Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Civil
2015

Número de trabalhos exibidos: 37

ANÁLISE DA QUALIDADE DE UM INVESTIMENTO NUM EMPREENDIMENTO CONSTRUÍDO SOB MEDIDA

Num mundo em que a terceirização de ativos vem-se popularizando, empresas preferem não mobilizar seu capital para incorporações. Com isso, este projeto mostra a implantação de uma prática imobiliária chamada "built to suit" (construído sob medida), em que o empreendedor terceiriza o imóvel e sua construção a ser utilizada por meio de um contrato de aluguel de longo prazo para não se descapitalizar. Um estudo de caso da implantação de um "Self Storage" é utilizado para exemplificar a operação.
Estande: 143
Código do trabalho: CVD13
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 10:40
Local da Banca de Avaliação: Auditório Beta
 

ANÁLISE DINÂMICA DO VENTO EM EDIFÍCIOS ALTOS

Com a evolução da construção civil e a necessidade de edifícios maiores, mais esbeltos e com formas arrojadas, entender os efeitos das ações dinâmicas do vento tornou-se necessário para o engenheiro moderno. O efeito do vento na estrutura não pode ser desprezado, pois o estudo dele gera mais segurança, economia e comodidade aos usuários. O trabalho tem como objetivo demonstrar a necessidade do estudo de esforços dinâmicos do vento, dificuldades e benefícios gerados por esse estudo.
Estande: 162
Código do trabalho: CVD04
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 19:30
Local da Banca de Avaliação: W-301
 

ANÁLISE E RACIONALIZAÇÃO DE UM EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL UNIFAMILIAR ACESSÍVEL

Este é um projeto de uma residência unifamiliar, acessível e sustentável que, por meio de técnicas racionais, nela se empregam medidas que mitigam os impactos ambientais e visam propor conforto e segurança para qualquer usuário, com mobilidade reduzida ou não, partindo de uma planta de um colaborador. Também foram utilizadas técnicas de racionalização para definir o método construtivo, realizar os cálculos estruturais e especificar os materiais utilizados na residência, considerando-se tempo de vida útil, qualidade e economia.
Estande: 68
Código do trabalho: CVD16
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 16:50
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

ANÁLISE ESTRUTURAL E IMPLANTAÇÃO DE MONTANHAS RUSSAS

O objetivo deste trabalho foi o de estudar o comportamento estático e dinâmico da estrutura de uma montanha russa pelo método dos elementos finitos. Apresentamos o ciclo completo de implantação de uma montanha russa, seus métodos construtivos e fases do projeto.
Estande: 74
Código do trabalho: CVN02
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 18:45
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

ANÁLISE TEÓRICO-EXPERIMENTAL DAS TÉCNICAS EBR "EXTERNALLY BONDED REINFORCEMENT" E NSM "NEAR SURFACE MOUNTED" PARA REFORÇO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO

A crescente demanda na atribuição de reforços às estruturas de concreto armado levanta a discussão sobre técnicas utilizadas para incremento da capacidade de carga desses elementos estruturais. Neste trabalho apresentamos duas técnicas: a EBR "Externally Bonded Reinforcement" e a NSM "Near Surface Mounted". O alto desempenho técnico do sistema NSM frente ao EBR, diante das limitações e dificuldades na sua instalação, colocam em questionamento a sua viabilidade econômica e prática.
Estande: 97
Código do trabalho: CVN03
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

APLICAÇÃO DE VERGALHÕES DE FIBRA DE VIDRO NO GRAMPEAMENTO DA FRENTE DE ESCAVAÇÃO DE TÚNEIS EM MACIÇOS TERROSOS

Dos procedimentos usuais de contenção de maciços terrosos, elegemos para estudo aprofundado a aplicação da técnica de solo grampeado como sistema de contenção na frente de escavação de túneis pelo método "NATM". Dentro de tal sistema, o uso tradicional de grampos de aço foi posto em análise comparativa com o uso de vergalhões de fibra de vidro, e com o estudo teórico e ensaios laboratoriais foram investigadas e atestadas suas vantagens e desvantagens.
Estande: 126
Código do trabalho: CVD01
 
