Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 


2009

(Pesquisado por: ?mit=)

Número de trabalhos exibidos: 147

"PELLETS" DE DICLOFENACO DE S√ďDIO DE LIBERA√á√ÉO CONTROLADA

Neste trabalho visa-se introduzir uma nova forma farmacêutica com diversas vantagens tecnológicas e terapêuticas. Seu diferencial é a liberação controlada: o paciente ingere as mesmas doses de medicamento em maiores intervalos de tempo. O princípio ativo, Diclofenaco de Sódio, é um anti-inflamatório com acentuadas propriedades analgésica e antipirética, que trazem bem-estar e aliviam a dor.
Estande: 21
Código do trabalho: QMD06
 

"PELLETS" DE DICLOFENACO DE S√ďDIO GASTRO-RESISTENTES

O objetivo deste trabalho √© o desenvolvimento de "pellets" de diclofenaco de s√≥dio gastrorresistentes e a avalia√ß√£o da necessidade de recobrimento, modificando-se as diversas formula√ß√Ķes.
Estande: 23
Código do trabalho: QMN06
 

- LOCOMOTION -

Meio de transporte el√©trico, compacto, eficiente e de uso individual. Movido pelo equil√≠brio do usu√°rio, permite a locomo√ß√£o em curtas dist√Ęncias.
Estande: 112
Código do trabalho: CAD04
 

A ASCENS√ÉO SOCIOECON√ĒMICA DA CLASSE C POR MEIO DO CR√ČDITO

O trabalho visa gerar um estudo detalhado da classe m√©dia e do cr√©dito no Brasil, com o objetivo de que a pr√≥pria classe C possa ter um conhecimento maior de suas possibilidades de crescer nos campos sociais e e con√īmicos, quanto as pr√≥prias empresas tenham um estudo focado nesta classe, cada vez mais um mercado potencial a ser explorado.
Estande: 60
Código do trabalho: ADMN02
 

A CONTABILIDADE DE GANHOS COMO INSTRUMENTO DE TOMADA DE DECISÃO

A CONTABILIDADE DE GANHOS COMO INSTRUMENTO DE TOMADA DE DECIS√ÉO NA EXPORTA√á√ÉO DE FIOS DE LAT√ÉO PARA M√ĀQUINAS DE ELETROEROS√ÉO √Ä FIO.
Estande: 96
Código do trabalho: PMN11
 

A CRISE FINANCEIRA MUNDIAL: UMA ANALISE DO PONTO DE VISTA √ČTICO

An√°lise da Crise Econ√īmica do ponto de vista √©tico.
Estande: 119
Código do trabalho: ADMN06
 

ADEQUA√á√ÉO DO M√ČTODO DE C√ĀLCULO DE EFICI√äNCIA OPERACIONAL DO PROCESSO DE FABRICA√á√ÉO DE PRODUTOS DE ALUM√ćNIO: ESTUDO DE CASO ALCOA-UTINGA

O trabalho analisa o atual modelo de gest√£o da linha de extrus√£o na Alcoa de Utinga. Prop√Ķe um novo modelo, que visa adequar, de forma mais eficaz, as pr√°ticas gereciais aos par√Ęmetros considerados na organiza√ß√£o.
Estande: 71
Código do trabalho: PMD02
 

AN√ĀLISE DA GEST√ÉO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE M√ČDIAS EMPRESAS POR MEIO DE INDICADORES DE DESEMPENHO

Este projeto tem por objetivo permitir às médias empresas avaliar seu desempenho por meio de indicadores de desempenho propostos - foco na cadeia de suprimentos.
Estande: 51
Código do trabalho: PMD09
 

AN√ĀLISE DA QUALIDADE DE RISCO DO INVESTIMENTO EM EMPREENDIMENTOS IMOBILI√ĀRIOS: ESTUDO DE CASO

Este trabalho consiste na na an√°lise da qualidade do risco do investimento de empreendimentos imobili√°rios. Seu resultado final ser√° um estudo no qual ser√£o desenvolvidas as bases para qualificar empreendimentos em "Real Estate". Para ratificar o trabalho, far-se-√° um estudo de caso.
Estande: 147
Código do trabalho: CVD04
 

AN√ĀLISE DAS VANTAGENS TRIBUT√ĀRIAS NA ESCOLHA DE PORTOS PARA IMPORTA√á√ÉO

O trabalho consiste em analisar as vantagens tributárias para a importação de qualquer produto através dos portos de Santos e Itajaí. Foram feitas para o trabalho a tabulação dos dados, a análise destes e a conclusão de quais produtos e o tamanho dos lotes para melhor excluir os custos de importação.
Estande: 15
Código do trabalho: ADMN01
 

AN√ĀLISE DE VIBRA√á√ÉO EM EST√ĀDIO DE FUTEBOL: ESTUDO DE CASO

Neste trabalho, busca-se analisar a vibra√ß√£o numa arquibancada do est√°dio √ćcaro de Castro Melo.
Estande: 47
Código do trabalho: CVD07
 

APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS "LEAN" PARA OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA PRODUTIVO.

Estudo e aplicação das ferramentas "Lean" como mapeamento da cadeia de fluxo de valor e análise de possíveis gargalos de produção.
Estande: 118
Código do trabalho: PMD10
 

APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE PRODUÇÃO ENXUTA EM UMA INDÚSTRIA DE ARTEFATOS DE BORRACHA

O objetivo deste estudo é o de otimizar o fluxo da informação com a implementação das ferramentas cabíveis do "Lean Manufacturing".
Estande: 76
Código do trabalho: PMN08
 

APLICA√á√ÉO DE "LEAN MANUFACTURING" EM EMPRESA METAL√öRGICA DE M√ČDIO PORTE FABRICANTE DE COMPONENTES MEC√āNICOS PARA A IND√öSTRIA DA CONSTRU√á√ÉO

O trabalho trata da aplica√ß√£o de "Lean Manufacturing" em empresa metal√ļrgica de m√©dio porte que atua como fabricante de componentes mec√Ęnicos para a constru√ß√£o civil. Principais melhorias implantadas: elimina√ß√£o de desperd√≠cios, ganho de produtividade, inser√ß√£o do Sistema Kanban por meio de bandejas e carrinhos, e elimina√ß√£o de estoque intermedi√°rio.
Estande: 85
Código do trabalho: PMD16
 

APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA FILOSOFIA "LEAN MANUFACTURING" NO FLUXO DE MANUFATURA DE UMA UNIDADE PRODUTIVA DA INDÚSTRIA DE PANIFICAÇÃO

Este trabalho consiste em realizar uma análise do fluxo produtivo de uma panificadora, identificando-se e atacando-se, com ferramentas da filosofia "Lean Manufacturing", os processos que apresentam maiores desperdícios.
Estande: 150
Código do trabalho: PMN01
 

APLICA√á√ÉO DE MELHORIA CONT√ćNUA NO PROCESSO DE ARMAZENAMENTO EM UMA EMPRESA DE PR√Č- MOLDADOS

O trabalho foi direcionado para a reetrutura√ß√£o do estoque da empresa, onde se encontra a maior fonte de desperd√≠cios de recursos. Para os objetivos serem atingidos, alguns processos foram otimizados. As solu√ß√Ķes aplicadas foram o Kanban, elimina√ß√£o de desperd√≠cios (redu√ß√£o de tempo no mapa de fluxo) e a divis√£o da √°rea de estocagem por obra.
Estande: 90
Código do trabalho: PMD01
 

APLICAÇÃO DE REDE "MESH" EM SISTEMA DE SENSORIAMENTO REMOTO

Neste estudo busca-se mostrar a utilização da tecnologia de rede "mesh" para implantar um sistema da aquisição de dados de sensores remotos.
Estande: 55
Código do trabalho: ELD04
 

