Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso...
 
 
 

Engenharia Civil

Número de trabalhos exibidos: 56

ANÁLISE COMPARATIVA DOS MÉTODOS PROPOSTOS PELA NBR 15.5755 E PELO RTQ-R PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO TÉRMICO EM EDIFICAÇÕES

Estudo de caso desenvolvido com o objetivo de comparar os métodos propostos na NBR 15.575 e no RTQ-R para a avaliação de desempenho térmico. Esta análise é significativa, pois garantir resultados não contraditórios é importante para o desenvolvimento de produtos no mercado da construção civil, tendo em vista problemas legais decorrentes de conclusões incompatíveis. Além disso, este estudo pode gerar grande impacto para o uso racional de energia pensando em edifícios naturalmente ventilados.
Estande: 219
Código do trabalho: CVN14
 

ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA "MINHA CASA MINHA VIDA" COM RELAÇÃO À REDUÇÃO DO DÉFICIT HABITACIONAL

O déficit habitacional no Brasil está diretamente ligado à desigualdade social e deve ser reduzido com programas como o "Minha Casa Minha Vida". No entanto, é necessário verificar-se de que forma o Programa contribui para a redução do déficit, composto por quatro elementos: adensamento excessivo, preço do aluguel, moradia precária e falta de infraestrutura. Além disso, foi avaliado o perfil exigido para preencher as condições de financiamento, que pode não coincidir com a demanda.
Estande: 11
Código do trabalho: CVN29
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2018 20:00
Local da Banca de Avaliação:
 

ANÁLISE DA ESTABILIDADE DE EDIFÍCIOS ALTOS COM ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO

Quando cidades como São Paulo ou Nova Iorque são citadas, a primeira imagem que vem à cabeça é um "skyline" de edifícios espetaculares. Poucos sabem, porém, da engenharia necessária para isso. Edifícios altos sofrem com o impacto do vento; então, como garantir a estabilidade e a viabilidade da construção? Neste trabalho de pesquisa é apresentado o estudo da estabilidade global de edifícios altos em concreto armado para se avaliar a eficiência estrutural por meio de parâmetros de instabilidade.
Estande: 508
Código do trabalho: CVN17
 

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES DO CONCRETO AUTOCICATRIZANTE

Neste trabalho compararam-se o concreto com e sem o aditivo capaz de selar as fissuras do concreto, dando a este a característica de autocicatrizante. Foram analisadas as propriedades de resistência à compressão, carbonatação e a difusão de ions cloreto em diferentes processos de cura.
Estande: 119
Código do trabalho: CVD19
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2018 08:30
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

ANÁLISE DE MÉTODOS CONSTRUTIVOS PARA ENCOSTAS DE LAGOS: ESTUDO DE CASO LAGO ARTIFICIAL EM BEBEDOURO

Este trabalho privilegia um estudo de caso para o Lago Artificial da cidade de Bebedouro. A proposta é o dimensionamento de estruturas de gabião e solo reforçado com geossintéticos para contenção da encosta do lago. Para o desenvolvimento deste estudo, foram coletadas amostras de solo do local e, com elas, testes laboratoriais para a obtenção dos parâmetros necessários. Com os resultados, foram feitos os cálculos das estruturas para os pontos de intervenção escolhidos.
Estande: 411
Código do trabalho: CVD12
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2018 11:00
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

ANÁLISE DE UMA ESTRUTURA SUBMETIDA A UMA ONDA DE CHOQUE EXPLOSIVA

O trabalho consiste no desenvolvimento de simulações de explosões por meio do "software" SAP 2000, desencadeadas especificamente pela detonação de um botijão gás de cozinha convencional. Foram feitas análises sobre os parâmetros de um fenômeno explosivo e sua interação com superfícies rígidas de uma estrutura, para melhor compreensão do fenômeno, bem como suas ondas de choque, o que visa prevenir as estruturas nos quesitos de resistência e segurança.
Estande: 214
Código do trabalho: CVD21
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2018 09:45
Local da Banca de Avaliação: auditório Beta
 

ANÁLISE DINÂMICA DA ESTRUTURA DE UMA TECELAGEM

Neste estudo verificou-se o comportamento dinâmico de estruturas de concreto e, em especial, numa fábrica de tecelagem submetida a carregamentos de máquinas com partes oscilantes. A pesquisa consistiu na análise modal e paramétrica dinâmica, por meio de um programa computacional. Avaliou-se a importância do estudo e o cálculo das cargas dinâmicas nesse tipo de estrutura.
Estande: 322
Código do trabalho: CVD03
 
