Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 


2013

(Pesquisado por: ‚äāmit=)

Número de trabalhos exibidos: 137

"SAFE DRIVER" - MONITORAMENTO RODOVI√ĀRIO PARA VE√ćCULOS COMERCIAIS

O objetivo deste trabalho √© realizar o monitoramento comportamental de motoristas de ve√≠culos comerciais com a finalidade de se prevenirem acidentes. Utilizam-se sensores inerciais (IMU) e baf√īmetro para se identificarem comportamentos perigosos √† dire√ß√£o de ve√≠culos comerciais (freadas e acelera√ß√Ķes bruscas, curvas de risco em alta velocidade, motorista embriagado, dire√ß√£o ilegal etc.). M√≥dulos GPS e GSM permitem obter a posi√ß√£o do ve√≠culo e disponibilizar informa√ß√Ķes num mapa em tempo real.
Estande: 58
Código do trabalho: ELD01
 

"SKATE" AUTOM√ĀTICO

Este projeto tem o objetivo de substituir a forma de comando de um "skate" elétrico substituindo o controle remoto por sensores que detectam o sentido em que o "skatista" se inclina para poder ir para frente ou para trás. Com mais praticidade, aumenta-se a tecnologia, deixando o "skate" mais inteligente, revolucionando o mundo dos esportes.
Estande: 2
Código do trabalho: CAN05
 

ADO√á√ÉO DE FERRAMENTAS DE GEST√ÉO PARA O SUCESSO DAS ORGANIZA√á√ēES

Ao longo das √ļltimas d√©cadas, ferramentas de gest√£o tornaram-se comuns na vida das empresas, ajudando os executivos a lidar com os desafios di√°rios por meio de modelos e teorias que reduzem complexidades e incertezas, al√©m de solucionar problemas. O presente trabalho tem por objetivo estudar algumas das ferramentas de gest√£o mais populares da atualidade, verificando sua real influ√™ncia no sucesso das organiza√ß√Ķes.
Estande: 106
Código do trabalho: ADMN02
 

ALVENARIA ESTRUTURAL E PAREDE DE CONCRETO: ESTUDO COMPARATIVO DE CUSTO, TEMPO E EXECUÇÃO

Estudo comparativo entre custo, tempo e execução de dois métodos de construção: alvenaria estrutural e parede de concreto armado.
Estande: 67
Código do trabalho: CVD08
 

AN√ĀLISE CR√ćTICA DO PROCESSO E "LAYOUT" DE UMA OFICINA ESPECIALIZADA EM FUNILARIA E PINTURA AUTOMOTIVA COM O AUX√ćLIO DA SIMULA√á√ÉO DE EVENTOS DISCRETOS

O projeto foi realizado numa oficina especializada em funilaria e pintura automotiva. O motivo para a realiza√ß√£o do projeto foi o de que a oficina estava operando com capacidade abaixo do esperado. O objetivo do trabalho foi verificar, por meio de uma ferramenta de simula√ß√£o, se o "layout" proposto com vistas ao aumento de capacidade estava adequado √† planta e ao processo. Foi criado um modelo de simula√ß√£o desse "layout" para valid√°-lo e avaliar eventuais altera√ß√Ķes.
Estande: 140
Código do trabalho: PMD18
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 16:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

AN√ĀLISE DA VIABILIDADE T√ČCNICA, EC√ĒNOMICA E FIN√āNCEIRA DA INSER√á√ÉO DE UMA EMPRESA DE PEDRAS DE DECORA√á√ÉO DE ALTA QUALIDADE NO MERCADO DO ABC

O presente trabalho estudou a viabilidade da inser√ß√£o de uma empresa de pedras de decora√ß√£o de alto padr√£o no ABC. A empresa trabalharia no ramo de revestimento, reformas e constru√ß√Ķes. Para o desenvolvimento do trabalho, realizaram-se pesquisas explicativa e bibliogr√°fica, al√©m do estudo de caso e entrevistas n√£o estruturadas. A an√°lise do mercado mostrou que esse setor √© um dos que mais t√™m crescido na economia nacional, al√©m de prop√≠cio para investimentos do setor no ABC.
Estande: 154
Código do trabalho: PMN07
 

AN√ĀLISE DE DESEMPENHO DE UM REFRIGERADOR STIRLING

Com este trabalho, busca-se verificar o funcionamento de um refrigerador Stirling, fazer-se a an√°lise termodin√Ęmica do ciclo e calcular as perdas no regenerador.
Estande: 151
Código do trabalho: MCN08
 

AN√ĀLISE DE UMA EMPRESA DE VASOS ORNAMENTAIS ROTOMOLDADOS POR MEIO DE FERRAMENTAS DE "LEAN MANUFACTURING"

Os principais objetivos deste trabalho são: analisar e propor melhorias no processo de produção de uma empresa de vasos ornamentais rotomoldados e determinar sua real capacidade, visando atender a demanda atual, com a aplicação de ferramentas da filosofia "Lean Manufacturing".
Estande: 75
Código do trabalho: PMD11
 

AN√ĀLISE DE VIABILIDADE ECON√ĒMICA COM A IMPLANTA√á√ÉO DE UM VARIADOR DE VELOCIDADE EM TORRES DE RESFRIAMENTO

Neste trabalho busca-se aumentar a eficiência de uma torre de resfriamento com a redução do consumo de energia elétrica, otimizando o uso do motor elétrico por meio de um sistema de controle que atua variando a rotação do exaustor da torre de resfriamento.
Estande: 174
Código do trabalho: MCD06
 

AN√ĀLISE DO CUSTO DE MOVIMENTA√á√ÉO DE MATERIAIS NUMA IND√öSTRIA DO SETOR QU√ćMICO

Estudo realizado para reduzir o √≠ndice de Custo de Movimenta√ß√£o de Materiais (CMM) numa ind√ļstria qu√≠mica multinacional, utilizando as ferramentas "Value Stream Mapping" e "Day In the Life Of" da metodologia "Lean Manufacturing". A√ß√Ķes de melhoria propostas permitiram reduzir o √≠ndice CMM da planta que produz qu√≠micos de dispers√£o em 70% e uma estimativa de redu√ß√£o de 39% do √≠ndice na log√≠stica interna, totalizando uma economia anual de R$142 mil.
Estande: 60
Código do trabalho: PMN08
 

AN√ĀLISE DO FLUXO DE VALOR DE UMA OFICINA DE FUNILARIA E PINTURA DA VOLKSWAGEN DO BRASIL

Este trabalho faz parte do projeto Body & Paint da Volkswagen do Brasil. Utilizando-se o mapeamento do fluxo de valor de uma oficina de funilaria e pintura, foram identificados os principais pontos de desperd√≠cios e propostas melhorias para que a produtividade aumente, o resultado financeiro melhore, o tempo de espera pelo servi√ßo reduza-se, o n√ļmero de funcion√°rios se torne adequado e o n√ļmero de reclama√ß√Ķes relativas aos servi√ßos prestados diminuam.
Estande: 142
Código do trabalho: PMD12
 

AN√ĀLISE ESTRUTURAL E DIMENSIONAMENTO DE PONTE ESTAIADA

As pontes estaiadas consistem em estruturas compostas por um tabuleiro, torres e cabos de sustenta√ß√£o. Com base numa ponte de concreto j√° existente √© feito o dimensionamento e modelagem de uma ponte estaiada nas mesmas condi√ß√Ķes de localiza√ß√£o, carregamento e efeitos ambientais. Por meio de an√°lises estruturais feitas com modelos computacionais, realiza-se o dimensionamento da ponte estaiada.
Estande: 149
Código do trabalho: CVD01
 

AN√ĀLISE TE√ďRICA E EXPERIMENTAL DA UTILIZA√á√ÉO DE ARMADURAS N√ÉO MET√ĀLICAS (GFRP) EM ELEMENTOS ESTRUTURAIS

O projeto visa à análise teórica e de viabilidade da utilização de barras não metálicas (GFRP) em estruturas convencionais de concreto.
Estande: 18
Código do trabalho: CVN07
 

APLICA√á√ÉO DE NOVAS T√ČCNICAS DE SISTEMA DE DRENAGEM URBANA EM BACIAS DO CENTRO DE S√ÉO PAULO: ESTUDO DE CASO

Devido aos problemas hidrológicos da bacia do Bixiga, este trabalho visa contribuir para a concepção de um sistema de drenagem sustentável para amortecer o hidrograma de cheia e, assim, diminuir os efeitos das enchentes.
Estande: 25
Código do trabalho: CVD04
 

APLICAÇÃO DE FARINHA DE BANANA VERDE COMO ADJUNTO NA FABRICAÇÃO DE CERVEJA

O trabalho teve como objetivo obter-se uma cerveja com caracter√≠sticas que agradam o paladar brasileiro, por um custo menor. Para tanto, foi utilizado um novo tipo de adjunto, a farinha de banana verde. Parte do malte foi substitu√≠da por farinha de banana verde, mat√©ria-prima nacional de baixo custo e rica em amido, carboidrato que √© transformado em a√ß√ļcares para a fermenta√ß√£o.
Estande: 118
Código do trabalho: ALD07
 

APLICAÇÃO DE PASSIFLORAS EDULIS E SETACEA EM "SORBET"

O "sorbet" desenvolvido utiliza em sua formula√ß√£o ingredientes naturais. Sua principal mat√©ria-prima √© a massa-base fornecida pela EMBRAPA e preparada com a casca de maracuj√°, rica em pectina, subst√Ęncia respons√°vel pela textura do produto que fornece ao "sorbet" propriedades funcionais.
Estande: 94
Código do trabalho: ALD01
 

APLICA√á√ÉO DE S√ćLICA DA CASCA DO ARROZ E NANOSS√ćLICA EM POLIURETANO

O uso da s√≠lica da casca do arroz em poliuretanos surge da necessidade de se dar um destino sustent√°vel aos res√≠duos da cultura do arroz. Para verificar a efic√°cia do seu uso no vers√°til poliuretano, foram comparados custo, propriedades f√≠sicas e mec√Ęnicas da s√≠lica da casca do arroz com outras cargas como a nanoss√≠lica e a s√≠lica de uso comercial.
Estande: 26
Código do trabalho: QMN08
 

APLICA√á√ÉO DE T√ČCNICAS DE ENGENHARIA DE PRODU√á√ÉO PARA A OTIMIZA√á√ÉO DE PROCESSOS NUMA RET√ćFICA DE MOTORES A COMBUST√ÉO

Avalia√ß√£o cr√≠tica n√£o apenas da gest√£o do sistema de produ√ß√£o de uma ret√≠fica de motores, como tamb√©m das vari√°veis que nela atuam, para se proporem alternativas estrat√©gicas para explorar o potencial das instala√ß√Ķes e, assim, eventualmente tornar a empresa mais competitiva.
Estande: 77
Código do trabalho: PMN06
 

APLICAÇÃO DE TUNELADORAS PARA TÚNEIS URBANOS

O projeto consiste em apresentar o m√©todo construtivo de t√ļneis com tuneladoras mecanizadas.
Estande: 72
Código do trabalho: CVD12
 

APLICA√á√ÉO DO M√ČTODO DE EMPACOTAMENTO DE PART√ćCULAS PARA REDU√á√ÉO DO CONSUMO DE CIMENTO EM CAD.

