma ind√ļstria de eletrometalurgia em S√£o Caetano do Sul, para se identificarem oportunidades de melhoria, mensurar os recursos necess√°rios para implant√°-las, avaliar a viabilidade de implanta√ß√£o e o resultando financeiro a ser obtido. Foram selecionadas as principais oportunidades e elaborado um plano de a√ß√£o para execut√°-las.
Estande: 191
Código do trabalho: PMD09
 

AN√ĀLISE DOS PROCESSOS DE MANUFATURA DE EMPRESA DE EXTRUS√ÉO DE ALUM√ćNIO PARA A IMPLANTA√á√ÉO DE FERRAMENTAS DA MANUFATURA ENXUTA

O trabalho trata da aplicação das ferramenteas do "Lean Manufacturing" numa empresa de médio porte, onde são fabricados perfis extrudados de alumínio. O principal objetivo do trabalho foi a redução dos desperdícios da empresa, principalmente em seu processo produtivo.
Estande: 37
Código do trabalho: PMN05
 

APLICA√á√ÉO DA DIN√āMICA DE SISTEMAS A UMA EMPRESA DE TELECOMUNICA√á√ēES

O trabalho consiste na elabora√ß√£o de uma ferramenta de simula√ß√£o baseada em din√Ęmica de sistemas para estudar a influ√™ncia das campanhas publicit√°rias ao longo da cadeia de opera√ß√Ķes de uma empresa de telecomunica√ß√Ķes. Dado o ambiente din√Ęmico e complexo da empresa, o modelo visa sustentar as tomadas de decis√Ķes para aumentar o n√≠vel de servi√ßo proporcionado aos seus clientes.
Estande: 70
Código do trabalho: PMD16
 

APLICA√á√ÉO DE FERRAMENTAS DO "LEAN MANUFACTURING" VISANDO √Ä REDU√á√ÉO DE DESPERD√ćCIOS E O AUMENTO DE PRODUTIVIDADE EM UMA METAL√öRGICA DE PEQUENO PORTE

No trabalho buscou-se analisar o impacto da aplica√ß√£o de algumas ferramentas do "Lean Manufacturing" numa empresa metal√ļrgica de pequeno porte, que possui em seu portf√≥lio uma grande variedade de produtos com pedidos com volumes reduzidos. Com o objetivo de tornar a empresa mais eficiente e competitiva, foram identificados, reduzidos e eliminados alguns desperd√≠cios na cadeia produtiva. Apesar de o estudo restringir-se a um conjunto de pe√ßas, os ganhos financeiros e estrat√©gicos foram significativos.
Estande: 91
Código do trabalho: PMD15
 

APLICAÇÃO DO CONCEITO DO PLM - "PRODUCT LIFECYCLE MANAGEMENT" NUM PROCESSO DE PRODUÇÃO DE EMBALAGENS

Viabilidade da aplicação do conceito PLM - "Product Lifecycle Management" numa empresa de pequeno porte e desenvolvimento de uma fábrica virtual para auxiliar o processo produtivo.
Estande: 69
Código do trabalho: PMN08
 

APLICATIVO DE CELULAR PARA COMPRAS EM SUPERMERCADO

O trabalho consiste em desenvolver um aplicativo para supermercados com o intuito de diminuir as filas dos caixas, utilizando os "smartphones" como interface para a compra e pagamento.
Estande: 134
Código do trabalho: ELN07
 

AQU√ĀRIO AUTOMATIZADO

O Aqu√°rio Automatizado √© um projeto em que se pretende utilizar um sistema aut√īnomo que verifica e controla diversos par√Ęmetros tais como n√≠vel, pH, temperatura, alimenta√ß√£o, ilumina√ß√£o e filtragem. O projeto consiste num aqu√°rio de 80 litros onde ser√£o dispostos alguns sensores que captar√£o determinadas condi√ß√Ķes do ambiente e enviar√£o sinais para um controlador. Este, por sua vez, emitir√° comandos para o ambiente ficar de acordo com a configura√ß√£o estabelecida pelo usu√°rio.
Estande: 184
Código do trabalho: CAD01
 

ARIDUS: O CAMINHÃO "OFF ROAD" DA MERCEDES-BENZ

O tema do projeto foi o desenvolvimento de um ve√≠culo "Off road" (fora de estrada) de peso m√©dio para cargas exigentes utilizadas em mineradoras, constru√ß√Ķes e madeireiras para a marca Mercedes-Benz do Brasil. O p√ļblico-alvo s√£o caminhoneiros aut√īnomos e frotistas que representam uma porcentagem maior de vendas nesse segmento. A proposta √© apresentar um "design" totalmente agressivo, sem deixar de ser um caminh√£o Mercedes- -Benz.
Estande: 71
Código do trabalho: DSGN03
 

ARMAZENAMENTO AUTOMATIZADO

O trabalho consiste num equipamento para armazenamento automático, o qual visa à máxima utilização do espaço de armazenagem. Ergonomia, tempo de "picking" e fácil integração entre a máquina e o usuário são outros fatores abordados com especial atenção neste trabalho. Por ser totalmente automatizado, o equipamento, além de fornecer um controle de fluxo mais preciso dos produtos armazenados, ainda evita eventuais danos e/ou extravios.
Estande: 39
Código do trabalho: MCD01
 

ASFALTO ECOL√ďGICO: VIABILIDADE DE IMPLANTA√á√ÉO DO ASFALTO BORRACHA

O asfalto ecológico (ou borracha) trata-se do resultado da adição de borracha de pneus inservíveis ao cimento asfáltico de petróleo (CAP). Essa adição proporciona uma série de benefícios, entre os quais estão a melhor resistência à fadiga e melhor aderência dos pneus dos veículos. Esse material apresenta-se como uma solução adequada tanto para o descarte de pneus quanto para camada de revestimento em pavimentação.
Estande: 63
Código do trabalho: CVD02
 

AUMENTO DA CONFIABILIDADE NUM SISTEMA DE INCINERAÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de mostrar como uma pol√≠tica de manuten√ß√£o estruturada pode elevar a confiabilidade de um ativo. O sistema estudado foi o incinerador de gases da empresa Firmenich. Com a ajuda da empresa Manserv, definiu-se uma pol√≠tica de manuten√ß√£o, desde a identifica√ß√£o dos principais componentes at√© a defini√ß√£o dos planos de manuten√ß√£o e opera√ß√£o, gerando-se um manual com informa√ß√Ķes e melhores pr√°ticas, auxiliando a informatiza√ß√£o do sistema.
Estande: 169
Código do trabalho: PMN14
 

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL DE BAIXO CUSTO

O trabalho aborda a automação residencial de baixo custo, utilizando microcontrolador e "LCD touchscreen", visando ao controle inteligente de persiana, iluminação e ventilação para casa populares.
Estande: 122
Código do trabalho: CAN09
 

AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DO CONCEITO DE MANUFATURA DIGITAL

Tendo em vista a atual necessidade de otimizar o desenvolvimento de produtos e seus processos de produ√ß√£o quanto √† administra√ß√£o de dados, tempo e custo, para as grandes ind√ļstrias e o mercado competitivo no qual est√£o insertas, aborda-se neste trabalho o conceito da Manufatura Digital que est√° sendo implantado na Escola de Engenharia Mau√°. Com essa experi√™ncia pode-se aplicar um conhecimento atual utilizado por grandes montadoras e repassar as vantagens do conceito para a sociedade.
Estande: 85
Código do trabalho: PMD01
 

AVALIA√á√ÉO T√ČCNICA E SUSTENT√ĀVEL DOS COMP√ďSITOS DE POLIPROPILENO/TALCO E POLIPROPILENO/S√ćLICA DE CASCA DE ARROZ

A fim de se realizar a análise técnica e sustentável dos compósitos e obter-se uma conclusão final favorável ou não à utilização do PP/sílica de casca de arroz em detrimento do PP/talco, este trabalho serviu-se de testes laboratoriais, que determinam as principais características dos compostos, e de estudos que verificam as cadeias produtivas com relação ao meio ambiente.
Estande: 150
Código do trabalho: QMD05
 

CADEIRA DE RODAS OMNIDIRECIONAL COM ACIONAMENTO CEREBRAL

O trabalho consiste na adapta√ß√£o de um projeto previamente desenvolvido no Instituto Mau√° de Tecnologia - uma cadeira de rodas omnidirecional el√©trica, para um novo tipo de acionamento: ondas cerebrais. As ondas s√£o captadas por um dispositivo de eletroencefalograma (EEG) e, com elas, √© poss√≠vel se detectarem padr√Ķes no "pensamento", express√Ķes faciais e emo√ß√Ķes para o controle da cadeira. Com isso, pessoas com maiores dificuldades motoras tamb√©m podem usufruir de maior liberdade de movimento.
Estande: 93
Código do trabalho: CAD02
 

CAPITALIZAÇÃO DE "STARTUPS"

As "Startups" s√£o de extrema import√Ęncia para a gera√ß√£o de valores na economia contempor√Ęnea. A inova√ß√£o e a criatividade s√£o os fatores cr√≠ticos de sucesso para a competitividade das empresas que ingressam nesse segmento de mercado. As incertezas, riscos e retorno est√£o presentes, raz√£o pela qual h√° necessidade de o empreendedor desenvolver habilidades para planejar, definir estrat√©gias consistentes, conhecer o mercado e estruturar um modelo de gest√£o contempor√Ęneo para administrar intang√≠veis.
Estande: 106
Código do trabalho: ADMN01
 

CARACTERIZA√á√ÉO E DIAGN√ďSTICO DAS PATOLOGIAS DAS CONSTRU√á√ēES E ELABORA√á√ÉO DE UM MODELO PARA VISTORIA EM EDIF√ćCIOS COMERCIAIS DE GRANDE MOVIMENTA√á√ÉO

O projeto consiste em caracterizar as patologias na construção civil e desenvolver um modelo para vistoria predial de edifícios comerciais de grande movimentação.
Estande: 14
Código do trabalho: CVN02
 

COMBINA√á√ÉO DE UM REVESTIMENTO DE ALTO DESEMPENHO COM ADITIVOS ELASTOM√ČRICOS PARA A OBTEN√á√ÉO DE UM COMP√ďSITO RESILIENTE

Em busca de um novo conceito de pisos, foi desenvolvido um revestimento de alto desempenho, macio e resistente, com capacidade de absorver impactos. Seu diferencial é aliar bem-estar ao conforto e segurança. Excelente oportunidade para brinquedotecas, "playgrounds", academias e espaços de lazer.
Estande: 32
Código do trabalho: QMN02
 

COMP√ďSITO ESTRUTURAL DE PET RECICLADO

O trabalho consiste no desenvolvimento de um novo material, um comp√≥sito estrutural feito com fibra de PET reciclado e o estudo de suas poss√≠veis aplica√ß√Ķes.
Estande: 53
Código do trabalho: MCD08
 

CONTROLE DE PÊNDULO INVERTIDO COM RODA DE REAÇÃO

O projeto consiste em estabilizar um p√™ndulo invertido, sistema inerentemente inst√°vel, por meio do torque provindo de um motor de corrente cont√≠nua acoplado a uma roda de in√©rcia, fixa numa das extremidades do p√™ndulo, e a outra extremidade pivotada. Uma plataforma embarcada com PIC18F452 far√° o controle; "encoder" na extremidade fixa do p√™ndulo e no motor informam a posi√ß√£o e velocidade. Uma comunica√ß√£o com o PC far√° a interface para inserir e mostrar par√Ęmetros e resultados.
Estande: 183
Código do trabalho: CAN01
 

CONVERSOR DE ENERGIA EL√ČTRICA

Conversor de energia com 3kVA de potência. Constituído por retificador trifásico, entrada de 220Vca/60Hz e saída 300Vcc; inversor monofásico com chaveamento em alta frequência (~22KHz); entrada de 300Vcc e saída senoidal de 127Vca/60Hz.
Estande: 29
Código do trabalho: ELN04
 

CONVERSOR EST√ĀTICO PARA AQUECIMENTO INDUTIVO

Trata-se de um conversor estático destinado ao aquecimento de metais e ligas metálicas pelo princípio da indução eletromagnética. O conversor é alimentado pela tensão alternada trifásica de 60Hz e transforma-a numa tensão de média frequência de aproximadamente 25kHz. Essa tensão é aplicada a uma bobina de trabalho, a qual induz correntes de Foucault nas peças metálicas, provocando o seu aquecimento, ou, caso se deseje, a sua fusão.
Estande: 190
Código do trabalho: ELD03
 

CREME VEGETAL PROBI√ďTICO COM IOGURTE

Com a quarta grande onda de segmentos da ind√ļstria de alimentos, a principal busca dos consumidores est√° nos alimentos funcionais. Este trabalho parte dessa grande onda e traz um novo alimento funcional, com os benef√≠cios dos micro-organismos probi√≥ticos e de fibras prebi√≥ticas. Desenvolve-se nele um creme vegetal simbi√≥tico de morango, com o emprego de leite fermentado liofilizado. Esse produto pode ser aplicado em recheios de bolos e biscoitos e outros de panifica√ß√£o.
Estande: 82
Código do trabalho: ALD01
 

CRIPTOGRAFIA PARA TELEFONIA

Neste trabalho, elaborou-se um sistema de comunica√ß√£o capaz de proteger informa√ß√Ķes confidenciais compartilhadas por telefonia m√≥vel (prote√ß√£o contraescuta telef√īnica), por meio da aplica√ß√£o de um algoritmo de criptografia desenvolvido pelos participantes. O sistema √© baseado em telefonia celular pela comunica√ß√£o GSM.
Estande: 99
Código do trabalho: ELN05
 

DESENVOLVIMENTO DE "SOFTWARE" PARA AN√ĀLISE POSTURAL EM POSTOS DE TRABALHO COM O USO DO KINECT

Foi desenvolvido o produto IRED lysis, um "software" que, com base na tecnologia Kinect da Microsoft, √© capaz de monitorar e avaliar a postura do trabalhador em diversos ambientes por meio de simula√ß√Ķes.
Estande: 66
Código do trabalho: PMD06
 

DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA PROTEICA SABOR MORANGO COM COL√ĀGENO

Uma bebida ou um suplemento? Na verdade, trata-se de um √ļnico produto com ambas as caracter√≠sticas. O diferencial est√° na adi√ß√£o de col√°geno com tecnologia de microencapsulamento que permite eliminar seu sabor residual. Al√©m disso, o consumo regular da bebida pode auxiliar na suplementa√ß√£o de prote√≠nas e vitaminas necess√°rias para uma alimenta√ß√£o balanceada. Inovando sua apresenta√ß√£o, basta adicionar √°gua e agitar; a bebida j√° est√° pronta para consumo, de maneira pr√°tica e saud√°vel.
Estande: 19
Código do trabalho: ALD06
 

DESENVOLVIMENTO DE CADEIRA DE RODAS PARA LOCOMOÇÃO EM PISOS IRREGULARES

O projeto consiste no desenvolvimento de um produto que permita às pessoas, com dificuldade de locomoção ou deficiências físicas ou motoras, poderem movimentar-se e transitar livremente com segurança, conforto, rapidez e dignidade em qualquer tipo de piso.
Estande: 96
Código do trabalho: DSGN02
 

DESENVOLVIMENTO DE DESSALINIZADOR N√ĀUTICO UTILIZANDO FONTES RENOV√ĀVEIS DE ENERGIA

O protótipo captará a energia solar no momento da apresentação para transformar a água do mar (lá disponível) em água doce e potável.
Estande: 86
Código do trabalho: PMD07
 

DESENVOLVIMENTO DE INJE√á√ÉO ELETR√ĒNICA PARA MOTORES MONOCIL√ćNDRICOS DE BAIXA CILINDRADA

Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma inje√ß√£o eletr√īnica monocil√≠ndrica, parametriz√°vel, com "firmware" modular, embarcada num microcontrolador ARM "Cortex" M3 de 32 "bits". Utilizando um sistema operacional de tempo real ("RTOS"), o gerenciamento √© realizado com o conceito de "Round Robin Preemptive". O sistema desenvolvido permite o gerenciamento do motor, telemetria por meio da rede ZigBee, al√©m de interface homem-m√°quina para a configura√ß√£o local.
Estande: 21
Código do trabalho: ELN08
 

DESENVOLVIMENTO DE MODELO ESTRAT√ČGICO DE COMPETITIVIDADE PARA MICRO E PEQUENAS IND√öSTRIAS

As Micro e Pequenas Ind√ļstrias (MPIs) brasileiras enfrentam muitas dificuldades para sobreviver no cen√°rio pol√≠tico e econ√īmico atual do nosso pa√≠s. Grande parte das MPIs no Brasil necessita de ajuda para administrar o neg√≥cio e ainda n√£o possui um material completo e adequado para sua orienta√ß√£o. Partindo dessa constata√ß√£o, foi elaborado um modelo estrat√©gico, sob a forma de cartilha de aux√≠lio √†s MPIs, que poder√° colaborar para torn√°-las mais competitivas no mercado.
Estande: 173
Código do trabalho: PMN03
 

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DE MADEIRA PL√ĀSTICA COMO FORMA DE ADICIONAR VALOR A MATERIAIS DESCARTADOS

O projeto visa buscar alternativas para o uso de madeira plástica em substituição à madeira convencional, utilizando-se materiais descartados como matéria-prima.
Estande: 24
Código do trabalho: PMN04
 

DESENVOLVIMENTO DE PROPULSOR MONOP√Ā E ESTUDO DA VIABILIDADE DA APLICA√á√ÉO PARA VANT

O trabalho de graduação tem seu principal foco em projetar, construir e testar uma hélice monopá para VANT, com conceitos de processos de desenvolvimento do produto e projeto e o estudo da viabilidade na aplicação dessa hélice comparada com a eficiência energética das hélices bipás existentes atualmente no mercado aeromodelista/militar relativo à VANT.
Estande: 100
Código do trabalho: PMN12
 

DESENVOLVIMENTO DE RESINA ALQU√ćDICA COM BASE DE PET RECICLADO

Este trabalho prop√Ķe um m√©todo de reciclagem do PET p√≥s-consumo, para diminuir seu descarte em aterros sanit√°rios, e utiliz√°-lo como mat√©ria-prima mais barata na s√≠ntese de resinas alqu√≠dicas.
Estande: 89
Código do trabalho: QMD03
 

DESENVOLVIMENTO DE SORVETE "SOFT" COM "MIX DE NUTS" EM EMBALAGEM TETRA RECART TM.

