Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Civil
2015

Número de trabalhos exibidos: 37

AN√ĀLISE DA QUALIDADE DE UM INVESTIMENTO NUM EMPREENDIMENTO CONSTRU√ćDO SOB MEDIDA

Num mundo em que a terceiriza√ß√£o de ativos vem-se popularizando, empresas preferem n√£o mobilizar seu capital para incorpora√ß√Ķes. Com isso, este projeto mostra a implanta√ß√£o de uma pr√°tica imobili√°ria chamada "built to suit" (constru√≠do sob medida), em que o empreendedor terceiriza o im√≥vel e sua constru√ß√£o a ser utilizada por meio de um contrato de aluguel de longo prazo para n√£o se descapitalizar. Um estudo de caso da implanta√ß√£o de um "Self Storage" √© utilizado para exemplificar a opera√ß√£o.
Estande: 143
Código do trabalho: CVD13
 

AN√ĀLISE DIN√āMICA DO VENTO EM EDIF√ćCIOS ALTOS

Com a evolu√ß√£o da constru√ß√£o civil e a necessidade de edif√≠cios maiores, mais esbeltos e com formas arrojadas, entender os efeitos das a√ß√Ķes din√Ęmicas do vento tornou-se necess√°rio para o engenheiro moderno. O efeito do vento na estrutura n√£o pode ser desprezado, pois o estudo dele gera mais seguran√ßa, economia e comodidade aos usu√°rios. O trabalho tem como objetivo demonstrar a necessidade do estudo de esfor√ßos din√Ęmicos do vento, dificuldades e benef√≠cios gerados por esse estudo.
Estande: 162
Código do trabalho: CVD04
 

AN√ĀLISE E RACIONALIZA√á√ÉO DE UM EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL UNIFAMILIAR ACESS√ćVEL

Este √© um projeto de uma resid√™ncia unifamiliar, acess√≠vel e sustent√°vel que, por meio de t√©cnicas racionais, nela se empregam medidas que mitigam os impactos ambientais e visam propor conforto e seguran√ßa para qualquer usu√°rio, com mobilidade reduzida ou n√£o, partindo de uma planta de um colaborador. Tamb√©m foram utilizadas t√©cnicas de racionaliza√ß√£o para definir o m√©todo construtivo, realizar os c√°lculos estruturais e especificar os materiais utilizados na resid√™ncia, considerando-se tempo de vida √ļtil, qualidade e economia.
Estande: 68
Código do trabalho: CVD16
 

AN√ĀLISE ESTRUTURAL E IMPLANTA√á√ÉO DE MONTANHAS RUSSAS

O objetivo deste trabalho foi o de estudar o comportamento est√°tico e din√Ęmico da estrutura de uma montanha russa pelo m√©todo dos elementos finitos. Apresentamos o ciclo completo de implanta√ß√£o de uma montanha russa, seus m√©todos construtivos e fases do projeto.
Estande: 74
Código do trabalho: CVN02
 

AN√ĀLISE TE√ďRICO-EXPERIMENTAL DAS T√ČCNICAS EBR "EXTERNALLY BONDED REINFORCEMENT" E NSM "NEAR SURFACE MOUNTED" PARA REFOR√áO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO

A crescente demanda na atribui√ß√£o de refor√ßos √†s estruturas de concreto armado levanta a discuss√£o sobre t√©cnicas utilizadas para incremento da capacidade de carga desses elementos estruturais. Neste trabalho apresentamos duas t√©cnicas: a EBR "Externally Bonded Reinforcement" e a NSM "Near Surface Mounted". O alto desempenho t√©cnico do sistema NSM frente ao EBR, diante das limita√ß√Ķes e dificuldades na sua instala√ß√£o, colocam em questionamento a sua viabilidade econ√īmica e pr√°tica.
Estande: 97
Código do trabalho: CVN03
 

APLICA√á√ÉO DE VERGALH√ēES DE FIBRA DE VIDRO NO GRAMPEAMENTO DA FRENTE DE ESCAVA√á√ÉO DE T√öNEIS EM MACI√áOS TERROSOS

Dos procedimentos usuais de conten√ß√£o de maci√ßos terrosos, elegemos para estudo aprofundado a aplica√ß√£o da t√©cnica de solo grampeado como sistema de conten√ß√£o na frente de escava√ß√£o de t√ļneis pelo m√©todo "NATM". Dentro de tal sistema, o uso tradicional de grampos de a√ßo foi posto em an√°lise comparativa com o uso de vergalh√Ķes de fibra de vidro, e com o estudo te√≥rico e ensaios laboratoriais foram investigadas e atestadas suas vantagens e desvantagens.
Estande: 126
Código do trabalho: CVD01
 

