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Engenharia Mec√Ęnica
2019

Número de trabalhos exibidos: 21

AQUECEDOR SOLAR RESIDENCIAL DE BAIXO CUSTO

Neste projeto tem-se por objetivo desenvolver um aquecedor solar de baixo custo visando à população mais carente, para que a maioria dela tenha acesso à energia solar como forma de obtenção de energia, popularizando a sustentabilidade.
Estande: 830
Código do trabalho: MCN02
 
Data da Banca de Avaliação: 09/12/2019 15:00
Local da Banca de Avaliação: Auditorio Gama
 

DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTO E AN√ĀLISE FUNCIONAL DE VENTILADORES CENTR√ćFUGOS

O objetivo deste trabalho √© desenvolver uma bancada para ensaios de ventiladores com fins did√°ticos, segundo a norma AMCA210, visando ao levantamento das curvas caracter√≠sticas do equipamento. Al√©m do ensaio experimental, ser√£o realizadas simula√ß√Ķes computacionais para fins comparativos e estudo do comportamento do escoamento no ventilador e demais se√ß√Ķes de interesse.
Estande: 601
Código do trabalho: MCD02
 
Data da Banca de Avaliação: 02/12/2019 15:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Gama
 

DESENVOLVIMENTO DE UM APOIO DE CABEÇA AUTOMOTIVO ATIVO PARA MERCADOS EMERGENTES

O trabalho consiste em desenvolver uma solu√ß√£o adequada ao mercado automobil√≠stico emergente para reduzir o dano na regi√£o cervical de motoristas e passageiros de autom√≥veis, causado pelo efeito-chicote oriundo de colis√Ķes traseiras. Um prot√≥tipo da melhor solu√ß√£o encontrada ser√° produzido ap√≥s comprova√ß√£o de desempenho por interm√©dio de simula√ß√Ķes em CAE e, por fim, a instala√ß√£o do prot√≥tipo num banco de um ve√≠culo.
Estande: 202
Código do trabalho: MCD07
 

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE FRENAGEM PARA UM VE√ćCULO F√ďRMULA SAE

Neste trabalho foi feito um estudo detalhado da pinça de freio ("calliper") utilizado atualmente pela equipe Mauá Racing para, a partir dele, criar uma nova geometria mais leve e mais barata, e posteriormente fabricá-la para que possa de fato ser utilizada futuramente no carro da equipe.
Estande: 101
Código do trabalho: MCN07
 

DESENVOLVIMENTO E VALIDA√á√ÉO DE UM SISTEMA DRIVE-BY-WIRE (BORBOLETA ELETR√ĒNICA) EM UM VE√ćCULO DO TIPO F√ďRMULA SAE

Estudar o sistema e o funcionamento da borboleta eletr√īnica - "Drive by wire" em ve√≠culos automotores com a inten√ß√£o de futuramente implementar o mecanismo num ve√≠culo do tipo F√≥rmula SAE √© o objetivo deste trabalho. Primeiro, s√£o analisadas as regras da competi√ß√£o F√≥rmula SAE; em seguida, modelamento e desenvolvimento de um prot√≥tipo para validar o projeto. O prot√≥tipo ser√° utilizado nas apresenta√ß√Ķes do grupo de forma din√Ęmica. Por √ļltimo, ser√° implementado no ve√≠culo F√≥rmula SAE para a melhoria do desempenho do ve√≠culo como um todo.
Estande: 101
Código do trabalho: MCN06
 

ESTUDO DE SISTEMAS DE MICROCANAIS

Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma bancada de refrigera√ß√£o com o intuito de servir de base experimental para futuras gera√ß√Ķes de estudantes do Instituto Mau√° de Tecnologia. O foco deste trabalho s√£o os microcanais, uma tecnologia moderna, que permite a realiza√ß√£o do ciclo de refrigera√ß√£o em dimens√Ķes reduzidas.
Estande: 501
Código do trabalho: MCD08
 