APROVEITAMENTO DE √ĀGUA DE CHUVA FINS N√ÉO POT√ĀVEIS

Este √© um estudo sobre o gerenciamento de um projeto de Capta√ß√£o de √°gua de chuva em telhados de edifica√ß√Ķes para fins n√£o pot√°veis, visando a benef√≠cios ambientais, econ√īmicos e sociais. Estudo de Caso: "Campus" do Instituto Mau√° de Tecnologia.
Estande: 24
Código do trabalho: GABN01
 

AQUISI√á√ÉO DE SINAIS UTILIZANDO ACELER√ĒMETRO

O trabalho consiste em medir vibra√ß√Ķes de corpo inteiro em seres humanos utilizando-se aceler√īmetros, comparando os valores obtidos com os limites e toler√Ęncias estabelecidos por Entidades Regulamentadoras Nacionais e Internacionais (ABNT/ ISO entre outras).
Estande: 67
Código do trabalho: ELN07
 

AQUISI√á√ēES INTERBANCARIAS NO SISTEMA FINANCEIRO BRASILEIRO

Aquisi√ß√Ķes no Sistema Financeiro Nacional: fatores motivacionais e impactos socioecon√īmicos. Sua contribui√ß√£o para o desenvolvimento econ√īmico e melhoria da qualidade do cr√©dito.
Estande: 26
Código do trabalho: ADMN07
 

AS EMPRESAS DIANTE DA OBRIGATORIEDADE DA NOTA FISCAL ELETR√ĒNICA: CASO DESTILARIA AMERICANA - DASA

O estudo apresentado tem o objetivo de demonstrar de que forma uma obrigatoriedade, como a Nota Fiscal Eletr√īnica, pode trazer benef√≠cios √† sociedade, √†s empresas e √†s Administra√ß√Ķes Tribut√°rias.
Estande: 12
Código do trabalho: GTIN03
 

AUMENTO DA EFICI√äNCIA OPERACIONAL DE UMA IND√öSTRIA DE FUNDI√á√ÉO DE ALUM√ćNIO E ZAMAC

Com a aplica√ß√£o da Teoria das Restri√ß√Ķes e da utiliza√ß√£o de Modelo de Simula√ß√£o, foram geradas alternativas para aumento do ganho operacional e melhoria do n√≠vel de atendimento.
Estande: 143
Código do trabalho: PMN03
 

AUTOMA√á√ÉO DE PAGAMENTO EM POSTOS DE COMBUST√ćVEIS - PROJETO PITSTOP

Neste estudo, os valores dos reabastecimentos são armazenados num servidor e, após um determinado período, envia-se uma fatura para o cliente. Esses valores são captados por um sistema RFID. Esse sistema traz benefícios para o cliente (maior prazo de pagamento, maior controle, mais segurança e maior comodidade e rapidez) e para o proprietário do estabelecimento (maior segurança e a fidelidade do cliente).
Estande: 50
Código do trabalho: ELN15
 

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL SEM FIO UTILIZANDO O PROTOCOLO ZIGBEE

O projeto desenvolvido utiliza o protocolo de transmiss√£o de dados sem fio ZigBee para criar um sistema de automa√ß√£o residencial, onde √© poss√≠vel controlar diversos dispositivos atrav√©s de interruptores, central de controle, "smartphones" e internet. A comunica√ß√£o entre os dispositivos √© feita sem fio, proporcionando maior facilidade de implementa√ß√£o e mobilidade em rela√ß√£o √†s instala√ß√Ķes tradicionais.
Estande: 27
Código do trabalho: ELN13
 

AVALIA√á√ÉO DO POTENCIAL E√ďLICO BRASILEIRO

O Brasil j√° explora a Energia E√≥lica, por√©m a quantidade gerada ainda √© muito pequena. A Energia E√≥lica poder√° complementar a gera√ß√£o de energia quando baixos regimes de chuvas influenciarem a produ√ß√£o de energia hidroel√©trica. Considerada uma fonte sustent√°vel de energia, √©, portanto, uma alternativa para diminuir os impactos ambientais e econ√īmicos, tanto no Brasil como no Mundo.
Estande: 101
Código do trabalho: CVN01
 

BANCADA PARA ENSAIOS DE SURTOS EL√ČTRICOS

Desenvolvimento de uma bancada didática para a realização de ensaios de surtos de alta tensão e sobre correntes.
Estande: 91
Código do trabalho: ELN11
 

BICICLETA H√ćBRIDA INTELIGENTE IBIKE

O trabalho consiste no desenvolvimento de uma bicicleta elétrica motorizada com controle de velocidade, sistema de regeneração e freios abs.
Estande: 93
Código do trabalho: CAD06
 

BRA√áO DE EXOESQUELETO ROB√ďTICO

Projeto e fabricação de um braço de exoesqueleto robótico para ampliação da força muscular de um indivíduo, com deficiência nos membros superiores.
Estande: 137
Código do trabalho: CAD02
 

BSC - ALINHANDO E BALANCEANDO SUA EMPRESA

Neste trabalho, apresenta-se o BSC: uma nova abordagem para administra√ß√£o estrat√©gica, desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton, que prov√™ uma prescri√ß√£o clara sobre o que as empresas deveriam medir para equilibrar a perspectiva financeira. Esse sistema de gest√£o habilita as organiza√ß√Ķes a clarearem sua vis√£o e estrat√©gia al√©m de traduzi-las em a√ß√Ķes.
Estande: 134
Código do trabalho: GSTN03
 

CADEIRA COM SISTEMA DE LAGARTAS PARA MOVIMENTAÇAO EM TODOS OS TERRENOS

Neste trabalho, buscou-se desenvolver um equipamento individual autom√°tico estilo "cadeira de rodas" que permite ao usu√°rio trafegar por terrenos acidentados, controlando o equipamento por meio de manetes automatizados.
Estande: 92
Código do trabalho: MCN01
 

CERTIFICA√á√ÉO ENERG√ČTICA DE UM EDIF√ćCIO COMERCIAL

Análise da eficiência energética em Edifício Comercial segundo normativas do selo ainda em estudo PROCEL EDIFICA, a ser implantado oficialmente no território brasileiro em 2012.
Estande: 75
Código do trabalho: CVD05
 

CITY CAR - VE√ćCULO URBANO

O presente tema apresenta o projeto de um triciclo como veículo alternativo para o transporte urbano de passageiros. Com base nos dados apresentados pelo mercado automotivo brasileiro verifica-se uma tendência no aumento da utilização de transportes de baixo custo, ágil, seguro e de maior mobilidade.
Estande: 16
Código do trabalho: CAN07
 

CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL EM AQUISI√á√ēES

Com a abertura do mercado na d√©cada de 1990, surgiu a necessidade de as organiza√ß√Ķes buscarem o mercado externo por meio de aquisi√ß√Ķes. O objetivo do trabalho consiste em entender quais problemas as empresas enfrentam em processos dessa natureza relacionados com clima e cultura organizacional. Busca-se o entendimento dos problemas de ordem comportamental e as a√ß√Ķes que as empresas tomam, pois este fato √© uma das chaves para o sucesso do processo.
Estande: 56
Código do trabalho: ADMN08
 

CLIMBSIM - SIMULADOR DE ESCALADA

Projeto e Fabrica√ß√£o de um Simulador de parede de escalada para ser utilizado principalmente em ambientes em que a montagem de uma parede de escalada convencional seria invi√°vel, devido √†s suas dimens√Ķes. O equipamento pode ser utilizado em feiras e eventos, ou como alternativa para condicionamento f√≠sico em academias.
Estande: 124
Código do trabalho: CAN08
 

CONDOM√ćNIO HABITACIONAL SUSTENT√ĀVEL

Estudo de caso de um condomínio habitacional horizontal confrontando-se três diferentes alternativas de empreendimento ,que empregam tecnologias sustentáveis. Palavras-Chave: Engenharia Civil; Condomínio; Habitação; Sustentabilidade
Estande: 25
Código do trabalho: CVD03
 