Data da Banca de Avaliação: 13/12/2019 09:00
Local da Banca de Avaliação: Sala H204
 

ATERROS SOBRE SOLOS MOLES; MÉTODOS PARA ACELERAÇÃO DE RECALQUE

O trabalho tem como objetivo analisar as soluções práticas empregadas em diversas obras para resolver problemas oriundos de solos moles, os quais impossibilitam a boa execução da obra. Ele pode auxiliar a tomada de decisões para especialistas, ou engenheiros, comparando as metodologias existentes.
Estande: 14
Código do trabalho: CVN14
 
Data da Banca de Avaliação: 02/12/2019 18:45
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DE BIOGÁS PROVENIENTE DE ATERRO SANITÁRIO

Atualmente, a taxa de geração de resíduos sólidos urbanos no Brasil é preocupante. Com isso, a geração de biogás proveniente dos aterros sanitários cresce paralelamente e, assim, surge uma oportunidade para seu aproveitamento. Isso minimiza dois grandes problemas à sociedade e ao ambiente surgidos no século XXI: diminuir a dependência de fontes não renováveis, utilizando-o para geração de energia, e aliviar os danos dos gases de efeito-estufa e a manifestação do caráter explosivo do gás.
Estande: 89
Código do trabalho: CVD11
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 10:50
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

CAPTAÇÃO SUBFICIAL DE ÁGUAS PLUVIAIS PARA APROVEITAMENTO EM USOS NÃO POTÁVEIS

Tendo em vista a atual crise hídrica vivenciada pela região Sudeste do Brasil, fica explícita a necessidade de se obterem fontes alternativas de abastecimento de água. Neste trabalho apresentamos uma proposta de captação de águas pluviais, subficialmente, para aproveitamento em usos não potáveis. Apresentamos a proposta por meio da execução de protótipo, a partir do qual são obtidos resultados para avaliação do sistema.
Estande: 41
Código do trabalho: CVN01
 
Data da Banca de Avaliação: 09/12/2019 18:45
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

CIDADES SUSTENTÁVEIS - COMPARAÇÃO DE TERMELÉTRICAS MOVIDAS A RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E A GÁS

Devido à alta demanda por energia, fontes alternativas estão sendo exploradas e suas viabilidades, impactos e projetos, discutidos. As termelétricas movidas a RSU, além de destinar os resíduos, trazem retorno sócioeconômico para a população atendida por meio de: geração de energia, empregos e produção de pisos para a pavimentação, além do benefício sócio-ambiental por meio da melhor destinação do lixo na cidade.
Estande: 27
Código do trabalho: CVN07
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

CONCRETO TRANSLÚCIDO

O concreto translúcido é uma mistura que permite a passagem de luz natural através da estrutura. Neste trabalho, realizamos corpos de prova a fim de se analisar sua resistência e luminosidade, traço, orientação e quantidade ótima de fibras. O material mantém as vantagens do concreto convencional, com claros ganhos arquitetônicos graças à boa aparência e sua característica única de passagem de luz. Esse é considerado um material sustentável, dado que a luz natural é mais bem aproveitada ao longo do dia.
Estande: 19
Código do trabalho: CVN06
 
Data da Banca de Avaliação: 09/12/2019 21:15
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

CONDICIONAMENTO DE MACIÇOS TERROSOS EM OBRAS SUBTERRÂNEAS

Obras subterrâneas apresentam riscos específicos, por lidar com materiais geológicos. Por mais detalhada que seja a investigação prévia de campo e laboratório, esses materiais sempre podem apresentar alguma característica não prevista inicialmente, e que só será detectada na construção. Diante disso e devido ao crescimento da utilização do espaço subterrâneo, é de relevância estudar os métodos de tratamento de solos existentes, discutindo-se as possíveis alterações com vistas a otimizar a execução, geração e desempenho desses métodos.
Estande: 65
Código do trabalho: CVN08
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

