Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Civil
2019

Número de trabalhos exibidos: 54

A UTILIZA√á√ÉO DA METODOLOGIA BIM PARA PROJETOS DE ESTRUTURAS PORTU√ĀRIAS

Este trabalho consiste no desenvolvimento da concepção e da análise estrutural da ampliação do Terminal Portuário para Contêineres Dubai Ports World Santos, com a utilização de "softwares" compatíveis com o BIM.
Estande: 404
Código do trabalho: CVD21
 

ACELERAÇÃO DE RECALQUES EM ATERROS SOBRE SOLOS MOLES

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a obra referente à ampliação do porto da Usiminas, utilizada como estudo de caso e, com ela, fazer o dimensionamento dos materiais geossintéticos. O dimensionamento foi feito de forma analítica e a estabilidade global verificada por meio da metodologia de Fellenius, com o auxílio de um "software". Além de se analisarem os dados obtidos nos ensaios geotécnicos, e compará-los com aqueles fornecidos pela obra.
Estande: 619
Código do trabalho: CVD02
 

AN√ĀLISE COMPARATIVA DE DOIS M√ČTODOS DE CONTEN√á√ÉO COM SOLO REFOR√áADO: MURO TERRAE E TERRA ARMADA

O trabalho em questão visa comparar tecnicamente dois métodos de contenção com o uso de solo reforçado. Os mecanismos de contenção abordados serão Muro "Terrae" e Terra Armada, abrangendo no trabalho os métodos executivos, vantagens e desvantagens de cada um deles.
Estande: 618
Código do trabalho: CVD34
 

AN√ĀLISE COMPARATIVA DE DUAS METODOLOGIAS DE CONTEN√á√ÉO PARA CANALIZA√á√ÉO DE UM C√ďRREGO: ESTACA-PRANCHA E SOLO GRAMPEADO

O objeto de estudo deste trabalho consiste em analisar metodologias de contenção para canalizar um córrego e duplicar a Avenida Gualtar. As alternativas apresentadas são: estaca-prancha (cortina metálica de contenção de solo para se realizar uma escavação) e solo grampeado (uma contenção de taludes com o uso de chumbadores, seguido de concreto projetado para gerar estabilidade local).
Estande: 306
Código do trabalho: CVD32
 

AN√ĀLISE DE CUSTO PARA CERTIFICAR, PELO PROCESSO AQUA, UM EDIF√ćCIO RESIDENCIAL DA CIDADE DE S√ÉO PAULO

O trabalho em questão tem como objetivo estudar o custo de implementação das práticas solicitadas para atender à certificação AQUA numa obra residencial de alto padrão na cidade de São Paulo.
Estande: 710
Código do trabalho: CVN16
 

AN√ĀLISE DE ROMPIMENTO DE BARRAGENS DE REJEITO

Neste trabalho busca-se analisar o rompimento de barragens de rejeito de minérios para evitar cada vez mais as tragédias associadas. Esse é um assunto cada vez mais evidente no dia a dia devido aos diversos acontecimentos recentes de rompimento causando grandes impactos ambientais e sociais.
Estande: 517
Código do trabalho: CVD33
 

AN√ĀLISE DO COMPORTAMENTO HIGROT√ČRMICO DE PAREDES DE CONCRETO LEVE

Neste trabalho estuda-se o c√°lculo da umidade superficial cr√≠tica e da condensa√ß√£o intersticial em Paredes de Concreto Leve em habita√ß√Ķes de interesse social, com base no comportamento higrot√©rmico dos materiais da edifica√ß√£o, conforme a metodologia de c√°lculo da norma ISO 13788:2012. Comparando-se os resultados obtidos com valores de relat√≥rios que seguem a Diretriz SINAT (001), pode-se notar o efeito das diferentes vari√°veis consideradas entre esses dois m√©todos.
Estande: 305
Código do trabalho: CVN03
 

AN√ĀLISE DO USO DE KITS DE INSTALA√á√ēES NO PROCESSO DE PRODU√á√ÉO DE EDIF√ćCIOS RESIDENCIAIS

Conforme ocorre a evolu√ß√£o das tecnologias dentro do mercado de trabalho, a competitividade desse acaba aumentando, principalmente no setor da constru√ß√£o civil, que gera muitas despesas e lida com grandes or√ßamentos. Este trabalho √© fundamentado nas instala√ß√Ķes de kits el√©tricos e hidr√°ulicos de um edif√≠cio residencial em alvenaria estrutural, para melhorar a produtividade e qualidade da constru√ß√£o. Com a implanta√ß√£o adequada dos kits industrializados, ganha-se tempo, reduz-se a m√£o de obra e evita-se desperd√≠cio de materiais.
Estande: 532
Código do trabalho: CVD01
 

