Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 


2016

(Pesquisado por: ?mit=)

Número de trabalhos exibidos: 174

"BIKE SHARING": AN√ĀLISE CR√ćTICA E ESTUDO DE VIABILIDADE DO SISTEMA

Este trabalho consiste numa an√°lise cr√≠tica do sistema de compartilhamento de bicicletas da cidade de S√£o Paulo. Com ela busca-se avaliar potenciais melhorias para o sistema e a percep√ß√£o dos cidad√£os quanto √† utiliza√ß√£o dele na cidade. As melhorias conseguidas com ele s√£o: redu√ß√£o dos poluentes atmosf√©ricos, exerc√≠cio f√≠sico ao usu√°rio, melhoria do tr√Ęnsito, redu√ß√£o do tempo gasto com deslocamento e diminui√ß√£o dos custos com modais automotivos. Atinge todos os p√ļblicos com interesse no deslocamento pr√°tico.
Estande: 126
Código do trabalho: PMD15
 

"BUGGYBAG" - VE√ćCULO EL√ČTRICO INFANTIL PORT√ĀTIL

O projeto consiste no desenvolvimento de um veículo elétrico infantil portátil que tem como diferencial um sistema de autocompactação que permite a transformação do veículo numa mala, facilitando o transporte e armazenamento. A função pode ser ativada ao simples clique de um botão pelo aplicativo de celular para virar "buggy" ou mala. O veículo pode ser controlado tanto pela criança, manualmente, quanto pelo aplicativo de celular pelo seu responsável.
Estande: 110
Código do trabalho: CAN01
 

"CHEF" ANIMAL: NOVA EXPERI√äNCIA EM ALIMENTA√á√ÉO SAUD√ĀVEL INFANTIL

"Chef" Animal √© mais que um brinquedo. √Č uma linha de utens√≠lios de cozinha desenvolvida especialmente para crian√ßas a partir de cinco anos terem uma nova experi√™ncia em alimenta√ß√£o saud√°vel. Crian√ßas que se alimentam de forma pouco nutritiva podem apresentar problemas de sa√ļde no futuro. Pensando nisso, "Chef" Animal foi desenvolvido para a crian√ßa conhecer e se interessar por alimentos saud√°veis de forma l√ļdica e segura, divertindo-se com seus pais na cozinha.
Estande: 141
Código do trabalho: DSGN06
 

"DISPENSER" DE CONES PARA SINALIZA√á√ÉO VI√ĀRIA

Cones de tr√Ęnsito s√£o respons√°veis por sinalizar vias em caso de incidentes ou delimitar √°reas para tarefas espec√≠ficas. O intuito do projeto foi desenvolver um equipamento que far√° a dispensa e o recolhimento dos cones de maneira autom√°tica. Com ele, h√° melhorias em rela√ß√£o aos equipamentos atuais, reduzindo o tempo de opera√ß√£o e o esfor√ßo por parte dos oper√°rios.
Estande: 106
Código do trabalho: DSGN04
 

"E-DRIVE HOCKEY" - ROB√Ē JOGADOR "AIR HOCKEY"

O "Air Hockey" é um esporte de alta velocidade que exige grande habilidade para as jogadas serem efetuadas. O foco do projeto é a construção de um dispositivo, utilizando conceitos da engenharia de controle e automação, capaz de desafiar um ser humano numa partida.
Estande: 51
Código do trabalho: CAN04
 

"EYE CONTROL" - SISTEMA INTERATIVO VIABILIZADO PELA LEITURA DOS OLHOS

"Eye Control" é o sistema interativo que, pela leitura do movimento dos olhos, viabiliza a inclusão social dos deficientes físicos, ajudando a recuperação de parte de sua independência para a realização de tarefas do dia a dia e a expressão de suas vontades. O sistema apresenta custo e tecnologia de implantação viáveis para sua inserção no mercado e é resultado da criação de um "software" que se comunica com um "hardware" para automatizar itens residenciais e reproduzir palavras ou frases predefinidas.
Estande: 26
Código do trabalho: ELN06
 

"FREE TO PEE": ACESS√ďRIO FEMININO PARA USO EM BANHEIROS P√öBLICOS

As mulheres passam por diversas situa√ß√Ķes problem√°ticas quando sentem necessidade de urinar em locais p√ļblicos. Elas se deparam com condi√ß√Ķes higi√™nicas prec√°rias, falta de alguns acess√≥rios obrigat√≥rios e de infraestrutura adequada. Com pesquisas de campo, consultoria m√©dica, entrevistas e pesquisas bibliogr√°ficas, buscou-se uma solu√ß√£o que trouxesse praticidade e conforto √† mulher durante a utiliza√ß√£o de banheiros p√ļblicos.
Estande: 123
Código do trabalho: DSGN02
 

"JET SAFE": ACESS√ďRIO PARA TRANSPORTE N√ĀUTICO

O projeto Jet Safe foi desenvolvido a partir da necessidade de usu√°rios de Jet-ski que, ao utilizarem suas embarca√ß√Ķes, n√£o encontravam espa√ßo suficiente para transportar objetos como guarda sol, cadeiras de praia e cooler. Em fun√ß√£o do comportamento dos usu√°rios e dos riscos encontrados neste tipo de transporte foi desenvolvido um suporte, com estrutura de Neoprene, que se moldar√° aos objetos a serem transportados economizando espa√ßo e protegendo contra impactos e acidentes.
Estande: 2
Código do trabalho: DSGN11
 

"PET SMART FEEDER"

O trabalho consiste num dispensador autom√°tico de ra√ß√£o, controlado por aplicativo de celular que permitir√° ao dono do animal programar a quantidade de comida a ser liberada, quantas vezes quiser ao dia e em quais hor√°rios. Caso prefira, o usu√°rio tamb√©m poder√° comandar, a qualquer momento, a libera√ß√£o instant√Ęnea. Ao mesmo tempo, o produto √© capaz de informar se o estoque de comida est√° acabando e gerar relat√≥rios da quantidade ingerida pelo animal durante um certo tempo.
Estande: 114
Código do trabalho: CAD01
 

"SMART FARM"

Maximizar a produ√ß√£o agr√≠cola, eliminar o uso de agrot√≥xicos, reduzir as perdas com √°gua e alimentos s√£o contradit√≥rios na pr√°tica da agricultura intensiva. Esses benef√≠cios, contudo, s√£o atingidos por meio de fazendas verticais. A produ√ß√£o de alimento torna-se autossuficiente, independente das circunst√Ęncias clim√°ticas e interven√ß√£o humana. A solu√ß√£o proposta trar√° essas vantagens para o ambiente dom√©stico em escala customizada ao consumidor, permitindo ainda minimizar seus gastos com alimentos.
Estande: 212
Código do trabalho: CAN09
 

"SMART WATER" - √ĀGUA E G√ĀS NA INTERNET

Os equipamentos "Smart Water" utilizam tecnologia para efetuar medi√ß√Ķes, transmitir dados, informar vazamentos e controlar remotamente v√°lvulas para evitar desperd√≠cio de √°gua em tubula√ß√Ķes. Destina-se tanto a condom√≠nios residenciais ou comerciais, em que se deseja substituir/instalar um hidr√īmetro seguro. Possui o menor custo do mercado atual, mantendo a qualidade, com prolongada vida √ļtil e baix√≠ssimo desgaste. O equipamento permite tamb√©m a medi√ß√£o de consumo de √°gua e g√°s encanado.
Estande: 215
Código do trabalho: ELN01
 

"STOCK CAR": MELHORIAS EM GESTÃO

A proposta deste trabalho consiste em identificar problemas em comum nas equipes de "Stock Car" relacionados com gest√£o e propor solu√ß√Ķes de melhoria que beneficiem a categoria toda.
Estande: 147
Código do trabalho: ADMD06
 

"VIRTUAL REALITY SIMULATOR" - "VR SIMULATOR"

Este projeto apresenta um simulador de caminh√£o (Euro Truck) integrado com os √≥culos de realidade virtual ("Oculus Rift") e uma base mec√Ęnica respons√°vel por realizar movimentos de acordo com a simula√ß√£o. O conjunto completo permite maior imers√£o do usu√°rio no simulador, tornando a intera√ß√£o homem-m√°quina mais eficiente e mais pr√≥xima das condi√ß√Ķes reais.
Estande: 76
Código do trabalho: CAN10
 

"WETLANDS" CONSTRU√ćDOS COM MEIO FILTRANTE DE MATERIAL RECICLADO DE CONSTRU√á√ÉO CIVIL

Os "wetlands" constru√≠dos, tamb√©m conhecidos como jardins filtrantes, s√£o um sistema de tratamento e polimento de esgotos que tem entre suas principais vantagens o baixo custo de implanta√ß√£o e manuten√ß√£o, bem como a simplicidade de opera√ß√£o. Podem ser de grande utilidade na recupera√ß√£o de corpos h√≠dricos, melhoria na qualidade de √°gua no p√≥s - tratamento de esgotos e √© uma solu√ß√£o para n√ļcleos isolados de atividade humana.
Estande: 63
Código do trabalho: CVN06
 

A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES

Neste trabalho, analisa-se como a m√ļsica ambiente impacta a decis√£o de compra, ou seja, se a m√ļsica ambiente faz com que os consumidores se sintam atra√≠dos a entrar na loja, ou n√£o, para comprar os produtos.
Estande: 130
Código do trabalho: ADMD02
 

ALAVANCAGEM OPERACIONAL NUMA EMPRESA DO SETOR VIDREIRO

Este trabalho √© um estudo de caso na empresa Garante Ind√ļstria de Vidros Ltda. Foram aplicados conceitos estudados durante a gradua√ß√£o, para se levantar as causas do principal problema relatado pela empresa, o alto √≠ndice de atrasos.
Estande: 113
Código do trabalho: PMD18
 

ALTERNADOR "START-STOP"

O projeto consiste em minimizar a potência que o alternador automotivo utiliza do motor por meio de um sistema "START-STOP" e, com isso, reduzir o consumo de combustível.
Estande: 1
Código do trabalho: MCN04
 

AN√ĀLISE DA CAPACIDADE E PROPOSTA DE MELHORIAS NO SISTEMA VI√ĀRIO URBANO - PRA√áA MAU√Ā

Neste estudo procedeu-se à análise da capacidade e froam propostas melhorias no sistema viário para a Praça Mauá.
Estande: 143
Código do trabalho: CVN01
 

AN√ĀLISE DA VARIA√á√ÉO DA RESIST√äNCIA CARACTER√ćSTICA DO CONCRETO EM EDIF√ćCIOS ENTRE PAVIMENTOS E ELEMENTOS ESTRUTURAIS

Este artigo apresenta um estudo da varia√ß√£o da resist√™ncia caracter√≠stica √† compress√£o do concreto, em edif√≠cios. Para tal, um edif√≠cio de vinte pavimentos foi analisado por meio de quatro modelos computacionais com ajuda do "software" de c√°lculo estrutural de concreto armado, CAD/TQS. O primeiro modelo n√£o apresentou varia√ß√£o do FCK e serviu como base de compara√ß√£o para os demais, que apresentaram varia√ß√Ķes ao longo da altura e entre elementos estruturais.
Estande: 200
Código do trabalho: CVD19
 

AN√ĀLISE DE CASO DE ESTABILIZA√á√ÉO DE ENCOSTA COM SOLO GRAMPEADO

A estabilidade de encostas e taludes √© um assunto delicado a ser tratado na engenharia civil, pois possuem diversas solu√ß√Ķes cuja escolha visa √† economia e √† seguran√ßa. O interesse de profissionais pela t√©cnica de solo grampeado justifica-se pela sua praticidade, rapidez de execu√ß√£o e economia, quando comparada a outras solu√ß√Ķes t√©cnicas utilizadas para a estabiliza√ß√£o de encostas. O foco deste trabalho foi entender o m√©todo construtivo, dimensionamento e realiza√ß√£o de um projeto executivo.
Estande: 28
Código do trabalho: CVD10
 

AN√ĀLISE DE PAR√āMETROS T√ČCNICOS DE ENGENHARIA PARA PROJETO DE TELHADO VERDE

O trabalho tem por objetivo a an√°lise de par√Ęmetros t√©cnicos para projeto de telhados verdes, com enfoque em telhados de resid√™ncias. Tal tema est√° no contexto de combate √†s enchentes e da necessidade de meios alternativos de suprimento de √°gua. Um prot√≥tipo de telhado verde foi constru√≠do para terem seus dados de √°guas escoadas coletadas, no segundo semestre de 2016.
Estande: 214
Código do trabalho: CVD09
 

AN√ĀLISE DE SOLU√á√ēES PARA SUPRIR O ABASTECIMENTO DE √ĀGUA DA MACROMETR√ďPOLE DE S√ÉO PAULO

Neste trabalho, buscou-se estudar poss√≠veis solu√ß√Ķes para a crise h√≠drica, na Regi√£o Metropolitana de S√£o Paulo. Analisou-se como se chegou √† crise ocorrida em 2014, bem como solu√ß√Ķes que possam ser aplicadas na Regi√£o Metropolitana em estudo. Por meio de uma Matriz de Decis√£o, procurou-se chegar √†s solu√ß√Ķes que melhor se ajustam √† Regi√£o Metropolitana de S√£o Paulo e que ter√£o melhor efeito para se evitarem futuros problemas de falta de √°gua na regi√£o.
Estande: 73
Código do trabalho: CVD24
 

