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Engenharia Mec√Ęnica
2016

Número de trabalhos exibidos: 20

ALTERNADOR "START-STOP"

O projeto consiste em minimizar a potência que o alternador automotivo utiliza do motor por meio de um sistema "START-STOP" e, com isso, reduzir o consumo de combustível.
Estande: 1
Código do trabalho: MCN04
 

AUTOMA√á√ÉO DAS RECOMENDA√á√ēES ASME NO PROJETO ESTRUTURAL DE UM AQUECEDOR, VERIFICA√á√ÉO COM M√ČTODO DOS ELEMENTOS FINITOS E VALIDA√á√ÉO EXPERIMENTAL DO MODELO

O trabalho tem por objetivo automatizar o c√°lculo de um aquecedor el√©trico industrial pelos procedimentos da Norma ASME. Foram feitos estudos pelo m√©todo dos elementos finitos para avaliar o grau de superdimensionamento de um aquecedor projetado por essa norma. O modelo de elementos finitos foi validado medindo-se as deforma√ß√Ķes da pe√ßa com extens√īmetros el√©tricos, na condi√ß√£o de projeto.
Estande: 191
Código do trabalho: MCD03
 

CAIXA DE REDU√á√ÉO DO VE√ćCULO BAJA SAE

O projeto tem o foco de melhorar o sistema de transmissão do veículo Baja SAE. Foi desenvolvido um sistema que tornou possível desengatar o carro, diminuindo o desgaste devido ao atrito e reduzindo a temperatura da transmissão. Novos rolamentos foram selecionados, aumentando sua capacidade de carga. A caixa de engrenagens foi construída em fibra de carbono, visando aumentar a rigidez e reduzir a massa, além de facilitar a produção.
Estande: 145
Código do trabalho: MCD07
 

CONTROLE DE TEMPERATURA E VAZÃO NA ADMISSÃO DE MOTORES A COMBUSTÃO

O trabalho tem como objetivo a proposta de melhoria no teste de desempenho de motores com combustível, realizado pela Divisão de Motores do IMT, por meio de um dimensionamento apropriado e controle de temperatura e vazão de um trocador de calor para a injeção de combustível.
Estande: 83
Código do trabalho: MCD08
 

CONTROLE OPERACIONAL √ďTIMO DE BOMBAS HIDR√ĀULICAS DE FLUXO EM SISTEMAS COM RESERVAT√ďRIO DE ALIMENTA√á√ÉO ALEAT√ďRIA

O mundo moderno tem, cada vez mais, deparado a necessidade da busca por redu√ß√Ķes no consumo de energia por quest√Ķes de sustentabilidade e financeiras. Este projeto tem por objetivo desenvolver uma metodologia de controle para opera√ß√£o de sistemas de bombeamento, com fluxo de entrada vari√°vel, que permita tal economia de recursos energ√©ticos. Tais sistemas s√£o de larga aplica√ß√£o industrial e urbana e comp√Ķem representativa parcela da demanda energ√©tica do estado de S√£o Paulo.
Estande: 208
Código do trabalho: MCN03
 

DESENVOLVIMENTO DE UM VANT PARA ATENDER OS REQUISITOS DA CLASSE "ADVANCED" DA COMPETIÇÃO "SAE AERODESIGN" 2016

Trata-se de um projeto de um ve√≠culo a√©reo n√£o tripulado que atende os requisitos da competi√ß√£o "SAE AERODESIGN 2016", classe "advanced". Os alunos, com outro grupo de trabalho de gradua√ß√£o (CAD05), disputaram essa competi√ß√£o representando o Instituto Mau√° de Tecnologia. O objetivo da equipe foi o de construir uma aeronave com baixo peso vazio e alta capacidade de carga √ļtil, incluindo diversos dispositivos eletr√īnicos de medi√ß√£o e telemetria.
Estande: 21
Código do trabalho: MCN08
 

