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Engenharia Civil

ANÁLISE COMPARATIVA DE CUSTOS E SUSTENTABILIDADE DE DIFERENTES TECNOLOGIAS PARA CONSTRUÇÃO RESIDENCIAL

A fim de sanar o problema habitacional brasileiro, como por exemplo a falta de moradia, habitações precárias e o adensamento excessivo, e também por difundir a construção verde, o presente trabalho tem por finalidade analisar e comparar o custo, cronograma e sustentabilidade de três sistemas construtivos (Sistema convencional, alvenaria estrutural e Light Steel Framing) utilizados no Brasil. O resultado será uma matriz de opções, sendo assim, é possível escolher o sistema dentro dos critérios de preferência.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD03

ANÁLISE COMPARATIVA DE DUAS METODOLOGIAS DE CONTENÇÃO DE ENCOSTAS: SOLO GRAMPEADO E CORTINA ATIRANTADA

Este trabalho se concentra no estudo comparativo entre duas técnicas de contenção de encostas: Solo Grampeado e Cortina Atirantada, visando obter parâmetros para determinação da solução mais viável considerando o custo generalizado (prazo, custo, especialização da mão de obra). A primeira parte do trabalho consistiu na revisão bibliográfica sobre as técnicas, sendo posteriormente, desenvolvido o estudo de caso para dimensionamento das estruturas e análise dos resultados.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN13

ANÁLISE DE ESTRUTURA MISTA SUBMETIDA A UMA ANÁLISE DINÂMICA: ESTUDO DE CASO DO EDIFÍCIO PETRONAS TOWER

O objetivo geral deste trabalho é o estudo de passarelas para pedestres em estruturas mistas de aço e concreto. O objetivo específico é o estudo de caso da passarela que interliga as duas torres gêmeas conhecidas como Petronas Tower, localizadas na Malásia, com foco na verificação do comportamento estrutural devido à carga dinâmica proveniente do vento.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD17

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE GALPÕES INDUSTRIAIS EM DIFERENTES TECNOLOGIAS E TIPOS DE CONTRATAÇÕES

O trabalho em questão visa fazer a análise de investimentos da construção de um galpão industrial, variando dois métodos construtivos e três métodos diferentes de contratação. Para isso, as tecnologias construtivas empregadas serão estrutura metálica e estrutura em concreto armado moldado in loco. Os métodos de contratação utilizados na análise serão venda simples de um ativo, "Build to Suit" e contrato de concorrência.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD08

ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA ENTRE ESTRUTURA MISTA E DE CONCRETO ARMADO

A estrutura mista une as melhores características do concreto e aço. A partir da planta arquitetônica de um edifício de 4 pavimentos com 4 apartamentos, foi realizado a modelagem 3D do projeto estrutural de dois métodos diferentes. O método convencional, em concreto armado, e mista. Com os projetos dimensionados, foi realizado o levantamento quantitativo, para análise de viabilidade econômica da estrutura mista.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN09

ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELA PAVIMENTAÇÃO RÍGIDA E FLEXÍVEL COMO VARIÁVEL DETERMINANTE PARA IMPLANTAÇÃO DE RODOVIAS: ESTUDO DE CASO RODOANEL MÁRIO COVAS

É proposta uma metodologia para que se possa quantificar o impacto ambiental de cada tipo de pavimento e indicar a melhor tecnologia a ser utilizada, pavimentos rígidos e flexíveis, levando em consideração, além da questão técnico-econômica, também o aspecto ambiental, especificamente analisando o impacto ambiental decorrente das emissões de poluentes e consumo de energia durante a construção do pavimento.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN03

ANÁLISE VIBRATÓRIA DO SATÉLITE CUBESAT

Este trabalho abordará a verificação estrutural do nanossatélite CubeSat Mauá, idealizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia, com o propósito de ser lançado da Estação Espacial Internacional, seguindo os requisitos da Cal Poly (CDS). As análises serão feitas em softwares estruturais (ANSYS) que se baseiam no método dos elementos finitos (MEF) para verificar as possíveis patologias que o modelo sofrerá, e a integridade do mesmo ao ser lançado.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD06

