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Engenharia Mecânica
2016

Número de trabalhos exibidos: 20

ALTERNADOR "START-STOP"

O projeto consiste em minimizar a potência que o alternador automotivo utiliza do motor por meio de um sistema "START-STOP" e, com isso, reduzir o consumo de combustível.
Código do trabalho: MCN04
 
 

AUTOMAÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES ASME NO PROJETO ESTRUTURAL DE UM AQUECEDOR, VERIFICAÇÃO COM MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS E VALIDAÇÃO EXPERIMENTAL DO MODELO

O trabalho tem por objetivo automatizar o cálculo de um aquecedor elétrico industrial pelos procedimentos da Norma ASME. Foram feitos estudos pelo método dos elementos finitos para avaliar o grau de superdimensionamento de um aquecedor projetado por essa norma. O modelo de elementos finitos foi validado medindo-se as deformações da peça com extensômetros elétricos, na condição de projeto.
Código do trabalho: MCD03
 
 

CAIXA DE REDUÇÃO DO VEÍCULO BAJA SAE

O projeto tem o foco de melhorar o sistema de transmissão do veículo Baja SAE. Foi desenvolvido um sistema que tornou possível desengatar o carro, diminuindo o desgaste devido ao atrito e reduzindo a temperatura da transmissão. Novos rolamentos foram selecionados, aumentando sua capacidade de carga. A caixa de engrenagens foi construída em fibra de carbono, visando aumentar a rigidez e reduzir a massa, além de facilitar a produção.
Código do trabalho: MCD07
 
 

CONTROLE DE TEMPERATURA E VAZÃO NA ADMISSÃO DE MOTORES A COMBUSTÃO

O trabalho tem como objetivo a proposta de melhoria no teste de desempenho de motores com combustível, realizado pela Divisão de Motores do IMT, por meio de um dimensionamento apropriado e controle de temperatura e vazão de um trocador de calor para a injeção de combustível.
Código do trabalho: MCD08
 
 

CONTROLE OPERACIONAL ÓTIMO DE BOMBAS HIDRÁULICAS DE FLUXO EM SISTEMAS COM RESERVATÓRIO DE ALIMENTAÇÃO ALEATÓRIA

O mundo moderno tem, cada vez mais, deparado a necessidade da busca por reduções no consumo de energia por questões de sustentabilidade e financeiras. Este projeto tem por objetivo desenvolver uma metodologia de controle para operação de sistemas de bombeamento, com fluxo de entrada variável, que permita tal economia de recursos energéticos. Tais sistemas são de larga aplicação industrial e urbana e compõem representativa parcela da demanda energética do estado de São Paulo.
Código do trabalho: MCN03
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM VANT PARA ATENDER OS REQUISITOS DA CLASSE "ADVANCED" DA COMPETIÇÃO "SAE AERODESIGN" 2016

Trata-se de um projeto de um veículo aéreo não tripulado que atende os requisitos da competição "SAE AERODESIGN 2016", classe "advanced". Os alunos, com outro grupo de trabalho de graduação (CAD05), disputaram essa competição representando o Instituto Mauá de Tecnologia. O objetivo da equipe foi o de construir uma aeronave com baixo peso vazio e alta capacidade de carga útil, incluindo diversos dispositivos eletrônicos de medição e telemetria.
Código do trabalho: MCN08
 
 

ESTEIRA ERGOMÉTRICA AQUÁTICA PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS

Este trabalho teve como objetivo projetar um protótipo de baixo custo de uma esteira ergométrica aquática, com o intuito de auxiliar o processo de reabilitação motora e oferecer exercícios para pessoas com sobrepeso. Exercícios realizados na água diminuem o esforço sobre o praticante em relação ao solo, pois a força de empuxo atua em seu corpo. O projeto também dispõe de variação de velocidade e altura, atendendo a maior parcela da população. Na construção utilizam-se materiais poliméricos e metálicos.
Código do trabalho: MCN11
 
 

ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA DA INSTALAÇÃO DE UM SISTEMA DE COGERAÇÃO DE UM "SHOPPING CENTER"

Neste trabalho estudou-se a viabilidade técnica e econômica da instalação de um sistema de cogeração, em que se aproveitou o calor rejeitado pelo motor-gerador para geração de energia, num "shopping center". Comparou-se a um sistema usualmente empregado, analisou-se se o investimento é vantajoso e, em caso afirmativo, em quanto tempo se dá o retorno financeiro.
Código do trabalho: MCN09
 
 

ESTUDO DE COLETOR DE ADMISSÃO, INJEÇÃO ELETRÔNICA E COMANDOS DE VÁLVULA PARA MOTOR DE BAIXA CILINDRADA

A alteração de componentes do motor é amplamente estudada para adaptar efetivamente o sistema mecânico. Os componentes do motor de baixa cilindrada Honda GX35 foram alterados para se ter bom desempenho durante as provas de eficiência energética sediadas pela SAE Brasil. Para tanto, escolheu-se alterar o comando de válvulas, coletor de admissão e injeção eletrônica do motor e testar o impacto dessas alterações em suas curvas características.
Código do trabalho: MCD06
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA DE UM AR-CONDICIONADO COM ENERGIA SOLAR