AN√ĀLISE DE VIABILIDADE E ELABORA√á√ÉO DE PROJETO DE RE√öSO DE √ĀGUAS CINZA NUMA EDIFICA√á√ÉO CDHU

Tendo-se em vista a atual necessidade de promover um futuro sustent√°vel e garantir maior disponibilidade de recursos h√≠dricos para as futuras gera√ß√Ķes, foi feito um projeto de re√ļso de √°guas cinza, destinado a descargas de bacias sanit√°rias de uma edifica√ß√£o CDHU. O projeto tamb√©m contempla a an√°lise de viabilidade f√≠sica e econ√īmica da implanta√ß√£o do sistema.
Estande: 35
Código do trabalho: CVD28
 

AN√ĀLISE DE VIABILIDADE T√ČCNICA DO USO DE COMPONENTES PRODUZIDOS COM REFUGO DA IND√öSTRIA DE TUBOS DE CREME DENTAL NA CONSTRU√á√ÉO CIVIL

No presente trabalho visa-se analisar a viabilidade t√©cnica de expans√£o do uso, ainda incipiente, de placas feitas com refugo da ind√ļstria de tubos de creme dental na constru√ß√£o civil. O produto foi qualificado tecnicamente, por meio da determina√ß√£o das suas caracter√≠sticas ac√ļsticas e mec√Ęnicas, com o intuito de criar novas utilidades para ele. Com os resultados obtidos, concluiu-se que o material possui alta resist√™ncia mec√Ęnica al√©m de capacidade de inibir a passagem do som.
Estande: 89
Código do trabalho: CVD03
 

AN√ĀLISE DO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE UMA TORRE E√ďLICA "ONSHORE"

Este trabalho tem como objetivo a an√°lise do comportamento estrutural de uma torre e√≥lica com o detalhamento da estrutura modelada no "software" SAP2000. Este introduz o setor de energia e√≥lica no Brasil e no mundo e s√£o abordados os conceitos te√≥ricos para a compreens√£o da an√°lise din√Ęmica da estrutura, devida √† a√ß√£o dos ventos e da rota√ß√£o das p√°s. Analisaram-se os componentes do aerogerador para entender as cargas aplicadas na estrutura e os m√©todos utilizados para a constru√ß√£o da torre.
Estande: 43
Código do trabalho: CVN09
 

AN√ĀLISE DOS ASPECTOS DA ERGONOMIA COGNITIVA NO TRABALHO NUMA INSTITUI√á√ÉO FINANCEIRA

O trabalho contempla um estudo sobre os fatores geradores de doenças psicológicas numa instituição financeira, para posteriormente se proporem algumas condutas para mitigá-las.
Estande: 174
Código do trabalho: PMN09
 

AN√ĀLISE E AVALIA√á√ÉO DOS SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE ESTOQUE: UM PROCESSO DE PARCEIRA NO SEGMENTO "PERSONAL CARE"

O estudo baseia-se na an√°lise de modelos de abastecimento de estoque, para an√°lise de viabilidade de melhoria. √Č realizada uma compara√ß√£o entre a estrutura de estoque do atual cen√°rio de uma empresa de "personal care" e diferentes modelos de ressuprimento, com o intuito de se verificar a viabilidade e possibilidade de melhoria nos par√Ęmetros que comp√Ķem o estoque (volume de estoque, custos de estoque, vari√°veis log√≠sticas e de qualidade).
Estande: 196
Código do trabalho: PMN04
 

AN√ĀLISE ESTRUTURAL DA CONTEN√á√ÉO DA ESTA√á√ÉO BROOKLIN DO METR√Ē

Estudo de uma solução de engenharia para a execução de contenção em solos com nível d'água próximo à superfície e com risco de contaminação. A solução consiste na execução de 5 poços secantes feitos simultaneamente, de forma que garanta a vedação da estrutura. O estudo baseou-se na modelagem e verificação estrutural considerando a interação solo-estrutura e as etapas construtivas do novo método.
Estande: 78
Código do trabalho: CVN14
 

AN√ĀLISE ESTRUTURAL DE EDIF√ćCIOS ALTOS

No presente trabalho buscou-se estudar edif√≠cios altos no mundo e as solu√ß√Ķes estruturais adotadas frente aos desafios t√©cnicos, j√° que os esfor√ßos s√£o mais cr√≠ticos com o aumento do n√ļmero de andares. Em seguida, utilizando-se o sistema CAD/TQS, foi feito um estudo da estabilidade global de um edif√≠cio alto de concreto armado, atendendo aos crit√©rios da norma ABNT NBR 6118:2014 e aplicando formas de enrijecimento da estrutura para se alcan√ßar o n√ļmero m√°ximo de pavimentos do modelo.
Estande: 201
Código do trabalho: CVD17
 

AN√ĀLISE ESTRUTURAL DE UM EDIF√ćCIO EM SITUA√á√ÉO DE COLAPSO PROGRESSIVO

A compreens√£o e estudo da resposta estrutural de um edif√≠cio ap√≥s aplica√ß√Ķes de cargas excepcionais, como as explosivas, √© poss√≠vel com o aux√≠lio de "softwares" de c√°lculo estrutural dispon√≠veis no mercado. H√° uma quantidade muito limitada de trabalhos nacionais dispon√≠veis no escopo do colapso progressivo. Neste trabalho de gradua√ß√£o foram coletadas informa√ß√Ķes de refer√™ncias internacionais e apresentado um estudo detalhado sobre o fen√īmeno do colapso progressivo e suas causas num edif√≠cio de concreto armado.
Estande: 118
Código do trabalho: CVD22
 

AN√ĀLISE INTEGRADA DE CERVEJARIAS DE DIFERENTES PORTES VISANDO √Ä OTIMIZA√á√ÉO AMBIENTAL

Neste trabalho √© apresentado um estudo sobre o tratamento dos res√≠duos gerados na ind√ļstria cervejeira, visando √† otimiza√ß√£o ambiental com a produ√ß√£o de biog√°s e re√ļso de √°gua. O estudo engloba a an√°lise da viabilidade t√©cnica e econ√īmica de um sistema de tratamento anaer√≥bio dos efluentes, para a utiliza√ß√£o do biog√°s como combust√≠vel alternativo na gera√ß√£o de energia t√©rmica e reutiliza√ß√£o da √°gua para fins n√£o nobres.
Estande: 193
Código do trabalho: QMD05
 

ANEL METROVI√ĀRIO NA REGI√ÉO METROPOLITANA DE S√ÉO PAULO

Este trabalho consta da cria√ß√£o de um anel metrovi√°rio na Regi√£o Metropolitana de S√£o Paulo. √Č evidente o caos nas esta√ß√Ķes centrais da cidade e, por causa disso, acredita-se que a implanta√ß√£o do Anel ajudaria a aliviar esse transtorno, fazendo com que as pessoas n√£o realizem caminhos desnecess√°rios para atingir seus destinos. Outros fatores relevantes seriam o conforto e o menor tempo de espera dos usu√°rios.
Estande: 112
Código do trabalho: CVD01
 

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA "KAIZEN" NUMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

Neste estudo aplicou-se a metodologia "Kaizen" na √°rea de cart√Ķes de cr√©dito e d√©bito numa Institui√ß√£o Financeira. Envolve mapeamento de processos e an√°lise de indicadores por meio das ferramentas de Engenharia de Produ√ß√£o, como DMAIC, "Ishikawa", "Brainstorming", 5 Por- qu√™s, Gr√°fico de "Pareto", 5W2H, "Benchmarking", "Just in Time" e "Kanban".
Estande: 209
Código do trabalho: PMD09
 

APLICAÇÃO DE GLICERINA EM MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Desenvolvimento de tecnologia para aplica√ß√£o da glicerina oriunda do processo de produ√ß√£o de biodiesel na ind√ļstria de decora√ß√£o.
Estande: 74
Código do trabalho: QMN07
 

APLICATIVO DE OTIMIZAÇÃO DE COMPRAS

O aplicativo visa oferecer comodidade na pesquisa de produtos para que os usuários possam comparar preços e serviços de maneira rápida e eficiente. O aplicativo levará em conta buscas em "sites" e clientes cadastrados para que o algoritmo faça a comparação e aponte o melhor custo-benefício para a sua lista de compras. Serão oferecidas como vantagens tais como histórico e compartilhamento de listas de compras, rota para os supermercados, além de outras funcionalidades.
Estande: 45
Código do trabalho: CAN03
 

APLICATIVO LOCALIZADOR DE PRESTADORES DE SERVI√áO NAS √ĀREAS DE CONSTRU√á√ÉO, MANUTEN√á√ÉO E REFORMAS: PLANO DE NEG√ďCIOS

O trabalho consiste num plano de neg√≥cios no setor de servi√ßos. √Č um aplicativo localizador de prestadores de servi√ßos nas √°reas de constru√ß√£o, manuten√ß√£o e reformas, nomeado "Obras J√°".
Estande: 3
Código do trabalho: ADMD08
 

APROVEITAMENTO DOS RES√ćDUOS VINHA√áA E GLICERINA VISANDO √Ä GERA√á√ÉO DE BIOENERGIA E ADEQUA√á√ÉO AMBIENTAL

Neste estudo, desenvolveu-se a aplica√ß√£o de um reator anaer√≥bio operado de forma descont√≠nua alimentada, com biomassa imobilizada em suporte inerte e mistura por recircula√ß√£o da fase l√≠quida, para a produ√ß√£o de biog√°s, a partir da codigest√£o de vinha√ßa e glicerina. Analisa-se a influ√™ncia da composi√ß√£o do afluente, fundamentada em quatro condi√ß√Ķes(100% glicerina; 67% glicerina e 33% vinha√ßa; 33% glicerina e 67% vinha√ßa; 100% vinha√ßa), para a estabilidade do reator, sua efici√™ncia na remo√ß√£o da mat√©ria org√Ęnica e produ√ß√£o de biog√°s.
Estande: 181
Código do trabalho: QMD01
 

AUMENTO DE CAPACIDADE DE UMA LINHA AUTOMOBIL√ćSTICA

O objetivo do presente trabalho √© propor um aumento de capacidade de uma linha de produ√ß√£o em s√©rie do setor automobil√≠stico, com a redu√ß√£o do tempo de ciclo utilizando um modelo computacional de simula√ß√£o de eventos discretos. Realizou-se uma parceria com a Volkswagen do Brasil, que forneceu todas as informa√ß√Ķes necess√°rias para o desenvolvimento do estudo.
Estande: 101
Código do trabalho: PMN07
 

AUTOMA√á√ÉO DAS RECOMENDA√á√ēES ASME NO PROJETO ESTRUTURAL DE UM AQUECEDOR, VERIFICA√á√ÉO COM M√ČTODO DOS ELEMENTOS FINITOS E VALIDA√á√ÉO EXPERIMENTAL DO MODELO

O trabalho tem por objetivo automatizar o c√°lculo de um aquecedor el√©trico industrial pelos procedimentos da Norma ASME. Foram feitos estudos pelo m√©todo dos elementos finitos para avaliar o grau de superdimensionamento de um aquecedor projetado por essa norma. O modelo de elementos finitos foi validado medindo-se as deforma√ß√Ķes da pe√ßa com extens√īmetros el√©tricos, na condi√ß√£o de projeto.
Estande: 191
Código do trabalho: MCD03
 

AVALIA√á√ÉO DE METODOLOGIAS DE DIMENSIONAMENTO DE SOLO REFOR√áADO COM GEOSSINT√ČTICOS: ESTUDO DE CASO

Neste trabalho apresenta-se um resumo da utiliza√ß√£o e funcionamento de diferentes tipos de geossint√©ticos para melhorias nos solos, com enfoque nos geossint√©ticos com fun√ß√£o de refor√ßo. √Č descrito ainda o m√©todo construtivo e como s√£o instalados no interior do talude. O objetivo do trabalho foi a an√°lise e compara√ß√£o de m√©todos de dimensionamento para a execu√ß√£o de um projeto de solo refor√ßado.
Estande: 163
Código do trabalho: CVD25
 

BARRAGENS DE REJEITOS: PROJETO E EXECUÇÃO

No trabalho apresentam-se os principais tipos e finalidades de barragens, focando especialmente as de rejeitos e discute o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, MG, bem como as consequências ambientais dessa catástrofe.
Estande: 24
Código do trabalho: CVD05
 

CAIXA DE REDU√á√ÉO DO VE√ćCULO BAJA SAE

O projeto tem o foco de melhorar o sistema de transmissão do veículo Baja SAE. Foi desenvolvido um sistema que tornou possível desengatar o carro, diminuindo o desgaste devido ao atrito e reduzindo a temperatura da transmissão. Novos rolamentos foram selecionados, aumentando sua capacidade de carga. A caixa de engrenagens foi construída em fibra de carbono, visando aumentar a rigidez e reduzir a massa, além de facilitar a produção.
Estande: 145
Código do trabalho: MCD07
 

CAL√áADO ADAPT√ĀVEL AO CRESCIMENTO DA CRIAN√áA

Crianças entre 5 e 12 anos estão em fase de crescimento. Nessa fase, elas perdem muitos calçados devido ao crescimento acelerado dos pés. Este trabalho consiste no desenvolvimento de um calçado que acompanha esse crescimento, gerando maior economia para os pais e responsáveis.
Estande: 69
Código do trabalho: DSGN10
 