AREIA DE CINZA DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR NO CONCRETO

A preocupação ambiental promoveu a tentativa de desenvolvimento de um concreto, contendo areia da cinza do bagaço da cana-de-açúcar - descartada por usinas sucroalcooleiras - que usam o bagaço da cana como gerador de energia elétrica. Esse resíduo é classificado como areia devido a similaridade com a granulometria de areia natural. O resíduo substituiu parcialmente o agregado miúdo na composição de um concreto convencional com o objetivo de verificar se essa substituição é viável ou não
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD07

ARGAMASSA FOTOLUMINESCENTE

O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é produzir uma argamassa geopolimérica (sem cimento Portland) fotoluminescente, à base de Metacaulim, que possua a capacidade de substituir tintas e adesivos refletores, visando a obtenção de um produto sustentável.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN16

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DAS ARGAMASSAS COM INCORPORAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS

Na engenharia civil, a área de materiais de construção apresenta bastante potencial. Grandes descobertas foram feitas ao se estudar a microestrutura dos materiais, dando margem a um novo mercado, a nanotecnologia. A nanotecnologia proporciona o desenvolvimento de novos materiais, podendo revolucionar a sociedade e dar novas alternativas. O trabalho atual aborda o uso dessa tecnologia aplicada em argamassa de cimento, mostrando o efeito proporcionado pela incorporação das nanopartículas na mesma.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD11

AVALIAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DE UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL SUSTENTÁVEL

Avaliar a viabilidade da utilização de produtos sustentáveis em um condomínio horizontal residencial sustentável, correlacionando as variáveis impactantes na tomada de escolha de materiais e método construtivos como, o investimento inicial da compra e da instalação, em alguns casos o período de retorno devido a alguma economia comparada a um sistema convencional e as vantagens ambientais.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN05

CÁLCULO PARA OBTENÇÃO DO PCN (PAVEMENT CLASSIFICATION NUMBER) EM AEROPORTOS UTILIZANDO UMA ANÁLISE MECANICISTA

O PCN (“Pavement Classification Number”) de um pavimento é determinado pelo método ACN/PCN, da Organização da Aviação Civil Internacional. Verifica-se que a utilização isolada deste método pode não ser suficiente para classificar um pavimento em serviço. Propõe-se, portanto, o cálculo o PCN através de uma análise mecanicista, baseada na determinação de tensões e deformações. Com a análise mecanicista busca-se considerar a atual situação do pavimento, que se deteriora ao longo de sua vida útil.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD26

CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DE BIOGÁS PROVENIENTE DAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Este trabalho avalia a viabilidade da implantação de um processo anaeróbio de tratamento de esgotos, utilizando reatores UASB, para produção, captação e aproveitamento do biogás com geração de energia elétrica. Foi feito o estudo de caso na ETE Riviera de São Lourenço, avaliando as características do esgoto afluente, foi estimada a quantidade de biogás produzido e dimensionado o sistema de geração de energia para consumo na própria estação com a finalidade de redução de custos operacionais.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN11

CIDADES INTELIGENTES

O trabalho analisa aspectos que tornam uma cidade inteligente, com foco no projeto da primeira Cidade Inteligente voltada para baixa renda no mundo. Este conceito visa solucionar os problemas existentes nas áreas urbanas através de planejamento e medidas inteligentes. Por meio da coleta de dados de cidades já existentes foi elaborada uma tabela que relaciona aspectos inteligentes com os pilares estabelecidos pelo IESE Business School, de Navarra na Espanha.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD20