A ind√ļstria do concreto emite grandes quantidades de g√°s carb√īnico na atmosfera principalmente pela utiliza√ß√£o de cimento. Para minimizar esse problema, s√£o estudados diferentes tipos de cimento, adi√ß√Ķes minerais e m√©todos precisos de dosagem, como o m√©todo de empacotamento de part√≠culas. Este trabalho visa √† aplica√ß√£o do m√©todo de empacotamento de part√≠culas, com o programa "EMMA", com o objetivo de produzir um concreto de alto desempenho com baixo consumo de cimento.
Estande: 192
Código do trabalho: CVD02
 

APRESENTA√á√ÉO DE M√ČTODOS CONSTRUTIVOS E PLANEJAMENTO DE GRANDES OBRAS. ESTUDO DE CASO: EST√ĀDIO ITAQUERA.

Na construção de grandes obras, a produtividade e a qualidade são fundamentais para um bom desempenho. A gestão integrada dos projetos e da execução, a logística de materiais e equipamentos tornam-se decisivos para atingir tais objetivos. O Estádio Itaquera, um exemplo de produtividade e qualidade, contempla pontos relevantes de uma execução tecnicamente eficiente. Neste trabalho, apresentam-se os aspectos construtivos e organizacionais que viabilizam a realização de grandes obras em prazo reduzido.
Estande: 97
Código do trabalho: CVD07
 

APROVEITAMENTO DE SORO DE QUEIJO PARA A PRODUÇÃO DE ETANOL

O mercado de produ√ß√£o de latic√≠nios √© uma das mais amplas do mundo. O volume de soro gerado na produ√ß√£o de queijo e o potencial poluidor do soro √© uma preocupa√ß√£o para a ind√ļstria. Neste trabalho tem-se o objetivo de reaproveitar o soro de queijo para a produ√ß√£o de etanol, utilizando-se a levedura "Kluyveromyces fragilis". Foram realizados ensaios com soro de queijo submetido ao tratamento t√©rmico e soro de queijo n√£o submetido a esse tipo de tratamento visando minimizar os custos de produ√ß√£o.
Estande: 76
Código do trabalho: QMN01
 

AUMENTO DA CAPACIDADE DE ARMAZENAGEM DE UM EMPREENDIMENTO LOG√ćSTICO

Estudou-se o aumento da capacidade de armazenagem de um empreendimento log√≠stico, por meio da an√°lise do fluxo e quantidade de armazenamento exigido. Prop√īs-se um novo leiaute, que gerou incremento na receita da empresa e baixa exig√™ncia de investimento.
Estande: 187
Código do trabalho: PMN15
 

AUTOMATIZAÇÃO DE UM CARRINHO DE COMPRAS PARA CADEIRANTES

O projeto consiste no desenvolvimento de um carrinho de supermercado automatizado, capaz de seguir o cadeirante durante as suas compras. O objetivo é proporcionar ao cadeirante a possibilidade de ir ao supermercado com mais autonomia e conforto.
Estande: 78
Código do trabalho: CAD02
 

BALANCEAMENTO DA LINHA DE MONTAGEM DE V√ĀLVULAS PNEUM√ĀTICAS COM FOCO NA REDU√á√ÉO DE CUSTOS DE PRODU√á√ÉO

O projeto consiste na utilização de ferramentas de melhoria contínua para otimizar os custos de produção de uma linha pneumática, a fim de manter a produção na planta do Brasil.
Estande: 29
Código do trabalho: PMN13
 

BICICLETA MOVIDA A AR COMPRIMIDO

O objetivo deste trabalho é projetar e desenvolver um sistema de propulsão a ar comprimido como fonte de energia alternativa e avaliar a viabilidade técnica do produto. O desenvolvimento do trabalho é justificado pela crescente demanda de bicicletas no mercado brasileiro e nos benefícios que esse meio de transporte proporciona. O uso do ar comprimido como energia de locomoção à bicicleta proporciona menos esforço para os usuários e menos impacto ambiental ao planeta.
Estande: 19
Código do trabalho: PMN03
 

CADEIRA DE BANHO PARA CRIANÇAS DE 6 A 10 ANOS COM PARALISIA CEREBRAL

O produto destina-se a crianças de 6 a 10 anos com paralisia cerebral de nível moderado a grave. Possuem baixa renda familiar, moram numa casa pequena, dependem do auxilio do governo e de ONGs para alimentação, escola, transportes e equipamentos. Foi desenvolvida uma cadeira inflável em PVC com estrutura dobrável em alumínio, para armazenagem em espaços mínimos. A cadeira de banho é leve, tem boa relação custo-benefício e proporciona conforto para a criança e para o cuidador, pois é regulável.
Estande: 196
Código do trabalho: DSGN01
 

CAPTA√á√ÉO DA RADIA√á√ÉO SOLAR COM SISTEMA DE P√ČTALAS M√ďVEIS PARA GERAR ENERGIA EL√ČTRICA POR MOTOR STIRLING

Neste trabalho, aborda-se o aproveitamento da radia√ß√£o solar e sua convers√£o em energia el√©trica por meio do acoplamento do motor Stirling a um sistema eletr√īnico de movimenta√ß√£o de p√©talas refletoras. O objetivo √© projetar, construir e estudar a viabilidade t√©cnica e econ√īmica dessa combina√ß√£o e seus benef√≠cios para a sociedade. As p√©talas refletoras possuem configura√ß√£o parab√≥lica e refletem a luz solar, concentrando o foco na parte quente do motor Stirling.
Estande: 110
Código do trabalho: PMN05
 

CARACTERIZA√á√ÉO DOS DETRITOS DA LAMA DE PERFURA√á√ÉO POR AN√ĀLISE DE IMAGEM

Este trabalho utiliza uma c√Ęmera digital, um computador e conceitos de an√°lise de imagem digital para se criar um dispositivo de contagem autom√°tica de objetos. O dispositivo, quando instalado em campo, analisar√° detritos contidos na lama de perfura√ß√£o utilizada na perfura√ß√£o de po√ßos de petr√≥leo. O objetivo do trabalho √© fornecer informa√ß√Ķes suficientes para que haja um controle mais eficiente da broca durante o processo de perfura√ß√£o.
Estande: 155
Código do trabalho: ELD05
 

CIDADE-MODELO EM INFRAESTRUTURA SUSTENT√ĀVEL

Neste trabalho busca-se avaliar e apontar solu√ß√Ķes tecnol√≥gicas visando ao desenvolvimento sustent√°vel para os principais equipamentos urbanos, tais como gera√ß√£o de energia, mobilidade e acessibilidade urbana, abastecimento de √°gua, tratamento de esgoto e gest√£o do lixo. Baseia-se num estudo que principia pela demanda da infraestrutura em conson√Ęncia com as m√ļltiplas interfaces da sustentabilidade, tanto no contexto tecnol√≥gico quanto num breve planejamento de recursos naturais e financeiros.
Estande: 199
Código do trabalho: CVD09
 

COMPARA√á√ÉO T√ČCNICO-ECON√ĒMICA ENTRE ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO E EM A√áO

Neste trabalho busca-se uma compara√ß√£o t√©cnico-econ√īmica entre a estrutura de concreto armado e em a√ßo.
Estande: 150
Código do trabalho: CVD06
 

COMPARATIVO T√ČCNICO-ECON√ĒMICO ENTRE TIPOS DE LAJES EM CONCRETO ARMADO

Análise comparativa financeira entre os sistemas estruturais propostos e os benefícios técnicos na escolha de cada um deles. São analisados os tipos de lajes: maciça convencional, laje plana, laje nervurada e laje pré-moldada. Para cada tipo de laje estudado apresentam-se a descrição do sistema, vantagens e desvantagens, processo construtivo, relação de consumo entre concreto, aço e formas.
Estande: 105
Código do trabalho: CVN02
 

CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTA PARA APREÇAMENTO DE CONTRATOS FUTUROS DE BOI GORDO COM UTILIZAÇÃO DA TEORIA DE ARBITRAGEM

Desenvolvimento de modelo de precifica√ß√£o de contrato futuro de boi gordo. Cria√ß√£o de produto de investimento com mitiga√ß√£o dos riscos decorrentes das oscila√ß√Ķes de pre√ßos e com gera√ß√£o de vantagens na rela√ß√£o risco X retorno. Espera-se apurar ganho financeiro superior ao daquele que o investidor teria se houvesse aplicado o seu dinheiro a uma taxa livre de risco ou num contrato futuro convencional.
Estande: 107
Código do trabalho: PMN01
 

CONTROLADOR MIOEL√ČTRICO

Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um dispositivo de controle mioel√©trico. A inten√ß√£o do controlador √© ser mais intuitivo, podendo ser utilizado em diversas aplica√ß√Ķes, que v√£o desde a√ß√Ķes do cotidiano, como o controle de um computador ou de um sistema multim√≠dia, at√© mais complexas, como rob√īs manipuladores. O funcionamento √© dado pelo movimento da m√£o, dos dedos e do bra√ßo do usu√°rio. O intuito √© aproximar a intera√ß√£o entre as pessoas e o mundo virtual.
Estande: 153
Código do trabalho: CAD03
 

CONTROLE E MONITORAMENTO DE PRODUTOS POR RFID

Neste trabalho desenvolveu-se o controle e monitoramento de produtos alocados dentro de pontos de vendas, utilizando-se tecnologia RFID.
Estande: 148
Código do trabalho: CAN07
 

