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Engenharia Civil

Número de trabalhos exibidos: 50

"SOFTWARE" PARA DIMENSIONAMENTO E VERIFICAÇÃO DE ESTACAS DE FUNDAÇÃO

Visando facilitar o dimensionamento e análise estrutural de estacas de fundação dos mais variados tipos, o "software" PilePRO foi desenvolvido para relacionar os diferentes métodos de cálculo amplamente utilizados entre si (Aoki-Velloso e Décourt-Quaresma), permitindo comparações entre os valores encontrados e admitindo as piores situações entre eles. Além disso, o "software" permite não apenas dimensionar, mas também realizar a verificação da segurança de estruturas já existentes.
Estande: 60
Código do trabalho: CVN12

ANÁLISE COMPARATIVA DE CUSTOS E SUSTENTABILIDADE DE DIFERENTES TECNOLOGIAS PARA CONSTRUÇÃO RESIDENCIAL

A fim de sanar o problema habitacional brasileiro, como a falta de moradia, habitações precárias e o adensamento excessivo, e também de difundir a construção verde, o presente trabalho tem por finalidade analisar e comparar o custo, cronograma e sustentabilidade de três sistemas construtivos (Sistema convencional, alvenaria estrutural e "Light Steel Framing") utilizados no Brasil. O resultado será uma matriz de opções e, por isso, é possível escolher o sistema dentro dos critérios de preferência.
Estande: 26
Código do trabalho: CVD03

ANÁLISE COMPARATIVA DE DUAS METODOLOGIAS DE CONTENÇÃO DE ENCOSTAS: SOLO GRAMPEADO E CORTINA ATIRANTADA

Este trabalho concentra-se no estudo comparativo entre duas técnicas de contenção de encostas: Solo Grampeado e Cortina Atirantada. Com o estudo busca-se obter parâmetros para determinar-se a solução mais viável considerando o custo generalizado (prazo, custo, especialização da mão de obra). Após a revisão bibliográfica sobre as técnicas, desenvolveu-se o estudo de caso para dimensionamento das estruturas e análise dos resultados.
Estande: 199
Código do trabalho: CVN13

ANÁLISE DE ESTRUTURA MISTA SUBMETIDA A UMA ANÁLISE DINÂMICA: ESTUDO DE CASO DO EDIFÍCIO PETRONAS TOWER

O objetivo deste trabalho consiste no estudo de passarelas para pedestres em estruturas mistas de aço e concreto. Em especial, é o estudo de caso da passarela que interliga as duas torres gêmeas, conhecidas como Petronas Tower, localizadas na Malásia, com foco na verificação do comportamento estrutural dela devido à carga dinâmica proveniente do vento.
Estande: 20
Código do trabalho: CVD17

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE GALPÕES INDUSTRIAIS EM DIFERENTES TECNOLOGIAS E TIPOS DE CONTRATAÇÕES

O trabalho em questão visa à análise de investimentos da construção de um galpão industrial, variando dois métodos construtivos e três métodos diferentes de contratação. Para isso, as tecnologias construtivas empregadas são estrutura metálica e estrutura em concreto armado moldado "in loco". Os métodos de contratação utilizados na análise são venda simples de um ativo, "Build to Suit" e contrato de concorrência.
Estande: 251
Código do trabalho: CVD08

ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA ENTRE ESTRUTURA MISTA E DE CONCRETO ARMADO

A estrutura mista une as melhores características do concreto e aço. A partir da planta arquitetônica de um edifício de 4 pavimentos com 4 apartamentos, foi realizada a modelagem 3D do projeto estrutural de dois métodos diferentes: o método convencional, em concreto armado, e misto. Com os projetos dimensionados, foi realizado o levantamento quantitativo, para análise de viabilidade econômica da estrutura mista.
Estande: 183
Código do trabalho: CVN09

ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELA PAVIMENTAÇÃO RÍGIDA E FLEXÍVEL COMO VARIÁVEL DETERMINANTE PARA A IMPLANTAÇÃO DE RODOVIAS: ESTUDO DE CASO RODOANEL MÁRIO COVAS

Neste trabalho é proposta uma metodologia para que se possa quantificar o impacto ambiental de cada tipo de pavimento e indicar a melhor tecnologia a ser utilizada, pavimentos rígidos e flexíveis, levando-se em consideração, além da questão técnico-econômica, também o aspecto ambiental. Analisou-se, especificamente, o impacto ambiental decorrente das emissões de poluentes e consumo de energia durante a construção do pavimento.
Estande: 35
Código do trabalho: CVN03

ANÁLISE VIBRATÓRIA DO SATÉLITE CUBESAT

Neste trabalho aborda-se a verificação estrutural do nanossatélite CubeSat Mauá, idealizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia, com o propósito de ser lançado da Estação Espacial Internacional, seguindo os requisitos da Cal Poly (CDS). As análises são feitas em "softwares" estruturais (ANSYS) que se baseiam no método dos elementos finitos (MEF) para se verificarem as possíveis patologias que o modelo sofre e a integridade dele ao ser lançado.
Estande: 225
Código do trabalho: CVD06

AREIA DE CINZA DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR NO CONCRETO

A preocupação ambiental promoveu a tentativa de desenvolvimento de um concreto, com areia da cinza do bagaço da cana-de-açúcar - descartada por usinas sucroalcooleiras - que usam o bagaço da cana como gerador de energia elétrica. Esse resíduo é classificado como areia devido à similaridade com a granulometria de areia natural. O resíduo substituiu parcialmente o agregado miúdo na composição de um concreto convencional com o objetivo de verificar se essa substituição é viável ou não
Estande: 34
Código do trabalho: CVD07

ARGAMASSA FOTOLUMINESCENTE

O objetivo deste trabalho foi a produção de uma argamassa geopolimérica (sem cimento Portland) fotoluminescente, com base de Metacaulim, que possua a capacidade de substituir tintas e adesivos refletores, visando à obtenção de um produto sustentável.
Estande: 190
Código do trabalho: CVN16

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DAS ARGAMASSAS COM INCORPORAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS

Na engenharia civil, a área de materiais de construção apresenta bastante potencial. Grandes descobertas foram feitas ao se estudar a microestrutura dos materiais, dando margem a um novo mercado, a nanotecnologia. A nanotecnologia proporciona o desenvolvimento de novos materiais, podendo revolucionar a sociedade e oferecer novas alternativas. Neste trabalho aborda-se o uso dessa tecnologia aplicada em argamassa de cimento, mostrando o efeito proporcionado pela incorporação das nanopartículas nela.
Estande: 152
Código do trabalho: CVD11

AVALIAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DE UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL SUSTENTÁVEL

Este trabalho consistiu em avaliar-se a viabilidade da utilização de produtos sustentáveis num condomínio horizontal residencial sustentável, correlacionando as variáveis impactan- tes na escolha de materiais e método construtivo. como: o investimento inicial da compra e da instalação, em alguns casos o período de retorno devido a alguma economia, comparada a um sistema convencional e as vantagens ambientais.
Estande: 250
Código do trabalho: CVN05

CÁLCULO PARA A OBTENÇÃO DO PCN ("PAVEMENT CLASSIFICATION NUMBER") EM AEROPORTOS UTILIZANDO-SE UMA ANÁLISE MECANICISTA

O PCN (“Pavement Classification Number”) de um pavimento é determinado pelo método ACN/PCN, da Organização da Aviação Civil Internacional. Verifica-se que a utilização isolada desse método pode não ser suficiente para classificar um pavimento em serviço. Propõe-se, portanto, o cálculo o PCN por meio de uma análise mecanicista, baseada na determinação de tensões e deformações. Com essa análise busca-se considerar a atual situação do pavimento, que se deteriora ao longo de sua vida útil.
Estande: 133
Código do trabalho: CVD26

CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DE BIOGÁS PROVENIENTE DAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Neste trabalho, avalia-se a viabilidade da implantação de um processo anaeróbio de tratamento de esgotos, utilizando-se reatores UASB, para produção, captação e aproveitamento do biogás com geração de energia elétrica. Foi feito o estudo de caso na ETE Riviera de São Lourenço. Avaliando-se as características do esgoto afluente, foi estimada a quantidade de biogás produzido e dimensionado o sistema de geração de energia para consumo na própria estação com a finalidade de redução de custos operacionais.
Estande: 56
Código do trabalho: CVN11