CONCEPÇÃO DE UMA USINA HELIOTÉRMICA NO BRASIL

Em busca de fontes alternativas de energia, apresenta-se aqui a viabilidade técnica para a construção de uma Usina Heliotérmica ou CSP "Concentrated Solar Power", que tem como fonte limpa e renovável o sol. Essas usinas concentram e convertem a radiação solar em energia térmica através de um campo solar e a energia elétrica é obtida em um bloco de potência similar a termelétricas convencionais. Essa inovação tecnológica diferentemente das usinas fotovoltaicas permite o armazenamento de energia.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD04

CONCRETO CONDUTOR DE ELETRICIDADE

Desenvolvimento e análise das propriedades termoelétricas de um concreto condutor de eletricidade, composto pela adição de diferentes materiais condutores para a produção de um compósito de baixa resistividade, possibilitando a passagem de suficiente corrente elétrica para que possibilite aumento significativo da temperatura do concreto, com o intuito de acelerar a evaporação superficial de uma lâmina d’água.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD25

CONCRETO PERMEÁVEL PARA PAVIMENTOS COM TRÁFEGO LEVE

O objetivo do trabalho é estudar uma opção de mitigar o problema da rápida colmatação de pavimentos de concreto permeável que perde sua eficiência ao longo de sua utilização. A proposta é empregar uma manta geotêxtil inserida ao pavimento de concreto como proteção à penetração de material pulverulento e testar sua eficiência em laboratório
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN17

CVD24 - DIMENSIONAMENTO DE UMA USINA DE COMPOSTAGEM NA CIDADE DE SÃO PAULO UTILIZANDO RESÍDUO DE FEIRA LIVRE

A destinação de resíduos sólidos urbanos a locais impróprios é um caso corriqueiro no Brasil, já que 34% são destinados a lixões. Entre os outros 66%, 64% são destinados a aterros sanitários e apenas 2% a usinas de triagem e compostagem. Este trabalho busca uma alternativa sustentável para o gerenciamento de resíduos orgânicos gerados em feiras livres, mostrando que ainda podem reintegrar-se ao ciclo produtivo a partir do processo de compostagem.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD24

DIMENSIONAMENTO E ANÁLISE DE ELEMENTOS METROFERROVIÁRIOS NAS PLATAFORMAS

Este trabalho, desenvolvido a partir de modelos computacionais e coletas de dados na estação Paulista da linha 4 do metrô, busca otimizar o fluxo de pessoas, reduzindo o tamanho das filas, melhorando o nível de serviço prestado apenas alterando as dimensões e posições das escadas fixas, rolantes, elevadores e rampas. É uma grande oportunidade para alterar a forma como as estações são construídas, já que o Metrô de São Paulo foi eleito, em dois anos, o sistema com maior densidade de passageiros.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD09

DIRETRIZES PARA UTILIZAÇÃO DO ELEVADOR DE CREMALHEIRA DURANTE A CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS MULTIPAVIMENTOS

Analisar e propor um modelo de diretrizes para a escolha e utilização do elevador de cremalheira na construção de edifícios multipavimentos buscando seu melhor aproveitamento baseado na relação entre produtividade e abastecimento dos materiais e transporte de pessoas nos pavimentos em função da real necessidade da obra durante suas diversas etapas buscando evitar os impactos negativos no prazo e nos custos da mesma.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN06

ESTRUTURA DE AÇO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

No passado o incêndio era considerado como uma obra do acaso. Sabe-se, atualmente, que é uma ação controlável. Mesmo assim, ainda são registradas muitas tragédias em edificações sinistradas, com muitas vítimas por invalidez ou morte, além da perda patrimonial. Em vista da relevância do tema, este trabalho tem a finalidade de divulgar um estudo sobre o comportamento de uma estrutura de aço em situação de incêndio.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD21

ESTUDO DA DRENAGEM DE SANTOS E IMPACTO DA POLUIÇÃO DIFUSA NA BALNEABILIDADE DAS PRAIAS

Quando ocorre uma alta pluviosidade, para evitar sobrecarga do sistema de drenagem, as comportas dos canais são abertas e toda a água, juntamente com a poluição difusa e esgoto clandestino, são lançados no mar, causando prejuízos na balneabilidade das praias. Sendo assim, o trabalho busca correlacionar as chuvas com a balneabilidade das praias de Santos.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD19

ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DE MEDIDAS SUSTENTÁVEIS EM ESTAÇÕES DE METRÔ: ESTUDO DE CASO

O trabalho tem como base estudar medidas sustentáveis utilizadas atualmente em edificações e ampliar esse conceito para estações metroviárias. O estudo verifica a viabilidade da implantação dessas medidas na estação Alto da Boa Vista, Linha 5 Lilás do Metrô, possibilitando um melhor desempenho, redução dos custos operacionais e, ainda, a criação de práticas de educação ambiental. O resultado final visa mostrar que é possível criar uma estação metroviária sustentável com ganhos para a sociedade.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD10

ESTUDO DA PERFORMANCE DA INTRODUÇÃO DE FIBRAS DE ARAMIDA NO CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS DE VIDRO (GFRP) E NO CONCRETO ARMADO CONVENCIONAL.

O concreto, enquanto material portante, está inserido em ambientes variados e submetido a diferentes carregamentos. O seu amplo uso estrutural só é possível devido à incorporação de materiais, como barras de aço, fibras, aditivos e adições, que reduzem suas limitações e garantem melhor desempenho. Entretanto existem materiais que ainda não foram normatizados e essa incorporação pode resultar em combinações de propriedades ainda mais adequadas para determinadas situações de emprego do concreto.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD18

ESTUDO DAS APLICAÇÕES DE GEOSSINTÉTICOS EM ATERROS SANITÁRIOS

Com o aumento da geração de resíduos sólidos urbanos é necessário refletir sobre as consequências ambientais e sociais causadas pela sua destinação. Atualmente, um grande desafio é aumentar a vida útil dos locais adequados para este fim, conhecidos como aterros sanitários. A aplicação de geossintéticos na implantação e operação dos aterros sanitários aparece como uma alternativa viável no incremento da vida útil e na otimização do espaço disponível para os resíduos.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN04

ESTUDO DE VIABILIDADE DO USO DE GARRAFAS PLÁSTICAS NA COMPOSIÇÃO DO REVESTIMENTO ASFÁLTICO

Aliando a importância de encontrar formas alternativas de melhorar o desempenho do asfalto e, também reduzir problemas ambientais, desenvolveu-se um estudo de viabilidade do uso de garrafas plásticas na composição do revestimento do pavimento asfáltico. Foram conduzidos ensaios laboratoriais considerando o plástico integrado a fração de agregados pétreos que compõe o concreto asfáltico, buscando a solução mais viável. Verifica-se que a solução é viável, contribuindo na melhora do desempenho do pavimento.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD05

GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DE TURBINAS APLICADAS A UM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ESTUDO DE CASO CAVA DA PEDREIRA

Estudo de turbinas hidroelétricas em sistemas de abastecimento de água com o intuito de geração de energia elétrica. A tecnologia é muito promissora por ser um sistema que não depende de fontes externas como vento e sol necessários em sistemas alternativos, ela utiliza o fluxo constante de água que temos hoje em nossas tubulações. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Sabesp em um projeto no litoral paulista que favorece a geração de energia utilizando o grande desnível da captação até o reservatório.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN22

GUIA PARA CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS LEVES DE MADEIRA - WOOD FRAME

Este trabalho tem por objetivo a elaboração de um guia técnico sobre o sistema construtivo utilizando estruturas de madeira Tipo "Wood Frame", aplicado nas obras residenciais. O "Wood Frame" é amplamente utilizado em países da América do Norte, Ásia e Europa, apresentando qualidades/vantagens significativas ao se analisar itens como sustentabilidade, prazo de execução, economia de materiais e qualidade final do produto quando comparado às estruturas de concreto armado e de alvenaria, as mais utilizadas no país.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN15

IMPLANTAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO LEED EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL MULTIPAVIMENTOS

