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Engenharia Mecânica
2019

Número de trabalhos exibidos: 21

AQUECEDOR SOLAR RESIDENCIAL DE BAIXO CUSTO

Neste projeto tem-se por objetivo desenvolver um aquecedor solar de baixo custo visando à população mais carente, para que a maioria dela tenha acesso à energia solar como forma de obtenção de energia, popularizando a sustentabilidade.
Código do trabalho: MCN02
 
 

COGERAÇÃO A BIOMASSA EM UMA PLANTA INDUSTRIAL

Neste trabalho desenvolveu-se a aplicação de um sistema de cogeração de energia por um Ciclo "Rankine" que possui como matriz energética Biomassa de cavaco de Eucalipto numa indústria localizada no interior de São Paulo.
Código do trabalho: MCN11
 
 

DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTO E ANÁLISE FUNCIONAL DE VENTILADORES CENTRÍFUGOS

O objetivo deste trabalho é desenvolver uma bancada para ensaios de ventiladores com fins didáticos, segundo a norma AMCA210, visando ao levantamento das curvas características do equipamento. Além do ensaio experimental, serão realizadas simulações computacionais para fins comparativos e estudo do comportamento do escoamento no ventilador e demais seções de interesse.
Código do trabalho: MCD02
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA VEICULAR PASSIVO CAPAZ DE MINIMIZAR DANOS CERVICAIS AOS OCUPANTES EM COLISÕES TRASEIRAS

O trabalho consiste em desenvolver uma solução adequada ao mercado automobilístico emergente para reduzir o dano na região cervical de motoristas e passageiros de automóveis, causado pelo efeito-chicote oriundo de colisões traseiras. Um protótipo da melhor solução encontrada será produzido após comprovação de desempenho por intermédio de simulações em CAE e, por fim, a instalação do protótipo num banco de um veículo.
Código do trabalho: MCD07
 
 

DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE ESTRUTURAL DE UM CALIPER PARA UM VEÍCULO FÓRMULA SAE

Neste trabalho foi feito um estudo detalhado da pinça de freio ("calliper") utilizado atualmente pela equipe Mauá Racing para, a partir dele, criar uma nova geometria mais leve e mais barata, e posteriormente fabricá-la para que possa de fato ser utilizada futuramente no carro da equipe.
Código do trabalho: MCN07
 
 

DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM SISTEMA DRIVE-BY-WIRE (BORBOLETA ELETRÔNICA) EM UM VEÍCULO DO TIPO FÓRMULA SAE

Estudar o sistema e o funcionamento da borboleta eletrônica - "Drive by wire" em veículos automotores com a intenção de futuramente implementar o mecanismo num veículo do tipo Fórmula SAE é o objetivo deste trabalho. Primeiro, são analisadas as regras da competição Fórmula SAE; em seguida, modelamento e desenvolvimento de um protótipo para validar o projeto. O protótipo será utilizado nas apresentações do grupo de forma dinâmica. Por último, será implementado no veículo Fórmula SAE para a melhoria do desempenho do veículo como um todo.
Código do trabalho: MCN06
 
 

ESTUDO DE SISTEMAS DE MICROCANAIS

Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma bancada de refrigeração com o intuito de servir de base experimental para futuras gerações de estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia. O foco deste trabalho são os microcanais, uma tecnologia moderna, que permite a realização do ciclo de refrigeração em dimensões reduzidas.
Código do trabalho: MCD08
 
 

HPA - MECÂNISMO DE CONTROLE DE VOO E ACIONAMENTO DA HÉLICE

Este trabalho consiste no desenvolvimento e construção do mecanismo de acionamento da hélice e controle de voo do HPA IMT.
Código do trabalho: MCN09
 
 

INSTRUMENTAÇÃO, AQUISIÇÃO E ANÁLISE DE DADOS COLETADOS PARA UM VEÍCULO FÓRMULA SAE

A simulação de um tempo de volta é um estudo que tem suma importância quando se refere a um veículo de competição. Este trabalho é voltado para um veículo Fórmula SAE e terá influência em todos os subsistemas do veículo, poupando energia da equipe e verba de desenvolvimento, de modo que o projeto de todos os subsistemas tenham foco para melhorar o tempo de volta numa pista de competição. Este trabalho irá utilizar o "software" VSM da empresa AVL.
Código do trabalho: MCD03
 
 

LEVANTAMENTO DO POTENCIAL EÓLICO DO IMT POR MEIO DE UM AEROGERADOR

O objetivo deste trabalho é realizar a instalação de um aerogerador para captação dos dados do potencial eólico no "campus" do IMT em São Caetano do Sul, permitindo o melhor desenvolvimento dos conceitos de energia eólica, uma vez que os alunos poderão visualizar dados que serão transmitidos em tempo real.
Código do trabalho: MCN08
 
 