Data da Banca de Avaliação: 07/12/2018 09:45
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

ANÁLISE DINÂMICA DE PONTES PARA CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DA ESTRUTURA COM O AUXÍLIO DE UM DISPOSITIVO MÓVEL

O trabalho propõe o estudo de uma metodologia alternativa para inspeção e manutenção de estruturas de pontes utilizando-se o acelerômetro de um dispositivo móvel. Com base em medições realizadas em campo e na análise dinâmica da estrutura foi construído um método para aferição das vibrações com a passagem de um veículo pesado e a relação entre essas vibrações e a deterioração da estrutura.
Estande: 524
Código do trabalho: CVN10
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2018 21:15
Local da Banca de Avaliação: São Caetano do Sul
 

ANÁLISE DO PROCESSO DE ASSENTAMENTO DE REVESTIMENTO CERÂMICO FABRICADO POR VIA SECA E VIA ÚMIDA

Este estudo consiste em comparar a aderência de placas de revestimento cerâmico fabricadas pela via seca ou pela úmida, assentadas com diferentes tipos de argamassas colantes.
Estande: 424
Código do trabalho: CVD14
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2018 09:45
Local da Banca de Avaliação: AUDITÓRIO BETA
 

ANÁLISE DO PROCESSO DE EXECUÇÃO DO SISTEMA CONSTRUTIVO DE PAREDE DE CONCRETO EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS

Este trabalho baseia-se na análise do sistema construtivo de vedações verticais em paredes de concreto armado como alternativa para a industrialização da construção civil a fim de apontar melhorias nos métodos e processos separadamente, assim como em conjunto e seus impactos no planejamento da execução, na qualidade do produto final e na produtividade da mão de obra. Após o levantamento bibliográfico e do estudo de caso escolhido, foi possível se analisarem as características, vantagens e desvantagens deste sistema construtivo.
Estande: 312
Código do trabalho: CVN13
 
Data da Banca de Avaliação: 10/12/2018 17:30
Local da Banca de Avaliação: auditório Beta
 

ANÁLISE DO TRATAMENTO DE ESGOTO EM UNIDADES PRISIONAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Este trabalho trata de uma análise processual de tratamento de esgoto nas penitenciárias de São Paulo, em que se estudam os principais recursos disponíveis, a fim de formular uma alternativa sustentável de tratamento de esgoto, levando em conta toda a parte econômica e legislativa envolvida. Pretende-se modelar os principais processos de tratamento de esgoto utilizados atualmente, encontrar deficiências no sistema e apontar melhorias.
Estande: 418
Código do trabalho: CVN07
 

ANÁLISE DOS SISTEMAS DE APROVEITAMENTO E REÚSO DE ÁGUA EM AEROPORTOS – ESTUDO DE CASO: GOIÂNIA E CAMPINA GRANDE

Aeroportos de grande movimentação e localizados em regiões com menor disponibilidade hídrica exercem influência significativa em seu entorno. Algumas iniciativas têm surgido para a redução do consumo e diversificação de fontes de provimento de água por meio de tecnologias e processos. Neste estudo apresentam-se alternativas utilizadas em aeroportos, para o uso consciente e reúso de água, reaproveitamento das águas de sistema de ar- condicionado e de testes de caminhões de combate a incêndio.
Estande: 204
Código do trabalho: CVN03
 
Data da Banca de Avaliação: 11/12/2018 17:30
Local da Banca de Avaliação: AUDITÓRIO BETA
 

APLICAÇÃO DE GEOSSINTÉTICOS EM ATERROS HIDRÁULICOS

Os aterros hidráulicos são áreas preenchidas com material de empréstimo e caracterizam uma solução interessante quando há a necessidade da criação de novos espaços. Os geossintéticos representam uma alternativa diferente das convencionais para reforçar tais estruturas. Logo, entende-se que o principal problema aqui estudado tem relação com a viabilidade técnica dos geossintéticos e que o trabalho contribui para a compreensão e o aperfeiçoamento de métodos construtivos em obras hidráulicas.
Estande: 724
Código do trabalho: CVD04
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2018 09:45
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