A base para sorvete "Premium" tem por objetivo ser comercializada para atender a demanda presente na cadeia de "Food Service", responsável pela venda de sorvetes do tipo "soft" ao consumidor final. A tecnologia da Tetra Recart possibilita que produtos com pedaços ou produtos em pedaços possam ser esterilizados, mantidos em temperatura ambiente durante o armazenamento e garantir um "shelf-life" maior que os produtos similares do mercado.
Estande: 144
Código do trabalho: ALD04
 

DESENVOLVIMENTO DE SUCO DE FRUTAS LIOFILIZADO COM PROPRIEDADES PREBI√ďTICAS E PROBI√ďTICAS

Este trabalho foi elaborado observando-se a vida do consumidor do s√©culo XXI e consiste no desenvolvimento de um suco de frutas, em p√≥, com propriedades funcionais que visa tanto aos benef√≠cios √† sa√ļde quanto √† praticidade, devido √† sua embalagem diferenciada. O suco √© composto por frutas brasileiras com alto valor nutricional e por ingredientes com propriedades prebi√≥ticas e probi√≥ticas, que auxiliam o balan√ßo microbiano intestinal.
Estande: 52
Código do trabalho: ALD02
 

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE SUSPENS√ÉO E DIRE√á√ÉO APLICADOS A UM VE√ćCULO BAJA SAE

O objetivo deste trabalho é projetar e analisar sistemas de suspensão e direção de um veículo Baja SAE para se obter maior conforto, dirigibilidade e estabilidade do veículo. Foi analisada a influência das geometrias da suspensão e da direção no veículo. Posteriormente a essas análises, são executados refinamentos das geometrias da suspensão e da direção para se obter um novo sistema que propicie ao veículo os quesitos desejados.
Estande: 153
Código do trabalho: MCD03
 

DESENVOLVIMENTO DE UMA CAMA DE EMERGÊNCIA DE PAPELÃO ONDULADO

O produto desenvolvido neste trabalho é uma cama de emergência de papelão ondulado cuja principal aplicação é atender vítimas de desastres naturais, proporcionando um mínimo de conforto para os desabrigados, resistência a certa umidade do ambiente, seja capaz de sustentar um peso mínimo desejável, descartável e tenha um custo acessível.
Estande: 127
Código do trabalho: PMD03
 

DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA PROJETO B√ĀSICO DE UM DESSALINIZADOR COM ENERGIA SOLAR

Em torno de 51% da √°rea total de √°gua do nordeste brasileiro est√£o no aqu√≠fero cristalino, onde a salinidade da √°gua √© maior que os n√≠veis aceit√°veis pela OMS. A insola√ß√£o m√©dia anual nesse local √© de 7,5 horas e a radi√ß√£o solar di√°ria chega a 19MJ/m¬≤, portanto h√° abund√Ęncia de √°gua salobra, incid√™ncia solar e necessidade de √°gua pot√°vel. Isso o que viabiliza o projeto desse dessalinizador, pois utiliza basicamente energia solar para o tratamento da √°gua, simulando seu ciclo natural.
Estande: 23
Código do trabalho: MCN07
 

DIRETRIZES PARA A ELABORA√á√ÉO DE UM PLANO DE GEST√ÉO DE RES√ćDUOS NO IMT

Devido à ausência de um plano formal de gerenciamento de resíduos no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), "campus" de São Caetano do Sul, este trabalho tem como objetivo criar diretrizes para a elaboração desse plano com base na legislação vigente e boas práticas ambientais. A partir deste estudo são sugeridas propostas de melhorias visando benefícios ambientais, sociais e financeiros para o Instituto e seus "stakeholders".
Estande: 64
Código do trabalho: PMN06
 

DISPOSITIVO PARA AUX√ćLIO √Ä LOCOMO√á√ÉO DE DEFICIENTES VISUAIS

Um dispositivo eletr√īnico composto de sensores ultrass√īnicos e micromotores de vibra√ß√£o, capaz de detectar objetos e informar ao usu√°rio a proximidade de obst√°culos evitando colis√Ķes, tem como objetivo auxiliar deficientes visuais durante sua locomo√ß√£o.
Estande: 54
Código do trabalho: CAN02
 

DRENAGEM EM EMPREENDIMENTOS IMOBILI√ĀRIOS HABITACIONAIS

Apresentam-se solu√ß√Ķes de projeto e recomenda√ß√Ķes de execu√ß√£o para sistemas de drenagem superficial de empreendimentos imobili√°rios habitacionais.
Estande: 175
Código do trabalho: CVD07
 

EFEITOS DA CORROS√ÉO EM A√áO CARBONO REVESTIDO COM INCONEL 625 PELO PROCESSO DE SOLDAGEM ELETROESC√ďRIA

Em ambientes agressivos, como o da explora√ß√£o de petr√≥leo em alto mar, o sal presente no √≥leo extra√≠do acelera a corros√£o nos tubos de transporte do √≥leo. Neste trabalho apresenta-se a an√°lise de propriedades mec√Ęnicas e de resist√™ncia √† corros√£o de um a√ßo carbono SA 516 Gr 70N revestido com Inconel 625 soldado pelo processo eletroesc√≥ria. Para isso, corpos de prova foram submetidos a diversos ensaios seguindo as normas vigentes e aplic√°veis e este tipo de solda.
Estande: 102
Código do trabalho: MCN05
 

EFICI√äNCIA DO DI√ďXIDO DE CLORO COMO AGENTE ANTIMICROBIANO EM √ĀGUA DE RE√öSO

Neste estudo foi avaliada a efici√™ncia do Di√≥xido de Cloro em rela√ß√£o ao Hipoclorito de S√≥dio como agente antimicrobiano em √°gua de re√ļso, proveniente do tratamento de efluentes de uma ind√ļstria de produtos para higiene bucal e reutilizada em torre de resfriamento. Com a avalia√ß√£o na redu√ß√£o decimal da popula√ß√£o de microrganismos, o Di√≥xido de Cloro mostra-se mais eficiente nessa fun√ß√£o e traz como benef√≠cios maior estabilidade do sistema, melhoria no desempenho dos equipamentos e menor emiss√£o de odores.
Estande: 18
Código do trabalho: QMN06
 

ELEVADOR DE AUTOM√ďVEIS PARA A DUPLICA√á√ÉO DE VAGAS DE ESTACIONAMENTO

Este trabalho visa √† solu√ß√£o da indisponibilidade de vagas de estacionamento de ve√≠culos nas grandes cidades. Tal solu√ß√£o partiu do desenvolvimento de um sistema mec√Ęnico, com apenas uma coluna de sustenta√ß√£o, que permite a otimiza√ß√£o de vagas nos estacionamentos a c√©u aberto ou localizados dentro de edif√≠cios, possibilitando que um autom√≥vel seja estacionado numa plataforma elevat√≥ria que, quando ativada, suspende o ve√≠culo e permite que outro estacione abaixo daquele j√° suspenso.
Estande: 180
Código do trabalho: MCN02
 

EQUIPAMENTO PARA MELHORA DE RENDIMENTO DE JOGADORES DE "RUGBY"

Desenvolvimento de equipamento para a melhoria de rendimento de jogadores de "rugby". O objetivo consiste em agregar formas diferentes de auxiliar o atleta no seu desempenho e na sua seguran√ßa, fazendo com que consiga maior rendimento em campo. Combinando prote√ß√£o com novas tecnologias, ser√° poss√≠vel conhecer a carga de impacto, a posi√ß√£o da coluna, frequ√™ncia card√≠aca, localiza√ß√£o do atleta em campo, velocidade e quil√īmetros percorridos. Com isso pode-se corrigir os pontos fracos ou potencializar os pontos fortes.
Estande: 68
Código do trabalho: DSGN04
 

ESCOLHA DE UM NOVO S√ćTIO AEROPORTU√ĀRIO PARA A REGI√ÉO METROPOLITANA DE S√ÉO PAULO

A evolu√ß√£o do transporte a√©reo no Aeroporto Internacional de Guarulhos e suas conhecidas dificuldades de amplia√ß√£o apontam a necessidade de um novo aeroporto nos pr√≥ximos 20 anos. O presente trabalho tem por objetivo identificar um local para a implanta√ß√£o de um novo terminal aeroportu√°rio que atenda √†s proje√ß√Ķes do tr√°fego a√©reo na Regi√£o de S√£o Paulo. A metodologia adotada √© a estabelecida pela Organiza√ß√£o Internacional de Avia√ß√£o Civil, aceita e praticada internacionalmente.
Estande: 90
Código do trabalho: CVD09
 

ESTUDO COMPORTAMENTAL SOBRE O P√ďS-CONSUMO DE ELETROELETR√ĒNICOS.

