Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Civil
2017

Número de trabalhos exibidos: 50

AN√ĀLISE COMPARATIVA DE CUSTOS E SUSTENTABILIDADE DE DIFERENTES TECNOLOGIAS PARA CONSTRU√á√ÉO RESIDENCIAL

A fim de sanar o problema habitacional brasileiro, como a falta de moradia, habita√ß√Ķes prec√°rias e o adensamento excessivo, e tamb√©m de difundir a constru√ß√£o verde, o presente trabalho tem por finalidade analisar e comparar o custo, cronograma e sustentabilidade de tr√™s sistemas construtivos (Sistema convencional, alvenaria estrutural e "Light Steel Framing") utilizados no Brasil. O resultado ser√° uma matriz de op√ß√Ķes e, por isso, √© poss√≠vel escolher o sistema dentro dos crit√©rios de prefer√™ncia.
Estande: 26
Código do trabalho: CVD03
 

AN√ĀLISE COMPARATIVA DE DUAS METODOLOGIAS DE CONTEN√á√ÉO DE ENCOSTAS: SOLO GRAMPEADO E CORTINA ATIRANTADA

Este trabalho concentra-se no estudo comparativo entre duas t√©cnicas de conten√ß√£o de encostas: Solo Grampeado e Cortina Atirantada. Com o estudo busca-se obter par√Ęmetros para determinar-se a solu√ß√£o mais vi√°vel considerando o custo generalizado (prazo, custo, especializa√ß√£o da m√£o de obra). Ap√≥s a revis√£o bibliogr√°fica sobre as t√©cnicas, desenvolveu-se o estudo de caso para dimensionamento das estruturas e an√°lise dos resultados.
Estande: 199
Código do trabalho: CVN13
 

AN√ĀLISE DE ESTRUTURA MISTA SUBMETIDA A UMA AN√ĀLISE DIN√āMICA: ESTUDO DE CASO DO EDIF√ćCIO PETRONAS TOWER

O objetivo deste trabalho consiste no estudo de passarelas para pedestres em estruturas mistas de a√ßo e concreto. Em especial, √© o estudo de caso da passarela que interliga as duas torres g√™meas, conhecidas como Petronas Tower, localizadas na Mal√°sia, com foco na verifica√ß√£o do comportamento estrutural dela devido √† carga din√Ęmica proveniente do vento.
Estande: 20
Código do trabalho: CVD17
 

AN√ĀLISE DE INVESTIMENTOS PARA CONSTRU√á√ÉO DE GALP√ēES INDUSTRIAIS EM DIFERENTES TECNOLOGIAS E TIPOS DE CONTRATA√á√ēES

O trabalho em questão visa à análise de investimentos da construção de um galpão industrial, variando dois métodos construtivos e três métodos diferentes de contratação. Para isso, as tecnologias construtivas empregadas são estrutura metálica e estrutura em concreto armado moldado "in loco". Os métodos de contratação utilizados na análise são venda simples de um ativo, "Build to Suit" e contrato de concorrência.
Estande: 251
Código do trabalho: CVD08
 

AN√ĀLISE DE VIABILIDADE ECON√ĒMICA ENTRE ESTRUTURA MISTA E DE CONCRETO ARMADO

A estrutura mista une as melhores caracter√≠sticas do concreto e a√ßo. A partir da planta arquitet√īnica de um edif√≠cio de 4 pavimentos com 4 apartamentos, foi realizada a modelagem 3D do projeto estrutural de dois m√©todos diferentes: o m√©todo convencional, em concreto armado, e misto. Com os projetos dimensionados, foi realizado o levantamento quantitativo, para an√°lise de viabilidade econ√īmica da estrutura mista.
Estande: 183
Código do trabalho: CVN09
 

AN√ĀLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELA PAVIMENTA√á√ÉO R√ćGIDA E FLEX√ćVEL COMO VARI√ĀVEL DETERMINANTE PARA A IMPLANTA√á√ÉO DE RODOVIAS: ESTUDO DE CASO RODOANEL M√ĀRIO COVAS

Neste trabalho √© proposta uma metodologia para que se possa quantificar o impacto ambiental de cada tipo de pavimento e indicar a melhor tecnologia a ser utilizada, pavimentos r√≠gidos e flex√≠veis, levando-se em considera√ß√£o, al√©m da quest√£o t√©cnico-econ√īmica, tamb√©m o aspecto ambiental. Analisou-se, especificamente, o impacto ambiental decorrente das emiss√Ķes de poluentes e consumo de energia durante a constru√ß√£o do pavimento.
Estande: 35
Código do trabalho: CVN03
 