CIDADES INTELIGENTES

Neste trabalho analisam-se aspectos que tornam uma cidade inteligente, com foco no projeto da primeira Cidade Inteligente voltada para baixa renda no mundo. Esse conceito visa solucionar os problemas existentes nas áreas urbanas por meio de planejamento e medidas inteligentes. Com a coleta existente de dados de cidades, foi elaborada uma tabela que relaciona aspectos inteligentes com os pilares estabelecidos pelo IESE Business School, de Navarra na Espanha.
Estande: 1
Código do trabalho: CVD20

CONCEPÇÃO DE UMA USINA HELIOTÉRMICA NO BRASIL

Em busca de fontes alternativas de energia, apresenta-se aqui a viabilidade técnica para a construção de uma Usina Heliotérmica ou CSP "Concentrated Solar Power", que tem como fonte limpa e renovável o Sol. Essas usinas concentram e convertem a radiação solar em energia térmica por meio de um campo solar e a energia elétrica é obtida num bloco de potência similar a termelétricas convencionais. Essa inovação tecnológica diferentemente das usinas fotovoltaicas permite o armazenamento de energia.
Estande: 116
Código do trabalho: CVD04

CONCRETO CONDUTOR DE ELETRICIDADE

Neste trabalho, objetivou-se o desenvolvimento e análise das propriedades termoelétricas de um concreto condutor de eletricidade, composto pela adição de diferentes materiais condutores para a produção de um compósito de baixa resistividade, possibilitando a passagem de suficiente corrente elétrica para que possibilite aumento significativo da temperatura do concreto, com o intuito de acelerar a evaporação superficial de uma lâmina d’água.
Estande: 229
Código do trabalho: CVD25

CONCRETO PERMEÁVEL PARA PAVIMENTOS COM TRÁFEGO LEVE

O objetivo deste trabalho foi o estudo de uma opção para se mitigar o problema da rápida colmatação de pavimentos de concreto permeável que perde sua eficiência ao longo de sua utilização. A proposta foi não só empregar uma manta geotêxtil inserta no pavimento de concreto como proteção à penetração de material pulverulento e como também testar sua eficiência em laboratório.
Estande: 59
Código do trabalho: CVN17

DIMENSIONAMENTO DE UMA USINA DE COMPOSTAGEM NA CIDADE DE SÃO PAULO UTILIZANDO-SE RESÍDUO DE FEIRA LIVRE

A destinação de resíduos sólidos urbanos a locais impróprios é um caso corriqueiro no Brasil, já que 34% são destinados a lixões. Dos outros 66%, 64% são destinados a aterros sanitários e apenas 2% a usinas de triagem e compostagem. Neste trabalho, busca-se uma alternativa sustentável para o gerenciamento de resíduos orgânicos gerados em feiras livres, mostrando que ainda podem reintegrar-se ao ciclo produtivo a partir do processo de compostagem.
Estande: 157
Código do trabalho: CVD24

DIMENSIONAMENTO E ANÁLISE DE ELEMENTOS METROFERROVIÁRIOS NAS PLATAFORMAS

Com este trabalho, desenvolvido com base em modelos computacionais e coletas de dados na estação Paulista da linha 4 do metrô, busca-se otimizar o fluxo de pessoas, reduzindo o tamanho das filas, melhorando o nível de serviço prestado apenas alterando as dimensões e posições das escadas fixas, rolantes, elevadores e rampas. É uma grande oportunidade para alterar a forma como as estações são construídas, já que o Metrô de São Paulo foi eleito, em dois anos, o sistema com maior densidade de passageiros.
Estande: 209
Código do trabalho: CVD09

DIRETRIZES PARA A UTILIZAÇÃO DO ELEVADOR DE CREMALHEIRA DURANTE A CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS MULTIPAVIMENTOS

O foco deste trabalho foi o de analisar e propor um modelo de diretrizes para a escolha e utilização do elevador de cremalheira na construção de edifícios multipavimentos, buscando não apenas seu melhor aproveitamento baseado na relação entre produtividade e abastecimento dos materiais e transporte de pessoas nos pavimentos em função da real necessidade da obra durante suas diversas etapas como também evitar os impactos negativos no prazo e nos custos dela.
Estande: 235
Código do trabalho: CVN06

ESTRUTURA DE AÇO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

No passado, o incêndio era considerado uma obra do acaso. Sabe-se, atualmente, que é uma ação controlável. Mesmo assim, ainda são registradas muitas tragédias em edificações sinistradas, com muitas vítimas por invalidez ou morte, além da perda patrimonial. Em vista da relevância do tema, este trabalho tem a finalidade de divulgar um estudo sobre o comportamento de uma estrutura de aço em situação de incêndio.
Estande: 9
Código do trabalho: CVD21

