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Engenharia Mec√Ęnica
2020

Número de trabalhos exibidos: 20

AN√ĀLISE DA RUGOSIDADE E RESIST√äNCIA √Ä CORROS√ÉO EM PE√áAS FABRICADAS POR MANUFATURA HIBRIDA EM 316L

Análise da rugosidade e resistência à corrosão em peças produzidas por manufatura aditiva em aço 316L e pós processadas na fresadora ROMI do Instituto Mauá de Tecnologia.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD10
 

AN√ĀLISE OBJETIVA DO COMPORTAMENTO DIN√āMICO DE UM PROT√ďTIPO BAJA SAE

Busca-se a partir do prot√≥tipo BM20 mensurar as diversas vari√°veis durante simula√ß√Ķes e testes com o aux√≠lio da aquisi√ß√£o de dados provenientes do uso de sensores procurando assim realizar o tratamento dos dados junto dos resultados obtidos a partir do leitor de dados Evo3 Pro da empresa AiM e ap√≥s isso, sugerir melhorias para projetos futuros.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD04
 

APLICAÇÃO DE UM TURBO COMPRESSOR EM UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA NATURALMENTE ASPIRADO

(Descrição ainda não informada.)
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN05
 

APROVEITAMENTO ENERG√ČTICO NA REGI√ÉO DE JALAP√ÉO

O trabalho foca no uso de métodos de geração de energia elétrica sustentável em uma região com pouca infraestrutura, e subaproveitada. O projeto também está alinhado com o perfil da região de eco-turismo, fomentando novos meios de geração limpa para o uso da população local e seus visitantes.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD08
 

CONCENTRADOR SOLAR RESIDENCIAL

O trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a implementação de um sistema concentrador solar de calha parabólica para o aquecimento de agua residencial. Assim, incentiva-se o uso de uma fonte renovável de energia e acarreta, também, redução de custos com energia elétrica.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD09
 

DESENVOLVIMENTO DE UM CHASSI MONOCOQUE PARA A SHELL ECO-MARATHON

Ser√° projetado e constru√≠do um novo chassi para o carro movido a etanol da equipe Eco Mau√°, para futura participa√ß√£o na competi√ß√£o acad√™mica Shell Eco-Marathon, competi√ß√£o que consiste em percorrer a maior dist√Ęncia com a menor quantidade de combust√≠vel. Esse chassi ser√° monocoque e n√£o apenas ter√° que se adequar a todas as exig√™ncias do regulamento da Shell Eco-Marathon, como tamb√©m atingir altos n√≠veis de performance com bons par√Ęmetros de arrasto aerodin√Ęmico e resist√™ncia ao rolamento.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD02
 

DESENVOLVIMENTO DE UM DISPOSITIVO DE PROPULSÃO DE CADEIRA DE RODAS

(Descrição ainda não informada.)
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN04
 

DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UMA BANCADA DE FLUXO PARA CABEÇOTES AUTOMOTIVOS

(Descrição ainda não informada.)
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN03
 

ENSAIO NÃO DESTRUTIVO PARA AVALIAÇÃO DE ADESIVOS INDUSTRIAIS

(Descrição ainda não informada.)
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN07
 

EQUIPAMENTO DE RESGATE AQU√ĀTICO TELEGUIADO

Equipamento de resgate aqu√°tico teleguiado a fim de proporcionar maior rapidez no processo de salvamento. Esse dispositivo √© baseado em uma boia salva-vidas com o formato em ¬ďU¬Ē e possui propulsores com alimenta√ß√£o el√©trica e um sistema de recep√ß√£o via r√°dio controle, que deve atuar nos motores para teleguiar o dispositivo de resgate at√© a v√≠tima. Dessa forma, garante-se um resgate em menor tempo.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN06
 

ESTUDO DA RESIST√äNCIA MEC√āNICA DA UNI√ÉO DE CHAPAS MET√ĀLICAS POR CONFORMA√á√ÉO A FRIO COM APLICA√á√ÉO DE ADESIVO ESTRUTURAL