Tendo em vista a import√Ęncia atual de a√ß√Ķes sustent√°veis, este estudo comportamental analisa as atitudes p√≥s-consumo no mercado de eletroeletr√īnicos e apresenta os aspectos fundamentais para o descarte consciente e seus benef√≠cios ambientais, econ√īmicos e sociais.
Estande: 17
Código do trabalho: QMN04
 

ESTUDO DA CIN√ČTICA DE SECAGEM DO BAGA√áO DO MALTE PARA APLICA√á√ÉO EM FORMULA√á√ÉO DE PR√Č-MISTURA PARA P√ÉO CERVEJEIRO

A grande tend√™ncia do mercado de alimentos √© elaborar produtos que tragam benef√≠cios √† sa√ļde. Por isso foi desenvolvida uma pr√©-mistura para p√£o cervejeiro com alto valor nutricional, aproveitando o que a cerveja tem de melhor. Rico em fibras, o p√£o cervejeiro √© uma boa op√ß√£o para os vegetarianos, por ser um produto com teor proteico maior do que os p√£es tradicionais. A pr√©-mistura tamb√©m oferece praticidade em seu preparo, sendo um produto indicado especialmente para seu dia a dia.
Estande: 95
Código do trabalho: ALD03
 

ESTUDO DA INSER√á√ÉO DE UMA MICROEMPRESA DE DOCES NO MERCADO BRASILEIRO: AN√ĀLISE T√ČCNICA, ECON√ĒMICA E FINANCEIRA

Uma vez estudado o mercado de doces finos e identificado seu crescimento nos √ļltimos anos, no trabalho prop√Ķe-se um vasto estudo sobre a cria√ß√£o de um neg√≥cio de doces finos por encomenda, com o intuito de ser competitivo no mercado e obter lucro. Com base no planejamento estrat√©gico, busca-se apresentar ideias e solu√ß√Ķes para que a microempresa estudada fuja das estat√≠sticas, cres√ßa de maneira planejada e sustent√°vel e atenda completamente sua demanda.
Estande: 161
Código do trabalho: PMD12
 

ESTUDO DA INTERA√á√ÉO ENTRE A M√ÉO DE OBRA E A M√ĀQUINA POR MEIO DE SIMULA√á√ÉO DE EVENTOS DISCRETOS

Na simulação, utiliza-se o "software" SIMUL8. O objetivo é estudar a interação entre homem e máquina no setor de vulcanizadoras para reduzir o tempo perdido de máquinas ociosas causado por abertura de 2 ou mais vulcanizadoras ao mesmo tempo para seu carregamento.
Estande: 186
Código do trabalho: PMD10
 
Data da Banca de Avaliação: 10/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

ESTUDO DA RESIST√äNCIA AO RISCO EM TINTA AUTMOTIVA COM CARGA DE NANOSS√ćLICA

Desenvolvimento de tinta de repintura automotiva com adi√ß√£o de nanopart√≠culas de s√≠lica com o objetivo de aumentar a resist√™ncia ao desgaste e ao risco. Essa tinta previne danos causados por agentes externos √† superf√≠cie do autom√≥vel como batidas de pedras, riscos de chave, galhos de √°rvores e outras fric√ß√Ķes leves.
Estande: 65
Código do trabalho: QMN05
 

ESTUDO DA SECAGEM DE IOGURTE EM "SPRAY DRYER"

O trabalho consiste em estudar o processo de secagem de iogurte em "spray dryer". A evapora√ß√£o da √°gua do iogurte, transformando em p√≥ o produto, visa aumentar a vida de prateleira, facilitar o transporte e a estocagem. O p√ļblico-alvo √© representado pelas ind√ļstrias que utilizam o iogurte em suas formula√ß√Ķes e pelos consumidores que gostariam de utilizar o produto numa dieta equilibrada. √Č um produto inovador, pois n√£o existe nenhum tipo de comercializa√ß√£o dele no mercado nacional.
Estande: 35
Código do trabalho: QMN03
 

ESTUDO DA VIABILIDADE DA UTILIZA√á√ÉO DE EXTRATO ALCO√ďLICO DE NEEM COMO AGENTE ANTIF√öNGICO EM TINTA DECORATIVA COM BASE DE √ĀGUA

Os objetivos deste trabalho s√£o: verificar a efici√™ncia do extrato de Neem na inibi√ß√£o do crescimento do fungo "Aspergillus", que apresenta grande incid√™ncia na superf√≠cie de tintas; estudar a aplicabilidade desse extrato como agente antif√ļngico em tintas com base de √°gua, substituindo compostos de alta toxicidade, uma alternativa menos agressiva ao meio ambiente, o que √© hoje um dos maiores desafios da ind√ļstria qu√≠mica.
Estande: 51
Código do trabalho: QMN09
 

ESTUDO DA VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE VENDAS "ONLINE" VOLTADO AO MERCADO DE CICLISMO.

O trabalho consiste na elaboração de um sistema de venda "on-line", voltado para o mercado de ciclismo. Compreende desde a pesquisa de mercado até o plano de negócios.
Estande: 130
Código do trabalho: PMD02
 

ESTUDO DE "PELLETS" COM O F√ĀRMACO MELOXICAM

Este √© um estudo do f√°rmaco meloxicam, um anti-inflamat√≥rio empregado no tratamento de reumatismo. Por ser um medicamento de baixa solubilidade no organismo, o foco principal do trabalho foi estudar varia√ß√Ķes na formula√ß√£o e no procedimento de fabrica√ß√£o, visando resolver esse problema.
Estande: 61
Código do trabalho: QMN01
 

ESTUDO DE CASO DA LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA EMBALAGEM DE TRANSPORTE

O estudo de caso foi realizado na linha de produ√ß√£o de contentores intermedi√°rios a granel na empresa SCH√úTZ VASITEX Ind√ļstrias de Embalagem Ltda. O estudo tem como objetivo propor alternativas para aumentar a produtividade de 330 unidades para 400 unidades di√°rias de IBCs. Visando atender a demanda, a empresa tem a oportunidade de vender 22,22% por m√™s de um produto que lucra de 10 a 15% do seu pre√ßo de custo.
Estande: 185
Código do trabalho: PMD05
 

ESTUDO DE DISPOSITIVOS CONTRA SURTOS DE SOBRETENSÃO

O estudo consiste numa análise dos dispositivos utilizados para proteção contra surtos de sobretensão.
Estande: 121
Código do trabalho: ELD02
 

ESTUDO DE OCUPAÇÃO E PROCESSOS PARA LEGALIZAÇÃO DE PARCELAMENTO DO SOLO

O trabalho objetiva apresentar e analisar os procedimentos atualmente empregados no licenciamento de empreendimentos habitacionais de parcelamento do solo urbano. Além disso, apresenta uma análise da evolução da ocupação de empreendimentos dessa natureza com base numa amostra de loteamentos implantados no Estado de São Paulo.
Estande: 123
Código do trabalho: CVN05
 

ESTUDO DE SECAGEM DE IOGURTE EM "SPRAY DRYER"

O trabalho consiste em estudar o processo de secagem de iogurte em "spray dryer". A evapora√ß√£o da √°gua do iogurte transforma em p√≥ o produto e, com isso, aumenta-lhe a vida de prateleira, facilitando transporte e estocagem. O p√ļblico-alvo √© representado pelas ind√ļstrias que utilizam o iogurte em suas formula√ß√Ķes, ou at√© por consumidores que gostariam de utiliz√°-lo numa dieta equilibrada. √Č um produto inovador, pois n√£o existe nenhum tipo de comercializa√ß√£o desse no mercado nacional.
Estande: 33
Código do trabalho: QMD02
 

ESTUDO DE UM PLANO DIRETOR AEROPORTU√ĀRIO PARA A REGI√ÉO METROPOLITANA DE S√ÉO PAULO

A capacidade para atender ao movimento de passageiros no Aeroporto de Internacional de S√£o Paulo/Guarulhos estar√° esgotada nos pr√≥ximos 20 anos e as proje√ß√Ķes indicam a clara necessidade da constru√ß√£o de um novo aeroporto. O presente trabalho tem por objetivo elaborar o Plano Diretor de um Aeroporto para atender √† crescente demanda de passageiros e cargas, baseado em metodologias estabelecidas pela Organiza√ß√£o Internacional de Avia√ß√£o Civil e pela Ag√™ncia Nacional de Avia√ß√£o Civil.
Estande: 98
Código do trabalho: CVD12
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DA IMPLANTA√á√ÉO DA CERTIFICA√á√ÉO "LEED" NO BLOCO V - BIBLIOTECA " ENG. √ĀLVARO DE SOUZA LIMA" DA ESCOLA DE ENGENHARIA MAU√Ā

Este trabalho de gradua√ß√£o tem como objetivo apresentar uma proposta de implanta√ß√£o de um sistema de gest√£o ambiental no pr√©dio da biblioteca Eng. √Ālvaro de Souza Lima localizada no "campus" de S√£o Caetano do Sul da Escola de Engenharia Mau√°, utilizando-se como ferramenta de gest√£o a certifica√ß√£o "LEED" ("Leadership in Energy & Environmental Design"), um sistema de certifica√ß√£o e orienta√ß√£o ambiental de edifica√ß√Ķes.
Estande: 143
Código do trabalho: CVD01
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIA RFID PARA MONITORAÇÃO E RASTREAMENTO DE BAGAGEM NOS AEROPORTOS DE GUARULHOS E VIRACOPOS

Neste trabalho estuda-se a utilização da tecnologia RFID como alternativa para o uso do código de barras, na monitoração e rastreamento de bagagens; consequentemente, reduzindo custos das companhias aéreas com bagagens perdidas e extraviadas. Além disso, a tecnologia pode ser utilizada para automatizar os processos de desembarque, reduzindo o tempo de espera dos passageiros por sua mala.
Estande: 34
Código do trabalho: PMD14
 

ESTUDO PARA A CRIA√á√ÉO DE FUNDO DE INVESTIMENTO LASTREADO EM RESULTADOS DE NEG√ďCIOS FRANQUEADOS

Estudo de viabilidade para o desenvolvimento de fundo de investimento que possui, em sua carteira, títulos lastreados em resultados de empresas e negócios franqueados.
Estande: 142
Código do trabalho: PMN02
 

ESTUDO T√ČCNICO DO POTENCIAL E√ďLICO DO "CAMPUS" DA EEM

Medi√ß√£o do potencial e√≥lico no "Campus" da EEM foi o primeiro passo para a instala√ß√£o de uma turbina e√≥lica de m√©dio porte (100 kW). O local escolhido coincide com a posi√ß√£o da caixa d¬ī√°gua. Uma esta√ß√£o meteorol√≥gica foi adquirida e posicionada para a medi√ß√£o da intensidade e dire√ß√£o do vento. Realizaram-se medi√ß√Ķes e tratamento dos dados e comparados com dados regionais e nacionais para se verificar se os dados medidos representam um ano t√≠pico ou at√≠pico. Chegou-se a conclus√Ķes sobre o potencial e√≥lico do "Campus".
Estande: 179
Código do trabalho: MCN10
 