CARACTER√ćSTICAS E APLICA√á√ēES DO UHPC

Este trabalho consiste na apresentação de um concreto com desempenho muito acima do concreto convencional, tendo como característica mais marcante a resistência à compressão acima de 120 MPa.
Estande: 121
Código do trabalho: CVD18
 

CONDOM√ćNIO HORIZONTAL: ALTERNATIVAS SUSTENT√ĀVEIS

A constru√ß√£o civil √© muito importante para o desenvolvimento e economia de um pa√≠s. Ela consome, por√©m, recursos naturais n√£o renov√°veis, causando grande impacto ao meio ambiente desde a constru√ß√£o at√© a opera√ß√£o da edifica√ß√£o. Partindo desse princ√≠pio e do crescente n√ļmero de lan√ßamentos de condom√≠nios residenciais no Brasil, neste trabalho apresentam-se alternativas sustent√°veis que proporcionam menor impacto ambiental durante a opera√ß√£o do condom√≠nio.
Estande: 77
Código do trabalho: CVN13
 

CONSERVAÇÃO DE MASSA PRONTA PARA TAPIOCA COM O USO DE IRRADIAÇÃO

Para buscar alternativas para o aumento da vida de prateleira da tapioca hidratada, sem o emprego de conservantes químicos, neste trabalho de conclusão de curso, teve-se como objetivo estudar o efeito da radiação gama nas características microbiológicas e sensoriais do produto.
Estande: 176
Código do trabalho: ALD03
 

CONTROLE DE TEMPERATURA E VAZÃO NA ADMISSÃO DE MOTORES A COMBUSTÃO

O trabalho tem como objetivo a proposta de melhoria no teste de desempenho de motores com combustível, realizado pela Divisão de Motores do IMT, por meio de um dimensionamento apropriado e controle de temperatura e vazão de um trocador de calor para a injeção de combustível.
Estande: 83
Código do trabalho: MCD08
 

CONTROLE OPERACIONAL √ďTIMO DE BOMBAS HIDR√ĀULICAS DE FLUXO EM SISTEMAS COM RESERVAT√ďRIO DE ALIMENTA√á√ÉO ALEAT√ďRIA

O mundo moderno tem, cada vez mais, deparado a necessidade da busca por redu√ß√Ķes no consumo de energia por quest√Ķes de sustentabilidade e financeiras. Este projeto tem por objetivo desenvolver uma metodologia de controle para opera√ß√£o de sistemas de bombeamento, com fluxo de entrada vari√°vel, que permita tal economia de recursos energ√©ticos. Tais sistemas s√£o de larga aplica√ß√£o industrial e urbana e comp√Ķem representativa parcela da demanda energ√©tica do estado de S√£o Paulo.
Estande: 208
Código do trabalho: MCN03
 

CULTURA ORGANIZACIONAL NA CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE E SUCESSO EMPRESARIAL DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE: ESTUDO DE CASO DA GARANTE INDÚSTRIA DE VIDROS

Determinar, por meio de estudos da literatura-base, com a aplicação de questionários na empresa-caso e a elaboração de testes de hipótese, quais modelos de cultura organizacional podem influenciar o sucesso da empresa-caso de pequeno porte e gestão familiar do setor vidreiro. A conclusão do trabalho pode vir a servir como modelo para outras empresas similares.
Estande: 119
Código do trabalho: ADMD05
 

DESENVOLVIMENTO DE "SNACK" PROTEICO DE FRUTAS ENRIQUECIDO COM NUTRIENTES FUNCIONAIS

O trabalho consistiu no desenvolvimento de um "snack" proteico de frutas enriquecido com nutrientes funcionais sem adi√ß√£o de a√ß√ļcar e conservantes, proporcionando uma alimenta√ß√£o r√°pida e saud√°vel necess√°ria para o ritmo agitado de vida nos dias atuais. O desenvolvimento da formula√ß√£o deu-se por meio de avalia√ß√£o sensorial da textura e sabor. Obteve-se um "snack" com teor de 10,2 % de prote√≠nas, com textura e sabor agrad√°veis ao paladar, indicados por um √≠ndice de aceita√ß√£o de 84,7 %.
Estande: 15
Código do trabalho: QMN04
 

DESENVOLVIMENTO DE ABRIGO DE USO EXTERNO PARA SITUA√á√ēES DE EMERG√äNCIA

O projeto aborda o desenvolvimento de um abrigo para situa√ß√Ķes de emerg√™ncia. Sua forma, inspirada nos tatus, e sua estrutura r√≠gida e escamote√°vel proporcionam seguran√ßa para uso em √°reas externas, al√©m de facilitarem o transporte, a montagem e o armazenamento. Suas laterais, feitas em tecido imperme√°vel, possibilitam o fluxo de ar e facilitam a jun√ß√£o de um abrigo a outro. Com 6 m¬≤, cada abrigo pode ser ocupado por at√© 3 pessoas.
Estande: 158
Código do trabalho: DSGN09
 

DESENVOLVIMENTO DE ADITIVO REPELENTE DO MOSQUITO "AEDES AEGYPTI" PARA SAB√ÉO L√ćQUIDO COM ADES√ÉO A TECIDOS DE ALGOD√ÉO E POLI√ČSTER A PARTIR DE MODIFICA√á√ēES MOLECULARES DA ICARIDINA

Neste trabalho tem-se por objetivo principal desenvolver um aditivo para sab√£o l√≠quido, com ades√£o a tecidos de algod√£o e poli√©ster, que possua repel√™ncia contra o mosquito "Aedes aegypti" , a partir de modifica√ß√Ķes moleculares da Icaridina. Essas modifica√ß√Ķes das propriedades f√≠sico-qu√≠micas resultam numa melhoria na afinidade do composto com o substrato, numa redu√ß√£o do custo de produ√ß√£o e de otimiza√ß√£o do efeito repelente do princ√≠pio ativo.
Estande: 128
Código do trabalho: QMN08
 

DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA PARA ATLETAS POR APROVEITAMENTO DE PERMEADO DE QUEIJO MINAS FRESCAL

O intuito principal do trabalho foi agregar valor a um material normalment descartado. O permeado de queijo-de-minas √© um subproduto rico em nutrientes com elevado potencial de aproveitamento industrial. Dessa maneira, fazendo uso desse, pudemos criar um isot√īnico saboroso, refrescante e nutritivo para atletas. Por usar uma mat√©ria-prima que teoricamente seria descartada, o custo desse produto finalizado √© mais baixo, podendo competir com grandes marcas como Gatorade e Marathon.
Estande: 187
Código do trabalho: QMD13
 

DESENVOLVIMENTO DE CALDO DE CANA INDUSTRIALIZADO

O produto estudado √© um caldo de cana-de-a√ß√ļcar envasado, do qual se dimensionou o melhor tratamento t√©rmico a fim de impedir a fermenta√ß√£o, diminuir a contagem microbiana e, assim, prolongar sua vida de prateleira, procurando manter as caracter√≠sticas organol√©pticas pr√≥ximas ao natural e sua aceita√ß√£o comercial.
Estande: 64
Código do trabalho: ALD04
 

DESENVOLVIMENTO DE COSM√ČTICO CAPILAR SEM ENX√ĀGUE COM A FINALIDADE DE REMOVER ODORES DE CIGARRO PROPORCIONANDO HIDRATA√á√ÉO E BEM-ESTAR AOS FIOS

Desenvolvimento de produto cosmético sem enxágue para cabelos normais, cuja função principal é eliminar o odor do cigarro, além de proporcionar hidratação e aparência saudável aos fios de cabelo.
Estande: 203
Código do trabalho: QMN05
 

DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA ENSINO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Desenvolvimento de jogos educativos que buscam auxiliar e complementar o aprendizado dos alunos de Engenharia de Produ√ß√£o. Uma maneira interativa e din√Ęmica de ensinar importantes teorias do curso.
Estande: 151
Código do trabalho: PMD10
 

DESENVOLVIMENTO DE PCM PARA ARMAZENAMENTO DE ENERGIA T√ČRMICA EM LONGO PRAZO

Os "phase change materials" (PCMs) são materiais com alta capacidade de absorção de energia térmica. Os PCMs com base de sais hidratados possibilitam o armazenamento de calor latente por sua propriedade de super-resfriamento, pela qual o material se mantém na fase líquida mesmo abaixo de sua temperatura de fusão. Dado que essa forma de armazenamento apresenta alta estabilidade, pode-se liberar a energia guardada a partir da cristalização desse material quando necessário.
Estande: 186
Código do trabalho: QMD06
 

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO COM BASE EM FRUTAS COM PROPRIEDADES FUNCIONAIS

Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma barra de frutas com propriedades funcionais e os estudos visam à qualidade e à aceitação do produto no mercado.
Estande: 144
Código do trabalho: QMD14
 

DESENVOLVIMENTO DE SORVETES ARTESANAIS DE VINHO

Com o avanço da tecnologia, os consumidores estão buscando cada vez mais novas experiências com produtos inovadores. Analisando -se as tendências de mercado, notou-se uma oportunidade no desenvolvimento de sorvetes Premium. O objetivo do trabalho foi o desenvolvimento de sorvetes com base de vinho e sua avaliação para o lançamento de franquias no mercado. A formulação foi desenvolvida a fim de se obterem características sensoriais desejáveis para o consumidor, como sabor, cor e textura.
Estande: 102
Código do trabalho: ALD01
 

DESENVOLVIMENTO DE UM "SCANNER" TRIDIMENSIONAL

Com o objetivo de democratizar a tecnologia da digitaliza√ß√£o 3D, este trabalho relata o desenvolvimento de um "software" que realiza a reconstru√ß√£o 3D a partir de duas imagens obtidas com um "smartphone". Com a an√°lise das imagens e dos par√Ęmetros da c√Ęmera utilizada, obt√©m-se uma solu√ß√£o r√°pida, barata e relativamente precisa para o escaneamento em tr√™s dimens√Ķes de um determinado objeto.
Estande: 82
Código do trabalho: ELD03
 

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA DIMENSIONAMENTO DE APARELHOS DE APOIO FRETADOS DE NEOPRENE

Este trabalho √© baseado na compreens√£o e an√°lise de dimensionamento de aparelhos de apoio de elast√īmero fretado, utilizando-se como principal modelo de c√°lculo a norma europeia BS EN 1337-3: 2005. Com isso, foi desenvolvido um aplicativo para facilitar os c√°lculos.
Estande: 152
Código do trabalho: CVD27
 

DESENVOLVIMENTO DE UM ESPELHO INTERATIVO

O projeto "Smart Mirror" aparece como novo conceito para Automa√ß√£o Residencial utilizando a Internet das Coisas, uma das tend√™ncias tecnol√≥gicas dos √ļltimos tempos. O trabalho consiste na transforma√ß√£o de um espelho comum num dispositivo inteligente, que interagir√° com o usu√°rio, exibindo not√≠cias personalizadas de acordo com as suas prefer√™ncias, informa√ß√Ķes sobre o clima, agenda de compromissos e tr√Ęnsito, auxiliando a organiza√ß√£o di√°ria do usu√°rio.
Estande: 190
Código do trabalho: CAD04
 

DESENVOLVIMENTO DE UM MANUAL ORIENTATIVO PARA A ELABORA√á√ÉO DO LIVRO DE REGISTRO DA PRODU√á√ÉO E DO ESTOQUE EM PEQUENAS E M√ČDIAS EMPRESAS - BLOCO K


Neste estudo, analisou-se a rela√ß√£o entre as √°reas produtivas e de controladoria de empresas, visando ao desenvolvimento de um manual para auxiliar pequenos e m√©dios empres√°rios no atendimento da nova legisla√ß√£o do Sistema P√ļblico de Escritura√ß√£o Digital (SPED) do Governo Federal Brasileiro, com a elabora√ß√£o do livro de registro e controle da produ√ß√£o e do estoque.
Estande: 165
Código do trabalho: PMD20
 

DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO DE PRODUÇÃO INOVATIVO DE PRANCHAS DE SURFE

Este trabalho de conclusão de curso visou ao estudo da viabilidade técnica e financeira de um processo produtivo de pranchas de surfe. Este método minimizou atividades exclusivamente manuais e reduziu os custos variáveis e prazos de produção. O processo engloba a fabricação de pranchas de surfe por moldagem e injeção de poliuretano expansível. Para isso foram utilizados: moldes usinados em ReinShape, laminação em fibra de vidro e resina e poliuretano rígido expansível.
Estande: 192
Código do trabalho: PMD19
 

DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE "SOFTWARE" BASEADO NO CONCEITO ERP PARA MICROEMPRESAS DO SETOR ALIMENT√ćCIO EM PLATAFORMA MICROSOFT "ACCESS"

O Projeto consiste em desenvolver um "software" de gestão para micro e pequenas empresas do setor alimentício baseado no conceito ERP em plataforma Microsoft "Access".
Estande: 164
Código do trabalho: PMD13
 

DESENVOLVIMENTO DE UM VANT PARA ATENDER OS REQUISITOS DA CLASSE "ADVANCED" DA COMPETIÇÃO "SAE AERODESIGN" 2016

Trata-se de um projeto de um ve√≠culo a√©reo n√£o tripulado que atende os requisitos da competi√ß√£o "SAE AERODESIGN 2016", classe "advanced". Os alunos, com outro grupo de trabalho de gradua√ß√£o (CAD05), disputaram essa competi√ß√£o representando o Instituto Mau√° de Tecnologia. O objetivo da equipe foi o de construir uma aeronave com baixo peso vazio e alta capacidade de carga √ļtil, incluindo diversos dispositivos eletr√īnicos de medi√ß√£o e telemetria.
Estande: 21
Código do trabalho: MCN08
 

