Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 


2015

(Pesquisado por: ?mit=)

Número de trabalhos exibidos: 145

"DESIGN" DE EXPERI√äNCIA: DESENVOLVIMENTO DE FONE DE OUVIDO POR CONDU√á√ÉO √ďSSEA

Desenvolvimento de fone de ouvido por condu√ß√£o √≥ssea que permite que o usu√°rio ou√ßa m√ļsica pelo osso, interagindo com as pessoas ao mesmo tempo e realizando v√°rias atividades sem obstruir os ouvidos, sem tirar sua aten√ß√£o dos acontecimentos ao seu redor. Esse fone n√£o isola o som externo, √© confort√°vel, leve, port√°til e leva uma nova experi√™ncia com a m√ļsica, tornando-se de certa maneira uma extens√£o do corpo do usu√°rio.
Estande: 63
Código do trabalho: DSGN08
 

"O QUE TEM PRA HOJE" - UMA NOVA EXPERIÊNCIA EM "FOOD DESIGN"

Neste trabalho, busca-se estimular a socializa√ß√£o entre familiares e amigos por meio de um jogo que une design de experi√™ncia e design de alimentos. Trata-se de um jogo que vem numa caixa com um tabuleiro, cartas, pe√Ķes e v√°rios ingredientes-surpresa. O objetivo √© descobrir os ingredientes, a receita e o modo de preparo; para isso os jogadores contam com uma plataforma "on-line" e com diversas cartas-dicas. O jogo ser√° vendido por um s√≠tio pr√≥prio.
Estande: 183
Código do trabalho: DSGN03
 

ACESS√ďRIO MOTORIZADO PARA CADEIRA DE RODAS

O projeto consiste num acessório portátil a ser acoplado a uma cadeira de rodas convencional, para possibilitar o deslocamento do usuário por meio de um motor elétrico. O acessório é dotado de uma estrutura de fibra de vidro e/ou carbono, uma roda e um motor "brushless" (sem escovas) de 350 W. Uma característica fundamental do acessório consiste no seu baixo peso que permite o transporte dele de uma forma prática, fácil e rápida.
Estande: 66
Código do trabalho: MCD03
 

ALAVANCAGEM DA PRODUTIVIDADE INDUSTRIAL: IND√öSTRIA DE PROCESSAMENTO DE VIDROS

A execução deste projeto tem por objetivo que a empresa estudada se destaque competitivamente no mercado. Ela pertence ao ramo vidreiro e possui uma atuação aparentemente ineficaz do seu setor de Planejamento e Controle da Produção, que apresenta dificuldades no gerenciamento das entradas e saídas do processo produtivo. Buscamos introduzir ferramentas de PCP a fim de sustentar o gerenciamento dos processos de compras, estoques e sequenciamento, ganhando produtividade dentro deles.
Estande: 26
Código do trabalho: PMD02
 

ALAVANCAGEM OPERACIONAL DE UM FABRICANTE DE COZINHAS INDUSTRIAIS

O trabalho foi desenvolvido numa empresa localizada na regi√£o metropolitana de S√£o Paulo, atuante no mercado de cozinhas profissionais e "food service", que fornece bens e servi√ßos para hot√©is, redes de "fastfood", hospitais, restaurantes e ind√ļstrias. Nosso objetivo foi promover uma alavancagem operacional por meio da an√°lise comparativa entre a capacidade produtiva atual e a demanda; especialmente para a organiza√ß√£o da produ√ß√£o de uma nova linha de produtos denominada Inovatec.
Estande: 90
Código do trabalho: PMD14
 

ANALISADOR DE CONSUMO DE ENERGIA EL√ČTRICA - "ONE FOR ALL"

Este trabalho trata de um "analisador de consumo de energia elétrica". Sua finalidade é conscientizar o usuário sobre seu consumo. O equipamento tem as ferramentas necessárias para monitorar e gerenciar o consumo de energia elétrica de uma instalação de baixa tensão. Com um aplicativo para "smartphones", o consumidor poderá interagir com o sistema, para controlar seu consumo de energia elétrica, promovendo conscientização, educação e economia.
Estande: 23
Código do trabalho: ELN02
 

AN√ĀLISE CR√ćTICA E VIRTUALIZA√á√ÉO DOS PROCESSOS DE PRODU√á√ÉO DA EMPRESA DEVICTOR ACESS√ďRIOS PARA CORTINAS PARA IDENTIFICAR OPORTUNIDADES DE AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

Neste trabalho buscamos analisar criticamente os processos produtivos da empresa DeVictor e identificar oportunidades de aumento de produtividade e competitividade no mercado. Com estudo de caso, foi feita a validação técnica do trabalho, com base em entrevistas na empresa e visitas técnicas para mapeamento dos processos. Com os resultados desse mapeamento e utilizando as ferramentas da engenharia de produção, é possível virtualizar e validar o processo, além de ser analisada qualquer mudança feita nele.
Estande: 145
Código do trabalho: PMN06
 

AN√ĀLISE DA QUALIDADE DE UM INVESTIMENTO NUM EMPREENDIMENTO CONSTRU√ćDO SOB MEDIDA

Num mundo em que a terceiriza√ß√£o de ativos vem-se popularizando, empresas preferem n√£o mobilizar seu capital para incorpora√ß√Ķes. Com isso, este projeto mostra a implanta√ß√£o de uma pr√°tica imobili√°ria chamada "built to suit" (constru√≠do sob medida), em que o empreendedor terceiriza o im√≥vel e sua constru√ß√£o a ser utilizada por meio de um contrato de aluguel de longo prazo para n√£o se descapitalizar. Um estudo de caso da implanta√ß√£o de um "Self Storage" √© utilizado para exemplificar a opera√ß√£o.
Estande: 143
Código do trabalho: CVD13
 

AN√ĀLISE DIN√āMICA DO VENTO EM EDIF√ćCIOS ALTOS

Com a evolu√ß√£o da constru√ß√£o civil e a necessidade de edif√≠cios maiores, mais esbeltos e com formas arrojadas, entender os efeitos das a√ß√Ķes din√Ęmicas do vento tornou-se necess√°rio para o engenheiro moderno. O efeito do vento na estrutura n√£o pode ser desprezado, pois o estudo dele gera mais seguran√ßa, economia e comodidade aos usu√°rios. O trabalho tem como objetivo demonstrar a necessidade do estudo de esfor√ßos din√Ęmicos do vento, dificuldades e benef√≠cios gerados por esse estudo.
Estande: 162
Código do trabalho: CVD04
 

AN√ĀLISE DO DESCARTE DOS MATERIAIS DE CARROS

Projeto desenvolvido em parceria com a Renault do Brasil com o objetivo de igualar a proposta sustent√°vel da propuls√£o totalmente el√©trica do ve√≠culo com um interior que apresente solu√ß√Ķes tamb√©m sustent√°veis, como na inova√ß√£o do uso de materiais. "Cardwood" √© um novo material feito com base de papel√£o e resina de PLA biodegrad√°vel que ser√° aplicado no interior do Renault Zoe, para o lan√ßamento no mercado brasileiro.
Estande: 149
Código do trabalho: DSGN06
 

AN√ĀLISE DO PROCESSO PRODUTIVO DE ABRA√áADEIRAS NUMA IND√öSTRIA METAL√öRGICA DE PEQUENO PORTE

As pequenas e m√©dias empresas t√™m grande import√Ęncia econ√īmica no cen√°rio nacional. Devido a diversos problemas pelos quais o pa√≠s tem passado, v√°rias dessas empresas t√™m fechado as portas. Dado esse cen√°rio, este estudo busca aumentar a produtividade do processo produtivo de abra√ßadeiras de uma empresa metal√ļrgica de pequeno porte, permitindo alavancar a competividade da organiza√ß√£o.
Estande: 30
Código do trabalho: PMD01
 

AN√ĀLISE E RACIONALIZA√á√ÉO DE UM EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL UNIFAMILIAR ACESS√ćVEL

Este √© um projeto de uma resid√™ncia unifamiliar, acess√≠vel e sustent√°vel que, por meio de t√©cnicas racionais, nela se empregam medidas que mitigam os impactos ambientais e visam propor conforto e seguran√ßa para qualquer usu√°rio, com mobilidade reduzida ou n√£o, partindo de uma planta de um colaborador. Tamb√©m foram utilizadas t√©cnicas de racionaliza√ß√£o para definir o m√©todo construtivo, realizar os c√°lculos estruturais e especificar os materiais utilizados na resid√™ncia, considerando-se tempo de vida √ļtil, qualidade e economia.
Estande: 68
Código do trabalho: CVD16
 

AN√ĀLISE ESTRUTURAL E CONSTRU√á√ÉO MEC√āNICA DE UM EXOESQUELETO PARA MEMBROS INFERIORES

Desenvolvimento de uma estrutura de exoesqueleto para uso por pacientes em reabilitação. A construção e o projeto foram idealizados com o emprego de materiais compósitos para reduzir a massa e simplificar a construção.
Estande: 161
Código do trabalho: MCD05
 

AN√ĀLISE ESTRUTURAL E IMPLANTA√á√ÉO DE MONTANHAS RUSSAS

O objetivo deste trabalho foi o de estudar o comportamento est√°tico e din√Ęmico da estrutura de uma montanha russa pelo m√©todo dos elementos finitos. Apresentamos o ciclo completo de implanta√ß√£o de uma montanha russa, seus m√©todos construtivos e fases do projeto.
Estande: 74
Código do trabalho: CVN02
 

AN√ĀLISE TE√ďRICO-EXPERIMENTAL DAS T√ČCNICAS EBR "EXTERNALLY BONDED REINFORCEMENT" E NSM "NEAR SURFACE MOUNTED" PARA REFOR√áO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO

A crescente demanda na atribui√ß√£o de refor√ßos √†s estruturas de concreto armado levanta a discuss√£o sobre t√©cnicas utilizadas para incremento da capacidade de carga desses elementos estruturais. Neste trabalho apresentamos duas t√©cnicas: a EBR "Externally Bonded Reinforcement" e a NSM "Near Surface Mounted". O alto desempenho t√©cnico do sistema NSM frente ao EBR, diante das limita√ß√Ķes e dificuldades na sua instala√ß√£o, colocam em questionamento a sua viabilidade econ√īmica e pr√°tica.
Estande: 97
Código do trabalho: CVN03
 

APLICA√á√ÉO DE ANTOCIANINAS EM PEL√ćCULA UTILIZADA PARA DETEC√á√ÉO DE CRESCIMENTO MICROBIANO

Pel√≠cula indicadora de crescimento microbiano utilizando-se pigmento do repolho roxo, modificando sua colora√ß√£o quando h√° degrada√ß√£o do alimento. A altera√ß√£o de cor indicar√° que o alimento est√° impr√≥prio para consumo. Como benef√≠cio, pode-se ressaltar a redu√ß√£o de doen√ßas por intoxica√ß√£o alimentar, auxiliando a sa√ļde p√ļblica e privada.
Estande: 147
Código do trabalho: QMN08
 

APLICA√á√ÉO DE VERGALH√ēES DE FIBRA DE VIDRO NO GRAMPEAMENTO DA FRENTE DE ESCAVA√á√ÉO DE T√öNEIS EM MACI√áOS TERROSOS

Dos procedimentos usuais de conten√ß√£o de maci√ßos terrosos, elegemos para estudo aprofundado a aplica√ß√£o da t√©cnica de solo grampeado como sistema de conten√ß√£o na frente de escava√ß√£o de t√ļneis pelo m√©todo "NATM". Dentro de tal sistema, o uso tradicional de grampos de a√ßo foi posto em an√°lise comparativa com o uso de vergalh√Ķes de fibra de vidro, e com o estudo te√≥rico e ensaios laboratoriais foram investigadas e atestadas suas vantagens e desvantagens.
Estande: 126
Código do trabalho: CVD01
 

APLICA√á√ēES DE TECNOLOGIA ASSISTIVA - "HEALTH CARE"

