Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Civil
2019

Número de trabalhos exibidos: 54

A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA BIM PARA PROJETOS DE ESTRUTURAS PORTUÁRIAS

Este trabalho consiste no desenvolvimento da concepção e da análise estrutural da ampliação do Terminal Portuário para Contêineres Dubai Ports World Santos, com a utilização de "softwares" compatíveis com o BIM.
Código do trabalho: CVD21
 
 

ACELERAÇÃO DE RECALQUES EM ATERROS SOBRE SOLOS MOLES

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a obra referente à ampliação do porto da Usiminas, utilizada como estudo de caso e, com ela, fazer o dimensionamento dos materiais geossintéticos. O dimensionamento foi feito de forma analítica e a estabilidade global verificada por meio da metodologia de Fellenius, com o auxílio de um "software". Além de se analisarem os dados obtidos nos ensaios geotécnicos, e compará-los com aqueles fornecidos pela obra.
Código do trabalho: CVD02
 
 

ANÁLISE COMPARATIVA DE DOIS MÉTODOS DE CONTENÇÃO COM SOLO REFORÇADO: MURO TERRAE E TERRA ARMADA

O trabalho em questão visa comparar tecnicamente dois métodos de contenção com o uso de solo reforçado. Os mecanismos de contenção abordados serão Muro "Terrae" e Terra Armada, abrangendo no trabalho os métodos executivos, vantagens e desvantagens de cada um deles.
Código do trabalho: CVD34
 
 

ANÁLISE COMPARATIVA DE DUAS METODOLOGIAS DE CONTENÇÃO PARA CANALIZAÇÃO DE UM CÓRREGO: ESTACA-PRANCHA E SOLO GRAMPEADO

O objeto de estudo deste trabalho consiste em analisar metodologias de contenção para canalizar um córrego e duplicar a Avenida Gualtar. As alternativas apresentadas são: estaca-prancha (cortina metálica de contenção de solo para se realizar uma escavação) e solo grampeado (uma contenção de taludes com o uso de chumbadores, seguido de concreto projetado para gerar estabilidade local).
Código do trabalho: CVD32
 
 

ANÁLISE DE CUSTO PARA CERTIFICAR UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL DE ALTO PADRÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO ADOTANDO O PROCESSO AQUA

O trabalho em questão tem como objetivo estudar o custo de implementação das práticas solicitadas para atender à certificação AQUA numa obra residencial de alto padrão na cidade de São Paulo.
Código do trabalho: CVN16
 
 

ANÁLISE DE ROMPIMENTO DE BARRAGENS DE REJEITO: OS ACIDENTES, AS CONSEQUÊNCIAS E OS PRÓXIMOS PASSOS

Neste trabalho busca-se analisar o rompimento de barragens de rejeito de minérios para evitar cada vez mais as tragédias associadas. Esse é um assunto cada vez mais evidente no dia a dia devido aos diversos acontecimentos recentes de rompimento causando grandes impactos ambientais e sociais.
Código do trabalho: CVD33
 
 

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO HIGROTÉRMICO DE PAREDES DE CONCRETO LEVE

Neste trabalho estuda-se o cálculo da umidade superficial crítica e da condensação intersticial em Paredes de Concreto Leve em habitações de interesse social, com base no comportamento higrotérmico dos materiais da edificação, conforme a metodologia de cálculo da norma ISO 13788:2012. Comparando-se os resultados obtidos com valores de relatórios que seguem a Diretriz SINAT (001), pode-se notar o efeito das diferentes variáveis consideradas entre esses dois métodos.
Código do trabalho: CVN03
 
 

ANÁLISE DO USO DE KITS DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS

Conforme ocorre a evolução das tecnologias dentro do mercado de trabalho, a competitividade desse acaba aumentando, principalmente no setor da construção civil, que gera muitas despesas e lida com grandes orçamentos. Este trabalho é fundamentado nas instalações de kits elétricos e hidráulicos de um edifício residencial em alvenaria estrutural, para melhorar a produtividade e qualidade da construção. Com a implantação adequada dos kits industrializados, ganha-se tempo, reduz-se a mão de obra e evita-se desperdício de materiais.
Código do trabalho: CVD01
 
 

APLICAÇÃO DE ÍNDICES DE QUALIDADE DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS PARA O ESTADO DE SÃO PAULO

Um índice de qualidade de água leva em consideração diversos parâmetros de qualidade e o uso previsto, tornando a interpretação mais fácil para leigos no assunto e facilitando a tomada de decisão e a comparação entre corpos d'água. Existem vários índices aplicados no Brasil e no mundo, tanto para águas superficiais como subterrâneas. Com foco no Estado de São Paulo, o objetivo deste trabalho é estudar os índices existentes e aplicá-los, na íntegra ou adaptados, para os pontos de monitoramento de água subterrânea da CETESB e validá-los.
Código do trabalho: CVD25
 
 

ATERRO ULTRALEVE COM EPS (POLIESTIRENO EXPANDIDO) EM SOLOS MOLES: ROTEIRO DE CÁLCULO

Este trabalho consiste no dimensionamento executivo de um aterro ultraleve utilizando EPS e validação para a obra da Rota das Bandeiras.
Código do trabalho: CVN02
 
 

AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE À ÁGUA DE MISTURAS ASFÁLTICAS COM INCORPORAÇÃO DE BORRACHA DE PNEUS

O método de dosagem de misturas asfálticas utilizado no Brasil não leva em consideração a avaliação da influência da umidade como se faz nos EUA e nos países da Europa. Pensando nisso, neste trabalho tem-se como interesse propor uma complementação da norma brasileira para avaliar a sensibilidade à água de misturas asfálticas com a incorporação de borracha de pneus.
Código do trabalho: CVD10
 
 

AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA "TILT-UP" NA CONSTRUÇÃO DE OBRAS INDUSTRIAIS DE GRANDE PORTE

O trabalho tem enfoque na análise da metodologia construtiva "Tilt-up", para a construção de galpões industriais. O método compõe-se de soluções estratégicas para a redução do prazo de execução de obra, por meio de um planejamento logístico do canteiro. Para tal, o estudo de caso analisa a viabilidade nos aspectos financeiros, duração da obra e questões voltadas à segurança do trabalho comparando-a à construção convencional com fechamento metálico.
Código do trabalho: CVN13
 
 

BENEFÍCIO DA UTILIZAÇÃO DO PET PÓS-CONSUMO COMO ADIÇÃO EM MISTURAS ASFÁLTICAS

Como alternativa de reutilização do material PET produzido no Brasil, é proposta a sua inclusão numa mistura asfáltica para a pavimentação de rodovias. Visando ao aumento da qualidade das rodovias, o custo benefício na produção do pavimento asfáltico e um destino final útil para o PET desperdiçado, no trabalho busca-se estudar quais benefícios a inserção desse material pode trazer para o revestimento asfáltico e a vida útil da estrutura de pavimento.
Código do trabalho: CVD12
 
 

CASA-CONTÊINER - ANÁLISE OCUPACIONAL DE ACORDO COM A NORMA DE DESEMPENHO

Análise do conforto lumínico e térmico de uma casa-contêiner, de acordo com a norma de desempenho habitacional NBR 15.575.
Código do trabalho: CVN18
 
 

COLAPSO PROGRESSIVO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

Colapso progressivo é a ruptura de toda a estrutura ou um dano desproporcionalmente grande comparado à falha inicial. Neste estudo, busca-se analisar o comportamento de uma estrutura de concreto armado com sistema estrutural composto por lajes planas modelada em "software" e submetida à explosão - uma das possíveis causas do colapso progressivo - destacando-se as consequências de uma falha local após danificados os elementos resistentes.
Código do trabalho: CVN05
 
 

COMPARAÇÃO DOS CERTIFICADOS SUSTENTÁVEIS "LEED" E "AQUA": ESTUDO DE CASO DO BLOCO W DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA

Com o tema de sustentabilidade cada vez mais em pauta no ramo da construção civil, o presente trabalho visa à comparação dos certificados "LEED - Leadership in Energy and Environmental Design" e "AQUA -Alta Qualidade Ambiental", por meio do desenvolvimento de uma classificação de famílias por critérios, em que se busca avaliar as características que cada um deles prioriza. Além disso, ambos os certificados, como também a nova classificação desenvolvida, serão aplicados no Bloco W do Instituto Mauá de Tecnologia.
Código do trabalho: CVD22
 
 

CONDOMÍNIOS INDUSTRIAIS SUSTENTÁVEIS

Este estudo abrange um condomínio voltado para o ramo industrial com ênfase em práticas sustentáveis, tipo de empreendimento que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. A partir da implantação de um condomínio industrial sustentável em terreno fictício é possível se analisarem aspectos tais como infraestrutura, legislação e meio ambiente, determinando suas vantagens e desvantagens em comparação às de um condomínio industrial tradicional.
Código do trabalho: CVD24
 
 

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIO PELO MÉTODO INVERTIDO

O método invertido é amplamente utilizado em construções de estruturas enterradas. Neste trabalho apresentam-se as vantagens e desvantagens estruturais e econômicas desse método construtivo aplicado em prédios com múltiplos subsolos.
Código do trabalho: CVD19
 
 

DESENVOLVIMENTO DE CONCRETO COM BAIXO CONSUMO DE LIGANTES COM BASE NO MÉTODO DE EMPACOTAMENTO DE PARTÍCULAS

Para promover na indústria do concreto o crescimento sustentável, neste projeto visa-se desenvolver concretos ecoeficientes, com base nos critérios de índice de desempenho (ID). Para isso, utilizou-se um método de dosagem fundamentado nos conceitos de empacotamento de partículas promovendo um arranjo granular melhor e o aumento da eficiência dos ligantes na mistura. Além disso, outras alternativas para a redução do consumo de cimento foram empregadas, como o uso de materiais alternativos.
Código do trabalho: CVD11
 
 

DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS PARA A ANÁLISE DE INTEGRIDADE DE PONTES

Este trabalho tem por objetivo criar um dispositivo para monitorar vibrações em pontes. O monitoramento com esse dispositivo viabilizará as estruturas, técnica e economicamente, ao longo da sua vida útil, priorizando e qualificando as manutenções preventivas, e reduzindo as corretivas. O dispositivo também será capaz de evitar o colapso da estrutura. O equipamento será útil também nas demais áreas da engenharia que se ocupam da durabilidade e trabalhabilidade de corpos sujeitos a ações externas.
Código do trabalho: CVN11
 
 

DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO PARA AEROPORTOS REGIONAIS

O trabalho consiste no estudo dos critérios de projeto e de execução de pavimentos de concreto estruturalmente armado moldado "in loco". Esses critérios serão utilizados para o projeto de pisos destinados a servirem de pista de pouso e decolagem de aeronaves em aeroportos regionais. O estudo abordará as normas da ANAC, ABNT, assim como outras referências que tratam desse tipo de estrutura.
Código do trabalho: CVD27
 
 

ESCANEAMENTO A LASER E TECNOLOGIA BIM COM REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA PARA GESTÃO E OPERAÇÃO DE EDIFICAÇÃO

O enfoque deste trabalho é mostrar o atual cenário de utilização da tecnologia BIM, escaneamento 3D, realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV) no Brasil e no mundo. Tomou-se como base para o escaneamento 3D o prédio da biblioteca do Instituto Mauá de Tecnologia, "campus" São Caetano do Sul, seguido de posteriores levantamentos de uma nuvem de pontos e transformação em realidade virtual e aumentada modelada com "softwares" BIM.
Código do trabalho: CVD06
 
 

ESTIMATIVA DE GÁS CARBÔNICO EMBUTIDO EM HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

Abordando os aspectos sociais e ambientais da sustentabilidade, a proposta deste estudo é realizar um levantamento quantitativo de emissão de CO2 num modelo de habitação de interesse social com a ferramenta BIM, analisando-se, em dois esquemas estruturais distintos, qual é o mais sustentável nesse aspecto específico. A partir dessa verificação, o estudo tem ainda como objetivo fazer uma proposta de implantação desse modelo mais sustentável numa região de interesse denominada Córrego do Bispo.
Código do trabalho: CVD23
 
 

ESTRUTURAS SISMORRESISTENTES

Terremotos são fenômenos causados, em sua maioria, pelo movimento de placas tectônicas. O objetivo deste trabalho é realizar a análise estática linear e não linear, sob ações sísmicas, para uma ponte de múltiplos vãos, submetida a duas acelerações de pico de dois estados brasileiros: 0,05g (no Ceará) e 0,15g (no Acre).
Código do trabalho: CVD03
 
