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Engenharia Mec√Ęnica
2020

Número de trabalhos exibidos: 20

AN√ĀLISE DA RUGOSIDADE E RESIST√äNCIA √Ä CORROS√ÉO EM PE√áAS FABRICADAS POR MANUFATURA HIBRIDA EM 316L

O trabalho estuda a influencia dos par√Ęmetros de fabrica√ß√£o da manufatura hibrida (SLM + fresamento) na resist√™ncia e corros√£o e rugosidade. A impress√£o 3D das pe√ßas de a√ßo inoxid√°vel foi feita na Irlanda em parceria com WaterFord Institute e a usinagem foi feita na Mau√°.
Código do trabalho: MCD10
 
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AN√ĀLISE OBJETIVA DO COMPORTAMENTO DIN√āMICO DE UM PROT√ďTIPO BAJA SAE

O intuito deste trabalho √© realizar a an√°lise objetiva do comportamento din√Ęmico do prot√≥tipo tipo Baja BM20. Ser√£o obtidas diversas vari√°veis por meio de simula√ß√Ķes e testes, com o aux√≠lio da aquisi√ß√£o de dados, provenientes do uso de sensores. A partir do tratamento e an√°lise dos dados e dos resultados obtidos em simula√ß√Ķes, ser√£o sugeridas melhorias para projetos futuros.
Código do trabalho: MCD04
 
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APROVEITAMENTO ENERG√ČTICO NA REGI√ÉO DE JALAP√ÉO

O trabalho foca no uso de métodos de geração de energia elétrica sustentável em uma região com pouca infraestrutura, e subaproveitada. O projeto também está alinhado com o perfil da região de eco-turismo, fomentando novos meios de geração limpa para o uso da população local e seus visitantes.
Código do trabalho: MCD08
 
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CONCENTRADOR SOLAR RESIDENCIAL

O trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a implementação de um sistema concentrador solar de calha parabólica para o aquecimento de agua residencial. Assim, incentiva-se o uso de uma fonte renovável de energia e acarreta, também, redução de custos com energia elétrica.
Código do trabalho: MCD09
 
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DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO H√ćBRIDO DE TRANSMISS√ÉO CONTINUAMENTE VARI√ĀVEL

Desenvolvimento e fabrica√ß√£o de um dispositivo h√≠brido de transmiss√£o continuamente vari√°vel que n√£o depende exclusivamente do atrito para transmitir pot√™ncia do motor para o eixo. O projeto aproveita as qualidades positivas de uma transmiss√£o convencional por correntes e de uma transmiss√£o CVT, unindo-as em um s√≥ sistema inovador. Trata-se tamb√©m de um dispositivo extremamente vers√°til, possibilitando a aplica√ß√£o em diversos ramos da ind√ļstria.
Código do trabalho: MCN02
 
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DESENVOLVIMENTO DE UM CHASSI PARA A SHELL ECO-MARATHON

Ser√° projetado e constru√≠do um novo chassi para o carro movido a etanol da equipe Eco Mau√°, para futura participa√ß√£o na competi√ß√£o acad√™mica Shell Eco-Marathon, competi√ß√£o que consiste em percorrer a maior dist√Ęncia com a menor quantidade de combust√≠vel. Esse chassi ser√° monocoque e n√£o apenas ter√° que se adequar a todas as exig√™ncias do regulamento da Shell Eco-Marathon, como tamb√©m atingir altos n√≠veis de performance com bons par√Ęmetros de arrasto aerodin√Ęmico e resist√™ncia ao rolamento.
Código do trabalho: MCD02
 
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DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UMA BANCADA DE FLUXO PARA CABEÇOTES AUTOMOTIVOS