O projeto consiste no desenvolvimento de um equipamento para monitorar sinais biom√©dicos de um paciente por meio de uma interface computacional acess√≠vel pela Internet. O equipamento disp√Ķe de diversos sensores e permite a comunica√ß√£o remota do paciente com um m√©dico ou familiares n√£o s√≥ para realizar autoexames como tamb√©m para coletar dados do hist√≥rico do paciente. A transmiss√£o de v√≠deo e som permitir√° que o paciente se comunique com o m√©dico e fa√ßa uma consulta em tempo real.
Estande: 177
Código do trabalho: CAN05
 

AQUAPOLO - AVALIA√á√ÉO DE VIABILIDADE T√ČCNICA E ECON√ĒMICA DE IMPLEMENTA√á√ÉO DE UMA ESTA√á√ÉO DE PRODU√á√ÉO DE √ĀGUA POT√ĀVEL

O Aquapolo √© o maior projeto da Am√©rica Latina em termos de re√ļso de √°gua para fins industriais; desde 2012, fornece √°gua para uso industrial ao Polo Petroqu√≠mico do Grande ABC. Entretanto h√° um potencial ainda n√£o explorado, para a produ√ß√£o de √°gua pot√°vel. O escopo deste trabalho √© estudar a adapta√ß√£o do processo de produ√ß√£o de √°gua industrial para a produ√ß√£o de √°gua pot√°vel, explorando t√©cnicas j√° conhecidas e avaliando sua viabilidade econ√īmica e log√≠stica.
Estande: 96
Código do trabalho: QMN13
 

√ĀREA DE DESCANSO CONCEITO PARA CAMINHONEIROS

Uma das principais causas de acidentes nas rodovias √© o cansa√ßo dos motoristas, que n√£o contam com locais seguros para acomoda√ß√£o e utilizam estabelecimentos comerciais √† beira de estradas para descanso. O Complexo de Descanso oferecer√° cabines individuais com banheiro, seguran√ßa patrimonial e infraestrutura para motoristas e viajantes, possibilitando descanso de qualidade √†queles que trabalham por longas horas e percorrem grandes dist√Ęncias.
Estande: 93
Código do trabalho: ADMD04
 

ATERROS SOBRE SOLOS MOLES; M√ČTODOS PARA ACELERA√á√ÉO DE RECALQUE

O trabalho tem como objetivo analisar as solu√ß√Ķes pr√°ticas empregadas em diversas obras para resolver problemas oriundos de solos moles, os quais impossibilitam a boa execu√ß√£o da obra. Ele pode auxiliar a tomada de decis√Ķes para especialistas, ou engenheiros, comparando as metodologias existentes.
Estande: 14
Código do trabalho: CVN14
 

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL MODULAR

O tema tem foco na busca de ambientes que ofere√ßam conforto e praticidade com a automa√ß√£o residencial, demonstrando a efici√™ncia de um sistema simples e de implementa√ß√£o de baixo custo, baseado no protocolo X-10. A economia deve-se ao fato de que o sistema √© projetado com a utiliza√ß√£o da rede el√©trica j√° instalada para troca de informa√ß√Ķes entre os m√≥dulos. Descrevem-se seus princ√≠pios de funcionamento, a aplica√ß√£o atual do sistema e evidenciam-se pontos positivos e limita√ß√Ķes de uso.
Estande: 130
Código do trabalho: CAN06
 

AUTOMA√á√ÉO RESIDENCIAL POR SINAIS MIOEL√ČTRICOS

O trabalho consiste em usar o Myo, um bracelete que capta os movimentos e as atividades el√©tricas do m√ļsculo, integrado com comando de voz como ferramenta de comando para automa√ß√£o residencial, focada num ambiente "home theater".
Estande: 11
Código do trabalho: CAD01
 

AVALIA√á√ÉO CR√ćTICA DO PROCESSO DE PINTURA DE UMA IND√öSTRIA DE AUTOPE√áAS

O presente trabalho aborda a an√°lise cr√≠tica do processo de pintura de uma ind√ļstria de autope√ßas. O objetivo principal √© verificar se melhorias nas condi√ß√Ķes de trabalho do processo de pintura atual podem fazer com que ele se ajuste aos requisitos de ergonomia e seguran√ßa do trabalho. Caso contr√°rio, ser√£o estudados outros processos de pintura dispon√≠veis no mercado e, ent√£o, proposto o sistema que apresente mais sinergia com a realidade da empresa.
Estande: 128
Código do trabalho: PMN05
 

BIOCONVERS√ÉO DE SORO DE QUEIJO EM ETANOL COM C√ČLULAS IMOBILIZADAS DE KLUYVEROMYCES MARXIANUS

O grande volume de soro de leite, gerado na produ√ß√£o de queijos, e o seu potencial poluidor causam preocupa√ß√£o para a ind√ļstria. Por√©m o seu baixo custo e suas caracter√≠sticas nutricionais possibilitam a sua utiliza√ß√£o como um potencial substrato para os processos biotecnol√≥gicos. Diante disso, este trabalho teve como objetivo a produ√ß√£o de bioetanol com o reaproveitamento do soro de queijo, com "Kluyveromyces marxianus", em biorreatores operados com c√©lulas livres e imobilizadas.
Estande: 13
Código do trabalho: QMD08
 

CAPTA√á√ÉO E APROVEITAMENTO DE BIOG√ĀS PROVENIENTE DE ATERRO SANIT√ĀRIO

Atualmente, a taxa de geração de resíduos sólidos urbanos no Brasil é preocupante. Com isso, a geração de biogás proveniente dos aterros sanitários cresce paralelamente e, assim, surge uma oportunidade para seu aproveitamento. Isso minimiza dois grandes problemas à sociedade e ao ambiente surgidos no século XXI: diminuir a dependência de fontes não renováveis, utilizando-o para geração de energia, e aliviar os danos dos gases de efeito-estufa e a manifestação do caráter explosivo do gás.
Estande: 89
Código do trabalho: CVD11
 

CAPTA√á√ÉO SUBFICIAL DE √ĀGUAS PLUVIAIS PARA APROVEITAMENTO EM USOS N√ÉO POT√ĀVEIS

Tendo em vista a atual crise hídrica vivenciada pela região Sudeste do Brasil, fica explícita a necessidade de se obterem fontes alternativas de abastecimento de água. Neste trabalho apresentamos uma proposta de captação de águas pluviais, subficialmente, para aproveitamento em usos não potáveis. Apresentamos a proposta por meio da execução de protótipo, a partir do qual são obtidos resultados para avaliação do sistema.
Estande: 41
Código do trabalho: CVN01
 

CARREGADOR PORT√ĀTIL

Carregador portátil voltado para pessoas ativas, praticantes de esportes, amantes da natureza e com um dia a dia corrido. Pensando no cotidiano dessas pessoas, foi desenvolvido um carregador em forma de garrafa de água, que transforma a energia gerada pelo movimento do corpo do usuário em energia elétrica, para que os usuários possam carregar seus aparelhos em qualquer lugar e a qualquer hora, tendo como objetivo incentivar uma vida mais saudável e uma experiência mais consciente.
Estande: 125
Código do trabalho: DSGN02
 

CHOPEIRA AUTOMATIZADA

Este trabalho foi idealizado com o propósito de desenvolver uma tecnologia que automatize a técnica de extração de chope a fim de liberar mão de obra específica para este trabalho e, mesmo assim, garantir uma produção eficiente e de qualidade.
Estande: 99
Código do trabalho: CAN07
 

CIDADES SUSTENT√ĀVEIS - COMPARA√á√ÉO DE TERMEL√ČTRICAS MOVIDAS A RES√ćDUOS S√ďLIDOS URBANOS E A G√ĀS

Devido √† alta demanda por energia, fontes alternativas est√£o sendo exploradas e suas viabilidades, impactos e projetos, discutidos. As termel√©tricas movidas a RSU, al√©m de destinar os res√≠duos, trazem retorno s√≥cioecon√īmico para a popula√ß√£o atendida por meio de: gera√ß√£o de energia, empregos e produ√ß√£o de pisos para a pavimenta√ß√£o, al√©m do benef√≠cio s√≥cio-ambiental por meio da melhor destina√ß√£o do lixo na cidade.
Estande: 27
Código do trabalho: CVN07
 

CONCRETO TRANSL√öCIDO

O concreto transl√ļcido √© uma mistura que permite a passagem de luz natural atrav√©s da estrutura. Neste trabalho, realizamos corpos de prova a fim de se analisar sua resist√™ncia e luminosidade, tra√ßo, orienta√ß√£o e quantidade √≥tima de fibras. O material mant√©m as vantagens do concreto convencional, com claros ganhos arquitet√īnicos gra√ßas √† boa apar√™ncia e sua caracter√≠stica √ļnica de passagem de luz. Esse √© considerado um material sustent√°vel, dado que a luz natural √© mais bem aproveitada ao longo do dia.
Estande: 19
Código do trabalho: CVN06
 

CONDICIONAMENTO DE MACI√áOS TERROSOS EM OBRAS SUBTERR√āNEAS

Obras subterr√Ęneas apresentam riscos espec√≠ficos, por lidar com materiais geol√≥gicos. Por mais detalhada que seja a investiga√ß√£o pr√©via de campo e laborat√≥rio, esses materiais sempre podem apresentar alguma caracter√≠stica n√£o prevista inicialmente, e que s√≥ ser√° detectada na constru√ß√£o. Diante disso e devido ao crescimento da utiliza√ß√£o do espa√ßo subterr√Ęneo, √© de relev√Ęncia estudar os m√©todos de tratamento de solos existentes, discutindo-se as poss√≠veis altera√ß√Ķes com vistas a otimizar a execu√ß√£o, gera√ß√£o e desempenho desses m√©todos.
Estande: 65
Código do trabalho: CVN08
 

CONTENÇÃO DE ENCOSTAS COM USO DE TIRANTES: ESTUDO DE CASO

Estudo de caso de contenção de encostas em obra viária (Rodoanel). Houve o dimensionamento de uma cortina atirantada pelo método conhecido na literatura e uma parametrização dos dados do solo para efeito de comparação de resultados.
Estande: 86
Código do trabalho: CVN09
 

CONTRIBUIÇÃO PARA ADEQUAÇÃO DE UM PET CENTER PARA CERTIFICAÇÃO NA ISO 14001

O trabalho consiste num Estudo de Caso. Os pesquisadores avaliaram os processos de uma pequena empresa, Pet Center São Caetano, para melhorar seu desempenho ambiental, com o objetivo de uma futura certificação pela norma ISO 14001, definida como uma ferramenta de qualidade baseada num Sistema de Gestão Ambiental.
Estande: 101
Código do trabalho: PMN10
 

CRIA√á√ÉO DE KIT DE HORTA HIDROP√ĒNICA CASEIRA, SEM AGROT√ďXICOS

Cria√ß√£o de um kit de horta hidrop√īnica, voltado para o uso caseiro, aplicando os conceitos de engenharia e hidroponia. Tivemos em vista suprir a necessidade de um p√ļblico que tem prefer√™ncia por cultivar seu pr√≥prio alimento em casa, a um pre√ßo razo√°vel e sem adi√ß√£o de produtos agrot√≥xicos e conservantes.
Estande: 53
Código do trabalho: PMD19
 

CUBO ATUADO POR RODA DE REAÇÃO

Sistema que equilibra um cubo met√°lico, utilizando o momento de in√©rcia de uma roda de rea√ß√£o acoplada a um motor "brushles". Este mecanismo possui a capacidade de se levantar e se posicionar no estado proposto, sustentado somente por uma de suas arestas. Os conceitos estudados neste trabalho podem ser aplicados em problemas tanto cotidianos quanto sofisticados, como a atua√ß√£o em sat√©lites e m√°quinas que trabalham em situa√ß√Ķes de baixa gravidade e superf√≠cies com pouco ou nenhum apoio.
Estande: 70
Código do trabalho: ELN05
 

