Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 


2017

(Pesquisado por: ?mit=)

Número de trabalhos exibidos: 192

(Título a definir.)

(Descrição ainda não informada.)
Estande: 18
Código do trabalho: PMN30
 

"CAMPUS" INTELIGENTE: ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO

A aplica√ß√£o fornece ao aluno uma nova maneira de acompanhar seu desempenho escolar por meio de an√°lises preditivas e classifica√ß√Ķes obtidas com intelig√™ncia artificial, tudo isso com "design" amig√°vel e simples de usar. A aplica√ß√£o tamb√©m fornecer√° m√©tricas aos gestores da institui√ß√£o com o intuito de auxiliar no controle de evas√£o, uma vez que ser√£o capazes de identificar grupos de risco com anteced√™ncia, com tempo para a tomada de a√ß√Ķes.
Estande: 253
Código do trabalho: COMD03
 

"CONTROL GLOVE" - ACESSIBILIDADE REMOTA DE DISPOSITIVOS ELETR√ĒNICOS

O projeto consiste em uma luva capaz de transformar gestos da m√£o de uma pessoa em comandos para outros dispositivos. Os gestos s√£o identificados por sensores que se encontram acoplados √† luva e enviados por meio de sinais a um microcontrolador, que recebe e transforma o gesto num comando programado, enviando por "bluetooth" esses dados ao dispositivo que executa o comando solicitado. Algumas aplica√ß√Ķes para ele s√£o: apresenta√ß√Ķes com "slides", controle remoto de carros pequenos, "drones" ou rob√īs.
Estande: 230
Código do trabalho: CAD06
 

"DESIGN" DE CHINELO ECOL√ďGICO

O projeto aborda o problema do alto consumo de calçados infantis no período de crescimento e o descarte de chinelos de borracha que levam cerca de 500 anos para se decomporem. O chinelo proposto possui sementes vegetais misturadas a uma variação de poliuretano obtido com fontes renováveis (biomassa) que leva de 4 a 5 anos para se decompor. A criança plantará o chinelo na terra e o material começará a se decompor, liberando as sementes nele contidas, que germinarão em pouco tempo.
Estande: 158
Código do trabalho: DSGN07
 

"DESIGN" DE EXPERIÊNCIA: IDOSOS

Este projeto consiste no desenvolvimento de um andador com elementos de alta tecnologia para idosos. Apoiado em quatro rodas, dispostas de forma que aumente a seguran√ßa do usu√°rio, o andador oferece recursos como bot√Ķes para chamadas telef√īnicas para solicitar aux√≠lio e outros de sinaliza√ß√£o. Constru√≠do em alum√≠nio, garante leveza e, sendo todo articulado, facilita a montagem, transporte e desmontagem.
Estande: 48
Código do trabalho: DSGN05
 

"DESIGN" DE PRODUTOS 3D DE MATERIAL RECICLADO

O projeto Circulare envolve um sistema de transformação do lixo, que vai para as cooperativas de reciclagem, em produtos de "Design", constituindo um modelo de negócio de economia circular. O objetivo neste projeto é agregar valor às cooperativas de reciclagem e aos produtos de matéria-prima reciclada com capacitação dos cooperados, do "design" e da utilização de novas tecnologias, como a impressão 3D.
Estande: 147
Código do trabalho: DSGN08
 

"DESIGN" DE SISTEMA DE MOBILI√ĀRIO INFANTIL

O produto "Fuzzle" ("Fun + Puzzle") retoma o l√ļdico, incentiva a brincadeira e explora novas experi√™ncias. √Č um produto interativo formado por m√≥dulos que estimulam o desenvolvimento psicol√≥gico, motor e sensorial das crian√ßas com atividades dispostas de forma decorativa na parede otimizando o uso do quarto infantil. Por meio do desenvolvimento psicomotor, da explora√ß√£o lingu√≠stica e uso de s√≠mbolos e da percep√ß√£o sobre o mundo concreto, utiliza a brincadeira com um papel educacional.
Estande: 213
Código do trabalho: DSGN06
 

"GREENWAY"

Esta proposta consistiu em desenvolver um piso que gere energia com o movimento das pessoas com monitoração e análise dos dados sobre os lugares onde ele será instalado. A monitoração e a análise de dados são feitos por meio da internet das coisas (IoT), atualmente indispensável em cidades que investem em inovação e desejam tornar-se cidades-modelo em tecnologia, as chamadas "Smart Cities".
Estande: 53
Código do trabalho: CAD02
 

"HYDROMATIC": MONITORAMENTO E CONTROLE DA QUALIDADE DA √ĀGUA DE UMA PISCINA

O trabalho consiste em automatizar o controle de qualidade de √°gua de uma piscina. Os par√Ęmetros medidos s√£o transmitidos para um aplicativo m√≥vel o qual monitorar√° os produtos utilizados e gerar gr√°ficos de consumo deles.
Estande: 114
Código do trabalho: CAN04
 

"LEAN MANUFACTURING" : AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSAIO DE MOTORES

O principal objetivo deste trabalho foi reavaliar o mapa de estado atual (MEA) e o mapa de estado futuro (MEF) dos processos de ensaios de motores da Divis√£o de Motores de Ve√≠culos do Instituto Mau√° de Tecnologia, proposto por Komel (2016), utilizando-se uma abordagem quantitativa com simula√ß√£o de eventos discretos (SED), para verificar se as melhorias propostas no trabalho anterior foram realmente efetivas. Em seguida, propuseram-se novas sugest√Ķes de melhorias √† divis√£o utilizando-se a SED.
Estande: 228
Código do trabalho: PMN19
 

"REHABTECH" - "HOWHANDY"

O projeto consiste numa luva robótica capaz de auxiliar o trabalho de fisioterapia da mão para vários graus de enfermidade. Por meio de um aplicativo Android, o fisioterapeuta pode facilmente customizar diferentes exercícios para cada paciente. Além disso, é possível acompanhar a evolução do tratamento por gráficos gerados automaticamente. Esse conjunto de recursos trará maior eficácia e controle durante a reabilitação, facilitando o trabalho do fisioterapeuta e encurtando o tempo do tratamento.
Estande: 160
Código do trabalho: CAD04
 

"SAFE WOMAN"

Este trabalho tem como objetivo desenvolver o plano de neg√≥cios de uma empresa que oferece servi√ßo de transporte p√ļblico individual de uso preferencial para mulheres. A inten√ß√£o de enfocar esse p√ļblico √© justamente realizar um servi√ßo bem espec√≠fico, porque muitas vezes em transportes p√ļblicos h√° reclama√ß√Ķes de comportamento do prestador de servi√ßo. A maioria das reclama√ß√Ķes √© relatada por mulheres que se sentiram de alguma forma incomodadas e at√© mesmo assediadas.
Estande: 22
Código do trabalho: ADMD04
 

"SKATE" COM ESFERA DE EQUIL√ćBRIO

O "Skateball" consiste num "skate" que se equilibra sobre uma esfera e que permite ao usuário viajar em qualquer direção. A sua utilização é bastante simples: basta que o usuário se incline na direção desejada. A velocidade com que irá mover-se depende do quanto o usuário se inclina: quanto maior for a inclinação, maior será a velocidade com que se moverá. O objetivo deste trabalho consiste em estimular a prática de esportes radicais e ajudar o desenvolvimento da mobilidade urbana.
Estande: 167
Código do trabalho: CAN01
 

"SOLAR TRACKER": APLICAÇÃO DE ALGORITMOS NA IMPLEMENTAÇÃO E ESTUDO DE UM SEGUIDOR SOLAR

Neste trabalho utilizam-se algoritmos de c√°lculos astron√īmicos na implementa√ß√£o e estudo de um "Seguidor Solar" para incrementar a gera√ß√£o de energia el√©trica com pain√©is fotovoltaicos. Um sistema microprocessado realiza automaticamente o posicionamento do painel em fun√ß√£o da latitude, longitude, altitude, data e hor√°rio do local da instala√ß√£o. Um ¬ďdisplay¬Ē local exibe os principais dados de opera√ß√£o, enviados por ¬ďBluetooth¬Ē para um ¬ďsmartphone¬Ē, por meio de um aplicativo em ¬ďAndroid¬Ē.
Estande: 151
Código do trabalho: ELN01
 

AM√ĒNIA COMO ADITIVO NUM MOTOR DE COMBUST√ÉO INTERNA CICLO OTTO.

O trabalho consiste na adi√ß√£o de am√īnia ao etanol e utiliza√ß√£o num motor ciclo Otto, com a finalidade de reduzir o consumo e melhorar o desempenho do motor.
Estande: 273
Código do trabalho: MCN13
 

AMPLIFICADOR H√ćBRIDO DE POT√äNCIA PARA GUITARRA

O trabalho consiste num amplificador de guitarra de alta qualidade, que utiliza v√°lvula termi√īnica, componente presente nos melhores amplificadores, respons√°vel por caracter√≠sticas √ļnicas do timbre do instrumento e desejadas pelos melhores m√ļsicos. O amplificador √© considerado h√≠brido por n√£o ser inteiramente valvulado, servindo-se de amplificadores operacionais na pr√©-amplifica√ß√£o e sa√≠da de pot√™ncia em classe D. Seu grande diferencial est√° numa √≥tima qualidade sonora e baixo pre√ßo.
Estande: 131
Código do trabalho: END02
 

AN√ĀLISE COMPARATIVA DE CUSTOS E SUSTENTABILIDADE DE DIFERENTES TECNOLOGIAS PARA CONSTRU√á√ÉO RESIDENCIAL

A fim de sanar o problema habitacional brasileiro, como a falta de moradia, habita√ß√Ķes prec√°rias e o adensamento excessivo, e tamb√©m de difundir a constru√ß√£o verde, o presente trabalho tem por finalidade analisar e comparar o custo, cronograma e sustentabilidade de tr√™s sistemas construtivos (Sistema convencional, alvenaria estrutural e "Light Steel Framing") utilizados no Brasil. O resultado ser√° uma matriz de op√ß√Ķes e, por isso, √© poss√≠vel escolher o sistema dentro dos crit√©rios de prefer√™ncia.
Estande: 26
Código do trabalho: CVD03
 

AN√ĀLISE COMPARATIVA DE DUAS METODOLOGIAS DE CONTEN√á√ÉO DE ENCOSTAS: SOLO GRAMPEADO E CORTINA ATIRANTADA

Este trabalho concentra-se no estudo comparativo entre duas t√©cnicas de conten√ß√£o de encostas: Solo Grampeado e Cortina Atirantada. Com o estudo busca-se obter par√Ęmetros para determinar-se a solu√ß√£o mais vi√°vel considerando o custo generalizado (prazo, custo, especializa√ß√£o da m√£o de obra). Ap√≥s a revis√£o bibliogr√°fica sobre as t√©cnicas, desenvolveu-se o estudo de caso para dimensionamento das estruturas e an√°lise dos resultados.
Estande: 199
Código do trabalho: CVN13
 

AN√ĀLISE CR√ćTICA DO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA EMPRESA DE EMBALAGENS PL√ĀSTICAS

Trata-se de um estudo de caso que tem como objetivo analisar criticamente o processo produtivo da empresa de embalagens plásticas Alupet, propondo melhorias para o aumento da capacidade produtiva a fim de atender a demanda dentro dos prazos estabelecidos. O propósito de se sugerir a melhor solução ao presente problema é parte integrante da escolha desse método. No referencial teórico abordam-se temas relacionados com o mapeamento de processos, cronoanálise, capacidade produtiva e virtualização e simulação de processos.
Estande: 107
Código do trabalho: PMN14
 

AN√ĀLISE DA MOVIMENTA√á√ÉO DE NAVIOS CARGUEIROS

Este trabalho consiste no monitoramento do deslocamento de navios cargueiros atuantes no transporte mar√≠timo de Cabotagem a fim de se utilizarem os dados coletados para analisar a distribui√ß√£o estat√≠stica da velocidade de navega√ß√£o e tempo de fundeio nas regi√Ķes brasileiras.
Estande: 30
Código do trabalho: PMN01
 

AN√ĀLISE DAS ATIVIDADES DA √ĀREA INDUSTRIAL COM FOCO EM REDU√á√ÉO DE CUSTOS: CASO EMPRESA DO SETOR DE ILUMINA√á√ÉO

O objetivo do trabalho foi o de realizar uma análise das atividades desenvolvidas na área industrial de uma empresa fabricante de luminárias, para permitir a mesma redução de custos industriais. O trabalho contempla a identificação dos custos mais relevantes, a análise técnica dos processos, a determinação dos elementos causa-raiz para se proporem melhorias que permitam a redução dos custos. Altos custos não permitem preços competitivos e, portanto, perda de mercado.
Estande: 54
Código do trabalho: PMN11
 

AN√ĀLISE DE ESTRUTURA MISTA SUBMETIDA A UMA AN√ĀLISE DIN√āMICA: ESTUDO DE CASO DO EDIF√ćCIO PETRONAS TOWER

O objetivo deste trabalho consiste no estudo de passarelas para pedestres em estruturas mistas de a√ßo e concreto. Em especial, √© o estudo de caso da passarela que interliga as duas torres g√™meas, conhecidas como Petronas Tower, localizadas na Mal√°sia, com foco na verifica√ß√£o do comportamento estrutural dela devido √† carga din√Ęmica proveniente do vento.
Estande: 20
Código do trabalho: CVD17
 

AN√ĀLISE DE INVESTIMENTOS PARA CONSTRU√á√ÉO DE GALP√ēES INDUSTRIAIS EM DIFERENTES TECNOLOGIAS E TIPOS DE CONTRATA√á√ēES

O trabalho em questão visa à análise de investimentos da construção de um galpão industrial, variando dois métodos construtivos e três métodos diferentes de contratação. Para isso, as tecnologias construtivas empregadas são estrutura metálica e estrutura em concreto armado moldado "in loco". Os métodos de contratação utilizados na análise são venda simples de um ativo, "Build to Suit" e contrato de concorrência.
Estande: 251
Código do trabalho: CVD08
 

AN√ĀLISE DE PONTO QUENTE EM MOTOR CICLO DIESEL COM UTILIZA√á√ÉO DE ETANOL

A pesquisa consiste na utilização de um motor ciclo diesel, utilizando-se uma vela incandescente para o processo de ignição do etanol.
Estande: 105
Código do trabalho: MCN12
 

AN√ĀLISE DE VIABILIDADE ECON√ĒMICA ENTRE ESTRUTURA MISTA E DE CONCRETO ARMADO

A estrutura mista une as melhores caracter√≠sticas do concreto e a√ßo. A partir da planta arquitet√īnica de um edif√≠cio de 4 pavimentos com 4 apartamentos, foi realizada a modelagem 3D do projeto estrutural de dois m√©todos diferentes: o m√©todo convencional, em concreto armado, e misto. Com os projetos dimensionados, foi realizado o levantamento quantitativo, para an√°lise de viabilidade econ√īmica da estrutura mista.
Estande: 183
Código do trabalho: CVN09
 

AN√ĀLISE DO ITINER√ĀRIO DE √ĒNIBUS POR SIMULA√á√ÉO DE EVENTOS DISCRETOS NA VIA√á√ÉO CIDADE DE CAIEIRAS​ ​

O principal objetivo deste trabalho √© o desenvolvimento de um itiner√°rio mais eficiente para a empresa de √īnibus Via√ß√£o Cidade de Caieiras, dada a import√Ęncia da mobilidade urbana para a qualidade de vida da popula√ß√£o. A an√°lise foi feita com a constru√ß√£o de modelos de simula√ß√£o para a roteiriza√ß√£o atual e proposta, seguida da compara√ß√£o entre os indicadores resultantes. Estimou-se, tamb√©m, a redu√ß√£o de custos resultante para a empresa e o investimento inicial para a implementa√ß√£o da configura√ß√£o proposta.
Estande: 195
Código do trabalho: PMD05
 