Desenvolver e construir uma bancada de fluxo automatizada para a medi√ß√£o das vaz√Ķes de cabe√ßotes de motores de combust√£o interna aspirados, com prop√≥sito de substituir a bancada de fluxo atual da universidade, visando obter maior repetibilidade nos resultados. A bancada a ser constru√≠da tamb√©m possui como objetivo ter integra√ß√£o direta com a plataforma WebLab da Mau√°, para que possa ser utilizada em outras disciplinas e laborat√≥rios do IMT.
Código do trabalho: MCN03
 
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DISPOSITIVO MEC√āNICO QUE REDUZ ESFOR√áOS BIOMEC√āNICOS NO DESLOCAMENTO DE CADEIRAS DE RODAS ATRAV√ČS DE PROPULS√ÉO POR ALAVANCAS

O projeto consiste em um dispositivo para propulsão em cadeiras de rodas, pelo método de alavancas, com o intuito de otimizar a ergonomia do usuário. Com isso, o objetivo com esse acionamento é proporcionar o máximo de autonomia e inclusão para pessoas com deficiência, seja em atividades cotidianas ou lazer. Trazendo como requisitos principais: a aplicação menor de esforços, ser um dispositivo portátil e intercambiável em cadeiras de rodas dobráveis, com baixa massa e baixo custo para aquisição.
Código do trabalho: MCN04
 
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ENSAIO NÃO DESTRUTIVO PARA AVALIAÇÃO DE ADESIVOS INDUSTRIAIS

O projeto consiste na an√°lise n√£o-destrutiva de corpos de prova, que representam a coluna B do carro, utilizando um equipamento de ultrassom, desta forma elaborar correla√ß√Ķes entre as imagens observadas e valores de resist√™ncia mec√Ęnica , para assim poder otimizar a seguran√ßa geral do autom√≥vel sem que ele restrinja o processo de na linha de montagem.
Código do trabalho: MCN07
 
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EQUIPAMENTO DE RESGATE AQU√ĀTICO TELEGUIADO

Equipamento de resgate aqu√°tico teleguiado com objetivo de proporcionar maior rapidez no processo de salvamento. Esse dispositivo √© baseado em uma boia salva-vidas com o formato em ¬ďU¬Ē e possui propulsores com alimenta√ß√£o el√©trica e um sistema de recep√ß√£o via r√°dio controle, que deve atuar nos motores para teleguiar o dispositivo de resgate at√© a v√≠tima, podendo auxiliar no processo de resgate.
Código do trabalho: MCN06
 
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ESTUDO DA RESIST√äNCIA MEC√āNICA DA UNI√ÉO DE CHAPAS MET√ĀLICAS POR CONFORMA√á√ÉO A FRIO COM APLICA√á√ÉO DE ADESIVO ESTRUTURAL

Com base no estudo te√≥rico e nos testes experimentais que ser√£o realizados, este trabalho visa evidenciar qual o efeito do adesivo estrutural em uni√£o de chapas met√°licas por conforma√ß√£o a frio, quantificando poss√≠veis aumentos na resist√™ncia mec√Ęnica que esta uni√£o poder√° trazer e de que forma essa melhoria poder√° ser √ļtil na ind√ļstria.
Código do trabalho: MCN08
 
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MONTAGEM, SIMULAÇÃO E PROJETO DE DISPOSITIVO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA MAREMOTRIZ

Este trabalho consiste em um estudo de dispositivos para gera√ß√£o de energia el√©trica pelo movimento de mar√©s. Os dispositivos estudados s√£o denominados Coluna d¬í√°gua oscilante e turbina Wells. S√£o realizadas simula√ß√Ķes por meio do ANSYS¬ģ para determina√ß√£o do potencial de energia das ondas e decorrente velocidade de rota√ß√£o da turbina e √© feita a montagem de um prot√≥tipo para valida√ß√£o do estudo.
Código do trabalho: MCD06
 
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OTIMIZA√á√ÉO DE SIMULA√á√ÉO DE TEMPO DE VOLTA DE F√ďRMULA SAE