DESENVOLVIMENTO DE XAMPU COM REDU√á√ÉO DE √ĀGUA

O intuito do desenvolvimento de um xampu em pasta é possibilitar ao consumidor o manuseio com mais facilidade, permitindo embalagens menores, rendimento aplicável e oferecer limpeza e hidratação aos fios do cabelo. Além disso, eliminando-se a embalagem evitar-se-ão desperdícios de possíveis vazamentos em casos de transporte, diminuição dos custos de impressão e rotulagem, utilização de menor espaço relativo à estocagem e diminuição da geração de lixo.
Estande: 194
Código do trabalho: QMD07
 

DESENVOLVIMENTO E PROCESSAMENTO DE GELEIA FUNCIONAL

Projeto que atende a demanda de mercado por produtos funcionais e saud√°veis, atrelando sabor e praticidade trazendo uma nova percep√ß√£o de consumo de geleias. Sabor t√≠pico brasileiro, acerola com col√°geno, sem adi√ß√£o de a√ß√ļcar.
Estande: 111
Código do trabalho: ALD02
 

DESTILA√á√ÉO DE MISTURA ETANOL-√ĀGUA COM G√ĀS DE ARRASTE UTILIZANDO FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

Modifica√ß√£o de uma destila√ß√£o-padr√£o de mistura etanol-√°gua, atrav√©s do uso de um g√°s de arraste e fontes de energia alternativa para economizar energia em usinas de a√ß√ļcar e √°lcool. Essa tecnologia foi testada em escala laboratorial e visa √† redu√ß√£o do custo e demanda t√©rmica frente a uma destila√ß√£o tradicional. Al√©m disso, por n√£o utilizar os combust√≠veis usuais, diminui os impactos ambientais por esses gerados.
Estande: 39
Código do trabalho: QMD03
 

DIAGN√ďSTICO DA MALHA RODOVI√ĀRIA BRASILEIRA: MAPEAMENTO DA INFRAESTRUTURA E CRIA√á√ÉO DE MODELOS DE SIMULA√á√ÉO DE CUSTOS DO TRANSPORTE RODOVI√ĀRIO

O sistema rodovi√°rio brasileiro √© o principal meio de transporte de cargas e pessoas, atualmente. Isso mostra sua import√Ęncia na economia e, consequentemente, a relev√Ęncia de se realizar um diagn√≥stico por meio do mapeamento da infraestrutura e dos modelos de simula√ß√£o de custos. Com isso, pode-se ter uma no√ß√£o de como planejar melhor a quest√£o do transporte, com √™nfase no controle dos custos.
Estande: 85
Código do trabalho: CVD04
 

DISPOSITIVO ACESS√ďRIO PARA TELEFONIA CELULAR

O dispositivo desenvolvido √© formado basicamente por uma base com um ou mais transmissores que, por sua vez, proveem energia ao receptor. A bateria do dispositivo m√≥vel √© energizada e, com o receptor, fornecem informa√ß√Ķes de controle ao transmissor. A base converte a energia el√©trica em pot√™ncia a ser transmitida sem fio; por sua vez, o receptor converte esse sinal de pot√™ncia "wireless" em energia el√©trica para a carga na sa√≠da.
Estande: 31
Código do trabalho: ELN02
 

DIVINO: DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA EXPERIÊNCIA PARA SORVETERIA DE VINHOS

Integrando os cursos de design, engenharia de alimentos e administra√ß√£o, o projeto "Divino" desenvolve uma nova experi√™ncia de consumo numa sorveteria de vinhos. O design abrange a cria√ß√£o da identidade visual e das embalagens - uma consum√≠vel (que gera o m√≠nimo de res√≠duos), um copo descart√°vel, uma ta√ßa (que mant√©m o sorvete consistente por mais tempo) e a embalagem para viagem "√ānfora" (que permite que o consumidor leve o sorvete para casa), agregando valor ao neg√≥cio.
Estande: 102
Código do trabalho: DSGN07
 

EBA! TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este trabalho prop√Ķe a cria√ß√£o do EBA! (acr√īnimo dos verbos Explorar, Brincar e Aprender), uma plataforma composta por um aplicativo, um rob√ī facilmente program√°vel pelo aplicativo e um tapete de atividades, para permitir a educadores que proporcionem o contato de crian√ßas a partir dos 3 anos com a tecnologia em sua rotina di√°ria, com brincadeiras, estimulando a criatividade, o racioc√≠nio l√≥gico e a vida em sociedade, respeitando as especificidades do universo l√ļdico infantil.
Estande: 88
Código do trabalho: CAN08
 

ELABORAÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA A INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS

Neste projeto, elaborou-se um sistema de gestão de estoque de matéria-prima que, por suas métricas, permitiu à empresa caso, Aunde Brasil, gerenciar seus estoques de forma eficaz, reduzindo falhas por excedente ou escassez de materiais em descompasso com a demanda de produção, atendendo a variação do mercado na qual está inserta.
Estande: 22
Código do trabalho: PMD07
 

ENERGIA E√ďLICA: RELA√á√ÉO ENTRE O INVESTIMENTO NECESS√ĀRIO E A ENERGIA GERADA

Este trabalho apresenta o estudo sobre o investimento necessário em Energia Eólica e a sua capacidade de produção energética. Os componentes integrantes deste estudo contemplam desde os equipamentos envolvidos na montagem de um parque eólico, passam pelas normas de regulamentação da energia, a fim de que se chegue à composição do custo final.
Estande: 168
Código do trabalho: CVD16
 

ENSAIOS DE DESEMPENHO DE LINERS EM ATERROS DE RES√ćDUOS

O crescimento populacional tem levado a um significativo aumento na geração de resíduos. Esses resíduos são encaminhados aos aterros sanitários, locais com alto potencial contaminante, já que a decomposição destes gera subprodutos capazes de percolar no solo e corpos d'água. Uma forma de proteção é a instalação de uma camada de GCL (Geosynthetic Clay Liner), material composto que possui em seu meio uma camada de bentonita, argila altamente expansiva e capaz de impedir a infiltração de poluentes.
Estande: 40
Código do trabalho: CVD29
 

ESTEIRA ERGOM√ČTRICA AQU√ĀTICA PARA A PR√ĀTICA DE ATIVIDADES F√ćSICAS

Este trabalho teve como objetivo projetar um prot√≥tipo de baixo custo de uma esteira ergom√©trica aqu√°tica, com o intuito de auxiliar o processo de reabilita√ß√£o motora e oferecer exerc√≠cios para pessoas com sobrepeso. Exerc√≠cios realizados na √°gua diminuem o esfor√ßo sobre o praticante em rela√ß√£o ao solo, pois a for√ßa de empuxo atua em seu corpo. O projeto tamb√©m disp√Ķe de varia√ß√£o de velocidade e altura, atendendo a maior parcela da popula√ß√£o. Na constru√ß√£o utilizam-se materiais polim√©ricos e met√°licos.
Estande: 198
Código do trabalho: MCN11
 

ESTUDO COMPARATIVO DE SOLU√á√ÉO ESTRUTURAL ENTRE VIAS DO MONOTRILHO, METR√Ē E VLT

Neste trabalho, realizou-se um estudo comparativo entre os meios de transporte urbano que podem ser implantados na cidade de S√£o Paulo: monotrilho, ve√≠culo leve sobre trilhos (VLT) e o metr√ī. Analisou-se o sistema estrutural de cada um, num trecho predetermi-nado, suas respectivas especifica√ß√Ķes t√©cnicas, as metodologias construtivas e as estimativas de custos de cada um dos sistemas. Foram relacionadas as vantagens e desvantagens de cada um.
Estande: 210
Código do trabalho: CVN11
 

ESTUDO DA ABSORÇÃO DE CO2 COM MISTURAS DE MONOETANOLAMINA E POLIETILENOGLICOL

A redu√ß√£o da emiss√£o de CO2 √© considerada um dos maiores desafios ambientais para as ind√ļstrias e, por isso, a descoberta de novas tecnologias voltadas √† lavagem de gases de exaust√£o torna-se t√£o importante. O uso de aminas para esse fim tem sido amplamente utilizado. O estudo consiste na adi√ß√£o de polietilenoglicol a uma solu√ß√£o aquosa de monoetalonamina com o intuito de melhorar esse processo.
Estande: 90
Código do trabalho: QMN03
 

ESTUDO DA ACESSIBILIDADE DO "CAMPUS" DO IMT - SÃO CAETANO DO SUL

No trabalho estuda-se a acessibilidade atual do "campus" de S√£o Caetano do Sul do IMT e prop√Ķe melhorias nessa √°rea.
Estande: 132
Código do trabalho: CVD12
 

ESTUDO DA APLICA√á√ÉO DO RES√ćDUO INDUSTRIAL GERADO NA FABRICA√á√ÉO DE PNEUS

O estudo consiste em buscar alternativas t√©cnicas e econ√īmicas de aproveitamento de um dos res√≠duos industriais cr√≠ticos na fabrica√ß√£o de pneus na Pirelli: o tecido met√°lico emborrachado. Foram procuradas alternativas de redu√ß√£o na gera√ß√£o do res√≠duo, buscando-se a produ√ß√£o P+L.
Estande: 116
Código do trabalho: PMD14
 

ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA DE PEDESTRES NUMA GRANDE CIDADE USANDO "BIG DATA"

Num mundo cada vez mais conectado e com a explos√£o das redes sociais e dispositivos m√≥veis, dados nunca foram t√£o abundantes. Apesar de isso ser de senso comum, o fato de esses dados serem p√ļblicos n√£o √© trivial. Neste trabalho buscou-se descrever a movimenta√ß√£o de pedestres a partir de dados geolocados captados no Twitter.
Estande: 94
Código do trabalho: PMD04
 

ESTUDO DA OBTEN√á√ÉO DE BIO-√ďLEO POR PIR√ďLISE DA MICROALGA DESMODESMUS SP UTILIZADA NO TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTENDO MAT√ČRIA ORG√āNICA E BISFENOL A

O objetivo deste trabalho √© verificar a viabilidade de obten√ß√£o de bio-√≥leo a partir da pir√≥lise da microalga Desmodesmus sp. Essa microalga foi previamente utilizada para decompor mat√©ria org√Ęnica e bisfenol A, compostos presentes em efluentes dom√©sticos e industriais, respectivamente. A microalga pode ser duplamente aproveitada: para fins ambientais e de sa√ļde p√ļblica, com o tratamento de efluentes, e para fins energ√©ticos, com a produ√ß√£o de bio-√≥leo.
Estande: 108
Código do trabalho: QMD02
 

ESTUDO DA OPERA√á√ÉO DE LOG√ćSTICA DA DISTRIBUI√á√ÉO DE BEBIDAS NUM ARMAZ√ČM EM GUARAREMA

Este trabalho baseia-se na análise do ponto de vista de um fornecedor de serviços logísticos especializados em gerenciar e executar a distribuição de bebidas num terreno em Guararema. O processo foi analisado com referencial estratégico e operacional, contando com dimensionamento de frota, estudos de demanda e roteirização.
Estande: 67
Código do trabalho: CVD14
 

ESTUDO DA REMO√á√ÉO DE POLUENTES ORG√āNICOS EM √ĀGUA POR MEIO DE FILTRO CER√āMICO CONTENDO CARV√ÉO VEGETAL

Neste trabalho estudou-se a remo√ß√£o de um poluente org√Ęnico em meio aquoso por interm√©dio de um adsorvente com argila e mat√©ria org√Ęnica vegetal. O material adsorvente √© de f√°cil prepara√ß√£o e apresenta efici√™ncia na remo√ß√£o do poluente testado, o triclosano.
Estande: 120
Código do trabalho: QMD12
 

ESTUDO DA VIABILIDADE T√ČCNICA, ECON√ĒMICA E FINANCEIRA DA CONSTRU√á√ÉO DE UMA PLANTA-PILOTO PARA PROCESSAR RES√ćDUOS S√ďLIDOS PL√ĀSTICOS RECOLHIDOS PELA PREFEITURA DE S√ÉO CAETANO DO SUL

O objetivo deste trabalho √© um estudo da viabilidade t√©cnica, econ√īmica e financeira de uma planta-piloto que realiza os processos de limpeza, tratamento e transforma√ß√£o de res√≠duos pl√°sticos coletados e triados pela Prefeitura de S√£o Caetano do Sul.
Estande: 170
Código do trabalho: PMD21
 

ESTUDO DA VIABILIDADE T√ČCNICO-ECON√ĒMICA DA INSTALA√á√ÉO DE UM SISTEMA DE COGERA√á√ÉO DE UM "SHOPPING CENTER"

Neste trabalho estudou-se a viabilidade t√©cnica e econ√īmica da instala√ß√£o de um sistema de cogera√ß√£o, em que se aproveitou o calor rejeitado pelo motor-gerador para gera√ß√£o de energia, num "shopping center". Comparou-se a um sistema usualmente empregado, analisou-se se o investimento √© vantajoso e, em caso afirmativo, em quanto tempo se d√° o retorno financeiro.
Estande: 20
Código do trabalho: MCN09
 

ESTUDO DE ALTERNATIVAS DE CONSUMO DO G√ĀS LIQUEFEITO DO PETR√ďLEO NO MERCADO NACIONAL

Este é um estudo de alternativas de consumo de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) no Brasil, que instrumente a inserção desse combustível em novos mercados em detrimento do aumento da oferta desse energético a partir de 2020.
Estande: 65
Código do trabalho: PMD16
 