ESTUDO T√ČCNICO ECON√ĒMICO DA ESTRUTURA DE CUSTOS DA FABRICA√á√ÉO DO SELANTE DE SILICONE

O trabalho permitiu analisar e definir o processo de fabricação de silicone e estudar alternativas que possibilitem uma redução do preço de venda para ganho de mercado.
Estande: 165
Código do trabalho: PMD08
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 20:30
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

EXECU√á√ÉO DE T√öNEIS PELO M√ČTODO N.A.T.M. - ESTUDO DE CASO DA LINHA 5 - LIL√ĀS DO METR√Ē DE S√ÉO PAULO

Apresenta√ß√£o de diversos m√©todos executivos de t√ļneis, com √™nfase no M√©todo "New Austrian Tunneling Method" e estudo de caso da execu√ß√£o da Linha 5 - Lil√°s do METR√Ē de S√£o Paulo.
Estande: 30
Código do trabalho: CVN03
 

GERENCIAMENTO "ON-LINE" DE INSUMOS IMPRODUTIVOS PARA PEQUENAS CORPORA√á√ēES

Neste trabalho busca-se entender os processos de compras de não produtivos (produtos de limpeza, higiene, alimentação e papelaria) nas empresas de pequeno porte, pois estas, em sua maioria, não utilizam ferramentas e métodos científicos para sua gestão, perdendo espaço para ganho de competitividade, mercado e, em consequência, lucro. Pretende-se entender as vantagens obtidas pelas empresas na eventual utilização do sistema "on-line" de gerenciamento de insumos.
Estande: 43
Código do trabalho: PMD13
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

GERENCIAMENTO AMBIENTAL DE UM TRECHO DA RODOVIA RAPOSO TAVARES (SP270)

O objetivo deste trabalho √©, al√©m de conhecer a rodovia e a fauna existente em seu entorno, verificar os impactos gerados por eventos de atropelamentos na fauna silvestre. Se poss√≠vel, identificar se h√° isolamento de esp√©cies nativas, constatar os danos f√≠sicos e econ√īmicos - tanto por parte da concession√°ria, quanto por parte dos usu√°rios da rodovia - e verificar a necessidade de mitiga√ß√£o para a prote√ß√£o da fauna.
Estande: 140
Código do trabalho: GABN04
 

GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

O trabalho consiste numa análise minuciosa e consistente sobre o gerenciamento de projetos em construtoras de pequeno porte, abordando as diferentes fases do processo e propondo melhorias para se otimizar a atuação dessas empresas no mercado da Construção Civil.
Estande: 182
Código do trabalho: CVD08
 

GERENCIAMENTO DE RES√ćDUOS DE CONSTRU√á√ÉO CIVIL EM S√ÉO CAETANO DO SUL

O trabalho tem como objetivo levantar, avaliar e propor medidas de melhorias para o gerenciamento dos resíduos sólidos da construção civil gerados no Município de São Caetano do Sul, SP.
Estande: 125
Código do trabalho: GABN03
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 16:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

GEST√ÉO DA √ĀREA E DEFINI√á√ÉO DAS ATIVIDADES POTENCIALMENTE CONTAMINADORAS DO SOLO E DAS √ĀGUAS SUBTERR√āNEAS NO POLO INDUSTRIAL DE SERT√ÉOZINHO, MAU√Ā/SP.

O objetivo desta pesquisa é caracterizar as áreas e definir as atividades potencialmente contaminadoras no Polo Industrial de Sertãozinho, Mauá/SP, com base no "Manual de gerenciamento de áreas contaminadas - Capitulo III - Identificação de áreas potencialmente contaminadas". Elaboram-se mapas, croquis, leiautes, utilizando-se o programa AutoCad 2012.
Estande: 22
Código do trabalho: GABN02
 

GUITARRA AUTOAFIN√ĀVEL

Este trabalho descreve o projeto de um sistema eletromec√Ęnico cuja finalidade √© controlar a afina√ß√£o autom√°tica de uma guitarra.
Estande: 146
Código do trabalho: CAN06
 

INDUSTRIALIZA√á√ÉO DA CONSTRU√á√ÉO DE GALP√ēES LOG√ćSTICOS COM O USO DE ESTRUTURAS PR√Č-FABRICADAS

No projeto analisa-se um sistema construtivo semelhante a uma linha de montagem industrial aplicada √† constru√ß√£o de galp√Ķes log√≠sticos, com o uso de estruturas pr√©-fabricadas para atender a demanda e suprir a escassez de m√£o de obra, por meio de um estudo comparativo entre os diversos sistemas construtivos e materiais dispon√≠veis no mercado. A industrializa√ß√£o da constru√ß√£o dos galp√Ķes prop√Ķe a redu√ß√£o de res√≠duos, racionaliza√ß√£o da m√£o de obra e rapidez na execu√ß√£o.
Estande: 87
Código do trabalho: CVD03
 

INVENT√ĀRIO DE EMISS√ēES DE GASES DE EFEITO-ESTUFA NO INSTITUTO MAU√Ā DE TECNOLOGIA - "CAMPUS" S√ÉO CAETANO DO SUL

O presente trabalho tem por objetivo inventariar as emiss√Ķes de Gases de Efeito-Estufa (GEE) no Instituto Mau√° de Tecnologia - "Campus" de S√£o Caetano do Sul. Conhecendo as emiss√Ķes e comparando-as com as de outras institui√ß√Ķes de mesma natureza, ser√° poss√≠vel definir a necessidade de implanta√ß√£o de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo. A determina√ß√£o da "pegada de carbono" tem um forte car√°ter conscientizador e educativo numa comunidade, podendo refletir sua preocupa√ß√£o com a sustentabilidade.
Estande: 124
Código do trabalho: PMN13
 

LOTEAMENTO SUSTENT√ĀVEL

Este trabalho √© focado no desenvolvimento de um loteamento sustent√°vel . A sustentabilidade estar√° presente em todas as fases do projeto, desde a terraplenagem at√© a concep√ß√£o e a constru√ß√£o dele propriamente dita. Entre as solu√ß√Ķes sustent√°veis, o empreendimento contar√° com pavimento perme√°vel, coleta seletiva de lixo, re√ļso da √°gua e solu√ß√Ķes alternativas de energia el√©trica e de ilumina√ß√£o.
Estande: 15
Código do trabalho: CVD11
 

LUVA PARA CONVERSÃO DE SINAIS EM LIBRAS PARA FALA

Luva capaz de captar e converter os sinais de libras e emiti-los sob a forma de sons. Auxilia a integração dos surdo-mudos na nossa sociedade, facilita sua inclusão na área profissional e social, ajuda-os no aprendizado e possibilita-lhes melhor qualidade de vida.
Estande: 67
Código do trabalho: CAN03
 

M√ĀQUINA AUTOM√ĀTICA PARA ARMAZENAMENTO E AQUECIMENTO DE SANDU√ćCHES CONGELADOS

Este trabalho consiste em projetar e desenvolver uma máquina automática para a venda de sanduíches pré-congelados, já aquecidos e prontos para consumo. Armazenados num "freezer" adaptado, serão aquecidos num um forno de microondas, integrados num só equipamento. Basta o consumidor selecionar um dos diferentes sabores num "display" e aguardar a liberação do sanduíche, que se dará por um processo totalmente automatizado.
Estande: 104
Código do trabalho: CAN11
 

M√ĀQUINA SELECIONADORA DE GRANALHAS PARA "SHOT PEENING" COM BAIXO CUSTO DE UTILIZA√á√ÉO E IMPLEMENTA√á√ÉO

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um equipamento para selecionar granalhas que ser√£o reutilizadas por uma m√°quina de "shot peening". Neste estudo analisam-se as condi√ß√Ķes de aplica√ß√£o de "shot peening" de alta efici√™ncia, os materiais de esferas que deveremos selecionar, al√©m de suas dimens√Ķes, as incertezas relacionadas com o "shot peening". Com o estudo, teremos embasamento para discutir, estudar e projetar um equipamento de baixo custo de opera√ß√£o e implanta√ß√£o que tamb√©m seja eficiente.
Estande: 31
Código do trabalho: MCN03
 

MECANISMO AUTOMATIZADO APLICADO EM PINTURA E LIMPEZA EXTERNA DE EDIFICA√á√ēES

Este trabalho consiste no estudo e elabora√ß√£o de um mecanismo que possibilita a manuten√ß√£o de fachadas de edif√≠cios, tais como limpeza e pintura. Esse mecanismo age de maneira aut√īnoma com base na utiliza√ß√£o de cabos de a√ßo acoplados a motores estrategicamente fixados no edif√≠cio. Seus principais objetivos s√£o minimizar o risco de acidentes, aumentar a qualidade do trabalho e reduzir o tempo de servi√ßo.
Estande: 170
Código do trabalho: MCD07
 

METODOLOGIA E FERRAMENTA DE APOIO À GESTÃO DA PRODUÇÃO PARA MPES DO SETOR TÊXTIL

O cenário atual do setor têxtil é de poucas empresas de porte médio e grande e, da grande maioria de pequenas companhias que têm problemas na gestão de produção. Com o objetivo de coordenar o planejamento de produção, decidiu-se desenvolver uma metodologia de coleta e análise de dados dos processos produtivos e criar um protótipo de uma solução que calcule e gere relatórios de carga máquina dos recursos envolvidos.
Estande: 16
Código do trabalho: PMN10
 

M√ČTODOS ALTERNATIVOS PARA A SUBSTITUI√á√ÉO DO SEBO BOVINO NO PROCESSO DE FABRICA√á√ÉO DE SAB√ÉO.