ATERRO ULTRALEVE COM EPS (POLIESTIRENO EXPANDIDO) EM SOLOS MOLES

Este trabalho consiste no dimensionamento executivo de um aterro ultraleve utilizando EPS e validação para a obra da Rota das Bandeiras.
Estande: 607
Código do trabalho: CVN02
 

AVALIA√á√ÉO DA SENSIBILIDADE √Ä √ĀGUA DE MISTURAS ASF√ĀLTICAS COM INCORPORA√á√ÉO DE BORRACHA DE PNEUS

O método de dosagem de misturas asfálticas utilizado no Brasil não leva em consideração a avaliação da influência da umidade como se faz nos EUA e nos países da Europa. Pensando nisso, neste trabalho tem-se como interesse propor uma complementação da norma brasileira para avaliar a sensibilidade à água de misturas asfálticas com a incorporação de borracha de pneus.
Estande: 408
Código do trabalho: CVD10
 

AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA "TILT-UP" NA CONSTRUÇÃO DE OBRAS INDUSTRIAIS DE GRANDE PORTE

O trabalho tem enfoque na an√°lise da metodologia construtiva "Tilt-up", para a constru√ß√£o de galp√Ķes industriais. O m√©todo comp√Ķe-se de solu√ß√Ķes estrat√©gicas para a redu√ß√£o do prazo de execu√ß√£o de obra, por meio de um planejamento log√≠stico do canteiro. Para tal, o estudo de caso analisa a viabilidade nos aspectos financeiros, dura√ß√£o da obra e quest√Ķes voltadas √† seguran√ßa do trabalho comparando-a √† constru√ß√£o convencional com fechamento met√°lico.
Estande: 420
Código do trabalho: CVN13
 

BENEF√ćCIO DA UTILIZA√á√ÉO DO PET P√ďS-CONSUMO COMO ADITIVO EM MISTURAS ASF√ĀLTICAS

Como alternativa de reutiliza√ß√£o do material PET produzido no Brasil, √© proposta a sua inclus√£o numa mistura asf√°ltica para a pavimenta√ß√£o de rodovias. Visando ao aumento da qualidade das rodovias, o custo benef√≠cio na produ√ß√£o do pavimento asf√°ltico e um destino final √ļtil para o PET desperdi√ßado, no trabalho busca-se estudar quais benef√≠cios a inser√ß√£o desse material pode trazer para o revestimento asf√°ltico e a vida √ļtil da estrutura de pavimento.
Estande: 818
Código do trabalho: CVD12
 

CASA-CONT√äINER - AN√ĀLISE OCUPACIONAL DE ACORDO COM A NORMA DE DESEMPENHO

Análise do conforto lumínico e térmico de uma casa-contêiner, de acordo com a norma de desempenho habitacional NBR 15.575.
Estande: 209
Código do trabalho: CVN18
 

COLAPSO PROGRESSIVO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

Colapso progressivo é a ruptura de toda a estrutura ou um dano desproporcionalmente grande comparado à falha inicial. Neste estudo, busca-se analisar o comportamento de uma estrutura de concreto armado com sistema estrutural composto por lajes planas modelada em "software" e submetida à explosão - uma das possíveis causas do colapso progressivo - destacando-se as consequências de uma falha local após danificados os elementos resistentes.
Estande: 716
Código do trabalho: CVN05
 

COMPARA√á√ÉO DOS CERTIFICADOS SUSTENT√ĀVEIS "LEED" E "AQUA": ESTUDO DE CASO DO BLOCO W

Com o tema de sustentabilidade cada vez mais em pauta no ramo da construção civil, o presente trabalho visa à comparação dos certificados "LEED - Leadership in Energy and Environmental Design" e "AQUA -Alta Qualidade Ambiental", por meio do desenvolvimento de uma classificação de famílias por critérios, em que se busca avaliar as características que cada um deles prioriza. Além disso, ambos os certificados, como também a nova classificação desenvolvida, serão aplicados no Bloco W do Instituto Mauá de Tecnologia.
Estande: 215
Código do trabalho: CVD22
 