ESTUDO DE CASO DE UMA PADARIA COM √äNFASE NA REDU√á√ÉO DE CUSTOS POR MEIO DA DIMINUI√á√ÉO DE DESPERD√ćCIOS

O objetivo do trabalho é reduzir os custos do setor de confeitaria de uma padaria, por meio da diminuição do desperdício de matéria-prima e produtos finais descartados por vencimento. Tendo em vista a crise atual e o aumento da concorrência no setor das padarias, a redução de desperdício pode-se tornar uma das principais iniciativas para manter o objeto do trabalho, a Padaria Villa Petra, competitiva no mercado e aumentar o seu lucro.
Estande: 47
Código do trabalho: PMD12
 

ESTUDO DE CASO SOBRE ALTO √ćNDICE DE RETRABALHO NUMA IND√öSTRIA DE PROJETO E MANUFATURA DE DISPOSITIVOS DE QUALIDADE

Este estudo de caso foi realizado na empresa Indmor, atuante no ramo de qualidade automotiva desde 1994, com dispositivos de controle de qualidade. O objetivo deste estudo √© propor solu√ß√Ķes com t√©cnicas, m√©todos e procedimentos operacionais aplicados na execu√ß√£o das tarefas, que auxiliem a empresa a reduzir os √≠ndices de n√£o conformidade a fim de trazer vantagem competitiva √† empresa no mercado em que atua.
Estande: 189
Código do trabalho: PMN10
 

ESTUDO DE CASO: AUMENTO DA COMPETITIVIDADE COM A REDU√á√ÉO DE ATRASOS NUMA GR√ĀFICA REC√ČM-ESTRUTURADA

Este estudo visa reduzir o "lead time" desde o recebimento do pedido até a entrega do produto final de uma empresa gráfica, com a finalidade de melhorar os resultados obtidos na produção. O modelo de fluxo de processos proposto acarreta a redução de atrasos (objetivo primário) e melhoria do índice de aproveitamento dos equipamentos (objetivo secundário), com consequente redução de custos. Espera-se como resultado final um lucro maior para a empresa.
Estande: 146
Código do trabalho: PMN15
 

ESTUDO DE COLETOR DE ADMISS√ÉO, INJE√á√ÉO ELETR√ĒNICA E COMANDOS DE V√ĀLVULA PARA MOTOR DE BAIXA CILINDRADA

A altera√ß√£o de componentes do motor √© amplamente estudada para adaptar efetivamente o sistema mec√Ęnico. Os componentes do motor de baixa cilindrada Honda GX35 foram alterados para se ter bom desempenho durante as provas de efici√™ncia energ√©tica sediadas pela SAE Brasil. Para tanto, escolheu-se alterar o comando de v√°lvulas, coletor de admiss√£o e inje√ß√£o eletr√īnica do motor e testar o impacto dessas altera√ß√Ķes em suas curvas caracter√≠sticas.
Estande: 207
Código do trabalho: MCD06
 

ESTUDO DE EFIC√ĀCIA DOS PLANOS DE RECUPERA√á√ÉO DO MANANCIAL "BILLINGS": REDU√á√ÉO DAS CARGAS DE F√ďSFORO

Diante do cenário crítico do reservatório "Billings", o Governo do Estado de São Paulo elaborou o Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental da Bacia, focado no controle da qualidade de suas águas. No presente estudo, a fim de avaliar a eficácia deste plano, comparou-se o cenário projetado para 2015 com a situação monitorada. Além disso, foram propostos meios para melhoria da qualidade das águas e/ou otimização de processos da estação de tratamento de esgotos localizada às margens do reservatório.
Estande: 32
Código do trabalho: CVN05
 

ESTUDO DE OTIMIZAÇÃO DE COLUNA DE DESTILAÇÃO E SIMULAÇÃO DE PROCESSO POR "SOFTWARE" HYSYS

Este é um estudo de destilação e análise do comportamento prático da coluna de destilação Armfield UOP3CC e comparação com o modelo do simulador de processos HYSYS. Realizou-se uma análise do desempenho do equipamento e procedeu-se ao estudo de melhorias no processo a fim de otimizar a operação.
Estande: 166
Código do trabalho: QMN09
 

ESTUDO DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM FAB LAB NUMA UNIVERSIDADE INOVADORA E EMPREENDEDORA

O objetivo deste trabalho √© estudar a viabilidade de implementa√ß√£o de um Fab Lab dentro da Mau√° para contribuir significativamente para a transforma√ß√£o do IMT num centro tecnol√≥gico e empreendedor, atingindo diretamente alunos, docentes e p√ļblico externo.
Estande: 184
Código do trabalho: PMN06
 

ESTUDO DE VIABILIDADE T√ČCNICA E ECON√ĒMICA DE UM CENTRO DE VIV√äNCIA PARA IDOSOS COM ATIVIDADES QUE AGREGAM VALOR

Os centros de vivência para idosos do Brasil geralmente deixam seus hóspedes sem realizar qualquer atividade produtiva, o que ocasiona tédio e acarreta consequências piores. Este trabalho consiste na criação de um modelo de centro de vivência para idosos, para aproveitarem seu tempo na instituição, na criação de produtos e serviços valorizados pela sociedade. Essas atividades ajudam financeiramente o idoso a se hospedar com boa qualidade, usufruir da variedade de seus serviços e encontrar disponibilidade de amparo.
Estande: 75
Código do trabalho: PMD17
 

ESTUDO DE VIABILIDADE T√ČCNICA E ECON√ĒMICA PARA A INSTALA√á√ÉO DE UMA UNIDADE DE TERCEIRIZA√á√ÉO DE PRODUTOS PROMOCIONAIS NO INTERIOR DE UMA IND√öSTRIA DE GRANDE PORTE DO RAMO DE BENS DE CONSUMO

Neste trabalho buscou-se, como objetivo primeiro, reduzir os gastos da companhia que hoje dispensa altos valores com m√£o de obra terceirizada, armazenagem e frete para a produ√ß√£o de produtos promocionais em terceiros. Como segundo, foram: diminuir a frequ√™ncia de problemas de qualidade; reduzir o n√ļmero de reclama√ß√Ķes de consumidores; reduzir a complexidade no processo de terceiriza√ß√£o e otimizar espa√ßo inutilizado na f√°brica.
Estande: 199
Código do trabalho: PMN12
 

ESTUDO DE VIABILIDADE T√ČCNICO-ECON√ĒMICA DE UM AR-CONDICIONADO COM ENERGIA SOLAR

Diante do alto consumo de energia el√©trica por parte do setor de refrigera√ß√£o e climatiza√ß√£o, neste trabalho tem-se o intuito de avaliar a viabilidade t√©cnico-econ√īmica de um sistema de ar-condicionado com energia solar no Brasil, utilizando "chiller" de absor√ß√£o e coletores solares, buscando uma alternativa mais eficiente e ecol√≥gica para o setor.
Estande: 61
Código do trabalho: MCD01
 

ESTUDO DO FLUXO DE ATENDIMENTO DE UMA EMPRESA DE MEDICINA DIAGN√ďSTICA E ELABORA√á√ÉO DE PROPOSTA PARA REDUZIR O TEMPO DE PERMAN√äNCIA DO CLIENTE NO SISTEMA

Estudo do fluxo de atendimento de uma empresa de medicina diagnóstica a fim de reduzir o tempo de espera dos pacientes e do atendimento nos guichês. A partir da coleta de dados, foi possível elaborar um fluxograma do atendimento atual e aplicar num "software" de simulação para análise do desempenho do sistema. Os resultados obtidos possibilitaram uma nova proposta de melhoria, transferindo atividades do atendimento na clínica para o pré-atendimento fora da clínica.
Estande: 109
Código do trabalho: PMD11
 

ESTUDO DO IMPACTO DE TR√ĀFEGO AP√ďS A DESATIVA√á√ÉO DO ELEVADO COSTA E SILVA EM S√ÉO PAULO

Neste estudo, que √© uma an√°lise de caso, foram feitas contagens para se determinar o volume de tr√°fego atual nas vias abaixo do Elevado Costa e Silva. Com a ajuda da CET, conseguiu-se obter o volume de tr√°fego do Elevado. Por meio de uma microssimula√ß√£o, foi poss√≠vel verificar se as vias abaixo dele suportam o tr√Ęnsito ap√≥s a desativa√ß√£o do Elevado.
Estande: 185
Código do trabalho: CVN12
 

ESTUDO DO POTENCIAL DE REDUÇÃO DE FILAS EM RESTAURANTES COM UM SISTEMA DE PAGAMENTO DE CONTA "ONLINE" UTILIZANDO SIMULAÇÃO DE EVENTOS DISCRETOS

A fila de espera √© um problema em restaurantes, e novas tecnologias podem auxiliar para sua redu√ß√£o. O restaurante "Feed Food" disp√Ķe de uma ferramenta de pagamento "online" de conta por "smartphone", por√©m ela s√≥ √© utilizada por 5% de seus clientes. Foi criada uma simula√ß√£o "Feed Food" e, a partir desse cen√°rio-base, criados cen√°rios √≥timos em que a utiliza√ß√£o do pagamento "online" varia, para que seja observada a rela√ß√£o entre seu uso e as filas de espera, bem como as desist√™ncias de clientes.
Estande: 154
Código do trabalho: PMD02
 

ESTUDO SOBRE INSTALA√á√ēES PREDIAIS HIDR√ĀULICAS: TECNOLOGIA ATUAL E TEND√äNCIAS

Este trabalho tem como objetivo apresentar o estudo sobre instala√ß√Ķes hidr√°ulicas, evidenciando-se as tecnologias atuais e as tend√™ncias do mercado nacional e internacional, aplicados nos setores: residenciais, comerciais e industriais. Para isso, a escolha do estudo de caso recaiu sobre o edif√≠cio Residencial √Ālvaro de Carvalho, a ser implantado na regi√£o de S√£o Paulo, que serviu como modelo para compara√ß√Ķes entre os sistemas prediais convencionais e as novas tecnologias e tend√™ncias.
Estande: 71
Código do trabalho: CVN15
 

EXTENSOR EL√ČTRICO MODULAR

O Extensor Elétrico Modular, o qual é apresentado e discutido neste trabalho, visa proporcionar uma solução prática, com baixo custo e com apelo estético para o problema de distribuição inadequada de tomadas, além de isolar qualquer fiação do contato direto do usuário, proporcionando um produto seguro e minimizando os riscos de choque elétrico.
Estande: 104
Código do trabalho: PMN05
 

FERRAMENTA DE EFICI√äNCIA ENERG√ČTICA PARA SISTEMAS DE ILUMINA√á√ÉO DE PME

Desenvolvimento de uma ferramenta no Excel, voltada a sistemas de ilumina√ß√£o de pequenas e m√©dias empresas. A ferramenta apresenta alternativas de l√Ęmpadas que possibilitam a redu√ß√£o do consumo de energia e do gasto financeiro, levando a uma efici√™ncia maior nesses sistemas. Al√©m da redu√ß√£o do consumo de energia e economia a serem obtidas, outros resultados apresentados s√£o o investimento necess√°rio e o "payback".
Estande: 17
Código do trabalho: PMD01
 

FORMATA√á√ÉO DE EMPREENDIMENTOS DE BASE IMOBILI√ĀRIA NA √ďPTICA DO NOVO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE S√ÉO PAULO

Este trabalho trata de uma análise da estimativa de custo da formatação de um empreendimento imobiliário, sendo este um edifício para salas para fins comerciais, com localização na cidade de São Paulo. A análise levou em consideração as regras do novo Plano Diretor Estratégico Municipal (Lei 16.050/14), com comentários sobre as diferenças quanto ao antigo plano diretor. Ao final, identificou-se o investimento e o retorno do capital investido no empreendimento.
Estande: 11
Código do trabalho: CVD08
 

GAB: DESENVOLVIMENTO DE MALA EXPANS√ćVEL

Liderando o caminho para o futuro das viagens a "Gab" está à frente do seu tempo. Com uma abordagem nova para o design de bagagens, a mala expansível possui estilo futurista destacando-se por sua funcionalidade inovadora e com características de ponta. Esta mala feita de policarbonato oferece tudo aquilo de que os viajantes precisam: leveza, rigidez e durabilidade, além de trazer facilidade de armazenamento, locomoção e acomodação dos seus pertences com segurança com o sistema de expansão.
Estande: 96
Código do trabalho: DSGN01
 

GERA√á√ÉO DE ENERGIA EL√ČTRICA COM A PASSAGEM DE VE√ćCULOS

Projeto de conclusão de curso cujo objetivo é desenvolver um mecanismo que gere energia elétrica com a energia cinética proveniente da passagem de um veículo por uma lombada. Modelo validado pela simplificação do uso de uma bicicleta.
Estande: 107
Código do trabalho: MCD02
 

HOMOLOGA√á√ÉO DE UMA RODA DE COMP√ďSITOS APLICADA AO F√ďRMULA SAE

Este trabalho consiste em desenvolver e analisar uma roda de compósito aplicada a um veículo de competição, provando que seu desempenho é superior ao das rodas convencionais.
Estande: 129
Código do trabalho: MCN05
 

IDENTIFICA√á√ÉO DE OPORTUNIDADES DE MELHORIA DAS GEST√ēES AMBIENTAL E ECON√ĒMICA DE UM RESTAURANTE POR MEIO DE CONCEITOS DE PRODU√á√ÉO MAIS LIMPA