APLICAÇÃO DE SILO EM DOMO NO PORTO DE SANTOS

No trabalho estudou-se o inovador método construtivo de um silo composto por uma lateral em corpo cilíndrico com cobertura em casca hemisférica (domo) e o seu comportamento estrutural. O sucesso deste método construtivo depende principalmente de uma forma plástica especial, da aplicação da espuma de poliuretano e da projeção do concreto. Apesar de oferecer diversas vantagens, tal tecnologia ainda não foi empregada no Brasil, razão pela qual é objeto deste estudo.
Estande: 303
Código do trabalho: CVD01
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2018 11:00
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

AVALIAÇÃO DA VIDA ÚTIL DO PAVIMENTO POR MEIO DO CONTROLE TECNOLÓGICO

No presente trabalho analisa-se o impacto do controle tecnológico na vida útil da estrutura do pavimento. Foram desenvolvidos gráficos com o auxílio do "software" ELSYM-5 que compara o módulo de resiliência com a deflexão recuperável de cada camada. Introduzindo-se valores de deflexão obtidos por ensaios em campo, em gráficos, foi possível calcular um novo valor do módulo de resiliência e, com isso, compará-lo com o real. Com ele é possível dimensionar a vida útil real e compará-la com a prevista.
Estande: 512
Código do trabalho: CVD15
 
Data da Banca de Avaliação: 12/12/2018 13:30
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta - IMT
 

AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO DE ESTACAS

Este trabalho trata da avaliação de quatro métodos de dimensionamento de estacas, com base em artigos publicados e em ensaios de provas de carga estática.
Estande: 505
Código do trabalho: CVN12
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2018 18:45
Local da Banca de Avaliação:
 

CAPTAÇÃO E USO DE ÁGUAS PLUVIAIS NO IMT - "CAMPUS" SCS

Por meio de um estudo de caso, buscou-se viabilizar a construção de um sistema de captação de água pluvial para irrigação do campo de futebol no Instituto Mauá de Tecnologia, "campus" São Caetano do Sul, evitando conflitos com outros tipos de abastecimentos principais, como bebedouros, banheiros, laboratórios entre outros. O objetivo foi o de estimular uma aplicação futura de Gestão Ambiental na Universidade.
Estande: 123
Código do trabalho: CVN01
 

CASAS FLUTUANTES

O projeto estrutural de uma casa flutuante foi realizado, comparando-se duas tecnologias construtivas, a "light steel framing" (LSF) e o "wood frame" (WF). Foram estudadas alternativas sustentáveis para a geração e armazenamento de energia, captação de água e tratamento de esgoto da casa flutuante.
Estande: 402
Código do trabalho: CVD08
 

CONTENÇÃO COM SOLO GRAMPEADO: ESTUDO DA RESISTÊNCIA LATERAL DOS GRAMPOS

Com a necessidade constante de expansão física das cidades e do desenvolvimento de novos bairros e centros comerciais no Brasil, métodos de contenção de solo tornam-se primordiais. Com isso, o objetivo deste trabalho consiste em estudar a viabilidade de adaptação dos métodos clássicos de cálculo do atrito lateral utilizados em estacas para o dimensionamento dos grampos, possibilitando melhor pré-dimensionamento das contenções com solo grampeado.
Estande: 223
Código do trabalho: CVN15
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2018 18:45
Local da Banca de Avaliação:
 

CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE ALARME DE ESCORREGAMENTO COM BASE EM ANÁLISES DE SUPERFÍCIES DE TERRA

Escorregamentos de terra estão entre os desastres naturais que mais causam fatalidades e prejuízos. Ao se considerar a história brasileira, houve um aumento populacional rápido e descontrolado, e um crescimento desorganizado dos centros urbanos. Dessa forma, a população passou a ocupar, cada vez mais, morros e encostas. Os deslizamentos tornaram-se um problema constante para a população. Ao se estudarem os fatores decisivos para a ocorrência desses fenômenos, é possível propor melhores formas de alerta e evacuação da população.
Estande: 707
Código do trabalho: CVN23
 
Data da Banca de Avaliação: 00/00/0000 00:00
Local da Banca de Avaliação: IMT SCS
 

CUSTO DE IMPLANTAÇÃO DE EDIFÍCIOS SUSTENTÁVEIS

Este trabalho diz respeito à elaboração de um estudo comparativo do custo de execução de um edifício comercial de alto padrão na cidade de São Paulo, onde se considera o custo para a execução da obra utilizando um sistema de construção convencional e o custo de execução da mesma obra atendendo aos critérios estipulados pelo LEED, com base nos critérios do ano de 2018.
Estande: 109
Código do trabalho: CVN27
 