DEMOLIÇÃO DE ESTRUTURAS COM O EMPREGO DA TECNOLOGIA DE IMPLOSÃO

Neste projeto, apresentamos a demoli√ß√£o de edifica√ß√Ķes com o emprego da tecnologia da implos√£o, que √© refer√™ncia em seguran√ßa, agilidade e efici√™ncia em demolir grandes estruturas. O trabalho abrange etapas envolvidas no processo, como elabora√ß√£o de plano de demoli√ß√£o, relat√≥rio de estabilidade, remo√ß√£o de res√≠duos, medidas de seguran√ßa preventivas que devem ser tomadas e os principais explosivos utilizados. Dois estudos de casos foram escolhidos para ilustrar a metodologia, vantagens e desvantagens da implos√£o.
Estande: 58
Código do trabalho: CVD15
 

DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA DE UM EXOESQUELETO PARA PARAPL√ČGICOS OU PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA EM FASE DE REABILITA√á√ÉO

Com o p√ļblico-alvo formado por pessoas com paraplegia e mobilidade reduzida, o tema deste trabalho prop√Ķe a constru√ß√£o estrutural de um exoesqueleto, para reabilita√ß√£o e habilita√ß√£o dessas pessoas em sua pr√≥pria locomo√ß√£o, levando em considera√ß√£o aspectos importantes como: ergonomia, sa√ļde, responsabilidade social, efici√™ncia e experi√™ncia do usu√°rio.
Estande: 163
Código do trabalho: DSGN10
 

DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTES COM REALIDADE AUMENTADA

Dispositivo de imers√£o em realidade aumentada baseado em Google Cardbord com interface intuitiva para usu√°rio.
Estande: 187
Código do trabalho: CAN08
 

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA DIMENSIONAMENTO DE BLOCOS DE CONCRETO ARMADO SOBRE ESTACAS

No presente trabalho, apresentamos o desenvolvimento de um aplicativo computacional para o dimensionamento de blocos rígidos sobre estacas, submetidos à flexão composta oblíqua. O tema foi escolhido por observarmos a falta de aplicativos computacionais gratuitos de fácil acesso e operação, direcionados para o dimensionamento de blocos sobre estacas. Além do pleno desenvolvimento do aplicativo, outro objetivo deste trabalho é a disponibilização dele "on-line" gratuitamente.
Estande: 55
Código do trabalho: CVN16
 

DESENVOLVIMENTO DE LEITE FERMENTADO FUNCIONAL EM P√ď

Existe um aumento da conscientiza√ß√£o da popula√ß√£o em rela√ß√£o ao consumo de alimentos ben√©ficos √† sa√ļde e o iogurte √© um alimento muito bem aceito no Brasil. A desidrata√ß√£o do iogurte, juntamente com a adi√ß√£o de fibra alimentar oferece muitas oportunidades para o seu uso pela ind√ļstria de alimentos. Este estudo trata da escolha de uma fibra adequada e do estabelecimento de condi√ß√Ķes operacionais de secagem para a otimiza√ß√£o da qualidade do produto e o rendimento do processo.
Estande: 123
Código do trabalho: QMD05
 

DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA E FERRAMENTA PARA GERENCIAMENTO DE RISCOS EM EMPRESAS DE MICRO, PEQUENO E M√ČDIO PORTES

O projeto consiste no desenvolvimento de uma metodologia e ferramenta de aplicação amplas que contribuam para identificação, medição, análise crítica e controle dos riscos, or meio de planos de mitigação e contingência. Esses riscos são relacionados à gestão financeira, administrativa, à mão de obra, ao fornecimento de insumos e utilidades e demais demandas de empresas de micro, pequeno e médio portes de qualquer segmento do mercado.
Estande: 171
Código do trabalho: PMD04
 

DESENVOLVIMENTO DE NANOCOMP√ďSITO EP√ďXI-GRAFENO PRODUZIDO POR EMULS√ÉO AQUOSA

A busca por materiais leves e de alta resist√™ncia possui import√Ęncia significativa no ramo aeron√°utico, visando encontrar alternativas mais vantajosas. O grafeno tem sido visto como um material altamente promissor, devido √†s suas excelentes propriedades qu√≠micas, mec√Ęnicas, t√©rmicas e el√©tricas. Objetiva-se, com este trabalho, desenvolver nanocomp√≥sitos de ep√≥xi refor√ßado com diferentes quantidades de grafeno buscando o alto desempenho do material. Esse material pode representar alternativas futuras para aplica√ß√£o no setor aeroespacial.
Estande: 78
Código do trabalho: QMN11
 

DESENVOLVIMENTO DE PANETONE SEM GL√öTEN COM O AUX√ćLIO DA ENZIMA TRANSGLUTAMINASE

Recentemente aumentou o n√ļmero de pessoas conscientizadas sobre a doen√ßa cel√≠aca e intoler√Ęncia a componentes do trigo, o que criou uma demanda de produtos para esse segmento de consumo. Neste projeto desenvolveu-se uma alternativa inovadora para a √°rea de panifica√ß√£o com o aux√≠lio da enzima transglutaminase, associando o sabor de chocolate ao produto. Pelas caracter√≠sticas, o chocotone sem gl√ļten pode ser consumido por qualquer pessoa que aprecie o produto.
Estande: 102
Código do trabalho: ALD01
 

DESENVOLVIMENTO DE PEL√ćCULA HIDROF√ďBICA

Pel√≠cula hidrof√≥bica aplicada em tecidos sint√©ticos para situa√ß√Ķes em que tecido e √°gua coexistem e o contato entre ambos √© indesejado. Este √© um revestimento capaz de criar uma superf√≠cie t√™xtil que repele a √°gua, garantindo maior conforto e durabilidade para produtos diversos.
Estande: 60
Código do trabalho: QMN06
 

DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO SIMPLIFICADO DO TRATAMENTO DE RIO

O trabalho consiste no tratamento econ√īmico da √°gua do c√≥rrego Ribeir√£o dos Meninos, coletada na frente do Instituto Mau√° de Tecnologia. O tratamento √© constitu√≠do por filtra√ß√£o em areia, agita√ß√£o em cal, adsor√ß√£o em carv√£o ativo e eletr√≥lise sendo esta √ļltima etapa respons√°vel por promover a oxida√ß√£o da mat√©ria org√Ęnica. A partir dos resultados de an√°lise de DQO, s√≥lidos fixos e an√°lise de microrganismos foi poss√≠vel estudar quantitativamente a efici√™ncia do tratamento realizado.
Estande: 131
Código do trabalho: QMN12
 

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE GERENCIAMENTO GAMIFICADO PARA UMA CONCESSION√ĀRIA DE AUTOM√ďVEIS

O projeto visa desenvolver um "software" de gest√£o de vendas para uma concession√°ria de autom√≥veis com o objetivo de incentivar todo o processo. Com base no conceito de gamifica√ß√£o, o "software" torna o trabalho mais l√ļdico, melhorando a qualidade de vida dos profissionais com potencial aumento de competitividade da empresa. O sistema fornece resultados imediatos em termos de ranqueamento de vendas e, por meio de um perif√©rico, realimenta o processo com respostas sobre o n√≠vel de satisfa√ß√£o do consumidor.
Estande: 142
Código do trabalho: DSGN11
 

DESENVOLVIMENTO DE SORVETE

Neste trabalho desenvolveu-se um sorvete energ√©tico, em que o leite foi substitu√≠do por mat√©rias-primas vegetais, isentas de lactose. O objetivo foi oferecer uma op√ß√£o de alimento nutritivo e refrescante a um p√ļblico com restri√ß√£o ao consumo de lactose, mas que seja praticante de exerc√≠cios f√≠sicos para manuten√ß√£o da sa√ļde. Trata-se de produto n√£o exclusivamente destinado a esse p√ļblico, podendo ser consumido por qualquer pessoa apreciadora de gelados comest√≠veis.
Estande: 87
Código do trabalho: ALD05
 

DESENVOLVIMENTO DE TINTA AUTOLIMPANTE

O projeto consiste no desenvolvimento de tinta imobili√°ria autolimpante a base de √°gua por meio da aplica√ß√£o do Efeito L√≥tus que consiste na obten√ß√£o de um filme de tinta, hidrof√≥bico e rugoso. A tinta autolimpante √© uma solu√ß√£o sustent√°vel, podendo ser aplicada em constru√ß√Ķes civis, como edif√≠cios e arranha-c√©us, conservando por maior per√≠odo a est√©tica da constru√ß√£o e reduzindo os custos de manuten√ß√£o.
Estande: 192
Código do trabalho: QMN04
 

DESENVOLVIMENTO DE TRAVESSEIRO ERGON√ĒMICO VOLTADO AO PACIENTE COM APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO

Um em cada tr√™s habitantes da cidade de S√£o Paulo sofre ou apresenta risco de desenvolver Apneia Obstrutiva do Sono (AOS). Devido n√£o s√≥ √†s necessidades espec√≠ficas desse p√ļblico na hora de dormir, mas tamb√©m ao desconforto causado pelo uso de aparelhos, identificou-se a necessidade de se desenvolver um travesseiro adaptado que auxilie o usu√°rio a dormir melhor, diminuindo seu desconforto f√≠sico e permitindo melhor movimenta√ß√£o na cama, assegurando-lhe uma noite de sono tranquila.
Estande: 134
Código do trabalho: DSGN01
 

DESENVOLVIMENTO DE UM ACESS√ďRIO EL√ČTRICO PARA MOTORIZA√á√ÉO DE UMA CADEIRA DE RODAS MANUAL

O produto permite motorizar uma cadeira de rodas convencional atrav√©s do acoplamento de um acess√≥rio el√©trico que pode ser conectado e removido de acordo com as necessidades do usu√°rio, sem modificar a estrutura original da cadeira. Afim de proporcionar maior independ√™ncia e qualidade de vida, √© oferecido uma alternativa para os usu√°rios de cadeiras de rodas que lidam diariamente com dores nos membros superiores e n√£o disp√Ķem de recursos para a aquisi√ß√£o de uma cadeira de rodas motorizada.
Estande: 104
Código do trabalho: PMD09
 

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA AVALIAÇÃO DOS ESFORÇOS EM LAJES

As pontes são fundamentais no crescimento de uma sociedade. Porém, para sua construção, são necessários cálculos muito complicados e demorados. Neste trabalho, visamos ao desenvolvimento de um aplicativo que realizasse o cálculo dos esforços em lajes. O "software", que está disponível "on-line" e gratuito, é de simples compreensão, não necessitando de um curso para utilizá-lo. Além disso, realiza os cálculos de forma rápida e eficiente, otimizando e prevenindo erros em escritórios.
Estande: 32
Código do trabalho: CVD19
 

DESENVOLVIMENTO DE UM SAPATO FEMININO AJUST√ĀVEL A DIFERENTES ALTURAS

O trabalho refere-se ao desenvolvimento de um sapato feminino ajustável a diferentes alturas, por meio de uma palmilha moldável e encaixe e desencaixe para os saltos. A inspiração do trabalho surgiu da experiência das autoras e observação do cotidiano das mulheres que sentem desconforto com o uso contínuo do salto alto e levam outro par de sapatos no carro ou na bolsa. Verificou-se uma demanda latente no mercado calçadista por um produto inovador.
Estande: 127
Código do trabalho: PMD05
 

DESENVOLVIMENTO DE UMA CENTRAL DE PLANEJAMENTO E ABASTECIMENTO PARA CONSTRUTORES DE PEQUENO E M√ČDIO PORTES

Modelo de gestão de materiais para pequenas e médias empresas do ramo da construção civil no mercado brasileiro. A expectativa é a de que, fazendo uso de conceitos de Cadeia de Suprimentos e a correlata gestão de estoques, consiga-se aumentar a competitividade dessas empresas com a redução de custos resultante da implantação do modelo ora proposto.
Estande: 22
Código do trabalho: PMD12
 

DESENVOLVIMENTO DE UMA CHOPEIRA PORT√ĀTIL PARA O RESFRIAMENTO DE BARRIS DE 5L EM LOCAIS QUE N√ÉO POSSUAM ACESSO A FONTE DE ENERGIA EL√ČTRICA