 

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ESTRUTURAS DE MADEIRA E DE CONCRETO ARMADO DE EDIFICAÇÕES

O presente trabalho apresenta os principais critérios para a utilização da madeira na construção de edificações. São abordados os aspectos de dimensionamento e execução, bem como fatores relativos à sustentabilidade e resistência ao fogo. É feito um estudo comparativo entre o uso da madeira e do concreto armado na construção de uma casa, sendo essa comparação baseada nos aspectos de custo, tempo, manutenção e resistência.
Código do trabalho: CVD28
 
 

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CONDIÇÕES DE APLICAÇÃO NO DESEMPENHO DA ARGAMASSA ESTABILIZADA

A argamassa estabilizada, dosada em central por um processo automatizado, chega à obra úmida e pronta para o uso, uma vez que possui aditivos com a função de conservar a argamassa em estado fresco por até 72 horas. Quando aplicada, seu comportamento é semelhante ao das argamassas tradicionais. Neste trabalho é analisado o comportamento dessa argamassa e seu desempenho nos tempos de preparo e aplicação em relação às condições do substrato, variando seu tipo, umidade e temperatura.
Código do trabalho: CVD15
 
 

ESTUDO DE CASO: REURBANIZAÇÃO DO NÚCLEO SACADURA CABRAL LOCALIZADO EM SANTO ANDRÉ

O objetivo deste trabalho é propor novas soluções para os diversos problemas encontrados nos métodos previamente utilizados na reurbanização da comunidade Vila Sacadura Cabral, localizada no município de Santo André, nas áreas de infraestrutura, urbanização, transporte público, habitação, saúde e lazer.
Código do trabalho: CVN19
 
 

ESTUDO DE CONCRETO PERMEÁVEL PRODUZIDO COM RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO PARA PAVIMENTAÇÃO DE ÁREAS URBANAS

Este trabalho tem o intuito de desenvolver um traço de concreto permeável utilizando resíduos de construção e demolição (RCD) para aplicação em locais urbanos, adotando as premissas da norma NBR 16416:2015. Propõe, além disso, a melhoria das propriedades de resistência à compressão, à tração na flexão e coeficiente de permeabilidade.
Código do trabalho: CVN12
 
 

ESTUDO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO REFORÇADAS COM FIBRA DE PVA

Neste TCC tem-se como objetivo principal o estudo da aplicação de fibras de álcool polivinílico como reforço em concreto estrutural. O tema surgiu a partir dos resultados e conclusões promissores de um TCC realizado no IMT em 2018, sobre o desempenho do concreto reforçado com essa fibra, em comparação com o tradicional concreto da construção civil. Este trabalho complementará essa biblioteca, tão escassa hoje para que se possa, comprovada a vantagem de seu uso, impulsionar estudos posteriormente.
Código do trabalho: CVD09
 
 

ESTUDO DO RUÍDO NO ENTORNO DE UMA OBRA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

No presente trabalho, apresenta-se o estudo dos ruídos no entorno de uma obra de construção civil. Compara-se a dispersão de ruídos em duas obras: a primeira residencial de reforma diurna e a segunda corporativa, noturna. Verificaram-se os níveis de conforto acústico nos dois cenários.
Código do trabalho: CVD18
 
 

IMPLANTAÇÃO DE BIM 4D E 5D EM OBRA DE PEQUENO PORTE

Este é um projeto de pesquisa do ramo da Engenharia Civil referente à tecnologia da informação aplicada à modelagem paramétrica da construção, conhecida por "BIM - Building Information Modeling". A proposta é a implantação das dimensões BIM 4D e 5D, que se referem, respectivamente, à parametrização do planejamento do tempo e da variável custo à modelagem 3D, em obra de condomínio de 8 casas com o objetivo de apresentar ganhos e desafios no gerenciamento do projeto com base nas ferramentas aplicadas.
Código do trabalho: CVN17
 
 

IMPLANTAÇÃO E ANÁLISE ESTRUTURAL DE AEROGERADORES "OFFSHORE"