CRIT√ČRIOS DE OCUPA√á√ÉO PARA √ĀREAS CONTAMINADAS POR BIOG√ĀS

O foco do trabalho √© a gest√£o de √°reas contaminadas por biog√°s devido √† presen√ßa de res√≠duos que nelas tenham sido depositados. Quando confinado no subsolo de um terreno, o biog√°s pode n√£o s√≥ causar altera√ß√Ķes nas caracter√≠sticas fisiol√≥gicas do solo, como tamb√©m provocar explos√Ķes, se em altas concentra√ß√Ķes. Levando-se em conta esses aspectos, s√£o apresentados os processos de contamina√ß√£o do solo, a identifica√ß√£o, o gerenciamento e a recupera√ß√£o de uma √°rea contaminada por biog√°s.
Estande: 104
Código do trabalho: CVD11
 

DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA ACHOCOLATADA DE ARROZ SIMBI√ďTICA

Foi desenvolvido um novo alimento simbi√≥tico, com microrganismos probi√≥ticos e fibras prebi√≥ticas, o qual auxilia o funcionamento regular do intestino. O produto, uma bebida achocolatada de arroz, rica em fibras, destina-se √†s pessoas com alguma intoler√Ęncia ou alergia, pois n√£o cont√©m gl√ļten, lactose nem prote√≠nas do leite.
Estande: 191
Código do trabalho: ALD05
 

DESENVOLVIMENTO DE BISCOITO ENRIQUECIDO COM POLPA DE PALMITO

O palmito √© um vegetal usualmente comercializado sob a forma de conserva, bastante aceito no mercado brasileiro. Entretanto, devido ao seu alto teor de fibras, grande parte do vegetal √© descartada pela ind√ļstria como res√≠duo. No trabalho teve-se por objetivo desenvolver um biscoito com a incorpora√ß√£o da polpa de palmito obtida das partes fibrosas do vegetal. Al√©m de oferecer uma alternativa √† ind√ļstria, o produto visa enriquecer o biscoito com fibras e sais minerais.
Estande: 54
Código do trabalho: ALD04
 

DESENVOLVIMENTO DE CONTROLADOR DE ACESSO ACOPLADO A GERADOR DE ENERGIA LIMPA

O prop√≥sito deste estudo √© o desenvolvimento do prot√≥tipo de um dispositivo que dever√° ser acoplado a um controlador de acesso, aplicado em locais com grande fluxo de pessoas, para gerar energia el√©trica de forma sustent√°vel, aproveitando a energia mec√Ęnica desperdi√ßada pela rota√ß√£o de seu eixo. Este trabalho cont√©m um estudo detalhado dos componentes participantes do produto final, al√©m do desenvolvimento de pesquisas para a elabora√ß√£o do prot√≥tipo.
Estande: 171
Código do trabalho: PMD14
 

DESENVOLVIMENTO DE CREME DEPILAT√ďRIO

Esse trabalho visa ao estudo do desenvolvimento de um creme depilat√≥rio facial para o p√ļblico masculino. O projeto √© motivado pela forte tend√™ncia das pessoas em otimizar o tempo de realiza√ß√£o de todas as atividades do dia a dia - principalmente dos homens, e reduzir aspectos negativos encontrados durante o ato de se barbear.
Estande: 147
Código do trabalho: QMD04
 

DESENVOLVIMENTO DE FILME INDICADOR DE PH UTILIZANDO-SE EXTRATO NATURAL

Desenvolveu-se, neste trabalho, um filme indicador de pH de acetato de celulose ao qual foi incorporado extrato de repolho roxo. Em contato com o material a ser analisado, o filme assume diferentes cores, de acordo com o pH do meio, e essas devem ser comparadas a uma escala de cores desenvolvida. Sua aplicação é ampla, abrangendo desde testes laboratoriais, experiências didáticas, até o monitoramento de processos químicos e controle da deterioração de produtos alimentícios em que há alteração do pH.
Estande: 31
Código do trabalho: QMD01
 

DESENVOLVIMENTO DE MICRODISPOSITIVOS PARA A INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL

Atualmente a produção de biodiesel é realizada em grandes reatores, acarretando alto tempo de processo e extensa ocupação de espaço físico. O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver, com o auxílio de simulação (CFD), o processo de produção de biodiesel em microrreatores, para possibilitar a redução do tempo de processo e otimizar a ocupação de espaço físico, o que aumenta a eficiência global do processo e reduz o custo de operação.
Estande: 141
Código do trabalho: QMN09
 

DESENVOLVIMENTO DE PALMILHA HIDRATANTE BACTERICIDA E ANTITRANSPIRANTE

O trabalho consiste na cria√ß√£o de uma palmilha com a√ß√Ķes hidratante, bactericida e antitranspirante. Encontrou-se a oportunidade de oferecer um produto que proporciona, de forma pr√°tica, bem-estar e sa√ļde ao consumidor. Por meio da cosmetologia, agregou-se a um produto corriqueiro, como a palmilha de cal√ßados, novas fun√ß√Ķes, a fim de atender necessidades como a hidrata√ß√£o di√°ria dos p√©s, a redu√ß√£o de suor e a minimiza√ß√£o de odores.
Estande: 132
Código do trabalho: QMD03
 

DESENVOLVIMENTO DE QUEIJO COM BAIXO TEOR DE LACTOSE

O objetivo deste trabalho foi desenvolver um processo de produção de queijo Minas Frescal com teor reduzido de lactose com a utilização de retentados obtidos por ultrafiltração de leite. Os resultados obtidos mostraram que foi possível desenvolver um processo de produção de Queijo Minas Frescal com Baixo Teor de Lactose com características sensoriais adequadas.
Estande: 164
Código do trabalho: ALD03
 

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE SEGURANÇA LUMINOSO PARA TRAVESSIA DE PEDESTRES

O estudo em quest√£o tem como objetivo o desenvolvimento de um prot√≥tipo aplicado como sistema luminoso de seguran√ßa para a travessia de pedestres, capaz de alertar visualmente os motoristas quanto √† presen√ßa de indiv√≠duo na faixa, atuando como uma fonte de est√≠mulo interativa √† aten√ß√£o e contribuindo, dessa forma, para a seguran√ßa no tr√Ęnsito. Um fator de relev√Ęncia para a implementa√ß√£o do projeto √© o tipo do sensor de presen√ßa empregado, decisivo na viabilidade do produto.
Estande: 74
Código do trabalho: PMD16
 

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO PARA MEDIR O IMPACTO DA INFRAESTRUTURA NUM EST√ĀDIO DE FUTEBOL NA ACOMODA√á√ÉO DE MULTID√ēES

Este trabalho desenvolve o tema "Simulação de Agentes" com um estudo de caso aplicado no estádio de futebol da Arena Grêmio, com o objetivo de criar um modelo matemático, por meio de simulação, que medirá dinamicamente o impacto da infraestrutura na ocupação dos torcedores.
Estande: 33
Código do trabalho: PMN09
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 20:30
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO MODELO DE COMERCIALIZA√á√ÉO DE AUTOM√ďVEIS PROJETADOS NO CONCEITO DE "ECODESIGN"

Novo modelo conceitual de comercialização e uso de automóveis, tornando-o um serviço em vez de um bem. Esses automóveis serão projetados nos conceitos de "Ecodesign", com um padrão diferenciado da frota existente, otimizando a utilização e o descarte dos materiais ao final do seu ciclo de vida. Em consequência, haverá a minimização dos impactos ambientais, renovação da frota e redução da criminalidade.
Estande: 28
Código do trabalho: PMN10
 

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE PRODU√á√ÉO PUXADA EM UM CENTRO DE FUNILARIA E PINTURA DE CONCESSION√ĀRIA DO RAMO AUTOMOBIL√ćSTICO

O trabalho consiste na implementação de um sistema de produção puxada num centro de serviços de funilaria e pintura automotivas, por meio de novas práticas de trabalho que o torne referência nesse segmento de mercado e que contribua para um incremento significativo na receita e na lucratividade da empresa. O fluxo ineficiente de informação tornou-se o ponto-chave de atuação no projeto e pilar fundamental para a construção de um sólido sistema de produção puxada.
Estande: 179
Código do trabalho: PMD08
 

DESENVOLVIMENTO DE UMA CARTEIRA DIGITAL

O trabalho refere-se ao uso de uma carteira. Um objeto trivial, antigo e que pode ser mais bem adaptado e melhorado. Buscou-se, com base em quest√Ķes levantadas, uma solu√ß√£o em que se desenvolveu um dispositivo capaz de suprir as necessidades relativas √† carteira, com fun√ß√Ķes como pagamentos, identifica√ß√£o e armazenamento de dados. Com isso, reduziu-se o espa√ßo ocupado por uma carteira convencional e aumentou-se a praticidade e a seguran√ßa do usu√°rio.
Estande: 16
Código do trabalho: DSGN06
 

DIRETRIZES PARA A PADRONIZA√á√ÉO ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE FABRICANTE DE LUMIN√ĀRIAS

Este trabalho consiste em n√£o s√≥ oferecer padroniza√ß√£o de processos de fabrica√ß√£o, bem como reduzir em 10% o "lead time" de produ√ß√£o dos produtos dos segmentos: blocos, fluorescentes e Light Emitting Diodes (LED) aut√īnomos. Al√©m disso, buscou-se estabelecer metodologia para a avalia√ß√£o de desempenho; diminuir em 5% √≠ndices de retrabalho e propor nova linha de produ√ß√£o a partir de novo modelo de leiaute funcional.
Estande: 68
Código do trabalho: PMN02
 

DISPOSITIVO DE CAPTAÇÃO DE MOVIMENTOS DE UMA CANETA DE QUADRO BRANCO E TRANSMISSÃO DE DADOS PARA UM COMPUTADOR

Neste trabalho, prop√Ķe-se o desenvolvimento de dispositivo n√£o √≥ptico para a capta√ß√£o de movimentos de uma caneta de quadro branco. O processamento √© embarcado na caneta e a transmiss√£o (das coordenadas XY no plano do quadro), sem fio, para um computador com interface de aplica√ß√£o interativa com o usu√°rio.
Estande: 175
Código do trabalho: ELN02
 

DIWHEEL

O Diwheel consiste num ve√≠culo el√©trico com duas grandes rodas paralelas e "design" inovador, que permite ao usu√°rio uma experi√™ncia √ļnica de locomo√ß√£o e lazer. O usu√°rio fica sentado entra as duas rodas e o assento do piloto pode permanecer em qualquer inclina√ß√£o durante o movimento, inclusive de cabe√ßa para baixo. Para permitir o funcionamento adequado e com seguran√ßa, o Diwheel tem controle autom√°tico para manter a inclina√ß√£o do assento e o movimento desejados pelo usu√°rio.
Estande: 70
Código do trabalho: CAN01
 

DRONE - SOCORRO A√ČREO

Levando-se em conta o cenário de afogamento em praias, o projeto baseia-se na automação de um Drone (veículo aéreo de 4 rotores), com o objetivo de localizar e posicionar-se próximo à vitima em afogamento, que porte uma pulseira com receptor GPS. O Drone libera um equipamento de flutuação perto da posição da vítima e retorna ao ponto de partida.
Estande: 41
Código do trabalho: CAN03
 

ELETRODOM√ČSTICO PARA PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS

Com uma nova forma, o liquidificador LIQUIET proporciona uma nova experiência no preparo de alimentos. A interação produto/usuário tomará novos rumos: com seu motor lateral, haverá redução na altura, proporcionará melhor ergonomia e um manuseio facilitado, além de uma redução de ruídos. Outra característica particular do liquidificador LIQUIET é o seu "display" capacitivo, sensível ao toque, que eleva as qualidades visuais do produto a um "status" de peça de decoração.
Estande: 65
Código do trabalho: DSGN04
 

ESTABILIZA√á√ÉO DE SOLOS PARA FINS DE PAVIMENTA√á√ÉO COM UTILIZA√á√ÉO DE POL√ćMERO ACR√ćLICO ORG√āNICO BIODEGRAD√ĀVEL

Neste trabalho, visa-se analisar e pesquisar a eficácia e técnicas de aplicação de um aditivo específico com a finalidade de estabilizar solos para pavimentação.
Estande: 39
Código do trabalho: CVN04
 

ESTUDO DA SECAGEM DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR EM SECADOR DE LEITO PULSANTE

A secagem de baga√ßo de cana-de-a√ß√ļcar em leito pulso fluidizado pode viabilizar a produ√ß√£o de g√°s de s√≠ntese (CO e H2) por meio do processo de gaseifica√ß√£o. Essa secagem, dif√≠cil de se efetuar em secadores convencionais, em leito pulso fluidizado mostrou ser um processo r√°pido e eficiente.O g√°s de s√≠ntese √© utilizado como mat√©ria- prima para a fabrica√ß√£o de etanol, metanol, entre outros, bem como para gera√ß√£o eficiente de energia.
Estande: 152
Código do trabalho: QMN11
 

ESTUDO DA VIABILIDADE DE IMPLANTA√á√ÉO DE UMA PLATAFORMA ELETR√ĒNICA QUE VISA AUMENTAR O VOLUME DE RES√ćDUOS S√ďLIDOS DOM√ČSTICOS DESTINADOS √Ä RECICLAGEM

No presente trabalho analisou-se a viabilidade t√©cnica e econ√īmica de uma plataforma eletr√īnica de incentivo √† reciclagem. Tal plataforma funciona em parceria com cooperativas de reciclagem e empresas patrocinadoras. O usu√°rio separa o seu lixo recicl√°vel e disponibiliza-o para o programa. O lixo √© quantificado e convertido em pontos que ser√£o trocados por benef√≠cios pela plataforma eletr√īnica.
Estande: 116
Código do trabalho: PMD06
 

ESTUDO DA VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE PAGAMENTO AUTOM√ĀTICO PARA POSTOS DE COMBUST√ćVEIS

O projeto trata do estudo de um sistema de pagamento automático para postos de combustíveis, o qual é composto por um cartão "RFID", um leitor e um servidor. A utilização desse sistema implicará a redução do tempo gasto em filas, proporcionando agilidade e praticidade para os usuários, além de propiciar um aumento na produtividade dos postos. Um plano de negócio foi elaborado, estruturando uma empresa (AutoCard) para gerenciar as contas, realizando a manutenção e distribuição dos produtos.
Estande: 14
Código do trabalho: PMD13
 

ESTUDO DA VIABILIDADE PARA A ABERTURA DE UM ESTÚDIO DE PRODUÇÃO MUSICAL

Estudo de viabilidade para a abertura de um est√ļdio de produ√ß√£o musical com uma √°rea vinculada √† sala de produ√ß√£o, reservada para os acompanhantes dos m√ļsicos, com o objetivo de proporcionar um local de produ√ß√£o musical adequado, permitir a integra√ß√£o entre ambos os ambientes sem comprometer a concentra√ß√£o dos m√ļsicos, garantindo conforto e entretenimento para todos.
Estande: 177
Código do trabalho: ADMN04
 

ESTUDO DA VIABILIDADE T√ČCNICA E ECON√ĒMICA PARA INSER√á√ÉO DE UMA EMPRESA DE GERENCIAMENTO DE BENS DE LUXO COLETIVOS NO MERCADO BRASILEIRO.

Com o intuito de facilitar o acesso ao crescente mercado de luxo, ser√° estruturada uma empresa de gest√£o de bens de luxo adquiridos de forma coletiva, com a finalidade de se profissionalizar uma pr√°tica informal e pouco difundida existente no mercado. Este trabalho tem como objetivo apresentar e comprovar a viabilidade t√©cnica e econ√īmica da inser√ß√£o dessa empresa no mercado brasileiro, com a elabora√ß√£o de um plano de neg√≥cios.
Estande: 99
Código do trabalho: PMD01
 

ESTUDO DA VIABILIDADE TECNOL√ďGICA DO APROVEITAMENTO DA VINHA√áA PARA A PRODU√á√ÉO DE BIOENERGIA

A produção de etanol no Brasil cresce num ritmo acelerado para atender a demanda de combustível. Durante esse processo, porém, são geradas grandes quantidades de resíduos, entre os quais está a vinhaça. Com o objetivo de reduzir impactos ambientais e gerar energia como fonte alternativa, avaliou-se a viabilidade tecnológica do uso do resíduo para a produção de biogás como fonte de bioenergia, por meio de um tratamento anaeróbio. Como resultado, obteve-se alta eficiência na produção de biogás.
Estande: 12
Código do trabalho: QMN03
 

ESTUDO DE ADSOR√á√ÉO DE DERIVADOS DE PETR√ďLEO EM FIBRA DE COCO VERDE

Rios e lagos s√£o polu√≠dos com subst√Ęncias oriundas dos processos de extra√ß√£o/produ√ß√£o de petr√≥leo, prejudiciais ao homem e ao ambiente. Processos de adsor√ß√£o t√™m sido pesquisados e a fibra do coco √© uma alternativa de sorvente. A casca do coco, quase sempre descartada, √© um problema para os servi√ßos de coleta de lixo. O objetivo deste trabalho √© estudar a capacidade de adsor√ß√£o de derivados de petr√≥leo pela fibra do coco verde, contribuindo para uma solu√ß√£o de dois problemas atuais.
Estande: 197
Código do trabalho: QMN10
 

ESTUDO DE APLICAÇÃO DE CINZAS DA CASCA DE ARROZ NA PRODUÇÃO DE BORRACHA

Neste trabalho, buscou-se substituir um dos refor√ßantes da borracha (negro de fumo) por cinzas da casca de arroz. A ind√ļstria de arroz gera res√≠duos compostos por mat√©ria org√Ęnica, os quais n√£o s√£o aproveitados nem segregados de forma ambientalmente correta. A viabilidade t√©cnica foi avaliada em borracha SBR, em parceria com a empresa Pirelli. A vantagem dessa substitui√ß√£o √© dar um destino sustent√°vel ao res√≠duo, mitigando o impacto ambiental e despertando o interesse do setor privado borracheiro.
Estande: 112
Código do trabalho: QMN07
 

ESTUDO DE RACIONALIZAÇÃO: "WOOD FRAME" X ESTRUTURA CONVENCIONAL

O trabalho consiste na comparação de dois sistemas construtivos: o "Wood Frame" e o concreto armado com alvenaria de vedação, denominado método convencional. Para notar todas as diferenças entre os sistemas, o trabalho detalha cada fase construtiva de um sobrado, desde a fundação até a cobertura. No final, apresenta-se um quadro comparativo com tempo de execução e custo de cada fase da obra para os dois sistemas, além de uma análise critica de cada um.
Estande: 38
Código do trabalho: CVD14
 

ESTUDO DE SECAGEM DE IOGURTE EM "SPRAY DRYER" AUXILIADA POR ESPESSANTES

Neste projeto tem-se o objetivo de realizar a secagem de iogurte num secador do tipo "Spray Dryer". Se vi√°vel, h√° grande campo de aplica√ß√£o na ind√ļstria de alimentos em balas, sorvetes, complementos alimentares, p√£es e bolos. O produto em p√≥ possibilita ganhos de frete (menor volume e peso ocupado), armazenamento (n√£o √© necess√°rio refrigera√ß√£o) e vida √ļtil do produto.
Estande: 133
Código do trabalho: QMD05
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DOS SISTEMAS DE FUNDAÇÃO.

Este trabalho de gradua√ß√£o visa auxiliar a escolha de um sistema de funda√ß√£o que possa gerar a melhor rela√ß√£o custo x benef√≠cio, respeitando as restri√ß√Ķes geol√≥gicas, t√©cnicas e financeiras impostas a cada situa√ß√£o.
Estande: 193
Código do trabalho: CVD20
 

ESTUDO DE VIABILIDADE T√ČCNICA E ECON√ĒMICA PARA A UNIFICA√á√ÉO DAS PLANTAS DA TRANSPORTADORA TBI LTDA.

A TBI é uma transportadora que atua no segmento de equipamentos pesados e sensíveis e apresenta dificuldades no gerenciamento de seus custos. Neste trabalho, desenvolveu-se um projeto que permitisse avaliar uma proposta para a unificação de seus centros de armazenagem e distribuição.
Estande: 190
Código do trabalho: PMD02
 

ESTUDO DE VIABILIDADE T√ČCNICO-ECON√ĒMICA DA IMPLANTA√á√ÉO DE UMA C√ČLULA DE TRATAMENTO T√ČRMICO NUMA F√ĀBRICA NO ESTADO DE S√ÉO PAULO

Diante da necessidade de uma produ√ß√£o mais eficiente e verde, as f√°bricas buscam solu√ß√Ķes alternativas para seus processos produtivos. Este estudo de caso analisa a viabilidade t√©cnico-econ√īmica da instala√ß√£o de uma c√©lula de tratamento t√©rmico numa f√°brica de mec√Ęnica de precis√£o no estado de S√£o Paulo, com a utiliza√ß√£o de fornos a v√°cuo. Atualmente, o processo √© terceirizado, o que gera maior tempo de espera e faz uso de banho de sal, agressivo ao meio ambiente.
Estande: 69
Código do trabalho: PMD09
 

ESTUDO DO COEFICIENTE DE CONVEC√á√ÉO EXTERNO EM TROCADOR DE CALOR DE FLUXO CRUZADO - SIMULA√á√ēES NUM√ČRICAS E COMPARA√á√ÉO COM RESULTADOS ANAL√ćTICO-EXPERIMENTAIS

Este trabalho consiste no estudo analítico-experimental e numérico do coeficiente de convecção externo em trocadores de calor de fluxo cruzado. Especificamente, buscou-se não apenas realizar o estudo da variação do coeficiente de convecção na parede externa do tubo entre as diversas fileiras de tubos, mas também analisar a capacidade do método numérico de predizer os resultados obtidos pelo método analítico-experimental, dentro da precisão da engenharia.
Estande: 114
Código do trabalho: MCN05
 

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA SOLDA POR EFEITO PELTIER

O trabalho teve como objetivo estudar o processo de soldagem por efeito Peltier, que consiste num controle da forma√ß√£o da po√ßa de fus√£o e a vantagem √© a integridade de uma das superf√≠cies de contato com a pin√ßa de solda. Foram realizados ensaios n√£o destrut√≠veis e destrut√≠veis para mapeamento da regi√£o (par√Ęmetros) de melhor soldabilidade.
Estande: 22
Código do trabalho: MCN03
 

ESTUDO E IMPLEMENTA√á√ÉO DE UM RADIADOR PARA VE√ćCULO F√ďRMULA SAE

Estudo e implementa√ß√£o do sistema de arrefecimento para o motor CBR600RR no ve√≠culo de competi√ß√£o do tipo F√≥rmula SAE com os objetivos de otimizar pot√™ncia, diminuir arrasto e peso do carro, al√©m de adequar o sistema √†s modifica√ß√Ķes efetuadas no motor devido √†s regras da competi√ß√£o.
Estande: 186
Código do trabalho: MCD07
 

ESTUDO PARA READEQUAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO EM SÃO CAETANO DO SUL

O trabalho tem como objetivo estudar as alternativas de transporte p√ļblico de massa e propor uma solu√ß√£o para problemas de mobilidade urbana presentes na regi√£o do munic√≠pio de S√£o Caetano do Sul e sua conex√£o com o munic√≠pio de S√£o Paulo. Desenvolveu-se um estudo para a cria√ß√£o de um sistema de transporte que atenda o munic√≠pio e funcione de maneira integrada √† nova linha 18 - Bronze do Metr√ī que ser√° implantada na cidade a partir do pr√≥ximo ano.
Estande: 51
Código do trabalho: CVD17
 

ESTUDO SOBRE ESTRUTURAS PR√Č-FABRICADAS DE CONCRETO

O presente trabalho consiste em descrever o processo de produção de estruturas pré-fabricadas de concreto, desde o projeto até a execução e montagem das peças.
Estande: 144
Código do trabalho: CVD03
 

ETIL√ĒMETRO ENZIM√ĀTICO DESCART√ĀVEL

O trabalho trata do desenvolvimento de um "baf√īmetro" que avalia se o usu√°rio est√° alcoolizado, pela an√°lise de sua saliva. Ao contr√°rio do baf√īmetro convencional, usado pela pol√≠cia, este √© destinado ao pr√≥prio motorista que queira saber se est√° apto ou n√£o para dirigir ap√≥s o consumo de bebidas alco√≥licas. A facilidade de uso d√° a esse produto um car√°ter preventivo e o tamanho reduzido permite que possa ser levado para qualquer lugar.
Estande: 93
Código do trabalho: QMD02
 

FATORES QUE COMPROMETEM E SUSTENTAM UM CLIMA ORGANIZACIONAL POSITIVO.

Considerando que o fator humano nas organiza√ß√Ķes √© visto como um elemento gerador de vantagem competitiva, tem-se verificado a preocupa√ß√£o de estudiosos e organiza√ß√Ķes em entender a influ√™ncia do clima organizacional e os fatores que podem comprometer o desempenho das pessoas causando desmotiva√ß√£o, falta de comprometimento e insatisfa√ß√£o no trabalho.
Estande: 189
Código do trabalho: ADMN03
 

FILTRO ELETROST√ĀTICO PARA MOTOR DIESEL

Este projeto consiste em desenvolver um filtro eletrost√°tico para a coleta de material particulado gerado por um motor diesel.
Estande: 183
Código do trabalho: MCN01
 

GARRAFA CORNETAÇA

Este projeto busca apresentar um novo conceito com um produto de uso comum, como as garrafas individuais dispon√≠veis no mercado. Com os eventos esportivos previstos no Brasil, aliados a produtos com os quais os usu√°rios expressam suas necessidades emocionais nessas ocasi√Ķes, foi projetada a CORNETA√áA, produto que possui a bifuncionalidade de ser garrafa e corneta.
Estande: 36
Código do trabalho: DSGN02
 

GERADORES E√ďLICOS - METODOLOGIA DE AN√ĀLISE E SELE√á√ÉO BASEADA NA AVALIA√á√ÉO DE DESEMPENHO PELO M√ČTODO B.E.M.

Estudo de aplica√ß√£o e valida√ß√£o do m√©todo B.E.M., para avalia√ß√£o do desempenho de turbinas e√≥licas de eixo horizontal e vertical. As capacidades e limita√ß√Ķes do m√©todo s√£o estudadas e registradas. Em seguida, o m√©todo √© empregado na prepara√ß√£o de um diagrama que permite localizar o ponto de projeto de qualquer equipamento com dados dispon√≠veis.
Estande: 34
Código do trabalho: MCN02
 

GERENCIAMENTO DE OBRAS DE SHOPPING CENTERS: PRODUTIVIDADE X QUALIDADE

O trabalho consiste num estudo de caso da obra do "shopping center" da cidade de Pindamonhangaba. O objetivo é ressaltar a produtividade em relação à qualidade.
Estande: 56
Código do trabalho: CVD15
 

GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM OBRAS DE GRANDE PORTE - ESTUDO DE CASO: ESTAÇÃO BROOKLIN - LINHA 5 DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO

O trabalho consiste em demonstrar quanto o gerenciamento de projetos em obras de grande porte pode contribuir para a qualidade, a produtividade e o custo do empreendimento.
Estande: 157
Código do trabalho: CVD16
 

GERENCIAMENTO E REMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS

Este trabalho tem como objetivo principal apresentar os principais aspectos envolvidos nas etapas de gerenciamento de √°reas contaminadas desde a identifica√ß√£o at√© o monitoramento de locais comprovadamente contaminados. Destacam-se algumas das alternativas de remedia√ß√Ķes de solos implantadas no Estado de S√£o Paulo; exp√Ķem-se de forma objetiva a aplicabilidade e/ou as limita√ß√Ķes do uso de cada uma dessas solu√ß√Ķes t√©cnicas.
Estande: 185
Código do trabalho: CVN01
 

GESTÃO DE ESTOQUE EM MALHARIA DE PEQUENO PORTE

O objetivo deste trabalho foi desenvolver um modelo de gestão de estoques que permitisse ganho de eficiência organizacional. A empresa apresentava: erros de inventário; deficiências no controle da qualidade; ineficiência na utilização do espaço; perdas de material e de tempo. O modelo de gestão de estoques foi definido por meio da análise de dados como: demanda, sazonalidade, custos de estoque, espaço físico, disponibilidade de fornecedores, "lead time".
Estande: 195
Código do trabalho: PMD03
 

GEST√ÉO DO SISTEMA DE ESTOQUE DE UMA FAM√ĀCIA DE MANIPULA√á√ÉO

O trabalho tem como tema a melhoria do sistema de estoque de uma farmácia de manipulação. Atualmente, não há um estudo da utilização dos insumos na farmácia em questão e o reabastecimento dela ocorre por meio da experiência dos funcionários apenas com o auxílio de um sistema ineficiente, o que gera desperdício de insumos, possível atraso nos pedidos e reduz o nível de atendimento ao cliente. Tudo isso cria um processo não otimizado.
Estande: 57
Código do trabalho: PMD05
 

G√ĒNDOLA DE PRATELEIRAS COM ACESSIBILIDADE A PORTADORES DE NECESSIDADES F√ćSICAS ESPECIAIS

O presente trabalho tem como objetivo criar uma solu√ß√£o para g√īndolas de prateleiras utilizadas em estabelecimentos comerciais e que atendam aos requisitos de acessibilidade a mobili√°rios presentes na norma ABNT NBR 9050:2004.
Estande: 103
Código do trabalho: MCN06
 

IMPLANTAÇÃO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRA EM CONSTRUTORAS DE PEQUENO PORTE

Visando atender à necessidade atual das construtoras de pequeno porte do segmento de construção de edifícios, neste trabalho apresentam-se técnicas e ferramentas para o desenvolvimento do planejamento e controle de obra nessas empresas, atuando na Construção Civil. Tais fundamentos são empregados numa obra, adotada como estudo de caso, e os resultados avaliados, a fim de se verificar sua eficiência.
Estande: 73
Código do trabalho: CVN03
 

INFRAESTRUTURA DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE VIRACOPOS INTEGRADA AO NOVO CEN√ĀRIO A√ČREO BRASILEIRO

No presente trabalho estuda-se o Aeroporto Internacional de Campinas/ Viracopos como um componente do sistema aeroportu√°rio da √Ārea Terminal de S√£o Paulo (TMA-SP), levando-se em considera√ß√£o a previs√£o agregada do tr√°fego a√©reo que inclui Guarulhos e Congonhas e as condi√ß√Ķes f√≠sicas e ambientais locais para um horizonte de 20 anos.
Estande: 21
Código do trabalho: CVN06
 

LAVADORA DE ROUPAS

Neste projeto, busca-se renovar o conceito de lavadora de roupas: pode-se lavar roupas de diferentes cores (brancas, pretas e coloridas), numa √ļnica lavagem, sem danific√°-las. Com ele, pretende-se cobrir pontos tais como: ergonomia, sustentabilidade, tecnologia e DESIGN.
Estande: 180
Código do trabalho: DSGN05
 

LEVITA√á√ÉO MAGN√ČTICA

Este trabalho trata do desenvolvimento de um protótipo de veículo que funciona com levitação provocada por indução magnética e propulsão por motor linear. Tentou-se aplicar a tecnologia "InductrackTM". Para tanto, construíram-se bobinas para realizar a propulsão de um trem e uma pista de bobinas 'curto-circuitadas' cujo campo magnético será induzido durante a passagem dos ímãs fixados no trem.
Estande: 32
Código do trabalho: ELN06
 

M√ĀQUINA AUTOM√ĀTICA PARA DECAPAR FIO E APLICAR TERMINAIS

Criou-se uma máquina automatizada para decapar, aplicar terminais e cortar fios no comprimento desejado. O sistema tem capacidade para confeccionar três cabos por minuto, com um mínimo esforço do operador. Este necessitará apenas introduzir a ponta de um novo rolo de cabos e seguir estes passos: - abastecer os terminais que serão aplicados; - introduzir a ponta do cabo; - configurar quantos metros de cabo devem ser decapados; - definir a configuração do terminal a ser aplicado.
Estande: 35
Código do trabalho: CAN04
 

M√ĀQUINA DE VENDA REVERSA PARA RECICLAGEM DE RES√ćDUOS S√ďLIDOS - GARRAFAS PET

Neste trabalho desenvolve-se o projeto de uma máquina de venda reversa que reconheça a introdução da garrafa PET em seu interior e, após todas as etapas de sensoriamento, ela será cortada e armazenada. Por fim, retornará um cupom de desconto ao usuário. A vantagem do tipo de corte escolhido para a PET está na redução do volume ocupado pela PET no armazém, na facilidade de limpeza e na separação por cor.
Estande: 138
Código do trabalho: MCD03
 

MELHORAMENTOS DO PORTO DE SANTOS PARA SUA ADEQUAÇÃO À CONDIÇÃO DE PORTO CONCENTRADOR

Neste trabalho procura-se fazer n√£o apenas uma an√°lise descritiva das condi√ß√Ķes atuais no Porto de Santos, mas tamb√©m uma proposta de melhorias log√≠sticas e estruturais para transform√°-lo num Porto Concentrador.
Estande: 59
Código do trabalho: CVD18
 

MELHORIA DA PRODUTIVIDADE DE UMA IND√öSTRIA GR√ĀFICA COM A APLICA√á√ÉO DE FERRAMENTAS DE ENGENHARIA DE PRODU√á√ÉO

O trabalho realizado na empresa Gr√°ficos Sangar Ltda. tem como objetivo aumentar sua produtividade com a aplica√ß√£o de m√©todos e ferramentas da engenharia de produ√ß√£o, com destaque para o "Lean Manufacturing". A aplica√ß√£o e foco do trabalho est√£o direcionados para a linha de produ√ß√£o de bulas "Outsert", no setor de dobras, devido √† sua alta import√Ęncia e representatividade no faturamento bruto da empresa.
Estande: 158
Código do trabalho: PMN11
 
Data da Banca de Avaliação: 10/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Beta
 

MELHORIA DO PLANEJAMENTO E ORGANIZA√á√ÉO DE UMA EMPRESA DE COSM√ČTICOS PARA A REDU√á√ÉO DE ATRASOS NA ENTREGA DE PEDIDOS

O trabalho foi realizado num centro de distribuição de uma empresa de cosméticos, Vita Belle, a fim de se identificarem as causas dos atrasos na entrega de pedidos e se proporem medidas para eliminá-las. Com esse intuito, utilizaram-se técnicas de planejamento e controle de estoque para garantir o atendimento da demanda e aumentar a competitividade da empresa.
Estande: 95
Código do trabalho: PMD07
 

MODELO DE GEST√ÉO INDUSTRIAL. CASO: ADAPTA√á√ÉO A UMA IND√öSTRIA DE M√ĀRMORES E GRANITOS EM MINAS GERAIS

O Estudo de Caso foi realizado numa ind√ļstria de pequeno porte de m√°rmores e granitos em Candeias, MG. Por apresentar problemas em seu setor operacional, foi desenvolvido um modelo de gest√£o industrial de planejamento e controle da produ√ß√£o, que buscou estruturar procedimentos para aumentar a efici√™ncia industrial. Por meio da determina√ß√£o dos tempos de processo da produ√ß√£o, foram obtidos dados de produtividade, disponibilidade e criado um modelo de sequenciamento das ordens de produ√ß√£o.
Estande: 20
Código do trabalho: PMD04
 

MULTIMODALIDADE APLICADA AO ESCOAMENTO DAS PRINCIPAIS MASSAS ECON√ĒMICAS COM DESTINO √Ä EXPORTA√á√ÉO PELO PORTO DE SANTOS

Neste trabalho busca-se fazer uma completa descri√ß√£o sobre o atual sistema de transportes do Brasil e se proporem melhorias log√≠sticas e estruturais para o escoamento das principais massas econ√īmicas com destino √† exporta√ß√£o pelo Porto de Santos.
Estande: 30
Código do trabalho: CVD19
 

NOVO AMBIENTE DE TRABALHO

Atualmente, os colaboradores t√™m procurado cada vez mais empresas que proporcionam ambientes de trabalho mais humanizados, pois buscam n√£o s√≥ a remunera√ß√£o, mas tamb√©m um ambiente mais agrad√°vel para se trabalhar. Assim, esta pesquisa procura verificar a percep√ß√£o dos colaboradores quanto a esse novo ambiente de trabalho, conforme suas gera√ß√Ķes, e se esse modelo pode ser utilizado pelas organiza√ß√Ķes, mesmo sendo elas de cultura tradicionalista.
Estande: 64
Código do trabalho: ADMN01
 

O PROCESSO DI√ĀRIO DE HIGIENE NAS MORADIAS DAS COMUNIDADES DE ASSENTAMENTO PREC√ĀRIO

Diante do direito a uma vida saudável, afetada pelos hábitos de higiene ausentes para os moradores de extrema pobreza nos assentamentos precários, o projeto busca suprir a higiene e conforto, com um sanitário que não utiliza água em seu processo. Para reduzir custos, sua utilização passa a ser dentro da moradia, contraposta aos costumeiros banheiros comunitários ou ao ar-livre e insere o usuário na sociedade.
Estande: 160
Código do trabalho: DSGN08
 

OBTEN√á√ÉO DE √ĀGUA POR MEIO DA DESUMIDIFICA√á√ÉO DO VAPOR CONTIDO NO AR

Neste trabalho busca-se o dimensionamento de um equipamento que produza água potável pela condensação do vapor de água contido no ar.
Estande: 61
Código do trabalho: MCN07
 

OBTENÇÃO DE EXTRATO PROTEICO DE ORIGEM ANIMAL

Neste trabalho, objetivou-se estudar a viabilidade técnica de se obter um extrato proteico de larvas do inseto "Tenebrio molitor". A ideia é utilizá-las como fonte alternativa de proteínas para atender, mundialmente, a crescente demanda de alimentos. São ricas fontes de gorduras e minerais. As proteínas, além de constituírem significativa parcela da composição, apresentam alto teor de aminoácidos essenciais, razão pela qual a ONU, recentemente, sugeriu sua utilização como recurso de combate à fome.
Estande: 17
Código do trabalho: ALD06
 

OBTEN√á√ÉO DE POL√ćMERO COM BASE EM FONTE RENOV√ĀVEL

Neste trabalho visa-se obter um polímero com base em ácido lático, uma fonte renovável. O polímero lático foi misturado com uma resina poliéster, a fim de se estudar sua influência na degradabilidade do material.
Estande: 162
Código do trabalho: QMN05
 

OTIMIZAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO DE UM SUPERMERCADO POR MEIO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR

Neste trabalho foi realizado um estudo sobre a alocação dos funcionários numa loja da rede de Supermercados Nagumo. Na loja foram identificadas dificuldades quanto ao planejamento da grade horária de seus funcionários. Foram aplicados conceitos de Pesquisa Operacional objetivando desenvolver uma ferramenta que permitisse o planejamento da alocação dos funcionários que trabalham nos caixas.
Estande: 146
Código do trabalho: PMD19
 

PADRONIZA√á√ÉO E IMPLEMENTA√á√ÉO DE PROCEDIMENTOS PARA O DESCARTE DE RES√ćDUOS NO PROCESSO DE FUNILARIA E PINTURA NA REDE DE CONCESSION√ĀRIAS DA VOLKSWAGEN DO BRASIL

Com o aumento da degradação do meio ambiente, pequenas atitudes podem fazer a diferença quando o assunto é impacto ambiental. Por esse motivo, este trabalho tem por finalidade criar meios de se evitar o descarte inadequado de resíduos, em concessionárias de veículos no setor de funilaria e pintura. Como podemos garantir que todos os resíduos sejam descartados de forma adequada? Um procedimento-padrão para descarte de resíduos é uma forma de facilitar a implementação dessas melhores práticas.
Estande: 181
Código do trabalho: PMD17
 

PADRONIZAÇÃO OPERACIONAL EM FABRICANTE DE EQUIPAMENTOS PARA LAVANDERIA INDUSTRIAL

Neste trabalho propuseram-se mudan√ßas para aumentar a vantagem competitiva de um fabricante de m√°quinas industriais de lavar roupas. Na empresa estudada n√£o havia padr√Ķes nas atividades operacionais, o processo produtivo estava condicionado ao "know how" de funcion√°rios antigos e essa depend√™ncia afetava diretamente a competitividade da empresa. Diante desse cen√°rio, foi feito um plano de a√ß√£o visando implementar padr√Ķes operacionais e contribuir com a redu√ß√£o de desperd√≠cios.
Estande: 37
Código do trabalho: PMD15
 

PONTE ESTAIADA MISTA: UM ESTUDO SOBRE PROJETO, FABRICAÇÃO, MONTAGEM E AS INFLUÊNCIAS PARA SUA ESCOLHA.