Neste trabalho, desenvolvemos uma chopeira port√°til, que n√£o utilize energia el√©trica, para o resfriamento de barris de chope de 5 litros em lugares extremos, onde o acesso √† energia el√©trica √© remoto. Para isso, foi utilizada a expans√£o de g√°s CO2, o que permite que o sistema trabalhe com baixas temperaturas, para manter a ideal para o consumo de chope nas condi√ß√Ķes adequadas relatadas pelos fornecedores da bebida.
Estande: 54
Código do trabalho: PMD07
 

DESENVOLVIMENTO DE UMA EXTENS√ÉO EL√ČTRICA DE TOMADA INTERNA

Os produtos atuais no mercado de extens√Ķes el√©tricas, al√©m de n√£o apresentarem est√©tica agrad√°vel e praticidade, por muitas vezes n√£o apresentam certifica√ß√£o necess√°ria. Diante disso, foi proposta uma melhoria a partir de um sistema alternativo de extens√£o, desenvolvido internamente numa tomada el√©trica de parede com mecanismo de recolhimento de fia√ß√£o pela a√ß√£o de uma mola. O prot√≥tipo ser√° validado tecnicamente para atender a todos os requisitos estabelecidos pela NBR 5410.
Estande: 135
Código do trabalho: PMN01
 

DESLOCAMENTO DE √ĀGUA DE RE√öSO POR MEIO DE ENERGIA T√ČRMICA - DIMENSIONAMENTO E AN√ĀLISE DE VIABILIDADE

Uma forma alternativa de capta√ß√£o e transporte da √°gua de re√ļso, que utiliza um sistema n√£o invasivo, sem custos mensais com energia el√©trica. O funcionamento do sistema d√°-se pela capta√ß√£o da √°gua de chuva em tubos adequadamente dispostos, interligados a uma placa que absorve a energia provinda do sol. Esta, por sua vez, aquece a √°gua em seu interior, a qual se desloca a um reservat√≥rio superior promovido pela diferen√ßa de densidade e por meio de um capilar.
Estande: 176
Código do trabalho: MCD06
 

DIMENSIONAMENTO OPERACIONAL DE AEROPORTOS DE PEQUENO PORTE

Com a expans√£o socioecon√īmica e o aumento de fluxo de transporte de pessoas pelo modal a√©reo brasileiro, foi criado um modelo para a cria√ß√£o e adapta√ß√£o de novos terminais aeroportu√°rios no Brasil. Partindo de uma demanda j√° estimada e adaptando-o √†s necessidades de cada cidade, o modelo foi proposto com o objetivo de acompanhar o crescimento do Brasil, otimizando tempo e custo das constru√ß√Ķes de novos terminais.
Estande: 24
Código do trabalho: CVD09
 

DISTRIBUIÇÃO DE CARGAS VERTICAIS EM PONTES COM VIGAS MÚLTIPLAS

Pontes s√£o indicadores do desenvolvimento da infraestrutura de uma cidade e s√£o vistas como marcos arquitet√īnicos. Dada sua import√Ęncia, torna-se necess√°rio o estudo de seu comportamento estrutural. Para a an√°lise do efeito que cargas verticais provocam em sua superestrutura, criamos modelos computacionais que buscam simular situa√ß√Ķes reais de carregamento. Pela compara√ß√£o dos resultados obtidos por interm√©dio desses modelos, √© poss√≠vel aferir o limite de utiliza√ß√£o de cada um, otimizando tempo e custos.
Estande: 37
Código do trabalho: CVD08
 

EFEITO DO CONGELAMENTO NO PROCESSO DE OBTEN√á√ÉO DE √ĀGUA POT√ĀVEL

A escassez de recursos hídricos mostrou a necessidade de se desenvolverem métodos alternativos para a obtenção de água potável. A água do mar, abundante e disponível, possui altos teores de sais e de contaminantes. O objetivo deste trabalho foi estudar a redução desse teor de sais da água do mar, por meio do congelamento. O foco do estudo foi a análise do comportamento do cloreto de sódio, principal sal presente na água do mar, durante as etapas de descongelamento.
Estande: 185
Código do trabalho: QMN01
 

EMBALAGEM INTELIGENTE PARA PROTETOR SOLAR

Esta embalagem para protetor solar minimiza ao m√°ximo a perda do conte√ļdo quando est√° chegando ao fim, solucionando os inc√īmodos de diversos usu√°rios dele. A embalagem contar√° com um refil, por isso sua estrutura principal √© comprada somente uma vez. Aliado √† embalagem, ser√° desenvolvido um aplicativo para celulares, que dar√° √≠ndices de radia√ß√£o, al√©m de um alarme para o hor√°rio da reaplica√ß√£o do protetor.
Estande: 168
Código do trabalho: DSGN05
 

EMPREENDEDORISMO SOCIAL - CONSTRU√á√ÉO DE UMA PLATAFORMA "ON-LINE" DE CLASSIFICADOS DE DOA√á√ēES DE BENS VOLTADA PARA ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR

Voc√™ tem roupas, brinquedos usados em casa e n√£o sabe o que fazer com eles? O Rede de Gentilezas √© um "site" de classificados de doa√ß√Ķes de bens para entidades do terceiro setor. √Č uma ferramenta facilitadora tanto para aqueles que querem doar quanto para quem precisa receber. Para quem quiser fazer a doa√ß√£o, √© s√≥ se cadastrar e procurar a institui√ß√£o mais pr√≥xima que precisa daquilo que voc√™ tem em casa. Para as institui√ß√Ķes, basta se cadastrarem e registrarem na sua p√°gina tudo aquilo de que precisam.
Estande: 82
Código do trabalho: ADMD01
 

EQUIPAMENTO PARA TESTES DE ABERTURA DE PORTAS

Este trabalho tem como objetivo o projeto de um dispositivo mec√Ęnico automatizado, capaz de realizar ensaios t√©cnicos laboratoriais de abertura e fechamento de portas de refrigeradores comerciais. Os ensaios atendem padr√Ķes e normas definidos por informa√ß√Ķes do mercado consumidor.
Estande: 31
Código do trabalho: ELD03
 

ESTACIONAMENTO VERTICAL AUTOMATIZADO

O estacionamento vertical rotativo automatizado apresenta-se como uma grande oportunidade, pois está relacionado diretamente com a comodidade, segurança e rotina diárias dos motoristas como sair de casa para o trabalho, fazer compras ou até mesmo passear. Tendo em vista os milhares de veículos que circulam ao mesmo tempo e quase não há espaço para estacionar, essas atividades tornam-se um ato de paciência e fazem desta proposta de trabalho uma realidade visível.
Estande: 121
Código do trabalho: CAN04
 

ESTUDO DA DISPERSÃO DE ETANOL EM RIO

O controle dos corpos d'√°gua e a manuten√ß√£o da qualidade destes, se torna cada dia mais essencial em per√≠odos de escassez. A utiliza√ß√£o do CFD ("Computational Fluid Dynamics") √© altamente desej√°vel. A simula√ß√£o do comportamento da dispers√£o de poluentes em um rio fornece informa√ß√Ķes de controle e a capacidade de prever o comportamento f√≠sico da dispers√£o em um determinado ponto do corpo h√≠drico. Desta forma garante a qualidade das √°guas e fornece informa√ß√Ķes para a preven√ß√£o de impactos conforme a emiss√£o da subst√Ęncia estudada.
Estande: 88
Código do trabalho: QMD06
 

ESTUDO DA GERA√á√ÉO DE ENERGIA EL√ČTRICA POR REJEITO T√ČRMICO

Cria√ß√£o de escapamento automotivo capaz de gerar energia el√©trica com os gases de escape de um motor a combust√£o. √Č capaz de sustentar eletricamente um ve√≠culo, substituindo pe√ßas mec√Ęnicas que utilizam a pot√™ncia do motor por el√©tricas, obtendo redu√ß√£o de peso veicular e consumo de combust√≠vel. Poder√° alimentar diretamente a rede el√©trica reduzindo o tamanho das baterias e carregando-as. O escapamento √© em alum√≠nio (99% recicl√°vel), tornando o projeto barato e ecologicamente correto.
Estande: 85
Código do trabalho: MCN02
 

ESTUDO DA HIDROFOBICIDADE DE SUPERF√ćCIES POR MEIO DA INTRODU√á√ÉO DE NANOSS√ćLICA SILANIZADA

O intuito do projeto é efetuar a produção de superfícies impermeáveis, denominadas hidrofóbicas, pois são capazes de repelir a água por meio de uma técnica simples, rápida e compatível com qualquer tipo de material. O procedimento envolve a incorporação de partículas de areia muito pequenas, tratadas quimicamente, que resulta em materiais com característica autolimpante, podendo ser utilizados em diversas áreas da engenharia como na construção civil, em transporte ou, ainda, em tintas e resinas.
Estande: 112
Código do trabalho: QMD07
 

ESTUDO DA VIABILIDADE ECON√ĒMICA PARA A IMPLANTA√á√ÉO DE UMA INCUBADORA NUMA UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA

No século XX, houve necessidade de mudanças para atender o desenvolvimento da comunidade à qual as universidades pertencem. Essa necessidade deve-se aos grandes desafios ininterruptos e ao fluxo de desenvolvimento da sociedade do conhecimento. Essas mudanças tornaram as universidades mais preparadas e adaptadas para uma época de fluxo de informação e de dados em velocidades muito maiores.
Estande: 110
Código do trabalho: PMN08
 

ESTUDO DA VIABILIDADE T√ČCNICA, ECON√ĒMICA E FINANCEIRA DA INSER√á√ÉO DE UMA INOVADORA MICROEMPRESA DE FRUTAS SECAS NO MERCADO BRASILEIRO

O Brasil produz cerca de 30 milh√Ķes de toneladas de frutas por ano e desperdi√ßa 30% dessa produ√ß√£o entre as etapas de colheita e transporte. Por isso foi estudada a viabilidade de inser√ß√£o no mercado brasileiro de uma inovadora microempresa que colete e desidrate frutas "in natura" nas regi√Ķes de plantio para minimizar descartes e adicionar valor ao produto final. Como apenas 2,47% de frutas secas consumidas no Brasil s√£o produzidas no Pa√≠s, existe um potencial de mercado a ser explorado.
Estande: 191
Código do trabalho: PMD13
 

ESTUDO DE CAPACIDADE - LINHA DE MONTAGEM NOVO JETTA 2015

Projeto em parceria com a Volkswagen do Brasil, que envolve o estudo de capacidade da linha de montagem (baixo volume) do novo Jetta Comfortline 2.0 - 2015, que est√° sendo produzido na f√°brica da Via Anchieta em S√£o Bernardo do Campo.
Estande: 39
Código do trabalho: PMN04
 

ESTUDO DE CASO DA IMPLANTA√á√ÉO DA CERTIFICA√á√ÉO "LEED" NO ANEXO DO BLOCO H DO INSTITUTO MAU√Ā DE TECNOLOGIA ("CAMPUS" DE S√ÉO CAETANO DO SUL)

Neste trabalho estudamos a aplica√ß√£o da certifica√ß√£o "LEED", certifica√ß√£o ambiental, refer√™ncia por abranger em seus crit√©rios as esferas sociais, ambientais e econ√īmicas. Um estudo de caso foi realizado para a aplica√ß√£o da iniciativa sustent√°vel, dos crit√©rios e exig√™ncias requeridas pela certifica√ß√£o e sua avalia√ß√£o.
Estande: 67
Código do trabalho: CVD10
 

ESTUDO DE IMPLEMENTA√á√ÉO DE UM PLANO DE MANUTEN√á√ÉO PREVENTIVA EM ACADEMIAS DE GIN√ĀSTICA

Na presente pesquisa visamos identificar as oportunidades de melhoria no processo de manutenção numa rede de academia de ginástica. A falta de metodologia adequada para a manutenção acarreta a má condição dos equipamentos, que convergem em elevados custos de manutenção corretiva, insatisfação e evasão de alunos. Com a coleta e análises de dados do custo de manutenção dos equipamentos e grau e motivos de insatisfação dos alunos, foi possível estimarmos os custos diretos e indiretos decorrentes de má gestão da manutenção.
Estande: 69
Código do trabalho: PMD21
 