CONDOM√ćNIOS INDUSTRIAIS SUSTENT√ĀVEIS

Este estudo abrange um condomínio voltado para o ramo industrial com ênfase em práticas sustentáveis, tipo de empreendimento que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. A partir da implantação de um condomínio industrial sustentável em terreno fictício é possível se analisarem aspectos tais como infraestrutura, legislação e meio ambiente, determinando suas vantagens e desvantagens em comparação às de um condomínio industrial tradicional.
Estande: 706
Código do trabalho: CVD24
 

CONSTRU√á√ÉO DE EDIF√ćCIO PELO M√ČTODO INVERTIDO

O m√©todo invertido √© amplamente utilizado em constru√ß√Ķes de estruturas enterradas. Neste trabalho apresentam-se as vantagens e desvantagens estruturais e econ√īmicas desse m√©todo construtivo aplicado em pr√©dios com m√ļltiplos subsolos.
Estande: 508
Código do trabalho: CVD19
 

DESENVOLVIMENTO DE CONCRETO COM BAIXO CONSUMO DE LIGANTES COM BASE NO M√ČTODO DE EMPACOTAMENTO DE PART√ćCULAS

Para promover na ind√ļstria do concreto o crescimento sustent√°vel, neste projeto visa-se desenvolver concretos ecoeficientes, com base nos crit√©rios de √≠ndice de desempenho (ID). Para isso, utilizou-se um m√©todo de dosagem fundamentado nos conceitos de empacotamento de part√≠culas promovendo um arranjo granular melhor e o aumento da efici√™ncia dos ligantes na mistura. Al√©m disso, outras alternativas para a redu√ß√£o do consumo de cimento foram empregadas, como o uso de materiais alternativos.
Estande: 504
Código do trabalho: CVD11
 

DETERMINA√á√ÉO DE PAR√āMETROS PARA A AN√ĀLISE DE INTEGRIDADE DE PONTES

Este trabalho tem por objetivo criar um dispositivo para monitorar vibra√ß√Ķes em pontes. O monitoramento com esse dispositivo viabilizar√° as estruturas, t√©cnica e economicamente, ao longo da sua vida √ļtil, priorizando e qualificando as manuten√ß√Ķes preventivas, e reduzindo as corretivas. O dispositivo tamb√©m ser√° capaz de evitar o colapso da estrutura. O equipamento ser√° √ļtil tamb√©m nas demais √°reas da engenharia que se ocupam da durabilidade e trabalhabilidade de corpos sujeitos a a√ß√Ķes externas.
Estande: 219
Código do trabalho: CVN11
 

DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO PARA AEROPORTOS REGIONAIS

O trabalho consiste no estudo dos critérios de projeto e de execução de pavimentos de concreto estruturalmente armado moldado "in loco". Esses critérios serão utilizados para o projeto de pisos destinados a servirem de pista de pouso e decolagem de aeronaves em aeroportos regionais. O estudo abordará as normas da ANAC, ABNT, assim como outras referências que tratam desse tipo de estrutura.
Estande: 608
Código do trabalho: CVD27
 

ESCANEAMENTO A "LASER" E TECNOLOGIA BIM COM REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA PARA GESTÃO E OPERAÇÃO DE EDIFICAÇÃO

O enfoque deste trabalho é mostrar o atual cenário de utilização da tecnologia BIM, escaneamento 3D, realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV) no Brasil e no mundo. Tomou-se como base para o escaneamento 3D o prédio da biblioteca do Instituto Mauá de Tecnologia, "campus" São Caetano do Sul, seguido de posteriores levantamentos de uma nuvem de pontos e transformação em realidade virtual e aumentada modelada com "softwares" BIM.
Estande: 116
Código do trabalho: CVD06
 

ESTRUTURAS SISMORRESISTENTES

Terremotos s√£o fen√īmenos causados, em sua maioria, pelo movimento de placas tect√īnicas. O objetivo deste trabalho √© realizar a an√°lise est√°tica linear e n√£o linear, sob a√ß√Ķes s√≠smicas, para uma ponte de m√ļltiplos v√£os, submetida a duas acelera√ß√Ķes de pico de dois estados brasileiros: 0,05g (no Cear√°) e 0,15g (no Acre).
Estande: 526
Código do trabalho: CVD03
 