CONTENÇÃO DE ENCOSTAS COM USO DE TIRANTES: ESTUDO DE CASO

Estudo de caso de contenção de encostas em obra viária (Rodoanel). Houve o dimensionamento de uma cortina atirantada pelo método conhecido na literatura e uma parametrização dos dados do solo para efeito de comparação de resultados.
Estande: 86
Código do trabalho: CVN09
 
Data da Banca de Avaliação: 02/12/2019 21:15
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

DEMOLIÇÃO DE ESTRUTURAS COM O EMPREGO DA TECNOLOGIA DE IMPLOSÃO

Neste projeto, apresentamos a demolição de edificações com o emprego da tecnologia da implosão, que é referência em segurança, agilidade e eficiência em demolir grandes estruturas. O trabalho abrange etapas envolvidas no processo, como elaboração de plano de demolição, relatório de estabilidade, remoção de resíduos, medidas de segurança preventivas que devem ser tomadas e os principais explosivos utilizados. Dois estudos de casos foram escolhidos para ilustrar a metodologia, vantagens e desvantagens da implosão.
Estande: 58
Código do trabalho: CVD15
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 18:45
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA DIMENSIONAMENTO DE BLOCOS DE CONCRETO ARMADO SOBRE ESTACAS

No presente trabalho, apresentamos o desenvolvimento de um aplicativo computacional para o dimensionamento de blocos rígidos sobre estacas, submetidos à flexão composta oblíqua. O tema foi escolhido por observarmos a falta de aplicativos computacionais gratuitos de fácil acesso e operação, direcionados para o dimensionamento de blocos sobre estacas. Além do pleno desenvolvimento do aplicativo, outro objetivo deste trabalho é a disponibilização dele "on-line" gratuitamente.
Estande: 55
Código do trabalho: CVN16
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 19:00
Local da Banca de Avaliação: H206
 

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA AVALIAÇÃO DOS ESFORÇOS EM LAJES

As pontes são fundamentais no crescimento de uma sociedade. Porém, para sua construção, são necessários cálculos muito complicados e demorados. Neste trabalho, visamos ao desenvolvimento de um aplicativo que realizasse o cálculo dos esforços em lajes. O "software", que está disponível "on-line" e gratuito, é de simples compreensão, não necessitando de um curso para utilizá-lo. Além disso, realiza os cálculos de forma rápida e eficiente, otimizando e prevenindo erros em escritórios.
Estande: 32
Código do trabalho: CVD19
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 08:30
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

DIMENSIONAMENTO OPERACIONAL DE AEROPORTOS DE PEQUENO PORTE

Com a expansão socioeconômica e o aumento de fluxo de transporte de pessoas pelo modal aéreo brasileiro, foi criado um modelo para a criação e adaptação de novos terminais aeroportuários no Brasil. Partindo de uma demanda já estimada e adaptando-o às necessidades de cada cidade, o modelo foi proposto com o objetivo de acompanhar o crescimento do Brasil, otimizando tempo e custo das construções de novos terminais.
Estande: 24
Código do trabalho: CVD09
 
Data da Banca de Avaliação: 09/12/2019 10:50
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

DISTRIBUIÇÃO DE CARGAS VERTICAIS EM PONTES COM VIGAS MÚLTIPLAS

Pontes são indicadores do desenvolvimento da infraestrutura de uma cidade e são vistas como marcos arquitetônicos. Dada sua importância, torna-se necessário o estudo de seu comportamento estrutural. Para a análise do efeito que cargas verticais provocam em sua superestrutura, criamos modelos computacionais que buscam simular situações reais de carregamento. Pela comparação dos resultados obtidos por intermédio desses modelos, é possível aferir o limite de utilização de cada um, otimizando tempo e custos.
Estande: 37
Código do trabalho: CVD08
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 15:40
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