ESTUDO DE VALIDA√á√ÉO DA SIMULA√á√ÉO DO TEMPO DE VOLTA EM PISTA PARA UM VE√ćCULO F√ďRMULA SAE

A simula√ß√£o de um tempo de volta √© um estudo que tem suma import√Ęncia quando se refere a um ve√≠culo de competi√ß√£o. Este trabalho √© voltado para um ve√≠culo F√≥rmula SAE e ter√° influ√™ncia em todos os subsistemas do ve√≠culo, poupando energia da equipe e verba de desenvolvimento, de modo que o projeto de todos os subsistemas tenham foco para melhorar o tempo de volta numa pista de competi√ß√£o. Este trabalho ir√° utilizar o "software" VSM da empresa AVL.
Estande: 101
Código do trabalho: MCD03
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE COGERAÇÃO A BIOMASSA ("RANKINE") NUMA PLANTA INDUSTRIAL

Neste trabalho desenvolveu-se a aplica√ß√£o de um sistema de cogera√ß√£o de energia por um Ciclo "Rankine" que possui como matriz energ√©tica Biomassa de cavaco de Eucalipto numa ind√ļstria localizada no interior de S√£o Paulo.
Estande: 621
Código do trabalho: MCN11
 

HPA - MEC√āNISMO DE CONTROLE DE VOO E ACIONAMENTO DA H√ČLICE

Este trabalho consiste no desenvolvimento e construção do mecanismo de acionamento da hélice e controle de voo do HPA IMT.
Estande: 103
Código do trabalho: MCN09
 

LEVANTAMENTO DO POTENCIAL E√ďLICO DO IMT POR MEIO DE UM AEROGERADOR

O objetivo deste trabalho é realizar a instalação de um aerogerador para captação dos dados do potencial eólico no "campus" do IMT em São Caetano do Sul, permitindo o melhor desenvolvimento dos conceitos de energia eólica, uma vez que os alunos poderão visualizar dados que serão transmitidos em tempo real.
Estande: 303
Código do trabalho: MCN08
 
Data da Banca de Avaliação: 05/12/2019 15:00
Local da Banca de Avaliação: Auditorio Gama
 

MECANISMO GIRAT√ďRIO PARA PAINEL T√ČRMICO SOLAR

O objetivo deste trabalho é desenvolver e testar um mecanismo para que um painel térmico solar comum possa manter-se o mais alinhado possível ao sol, aumentando teoricamente sua eficiência.
Estande: 409
Código do trabalho: MCN05
 

MODELAGEM COMPUTACIONAL DE UM "POWERTRAIN" H√ćBRIDO S√ČRIE-PARALELO

O presente trabalho tem por objetivo principal a constru√ß√£o de um modelo representativo do ¬ďpowertrain¬Ē de um ve√≠culo h√≠brido el√©trico, bem como a demonstra√ß√£o da metodologia de engenharia reversa para sua realiza√ß√£o. Seu objetivo √© que, futuramente, essa metodologia possa ser replicada e utilizada em diferentes ve√≠culos h√≠bridos, a fim de resultar numa redu√ß√£o de tempo e custos em ensaios com esses ve√≠culos.
Estande: 903
Código do trabalho: MCD05
 

PAIN√ČIS SOLARES FOTOVOLTAICOS IMPLEMENTADOS EM VE√ćCULOS AUTOMOTIVOS

Neste estudo procedeu-se à análise da economia de combustível fóssil em veículos com geração de energia por placas solares fotovoltaicas.
Estande: 616
Código do trabalho: MCN12
 

PROJETO DE UM REFRIGERADOR UTILIZANDO PASTILHAS PELTIER

Neste trabalho, desenvolveu-se um refrigerador port√°til de tamanho reduzido, utilizando-se pastilhas Peltier para o transporte de vacinas.
Estande: 311
Código do trabalho: MCD01
 

PROJETO E CONSTRU√á√ÉO DE UM PROT√ďTIPO DE MOTOR "STIRLING"

Desenvolvimento de um modelo te√≥rico e pr√°tico do Motor "Stirling", com a constru√ß√£o de um modelo f√≠sico em escala real, a fim de se validarem ambos os modelos e de se compreender melhor o ciclo termodin√Ęmico desse motor, suas inefici√™ncias e sua viabilidade de constru√ß√£o.
Estande: 839
Código do trabalho: MCN13
 