AN√ĀLISE VIBRAT√ďRIA DO SAT√ČLITE CUBESAT

Neste trabalho aborda-se a verificação estrutural do nanossatélite CubeSat Mauá, idealizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia, com o propósito de ser lançado da Estação Espacial Internacional, seguindo os requisitos da Cal Poly (CDS). As análises são feitas em "softwares" estruturais (ANSYS) que se baseiam no método dos elementos finitos (MEF) para se verificarem as possíveis patologias que o modelo sofre e a integridade dele ao ser lançado.
Estande: 225
Código do trabalho: CVD06
 

AREIA DE CINZA DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR NO CONCRETO

A preocupa√ß√£o ambiental promoveu a tentativa de desenvolvimento de um concreto, com areia da cinza do baga√ßo da cana-de-a√ß√ļcar - descartada por usinas sucroalcooleiras - que usam o baga√ßo da cana como gerador de energia el√©trica. Esse res√≠duo √© classificado como areia devido √† similaridade com a granulometria de areia natural. O res√≠duo substituiu parcialmente o agregado mi√ļdo na composi√ß√£o de um concreto convencional com o objetivo de verificar se essa substitui√ß√£o √© vi√°vel ou n√£o
Estande: 34
Código do trabalho: CVD07
 

ARGAMASSA FOTOLUMINESCENTE

O objetivo deste trabalho foi a produção de uma argamassa geopolimérica (sem cimento Portland) fotoluminescente, com base de Metacaulim, que possua a capacidade de substituir tintas e adesivos refletores, visando à obtenção de um produto sustentável.
Estande: 190
Código do trabalho: CVN16
 

AVALIA√á√ÉO DAS PROPRIEDADES MEC√āNICAS DAS ARGAMASSAS COM INCORPORA√á√ÉO DE NANOPART√ćCULAS

Na engenharia civil, a área de materiais de construção apresenta bastante potencial. Grandes descobertas foram feitas ao se estudar a microestrutura dos materiais, dando margem a um novo mercado, a nanotecnologia. A nanotecnologia proporciona o desenvolvimento de novos materiais, podendo revolucionar a sociedade e oferecer novas alternativas. Neste trabalho aborda-se o uso dessa tecnologia aplicada em argamassa de cimento, mostrando o efeito proporcionado pela incorporação das nanopartículas nela.
Estande: 152
Código do trabalho: CVD11
 

AVALIA√á√ÉO T√ČCNICA E ECON√ĒMICA DE UM CONDOM√ćNIO RESIDENCIAL SUSTENT√ĀVEL

Este trabalho consistiu em avaliar-se a viabilidade da utilização de produtos sustentáveis num condomínio horizontal residencial sustentável, correlacionando as variáveis impactan- tes na escolha de materiais e método construtivo. como: o investimento inicial da compra e da instalação, em alguns casos o período de retorno devido a alguma economia, comparada a um sistema convencional e as vantagens ambientais.
Estande: 250
Código do trabalho: CVN05
 

C√ĀLCULO PARA A OBTEN√á√ÉO DO PCN ("PAVEMENT CLASSIFICATION NUMBER") EM AEROPORTOS UTILIZANDO-SE UMA AN√ĀLISE MECANICISTA

O PCN (¬ďPavement Classification Number¬Ē) de um pavimento √© determinado pelo m√©todo ACN/PCN, da Organiza√ß√£o da Avia√ß√£o Civil Internacional. Verifica-se que a utiliza√ß√£o isolada desse m√©todo pode n√£o ser suficiente para classificar um pavimento em servi√ßo. Prop√Ķe-se, portanto, o c√°lculo o PCN por meio de uma an√°lise mecanicista, baseada na determina√ß√£o de tens√Ķes e deforma√ß√Ķes. Com essa an√°lise busca-se considerar a atual situa√ß√£o do pavimento, que se deteriora ao longo de sua vida √ļtil.
Estande: 133
Código do trabalho: CVD26
 

CAPTA√á√ÉO E APROVEITAMENTO DE BIOG√ĀS PROVENIENTE DAS ESTA√á√ēES DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Neste trabalho, avalia-se a viabilidade da implantação de um processo anaeróbio de tratamento de esgotos, utilizando-se reatores UASB, para produção, captação e aproveitamento do biogás com geração de energia elétrica. Foi feito o estudo de caso na ETE Riviera de São Lourenço. Avaliando-se as características do esgoto afluente, foi estimada a quantidade de biogás produzido e dimensionado o sistema de geração de energia para consumo na própria estação com a finalidade de redução de custos operacionais.
Estande: 56
Código do trabalho: CVN11
 