AN√ĀLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELA PAVIMENTA√á√ÉO R√ćGIDA E FLEX√ćVEL COMO VARI√ĀVEL DETERMINANTE PARA A IMPLANTA√á√ÉO DE RODOVIAS: ESTUDO DE CASO RODOANEL M√ĀRIO COVAS

Neste trabalho √© proposta uma metodologia para que se possa quantificar o impacto ambiental de cada tipo de pavimento e indicar a melhor tecnologia a ser utilizada, pavimentos r√≠gidos e flex√≠veis, levando-se em considera√ß√£o, al√©m da quest√£o t√©cnico-econ√īmica, tamb√©m o aspecto ambiental. Analisou-se, especificamente, o impacto ambiental decorrente das emiss√Ķes de poluentes e consumo de energia durante a constru√ß√£o do pavimento.
Estande: 35
Código do trabalho: CVN03
 

AN√ĀLISE E AVALIA√á√ÉO DA SUBSTITUI√á√ÉO DO FORNECIMENTO DE ENERGIA EL√ČTRICA POR UM SISTEMA DE ENERGIA ALTERNATIVA. UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE M√ČDIO PORTE NO SEGMENTO DE SORVETES

No presente trabalho busca-se a substituição da energia elétrica de uma fábrica de sorvetes por uma fonte alternativa de energia sustentável que reduza um dos maiores custos da empresa. A partir da demanda energética da fábrica, foi proposta a melhor fonte de energia estudada para suprir a necessidade fabril.
Estande: 189
Código do trabalho: PMN13
 

AN√ĀLISE E OTIMIZA√á√ÉO DO SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DE UMA IND√öSTRIA DE ALIMENTOS

Durante a fabrica√ß√£o de torrone e chocolate, √© gerado efluente que requer tratamento antes de ser direcionado √† rede de esgoto. Neste trabalho teve-se por objetivo estudar o tratamento atual, analisar a viabilidade t√©cnica e econ√īmica da implementa√ß√£o de um sistema de tratamento anaer√≥bio a partir do aumento de escala de um biorreator anaer√≥bio com biomassa imobilizada, operado em bateladas sequenciais, AnSBBR, com recircula√ß√£o da fase l√≠quida e escoamento subsuperficial.
Estande: 201
Código do trabalho: QMN20
 

AN√ĀLISE VIBRAT√ďRIA DO SAT√ČLITE CUBESAT

Neste trabalho aborda-se a verificação estrutural do nanossatélite CubeSat Mauá, idealizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia, com o propósito de ser lançado da Estação Espacial Internacional, seguindo os requisitos da Cal Poly (CDS). As análises são feitas em "softwares" estruturais (ANSYS) que se baseiam no método dos elementos finitos (MEF) para se verificarem as possíveis patologias que o modelo sofre e a integridade dele ao ser lançado.
Estande: 225
Código do trabalho: CVD06
 

APLICABILIDADE DA S√ćLICA EXTRA√ćDA DA CINZA DA CASCA DO ARROZ EM RESINA TERMOFIXA

Neste trabalho tem-se por objetivo introduzir na ind√ļstria de resinas um res√≠duo que √© atualmente disposto de forma inadequada na natureza. A agroind√ļstria produtora de arroz gera energia para sua produ√ß√£o com a queima da casca do arroz e gera as cinzas como subproduto utilizadas para extra√ß√£o da s√≠lica. A motiva√ß√£o consiste em retirar esse res√≠duo da natureza e reintroduzi-lo na ind√ļstria produtora de resina termofixa, a fim de obter melhores propriedades qu√≠micas e mec√Ęnicas.
Estande: 208
Código do trabalho: QMN01
 

APLICAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM "GAMES"

Este trabalho visa √† cria√ß√£o de uma intelig√™ncia artificial, ou I.A., integrando artif√≠cios de "deep learning", voltada para aplica√ß√Ķes de jogos. Para test√°-la, foi desenvolvida uma cena de jogo utilizando a "Unreal Engine", num ambiente em que dois jogadores e uma I.A. batalham entre si. Esta IA comunica-se com o Watson, ferramenta da IBM, para prever as a√ß√Ķes que um jogador tomaria, a partir dos movimentos e condi√ß√Ķes obtidos em momentos anteriores a fim de mimetizar comportamentos humanos.
Estande: 102
Código do trabalho: COMD01
 

APLICA√á√ÉO DE PROBI√ďTICOS ENCAPSULADOS EM DOCE DE FRUTAS

O objetivo do trabalho foi desenvolver uma barra de fruta (ameixa) com bact√©ria probi√≥tica ("Lactobacillus rhamnosus"). O produto busca proporcionar praticidade, saudabilidade, bem-estar, al√©m de ser um diferencial no mercado entre os produtos probi√≥ticos j√° existentes. Seu p√ļblico-alvo s√£o pessoas que buscam um produto natural, que auxilie o funcionamento da microbiota intestinal.
Estande: 37
Código do trabalho: QMN16
 

APLICAÇÃO DE ULTRAFILTRAÇÃO DO LEITE NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE DOCE DE LEITE

Atualmente,o mercado valoriza produtos nutritivos,mais saborosos e com maior tempo de vida √ļtil que os produtos tradicionais. Com esse objetivo, foi desenvolvido um processo de produ√ß√£o de doce de leite com maior teor de prote√≠nas, reduzido em lactose e com excelentes caracter√≠sticas sensoriais. Foi utilizado o processo de ultrafiltra√ß√£o para concentra√ß√£o seletiva da prote√≠na e redu√ß√£o da lactose do leite desnatado, o que evita a forma√ß√£o de grandes cristais encontrados no produto tradicional.
Estande: 240
Código do trabalho: ALD03
 

APROVEITAMENTO ENERG√ČTICO EM EMBARCA√á√ēES A VELA

O projeto consiste em abordar conceitos de uma usina hidroel√©trica fio d√°gua, gerando eletricidade nas embarca√ß√Ķes, integrando √°reas de engenharia mec√Ęnica, el√©trica e naval.
Estande: 246
Código do trabalho: MCD02
 

AREIA DE CINZA DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR NO CONCRETO

A preocupa√ß√£o ambiental promoveu a tentativa de desenvolvimento de um concreto, com areia da cinza do baga√ßo da cana-de-a√ß√ļcar - descartada por usinas sucroalcooleiras - que usam o baga√ßo da cana como gerador de energia el√©trica. Esse res√≠duo √© classificado como areia devido √† similaridade com a granulometria de areia natural. O res√≠duo substituiu parcialmente o agregado mi√ļdo na composi√ß√£o de um concreto convencional com o objetivo de verificar se essa substitui√ß√£o √© vi√°vel ou n√£o
Estande: 34
Código do trabalho: CVD07
 

ARGAMASSA FOTOLUMINESCENTE

O objetivo deste trabalho foi a produção de uma argamassa geopolimérica (sem cimento Portland) fotoluminescente, com base de Metacaulim, que possua a capacidade de substituir tintas e adesivos refletores, visando à obtenção de um produto sustentável.
Estande: 190
Código do trabalho: CVN16
 

AVALIA√á√ÉO DAS PROPRIEDADES MEC√āNICAS DAS ARGAMASSAS COM INCORPORA√á√ÉO DE NANOPART√ćCULAS

Na engenharia civil, a área de materiais de construção apresenta bastante potencial. Grandes descobertas foram feitas ao se estudar a microestrutura dos materiais, dando margem a um novo mercado, a nanotecnologia. A nanotecnologia proporciona o desenvolvimento de novos materiais, podendo revolucionar a sociedade e oferecer novas alternativas. Neste trabalho aborda-se o uso dessa tecnologia aplicada em argamassa de cimento, mostrando o efeito proporcionado pela incorporação das nanopartículas nela.
Estande: 152
Código do trabalho: CVD11
 

AVALIA√á√ÉO T√ČCNICA E ECON√ĒMICA DE UM CONDOM√ćNIO RESIDENCIAL SUSTENT√ĀVEL

Este trabalho consistiu em avaliar-se a viabilidade da utilização de produtos sustentáveis num condomínio horizontal residencial sustentável, correlacionando as variáveis impactan- tes na escolha de materiais e método construtivo. como: o investimento inicial da compra e da instalação, em alguns casos o período de retorno devido a alguma economia, comparada a um sistema convencional e as vantagens ambientais.
Estande: 250
Código do trabalho: CVN05
 

BANCADA DID√ĀTICA CICLO BRAYTON

A bancada did√°tica foi concebida para auxiliar o aprendizado do aluno de engenharia por meio da ilustra√ß√£o de um importante ciclo de pot√™ncia: o Ciclo Brayton ou de Turbina a g√°s. A montagem emprega um turbocompressor automotivo, uma c√Ęmara de combust√£o dimensionada e fabricada especialmente para a finalidade e diversos acess√≥rios de opera√ß√£o e medi√ß√£o que permitem sua opera√ß√£o segura e did√°tica.
Estande: 261
Código do trabalho: MCN01
 

BICICLETA DE FIBRA DE CARBONO

O trabalho trata do desenvolvimento de uma bicicleta voltada para cidades metropolitanas brasileiras. O projeto uniu caracter√≠sticas de bicicletas ¬ďSpeeds¬Ē, ¬ďMountain Bikes¬Ē e Urbanas, para criar uma nova categoria. O quadro da bicicleta ser√° fabricado em fibra de carbono, um material super-resistente, leve e dur√°vel que aliou caracter√≠sticas "off road" num contexto urbano. O "design" dessa bicicleta √© ousado, futurista e bem projetado, desenvolvido por um grupo de "Designers" e Eng. Mec√Ęnicos.
Estande: 249
Código do trabalho: DSGN01
 

BICICLETA EL√ćPTICA DOBR√ĀVEL

Este trabalho consiste no estudo, dimensionamento e construção de uma bicicleta elíptica dobrável. Em parceria com a empresa "Ergolife", alunos do Instituto Mauá de Tecnologia desenvolveram um protótipo de bicicleta, que visa a uma nova forma de praticar esportes ao ar livre e também um novo meio de locomoção. Considerando-se também a inovação e a praticidade, a bicicleta é dobrável, o que facilita seu transporte e seu armazenamento.
Estande: 236
Código do trabalho: MCN16
 

C√ĀLCULO PARA A OBTEN√á√ÉO DO PCN ("PAVEMENT CLASSIFICATION NUMBER") EM AEROPORTOS UTILIZANDO-SE UMA AN√ĀLISE MECANICISTA

O PCN (¬ďPavement Classification Number¬Ē) de um pavimento √© determinado pelo m√©todo ACN/PCN, da Organiza√ß√£o da Avia√ß√£o Civil Internacional. Verifica-se que a utiliza√ß√£o isolada desse m√©todo pode n√£o ser suficiente para classificar um pavimento em servi√ßo. Prop√Ķe-se, portanto, o c√°lculo o PCN por meio de uma an√°lise mecanicista, baseada na determina√ß√£o de tens√Ķes e deforma√ß√Ķes. Com essa an√°lise busca-se considerar a atual situa√ß√£o do pavimento, que se deteriora ao longo de sua vida √ļtil.
Estande: 133
Código do trabalho: CVD26
 

C√āMERA 360 GRAUS 3D

A 3D60 une as tecnologias existentes de filmagem em 360 graus e de filmagem 3D num √ļnico equipamento inovador que reproduz ambos os efeitos simultaneamente. Atualmente esse tipo de filmagem √© encontrado em jogos e filmes criados digitalmente, mas n√£o existe no mercado um equipamento que grave cenas da vida real com esses efeitos. V√≠deos feitos com essa c√Ęmera permitem que o usu√°rio se sinta dentro da cena, o que pode ser aplicado em experi√™ncias de realidade virtual, de filmes a jogos.
Estande: 36
Código do trabalho: CAN03
 

CAPTA√á√ÉO E APROVEITAMENTO DE BIOG√ĀS PROVENIENTE DAS ESTA√á√ēES DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Neste trabalho, avalia-se a viabilidade da implantação de um processo anaeróbio de tratamento de esgotos, utilizando-se reatores UASB, para produção, captação e aproveitamento do biogás com geração de energia elétrica. Foi feito o estudo de caso na ETE Riviera de São Lourenço. Avaliando-se as características do esgoto afluente, foi estimada a quantidade de biogás produzido e dimensionado o sistema de geração de energia para consumo na própria estação com a finalidade de redução de custos operacionais.
Estande: 56
Código do trabalho: CVN11
 

CHUVEIRO INTELIGENTE

Este trabalho consiste na cria√ß√£o de um chuveiro que aprende as prefer√™ncias de temperatura de cada usu√°rio, tendo suas a√ß√Ķes controladas por meio de um painel com uma tela LCD. Ao ligar o chuveiro, a √°gua fica armazenada at√© atingir a temperatura desejada, sendo poss√≠vel pausar a ducha a qualquer momento (para se ensaboar, por exemplo). O grande objetivo √© aplicar tecnologia e intelig√™ncia, reduzindo-se o consumo de √°gua e de energia. Para controle, ser√° disponibilizado acesso aos hist√≥ricos de consumo.
Estande: 120
Código do trabalho: CAD03
 

CIDADES INTELIGENTES

Neste trabalho analisam-se aspectos que tornam uma cidade inteligente, com foco no projeto da primeira Cidade Inteligente voltada para baixa renda no mundo. Esse conceito visa solucionar os problemas existentes nas √°reas urbanas por meio de planejamento e medidas inteligentes. Com a coleta existente de dados de cidades, foi elaborada uma tabela que relaciona aspectos inteligentes com os pilares estabelecidos pelo IESE Business School, de Navarra na Espanha.
Estande: 1
Código do trabalho: CVD20
 

CONCEP√á√ÉO DE UMA USINA HELIOT√ČRMICA NO BRASIL

Em busca de fontes alternativas de energia, apresenta-se aqui a viabilidade técnica para a construção de uma Usina Heliotérmica ou CSP "Concentrated Solar Power", que tem como fonte limpa e renovável o Sol. Essas usinas concentram e convertem a radiação solar em energia térmica por meio de um campo solar e a energia elétrica é obtida num bloco de potência similar a termelétricas convencionais. Essa inovação tecnológica diferentemente das usinas fotovoltaicas permite o armazenamento de energia.
Estande: 116
Código do trabalho: CVD04
 

CONCRETO PERME√ĀVEL PARA PAVIMENTOS COM TR√ĀFEGO LEVE

O objetivo deste trabalho foi o estudo de uma opção para se mitigar o problema da rápida colmatação de pavimentos de concreto permeável que perde sua eficiência ao longo de sua utilização. A proposta foi não só empregar uma manta geotêxtil inserta no pavimento de concreto como proteção à penetração de material pulverulento e como também testar sua eficiência em laboratório.
Estande: 59
Código do trabalho: CVN17
 

CONDICIONADOR COM REDU√á√ÉO DE √ĀGUA

Trata-se de um condicionador capilar hidratante desenvolvido por testes laboratoriais no Instituto Mau√° de Tecnologia. √Č um produto inovador que considera a atual crise h√≠drica, pois apresenta redu√ß√£o de √°gua altamente significativa em sua formula√ß√£o. Esse condicionador √© um produto diferenciado no mercado cosm√©tico, que est√° sempre em busca de novidades, por ser pr√°tico, leve e n√£o ocupar demasiado espa√ßo em termos de transporte e armazenagem.
Estande: 134
Código do trabalho: QMN03
 

