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Engenharia Mecânica
2015

Número de trabalhos exibidos: 11

ACESSÓRIO MOTORIZADO PARA CADEIRA DE RODAS

O projeto consiste num acessório portátil a ser acoplado a uma cadeira de rodas convencional, para possibilitar o deslocamento do usuário por meio de um motor elétrico. O acessório é dotado de uma estrutura de fibra de vidro e/ou carbono, uma roda e um motor "brushless" (sem escovas) de 350 W. Uma característica fundamental do acessório consiste no seu baixo peso que permite o transporte dele de uma forma prática, fácil e rápida.
Código do trabalho: MCD03
 
 

ANÁLISE ESTRUTURAL E CONSTRUÇÃO MECÂNICA DE UM EXOESQUELETO PARA MEMBROS INFERIORES

Desenvolvimento de uma estrutura de exoesqueleto para uso por pacientes em reabilitação. A construção e o projeto foram idealizados com o emprego de materiais compósitos para reduzir a massa e simplificar a construção.
Código do trabalho: MCD05
 
 

DESLOCAMENTO DE ÁGUA DE REÚSO POR MEIO DE ENERGIA TÉRMICA - DIMENSIONAMENTO E ANÁLISE DE VIABILIDADE

Uma forma alternativa de captação e transporte da água de reúso, que utiliza um sistema não invasivo, sem custos mensais com energia elétrica. O funcionamento do sistema dá-se pela captação da água de chuva em tubos adequadamente dispostos, interligados a uma placa que absorve a energia provinda do sol. Esta, por sua vez, aquece a água em seu interior, a qual se desloca a um reservatório superior promovido pela diferença de densidade e por meio de um capilar.
Código do trabalho: MCD06
 
 

ESTUDO DA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA POR REJEITO TÉRMICO

Criação de escapamento automotivo capaz de gerar energia elétrica com os gases de escape de um motor a combustão. É capaz de sustentar eletricamente um veículo, substituindo peças mecânicas que utilizam a potência do motor por elétricas, obtendo redução de peso veicular e consumo de combustível. Poderá alimentar diretamente a rede elétrica reduzindo o tamanho das baterias e carregando-as. O escapamento é em alumínio (99% reciclável), tornando o projeto barato e ecologicamente correto.
Código do trabalho: MCN02
 
 

GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA COM BASE NO MOVIMENTO DAS ONDAS

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma solução sustentável de geração de energia elétrica, visto que hoje tendemos cada vez mais a buscar fontes renováveis. Para obter essa energia de forma sustentável, está sendo desenvolvido um sistema mecânico, o qual capta a energia contida nas ondas do mar por meio de uma boia, sendo transferido por um sistema mecânico que, por sua vez, converte essa energia em elétrica por meio de um gerador.
Código do trabalho: MCN05
 
 

GERAÇÃO TERMELÉTRICA E DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA À GRANDE SÃO PAULO

O trabalho apresenta um estudo de viabilidade técnica de um sistema que utiliza rejeitos térmicos de uma usina termelétrica como fonte de energia para um processo de dessalinização (método de destilação por múltiplos efeitos) e para bombeamento da água dessalinizada à grande São Paulo. Apresentam-se estudos para dimensionamento e escolha de equipamentos, tubulação e percursos na adução da água dessalinizada para São Paulo, além da possível localização da usina termelétrica na região litorânea do estado.
Código do trabalho: MCN03
 
 

OBTENÇÃO DE ÁGUA PELA DESUMIDIFICAÇÃO DO AR COM A RADIAÇÃO SOLAR

O trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto para a obtenção de água pela desumidificação do ar. São utilizados painéis fotovoltaicos para a alimentação do sistema, a fim de reduzir o consumo de energia elétrica. O ar é direcionado pelo equipamento e encontra uma superfície fria do evaporador, atingindo a temperatura de orvalho. Parte da água contida nele condensa e acumula-se num recipiente.
Código do trabalho: MCD02
 
 

SISTEMA ATIVO DE SUSPENSÃO VEICULAR

O sistema ativo de suspensão traseira tem como objetivo auxiliar o veículo a realizar manobras, variando a geometria da suspensão, a partir da informação de sensores que avaliam a dinâmica do veículo. Por meio de lógica computacional, três atuadores controlam a cambagem, convergência e rolagem com rapidez e precisão, de tal forma que o condutor não precise interceder na manobra, garantindo um nível maior de segurança e conforto em situações adversas.
Código do trabalho: MCD01
 
 

SISTEMA DE FREIO PARA FÓRMULA SAE

O trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho e propor alterações no sistema de freio de um veículo do tipo Fórmula, utilizando como base o Fórmula SAE do Instituto Mauá de Tecnologia. O trabalho consiste no planejamento de testes para a avaliação do desempenho durante frenagens, bem como para a construção de um novo sistema, melhorando a capacidade de frenagem, o conforto do piloto e segurança.
Código do trabalho: MCN04
 
 

TRICICLO INVERTIDO

Triciclo do tipo girino, ou invertido, caracterizado por duas rodas posicionadas na dianteira dele, com um mecanismo de inclinação. O triciclo tem maior acessibilidade, devido ao quadro mais baixo, e é de condução mais fácil, devido à terceira roda, o que o torna atraente para pessoas que não sabem ou não podem utilizar uma bicicleta comum.
Código do trabalho: MCD04
 
 

UTILIZAÇÃO DE AR COMPRIMIDO NA GERAÇÃO DE "TUMBLE" E "SWIRL" EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

Concepção e análise de um sistema que gera fluxo ordenado da mistura ar-combustível ("tumble" e "swirl") dentro de um cilindro de combustão num motor de 4 tempos com a utilização de ar comprimido próximo à válvula de admissão.
Código do trabalho: MCN01