ATERROS SOBRE SOLOS MOLES; M√ČTODOS PARA ACELERA√á√ÉO DE RECALQUE

O trabalho tem como objetivo analisar as solu√ß√Ķes pr√°ticas empregadas em diversas obras para resolver problemas oriundos de solos moles, os quais impossibilitam a boa execu√ß√£o da obra. Ele pode auxiliar a tomada de decis√Ķes para especialistas, ou engenheiros, comparando as metodologias existentes.
Estande: 14
Código do trabalho: CVN14
 

CAPTA√á√ÉO E APROVEITAMENTO DE BIOG√ĀS PROVENIENTE DE ATERRO SANIT√ĀRIO

Atualmente, a taxa de geração de resíduos sólidos urbanos no Brasil é preocupante. Com isso, a geração de biogás proveniente dos aterros sanitários cresce paralelamente e, assim, surge uma oportunidade para seu aproveitamento. Isso minimiza dois grandes problemas à sociedade e ao ambiente surgidos no século XXI: diminuir a dependência de fontes não renováveis, utilizando-o para geração de energia, e aliviar os danos dos gases de efeito-estufa e a manifestação do caráter explosivo do gás.
Estande: 89
Código do trabalho: CVD11
 

CAPTA√á√ÉO SUBFICIAL DE √ĀGUAS PLUVIAIS PARA APROVEITAMENTO EM USOS N√ÉO POT√ĀVEIS

Tendo em vista a atual crise hídrica vivenciada pela região Sudeste do Brasil, fica explícita a necessidade de se obterem fontes alternativas de abastecimento de água. Neste trabalho apresentamos uma proposta de captação de águas pluviais, subficialmente, para aproveitamento em usos não potáveis. Apresentamos a proposta por meio da execução de protótipo, a partir do qual são obtidos resultados para avaliação do sistema.
Estande: 41
Código do trabalho: CVN01
 

CIDADES SUSTENT√ĀVEIS - COMPARA√á√ÉO DE TERMEL√ČTRICAS MOVIDAS A RES√ćDUOS S√ďLIDOS URBANOS E A G√ĀS

Devido √† alta demanda por energia, fontes alternativas est√£o sendo exploradas e suas viabilidades, impactos e projetos, discutidos. As termel√©tricas movidas a RSU, al√©m de destinar os res√≠duos, trazem retorno s√≥cioecon√īmico para a popula√ß√£o atendida por meio de: gera√ß√£o de energia, empregos e produ√ß√£o de pisos para a pavimenta√ß√£o, al√©m do benef√≠cio s√≥cio-ambiental por meio da melhor destina√ß√£o do lixo na cidade.
Estande: 27
Código do trabalho: CVN07
 

CONCRETO TRANSL√öCIDO

O concreto transl√ļcido √© uma mistura que permite a passagem de luz natural atrav√©s da estrutura. Neste trabalho, realizamos corpos de prova a fim de se analisar sua resist√™ncia e luminosidade, tra√ßo, orienta√ß√£o e quantidade √≥tima de fibras. O material mant√©m as vantagens do concreto convencional, com claros ganhos arquitet√īnicos gra√ßas √† boa apar√™ncia e sua caracter√≠stica √ļnica de passagem de luz. Esse √© considerado um material sustent√°vel, dado que a luz natural √© mais bem aproveitada ao longo do dia.
Estande: 19
Código do trabalho: CVN06
 

CONDICIONAMENTO DE MACI√áOS TERROSOS EM OBRAS SUBTERR√āNEAS

Obras subterr√Ęneas apresentam riscos espec√≠ficos, por lidar com materiais geol√≥gicos. Por mais detalhada que seja a investiga√ß√£o pr√©via de campo e laborat√≥rio, esses materiais sempre podem apresentar alguma caracter√≠stica n√£o prevista inicialmente, e que s√≥ ser√° detectada na constru√ß√£o. Diante disso e devido ao crescimento da utiliza√ß√£o do espa√ßo subterr√Ęneo, √© de relev√Ęncia estudar os m√©todos de tratamento de solos existentes, discutindo-se as poss√≠veis altera√ß√Ķes com vistas a otimizar a execu√ß√£o, gera√ß√£o e desempenho desses m√©todos.
Estande: 65
Código do trabalho: CVN08
 