CONSULTAPP - GESTÃO E TREINAMENTO

Uma pesquisa realizada com 390 pessoas mostra que 96,4% fariam treinamentos para abrir uma empresa. O ConsultApp surge como uma alternativa de autoconhecimento para empresas. Evidenciam-se, com o auxílio de um questionário, as áreas que sofrem com dificuldades e que necessitam de atenção dos gestores. Com o App tem-se acesso a uma área restrita onde se encontram apostilas e um canal direto com tutores especializados; assim, o gestor pode aprender e buscar superação por meio de sua aprendizagem.
Estande: 41
Código do trabalho: ADMD03
 

CRIA√á√ÉO DE UM SISTEMA DE GEST√ÉO DE INFORMA√á√ēES PARA TRANSPLANTES DE F√ćGADO

No ano passado em São Paulo havia 641 pacientes na lista de espera para transplante de fígado. Neste projeto, o MELD ("Model for End-stage Liver Disease") determina a posição de cada um nessa lista, calculado com o resultado de um simples exame de sangue. Quando esse exame expira, o nome do paciente é retirado da lista de transplantes. Um aplicativo é a melhor entrega, já que a 81% dos pacientes têm acesso a um smartphone. No Xamarin, é possível o desenvolvimento de código para ambos os sistemas operacionais "mobile" mais usados, Android e IOS.
Estande: 248
Código do trabalho: PMD11
 

DESENVOLVIMENTO DE "PELLETS" DE LIBERA√á√ÉO CONTROLADA DE F√ĀRMACO

O objetivo deste estudo é o desenvolvimento de uma forma farmacêutica inovadora no mercado brasileiro chamada "pellets". O princípio ativo escolhido é o ibuprofeno, mesmo ativo utilizado num medicamento bem conhecido da população, o Advil, que atualmente só é produzido na forma de comprimidos e cápsula líquida. Nenhum laboratório brasileiro desenvolve esse medicamento na forma de "pellets".
Estande: 243
Código do trabalho: QMN02
 

DESENVOLVIMENTO DE "SMOOTHIE" COM ALTO TEOR DE PROTE√ćNA E BAIXO TEOR DE LACTOSE

Projeto empreendedor conjunto desenvolvido por alunos dos cursos de Engenharia de Alimentos, "Design" de Produtos e Administra√ß√£o de Empresas, para pesquisa e desenvolvimento de um "Smoothie" com alto teor de prote√≠na e reduzido teor de lactose, al√©m da cria√ß√£o da marca, embalagem e plano de neg√≥cios para determinar a viabilidade do processo produtivo, com estrat√©gias econ√īmicas e de Marketing.
Estande: 142
Código do trabalho: ALD02
 

DESENVOLVIMENTO DE "SORBET" DE ABACAXI COM GENGIBRE COM ADI√á√ÉO DE INHAME COMO COADJUVANTE TECNOL√ďGICO

Neste trabalho desenvolveu-se um "sorbet" de abacaxi com gengibre utilizando-se o inhame como substituinte de aditivos químicos de gelados comestíveis que contribuem significativamente para a cremosidade e maciez do produto, funcionando como um coadjuvante tecnológico.
Estande: 153
Código do trabalho: ALD05
 

DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA EM PASTILHA COM BASE DE FOLHA DE MORINGA ("MORINGA OLEIFERA")

MorE √© o preparado para bebida da folha de moringa e lim√£o, ideal para pessoas pr√°ticas, preocupadas com sa√ļde, bem-estar e sustentabilidade. Em forma de pastilha, apresenta f√°cil transporte, r√°pido preparo e reduz o consumo de embalagens descart√°veis comuns √†s bebidas comercializadas. Sua dilui√ß√£o pode ser feita em √°gua natural, gaseificada ou quente. O consumo da moringa √© recomendado pela OMS no combate √† desnutri√ß√£o infantil por apresentar elevados conte√ļdos de prote√≠na, c√°lcio e pot√°ssio.
Estande: 123
Código do trabalho: ALD01
 

DESENVOLVIMENTO DE CHUVEIRO EL√ČTRICO INTELIGENTE

Este √© o projeto de um chuveiro que aprende os costumes de banho do usu√°rio quanto √† temperatura da √°gua, tendo suas a√ß√Ķes controladas por meio de um painel com uma tela LCD. Ao ligar o chuveiro, a √°gua fica armazenada at√© atingir a temperatura desejada, sendo poss√≠vel pausar a ducha a qualquer momento (para se ensaboar, por exemplo). O objetivo do projeto √© aplicar tecnologia e intelig√™ncia no dia a dia, reduzindo o consumo de √°gua e de energia. Para controle, ser√° disponibilizado acesso aos hist√≥ricos de consumo.
Estande: 120
Código do trabalho: DSGN03
 

DESENVOLVIMENTO DE CRIT√ČRIO PARA AVALIA√á√ÉO DA ESCOLHA DO ELEVADOR CREMALHEIRA UTILIZADO NA CONSTRU√á√ÉO DE EDIF√ćCIOS MULTIPAVIMENTOS

O foco deste trabalho foi o de analisar e propor um modelo de diretrizes para a escolha e utilização do elevador de cremalheira na construção de edifícios multipavimentos, buscando não apenas seu melhor aproveitamento baseado na relação entre produtividade e abastecimento dos materiais e transporte de pessoas nos pavimentos em função da real necessidade da obra durante suas diversas etapas como também evitar os impactos negativos no prazo e nos custos dela.
Estande: 235
Código do trabalho: CVN06
 

DESENVOLVIMENTO DE LINHA DE EMBALAGENS PARA "SMOOTHIE"

Projeto empreendedor desenvolvido pelos cursos de Engenharia de Alimentos, "Design" de Produtos e Administra√ß√£o de Empresas, para pesquisa e desenvolvimento de um "Smoothie" com alto teor de prote√≠na e redu√ß√£o do teor de lactose, al√©m da cria√ß√£o da marca, embalagem e plano de neg√≥cios para se determinar a viabilidade do processo produtivo, com estrat√©gias econ√īmicas e de Marketing.
Estande: 142
Código do trabalho: DSGN04
 

DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA AUX√ćLIO √Ä TOMADA DE DECIS√ÉO PELA MIGRA√á√ÉO DE UMA EMPRESA AO AMBIENTE DE CONTRATA√á√ÉO LIVRE DE ENERGIA EL√ČTRICA

O Mercado Livre de Energia El√©trica √© o tema central abordado neste trabalho. Muitos consumidores n√£o conhecem suas caracter√≠sticas e as poss√≠veis vantagens competitivas associadas a ele. O objetivo deste trabalho √© auxiliar as empresas que tenham condi√ß√Ķes e interesse em migrar para o ambiente livre de contrata√ß√£o, apresentando uma metodologia de an√°lise dos riscos envolvidos e fornecendo uma ferramenta de apoio aos consumidores nas etapas envolvidas no processo decis√≥rio.
Estande: 192
Código do trabalho: PMD12
 

DESENVOLVIMENTO DE PÃO DE FORMA SEM GLÚTEN

Pensando na dificuldade das pessoas portadoras da doen√ßa cel√≠aca para encontrar um p√£o de forma sem gl√ļten com caracter√≠sticas semelhantes ao p√£o de forma comum, desenvolveu-se uma formula√ß√£o de p√£o de forma industrial sem gl√ļten a partir da farinha de arroz e quinoa. Al√©m do alto valor nutricional agregado, a textura e o sabor do p√£o foram otimizados para maior aceita√ß√£o pelo mercado, n√£o somente dos cel√≠acos, mas tamb√©m dos que desejam diminuir o consumo do gl√ļten.
Estande: 159
Código do trabalho: QMN22
 

DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS: FABRICA√á√ÉO DE PR√ďTESES ORTOP√ČDICAS TRANSTIBIAIS

O objetivo deste trabalho √© apresentar uma solu√ß√£o para a produ√ß√£o de pr√≥teses ortop√©dicas, pela cria√ß√£o e an√°lise de viabilidade t√©cnico-econ√īmica de um novo processo produtivo mais √°gil e de menor custo. Como objetivo secund√°rio, neste trabalho prop√īs-se um "design" de pr√≥tese transtibial que contribua para o conforto do usu√°rio e seja esteticamente mais agrad√°vel do que as pr√≥teses atualmente dispon√≠veis no mercado.
Estande: 44
Código do trabalho: PMD04
 

DESENVOLVIMENTO DE RECIPIENTE T√ČRMICO PARA BEBIDAS COM O EMPREGO DE MATERIAL DE MUDAN√áA DE FASE (PCM)

Para manter a lata de cerveja gelada por muito mais tempo, foi desenvolvido recipiente t√©rmico que conserva a cerveja na faixa de temperatura ideal para consumo utilizando-se um material chamado PCM, subst√Ęncia capaz de armazenar e liberar calor ou frio, utilizada por exemplo em constru√ß√Ķes e roupas de inverno extremo.
Estande: 238
Código do trabalho: QMN12
 

DESENVOLVIMENTO DE SUSPENS√ēES PARA PROT√ďTIPOS "OFF-ROAD"

Neste trabalho tem-se como objetivo desenvolver um sistema de suspens√£o para o prot√≥tipo "off-road" BAJA SAE, viabilizando o uso de uma geometria de suspens√£o 3-link. No trabalho foram dimensionadas as molas e realizados ajustes no amortecedor para atender o comportamento din√Ęmico desejado.
Estande: 43
Código do trabalho: MCD04
 

DESENVOLVIMENTO DE TURBINA E√ďLICA DE EIXO VERTICAL

O trabalho consiste no desenvolvimento e constru√ß√£o de uma turbina e√≥lica de eixo vertical para a gera√ß√£o de energia ao longo de rodovias. Para isso foi utilizado como fonte de energia o vento induzido pelo deslocamento de ve√≠culos. A motiva√ß√£o para o empreendimento consiste em utilizar-se a tecnologia para contribuir com a gera√ß√£o de energia sustent√°vel. Por meio de simula√ß√Ķes computacionais, foi desenhado o perfil mais adequado para a capta√ß√£o da energia dos ventos e manufaturado em escala pelos membros do grupo.
Estande: 16
Código do trabalho: MCN07
 

DESENVOLVIMENTO DE UM RASTREADOR PARA BAGAGENS DE PASSAGEIROS DE TRANSPORTE A√ČREO BRASILEIRO

Desenvolvimento de um rastreador, para transporte aéreo nacional, que poderá ser incluso na bagagem do passageiro e, por meio de um aplicativo, o cliente poderá visualizar a localização de seus pertences em tempo real. Tem-se como diferencial a de integração dos dados com a companhia aérea e, como vantagens, maior segurança, otimização do tempo para solucionar problemas e redução de gastos. Há a tentativa de registro do nome "Back 2'U".
Estande: 259
Código do trabalho: PMD08
 

DESENVOLVIMENTO DE UM SORVETE PROBI√ďTICO DE SOJA VERDE

O trabalho tem como finalidade o desenvolvimento de um sorvete com base de soja verde com propriedades probióticas e prebióticas, sem lactose e nenhum ingrediente de origem animal. O uso da soja verde, também conhecida como Edamame, em vez da soja madura, é uma inovação no mercado de alimentos e tem como vantagem a melhoria das características nutricionais e sensoriais do produto.
Estande: 232
Código do trabalho: ALD04
 

DESENVOLVIMENTO DE UMA ALTERNATIVA AO PARABRISA LAMINADO PARA AUTOM√ďVEIS

O objetivo do seguinte trabalho √© estudar a viabilidade t√©cnica de um parabrisa automotivo composto apenas por uma l√Ęmina de vidro com uma pel√≠cula polim√©rica de alta resist√™ncia, para atender os seguintes requisitos da RESOLU√á√ÉO N¬ļ 254 do CONTRAN de 26 de outubro de 2007.
Estande: 210
Código do trabalho: PMD03
 

DESENVOLVIMENTO DE UMA EMBALAGEM PARA TRANSPORTE DE √ďRG√ÉOS

Neste trabalho visa-se ao desenvolvimento de uma embalagem para transporte de √≥rg√£os para transplante. Atualmente, muitos √≥rg√£os doados s√£o inutilizados devido √† precariedade do sistema, sendo o transporte, especificamente as embalagens, o fator mais agravante para a inefici√™ncia do processo. O objetivo principal consistiu em se projetar uma embalagem eficiente do ponto de vista termodin√Ęmico e, ao mesmo tempo, ergon√īmica e funcional para os usu√°rios diretos.
Estande: 13
Código do trabalho: PMN21
 

DESENVOLVIMENTO DO CHASSI MONOCOQUE E CARENAGEM DE UM VE√ćCULO DE COMPETI√á√ÉO DE MARATONA ENERG√ČTICA

Neste trabalho, desenvolveu-se um chassi Monocoque em Fibra de Carbono para ve√≠culo de competi√ß√£o de efici√™ncia energ√©tica com base em otimiza√ß√Ķes estruturais de elementos finitos, objetivando-se o aumento da resist√™ncia e rigidez e redu√ß√£o de massa.
Estande: 186
Código do trabalho: MCN02
 

DESENVOLVIMENTO E VIABILIDADE T√ČCNICA DE UM CONJUNTO ASPERSOR DE √ĀGUA QUENTE

O objetivo deste estudo consistiu em se desenvolver um dispositivo para chuveiro que minimize o consumo de água e energia (elétrica ou gás) no banho, mantendo a sensação de conforto proporcionada pelo chuveiro tradicional.
Estande: 110
Código do trabalho: PMN17
 

DETERMINAÇÃO DO MELHOR PROCESSO PARA A CONFECÇÃO DE RODA EM FIBRA DE CARBONO

As rodas em fibra de carbono representam um avanço na área da engenharia automobilística. Este projeto foi desenvolvido com o intuito de não só confeccionar rodas desse gênero, mas também realizar estudos sobre os processos de fabricação desses componentes e contribuir para que essa tecnologia esteja presente nos carros das equipes de competição da Mauá nos próximos anos.
Estande: 216
Código do trabalho: MCN09
 

DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA "BIKE SHARING" NA CIDADE DE SÃO PAULO

Neste trabalho estudou-se a efic√°cia log√≠stica de um sistema de bicicletas compartilhadas da cidade de S√£o Paulo que possui defici√™ncia em atender a demanda solicitada. Para isso foram analisadas as vari√°veis do sistema e proposto um novo dimensionamento das esta√ß√Ķes com o objetivo de suprir a demanda por bicicletas.
Estande: 14
Código do trabalho: PMN12
 

DIMENSIONAMENTO DE UMA USINA DE COMPOSTAGEM NA CIDADE DE S√ÉO PAULO UTILIZANDO-SE RES√ćDUO DE FEIRA LIVRE

A destina√ß√£o de res√≠duos s√≥lidos urbanos a locais impr√≥prios é um caso corriqueiro no Brasil, j√° que 34% s√£o destinados a lix√Ķes. Dos outros 66%, 64% s√£o destinados a aterros sanit√°rios e apenas 2% a usinas de triagem e compostagem. Neste trabalho, busca-se uma alternativa sustent√°vel para o gerenciamento de res√≠duos org√Ęnicos gerados em feiras livres, mostrando que ainda podem reintegrar-se ao ciclo produtivo a partir do processo de compostagem.
Estande: 157
Código do trabalho: CVD24
 

DIMENSIONAMENTO E AN√ĀLISE DE ELEMENTOS METROFERROVI√ĀRIOS NAS PLATAFORMAS

Com este trabalho, desenvolvido com base em modelos computacionais e coletas de dados na esta√ß√£o Paulista da linha 4 do metr√ī, busca-se otimizar o fluxo de pessoas, reduzindo o tamanho das filas, melhorando o n√≠vel de servi√ßo prestado apenas alterando as dimens√Ķes e posi√ß√Ķes das escadas fixas, rolantes, elevadores e rampas. √Č uma grande oportunidade para alterar a forma como as esta√ß√Ķes s√£o constru√≠das, j√° que o Metr√ī de S√£o Paulo foi eleito, em dois anos, o sistema com maior densidade de passageiros.
Estande: 209
Código do trabalho: CVD09
 

