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Engenharia Mecânica
2011

Número de trabalhos exibidos: 14

"SMARTFAN", VENTILADOR DE SENTIDO ÚNICO DE ROTAÇÃO E ÂNGULO VARIÁVEL DAS PÁS

Ventilador de fluxo variável, sentido único de rotação, pás de ângulos variáveis e acionamento remoto tanto das pás quanto da sua velocidade de rotação.
Código do trabalho: MCN04
 
 

ANÁLISE DE DESEMPENHO DE ESTEIRA MAGNÉTICA TRANSPORTADORA DE CAVACOS.

O trabalho proposto pretende investigar a aplicação e o desempenho da utilização de ímãs de Neodímio-Ferro-Boro num sistema de transporte de cavacos provenientes de usinagem. O sistema é composto por uma esteira cravejada de ímãs que transporta o material de um “reservatório de captura” para outro, a fim de se separarem materiais. Foi utilizada uma bomba d’água com um sistema de dutos para efetuar a limpeza do material transportado no percurso entre os reservatórios.
Código do trabalho: MCD02
 
 

AQUECIMENTO DA PISCINA DO CEAF-IMT COM REJEITOS TÉRMICOS DA DIVISÃO DE MOTORES E VEÍCULOS DO IMT

Foi desenvolvido um modelo matemático para o cálculo da viabilidade e dimensionamento de um sistema de aquecimento para a piscina do Centro de Esportes e Atividades Físicas do Instituto Mauá de Tecnologia, alimentado pelos rejeitos térmicos dos bancos de prova dos laboratórios de mores da Divisão de Motores e Veículos da Mauá.
Código do trabalho: MCD03
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO MAIS EFICIENTE PARA A SEPARAÇÃO DO COMPOSTO PLÁSTICO/ALUMÍNIO NA RECICLAGEM DE EMBALAGENS LONGA VIDA

O projeto consiste em desenvolver um processo mais eficiente para a separação do composto plástico/alumínio na reciclagem de embalagens longa vida.
Código do trabalho: MCD04
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM VEÍCULO DE COMPETIÇÃO DO TIPO "MARATONA ENERGÉTICA"

Este estudo consiste na maximização da eficiência energética de um protótipo veicular, para competições do tipo “maratona de eficiência energética”, baseado em normas e restrições das competições nacional e internacional (Shell Eco Marathon). Pretende-se no desenvolvimento deste estudo construir um protótipo de maior eficiência energética, realizando melhorias no chassi, com base na sua rigidez estrutural, seus subsistemas e dinâmica veicular.
Código do trabalho: MCD05
 
 

DINAMÔMETRO DE AMORTECEDORES:CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO

O projeto consiste num equipamento dinamométrico que simula tração e compressão do elemento amortecedor, com variação de frequência e taxas de solicitação para a reprodução das condições reais e/ou críticas de operação, visando obter suas curvas características e permitindo selecionar os amortecedores para as aplicações desejadas.
Código do trabalho: MCN08
 
 

ESTUDO DA COMBUSTÃO DE UM MOTOR MONOCILINDRICO COM INJEÇÃO DIRETA DE COMBUSTÍVEL DE ALTA PRESSÃO

O trabalho consiste num estudo da combustão de um motor de ignição por centelha com um sistema de injeção direta de combustível. Realizou-se um comparativo entre um motor com um sistema de injeção convencional PFI ("Port Fuel Injection") de baixa pressão externa à câmara de combustão e um sistema de injeção direta de combustível de alta pressão (120bar).
Código do trabalho: MCD01
 
 

ESTUDO DE REDUÇÃO DE PERDA DE CARGA EM VÁLVULA DE PRESSÃO MÍNIMA DE COMPRESSOR DE AR

O trabalho consiste no estudo e implementação de melhorias construtivas numa válvula de pressão mínima de um compressor de ar de parafusos lubrificados, visando reduzir a perda de carga no escoamento e, consequentemente, aumentando a eficiência energética do compressor. Foi feita a modelagem e simulação do escoamento com um "software" de CFD por meio do método dos volumes finitos, identificando-se potenciais pontos de melhoria e simulando-se as alterações propostas.
Código do trabalho: MCN06
 
 

GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA POR BICICLETA "INDOOR"

O projeto consiste num sistema composto essencialmente por uma bicicleta e um sistema de geração, capaz de recuperar a energia mecânica, desperdiçada durante sua utilização, em energia elétrica para posterior utilização.
Código do trabalho: MCN01
 
 

MELHORIA DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PLACAS DE ACRÍLICO DO TIPO "CAST"

Este trabalho busca a melhoria de chapas de acrílico do tipo "cast", definindo condições que garantam a homogeneidade de suas espessuras. Para tal foi necessária a identificação das necessidades do mercado por meio de pesquisas de satisfação com os consumidores, a avaliação do desempenho dos processos e produtos da empresa com o uso do controle de processo e das ferramentas da qualidade. Isso permitiu a identificação das oportunidades de melhoria para se analisarem e desenvolverem soluções.
Código do trabalho: MCD06
 
 

MELHORIAS DE DESEMPENHO DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO DO BAJA MAUÁ.

O foco deste trabalho aborda as melhorias do desempenho (aceleração e velocidade máxima) do veículo “off-road” Baja Mauá por meio da implementação de CVT híbrida, utilizando-se tecnologias do automóvel Honda Fit e do fabricante Comet. Como fruto desse trabalho, além de melhorias de desempenho do “powertrain”, obteve-se um conjunto de transmissão mais compacto, de montagem e desmontagem rápidas, além da dispensa de eventuais ajustes de operação na oportunidade da competição Baja SAE Brasil.
Código do trabalho: MCN05
 
 

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DA DIRIGIBILIDADE E CONFORTO DE UM VEÍCULO AUTOMOTOR

Este trabalho aborda o comportamento de um veículo Baja SAE, por meio de variáveis associadas a sua dirigibilidade, tais como acelerações, rolagem e ângulo de esterçamento. Foram modelados geometria, transmissão, direção, suspensão, molas e amortecedores que servem de base para simulações no Carsim executadas fisicamente, comprovando a representatividade do modelo gerado. Assim, o uso do Carsim pode prever melhorias na fase de projeto do veículo Baja que levará a um desempenho melhor.
Código do trabalho: MCN02
 
 

OTIMIZAÇÃO DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA PELA VARIAÇÃO DA TAXA DE COMPRESSÃO

No cenário mundial, a busca por aumento de eficiência energética, diminuição de impactos ambientais e redução de custos são incessantes. Neste trabalho, abordam-se essas exigências, aplicando-se uma a uma na elaboração de um sistema de variação da taxa de compressão para um motor de combustão interna ciclo Otto. Com a variação da taxa de compressão é possível aumentar o rendimento térmico e a potência de um motor; consequentemente, há diminuição no consumo específico de combustível.
Código do trabalho: MCN03
 
 

REPUXO MECÂNICO SERVO-ACIONADO

Este trabalho consiste no projeto e dimensionamento de um equipamento, denominado Repuxo, que tem como finalidade auxiliar as prensas na operação de conformação profunda. O equipamento atual, que conta com acionamento hidráulico, pelo projeto mecânico, foi alterado , visando-se à economia de energia elétrica e água utilizada na troca de calor, e à otimização do espaço físico ocupado por ele. Para manter a mesma precisão será acionado por servo-motores e movimentado por fusos de esferas.
Código do trabalho: MCN07