Neste trabalho, buscou-se a padronização dos processos do restaurante da Mauá, para a redução de desperdícios e perdas, além de se minimizarem os impactos ambientais. Obteve-se um reflexo positivo nas receitas, uma vez que se conseguiu saber o custo do prato. O preço continuou competitivo, além de se obter maior margem de lucro.
Estande: 80
Código do trabalho: PMD25
 

IMPACTO DAS ESTRUTURAS DE TRANSI√á√ÉO NA VIABILIDADE DE EDIFICA√á√ēES EM ALVENARIA ESTRUTURAL

Neste trabalho, foram realizados estudos comparativos, com o apoio de "softwares" de c√°lculo estrutural e planilhas eletr√īnicas, para avaliar os custos das estruturas de edif√≠cios em alvenaria estrutural com laje de transi√ß√£o e em concreto armado, com o objetivo de avaliar o impacto das transi√ß√Ķes nos custos totais das edifica√ß√Ķes.
Estande: 157
Código do trabalho: CVN10
 

LINHA 5 - LIL√ĀS DO METR√Ē DE S√ÉO PAULO ¬Ė COMPARA√á√ÉO ENTRE SEQU√äNCIAS EXECUTIVAS DE ESCAVA√á√ÉO EM NATM DE DOIS ESTUDOS DE CASO

Durante a escava√ß√£o de t√ļneis de uma linha de metr√ī, diversos tipos de solos s√£o encontrados. Independentemente do tipo de escava√ß√£o, o solo √© um fator determinante para essa fase da obra, pois influencia bastante a sequ√™ncia executiva de escava√ß√£o. Analisando-se e comparando-se dois estudos de caso - um, a esta√ß√£o Ch√°cara Klabin e o outro, a esta√ß√£o Santa Cruz -, futuras esta√ß√Ķes da Linha 5-Lil√°s, √© poss√≠vel se evidenciarem as diferen√ßas e semelhan√ßas na sequ√™ncia executiva de cada estudo de caso devido ao tipo de solo da esta√ß√£o.
Estande: 206
Código do trabalho: CVD07
 

LINHA DE MONTAGEM

Este trabalho consiste no projeto de uma linha de montagem de um dispositivo elétrico que traz uma nova tecnologia para o Brasil. Nele apresenta-se a simulação da linha.
Estande: 160
Código do trabalho: PMD08
 

LOCALIZA√á√ÉO E MAPEAMENTO SIMULT√āNEOS (SLAM)

Rob√ī acionado por rodas, capaz de criar um mapa do ambiente e localizar-se nele √† medida que se locomove. O "Microsoft Kinect" √© usado para o mapeamento, processado dentro do rob√ī. Comandos s√£o enviados por um controle remoto conectado a um "laptop" no qual √© visualizado o mapa. A mec√Ęnica e eletr√īnica tamb√©m foram desenvolvidas pelo grupo. O trabalho foi realizado no N√ļcleo de Sistemas Eletr√īnicos Embarcados e √© o primeiro passo para projetos futuros de ve√≠culos aut√īnomos no instituto.
Estande: 122
Código do trabalho: CAN05
 

MAPEAMENTO SO FLUXO DE VALOR E SIMULA√á√ÉO DO PROCESSO DE ENSAIO DE MOTORES DA DIVIS√ÉO DE MOTORES E VE√ćCULOS DO IMT

O objetivo deste trabalho √© propor solu√ß√Ķes para aumentar a capacidade das instala√ß√Ķes da Divis√£o de Motores e Ve√≠culos (DMV) do Instituto Mau√° de Tecnologia (IMT), as quais s√£o utilizadas para a realiza√ß√£o de ensaios de Motores de Combust√£o Interna (MCI). Foi desenvolvido um modelo de simula√ß√£o que serviu de recurso para propostas de solu√ß√Ķes, mediante os resultados obtidos no modelo.
Estande: 204
Código do trabalho: PMD03
 

MECANISMO DE THEO JANSEN ADAPTADO PARA MOVIMENTA√á√ÉO HIDR√ĀULICA

Adaptação do mecanismo cinético criado por Theo Jansen, originalmente movido pela energia eólica, para que seja movimentado pela energia cinética proveniente de uma fonte hidráulica. Desenvolvimento focado para a aplicabilidade da estrutura na irrigação de campos, visando à economia de água e energia, diminuição dos agentes poluentes emitidos no processo, tornando-se um produto acessível e de baixo custo.
Estande: 155
Código do trabalho: MCD05
 

MEDI√á√ÉO AUTOM√ĀTICA METEOROL√ďGICA INTELIGENTE COM LORA

Neste trabalho desenvolveu-se uma esta√ß√£o meteorol√≥gica que mede e transmite as condi√ß√Ķes clim√°ticas automaticamente. A transmiss√£o utiliza a tecnologia LoRa, que possu√≠ baixo consumo e longo alcance. Essas esta√ß√Ķes meteorol√≥gicas podem ser distribu√≠das por toda a cidade ou campo a fim de se obter uma densidade espacial maior de informa√ß√Ķes. Essa distribui√ß√£o assemelha-se a um "grid" no qual temos a localiza√ß√£o, por GPS, de cada m√≥dulo e assim obtemos o mapa disperso de informa√ß√Ķes clim√°ticas.
Estande: 13
Código do trabalho: ELD01
 

MELHORIA NA EFICIÊNCIA OPERACIONAL NA LINHA DE FABRICAÇÃO DE FECHADURAS: ESTUDO DE CASO EM UMA MICROEMPRESA

Neste trabalho tem-se como objetivo colaborar para o aumento da produtividade e elimina√ß√£o de desperd√≠cios de uma microempresa de fechaduras, visando a uma padroniza√ß√£o de processos e racionaliza√ß√£o do fluxo de materiais. Este estudo apresenta uma proposta de implementa√ß√£o de t√©cnicas do "Lean Manufacturing", que tem como objetivo principal melhor organiza√ß√£o do ambiente de trabalho. Torna-se, assim, a UEME mais competitiva frente ao cen√°rio de instabilidade econ√īmica.
Estande: 10
Código do trabalho: PMN13
 

MELHORIA NA PRODUTIVIDADE EM INDÚSTRIA TÊXTIL: ESTUDO DE CASO

Realizou-se um estudo de caso numa empresa de colchas com o objetivo de auxiliar sua produtividade, para se tornar competitiva. Foram utilizadas ferramentas como: diagrama de Ishikawa, SIPOC, previsão de demanda e definição de custos/lucro, a fim de aumentar a produção. A monetização do projeto pode ser realizada, inicialmente, por meio de um empréstimo e,com o passar do tempo, utilizando-se recursos próprios, já que existe uma previsão de aumento de fluxo de caixa/faturamento.
Estande: 25
Código do trabalho: PMD05
 

MELHORIA NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE SUPERFOSFATO SIMPLES

Este trabalho consiste numa pesquisa com o objetivo de obter melhor desempenho no processo de produ√ß√£o do fertilizante denominado superfosfato simples, por meio de varia√ß√Ķes nas condi√ß√Ķes de temperatura, rela√ß√£o de acidez e granulometria da rocha fosf√°tica Bayovar.
Estande: 124
Código do trabalho: QMD11
 

MERCADO "DRIVE-THRU"

O trabalho em quest√£o apresenta um novo modelo de mercado cujo foco √© atender os novos comportamentos e anseios da sociedade moderna, oferecendo uma alternativa mais r√°pida e c√īmoda para a realiza√ß√£o de compras dom√©sticas de pequenas quantidades. A proposta deste projeto √© a de que o consumidor realize todo o processo de compra dentro de seu ve√≠culo, para minimizar o tempo gasto na tarefa.
Estande: 117
Código do trabalho: PMN01
 

M√ČTODOS PARA CONTROLE DE PERCOLA√á√ÉO DE √ĀGUA EM BARRAGENS DE TERRA APOIADAS EM FUNDA√á√ēES PERME√ĀVEIS

Um dos principais problemas enfrentados na engenharia de barragens de terra são a perda d'água pela fundação. Este trabalho traz um estudo de caso da Barragem de Estreito no Rio Tocantins. Com o "SoftwareSlide" 6.0 realizaram-se modelos com os seguintes métodos de controle de percolação: tapete impermeável, "cut-off", parede diafragma e cortina de "jet-grouting". Os resultados obtidos permitiram analisar a eficiência dos métodos de controle.
Estande: 159
Código do trabalho: CVN07
 

MOCHILA PARA VIAJANTES URBANOS

O mercado de turismo est√° evoluindo em busca por novas experi√™ncias e produtos para os mochileiros. As bagagens destinadas a esse p√ļblico possuem foco em viagens de aventura e n√£o nas viagens urbanas. O p√ļblico preza por aspectos culturais e vivencia os locais como se fossem moradores regionais. Foi desenvolvida ent√£o uma mochila casual para viajantes urbanos com conforto, tranquilidade e praticidade, utilizando tecidos de alto desempenho, melhorando a experi√™ncia com o produto.
Estande: 205
Código do trabalho: DSGN05
 

MODELAGEM DE VE√ćCULO AUTOMOTOR PARA AN√ĀLISE DO CONSUMO DE COMBUST√ćVEL

Neste trabalho desenvolveu-se a modelagem de um ve√≠culo automotor para estudos de varia√ß√£o e influ√™ncia no consumo de combust√≠vel, visando √† otimiza√ß√£o de testes f√≠sicos por simula√ß√£o. Houve a an√°lise de par√Ęmetros do ve√≠culo automotor, control√°veis pelo motorista, e sua influ√™ncia na economia do consumo de combust√≠vel.
Estande: 213
Código do trabalho: MCN07
 

MODELAGEM E SISTEMAS DE CONTROLE APLICADO A PROCESSOS INFLACION√ĀRIOS

Este trabalho, para o curso de engenharia de controle e automação, está voltado para o desenvolvimento de uma metodologia de modelagem e controle da inflação brasileira. O trabalho busca simular um ambiente em que a tomada de decisão do Banco Central possa ser a mais técnica possível, gerando a manutenção da renda e evitando disparadas da inflação. Em outras palavras, o resultado desse trabalho pode proporcionar um grande ganho social e financeiro para todos os agentes da economia.
Estande: 30
Código do trabalho: CAN07
 

MODIFICAÇÃO DE UM MOTOR DOIS TEMPOS COM INJEÇÃO DIRETA A PARTIR DE UM QUATRO TEMPOS

O motor 2T é relativamente pequeno, simples de manusear e de alta potência, porém caiu em desuso no mercado, devido ao alto nível de poluentes emitidos e, com isso, o motor 4T dominou o mercado. O objetivo deste estudo consiste em adequar um motor 4T para trabalhar em ciclo 2T, aplicando tecnologias como injeção direta de combustível e sobrealimentação de ar, no intuito de otimizar seu funcionamento, obtendo um motor 2T viável e possível de se comparar aos evoluídos motores 4T atuais.
Estande: 125
Código do trabalho: MCN06
 

M√ďDULO ELETR√ĒNICO PARA A AQUISI√á√ÉO DE DADOS PARA ESPORTES RADICAIS

O BWTS √© um equipamento eletr√īnico que coleta, armazena e transmite par√Ęmetros do atleta durante a sua pr√°tica esportiva. O produto tem uma finalidade fundamental: fazer a telemetria do atleta. Com a telemetria presente nas modalidades, as transmiss√Ķes ao vivo, reportagens e document√°rios possuem um diferencial: a intera√ß√£o com o p√ļblico. Nossa miss√£o √© passar para o telespectador a sensa√ß√£o de estar na "pele" do atleta. Fazer com que n√£o seja s√≥ mais uma transmiss√£o de televis√£o.
Estande: 62
Código do trabalho: ELD04
 

MOLAS HELICOIDAIS EM COMP√ďSITO POLIM√ČRICO

Este projeto consiste no estudo de viabilidade de substitui√ß√£o de molas helicoidais de a√ßo por molas helicoidais de comp√≥sito polim√©rico, buscando a redu√ß√£o de sua massa, tendo em vista a tend√™ncia do mercado por novos materiais j√° que os comp√≥sitos polim√©ricos possuem maior resist√™ncia √† fadiga e maior resist√™ncia mec√Ęnica por unidade de massa. Os prot√≥tipos foram produzidos no laborat√≥rio de "Design" do Instituto Mau√° de Tecnologia. Foi utilizado um processo de infus√£o de forma adaptada.
Estande: 87
Código do trabalho: MCN01
 

MONITORAMENTO DE QUEDA DE IDOSOS POR KINECT

O monitoramento de queda de idosos por Kinect permite monitorar, de forma não invasiva, a movimentação do idoso no banheiro, gerando um alerta em casos de quedas, que será enviado para o responsável pelo idoso, por meio de uma mensagem num aplicativo de celular. A queda é uma das maiores causas da mortalidade e redução da mobilidade dos idosos, e a maior parte delas ocorre em banheiros. A utilização do sensor Kinect, permite um monitoramento eficiente, e sem invadir a privacidade dos usuários.
Estande: 37
Código do trabalho: CAN02
 

MOSQUITEIRO PARA IMPEDIR A PROLIFERAÇÃO DO "AEDES AEGYPTI"