DISPOSITIVO DE TRANSFERÊNCIA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

O dispositivo √© um aparelho que vai auxiliar o cuidador a fazer a transfer√™ncia da pessoa com necessidade especial, possibilitando evitar riscos de les√Ķes ao cuidador e risco de queda do portador da necessidade especial.
Estande: 198
Código do trabalho: MCN06
 

ELABORA√á√ÉO DE CURSO DE EDUCA√á√ÉO A DIST√āNCIA DIRECIONADO A MICRO, PEQUENAS E M√ČDIAS EMPRESAS PARA O DESENVOLVIMENTO E A COMPETITIVIDADE DESSES EMPREENDIMENTOS NO MERCADO

Este projeto consistiu em elaborar um curso de Educa√ß√£o a Dist√Ęncia direcionado √†s Micro, Pequenas e M√©dias Empresas para contribuir com o desenvolvimento e a competitividade desses empreendimentos no mercado. O curso √© constru√≠do sobre cinco m√≥dulos, nos quais s√£o abordados conceitos de processos e de mapeamento de processos, explorando diferentes ferramentas utilizadas para mape√°-los.
Estande: 234
Código do trabalho: PMD10
 

ESTAÇÃO DE TRABALHO PARA BARBEIROS

O projeto √© voltado aos profissionais da barbearia visando ao conforto, praticidade e bem-estar dos barbeiros e seus clientes. Esses profissionais costumam ficar horas em p√©, o que pode gerar muitos problemas. Pensando nisso, desenvolveu-se uma esta√ß√£o de trabalho onde os barbeiros possam realizar parte do seu servi√ßo sentado numa cadeira. Com um "design" voltado √†s barbearias estilo "retr√ī", o produto disp√Ķe de rodas para movimenta√ß√£o e compartimentos para guardar instrumentos.
Estande: 188
Código do trabalho: DSGN02
 

ESTRUTURA DE AÇO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

No passado, o inc√™ndio era considerado uma obra do acaso. Sabe-se, atualmente, que √© uma a√ß√£o control√°vel. Mesmo assim, ainda s√£o registradas muitas trag√©dias em edifica√ß√Ķes sinistradas, com muitas v√≠timas por invalidez ou morte, al√©m da perda patrimonial. Em vista da relev√Ęncia do tema, este trabalho tem a finalidade de divulgar um estudo sobre o comportamento de uma estrutura de a√ßo em situa√ß√£o de inc√™ndio.
Estande: 9
Código do trabalho: CVD21
 

ESTUDO DA APLICABILIDADE DE CORANTE EXTRA√ćDO DE MESOCARPO DE PITAYA EM COSM√ČTICOS

A pitaya √© a fruta da vez! Ex√≥tica, de cor vibrante, proporciona benef√≠cios √† sa√ļde, como um alto teor de vitamina C e propriedades antioxidantes. O res√≠duo (casca da pitaya), atualmente descartado, foi utilizado para o desenvolvimento de um corante vegano, inovador e sustent√°vel, aplicado em cosm√©ticos.
Estande: 148
Código do trabalho: QMD03
 

ESTUDO DA DRENAGEM DE SANTOS E IMPACTO DA POLUIÇÃO DIFUSA NA BALNEABILIDADE DAS PRAIAS

Quando ocorre uma alta pluviosidade, para evitar sobrecarga do sistema de drenagem, as comportas dos canais são abertas e toda a água, com a poluição difusa e esgoto clandestino são lançados no mar, causando prejuízos à balneabilidade nas praias. Neste trabalho, buscou-se correlacionar as chuvas com a balneabilidade nas praias de Santos.
Estande: 101
Código do trabalho: CVD19
 

ESTUDO DA EFICI√äNCIA ENERG√ČTICA APLICADA NUMA IND√öSTRIA DE BORRACHAS

Neste trabalho desenvolveu-se uma metodologia estruturada de efici√™ncia de consumo de energia el√©trica que possa ser aplicada em f√°bricas de pequeno e m√©dio portes, demonstrando a import√Ęncia de um programa aplicado √† √°rea industrial. A redu√ß√£o de custos com energia el√©trica na empresa e seu crescimento de forma sustent√°vel s√£o necessidades empresariais, desejados como resultados para o estudo de caso em quest√£o.
Estande: 57
Código do trabalho: PMN28
 

ESTUDO DA ESTRUTURA√á√ÉO DE UM PLANO DE MANUTEN√á√ÉO INDUSTRIAL NUMA EMPRESA DE EMBALAGENS PL√ĀSTICAS

O presente estudo teve como objetivo geral desenvolver um plano de manutenção que visa aumento na produtividade a partir de melhorias na disponibilidade e confiabilidade do equipamento crítico de uma empresa de plásticos. A pesquisa em questão possuiu um caráter exploratório, utilizando-se um estudo de caso que aborda tanto a pesquisa quantitativa quanto a qualitativa para a coleta dos dados no período de janeiro a junho de 2017.
Estande: 58
Código do trabalho: PMD02
 

ESTUDO DA IMPLANTA√á√ÉO DE MEDIDAS SUSTENT√ĀVEIS EM ESTA√á√ēES DE METR√Ē: ESTUDO DE CASO ESTA√á√ÉO ALTO DA BOA VISTA

O trabalho tem como base estudar medidas sustent√°veis utilizadas atualmente em edifica√ß√Ķes e ampliar esse conceito para esta√ß√Ķes metrovi√°rias. O estudo verifica a viabilidade da implanta√ß√£o dessas medidas na esta√ß√£o Alto da Boa Vista, Linha 5 Lil√°s do Metr√ī, possibilitando um melhor desempenho, redu√ß√£o dos custos operacionais e, ainda, a cria√ß√£o de pr√°ticas de educa√ß√£o ambiental. O resultado final visa mostrar que √© poss√≠vel criar uma esta√ß√£o metrovi√°ria sustent√°vel com ganhos para a sociedade.
Estande: 31
Código do trabalho: CVD10
 

ESTUDO DA VIABILIDADE FINANCEIRA PARA A ABERTURA DE UMA BRIGADERIA COM INOVAÇÃO NO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO

Este trabalho é um plano de negócio de uma brigaderia "gourmet" em que se estuda a viabilidade financeira para a abertura desse tipo de negócio. Seu diferencial competitivo é o canal de distribuição por meio de um carrinho móvel para a comercialização dos produtos em empresas, eventos etc.
Estande: 222
Código do trabalho: ADMD02
 

ESTUDO DA VIABILIDADE T√ČCNICA DA ADAPTA√á√ÉO DE UMA LINHA DE MONTAGEM AUTOMOTIVA PARA A PRODU√á√ÉO FLEX√ćVEL

Com o intuito de aumentar a flexibilidade de uma linha de montagem automotiva pelo uso de plataformas modulares, neste trabalho visa-se investigar diversos arranjos físicos por meio do estudo de cenários. Para isso, desenvolveu-se um modelo de simulação computacional a fim de se validarem os cenários com análises das variáveis relevantes para esse sistema.
Estande: 135
Código do trabalho: PMN02
 

ESTUDO DA VIABILIDADE T√ČCNICO-ECON√ĒMICA DA IMPLANTA√á√ÉO DE ¬ďLIXO ZERO¬Ē EM MICRO E PEQUENOS EMPREENDIMENTOS - ESTUDO DE CASO NO IMT

Neste trabalho buscou-se a cria√ß√£o de um novo servi√ßo oferecido pelo IMT, especializado em gerenciamento de res√≠duos de micro e pequenas empresas, proporcionando com a "expertise" do servi√ßo a consecu√ß√£o do Lixo Zero. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizado um estudo de caso no IMT para colher informa√ß√Ķes pertinentes √† gera√ß√£o de res√≠duos e alternativas de reaproveitamento, a fim de agregar valor a eles e minimizar o envio de res√≠duos ao aterro sanit√°rio.
Estande: 203
Código do trabalho: PMN18
 

ESTUDO DAS APLICA√á√ēES DE GEOSSINT√ČTICOS EM ATERROS SANIT√ĀRIOS

Com o aumento da gera√ß√£o de res√≠duos s√≥lidos urbanos, √© necess√°rio refletir sobre as consequ√™ncias ambientais e sociais causadas pela sua destina√ß√£o. Atualmente, um grande desafio √© aumentar a vida √ļtil dos locais adequados para esse fim, conhecidos como aterros sanit√°rios. A aplica√ß√£o de geossint√©ticos na implanta√ß√£o e opera√ß√£o dos aterros sanit√°rios aparece como uma alternativa vi√°vel no incremento da vida √ļtil e na otimiza√ß√£o do espa√ßo dispon√≠vel para os res√≠duos.
Estande: 122
Código do trabalho: CVN04
 

ESTUDO DE CAPACIDADE PRODUTIVA DE UMA IND√öSTRIA DE COSM√ČTICOS

Estudo t√©cnico com o objetivo prim√°rio de se determinar a real capacidade produtiva instalada numa ind√ļstria de cosm√©ticos de pequeno porte, localizada na cidade de S√£o Paulo. Al√©m disso, buscou-se identificar oportunidades de melhoria dos processos, a fim de possibilitar o conhecimento para a empresa estudada expandir seu "market share". Este estudo de caso tem como base a aplica√ß√£o da metodologia Bir√ī.
Estande: 117
Código do trabalho: PMN07
 

ESTUDO DE CASO - COGERA√á√ÉO DE ENERGIA EM UMA USINA DE A√á√öCAR E √ĀLCOOL

Estudo do processo de cogera√ß√£o de energia numa usina sucroalcooleira e desenvolvimento de uma metodologia de decis√£o para o uso do excedente de energia gerado com base em fatores ambientais, sociais e econ√īmicos.
Estande: 154
Código do trabalho: QMD05
 

ESTUDO DE CASO: AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DE UMA LINHA DE BISCOITOS RECHEADOS NUMA IND√öSTRIA DE ALIMENTOS

O objetivo do presente trabalho √© aumentar a produtividade numa linha de biscoitos recheados de uma ind√ļstria de alimentos de grande porte. No desenvolvimento do trabalho foi utilizado fluxo de valor, usando-se como base conceitos de TPM e efici√™ncia global dos equipamentos. Verificaram-se quest√Ķes de balanceamento de linha, gargalo. Foi avaliada a programa√ß√£o de produ√ß√£o num determinado per√≠odo. Com base nesse estudo, sugerem-se meios para aumento de produtividade e da OEE.
Estande: 24
Código do trabalho: PMN20
 

ESTUDO DE IMPLANTA√á√ÉO DE UMA F√ĀBRICA DE "COOKIES"

Este projeto contempla potencial de mercado e análise da concorrência, definição do fluxo de fabricação e respectivos recursos produtivos, com base na demanda estimada e definindo o mix de produção que maximiza os ganhos financeiros, permitindo validar os investimentos previstos para a implantação de uma fábrica de "cookies" em São Paulo.
Estande: 21
Código do trabalho: PMN04
 

ESTUDO DE MELHORIA DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL NA PRODUÇÃO DE REVESTIMENTOS INDUSTRIAIS

Neste trabalho trata-se de um estudo de organização visando ao aumento da eficiência operacional na produção de revestimentos. No atual momento de crise do setor industrial, a pesquisa pode propiciar uma oportunidade para se reduzirem desperdícios, utilizando-se os princípios da produção enxuta. Dessa forma é esperada uma vantagem competitiva da empresa no mercado, podendo atender com maior eficiência e produtividade a futura demanda.
Estande: 211
Código do trabalho: PMD17
 

ESTUDO DE MELHORIA DE EFICI√äNCIA DA LOG√ćSTICA INTERNA EM EMPRESA DE SISTEMAS MET√ĀLICOS

Estudo de caso em empresa de alocação de escoramentos e reescoramentos da construção civil com o objetivo de melhorar a eficiência logística interna com a redução de movimentos e desperdícios. Reduzem-se, com isso, os custos de movimentação de materiais e aumenta-se a qualidade da operação.
Estande: 169
Código do trabalho: PMD14
 

ESTUDO DE MELHORIA DO N√ćVEL DO SERVI√áO OFERECIDO NO SISTEMA DE TRAVESSIA DA BALSA GUARUJ√Ā-SANTOS POR SIMULA√á√ÉO

Foi realizado o estudo do processo de travessia de balsas que interligam as cidades de Guaruj√° e Santos. Os usu√°rios que utilizam o sistema durante dias √ļteis frequentemente reclamam do tempo gasto para realizarem a travessia. Com a finalidade de reduzir a insatisfa√ß√£o dos usu√°rios, o sistema real foi replicado num "software" de simula√ß√£o computacional,o Simul8, para que oportunidades de melhoria operacional fossem identificadas.
Estande: 33
Código do trabalho: PMN05
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DA PRODU√á√ÉO DE FERRAMENTA DIGITAL PARA APLICA√á√ēES EM ATIVOS FINANCEIROS A PARTIR DA UTILIZA√á√ÉO DE CART√ēES DE CR√ČDITO E D√ČBITO

O projeto "SpareUp" é um estudo de viabilidade da criação de um sistema de arredondamento e investimento automático com base nas compras com cartão de crédito ou débito das pessoas físicas. Observa-se, na população brasileira, a falta de hábitos de poupar, com claro atrelamento à falta de educação financeira do brasileiro médio. O projeto "SpareUp" tem o objetivo de incentivar o hábito de poupar e investir os recursos financeiros das pessoas físicas e, indiretamente, educá-las para as finanças pessoais.
Estande: 156
Código do trabalho: PMD15
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DE UMA EMPRESA PRODUTORA DE FARN√ČIS ESCOLARES SAUD√ĀVEIS NA CIDADE DE S√ÉO PAULO

O projeto consiste no estudo de viabilidade da produção de farnéis escolares saudáveis na cidade de São Paulo. Empregando-se a teoria do ganho, foi utilizado o conceito de logística integrada partindo-se do cliente, passando pela produção e, por fim, o plano de compras.
Estande: 182
Código do trabalho: PMN16
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DE UMA NOVA LINHA DE PRODU√á√ÉO DE IMPLANTES ORTOP√ČDICOS

Estudo de viabilidade de uma nova linha de produ√ß√£o de implantes ortop√©dicos, na empresa OCX Implantes Especializados Ltda, definindo o mix de produtos que maximiza o ganho da empresa, de acordo com as necessidades do mercado, com base nas restri√ß√Ķes apresentadas pelo sistema produtivo que se objetiva desenvolver e implantar.
Estande: 39
Código do trabalho: PMN23
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DE UTILIZA√á√ÉO DE TERMOACUMULADORES DE ENERGIA SOLAR EM USINAS TERMEL√ČTRICAS

No Brasil, termelétricas são responsáveis por mais de 25% da matriz elétrica, mas as principais emissoras de poluentes, em se tratando de geração de energia elétrica. A energia solar é uma boa alternativa para se produzir eletricidade, visando à redução de poluentes. Neste trabalho buscou-se realizar um estudo de viabilidade de utilização de termoacumula-dores de energia solar, com o intuito de estabelecer uma fonte alternativa para a transfe- rência de calor em usinas termelétricas.
Estande: 7
Código do trabalho: MCN03
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DO USO DE GARRAFAS PL√ĀSTICAS NA COMPOSI√á√ÉO DO REVESTIMENTO ASF√ĀLTICO

Aliando a import√Ęncia de se encontrarem formas alternativas de melhorar o desempenho do asfalto e tamb√©m reduzir problemas ambientais, desenvolveu-se um estudo de viabilidade do uso de garrafas pl√°sticas na composi√ß√£o do revestimento do pavimento asf√°ltico. Foram conduzidos ensaios laboratoriais considerando o pl√°stico integrado a fra√ß√£o de agregados p√©treos que comp√Ķem o concreto asf√°ltico, buscando a solu√ß√£o mais vi√°vel. Verifica-se que a solu√ß√£o √© vi√°vel, contribuindo para a melhoria do desempenho do pavimento.
Estande: 145
Código do trabalho: CVD05
 