ESTUDO DE CASO DA IMPLANTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO "LEED" NO ANEXO DO BLOCO H DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA ("CAMPUS" DE SÃO CAETANO DO SUL)

Neste trabalho estudamos a aplicação da certificação "LEED", certificação ambiental, referência por abranger em seus critérios as esferas sociais, ambientais e econômicas. Um estudo de caso foi realizado para a aplicação da iniciativa sustentável, dos critérios e exigências requeridas pela certificação e sua avaliação.
Estande: 67
Código do trabalho: CVD10
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 21:15
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

ESTUDO DO EFEITO DO IMPACTO DE UMA ONDA NA ESTRUTURA DE UMA PONTE

Devido à grande extensão da costa brasileira e ao número de pontes sujeitas ao impacto de ondas, é importante analisar os efeitos gerados pelas ações naturais, que podem levar a estrutura a carregamentos extremos. Visando à segurança e à integridade dela, neste estudo desenvolvemos um método que pode ser utilizado para o dimensionamento de novas pontes, na implementação de soluções nas já existentes e na normalização do procedimento, assim o desafio se torna ainda maior.
Estande: 174
Código do trabalho: CVD03
 
Data da Banca de Avaliação: 09/12/2019 14:30
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS: MÉTODOS E SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

O objetivo deste trabalho é estudar e buscar soluções para o principal problema no processo construtivo de um empreendimento que é a falha no fluxo de informações entre as fases de projeto e execução. Foram analisados os métodos e "softwares" convencionais de gestão, comparando-os com o GerPre, "software" com base no conceito BIM, que surge para atender essa necessidade: gerenciar informações ordenadas e rastreáveis, reduzindo erros no processo.
Estande: 71
Código do trabalho: CVD02
 

IMPACTO DA INTRUSÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS NA QUALIDADE DO ESGOTO TRATADO

Neste trabalho objetivamos tratar da intrusão de água pluvial no sistema coletor de esgoto. A Lei proíbe descartar água pluvial na tubulação de esgoto e vice-versa - o que não é respeitado, principalmente pelas ligações clandestinas. O esgoto com água de chuva sobrecarrega a ETE, impactando o tratamento, pois a ETE é forçada a admitir vazão de entrada maior que a de projeto - o que impede, algumas vezes, de atender as especificações da norma para se obter um efluente devidamente tratado.
Estande: 190
Código do trabalho: CVD17
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 08:30
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

INFRAESTRUTURA DE RODOVIA SUSTENTÁVEL

O objetivo deste trabalho é mostrar uma alternativa de solução para a infraestrutura de rodovias que integra diversas tecnologias já adotadas no exterior, utilizando-se o conceito de sustentabilidade. Analisamos a compatibilidade entre uma solução de pavimento perpétuo para as faixas de rolamento e a tecnologia dos pavimentos drenantes nos acostamentos, sempre utilizando materiais com menor impacto para o meio ambiente.
Estande: 172
Código do trabalho: CVN11
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 21:15
Local da Banca de Avaliação: Auditório Alfa
 

MICRODRENAGEM URBANA: SARJETA PERMEÁVEL

Devido à impermeabilização de áreas urbanas e à ineficiência da microdrenagem, é necessário um novo recurso capaz de suprir as atuais falhas. A Sarjeta Permeável visa reduzir o volume pluvial em regiões baixas e seu acúmulo, além da redução de bocas de lobo. Composta por células de polipropileno sob placa de concreto permeável, o conjunto promove a diminuição de carga e velocidade. Tais reduções facilitam o tráfego de veículos e pedestres, evitam doenças e aumentam a qualidade de vida das pessoas.
Estande: 166
Código do trabalho: CVD18
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 14:30
Local da Banca de Avaliação:
 

O ORÇAMENTO IDEALIZADO SOB A OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS CONSTRUTIVOS COM O "LEAN CONSTRUCTION"

