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Engenharia Mecânica
2020

Número de trabalhos exibidos: 20

ANÁLISE DA RUGOSIDADE E RESISTÊNCIA À CORROSÃO EM PEÇAS FABRICADAS POR MANUFATURA HIBRIDA EM 316L

O trabalho estuda a influencia dos parâmetros de fabricação da manufatura hibrida (SLM + fresamento) na resistência e corrosão e rugosidade. A impressão 3D das peças de aço inoxidável foi feita na Irlanda em parceria com WaterFord Institute e a usinagem foi feita na Mauá.
Código do trabalho: MCD10
 
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ANÁLISE OBJETIVA DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DE UM PROTÓTIPO BAJA SAE

O intuito deste trabalho é realizar a análise objetiva do comportamento dinâmico do protótipo tipo Baja BM20. Serão obtidas diversas variáveis por meio de simulações e testes, com o auxílio da aquisição de dados, provenientes do uso de sensores. A partir do tratamento e análise dos dados e dos resultados obtidos em simulações, serão sugeridas melhorias para projetos futuros.
Código do trabalho: MCD04
 
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APROVEITAMENTO ENERGÉTICO NA REGIÃO DE JALAPÃO

O trabalho foca no uso de métodos de geração de energia elétrica sustentável em uma região com pouca infraestrutura, e subaproveitada. O projeto também está alinhado com o perfil da região de eco-turismo, fomentando novos meios de geração limpa para o uso da população local e seus visitantes.
Código do trabalho: MCD08
 
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CARACTERIZAÇÃO DE ADESIVO ESTRUTURAL PARA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA.

O Projeto consiste na análise de ensaios não destrutivo e destrutivos de corpos de prova, que representam o assoalho, túnel central e teto, para assim poder validar a segurança geral do automóvel, e aumentar a confiabilidade na utilização de adesivos no setor automobilístico.
Código do trabalho: MCN07
 
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CONCENTRADOR SOLAR RESIDENCIAL

O trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a implementação de um sistema concentrador solar de calha parabólica para o aquecimento de agua residencial. Assim, incentiva-se o uso de uma fonte renovável de energia e acarreta, também, redução de custos com energia elétrica.
Código do trabalho: MCD09
 
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DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO HÍBRIDO DE TRANSMISSÃO CONTINUAMENTE VARIÁVEL

Desenvolvimento e fabricação de um dispositivo híbrido de transmissão continuamente variável que não depende exclusivamente do atrito para transmitir potência do motor para o eixo. O projeto aproveita as qualidades positivas de uma transmissão convencional por correntes e de uma transmissão CVT, unindo-as em um só sistema inovador. Trata-se também de um dispositivo extremamente versátil, possibilitando a aplicação em diversos ramos da indústria.
Código do trabalho: MCN02
 
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DESENVOLVIMENTO DE UM CHASSI PARA A SHELL ECO-MARATHON

Será projetado e construído um novo chassi para o carro movido a etanol da equipe Eco Mauá, para futura participação na competição acadêmica Shell Eco-Marathon, competição que consiste em percorrer a maior distância com a menor quantidade de combustível. Esse chassi será monocoque e não apenas terá que se adequar a todas as exigências do regulamento da Shell Eco-Marathon, como também atingir altos níveis de performance com bons parâmetros de arrasto aerodinâmico e resistência ao rolamento.
Código do trabalho: MCD02
 
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DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UMA BANCADA DE FLUXO PARA CABEÇOTES DE MOTORES AUTOMOTIVOS

Desenvolver e construir uma bancada de fluxo automatizada para a medição das vazões de cabeçotes de motores de combustão interna aspirados, com propósito de substituir a bancada de fluxo atual da universidade, visando obter maior repetibilidade nos resultados. A bancada a ser construída também possui como objetivo ter integração direta com a plataforma WebLab da Mauá, para que possa ser utilizada em outras disciplinas e laboratórios do IMT.
Código do trabalho: MCN03
 
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DIMENSIONAMENTO, ENSAIO E SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO ESCOAMENTO EM HIDROCICLONES

Este trabalho objetiva estudar o comportamento de escoamentos no interior de hidrociclones, com auxílio de softwares de simulação e construção de protótipos. O hidrociclone é um equipamento utilizado na operação de separação sólido-líquido, onde almeja-se remover partículas sólidas da água ou separar partículas pequenas das grandes presentes na água. Além disso, o equipamento também é capaz de separar líquidos da água, quando esses possuem massa específica superior à da água.
Código do trabalho: MCN01
 
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DISPOSITIVO MECÂNICO QUE REDUZ ESFORÇOS BIOMECÂNICOS NO DESLOCAMENTO DE CADEIRAS DE RODAS ATRAVÉS DE PROPULSÃO POR ALAVANCAS

O projeto consiste em um dispositivo para propulsão em cadeiras de rodas, pelo método de alavancas, com o intuito de otimizar a ergonomia do usuário. Com isso, o objetivo com esse acionamento é proporcionar o máximo de autonomia e inclusão para pessoas com deficiência, seja em atividades cotidianas ou lazer. Trazendo como requisitos principais: a aplicação menor de esforços, ser um dispositivo portátil e intercambiável em cadeiras de rodas dobráveis, com baixa massa e baixo custo para aquisição.
Código do trabalho: MCN04
 