CONTROLADOR ADAPTATIVO COM OTIMIZAÇÃO DE ENERGIA

O trabalho consiste num controle adaptativo que visa à otimização do esforço de controle - ou seja, do consumo de energia - de uma estufa utilizando-se técnicas de controle avançado.
Estande: 139
Código do trabalho: ELN17
 

CONTROLADOR DIGITAL DE TEMPERATURA PARA CHUVEIROS

Desenvolvimento de um controlador digital para chuveiros.
Estande: 140
Código do trabalho: CAD05
 

CONTROLE AUTOM√ĀTICO DE PRESEN√áA EM SALA DE AULA - SENSOR DIGITAL

Trata-se de um sistema de controle de frequ√™ncia em sala de aula por Biometria. O objetivo √©, al√©m de registrar a frequ√™ncia dos alunos presentes com mais efici√™ncia, atender a determina√ß√£o do MEC (75% de presen√ßa m√≠nima) e coletar dados para gerar informa√ß√Ķes, que poder√£o ser usadas pela coordenadoria dos cursos para melhor acompanhamento e tomada de decis√£o.
Estande: 41
Código do trabalho: PMD14
 

CONTROLE DE PACIENTES EM UM HOSPITAL COM TECNOLOGIA RFID

O objetivo do trabalho √© desenvolver um sistema de rastreamento e controle de pacientes num hospital com a tecnologia de identifica√ß√£o por radiofrequ√™ncia (RFID) com o intuito de fornecer estat√≠sticas que auxiliem na melhora do fluxo de pacientes e, conseq√ľentemente, na utiliza√ß√£o de recursos do hospital.
Estande: 2
Código do trabalho: ELD06
 

CONTROLE E AUTOMAÇÃO APLICADO À INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA

Este trabalho visa iniciar o estudo de um modelo matem√°tico para o controle e automa√ß√£o do processo fermentativo na ind√ļstria sucroalcooleira.
Estande: 129
Código do trabalho: QMN04
 

CONTROLE PREDITIVO COM "FEED FORWARD"

O trabalho consiste na exibição de respostas gráficas do Controle de Nível Preditivo com "Feedforward".
Estande: 86
Código do trabalho: ELN21
 

DESENVOLVIMENTO DE "SMOOTHIE" FONTE DE FIBRAS

O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de uma sobremesa l√°ctea tipo "smoothie" fonte de fibras. Trata-se de um produto alimenticio que utiliza como principais ingredientes iogurte natural e suco de frutas. Os "smoothies" s√£o caracterizados pelo elevado grau de aera√ß√£o da massa, cremosidade, leveza e refresc√Ęncia.
Estande: 105
Código do trabalho: ALD05
 

DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA EM P√ď EFERVESCENTE: CH√Ā BRANCO COM PERA

Desenvolvimento de uma bebida funcional em p√≥ efervescente com base em extrato de ch√° branco e polpa de pera desidratada. √Č fonte de polifen√≥is que atuam contra os radicais livres, cuja a√ß√£o antioxidante √© cientificamente comprovada. A combina√ß√£o de polpa de pera, extrato de ch√° branco e a efervesc√™ncia revela-se numa bebida refrescante, pr√°tica, saud√°vel e de car√°ter inovador.
Estande: 49
Código do trabalho: ALD01
 

DESENVOLVIMENTO DE COMP√ďSITO DE POLIAMIDA 6.6 E REFUGO DE POLIARAMIDA

Os pol√≠meros podem ser utilizados na forma de comp√≥sitos, com a incorpora√ß√£o de cargas ou aditivos que conferem diferentes caracter√≠sticas conforme a necessidade da aplica√ß√£o. O presente estudo teve como objetivo o aprimoramento das propriedades mec√Ęnicas da poliamida 6.6 com o reaproveitamento do refugo da manta de Kevlar¬ģ 49, utilizada para a blindagem de autom√≥veis.
Estande: 66
Código do trabalho: QMD02
 

DESENVOLVIMENTO DE FERMENTADO DE LARANJA ESPUMANTE

O trabalho consiste em produzir um espumante com fermentação alcóolica de suco de laranja a fim de ampliar as alternativas de aproveitamento da fruta.
Estande: 11
Código do trabalho: ALD03
 

DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÃO DE SORVETE DESTINADO A MULHERES EM MENOPAUSA

Desenvolvimento de sorvete com redu√ß√£o de gordura e isen√ß√£o de a√ß√ļcar, enriquecido com prote√≠na isolada de soja, extrato de ch√° branco, vitaminas e minerais. O produto tem por objetivo minimizar os sintomas apresentados por mulheres na fase do climat√©rio (menopausa).
Estande: 31
Código do trabalho: ALD02
 

DESENVOLVIMENTO DE JOGO PARA APARELHO CELULAR

Este estudo tem foco no segmento de jogos casuais para dispositivos móveis e no desenvolvimento de um jogo casual para telefones celulares, utilizando-se a linguagem Java ME.
Estande: 123
Código do trabalho: ELN09
 

DESENVOLVIMENTO DE MAIONESE LIGHT À BASE DE ABACATE

A formula√ß√£o da maionese "light" com base de abacate foi desenvolvida com a inten√ß√£o de ser um alimento saboroso e saud√°vel, proporcionando benef√≠cios √† sa√ļde das pessoas.
Estande: 133
Código do trabalho: ALD07
 

DESENVOLVIMENTO DE MECANISMO PARA A CAPTURA DE PERNILONGOS.

O projeto baseou-se em desenvolver uma armadilha eficiente na captura de pernilongos com a finalidade de gerar bem-estar e sa√ļde em ambiente residencial e tamb√©m para pesquisas para o controle de vetores. A armadilha consiste numa pequena caixa coberta com uma fina camada de cola adesiva com base de poliuretano. Foram adicionadas √† cola subst√Ęncias atrativas de pernilongos. Tamb√©m foi instalada uma resist√™ncia para gerar calor e simular a temperatura do corpo humano.
Estande: 10
Código do trabalho: QMD03
 

DESENVOLVIMENTO DE SOBREMESA ANTICELULITE: MOUSSE DE FRUTAS VERMELHAS

Trata-se de desenvolvimento de uma "mousse" de frutas vermelhas com propriedades cosméticas para auxiliar na prevenção e na redução de celulite.
Estande: 64
Código do trabalho: ALD04
 

DESENVOLVIMENTO DE SORVETE SIMBI√ďTICO SABOR A√áA√ć

Este trabalho teve como objetivo desenvolver um sorvete simbiótico de sabor açaí. Foi avaliada a influência do encapsulamento dos micro-organismos probióticos e da adição do ingrediente prebiótico inulina, na sobrevivência de "Lactobacillus acidophilus" e "Bifidobacterium" no sorvete durante 60 dias de armazenamento.
Estande: 146
Código do trabalho: ALD06
 

DESENVOLVIMENTO DE UM LIQUIDIFICADOR SEMI-PROFISSIONAL AGREGADO A UM ESPREMEDOR DE FRUTAS

Neste projeto buscou-se desenvolver um liquidificador semi-profissional agregado a um espremedor de frutas, que atenda às necessidades do nosso mercado alvo, composto por bares (botecos), padarias, lanchonetes, casas de sucos etc. Para isso desenvolver-se-á um produto com características técnicas melhores que a de um similar doméstico, como facas, acoplamento, copo e corpo mais resistentes e com um motor mais potente, com uma estética aprimorada em relação a um produto profissional
Estande: 106
Código do trabalho: PMD06
 

DESENVOLVIMENTO SOCIOECON√ĒMICO MOVIDO A ENERGIA SOLAR

O objetivo deste trabalho √© abordar a energia solar como fonte de energia alternativa para o desenvolvimento socioecon√īmico de maneira sustent√°vel, sem agress√£o ao meio ambiente.
Estande: 131
Código do trabalho: GSTN10
 

