Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Civil
2010

Número de trabalhos exibidos: 18

A INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE GERENCIAMENTO NA QUALIDADE DA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

O sistema de qualidade tem como principal objetivo controlar e planejar as atividades do projeto, melhorando a produtividade dos serviços e reduzindo os custos do empreendimento. Dentre os conceitos da qualidade destacam-se: o controle e a inspeção dos materiais e a verificação dos serviços. O trabalho consiste em analisar esses aspectos da influência do gerenciamento na qualidade de obras de edifícios na fase estrutural e a análise da nova norma de desempenho NBR15575.
Código do trabalho: CVD11
 
 

ANÁLISE DA AÇÃO DO VENTO EM ESTRUTURAS

O trabalho visa ao estudo da ação do vento em edifícios. Escolheu-se para ensaiar, no túnel de vento da EEM, o edifício e-Tower com 142,10m de altura, localizado em SP. Esse edifício foi estudado no túnel de vento do Laboratório de Aerodinâmica das Construções, da UFRGS. O túnel de vento da EEM é de menores proporções e o objeto do estudo foi comparar os resultados com o estudo do LAC, avaliando-se os efeitos de escala. Em paralelo foram realizadas simulações computacionais.
Código do trabalho: CVD05
 
 

ANÁLISE DE INTERAÇÃO SOLO - ESTRUTURA

Avaliar a estrutura de um edifício e sua interação com o solo, simulando esse comportamento por meio de ferramenta computacional e modelo esquemático em escala reduzida. Pretende-se com isso avaliar as deformações e variações de carga que ocorrem na estrutura e seus impactos econômico e de segurança.
Código do trabalho: CVN05
 
 

COMPARATIVO DA VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS: ALVENARIA ESTRUTURAL, "STEEL-FRAME" E PAREDES DE POLIESTIRENO EXPANDIDO COM ARGAMASSA PROJETADA.

O trabalho trata do estudo comparativo técnico e econômico entre três sistemas construtivos aplicados em edificações na construção civil. Dá-se enfoque às edificações de baixa renda. Abordam-se suas vantagens e desvantagens e faz-se a classificação do melhor sistema construtivo.
Código do trabalho: CVN02
 
 

ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DE UM AEROPORTO INTERNACIONAL DE CARGA NO ESTADO DE SÃO PAULO

O trabalho consiste num estudo de implantação de um aeroporto habilitado ao tráfego internacional de carga aérea, como possível contribuição ao equilíbrio entre a demanda e a capacidade da infraestrutura instalada no Estado de São Paulo. O objetivo é avaliar a demanda para um horizonte de até 20 anos, identificar uma região no Estado de São Paulo favorável à implantação de um aeroporto cargueiro, apontar um sítio adequado e dimensionar preliminarmente os principais componentes de aeródromo.
Código do trabalho: CVD08
 
 

ESTUDO E APLICAÇÃO DO CONCEITO BIM - "BUILDING INFORMATION MODELING"

O trabalho consiste na apresentação do conceito BIM – “Building Information Modeling”. Novo conceito de integração das diversas áreas envolvidas na construção, desde o projeto até a sua manutenção. Realizado com o auxílio de "softwares". Conceito que cria uma nova linguagem de projeto, diminuindo o tempo, o custo e o desperdício de material na obra.
Código do trabalho: CVN01
 
 

ESTUDO PRELIMINAR DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DA PONTE SANTOS-GUARUJÁ

O presente trabalho tem como objetivo estudar uma série de impactos ambientais e sócioeconômicos que a nova ponte Santos-Guarujá poderá causar na região da Baixada Santista. Será realizada uma descrição, quantificação e caracterização deles, tornando possível visualizar a totalidade do empreendimento no que tange à questão ambiental.
Código do trabalho: CVD10
 
 

LAJES EM CONCRETO ARMADO UTILIZANDO AÇO PERFILADO DE ALTA RESISTÊNCIA

O trabalho consiste no desenvolvimento de uma laje de concreto armado com aço perfilado de alta resistência. Tecnicamente propõe-se uma alternativa para as lajes protendidas que visualmente se assemelham às lajes alveolares, como o aço perfilado possui forma retangular vazada, obtem-se economia no consumo de concreto e rapidez na execução.
Código do trabalho: CVD06
 
 

MORADIAS POPULARES - ESTUDO DE VIABILIDADE DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA

O trabalho consiste no estudo de viabilidade e inserção de um condomínio residencial de moradias populares no Programa Minha Casa Minha Vida, por meio da análise de métodos construtivos que atendam as especificações do Programa e da Norma de Desempenho NBR 15.575. Serão realizados comparativos entre os custos de construção, lucro e terreno em relação aos valores de venda pre-estabelecidos.
Código do trabalho: CVD02
 
 

PLANEJAMENTO DE "LAYOUT" E GERENCIAMENTO DO PÁTIO DE FABRICAÇÃO DE VIGAS PARA O MONOTRILHO

Elaboração de diretrizes de planejamento, e de um "layout" otimizado para um pátio de fabricação de vigas pré-moldadas, para a construção do Monotrilho. Valendo-se de conhecimentos em planejamento e implantação de canteiros otimizados da engenharia civil e de produção, este trabalho estuda o emprego de técnicas específicas de planejamento de arranjo físico de processos industriais na construção civil.
Código do trabalho: CVD07
 
 

PLATAFORMAS FIXAS DE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO "OFFSHORE"

O trabalho consiste em desenvolver um estudo a respeito da metodologia construtiva de uma plataforma de exploração de petróleo, “OFFSHORE”, do tipo fixa, abordando e verificando sua adequação às normas internacionais para o planejamento, projeto e construção no Brasil.
Código do trabalho: CVN04
 
 

PROJETO DE EDIFÍCIO DE ALVENARIA ESTRUTURAL E CONCRETO ARMADO - COMPARATIVO DE VIABILIDADE ECONÔMICA

Elaboração dos projetos de edifício com 8, 12 e 16 pavimentos executados com estrutura em alvenaria estrutural e concreto armado, comparando-se a viabilidade econômica deles.
Código do trabalho: CVN03
 
 

RACIONALIZAÇÃO DA ALVENARIA DE VEDAÇÃO: ESTUDO DE CASO

O trabalho tem por objetivo estudar a melhor maneira de executar as alvenarias de vedação de um "shopping center". Abrange estudo técnico e econômico de vários tipos de alvenaria de vedação tendo em vista a qualidade e a velocidade de execução deste tipo de empreendimento.
Código do trabalho: CVN07
 
 

RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO QUE APRESENTAM PATOLOGIAS DEVIDAS À INFILTRAÇÃO DE ÁGUA

Em todos os tipos de construções, o problema patológico das trincas é preocupante. Primeiro, pelo fato de que trincas podem ser o aviso de um eventual estado perigoso da estrutura a qual pode entrar em colapso, seguido do comprometimento do desempenho da obra em serviço como durabilidade, estanqueidade à água e isolação acústica, além do constrangimento que podem vir a exercer sobre o usuário. Por esse motivo, o estudo de seus tratamentos torna-se imprescindível no ramo da engenharia civil.
Código do trabalho: CVD04
 
 

SISTEMA CONSTRUTIVO DE FORMAS TREPANTES UTILIZANDO CONCRETO CONVENCIONAL E CELULAR

O método construtivo proposto consiste na construção de uma estrutura mista. Os elementos estruturais como lajes, vigas e pilares são executados em concreto usinado convencional e as paredes internas em concreto celular e essas estruturas serão moldadas simultaneamente no local com o emprego de formas trepantes visando industrializar a construção com rapidez e eficiência.
Código do trabalho: CVD01
 
 

TECNOLOGIA E NEGÓCIO NO PROJETO DE CHURRASQUEIRAS PARA EDIFÍCIOS

O mercado da construção civil vem crescendo de forma muito acelerada no Brasil. Com a competitividade, as construtoras de edifícios buscam inovações em seus produtos. A implantação de churrasqueiras em varandas é uma delas. A oferta desse produto não atende a demanda dos interessados. O ingresso empreendedor neste mercado exige estudos de viabilidade técnico-econômica, novos materiais, inovação de métodos construtivos no projeto e fabricação do produto.
Código do trabalho: CVD03
 
 

TELHADO VERDE: ESTUDO DE CASO

Estudo de comportamento hidrológico de um telhado verde (“eco-roof”),em especial de sua capacidade de retenção de água, com o desenvolvimento de um protótipo submetido a simulações de precipitações e medições de vazão.
Código do trabalho: CVD09
 
 

UTILIZAÇÃO DE GRANITOS E MÁRMORES EM REVESTIMENTOS DE EDIFICAÇÕES

Comparando-se a produção mundial de revestimentos rochosos com a ausência de projetos específicos, controle de qualidade nos serviços e materiais e a desqualificação da mão de obra, incentivou-se o estudo de viabilidade para utilização de rochas ornamentais como granitos e mármores em revestimentos de edifícios, avaliando os métodos de caracterização tecnológica e procedimentos de impermeabilização, proteção e conservação do produto final.
Código do trabalho: CVN06