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ESTRUTURAS DE MADEIRA E DE CONCRETO ARMADO EM EDIFICA√á√ēES

O presente trabalho apresenta os principais crit√©rios para a utiliza√ß√£o da madeira na constru√ß√£o de edifica√ß√Ķes. S√£o abordados os aspectos de dimensionamento e execu√ß√£o, bem como fatores relativos √† sustentabilidade e resist√™ncia ao fogo. √Č feito um estudo comparativo entre o uso da madeira e do concreto armado na constru√ß√£o de uma casa, sendo essa compara√ß√£o baseada nos aspectos de custo, tempo, manuten√ß√£o e resist√™ncia.
Estande: 815
Código do trabalho: CVD28
 

ESTUDO DA INFLU√äNCIA DE DIFERENTES CONDI√á√ēES DE APLICA√á√ÉO NO DESEMPENHO DA ARGAMASSA ESTABILIZADA

A argamassa estabilizada, dosada em central por um processo automatizado, chega √† obra √ļmida e pronta para o uso, uma vez que possui aditivos com a fun√ß√£o de conservar a argamassa em estado fresco por at√© 72 horas. Quando aplicada, seu comportamento √© semelhante ao das argamassas tradicionais. Neste trabalho √© analisado o comportamento dessa argamassa e seu desempenho nos tempos de preparo e aplica√ß√£o em rela√ß√£o √†s condi√ß√Ķes do substrato, variando seu tipo, umidade e temperatura.
Estande: 821
Código do trabalho: CVD15
 

ESTUDO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO REFORÇADAS COM FIBRA DE PVA

Neste TCC tem-se como objetivo principal o estudo da aplica√ß√£o de fibras de √°lcool polivin√≠lico como refor√ßo em concreto estrutural. O tema surgiu a partir dos resultados e conclus√Ķes promissores de um TCC realizado no IMT em 2018, sobre o desempenho do concreto refor√ßado com essa fibra, em compara√ß√£o com o tradicional concreto da constru√ß√£o civil. Este trabalho complementar√° essa biblioteca, t√£o escassa hoje para que se possa, comprovada a vantagem de seu uso, impulsionar estudos posteriormente.
Estande: 715
Código do trabalho: CVD09
 

ESTUDO DE PAVIMENTO DE CONCRETO PERME√ĀVEL PRODUZIDO COM RES√ćDUOS DE CONSTRU√á√ÉO E DEMOLI√á√ÉO PARA √ĀREAS URBANAS

Este trabalho tem o intuito de desenvolver um tra√ßo de concreto perme√°vel utilizando res√≠duos de constru√ß√£o e demoli√ß√£o (RCD) para aplica√ß√£o em locais urbanos, adotando as premissas da norma NBR 16416:2015. Prop√Ķe, al√©m disso, a melhoria das propriedades de resist√™ncia √† compress√£o, √† tra√ß√£o na flex√£o e coeficiente de permeabilidade.
Estande: 521
Código do trabalho: CVN12
 

ESTUDO DE READEQUA√á√ÉO DE OCUPA√á√ēES IRREGULARES NA CIDADE DE SANTO ANDR√Č - ESTUDO DE CASO DA VILA SACADURA CABRAL

O objetivo deste trabalho √© propor novas solu√ß√Ķes para os diversos problemas encontrados nos m√©todos previamente utilizados na reurbaniza√ß√£o da comunidade Vila Sacadura Cabral, localizada no munic√≠pio de Santo Andr√©, nas √°reas de infraestrutura, urbaniza√ß√£o, transporte p√ļblico, habita√ß√£o, sa√ļde e lazer.
Estande: 316
Código do trabalho: CVN19
 

ESTUDO DO RU√ćDO NO ENTORNO DE UMA OBRA DE CONSTRU√á√ÉO CIVIL

No presente trabalho, apresenta-se o estudo dos ru√≠dos no entorno de uma obra de constru√ß√£o civil. Compara-se a dispers√£o de ru√≠dos em duas obras: a primeira residencial de reforma diurna e a segunda corporativa, noturna. Verificaram-se os n√≠veis de conforto ac√ļstico nos dois cen√°rios.
Estande: 624
Código do trabalho: CVD18
 

HABITA√á√ÉO DE INTERESSE SOCIAL SUSTENT√ĀVEL MODELADA EM BIM

Abordando os aspectos sociais e ambientais da sustentabilidade, a proposta deste estudo é realizar um levantamento quantitativo de emissão de CO2 num modelo de habitação de interesse social com a ferramenta BIM, analisando-se, em dois esquemas estruturais distintos, qual é o mais sustentável nesse aspecto específico. A partir dessa verificação, o estudo tem ainda como objetivo fazer uma proposta de implantação desse modelo mais sustentável numa região de interesse denominada Córrego do Bispo.
Estande: 835
Código do trabalho: CVD23
 

