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Engenharia Mec√Ęnica
2015

Número de trabalhos exibidos: 11

ACESS√ďRIO MOTORIZADO PARA CADEIRA DE RODAS

O projeto consiste num acessório portátil a ser acoplado a uma cadeira de rodas convencional, para possibilitar o deslocamento do usuário por meio de um motor elétrico. O acessório é dotado de uma estrutura de fibra de vidro e/ou carbono, uma roda e um motor "brushless" (sem escovas) de 350 W. Uma característica fundamental do acessório consiste no seu baixo peso que permite o transporte dele de uma forma prática, fácil e rápida.
Estande: 66
Código do trabalho: MCD03
 

AN√ĀLISE ESTRUTURAL E CONSTRU√á√ÉO MEC√āNICA DE UM EXOESQUELETO PARA MEMBROS INFERIORES

Desenvolvimento de uma estrutura de exoesqueleto para uso por pacientes em reabilitação. A construção e o projeto foram idealizados com o emprego de materiais compósitos para reduzir a massa e simplificar a construção.
Estande: 161
Código do trabalho: MCD05
 

DESLOCAMENTO DE √ĀGUA DE RE√öSO POR MEIO DE ENERGIA T√ČRMICA - DIMENSIONAMENTO E AN√ĀLISE DE VIABILIDADE

Uma forma alternativa de capta√ß√£o e transporte da √°gua de re√ļso, que utiliza um sistema n√£o invasivo, sem custos mensais com energia el√©trica. O funcionamento do sistema d√°-se pela capta√ß√£o da √°gua de chuva em tubos adequadamente dispostos, interligados a uma placa que absorve a energia provinda do sol. Esta, por sua vez, aquece a √°gua em seu interior, a qual se desloca a um reservat√≥rio superior promovido pela diferen√ßa de densidade e por meio de um capilar.
Estande: 176
Código do trabalho: MCD06
 

ESTUDO DA GERA√á√ÉO DE ENERGIA EL√ČTRICA POR REJEITO T√ČRMICO

Cria√ß√£o de escapamento automotivo capaz de gerar energia el√©trica com os gases de escape de um motor a combust√£o. √Č capaz de sustentar eletricamente um ve√≠culo, substituindo pe√ßas mec√Ęnicas que utilizam a pot√™ncia do motor por el√©tricas, obtendo redu√ß√£o de peso veicular e consumo de combust√≠vel. Poder√° alimentar diretamente a rede el√©trica reduzindo o tamanho das baterias e carregando-as. O escapamento √© em alum√≠nio (99% recicl√°vel), tornando o projeto barato e ecologicamente correto.
Estande: 85
Código do trabalho: MCN02
 

GERA√á√ÉO DE ENERGIA EL√ČTRICA COM BASE NO MOVIMENTO DAS ONDAS

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma solu√ß√£o sustent√°vel de gera√ß√£o de energia el√©trica, visto que hoje tendemos cada vez mais a buscar fontes renov√°veis. Para obter essa energia de forma sustent√°vel, est√° sendo desenvolvido um sistema mec√Ęnico, o qual capta a energia contida nas ondas do mar por meio de uma boia, sendo transferido por um sistema mec√Ęnico que, por sua vez, converte essa energia em el√©trica por meio de um gerador.
Estande: 25
Código do trabalho: MCN05
 

GERA√á√ÉO TERMEL√ČTRICA E DESSALINIZA√á√ÉO DE √ĀGUA √Ä GRANDE S√ÉO PAULO

O trabalho apresenta um estudo de viabilidade t√©cnica de um sistema que utiliza rejeitos t√©rmicos de uma usina termel√©trica como fonte de energia para um processo de dessaliniza√ß√£o (m√©todo de destila√ß√£o por m√ļltiplos efeitos) e para bombeamento da √°gua dessalinizada √† grande S√£o Paulo. Apresentam-se estudos para dimensionamento e escolha de equipamentos, tubula√ß√£o e percursos na adu√ß√£o da √°gua dessalinizada para S√£o Paulo, al√©m da poss√≠vel localiza√ß√£o da usina termel√©trica na regi√£o litor√Ęnea do estado.
Estande: 105
Código do trabalho: MCN03
 

OBTEN√á√ÉO DE √ĀGUA PELA DESUMIDIFICA√á√ÉO DO AR COM A RADIA√á√ÉO SOLAR

O trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto para a obtenção de água pela desumidificação do ar. São utilizados painéis fotovoltaicos para a alimentação do sistema, a fim de reduzir o consumo de energia elétrica. O ar é direcionado pelo equipamento e encontra uma superfície fria do evaporador, atingindo a temperatura de orvalho. Parte da água contida nele condensa e acumula-se num recipiente.
Estande: 35
Código do trabalho: MCD02
 

SISTEMA ATIVO DE SUSPENSÃO VEICULAR

O sistema ativo de suspens√£o traseira tem como objetivo auxiliar o ve√≠culo a realizar manobras, variando a geometria da suspens√£o, a partir da informa√ß√£o de sensores que avaliam a din√Ęmica do ve√≠culo. Por meio de l√≥gica computacional, tr√™s atuadores controlam a cambagem, converg√™ncia e rolagem com rapidez e precis√£o, de tal forma que o condutor n√£o precise interceder na manobra, garantindo um n√≠vel maior de seguran√ßa e conforto em situa√ß√Ķes adversas.
Estande: 12
Código do trabalho: MCD01
 

SISTEMA DE FREIO PARA F√ďRMULA SAE

O trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho e propor altera√ß√Ķes no sistema de freio de um ve√≠culo do tipo F√≥rmula, utilizando como base o F√≥rmula SAE do Instituto Mau√° de Tecnologia. O trabalho consiste no planejamento de testes para a avalia√ß√£o do desempenho durante frenagens, bem como para a constru√ß√£o de um novo sistema, melhorando a capacidade de frenagem, o conforto do piloto e seguran√ßa.
Estande: 1
Código do trabalho: MCN04
 

TRICICLO INVERTIDO

Triciclo do tipo girino, ou invertido, caracterizado por duas rodas posicionadas na dianteira dele, com um mecanismo de inclinação. O triciclo tem maior acessibilidade, devido ao quadro mais baixo, e é de condução mais fácil, devido à terceira roda, o que o torna atraente para pessoas que não sabem ou não podem utilizar uma bicicleta comum.
Estande: 148
Código do trabalho: MCD04
 

UTILIZAÇÃO DE AR COMPRIMIDO NA GERAÇÃO DE "TUMBLE" E "SWIRL" EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

Concepção e análise de um sistema que gera fluxo ordenado da mistura ar-combustível ("tumble" e "swirl") dentro de um cilindro de combustão num motor de 4 tempos com a utilização de ar comprimido próximo à válvula de admissão.
Estande: 91
Código do trabalho: MCN01