O presente trabalho pretende desenvolver estudos, m√©todos e procedimentos, visando como resultado a obten√ß√£o de um modelamento veicular confi√°vel de um prot√≥tipo de F√≥rmula SAE, que pode futuramente auxiliar em decis√Ķes primordiais de projeto e medidas para melhoria de desempenho do ve√≠culo em pista, baseado em um n√ļmero maior de intera√ß√Ķes, redu√ß√£o de custos e economia de tempo e recursos.
Código do trabalho: MCD07
 
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PAINEL FOTOVOLTAICO EM VE√ćCULOS AUTOMOTIVOS

O trabalho consiste na aplica√ß√£o de pain√©is fotovoltaicos em ve√≠culos de combust√£o interna para que tenha um menor consumo de combust√≠vel e, assim reduzindo emiss√Ķes de gases efeito estufa.
Código do trabalho: MCD01
 
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PREENCHIMENTO INTELIGENTE EM FDM

O trabalho consiste em distribuir de forma mais assertiva o preenchimento de uma impress√£o 3D em processo FDM. Dessa maneira se mant√©m ou melhora as propriedades mec√Ęnicas com a mesma ou menos quantidade de material.
Código do trabalho: MCD05
 
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PROJETO DE ASA DO HPA-IMT - SEGUNDA ITERAÇÃO

Os alunos do IMT realizam desde 2017 o projeto de uma aeronave movida à potência humana (HPA ou "Human Powered Aircraft"), o Tuiuiu. Atualmente o projeto está na fase de projeto preliminar, que ocorre após o projeto conceitual e antes do início da fabricação. Nessa etapa a asa é reprojetada aerodinamicamente para que a potência requerida em voo seja menor ou igual à potência disponível do piloto, após o projeto da hélice. Além disso, a longarina da asa será reprojetada para redução da massa.
Código do trabalho: MCD12
 
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PROJETO DE EMBARCA√á√ÉO REMOVEDORA DE PLANTAS AQU√ĀTICAS

Projeto de uma embarcação compacta para remoção de plantas aquáticas (algas) de lagos, rios e mares. O Projeto contemplará o detalhamento da esteira removedora e da seleção dos principais itens necessários ao funcionamento da embarcação.
Código do trabalho: MCD03
 
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SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DO ESCOAMENTO EM HIDROCICLONES

Este trabalho objetiva estudar o comportamento de escoamentos no interior de hidrociclones, com auxílio de softwares de simulação e construção de protótipos. O hidrociclone é um equipamento utilizado na operação de separação sólido-líquido, onde almeja-se remover partículas sólidas da água ou separar partículas pequenas das grandes presentes na água. Além disso, o equipamento também é capaz de separar líquidos da água, quando esses possuem massa específica superior à da água.
Código do trabalho: MCN01
 
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SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL PARA PREVISÃO DE DESEMPENHO E SOBREALIMENTAÇÃO DE UM MOTOR NATURALMENTE ASPIRADO

Com o avanço da tecnologia automotiva a aplicação do turbocompressor vem sendo disseminada cada vez mais com o intuito principal da redução de poluentes e um aumento da eficiência energética do veículo. O objetivo do trabalho é desmistificar a utilização de turbo em veículos de passeio por meio de simulação computacional
Código do trabalho: MCN05
 
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SIMULA√á√ÉO E VALIDA√á√ÉO DA RIGIDEZ TORCIONAL DO CHASSI DE UM VE√ćCULO DO TIPO F√ďRMULA SAE

No estudo da din√Ęmica veicular, a rigidez de um ve√≠culo √© comumente associada a suspens√£o sendo ela respons√°vel por absorver e transmitir os esfor√ßos entre as quatro rodas, por√©m o chassi tem igual, se n√£o maior, import√Ęncia na rigidez de um ve√≠culo. Esse trabalho tem o objetivo de simular e validar a rigidez do chassi, realizando modelos computacionais atrav√©s de simula√ß√Ķes por elementos finitos e desenvolvendo um mecanismo para sua valida√ß√£o.
Código do trabalho: MCD11
 
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