IMPLANTAÇÃO DE BIM 4D E 5D EM OBRA DE PEQUENO PORTE

Este √© um projeto de pesquisa do ramo da Engenharia Civil referente √† tecnologia da informa√ß√£o aplicada √† modelagem param√©trica da constru√ß√£o, conhecida por "BIM - Building Information Modeling". A proposta √© a implanta√ß√£o das dimens√Ķes BIM 4D e 5D, que se referem, respectivamente, √† parametriza√ß√£o do planejamento do tempo e da vari√°vel custo √† modelagem 3D, em obra de condom√≠nio de 8 casas com o objetivo de apresentar ganhos e desafios no gerenciamento do projeto com base nas ferramentas aplicadas.
Estande: 835
Código do trabalho: CVN17
 

IMPLANTA√á√ÉO E AN√ĀLISE ESTRUTURAL DE AEROGERADORES "OFFSHORE"

Tendo em vista que as massas de corrente de vento mar√≠timas s√£o constantes e de maior escala, a implanta√ß√£o de torres de aerogeradores "offshore" torna-se favor√°vel para o desenvolvimento da energia e√≥lica fora do solo continental brasileiro. O efeito do vento nessas estruturas √© um desafio para a engenharia. Desenvolveu-se um estudo estrutural, econ√īmico e de viabilidade executiva de torres "offshore" na costa brasileira.
Estande: 110
Código do trabalho: CVD04
 

INDICADORES LOG√ćSTICOS DE FERROVIAS

As ferrovias cumprem um papel importante no plano log√≠stico mundial, sendo um dos principais meios de transporte para carga a granel. A atual malha ferrovi√°ria brasileira √© composta por um ambiente complexo de oportunidades e inefici√™ncias, por√©m faltam indicadores que retratem a sua real situa√ß√£o e que facilitem a tomada de decis√£o a respeito de futuros investimentos. Este trabalho tem como objetivo criar indicadores para a malha ferrovi√°ria nacional para fornecer subs√≠dio a decis√Ķes estrat√©gicas.
Estande: 729
Código do trabalho: CVD08
 

INTERA√á√ÉO SOLO-ESTRUTURA NO PROJETO DE ESTRUTURAS DE EDIF√ćCIOS

Os projetos estruturais de uma edifica√ß√£o s√£o feitos sem se considerar a deformabilidade do solo, considerando-o indesloc√°vel, o que n√£o representa a realidade. Por isso, por meio de modelos utilizando o CAD/TQS, este trabalho compara um modelo projetado convencionalmente e outro em que se considera a intera√ß√£o solo-estrutura, com o intuito de avaliar quais s√£o as altera√ß√Ķes relativas a recalques e dimensionamento de elementos de estrutura e funda√ß√Ķes no projeto.
Estande: 2
Código do trabalho: CVN04
 

LAJES BUBBLEDECK¬ģ E NERVURADA: ESTUDO COMPARATIVO

A velocidade de constru√ß√£o, a racionaliza√ß√£o de materiais e a sustentabilidade s√£o focos para o progresso da engenharia civil. Caracterizada como pr√©-moldado, a tecnologia de laje Bubbledeck¬ģ incorpora esferas pl√°sticas em substitui√ß√£o ao concreto n√£o funcional presente na laje. Com o enfoque de aprofundar o aprendizado sobre uma tecnologia inovadora, torna-se fundamental compar√°-la com aquelas existentes e usuais no mercado, como lajes nervuradas, e certificar-se das vantagens e desvantagens do seu emprego.
Estande: 318
Código do trabalho: CVD30
 

LOTEAMENTO RESIDENCIAL SUSTENT√ĀVEL

Este trabalho tem por finalidade avaliar t√©cnica e economicamente a introdu√ß√£o de solu√ß√Ķes sustent√°veis alternativas em itens da infraestrutura de um loteamento residencial. O loteamento em estudo localiza-se em Bragan√ßa Paulista, SP, est√° em fase de implanta√ß√£o e foi licenciado com o emprego de tecnologias tradicionais. Os itens de infraestrutura selecionados foram: gera√ß√£o de energia el√©trica fotovoltaica; pavimentos perme√°veis; reten√ß√£o de √°guas pluviais e compostagem de res√≠duos org√Ęnicos.
Estande: 516
Código do trabalho: CVD31
 