CONTENÇÃO DE ENCOSTAS COM USO DE TIRANTES: ESTUDO DE CASO

Estudo de caso de contenção de encostas em obra viária (Rodoanel). Houve o dimensionamento de uma cortina atirantada pelo método conhecido na literatura e uma parametrização dos dados do solo para efeito de comparação de resultados.
Estande: 86
Código do trabalho: CVN09
 

DEMOLIÇÃO DE ESTRUTURAS COM O EMPREGO DA TECNOLOGIA DE IMPLOSÃO

Neste projeto, apresentamos a demoli√ß√£o de edifica√ß√Ķes com o emprego da tecnologia da implos√£o, que √© refer√™ncia em seguran√ßa, agilidade e efici√™ncia em demolir grandes estruturas. O trabalho abrange etapas envolvidas no processo, como elabora√ß√£o de plano de demoli√ß√£o, relat√≥rio de estabilidade, remo√ß√£o de res√≠duos, medidas de seguran√ßa preventivas que devem ser tomadas e os principais explosivos utilizados. Dois estudos de casos foram escolhidos para ilustrar a metodologia, vantagens e desvantagens da implos√£o.
Estande: 58
Código do trabalho: CVD15
 

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA DIMENSIONAMENTO DE BLOCOS DE CONCRETO ARMADO SOBRE ESTACAS

No presente trabalho, apresentamos o desenvolvimento de um aplicativo computacional para o dimensionamento de blocos rígidos sobre estacas, submetidos à flexão composta oblíqua. O tema foi escolhido por observarmos a falta de aplicativos computacionais gratuitos de fácil acesso e operação, direcionados para o dimensionamento de blocos sobre estacas. Além do pleno desenvolvimento do aplicativo, outro objetivo deste trabalho é a disponibilização dele "on-line" gratuitamente.
Estande: 55
Código do trabalho: CVN16
 

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA AVALIAÇÃO DOS ESFORÇOS EM LAJES

As pontes são fundamentais no crescimento de uma sociedade. Porém, para sua construção, são necessários cálculos muito complicados e demorados. Neste trabalho, visamos ao desenvolvimento de um aplicativo que realizasse o cálculo dos esforços em lajes. O "software", que está disponível "on-line" e gratuito, é de simples compreensão, não necessitando de um curso para utilizá-lo. Além disso, realiza os cálculos de forma rápida e eficiente, otimizando e prevenindo erros em escritórios.
Estande: 32
Código do trabalho: CVD19
 

DIMENSIONAMENTO OPERACIONAL DE AEROPORTOS DE PEQUENO PORTE

Com a expans√£o socioecon√īmica e o aumento de fluxo de transporte de pessoas pelo modal a√©reo brasileiro, foi criado um modelo para a cria√ß√£o e adapta√ß√£o de novos terminais aeroportu√°rios no Brasil. Partindo de uma demanda j√° estimada e adaptando-o √†s necessidades de cada cidade, o modelo foi proposto com o objetivo de acompanhar o crescimento do Brasil, otimizando tempo e custo das constru√ß√Ķes de novos terminais.
Estande: 24
Código do trabalho: CVD09
 

DISTRIBUIÇÃO DE CARGAS VERTICAIS EM PONTES COM VIGAS MÚLTIPLAS

Pontes s√£o indicadores do desenvolvimento da infraestrutura de uma cidade e s√£o vistas como marcos arquitet√īnicos. Dada sua import√Ęncia, torna-se necess√°rio o estudo de seu comportamento estrutural. Para a an√°lise do efeito que cargas verticais provocam em sua superestrutura, criamos modelos computacionais que buscam simular situa√ß√Ķes reais de carregamento. Pela compara√ß√£o dos resultados obtidos por interm√©dio desses modelos, √© poss√≠vel aferir o limite de utiliza√ß√£o de cada um, otimizando tempo e custos.
Estande: 37
Código do trabalho: CVD08
 