CIDADES INTELIGENTES

Neste trabalho analisam-se aspectos que tornam uma cidade inteligente, com foco no projeto da primeira Cidade Inteligente voltada para baixa renda no mundo. Esse conceito visa solucionar os problemas existentes nas √°reas urbanas por meio de planejamento e medidas inteligentes. Com a coleta existente de dados de cidades, foi elaborada uma tabela que relaciona aspectos inteligentes com os pilares estabelecidos pelo IESE Business School, de Navarra na Espanha.
Estande: 1
Código do trabalho: CVD20
 

CONCEP√á√ÉO DE UMA USINA HELIOT√ČRMICA NO BRASIL

Em busca de fontes alternativas de energia, apresenta-se aqui a viabilidade técnica para a construção de uma Usina Heliotérmica ou CSP "Concentrated Solar Power", que tem como fonte limpa e renovável o Sol. Essas usinas concentram e convertem a radiação solar em energia térmica por meio de um campo solar e a energia elétrica é obtida num bloco de potência similar a termelétricas convencionais. Essa inovação tecnológica diferentemente das usinas fotovoltaicas permite o armazenamento de energia.
Estande: 116
Código do trabalho: CVD04
 

CONCRETO PERME√ĀVEL PARA PAVIMENTOS COM TR√ĀFEGO LEVE

O objetivo deste trabalho foi o estudo de uma opção para se mitigar o problema da rápida colmatação de pavimentos de concreto permeável que perde sua eficiência ao longo de sua utilização. A proposta foi não só empregar uma manta geotêxtil inserta no pavimento de concreto como proteção à penetração de material pulverulento e como também testar sua eficiência em laboratório.
Estande: 59
Código do trabalho: CVN17
 

DESENVOLVIMENTO DE CRIT√ČRIO PARA AVALIA√á√ÉO DA ESCOLHA DO ELEVADOR CREMALHEIRA UTILIZADO NA CONSTRU√á√ÉO DE EDIF√ćCIOS MULTIPAVIMENTOS

O foco deste trabalho foi o de analisar e propor um modelo de diretrizes para a escolha e utilização do elevador de cremalheira na construção de edifícios multipavimentos, buscando não apenas seu melhor aproveitamento baseado na relação entre produtividade e abastecimento dos materiais e transporte de pessoas nos pavimentos em função da real necessidade da obra durante suas diversas etapas como também evitar os impactos negativos no prazo e nos custos dela.
Estande: 235
Código do trabalho: CVN06
 

DIMENSIONAMENTO DE UMA USINA DE COMPOSTAGEM NA CIDADE DE S√ÉO PAULO UTILIZANDO-SE RES√ćDUO DE FEIRA LIVRE

A destina√ß√£o de res√≠duos s√≥lidos urbanos a locais impr√≥prios é um caso corriqueiro no Brasil, j√° que 34% s√£o destinados a lix√Ķes. Dos outros 66%, 64% s√£o destinados a aterros sanit√°rios e apenas 2% a usinas de triagem e compostagem. Neste trabalho, busca-se uma alternativa sustent√°vel para o gerenciamento de res√≠duos org√Ęnicos gerados em feiras livres, mostrando que ainda podem reintegrar-se ao ciclo produtivo a partir do processo de compostagem.
Estande: 157
Código do trabalho: CVD24
 

DIMENSIONAMENTO E AN√ĀLISE DE ELEMENTOS METROFERROVI√ĀRIOS NAS PLATAFORMAS

Com este trabalho, desenvolvido com base em modelos computacionais e coletas de dados na esta√ß√£o Paulista da linha 4 do metr√ī, busca-se otimizar o fluxo de pessoas, reduzindo o tamanho das filas, melhorando o n√≠vel de servi√ßo prestado apenas alterando as dimens√Ķes e posi√ß√Ķes das escadas fixas, rolantes, elevadores e rampas. √Č uma grande oportunidade para alterar a forma como as esta√ß√Ķes s√£o constru√≠das, j√° que o Metr√ī de S√£o Paulo foi eleito, em dois anos, o sistema com maior densidade de passageiros.
Estande: 209
Código do trabalho: CVD09
 

ESTRUTURA DE AÇO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

No passado, o inc√™ndio era considerado uma obra do acaso. Sabe-se, atualmente, que √© uma a√ß√£o control√°vel. Mesmo assim, ainda s√£o registradas muitas trag√©dias em edifica√ß√Ķes sinistradas, com muitas v√≠timas por invalidez ou morte, al√©m da perda patrimonial. Em vista da relev√Ęncia do tema, este trabalho tem a finalidade de divulgar um estudo sobre o comportamento de uma estrutura de a√ßo em situa√ß√£o de inc√™ndio.
Estande: 9
Código do trabalho: CVD21
 

ESTUDO DA DRENAGEM DE SANTOS E IMPACTO DA POLUIÇÃO DIFUSA NA BALNEABILIDADE DAS PRAIAS

Quando ocorre uma alta pluviosidade, para evitar sobrecarga do sistema de drenagem, as comportas dos canais são abertas e toda a água, com a poluição difusa e esgoto clandestino são lançados no mar, causando prejuízos à balneabilidade nas praias. Neste trabalho, buscou-se correlacionar as chuvas com a balneabilidade nas praias de Santos.
Estande: 101
Código do trabalho: CVD19
 

ESTUDO DA IMPLANTA√á√ÉO DE MEDIDAS SUSTENT√ĀVEIS EM ESTA√á√ēES DE METR√Ē: ESTUDO DE CASO ESTA√á√ÉO ALTO DA BOA VISTA

O trabalho tem como base estudar medidas sustent√°veis utilizadas atualmente em edifica√ß√Ķes e ampliar esse conceito para esta√ß√Ķes metrovi√°rias. O estudo verifica a viabilidade da implanta√ß√£o dessas medidas na esta√ß√£o Alto da Boa Vista, Linha 5 Lil√°s do Metr√ī, possibilitando um melhor desempenho, redu√ß√£o dos custos operacionais e, ainda, a cria√ß√£o de pr√°ticas de educa√ß√£o ambiental. O resultado final visa mostrar que √© poss√≠vel criar uma esta√ß√£o metrovi√°ria sustent√°vel com ganhos para a sociedade.
Estande: 31
Código do trabalho: CVD10
 

ESTUDO DAS APLICA√á√ēES DE GEOSSINT√ČTICOS EM ATERROS SANIT√ĀRIOS

Com o aumento da gera√ß√£o de res√≠duos s√≥lidos urbanos, √© necess√°rio refletir sobre as consequ√™ncias ambientais e sociais causadas pela sua destina√ß√£o. Atualmente, um grande desafio √© aumentar a vida √ļtil dos locais adequados para esse fim, conhecidos como aterros sanit√°rios. A aplica√ß√£o de geossint√©ticos na implanta√ß√£o e opera√ß√£o dos aterros sanit√°rios aparece como uma alternativa vi√°vel no incremento da vida √ļtil e na otimiza√ß√£o do espa√ßo dispon√≠vel para os res√≠duos.
Estande: 122
Código do trabalho: CVN04
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DO USO DE GARRAFAS PL√ĀSTICAS NA COMPOSI√á√ÉO DO REVESTIMENTO ASF√ĀLTICO

Aliando a import√Ęncia de se encontrarem formas alternativas de melhorar o desempenho do asfalto e tamb√©m reduzir problemas ambientais, desenvolveu-se um estudo de viabilidade do uso de garrafas pl√°sticas na composi√ß√£o do revestimento do pavimento asf√°ltico. Foram conduzidos ensaios laboratoriais considerando o pl√°stico integrado a fra√ß√£o de agregados p√©treos que comp√Ķem o concreto asf√°ltico, buscando a solu√ß√£o mais vi√°vel. Verifica-se que a solu√ß√£o √© vi√°vel, contribuindo para a melhoria do desempenho do pavimento.
Estande: 145
Código do trabalho: CVD05
 

ESTUDO DO DESEMPENHO DA INTRODUÇÃO DE FIBRAS DE ARAMIDA NO CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS DE VIDRO (GFRP) E NO CONCRETO ARMADO CONVENCIONAL.

