Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Elétrica
2019

Número de trabalhos exibidos: 7

"BABY IOT": MONITORAMENTO DO BEM-ESTAR DE RECÉM-NASCIDOS

Neste trabalho tem-se por objetivo o desenvolvimento de um sistema para o monitoramento do bem-estar de recém-nascidos. Utilizam-se dispositivos de baixo consumo e integrados ao conceito de internet das coisas (IoT). Conta com diversos sensores, como um leitor de batimentos cardíacos, um sensor de taxa de oxigênio, além do sensoriamento do ambiente em que o recém-nascido está, verificando a temperatura ambiente, a umidade e o nível de luz.
Código do trabalho: ELD02
 
 

INTERNET DAS COISAS APLICADA AO CUIDADO DE IDOSOS

Os cuidados com pessoas idosas são hoje em dia realizados em sua maioria por familiares e pessoas sem treinamento. Considerando que a população está passando por um processo gradual de envelhecimento, a demanda por mais cuidados (e de boa qualidade) é iminente. O objetivo deste trabalho é aprimorar a assistência aos idosos com o emprego de novas tecnologias e de "big data" que permitirão ao familiares o controle e acompanhamento remoto, preservando a autonomia e o bem-estar dos idosos.
Código do trabalho: ELN05
 
 

IOT APLICADA À ENERGIA RENOVÁVEL

Neste trabalho aborda-se uma aplicação do conceito de Internet das Coisas ("Internet of Things", IoT) associado a energias renováveis. Seu objetivo é o monitoramento de parâmetros relevantes a fim de melhorar o rendimento no processo de geração da energia renovável, transmitindo e armazenando em nuvem os dados coletados. O processamento desses dados permite o diagnóstico do cenário e facilita a tomada de decisões.
Código do trabalho: ELN01
 
 

MITIGAÇÃO DE HARMÔNICOS E COMPENSAÇÃO REATIVA EM INSTALAÇÕES LABORATORIAIS COM RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

O avanço tecnológico atual oferta um nível de qualidade de energia mais exigente para o consumidor final. Novos equipamentos tornaram-se mais sensíveis aos problemas referentes à qualidade de energia; por isso, a ANEEL instituiu legislação para estipular indicadores que devem ser monitorados e controlados continuamente. O objetivo deste trabalho é desenvolver soluções técnicas eficazes que permitam que tais indicadores sejam plenamente atendidos, o que é de suma importância numa instalação ou sistema elétrico.
Código do trabalho: ELN02
 
 

PLATAFORMA DE MONITORAMENTO DE CONSUMO DE ENERGIA PARA SISTEMAS DE ALUGUEL DE IMÓVEIS SOB DEMANDA

Com base em pesquisas que apontam o alto consumo de energia elétrica de usuários em estabelecimentos de aluguel de imóveis para temporada, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um produto que tem por base um sistema de monitoramento de consumo de energia elétrica em tempo real. Há possibilidade de o responsável pelo imóvel estipular uma quota de energia a ser consumida pelo locatário. O usuário do sistema poderá conceder descontos ou acréscimos no valor do aluguel previamente contratado.
Código do trabalho: ELN03
 
 

PREVISÃO DE DEMANDA DE ENERGIA UTILIZANDO MÉTODOS DE IDENTIFICAÇÃO NÃO LINEARES

Este trabalho aborda o estudo de previsão de demanda de carga, em curto prazo, de um dos subsistemas do Sistema Interligado Nacional (de energia elétrica). O objetivo é avaliar possibilidades de tornar o sistema elétrico nacional mais eficiente. A análise de dados históricos permite criar um modelo matemático a partir do qual é feita a identificação de parâmetros de sistemas não lineares aplicando-os aos valores reais de carga. A modelagem é realizada com o auxílio da plataforma MATLAB.
Código do trabalho: ELD01
 
 

SOLUÇÃO INTEGRADA PARA MONITORAMENTO E APRIMORAMENTO DINÂMICO EM QUALIDADE DE ENERGIA: "ENERGY SMART METER"

Este trabalho tem por objetivo a implementação de um sistema de monitoramento de consumo de energia elétrica. Ele apresenta dados instantâneos e projeções de pagamento futuro de maneira simples, precisa e acessível. O sistema permite também evidenciar e realizar dinamicamente a mitigação de eventuais condições insatisfatórias de operação, que poderiam apenar financeiramente o consumidor.
Código do trabalho: ELN04