Armadilha pr√°tica para impedir a prolifera√ß√£o do mosquito "Aedes Aegypti", transmissor dos v√≠rus da Dengue, Zika e Chikungunya. O produto pode ser usado em ambientes externos e internos, devido ao seu design e funcionamento aprimorado, baixo custo e um mecanismo que prolonga seu tempo de manuten√ß√£o. Funciona a base de √°gua e pastilhas nutritivas que criam as condi√ß√Ķes ideais para o mosquito depositar os ovos, impedindo a sa√≠da dos novos insetos.
Estande: 115
Código do trabalho: DSGN08
 

OTIMIZAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM BUSCA DA COMPETITIVIDADE NUMA MICROEMPRESA DO RAMO TÊXTIL

O projeto consiste em identificar a causa de impedimento das vendas para reestruturar os estoques existentes e auxiliar na criação de novos produtos. Em seguida, melhorar o fluxo da cadeia produtiva.
Estande: 195
Código do trabalho: PMN11
 

OTIMIZA√á√ÉO DE PROCESSO DE APROVEITAMENTO DE RES√ćDUOS DA AGROIND√öSTRIA PARA A GERA√á√ÉO DE BIOG√ĀS

No presente trabalho estudou-se o processo da co-digest√£o anaer√≥bia entre soro de queijo e glicerina, visando √† adequa√ß√£o ambiental pela diminui√ß√£o da concentra√ß√£o de mat√©ria org√Ęnica na √°gua residu√°ria. O objetivo do estudo foi a otimiza√ß√£o das condi√ß√Ķes de opera√ß√£o para a gera√ß√£o de biometano, investigando-se a influ√™ncia do tempo de ciclo sobre a estabilidade e a efici√™ncia do tratamento biol√≥gico num reator AnSBBR, para posterior amplia√ß√£o em escala industrial.
Estande: 33
Código do trabalho: QMN01
 

PLANEJAMENTO E DIMENSIONAMENTO DE UM CANTEIRO DE OBRAS DE EDIF√ćCIO

O trabalho visa mostrar a import√Ęncia do planejamento e do dimensionamento de canteiro de obras de edif√≠cios. Para exemplificar a aplica√ß√£o da legisla√ß√£o vigente que rege o tema, foi escolhido um estudo de caso gen√©rico, para o qual se dimensionaram as √°reas de viv√™ncia baseando-se nos crit√©rios da NR 18 - Condi√ß√Ķes e meio ambiente do trabalho na ind√ļstria da constru√ß√£o (MTE, 2013) e NBR12284 - √Āreas de viv√™ncia em canteiros de obras (ABNT, 1991).
Estande: 84
Código do trabalho: CVD13
 

PLANO DE NEG√ďCIO - APRENDENDO

O estudo tem como objetivo analisar e estruturar um plano de neg√≥cios para verificar a viabilidade do projeto, utilizando conceitos presentes em diversas √°reas da administra√ß√£o, como finan√ßas, marketing entre outras. O "Apprender" √© uma plataforma que busca aproximar dos professores e das escolas o aluno, com base nas necessidades de cada um, como pre√ßo, localiza√ß√£o e avalia√ß√£o de outros usu√°rios. O projeto surge com base na crescente demanda por especializa√ß√£o devido ao cen√°rio econ√īmico atual.
Estande: 34
Código do trabalho: ADMD03
 

PLANO DE NEG√ďCIO - ESTUDO DA VIABILIDADE FINANCEIRA PARA A ABERTURA DE UMA SONHERIA NO CONCEITO "GOURMET"

O objetivo do trabalho é estudar conceitos de modelo e plano de negócios na abertura de uma Sonheria "Gourmet" inovando o sonho tradicional em sonhos de sabores inusitados. Além disso, destaca-se o lançamento de um sonho exclusivo para aqueles que buscam um estilo de vida mais saudável. O doce possui a substituição de alguns ingredientes industriais por naturais e a redução de gordura que resultam num alimento mais nutritivo com diminuição calórica, gerando um diferencial competitivo no mercado.
Estande: 91
Código do trabalho: ADMD01
 

PLANO DE NEG√ďCIO PARA A ABERTURA DE UM "FAST FOOD" MEXICANO

Estudo de viabilidade da abertura de um "fast food" de comida típica do norte do México, pioneiro no Brasil.
Estande: 142
Código do trabalho: ADMD04
 

PLATAFORMA DE ENSAIOS PARA SISTEMAS DE INJE√á√ÉO ELETR√ĒNICA EM MOTORES DE COMBUST√ÉO INTERNA DE CICLO OTTO

Neste projeto realizou-se a prepara√ß√£o de um motor de combust√£o interna ciclo Otto para operar com m√≥dulo de inje√ß√£o eletr√īnica aberto. Visando otimizar o processo de calibra√ß√£o do m√≥dulo, foi desenvolvido um modelo para an√°lise virtual do motor. A plataforma criada neste trabalho permite altera√ß√Ķes dos par√Ęmetros operacionais do motor, viabilizando o estudo de diferentes condi√ß√Ķes de trabalho para fins did√°ticos e desenvolvimento de novas tecnologias.
Estande: 183
Código do trabalho: MCN02
 

PONTE DE ILHABELA: UMA ALTERNATIVAPARA O USO DA BALSA

Neste trabalho de Graduação, tem-se como objetivo propor uma alternativa de acesso a Ilhabela, hoje feito pela balsa Dersa. Estudo de traçado, geometria, dimensionamento e aplicação.
Estande: 148
Código do trabalho: CVD21
 

PONTES FLUTUANTES

O objetivo deste trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre as pontes flutuantes.
Estande: 19
Código do trabalho: CVD20
 

PROCESSO DE PR√Č-FABRICA√á√ÉO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO EMPREGADAS NA CONSTRU√á√ÉO DE GALP√ēES

O trabalho fundamentou-se numa pesquisa do hist√≥rico da pr√©-fabrica√ß√£o no Brasil. Em seguida, levantaram-se dados e informa√ß√Ķes sobre concep√ß√Ķes de projeto para estruturas pr√©-fabricadas, import√Ęncia da padroniza√ß√£o para a constru√ß√£o de galp√Ķes, principais cargas atuantes na estrutura, principais pe√ßas e sistemas estruturais de um galp√£o e liga√ß√Ķes existentes entre essas pe√ßas. A parte pr√°tica do trabalho baseou-se numa visita t√©cnica a uma f√°brica certificada e o acompanhamento de uma obra com pr√©-fabricados.
Estande: 12
Código do trabalho: CVD11
 

PROJETO DE REDE CICLOVI√ĀRIA NO MUNIC√ćPIO DE S√ÉO CAETANO DO SUL

Este trabalho consiste de um projeto de uma rede cicloviária em São Caetano do Sul, levando-se em consideração aspectos como: declividade, segurança, atratividade e demanda.
Estande: 211
Código do trabalho: CVD06
 

PROJETO ESTRUTURAL DE UM TERMINAL PORTU√ĀRIODE CONT√äINERES

Este trabalho tem como objetivo dimensionar as estruturas de concreto e estudar a concep√ß√£o de uma obra portu√°ria. Foram analisadas as tipologias de estruturas acost√°veis, para um cais de terminal de cont√™ineres. Realizaram-se as descri√ß√Ķes das a√ß√Ķes incidentes principais nas estruturas, de acordo com a tipologia e segmento portu√°rio, seguindo as normas vigentes nacionais e internacionais. Com os carregamentos definidos, foi feita a modelagem estrutural por meio do "software" de elementos finitos.
Estande: 23
Código do trabalho: CVN02
 

PROPOSTA DE ARRANJOS LOG√ćSTICOS PARA SEGMENTO DE COM√ČRCIO ALIMENT√ćCIO COM PONTO DE VENDA M√ďVEL

Tendo em vista o crescimento do comércio de alimentação fora de casa no Brasil, "food-truck" passa a ser um novo segmento, complexo e ainda não estudado. Este trabalho tem como objetivo a análise da cadeia de suprimentos e compreensão das principais características logísticas desse setor, propondo cenários de melhoria no poder de reação sobre sua demanda, aumentando seu nível de serviço ao cliente e buscando reduzir possíveis custos.
Estande: 127
Código do trabalho: PMN14
 

PROPOSTA DE FATOR DE PAGAMENTO ("PAY FACTOR") PARA SERVI√áO DE PAVIMENTA√á√ÉO A PARTIR DO CONTROLE TECNOL√ďGICO DE OBRA

A degrada√ß√£o das estruturas dos pavimentos brasileiros denota a exist√™ncia de falhas nas etapas para a implanta√ß√£o de um pavimento: o projeto, a constru√ß√£o e manuten√ß√£o. O conceito de "pay fator" caracteriza-se por um fator de remunera√ß√£o ou penaliza√ß√£o baseado na qualidade do servi√ßo prestado. Aceita-se a execu√ß√£o de um servi√ßo segundo uma faixa dos par√Ęmetros de controle, sem que se determine o efeito no desempenho do servi√ßo, caso sempre se aceitem os limites inferiores.
Estande: 197
Código do trabalho: CVD15
 

PROPOSTA DE UM M√ČTODO DE AN√ĀLISE DE SISTEMAS DE TRANSPORTE P√öBLICO

Esta √© uma proposta de um m√©todo de avalia√ß√£o da qualidade do servi√ßo do sistema de transporte p√ļblico por meio de indicadores de desempenho. O m√©todo proposto tem como fundamenta√ß√£o a an√°lise estat√≠stica da movimenta√ß√£o da frota de √īnibus do transporte p√ļblico de S√£o Paulo por meio de dados de GPS disponibilizados publicamente pela SPTrans.
Estande: 92
Código do trabalho: PMN03
 

PR√ďTESE COM COMANDO POR SINAIS DE EEG

Foi desenvolvida uma pr√≥tese de bra√ßo controlada pelas ondas do pensamento e de menor custo que as pr√≥teses dispon√≠veis no mercado. Unindo conceitos de eletr√īnica, programa√ß√£o e projeto mec√Ęnico, essa pr√≥tese permite ao usu√°rio recuperar movimentos importantes do cotidiano.
Estande: 156
Código do trabalho: CAD03
 

RACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE FIOS TREFILADOS

Desenvolver uma estratégia a fim de obter vantagem competitiva numa pequena empresa de trefilação buscando identificar oportunidades de melhoria operacional com a análise técnica do fluxo de processos de produção.
Estande: 38
Código do trabalho: PMN08
 

REBAIXAMENTO DO CALADO DO PORTO DE SANTOS - AN√ĀLISE COMPARATIVA DE DOIS CASOS DE REFOR√áO ESTRUTURAL

O transporte aquaviário deve funcionar de maneira organizada para não dificultar o progresso da economia. O objetivo deste trabalho é analisar o método construtivo para o rebaixamento do calado, readequação estrutural que possibilita a entrada de navios maiores. Comparam-se dois métodos construtivos utilizando estaca-prancha num terminal portuário de contêineres, localizado no Porto de Santos, tendo como foco a segurança estrutural, o método construtivo e o custo.
Estande: 36
Código do trabalho: CVD02
 

RECICLAGEM DE GESSO E SUA VIABILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Este trabalho consiste num estudo da eficiência do gesso reciclado e de sua aplicação para se viabilizar a reciclagem de gesso na construção civil.
Estande: 153
Código do trabalho: CVN03
 

RECICLAGEM DE POL√ćMEROS POR MICRO-ONDAS

O projeto embasa a reciclagem de um comp√≥sito, composto por uma matriz e um refor√ßo, que s√£o respectivamente uma resina polim√©rica e uma fibra. Para o desenvolvimento do estudo, foi utilizada como amostra a telha de fibra de vidro. Ela foi aplicada sobre condi√ß√Ķes espec√≠ficas de pot√™ncia, vaz√£o de ar e tempo de exposi√ß√£o √† radia√ß√£o micro-ondas, da qual degradou o material, para a possibilidade de transformar a resina em fumos combust√≠veis e a fibra de vidro num material que possa ser reutilizado.
Estande: 150
Código do trabalho: QMD08
 

RECUPERA√á√ÉO DE √ĀGUA EM TORRES DE RESFRIAMENTO

O trabalho consiste em se proporem solu√ß√Ķes com potencial para a recupera√ß√£o de parte da √°gua evaporada pelas torres de resfriamento do "Shopping" Plaza Sul.
Estande: 79
Código do trabalho: PMD22
 

REDU√á√ÉO DO TEMPO DE MANUTEN√á√ÉO PREVENTIVA DA M√ĀQUINA DE CORTE DE UMA GRANDE EMPRESA DE EMBALAGEM

O objetivo deste trabalho é reduzir o tempo de manutenção preventiva numa máquina de corte de uma empresa de embalagem de grande porte a partir da adaptação do roteiro de manutenção do WCM ("World Class Manufacturing"), que se utiliza de uma metodologia para organizar, encontrar anomalias, padronizar e treinar os trabalhadores corretamente para as atividades necessárias. O problema aqui posto pode ser definido como a alta demanda de tempo para a realização do processo de manutenção.
Estande: 72
Código do trabalho: PMD06
 

REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS NUMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUETES INDUSTRIAIS

Neste trabalho, buscou-se avaliar diversas t√©cnicas de secagem de um efluente industrial (lodo) para minimizar os impactos ambientais e reduzir o custo com disposi√ß√£o de res√≠duos numa esta√ß√£o de tratamento de efluentes de uma ind√ļstria petroqu√≠mica.
Estande: 161
Código do trabalho: QMN06
 

