Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Mec√Ęnica
2012

Número de trabalhos exibidos: 19

ADEQUA√á√ÉO DE MOTOR EL√ČTRICO EM VE√ćCULO UTILIT√ĀRIO

Foi retirado o motor a combust√£o de um ve√≠culo Fiat Fiorino e desenvolvida a instala√ß√£o de um motor el√©trico como propulsor exclusivo. Para tanto, estudaram-se as necessidades de torque e pot√™ncia para se preservarem as condi√ß√Ķes adequadas de desempenho. Consideraram-se as capacidades de carga originais e definidos motor, rela√ß√£o de transmiss√£o, capacidade das baterias e controlador adequado; manteve-se tamb√©m a carroceria original do ve√≠culo.
Estande: 1
Código do trabalho: MCN09
 

AN√ĀLISE DO USO DE ROTOR DESSECANTE PARA CONTROLE DA UMIDADE DO AR

Este trabalho visa entender a tecnologia de se retirar a umidade do ar usando um rotor dessecante. Além disso, é analisado o emprego dessa tecnologia numa aplicação específica para o controle da umidade do ar.
Estande: 167
Código do trabalho: MCD09
 

ARMAZENAMENTO AUTOMATIZADO

O trabalho consiste num equipamento para armazenamento automático, o qual visa à máxima utilização do espaço de armazenagem. Ergonomia, tempo de "picking" e fácil integração entre a máquina e o usuário são outros fatores abordados com especial atenção neste trabalho. Por ser totalmente automatizado, o equipamento, além de fornecer um controle de fluxo mais preciso dos produtos armazenados, ainda evita eventuais danos e/ou extravios.
Estande: 39
Código do trabalho: MCD01
 

COMP√ďSITO ESTRUTURAL DE PET RECICLADO

O trabalho consiste no desenvolvimento de um novo material, um comp√≥sito estrutural feito com fibra de PET reciclado e o estudo de suas poss√≠veis aplica√ß√Ķes.
Estande: 53
Código do trabalho: MCD08
 

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE SUSPENS√ÉO E DIRE√á√ÉO APLICADOS A UM VE√ćCULO BAJA SAE

O objetivo deste trabalho é projetar e analisar sistemas de suspensão e direção de um veículo Baja SAE para se obter maior conforto, dirigibilidade e estabilidade do veículo. Foi analisada a influência das geometrias da suspensão e da direção no veículo. Posteriormente a essas análises, são executados refinamentos das geometrias da suspensão e da direção para se obter um novo sistema que propicie ao veículo os quesitos desejados.
Estande: 153
Código do trabalho: MCD03
 

DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA PROJETO B√ĀSICO DE UM DESSALINIZADOR COM ENERGIA SOLAR

Em torno de 51% da √°rea total de √°gua do nordeste brasileiro est√£o no aqu√≠fero cristalino, onde a salinidade da √°gua √© maior que os n√≠veis aceit√°veis pela OMS. A insola√ß√£o m√©dia anual nesse local √© de 7,5 horas e a radi√ß√£o solar di√°ria chega a 19MJ/m¬≤, portanto h√° abund√Ęncia de √°gua salobra, incid√™ncia solar e necessidade de √°gua pot√°vel. Isso o que viabiliza o projeto desse dessalinizador, pois utiliza basicamente energia solar para o tratamento da √°gua, simulando seu ciclo natural.
Estande: 23
Código do trabalho: MCN07
 

EFEITOS DA CORROS√ÉO EM A√áO CARBONO REVESTIDO COM INCONEL 625 PELO PROCESSO DE SOLDAGEM ELETROESC√ďRIA

Em ambientes agressivos, como o da explora√ß√£o de petr√≥leo em alto mar, o sal presente no √≥leo extra√≠do acelera a corros√£o nos tubos de transporte do √≥leo. Neste trabalho apresenta-se a an√°lise de propriedades mec√Ęnicas e de resist√™ncia √† corros√£o de um a√ßo carbono SA 516 Gr 70N revestido com Inconel 625 soldado pelo processo eletroesc√≥ria. Para isso, corpos de prova foram submetidos a diversos ensaios seguindo as normas vigentes e aplic√°veis e este tipo de solda.
Estande: 102
Código do trabalho: MCN05
 