Data da Banca de Avaliação: 13/12/2018 20:00
Local da Banca de Avaliação:
 

DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA VERIFICAÇÃO DO SELAMENTO DE FISSURAS E INCREMENTO DE RESISTÊNCIA EM CONCRETO AUTOCICATRIZANTE

Este trabalho consiste no desenvolvimento de metodologia de ensaio para análise do incremento de resistência à compressão e selamento de fissuras por meio da comparação de corpos de prova de concreto de mesma composição, com e sem aditivo cristalizante, ambos em contato com água. O desenvolvimento da pesquisa deve-se à necessidade de avançar nos estudos de novos métodos que ajudem a preencher a lacuna a respeito do comportamento dos materiais cimentícios com capacidade autocicatrizante.
Estande: 620
Código do trabalho: CVN02
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2018 17:30
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMA COMPUTACIONAL PARA CÁLCULO DE REFORÇO ESTRUTURAL COM FIBRAS DE CARBONO

A fibra de carbono ("Fiber Reinforced Polymer" - FRP) é uma solução bastante utilizada para o reforço e recuperação estrutural de construções de concreto armado já existentes. Nesse contexto, o "software" FibraC foi desenvolvido visando facilitar e agilizar o processo de dimensionamento da fibra de carbono para esforços de cisalhamento e flexão de vigas, seguindo os cálculos fundamentados na Norma Americana ACI 440.2R.
Estande: 625
Código do trabalho: CVN16
 
Data da Banca de Avaliação: 11/12/2018 18:45
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PARA A AUTOCONSTRUÇÃO, VISANDO AO CONFORTO, SEGURANÇA E COORDENAÇÃO MODULAR

A autoconstrução é uma forma de provisão habitacional informal, na qual a concepção, planejamento e construção da edificação ficam a cargo do proprietário, resultando em moradias sem garantias técnicas e legais de segurança e na falta de conforto. Neste trabalho visa-se fornecer uma metodologia de concepção de projetos arquitetônicos pautados nas diretrizes de coordenação modular e desempenho, e projetos estruturais a serem concebidos por profissionais por meio de consulta a tabelas de dimensionamento.
Estande: 629
Código do trabalho: CVN19
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2018 17:30
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

DIRETRIZES PARA A REVITALIZAÇÃO DO LAGO DO MUNICÍPIO DE BEBEDOURO.

Foram desenvolvidas intervenções de infraestrutura e mobilidade da região do lago artificial para melhor qualidade de vida e infraestrutura no município de Bebedouro. Foram elaboradas diretrizes com base num diagnóstico da região do lago, para sua requalificação ambiental e urbanística, incluindo um novo projeto para a ciclovia nos arredores, na malha do município.
Estande: 411
Código do trabalho: CVD26
 
Data da Banca de Avaliação: 07/12/2018 11:00
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

DRENAGEM EM CAMPOS DE FUTEBOL

Neste trabalho é feita uma análise de diferentes sistemas drenantes em campos de futebol. Com ele, busca-se identificar possíveis melhorias para o sistema de drenagem do campo do Instituto Mauá de Tecnologia, com eficiência e baixo custo.
Estande: 113
Código do trabalho: CVD06
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2018 12:15
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

EDIFÍCIO DE MADEIRA: ESTUDO DE CASO “BROCK COMMONS - TALLWOOD HOUSE”

Estudo de caso de um dos maiores edifícios construídos em madeira da atualidade: o "Brock Commons Tallwood House" com 18 andares em 15.120 m² de área construída. A utilização de produtos de madeira numa técnica construtiva nova, o "Mass Timber" ou o "Hybrid Mass Timber", confere ao prédio uma estrutura feita de material renovável e sustentável, além de resultar numa estrutura híbrida.
Estande: 319
Código do trabalho: CVD23
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2018 15:00
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

ESTUDO DA VIABILIDADE FINANCEIRA DE CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS: “SMART CITY” LAGUNA

Estudo de técnicas utilizadas atualmente em construções sustentáveis. A metodologia baseia-se em analisar possíveis medidas e inovações sustentáveis em construções residenciais. Esta análise visa selecionar medidas com maior potencial socioeconômico e ambiental e, por fim, realizar um estudo de caso na "Smart City" Laguna. No estudo de caso, compararam-se as medidas atuais com as propostas sustentáveis para analisar o impacto econômico, social e ambiental do projeto.
Estande: 308
Código do trabalho: CVD17
 