MANUTENÇÃO DE PAVIMENTOS EM VIAS DE GRANDES CENTROS URBANOS COM A UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PAVIMENTOS

O pavimento em vias de grandes centros urbanos é prejudicado devido ao crescimento maior que o esperado nesses lugares. Com o aumento da demanda, os pavimentos sofrem danos maiores e mais constantes. Neste trabalho visa-se estudar a otimização do planejamento de manutenção das vias urbanas com o auxilio de um Sistema de Gerenciamento de Pavimentos. Além de facilitar a organização de uma ordem de prioridade, esse sistema também apresenta a manutenção correta para cada patologia do pavimento.
Estande: 720
Código do trabalho: CVD16
 

MODELAGEM BIM 5D EM PROJETO DE PONTES E VIADUTOS

Neste estudo, verificou-se a utilização da metodologia BIM 5D na modelagem de projetos de pontes e viadutos. Buscou-se o acesso a recursos ultramodernos para acompanhamento e detecção de problemas no projeto.
Estande: 824
Código do trabalho: CVN06
 

MODELAGEM BIM EM PLANEJAMENTO F√ćSICO DE OBRAS

Neste trabalho visa-se avaliar a influ√™ncia do BIM ("Building Information Modeling") no aux√≠lio √† tomada de decis√£o do planejamento f√≠sico de obra, considerando par√Ęmetros como prazos, riscos e custos para diferentes cen√°rios estabelecidos.
Estande: 109
Código do trabalho: CVD05
 

OTIMIZAÇÃO DE CANTEIRO DE OBRAS UTILIZANDO O BIM

Neste trabalho trata-se da otimiza√ß√£o de canteiro de obras com a utiliza√ß√£o dos programas da metodologia BIM. A referida metodologia d√°-se pela integra√ß√£o de diversos programas que auxiliam os projetistas por meio de visualiza√ß√Ķes 3D do projeto e relat√≥rios de detec√ß√£o de interfer√™ncias. A otimiza√ß√£o do canteiro de obras possibilita maior efici√™ncia no consumo de materiais e nos processos de locomo√ß√£o envolvidos no local, evitando desperd√≠cios e melhorando a administra√ß√£o do tempo.
Estande: 531
Código do trabalho: CVD14
 

OTIMIZA√á√ÉO DE CUSTOS NO PROJETO DE ESTRUTURAS: INFLU√äNCIA DA RESIST√äNCIA CARACTER√ćSTICA √Ä COMPRESS√ÉO DO CONCRETO NO DIMENSIONAMENTO DE UMA EDIFICA√á√ÉO

Este trabalho consiste num estudo para a otimiza√ß√£o de custos num projeto estrutural de um edif√≠cio residencial, em que √© analisada a influ√™ncia da varia√ß√£o da resist√™ncia caracter√≠stica do concreto √† compress√£o e o n√≠vel de solicita√ß√£o dos elementos estruturais no quantitativo de armaduras. Busca-se compreender e realizar as an√°lises sobre a varia√ß√£o da resist√™ncia do concreto em edif√≠cios com diferentes n√ļmeros de andares para se avaliar o comportamento e custos dos elementos estruturais.
Estande: 630
Código do trabalho: CVD29
 

PONTES M√ďVEIS

Este trabalho visa auxilar aqueles que buscam um entendimento geral sobre esse tipo de estrutura. Embora o territ√≥rio nacional seja repleto de rios, as poucas pontes m√≥veis existentes est√£o fora de opera√ß√£o e pesquisas em portugu√™s sobre o tema s√£o escassas. Assim,aqui se apresentam os diversos tipos de pontes m√≥veis pelo mundo e os benef√≠cios que essas estruturas promovem para as regi√Ķes onde est√£o. H√°, tamb√©m, uma an√°lise t√©cnica, construtiva e financeira sobre uma estrutura escolhida pelo grupo.
Estande: 707
Código do trabalho: CVN01
 