ELEVADOR DE AUTOM√ďVEIS PARA A DUPLICA√á√ÉO DE VAGAS DE ESTACIONAMENTO

Este trabalho visa √† solu√ß√£o da indisponibilidade de vagas de estacionamento de ve√≠culos nas grandes cidades. Tal solu√ß√£o partiu do desenvolvimento de um sistema mec√Ęnico, com apenas uma coluna de sustenta√ß√£o, que permite a otimiza√ß√£o de vagas nos estacionamentos a c√©u aberto ou localizados dentro de edif√≠cios, possibilitando que um autom√≥vel seja estacionado numa plataforma elevat√≥ria que, quando ativada, suspende o ve√≠culo e permite que outro estacione abaixo daquele j√° suspenso.
Estande: 180
Código do trabalho: MCN02
 

ESTUDO T√ČCNICO DO POTENCIAL E√ďLICO DO "CAMPUS" DA EEM

Medi√ß√£o do potencial e√≥lico no "Campus" da EEM foi o primeiro passo para a instala√ß√£o de uma turbina e√≥lica de m√©dio porte (100 kW). O local escolhido coincide com a posi√ß√£o da caixa d¬ī√°gua. Uma esta√ß√£o meteorol√≥gica foi adquirida e posicionada para a medi√ß√£o da intensidade e dire√ß√£o do vento. Realizaram-se medi√ß√Ķes e tratamento dos dados e comparados com dados regionais e nacionais para se verificar se os dados medidos representam um ano t√≠pico ou at√≠pico. Chegou-se a conclus√Ķes sobre o potencial e√≥lico do "Campus".
Estande: 179
Código do trabalho: MCN10
 

M√ĀQUINA SELECIONADORA DE GRANALHAS PARA "SHOT PEENING" COM BAIXO CUSTO DE UTILIZA√á√ÉO E IMPLEMENTA√á√ÉO

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um equipamento para selecionar granalhas que ser√£o reutilizadas por uma m√°quina de "shot peening". Neste estudo analisam-se as condi√ß√Ķes de aplica√ß√£o de "shot peening" de alta efici√™ncia, os materiais de esferas que deveremos selecionar, al√©m de suas dimens√Ķes, as incertezas relacionadas com o "shot peening". Com o estudo, teremos embasamento para discutir, estudar e projetar um equipamento de baixo custo de opera√ß√£o e implanta√ß√£o que tamb√©m seja eficiente.
Estande: 31
Código do trabalho: MCN03
 

MECANISMO AUTOMATIZADO APLICADO EM PINTURA E LIMPEZA EXTERNA DE EDIFICA√á√ēES

Este trabalho consiste no estudo e elabora√ß√£o de um mecanismo que possibilita a manuten√ß√£o de fachadas de edif√≠cios, tais como limpeza e pintura. Esse mecanismo age de maneira aut√īnoma com base na utiliza√ß√£o de cabos de a√ßo acoplados a motores estrategicamente fixados no edif√≠cio. Seus principais objetivos s√£o minimizar o risco de acidentes, aumentar a qualidade do trabalho e reduzir o tempo de servi√ßo.
Estande: 170
Código do trabalho: MCD07
 

MODELO MATEM√ĀTICO DO AR-CONDICIONADO E ARREFECIMENTO DE MOTOR AUTOMOTIVO

Em testes de dirigibilidade em veículos, existe a possibilidade de que ele não atenda aos critérios e necessidades dos condutores, por isso seu projeto deve ser aperfeiçoado. Uma aceleração mais rápida, exigida do veículo, exige que se altere o sistema de transmissão dele. A alteração deste influencia outros sistemas. Este trabalho descreve a análise com o propósito de fazer uma previsão da nova condição operacional dos sistemas.
Estande: 187
Código do trabalho: MCD04
 