Com base no estudo te√≥rico e nos testes experimentais que ser√£o realizados, este trabalho visa evidenciar qual o efeito do adesivo estrutural em uni√£o de chapas met√°licas por conforma√ß√£o a frio, quantificando poss√≠veis aumentos na resist√™ncia mec√Ęnica que esta uni√£o poder√° trazer e de que forma essa melhoria poder√° ser √ļtil na ind√ļstria.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN08
 

MONTAGEM, SIMULAÇÃO E PROJETO DE DISPOSITIVO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA MAREMOTRIZ

Este trabalho consiste em um estudo de dispositivos para gera√ß√£o de energia el√©trica pelo movimento de mar√©s. Os dispositivos estudados s√£o denominados Coluna d¬í√°gua oscilante e turbina Wells. S√£o realizadas simula√ß√Ķes por meio do ANSYS¬ģ para determina√ß√£o do potencial de energia das ondas e decorrente velocidade de rota√ß√£o da turbina e √© feita a montagem de um prot√≥tipo para valida√ß√£o do estudo.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD06
 

OTIMIZA√á√ÉO DE SIMULA√á√ÉO DE TEMPO DE VOLTA DE F√ďRMULA SAE

(Descrição ainda não informada.)
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD07
 

PAINEL FOTOVOLTAICO EM VE√ćCULOS AUTOMOTIVOS

O trabalho consiste na aplicação de painéis fotovoltaicos em veículos de combustão interna para que tenha um menor consumo de combustível.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD01
 

PREENCHIMENTO INTELIGENTE EM FDM

O trabalho consiste em distribuir de forma mais assertiva o preenchimento de uma impress√£o 3D em processo FDM. Dessa maneira se mant√©m ou melhora as propriedades mec√Ęnicas com a mesma ou menos quantidade de material.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD05
 

PROJETO DE EMBARCA√á√ÉO REMOVEDORA DE PLANTAS AQU√ĀTICAS

Projeto de uma embarcação compacta para remoção de plantas aquáticas (algas) de lagos, rios e mares.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD03
 

REFINAMENTO DO PROJETO DE ASA DO HPA-IMT

(Descrição ainda não informada.)
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD12
 

SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DO ESCOAMENTO EM HIDROCICLONES

Este trabalho objetiva estudar o comportamento de escoamentos no interior de hidrociclones, com auxílio de softwares de simulação e construção de protótipos. O hidrociclone é um equipamento utilizado na operação de separação sólido-líquido, onde almeja-se remover partículas sólidas da água ou separar partículas pequenas das grandes presentes na água. Além disso, o equipamento também é capaz de separar líquidos da água, quando esses possuem massa específica superior à da água.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN01
 

SIMULA√á√ÉO E VALIDA√á√ÉO DA RIGIDEZ TORCIONAL DO CHASSI DE UM VE√ćCULO DO TIPO F√ďRMULA SAE

No estudo da din√Ęmica veicular, a rigidez de um ve√≠culo √© comumente associada a suspens√£o sendo ela respons√°vel por absorver e transmitir os esfor√ßos entre as quatro rodas, por√©m o chassi tem igual, se n√£o maior, import√Ęncia na rigidez de um ve√≠culo. Esse trabalho tem o objetivo de simular e validar a rigidez do chassi, realizando modelos computacionais atrav√©s de simula√ß√Ķes por elementos finitos e desenvolvendo um mecanismo para sua valida√ß√£o.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCD11
 

TRANSMISS√ÉO H√ćBRIDA

Desenvolvimento e fabrica√ß√£o de um dispositivo h√≠brido de transmiss√£o continuamente vari√°vel que n√£o depende exclusivamente do atrito para transmitir pot√™ncia do motor para o eixo. O projeto aproveita as qualidades positivas de uma transmiss√£o convencional por correntes e de uma transmiss√£o CVT, unindo-as em um s√≥ sistema inovador. Trata-se tamb√©m de um dispositivo extremamente vers√°til, possibilitando a aplica√ß√£o em diversos ramos da ind√ļstria.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: MCN02