Data da Banca de Avaliação: 10/12/2018 15:00
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DO GEOPOLÍMERO COM BASE DE METACAULIM

Neste estudo tem-se o intuito de avaliar as influências: 1- do teor de silicato de sódio (Na2SiO3), 2 - do teor de hidróxido de sódio (NaOH) nas propriedades do geopolímero com base de metacaulim, em seu estado fresco (consistência e tempo de pega) e endurecido (compressão, tração na flexão, módulo de elasticidade e absorção por imersão e fervura).
Estande: 515
Código do trabalho: CVD27
 

ESTUDO DE ARGAMASSA DE REVESTIMENTO COM INCORPORAÇÃO DE MATERIAL DE MUDANÇA DE FASE (PCM)

Este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho de uma argamassa de revestimento incorporada com PCM (material de mudança de fase que absorve elevada energia em forma de calor ao atingir sua temperatura de fusão) com a finalidade de reduzir o uso de ar-condicionado no ambiente e, consequentemente, economizar energia elétrica.
Estande: 614
Código do trabalho: CVN24
 

ESTUDO DE CASO: PASSARELAS METÁLICAS NO MUNICÍPIO DE BEBEDOURO

O atual trabalho de conclusão de curso visa elaborar projetos de passarelas metálicas para pedestres e ciclistas para o Parque Centenário, no município de Bebedouro, no interior do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bebedouro, de forma que esta repasse as informações básicas e necessárias para a conclusão do trabalho e que lhe sirvam de incentivo e projeto para a construção delas.
Estande: 411
Código do trabalho: CVD18
 

ESTUDO DE VIABILIDADE PARA RECUPERAÇÃO DA LINHA FÉRREA SANTOS - JUNDIAÍ PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

Este trabalho consiste em realizar um estudo de viabilidade para a recuperação da linha férrea Santos-Jundiaí para o transporte de passageiros. O trecho principal estudado foi o da extensão da Serra do Mar, o qual liga Santos até o alto da serra em Paranapiacaba. A antiga Santos-Jundiaí possui uma extensão ativa representada em parte pela linha turquesa do Metrô, que liga o município de Rio Grande da Serra ao bairro do Brás, e em parte pela linha rubi, realizando o percurso da Luz até Jundiaí.
Estande: 735
Código do trabalho: CVN25
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2018 18:45
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta - IMT
 

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONCRETO REFORÇADO COM FIBRA DE ÁLCOOL POLIVINÍLICO

O trabalho tem como objetivo a dosagem de um concreto pelo método de empacotamento de partículas utilizando materiais disponíveis nas usinas de concreto da região do ABC, na grande São Paulo, com a incorporação da fibra de PVA para análise do seu comportamento dúctil na prevenção e retardamento do efeito de fissuração da matriz de concreto. O foco está na substituição da grande taxa de armação presente no concreto armado para aplicação em componentes estruturais.
Estande: 610
Código do trabalho: CVD10
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2018 11:00
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

ESTUDO LOGÍSTICO DE CASAS-CONTÊINER ITINERANTES

Desenvolvimento de um modelo matemático para a determinação da melhor localização e roteirização de casas-contêiner. Para isso, realizou-se uma análise da demanda sazonal de turismo de determinadas cidades do Sudeste brasileiro e um estudo da viabilidade logística dessas casas itinerantes. Como resultado, obteve-se o número de casas-contêiner, em quais cidades e em quais meses do ano deverão ser alocadas para que haja a maximização dos lucros na visão de uma empresa.
Estande: 731
Código do trabalho: CVD07
 

FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA APROXIMAÇÃO DINÂMICA DA EQUAÇÃO DE CHUVA INTENSA POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Este trabalho tem como objetivo desenvolver um algoritmo universal para estimar as intensidades pluviométricas máximas com base em dados históricos regionais. A coleta de dados é realizada utilizando-se a tecnologia “Internet of Things”. Para minimizar os custos, além de facilitar a implementação, os dados são analisados utilizando-se “machine learning” com algoritmos implementados no servidor "LoRaWAN" do IMT e “Amazon Web Services” por Inteligência Artificial.
Estande: 408
Código do trabalho: CVN28
 