Tendo em vista que as massas de corrente de vento marítimas são constantes e de maior escala, a implantação de torres de aerogeradores "offshore" torna-se favorável para o desenvolvimento da energia eólica fora do solo continental brasileiro. O efeito do vento nessas estruturas é um desafio para a engenharia. Desenvolveu-se um estudo estrutural, econômico e de viabilidade executiva de torres "offshore" na costa brasileira.
Código do trabalho: CVD04
 
 

INDICADORES LOGÍSTICOS DE FERROVIAS

As ferrovias cumprem um papel importante no plano logístico mundial, sendo um dos principais meios de transporte para carga a granel. A atual malha ferroviária brasileira é composta por um ambiente complexo de oportunidades e ineficiências, porém faltam indicadores que retratem a sua real situação e que facilitem a tomada de decisão a respeito de futuros investimentos. Este trabalho tem como objetivo criar indicadores para a malha ferroviária nacional para fornecer subsídio a decisões estratégicas.
Código do trabalho: CVD08
 
 

INTERAÇÃO SOLO-ESTRUTURA NO PROJETO DE ESTRUTURAS DE EDIFÍCIOS

Os projetos estruturais de uma edificação são feitos sem se considerar a deformabilidade do solo, considerando-o indeslocável, o que não representa a realidade. Por isso, por meio de modelos utilizando o CAD/TQS, este trabalho compara um modelo projetado convencionalmente e outro em que se considera a interação solo-estrutura, com o intuito de avaliar quais são as alterações relativas a recalques e dimensionamento de elementos de estrutura e fundações no projeto.
Código do trabalho: CVN04
 
 

LAJES BUBBLEDECK® E NERVURADA: ESTUDO COMPARATIVO

A velocidade de construção, a racionalização de materiais e a sustentabilidade são focos para o progresso da engenharia civil. Caracterizada como pré-moldado, a tecnologia de laje Bubbledeck® incorpora esferas plásticas em substituição ao concreto não funcional presente na laje. Com o enfoque de aprofundar o aprendizado sobre uma tecnologia inovadora, torna-se fundamental compará-la com aquelas existentes e usuais no mercado, como lajes nervuradas, e certificar-se das vantagens e desvantagens do seu emprego.
Código do trabalho: CVD30
 
 

LOTEAMENTO RESIDENCIAL SUSTENTÁVEL

Este trabalho tem por finalidade avaliar técnica e economicamente a introdução de soluções sustentáveis alternativas em itens da infraestrutura de um loteamento residencial. O loteamento em estudo localiza-se em Bragança Paulista, SP, está em fase de implantação e foi licenciado com o emprego de tecnologias tradicionais. Os itens de infraestrutura selecionados foram: geração de energia elétrica fotovoltaica; pavimentos permeáveis; retenção de águas pluviais e compostagem de resíduos orgânicos.
Código do trabalho: CVD31
 
 

MANUTENÇÃO DE PAVIMENTOS EM VIAS DE GRANDES CENTROS URBANOS COM A UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PAVIMENTOS

O pavimento em vias de grandes centros urbanos é prejudicado devido ao crescimento maior que o esperado nesses lugares. Com o aumento da demanda, os pavimentos sofrem danos maiores e mais constantes. Neste trabalho visa-se estudar a otimização do planejamento de manutenção das vias urbanas com o auxilio de um Sistema de Gerenciamento de Pavimentos. Além de facilitar a organização de uma ordem de prioridade, esse sistema também apresenta a manutenção correta para cada patologia do pavimento.
Código do trabalho: CVD16
 
 

MODELAGEM BIM EM PLANEJAMENTO FÍSICO DE OBRAS

Neste trabalho visa-se avaliar a influência do BIM ("Building Information Modeling") no auxílio à tomada de decisão do planejamento físico de obra, considerando parâmetros como prazos, riscos e custos para diferentes cenários estabelecidos.
Código do trabalho: CVD05
 
 

MODELAGEM DE OBRAS DE ARTES ATRAVÉS DA METODOLOGIA BUILDING INFORMATION MODEL (BIM)

Neste estudo, verificou-se a utilização da metodologia BIM 5D na modelagem de projetos de pontes e viadutos. Buscou-se o acesso a recursos ultramodernos para acompanhamento e detecção de problemas no projeto.
Código do trabalho: CVN06
 
 