O objetivo deste trabalho é estudar a viabilidade técnica e econômica da implantação da certificação LEED em um edifício residencial e apresentar os benefícios econômicos, sociais e ambientais de um edifício sustentável. Realiza-se o levantamento das alterações necessárias em um projeto convencional, visando atender aos pré-requisitos e obter créditos suficientes para obtenção da certificação LEED. O enfoque maior baseia-se na redução do consumo de água e aumento da eficiência energética.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN21

INSERÇÃO DE EDIFÍCIOS SUSTENTÁVEIS NO MERCADO IMOBILIÁRIO

O objetivo deste trabalho é identificar como edifícios comerciais de alto padrão que possuem certificação LEED de sustentabilidade se comportam no mercado imobiliário, identificando assim possíveis impactos na taxa de vacância, absorção e preço de locação. Será realizado também um estudo de caso comparativo entre um edifício convencional, ou seja, sem certificação LEED e edífícios com a cerficação, buscando os benefícios no custo de implantação e operação.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD14

INSTRUMENTOS PARA ATENUAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E PREVENÇÃO DE RUPTURAS DE BARRAGENS DE REJEITO - IAPRBR

O presente trabalho consiste em um estudo das rupturas de barragens de rejeito ocorridas no Brasil para definir instrumentos de gestão que possam evitar futuras rupturas ou ao menos atenuar impactos ambientais significativos, como a legislação, fiscalização e utilização de novas tecnologias.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD23

LAJES PLANAS EM EDIFÍCIOS DE CONCRETO

Este trabalho visa a caracterização dos tipos de lajes planas, comparação destas estruturas em concreto armado e protendido, buscando enfoque nas técnicas e tecnologias de protensão. Além disso, analisa o fenômeno da punção e compara o dimensionamento das lajes planas de um modelo simplificado com a norma NBR 6118:2014, tanto para concreto armado quanto para protendido,utilizando o sistema integrado - análise, dimensionamento e detalhamento - CAD-TQS.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD02

MÉTODO CONSTRUTIVO DE PONTES POR LANÇAMENTO PROGRESSIVO E ESTUDO DE CASO DA PONTE GÊNESIS II

Com o objetivo de explorar um tema importante para a infraestrutura do Brasil, foi estudado o método de lançamentos progressivos, que visa reduzir prazos e custos. O presente trabalho constitui-se no estudo do método, e com base nos projetos de implantação e estruturais fornecidos pela projetista EGT Engenharia Ltda, apresenta um estudo de caso da ponte Gênesis II com o dimensionamento da protensão da superestrutura e um comparativo de custos entre o método de vigas pré-moldadas e o de lançamentos progressivos.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD12

MÉTODOS EXECUTIVOS DE TÚNEIS

Análise dos principais métodos de construção de túneis, que são o New Austrian Tunneling Method (NATM), Tunnel Boring Machine (TBM), Cut and Cover, Cover and Cut, Drill and Blast e Pipe Jacking, discutindo suas vantagens e desvantagens. Apresentação de um estudo de caso onde foi aplicado o método NATM, mostrando suas principais características e etapas de construção.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD16

MÉTODOS SUSTENTÁVEIS PARA DESTINAÇÃO DE ESGOTO EM COMUNIDADES RURAIS DA ZONA SUL DA CIDADE DE SÃO PAULO

Em comunidades rurais é comum encontrar o que é popularmente conhecido como fossa negra, sumidouro e outras técnicas rudimentares, inadequados e ineficientes como destino do esgoto doméstico que contaminam cursos d’água e poços de onde são captadas águas para o abastecimento humano. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estudar métodos alternativos de tratamento de esgoto doméstico em pequenas comunidades situadas na região de Parelheiros do município de São Paulo.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD27

MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: REDES INTEGRADAS

Este trabalho tem como objetivo buscar melhorias efetivas para a questão da mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Com análise das pesquisas Origem e Destino (OD) fornecidas pelo Metrô, verificou-se os movimentos pendulares diários na RMSP, a fim de mapear a gênese do grave problema que os paulistanos enfrentam diariamente. E, por fim, foi planejado a instalação de um Hub de Mobilidade.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD15