Data da Banca de Avaliação: 13/12/2018 20:00
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

FORMULAÇÃO DE CONCRETO COM AGREGADO RECICLADO UTILIZANDO-SE O MÉTODO DE EMPACOTAMENTO DE PARTÍCULAS

A construção civil é responsável por gerar mais de 50% dos resíduos urbanos totais. Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais, este trabalho propõe reutilizar parte dos resíduos de construção e demolição (RCD) que são transformados em agregados reciclados, utilizando-os na fabricação do concreto. Além disso, foi aplicado o método de empacotamento de partículas, que consiste em diminuir os espaços vazios presentes no concreto, a fim de aumentar a sua resistência.
Estande: 415
Código do trabalho: CVD09
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2018 09:45
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

IDENTIFICAÇÃO DE INVESTIMENTO E RETORNO EM EMPREENDIMENTO HOTELEIRO

Este trabalho consiste na identificação de investimento e retorno num empreendimento hoteleiro. Consideram-se os custos de compra do terreno e construção da estrutura física, bem como o retorno advindo de três possíveis modelos de negócio: venda do hotel, operação ou modelo misto, que combina venda parcial e operação.
Estande: 138
Código do trabalho: CVN22
 
Data da Banca de Avaliação: 12/12/2018 20:00
Local da Banca de Avaliação:
 

IMPACTOS DA INTRUSÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS NA QUALIDADE E QUANTIDADE DO ESGOTO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE TAMBORÉ-SP

Estudo dos impactos resultantes da infiltração de água da chuva nas tubulações de esgoto do sistema separador absoluto, gerando inconveniências à população.
Estande: 716
Código do trabalho: CVN06
 

MODELAGEM DE CONJUNTO HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL POR METODOLOGIA BIM

Visando propor uma melhoria na elaboração de projetos voltados à habitação social, este trabalho apresenta o desenvolvimento da visualização tridimensional de um conjunto habitacional de interesse social, por meio de "softwares" que utilizam a metodologia BIM. A metodologia permite a elaboração de uma série de projetos simultaneamente, o que possibilita uma comparação dinâmica entre eles. Neste trabalho, é feita uma comparação entre a proposta inicial da prefeitura e uma proposta alternativa para o mesmo local.
Estande: 416
Código do trabalho: CVN21
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2018 18:45
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

MODELO DE CIRCULAÇÃO ALTERNATIVO EM MOBILIDADE URBANA SOBRE O ELEVADO PRESIDENTE JOÃO GOULART

Este trabalho aborda a situação atual de desativação do Elevado João Goulart e seu futuro: apresenta-se uma proposta urbanística que considera os interesses de seus usuários e residentes próximos.
Estande: 205
Código do trabalho: CVD29
 
Data da Banca de Avaliação: 07/12/2018 12:15
Local da Banca de Avaliação: Betha
 

MODELO DE MINIMIZAÇÃO DE GASTO COM COMBUSTÍVEL COM A INDICAÇÃO DE PARADAS EM POSTOS DE ABASTECIMENTO DE MENOR PREÇO E MELHOR QUALIDADE

Este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um modelo matemático capaz de otimizar o custo de combustível de um veículo com a indicação de paradas em postos de abastecimento que apresentem menor preço e melhor qualidade, resultando numa rota mais econômica e mitigando o abastecimento com combustível adulterado.
Estande: 603
Código do trabalho: CVN05
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2018 21:45
Local da Banca de Avaliação: Campus de São Caetano do IMT
 

MODELO ECONÔMICO DE INTEGRAÇÃO MULTIMODAL PARA TRANSPORTE DE CARGAS

O Brasil hoje dispõe de uma malha viária concentrada e insuficiente, além de enorme dependência do modal rodoviário. A carência de alternativas resulta no encarecimento do frete final, e a indisponibilidade de informações dificulta um planejamento logístico efetivo. O aplicativo Custo Brasil, portanto, vem auxiliar a gestão do transporte multimodal de cargas, indicando a rota mais competitiva em custo e prazo, integrando os modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e aeroviário.
Estande: 210
Código do trabalho: CVN04
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2018 20:30
Local da Banca de Avaliação: Campus de São Caetano do IMT
 