ESTUDO DE TANQUES AGITADOS POR MEIO DE FLUIDODIN√āMICA COMPUTACIONAL (CFD)

Destinado ao conhecimento do comportamento dos fluidos no interior de um tanque agitado, este trabalho busca a melhor situa√ß√£o de agita√ß√£o para um tanque j√° existente. Foram testados diferentes impelidores com o uso do "software" de fluidodin√Ęmica computacional (CFD). Contando com o apoio da empresa Natura, o trabalho foi desenvolvido utilizando-se dados reais da empresa (dimensionamento do tanque e produtos).
Estande: 184
Código do trabalho: QMN10
 

ESTUDO DE VIABILIDADE PARA A ABERTURA DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE LIMPEZA NO LITORAL SUL DE SÃO PAULO

Este trabalho tem como objetivo estudar a viabilidade de abertura de uma empresa prestadora de serviços de limpeza e conservação de residências no litoral Sul de São Paulo, por meio de conceitos e ferramentas utilizadas nas áreas de: planejamento estratégico, contabilidade e finanças, marketing, produção e gestão de pessoas.
Estande: 29
Código do trabalho: ADMN06
 

ESTUDO DO "LAYOUT" DE UMA LINHA DE TRANSFORMADORES DE CORRENTE E POTÊNCIA EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Neste trabalho tratamos da alteração do "layout" da produção em empresa de medidores de energia, para organizar seus fluxos e eliminar desperdícios no gerenciamento da linha de produção. Foram utilizadas ferramentas como mapeamento do fluxo físico e do fluxo de informação, 5s, diagrama espaguete, entres outras. Pretendemos eliminar atividades desnecessárias, diminuir tempos de "set-up" e melhorar o "layout", para que o tempo de movimentação diminuísse, reduzindo custos e tornando a empresa mais competitiva.
Estande: 64
Código do trabalho: PMN13
 

ESTUDO DO ARRANJO F√ćSICO PARA EXPANS√ÉO DA F√ĀBRICA MAFERA√áO COM√ČRCIO DE A√áO E TELHAS LTDA.

O projeto consiste em elaborar um estudo de arranjo físico para ser utilizado como referência à expansão da Maferaço Comércio de Aço e Telhas Ltda., a fim de melhorar seu processo produtivo.
Estande: 95
Código do trabalho: PMD16
 

ESTUDO DO EFEITO DO IMPACTO DE UMA ONDA NA ESTRUTURA DE UMA PONTE

Devido √† grande extens√£o da costa brasileira e ao n√ļmero de pontes sujeitas ao impacto de ondas, √© importante analisar os efeitos gerados pelas a√ß√Ķes naturais, que podem levar a estrutura a carregamentos extremos. Visando √† seguran√ßa e √† integridade dela, neste estudo desenvolvemos um m√©todo que pode ser utilizado para o dimensionamento de novas pontes, na implementa√ß√£o de solu√ß√Ķes nas j√° existentes e na normaliza√ß√£o do procedimento, assim o desafio se torna ainda maior.
Estande: 174
Código do trabalho: CVD03
 

ESTUDO DO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA F√ĀBRICA DE "WAFFLE": UMA PROPOSTA PARA AUMENTO DA MARGEM DE LUCRO OPERACIONAL

O trabalho consiste Numa an√°lise cr√≠tica dos processos de fabrica√ß√£o dos diferentes tipos de "waffles" numa ind√ļstria aliment√≠cia. A partir da an√°lise de viabilidade t√©cnica e financeira, do mapeamento de processos e da identifica√ß√£o de causas de desperd√≠cio, foi proposta uma solu√ß√£o para ser implementada, visando ao aumento da margem de lucro operacional da empresa e √† minimiza√ß√£o dos desperd√≠cios do processo produtivo da empresa.
Estande: 33
Código do trabalho: PMD10
 

ESTUDO E CONTROLE DE MOTORES "BRUSHLESS" APLICADOS √Ä TRA√á√ÉO EL√ČTRICA

O presente trabalho consiste no estudo e controle de motores sem escovas aplicados a um veículo elétrico protótipo, visando à eficiência energética.
Estande: 164
Código do trabalho: ELD01
 

ESTUDO PARA UMA POL√ćTICA DE RENOVA√á√ÉO DE FROTA VISANDO √Ä REDU√á√ÉO DE CUSTO

Neste trabalho, buscamos estabelecer um ponto de equil√≠brio para a renova√ß√£o de frota numa empresa de √īnibus rodovi√°rios, utilizando uma metodologia que faz a avalia√ß√£o com base nos custos, propondo melhorias. Com os dados s√£o determinadas curvas que variam em fun√ß√£o do tempo e possuem sentido inverso. Os resultados s√£o comparados ao modelo que a empresa usa atualmente, e, ent√£o, a metodologia ser√° adequada a outras vari√°veis como o fluxo de caixa da empresa, e um plano de renova√ß√£o de frotas, apresentado √† companhia.
Estande: 182
Código do trabalho: PMD15
 

ESTUDO, COM O USO DE FIBRA DE COCO VERDE, DA ADSOR√á√ÉO DE HIDROCARBONETOS PRESENTES EM √ĀGUA CONTAMINADA COM GASOLINA

Em torno de 70% do lixo gerado no litoral dos grandes centros urbanos do Brasil são compostos por casca de coco verde. A intenção deste trabalho é dar uma aplicação para esse dejeto gerado e, ao mesmo tempo, usá-lo para descontaminação de águas poluídas por BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos) proveniente de vazamentos de gasolina.
Estande: 139
Código do trabalho: QMN09
 

FARINHA DE BANANA COMO ADJUNTO NA PRODUÇÃO DE CERVEJA

A produ√ß√£o de cerveja ocorre a partir da fermenta√ß√£o de a√ß√ļcares derivados de amil√°ceos. A farinha de banana verde √© um produto nacional que pode substituir o malte importado e, por isso, traz benef√≠cios econ√īmicos e sociais. Tratando-se de um produto nacional, a economia local √© incentivada. Este apresenta um custo mais baixo do que o malte, diminuindo os custos dos produtores cervejeiros de grande, m√©dio e pequeno portes e n√£o interfere no gosto da cerveja.
Estande: 52
Código do trabalho: QMN07
 

GAZEBO COM SISTEMA FOTOVOLTAICO ADAPTADO

Desenvolvimento de um Gazebo adaptado com sistema fotovoltaico "off-grid". Desse modo, é possível gerar, armazenar e fornecer energia elétrica mesmo nos locais mais remotos; desde que haja um mínimo significativo de incidência solar.
Estande: 170
Código do trabalho: PMN12
 

GERA√á√ÉO DE ENERGIA EL√ČTRICA COM BASE NO MOVIMENTO DAS ONDAS

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma solu√ß√£o sustent√°vel de gera√ß√£o de energia el√©trica, visto que hoje tendemos cada vez mais a buscar fontes renov√°veis. Para obter essa energia de forma sustent√°vel, est√° sendo desenvolvido um sistema mec√Ęnico, o qual capta a energia contida nas ondas do mar por meio de uma boia, sendo transferido por um sistema mec√Ęnico que, por sua vez, converte essa energia em el√©trica por meio de um gerador.
Estande: 25
Código do trabalho: MCN05
 

GERA√á√ÉO TERMEL√ČTRICA E DESSALINIZA√á√ÉO DE √ĀGUA √Ä GRANDE S√ÉO PAULO

O trabalho apresenta um estudo de viabilidade t√©cnica de um sistema que utiliza rejeitos t√©rmicos de uma usina termel√©trica como fonte de energia para um processo de dessaliniza√ß√£o (m√©todo de destila√ß√£o por m√ļltiplos efeitos) e para bombeamento da √°gua dessalinizada √† grande S√£o Paulo. Apresentam-se estudos para dimensionamento e escolha de equipamentos, tubula√ß√£o e percursos na adu√ß√£o da √°gua dessalinizada para S√£o Paulo, al√©m da poss√≠vel localiza√ß√£o da usina termel√©trica na regi√£o litor√Ęnea do estado.
Estande: 105
Código do trabalho: MCN03
 

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E EXECU√á√ÉO DE ESTRUTURAS: M√ČTODOS E SOLU√á√ēES TECNOL√ďGICAS

O objetivo deste trabalho √© estudar e buscar solu√ß√Ķes para o principal problema no processo construtivo de um empreendimento que √© a falha no fluxo de informa√ß√Ķes entre as fases de projeto e execu√ß√£o. Foram analisados os m√©todos e "softwares" convencionais de gest√£o, comparando-os com o GerPre, "software" com base no conceito BIM, que surge para atender essa necessidade: gerenciar informa√ß√Ķes ordenadas e rastre√°veis, reduzindo erros no processo.
Estande: 71
Código do trabalho: CVD02
 

IDENTIFICA√á√ÉO DE OPORTUNIDADES DE MELHORIA NUMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DO SETOR DE FLUIDOS AUTOMOBIL√ćSTICOS COM O EMPREGO DE CONCEITOS E FERRAMENTAS DE ENGENHARIA DE PRODU√á√ÉO

Neste trabalho tivemos por objetivo mapear o processo de produção de fluidos automotivos de uma fábrica de pequeno porte, a fim de encontrar possíveis melhorias para alavancar os resultados. A fábrica encontra-se em seu estágio organizacional inicial (há pouco tempo foi adquirida pelo seu atual proprietário) e busca oportunidades para melhores resultados. O trabalho contribuiu para agregar conhecimento à área de produção, com o intuito de ajudar a empresa a se aprimorar com as melhores práticas do mercado.
Estande: 17
Código do trabalho: PMN03
 

IDENTIFICA√á√ÉO DE OPORTUNIDADES DE MELHORIAS DE DESEMPENHO AMBIENTAL NUMA IND√öSTRIA ALIMENT√ćCIA DE PEQUENO PORTE PELO USO DO PROGRAMA DA PRODU√á√ÉO MAIS LIMPA

A FHOM tem como objetivo oferecer produtos de qualidade com preços competitivos e possui a política de sempre investir em novas tecnologias para melhor atender as necessidades de seus clientes, cada vez mais exigentes com a questão ambiental. O Programa de Produção mais Limpa foi identificado como principal ferramenta a ser adotada em conjunto com a ecoeficiência a fim de identificar oportunidades voltadas para a otimização do processo e melhoria do desempenho ambiental.
Estande: 76
Código do trabalho: PMN11
 

IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES PARA REDUÇÃO DE CUSTO DE PRODUÇÃO DA EMPRESA DE MODA FEMININA SPEZZATO

O trabalho em questão visa, com a utilização de ferramentas de engenharia de produção, encontrar oportunidades de melhoria na empresa de moda feminina Spezzato. Foram feitos estudos de mapeamento, com foco em encontrar desperdícios existentes no processo produtivo da empresa, que estava gerando um alto custo de produção para ela que, por sua vez, não tinha conhecimento do que o causava.
Estande: 173
Código do trabalho: PMD18
 

IMPACTO DA INTRUS√ÉO DE √ĀGUAS PLUVIAIS NA QUALIDADE DO ESGOTO TRATADO

Neste trabalho objetivamos tratar da intrus√£o de √°gua pluvial no sistema coletor de esgoto. A Lei pro√≠be descartar √°gua pluvial na tubula√ß√£o de esgoto e vice-versa - o que n√£o √© respeitado, principalmente pelas liga√ß√Ķes clandestinas. O esgoto com √°gua de chuva sobrecarrega a ETE, impactando o tratamento, pois a ETE √© for√ßada a admitir vaz√£o de entrada maior que a de projeto - o que impede, algumas vezes, de atender as especifica√ß√Ķes da norma para se obter um efluente devidamente tratado.
Estande: 190
Código do trabalho: CVD17
 