ESTUDO DE VIABILIDADE T√ČCNICA E ECON√ĒMICA DA INSTALA√á√ÉO DE UMA UNIDADE PRODUTORA E COMERCIALIZADORA (POR MEIO DE UM "E-COMMERCE") DE GRANOLAS COM INGREDIENTES FUNCIONAIS E FORMULA√á√ÉO PERSONALIZADA

Neste trabalho, estudou-se a viabilidade t√©cnica e econ√īmica da instala√ß√£o de uma unidade produtora e comercializadora (por "e-Commerce") de granolas com ingredientes funcionais e formula√ß√£o personalizada. .
Estande: 204
Código do trabalho: PMD06
 

ESTUDO DE VIABILIDADE T√ČCNICA E ECON√ĒMICA DE CATRACA ACOPLADA A GERADOR DE ENERGIA LIMPA

O objetivo neste trabalho foi desenvolver o projeto de viabilidade t√©cnica e econ√īmica para a fabrica√ß√£o deste novo dispositivo a ser acoplado a um controlador de acesso, transformando essa catraca num gerador de energia limpa. Com a an√°lise de retorno do investimento, determinou-se se o reaproveitamento de energia justifica o investimento para o cliente e se a fabrica√ß√£o do dispositivo √© atraente para o um fabricante ou um investidor.
Estande: 113
Código do trabalho: PMN15
 

ESTUDO DE VIABILIDADE T√ČCNICA E ECON√ĒMICA DE UMA FAZENDA VERTICAL

O principal objetivo deste trabalho foi estudar a viabilidade t√©cnica e econ√īmica da instala√ß√£o de uma fazenda vertical na cidade de S√£o Paulo. Os objetivos secund√°rios foram: resolver problemas de espa√ßo para plantio na cidade de S√£o Paulo e garantir uma log√≠stica eficiente, com proximidade do mercado consumidor. Fazenda vertical √© um conceito de agricultura concebido na d√©cada de 1990, na qual o cultivo √© realizado dentro de pr√©dios ou galp√Ķes, por meio de tecnologia avan√ßada para melhor produtividade.
Estande: 127
Código do trabalho: PMN03
 

ESTUDO DO DESEMPENHO DA INTRODUÇÃO DE FIBRAS DE ARAMIDA NO CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS DE VIDRO (GFRP) E NO CONCRETO ARMADO CONVENCIONAL.

O concreto, como material portante, est√° inserto em ambientes variados e submetido a diferentes carregamentos. O seu amplo uso estrutural s√≥ √© poss√≠vel devido √† incorpora√ß√£o de materiais, como barras de a√ßo, fibras, aditivos e adi√ß√Ķes, que reduzem suas limita√ß√Ķes e garantem melhor desempenho. Entretanto existem materiais que ainda n√£o foram normalizados e essa incorpora√ß√£o pode resultar em combina√ß√Ķes de propriedades ainda mais adequadas para determinadas situa√ß√Ķes de emprego do concreto.
Estande: 194
Código do trabalho: CVD18
 

ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE SUPERF√ćCIES SUPERHIDROF√ďBICAS

Nanotecnologia √© uma √°rea promissora da ci√™ncia e tecnologia. Entre as pesquisas na √°rea, h√° o desenvolvimento e aplica√ß√£o de superf√≠cies hidrof√≥bicas. Na natureza, a folha da flor de L√≥tus √© hidrof√≥bica e por isso, autolimpante. Este estudo visa a produzir filmes superhidrof√≥bicos usando diferentes substratos e solventes buscando otimizar o processo. Algumas aplica√ß√Ķes de superf√≠cies superhidrof√≥bicas consistem em vidros autolimpantes, superf√≠cies de baixo atrito e revestimentos √† prova d'√°gua.
Estande: 244
Código do trabalho: QMN14
 

EVAPORADOR AQUECIDO POR MICRO-ONDAS

No trabalho desenvolveu-se um estudo comparativo entre a evapora√ß√£o de uma solu√ß√£o de sulfato de alum√≠nio por formas tradicionais da ind√ļstria qu√≠mica e a utiliza√ß√£o de micro-ondas. O estudo teve como prop√≥sito apresentar as vantagens energ√©ticas, ambientais e econ√īmicas do processo promovido por micro-ondas.
Estande: 200
Código do trabalho: QMD04
 

GERA√á√ÉO DE ENERGIA EL√ČTRICA POR TURBINAS APLICADAS A UM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE √ĀGUA - ESTUDO DE CASO: CAVA DA PEDREIRA

Neste trabalho estudaram-se turbinas hidroel√©tricas em sistemas de abastecimento de √°gua com o intuito de gera√ß√£o de energia el√©trica. A tecnologia √© muito promissora por ser um sistema que n√£o depende de fontes externas como vento e sol necess√°rios em sistemas alternativos. Ela utiliza o fluxo constante de √°gua que temos hoje em nossas tubula√ß√Ķes. O estudo est√° sendo desenvolvido em parceria com a Sabesp, num projeto no litoral paulista que favorece a gera√ß√£o de energia utilizando o grande desn√≠vel da capta√ß√£o at√© o reservat√≥rio.
Estande: 206
Código do trabalho: CVN22
 

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E ESTOQUE DE UMA EMPRESA DO RAMO DO VAREJO

Neste trabalho, o objetivo foi planejar e gerar solu√ß√Ķes para a empresa do ramo de ventila√ß√£o e exaust√£o, que sofre com mau planejamento de compras e estoque e, por isso, geram-se diversas falhas, entre as quais o atendimento ao cliente e a perda de vendas.
Estande: 173
Código do trabalho: PMN26
 

GUIA PARA CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS LEVES DE MADEIRA - "WOOD FRAME"

Este trabalho tem por objetivo a elabora√ß√£o de um guia t√©cnico sobre o sistema construtivo utilizando-se estruturas de madeira Tipo "Wood Frame", aplicado nas obras residenciais. O "Wood Frame", amplamente utilizado em pa√≠ses da Am√©rica do Norte, √Āsia e Europa, apresenta qualidades/vantagens significativas ao se analisarem itens como sustentabilidade, prazo de execu√ß√£o, economia de materiais e qualidade final do produto quando comparado √†s estruturas de concreto armado e de alvenaria, as mais utilizadas no pa√≠s.
Estande: 162
Código do trabalho: CVN15
 

IDENTIFICAÇÃO DE FIBRILAÇÃO ATRIAL UTILIZANDO "MACHINE LEARNING"

"Heartify": Aplicativo de identificação de doença cardíaca. O aplicativo consiste num sistema que identifica em tempo real a fibrilação atrial. A partir de dados cardíacos obtidos por "wearables" existentes no mercado, um algoritmo de "machine learning" analisa constantemente esses dados e determina a existência de alguma irregularidade no ritmo cardíaco do usuário, alertando-o, caso ocorra.
Estande: 241
Código do trabalho: COMD05
 

IDENTIFICA√á√ÉO E AN√ĀLISE EM TEMPO REAL DE PAR√āMETROS CR√ćTICOS PARA MELHORIA DE OPERA√á√ÉO DE TRANSFORMADORES DE DISTRIBUI√á√ÉO

Os Transformadores de média tensão estão presentes em grande escala no sistema elétrico de distribuição das cidades. Os transformadores de poste têm papel importante para clientes na conversão da energia, sendo um dos ativos mais presentes no sistema elétrico atual. O analisador desenvolvido neste TCC viabiliza o acompanhamento remoto do funcionamento do transformador permitindo identificar falhas e sobrecargas, o que torna o sistema de distribuição mais seguro e eficiente.
Estande: 128
Código do trabalho: ELD06
 

IMPLANTA√á√ÉO DE CERTIFICA√á√ÉO "LEED" EM EDIF√ćCIO RESIDENCIAL MULTIPAVIMENTOS

O objetivo deste trabalho foi estudar a viabilidade t√©cnica e econ√īmica da implanta√ß√£o da certifica√ß√£o "LEED" num edif√≠cio residencial e apresentar os benef√≠cios econ√īmicos, sociais e ambientais de um edif√≠cio sustent√°vel. Realizou-se o levantamento das altera√ß√Ķes necess√°rias num projeto convencional, visando atender aos pr√©-requisitos e obter cr√©ditos suficientes para obter-se a certifica√ß√£o "LEED". O enfoque maior baseou-se na redu√ß√£o do consumo de √°gua e aumento da efici√™ncia energ√©tica.
Estande: 55
Código do trabalho: CVN21
 

IMPLEMENTA√á√ÉO DE UM SISTEMA ERGON√ĒMICO VOLTADO PARA A SEGURAN√áA NO TRABALHO

O trabalho consiste na implementa√ß√£o de um sistema ergon√īmico visando ao correto manuseio dos materiais e equipamentos numa f√°brica. Esse sistema foi criado devido √† necessidade de se desenvolver uma pol√≠tica de seguran√ßa no trabalho que trouxesse melhorias na qualidade de vida dos trabalhadores. Tal objetivo foi alcan√ßado por meio de coleta de dados e aplica√ß√£o da Norma Trabalhista NR-17.
Estande: 5
Código do trabalho: PMD13
 

INSER√á√ÉO DE EDIF√ćCIOS SUSTENT√ĀVEIS NO MERCADO IMOBILI√ĀRIO

O objetivo deste trabalho √© identificar como edif√≠cios comerciais de alto padr√£o que possuem certifica√ß√£o "LEED" de sustentabilidade se comportam no mercado imobili√°rio, identificando poss√≠veis impactos na taxa de vac√Ęncia, absor√ß√£o e pre√ßo de loca√ß√£o. Foi realizado tamb√©m um estudo de caso comparativo entre um edif√≠cio convencional, ou seja, sem certifica√ß√£o "LEED" e ed√≠f√≠cios com a certifica√ß√£o, buscando-se os benef√≠cios no custo de implanta√ß√£o e opera√ß√£o.
Estande: 184
Código do trabalho: CVD14
 

INSTRUMENTOS PARA ATENUAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E PREVENÇÃO DE RUPTURAS DE BARRAGENS DE REJEITO - IAPRBR

O presente trabalho consiste num estudo das rupturas de barragens de rejeito ocorridas no Brasil para se definirem instrumentos de gestão que possam evitar futuras rupturas ou, ao menos, que sejam atenuados impactos ambientais significativos, como a legislação, fiscalização e utilização de novas tecnologias.
Estande: 42
Código do trabalho: CVD23
 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA EM IOT

O desperd√≠cio de √°gua √© uma das maiores preocupa√ß√Ķes da popula√ß√£o mundial, por sua escassez, uso indevido e desperd√≠cio. Neste trabalho busca-se solucionar esses problemas por meio de tecnologias em nuvem, modelos preditivos e Intelig√™ncia Artificial, com um novo modelo de controle, gerenciamento de √°gua e mitiga√ß√£o de vazamentos. Inicialmente instalado nas depend√™ncias do Instituto Mau√° de Tecnologia, comp√Ķe o projeto de "Smart Campus", podendo futuramente ser comercializado √†s distribuidoras e prefeituras.
Estande: 185
Código do trabalho: ELD05
 

KIT DE ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DIFICULDADE DE EMBARQUE E DESEMBARQUE EM VE√ćCULOS.

Neste estudo teve-se a finalidade de projetar, produzir e implantar um módulo para auxiliar pessoas com dificuldades de embarque e desembarque em veículos. Sendo sua estrutura leve, compacta, financeiramente acessível e com uso flexível, pode ser instalado em diversos modelos de veículos.
Estande: 272
Código do trabalho: MCN10
 

LAJES PLANAS EM EDIF√ćCIOS DE CONCRETO

Com este trabalho visa-se √† caracteriza√ß√£o dos tipos de lajes planas, compara√ß√£o dessas estruturas em concreto armado e protendido, buscando enfoque nas t√©cnicas e tecnologias de protens√£o. Al√©m disso, analisa-se o fen√īmeno da pun√ß√£o e compara-se o dimensionamento das lajes planas de um modelo simplificado com a norma NBR 6118:2014, tanto para concreto armado quanto para protendido,utilizando-se o sistema integrado - an√°lise, dimensionamento e detalhamento - CAD-TQS.
Estande: 166
Código do trabalho: CVD02
 

LEVANTAMENTO DOS CUSTOS INDUSTRAIS DO PROCESSO DE PRODU√á√ÉO DE PARABRISA LAMINADO DO SETOR AUTOMOBIL√ćSTICO

Utilizando-se o m√©todo de rateio por centros de custos, neste trabalho tem-se, como prop√≥sito, demonstrar por meio de estudo de caso, a import√Ęncia da an√°lise dos custos industriais. O m√©todo permitiu calcular o custo unit√°rio de fabrica√ß√£o dos principais produtos vendidos pela empresa.
Estande: 207
Código do trabalho: PMD16
 

LOG√ćSTICA EMPRESARIAL APLICADA A UMA GR√ĀFICA DE M√ČDIO PORTE

Estudo de caso de uma gráfica de médio porte, em que se avalia sua logística empresarial ao longo do processo produtivo.
Estande: 17
Código do trabalho: PMN24
 

MALETA PARA RECUPERAÇÃO DE DADOS CRIPTOGRAFADOS

A preocupa√ß√£o com o armazenamento dos dados cresce exponencialmente entre as empresas. Muitas vezes por desconhecimento ou mesmo de forma n√£o intencional os usu√°rios perdem acesso √†s suas informa√ß√Ķes. Entre as principais causas est√£o: esquecimento de senha, erros f√≠sicos ou l√≥gicos em dispositivos de armazenamento e v√≠rus. Dessa forma, a cria√ß√£o de uma solu√ß√£o de baixo custo para a recupera√ß√£o de informa√ß√Ķes vem bem ao encontro da maleta de recupera√ß√£o de dados criptografados desenvolvido neste projeto.
Estande: 257
Código do trabalho: COMD02
 

MELHORIA NO N√ćVEL DE SERVI√áO DE "PALLETS" ALOCADOS NOS PEDIDOS DE UM CLIENTE

Estudo-piloto dos benefícios da entrega de "pallets" fechados conforme solicitado pelo cliente, que recebia o pedido fracionado, causando ineficiências na cadeia. Por meio de uma mudança no sistema SAP, neste trabalho coletaram-se os dados, mensuraram-se resultados e identificaram-se os ganhos para propor a expansão para outros clientes.
Estande: 245
Código do trabalho: PMN09
 

M√ČTODO CONSTRUTIVO DE PONTES POR LAN√áAMENTO PROGRESSIVO E ESTUDO DE CASO DA PONTE G√äNESIS II

Com o objetivo de explorar um tema importante para a infraestrutura do Brasil, foi estudado o método de lançamentos progressivos, que visa reduzir prazos e custos. O presente trabalho constitui-se no estudo do método e, com base nos projetos de implantação e estruturais fornecidos pela projetista EGT Engenharia Ltda, apresenta um estudo de caso da ponte Gênesis II com o dimensionamento da protensão da superestrutura e um comparativo de custos entre o método de vigas pré-moldadas e o de lançamentos progressivos.
Estande: 191
Código do trabalho: CVD12
 

M√ČTODOS EXECUTIVOS DE T√öNEIS

Neste trabalho, fez-se a an√°lise dos principais m√©todos de constru√ß√£o de t√ļneis, que s√£o o New Austrian Tunneling Method (NATM), Tunnel Boring Machine (TBM), Cut and Cover, Cover and Cut, Drill and Blast e Pipe Jacking e discutiram-se suas vantagens e desvantagens. Apresentou-se um estudo de caso em que se aplicou o m√©todo NATM, mostrando suas principais caracter√≠sticas e etapas de constru√ß√£o.
Estande: 146
Código do trabalho: CVD16
 

M√ČTODOS SUSTENT√ĀVEIS PARA DESTINA√á√ÉO DE ESGOTO EM COMUNIDADES RURAIS DA ZONA SUL DA CIDADE DE S√ÉO PAULO

Em comunidades rurais é comum encontrar o que é popularmente conhecido como fossa negra, sumidouro e outras técnicas rudimentares, inadequadas e ineficientes como destino do esgoto doméstico que contaminam cursos d’água e poços de onde são captadas águas para o abastecimento humano. Este trabalho tem como objetivo estudar métodos alternativos de tratamento de esgoto doméstico em pequenas comunidades situadas na região de Parelheiros do município de São Paulo.
Estande: 119
Código do trabalho: CVD27
 

MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: REDES INTEGRADAS

Este trabalho tem como objetivo buscar melhorias efetivas para a quest√£o da mobilidade urbana na Regi√£o Metropolitana de S√£o Paulo (RMSP). Com a an√°lise das pesquisas Origem e Destino (OD) fornecidas pelo Metr√ī, verificaram-se os movimentos pendulares di√°rios na RMSP, a fim de mapear a g√™nese do grave problema que os paulistanos enfrentam diariamente. E, por fim, foi planejada a instala√ß√£o de um "Hub" de Mobilidade.
Estande: 239
Código do trabalho: CVD15
 

MODELAGEM HIER√ĀRQUICA EM ELEMENTOS FINITOS DE SILOS DE CONCRETO PARA ARMAZENAMENTO DE SOJA.