DESTINA√á√ÉO CORRETA DE RES√ćDUOS CLASSE I

Preocupados com a destina√ß√£o final dos res√≠duos classificados como classe I, neste trabalho apresentam-se tecnologias e alternativas de reutiliza√ß√£o de res√≠duos perigosos gerados em empresas de transporte coletivo a fim de se mitigarem as emiss√Ķes.
Estande: 110
Código do trabalho: GABN07
 

DISPOSITIVO DE APOIO PARA DEFICIENTES VISUAIS

Neste trabalho buscou-se desenvolver um dispositivo para auxiliar o deficiente visual na identifica√ß√£o de √īnibus urbano. Consiste de dois m√≥dulos, um no √īnibus e outro em posse do deficiente. No ponto de √īnibus, o deficiente aciona o dispositivo e aguarda. Ao aproximar-se um √īnibus, os dois equipamentos se conectam e um aviso √© dado ao motorista solicitando sua parada. Um sinal sonoro tamb√©m √© ativado para sinalizar ao deficiente a presen√ßa do √īnibus esperado.
Estande: 100
Código do trabalho: ELN18
 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DA REGIÃO

O desenvolvimento sustent√°vel depende da educa√ß√£o ambiental. Dentro de uma vis√£o interdisciplinar do conhecimento, neste trabalho valoriza-se a educa√ß√£o ambiental com vistas √† consolida√ß√£o da cidadania com base em conte√ļdos vinculados ao cotidiano. √Č necess√°rio analisar a implanta√ß√£o das diretrizes da Pol√≠tica Nacional de Educa√ß√£o Ambiental nas escolas de ensino fundamental, suas melhorias e resultados.
Estande: 120
Código do trabalho: GABN09
 

EFICI√äNCIA ENERG√ČTICA APLICADA NO VAREJO

Eficiência Energética numa loja da rede do Hipermercado Carrefour.
Estande: 144
Código do trabalho: PMD13
 

ELABORAÇÃO DE UM MANUAL DE FRANQUIA PARA REESTRUTURAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DAS FRANQUIAS DA REDE DE FAST FOOD, BLACK DOG, EM SÃO PAULO

O trabalho consiste em elaborar uma pesquisa e posterior formula√ß√£o de um manual de franquia, com o intuito de melhorar os padr√Ķes de qualidade e de gest√£o da rede de "fast food" estudada, de padronizar as franquias, tornando-as mais atrativas para os futuros franqueados, apresentando um retorno sobre investimento (ROI) maior para o investidor.
Estande: 42
Código do trabalho: ADMN03
 

ENGENHARIA CIVIL

Santo Ant√īnio
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PROD02
 

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Centro
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PROD01
 

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Lorenzini
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PROD03
 

ENGENHARIA DE PRODU√á√ÉO MEC√āNICA

Nova Gerty
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PROD06
 

ENGENHARIA EL√ČTRICA

Santa Maria
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PROD04
 

ENGENHARIA MEC√āNICA E DESIGN DO PRODUTO

Barcelona e Fundação
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PROD05
 

ENGENHARIA QU√ćMICA

Prosperidade e Oswaldo Cruz
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PROD07
 

ESTEIRA ERGOM√ČTRICA AUTOMATIZADA CONTROLADA POR SENSOR CARD√ćACO

O projeto consiste no desenvolvimento de um controle de uma esteira ergométrica que otimiza o treino de um atleta com o monitoramento da frequência cardíaca e com outros dados fornecidos (idade, tipo de treino etc).
Estande: 125
Código do trabalho: CAD01
 

ESTUDO DA BIODEGRADA√á√ÉO DE BIOPL√ĀSTICOS

Este estudo √© realizado em laborat√≥rio simulando situa√ß√Ķes reais de esgoto dom√©stico e aterro sanit√°rio. Estuda-se a biodegradabilidade de alguns tipos de biopl√°sticos existentes no mercado brasileiro.
Estande: 87
Código do trabalho: QMD04
 

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DO CONCRETO COM FUNÇÃO ESTRUTURAL EMPREGANDO AGREGADOS RECICLADOS

Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização de agregado reciclado, obtidos com resíduos gerados pela construção civil, substituindo parcialmente o agregado natural, para a produção de concreto com função estrutural
Estande: 122
Código do trabalho: CVD02
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DE USO DE TECNOLOGIAS SUSTENT√ĀVEIS EM PROJETOS DE CASAS POPULARES

Este trabalho visa promover os conceitos de sustentabilidade por meio de um estudo de viabilidade de tecnologias existentes no mercado para constru√ß√Ķes de baixo custo. Incorpora toda a cadeia produtiva, a fim de criar um modelo que englobe quest√Ķes sociais, econ√īmicas e ambientais, promovendo melhoria na qualidade de vida da sociedade.
Estande: 79
Código do trabalho: GABN02
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DO USO DO TOTEM NO COM√ČRCIO DE VINHOS

Este estudo promove a viabilidade da cria√ß√£o de um sistema de informa√ß√Ķes para que, com o uso de um totem, empresas produtoras de vinho possam auxiliar o consumidor no momento da compra de vinhos, sem a presen√ßa de um "sommelier". Gera√ß√£o de conhecimento para o mercado com incremento das vendas e fideliza√ß√£o do cliente.
Estande: 121
Código do trabalho: GSTN06
 

ESTUDO DO USO DE REFUGO DE ESPUMA R√ćGIDA DE POLIURETANO EM ARGAMASSA PARA CONTRAPISO

Estudo do uso de refugo de espuma r√≠gida de poliuretano em argamassa para contrapiso e seus efeitos de isolamento t√©rmico e ac√ļstico.
Estande: 104
Código do trabalho: CVN02
 

EXTRUSÃO DE POLIPROPILENO EM ROSCA DUPLA

O trabalho tem como objetivo o estudo da operação de extrusão em rosca dupla e a identificação de oportunidades de otimização desse processo numa planta de polipropileno.
Estande: 107
Código do trabalho: QMN05
 

FERRAMENTA DE AN√ĀLISE EM TEMPO REAL DA VARIABILIDADE DE FREQU√äNCIA CARD√ćACA

Desenvolveu-se este estudo pela necessidade de a área médica deter uma ferramenta confiável para uma análise, em tempo real, da variabilidade de frequência cardíaca. Criou-se uma ferramenta sistêmica que permite diagnosticar o real estado clínico do paciente, com facilidade. A ferramenta apresenta a variação dos batimentos cardíacos quanto ao tempo, à frequência e à análise estatística gráfica de Poincarè.
Estande: 111
Código do trabalho: ELN16
 

FUS√ēES E AQUISI√á√ēES NA IND√öSTRIA FARMAC√äUTICA

Neste trabalho estudam-se os impactos causados nas F&As abordando-se as áreas de pesquisas, financeiras, até a gestão de pessoas.
Estande: 14
Código do trabalho: GSTN07
 

GEL FITOTER√ĀPICO DE ALOE VERA

Neste trabalho, desenvolveu-se um gel fitoter√°pico de "Aloe vera" para queimaduras .
Estande: 136
Código do trabalho: QMD01
 

GERENCIAMENTO DA DEMANDA DE ITENS VOLTADOS √Ä MANUTEN√á√ÉO EM UMA IND√öSTRIA QU√ćMICA DE POL√ćMEROS

O estudo proposto focou a melhoria da qualidade e produtividade da Unidade PVC da Braskem, por meio de ferramentas adotadas da filosofia do "Lean Manufacturing". O projeto tornou-se viável com a análise do histórico de falhas ou defeitos de funcionamento dos equipamentos, por meio da previsão de demanda, visando evitar as paradas não programadas.
Estande: 48
Código do trabalho: PMN05
 

GERENCIAMENTO DE FERRAMENTAS DE CORTE

Gerenciamento de ferramentas de corte aplicado em ind√ļstria de autope√ßas √© o objeto deste estudo.
Estande: 19
Código do trabalho: PMN09
 

GEST√ÉO DAS √ĀGUAS PLUVIAIS EM EDIFICA√á√ēES COMO FORMA DE COMBATE A ENCHENTES

Com a crescente ocupa√ß√£o urbana e consequente impermeabiliza√ß√£o do solo,aumentam a frequ√™ncia e a intensidade das enchentes. Neste trabalho, prop√Ķem-se alternativas de gest√£o das √°guas pluviais em edifica√ß√Ķes urbanas, com a aplica√ß√£o de tecnologias como a constru√ß√£o de sistemas de reten√ß√£o de √°guas pluviais e o uso de pavimentos perme√°veis. Tais solu√ß√Ķes promovem a redu√ß√£o do escoamento superficial , contribuindo para a redu√ß√£o dos impactos ambientais das enchentes.
Estande: 115
Código do trabalho: GABN05
 

GEST√ÉO DE ESTOQUE NO DEP√ďSITO DA LOJA, VISANDO √Ä REDU√á√ÉO DA RUPTURA EM G√ĒNDOLA NUMA EMPRESA DO VAREJO BRASILEIRO

O trabalho visa identificar os motivos que geram a falta do produto na g√īndola (ruptura) por falta de reposi√ß√£o do estoque parado no dep√≥sito interno da loja e propor solu√ß√Ķes que reduzam essa ruptura. O grupo utiliza o recurso de simula√ß√£o como ferramenta para a mensura√ß√£o dos resultados.
Estande: 7
Código do trabalho: PMN06
 

GESTÃO DE MARKETING ESPORTIVO PARA CLUBES DE FUTEBOL

O trabalho do grupo est√° voltado para a gest√£o de marketing esportivo para clubes de futebol, com base no estudo de caso do clube espanhol Real Madrid.
Estande: 145
Código do trabalho: ADMN04
 

GEST√ÉO INTEGRADA DE RES√ćDUOS S√ďLIDOS DO IMT - "CAMPUS" DE S√ÉO CAETANO DO SUL

O trabalho objetiva diagnosticar a situação atual e propor alternativas de melhoria para a gestão dos resíduos sólidos do IMT, no "Campus" de São Caetano do Sul do IMT ,com ênfase na questão da reciclagem.
Estande: 94
Código do trabalho: GABN06
 

GRAMPEADOR CIR√öRGICO REUTILIZ√ĀVEL PARA A REDU√á√ÉO DE CUSTO DE CIRURGIA

Este estudo consiste no desenvolvimento de um projeto de grampeador cir√ļrgico de custo reduzido.
Estande: 103
Código do trabalho: PMN10
 

HELIC√ďPTERO AUT√ĒNOMO COM 3 ROTORES

Prot√≥tipo de helic√≥ptero UAV diferenciado, leve, port√°til, miniaturizado, com sensores e atuadores de tecnologia avan√ßada. Permite f√°cil opera√ß√£o com recurso de estabilidade aut√īnoma em v√īo pairado. Carrega cargas de 3 kg.
Estande: 116
Código do trabalho: CAN05
 

IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL NA CADEIA PRODUTIVA DA EMBALAGEM DO PERFUME KAIAK

O trabalho visa √† identifica√ß√£o de oportunidades de redu√ß√£o do consumo de energia, insumos e emiss√Ķes de di√≥xido de carbono na produ√ß√£o de embalagem do perfume Kaiak, utilizando-se a ferramenta ACV. As empresas Natura S.A. e Wheaton apoiam a realiza√ß√£o do trabalho.
Estande: 52
Código do trabalho: QMN01
 

IMPACTOS S√ćSMICOS EM SUPERESTRUTURAS DE CONCRETO: ESTUDO DE CASO

Analisam-se os impactos s√≠smicos numa estrutura de concreto. Sugerem-se solu√ß√Ķes para minimizar os danos na edifica√ß√£o.
Estande: 62
Código do trabalho: CVD06
 

IMPLANTA√á√ÉO DE SUSTENTABILIDADE EM INSTITUI√á√ēES FINANCEIRAS

O objetivo deste trabalho √© demonstrar que o principal papel das institui√ß√Ķes financeiras quanto √†s a√ß√Ķes sustent√°veis √© o de induzir mudan√ßas nas partes com as quais elas se relacionam, ou seja, reagir aos riscos e oportunidades apresentados pelas mudan√ßas clim√°ticas e aumentar os empr√©stimos e financiamentos para projetos de energia limpa.
Estande: 84
Código do trabalho: GSTN09
 

INFLU√äNCIA DA PRESS√ÉO DOS PNEUS NO DESEMPENHO E NO CONSUMO DE COMBUST√ćVEL DE UM VE√ćCULO.

A press√£o interna √© um fator essencial para o bom funcionamento do pneu. Sua n√£o conformidade com a especifica√ß√£o do fabricante pode alterar diretamente o consumo de combust√≠vel do autom√≥vel e comprometer a seguran√ßa de seus ocupantes. Neste trabalho estuda-se a rela√ß√£o entre a press√£o interna do pneu e o desempenho de um ve√≠culo de passeio. Os par√Ęmetros de desempenho analisados ser√£o o consumo de combust√≠vel do autom√≥vel, a dist√Ęncia de frenagem no seco e no molhado e a dirigibilidade.
Estande: 77
Código do trabalho: MCD04
 

INJE√á√ÉO E IGNI√á√ÉO ELETR√ĒNICA PARA MOTORES DE BAIXA CILINDRADA

Neste trabalho, desenvolveu-se um sistema de inje√ß√£o e igni√ß√£o eletr√īnica para motores de baixa cilindrada.
Estande: 901
Código do trabalho: MCD01
 

INSTRUMENTO MUSICAL CONDUZIDO PELO M√öSICO SEM CONTATO F√ćSICO - THEREMIN

O objetivo deste trabalho consiste na constru√ß√£o de um instrumento musical conduzido pelo m√ļsico, sem contato f√≠sico. Theremin permite que o m√ļsico o controle pela aproxima√ß√£o (ou afastamento) das m√£os. Uma delas controla o volume, enquanto a outra ajusta o timbre.
Estande: 5
Código do trabalho: ELD05
 

INTEGRAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DA EMPRESA

Este trabalho abrange a logística integral de uma cadeia de suprimentos. O objetivo é otimizar a cadeia logística, analisando-se o fluxo todo visando aos focos de melhoria para aumentar o nível de satisfação do cliente e aumentar a produtividade da cadeia.
Estande: 117
Código do trabalho: PMD15
 

INVESTIGAÇÃO DA APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS NA PREVISÃO DA VARIAÇÃO CAMBIAL

A proposta deste projeto consiste em buscar uma alternativa para os m√©todos atuais de c√°lculo e predi√ß√£o de paridade utilizando-se treinamento de redes neurais para co-relacionar as varia√ß√Ķes dos principais mercados mundiais com as varia√ß√Ķes na paridade D√≥lar-Real.
Estande: 33
Código do trabalho: CAN02
 

LOG√ćSTICA REVERSA NO SETOR AUTOMOTIVO

Este trabalho aborda a cadeia da ind√ļstria automobil√≠stica, analisando o projeto, a produ√ß√£o e, especificamente, o tratamento dado ao autom√≥vel no final de sua vida. Aborda as modernas t√©cnicas de projetos, como o "eco design", que contribuem para diminuir a polui√ß√£o e a imagem do carro como vil√£o ambiental; a escolha e o desenvolvimento de materiais visam ao reaproveitamento e ao desenvolvimento de sistemas de montagem, desmontagem para facilitar a reciclagem.
Estande: 6
Código do trabalho: GSTN11
 

MANDRILAMENTO DE PRECISÃO EM AÇO ENDURECIDO

Neste trabalho estudaram-se os efeitos da usinagem na qualidade geométrica e microestrutural de furos em aço endurecido.
Estande: 58
Código do trabalho: MCD02
 

MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR, UM ESTUDO DE CASO NA IND√öSTRIA METAL√öRGICA.

O trabalho consiste em desenvolver modelo aplic√°vel na ind√ļstria mec√Ęnica para a determina√ß√£o da quantidade ideal de compra de mat√©ria-prima para a fabrica√ß√£o de pe√ßas com diferentes tamanhos e composi√ß√Ķes.
Estande: 4
Código do trabalho: PMN02
 

MAQUINA AUTOMATICA DE DOBRAR BULAS

Esse trabalho consiste no desenvolvimento, com baixo custo, de uma máquina automática para dobrar bulas e folhetos, visando atender às necessidades de pequenas empresas.
Estande: 81
Código do trabalho: CAN11
 

M√ĀQUINA AUTOMATIZADA DE LEN√áOS

M√°quina automatizada "hands-free" capaz de fabricar e cortar len√ßos umedecidos com determinadas subst√Ęncias para aplica√ß√£o em in√ļmeras √°reas ligadas √† higiene pessoal.
Estande: 3
Código do trabalho: CAN09
 

MARCA APLICADA AO "FAST FOOD" NATURAL

Este trabalho visa propor a aplicação dos conceitos de marca para uma nova cadeia de "Fast Food" Natural.
Estande: 53
Código do trabalho: ADMN10
 

MARKETING DE SERVIÇOS APLICADOS A UMA CORRETORA DE SEGUROS

Neste trabalho ser√£o discriminadas as diferen√ßas entre o marketing de servi√ßos e o marketing de produtos. Com foco no marketing de servi√ßos, ser√£o apresentadas a√ß√Ķes e ferramentas eficazes para a realiza√ß√£o de marketing numa corretora de seguros.
Estande: 20
Código do trabalho: GSTN02
 

MEDIDOR RESIDENCIAL DE ENERGIA EL√ČTRICA

Equipamento elétrico portátil cuja finalidade é medir o consumo de energia elétrica. Converte a energia consumida em valores monetários para informar o consumidor o quanto ele pagará pelo uso da energia.
Estande: 65
Código do trabalho: CAN06
 

MELHORIA CONT√ćNUA NA EFICI√äNCIA OPERACIONAL DA LINHA DE FABRICA√á√ÉO DE LATAS: ESTUDO DE CASO DE UMA F√ĀBRICA DE M√ČDIO PORTE COM GEST√ÉO FAMILIAR

Implantação da metodologia OEE (eficiência operacional) na linha de fabricação de latas metálicas instalada numa fábrica de médio porte.
Estande: 95
Código do trabalho: PMD08
 

MELHORIA DO PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO EM PEQUENA EMPRESA VISANDO REDUÇÃO DOS ATRASOS DE ENTREGA DOS PRODUTOS.

Pequenas empresas possuem problemas de processos n√£o-estruturados. Na Mascotemania, isso resulta em atrasos no atendimento, que podem chegar a 19% dos pedidos. Foram mapeados os fluxos f√≠sicos e de informa√ß√Ķes para identifica√ß√£o dos tempos necess√°rios e dos desperd√≠cios de tempo no processo, gerando solu√ß√Ķes pontuais que, juntas, permitem a redu√ß√£o dos atrasos em at√© 90%, conforme simula√ß√£o das novas condi√ß√Ķes.
Estande: 63
Código do trabalho: PMD07
 

MELHORIA NO PROCESSO DE DISTRIBUI√á√ÉO NO MERCADO VESTU√ĀRIO VAREJISTA

Este trabalho visa planejar a produção e determinar critérios de distribuição a fim de reduzir perdas de venda por falta de produto numa rede varejista de vestuário, com a determinação dos estoques de segurança para cada ponto de venda e da previsão de demanda.
Estande: 29
Código do trabalho: PMN04
 

MELHORIA NOS PROCESSOS DAS COOPERATIVAS DE RECICLAGEM

Melhoria na gest√£o das cooperativas de reciclagem.
Estande: 155
Código do trabalho: ADMN11
 

MONOTRILHO: ALTERNATIVA DE TRANSPORTE COLETIVO PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

√Č not√≥ria a situa√ß√£o ca√≥tica em que se encontra o tr√Ęnsito da regi√£o metropolitana. Diversas s√£o as alternativas apresentadas a fim de mitigar esse cen√°rio. Existe atualmente uma grande demanda n√£o atendida, a de m√©dia capacidade, onde o sistema de monotrilho se encaixa apropriadamente. Ser√£o apresentadas neste trabalho as vantagens e desvantagens da tecnologia desse sistema e sugerida a implanta√ß√£o num trecho espec√≠fico da RMSP.
Estande: 57
Código do trabalho: CVD01
 

MUDAN√áA DE PODER NA CADEIA DE NEG√ďCIOS

O presente estudo tem como foco principal a busca e o entendimento dos fatores que geraram mudan√ßas envolvendo as principais vari√°veis log√≠sticas e como elas est√£o estruturadas na cadeia de neg√≥cios. Analisando os cen√°rios que determinaram essas transforma√ß√Ķes, avaliou-se como as rela√ß√Ķes de poder evolu√≠ram num per√≠odo recente. Com o levantamento das informa√ß√Ķes, identificaram-se pontos diferenciais na cadeia de neg√≥cios gerando crescimento e desenvolvimento das partes envolvidas.
Estande: 138
Código do trabalho: ADMN09
 

NOVO PROCESSO DE SEPARAÇÃO DOS MATERIAIS DA EMBALAGEM TETRAPAK

O trabalho visa desenvolver um novo processo de separação dos materiais da embalagem TetraPak.
Estande: 141
Código do trabalho: QMN08
 

OBD PARA MOTORES DIESEL- DETECÇÃO DE BAIXA EFICIÊNCIA DO CATALISADOR DE SCR

Este trabalho visa ao aperfei√ßoamento do sistema de monitoramento e controle de emiss√Ķes - Diagn√≥stico Embarcado (OBD), para a preserva√ß√£o do meio ambiente. Consiste em detectar uma redu√ß√£o na efici√™ncia de convers√£o de NOx do catalisador do sistema de Redu√ß√£o Catal√≠tica Seletiva (SCR).
Estande: 46
Código do trabalho: ELN19
 

PERCUSS√ÉO ELETR√ĒNICA

O projeto consiste em demonstrar a possibilidade de gerar sons de instrumentos de percuss√£o, utilizando circuitos eletr√īnicos em conjunto com sintetizadores, possibilitando, assim, maior controle sobre o som produzido.
Estande: 149
Código do trabalho: ELN08
 

PLACA PROCESSADORA DE √ĀUDIO

Placa processadora de áudio com 2 entradas para áudio (L/R) e 3 saídas (2.1) - com o objetivo de melhorar qualidade de som e proteger equipamentos (Caixas de Som).
Estande: 43
Código do trabalho: ELN20
 

PLANEJAMENTO OTIMIZADO DO USO DE ENERGIA EL√ČTRICA NO AQUECIMENTO DE √ĀGUA

O trabalho consiste no estudo de viabilidade e no desenvolvimento de um sistema que controle o uso da energia elétrica no aquecimento solar de água, visando à sua redução.
Estande: 153
Código do trabalho: ELD01
 

PLANO DE NEG√ďCIOS: PRODU√á√ÉO DE GUANANDI

Neste trabalho desenvolve-se um projeto de florestamento visando à produção de madeira de lei com investimento em longo prazo.
Estande: 88
Código do trabalho: GSTN04
 

PLATAFORMA ROB√ďTICA T√ĀTICA MULTIFUN√á√ÉO

O trabalho consiste no desenvolvimento de um veículo de pequeno porte não-tripulado (controlado remotamente), a um custo acessível, com características como visão (inclusive noturna), agilidade e robustez para que seja utilizado em reconhecimento e exploração de áreas de risco e/ou de difícil acesso.
Estande: 151
Código do trabalho: CAN10
 

PRO08 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS

São José
Estande: (A definir)
Código do trabalho: PROD08
 

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAL DE √ĀUDIO UTILIZANDO DSP

O trabalho tem como objetivo adicionar efeitos sonoros a sinais de √°udio. Para tal, ser√° utilizado um DSP controlado por um microcontrolador PIC.
Estande: 37
Código do trabalho: ELD03
 

PROCESSO DE FABRICAÇÃO E USO DO BRIQUETE COMO FONTE DE ENERGIA ALTERNATIVA

Neste trabalho mostra-se um processo alicer√ßado na busca de solu√ß√Ķes vi√°veis para as √°reas urbanas que geram consider√°vel quantidade de detritos ambientais, convertendo-os em energia renov√°vel.
Estande: 44
Código do trabalho: GSTN05
 

PRODUÇÃO DE POLIURETANAS A PARTIR DE GARRAFAS PET RECICLADAS.

O trabalho tem como objetivo a reciclagem de garrafas PET usando-as na síntese de poliuretanas. O PET, material constituinte das garrafas, é transformado num poliol que, em seguida, reage com um di-isocianato formando a poliuretana.
Estande: 1
Código do trabalho: QMN03
 

PROJETO DOS ELEMENTOS B√ĀSICOS DE UMA M√ĀQUINA DE CAF√Č "ESPRESSO"

Neste trabalho buscou-se o desenvolvimento de uma m√°quina de caf√© "espresso" com base nos seus elementos fundamentais: caldeira, bomba e instrumenta√ß√Ķes. A inexist√™ncia de m√°quinas nacionais permite a este trabalho servir como modelo para futuros projetos sobre o tema.
Estande: 148
Código do trabalho: MCN03
 

QUEDA D¬ī√ĀGUA INTERATIVA

Sistema eletromec√Ęnico capaz de reproduzir imagens e mensagens por meio do controle de uma queda d√°gua.
Estande: 13
Código do trabalho: CAD03
 

RACIONALIZAÇÃO DE PRENSA INDUSTRIAL PARA MASSAS FOLHEADAS

Nacionaliza√ß√£o e simult√Ęnea racionaliza√ß√£o de uma prensa de massas folheadas para a ind√ļstria aliment√≠cia.
Estande: 35
Código do trabalho: PMD05
 

RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DO RIO TIETÊ

O Rio Tiet√™ perdeu seu valor devido √† ideologia de crescimento a todo custo, desde o per√≠odo industrial. Por isso, o objetivo deste trabalho √© analisar o rio Tiet√™, sua hist√≥ria, trajeto e import√Ęncia, mas principalmente a forma de recuper√°-lo. Busca-se conscientizar a popula√ß√£o dos benef√≠cios econ√īmicos e sociais de um rio menos polu√≠do dentro de uma cidade como S√£o Paulo.
Estande: 59
Código do trabalho: GABN04
 

REDU√á√ÉO DE ATRASO NA ENTREGA DE PRODUTOS EM EMPRESA DE PRODU√á√ÉO SOB ENCOMENDA DA √ĀREA METAL√öRGICA.

O trabalho √© um estudo de caso em empresa metal√ļrgica com produ√ß√£o sob encomenda, que apresenta atrasos na entrega dos produtos, acarretando penalidades financeiras. A an√°lise detalhada do fluxo produtivo e dos tempos de execu√ß√£o das atividades levou √† identifica√ß√£o dos desperd√≠cios de tempo e recursos. A corre√ß√£o dos processos, com redu√ß√£o dos tempos e aumento da efici√™ncia, permitiu melhor defini√ß√£o de prazos e cumprimento de contratos.
Estande: 80
Código do trabalho: PMD04
 

REDUÇÃO DO TEMPO DE ENTREGA POR MAPEAMENTO DE FLUXO EM EMPRESA DE BENEFICIAMENTO METALÚRGICO.

Há na empresa atrasos de entrega dos produtos tratados termicamente para os clientes. Mapeou-se o fluxo de processo desde a geração do pedido até a entrega do produto final para detectar perdas de tempo das atividades. A eliminação de atividades desnecessárias e melhorias pontuais nas remanescentes foram definidas, resultando em redução do tempo e dos atrasos na entrega dos pedidos.
Estande: 22
Código do trabalho: PMD17
 

RESERVAT√ďRIO PARA AMORTECIMENTO DE ENCHENTES EM √ĀREAS URBANAS

O trabalho descreve uma metodologia de c√°lculo existente para dimensionar reservat√≥rios de amortecimento de cheias, propondo um esquema num√©rico para seu emprego. A t√≠tulo de pesquisa inicial, exp√Ķe tamb√©m a situa√ß√£o atual em termos de medidas de controle de inunda√ß√Ķes na Regi√£o Metropolitana de S√£o Paulo.
Estande: 82
Código do trabalho: CVD08
 

RE√öSO DE √ĀGUA NA REGI√ÉO METROPOLITANA DE S√ÉO PAULO

Neste estudo, apresenta-se o problema da demanda crescente de √°gua na RMSP, localizada na bacia do Alto Tiet√™, com oferta de √°gua restrita. Em seguida mostra-se o sistema de esgotos sanit√°rios da RMSP com suas 5 ETEs, e apresenta-se a possibilidade de re√ļso de seus efluentes. Apresentam-se, tamb√©m, as diversas possibilidades de re√ļso. Finalmente, o estudo de caso da ETE ABC, com suas possibilidades de re√ļso, exig√™ncias e caracter√≠sticas.
Estande: 72
Código do trabalho: GABN03
 

ROB√Ē TRANSPORTADOR AUT√ĒNOMO

Rob√ī aut√īnomo capaz de transportar pequenas cargas, seguindo o usu√°rio e desviando-se de obst√°culos automaticamente.
Estande: 113
Código do trabalho: CAN04
 

SECAGEM DE ACETATO DE S√ďDIO EM LEITO PULSO-FLUIDIZADO

O trabalho discorre sobre a secagem de acetato de sódio em leito pulso-fluidizado.
Estande: 9
Código do trabalho: QMD05
 

SENSOR VIRTUAL PARA SISTEMA CIP

Desenvolvimento de sensor virtual com modelos matem√°ticos para implementa√ß√£o em sistemas de limpeza CIP em tanques de ind√ļstrias aliment√≠cias e qu√≠micas visando √† redu√ß√£o de custos e otimiza√ß√£o do processo.
Estande: 152
Código do trabalho: CAN03
 

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO UTILIZANDO VOZ SOBRE IP

Automação residencial monitorada e controlada pela internet, usando um sistema de PABX IP com sistema de reconhecimento de voz.
Estande: 132
Código do trabalho: ELD02
 

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM EMPRESA DO RAMO AUTOMOTIVO

O trabalho visa desenvolver um Sistema de Gest√£o Ambiental (SGA) numa empresa de autope√ßas com o objetivo de iniciar o fornecimento de produtos √†s grandes montadoras, devido √† certifica√ß√£o ISO 14001. Ser√° criado um Ecotime (grupo respons√°vel pelo SGA na empresa) que ser√° respons√°vel, com o aux√≠lio de ferramentas da engenharia de produ√ß√£o, por identificar os aspectos ambientais gerados pelos processos da f√°brica e criar planos de a√ß√Ķes para controlar ou minimizar os impactos ambientais.
Estande: 18
Código do trabalho: PMD03
 

SISTEMA DE LEVANTAMENTO SINCRONIZADO DE CARGAS

Este trabalho desenvolve o controle de posição de dois atuadores hidráulicos que devem ser elevados de forma sincronizada.
Estande: 109
Código do trabalho: MCN05
 

SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO "WIRELESS"

Neste estudo desenvolveu-se um servi√ßo de localiza√ß√£o "online" de pessoas com o uso de dispositivo eletr√īnico de radiofrequ√™ncia numa √°rea aberta e delimitada, podendo ser utilizado tamb√©m em localiza√ß√£o de animais e objetos.
Estande: 83
Código do trabalho: ELN14
 