MODELAGEM DE SILOS EM CONCRETO PROTENDIDO

O objetivo principal desse trabalho é modelar a estrutura de um silo em concreto armado e protendido, e, através de diferentes softwares, verificar se há discrepâncias significativas nos resultados obtidos em modelos com hierarquias diferentes. Pretende-se estudar diversas combinações de esforços, simulando variações de carregamentos visando a situação mais crítica para realizar o dimensionamento. E, finalmente, comparar a viabilidade de ambos os softwares para o caso analisado.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN07

OTIMIZAÇÃO EM PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

O trabalho tem como objetivo a verificação de modelos estruturais (viga e laje), com a finalidade de obter situações otimizadas em função dos insumos utilizados em estruturas de concreto armado.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD22

PATOLOGIAS DE REVESTIMENTO CERÂMICO EM FACHADAS EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS

O material cerâmico é amplamente utilizado como revestimento nas fachadas dos edifícios. Serão apresentadas suas propriedades, características, tipologias, processo de fabricação, os aspectos técnicos e práticos da fase de projeto, e as etapas de execução e aplicação de elementos que o compõe. Serão tratadas as tipologias e especificações sobre as patologias que ocorrem nos revestimentos cerâmicos, incluindo as consequências e os métodos de tratativa para essas manifestações patológicas.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN18

PROCESSO EXECUTIVO DE REPARO EM IMPERMEABILIZAÇÃO COM USO DE MANTA ASFÁLTICA E INJEÇÃO DE GEL ACRÍLICO

O trabalho apresenta patologias provenientes da infiltração em estruturas de concreto armado e descreve técnicas de tratamento com manta asfáltica e com injeção de gel acrílico, demonstrando modos de sanar estes problemas. O estudo de caso é baseado na identificação das falhas de impermeabilização de duas edificações de São Paulo e apresenta as técnicas de reparo com manta asfáltica ou injeção de gel acrílica. Posteriormente será feito um estudo comparativo de custo, prazo e confortabilidade.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN19

PROJETO E DIMENSIONAMENTO DE UMA PONTE RODOVIÁRIA COM VIGAS MISTAS DE AÇO E CONCRETO

Projetar e dimensionar, através do Método de Engesser-Courbon, uma ponte rodoviária com vigas mistas, com base no Projeto de norma ABNT CE-02:125.05 - Projeto de pontes e viadutos rodoviários de aço e mistos de aço e concreto, comparando os esforços com os resultados obtidos no software de elementos finitos e por fim produzir material de referência para projetos de futuras pontes.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN02

REVESTIMENTOS DE FACHADAS VENTILADAS COM ROCHAS ORNAMENTAIS

Este trabalho tem como objetivo propor metodologias de aplicação, dimensionamento e escolha dos mármores e granitos adequados nos revestimentos de fachadas ventiladas, com base em resultados de ensaios laboratoriais necessários e experiências absorvidas por estudos de casos de obras que utilizam o mesmo sistema de fachada. O público alvo do trabalho são as construtoras e empreiteiras que desconhecem ou, por falta de conhecimento, inviabilizam a execução de fachadas ventiladas.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN10

SELEÇÃO DE ALTERNATIVAS DE PAVIMENTO PARA FAIXAS DE ÔNIBUS EM PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES CIDADES

Por meio de um estudo analítico dos tipos de pavimento e seus métodos de dimensionamento, utilizados em faixas e corredores de ônibus, busca-se gerar um modelo matemático para auxiliar na escolha do tipo de pavimento, a fim de maximizar a relação custo benefício reduzindo os custos de manutenção e implantação, considerando fatores como como a frota de veículos, número de habitantes, temperatura e quantidade de paradas, atendendo as necessidades de cada cidade.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN14

SISTEMA CONSTRUTIVO RACIONALIZADO LIGHT STEEL FRAME - CONSTRUÇÕES DE GALPÕES COMERCIAIS

O Light Steel Frame é um sistema construtivo de concepção racional, constituído por uma estrutura de perfis de aço galvanizado, que possibilita uma construção a seco com grande rapidez de execução. O uso deste sistema na construção de minimercados (segundo maior segmento de pequenos negócios no país) fundamenta-se através da correlação do custo, prazo e investimento, onde o tempo que seria de execução converte-se em tempo de funcionamento do comércio, com rápido retorno financeiro.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN08

SOFTWARE PARA DIMENSIONAMENTO E VERIFICAÇÃO DE ESTACAS DE FUNDAÇÃO

Visando facilitar o dimensionamento e análise estrutural de estacas de fundação dos mais variados tipos, o software PilePRO foi desenvolvido para relacionar os diferentes métodos de cálculo amplamente utilizados entre si (Aoki-Velloso e Décourt-Quaresma), permitindo comparações entre os valores encontrados e admitindo as piores situações entre eles. Além disso, o software permite não apenas dimensionar, mas também realizar a verificação da segurança de estruturas já existentes.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN12

TECNOLOGIA BIM NO BRASIL: DIFICULDADES E SOLUÇÕES EM GRANDES EMPREENDIMENTOS

O BIM é uma plataforma que possibilita, além da parametrização 3D, a análise energética,a inserção de cronogramas, precificação e manutenção de uma obra. Portanto com a implementação do BIM no mercado e com o auxilio ramo acadêmico preparando profissionais capacitados, é possível otimizar gastos, banindo práticas de superfaturamento por meio da transparência dessa tecnologia, tanto em obras públicas como privadas.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD28

TELEFÉRICO DE CARGA

Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo mostrar o estudo da implantação de um teleférico de contêiner, que liga a região Metropolitana de São Paulo, por meio do Rodoanel Mário Covas, ao Porto de Santos. Visando desafogar o saturado modal rodoviário atual (Rodovia dos Imigrantes e Rodovia Anchieta) e oferecer uma outra alternativa ao transporte dessas cargas.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD01

TRANSPORTE FLUVIAL DE SEDIMENTOS: INVESTIGAÇÕES NO RIBEIRÃO DOS MENINOS EM SÃO CAETANO DO SUL, SP

O trabalho faz investigações no Ribeirão dos Meninos para relacionar o regime de transporte de sedimentos no corpo hídrico, em suspensão e fundo, e a qualidade da água com a vazão, com base em amostragem específica e análise laboratorial. O levantamento visa demonstrar a importância de monitorar o movimento de sedimentos na bacia para avaliar o assoreamento causado pela poluição e enchentes, recomendando a melhor gestão dessas águas, incentivando iniciativas políticas para promovê-la.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVD13

UTILIZAÇÃO DA PROTOTIPAGEM RÁPIDA 3D NO AUXÍLIO DA CONCEPÇÃO ESTRUTURAL E MÉTODO CONSTRUTIVO

Nos últimos anos, estudos apontam que cerca de 35% do desempenho dos projetos em construção civil é perdido por falhas de planejamento e execução. Com o intuito de reduzir o custo e prazo das obras, será analisada a eficiência da prototipagem rápida, através da impressão 3D da Ponte do Guaíba - RS, para o estudo de detalhes e sequências construtivas complexas, a fim de obter melhores alternativas nas soluções de interferências e melhor precisão aos encaixes dos pré-moldados.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN01

VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO NÃO CONVENCIONAL EM PEQUENAS COMUNIDADES

O estudo de caso se trata da concepção ou readequação do sistema atual de abastecimento no município de Itaituba (PA), visando à sustentabilidade técnica e econômica do projeto. Será analisada a viabilidade de implantação de uma Estação de Tratamento de Água não convencional, em relação ao sistema existente apenas de desinfecção. O dimensionamento do sistema de abastecimento terá um horizonte de projeto de 20 anos e será baseado na atual demanda de água.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: CVN20