O objetivo principal deste trabalho foi modelar a estrutura de um silo em concreto armado e protendido e, por meio de diferentes "softwares", verificar se h√° discrep√Ęncias significativas nos resultados obtidos em modelos com hierarquias diferentes. Estudaram-se diversas combina√ß√Ķes de esfor√ßos, simulando varia√ß√Ķes de carregamentos visando √† situa√ß√£o mais cr√≠tica para realizar o dimensionamento. E, finalmente, comparou-se a viabilidade de ambos os "softwares" para o caso analisado.
Estande: 161
Código do trabalho: CVN07
 

MODELO DE ALOCA√á√ÉO E POSICIONAMENTO DE AMBUL√āNCIAS APLICADO √Ä CIDADE DE S√ÉO CAETANO DO SUL

No presente trabalho visa-se propor um modelo de aloca√ß√£o e posicionamento de ambul√Ęncias capaz de otimizar o sistema de atendimento de ocorr√™ncias na cidade de S√£o Caetano do Sul, com a redu√ß√£o da dist√Ęncia percorrida por ve√≠culos de emerg√™ncia at√© os locais de acidente. O trabalho contribui para um aumento no n√≠vel de servi√ßo prestado √† popula√ß√£o, uma vez que as ocorr√™ncias s√£o atendidas eficientemente.
Estande: 150
Código do trabalho: PMN22
 

MODELO PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL

O trabalho consiste no desenvolvimento de um modelo de Sistema de Gestão Ambiental, com base na NBR ISO 14001:2015 para uma escola de Ensino Fundamental em São Paulo. Este modelo pretende facilitar a implantação do SGA e seu funcionamento por meio de manual e de formulários.
Estande: 64
Código do trabalho: PMD01
 

MONITORAMENTO NÃO INVASIVO DE TRANSFORMADORES COM COMUNICAÇÃO POR REDE LORA

O trabalho aborda o desenvolvimento de um dispositivo para monitorar o funcionamento e detectar falhas em transformadores de energia el√©trica. Por meio de sensores de vibra√ß√£o e de temperatura, o dispositivo monitora transformadores de forma n√£o invasiva. Alertas de falhas e outras informa√ß√Ķes obtidas s√£o enviadas a um servidor remoto utilizando a tecnologia LoRa. A solu√ß√£o desenvolvida mostra-se particularmente √ļtil para o gerenciamento de equipamentos de distribui√ß√£o de energia el√©trica.
Estande: 12
Código do trabalho: CAN05
 

OTIMIZA√á√ÉO DE TINTAS PARA PAPEL UTILIZADAS EM CARTAZ "SPLASH" EM RELA√á√ÉO √Ä DURABILIDADE E MELHOR CUSTO-BENEF√ćCIO

O projeto consistiu em desenvolver uma formula√ß√£o de tinta com base de √°lcool para cartazes "splash", os mesmos utilizados em propagandas de supermercados. Com essa formula√ß√£o, foram estudadas as propriedades f√≠sico-qu√≠micas e feita a an√°lise financeira da tinta desenvolvida. Comparou-se essa formula√ß√£o com tintas j√° vendidas no mercado, utilizadas por cartazistas, respons√°veis por atuarem na confec√ß√£o de an√ļncios internos e externos de comunica√ß√£o visual.
Estande: 51
Código do trabalho: QMN09
 

OTIMIZA√á√ÉO DOS SISTEMAS DE REFRIGERA√á√ÉO DE ETILENO E PROPILENO VISANDO √Ä ECONOMIA DE ENERGIA MOTRIZ DOS COMPRESSORES NUMA PLANTA PETROQU√ćMICA

Os sistemas de refrigeração de propileno e etileno refrigerantes de uma planta petroquímica apresentam defasagens em sua operação e, portanto, não estão sendo utilizados em sua máxima potência. Para que a máxima potência do sistema refrigerante seja utilizada, sem o gasto excedente de vapor para operar as turbinas dos compressores, esse foi analisado e diagnosticado em seus possíveis pontos de melhoria.
Estande: 171
Código do trabalho: QMD02
 

OTIMIZAÇÃO EM PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Este trabalho tem como objetivo a verifica√ß√£o de modelos estruturais (viga e laje), com a finalidade de se obterem situa√ß√Ķes otimizadas em fun√ß√£o dos insumos utilizados em estruturas de concreto armado.
Estande: 214
Código do trabalho: CVD22
 

OTIMIZA√á√ÉO ENERG√ČTICA E AMBIENTAL DA PRODU√á√ÉO DE HIDROG√äNIO E METANO PELA CO-DIGEST√ÉO DOS RES√ćDUOS AGROINDUSTRIAIS SORO E GLICERINA

O aquecimento global tem levado √† busca de fontes energ√©ticas sustent√°veis. Dentre elas, destaca-se o biog√°s, gerado como metano pela decomposi√ß√£o de res√≠duos. Visando obter novas alternativas, no presente trabalho realizou-se o tratamento dos res√≠duos soro (ind√ļstria do leite) e glicerina (ind√ļstria do biodiesel) em duas etapas, gerando energia na forma de hidrog√™nio e metano. An√°lises ambientais, energ√©ticas e financeiras foram efetuadas para a aplica√ß√£o de tal tecnologia em escala industrial.
Estande: 226
Código do trabalho: QMD01
 

PATOLOGIAS DE REVESTIMENTO CER√āMICO EM FACHADAS EM EDIF√ćCIOS RESIDENCIAIS DE M√öLTIPLOS PAVIMENTOS

O material cer√Ęmico √© amplamente utilizado como revestimento nas fachadas dos edif√≠cios. Neste trabalho, s√£o apresentadas suas propriedades, caracter√≠sticas, tipologias, processo de fabrica√ß√£o, os aspectos t√©cnicos e pr√°ticos da fase de projeto, e as etapas de execu√ß√£o e aplica√ß√£o de elementos que o comp√Ķem. Foram tratadas as tipologias e especifica√ß√Ķes das patologias que ocorrem nos revestimentos cer√Ęmicos, incluindo as consequ√™ncias e os m√©todos de tratativa para essas manifesta√ß√Ķes patol√≥gicas.
Estande: 168
Código do trabalho: CVN18
 

PILEPRO: "SOFTWARE" PARA VERIFICAÇÃO DA CAPACIDADE DE CARGA DE ESTACAS DE FUNDAÇÃO

Visando facilitar o dimensionamento e an√°lise estrutural de estacas de funda√ß√£o dos mais variados tipos, o "software" PilePRO foi desenvolvido para relacionar os diferentes m√©todos de c√°lculo amplamente utilizados entre si (Aoki-Velloso e D√©court-Quaresma), permitindo compara√ß√Ķes entre os valores encontrados e admitindo as piores situa√ß√Ķes entre eles. Al√©m disso, o "software" permite n√£o apenas dimensionar, mas tamb√©m realizar a verifica√ß√£o da seguran√ßa de estruturas j√° existentes.
Estande: 60
Código do trabalho: CVN12
 

PLANO DE NEG√ďCIO DE UM "SMOOTHIE" L√ĀCTEO

Projeto empreendedor desenvolvido pelos cursos de Engenharia de Alimentos, "Design" de Produtos e Administra√ß√£o de Empresas, para pesquisa e desenvolvimento de um "Smoothie" com alto teor de prote√≠na e redu√ß√£o do teor de lactose, al√©m da cria√ß√£o da marca, embalagem e plano de neg√≥cios para se determinar a viabilidade do processo produtivo, com estrat√©gias econ√īmicas e de Marketing.
Estande: 142
Código do trabalho: ADMD05
 

PLANO DE NEG√ďCIO DE UMA CERVEJARIA ARTESANAL

Neste plano de negócios para uma Cervejaria Artesanal, visa-se compreender e analisar todos os fatores essenciais para a criação de um plano para empreendedores que buscam a melhor estratégia na tomada de decisão para a gestão de uma microempresa. O estudo engloba o planejamento estratégico, o plano operacional, o financeiro e o de marketing além de possibilitar prever a viabilidade do negócio de maneira simples e de fácil compreensão.
Estande: 109
Código do trabalho: ADMD06
 

PLATAFORMA INTELIGENTE PARA AMBIENTES ASSISTIDOS

Este trabalho consiste em monitorar e gerenciar um ambiente. O monitoramento utiliza perif√©ricos de diferentes funcionalidades: sensores de temperatura, umidade, presen√ßa, dispositivos mec√Ęnicos, eletr√īnicos etc. O dispositivo central gerencia os perif√©ricos, recebe periodicamente os dados por eles fornecidos encaminhando-os para uma "nuvem". O usu√°rio poder√° visualizar os dados do ambiente por meio de um aplicativo.
Estande: 124
Código do trabalho: END01
 

PLATAFORMA PARA OBTENÇÃO DE ENERGIA POR MEIO DOS PASSOS

O conceito t√©cnico neste trabalho consiste na aplica√ß√£o de "power harvesting", ou seja, um conjunto de elementos que t√™m como finalidade aproveitar alguma forma de energia do ambiente, convertendo-a em energia el√©trica utiliz√°vel. Neste estudo, prop√Ķe-se transformar em eletricidade a energia desperdi√ßada proveniente do andar humano. Houve a cria√ß√£o de um produto comercial com a aplica√ß√£o de conceitos de engenharia, a fim de causar interessante redu√ß√£o no impacto social, ambiental e econ√īmico.
Estande: 38
Código do trabalho: MCN08
 

PLATAFORMA VEICULAR AUT√ĒNOMA

O trabalho consiste em implementar um sistema de dire√ß√£o aut√īnoma num ve√≠culo de pequeno porte. Para a detec√ß√£o de faixas e poss√≠veis obst√°culos, s√£o utilizados um sistema de vis√£o computacional e sensores ultrass√īnicos que se complementam a fim de evitar colis√Ķes frontais. Esses sistemas visam aumentar a seguran√ßa e reduzir o n√ļmero de acidentes rodovi√°rios, temas cada vez mais abordados no contexto dos sistemas eletr√īnicos embarcados nos ve√≠culos, tornando-os cada vez mais inteligentes.
Estande: 181
Código do trabalho: CAD01
 

PR√Č-DIMENSIONAMENTO DE CASA DE M√ĀQUINAS DE UMA USINA HIDREL√ČTRICA

O projeto consiste em desenvolver um "software" para otimização do pré-dimensionamento das máquinas de fluxo de uma usina hidrelétrica.
Estande: 118
Código do trabalho: MCN15
 

PROCESSAMENTO DE PREPARADO DE MARACUJ√Ā PARA MESCLA DE SORVETE

O trabalho teve como objetivo principal desenvolver um preparado de maracuj√° para aplica√ß√£o como mescla de sorvete. Suas caracter√≠sticas f√≠sico-qu√≠micas foram comparadas com o produto j√° existente, Pr√≥ Polpa¬ģ. Al√©m disso, visou-se desenvolver o projeto de processamento do preparado em escala industrial operando de modo batelada. O principal desafio do trabalho est√° na obten√ß√£o do maior aproveitamento da polpa da fruta e a redu√ß√£o dos n√≠veis de a√ß√ļcares e aditivos.
Estande: 141
Código do trabalho: QMN05
 

PROCESSO DE FABRICA√á√ÉO DE TIJOLOS UTILIZANDO RES√ćDUOS INDUSTRIAIS

Estudo da viabilidade para destina√ß√£o alternativa, ecologicamente sustent√°vel, de um res√≠duo industrial proveniente da fabrica√ß√£o de tintas decorativas, a fim de se evitar o impacto ambiental e reduzir custos de descarte por incinera√ß√£o. Com o intuito de inibir quaisquer riscos √† sa√ļde e ao meio ambiente, o res√≠duo foi inertizado por sua incorpora√ß√£o √† argila. A partir da mistura, formou-se um material cer√Ęmico para a produ√ß√£o de tijolos ecol√≥gicos.
Estande: 215
Código do trabalho: QMN18
 

PROCESSO EXECUTIVO DE REPARO EM IMPERMEABILIZA√á√ÉO COM USO DE MANTA ASF√ĀLTICA E INJE√á√ÉO DE GEL ACR√ćLICO

Neste trabalho apresentam-se as patologias provenientes da infiltra√ß√£o em estruturas de concreto armado e descreve t√©cnicas de tratamento com manta asf√°ltica e com inje√ß√£o de gel acr√≠lico, demonstrando modos de sanar esses problemas. O estudo de caso √© baseado na identifica√ß√£o das falhas de impermeabiliza√ß√£o de duas edifica√ß√Ķes de S√£o Paulo e apresenta as t√©cnicas de reparo com manta asf√°ltica ou inje√ß√£o de gel acr√≠lica. Em seguida, apresentou-se um estudo comparativo de custo, prazo e confortabilidade.
Estande: 187
Código do trabalho: CVN19
 

PRODU√á√ÉO DE CELULOSE BACTERIANA UTILIZANDO RES√ćDUOS AGROINDUSTRIAIS

O trabalho objetiva a produ√ß√£o de celulose bacteriana por Gluconacetobacter hansenii utilizando como fonte de carbono res√≠duos agroindustriais (glicerol, soro, vinha√ßa, mela√ßo). A celulose bacteriana tem aplica√ß√Ķes nas ind√ļstrias aliment√≠cia, cosm√©tica, t√™xtil, ac√ļstica, √≥ptica e na medicina (processo de reconstitui√ß√£o de pele, cartilagem, ossos e vasos sangu√≠neos). A utiliza√ß√£o de res√≠duos possibilita a redu√ß√£o de custos e a do impacto ambiental causado pelo descarte desses res√≠duos.
Estande: 233
Código do trabalho: QMN04
 

PRODUÇÃO DE CONCRETO CONDUTOR DE ELETRICIDADE

Neste trabalho, objetivou-se o desenvolvimento e análise das propriedades termoelétricas de um concreto condutor de eletricidade, composto pela adição de diferentes materiais condutores para a produção de um compósito de baixa resistividade, possibilitando a passagem de suficiente corrente elétrica para que cause aumento significativo da temperatura do concreto, o que permitiria utilizá-lo para degelo de estradas e calefação de ambientes.
Estande: 229
Código do trabalho: CVD25
 

