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Engenharia Mec√Ęnica
2019

Número de trabalhos exibidos: 21

AQUECEDOR SOLAR RESIDENCIAL DE BAIXO CUSTO

Esse projeto tem por objetivo desenvolver um aquecedor solar de baixo custo visando a população mais carente, para que maioria da população tenha acesso à energia solar como forma de obtenção de energia, "popularizando a sustentabilidade".
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN02
 

DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTO E AN√ĀLISE FUNCIONAL DE VENTILADORES CENTR√ćFUGOS

O objetivo do trabalho √© desenvolver uma bancada para ensaios de ventiladores com fins did√°ticos, segundo a norma AMCA210, visando o levantamento das curvas caracter√≠sticas do equipamento. Al√©m do ensaio experimental, ser√£o realizadas simula√ß√Ķes computacionais para fins comparativos e estudo do comportamento do escoamento no ventilador e demais se√ß√Ķes de interesse.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD02
 

DESENVOLVIMENTO DE UM APOIO DE CABEÇA ATIVO PARA MERCADOS EMERGENTES

(Descrição ainda não informada.)
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD07
 

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE FRENAGEM PARA UM VE√ćCULO F√ďRMULA SAE

O grupo deverá fazer um estudo detalhado a pinça de freio (caliper) utilizado atualmente pela equipe Mauá Racing, e a partir dele então, criar uma nova geometria mais leve e mais barata, e posteriormente fabricá-la para que possa de fato ser utilizada futuramente no carro da equipe.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN07
 

DESENVOLVIMENTO E COMPARATIVO TE√ďRICO E PR√ĀTICO DE UM MOTOR CICLO STIRLING

Desenvolvimento de um modelo te√≥rico e pr√°tico do Motor Stirling, com a constru√ß√£o de um modelo f√≠sico em escala real, a fim de se validar ambos os modelos e compreender melhor o ciclo temodin√Ęmico deste motor, suas inefici√™ncias e sua viabilidade de constru√ß√£o.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN13
 

DESENVOLVIMENTO E VALIDA√á√ÉO DE UM SISTEMA DRIVE-BY-WIRE (BORBOLETA ELETR√ĒNICA) EM UM VE√ćCULO DO TIPO F√ďRMULA SAE

Estudar o sistema e o funcionamento da borboleta eletr√īnica - "Drive by wire" em ve√≠culos automotores com a inten√ß√£o de futuramente implementar o mecanismo em um ve√≠culo do tipo f√≥rmula SAE. Primeiramente ser√° analisado as regras da competi√ß√£o formula SAE, modelar e desenvolver um prot√≥tipo para validar o projeto. O prot√≥tipo ser√° utilizado nas apresenta√ß√Ķes do grupo de forma din√Ęmica. Posteriormente ser√° implementado no ve√≠culo formula SAE para a melhoria do desempenho do ve√≠culo como um todo.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN06
 

ESTUDO DE SISTEMAS DE MICROCANAIS

Nosso trabalho consiste no desenvolvimento de uma bancada de refrigera√ß√£o com o intuito de servir de base experimental para futuras gera√ß√Ķes de estudantes do Instituto Mau√° de Tecnologia. O foco do nosso trabalho s√£o os microcanais, uma tecnologia moderna, que permitem a realiza√ß√£o do ciclo de refrigera√ß√£o em dimens√Ķes reduzidas.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD08
 

ESTUDO DE VALIDA√á√ÉO DA SIMULA√á√ÉO DO TEMPO DE VOLTA EM PISTA PARA UM VE√ćCULO F√ďRMULA SAE

A simula√ß√£o de um tempo de volta √© um estudo que tem suma import√Ęncia quando se refere √† um ve√≠culo voltado para corridas e em uma competi√ß√£o, no caso este trabalho ir√° ser voltado para um ve√≠culo F√≥rmula SAE. A import√Ęncia deste trabalho ir√° ter influ√™ncia em todos os subsistemas da equipe e ir√° poupar energia da equipe e verba de projetos para que todos os subsistemas tenham foco para melhorar o tempo de volta em uma pista de competi√ß√£o. Este trabalho ir√° utilizar como "software" o VSM da empresa AVL.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD03
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE COGERAÇÃO A BIOMASSA (RANKINE) EM UMA PLANTA INDUSTRIAL

Aplicação de um sistema de cogeração de energia por um Ciclo Rankine que possui como matriz energética Biomassa de cavaco de Eucalipto em uma industria localizada no interior de São Paulo.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN11
 