PR√ĀTICA DA CERTIFICA√á√ÉO DO SELO CASA AZUL EM HABITA√á√ÉO DE INTERESSE SOCIAL: ESTUDO DE CASO

O Selo Casa Azul √© uma ferramenta para garantir a qualidade em sustentabilidade de Habita√ß√Ķes de Interesse Social (HIS). Este trabalho cont√©m a an√°lise de custo das tecnologias e adapta√ß√Ķes recomendadas para que o Conjunto Habitacional, objeto do Estudo de Caso, atenda aos crit√©rios necess√°rios para se obter o Selo Bronze.
Estande: 725
Código do trabalho: CVD07
 

PROPOSTA DE √ćNDICE DE QUALIDADE DE √ĀGUA SUBTERR√āNEA

Um √≠ndice de qualidade de √°gua leva em considera√ß√£o diversos par√Ęmetros de qualidade e o uso previsto, tornando a interpreta√ß√£o mais f√°cil para leigos no assunto e facilitando a tomada de decis√£o e a compara√ß√£o entre corpos d'√°gua. Existem v√°rios √≠ndices aplicados no Brasil e no mundo, tanto para √°guas superficiais como subterr√Ęneas. Com foco no Estado de S√£o Paulo, o objetivo deste trabalho √© estudar os √≠ndices existentes e aplic√°-los, na √≠ntegra ou adaptados, para os pontos de monitoramento de √°gua subterr√Ęnea da CETESB e valid√°-los.
Estande: 702
Código do trabalho: CVD25
 

PROPOSTA DE MODELO DE NEG√ďCIOS PARA REDU√á√ÉO DA INADIMPL√äNCIA NA ENGENHARIA CIVIL

Devido às recentes estatísticas levantadas pelo órgão fiscalizador no Brasil, nota-se uma grande quantidade de inadimplentes na faixa etária de 25 a 29 anos, suposta idade em que os universitários terminam seus cursos e passam a se dedicar integralmente ao mercado de trabalho. Este trabalho visa, por isso, desenvolver um modelo de negócios para auxiliar os universitários na área de engenharia civil a entenderem, organizarem e planejarem suas finanças.
Estande: 524
Código do trabalho: CVN10
 

PROPOSTA DE PAVIMENTAÇÃO PARA O TRECHO INDUSTRIAL DA AVENIDA PRESIDENTE WILSON, SÃO PAULO

Neste trabalho, visa-se obter um estudo completo sobre a pavimenta√ß√£o existente na Avenida Presidente Wilson, localizada no munic√≠pio de S√£o Paulo (SP), al√©m de um estudo de outros tipos de pavimenta√ß√£o que ali poderiam ser aplicados. A proposta √© melhorar a qualidade e a seguran√ßa da via, visando atenuar as reclama√ß√Ķes constantes por parte dos pedestres e motoristas que trafegam por ela.
Estande: 5
Código do trabalho: CVN09
 

REQUALIFICA√á√ÉO DE EDIF√ćCIOS N√ÉO UTILIZADOS NA CIDADE DE S√ÉO PAULO

Os cen√°rios atuais de alta demanda por moradia e a n√£o utiliza√ß√£o de edif√≠cios n√£o ocupados, aliados aos baixos √≠ndices de novos empreendimentos lan√ßados na cidade de S√£o Paulo, resultaram em medidas estrat√©gicas adotadas pela Prefeitura para incentivar o melhor aproveitamento da malha urbana e coibir especula√ß√Ķes imobili√°rias ou desinteresse dos propriet√°rios. Assim, neste trabalho visa-se estudar a reinser√ß√£o de um edif√≠cio n√£o utilizado por meio do "retrofit", analisando-se o custo de obra "versus" receita.
Estande: 505
Código do trabalho: CVN07
 

RESTAURAÇÃO E REABILITAÇÃO DE PONTES

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a import√Ęncia do acompanhamento e manuten√ß√Ķes peri√≥dicas em pontes, apresentando as principais anomalias, bem como as mudan√ßas de usos, normas e cargas utilizadas na √©poca da sua constru√ß√£o at√© a atualidade. Estudou-se o caso do viaduto Grande S√£o Paulo, apresentando suas anomalias e poss√≠veis reparos, verificando se ser√° necess√°rio ou n√£o o refor√ßo para a estrutura em estudo.
Estande: 205
Código do trabalho: CVN08
 

RE√öSO DE ESGOTOS PARA FINS POT√ĀVEIS

An√°lise do re√ļso de esgotos para fins pot√°veis no Brasil como alternativa para aumentar a seguran√ßa h√≠drica em locais de alta concentra√ß√£o populacional e fragilidade na oferta h√≠drica.
Estande: 402
Código do trabalho: CVN15
 

SEGURANÇA DE BARRAGENS

Em raz√£o dos acidentes ocorridos em Mariana e Brumadinho, o tema de Seguran√ßa de Barragens, anteriormente restrito a especialistas, acabou-se tornando de dom√≠nio p√ļblico. O assunto voltou a ser debatido no Congresso Nacional e √© poss√≠vel que nova legisla√ß√£o, mais rigorosa, seja aprovada. Este trabalho tem o objetivo de apresentar um panorama geral da quest√£o da seguran√ßa de barragens no Brasil, tanto no aspecto de legisla√ß√£o, procedimentos quanto das entidades envolvidas na fiscaliza√ß√£o.
Estande: 828
Código do trabalho: CVN14
 

SOLU√á√ēES PARA A COLETA DE ESGOTOS EM CIDADES COM OCUPA√á√ÉO URBANA DESORDENADA

Neste trabalho apresenta-se uma proposta para solu√ß√Ķes de sistemas de coleta de esgoto em locais onde faltam condi√ß√Ķes para a utiliza√ß√£o do modelo convencional. Nele ilustra-se o problema, com a apresenta√ß√£o de um estudo de caso de uma regi√£o caracterizada pela ocupa√ß√£o desordenada no Estado de S√£o Paulo.
Estande: 611
Código do trabalho: CVD20
 

TELHADO VERDE: RETEN√á√ÉO E APROVEITAMENTO DE √ĀGUAS PLUVIAIS

Neste trabalho apresenta-se o estudo de um prot√≥tipo de telhado verde do tipo extensivo adicionado de um reservat√≥rio para a capta√ß√£o de √°guas pluviais, para avaliar o poss√≠vel aproveitamento deste em sistemas prediais de drenagem. Para o dimensionamento do sistema, foram analisados os par√Ęmetros do telhado verde, tais como seus materiais, camadas e respostas aos ensaios de simula√ß√£o de chuva. Foram tamb√©m avaliadas as caracter√≠sticas das √°guas efluentes do prot√≥tipo para a verifica√ß√£o das possibilidades de seu aproveitamento.
Estande: 512
Código do trabalho: CVD26
 

TRANSPORTE DE SEDIMENTOS EM SITUA√á√ÉO DE VAZ√ÉO VARI√ĀVEL NO RIBEIR√ÉO DOS MENINOS

O objetivo deste trabalho √© investigar as varia√ß√Ķes no transporte de sedimentos do Ribeir√£o dos Meninos em situa√ß√£o de cheia e compar√°-la √† varia√ß√£o desse transporte em √©poca de seca. Campanhas de medi√ß√£o de vaz√£o e amostragem da √°gua para determinar concentra√ß√Ķes de s√≥lidos de diversos tipos e de demanda bioqu√≠mica de oxig√™nio (DBO, representando carga s√≥lida org√Ęnica, dadas as consider√°veis descargas de esgoto urbano recebidas) em dia chuvoso e em dia seco proveem os dados sobre o Ribeir√£o para a pesquisa.
Estande: 315
Código do trabalho: CVN20
 

UTILIZA√á√ÉO DA CONSTRU√á√ÉO MODULAR PARA HABITA√á√ēES POPULARES

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um sistema construtivo modular para uma residência popular, constituída por dois módulos. A concepção visa à aplicação para residências térreas e conjuntos de apartamentos habitacionais de até 4 andares.
Estande: 302
Código do trabalho: CVD17
 

VIABILIDADE DE IMPLANTA√á√ÉO DE UM RESERVAT√ďRIO AMORTECEDOR DE ENCHENTES NUMA √ĀREA N√ÉO P√öBLICA

O objetivo neste trabalho √© investigar o potencial de reservat√≥rios de amortecimento de cheias (¬ďpiscin√Ķes¬Ē ou ¬ďpiscininhas¬Ē, dependendo do seu porte) para amortecer hidrogramas de vaz√£o que o sistema coletor pluvial do "Campus" S√£o Caetano do IMT descarrega no Ribeir√£o dos Meninos ap√≥s tormentas. Com base em informa√ß√Ķes locais, incluindo dados do sistema de drenagem do "Campus", esta investiga√ß√£o exemplificar√° a viabilidade do uso desses reservat√≥rios numa institui√ß√£o privada de ensino superior.
Estande: 733
Código do trabalho: CVD13