PRODU√á√ÉO DE FILTRO MEC√āNICO PARA √ĀGUA COM PART√ćCULAS DE CARBONO ATIVO OBTIDAS DA PIR√ďLISE DA MADEIRA

O objetivo do trabalho √© a obten√ß√£o de bio-√≥leo e carv√£o ativado a partir da pir√≥lise (queima controlada) da madeira e verificar suas poss√≠veis utiliza√ß√Ķes como filtros de √°gua no caso do carv√£o ativado e outras aplica√ß√Ķes para o bio-√≥leo.
Estande: 129
Código do trabalho: QMN07
 

PROJETO DE MONOCOQUE PARA VE√ćCULO F√ďRMULA SAE

Este projeto trata do desenvolvimento de um chassi monocoque de fibra de carbono para um veículo de competição FORMULA SAE, o qual tem o objetivo de melhorar a relação rigidez-massa da estrutura e, consequentemente, o desempenho do veículo durante as provas de competição.
Estande: 111
Código do trabalho: MCD03
 

PROJETO E DIMENSIONAMENTO DE UMA PONTE RODOVI√ĀRIA COM VIGAS MISTAS DE A√áO E CONCRETO

Este estudo consiste em se projetar e dimensionar, pelo Método de Engesser-Courbon, uma ponte rodoviária com vigas mistas, com base no Projeto de norma ABNT CE-02:125.05 - Projeto de pontes e viadutos rodoviários de aço e mistos de aço e concreto. Compararam-se os esforços com os resultados obtidos no "software" de elementos finitos e, no final, produziu-se material de referência para projetos de futuras pontes.
Estande: 19
Código do trabalho: CVN02
 

PROJETO E PROT√ďTIPO DE UM QUADRO DE BICICLETA DE FIBRA DE CARBONO

Neste trabalho, desenvolveu-se uma bicicleta voltada para grandes cidades brasileiras. O projeto uniu caracter√≠sticas de bicicletas ¬ďSpeeds¬Ē, ¬ďMountain Bikes¬Ē e Urbanas, para criar uma nova categoria. O quadro da bicicleta foi fabricado em fibra de carbono, um material super-resistente, leve e dur√°vel que aliou caracter√≠sticas "off-road" num contexto urbano. O "design" dessa bicicleta √© ousado, futurista e bem projetado, desenvolvido por um grupo composto de "Designers" e Eng. Mec√Ęnicos.
Estande: 249
Código do trabalho: MCN04
 

PROPOSIÇÃO DE MODELOS DE GESTÃO ADEQUADOS PARA PEQUENA EMPRESA DO VAREJO

Este estudo foi realizado tendo como referência uma pequena empresa do varejo que oferece itens de iluminação. A carência de modelos de gestão para atividades da cadeia de suprimentos como previsão de demanda, gestão de estoques e compras foram motivadores para o desenvolvimento do trabalho. Com o uso de ferramentas adequadas, são esperados benefícios como redução de estoques e de custos, além da organização de processos que também impactará positivamente a rotina da empresa.
Estande: 144
Código do trabalho: PMN31
 

PROPOSTA DE ENSAIO PARA OBTEN√á√ÉO DE CURVA NPSH EM BOMBAS HIDR√ĀULICAS DE FLUXO

O objetivo deste trabalho √© apresentar uma forma mais simples e de menor custo para a realiza√ß√£o dos ensaios de cavita√ß√£o para determinar-se o par√Ęmetro de cavita√ß√£o NPSH requerido para bombas hidr√°ulicas de fluxo. Esta proposta baseia-se na alternativa de constru√ß√£o de uma bancada de teste, diferindo-se do ensaio convencional, por levantar a curva por meio da varia√ß√£o de altura de suc√ß√£o do fluido em vez do uso de um vaso de press√£o.
Estande: 132
Código do trabalho: MCN05
 

PROPOSTA DE ESTRUTURA E IMPLEMENTAÇÃO DOS SISTEMAS DE ABERTURA DE ANTENAS E PLACAS SOLARES EM "CUBESATS"

Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma estrutura mais adequada e funcional al√©m da implementa√ß√£o de um sistema de abertura de antenas e placas solares num "CubeSat", um nano-sat√©lite. Um sat√©lite √© qualquer objeto que orbita ao redor de outro, denominado principal. Os sat√©lites artificiais s√£o naves ou objetos espaciais fabricados na Terra e enviados ao espa√ßo por meio de um ve√≠culo lan√ßador. Utilizaram-se como base especifica√ß√Ķes para sat√©lites da NASA, CalPoly e Jaxa.
Estande: 225
Código do trabalho: MCN17
 

REAPROVEITAMENTO DE ENERGIA T√ČRMICA EM TROCADORES DE CALOR UTILIZANDO "PHASE CHANGE MATERIALS" (PCMS)

Neste estudo trata-se da utilização de sais que possuem a capacidade de armazenar energia térmica, também conhecidos como PCM ("Phase Change Material"). O objetivo do projeto é reaproveitar a energia térmica dissipada de processos industriais, como o resfriamento de determinados fluidos, e, com o armazenamento dessa energia no PCM, aproveitá-la posteriormente num outro processo de aquecimento, reduzindo os custos energéticos da planta. E isso pode impactar, consideravelmente, os lucros da empresa.
Estande: 126
Código do trabalho: QMN11
 

RECICLAGEM QU√ćMICA DE POL√ćMEROS REFOR√áADOS POR FIBRA DE VIDRO POR MEIO DE PIR√ďLISE ASSISTIDA POR MICRO-ONDAS

Polímeros reforçados por fibra de vidro são materiais de alta resistência, peso reduzido com baixo custo de produção. Estão sofrendo um aumento na demanda; consequentemente, seu descarte. Levando mais de 50 anos para se decompor e ocupando um alto volume em aterros sanitários, causam um alto impacto ao meio ambiente. Este trabalho consiste em reciclar esse material por meio de pirólise assistida por micro-ondas e obter um gás combustível proveniente da queima.
Estande: 170
Código do trabalho: QMN23
 

REDU√á√ÉO NO CONSUMO DE √ĀGUA EM USINAS DE A√á√öCAR E ETANOL POR MEIO DA CONCENTRA√á√ÉO DE VINHA√áA

Num futuro pr√≥ximo, projeta-se que ser√° necess√°rio reduzir e fiscalizar a capta√ß√£o de √°gua por usinas de a√ß√ļcar e etanol. Ainda, o descarte do principal res√≠duo dessa produ√ß√£o, a vinha√ßa, √© feito de forma que compromete o solo devido ao grande volume, predominante em √°gua. O estudo prop√Ķe a redu√ß√£o dessa capta√ß√£o com o re√ļso da √°gua proveniente da concentra√ß√£o da vinha√ßa por evapora√ß√£o e tamb√©m a aplica√ß√£o de compress√£o mec√Ęnica desse vapor para reduzir seu uso nessa etapa.
Estande: 196
Código do trabalho: QMN24
 

REENGENHARIA DO PROCESSO DE MONTAGEM DE "KITS" PARA CAMINH√ēES E √ĒNIBUS QUE OPERAM EM REGIME CKD E SKD (¬ďCOMPLETELY/SEMI KNOCK-DOWN¬Ē)

Este trabalho consiste na an√°lise de fluxo de valor e proposta de reengenharia do processo de montagem de "kits" em regime xKD em ind√ļstria de caminh√Ķes e √īnibus de S√£o Bernardo do Campo ¬Ė SP, utilizando-se uma abordagem "lean" em centro de distribui√ß√£o log√≠stico interno do tipo Cross-Docking. Esta abordagem permite aumentar a produtividade e competitividade da organiza√ß√£o, eliminando atividades que n√£o agregam valor ao cliente, al√©m de contribuir para a redu√ß√£o do tempo de processamento, aumento da qualidade e redu√ß√£o de custos.
Estande: 40
Código do trabalho: PMN06
 

REFLEXO DE GRANDES EVENTOS NA MOBILIDADE URBANA

O problema investigado com este trabalho pode ser definido como a aus√™ncia de um estudo quantitativo que gere um indicador representativo da situa√ß√£o do tr√Ęnsito na regi√£o de grandes eventos e, em raz√£o disso, as principais √°reas afetadas s√£o a mobilidade de pessoas e o transporte p√ļblico.
Estande: 242
Código do trabalho: PMN08
 

REMO√á√ÉO DE BISFENOL A DA √ĀGUA POR MEIO DE ADSOR√á√ÉO POR BIOMASSA DA CASCA DE BANANA

Com o avan√ßo da tecnologia, aumentou-se o descarte de subst√Ęncias, como o Bisfenol A (BPA), cujos efeitos na sa√ļde e no meio ambiente s√£o pouco conhecidos. O BPA est√° presente em alguns materiais pl√°sticos e √© similar ao horm√īnio feminino; por isso √© um desregulador end√≥crino. Atualmente, os m√©todos para a remo√ß√£o do BPA s√£o caros e complexos, portanto foi estudado um m√©todo sustent√°vel que reaproveita as cascas de banana para a obten√ß√£o de uma farinha que o remover√° parcialmente.
Estande: 193
Código do trabalho: QMN15
 

REVESTIMENTO AUTOMOBIL√ćSTICO IMPERMEABILIZANTE

Neste trabalho desenvolveu-se um produto com base de dióxido de silício e mistura de alcoóis, altamente aderente e hidrofóbico para ser usado como "spray" no revestimento de automóveis como finalizador da lavagem. A finalização com o "spray" dispensa o uso de ceras ou silicones, proporciona brilho e sua aderência tem duração de meses no veículo, possibilitando economia de lavagens.O objetivo deste estudo é trazer para o Brasil tal inovação,com possibilidade de melhoria da formulação e extensão para revestimento de outros produtos.
Estande: 112
Código do trabalho: QMN10
 

REVESTIMENTOS DE FACHADAS VENTILADAS COM ROCHAS ORNAMENTAIS

Este trabalho tem como objetivo propor metodologias de aplica√ß√£o, dimensionamento e escolha dos m√°rmores e granitos adequados aos revestimentos de fachadas ventiladas, com base em resultados de ensaios laboratoriais necess√°rios e experi√™ncias absorvidas por estudos de casos de obras que utilizam o mesmo sistema de fachada. O p√ļblico-alvo do trabalho s√£o as construtoras e empreiteiras que desconhecem ou, por falta de conhecimento, inviabilizam a execu√ß√£o de fachadas ventiladas.
Estande: 175
Código do trabalho: CVN10
 

REVISTA MISCEL√āNEA

Como a arte pode integrar diferentes realidades adultas e infanto-juvenis, inspirando pessoas a se expressarem? Desdobrando perspectivas para se perceber que a cultura e poesia est√° em n√≥s, decidiu-se pela aproxima√ß√£o dessa causa por meio de uma revista de arte-educa√ß√£o que √© o fundamento para essa integra√ß√£o e difus√£o cultural. Ela pode ser destacada ao meio, dividida em dois lados de uma mesma revista, voltada para p√ļblicos de diferentes idades, mas ambos os lados podem ser apreciados por todos.
Estande: 197
Código do trabalho: DSGN09
 

ROB√ĒS COLABORATIVOS: UMA FORMA DE TORNAR PEQUENAS E M√ČDIAS EMPRESAS MAIS COMPETITIVAS

Neste trabalho apresenta-se o rob√ī colaborativo como uma solu√ß√£o vi√°vel para PMEs em busca de melhores √≠ndices de produtividade, contribuindo para o ganho de competitividade em escala nacional. Rob√īs colaborativos s√£o o primeiro passo que as empresas t√™m dado rumo √† revolu√ß√£o industrial 4.0. Essa revolu√ß√£o tem como base a internet das coisas e elementos computacionais colaborativos que garantem uma produ√ß√£o mais enxuta e aut√īnoma.
Estande: 165
Código do trabalho: PMN10
 

SELE√á√ÉO DE ALTERNATIVAS DE PAVIMENTO PARA FAIXAS DE √ĒNIBUS EM PEQUENAS, M√ČDIAS E GRANDES CIDADES

Por meio de um estudo anal√≠tico dos tipos de pavimento e seus m√©todos de dimensionamento, utilizados em faixas e corredores de √īnibus, busca-se gerar um modelo matem√°tico para auxiliar na escolha do tipo de pavimento, a fim de maximizar a rela√ß√£o custo-benef√≠cio, reduzindo-se os custos de manuten√ß√£o e implanta√ß√£o, considerando-se fatores como a frota de ve√≠culos, n√ļmero de habitantes, temperatura e quantidade de paradas, atendendo as necessidades de cada cidade.
Estande: 212
Código do trabalho: CVN14
 

SELE√á√ÉO E AN√ĀLISE T√ČCNICO-ECON√ĒMICA DE TURBINAS E√ďLICAS

O trabalho em quest√£o tem como objetivo produzir um sistema de an√°lise t√©cnico-econ√īmica de turbinas e√≥licas. Esse sistema determina os tipos e modelos de turbinas mais vi√°veis existentes no mercado, mais bem adequados ao local de instala√ß√£o, de acordo com os par√Ęmetros de entrada fornecidos pelo usu√°rio. Esses par√Ęmetros s√£o: pot√™ncia desejada, local da instala√ß√£o e o seu respectivo potencial e√≥lico .
Estande: 143
Código do trabalho: MCD01
 

SIMULA√á√ÉO DE EVENTOS DISCRETOS DOS PROCESSOS DE ATENDIMENTO TELEF√ĒNICO NUM "CALL CENTER" DE UM HOSPITAL

Este trabalho tem como objetivo analisar cen√°rios dos processos de agendamento de exames e agendamentos de consultas pelo "Call Center" de um Hospital Infantil, por meio de simula√ß√£o de eventos discretos, para se identificarem poss√≠veis pontos de melhorias no atendimento e/ou infraestrutura da tecnologia da informa√ß√£o e comunica√ß√£o a fim de se reduzir o n√ļmero de abandono de chamadas recebidas e a ociosidade dos atendentes. Nele se demonstram as vantagens e a viabilidade de uma ferramenta de simula√ß√£o.
Estande: 227
Código do trabalho: PMN25
 

SIMULA√á√ÉO DE TR√ĀFEGO URBANO: PRA√áA MAU√Ā

O desenvolvimento de um modelo de simula√ß√£o permitiu avaliar a influ√™ncia de diversos fatores como o fluxo de ve√≠culos de diversos modais e programa√ß√£o semaf√≥rica na ocorr√™ncia de congestionamentos numa rotat√≥ria situada na regi√£o fronteiri√ßa de S√£o Caetano do Sul com S√£o Bernardo do Campo. Cen√°rios foram abordados e estudados para verificar quais os principais fatores que influenciaram o tr√Ęnsito das vias, e quais condi√ß√Ķes promoveram maior fluidez nelas.
Estande: 217
Código do trabalho: PMD09
 

S√ćNTESE E AN√ĀLISE DE COMP√ďSITOS BIODEGRAD√ĀVEIS

Desenvolvimento de um material plástico biodegradável pouco estudado no Brasil feito com base em fibras naturais e biopolímero. Além de ser uma maneira de reduzir a poluição ambiental devido ao reaproveitamento de material descartado, apresenta menor custo diante de concorrentes no mercado.
Estande: 103
Código do trabalho: QMN17
 

SINUCA COM REALIDADE AUMENTADA

Neste projeto utilizam-se conceitos de realidade aumentada para auxiliar jogadores iniciantes de sinuca. O sistema √© composto por um sensor Kinect, um computador e um projetor. O Kinect captura imagens de profundidade do topo da mesa. O computador processa essas imagens e calcula posi√ß√£o das bolas e dire√ß√£o do taco do jogador. Com essas informa√ß√Ķes, a trajet√≥ria prevista da tacada √© calculada e exibida em tempo real sobre a mesa, com o aux√≠lio do projetor.
Estande: 205
Código do trabalho: CAD05
 