PR√ďTESE INFERIOR MEC√āNICA - PROPULS√ÉO MEC√āNICA E AJUSTE AO MEMBRO INFERIOR DA PERNA

Este trabalho consiste no estudo e na fabrica√ß√£o de pr√≥tese com sistema de impulso mec√Ęnico por meio de molas e acionadores lineares, para posterior aplica√ß√£o sensorial com o intuito de adequar a pr√≥tese individualmente de acordo com a necessidade e/ou caracter√≠sticas do usu√°rio.
Estande: 203
Código do trabalho: MCN01
 

RECUPERA√á√ÉO DE CALOR EM CAMINH√ēES USANDO O CICLO RANKINE ORG√āNICO (ORC)

Nos dias atuais, quando muito se preocupa com o meio ambiente, a redu√ß√£o das emiss√Ķes de gases de efeito estufa √© necess√°ria. Visando √† redu√ß√£o do consumo de combust√≠vel e emiss√Ķes, prop√Ķe-se adicionar um Ciclo Rankine Org√Ęnico (ORC) em caminh√Ķes frigor√≠ficos, em que, a partir da recupera√ß√£o dos gases de escape, gera-se energia, que ser√° direcionada ao sistema de refrigera√ß√£o, tirando do motor a responsabilidade de efetuar esta fun√ß√£o.
Estande: 518
Código do trabalho: MCN04
 

SIMULA√á√ÉO E VALIDA√á√ÉO EXPERIMENTAL DO PROJETO AERODIN√āMICO DE UM VANT

Este trabalho consiste, numa primeira etapa, na verifica√ß√£o por CFD do projeto aerodin√Ęmico da aeronave da equipe do AeroDesign Mau√° projetada conforme os requisitos da classe micro da competi√ß√£o SAE Brasil AeroDesign. Uma segunda etapa do trabalho √© a valida√ß√£o experimental dos dados obtidos na verifica√ß√£o por simula√ß√£o.
Estande: 416
Código do trabalho: MCN03
 
Data da Banca de Avaliação: 25/11/2019 17:00
Local da Banca de Avaliação: Audit√≥rio Alpha
 

SISTEMA AUTOM√ĀTICO DE LUBRIFICA√á√ÉO DE "BLANK" NA PRODU√á√ÉO DE VIDRO OCO

Neste trabalho, desenvolveu-se um mecanismo para lubrificação das paredes de um molde de embalagem de vidro oco.
Estande: 831
Código do trabalho: MCD04
 

SOLU√á√ÉO ENERG√ČTICA AUTOSSUSTENT√ĀVEL PARA O CAMPUS DO INSTITUTO MAU√Ā DE TECNOLOGIA

Este estudo refere-se à viabilidade técnica e financeira da implementação de fontes de energia alternativa para o "campus" do Instituto de Tecnologia Mauá em São Caetano do Sul, com o objetivo de torná-lo energeticamente autossustentável.
Estande: 513
Código do trabalho: MCN10
 

VERIFICA√á√ÉO NUM√ČRICA E VALIDA√á√ÉO EXPERIMENTAL DO DESEMPENHO DO CONJUNTO AERODIN√āMICO DE VE√ćCULO F√ďRMULA SAE.

Visando ao desenvolvimento cont√≠nuo dos ve√≠culos F√≥rmula SAE do IMT, neste trabalho objetiva-se realizar medi√ß√Ķes para a calibra√ß√£o e valida√ß√£o da modelagem para predi√ß√£o num√©rica (CFD) de for√ßas e momentos atuando nas asas. O estabelecimento de um protocolo-padr√£o para essa natureza de simula√ß√£o (escala e velocidade) permitir√° o desenvolvimento de conjuntos aerodin√Ęmicos que atendam diferentes requisitos futuros com maior confiabilidade sem a necessidade de novos testes, para configura√ß√Ķes de dimens√Ķes e velocidades pr√≥ximas √†s das atuais.
Estande: 101
Código do trabalho: MCD06