HPA - MEC√āNISMO DE CONTROLE DE VOO E ACIONAMENTO DA H√ČLICE

(Descrição ainda não informada.)
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN09
 

LEVANTAMENTO DO POTENCIAL E√ďLICO DO IMT ATRAV√ČS DE UM AEROGERADOR

O objetivo deste trabalho é realizar a instalação de um aerogerador para captação dos dados do potencial eólico no campus do IMT em São Caetano do Sul, permitindo o melhor desenvolvimento dos conceitos de energia eólica, uma vez que os alunos poderão visualizar dados que serão transmitidos em tempo real.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN08
 

MECANISMO GIRAT√ďRIO PARA PAINEL T√ČRMICO SOLAR

(Descrição ainda não informada.)
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN05
 

MODELAMENTO COMPUTACIONAL DE UM POWERTRAIN H√ćBRIDO S√ČRIE-PARALELO

(Descrição ainda não informada.)
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD05
 

PAIN√ČIS SOLARES FOTOVOLTAICOS IMPLEMENTADOS EM VE√ćCULOS AUTOMOTIVOS

Análise da economia de combustível fóssil em veículos com geração de energia por placas solares fotovoltaicas
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN12
 

PROJETO DE UM REFRIGERADOR UTILIZANDO PASTILHAS PELTIER

Desenvolvimento de um refrigerador port√°til de tamanho reduzido utilizando pastilhas Peltier para o transporte de vacinas.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD01
 

PR√ďTESE INFERIOR MEC√āNICA - PROPULS√ÉO MEC√āNICA E AJUSTE AO MEMBRO INFERIOR DA PERNA

Estudo e fabrica√ß√£o de pr√≥tese com sistema de impulso mec√Ęnico atrav√©s de molas e acionadores lineares, para posterior aplica√ß√£o sensorial com intuito de adequar a pr√≥tese individualmente de acordo com a necessidade e/ou caracter√≠sticas do usu√°rio.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN01
 

RECUPERA√á√ÉO DE CALOR EM CAMINH√ēES USANDO O CICLO RANKINE ORG√āNICO (ORC)

Nos dias atuais, em que muito se preocupa com o meio ambiente, a redu√ß√£o das emiss√Ķes de gases de efeito estufa se faz necess√°rio. Visando a redu√ß√£o do consumo de combust√≠vel e emiss√Ķes, prop√Ķe-se adicionar um Ciclo Rankine Org√Ęnico (ORC) em caminh√Ķes frigor√≠ficos, onde a partir da recupera√ß√£o dos gases de escape, gera-se energia, que ser√° direcionada ao sistema de refrigera√ß√£o, tirando do motor a responsabilidade de efetuar esta fun√ß√£o.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN04
 

SIMULA√á√ÉO E VALIDA√á√ÉO EXPERIMENTAL DO PROJETO AERODIN√āMICO DE UM VANT

O trabalho consiste na verifica√ß√£o via CFD do projeto aerodin√Ęmico da aeronave da equipe do AeroDesign Mau√° projetada conforme os requisitos da classe micro da competi√ß√£o SAE Brasil AeroDesign. Uma segunda etapa do trabalho √© a valida√ß√£o experimental dos dados obtidos na verifica√ß√£o por simula√ß√£o.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN03
 

SISTEMA AUTOMATICO DE LUBRIFICAÇÃO DE BLANK NA PRODUÇÃO DE VIDRO OCO

(Descrição ainda não informada.)
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD04
 

SOLU√á√ÉO ENERG√ČTICA AUTOSSUSTENT√ĀVEL PARA O CAMPUS DO INSTITUTO MAU√Ā DE TECNOLOGIA

Estudo sobre a viabilidade de implementação de fontes de energia alternativas e redução do consumo de energia para o campus do Instituto de Tecnologia Mauá, com o objetivo de tornar o campus autossustentável energeticamente.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN10
 

VALIDA√á√ÉO DO KIT AERODIN√āMICO DE UM MODELO FORMULA SAE

Para todo crescimento, mesmo que pessoal ou profissional, √© necess√°rio espelhar-se em conquistas e percal√ßos anteriormente vividos. Na inten√ß√£o de melhores resultados e sucesso da equipe Maua Racing de Formula SAE, √© proposto um estudo e valida√ß√£o dos c√°lculos de projeto do conjunto de asas, atrav√©s de medi√ß√Ķes e simula√ß√Ķes realizadas com ferramentas de Mec√Ęnica dos Fluidos Computacional (CFD).
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD06