Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Civil
2011

Número de trabalhos exibidos: 19

AÇÕES AMBIENTAIS NO PROJETO DAS OBRAS DE ENGENHARIA CIVIL NO BRASIL NO CONTEXTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS

A análise de longas séries maregráficas e de ondas da costa brasileira permite detectar alterações nos níveis do mar e no clima das ondas. O objetivo deste estudo é conceitualmente estimar os impactos em obras marítimas e em obras de defesa da costa devidos a alterações do clima marítimo.
Código do trabalho: CVN07
 
 

ADITIVO POLIMÉRICO PARA CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO

A atual expansão da construção civil no Brasil tem exigido novas tecnologias e soluções em concreto para variadas aplicações. no Instituto Mauá de Tecnologia, desenvolveu-se este projeto, que consiste na análise das propriedades do Concreto de Alto Desempenho com adição dos polímeros PVA e Epóxi, de acordo com as normas da ABNT.
Código do trabalho: CVD11
 
 

APERFEIÇOAMENTO DE MÉTODOS DE QUALIFICAÇÃO DE MÃO DE OBRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

O setor da construção civil sofre com a ausência de profissionais qualificados e isso impede que o crescimento do país seja mantido ou até ampliado. O trabalho apresenta um método de treinamento adequado para se qualificar a mão de obra, com o intuito de minimizar as dificuldades de um operário durante a execução de uma obra e mostrar aos contratantes e à sociedade a importância socioeconômica da qualificação profissional para a melhoria do setor da construção.
Código do trabalho: CVD06
 
 

ATERROS SOBRE SOLOS MOLES

O objetivo principal deste trabalho é apresentar e analisar a evolução das técnicas de projeto e execução de aterros que vêm sendo empregadas em regiões onde o solo é bastante mole. Apresentam-se métodos construtivos de aterros para minimizar ou solucionar os problemas de recalque e de estabilidade de aterros sobre solos moles.
Código do trabalho: CVN06
 
 

CONCRETO ARMADO E ALVENARIA ESTRUTURAL: MÉTODOS CONSTRUTIVOS - COMPOSIÇÃO DE CUSTOS E COMPARATIVOS

Determinação e análise dos pontos críticos de cada método construtivo, para uma correta tomada de decisão quanto àquele a ser utilizado. Foi elaborado um manual prático dos procedimentos e abordados os custos envolvidos na construção, além de material e mão de obra de todo o sistema estrutural, realizando-se uma ampla análise comparativa dos custos entre os métodos.
Código do trabalho: CVN02
 
 

CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO COM A ADIÇÃO DA SÍLICA DA CINZA DA CASCA DE ARROZ

O presente trabalho de graduação tem por objetivo avaliar a resistência do concreto de alto desempenho, com adição de nanossílica proveniente de casca de arroz. Com base em ensaios estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e comparações com concreto tradicional e concreto com adição de microssílica, verificaram-se as vantagens no desempenho do concreto com a sílica.
Código do trabalho: CVD03
 
 

CONSTRUÇÕES DE BAMBU

O Bambu por apresentar excelentes características mecânicas como leveza, força e flexibilidade é um material alternativo na construção, e pode torná-la mais sustentável do ponto de vista ambiental. Foi desenvolvido um material misto, composto por bambu e preenchido por concreto, unindo as vantagens de ambos os materiais em um único elemento. Ensaios em laboratório comprovaram a eficiência deste material composto, concretizando que o bambu é um material de grande potencial na construção civil.
Código do trabalho: CVD09
 
 

ESCORREGAMENTOS DE TERRA NA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM JANEIRO/2011

O trabalho refere-se ao estudo das causas e consequências dos escorregamentos de terra ocorridos na região serrana do Estado do Rio de Janeiro em janeiro de 2011. Estudam-se não apenas a combinação das características geológicas e climáticas da região, mas também a possibilidade de recorrência desse evento, uma vez classificado como uma catástrofe pontual ou sazonal.
Código do trabalho: CVD07
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS RESIDENCIAIS

O trabalho sobre a viabilidade econômica de empreendimentos imobiliários tem como foco indicar os principais riscos a serem observados para o dimensionamento e localização dos empreendimentos, resultando em redução de custos ao investidor. Levantam-se dados do município de São Paulo, como o valor médio do metro quadrado dos bairros, dados socioeconômicos e leis que incentivam o empreendedorismo imobiliário.
Código do trabalho: CVN08
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE PARA UMA OBRA EM SANTO ANDRÉ

O projeto consiste num estudo de viabilidade econômica de um edifício residencial em Santo André, por meio de uma estimativa de custo para a execução do empreendimento e, posteriormente, análise de diferentes cenários de investimento com financiamento bancário e investimento de capital próprio.
Código do trabalho: CVD01
 
 