OTIMIZAÇÃO DE CANTEIRO DE OBRAS UTILIZANDO O BIM

Neste trabalho trata-se da otimização de canteiro de obras com a utilização dos programas da metodologia BIM. A referida metodologia dá-se pela integração de diversos programas que auxiliam os projetistas por meio de visualizações 3D do projeto e relatórios de detecção de interferências. A otimização do canteiro de obras possibilita maior eficiência no consumo de materiais e nos processos de locomoção envolvidos no local, evitando desperdícios e melhorando a administração do tempo.
Código do trabalho: CVD14
 
 

OTIMIZAÇÃO DE CUSTOS NO PROJETO DE ESTRUTURAS: INFLUÊNCIA DA RESISTÊNCIA CARACTERÍSTICA À COMPRESSÃO DO CONCRETO NO DIMENSIONAMENTO DE UMA EDIFICAÇÃO

Este trabalho consiste num estudo para a otimização de custos num projeto estrutural de um edifício residencial, em que é analisada a influência da variação da resistência característica do concreto à compressão e o nível de solicitação dos elementos estruturais no quantitativo de armaduras. Busca-se compreender e realizar as análises sobre a variação da resistência do concreto em edifícios com diferentes números de andares para se avaliar o comportamento e custos dos elementos estruturais.
Código do trabalho: CVD29
 
 

PONTES MÓVEIS

Este trabalho visa auxilar aqueles que buscam um entendimento geral sobre esse tipo de estrutura. Embora o território nacional seja repleto de rios, as poucas pontes móveis existentes estão fora de operação e pesquisas em português sobre o tema são escassas. Assim,aqui se apresentam os diversos tipos de pontes móveis pelo mundo e os benefícios que essas estruturas promovem para as regiões onde estão. Há, também, uma análise técnica, construtiva e financeira sobre uma estrutura escolhida pelo grupo.
Código do trabalho: CVN01
 
 

PRÁTICA DA CERTIFICAÇÃO DO SELO CASA AZUL EM HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: ESTUDO DE CASO

O Selo Casa Azul é uma ferramenta para garantir a qualidade em sustentabilidade de Habitações de Interesse Social (HIS). Este trabalho contém a análise de custo das tecnologias e adaptações recomendadas para que o Conjunto Habitacional, objeto do Estudo de Caso, atenda aos critérios necessários para se obter o Selo Bronze.
Código do trabalho: CVD07
 
 

PROPOSTA DE MODELO DE NEGÓCIOS PARA REDUÇÃO DA INADIMPLÊNCIA NA ENGENHARIA CIVIL

Devido às recentes estatísticas levantadas pelo órgão fiscalizador no Brasil, nota-se uma grande quantidade de inadimplentes na faixa etária de 25 a 29 anos, suposta idade em que os universitários terminam seus cursos e passam a se dedicar integralmente ao mercado de trabalho. Este trabalho visa, por isso, desenvolver um modelo de negócios para auxiliar os universitários na área de engenharia civil a entenderem, organizarem e planejarem suas finanças.
Código do trabalho: CVN10
 
 

PROPOSTA DE PAVIMENTAÇÃO PARA O TRECHO INDUSTRIAL DA AVENIDA PRESIDENTE WILSON, SÃO PAULO

Neste trabalho, visa-se obter um estudo completo sobre a pavimentação existente na Avenida Presidente Wilson, localizada no município de São Paulo (SP), além de um estudo de outros tipos de pavimentação que ali poderiam ser aplicados. A proposta é melhorar a qualidade e a segurança da via, visando atenuar as reclamações constantes por parte dos pedestres e motoristas que trafegam por ela.
Código do trabalho: CVN09
 
 

REPARO E REABILITAÇÃO DE PONTES

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância do acompanhamento e manutenções periódicas em pontes, apresentando as principais anomalias, bem como as mudanças de usos, normas e cargas utilizadas na época da sua construção até a atualidade. Estudou-se o caso do viaduto Grande São Paulo, apresentando suas anomalias e possíveis reparos, verificando se será necessário ou não o reforço para a estrutura em estudo.
Código do trabalho: CVN08
 
 