ESTUDO DA DRENAGEM DE SANTOS E IMPACTO DA POLUIÇÃO DIFUSA NA BALNEABILIDADE NAS PRAIAS

Quando ocorre uma alta pluviosidade, para evitar sobrecarga do sistema de drenagem, as comportas dos canais são abertas e toda a água, com a poluição difusa e esgoto clandestino são lançados no mar, causando prejuízos à balneabilidade nas praias. Neste trabalho, buscou-se correlacionar as chuvas com a balneabilidade nas praias de Santos.
Estande: 101
Código do trabalho: CVD19

ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DE MEDIDAS SUSTENTÁVEIS EM ESTAÇÕES DE METRÔ: ESTUDO DE CASO

O trabalho tem como base estudar medidas sustentáveis utilizadas atualmente em edificações e ampliar esse conceito para estações metroviárias. O estudo verifica a viabilidade da implantação dessas medidas na estação Alto da Boa Vista, Linha 5 Lilás do Metrô, possibilitando um melhor desempenho, redução dos custos operacionais e, ainda, a criação de práticas de educação ambiental. O resultado final visa mostrar que é possível criar uma estação metroviária sustentável com ganhos para a sociedade.
Estande: 31
Código do trabalho: CVD10

ESTUDO DAS APLICAÇÕES DE GEOSSINTÉTICOS EM ATERROS SANITÁRIOS

Com o aumento da geração de resíduos sólidos urbanos, é necessário refletir sobre as consequências ambientais e sociais causadas pela sua destinação. Atualmente, um grande desafio é aumentar a vida útil dos locais adequados para esse fim, conhecidos como aterros sanitários. A aplicação de geossintéticos na implantação e operação dos aterros sanitários aparece como uma alternativa viável no incremento da vida útil e na otimização do espaço disponível para os resíduos.
Estande: 122
Código do trabalho: CVN04

ESTUDO DE VIABILIDADE DO USO DE GARRAFAS PLÁSTICAS NA COMPOSIÇÃO DO REVESTIMENTO ASFÁLTICO

Aliando a importância de se encontrarem formas alternativas de melhorar o desempenho do asfalto e também reduzir problemas ambientais, desenvolveu-se um estudo de viabilidade do uso de garrafas plásticas na composição do revestimento do pavimento asfáltico. Foram conduzidos ensaios laboratoriais considerando o plástico integrado a fração de agregados pétreos que compõem o concreto asfáltico, buscando a solução mais viável. Verifica-se que a solução é viável, contribuindo para a melhoria do desempenho do pavimento.
Estande: 145
Código do trabalho: CVD05

ESTUDO DO DESEMPENHO DA INTRODUÇÃO DE FIBRAS DE ARAMIDA NO CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS DE VIDRO (GFRP) E NO CONCRETO ARMADO CONVENCIONAL.

O concreto, como material portante, está inserto em ambientes variados e submetido a diferentes carregamentos. O seu amplo uso estrutural só é possível devido à incorporação de materiais, como barras de aço, fibras, aditivos e adições, que reduzem suas limitações e garantem melhor desempenho. Entretanto existem materiais que ainda não foram normalizados e essa incorporação pode resultar em combinações de propriedades ainda mais adequadas para determinadas situações de emprego do concreto.
Estande: 194
Código do trabalho: CVD18

GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA POR TURBINAS APLICADAS A UM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ESTUDO DE CASO: CAVA DA PEDREIRA

Neste trabalho estudaram-se turbinas hidroelétricas em sistemas de abastecimento de água com o intuito de geração de energia elétrica. A tecnologia é muito promissora por ser um sistema que não depende de fontes externas como vento e sol necessários em sistemas alternativos. Ela utiliza o fluxo constante de água que temos hoje em nossas tubulações. O estudo está sendo desenvolvido em parceria com a Sabesp, num projeto no litoral paulista que favorece a geração de energia utilizando o grande desnível da captação até o reservatório.
Estande: 206
Código do trabalho: CVN22

GUIA PARA CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS LEVES DE MADEIRA - "WOOD FRAME"