PAREDE DE CONCRETO MOLDADA NO LOCAL: TECNOLOGIA E ANÁLISE DE CUSTO E PRAZO

Este trabalho de pesquisa apresenta as características da tecnologia do sistema construtivo parede de concreto moldado no local, além de compará-lo em custo e prazo com outros dois sistemas: o convencional e o de alvenaria estrutural. Foi analisada a aplicação e o planejamento desses três métodos numa obra de um conjunto habitacional. Os resultados da pesquisa possibilitam o aprofundamento do conhecimento da tecnologia e da sua competitividade em custo e prazo.
Estande: 717
Código do trabalho: CVN18
 
Data da Banca de Avaliação: 07/12/2018 18:45
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS - ESTUDO DE CASO DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO ITAPANHAÚ

Tendo em vista a importância das discussões sobre abastecimento de água para populações urbanas, principalmente num contexto de mudanças climáticas, no presente trabalho busca-se discutir, com um estudo de caso, o da transposição do rio Itapanhaú para o reservatório Taiaçupeba, as novas diretrizes para transposições, levando-se em conta critérios ambientais, sociais e políticos. Outro ponto discutido é a gestão dos recursos hídricos no Brasil, nos últimos 40 anos, pela análise da evolução do projeto do estudo de caso.
Estande: 316
Código do trabalho: CVD02
 
Data da Banca de Avaliação: 12/12/2018 11:00
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

RECICLAGEM E DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD)

O trabalho consiste no estudo da destinação dos resíduos gerados por obras de construção e demolição, o processo e as ações necessárias para a destinação correta dos resíduos, além de sua viabilidade na utilização para obras de pavimentação, com grande impacto na economia e no meio ambiente.
Estande: 220
Código do trabalho: CVD11
 
Data da Banca de Avaliação: 12/12/2018 15:00
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

SEGURANÇA ESTRUTURAL DE PONTES EXISTENTES UTILIZANDO A TEORIA DA CONFIABILIDADE

Neste trabalho, busca-se analisar a segurança estrutural de pontes pela Teoria da Confiabilidade, visto que as normas brasileiras sofreram atualizações gerando a necessidade da adequação da estrutura. A Teoria da Confiabilidade parte do princípio de se revisarem os parâmetros e fatores de segurança predefinidos em projeto mantendo o bom desempenho da ponte e verificando a necessidade de reforço estrutural, reduzindo os custos da adequação.
Estande: 320
Código do trabalho: CVN08
 
Data da Banca de Avaliação: 11/12/2018 20:00
Local da Banca de Avaliação: Auditorio Beta
 

SIMULAÇÃO DO IMPACTO OCUPACIONAL DO MONOTRILHO NA REGIÃO DO GRANDE ABC

Considerando-se a futura implantação do Metrô Linha-18 Bronze, na Região do Grande ABC, utilizou-se um "videogame" para verificar o impacto da desapropriação ao longo de três estações. A pesquisa buscou verificar a viabilidade de utilização do “Cities Skylines”, simulador virtual que incorpora diferentes parâmetros urbanísticos como densidade de ocupação, tipologias de uso, tipos de vias, cursos das águas, transporte urbano entre outros.
Estande: 416
Código do trabalho: CVD24
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2018 16:15
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

SISTEMA DE AMORTECIMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS - ESTUDO EM PROTÓTIPO DE PLANTER

Análise da eficácia de um jardim de chuva quanto ao amortecimento de águas pluviais para o combate a enchentes, a partir da construção e análise de escoamento de um protótipo.
Estande: 211
Código do trabalho: CVD22
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2018 08:30
Local da Banca de Avaliação: AUDITORIO BETA
 

SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO POR RADIAÇÃO DO TIPO TETO FRIO: ESTUDO DE SUBSTITUIÇÃO DO AR-CONDICIONADO

Estudo e dimensionamento de um sistema de resfriamento do tipo Teto Frio para ambientes residenciais e comerciais, a fim de encontrar um sistema alternativo ao de ar-condicionado. O Teto Frio proporciona um ambiente termicamente confortável e melhor qualidade de ar, ideal para quem sofre com problemas respiratórios intensificado pelo uso do ar-condicionado. Optar por esse sistema de climatização reduz o consumo de energia elétrica em relação ao condicionador de ar.
Estande: 309
Código do trabalho: CVN09
 