SISTEMA CONSTRUTIVO RACIONALIZADO "LIGHT STEEL FRAME" - CONSTRU√á√ēES DE GALP√ēES COMERCIAIS

O "Light Steel Frame" é um sistema construtivo de concepção racional, constituído por uma estrutura de perfis de aço galvanizado, que possibilita uma construção a seco com grande rapidez de execução. O uso desse sistema na construção de minimercados (segundo maior segmento de pequenos negócios no país) fundamenta-se pela correlação do custo, prazo e investimento, em que o tempo que seria de execução converte-se em tempo de funcionamento do comércio, com rápido retorno financeiro.
Estande: 50
Código do trabalho: CVN08
 

SISTEMA DE GESTÃO DE CARRETAS EM CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO COM "ANALYTICS"

Sistema que mescla solu√ß√Ķes "mobile" e web para efetuar uma gest√£o mais inteligente das carretas de centros de distribui√ß√£o. Um aplicativo de celular √© dedicado √† coleta de dados dessas carretas enquanto o sistema web apresenta os gr√°ficos para melhor visualiza√ß√£o desses dados.
Estande: 52
Código do trabalho: COMD04
 

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR M√ČTODO N√ÉO INVASIVO

Sistema capaz de monitorar de forma n√£o invasiva compostos qu√≠micos presentes no suor, adaptando sensores do tipo eletrodo. Trata-se de um sistema eletr√īnico que recebe os sinais do eletrodo e, por meio de um dispositivo "Bluetooth" de Baixa Energia (BLE ¬Ė "Bluetooth Low Energy"), enviam-se os dados para um aplicativo num dispositivo m√≥vel, em que ser√° poss√≠vel visualizar os valores das medi√ß√Ķes realizadas e gerar gr√°ficos para melhor identifica√ß√£o dos resultados.
Estande: 149
Código do trabalho: CAN02
 

SISTEMA DE SEGURAN√áA PARA CAMINH√ēES

O sistema de seguran√ßa utiliza uma plataforma pr√≥pria para atuar no segmento de rastreamento de caminh√Ķes, disponibilizando visualiza√ß√£o, monitoramento e controle de diversos eventos dos ve√≠culos (por exemplo, o trajeto percorrido, a abertura de travas do ba√ļ, a autoriza√ß√£o de paradas em √°reas de risco e o controle de velocidade). Com qualquer dispositivo conectado √† internet, √© poss√≠vel consultar, em tempo real, relat√≥rios e gr√°ficos referentes √† frota de ve√≠culos cadastrados em sua base.
Estande: 106
Código do trabalho: ENN04
 

SISTEMA INTELIGENTE DE DETECÇÃO E ALERTA DE FALTA DE FASE

Este projeto trata da proposi√ß√£o de um meio de detec√ß√£o eletr√īnica em condi√ß√Ķes de falta total ou parcial de energia el√©trica, provocando alerta por mensagem de texto e realiza√ß√£o de chamada telef√īnica para n√ļmeros cadastrados. √Č poss√≠vel utilizar-se o sistema em conjunto com outros dispositivos de prote√ß√£o. O projeto destina-se a equipamentos el√©tricos, instala√ß√Ķes trif√°sicas residenciais, comerciais ou industriais.
Estande: 62
Código do trabalho: ELN03
 

SISTEMA MONITORAMENTO DE ARMAS DE FOGO ATRAV√ČS DE DISPOSITIVO LORA

Este trabalho baseia-se na necessidade de redu√ß√£o de roubos de armas de fogo no Brasil. Isso √© poss√≠vel por meio de uma solu√ß√£o inovadora que utiliza os conceitos de Internet das Coisas ("IoT - Internet of Things"): as armas s√£o conectadas a uma nuvem p√ļblica que permite o monitoramento por diferentes dispositivos (computadores, celulares, tablets). Algumas das vantagens do dispositivo utilizado √© a seguran√ßa de dados, baixo consumo de energia, longo alcance de sinal e baixo investimento.
Estande: 104
Código do trabalho: CAN06
 

SISTEMA PARA AN√ĀLISE T√ČCNICO-ECON√ĒMICA DE IMPLANTA√á√ÉO DE TERMOACUMULA√á√ÉO

Com base em conceitos de termodin√Ęmica, transfer√™ncia de calor e avalia√ß√£o de projetos, desenvolveu-se uma metodologia para a avalia√ß√£o t√©cnico-econ√īmica de implanta√ß√£o de sistemas de termoacumula√ß√£o em sistemas de refrigera√ß√£o de grande porte, seja na Ind√ļstria, seja no Com√©rcio. O algoritmo permite identificar a solu√ß√£o mais econ√īmica para cada caso, considerando-se custos de aquisi√ß√£o e opera√ß√£o dos sistemas dentro e fora do hor√°rio de pico de tarifa√ß√£o.
Estande: 23
Código do trabalho: MCN14
 

SOLUÇÃO DE CORTE NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE MOLAS

O projeto é resultado de uma consultoria para a empresa Manus Molas.Foi oferecida à empresa uma possível melhoria no processo produtivo. Analisando-se o processo de planificação da mola, foi possível observar um gargalo na produção: realizado com corte oxicorte (maçarico) e posteriormente um rebolo para o acabamento, torna-se um processo pouco produtivo e que demanda uma grande quantidade de funcionários.O objetivo neste TCC foi apresentar uma solução de corte que torne esse processo produtivo.
Estande: 255
Código do trabalho: MCN11
 

SUPERVIS√ďRIO INTELIGENTE PARA DESAGREGA√á√ÉO ENERG√ČTICA

Neste trabalho buscou-se a constru√ß√£o de um subsistema que aplica o conceito de Desagrega√ß√£o Energ√©tica (DE) e que, pela disponibiliza√ß√£o de informa√ß√Ķes de consumo de energia em tempo real, permite economizar at√© 20% do consumo ante 10% obtidos por m√©todos convencionais. Seu supervis√≥rio inteligente tem a finalidade de ser um "Smart Meter" preparado para a adapta√ß√£o de algoritmos de DE; sua interface amig√°vel por web e o aplicativo associado fornecem ao usu√°rio os dados necess√°rios para a redu√ß√£o do consumo.
Estande: 130
Código do trabalho: ENN02
 

TECNOLOGIA BIM NO BRASIL: DIFICULDADES E SOLU√á√ēES EM GRANDES EMPREENDIMENTOS

O BIM √© uma plataforma que possibilita, al√©m da parametriza√ß√£o 3D, a an√°lise energ√©tica,a inser√ß√£o de cronogramas, precifica√ß√£o e manuten√ß√£o de uma obra. Portanto, com a implementa√ß√£o do BIM no mercado e com o aux√≠lio da √°rea acad√™mica preparando profissionais capacitados, √© poss√≠vel se otimizarem gastos, banindo pr√°ticas de superfaturamento por meio da transpar√™ncia dessa tecnologia, tanto em obras p√ļblicas quanto privadas.
Estande: 115
Código do trabalho: CVD28
 

TELEF√ČRICO DE CARGA

Este trabalho tem por objetivo mostrar o estudo da implantação de um teleférico de contêiner, que liga a região Metropolitana de São Paulo, por meio do Rodoanel Mário Covas, ao Porto de Santos. Visa desafogar o saturado modal rodoviário atual (Rodovia dos Imigrantes e Rodovia Anchieta) e oferecer uma outra opção ao transporte das cargas.
Estande: 202
Código do trabalho: CVD01
 

TELEMETRIA E CONTROLE APLICADO A KART INDOOR

O projeto consiste no desenvolvimento de um prot√≥tipo para controlar remotamente n√£o apenas a velocidade de todos os "karts" em competi√ß√Ķes ¬ďindoor¬Ē em situa√ß√Ķes de bandeira amarela, por exemplo, quando ocorrer um acidente, mas tamb√©m controlar um kart espec√≠fico, quando o ve√≠culo exigir aten√ß√£o especial por quest√Ķes de seguran√ßa. O sistema inclui ainda a cria√ß√£o de um ¬ďscore board¬Ē dentro do "kart", por meio da qual o piloto obter√° informa√ß√Ķes como sua posi√ß√£o, melhor volta e a diferen√ßa de tempo em rela√ß√£o ao ve√≠culo √† frente.
Estande: 231
Código do trabalho: END03
 

TRANSPORTE FLUVIAL DE SEDIMENTOS: INVESTIGA√á√ēES NO RIBEIR√ÉO DOS MENINOS EM S√ÉO CAETANO DO SUL, SP

Neste trabalho. investigou-se o Ribeir√£o dos Meninos para relacionar o regime de transporte de sedimentos no corpo h√≠drico, em suspens√£o e fundo, e a qualidade da √°gua com a vaz√£o, com base em amostragem espec√≠fica e an√°lise laboratorial. Com o levantamento visou-se demonstrar a import√Ęncia de monitorar o movimento de sedimentos na bacia para avaliar o assoreamento causado pela polui√ß√£o e enchentes, recomendando-se, no final, a melhor gest√£o dessas √°guas, incentivando iniciativas pol√≠ticas para promov√™-la.
Estande: 46
Código do trabalho: CVD13
 

TRATAMENTO DE √ĀGUA CINZA POR PROCESSO DE ELETROCOAGULA√á√ÉO

A √°gua √© um recurso natural que possui valor inestim√°vel, pois possui valor econ√īmico, estrat√©gico e social. A escassez da √°gua √© uma preocupa√ß√£o global, uma vez que esse recurso √© finito e, portanto, o estudo consistiu em analisar-se experimentalmente o potencial de remo√ß√£o de subst√Ęncias poluentes da √°gua cinza por meio de uma t√©cnica denominada eletrocoagula√ß√£o. As an√°lises de remo√ß√£o foram feitas pelo m√©todo da quantifica√ß√£o de carbono org√Ęnico total no meio (TOC).
Estande: 247
Código do trabalho: QMN13
 

TRATAMENTO DE √ĀGUA CONTAMINADA COM BISFENOL-A EM TANQUE ABERTO EMPREGANDO A ALGA DESMODESMUS SP

O bisfenol A √© uma subst√Ęncia nociva a sa√ļde humana, podendo estar presente em 'tupperwares' e garrafas. Em excesso no organismo afeta o sistema end√≥crino, al√©m de estar ligado aos canceres de mama e pr√≥stata. Este cen√°rio foi motiva√ß√£o para combinar a remo√ß√£o desse poluente e a fixa√ß√£o de carbono em um √ļnico processo sustent√°vel, elaborou-se um tratamento de bisfenol A, utilizando microalgas cultivadas em tanque aberto ao ar-livre, al√©m disso produziu-se bio-√≥leo pela pir√≥lise das microalgas.
Estande: 237
Código do trabalho: QMN08
 

TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS COM APLICA√á√ÉO DE ZE√ďLITA

Neste trabalho apresenta-se a aplica√ß√£o de ze√≥litas combinada com ions de prata para o tratamento de efluentes industriais visando √† redu√ß√£o de microorganismos no efluente final, resultando em melhor qualidade da √°gua de re√ļso. Ampliam-se com isso as poss√≠veis aplica√ß√Ķes dela dentro dos processos industriais, al√©m de reduzir o consumo de produtos qu√≠micos, de outras fontes de √°gua. Consequentemente, reduzem-se os custos e aplicam-se princ√≠pios de sustentabilidade.
Estande: 164
Código do trabalho: QMN21
 

UTILIZA√á√ÉO DA PROTOTIPAGEM R√ĀPIDA 3D NO AUX√ćLIO DA CONCEP√á√ÉO ESTRUTURAL E M√ČTODO CONSTRUTIVO

Nos √ļltimos anos, estudos apontam que cerca de 35% do desempenho dos projetos em constru√ß√£o civil s√£o perdidos por falhas de planejamento e execu√ß√£o. Com o intuito de reduzir-se o custo e prazo das obras, foi analisada a efici√™ncia da prototipagem r√°pida, com a impress√£o 3D da Ponte do Gua√≠ba - RS, para o estudo de detalhes e sequ√™ncias construtivas complexas, a fim de se obterem melhores alternativas nas solu√ß√Ķes de interfer√™ncias e melhor precis√£o aos encaixes dos pr√©-moldados.
Estande: 125
Código do trabalho: CVN01
 

UTILIZA√á√ÉO DE ZE√ďLITAS COM PRATA NO CONTROLE DE MICRO-ORGANISMOS

O projeto consiste em reduzir a população de micro-organismos presentes em nosso cotidiano. Para isso, empregou-se um filme de silicone junto à zeólita. A ela foram incorporados ions de prata para satisfazer o processo.
Estande: 163
Código do trabalho: QMN06
 

UTILIZA√á√ÉO DE ZE√ďLITAS NA REMO√á√ÉO DE METAIS PESADOS EM √ĀGUA

Metais pesados, como o cromo VI, podem ser descartados em cursos d¬í√°gua sem qualquer tipo de tratamento e atingir os len√ß√≥is fre√°ticos, reservat√≥rios e rios. Em excesso, esses metais podem causar s√©rios problemas √† sa√ļde, entre eles C√Ęncer. Este estudo √© voltado para a redu√ß√£o da concentra√ß√£o de res√≠duos industriais utilizando um min√©rio natural, a ze√≥lita. Tal redu√ß√£o ocorre devido √† estrutura desse min√©rio por ser microporoso que permite a mobilidade de ions absorvendo esses metais pesados.
Estande: 121
Código do trabalho: QMN19
 

VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO NÃO CONVENCIONAL EM PEQUENAS COMUNIDADES

O estudo de caso trata da concep√ß√£o ou readequa√ß√£o do sistema atual de abastecimento no munic√≠pio de Itaituba (PA), visando √† sustentabilidade t√©cnica e econ√īmica do projeto. Analisou-se a viabilidade de implanta√ß√£o de uma Esta√ß√£o de Tratamento de √Āgua n√£o convencional, em rela√ß√£o ao sistema existente apenas de desinfec√ß√£o. O dimensionamento do sistema de abastecimento tem um horizonte de projeto de 20 anos e baseado na atual demanda de √°gua.
Estande: 224
Código do trabalho: CVN20
 

VIABILIDADE DE UM PLANO DE NEG√ďCIO: BAR TEM√ĀTICO "GAMER" COM ENFOQUE EM TRANSMISS√ÉO DE E-SPORTS

Em virtude do crescente mercado de jogos eletr√īnicos e da relev√Ęncia que o mundo das competi√ß√Ķes de "e-Sports" vem ganhando desde 2014, neste trabalho prop√Ķe-se um plano de neg√≥cios para um bar tem√°tico especializado em transmiss√Ķes de partidas. A qualidade de atendimento de uma equipe de especialistas nos "e-Sports" leva-os a transmitirem jogos para os frequentadores do bar como se fosse a plateia.
Estande: 15
Código do trabalho: ADMD01
 

VIABILIDADE ECON√ĒMICA DE IMPLEMENTA√á√ÉO DE ECONOMIA CIRCULAR PARA O CILINDRO DE CO2 DE UMA M√ĀQUINA DE BEBIDAS

O trabalho foi desenvolvido na empresa B.Blend, com foco no cilindro de gás CO2 utilizado em máquinas de bebida. Foi proposto um fluxo de logística reversa com base nos conceitos da economia circular para um novo cilindro de gás retornável, dado que o atual não é. Foram não apenas realizadas a previsão de demanda e receita e a projeção de custo, mas também determinados os indicadores financeiros para a análise de viabilidade do projeto. Além disso, foi proposta uma análise do novo serviço do ponto de vista do cliente.
Estande: 155
Código do trabalho: PMD07