A proposta deste trabalho foi comparar um orçamento executado de forma tradicional, por composição de preços unitários, e um orçamento feito sob os moldes do conceito "Lean", alocando as equipes conforme um desenho de processo de produção e um plano de ataque, minimizando os desperdícios introduzidos no método convencional de orçar.
Estande: 108
Código do trabalho: CVN12
 
Data da Banca de Avaliação: 02/12/2019 21:00
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

PARÂMETROS PARA ESTIMATIVA DE CUSTO DE ALVENARIA ESTRUTURAL - PROJETOS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL

Neste projeto, elaboramos uma nova abordagem para a estimativa de custo de obras de habitações de interesse social, como os edifícios do programa Minha Casa Minha Vida, baseada numa metodologia ainda não padronizada no Brasil. Com base em orçamentos realizados em construções anteriores, desenvolvemos parâmetros que possam ser utilizados em projetos semelhantes. Trata-se de uma tentativa de profissionalizar uma fase importante da obra, para deixar uma contribuição para a engenharia civil.
Estande: 141
Código do trabalho: CVD06
 

PARTICIPAÇÃO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Neste trabalho, analisamos como os FIIs operam atualmente no Brasil. Buscamos verificar as razões pelas quais certas estratégias utilizadas foram bem-sucedidas ou não e apresentamos uma proposta de opções de investimentos permitidos aos FII que podem produzir lucros razoáveis ​​para os investidores.
Estande: 137
Código do trabalho: CVD21
 
Data da Banca de Avaliação: 09/12/2019 16:50
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

PAVIMENTAÇÃO DE AEROPORTOS PARA AVIÕES DE GRANDE PORTE

O objetivo deste trabalho foi verificar a adequabilidade das estruturas do pavimento da pista de pouso/decolagem do Aeroporto de Viracopos. Este estudo foi feito com o auxílio do "software" FAARFIELD, cujos dados de entrada são o mix de aeronaves, com algumas alterações da frota, estabelecidas no projeto básico, e o seu crescimento anual. Como resultado, o programa fornece as camadas do pavimento com suas devidas espessuras, o que torna possível analisar as condições da estrutura em questão.
Estande: 61
Código do trabalho: CVD14
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 14:30
Local da Banca de Avaliação: São Caetano do Sul
 

PISOS ELEVADOS EM ROCHAS

O trabalho enfoca o uso de rochas ornamentais nos sistemas de pisos elevados, citando suas vantagens em comparação ao método usual, como: a redução do prazo de execução da obra; otimização e limpeza do canteiro; facilidade e baixo custo de manutenção, sem quebrar o piso; liberdade para alterações de "layout", instalações elétrica e hidráulica; além de preservar a estética do ambiente.
Estande: 103
Código do trabalho: CVD05
 

PLANEJAMENTO DE OBRAS DE PEQUENO PORTE

Este estudo consiste na implantação do planejamento de uma obra numa construtora de pequeno porte, em que o empreendimento foi realizado pelo sistema " preço de custo". Neste trabalho objetivamos apresentar um planejamento melhor para a obra, baseado em referências bibliográficas existentes, para coordenar, orientar e controlar as etapas construtivas e financeiras do empreendimento.
Estande: 181
Código do trabalho: CVN04
 
Data da Banca de Avaliação: 04/12/2019 21:15
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

PLANEJAMENTO LOGÍSTICO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Este projeto consiste no planejamento logístico de uma empresa, visando à otimização da sua rede de distribuição, aplicado à Região Metropolitana de São Paulo. Estudamos todas as restrições de fluxo bem como a demanda da região e, partindo de um conjunto de locais de possíveis candidatos a centros de distribuição, criamos modelos matemáticos que permitiram que se chegasse a uma solução com menor custo operacional para o problema.
Estande: 132
Código do trabalho: CVD12
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 08:30
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