MECANISMO GIRATÓRIO PARA PAINEL TÉRMICO SOLAR

O objetivo deste trabalho é desenvolver e testar um mecanismo para que um painel térmico solar comum possa manter-se o mais alinhado possível ao sol, aumentando teoricamente sua eficiência.
Código do trabalho: MCN05
 
 

MODELAGEM COMPUTACIONAL DE UM VEÍCULO HÍBRIDO ELÉTRICO SÉRIE-PARALELO

O presente trabalho tem por objetivo principal a construção de um modelo representativo do “powertrain” de um veículo híbrido elétrico, bem como a demonstração da metodologia de engenharia reversa para sua realização. Seu objetivo é que, futuramente, essa metodologia possa ser replicada e utilizada em diferentes veículos híbridos, a fim de resultar numa redução de tempo e custos em ensaios com esses veículos.
Código do trabalho: MCD05
 
 

PAINÉIS SOLARES FOTOVOLTAICOS IMPLEMENTADOS EM VEÍCULOS AUTOMOTIVOS

Neste estudo procedeu-se à análise da economia de combustível fóssil em veículos com geração de energia por placas solares fotovoltaicas.
Código do trabalho: MCN12
 
 

PROJETO DE UM REFRIGERADOR UTILIZANDO PASTILHAS PELTIER

Neste trabalho, desenvolveu-se um refrigerador portátil de tamanho reduzido, utilizando-se pastilhas Peltier para o transporte de vacinas.
Código do trabalho: MCD01
 
 

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE MOTOR "STIRLING"

Desenvolvimento de um modelo teórico e prático do Motor "Stirling", com a construção de um modelo físico em escala real, a fim de se validarem ambos os modelos e de se compreender melhor o ciclo termodinâmico desse motor, suas ineficiências e sua viabilidade de construção.
Código do trabalho: MCN13
 
 

PRÓTESE INFERIOR COM MOVIMENTAÇÃO PASSIVA

Este trabalho consiste no estudo e na fabricação de prótese com sistema de impulso mecânico por meio de molas e acionadores lineares, para posterior aplicação sensorial com o intuito de adequar a prótese individualmente de acordo com a necessidade e/ou características do usuário.
Código do trabalho: MCN01
 
 

RECUPERAÇÃO DE CALOR EM CAMINHÕES USANDO O CICLO RANKINE ORGÂNICO (ORC)

Nos dias atuais, quando muito se preocupa com o meio ambiente, a redução das emissões de gases de efeito estufa é necessária. Visando à redução do consumo de combustível e emissões, propõe-se adicionar um Ciclo Rankine Orgânico (ORC) em caminhões frigoríficos, em que, a partir da recuperação dos gases de escape, gera-se energia, que será direcionada ao sistema de refrigeração, tirando do motor a responsabilidade de efetuar esta função.
Código do trabalho: MCN04
 
 

SIMULAÇÃO DO PROJETO AERODINÂMICO DE UM VANT

Este trabalho consiste, numa primeira etapa, na verificação por CFD do projeto aerodinâmico da aeronave da equipe do AeroDesign Mauá projetada conforme os requisitos da classe micro da competição SAE Brasil AeroDesign. Uma segunda etapa do trabalho é a validação experimental dos dados obtidos na verificação por simulação.
Código do trabalho: MCN03
 
 

SISTEMA AUTOMÁTICO DE LUBRIFICAÇÃO DE "BLANK" NA PRODUÇÃO DE VIDRO OCO

Neste trabalho, desenvolveu-se um mecanismo para lubrificação das paredes de um molde de embalagem de vidro oco.
Código do trabalho: MCD04
 
 

SOLUÇÃO ENERGÉTICA AUTOSSUSTENTÁVEL PARA O CAMPUS DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA

Este estudo refere-se à viabilidade técnica e financeira da implementação de fontes de energia alternativa para o "campus" do Instituto de Tecnologia Mauá em São Caetano do Sul, com o objetivo de torná-lo energeticamente autossustentável.
Código do trabalho: MCN10
 
 

VERIFICAÇÃO NUMÉRICA E VALIDAÇÃO EXPERIMENTAL DO DESEMPENHO DO CONJUNTO AERODINÂMICO DE VEÍCULO FÓRMULA SAE.

Visando ao desenvolvimento contínuo dos veículos Fórmula SAE do IMT, neste trabalho objetiva-se realizar medições para a calibração e validação da modelagem para predição numérica (CFD) de forças e momentos atuando nas asas. O estabelecimento de um protocolo-padrão para essa natureza de simulação (escala e velocidade) permitirá o desenvolvimento de conjuntos aerodinâmicos que atendam diferentes requisitos futuros com maior confiabilidade sem a necessidade de novos testes, para configurações de dimensões e velocidades próximas às das atuais.
Código do trabalho: MCD06