SISTEMA DE MONITORAMENTO DO TEMPO DE TRABALHO DE MOTORISTAS DE VE√ćCULOS PESADOS

Desenvolveu-se um m√≥dulo que ir√° monitorar o tempo decorrido ao volante pelo motorista al√©m de outros par√Ęmetros do veiculo. O motorista ir√° comunicar-se com um m√≥dulo na central de fiscaliza√ß√£o para se verificarem os dados e averiguar-se se est√£o de acordo com as Leis de Tr√Ęnsito.
Estande: 78
Código do trabalho: ELN10
 

SISTEMA DE PREVEN√á√ÉO DE COLIS√ēES PARA VE√ćCULOS

Desenvolvimento de um conceito de dispositivo de seguran√ßa ativa que reduz os efeitos provocados por colis√Ķes decorrentes do tr√Ęnsito urbano. Com o sensoriamento do ve√≠culo e um controle sobre o freio √© poss√≠vel identificar e atuar em situa√ß√Ķes onde existe necessidade de frenagem. Esse dispositivo tem capacidade de evitar colis√Ķes contribuindo para o aumento da seguran√ßa no tr√Ęnsito.
Estande: 89
Código do trabalho: CAN01
 

SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO POR ENERGIA SOLAR

Neste trabalho, buscou-se desenvolver um sistema de refrigeração solar, pelo uso de um sistema por absorção.
Estande: 102
Código do trabalho: MCD03
 

SISTEMA HIDR√ĀULICO PARA TRANSMISS√ÉO DIANTEIRA DE UMA MOTOCICLETA TIPO "TRAIL" DE BAIXA CILINDRADA

Neste estudo buscou-se proporcionar o acréscimo de tração na roda dianteira, por meio de um sistema hidráulico, oferecendo ao condutor uma melhoria no desempenho de motocicletas do tipo "trail" de baixas cilindradas, buscando atender à necessidade do consumidor de novos sistemas que proporcionam maior segurança para um mercado em crescimento como o de motocicletas.
Estande: 902
Código do trabalho: MCN06
 

SISTEMA MODULAR PARA APROVEITAMENTO ENERG√ČTICO DE ONDAS OCE√āNICAS

Neste estudo, buscou-se desenvolver um equipamento modular, com um sistema do tipo coluna de √°gua oscilante para aproveitamento energ√©tico de ondas oce√Ęnicas e an√°lise de viabilidade econ√īmica de implanta√ß√£o em Fernando de Noronha e outras regi√Ķes isoladas.
Estande: 157
Código do trabalho: MCN02
 

SISTEMA PARA CONTROLE DO TEMPO DE USO DO CHUVEIRO EL√ČTRICO COM INTUITO DE ECONOMIZAR ENERGIA E √ĀGUA

Neste trabalho desenvolveu-se um sistema que controla o tempo/pot√™ncia do chuveiro isoladamente, com cart√£o RFid. O sistema veio revolucionar o chuveiro el√©trico*. Barato, de f√°cil instala√ß√£o e adapta√ß√£o, dispensa obras e reduz o custo elevado de um sistema solar ou a g√°s. Permite estabelecer metas de consumo e a comercializa√ß√£o de "tempos de banho". √Č compat√≠vel com o Chuveiro H√≠brido. * www.banhoeconomico.com.br
Estande: 114
Código do trabalho: ELN22
 

SUSTENTABILIDADE PELO SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO DE √ĀGUA DE CHUVA EM S√ÉO PAULO

Sistema para reaproveitamento de √°gua de chuva na cidade de S√£o Paulo.
Estande: 54
Código do trabalho: PMN07
 

TECNOLOGIA DA INFORMA√á√ÉO APLICADA AO ESTUDO DO TR√āNSITO

Este trabalho tem como objetivo estudar e avaliar uma forma de monitoramento e mapeamento dos veículos urbanos com a finalidade de otimizar o tráfego, utilizando-se tecnologias atualmente acessíveis à população. Serão abordadas tecnologias voltadas para a transmissão de dados sem fio, comunicação de veiculo com veiculo, GSM "Groupe Special Mobile" e também a tecnologia GPS "Global Positioning System".
Estande: 17
Código do trabalho: ELN12
 

TERCEIRA IDADE COMO UMA OPORTUNIDADE DE NEG√ďCIOS PELA INTERNET

Neste trabalho busca-se demonstrar o crescimento populacional da terceira idade brasileira e seus novos interesses. Com a inser√ß√£o dessa gera√ß√£o no mundo digital, descobriu-se a internet como uma √≥tima oportunidade de neg√≥cios, podendo ser utilizada como uma nova ferramenta para atingir esse p√ļblico.
Estande: 61
Código do trabalho: GSTN08
 

TRATAMENTO AVAN√áADO DE √ĀGUA DE MANANCIAIS EUTROFIZADOS

Devido √† intensa ocupa√ß√£o populacional das √Āreas de Prote√ß√£o de Mananciais (APM), a qualidade do corpo d¬í√°gua vem-se degradando, direcionando-nos ao desenvolvimento de novas t√©cnicas para a corre√ß√£o do problema da eutrofiza√ß√£o. Comparando-se o tratamento convencional com o avan√ßado, pretende-se demonstrar suas vantagens e desvantagens para a distribui√ß√£o da √°gua na rede p√ļblica com o padr√£o de qualidade, sabor e odor, sem gerar impactos negativos no corpo d¬í√°gua.
Estande: 142
Código do trabalho: GABN08
 

TRATAMENTO DE √ĀGUA CINZA POR MEIO DE PROCESSOS OXIDATIVOS AVAN√áADOS.

Este estudo objetiva o tratamento de águas oriundas de pias, chuveiros, tanques e lavadoras de roupa (água cinza) por tecnologia de oxidadação avançada.
Estande: 73
Código do trabalho: QMN07
 

TROCADOR DE CALOR DE √ĀREA EXPANDIDA

Neste trabalho, testa-se a eficácia de um novo tipo de revestimento num trocador duplo-tubo para aumentar a eficiência de troca térmica.
Estande: 39
Código do trabalho: QMN02
 

UNIVERSIDADE CORPORATIVA:UMA ALTERNATIVA AO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

A universidade corporativa é uma alternativa das grandes empresas na busca da qualidade e gestão do conhecimento, propiciando a seus colaboradores e parceiros formação acadêmica e profissional de qualidade, para responder aos anseios do mercado e da própria organização.
Estande: 8
Código do trabalho: ADMN05
 

UTILIZA√á√ÉO DE LODO DE ESGOTO E RES√ćDUOS VERDES COMO FERTILIZANTES: ESTUDO DE CASO NO MUNIC√ćPIO DE ARA√áATUBA

Este trabalho tem como objetivo reaproveitar o lodo de esgoto proveniente da ETE de Araçatuba, utlizando resíduos verdes como estruturante, resultando num fertilizante que possa ser utilizado na agricultura e reaproveitamento de áreas degradadas.
Estande: 45
Código do trabalho: PMD11
 

VIABILIDADE ECON√ĒMICA DA LOG√ćSTICA DE RECOLHIMENTO DE √ďLEO DE COZINHA USADO

Um assunto muito debatido política e socialmente no Brasil e no mundo, voltado para a preocupação do meio ambiente dados os efeitos globais causados pela interferência de atividades antropogênicas na natureza diz respeito ao desenvolvimento sustentável. Uma grande oporunidade hoje está no reaproveitamento do óleo de cozinha usado na produção de biodísel.
Estande: 135
Código do trabalho: PMD12
 

VIABILIDADE ECON√ĒMICA DO USO DE TURBINA E√ďLICA DE EIXO VERTICAL EM PEQUENAS EDIFICA√á√ēES

Este √© um estudo de viabilidade da instala√ß√£o de um gerador e√≥lico numa resid√™ncia a fim de reduzir o consumo e depend√™ncia da rede el√©trica p√ļblica com uma fonte de energia limpa e renov√°vel.
Estande: 28
Código do trabalho: MCN04