O sab√£o √© produzido basicamente pela rea√ß√£o de soda ca√ļstica com uma gordura. Na ind√ļstria, geralmente utiliza-se sebo como principal fonte de gordura devido a seu baixo custo. Contudo, com o avan√ßo das tecnologias para a produ√ß√£o de "biodiesel", o mercado de sab√Ķes est√° come√ßando a sofrer com a escassez de sua mat√©ria-prima mais importante. Em face desse cen√°rio, o prop√≥sito deste projeto foi a substitui√ß√£o do sebo bovino na formula√ß√£o do sab√£o.
Estande: 188
Código do trabalho: QMN10
 

MODELO MATEM√ĀTICO DO AR-CONDICIONADO E ARREFECIMENTO DE MOTOR AUTOMOTIVO

Em testes de dirigibilidade em veículos, existe a possibilidade de que ele não atenda aos critérios e necessidades dos condutores, por isso seu projeto deve ser aperfeiçoado. Uma aceleração mais rápida, exigida do veículo, exige que se altere o sistema de transmissão dele. A alteração deste influencia outros sistemas. Este trabalho descreve a análise com o propósito de fazer uma previsão da nova condição operacional dos sistemas.
Estande: 187
Código do trabalho: MCD04
 

MONITORANDO A SA√öDE NA TERCEIRA IDADE

Desenvolvimento de um produto para a 3.¬™ idade, com o intuito de monitorar a sua sa√ļde e oferecer melhor qualidade de vida. O monitoramento consiste em aferir a press√£o e a frequ√™ncia card√≠aca, mensurar o n√≠vel de glicose e a temperatura corp√≥rea, gerando relat√≥rios que poder√£o ser enviados ao SUS (Sistema √önico de Sa√ļde), auxiliando as consultas de rotina. O aparelho sugere ao usu√°rio atividades que incentivam a intera√ß√£o social, gerando maior independ√™ncia do usu√°rio perante a sociedade.
Estande: 59
Código do trabalho: DSGN08
 

O CELULAR COMO DISPOSITIVO DE INTERATIVIDADE E PERSONALIZA√á√ÉO DO AUTOM√ďVEL

As pessoas vivem cada vez mais conectadas √† internet e passam grande parte da vida dentro de seus carros no tr√Ęnsito ca√≥tico das cidades. Observando-se a necessidade de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, criou-se um dispositivo que simplifica essa intera√ß√£o e est√° associado a uma gera√ß√£o futura de autom√≥veis. Criando-se uma conex√£o entre o usu√°rio, o celular e o carro √© poss√≠vel aprimorar essa experi√™ncia no interior do veiculo, tornando-o mais confort√°vel, seguro e personalizado.
Estande: 171
Código do trabalho: DSGN07
 

OBTEN√á√ÉO DE ETANOL CELUL√ďSICO COM A RECICLAGEM DE FILTROS DE CIGARRO

Este trabalho tem por objetivo demonstrar a transformação de um resíduo - tratado hoje em dia como poluente - num composto que pode ser usado como combustível para automóveis e considerado ambientalmente amigável, sem que seja necessária qualquer alteração nos motores "flexfuel".
Estande: 97
Código do trabalho: QMN08
 

OTIMIZAÇÃO DE EMBALAGEM PARA PRODUTO DE HIGIENE BUCAL COM ÊNFASE EM SUSTENTABILIDADE

Desenvolvimento de embalagens sustent√°veis para produto de higiene bucal, solucionando os problemas encontrados no mercado atual, como a dificuldade de uso do produto at√© o fim, ac√ļmulo de res√≠duos na tampa, excesso de componentes, desperd√≠cio de creme e descarte inadequado da embalagem. Devido aos m√ļltiplos materiais, essa n√£o possui uma reciclagem tang√≠vel. A solu√ß√£o encontrada foi repensar a forma de utiliza√ß√£o do creme dental e aplicar materiais sustent√°veis de forma otimizada.
Estande: 151
Código do trabalho: DSGN06
 

PLANEJAMENTO DE OBRAS DE EDIF√ćCIOS RESIDENCIAIS COM √äNFASE NA "LEAN CONSTRUCTION"

O trabalho apresenta as vantagens da aplica√ß√£o da filosofia "Lean Construction" no Planejamento de Obras de Edif√≠cos Residenciais. Essas vantagens ser√£o apresentadas por estudo de caso. O p√ļblico-alvo s√£o engenheiros e construtoras.
Estande: 163
Código do trabalho: CVN04
 

PLANO DE NEG√ďCIOS PARA UMA EMPRESA DE CULTIVO, PROCESSAMENTO E ENVASAMENTO DE PALMITO NO LITORAL SUL DO ESTADO DE S√ÉO PAULO

Tendo em vista a oportunidade de se agregar valor a uma propriedade rural, o trabalho consiste no estudo da viabilidade t√©cnica e econ√īmica da instala√ß√£o de uma f√°brica de palmito na regi√£o do Vale do Ribeira - SP, como alternativa √† cultura de bananas e sua industrializa√ß√£o.
Estande: 138
Código do trabalho: PMD17
 

POLIURETANO COMPOST√ĀVEL PARA EMBALAGEM DESCART√ĀVEL

Com a √™nfase dada √† consci√™ncia ambiental, a demanda para a substitui√ß√£o e utiliza√ß√£o de produtos com decomposi√ß√£o acelerada vem crescendo. Com isso, este trabalho resume-se na an√°lise da degrada√ß√£o de um pol√≠mero com a adi√ß√£o de uma carga de amido. Esta auxilia a degrada√ß√£o, pois serve como fonte de alimento para os microrganismos. A compara√ß√£o da degrada√ß√£o √© feita com amostras-padr√£o de PU, sem a carga. As amostras foram submetidas a situa√ß√Ķes de aterro e de intemp√©ries naturais.
Estande: 168
Código do trabalho: QMD04
 

PR√Č-MISTURA PARA O PREPARO DE "CUPCAKE" SEM GL√öTEN E SABOR CHOCOLATE

O trabalho compreende a √°rea de Panifica√ß√£o da Engenharia de Alimentos, explorando conceitos f√≠sico-qu√≠micos e novos ingredientes na elabora√ß√£o desta pr√©-mistura em p√≥. Apenas com a adi√ß√£o da quantidade indicada de √°gua, forma uma massa para bolo que garante, ap√≥s assada em forminhas para "cupcakes", caracter√≠sticas sensoriais pr√≥ximas √†s de um "cupcake" regular. Abrangem-se tr√™s tend√™ncias atuais: "cupcakes"¬Ėmini- bolos; alimentos sem gl√ļten e praticidade.
Estande: 181
Código do trabalho: ALD05
 

PRO - SANTO ANT√ĒNIO

Demonsta√ß√£o das atividades desenvolvidas no N√ļcleo Santo Ant√īnio.
Estande: 205
Código do trabalho: PROD01
 

PRODUÇÃO DE ALGAS

Este trabalho teve como objetivo a produ√ß√£o de algas por meio de efluentes l√≠quidos, utilizando os conhecimentos cient√≠ficos do tratamento de efluentes com biomassa anaer√≥bia. O procedimento experimental foi realizado no Laborat√≥rio de Tecnologias Sanit√°rias e Efluentes, utilizando-se um reator operado em batelada com agita√ß√£o mec√Ęnica e luz artificial. A motiva√ß√£o para a realiza√ß√£o deste projeto √© a crescente necessidade de novas fontes de biocombust√≠vel compat√≠veis com o meio ambiente.
Estande: 88
Código do trabalho: QMD01
 

PROJETO DE UM COLETOR DE ADMISS√ÉO VARI√ĀVEL PARA MOTOR CBR600RR E APLICA√á√ÉO NO F√ďRMULA SAE

O desenvolvimento de um conceito variável e a otimização do "design" do coletor de admissão do motor CBR600RR demonstram como é possível obter um bom compromisso entre desempenho e as regras de uma competição veicular.
Estande: 126
Código do trabalho: MCN04
 

PROJETO DE UM MOTOR "STIRLING" E BIODIGESTOR PARA GERA√á√ÉO DE ENERGIA EL√ČTRICA

Este projeto consiste no estudo de um sistema chamado mCHP ("micro Combined Heat and Power"), que consiste num gerador elétrico acionado por um motor Stirling, alimentado por biogás provindo de um biodigestor. A potência térmica normalmente desperdiçada pelos gases de exaustão seria reaproveitada para uma segunda aplicação como o aquecimento das casas, por exemplo. Esse sistema, além de sustentável, é capaz de alta eficiência energética. Conceito inovador no Brasil.
Estande: 137
Código do trabalho: MCD02
 

PROPOSTA DE PLANEJAMENTO DO ARRANJO F√ćSICO DE UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DO RAMO DE MEDICINA EST√ČTICA

O trabalho tem por objetivo propor alternativas de arranjo f√≠sico do processo de produ√ß√£o de produtos utilizados em medicina est√©tica. Para a sua execu√ß√£o, s√£o aplicados os conceitos do Planejamento Sistem√°tico do Arranjo F√≠sico ("Systematic Layout Planning - SLP"), com que se analisam Produto, Quantidade, Roteiro de processo, Servi√ßos de apoio e Tempo (par√Ęmetros P, Q, R, S, T).
Estande: 27
Código do trabalho: PMN11
 