PROJETO DE UM COLETOR DE ADMISS√ÉO VARI√ĀVEL PARA MOTOR CBR600RR E APLICA√á√ÉO NO F√ďRMULA SAE

O desenvolvimento de um conceito variável e a otimização do "design" do coletor de admissão do motor CBR600RR demonstram como é possível obter um bom compromisso entre desempenho e as regras de uma competição veicular.
Estande: 126
Código do trabalho: MCN04
 

PROJETO DE UM MOTOR "STIRLING" E BIODIGESTOR PARA GERA√á√ÉO DE ENERGIA EL√ČTRICA

Este projeto consiste no estudo de um sistema chamado mCHP ("micro Combined Heat and Power"), que consiste num gerador elétrico acionado por um motor Stirling, alimentado por biogás provindo de um biodigestor. A potência térmica normalmente desperdiçada pelos gases de exaustão seria reaproveitada para uma segunda aplicação como o aquecimento das casas, por exemplo. Esse sistema, além de sustentável, é capaz de alta eficiência energética. Conceito inovador no Brasil.
Estande: 137
Código do trabalho: MCD02
 

REFRIGERADOR INSTANT√āNEO DE BEBIDAS ENLATADAS

Estudo e projeto de um refrigerador de pequeno porte para refrigera√ß√£o instant√Ęnea de bebidas em lata. A refrigera√ß√£o ocorrer√° pela circula√ß√£o de CO2 expandido numa serpentina que trocar√° calor com um l√≠quido refrigerante, onde estar√£o imersas as latas de bebidas. A modelagem e constru√ß√£o do refrigerador instant√Ęneo de bebidas dever√° atender √†s premissas de refrigera√ß√£o em baixo per√≠odo de tempo (cerca de um minuto), opera√ß√£o em regime intermitente, baixo custo operacional e "design" compacto.
Estande: 13
Código do trabalho: MCN01
 

REUTILIZAÇÃO DA ENERGIA DOS GASES DE ESCAPE DE MOTOCICLETAS PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA

Desenvolvimento e prot√≥tipo de um m√≥dulo de aquecimento para ser acoplado em motos, reaproveitando o calor proveniente dos gases de escape para aquecer o ba√ļ usado no transporte de alimentos durante o servi√ßo de "delivery".
Estande: 2
Código do trabalho: MCD06
 

TRANSPORTADOR AUTOM√ĀTICO PARA ENTREGA DE PEDIDOS EM BARES E RESTAURANTES

Neste trabalho, desenvolveu-se um transportador autom√°tico, para a entrega de pedidos em bares e restaurantes.
Estande: 45
Código do trabalho: MCN08
 

UTILIZAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM UNIDADES RESIDENCIAIS

Neste trabalho busca-se avaliar um sistema de gera√ß√£o de energia el√©trica por pain√©is fotovoltaicos para uso residencial. S√£o estudados o dimensionamento e a viabilidade econ√īmica considerando-se as tecnologias dispon√≠veis no mercado e os incentivos fornecidos pelos √≥rg√£os p√ļblicos. O trabalho visa determinar se a tecnologia atual de gera√ß√£o fotovoltaica √© atrativa para uso em resid√™ncias.
Estande: 145
Código do trabalho: MCD05
 

VALIDA√á√ÉO DE UM VE√ćCULO F√ďRMULA SAE

Neste estudo, busca-se a valida√ß√£o de um Modelo de Ve√≠culo F√≥rmula SAE num "software" de Simula√ß√£o de Din√Ęmica Veicular.
Estande: 112
Código do trabalho: MCN06