ESTUDO DE CASO DA IMPLANTA√á√ÉO DA CERTIFICA√á√ÉO "LEED" NO ANEXO DO BLOCO H DO INSTITUTO MAU√Ā DE TECNOLOGIA ("CAMPUS" DE S√ÉO CAETANO DO SUL)

Neste trabalho estudamos a aplica√ß√£o da certifica√ß√£o "LEED", certifica√ß√£o ambiental, refer√™ncia por abranger em seus crit√©rios as esferas sociais, ambientais e econ√īmicas. Um estudo de caso foi realizado para a aplica√ß√£o da iniciativa sustent√°vel, dos crit√©rios e exig√™ncias requeridas pela certifica√ß√£o e sua avalia√ß√£o.
Estande: 67
Código do trabalho: CVD10
 

ESTUDO DO EFEITO DO IMPACTO DE UMA ONDA NA ESTRUTURA DE UMA PONTE

Devido √† grande extens√£o da costa brasileira e ao n√ļmero de pontes sujeitas ao impacto de ondas, √© importante analisar os efeitos gerados pelas a√ß√Ķes naturais, que podem levar a estrutura a carregamentos extremos. Visando √† seguran√ßa e √† integridade dela, neste estudo desenvolvemos um m√©todo que pode ser utilizado para o dimensionamento de novas pontes, na implementa√ß√£o de solu√ß√Ķes nas j√° existentes e na normaliza√ß√£o do procedimento, assim o desafio se torna ainda maior.
Estande: 174
Código do trabalho: CVD03
 

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E EXECU√á√ÉO DE ESTRUTURAS: M√ČTODOS E SOLU√á√ēES TECNOL√ďGICAS

O objetivo deste trabalho √© estudar e buscar solu√ß√Ķes para o principal problema no processo construtivo de um empreendimento que √© a falha no fluxo de informa√ß√Ķes entre as fases de projeto e execu√ß√£o. Foram analisados os m√©todos e "softwares" convencionais de gest√£o, comparando-os com o GerPre, "software" com base no conceito BIM, que surge para atender essa necessidade: gerenciar informa√ß√Ķes ordenadas e rastre√°veis, reduzindo erros no processo.
Estande: 71
Código do trabalho: CVD02
 

IMPACTO DA INTRUS√ÉO DE √ĀGUAS PLUVIAIS NA QUALIDADE DO ESGOTO TRATADO

Neste trabalho objetivamos tratar da intrus√£o de √°gua pluvial no sistema coletor de esgoto. A Lei pro√≠be descartar √°gua pluvial na tubula√ß√£o de esgoto e vice-versa - o que n√£o √© respeitado, principalmente pelas liga√ß√Ķes clandestinas. O esgoto com √°gua de chuva sobrecarrega a ETE, impactando o tratamento, pois a ETE √© for√ßada a admitir vaz√£o de entrada maior que a de projeto - o que impede, algumas vezes, de atender as especifica√ß√Ķes da norma para se obter um efluente devidamente tratado.
Estande: 190
Código do trabalho: CVD17
 

INFRAESTRUTURA DE RODOVIA SUSTENT√ĀVEL

O objetivo deste trabalho é mostrar uma alternativa de solução para a infraestrutura de rodovias que integra diversas tecnologias já adotadas no exterior, utilizando-se o conceito de sustentabilidade. Analisamos a compatibilidade entre uma solução de pavimento perpétuo para as faixas de rolamento e a tecnologia dos pavimentos drenantes nos acostamentos, sempre utilizando materiais com menor impacto para o meio ambiente.
Estande: 172
Código do trabalho: CVN11
 

MICRODRENAGEM URBANA: SARJETA PERME√ĀVEL

Devido √† impermeabiliza√ß√£o de √°reas urbanas e √† inefici√™ncia da microdrenagem, √© necess√°rio um novo recurso capaz de suprir as atuais falhas. A Sarjeta Perme√°vel visa reduzir o volume pluvial em regi√Ķes baixas e seu ac√ļmulo, al√©m da redu√ß√£o de bocas de lobo. Composta por c√©lulas de polipropileno sob placa de concreto perme√°vel, o conjunto promove a diminui√ß√£o de carga e velocidade. Tais redu√ß√Ķes facilitam o tr√°fego de ve√≠culos e pedestres, evitam doen√ßas e aumentam a qualidade de vida das pessoas.
Estande: 166
Código do trabalho: CVD18
 