PROT√ďTIPO DE AGV (¬ďAUTOMATED GUIDED VEHICLE¬Ē) PARA TRANSPORTE AUT√ĒNOMO DE CARGAS INDUSTRIAIS

Este trabalho consiste no projeto e implementa√ß√£o de um AGV aut√īnomo para o transporte de cargas em ambiente fabril. O ve√≠culo inclui sistema microcontrolado, sensores e c√Ęmera, para executar c√°lculo de rotas e estabelecimento de rotinas e tarefas de forma aut√īnoma e supervisionada por meio de uma interface em computador.
Estande: 136
Código do trabalho: CAD04
 

RECONHECIMENTO DE VAGAS EM ESTACIONAMENTO POR PROCESSAMENTO DE IMAGEM

Projeto para a detec√ß√£o de vagas dispon√≠veis em estacionamento, utilizando-se processamento de imagens. A solu√ß√£o √© baseada na aquisi√ß√£o de imagens, por meio de c√Ęmeras instaladas em locais estrat√©gicos, que ser√£o processadas e analisadas por um algoritmo dedicado instalado num computador. Essa aplica√ß√£o permite otimizar a ocupa√ß√£o de vagas e a circula√ß√£o de ve√≠culos nos estacionamentos em ambientes abertos e pode ser adaptada para fechados, al√©m de oferecer um custo inferior ao dos sistemas atuais.
Estande: 56
Código do trabalho: ELN06
 

REFRIGERADOR INSTANT√āNEO DE BEBIDAS ENLATADAS

Estudo e projeto de um refrigerador de pequeno porte para refrigera√ß√£o instant√Ęnea de bebidas em lata. A refrigera√ß√£o ocorrer√° pela circula√ß√£o de CO2 expandido numa serpentina que trocar√° calor com um l√≠quido refrigerante, onde estar√£o imersas as latas de bebidas. A modelagem e constru√ß√£o do refrigerador instant√Ęneo de bebidas dever√° atender √†s premissas de refrigera√ß√£o em baixo per√≠odo de tempo (cerca de um minuto), opera√ß√£o em regime intermitente, baixo custo operacional e "design" compacto.
Estande: 13
Código do trabalho: MCN01
 

REMOÇÃO DE BISFENOL A POR MEIO DE PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS

Neste trabalho, estudou-se uma metodologia de remo√ß√£o de um poluente, Bisfenol A, da √°gua. Esse poluente altera, se absorvido pelos seres vivos, a regula√ß√£o dos horm√īnios (desregulador end√≥crino). Ele est√° presente em res√≠duos da sua s√≠ntese industrial e na √°gua de lavagem de reatores em que √© empregado. A metodologia aplicada, a dos processos oxidativos avan√ßados (POA), elimina a polui√ß√£o por meio de rea√ß√Ķes de oxida√ß√£o.
Estande: 58
Código do trabalho: QMD07
 

RES√ćDUOS S√ďLIDOS ORG√āNICOS: COMPOSTAGEM

Lixo √© um problema crescente nas cidades e poucas s√£o as solu√ß√Ķes adequadas para a grande quantidade de res√≠duos. Trabalhamos com res√≠duos org√Ęnicos, que em m√©dia representam metade do lixo de uma fam√≠lia. Este projeto consiste na cria√ß√£o de um produto a fim de reduzir o volume de lixo das resid√™ncias. A composteira dom√©stica implica a transforma√ß√£o do lixo org√Ęnico em adubo, pelo processo de compostagem. O produto agrega valores sustent√°veis, √© eficaz, traz comodidade e satisfa√ß√£o ao usu√°rio.
Estande: 189
Código do trabalho: DSGN05
 

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL - REAPROVEITAMENTO DE √ĀGUA NA FACULDADE DE ENGENHARIA MAU√Ā.

O projeto consiste no estudo de viabilidade t√©cnica, econ√īmica e ambiental no reaproveitamento e tratamento da √°gua.
Estande: 94
Código do trabalho: PMN07
 

RESTAURA√á√ÉO DE PAVIMENTOS ASF√ĀLTICOS COM A UTILIZA√á√ÉO DE MEMBRANA DE ABSOR√á√ÉO DE TENS√ēES (SAMI)

O bom desempenho da camada de refor√ßo asf√°ltico num pavimento est√° ligado ao n√≠vel de fissura√ß√£o da camada de revestimento existente. O SAMI, ou membrana intermedi√°ria de absor√ß√£o de tens√Ķes, √© uma t√©cnica empregada para retardar - ou at√© mesmo impedir - a propaga√ß√£o de trincas de camadas remanescentes para o recapeamento. Avaliou-se a utiliza√ß√£o de SAMI, caracterizado por mistura asf√°ltica modificada por pol√≠mero entre a superf√≠cie fresada e o recapeamento, na Rodovia Ayrton Senna.
Estande: 60
Código do trabalho: CVD04
 

REUTILIZAÇÃO DA ENERGIA DOS GASES DE ESCAPE DE MOTOCICLETAS PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA

Desenvolvimento e prot√≥tipo de um m√≥dulo de aquecimento para ser acoplado em motos, reaproveitando o calor proveniente dos gases de escape para aquecer o ba√ļ usado no transporte de alimentos durante o servi√ßo de "delivery".
Estande: 2
Código do trabalho: MCD06
 

REUTILIZAÇÃO DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR COMO ABRASIVO EM ESPONJA DE LIMPEZA

Hoje em dia s√£o conhecidas diversas finalidades para o baga√ßo de cana-de-a√ß√ļcar, mas, ainda assim, muito desse subproduto n√£o √© aproveitado. O objetivo principal deste trabalho √© o estudo de uma nova op√ß√£o de reaproveitamento do baga√ßo de cana-de-a√ß√ļcar, visando a uma finalidade verde e renov√°vel e a uma op√ß√£o vi√°vel para o baga√ßo de cana-de-a√ß√ļcar que n√£o √© aproveitado. A ideia foi utilizar esse baga√ßo como um abrasivo em esponjas de limpeza, substituindo as fibras sint√©ticas pela fibra natural.
Estande: 178
Código do trabalho: QMD08
 

REVAMP DO SISTEMA DE DESTILAÇÃO/FRACIONAMENTO DA PLANTA DE POLIETILENOS DA BRASKEM DO POLO DO GRANDE ABC (PE-7 ABC)

O processo de polimeriza√ß√£o de etileno em reator cont√≠nuo, do tipo "looping", acontece num meio de isobutano, em presen√ßa de catalisador e hexeno. Ap√≥s a rea√ß√£o, esses hidrocarbonetos s√£o recuperados e retornam ao processo. Com o objetivo de tornar o processo sustent√°vel econ√īmica e ambientalmente, estudaram-se as perdas de hexeno e isobutano do processo de recupera√ß√£o, utilizando a metodologia 6 Sigma. Al√©m da minimiza√ß√£o do uso de mat√©ria-prima, tamb√©m se obteve um "saving" de $750 mil/ano.
Estande: 141
Código do trabalho: QMN07
 

RFID AUXILIANDO A LOCOMOÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Este estudo consiste no desenvolvimento de uma bengala para uso de pessoas portadoras de defici√™ncia visual, auxiliando-os na identifica√ß√£o de obst√°culos que, eventualmente, estejam em locais p√ļblicos. Essa identifica√ß√£o ser√° poss√≠vel por meio de tecnologia RFID e sintetiza√ß√£o de voz. Diversos TAGs (sensores) s√£o instalados ao longo de um trajeto, em pisos t√°teis, pisos atualmente obrigat√≥rios por lei em determinados munic√≠pios.
Estande: 132
Código do trabalho: CAN10
 

ROB√Ē ORIENTADO A DIST√āNCIA POR KINECT - DORK

O projeto consiste no desenvolvimento de um dispositivo para controle de um bra√ßo rob√≥tico a dist√Ęncia. Os movimentos realizados pelo operador, com o seu bra√ßo, s√£o capturados e reproduzidos remotamente. Para o operador visualizar o rob√ī e conduzi-lo com precis√£o, c√Ęmeras est√£o instaladas no ambiente do rob√ī e suas imagens s√£o processadas a fim de criarem um cen√°rio em tr√™s dimens√Ķes, visualizado por meio de t√©cnicas de realidade virtual.
Estande: 62
Código do trabalho: CAD03
 

SERVIÇO "DELIVERY" DE LAVAGEM A SECO AUTOMOTIVA

O projeto tem como inova√ß√£o o servi√ßo "delivery" de lavagem a seco automotiva. O p√ļblico- -alvo s√£o condom√≠nios empresariais com garagem para funcion√°rios e, aos finais de semana, residenciais. Com uma moto equipada com todos os produtos necess√°rios para realizar a limpeza, um funcion√°rio uniformizado vai at√© o cliente e realiza a lavagem do carro na pr√≥pria garagem. O servi√ßo oferece maior comodidade para as pessoas que trabalham e que, muitas vezes, n√£o t√™m tempo de deixar o carro para lavar.
Estande: 41
Código do trabalho: DSGN01
 

SIMULA√á√ÉO COMPUTACIONAL DA √ĀREA DE "CHECK-IN" DO AEROPORTO DE CONGONHAS PARA A COPA DE 2014

O trabalho simula por computador as opera√ß√Ķes do "check-in" das empresas GOL e TAM no aeroporto de Congonhas, considerando as demandas crescentes dos pr√≥ximos anos e da Copa do Mundo de 2014. Atualmente a √°rea de "check-in" representa o gargalo do aeroporto, o qual possui a maior concentra√ß√£o de voos dom√©sticos do pa√≠s. Cen√°rios de melhorias foram propostos visando √† redu√ß√£o do tempo m√©dio de espera em fila para atendimento, levando em conta as viabilidades t√©cnica e econ√īmica do setor.
Estande: 177
Código do trabalho: PMN09
 