ESTUDO E RACIONALIZAÇÃO DO USO DE FÔRMAS DE MADEIRAS EM EDIFÍCIOS

Estudo específico e detalhado do uso de fôrmas de madeira de dois empreendimentos de diferentes características, visando a um melhor rendimento do material, da mão de obra especializada e, principalmente, minimizando o custo de estrutura no orçamento de um empreendimento.
Código do trabalho: CVD04
 
 

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIAR

Este trabalho tem o objetivo de apresentar a situação dos Resíduos Sólidos Domiciliares (RCD) no Brasil, os principais sistemas de gestão sustentável implantados com sucesso e possíveis soluções práticas para o estudo de caso. Expõe-se o histórico da gestão de resíduos sólidos, a descrição de métodos sustentáveis mais empregados, as leis pertinentes ao assunto no Brasil, os problemas e oportunidades envolvidas e o desenvolvimento do estudo de caso para Santo André.
Código do trabalho: CVD05
 
 

MODELO DE IMPLANTAÇÃO DA TECNOLOGIA BIM EM CONSTRUTORAS

Estudo de um modelo de implantação da tecnologia BIM ("Building Information Modelling") em construtoras
Código do trabalho: CVN04
 
 

O HIDROANEL PARA O TRANSPORTE AQUAVIÁRIO EM TORNO DA CIDADE DE SÃO PAULO

O Hidroanel Metropolitano é um conjunto de hidrovias interligadas. Tem um percurso de 186 km, que contorna a cidade de São Paulo, contempla os principais cursos de água da metrópole e conta com eclusas e terminais multimodais. A viabilidade do projeto leva em consideração aspectos técnicos, econômicos, sociais, logísticos e ambientais. O projeto é ambicioso e, se implantado com sucesso, mudará o rumo do transporte em São Paulo, aliviando o trânsito e diminuindo a emissão de poluentes.
Código do trabalho: CVD02
 
 

PAVIMENTOS PERMEÁVEIS

A utilização dos pavimentos permeáveis é uma das possibilidades para aumentar a área permeável de solo e reduzir os problemas das enchentes e das ilhas de calor. Este trabalho conceitua os pavimentos permeáveis, descreve suas etapas de projeto e execução. Aplica-se num estudo de caso da execução do pavimento intertravado perméavel no Parque Shopping Barueri. Além da estrutura do trabalho, apresentam-se as fotos da execução do pavimento e demonstra-se a permeabilidade.
Código do trabalho: CVD08
 
 

REBAIXAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO NA CIDADE DE SÃO PAULO, PARA A CONSTRUÇÃO DE SUBSOLOS DE EDIFÍCIOS E SEUS EFEITOS PREJUDICIAIS ÀS CONSTRUÇÕES VIZINHAS.

Este trabalho trata do rebaixamento de lençol freático para a construção de subsolos de edifícios na cidade de São Paulo. Além da teoria do processo, apresenta-se o mapeamento de ocorrência de água subterrânea e solos moles, acidentes nas construções vizinhas e estudo de casos e legislação aplicada ao assunto. Por fim, um levantamento das regiões da cidade mais propícias à ocorrência desse fenômeno e sugestões de possíveis soluções para se evitar o rebaixamento e suas consequências.
Código do trabalho: CVN01
 
 

SOLUÇÃO NÃO CONVENCIONAL PARA CONTROLE DE ENCHENTES EM SÃO CAETANO DO SUL

Diante das enchentes que atingem a cidade de São Caetano do Sul-SP, neste trabalho propõem-se soluções não convencionais a fim de minimizá-las. Toma-se como base o Parque Várzea do Tietê (SP) que trará benefícios como: preservação e recuperação da várzea para o amortecimento natural de cheias, reassentamento da população, oferta de locais para lazer, cultura e esporte. Uma implantação semelhante em São Caetano do Sul integraria de maneira harmoniosa, com ações sociais, a redução de enchentes.
Código do trabalho: CVN03
 
 

SOLUÇÕES DE DRENAGEM SUPERFICIAL: CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS EM EDIFICAÇÕES

Estudo para se implantarem soluções de drenagem superficial em edificações, para amortecer, de maneira efetiva, o escoamento de águas pluviais. No trabalho discute-se a influência da urbanização nos processos hidrológicos, apontam- -se soluções para a drenagem superficial, além da análise da LEI-ESTADUAL-SP n.°12.526 e apresentação de estudo de caso.
Código do trabalho: CVN05
 
 

VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DA ENERGIA GEOTÉRMICA PARA A CLIMATIZAÇÃO DE EDIFÍCIOS COMERCIAIS NO BRASIL

O aumento cada vez mais significativo da demanda por energia elétrica gera a necessidade de formas alternativas para a economia de energia. O aproveitamento do calor armazenado no solo permite reduzir o elevado gasto energético proveniente de dispositivos de refrigeração. Neste trabalho realiza-se o estudo de Bomba de Calor Geotérmica para reduzir os gastos energéticos de ar condicionado utilizado na climatização de edifícios comerciais e residenciais.
Código do trabalho: CVD10