O concreto, como material portante, est√° inserto em ambientes variados e submetido a diferentes carregamentos. O seu amplo uso estrutural s√≥ √© poss√≠vel devido √† incorpora√ß√£o de materiais, como barras de a√ßo, fibras, aditivos e adi√ß√Ķes, que reduzem suas limita√ß√Ķes e garantem melhor desempenho. Entretanto existem materiais que ainda n√£o foram normalizados e essa incorpora√ß√£o pode resultar em combina√ß√Ķes de propriedades ainda mais adequadas para determinadas situa√ß√Ķes de emprego do concreto.
Estande: 194
Código do trabalho: CVD18
 

GERA√á√ÉO DE ENERGIA EL√ČTRICA POR TURBINAS APLICADAS A UM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE √ĀGUA - ESTUDO DE CASO: CAVA DA PEDREIRA

Neste trabalho estudaram-se turbinas hidroel√©tricas em sistemas de abastecimento de √°gua com o intuito de gera√ß√£o de energia el√©trica. A tecnologia √© muito promissora por ser um sistema que n√£o depende de fontes externas como vento e sol necess√°rios em sistemas alternativos. Ela utiliza o fluxo constante de √°gua que temos hoje em nossas tubula√ß√Ķes. O estudo est√° sendo desenvolvido em parceria com a Sabesp, num projeto no litoral paulista que favorece a gera√ß√£o de energia utilizando o grande desn√≠vel da capta√ß√£o at√© o reservat√≥rio.
Estande: 206
Código do trabalho: CVN22
 

GUIA PARA CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS LEVES DE MADEIRA - "WOOD FRAME"

Este trabalho tem por objetivo a elabora√ß√£o de um guia t√©cnico sobre o sistema construtivo utilizando-se estruturas de madeira Tipo "Wood Frame", aplicado nas obras residenciais. O "Wood Frame", amplamente utilizado em pa√≠ses da Am√©rica do Norte, √Āsia e Europa, apresenta qualidades/vantagens significativas ao se analisarem itens como sustentabilidade, prazo de execu√ß√£o, economia de materiais e qualidade final do produto quando comparado √†s estruturas de concreto armado e de alvenaria, as mais utilizadas no pa√≠s.
Estande: 162
Código do trabalho: CVN15
 

IMPLANTA√á√ÉO DE CERTIFICA√á√ÉO "LEED" EM EDIF√ćCIO RESIDENCIAL MULTIPAVIMENTOS

O objetivo deste trabalho foi estudar a viabilidade t√©cnica e econ√īmica da implanta√ß√£o da certifica√ß√£o "LEED" num edif√≠cio residencial e apresentar os benef√≠cios econ√īmicos, sociais e ambientais de um edif√≠cio sustent√°vel. Realizou-se o levantamento das altera√ß√Ķes necess√°rias num projeto convencional, visando atender aos pr√©-requisitos e obter cr√©ditos suficientes para obter-se a certifica√ß√£o "LEED". O enfoque maior baseou-se na redu√ß√£o do consumo de √°gua e aumento da efici√™ncia energ√©tica.
Estande: 55
Código do trabalho: CVN21
 

INSER√á√ÉO DE EDIF√ćCIOS SUSTENT√ĀVEIS NO MERCADO IMOBILI√ĀRIO

O objetivo deste trabalho √© identificar como edif√≠cios comerciais de alto padr√£o que possuem certifica√ß√£o "LEED" de sustentabilidade se comportam no mercado imobili√°rio, identificando poss√≠veis impactos na taxa de vac√Ęncia, absor√ß√£o e pre√ßo de loca√ß√£o. Foi realizado tamb√©m um estudo de caso comparativo entre um edif√≠cio convencional, ou seja, sem certifica√ß√£o "LEED" e ed√≠f√≠cios com a certifica√ß√£o, buscando-se os benef√≠cios no custo de implanta√ß√£o e opera√ß√£o.
Estande: 184
Código do trabalho: CVD14
 

INSTRUMENTOS PARA ATENUAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E PREVENÇÃO DE RUPTURAS DE BARRAGENS DE REJEITO - IAPRBR

O presente trabalho consiste num estudo das rupturas de barragens de rejeito ocorridas no Brasil para se definirem instrumentos de gestão que possam evitar futuras rupturas ou, ao menos, que sejam atenuados impactos ambientais significativos, como a legislação, fiscalização e utilização de novas tecnologias.
Estande: 42
Código do trabalho: CVD23
 

LAJES PLANAS EM EDIF√ćCIOS DE CONCRETO

Com este trabalho visa-se √† caracteriza√ß√£o dos tipos de lajes planas, compara√ß√£o dessas estruturas em concreto armado e protendido, buscando enfoque nas t√©cnicas e tecnologias de protens√£o. Al√©m disso, analisa-se o fen√īmeno da pun√ß√£o e compara-se o dimensionamento das lajes planas de um modelo simplificado com a norma NBR 6118:2014, tanto para concreto armado quanto para protendido,utilizando-se o sistema integrado - an√°lise, dimensionamento e detalhamento - CAD-TQS.
Estande: 166
Código do trabalho: CVD02
 

M√ČTODO CONSTRUTIVO DE PONTES POR LAN√áAMENTO PROGRESSIVO E ESTUDO DE CASO DA PONTE G√äNESIS II

Com o objetivo de explorar um tema importante para a infraestrutura do Brasil, foi estudado o método de lançamentos progressivos, que visa reduzir prazos e custos. O presente trabalho constitui-se no estudo do método e, com base nos projetos de implantação e estruturais fornecidos pela projetista EGT Engenharia Ltda, apresenta um estudo de caso da ponte Gênesis II com o dimensionamento da protensão da superestrutura e um comparativo de custos entre o método de vigas pré-moldadas e o de lançamentos progressivos.
Estande: 191
Código do trabalho: CVD12
 

M√ČTODOS EXECUTIVOS DE T√öNEIS

Neste trabalho, fez-se a an√°lise dos principais m√©todos de constru√ß√£o de t√ļneis, que s√£o o New Austrian Tunneling Method (NATM), Tunnel Boring Machine (TBM), Cut and Cover, Cover and Cut, Drill and Blast e Pipe Jacking e discutiram-se suas vantagens e desvantagens. Apresentou-se um estudo de caso em que se aplicou o m√©todo NATM, mostrando suas principais caracter√≠sticas e etapas de constru√ß√£o.
Estande: 146
Código do trabalho: CVD16
 

M√ČTODOS SUSTENT√ĀVEIS PARA DESTINA√á√ÉO DE ESGOTO EM COMUNIDADES RURAIS DA ZONA SUL DA CIDADE DE S√ÉO PAULO

Em comunidades rurais é comum encontrar o que é popularmente conhecido como fossa negra, sumidouro e outras técnicas rudimentares, inadequadas e ineficientes como destino do esgoto doméstico que contaminam cursos d’água e poços de onde são captadas águas para o abastecimento humano. Este trabalho tem como objetivo estudar métodos alternativos de tratamento de esgoto doméstico em pequenas comunidades situadas na região de Parelheiros do município de São Paulo.
Estande: 119
Código do trabalho: CVD27
 

MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: REDES INTEGRADAS

Este trabalho tem como objetivo buscar melhorias efetivas para a quest√£o da mobilidade urbana na Regi√£o Metropolitana de S√£o Paulo (RMSP). Com a an√°lise das pesquisas Origem e Destino (OD) fornecidas pelo Metr√ī, verificaram-se os movimentos pendulares di√°rios na RMSP, a fim de mapear a g√™nese do grave problema que os paulistanos enfrentam diariamente. E, por fim, foi planejada a instala√ß√£o de um "Hub" de Mobilidade.
Estande: 239
Código do trabalho: CVD15
 

MODELAGEM HIER√ĀRQUICA EM ELEMENTOS FINITOS DE SILOS DE CONCRETO PARA ARMAZENAMENTO DE SOJA.

O objetivo principal deste trabalho foi modelar a estrutura de um silo em concreto armado e protendido e, por meio de diferentes "softwares", verificar se h√° discrep√Ęncias significativas nos resultados obtidos em modelos com hierarquias diferentes. Estudaram-se diversas combina√ß√Ķes de esfor√ßos, simulando varia√ß√Ķes de carregamentos visando √† situa√ß√£o mais cr√≠tica para realizar o dimensionamento. E, finalmente, comparou-se a viabilidade de ambos os "softwares" para o caso analisado.
Estande: 161
Código do trabalho: CVN07
 

OTIMIZAÇÃO EM PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Este trabalho tem como objetivo a verifica√ß√£o de modelos estruturais (viga e laje), com a finalidade de se obterem situa√ß√Ķes otimizadas em fun√ß√£o dos insumos utilizados em estruturas de concreto armado.
Estande: 214
Código do trabalho: CVD22
 

PATOLOGIAS DE REVESTIMENTO CER√āMICO EM FACHADAS EM EDIF√ćCIOS RESIDENCIAIS DE M√öLTIPLOS PAVIMENTOS

O material cer√Ęmico √© amplamente utilizado como revestimento nas fachadas dos edif√≠cios. Neste trabalho, s√£o apresentadas suas propriedades, caracter√≠sticas, tipologias, processo de fabrica√ß√£o, os aspectos t√©cnicos e pr√°ticos da fase de projeto, e as etapas de execu√ß√£o e aplica√ß√£o de elementos que o comp√Ķem. Foram tratadas as tipologias e especifica√ß√Ķes das patologias que ocorrem nos revestimentos cer√Ęmicos, incluindo as consequ√™ncias e os m√©todos de tratativa para essas manifesta√ß√Ķes patol√≥gicas.
Estande: 168
Código do trabalho: CVN18
 

PILEPRO: "SOFTWARE" PARA VERIFICAÇÃO DA CAPACIDADE DE CARGA DE ESTACAS DE FUNDAÇÃO

Visando facilitar o dimensionamento e an√°lise estrutural de estacas de funda√ß√£o dos mais variados tipos, o "software" PilePRO foi desenvolvido para relacionar os diferentes m√©todos de c√°lculo amplamente utilizados entre si (Aoki-Velloso e D√©court-Quaresma), permitindo compara√ß√Ķes entre os valores encontrados e admitindo as piores situa√ß√Ķes entre eles. Al√©m disso, o "software" permite n√£o apenas dimensionar, mas tamb√©m realizar a verifica√ß√£o da seguran√ßa de estruturas j√° existentes.
Estande: 60
Código do trabalho: CVN12
 

PROCESSO EXECUTIVO DE REPARO EM IMPERMEABILIZA√á√ÉO COM USO DE MANTA ASF√ĀLTICA E INJE√á√ÉO DE GEL ACR√ćLICO

Neste trabalho apresentam-se as patologias provenientes da infiltra√ß√£o em estruturas de concreto armado e descreve t√©cnicas de tratamento com manta asf√°ltica e com inje√ß√£o de gel acr√≠lico, demonstrando modos de sanar esses problemas. O estudo de caso √© baseado na identifica√ß√£o das falhas de impermeabiliza√ß√£o de duas edifica√ß√Ķes de S√£o Paulo e apresenta as t√©cnicas de reparo com manta asf√°ltica ou inje√ß√£o de gel acr√≠lica. Em seguida, apresentou-se um estudo comparativo de custo, prazo e confortabilidade.
Estande: 187
Código do trabalho: CVN19
 

PRODUÇÃO DE CONCRETO CONDUTOR DE ELETRICIDADE

Neste trabalho, objetivou-se o desenvolvimento e análise das propriedades termoelétricas de um concreto condutor de eletricidade, composto pela adição de diferentes materiais condutores para a produção de um compósito de baixa resistividade, possibilitando a passagem de suficiente corrente elétrica para que cause aumento significativo da temperatura do concreto, o que permitiria utilizá-lo para degelo de estradas e calefação de ambientes.
Estande: 229
Código do trabalho: CVD25
 

PROJETO E DIMENSIONAMENTO DE UMA PONTE RODOVI√ĀRIA COM VIGAS MISTAS DE A√áO E CONCRETO

Este estudo consiste em se projetar e dimensionar, pelo Método de Engesser-Courbon, uma ponte rodoviária com vigas mistas, com base no Projeto de norma ABNT CE-02:125.05 - Projeto de pontes e viadutos rodoviários de aço e mistos de aço e concreto. Compararam-se os esforços com os resultados obtidos no "software" de elementos finitos e, no final, produziu-se material de referência para projetos de futuras pontes.
Estande: 19
Código do trabalho: CVN02
 

REVESTIMENTOS DE FACHADAS VENTILADAS COM ROCHAS ORNAMENTAIS

Este trabalho tem como objetivo propor metodologias de aplica√ß√£o, dimensionamento e escolha dos m√°rmores e granitos adequados aos revestimentos de fachadas ventiladas, com base em resultados de ensaios laboratoriais necess√°rios e experi√™ncias absorvidas por estudos de casos de obras que utilizam o mesmo sistema de fachada. O p√ļblico-alvo do trabalho s√£o as construtoras e empreiteiras que desconhecem ou, por falta de conhecimento, inviabilizam a execu√ß√£o de fachadas ventiladas.
Estande: 175
Código do trabalho: CVN10
 

SELE√á√ÉO DE ALTERNATIVAS DE PAVIMENTO PARA FAIXAS DE √ĒNIBUS EM PEQUENAS, M√ČDIAS E GRANDES CIDADES

Por meio de um estudo anal√≠tico dos tipos de pavimento e seus m√©todos de dimensionamento, utilizados em faixas e corredores de √īnibus, busca-se gerar um modelo matem√°tico para auxiliar na escolha do tipo de pavimento, a fim de maximizar a rela√ß√£o custo-benef√≠cio, reduzindo-se os custos de manuten√ß√£o e implanta√ß√£o, considerando-se fatores como a frota de ve√≠culos, n√ļmero de habitantes, temperatura e quantidade de paradas, atendendo as necessidades de cada cidade.
Estande: 212
Código do trabalho: CVN14
 