IMPLEMENTA√á√ÉO DE UM MODELO DE GEST√ÉO DE MATERIAIS E SERVI√áOS EM RESTAURANTES NA √ďPTICA DO P+L

O trabalho consiste em implementar um modelo de gest√£o que visa identificar potenciais melhorias por meio do gerenciamento das opera√ß√Ķes de prepara√ß√£o, lavagem e descarte de alimentos, assim como os materiais utilizados e servi√ßos que sustentam o funcionamento do restaurante na √≥ptica da Produ√ß√£o mais Limpa (P+L) e, com isso, propor solu√ß√Ķes para se evitar o desperd√≠cio de materiais, opera√ß√Ķes e buscar meios alternativos para se reduzirem os impactos negativos dessas atividades no meio ambiente.
Estande: 2
Código do trabalho: PMD20
 

INFRAESTRUTURA DE RODOVIA SUSTENT√ĀVEL

O objetivo deste trabalho é mostrar uma alternativa de solução para a infraestrutura de rodovias que integra diversas tecnologias já adotadas no exterior, utilizando-se o conceito de sustentabilidade. Analisamos a compatibilidade entre uma solução de pavimento perpétuo para as faixas de rolamento e a tecnologia dos pavimentos drenantes nos acostamentos, sempre utilizando materiais com menor impacto para o meio ambiente.
Estande: 172
Código do trabalho: CVN11
 

IOGURTE GREGO FUNCIONAL

Iogurte funcional tipo grego √© um produto inovador que alia as propriedades funcionais da farinha de maracuj√° e do col√°geno ao iogurte, produto com grande aceita√ß√£o pelo mercado consumidor. A massa-base de maracuj√°, res√≠duo da ind√ļstria produtora de sucos, obtida por meio da tritura√ß√£o das cascas da fruta e posterior liofiliza√ß√£o, √© rica em fibras e vitaminas. Sua adi√ß√£o ao iogurte promove a consist√™ncia e seu valor nutricional; com o col√°geno, agrega funcionalidade ao produto.
Estande: 84
Código do trabalho: ALD06
 

ME | IMERSÃO AO BEM-ESTAR

O sistema desenvolvido é composto por uma pulseira inteligente, uma base e um "software" com o objetivo de auxiliar as pessoas em seu cotidiano e evitar altos níveis de estresse. O sistema apresentará uma personagem que será como um reflexo e um auxiliador do usuário; ela trará um tom de diversão para o sistema tornando-o mais interessante para com ele interagir, e ao mesmo tempo fazendo um papel sério no auxílio ao usuário, em sua busca pelo bem-estar.
Estande: 81
Código do trabalho: DSGN09
 

MELHORIA DA LOG√ćSTICA DE UMA ORGANIZA√á√ÉO DE COLETA E DISTRIBUI√á√ÉO DE DERIVADOS DE SANGUE E SUPRIMENTOS

O crescimento da demanda de transfus√Ķes de sangue dos √ļltimos 10 anos motivou a realiza√ß√£o deste trabalho numa associa√ß√£o beneficente de coleta, tratamento e distribui√ß√£o de sangue: a Colsan, a fim de melhorar a gest√£o log√≠stica para garantir o atendimento da demanda rotineira e de emerg√™ncias. Com ferramentas de roteiriza√ß√£o para estudo e an√°lise do fluxo log√≠stico atual, prop√Ķem-se melhorias e verificam-se seus resultados, tanto no quesito efici√™ncia, quanto no √Ęmbito financeiro.
Estande: 179
Código do trabalho: PMN07
 

MICRODRENAGEM URBANA: SARJETA PERME√ĀVEL

Devido √† impermeabiliza√ß√£o de √°reas urbanas e √† inefici√™ncia da microdrenagem, √© necess√°rio um novo recurso capaz de suprir as atuais falhas. A Sarjeta Perme√°vel visa reduzir o volume pluvial em regi√Ķes baixas e seu ac√ļmulo, al√©m da redu√ß√£o de bocas de lobo. Composta por c√©lulas de polipropileno sob placa de concreto perme√°vel, o conjunto promove a diminui√ß√£o de carga e velocidade. Tais redu√ß√Ķes facilitam o tr√°fego de ve√≠culos e pedestres, evitam doen√ßas e aumentam a qualidade de vida das pessoas.
Estande: 166
Código do trabalho: CVD18
 

M√ďVEL INTELIGENTE PARA APARTAMENTOS PEQUENOS

Este projeto pretende atender às pessoas que escolhem suas moradias, querem movimentar seus móveis e mudar suas residências do seu próprio jeito. Está sendo proposta uma nova maneira de pensar o móvel como uma unidade modular, sendo realocada ao gosto e estilo do próprio consumidor, de fácil montagem e desmontagem com o uso de sistemas de fixação inovadores (magnéticos) que não estão presentes no mercado atual.
Estande: 106
Código do trabalho: DSGN07
 

O ORÇAMENTO IDEALIZADO SOB A OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS CONSTRUTIVOS COM O "LEAN CONSTRUCTION"

A proposta deste trabalho foi comparar um orçamento executado de forma tradicional, por composição de preços unitários, e um orçamento feito sob os moldes do conceito "Lean", alocando as equipes conforme um desenho de processo de produção e um plano de ataque, minimizando os desperdícios introduzidos no método convencional de orçar.
Estande: 108
Código do trabalho: CVN12
 

OBTEN√á√ÉO DE √ĀGUA PELA DESUMIDIFICA√á√ÉO DO AR COM A RADIA√á√ÉO SOLAR

O trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto para a obtenção de água pela desumidificação do ar. São utilizados painéis fotovoltaicos para a alimentação do sistema, a fim de reduzir o consumo de energia elétrica. O ar é direcionado pelo equipamento e encontra uma superfície fria do evaporador, atingindo a temperatura de orvalho. Parte da água contida nele condensa e acumula-se num recipiente.
Estande: 35
Código do trabalho: MCD02
 

OBTEN√á√ÉO DE BIO-√ďLEO POR PIR√ďLISE DE ALGA "DESMO DESMUS SP" UTILIZADA NA DEGRADA√á√ÉO DE BISFENOL-A

Observando-se os problemas energéticos que a sociedade vem enfrentando ao longo dos anos, a busca por alternativas prova-se cada vez mais necessária. O grande desafio atual é encontrar fontes que consigam, eficientemente, substituir as atuais sem provocar tantos danos ao meio ambiente. As algas surgem como uma opção interessante para a produção de bio-óleo. Além disso, esses micro-organismos podem atuar na área de tratamento de água.
Estande: 189
Código do trabalho: QMN03
 

OBTENÇÃO DE MULITA A PARTIR DA SILICA DE CASCA DE ARROZ E APLICAÇÃO EM TINTAS RESIDENCIAIS

O superaquecimento urbano √© proveniente da baixa reflet√Ęncia dos materiais empregados na constru√ß√£o civil. Este projeto visa a extra√ß√£o da s√≠lica da casca de arroz e utiliza√ß√£o desta para obten√ß√£o da mulita a ser incorporada a tintas para telhados. Aumentando a reflet√Ęncia da tinta com um baixo custo, j√° que a principal mat√©ria prima surge do descarte da ind√ļstria alimentos. Desta forma, o uso da tinta diminui o consumo en√©rgico com ar condicionado sem comprometer o conforto t√©rmico residencial
Estande: 154
Código do trabalho: QMN05
 

OBTEN√á√ÉO E APLICA√á√ÉO DE FARINHA DE CASCA DE UVA COM BASE EM RES√ćDUO INDUSTRIAL

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um processo para a obten√ß√£o de farinha de casca de uva com base em res√≠duos gerados nas ind√ļstrias processadoras de suco de uva, agregando valor a um subproduto dessa cadeia produtiva. A farinha, aplicada na formula√ß√£o de um biscoito sem gl√ļten devido ao crescimento da demanda por alimentos dessa categoria, proporciona caracter√≠sticas funcionais, como fibras e subst√Ęncias antioxidantes, a um produto j√° consolidado no mercado.
Estande: 122
Código do trabalho: ALD04
 

ORBITAL

Baseado no "design" de experiência, o produto une dois "feelings" de esportes: o "drift", que significa derrapar com o carro, e o "wakeboard", movimento que o veículo da frente puxa e o segundo faz manobras.
Estande: 16
Código do trabalho: DSGN04
 

ORGANIZAÇÃO DAS ORDENS DE PRODUÇÃO DE UMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS

O intuito deste trabalho é aplicar técnicas de sequenciamento da produção numa empresa de autopeças. Em primeiro lugar, identificam-se todas as variáveis do cenário atual da empresa e, em seguida, realiza-se análise e tratamento dos dados obtidos, visando aumentar a capacidade produtiva da empresa.
Estande: 94
Código do trabalho: PMN14
 

OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA NA INDÚSTRIA DE ETANOL E AÇÚCAR

Neste trabalho prop√Ķe-se a otimiza√ß√£o da cogera√ß√£o energ√©tica nas usinas de etanol com o uso da secagem do baga√ßo de cana. Verifica-se tamb√©m a possibilidade do uso das cinzas e di√≥xido de carbono resultantes do processo na fabrica√ß√£o de fertilizante e em culturas de microalgas. Para isso, foram feitas pesquisas e an√°lises laboratoriais. O menor desperd√≠cio de res√≠duos e a maior efici√™ncia na gera√ß√£o de energia compensam o custo elevado do investimento - trazendo potenciais benef√≠cios econ√īmicos.
Estande: 175
Código do trabalho: QMD03
 

PAR√āMETROS PARA ESTIMATIVA DE CUSTO DE ALVENARIA ESTRUTURAL - PROJETOS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL

Neste projeto, elaboramos uma nova abordagem para a estimativa de custo de obras de habita√ß√Ķes de interesse social, como os edif√≠cios do programa Minha Casa Minha Vida, baseada numa metodologia ainda n√£o padronizada no Brasil. Com base em or√ßamentos realizados em constru√ß√Ķes anteriores, desenvolvemos par√Ęmetros que possam ser utilizados em projetos semelhantes. Trata-se de uma tentativa de profissionalizar uma fase importante da obra, para deixar uma contribui√ß√£o para a engenharia civil.
Estande: 141
Código do trabalho: CVD06
 

PARTICIPA√á√ÉO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM EMPREENDIMENTOS IMOBILI√ĀRIOS

Neste trabalho, analisamos como os FIIs operam atualmente no Brasil. Buscamos verificar as raz√Ķes pelas quais certas estrat√©gias utilizadas foram bem-sucedidas ou n√£o e apresentamos uma proposta de op√ß√Ķes de investimentos permitidos aos FII que podem produzir lucros razo√°veis ​​para os investidores.
Estande: 137
Código do trabalho: CVD21
 

PAVIMENTA√á√ÉO DE AEROPORTOS PARA AVI√ēES DE GRANDE PORTE

O objetivo deste trabalho foi verificar a adequabilidade das estruturas do pavimento da pista de pouso/decolagem do Aeroporto de Viracopos. Este estudo foi feito com o aux√≠lio do "software" FAARFIELD, cujos dados de entrada s√£o o mix de aeronaves, com algumas altera√ß√Ķes da frota, estabelecidas no projeto b√°sico, e o seu crescimento anual. Como resultado, o programa fornece as camadas do pavimento com suas devidas espessuras, o que torna poss√≠vel analisar as condi√ß√Ķes da estrutura em quest√£o.
Estande: 61
Código do trabalho: CVD14
 

PISOS ELEVADOS EM ROCHAS

O trabalho enfoca o uso de rochas ornamentais nos sistemas de pisos elevados, citando suas vantagens em compara√ß√£o ao m√©todo usual, como: a redu√ß√£o do prazo de execu√ß√£o da obra; otimiza√ß√£o e limpeza do canteiro; facilidade e baixo custo de manuten√ß√£o, sem quebrar o piso; liberdade para altera√ß√Ķes de "layout", instala√ß√Ķes el√©trica e hidr√°ulica; al√©m de preservar a est√©tica do ambiente.
Estande: 103
Código do trabalho: CVD05
 