REÚSO DE EFLUENTES DE ESGOTO PARA FINS POTÁVEIS

A crise hídrica na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) deu os primeiros sinais no em 2013. Desde então, diversas soluções foram apresentadas para combatê-la, e o reúso potável aparece como uma opção. Ele já é aplicado em diversos países com sucesso, sem que tenham sido detectados problemas de saúde pública a ele associados. Neste trabalho, apresentamos técnicas de reúso, além de sugerir sua aplicação no sistema de abastecimento Guarapiranga, o segundo maior na RMSP.
Estande: 20
Código do trabalho: CVN05
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 20:00
Local da Banca de Avaliação: Auditório Alfa
 

SISTEMA CONSTRUTIVO PARA PEQUENAS EDIFICAÇÕES EM "LIGHT STEEL FRAMING" E AS PATOLOGIAS DECORRENTES DE FALHAS EXECUTIVAS

O objetivo deste trabalho é apresentar as técnicas adequadas para a execução do sistema "Light Steel Framing", evitando as manifestações patológicas decorrentes das falhas construtivas.
Estande: 167
Código do trabalho: CVN13
 

SOLUÇÕES ALTERNATIVAS PARA A COLETA DE ESGOTO SANITÁRIO EM CIDADES COM OCUPAÇÃO URBANA DESORDENADA

Este trabalho tem como objetivo desenvolver projetos reais de soluções alternativas para coleta de esgoto em locais irregularmente ocupados, em áreas de fundo de vale, tais como edificações em cima de galerias de águas pluviais e nas margens de córregos da cidade de Mauá. O trabalho consiste em implantação do projeto, apresentação do orçamento das obras, fotos e, como resultado primário, a qualidade da água (DBO e Sedimentação) antes e após a coleta do esgoto.
Estande: 136
Código do trabalho: CVN10
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 18:45
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

TÚNEIS IMERSOS: PLANEJAMENTO DA DOCA SECA NA OBRA SANTOS-GUARUJÁ

A ligação seca direta entre Santos e Guarujá é prevista há décadas, necessária devido à saturação dos acessos existentes. Neste trabalho, exploramos as principais metodologias construtivas empregadas nessa obra inédita para a engenharia nacional. Após esse processo, será realizado o planejamento da doca seca da obra visando contribuir para o controle financeiro e físico do túnel, com duração prevista de 4 anos e valor estimado em aproximadamente 2 bilhões de reais.
Estande: 98
Código do trabalho: CVD20
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 15:40
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL
 

TÚNEL IMERSO: ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DE ACESSO E ESTRUTURA DE APROXIMAÇÃO

Túnel de aproximação é a estrutura existente nas extremidades de um túnel imerso, com a finalidade de conectar a parte imersa à estrutura terrestre. Essa estrutura é composta por rampas em vala aberta e vias enterradas. Para sua execução, é necessário um sistema de contenção de solos com baixa capacidade resistente e com o nível d'água próximo à superfície. Apresentamos o estudo de caso do emboque da ligação viária Santos-Guarujá, empreendimento "SUBMERSO" do DERSA.
Estande: 92
Código do trabalho: CVN15
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2019 21:00
Local da Banca de Avaliação: sala H206
 

VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UMA RODOVIA ELÉTRICA - "EHIGHWAY"

O "eHighway" tem um grande potencial para atender o mercado devido a grandes economias em relação: ao consumo de combustível, ao consumo energético, às emissões de gases poluentes e ruídos. O trabalho consiste numa alternativa sustentável e inovadora no ramo do transporte rodoviário. A tecnologia "eHighway" baseia-se na implantação de um sistema elétrico numa rodovia existente, permitindo o tráfego de caminhões híbridos, movidos a eletricidade e a diesel.
Estande: 51
Código do trabalho: CVD07
 
Data da Banca de Avaliação: 06/12/2019 09:40
Local da Banca de Avaliação: SÃO CAETANO DO SUL