ESTEIRA ERGOM√ČTRICA AQU√ĀTICA PARA A PR√ĀTICA DE ATIVIDADES F√ćSICAS

Este trabalho teve como objetivo projetar um prot√≥tipo de baixo custo de uma esteira ergom√©trica aqu√°tica, com o intuito de auxiliar o processo de reabilita√ß√£o motora e oferecer exerc√≠cios para pessoas com sobrepeso. Exerc√≠cios realizados na √°gua diminuem o esfor√ßo sobre o praticante em rela√ß√£o ao solo, pois a for√ßa de empuxo atua em seu corpo. O projeto tamb√©m disp√Ķe de varia√ß√£o de velocidade e altura, atendendo a maior parcela da popula√ß√£o. Na constru√ß√£o utilizam-se materiais polim√©ricos e met√°licos.
Estande: 198
Código do trabalho: MCN11
 

ESTUDO DA VIABILIDADE T√ČCNICO-ECON√ĒMICA DA INSTALA√á√ÉO DE UM SISTEMA DE COGERA√á√ÉO DE UM "SHOPPING CENTER"

Neste trabalho estudou-se a viabilidade t√©cnica e econ√īmica da instala√ß√£o de um sistema de cogera√ß√£o, em que se aproveitou o calor rejeitado pelo motor-gerador para gera√ß√£o de energia, num "shopping center". Comparou-se a um sistema usualmente empregado, analisou-se se o investimento √© vantajoso e, em caso afirmativo, em quanto tempo se d√° o retorno financeiro.
Estande: 20
Código do trabalho: MCN09
 

ESTUDO DE COLETOR DE ADMISS√ÉO, INJE√á√ÉO ELETR√ĒNICA E COMANDOS DE V√ĀLVULA PARA MOTOR DE BAIXA CILINDRADA

A altera√ß√£o de componentes do motor √© amplamente estudada para adaptar efetivamente o sistema mec√Ęnico. Os componentes do motor de baixa cilindrada Honda GX35 foram alterados para se ter bom desempenho durante as provas de efici√™ncia energ√©tica sediadas pela SAE Brasil. Para tanto, escolheu-se alterar o comando de v√°lvulas, coletor de admiss√£o e inje√ß√£o eletr√īnica do motor e testar o impacto dessas altera√ß√Ķes em suas curvas caracter√≠sticas.
Estande: 207
Código do trabalho: MCD06
 

ESTUDO DE VIABILIDADE T√ČCNICO-ECON√ĒMICA DE UM AR-CONDICIONADO COM ENERGIA SOLAR

Diante do alto consumo de energia el√©trica por parte do setor de refrigera√ß√£o e climatiza√ß√£o, neste trabalho tem-se o intuito de avaliar a viabilidade t√©cnico-econ√īmica de um sistema de ar-condicionado com energia solar no Brasil, utilizando "chiller" de absor√ß√£o e coletores solares, buscando uma alternativa mais eficiente e ecol√≥gica para o setor.
Estande: 61
Código do trabalho: MCD01
 

GERA√á√ÉO DE ENERGIA EL√ČTRICA COM A PASSAGEM DE VE√ćCULOS

Projeto de conclusão de curso cujo objetivo é desenvolver um mecanismo que gere energia elétrica com a energia cinética proveniente da passagem de um veículo por uma lombada. Modelo validado pela simplificação do uso de uma bicicleta.
Estande: 107
Código do trabalho: MCD02
 

HOMOLOGA√á√ÉO DE UMA RODA DE COMP√ďSITOS APLICADA AO F√ďRMULA SAE

Este trabalho consiste em desenvolver e analisar uma roda de compósito aplicada a um veículo de competição, provando que seu desempenho é superior ao das rodas convencionais.
Estande: 129
Código do trabalho: MCN05
 

MECANISMO DE THEO JANSEN ADAPTADO PARA MOVIMENTA√á√ÉO HIDR√ĀULICA

Adaptação do mecanismo cinético criado por Theo Jansen, originalmente movido pela energia eólica, para que seja movimentado pela energia cinética proveniente de uma fonte hidráulica. Desenvolvimento focado para a aplicabilidade da estrutura na irrigação de campos, visando à economia de água e energia, diminuição dos agentes poluentes emitidos no processo, tornando-se um produto acessível e de baixo custo.
Estande: 155
Código do trabalho: MCD05
 

MODELAGEM DE VE√ćCULO AUTOMOTOR PARA AN√ĀLISE DO CONSUMO DE COMBUST√ćVEL

Neste trabalho desenvolveu-se a modelagem de um ve√≠culo automotor para estudos de varia√ß√£o e influ√™ncia no consumo de combust√≠vel, visando √† otimiza√ß√£o de testes f√≠sicos por simula√ß√£o. Houve a an√°lise de par√Ęmetros do ve√≠culo automotor, control√°veis pelo motorista, e sua influ√™ncia na economia do consumo de combust√≠vel.
Estande: 213
Código do trabalho: MCN07
 