Neste trabalho s√£o abordados os m√©todos e solu√ß√Ķes construtivas para a implanta√ß√£o de uma ponte estaiada, apresentando-se as vantagens de cada m√©todo. A estrutura da ponte estaiada √© estudada neste trabalho e discutem-se as teorias mais relevantes envolvidas em funda√ß√Ķes, pilares, mastro, estais e tabuleiro, a se sustentarem uns aos outros.
Estande: 96
Código do trabalho: CVD05
 

PROCESSO DE FABRICA√á√ÉO DE "CR√ąME BR√õL√ČE"

A produ√ß√£o da t√≠pica sobremesa francesa,"cr√®me br√Ľl√©e", embalada e pronta para o consumo poder√° atender dois setores do mercado de alimentos industrializados: o "food service" e o consumidor final. Disponibiliza para o consumidor um alimento sofisticado e conveniente e, para o setor de "food service", otimiza o tempo de preparo da sobremesa, em restaurantes e pequenas docerias.
Estande: 134
Código do trabalho: ALD02
 

PRODUÇÃO DE PAPELÃO E PAPEL COM CASCA DE COCO VERDE

Neste trabalho visa-se à fabricação de papel e papelão por meio da celulose obtida com a fibra da casca de coco verde.
Estande: 62
Código do trabalho: QMN12
 

PRODU√á√ÉO DE POLPA LIMPA COM BASE EM RES√ćDUO DE PAPEL

A ind√ļstria de papel enfrenta grandes dificuldades para viabilizar a utiliza√ß√£o de fibras provenientes de pap√©is reciclados, devido ao alto custo energ√©tico empregado para a obten√ß√£o dessas fibras e a separa√ß√£o dos contaminantes (por exemplo: tinta, cola e pl√°stico). Por isso, foi idealizado e aplicado um novo conceito, utilizando-se a abras√£o para a recupera√ß√£o dessas fibras com o objetivo de tornar econ√īmica e ambientalmente vi√°vel a produ√ß√£o, com o equipamento Spoonper¬ģ.
Estande: 53
Código do trabalho: QMN06
 

PROJETO DE ESTIMULADOR EL√ČTRICO NEUROMUSCULAR COM SA√ćDA EM CORRENTE

Este trabalho consiste no projeto e desenvolvimento de um estimulador elétrico neuromuscular controlado por corrente elétrica. Ao contrário dos convencionais que operam com controle por tensão, este estimulador causa menos fadiga muscular quando realizada sua aplicação. O sinal de estímulo constitui-se basicamente em trens de pulsos bifásicos, igualmente distribuídos em dois canais de aplicação ao paciente. O estimulador poderá atuar tanto em membros superiores quanto em membros inferiores.
Estande: 109
Código do trabalho: ELD04
 

PROJETO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO ASSISTIDO POR COMPUTADOR

Na engenharia estrutural, a utiliza√ß√£o de "softwares" para a modelagem de estruturas apresenta efici√™ncia relevante na an√°lise e dimensionamento delas. A quest√£o deste trabalho √©: Como o engenheiro deve conceber a estrutura num "software" que agiliza sua resolu√ß√£o e lhe permita interpretar corretamente os resultados? √Č necess√°rio aprimorar a sensibilidade estrutural, visto que n√£o √© da capacidade do programa avaliar os resultados obtidos.
Estande: 24
Código do trabalho: CVN05
 

PROJETO DE OTIMIZA√á√ÉO DE UM RECUPERADOR T√ČRMICO DE √ĀGUA NO CHUVEIRO RESIDENCIAL

Neste projeto desenvolveu-se um Ecochuveiro, com a otimização de um recuperador térmico de água.
Estande: 194
Código do trabalho: MCD01
 

PROJETO E CONSTRU√á√ÉO DE T√öNEIS ATRAV√ČS DE ESCAVA√á√ÉO CONVENCIONAL - NATM

No presente trabalho s√£o expostos os fundamentos que caracterizam o projeto e a constru√ß√£o de t√ļneis escavados pelo m√©todo convencional ("NATM"). Tamb√©m se apresenta o projeto e o dimensionamento de um modelo hipot√©tico de t√ļnel.
Estande: 111
Código do trabalho: CVD13
 

PROJETO E CONSTRU√á√ÉO DE UM PROT√ďTIPO DE DIRIG√ćVEL SEMIAUT√ĒNOMO

Este trabalho √© dedicado ao desenvolvimento de um dirig√≠vel semiaut√īnomo. Uma esta√ß√£o remota √© usada para enviar comandos ao sistema de controle do ve√≠culo. A aeronave constru√≠da √© utilizada em atividades de monitoramento remoto. No entanto pode ser adaptada para outras aplica√ß√Ķes, como acessar locais insalubres, registrar trajetos percorridos e at√© mesmo auxiliar opera√ß√Ķes de resgate.
Estande: 145
Código do trabalho: CAN02
 

PROPOSTA DE UM MODELO DE ESTOQUE BASEADO NA VARIABILIDADE CARACTER√ćSTICA NUMA EMPRESA DE BEBIDAS

Os gastos com estoques em empresas de grande porte representam uma considerável parcela dos gastos das companhias. Os altos níveis de estoque são gerados pelo cuidado excessivo com não haver ruptura de estoque. Aplicaram-se modelos clássicos de estoques e técnicas desenvolvidas, numa fábrica da AmBev. A partir da comparação dos modelos estudados, foi escolhido e aplicado aquele que garante o menor somatório de custos diretamente relacionados com os níveis de estoques.
Estande: 198
Código do trabalho: PMN12
 

PROPOSTA DE UM NOVO MODELO DE COMERCIALIZA√á√ÉO PARA LOJAS DE VESTU√ĀRIO

O trabalho foca a proposta de um modelo de comercializa√ß√£o que adiciona valor em toda a cadeia t√™xtil, com o emprego de tecnologias dispon√≠veis no mercado. O modelo de neg√≥cio tem como base o desenvolvimento de uma plataforma digital para a capta√ß√£o das medidas corporais; com o empego dessas informa√ß√Ķes, criam-se benef√≠cios aos lojistas. As vantagens s√£o dispostas em quatro pilares, que consistem na intera√ß√£o do consumidor no ato da compra.
Estande: 52
Código do trabalho: PMD10
 

PROPOSTA DE UM PLANO DE MANUTEN√á√ÉO PREVENTIVA NA FERRAMENTARIA DE UMA IND√öSTRIA AUTOMOBIL√ćSTICA

O mercado de ve√≠culos automotores no Brasil vem crescendo significativamente, segundo o Anu√°rio da ANFAVEA e, com a concorr√™ncia cada vez mais acirrada, √© necess√°rio que as ind√ļstrias apresentem alta efici√™ncia, ou seja, que as falhas e paradas sejam m√≠nimas, garantindo uma alta qualidade das pe√ßas produzidas. A ferramentaria de manuten√ß√£o destaca-se como principal respons√°vel pela qualidade de produtos estampados, que necessitam de uma crescente confiabilidade em seus equipamentos.
Estande: 100
Código do trabalho: PMN14
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

PROT√ďTIPO DE IDENTIFICA√á√ÉO DE CORES E SIMPLES ESTAMPAS

Desenvolvimento de prot√≥tipo cuja fun√ß√£o √© identificar uma determinada gama de cores e estampas de padr√Ķes simples (como listrados e quadriculados) principalmente em vestu√°rios.
Estande: 55
Código do trabalho: CAN06
 

REDU√á√ÉO DO TEMPO DE MANUTEN√á√ÉO DE AERONAVES COM A IMPLANTA√á√ÉO DA TECNOLOGIA RFID: ESTUDO DE VIABILIDADE ECON√ĒMICA

O sistema de manuten√ß√£o de avi√Ķes √© complexo e envolve um trabalho integrado de diversos setores de uma empresa. Entre as tecnologias para o gerenciamento de componentes est√° o RFID, que transmite dados de um objeto qualquer, usando ondas de r√°dio. Por meio de um estudo do programa de manuten√ß√£o da TAM, identificou-se que a inspe√ß√£o de colete salva-vidas da frota Airbus A330 pode ter redu√ß√£o de 92,5% no tempo de inspe√ß√£o, traz benef√≠cios econ√īmicos consider√°veis e o ROI acontece no curto prazo.
Estande: 63
Código do trabalho: PMN04
 

REFRIGERADOR DE EINSTEIN E AN√ĀLISE DE ALTERNATIVAS DE FONTES DE CALOR

Este projeto busca resgatar, por meio de um modelo termodin√Ęmico, os conceitos do refrigerador inovador criado por Einstein e Szilard, o qual n√£o possui compressor nem utiliza eletricidade. Analisaram-se suas vantagens e desvantagens, bem como seu desempenho e viabilidade. S√£o analisadas, tamb√©m, as poss√≠veis alternativas de fontes de calor ecol√≥gicas para atender a demanda do sistema.
Estande: 66
Código do trabalho: MCD02
 

REFRIGERADOR POR ABSORÇÃO INTERMITENTE COM ENERGIA SOLAR

Estudo do funcionamento de um sistema de refrigeração por absorção intermitente e análise da viabilidade do funcionamento dele integrado a um coletor solar com a construção de um protótipo, com o objetivo de se conservarem alimentos adequadamente em locais sem acesso à rede elétrica.
Estande: 143
Código do trabalho: MCN04
 

RETROVISOR AUTOAJUST√ĀVEL

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um sistema autom√°tico de posicionamento dos espelhos retrovisores laterais, composto de um sistema eletr√īnico de acionamento, sistema de aquisi√ß√£o e processamento de imagens. O sistema de processamento √© respons√°vel pela an√°lise da posi√ß√£o relativa do condutor, identifica√ß√£o dos olhos e posicionamento dos espelhos visando otimizar a vis√£o externa ao autom√≥vel.
Estande: 1
Código do trabalho: CAD05
 