PLANEJAMENTO DE OBRAS DE PEQUENO PORTE

Este estudo consiste na implantação do planejamento de uma obra numa construtora de pequeno porte, em que o empreendimento foi realizado pelo sistema " preço de custo". Neste trabalho objetivamos apresentar um planejamento melhor para a obra, baseado em referências bibliográficas existentes, para coordenar, orientar e controlar as etapas construtivas e financeiras do empreendimento.
Estande: 181
Código do trabalho: CVN04
 

PLANEJAMENTO LOG√ćSTICO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Este projeto consiste no planejamento log√≠stico de uma empresa, visando √† otimiza√ß√£o da sua rede de distribui√ß√£o, aplicado √† Regi√£o Metropolitana de S√£o Paulo. Estudamos todas as restri√ß√Ķes de fluxo bem como a demanda da regi√£o e, partindo de um conjunto de locais de poss√≠veis candidatos a centros de distribui√ß√£o, criamos modelos matem√°ticos que permitiram que se chegasse a uma solu√ß√£o com menor custo operacional para o problema.
Estande: 132
Código do trabalho: CVD12
 

PLANO DE NEG√ďCIO: ESTUDO DA VIABILIDADE ECON√ĒMICA E AMBIENTAL DA VIVA LAVAGEM AUTOMOTIVA SUSTENT√ĀVEL

A abertura de um empreendimento requer an√°lise pr√©via do seu neg√≥cio, para ser constatada teoricamente sua viabilidade. Este trabalho constitui um plano de neg√≥cio para a abertura de um empreendimento de lavagem de autom√≥veis a seco em domic√≠lio na cidade de S√£o Paulo e, por ser um ramo inovador, √© de grande contribui√ß√£o para todo o setor de lavagem automotiva. √Č investigada uma nova maneira de lavagem sustent√°vel de carros, de forma ecol√≥gica, gerando lucro e valor aos envolvidos.
Estande: 56
Código do trabalho: ADMN05
 

PRODUÇÃO DE BIOETANOL EM BATELADA ALIMENTADA A PARTIR DA VALORIZAÇÃO DO SORO DE QUEIJO

O grande volume de soro de leite, gerado na produ√ß√£o de queijos, e o seu potencial poluidor causam preocupa√ß√£o para a ind√ļstria. Por√©m o seu baixo custo e suas caracter√≠sticas nutricionais possibilitam a sua utiliza√ß√£o como um potencial substrato para os processos biotecnol√≥gicos. Este trabalho teve como objetivo a produ√ß√£o de bioetanol com base no reaproveitamento do soro de queijo, com "Kluyveromyces marxianus", em biorreatores operados em batelada e batelada alimentada.
Estande: 15
Código do trabalho: QMN14
 

PRODU√á√ÉO DE BIOMETANO PELA CODIGEST√ÉO DOS RES√ćDUOS DA AGROIND√öSTRIA: GLICERINA E SORO DE LEITE

Com a escassez dos recursos f√≥sseis, h√° uma crescente pesquisa sobre combust√≠veis alternativos, oriundos de fontes renov√°veis. √Č poss√≠vel gerar energia e solucionar um grande problema das agroind√ļstrias, que √© a consider√°vel quantidade de res√≠duos produzidos. Tratando-se soro de leite - subproduto de latic√≠nios - e glicerina - subproduto do biodiesel -, de forma integrada, √© vi√°vel gerar-se biometano, para utiliza√ß√£o residencial ou industrial.
Estande: 169
Código do trabalho: QMD01
 

PROJEÇÃO DO VOLUME DE GLP DO MERCADO

Neste trabalho, buscou-se criar modelos estat√≠sticos de proje√ß√£o do volume de GLP (g√°s liquefeito de petr√≥leo) consumido no mercado brasileiro. Os modelos viraram um novo relat√≥rio na maior distribuidora de GLP do pa√≠s, agora apresentados mensalmente a toda a diretoria da Companhia. O g√°s liquefeito de petr√≥leo √© mais conhecido como o "g√°s de cozinha", presente em mais de 53 milh√Ķes de lares e abastece mais de 150 mil empresas em todo o Brasil.
Estande: 133
Código do trabalho: ADMD02
 

PROPOSTA DE MODELO ALTERNATIVO DE "CHECKOUT" PARA UM SUPERMERCADO

Neste trabalho buscamos aumentar o faturamento de um supermercado localizado na cidade de São Paulo, por meio da elaboração de uma proposta de melhoria do atual processo de "checkout", a fim de proporcionar melhor atendimento para cada tipo de cliente que frequenta o estabelecimento, principalmente nos horários em que o sistema esteja sobrecarregado.
Estande: 165
Código do trabalho: PMD03
 

PROPOSTA DE MODELO DE GEST√ÉO POR PROCESSOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO CENTRO HOSPITALAR DO MUN√ćCIPIO DE SANTO ANDR√Č COM A METODOLOGIA BPM

A abordagem BPM nos servi√ßos de sa√ļde auxilia na constru√ß√£o de uma vis√£o sist√™mica de processos, oferecendo servi√ßos com melhor qualidade e reduzindo inefici√™ncias. Na UTI, devido √† alta demanda por leitos e √† baixa oferta, com a impossibilidade de expans√£o, a boa gest√£o dos processos e a padroniza√ß√£o de atividades e rotinas possibilitam uma redu√ß√£o na perman√™ncia dos pacientes no hospital, um aumento na taxa de atendimentos fornecendo um servi√ßo de melhor qualidade ao paciente.
Estande: 107
Código do trabalho: PMD08
 

PROPOSTA DE SOLU√á√ÉO DE ALIMENTA√á√ÉO SOLAR PARA DISPOSITIVOS M√ďVEIS

A demanda por dispositivos m√≥veis cresceu muito nos √ļltimos anos e permitiu maior evolu√ß√£o dos componentes envolvidos; as exce√ß√Ķes s√£o as baterias. Ultimamente, √© dif√≠cil encontrar um dispositivo que "dure" o dia todo com o uso intenso, o que cria demanda para o mercado de baterias externas. Com esse prop√≥sito, e tendo em vista a maior mobilidade do usu√°rio, desenvolveu-se um prot√≥tipo port√°til de baixo custo que utiliza a energia solar para carregamento el√©trico dos dispositivos e de modo sustent√°vel.
Estande: 124
Código do trabalho: ELD02
 

PROPOSTAS DE MELHORIAS EM PROCESSO DE FABRICA√á√ÉO DE P√ĀS PARA SISTEMAS DE ARREFECIMENTO

O objetivo inicial deste trabalho foi identificar os motivos do n√£o atendimento da demanda de p√°s produzidas para sistemas de arrefecimento industrial no prazo acordado, na empresa FanTR. Foi utilizada a metodologia Bir√ī de Apoio √† Competitividade das Micro, Pequenas e M√©dias Empresas, parte da "Estrat√©gia de Manufatura Digital" do Curso de Engenharia de Produ√ß√£o da Mau√°.
Estande: 18
Código do trabalho: PMN02
 

PYRO - CONTROLE DE PERDAS EM TROCADORES DE CALOR

O PYRO √© uma ferramenta com um sensor de temperatura infravermelho que possibilita enviar os dados de medidas, por "Bluetooth", para um aplicativo num "smartphone". A fun√ß√£o do aplicativo √© a de analisar as perdas de calor para o ambiente em tubula√ß√Ķes e propor um isolamento t√©rmico que reduza essas perdas. Assim, com um equipamento de baixo custo procura-se obter uma melhoria no processo, que hoje tem funcionamento totalmente manual.
Estande: 62
Código do trabalho: CAD03
 

RESTAURANTE AUTOMATIZADO

O projeto consiste num protótipo de Restaurante Automatizado. Nele é possível realizar os pedidos por meio de um cardápio virtual num "tablet", e o sistema automaticamente entrega o pedido à mesa correspondente por meio de um carro-garçom. O projeto apresenta alto grau de inovação por não existir nenhum restaurante com esse conceito no Brasil. Além disso, reduz custos para um restaurante convencional, elimina a necessidade de garçons, aumenta a produtividade e consegue atrair maior clientela.
Estande: 28
Código do trabalho: CAN03
 

RE√öSO DE EFLUENTES DE ESGOTO PARA FINS POT√ĀVEIS

A crise h√≠drica na Regi√£o Metropolitana de S√£o Paulo (RMSP) deu os primeiros sinais no em 2013. Desde ent√£o, diversas solu√ß√Ķes foram apresentadas para combat√™-la, e o re√ļso pot√°vel aparece como uma op√ß√£o. Ele j√° √© aplicado em diversos pa√≠ses com sucesso, sem que tenham sido detectados problemas de sa√ļde p√ļblica a ele associados. Neste trabalho, apresentamos t√©cnicas de re√ļso, al√©m de sugerir sua aplica√ß√£o no sistema de abastecimento Guarapiranga, o segundo maior na RMSP.
Estande: 20
Código do trabalho: CVN05
 

SIMULA√á√ÉO DE CEN√ĀRIOS PARA MELHORIA DO TR√ĀFEGO NUMA VIA DA CIDADE DE S√ÉO CAETANO DO SUL

O projeto é uma simulação de agentes realizada na Avenida Goiás, com o apoio da SEMOB de São Caetano do Sul. O objetivo do projeto é simular cenários para melhoria do tráfego na via que, se aplicados, podem beneficiar seus usuários.
Estande: 34
Código do trabalho: PMN09
 

SIMULA√á√ÉO DE PRATOS DE COLUNA DE DESTILA√á√ÉO POR MEIO DE FLUIDODIN√āMICA COMPUTACIONAL (CFD)

Destinado √† √°rea de opera√ß√Ķes unit√°rias da ind√ļstria qu√≠mica, neste trabalho analisa-se a hidrodin√Ęmica de pratos de coluna de destila√ß√£o por meio da fluidodin√Ęmica computacional (CFD). Ela permite o conhecimento pr√©vio do comportamento dos fluidos, possibilitando um estudo aprofundado da destila√ß√£o. A modelagem foi validada com dados experimentais e pode ser utilizada no aux√≠lio do dimensionamento de colunas de destila√ß√£o e otimiza√ß√£o da opera√ß√£o, aumentando a confiabilidade e assertividade.
Estande: 150
Código do trabalho: QMN02
 

SIMULADOR DE "WAKEBOARD"

Neste projeto multidisciplinar analisamos o desenvolvimento da tecnologia e a oferta de servi√ßo para a pr√°tica do "wakeboard" em ambiente controlado. O projeto envolve o dimensionamento hidromec√Ęnico do equipamento e a an√°lise de viabilidade econ√īmica para oferecer o servi√ßo desejado, dentro da estrat√©gia de mercado almejada.
Estande: 186
Código do trabalho: PMD17
 

SIMULADOR INTELIGENTE DE BICICLETA

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um simulador de percursos de bicicleta, capaz de simular inclina√ß√Ķes e irregularidades do terreno desejado, al√©m de possibilitar adicionar resist√™ncia ao movimento para treinos mais pesados. Para se utilizar o simulador, o ciclista deve servir-se de sua pr√≥pria bicicleta. Tal op√ß√£o possibilitou ao projeto reduzir o espa√ßo ocupado quando comparado a outras solu√ß√Ķes existentes. Outros diferenciais s√£o o baixo ru√≠do e r√°pidas respostas.
Estande: 21
Código do trabalho: CAN09
 

S√ćNTESE DE ETENO VERDE INCENTIVADA POR MICRO-ONDAS

O eteno é o produto petroquímico de maior produção, devido a sua grande versatilidade como matéria-prima de intermediários químicos a resinas. Tradicionalmente, é produzido com base de nafta. Um avanço tecnológico foi a produção, ecologicamente mais amigável, por desidratação de etanol. Devido à queda do preço do petróleo, pretende-se desenvolver um processo de desidratação de etanol mais produtivo, baseado na aplicação de micro-ondas para acelerar a reação.
Estande: 140
Código do trabalho: QMD04
 