ROB√Ē B√ćPEDE

Este trabalho tem como objetivo o projeto e constru√ß√£o de um "Rob√ī B√≠pede" o qual tem a capacidade de executar movimentos antropom√≥rficos dos membros inferiores em duas pernas rob√≥ticas, compostas, basicamente, por uma estrutura de alum√≠nio e motores nas juntas (quadril, joelho, tornozelo) acionados por microcontroladores. O rob√ī b√≠pede tem caracter√≠sticas dimensionais e cinem√°ticas que se assemelham √†s do corpo humano.
Estande: 172
Código do trabalho: CAN06
 

SECAGEM DE IOGURTE POR ATOMIZAÇÃO

A evolu√ß√£o da ind√ļstria de alimentos √©, na maioria das vezes, determinada pelo desenvolvimento de novos produtos e processos de fabrica√ß√£o. Transformar o iogurte em p√≥, com a secagem, facilita o transporte, o armazenamento e ainda permite que este seja utilizado como ingrediente na fabrica√ß√£o de outros alimentos. Neste projeto, o processo de secagem de iogurte por atomiza√ß√£o ("spray drying") foi estudado utilizando-se aditivos que auxiliam o processo, tornando-o mais eficiente.
Estande: 131
Código do trabalho: QMD09
 

SELE√á√ÉO DE BOMBAS HIDR√ĀULICAS DE FLUXO OPERANDO COMO TURBINA

Neste trabalho objetiva-se a análise dos métodos de seleção de bombas para operarem como turbina encontradas na literatura. A partir de dados obtidos na literatura técnica sobre bombas em operação como turbina foi possível analisar os métodos disponíveis para a referida seleção. A aplicação dos métodos para a seleção de equipamentos e a comparação destes com os encontrados na literatura permitem identificar o melhor deles, segundo critérios estabelecidos ao longo do trabalho.
Estande: 188
Código do trabalho: MCD04
 

SIMULA√á√ÉO POR FLUIDODIN√āMICA COMPUTACIONAL DO ESCOAMENTO DE AR E EFICI√äNCIA T√ČRMICA NUM REFRIGERADOR COMERCIAL

Problemas envolvendo engenharia do produto podem ser solucionados por tr√™s m√©todos de an√°lise: anal√≠ticos, experimentais e num√©ricos. Com o m√©todo num√©rico, neste trabalho visa-se diminuir os custos operacionais e aumentar a efici√™ncia na troca t√©rmica das amostras, buscando qual fluido refrigerante traz o maior custo-beneficio aliado ao menor impacto ambiental poss√≠vel. Foi utilizado o refrigerador comercial da marca Metalfrio, modelo VN50 e o software Ansys¬ģ fluent, vers√£o 17.
Estande: 103
Código do trabalho: QMN02
 

SIMULADOR DE APLICA√á√ēES FINANCEIRAS EDUCATIVO PARA POTENCIALIZAR INVESTIMENTOS: UM APLICATIVO

Voc√™ investe em poupan√ßa? Pois saiba que voc√™ est√° perdendo dinheiro! Nosso aplicativo foi concebido para atender especificamente pessoas que n√£o t√™m conhecimentos em mercado financeiro. Atingir suas metas financeiras √© muito mais f√°cil quando voc√™ aplica bem o seu dinheiro e, com o nosso aplicativo, voc√™ n√£o s√≥ ir√° aprender como faz√™-lo, mas tamb√©m poder comparar suas rentabilidades m√©dias e suas atribui√ß√Ķes para que possa tomar a melhor decis√£o financeira poss√≠vel.
Estande: 81
Código do trabalho: ADMD07
 

SISTEMA DE AUTOMA√á√ÉO PARA RE√öSO DE √ĀGUA EM BANHEIROS P√öBLICOS

O projeto visa √† economia de √°gua. O mecanismo resume-se num sistema no qual a √°gua para lavagem de m√£os √© reutilizada para a descarga de mict√≥rios em banheiros p√ļblicos. O sistema √© totalmente automatizado, evitando-se contato f√≠sico entre consumidor e produto. H√° ainda uma aposta num novo leiaute de cabine/conjunto do banheiro. Construiu-se um prot√≥tipo para simular esse novo leiaute e visualiza√ß√£o do mecanismo no qual o projeto consiste.
Estande: 202
Código do trabalho: CAD02
 

SISTEMA DE CONDICIONAMENTO DE AR ABASTECIDO POR ENERGIA SOLAR

O trabalho discorre sobre a implementação de um sistema de obtenção de energia por meio de placas fotovoltaicas para a utilização num aparelho de ar-condicionado. Além da consciência sustentável, pretende-se destacar o impacto financeiro e o tempo de retorno financeiro do usuário. O "business case" e a mudança de mentalidade quanto a energias alternativas são o foco do projeto.
Estande: 14
Código do trabalho: MCN10
 

SISTEMA DE TELEMETRIA PARA VANT

Trata-se de um projeto de telemetria para a competição SAE AERODESIGN 2016. O objetivo é medir variáveis de voo, salvá-las e enviar para uma base em solo. A equipe representará o Instituto Mauá de Tecnologia com o grupo MCN08 na competição.
Estande: 21
Código do trabalho: CAD05
 

SISTEMA INTELIGENTE DE APROVEITAMENTO SOLAR

O objetivo deste trabalho é o de oferecer um sistema inteligente de aproveitamento solar, integrado à rede elétrica, que realiza a geração, armazenamento e controle da energia solar fotovoltaica, favorecendo a geração distribuída e podendo ser aplicado a residências, locais com rede elétrica deficitária e sistemas híbridos com painéis solares e geradores "diesel".
Estande: 149
Código do trabalho: ELN03
 

SOLUÇÃO ALTERNATIVA PARA O VIADUTO SANTO AMARO

Em 13 de fevereiro de 2016, uma colis√£o entre dois caminh√Ķes causou uma explos√£o sob o viaduto Santo Amaro, comprometendo sua estrutura devido √†s altas temperaturas atingidas no local. Neste trabalho, ser√° apresentada uma solu√ß√£o construtiva para o viaduto e descritos seus pontos positivos e negativos quando comparados √† solu√ß√£o adotada pela Prefeitura de S√£o Paulo, cuja proposta foi a de recupera√ß√£o estrutural sem demoli√ß√£o dele.
Estande: 18
Código do trabalho: CVD23
 

SOLUÇÃO FOTOVOLTAICA PARA O CEUN-IMT

O trabalho consiste num projeto para instala√ß√£o de sistema fotovoltaico no "campus" do IMT em S√£o Caetano do Sul. O prot√≥tipo √© adequado para a cobertura de uma vaga de estacionamento de autom√≥vel. Dois m√≥dulos solares gerar√£o energia el√©trica que alimentar√° o estande da equipe no per√≠odo da Eureka tornando-o autossuficiente (i.e., sem conex√£o com a rede el√©trica) independentemente das condi√ß√Ķes clim√°ticas no per√≠odo do evento.
Estande: 41
Código do trabalho: ELN04
 

SOLU√á√ÉO PARA CARGA DE DISPOSITIVOS M√ďVEIS EM BICICLETAS

Este trabalho representa uma solu√ß√£o pr√°tica para carregamento de dispositivos m√≥veis a partir de um produto de simples instala√ß√£o e manuseio. Basta instal√°-lo numa bicicleta e conectar o dispositivo a ser recarregado. √Č conveniente para quem utiliza bicicleta em seu cotidiano ou lazer. O produto √© composto por um gerador monof√°sico, que converte energia mec√Ęnica em el√©trica, um circuito retificador e um circuito regulador, que viabilizam o carregamento.
Estande: 29
Código do trabalho: ELD02
 

SOLU√á√ēES PARA A MELHORIA DE FUNDA√á√ēES DE ATERROS SOBRE ARGILAS MOLES

Neste trabalho foram estudadas as caracter√≠sticas principais das argilas moles, e como se obterem seus principais par√Ęmetros, com o intuito de estudar diferentes solu√ß√Ķes para a melhoria de funda√ß√Ķes de aterros sobre esse tipo de solo. Entre essas solu√ß√Ķes foram estudadas, com maior √™nfase, as colunas de brita.
Estande: 105
Código do trabalho: CVD26
 

SORVETES ARTESANAIS PRODUZIDOS COM VINHO: UM PLANO DE NEG√ďCIOS PARA FRANQUIAS

Este trabalho apresenta o plano de neg√≥cio de uma empresa de sorvetes artesanais produzidos com vinho, consistindo em neg√≥cio ainda in√©dito no Brasil e com a possibilidade de explora√ß√£o no mercado gastron√īmico. Na consecu√ß√£o do trabalho, o objetivo principal consiste em verificar-se a viabilidade econ√īmica dos investimentos, por meio de an√°lises qualitativas e quantitativas, visando √† expans√£o do neg√≥cio com a comercializa√ß√£o de franquias.
Estande: 102
Código do trabalho: ADMD09
 

SUPERMERCADO DO FUTURO CONCEITUAL

Este trabalho tem por objetivo reunir recursos e inova√ß√Ķes aplic√°veis ao setor supermercadista, para contribuir na elabora√ß√£o de estrat√©gias futuras, que incluam: infraestrutura adequada para a movimenta√ß√£o de pessoas, materiais com o m√≠nimo impacto ambiental e identifica√ß√£o/atendimento dos anseios dos consumidores por minera√ß√£o de dados.
Estande: 66
Código do trabalho: PMN02
 

T√ČCNICAS DE BIOENGENHARIA APLICADAS AO RIBEIR√ÉO DOS MENINOS BUSCANDO SUA RENATURALIZA√á√ÉO

A ocupação das marginais dos rios urbanos causa impactos negativos ao meio ambiente, exigindo a execução de obras hidráulicas fluviais. A renaturalização permite recuperar os rio, regenerando o mais próximo possível a biota natural, preservando as áreas naturais de inundação. No trabalho foram identificadas as obras executadas e as técnicas de bioengenharia que podem ser aplicadas ao Ribeirão dos Meninos, buscando sua renaturalização. Trata-se da substituição do material empregado.
Estande: 16
Código do trabalho: CVN08
 

TELHADO VERDE - AN√ĀLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS M√ČTODOS CONSTRUTIVOS APLICADOS COMO UMA ALTERNATIVA PARA REDU√á√ÉO DAS ENCHENTES

O Telhado Verde poderia ser uma alternativa construtiva simples para amenizar o problema das enchentes nos centros urbanos. Neste trabalho, foi construído um protótipo e dividido em dois Telhados Verdes com métodos construtivos diferentes. O objetivo foi uma análise comparativa entre ambos com a finalidade de comprovar qual seria o Telhado Verde mais adequado para a auxiliar na redução das enchentes.
Estande: 49
Código do trabalho: CVN04
 

TRANSPORTADOR AUT√ĒNOMO SUSTENT√ĀVEL PARA AMBIENTE INDUSTRIAL

Desenvolvido para linhas de montagens de pequenos componentes, o TRANSPORTADOR AUT√ĒNOMO SUSTENT√ĀVEL segue uma trajet√≥ria predefinida, parando em esta√ß√Ķes de trabalho, aguardando carga/descarga e retornando ao ponto de carregamento, automaticamente. Seus grandes diferenciais s√£o o carregamento das baterias por meio de tecnologia de transfer√™ncia de energia "wireless" e a identifica√ß√£o autom√°tica de carga e destino, com a tecnologia RFID.
Estande: 70
Código do trabalho: ELN05
 

TRATAMENTO DE √ĀGUA CONTAMINADA COM BTEX E ION CLORETO POR PROCESSOS OXIDATIVOS AVAN√áADOS

A influ√™ncia do √≠on cloreto tem-se mostrado negativa para o emprego de processos oxidativos avan√ßados (POA). Como diversas matrizes aquosas podem conter esse √≠on, seu tratamento torna-se um desafio.Tendo isso em vista, neste trabalho tem-se o intuito de verificar a influ√™ncia do cloreto em matrizes aquosas polu√≠das com compostos org√Ęnicos derivados da gasolina (BTEX) por meio de processos foto-Fenton em reator- batelada. Al√©m disso, verifica-se a viabilidade do tratamento em diferentes condi√ß√Ķes.
Estande: 162
Código do trabalho: QMD04
 

USINAGEM EM PLACAS DE FIBRA DE CARBONO E TIT√āNIO COM BROCAS DE DIAMANTE POLICRISTALINO (PCD)

Neste trabalho apresentam-se os resultados do ensaio de durabilidade de uma broca de diamante policristalino usinando uma placa composta de tit√Ęnio e fibra de carbono, configura√ß√£o bastante utilizada como refor√ßo estrutural em aeronaves constru√≠das de comp√≥sitos.
Estande: 68
Código do trabalho: MCN12
 

UTILIZA√á√ÉO DE ZE√ďLITAS NO TRATAMENTO DE √ĀGUA

Este trabalho √© um estudo da cin√©tica de destrui√ß√£o de "E. Coli" e "S. Aureos" por meio de diferentes concentra√ß√Ķes de prata incorporadas √† ze√≥lita A.
Estande: 86
Código do trabalho: QMD10
 

VESTU√ĀRIO ESPORTIVO PARA PARATLETAS

O projeto consiste na concepção de um vestuário esportivo inclusivo de alto desempenho para paratletas. Confeccionado sob medida, o vestuário é desenvolvido a partir de um serviço de escaneamento corporal e de uma entrevista com o paratleta, focando as necessidades funcionais de seu esporte e categoria funcional específica.
Estande: 182
Código do trabalho: DSGN03