MODIFICAÇÃO DE UM MOTOR DOIS TEMPOS COM INJEÇÃO DIRETA A PARTIR DE UM QUATRO TEMPOS

O motor 2T é relativamente pequeno, simples de manusear e de alta potência, porém caiu em desuso no mercado, devido ao alto nível de poluentes emitidos e, com isso, o motor 4T dominou o mercado. O objetivo deste estudo consiste em adequar um motor 4T para trabalhar em ciclo 2T, aplicando tecnologias como injeção direta de combustível e sobrealimentação de ar, no intuito de otimizar seu funcionamento, obtendo um motor 2T viável e possível de se comparar aos evoluídos motores 4T atuais.
Estande: 125
Código do trabalho: MCN06
 

MOLAS HELICOIDAIS EM COMP√ďSITO POLIM√ČRICO

Este projeto consiste no estudo de viabilidade de substitui√ß√£o de molas helicoidais de a√ßo por molas helicoidais de comp√≥sito polim√©rico, buscando a redu√ß√£o de sua massa, tendo em vista a tend√™ncia do mercado por novos materiais j√° que os comp√≥sitos polim√©ricos possuem maior resist√™ncia √† fadiga e maior resist√™ncia mec√Ęnica por unidade de massa. Os prot√≥tipos foram produzidos no laborat√≥rio de "Design" do Instituto Mau√° de Tecnologia. Foi utilizado um processo de infus√£o de forma adaptada.
Estande: 87
Código do trabalho: MCN01
 

PLATAFORMA DE ENSAIOS PARA SISTEMAS DE INJE√á√ÉO ELETR√ĒNICA EM MOTORES DE COMBUST√ÉO INTERNA DE CICLO OTTO

Neste projeto realizou-se a prepara√ß√£o de um motor de combust√£o interna ciclo Otto para operar com m√≥dulo de inje√ß√£o eletr√īnica aberto. Visando otimizar o processo de calibra√ß√£o do m√≥dulo, foi desenvolvido um modelo para an√°lise virtual do motor. A plataforma criada neste trabalho permite altera√ß√Ķes dos par√Ęmetros operacionais do motor, viabilizando o estudo de diferentes condi√ß√Ķes de trabalho para fins did√°ticos e desenvolvimento de novas tecnologias.
Estande: 183
Código do trabalho: MCN02
 

SELE√á√ÉO DE BOMBAS HIDR√ĀULICAS DE FLUXO OPERANDO COMO TURBINA

Neste trabalho objetiva-se a análise dos métodos de seleção de bombas para operarem como turbina encontradas na literatura. A partir de dados obtidos na literatura técnica sobre bombas em operação como turbina foi possível analisar os métodos disponíveis para a referida seleção. A aplicação dos métodos para a seleção de equipamentos e a comparação destes com os encontrados na literatura permitem identificar o melhor deles, segundo critérios estabelecidos ao longo do trabalho.
Estande: 188
Código do trabalho: MCD04
 

SISTEMA DE CONDICIONAMENTO DE AR ABASTECIDO POR ENERGIA SOLAR

O trabalho discorre sobre a implementação de um sistema de obtenção de energia por meio de placas fotovoltaicas para a utilização num aparelho de ar-condicionado. Além da consciência sustentável, pretende-se destacar o impacto financeiro e o tempo de retorno financeiro do usuário. O "business case" e a mudança de mentalidade quanto a energias alternativas são o foco do projeto.
Estande: 14
Código do trabalho: MCN10
 

USINAGEM EM PLACAS DE FIBRA DE CARBONO E TIT√āNIO COM BROCAS DE DIAMANTE POLICRISTALINO (PCD)

Neste trabalho apresentam-se os resultados do ensaio de durabilidade de uma broca de diamante policristalino usinando uma placa composta de tit√Ęnio e fibra de carbono, configura√ß√£o bastante utilizada como refor√ßo estrutural em aeronaves constru√≠das de comp√≥sitos.
Estande: 68
Código do trabalho: MCN12