TECNOLOGIA DE PROJETO E EXECUÇÃO DE FACHADAS VENTILADAS EM PAINÉIS CERÂMICOS DE GRANDES DIMENSÕES PARA EDIFICAÇÕES

Apresenta-se, neste trabalho, uma solução alternativa inovadora para o sistema de fachada. Fachadas ventiladas revestidas com porcelanato cerâmico de grandes dimensões e fina espessura, além da qualidade e estética, proporcionam um planejamento mais adequado da execução delas, considerando questões importantes para o melhor desenvolvimento do sistema organizacional. São estudadas questões como produtividade, segurança, salubridade dos colaboradores envolvidos e redução do impacto ambiental negativo.
Estande: 604
Código do trabalho: CVD28
 
Data da Banca de Avaliação: 07/12/2018 16:15
Local da Banca de Avaliação:
 

TRATAMENTO TERCIÁRIO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS E SUA VIABILIDADE

Muitos reservatórios do Estado de São Paulo estão em estado de eutrofização devido ao excesso de nutrientes despejados indevidamente. Os esgotos domésticos são um dos principais contribuintes no aporte de nutrientes, principalmente nos grandes centros urbanos. Este trabalho de pesquisa foca os processos de tratamentos para a remoção desses nutrientes, avalia sua viabilidade econômica de implantação, para controlar a eutrofização, que pode restringir o uso do recurso hídrico.
Estande: 7
Código do trabalho: CVD05
 

TÚNEL IMERSO: PROJETO ESTRUTURAL E MÉTODO CONSTRUTIVO

Análise estrutural de um túnel imerso para a ligação das cidades Santos e Guarujá, uma vez que as opções atuais de travessia são insuficientes. O objetivo deste trabalho é a análise estrutural dos elementos pré-moldados do túnel e do processo construtivo. A análise estrutural foi realizada com o "software" STRAP, definindo a seção transversal do túnel e cargas atuantes para determinar os esforços na estrutura e o custo final da obra.
Estande: 105
Código do trabalho: CVD25
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2018 16:15
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

USO DE "ECOBAGS" EM BARRAGENS DE REJEITOS

As barragens de rejeitos no Brasil vêm sendo superexploradas e acabam sendo usadas de forma negligente, causando acidentes de grandes dimensões. Cada vez mais, por isso, há a necessidade de se buscarem novas tecnologias, como os "EcoBags", que têm como função o confinamento dos rejeitos em áreas distantes do barramento. O objetivo deste trabalho foi o dimensionamento da altura ótima do empilhamento desses "Bags", e o aumento da capacidade de armazenamento dos estéreis com segurança para a estrutura.
Estande: 509
Código do trabalho: CVD13
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2018 12:15
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

USO RACIONAL DA ÁGUA E O IMPACTO NA RESERVA HÍDRICA DO SISTEMA CANTAREIRA

O presente trabalho visa demonstrar as vantagens, ambientais e econômicas, para os consumidores, concessionárias e para o meio ambiente com a utilização do Uso Racional da Água. Atualmente se vive uma crise hídrica intensa, não sendo suficientes apenas os investimentos em grandes obras de infraestrutura. Devemos também incorporar ações de conscientização ambiental para a redução do consumo de água da população utilizando-se para isso equipamentos hidrossanitários econômicos existentes no mercado.
Estande: 619
Código do trabalho: CVN20
 
Data da Banca de Avaliação: 12/12/2018 18:45
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA BIM EM PROJETO DE INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA

Neste trabalho aborda-se a utilização da tecnologia BIM - "Building Information Modelling" em projeto de infraestrutura rodoviária. Com a análise do conceito do BIM, pôde-se demonstrar os benefícios dessa plataforma e, com um estudo de caso de uma via, foi possível comparar o desenvolvimento dele com a ferramenta 2D.
Estande: 215
Código do trabalho: CVD16
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2018 15:00
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta - IMT
 

VIABILIZAÇÃO ECONÔMICA NA TERRAPLENAGEM: COTA ÓTIMA

Ao iniciar um projeto de construção civil, é necessário antes de tudo analisar de que forma ele será implantado no terreno. Devido às condições naturais, pode haver diversas alterações no projeto, sejam arquitetônicas, sejam estruturais. Para solucionar esse problema, propõe-se uma análise com foco no processo de terraplenagem que, aliado ao estudo topográfico do terreno, garanta economia durante a movimentação de terra.
Estande: 323
Código do trabalho: CVD20
 
Data da Banca de Avaliação: 00/00/0000 00:00
Local da Banca de Avaliação: IMT SCS