SISTEMA ATIVO DE SUSPENSÃO VEICULAR

O sistema ativo de suspens√£o traseira tem como objetivo auxiliar o ve√≠culo a realizar manobras, variando a geometria da suspens√£o, a partir da informa√ß√£o de sensores que avaliam a din√Ęmica do ve√≠culo. Por meio de l√≥gica computacional, tr√™s atuadores controlam a cambagem, converg√™ncia e rolagem com rapidez e precis√£o, de tal forma que o condutor n√£o precise interceder na manobra, garantindo um n√≠vel maior de seguran√ßa e conforto em situa√ß√Ķes adversas.
Estande: 12
Código do trabalho: MCD01
 

SISTEMA CONSTRUTIVO PARA PEQUENAS EDIFICA√á√ēES EM "LIGHT STEEL FRAMING" E AS PATOLOGIAS DECORRENTES DE FALHAS EXECUTIVAS

O objetivo deste trabalho √© apresentar as t√©cnicas adequadas para a execu√ß√£o do sistema "Light Steel Framing", evitando as manifesta√ß√Ķes patol√≥gicas decorrentes das falhas construtivas.
Estande: 167
Código do trabalho: CVN13
 

SISTEMA DE CONTROLE DE ATITUDE DE UM SAT√ČLITE "CUBESAT"

A área aeroespacial é importante para todo país que possui desenvolvimento tecnológico, pois alavanca o desenvolvimento de outras áreas. "CubeSats" são satélites em forma de cubo com aresta de 10cm e massa de até 1,3kg, sendo uma opção acessível para universidades iniciarem seus estudos nesse campo. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um sistema de controle de atitude, ou seja, o sistema que movimentará o satélite, mudando sua posição em relação a um referencial.
Estande: 83
Código do trabalho: CAN02
 

SISTEMA DE FREIO PARA F√ďRMULA SAE

O trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho e propor altera√ß√Ķes no sistema de freio de um ve√≠culo do tipo F√≥rmula, utilizando como base o F√≥rmula SAE do Instituto Mau√° de Tecnologia. O trabalho consiste no planejamento de testes para a avalia√ß√£o do desempenho durante frenagens, bem como para a constru√ß√£o de um novo sistema, melhorando a capacidade de frenagem, o conforto do piloto e seguran√ßa.
Estande: 1
Código do trabalho: MCN04
 

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ENERGIA PARA "CUBESAT"

O Sistema de Gerenciamento de Energia de um "CubeSat" é o subsistema responsável pela geração, transmissão e controle do fluxo de energia, tendo por finalidade fornecer energia elétrica suficiente para o funcionamento dos demais subsistemas pertencentes a esse satélite miniaturizado. O Sistema de Gerenciamento de Energia foi totalmente dimensionado para atender todos os pré-requisitos da construção de um "CubeSat", que futuramente poderá ser enviado para a realização de uma missão espacial.
Estande: 188
Código do trabalho: ELN01
 

SOBREMESA L√ĀCTEA PROTEICA

Alimentos ricos em prote√≠nas, com baixos teores de gorduras e a√ß√ļcares est√£o entre os produtos mais procurados no mercado de alimenta√ß√£o saud√°vel. Leite desnatado, fonte de todos os amino√°cidos essenciais, concentrado por ultrafiltra√ß√£o, foi utilizado como base para o desenvolvimento de um produto com alto teor de prote√≠nas e pronto para consumo. A sobremesa l√°ctea "Chocofit" √© rica em prote√≠nas de alta qualidade e adequada para pessoas que buscam uma vida saud√°vel.
Estande: 146
Código do trabalho: ALD03
 

SOLU√á√ÉO PARA MOBILIDADE COM MOTORIZA√á√ÉO ADAPT√ĀVEL PARA CADEIRA DE RODAS

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um dispositivo que pode ser acoplado a uma cadeira de rodas comum, possibilitando sua motoriza√ß√£o. O dispositivo √© acopl√°vel a m√ļltiplos modelos de cadeira, de f√°cil instala√ß√£o para pessoas com mobilidade reduzida, possui alta autonomia e possibilita a mobilidade em longas dist√Ęncias sem exigir grande esfor√ßo por parte do usu√°rio. O acoplamento √© composto por uma estrutura, uma roda dianteira com motor el√©trico e um aplicativo que funciona como computador de bordo.
Estande: 144
Código do trabalho: CAN01
 

SOLU√á√ēES ALTERNATIVAS PARA A COLETA DE ESGOTO SANIT√ĀRIO EM CIDADES COM OCUPA√á√ÉO URBANA DESORDENADA

Este trabalho tem como objetivo desenvolver projetos reais de solu√ß√Ķes alternativas para coleta de esgoto em locais irregularmente ocupados, em √°reas de fundo de vale, tais como edifica√ß√Ķes em cima de galerias de √°guas pluviais e nas margens de c√≥rregos da cidade de Mau√°. O trabalho consiste em implanta√ß√£o do projeto, apresenta√ß√£o do or√ßamento das obras, fotos e, como resultado prim√°rio, a qualidade da √°gua (DBO e Sedimenta√ß√£o) antes e ap√≥s a coleta do esgoto.
Estande: 136
Código do trabalho: CVN10
 

TECLANDO E APRENDENDO: A INFLUÊNCIA DOS APLICATIVOS NO MUNDO ACADÊMICO UTILIZADOS NUM JOGO DE TOMADA DE DECISÃO

Desenvolveu-se, neste trabalho, um aplicativo que tem como objetivo facilitar o aprendizado no mundo dos neg√≥cios, por meio de um jogo did√°tico que proporciona aos jogadores uma vis√£o da import√Ęncia da pr√°tica de negocia√ß√£o, e possibilita observar as estrat√©gias dos concorrentes, al√©m de estimular o racioc√≠nio l√≥gico. Frutos Financeiros t√™m o objetivo de conseguir moedas plantando e, depois, colhendo as frutas. O jogo apresenta extensa negocia√ß√£o e acordos. Ganha quem conseguir acumular o maior n√ļmero de moedas. Vamos jogar?
Estande: 72
Código do trabalho: ADMD03
 

TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTAMINADOS COM AZOCORANTE AMARELO DE TARTRAZINA POR MEIO DE PROCESSO OXIDATIVO AVANÇADO/FOTO-FENTON

A contamina√ß√£o de cursos d'√°gua por corantes, al√©m da polui√ß√£o visual, afeta as propriedades fisico-qu√≠micas e biol√≥gicas da √°gua. √Č prejudicial n√£o s√≥ para a fauna e flora do local, mas tamb√©m para os seres humanos que podem vir a utilizar essa √°gua. H√° muitas pessoas intolerantes ou al√©rgicas ao Amarelo Tartrazina, um azocorante muito utilizado na ind√ļstria farmac√™utica e de alimentos, portanto sua remo√ß√£o de efluentes industriais √© de grande import√Ęncia.
Estande: 100
Código do trabalho: QMD02
 

TRICICLO INVERTIDO

Triciclo do tipo girino, ou invertido, caracterizado por duas rodas posicionadas na dianteira dele, com um mecanismo de inclinação. O triciclo tem maior acessibilidade, devido ao quadro mais baixo, e é de condução mais fácil, devido à terceira roda, o que o torna atraente para pessoas que não sabem ou não podem utilizar uma bicicleta comum.
Estande: 148
Código do trabalho: MCD04
 

T√öNEIS IMERSOS: PLANEJAMENTO DA DOCA SECA NA OBRA SANTOS-GUARUJ√Ā

A liga√ß√£o seca direta entre Santos e Guaruj√° √© prevista h√° d√©cadas, necess√°ria devido √† satura√ß√£o dos acessos existentes. Neste trabalho, exploramos as principais metodologias construtivas empregadas nessa obra in√©dita para a engenharia nacional. Ap√≥s esse processo, ser√° realizado o planejamento da doca seca da obra visando contribuir para o controle financeiro e f√≠sico do t√ļnel, com dura√ß√£o prevista de 4 anos e valor estimado em aproximadamente 2 bilh√Ķes de reais.
Estande: 98
Código do trabalho: CVD20
 

TÚNEL IMERSO: ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DE ACESSO E ESTRUTURA DE APROXIMAÇÃO

T√ļnel de aproxima√ß√£o √© a estrutura existente nas extremidades de um t√ļnel imerso, com a finalidade de conectar a parte imersa √† estrutura terrestre. Essa estrutura √© composta por rampas em vala aberta e vias enterradas. Para sua execu√ß√£o, √© necess√°rio um sistema de conten√ß√£o de solos com baixa capacidade resistente e com o n√≠vel d'√°gua pr√≥ximo √† superf√≠cie. Apresentamos o estudo de caso do emboque da liga√ß√£o vi√°ria Santos-Guaruj√°, empreendimento "SUBMERSO" do DERSA.
Estande: 92
Código do trabalho: CVN15
 

UAPS - UNIDADE AUXILIAR DE PROPULS√ÉO SUBAQU√ĀTICA

A Unidade Auxiliar de Propuls√£o Subaqu√°tica √© um equipamento port√°til, projetado para impulsionar o usu√°rio sob a √°gua em atividades profissionais e de lazer. H√° produtos no mercado com essa fun√ß√£o; o equipamento em quest√£o utiliza uma moderna bateria de L√≠tio-Pol√≠mero e foi cuidadosamente dimensionado do ponto de vista da din√Ęmica dos fluidos, incluindo dutos e h√©lice, para resultar em elevada efici√™ncia propulsiva e energ√©tica. O projeto do sistema tamb√©m foi feito, visando √† durabilidade, estanqueidade e facilidade de produ√ß√£o.
Estande: 129
Código do trabalho: CAD02
 

UTILIZAÇÃO DE AR COMPRIMIDO NA GERAÇÃO DE "TUMBLE" E "SWIRL" EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

Concepção e análise de um sistema que gera fluxo ordenado da mistura ar-combustível ("tumble" e "swirl") dentro de um cilindro de combustão num motor de 4 tempos com a utilização de ar comprimido próximo à válvula de admissão.
Estande: 91
Código do trabalho: MCN01
 

VIABILIDADE DE IMPLANTA√á√ÉO DE UMA RODOVIA EL√ČTRICA - "EHIGHWAY"

O "eHighway" tem um grande potencial para atender o mercado devido a grandes economias em rela√ß√£o: ao consumo de combust√≠vel, ao consumo energ√©tico, √†s emiss√Ķes de gases poluentes e ru√≠dos. O trabalho consiste numa alternativa sustent√°vel e inovadora no ramo do transporte rodovi√°rio. A tecnologia "eHighway" baseia-se na implanta√ß√£o de um sistema el√©trico numa rodovia existente, permitindo o tr√°fego de caminh√Ķes h√≠bridos, movidos a eletricidade e a diesel.
Estande: 51
Código do trabalho: CVD07
 

VIRTUALIZAÇÃO DE UMA LINHA DE ENVASE DE MARGARINAS: ESTUDO DE CASO NA VIGOR ALIMENTOS

Neste trabalho buscamos disponibilizar uma linha de envase de margarinas, para a f√°brica virtual do laborat√≥rio do Instituto Mau√° de Tecnologia, com o objetivo de fazer simula√ß√Ķes de efici√™ncia operacional. Al√©m disso, buscamos identificar o principal gargalo que possa afetar a efetividade da linha de produ√ß√£o. Foi feita uma simula√ß√£o da linha de envase em tr√™s "softwares": Delmia, Tecnomatix, Simul8 e, assim, pudemos contribuir para o aumento da efici√™ncia da referida linha de produ√ß√£o.
Estande: 59
Código do trabalho: PMD06
 

VITRINA INTERATIVA PERSONALIZ√ĀVEL CONTROLADA POR GESTOS - VIP

Neste trabalho apresenta-se um novo conceito em interatividade entre consumidor e os produtos de uma vitrina, atraindo-o pelo uso de uma tecnologia de reconhecimento de gestos. Ela permite ao cliente visualizar o objeto por diversos √Ęngulos e at√© mesmo mudar a disposi√ß√£o dos itens em destaque expostos na vitrina. Para o empreendedor, este projeto fornece uma vantagem competitiva perante a concorr√™ncia, apresentando uma experi√™ncia cliente-produto inovadora no mercado.
Estande: 152
Código do trabalho: ELN03