ROB√Ē HUMANOIDE CONTROLADO POR ONDAS CEREBRAIS

O objetivo deste trabalho √© abordar uma filosofia que venha a viabilizar atividades motoras b√°sicas a algu√©m com restri√ß√Ķes. Basicamente, um rob√ī humanoide √© controlado pela leitura de ondas cerebrais captadas por um "neuroheadset" (capacete neural), capaz de "ler" os impulsos el√©tricos por meio de Eletroencefalograma (EEG). Os dados lidos s√£o enviados para um computador remoto, processados e convertidos em sinal infravermelho para comandar o rob√ī humanoide.
Estande: 102
Código do trabalho: ELN04
 

ROB√Ē JOGADOR DE T√äNIS DE MESA

Este projeto prop√Ķe o desenvolvimento de um rob√ī capaz de jogar t√™nis de mesa contra um ser humano. Composto por duas "webcams", um computador dedicado, um microcontrolador e um bra√ßo rob√≥tico, o sistema √© capaz de reconhecer a posi√ß√£o e a velocidade da bola no espa√ßo e prever sua trajet√≥ria. Esses dados ser√£o processados pelo computador e enviados ao rob√ī para que seja realizada a rebatida, dando continuidade ao jogo.
Estande: 156
Código do trabalho: CAD01
 

SECAGEM DE IOGURTE EM ATOMIZADOR

Neste projeto tem-se o objetivo de realizar a secagem de iogurte num secador do tipo "Spray Dryer". Se vi√°vel, h√° grande campo de aplica√ß√£o na ind√ļstria de alimentos em balas, sorvetes, complementos alimentares, p√£es e bolos. O produto em p√≥ possibilita ganhos de frete (menor volume e peso ocupado), armazenamento (n√£o √© necess√°rio refrigera√ß√£o) e vida √ļtil do produto.
Estande: 135
Código do trabalho: QMN02
 

SISTEMA DE ALIMENTA√á√ÉO DE SEM√ĀFOROS √Ä PROVA DE APAG√ÉO

O projeto consiste num sistema de alimenta√ß√£o solar capaz de garantir o fornecimento de energia el√©trica para sem√°foros, em substitui√ß√£o √† alimenta√ß√£o por rede el√©trica p√ļblica.
Estande: 188
Código do trabalho: ELD03
 

SISTEMA DE AQUECIMENTO E RESFRIAMENTO INSTALADO EM TÊNIS

O objetivo neste trabalho foi o de estudar a transferência de calor, por meio de um "software" de simulação (CFD), em tênis, com a finalidade de aumentar o conforto térmico do usuário, pois este poderá acionar um dispositivo para deixar os pés frescos ou aquecidos de acordo com sua necessidade.
Estande: 71
Código do trabalho: QMN04
 

SISTEMA DE CAPTURA, TRANSMISS√ÉO, PROCESSAMENTO E IDENTIFICA√á√ÉO EM IMAGENS A√ČREAS

O projeto consiste em demonstrar, com a aplica√ß√£o de "software", a viabilidade de identificar pontos de interesse em imagens a√©reas captadas por uma c√Ęmera. Usa-se um sistema "wireless" para enviar informa√ß√Ķes ao "software" MATLAB cujo processamento identificar√° faixas RGB presentes na imagem.
Estande: 23
Código do trabalho: ELN05
 

SISTEMA DE CARREGAMENTO AUTOMOTIVO POR RESSON√āNCIA MAGN√ČTICA

Voc√™ j√° se imaginou ligando uma televis√£o sem conect√°-la √† tomada? A tecnologia de transfer√™ncia "wireless" at√© o momento era tida como algo dif√≠cil de alcan√ßar. Com estudos f√≠sicos na √°rea de transmiss√£o eletromagn√©tica, foi encontrado um m√©todo eficiente para realizar a fa√ßanha com alto rendimento. Essa tecnologia, pioneira no Brasil, promete revolucionar o atual modo de transmiss√£o de energia, substituindo cabos e linhas de transmiss√£o e aumentando a mobilidade de dispositivos eletr√īnicos.
Estande: 92
Código do trabalho: ELN01
 

SISTEMA DE REFRIGERA√á√ÉO DE L√ćQUIDOS PARA CICLISTAS

O projeto inicial consiste no desenvolvimento de um produto que tem por finalidade resfriar a bebida do ciclista durante sua atividade, por meio de um ciclo de refrigeração baseado nos princípios de Peltier. Esse produto é composto por um kit que pode ser montado e retirado da bicicleta sempre que o cliente desejar.
Estande: 91
Código do trabalho: MCD05
 

SISTEMA MECANIZADO DE LIMPEZA DO CANAL DE ADU√á√ÉO DE UMA PEQUENA CENTRAL HIDREL√ČTRICA

O projeto consiste num sistema mecanizado de limpeza do canal de adu√ß√£o de uma pequena central hidrel√©trica que evita o ac√ļmulo de res√≠duos nas grades da c√Ęmara de carga, ocasionando maior efici√™ncia e menor custo operacional. Este sistema √© formado por uma grade, que impede aos res√≠duos alcan√ßarem a grade da c√Ęmara de carga, e um conjunto de correntes com taliscas que percorrem a grade e carregam os dejetos at√© uma esteira transportadora, descarregando os res√≠duos em um cont√™iner.
Estande: 137
Código do trabalho: MCD04
 

SISTEMA PARA MONITORAMENTO DE ATIVIDADES DOM√ČSTICAS

A ideia deste projeto surgiu devido ao aumento da expectativa de vida da popula√ß√£o brasileira que acarretar√° aumento consider√°vel na quantidade de idosos. Para tanto, ser√° desenvolvido um sistema para monitorar atividades dentro de uma resid√™ncia, tendo como foco a garantia do bem-estar de um idoso. Foram utilizados diversos equipamentos eletr√īnicos, como sensores e c√Ęmeras, respons√°veis pela detec√ß√£o de eventuais problemas para que medidas eficazes sejam tomadas.
Estande: 178
Código do trabalho: CAD04
 

SISTEMAS DE RETEN√á√ÉO DE √ĀGUAS PLUVIAIS ¬Ė ESTUDO EM PROT√ďTIPO DE TELHADO VERDE

O trabalho consiste na avalia√ß√£o da efici√™ncia de um telhado verde do tipo extensivo, associado a um reservat√≥rio de reten√ß√£o de √°guas pluviais, quanto √† capacidade de reten√ß√£o. Foram feitos ensaios com diversas intensidades e dura√ß√Ķes de chuva para se ponderar a efic√°cia do sistema, ainda pouco conhecido no Brasil.
Estande: 13
Código do trabalho: CVD10
 

SUPORTE PARA BICICLETA EM AMBIENTE COLETIVO - BICICLIFT

O Biciclift √© um suporte coletivo para bicicletas que tem como foco a experi√™ncia do usu√°rio. Apropriando-se de conceitos da f√≠sica e mec√Ęnica aplicados a um sistema simples, o projeto se prop√Ķe a eliminar os esfor√ßos exigidos para armazenar uma bicicleta em posi√ß√£o vertical e incentivar seu uso como solu√ß√£o para problemas atuais de mobilidade urbana. Al√©m de ser f√°cil e r√°pido de usar, √© seguro, modular e apresenta harmonia est√©tica com o espa√ßo urbano.
Estande: 108
Código do trabalho: DSGN03
 

SUSTENTABILIDADE FLEX

O projeto refere-se ao desenvolvimento de um veículo sustentável para 2030, desenvolvido pelos estagiários da General Motors na área de Design. levou-se em consideração um futuro em que a mobilidade sustentável e a eficiência tecnológica são grandes fatores a serem atendidos. O veículo oferece propulsão e recarga baseado nas energias naturais, tais como a eólica, solar e termal, com valor estético ao "design" do veículo.
Estande: 27
Código do trabalho: DSGN07
 

TELEMETRIA METEOROL√ďGICA ACOPLADA √Ä SINALIZA√á√ÉO A√ČREA

Para melhorar a infraestrutura do pa√≠s, uma esta√ß√£o meteorol√≥gica foi criada com sensores de temperatura, press√£o e umidade, para ser acoplada a sinalizadores de navega√ß√£o a√©rea. Um microcontrolador comanda esses sensores; um m√≥dulo GSM e um GPRS enviam dados pela internet para que sejam utilizados para gerar um mapa com condi√ß√Ķes clim√°ticas exibidas numa interface. Esses dados geram informa√ß√Ķes para se evitar que a popula√ß√£o seja v√≠tima de transtornos clim√°ticos.
Estande: 15
Código do trabalho: ELD02
 

TRATAMENTO DE MATRIZES AQUOSAS CONTAMINADAS COM BTEX POR MEIO DE PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS

Neste trabalho objetiva-se o tratamento de √°gua contaminada com BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos), compostos presentes na gasolina, respons√°veis por diversos problemas ambientais e de sa√ļde. Para tal tratamento, foi utilizada a metodologia dos Processos Oxidativos Avan√ßados, alternativa aos tratamentos convencionais, capaz de obter alta efici√™ncia, al√©m de apresentar viabilidade de aplica√ß√£o na ind√ļstria.
Estande: 101
Código do trabalho: QMD06
 

UTILIZAÇÃO DE AMIDO EM EMBALAGEM CARTONADA

As embalagens exercem principalmente tr√™s fun√ß√Ķes: prote√ß√£o, custo e marketing do produto. A otimiza√ß√£o dessas fun√ß√Ķes deve ser considerada para se ter um sistema produto-embalagem-ambiente adequado e sustent√°vel. Com vistas √† f√°cil reciclabilidade ou degrada√ß√£o p√≥s-consumo das embalagens cartonadas atuais, prop√Ķe-se a substitui√ß√£o do alum√≠nio, um dos elementos de camada presentes nesse tipo de embalagem, por um biopol√≠mero de amido.
Estande: 173
Código do trabalho: QMN13
 

¬ďTAGLESS¬Ē ¬Ė SOLU√á√ÉO SEM FIO PARA A IDENTIFICA√á√ÉO DE PRODUTOS EM SUPERMERCADOS

O projeto foi desenvolvido com o intuito de substituir o atual modelo de etiqueta de papel nos supermercados por um sistema eletr√īnico com atualiza√ß√£o instant√Ęnea. Todo o sistema √© integrado sem a utiliza√ß√£o de fios, o que facilita a instala√ß√£o do produto nos supermercados. "Tagless" veio para otimizar o processo de remarca√ß√£o de pre√ßos e assegurar a integridade financeira do mercado.
Estande: 176
Código do trabalho: ELN03