SISTEMA ATIVO DE COMPENSAÇÃO DE FORÇA

O objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema de compensação ativa de força por meio de um atuador linear elétrico, controlado por um microcontrolador. Desenvolveu-se um protótipo a fim de se avaliar o comportamento e funcionamento do produto para se reduzirem custos e se nacionalizarem os equipamentos. O sistema validado poderá ser implementado em células robotizadas de lixamento e acabamento superficial e de montagem.
Estande: 164
Código do trabalho: CAN04
 

SISTEMA DE DEFESA A√ČREA M√ďVEL

O trabalho foi inspirado num sistema de defesa a√©rea m√≥vel projetado para interceptar e destruir proj√©teis cuja trajet√≥ria p√Ķem em risco uma √°rea protegida. A id√©ia √© projetar e desenvolver um prot√≥tipo em que: o proj√©til ser√° uma bola de t√™nis; o interceptador, uma arma de "paintball" acoplada a um mecanismo "pan-tilt" e o sensoriamento, duas c√Ęmeras est√©reo.
Estande: 72
Código do trabalho: CAD06
 

SISTEMA DE INTERAÇÃO REAL VIRTUAL

O objetivo do projeto é tornar a experiência da relação humana com a tecnologia mais natural e instintiva. Criou-se um sistema que visa criar um ambiente mais receptivo de interação entre usuário, sistema e dispositivos, não só virtualmente mas também no universo "off-line". Trabalhou-se no dispositivo pessoal inserto nesse sistema, pela proximidade afetiva, universo e cotidiano do usuário, com características da vestimenta humana, a fim de transmitir o valor social que o objeto possui.
Estande: 133
Código do trabalho: DSGN09
 

SISTEMA INTELIGENTE DE MONITORAMENTO PARA REC√ČM-NASCIDOS

Este trabalho tem como principal objetivo prestar facilidades aos cuidados de rec√©m-nascidos, contribuindo, dessa forma, para a seguran√ßa das crian√ßas. O desenvolvimento deste trabalho teve como objetivo projetar, implementar, ensaiar e validar um sistema de automa√ß√£o aplicado a um m√≥vel domicilar, do tipo do ber√ßo infantil. Por meio de um processo inteligente, o sistema pode tomar decis√Ķes predefinidas ou ser operado manualmente, na atua√ß√£o de seus perif√©ricos.
Estande: 26
Código do trabalho: CAN08
 

SISTEMA RASTREADOR DO SOL - MELHORIA NA EXPOSIÇÃO DE PAINEL FOTOVOLTAICO À LUZ

Com base na crescente conscientiza√ß√£o da sociedade sobre impactos ambientais e a consolida√ß√£o da ideia de sustentabilidade e, consequentemente, com a busca de fontes alternativas de energia, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de otimizar o posicionamento de paineis solares. De maneira autom√°tica e aut√īnoma, o posicionamento √© realizado em tempo real. Como exemplo de aplica√ß√£o, uma esta√ß√£o meteorol√≥gica remota √© desenvolvida utilizando o sistema proposto.
Estande: 110
Código do trabalho: CAN07
 

SOLU√á√ēES N√ÉO CONVENCIONAIS PARA A OTIMIZA√á√ÉO DA COLETA DE ESGOTO EM √ĀREAS COM OCUPA√á√ÉO URBANA DESORDENADA

Devido ao potencial de crescimento demogr√°fico, as cidades sofrem com o crescimento desordenado e irregular de algumas √°reas, que acabam ficando sem infraestrutura adequada para a coleta, transporte e tratamento do esgoto sanit√°rio. O grupo analisou os problemas relativos √† coleta e afastamento de esgotos em situa√ß√Ķes de ocupa√ß√£o desordenada e estudou solu√ß√Ķes n√£o convencionais para a otimiza√ß√£o da coleta de esgoto sanit√°rio.
Estande: 172
Código do trabalho: CVN06
 

SOLU√á√ēES PARA O CONTROLE DE LAN√áAMENTO DE CARGAS DIFUSAS NOS CORPOS D¬ī√ĀGUA DE GRANDES CENTROS URBANOS

No presente trabalho prop√Ķem-se solu√ß√Ķes para controlar a Polui√ß√£o Difusa em sua origem e em seu lan√ßamento em corpos h√≠dricos. Atualmente existem programas de despolui√ß√£o do Rio Tiet√™ e tratamento de todo o esgoto de S√£o Paulo. Essas medidas n√£o resultar√£o numa boa qualidade do rio, caso o problema da Polui√ß√£o Difusa n√£o seja resolvido. Apresenta-se um estudo de caso na bacia do Pacaembu, com solu√ß√Ķes focadas nessa polui√ß√£o.
Estande: 20
Código do trabalho: CVD06
 

TECNOLOGIA EMBARCADA PARA AN√ĀLISE DO PERFIL DE CONSUMIDORES UTILIZANDO-SE PROCESSAMENTO DE IMAGENS

Neste trabalho, mostra-se uma solu√ß√£o para a an√°lise quantitativa e qualitativa do perfil de consumidores em pontos de venda e/ou promo√ß√£o. Trata-se de um sistema embarcado que permite a an√°lise do perfil do cliente por meio de t√©cnicas de processamento de imagens. As informa√ß√Ķes podem ser acessadas pela internet: www.adboxnetwork.com
Estande: 12
Código do trabalho: ELD01
 

TENSOESTRUTURAS - CONCEITO, MODELAGEM, PROJETO E APLICAÇÃO

Tensoestrutura √© um sistema estrutural, composto por cabos e membranas que podem assumir formas espec√≠ficas, capaz de equilibrar as for√ßas sem flex√£o. Com a proximidade de grandes eventos em nosso pa√≠s, as tensoestruturas t√™m sido utilizadas como solu√ß√£o de cobertura em est√°dios, aeroportos, centros de conven√ß√Ķes e obras industriais. As coberturas tensionadas, al√©m de serem uma obra r√°pida e limpa, t√™m como vantagens: vencer grandes v√£os livres, apresentar grande valor est√©tico, .
Estande: 149
Código do trabalho: CVN01
 

TI APLICADA À SAÚDE

Solu√ß√£o tecnol√≥gica de aux√≠lio ao paciente bari√°trico no registro di√°rio do controle p√≥s-operat√≥rio, para transformar esse registro em dados importantes para o m√©dico e colaborar com o cumprimento das metas de redu√ß√£o de peso propostas. Isso gera maior intera√ß√£o entre m√©dico e paciente nos per√≠odos entre consultas, minimiza riscos, aumenta o sucesso nos √≠ndices de emagrecimento e promove a redu√ß√£o de custos para as operadoras de sa√ļde no tratamento de doen√ßas associadas √† obesidade.
Estande: 147
Código do trabalho: GTIN01
 

TRANSMISSÃO CVT CONTROLADA ELETRONICAMENTE PARA BAJA SAE

Transmissão continuamente variável, controlada eletronicamente, para veículo Baja SAE.
Estande: 139
Código do trabalho: CAD05
 

TRANSPORTADOR AUTOM√ĀTICO PARA ENTREGA DE PEDIDOS EM BARES E RESTAURANTES

Neste trabalho, desenvolveu-se um transportador autom√°tico, para a entrega de pedidos em bares e restaurantes.
Estande: 45
Código do trabalho: MCN08
 

UTILIZAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM UNIDADES RESIDENCIAIS

Neste trabalho busca-se avaliar um sistema de gera√ß√£o de energia el√©trica por pain√©is fotovoltaicos para uso residencial. S√£o estudados o dimensionamento e a viabilidade econ√īmica considerando-se as tecnologias dispon√≠veis no mercado e os incentivos fornecidos pelos √≥rg√£os p√ļblicos. O trabalho visa determinar se a tecnologia atual de gera√ß√£o fotovoltaica √© atrativa para uso em resid√™ncias.
Estande: 145
Código do trabalho: MCD05
 

VALIDA√á√ÉO DE UM VE√ćCULO F√ďRMULA SAE

Neste estudo, busca-se a valida√ß√£o de um Modelo de Ve√≠culo F√≥rmula SAE num "software" de Simula√ß√£o de Din√Ęmica Veicular.
Estande: 112
Código do trabalho: MCN06
 

VE√ćCULO SUBAQU√ĀTICO AUT√ĒNOMO

Este projeto consiste no desenvolvimento de um ve√≠culo subaqu√°tico, com seis graus de liberdade, capaz de se mover de forma aut√īnoma.
Estande: 129
Código do trabalho: CAN05
 

VIABILIDADE TECNOL√ďGICA DO TRATAMENTO BIOL√ďGICO DE √ĀGUA RESIDU√ĀRIA INDUSTRIAL

Neste projeto buscou-se a otimiza√ß√£o do tratamento de efluente da ind√ļstria petroqu√≠mica por meio de um processo biol√≥gico anaer√≥bio, diante da necessidade de adequa√ß√£o a novas exig√™ncias legais, proporcionando a preserva√ß√£o dos recursos h√≠dricos e a integridade da empresa perante a sociedade. Realizado em escala laboratorial na Escola de Engenharia Mau√°, no estudo empregou-se um reator em batelada sequencial; posteriormente, dimensionou-se o projeto em escala industrial e realizou-se an√°lise de viabilidade econ√īmica.
Estande: 128
Código do trabalho: QMD06