O ORÇAMENTO IDEALIZADO SOB A OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS CONSTRUTIVOS COM O "LEAN CONSTRUCTION"

A proposta deste trabalho foi comparar um orçamento executado de forma tradicional, por composição de preços unitários, e um orçamento feito sob os moldes do conceito "Lean", alocando as equipes conforme um desenho de processo de produção e um plano de ataque, minimizando os desperdícios introduzidos no método convencional de orçar.
Estande: 108
Código do trabalho: CVN12
 

PAR√āMETROS PARA ESTIMATIVA DE CUSTO DE ALVENARIA ESTRUTURAL - PROJETOS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL

Neste projeto, elaboramos uma nova abordagem para a estimativa de custo de obras de habita√ß√Ķes de interesse social, como os edif√≠cios do programa Minha Casa Minha Vida, baseada numa metodologia ainda n√£o padronizada no Brasil. Com base em or√ßamentos realizados em constru√ß√Ķes anteriores, desenvolvemos par√Ęmetros que possam ser utilizados em projetos semelhantes. Trata-se de uma tentativa de profissionalizar uma fase importante da obra, para deixar uma contribui√ß√£o para a engenharia civil.
Estande: 141
Código do trabalho: CVD06
 

PARTICIPA√á√ÉO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM EMPREENDIMENTOS IMOBILI√ĀRIOS

Neste trabalho, analisamos como os FIIs operam atualmente no Brasil. Buscamos verificar as raz√Ķes pelas quais certas estrat√©gias utilizadas foram bem-sucedidas ou n√£o e apresentamos uma proposta de op√ß√Ķes de investimentos permitidos aos FII que podem produzir lucros razo√°veis ​​para os investidores.
Estande: 137
Código do trabalho: CVD21
 

PAVIMENTA√á√ÉO DE AEROPORTOS PARA AVI√ēES DE GRANDE PORTE

O objetivo deste trabalho foi verificar a adequabilidade das estruturas do pavimento da pista de pouso/decolagem do Aeroporto de Viracopos. Este estudo foi feito com o aux√≠lio do "software" FAARFIELD, cujos dados de entrada s√£o o mix de aeronaves, com algumas altera√ß√Ķes da frota, estabelecidas no projeto b√°sico, e o seu crescimento anual. Como resultado, o programa fornece as camadas do pavimento com suas devidas espessuras, o que torna poss√≠vel analisar as condi√ß√Ķes da estrutura em quest√£o.
Estande: 61
Código do trabalho: CVD14
 

PISOS ELEVADOS EM ROCHAS

O trabalho enfoca o uso de rochas ornamentais nos sistemas de pisos elevados, citando suas vantagens em compara√ß√£o ao m√©todo usual, como: a redu√ß√£o do prazo de execu√ß√£o da obra; otimiza√ß√£o e limpeza do canteiro; facilidade e baixo custo de manuten√ß√£o, sem quebrar o piso; liberdade para altera√ß√Ķes de "layout", instala√ß√Ķes el√©trica e hidr√°ulica; al√©m de preservar a est√©tica do ambiente.
Estande: 103
Código do trabalho: CVD05
 

PLANEJAMENTO DE OBRAS DE PEQUENO PORTE

Este estudo consiste na implantação do planejamento de uma obra numa construtora de pequeno porte, em que o empreendimento foi realizado pelo sistema " preço de custo". Neste trabalho objetivamos apresentar um planejamento melhor para a obra, baseado em referências bibliográficas existentes, para coordenar, orientar e controlar as etapas construtivas e financeiras do empreendimento.
Estande: 181
Código do trabalho: CVN04
 

PLANEJAMENTO LOG√ćSTICO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Este projeto consiste no planejamento log√≠stico de uma empresa, visando √† otimiza√ß√£o da sua rede de distribui√ß√£o, aplicado √† Regi√£o Metropolitana de S√£o Paulo. Estudamos todas as restri√ß√Ķes de fluxo bem como a demanda da regi√£o e, partindo de um conjunto de locais de poss√≠veis candidatos a centros de distribui√ß√£o, criamos modelos matem√°ticos que permitiram que se chegasse a uma solu√ß√£o com menor custo operacional para o problema.
Estande: 132
Código do trabalho: CVD12
 