Diante do alto consumo de energia elétrica por parte do setor de refrigeração e climatização, neste trabalho tem-se o intuito de avaliar a viabilidade técnico-econômica de um sistema de ar-condicionado com energia solar no Brasil, utilizando "chiller" de absorção e coletores solares, buscando uma alternativa mais eficiente e ecológica para o setor.
Código do trabalho: MCD01
 
 

GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA COM A PASSAGEM DE VEÍCULOS

Projeto de conclusão de curso cujo objetivo é desenvolver um mecanismo que gere energia elétrica com a energia cinética proveniente da passagem de um veículo por uma lombada. Modelo validado pela simplificação do uso de uma bicicleta.
Código do trabalho: MCD02
 
 

HOMOLOGAÇÃO DE UMA RODA DE COMPÓSITOS APLICADA AO FÓRMULA SAE

Este trabalho consiste em desenvolver e analisar uma roda de compósito aplicada a um veículo de competição, provando que seu desempenho é superior ao das rodas convencionais.
Código do trabalho: MCN05
 
 

MECANISMO DE THEO JANSEN ADAPTADO PARA MOVIMENTAÇÃO HIDRÁULICA

Adaptação do mecanismo cinético criado por Theo Jansen, originalmente movido pela energia eólica, para que seja movimentado pela energia cinética proveniente de uma fonte hidráulica. Desenvolvimento focado para a aplicabilidade da estrutura na irrigação de campos, visando à economia de água e energia, diminuição dos agentes poluentes emitidos no processo, tornando-se um produto acessível e de baixo custo.
Código do trabalho: MCD05
 
 

MODELAGEM DE VEÍCULO AUTOMOTOR PARA ANÁLISE DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Neste trabalho desenvolveu-se a modelagem de um veículo automotor para estudos de variação e influência no consumo de combustível, visando à otimização de testes físicos por simulação. Houve a análise de parâmetros do veículo automotor, controláveis pelo motorista, e sua influência na economia do consumo de combustível.
Código do trabalho: MCN07
 
 

MODIFICAÇÃO DE UM MOTOR DOIS TEMPOS COM INJEÇÃO DIRETA A PARTIR DE UM QUATRO TEMPOS

O motor 2T é relativamente pequeno, simples de manusear e de alta potência, porém caiu em desuso no mercado, devido ao alto nível de poluentes emitidos e, com isso, o motor 4T dominou o mercado. O objetivo deste estudo consiste em adequar um motor 4T para trabalhar em ciclo 2T, aplicando tecnologias como injeção direta de combustível e sobrealimentação de ar, no intuito de otimizar seu funcionamento, obtendo um motor 2T viável e possível de se comparar aos evoluídos motores 4T atuais.
Código do trabalho: MCN06
 
 

MOLAS HELICOIDAIS EM COMPÓSITO POLIMÉRICO

Este projeto consiste no estudo de viabilidade de substituição de molas helicoidais de aço por molas helicoidais de compósito polimérico, buscando a redução de sua massa, tendo em vista a tendência do mercado por novos materiais já que os compósitos poliméricos possuem maior resistência à fadiga e maior resistência mecânica por unidade de massa. Os protótipos foram produzidos no laboratório de "Design" do Instituto Mauá de Tecnologia. Foi utilizado um processo de infusão de forma adaptada.
Código do trabalho: MCN01
 
 

PLATAFORMA DE ENSAIOS PARA SISTEMAS DE INJEÇÃO ELETRÔNICA EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA DE CICLO OTTO

Neste projeto realizou-se a preparação de um motor de combustão interna ciclo Otto para operar com módulo de injeção eletrônica aberto. Visando otimizar o processo de calibração do módulo, foi desenvolvido um modelo para análise virtual do motor. A plataforma criada neste trabalho permite alterações dos parâmetros operacionais do motor, viabilizando o estudo de diferentes condições de trabalho para fins didáticos e desenvolvimento de novas tecnologias.
Código do trabalho: MCN02
 
 

SELEÇÃO DE BOMBAS HIDRÁULICAS DE FLUXO OPERANDO COMO TURBINA

Neste trabalho objetiva-se a análise dos métodos de seleção de bombas para operarem como turbina encontradas na literatura. A partir de dados obtidos na literatura técnica sobre bombas em operação como turbina foi possível analisar os métodos disponíveis para a referida seleção. A aplicação dos métodos para a seleção de equipamentos e a comparação destes com os encontrados na literatura permitem identificar o melhor deles, segundo critérios estabelecidos ao longo do trabalho.
Código do trabalho: MCD04
 
 

SISTEMA DE CONDICIONAMENTO DE AR ABASTECIDO POR ENERGIA SOLAR

O trabalho discorre sobre a implementação de um sistema de obtenção de energia por meio de placas fotovoltaicas para a utilização num aparelho de ar-condicionado. Além da consciência sustentável, pretende-se destacar o impacto financeiro e o tempo de retorno financeiro do usuário. O "business case" e a mudança de mentalidade quanto a energias alternativas são o foco do projeto.
Código do trabalho: MCN10
 
 

USINAGEM EM PLACAS DE FIBRA DE CARBONO E TITÂNIO COM BROCAS DE DIAMANTE POLICRISTALINO (PCD)

Neste trabalho apresentam-se os resultados do ensaio de durabilidade de uma broca de diamante policristalino usinando uma placa composta de titânio e fibra de carbono, configuração bastante utilizada como reforço estrutural em aeronaves construídas de compósitos.
Código do trabalho: MCN12