Este trabalho tem por objetivo a elaboração de um guia técnico sobre o sistema construtivo utilizando-se estruturas de madeira Tipo "Wood Frame", aplicado nas obras residenciais. O "Wood Frame", amplamente utilizado em países da América do Norte, Ásia e Europa, apresenta qualidades/vantagens significativas ao se analisarem itens como sustentabilidade, prazo de execução, economia de materiais e qualidade final do produto quando comparado às estruturas de concreto armado e de alvenaria, as mais utilizadas no país.
Estande: 162
Código do trabalho: CVN15

IMPLANTAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO "LEED" EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL MULTIPAVIMENTOS

O objetivo deste trabalho foi estudar a viabilidade técnica e econômica da implantação da certificação "LEED" num edifício residencial e apresentar os benefícios econômicos, sociais e ambientais de um edifício sustentável. Realizou-se o levantamento das alterações necessárias num projeto convencional, visando atender aos pré-requisitos e obter créditos suficientes para obter-se a certificação "LEED". O enfoque maior baseou-se na redução do consumo de água e aumento da eficiência energética.
Estande: 55
Código do trabalho: CVN21

INSERÇÃO DE EDIFÍCIOS SUSTENTÁVEIS NO MERCADO IMOBILIÁRIO

O objetivo deste trabalho é identificar como edifícios comerciais de alto padrão que possuem certificação "LEED" de sustentabilidade se comportam no mercado imobiliário, identificando possíveis impactos na taxa de vacância, absorção e preço de locação. Foi realizado também um estudo de caso comparativo entre um edifício convencional, ou seja, sem certificação "LEED" e edífícios com a certificação, buscando-se os benefícios no custo de implantação e operação.
Estande: 184
Código do trabalho: CVD14

INSTRUMENTOS PARA ATENUAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E PREVENÇÃO DE RUPTURAS DE BARRAGENS DE REJEITO - IAPRBR

O presente trabalho consiste num estudo das rupturas de barragens de rejeito ocorridas no Brasil para se definirem instrumentos de gestão que possam evitar futuras rupturas ou, ao menos, que sejam atenuados impactos ambientais significativos, como a legislação, fiscalização e utilização de novas tecnologias.
Estande: 42
Código do trabalho: CVD23

LAJES PLANAS EM EDIFÍCIOS DE CONCRETO

Com este trabalho visa-se à caracterização dos tipos de lajes planas, comparação dessas estruturas em concreto armado e protendido, buscando enfoque nas técnicas e tecnologias de protensão. Além disso, analisa-se o fenômeno da punção e compara-se o dimensionamento das lajes planas de um modelo simplificado com a norma NBR 6118:2014, tanto para concreto armado quanto para protendido,utilizando-se o sistema integrado - análise, dimensionamento e detalhamento - CAD-TQS.
Estande: 166
Código do trabalho: CVD02

MÉTODO CONSTRUTIVO DE PONTES POR LANÇAMENTO PROGRESSIVO E ESTUDO DE CASO DA PONTE GÊNESIS II

Com o objetivo de explorar um tema importante para a infraestrutura do Brasil, foi estudado o método de lançamentos progressivos, que visa reduzir prazos e custos. O presente trabalho constitui-se no estudo do método e, com base nos projetos de implantação e estruturais fornecidos pela projetista EGT Engenharia Ltda, apresenta um estudo de caso da ponte Gênesis II com o dimensionamento da protensão da superestrutura e um comparativo de custos entre o método de vigas pré-moldadas e o de lançamentos progressivos.
Estande: 191
Código do trabalho: CVD12

MÉTODOS EXECUTIVOS DE TÚNEIS

Neste trabalho, fez-se a análise dos principais métodos de construção de túneis, que são o New Austrian Tunneling Method (NATM), Tunnel Boring Machine (TBM), Cut and Cover, Cover and Cut, Drill and Blast e Pipe Jacking e discutiram-se suas vantagens e desvantagens. Apresentou-se um estudo de caso em que se aplicou o método NATM, mostrando suas principais características e etapas de construção.
Estande: 146
Código do trabalho: CVD16

MÉTODOS SUSTENTÁVEIS PARA DESTINAÇÃO DE ESGOTO EM COMUNIDADES RURAIS DA ZONA SUL DA CIDADE DE SÃO PAULO

Em comunidades rurais é comum encontrar o que é popularmente conhecido como fossa negra, sumidouro e outras técnicas rudimentares, inadequadas e ineficientes como destino do esgoto doméstico que contaminam cursos d’água e poços de onde são captadas águas para o abastecimento humano. Este trabalho tem como objetivo estudar métodos alternativos de tratamento de esgoto doméstico em pequenas comunidades situadas na região de Parelheiros do município de São Paulo.
Estande: 119
Código do trabalho: CVD27

MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: REDES INTEGRADAS

Este trabalho tem como objetivo buscar melhorias efetivas para a questão da mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Com a análise das pesquisas Origem e Destino (OD) fornecidas pelo Metrô, verificaram-se os movimentos pendulares diários na RMSP, a fim de mapear a gênese do grave problema que os paulistanos enfrentam diariamente. E, por fim, foi planejada a instalação de um "Hub" de Mobilidade.
Estande: 239
Código do trabalho: CVD15

MODELAGEM DE SILOS EM CONCRETO PROTENDIDO

O objetivo principal deste trabalho foi modelar a estrutura de um silo em concreto armado e protendido e, por meio de diferentes "softwares", verificar se há discrepâncias significativas nos resultados obtidos em modelos com hierarquias diferentes. Estudaram-se diversas combinações de esforços, simulando variações de carregamentos visando à situação mais crítica para realizar o dimensionamento. E, finalmente, comparou-se a viabilidade de ambos os "softwares" para o caso analisado.
Estande: 161
Código do trabalho: CVN07

OTIMIZAÇÃO EM PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Este trabalho tem como objetivo a verificação de modelos estruturais (viga e laje), com a finalidade de se obterem situações otimizadas em função dos insumos utilizados em estruturas de concreto armado.
Estande: 214
Código do trabalho: CVD22

PATOLOGIAS DE REVESTIMENTO CERÂMICO EM FACHADAS EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS

O material cerâmico é amplamente utilizado como revestimento nas fachadas dos edifícios. Neste trabalho, são apresentadas suas propriedades, características, tipologias, processo de fabricação, os aspectos técnicos e práticos da fase de projeto, e as etapas de execução e aplicação de elementos que o compõem. Foram tratadas as tipologias e especificações das patologias que ocorrem nos revestimentos cerâmicos, incluindo as consequências e os métodos de tratativa para essas manifestações patológicas.
Estande: 168
Código do trabalho: CVN18

PROCESSO EXECUTIVO DE REPARO EM IMPERMEABILIZAÇÃO COM USO DE MANTA ASFÁLTICA E INJEÇÃO DE GEL ACRÍLICO

Neste trabalho apresentam-se as patologias provenientes da infiltração em estruturas de concreto armado e descreve técnicas de tratamento com manta asfáltica e com injeção de gel acrílico, demonstrando modos de sanar esses problemas. O estudo de caso é baseado na identificação das falhas de impermeabilização de duas edificações de São Paulo e apresenta as técnicas de reparo com manta asfáltica ou injeção de gel acrílica. Em seguida, apresentou-se um estudo comparativo de custo, prazo e confortabilidade.
Estande: 187
Código do trabalho: CVN19

PROJETO E DIMENSIONAMENTO DE UMA PONTE RODOVIÁRIA COM VIGAS MISTAS DE AÇO E CONCRETO

Este estudo consiste em se projetar e dimensionar, pelo Método de Engesser-Courbon, uma ponte rodoviária com vigas mistas, com base no Projeto de norma ABNT CE-02:125.05 - Projeto de pontes e viadutos rodoviários de aço e mistos de aço e concreto. Compararam-se os esforços com os resultados obtidos no "software" de elementos finitos e, no final, produziu-se material de referência para projetos de futuras pontes.
Estande: 19
Código do trabalho: CVN02

REVESTIMENTOS DE FACHADAS VENTILADAS COM ROCHAS ORNAMENTAIS

Este trabalho tem como objetivo propor metodologias de aplicação, dimensionamento e escolha dos mármores e granitos adequados aos revestimentos de fachadas ventiladas, com base em resultados de ensaios laboratoriais necessários e experiências absorvidas por estudos de casos de obras que utilizam o mesmo sistema de fachada. O público-alvo do trabalho são as construtoras e empreiteiras que desconhecem ou, por falta de conhecimento, inviabilizam a execução de fachadas ventiladas.
Estande: 175
Código do trabalho: CVN10

SELEÇÃO DE ALTERNATIVAS DE PAVIMENTO PARA FAIXAS DE ÔNIBUS EM PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES CIDADES

Por meio de um estudo analítico dos tipos de pavimento e seus métodos de dimensionamento, utilizados em faixas e corredores de ônibus, busca-se gerar um modelo matemático para auxiliar na escolha do tipo de pavimento, a fim de maximizar a relação custo-benefício, reduzindo-se os custos de manutenção e implantação, considerando-se fatores como a frota de veículos, número de habitantes, temperatura e quantidade de paradas, atendendo as necessidades de cada cidade.
Estande: 212
Código do trabalho: CVN14

SISTEMA CONSTRUTIVO RACIONALIZADO "LIGHT STEEL FRAME" - CONSTRUÇÕES DE GALPÕES COMERCIAIS

O "Light Steel Frame" é um sistema construtivo de concepção racional, constituído por uma estrutura de perfis de aço galvanizado, que possibilita uma construção a seco com grande rapidez de execução. O uso desse sistema na construção de minimercados (segundo maior segmento de pequenos negócios no país) fundamenta-se pela correlação do custo, prazo e investimento, em que o tempo que seria de execução converte-se em tempo de funcionamento do comércio, com rápido retorno financeiro.
Estande: 50
Código do trabalho: CVN08

TECNOLOGIA BIM NO BRASIL: DIFICULDADES E SOLUÇÕES EM GRANDES EMPREENDIMENTOS

O BIM é uma plataforma que possibilita, além da parametrização 3D, a análise energética,a inserção de cronogramas, precificação e manutenção de uma obra. Portanto, com a implementação do BIM no mercado e com o auxílio da área acadêmica preparando profissionais capacitados, é possível se otimizarem gastos, banindo práticas de superfaturamento por meio da transparência dessa tecnologia, tanto em obras públicas quanto privadas.
Estande: 115
Código do trabalho: CVD28

TELEFÉRICO DE CARGA

Este trabalho tem por objetivo mostrar o estudo da implantação de um teleférico de contêiner, que liga a região Metropolitana de São Paulo, por meio do Rodoanel Mário Covas, ao Porto de Santos. Visa desafogar o saturado modal rodoviário atual (Rodovia dos Imigrantes e Rodovia Anchieta) e oferecer uma outra opção ao transporte das cargas.
Estande: 202
Código do trabalho: CVD01

TRANSPORTE FLUVIAL DE SEDIMENTOS: INVESTIGAÇÕES NO RIBEIRÃO DOS MENINOS EM SÃO CAETANO DO SUL, SP

Neste trabalho. investigou-se o Ribeirão dos Meninos para relacionar o regime de transporte de sedimentos no corpo hídrico, em suspensão e fundo, e a qualidade da água com a vazão, com base em amostragem específica e análise laboratorial. Com o levantamento visou-se demonstrar a importância de monitorar o movimento de sedimentos na bacia para avaliar o assoreamento causado pela poluição e enchentes, recomendando-se, no final, a melhor gestão dessas águas, incentivando iniciativas políticas para promovê-la.
Estande: 46
Código do trabalho: CVD13

UTILIZAÇÃO DA PROTOTIPAGEM RÁPIDA 3D NO AUXÍLIO DA CONCEPÇÃO ESTRUTURAL E MÉTODO CONSTRUTIVO

Nos últimos anos, estudos apontam que cerca de 35% do desempenho dos projetos em construção civil são perdidos por falhas de planejamento e execução. Com o intuito de reduzir-se o custo e prazo das obras, foi analisada a eficiência da prototipagem rápida, com a impressão 3D da Ponte do Guaíba - RS, para o estudo de detalhes e sequências construtivas complexas, a fim de se obterem melhores alternativas nas soluções de interferências e melhor precisão aos encaixes dos pré-moldados.
Estande: 125
Código do trabalho: CVN01

VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO NÃO CONVENCIONAL EM PEQUENAS COMUNIDADES

O estudo de caso trata da concepção ou readequação do sistema atual de abastecimento no município de Itaituba (PA), visando à sustentabilidade técnica e econômica do projeto. Analisou-se a viabilidade de implantação de uma Estação de Tratamento de Água não convencional, em relação ao sistema existente apenas de desinfecção. O dimensionamento do sistema de abastecimento tem um horizonte de projeto de 20 anos e baseado na atual demanda de água.
Estande: 224
Código do trabalho: CVN20