SISTEMA CONSTRUTIVO RACIONALIZADO "LIGHT STEEL FRAME" - CONSTRU√á√ēES DE GALP√ēES COMERCIAIS

O "Light Steel Frame" é um sistema construtivo de concepção racional, constituído por uma estrutura de perfis de aço galvanizado, que possibilita uma construção a seco com grande rapidez de execução. O uso desse sistema na construção de minimercados (segundo maior segmento de pequenos negócios no país) fundamenta-se pela correlação do custo, prazo e investimento, em que o tempo que seria de execução converte-se em tempo de funcionamento do comércio, com rápido retorno financeiro.
Estande: 50
Código do trabalho: CVN08
 

TECNOLOGIA BIM NO BRASIL: DIFICULDADES E SOLU√á√ēES EM GRANDES EMPREENDIMENTOS

O BIM √© uma plataforma que possibilita, al√©m da parametriza√ß√£o 3D, a an√°lise energ√©tica,a inser√ß√£o de cronogramas, precifica√ß√£o e manuten√ß√£o de uma obra. Portanto, com a implementa√ß√£o do BIM no mercado e com o aux√≠lio da √°rea acad√™mica preparando profissionais capacitados, √© poss√≠vel se otimizarem gastos, banindo pr√°ticas de superfaturamento por meio da transpar√™ncia dessa tecnologia, tanto em obras p√ļblicas quanto privadas.
Estande: 115
Código do trabalho: CVD28
 

TELEF√ČRICO DE CARGA

Este trabalho tem por objetivo mostrar o estudo da implantação de um teleférico de contêiner, que liga a região Metropolitana de São Paulo, por meio do Rodoanel Mário Covas, ao Porto de Santos. Visa desafogar o saturado modal rodoviário atual (Rodovia dos Imigrantes e Rodovia Anchieta) e oferecer uma outra opção ao transporte das cargas.
Estande: 202
Código do trabalho: CVD01
 

TRANSPORTE FLUVIAL DE SEDIMENTOS: INVESTIGA√á√ēES NO RIBEIR√ÉO DOS MENINOS EM S√ÉO CAETANO DO SUL, SP

Neste trabalho. investigou-se o Ribeir√£o dos Meninos para relacionar o regime de transporte de sedimentos no corpo h√≠drico, em suspens√£o e fundo, e a qualidade da √°gua com a vaz√£o, com base em amostragem espec√≠fica e an√°lise laboratorial. Com o levantamento visou-se demonstrar a import√Ęncia de monitorar o movimento de sedimentos na bacia para avaliar o assoreamento causado pela polui√ß√£o e enchentes, recomendando-se, no final, a melhor gest√£o dessas √°guas, incentivando iniciativas pol√≠ticas para promov√™-la.
Estande: 46
Código do trabalho: CVD13
 

UTILIZA√á√ÉO DA PROTOTIPAGEM R√ĀPIDA 3D NO AUX√ćLIO DA CONCEP√á√ÉO ESTRUTURAL E M√ČTODO CONSTRUTIVO

Nos √ļltimos anos, estudos apontam que cerca de 35% do desempenho dos projetos em constru√ß√£o civil s√£o perdidos por falhas de planejamento e execu√ß√£o. Com o intuito de reduzir-se o custo e prazo das obras, foi analisada a efici√™ncia da prototipagem r√°pida, com a impress√£o 3D da Ponte do Gua√≠ba - RS, para o estudo de detalhes e sequ√™ncias construtivas complexas, a fim de se obterem melhores alternativas nas solu√ß√Ķes de interfer√™ncias e melhor precis√£o aos encaixes dos pr√©-moldados.
Estande: 125
Código do trabalho: CVN01
 

VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO NÃO CONVENCIONAL EM PEQUENAS COMUNIDADES

O estudo de caso trata da concep√ß√£o ou readequa√ß√£o do sistema atual de abastecimento no munic√≠pio de Itaituba (PA), visando √† sustentabilidade t√©cnica e econ√īmica do projeto. Analisou-se a viabilidade de implanta√ß√£o de uma Esta√ß√£o de Tratamento de √Āgua n√£o convencional, em rela√ß√£o ao sistema existente apenas de desinfec√ß√£o. O dimensionamento do sistema de abastecimento tem um horizonte de projeto de 20 anos e baseado na atual demanda de √°gua.
Estande: 224
Código do trabalho: CVN20