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EQUIPAMENTO DE RESGATE AQUÁTICO TELEGUIADO

Equipamento de resgate aquático teleguiado com objetivo de proporcionar maior rapidez no processo de salvamento. Esse dispositivo é baseado em uma boia salva-vidas com o formato em “U” e possui propulsores com alimentação elétrica e um sistema de recepção via rádio controle, que deve atuar nos motores para teleguiar o dispositivo de resgate até a vítima, podendo auxiliar no processo de resgate.
Código do trabalho: MCN06
 
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ESTUDO DA RESISTÊNCIA MECÂNICA DA UNIÃO DE CHAPAS METÁLICAS POR CONFORMAÇÃO A FRIO COM APLICAÇÃO DE ADESIVO ESTRUTURAL

Com base no estudo teórico e nos testes experimentais que serão realizados, este trabalho visa evidenciar qual o efeito do adesivo estrutural em união de chapas metálicas por conformação a frio, quantificando possíveis aumentos na resistência mecânica que esta união poderá trazer e de que forma essa melhoria poderá ser útil na indústria.
Código do trabalho: MCN08
 
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MONTAGEM, SIMULAÇÃO E PROJETO DE DISPOSITIVO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA MAREMOTRIZ

Este trabalho consiste em um estudo de dispositivos para geração de energia elétrica pelo movimento de marés. Os dispositivos estudados são denominados Coluna d’água oscilante e turbina Wells. São realizadas simulações por meio do ANSYS® para determinação do potencial de energia das ondas e decorrente velocidade de rotação da turbina e é feita a montagem de um protótipo para validação do estudo.
Código do trabalho: MCD06
 
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OTIMIZAÇÃO DE SIMULAÇÃO DE TEMPO DE VOLTA DE FÓRMULA SAE

O presente trabalho pretende desenvolver estudos, métodos e procedimentos, visando como resultado a obtenção de um modelamento veicular confiável de um protótipo de Fórmula SAE, que pode futuramente auxiliar em decisões primordiais de projeto e medidas para melhoria de desempenho do veículo em pista, baseado em um número maior de interações, redução de custos e economia de tempo e recursos.
Código do trabalho: MCD07
 
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PAINEL FOTOVOLTAICO EM VEÍCULOS AUTOMOTIVOS

O trabalho consiste na aplicação de painéis fotovoltaicos em veículos de combustão interna para que tenha um menor consumo de combustível e, assim reduzindo emissões de gases efeito estufa.
Código do trabalho: MCD01
 
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PREENCHIMENTO INTELIGENTE EM FDM

O trabalho consiste em distribuir de forma mais assertiva o preenchimento de uma impressão 3D em processo FDM. Dessa maneira se mantém ou melhora as propriedades mecânicas com a mesma ou menos quantidade de material.
Código do trabalho: MCD05
 
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PROJETO DE EMBARCAÇÃO REMOVEDORA DE PLANTAS AQUÁTICAS

Projeto de uma embarcação compacta para remoção de plantas aquáticas (algas) de lagos, rios e mares. O Projeto contemplará o detalhamento da esteira removedora e da seleção dos principais itens necessários ao funcionamento da embarcação.
Código do trabalho: MCD03
 
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REFINAMENTO DE PROJETO DA ASA DO HPA-IMT

Os alunos do IMT realizam desde 2017 o projeto de uma aeronave movida à potência humana (HPA ou "Human Powered Aircraft"), o Tuiuiu. Atualmente o projeto está na fase de projeto preliminar, que ocorre após o projeto conceitual e antes do início da fabricação. Nessa etapa a asa é reprojetada aerodinamicamente para que a potência requerida em voo seja menor ou igual à potência disponível do piloto, após o projeto da hélice. Além disso, a longarina da asa será reprojetada para redução da massa.
Código do trabalho: MCD12
 
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SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL PARA PREVISÃO DE DESEMPENHO E SOBREALIMENTAÇÃO DE UM MOTOR NATURALMENTE ASPIRADO

Com o avanço da tecnologia automotiva a aplicação do turbocompressor vem sendo disseminada cada vez mais com o intuito principal da redução de poluentes e um aumento da eficiência energética do veículo. O objetivo do trabalho é desmistificar a utilização de turbocompressores em veículos de passeio por meio de simulação computacional
Código do trabalho: MCN05
 
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SIMULAÇÃO E VALIDAÇÃO DA RIGIDEZ TORCIONAL DO CHASSI DE UM VEÍCULO DO TIPO FÓRMULA SAE

No estudo da dinâmica veicular, a rigidez de um veículo é comumente associada a suspensão sendo ela responsável por absorver e transmitir os esforços entre as quatro rodas, porém o chassi tem igual, se não maior, importância na rigidez de um veículo. Esse trabalho tem o objetivo de simular e validar a rigidez do chassi, realizando modelos computacionais através de simulações por elementos finitos e desenvolvendo um mecanismo para sua validação.
Código do trabalho: MCD11
 
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