RE√öSO DE EFLUENTES DE ESGOTO PARA FINS POT√ĀVEIS

A crise h√≠drica na Regi√£o Metropolitana de S√£o Paulo (RMSP) deu os primeiros sinais no em 2013. Desde ent√£o, diversas solu√ß√Ķes foram apresentadas para combat√™-la, e o re√ļso pot√°vel aparece como uma op√ß√£o. Ele j√° √© aplicado em diversos pa√≠ses com sucesso, sem que tenham sido detectados problemas de sa√ļde p√ļblica a ele associados. Neste trabalho, apresentamos t√©cnicas de re√ļso, al√©m de sugerir sua aplica√ß√£o no sistema de abastecimento Guarapiranga, o segundo maior na RMSP.
Estande: 20
Código do trabalho: CVN05
 

SISTEMA CONSTRUTIVO PARA PEQUENAS EDIFICA√á√ēES EM "LIGHT STEEL FRAMING" E AS PATOLOGIAS DECORRENTES DE FALHAS EXECUTIVAS

O objetivo deste trabalho √© apresentar as t√©cnicas adequadas para a execu√ß√£o do sistema "Light Steel Framing", evitando as manifesta√ß√Ķes patol√≥gicas decorrentes das falhas construtivas.
Estande: 167
Código do trabalho: CVN13
 

SOLU√á√ēES ALTERNATIVAS PARA A COLETA DE ESGOTO SANIT√ĀRIO EM CIDADES COM OCUPA√á√ÉO URBANA DESORDENADA

Este trabalho tem como objetivo desenvolver projetos reais de solu√ß√Ķes alternativas para coleta de esgoto em locais irregularmente ocupados, em √°reas de fundo de vale, tais como edifica√ß√Ķes em cima de galerias de √°guas pluviais e nas margens de c√≥rregos da cidade de Mau√°. O trabalho consiste em implanta√ß√£o do projeto, apresenta√ß√£o do or√ßamento das obras, fotos e, como resultado prim√°rio, a qualidade da √°gua (DBO e Sedimenta√ß√£o) antes e ap√≥s a coleta do esgoto.
Estande: 136
Código do trabalho: CVN10
 

T√öNEIS IMERSOS: PLANEJAMENTO DA DOCA SECA NA OBRA SANTOS-GUARUJ√Ā

A liga√ß√£o seca direta entre Santos e Guaruj√° √© prevista h√° d√©cadas, necess√°ria devido √† satura√ß√£o dos acessos existentes. Neste trabalho, exploramos as principais metodologias construtivas empregadas nessa obra in√©dita para a engenharia nacional. Ap√≥s esse processo, ser√° realizado o planejamento da doca seca da obra visando contribuir para o controle financeiro e f√≠sico do t√ļnel, com dura√ß√£o prevista de 4 anos e valor estimado em aproximadamente 2 bilh√Ķes de reais.
Estande: 98
Código do trabalho: CVD20
 

TÚNEL IMERSO: ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DE ACESSO E ESTRUTURA DE APROXIMAÇÃO

T√ļnel de aproxima√ß√£o √© a estrutura existente nas extremidades de um t√ļnel imerso, com a finalidade de conectar a parte imersa √† estrutura terrestre. Essa estrutura √© composta por rampas em vala aberta e vias enterradas. Para sua execu√ß√£o, √© necess√°rio um sistema de conten√ß√£o de solos com baixa capacidade resistente e com o n√≠vel d'√°gua pr√≥ximo √† superf√≠cie. Apresentamos o estudo de caso do emboque da liga√ß√£o vi√°ria Santos-Guaruj√°, empreendimento "SUBMERSO" do DERSA.
Estande: 92
Código do trabalho: CVN15
 

VIABILIDADE DE IMPLANTA√á√ÉO DE UMA RODOVIA EL√ČTRICA - "EHIGHWAY"

O "eHighway" tem um grande potencial para atender o mercado devido a grandes economias em rela√ß√£o: ao consumo de combust√≠vel, ao consumo energ√©tico, √†s emiss√Ķes de gases poluentes e ru√≠dos. O trabalho consiste numa alternativa sustent√°vel e inovadora no ramo do transporte rodovi√°rio. A tecnologia "eHighway" baseia-se na implanta√ß√£o de um sistema el√©trico numa rodovia existente, permitindo o tr√°fego de caminh√Ķes h√≠bridos, movidos a eletricidade e a diesel.
Estande: 51
Código do trabalho: CVD07