RETROFIT DE EDIFÍCIO NÃO UTILIZADO NA CIDADE DE SÃO PAULO

Os cenários atuais de alta demanda por moradia e a não utilização de edifícios não ocupados, aliados aos baixos índices de novos empreendimentos lançados na cidade de São Paulo, resultaram em medidas estratégicas adotadas pela Prefeitura para incentivar o melhor aproveitamento da malha urbana e coibir especulações imobiliárias ou desinteresse dos proprietários. Assim, neste trabalho visa-se estudar a reinserção de um edifício não utilizado por meio do "retrofit", analisando-se o custo de obra "versus" receita.
Código do trabalho: CVN07
 
 

REÚSO DE ESGOTOS PARA FINS POTÁVEIS

Análise do reúso de esgotos para fins potáveis no Brasil como alternativa para aumentar a segurança hídrica em locais de alta concentração populacional e fragilidade na oferta hídrica.
Código do trabalho: CVN15
 
 

SEGURANÇA DE BARRAGENS NO BRASIL - SITUAÇÃO ATUAL

Em razão dos acidentes ocorridos em Mariana e Brumadinho, o tema de Segurança de Barragens, anteriormente restrito a especialistas, acabou-se tornando de domínio público. O assunto voltou a ser debatido no Congresso Nacional e é possível que nova legislação, mais rigorosa, seja aprovada. Este trabalho tem o objetivo de apresentar um panorama geral da questão da segurança de barragens no Brasil, tanto no aspecto de legislação, procedimentos quanto das entidades envolvidas na fiscalização.
Código do trabalho: CVN14
 
 

SOLUÇÕES PARA OTIMIZAÇÃO DA COLETA DE ESGOTOS EM CIDADES COM OCUPAÇÃO URBANA DESORDENADA

Neste trabalho apresenta-se uma proposta para soluções de sistemas de coleta de esgoto em locais onde faltam condições para a utilização do modelo convencional. Nele ilustra-se o problema, com a apresentação de um estudo de caso de uma região caracterizada pela ocupação desordenada no Estado de São Paulo.
Código do trabalho: CVD20
 
 

TELHADO VERDE: RETENÇÃO E APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS

Neste trabalho apresenta-se o estudo de um protótipo de telhado verde do tipo extensivo adicionado de um reservatório para a captação de águas pluviais, para avaliar o possível aproveitamento deste em sistemas prediais de drenagem. Para o dimensionamento do sistema, foram analisados os parâmetros do telhado verde, tais como seus materiais, camadas e respostas aos ensaios de simulação de chuva. Foram também avaliadas as características das águas efluentes do protótipo para a verificação das possibilidades de seu aproveitamento.
Código do trabalho: CVD26
 
 

TRANSPORTE DE SEDIMENTOS EM SITUAÇÃO DE VAZÃO VARIÁVEL NO RIBEIRÃO DOS MENINOS

O objetivo deste trabalho é investigar as variações no transporte de sedimentos do Ribeirão dos Meninos em situação de cheia e compará-la à variação desse transporte em época de seca. Campanhas de medição de vazão e amostragem da água para determinar concentrações de sólidos de diversos tipos e de demanda bioquímica de oxigênio (DBO, representando carga sólida orgânica, dadas as consideráveis descargas de esgoto urbano recebidas) em dia chuvoso e em dia seco proveem os dados sobre o Ribeirão para a pesquisa.
Código do trabalho: CVN20
 
 

UTILIZAÇÃO DE CONSTRUÇÃO MODULAR PARA HABITAÇÕES POPULARES

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um sistema construtivo modular para uma residência popular, constituída por dois módulos. A concepção visa à aplicação para residências térreas e conjuntos de apartamentos habitacionais de até 4 andares.
Código do trabalho: CVD17
 
 

VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM RESERVATÓRIO AMORTECEDOR DE ENCHENTES NUMA ÁREA NÃO PÚBLICA

O objetivo neste trabalho é investigar o potencial de reservatórios de amortecimento de cheias (“piscinões” ou “piscininhas”, dependendo do seu porte) para amortecer hidrogramas de vazão que o sistema coletor pluvial do "Campus" São Caetano do IMT descarrega no Ribeirão dos Meninos após tormentas. Com base em informações locais, incluindo dados do sistema de drenagem do "Campus", esta investigação exemplificará a viabilidade do uso desses reservatórios numa instituição privada de ensino superior.
Código do trabalho: CVD13