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Engenharia Mecânica
2017

Número de trabalhos exibidos: 21

AMÔNIA COMO ADITIVO NUM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA CICLO OTTO.

O trabalho consiste na adição de amônia ao etanol e utilização num motor ciclo Otto, com a finalidade de reduzir o consumo e melhorar o desempenho do motor.
Código do trabalho: MCN13
 
 

ANÁLISE DE PONTO QUENTE EM MOTOR CICLO DIESEL COM UTILIZAÇÃO DE ETANOL

A pesquisa consiste na utilização de um motor ciclo diesel, utilizando-se uma vela incandescente para o processo de ignição do etanol.
Código do trabalho: MCN12
 
 

APROVEITAMENTO ENERGÉTICO EM EMBARCAÇÕES A VELA

O projeto consiste em abordar conceitos de uma usina hidroelétrica fio dágua, gerando eletricidade nas embarcações, integrando áreas de engenharia mecânica, elétrica e naval.
Código do trabalho: MCD02
 
 

BANCADA DIDÁTICA CICLO BRAYTON

A bancada didática foi concebida para auxiliar o aprendizado do aluno de engenharia por meio da ilustração de um importante ciclo de potência: o Ciclo Brayton ou de Turbina a gás. A montagem emprega um turbocompressor automotivo, uma câmara de combustão dimensionada e fabricada especialmente para a finalidade e diversos acessórios de operação e medição que permitem sua operação segura e didática.
Código do trabalho: MCN01
 
 

BICICLETA ELÍPTICA DOBRÁVEL

Este trabalho consiste no estudo, dimensionamento e construção de uma bicicleta elíptica dobrável. Em parceria com a empresa "Ergolife", alunos do Instituto Mauá de Tecnologia desenvolveram um protótipo de bicicleta, que visa a uma nova forma de praticar esportes ao ar livre e também um novo meio de locomoção. Considerando-se também a inovação e a praticidade, a bicicleta é dobrável, o que facilita seu transporte e seu armazenamento.
Código do trabalho: MCN16
 
 

DESENVOLVIMENTO DE SUSPENSÕES PARA PROTÓTIPOS "OFF-ROAD"

Neste trabalho tem-se como objetivo desenvolver um sistema de suspensão para o protótipo "off-road" BAJA SAE, viabilizando o uso de uma geometria de suspensão 3-link. No trabalho foram dimensionadas as molas e realizados ajustes no amortecedor para atender o comportamento dinâmico desejado.
Código do trabalho: MCD04
 
 

DESENVOLVIMENTO DE TURBINA EÓLICA DE EIXO VERTICAL

O trabalho consiste no desenvolvimento e construção de uma turbina eólica de eixo vertical para a geração de energia ao longo de rodovias. Para isso foi utilizado como fonte de energia o vento induzido pelo deslocamento de veículos. A motivação para o empreendimento consiste em utilizar-se a tecnologia para contribuir com a geração de energia sustentável. Por meio de simulações computacionais, foi desenhado o perfil mais adequado para a captação da energia dos ventos e manufaturado em escala pelos membros do grupo.
Código do trabalho: MCN07
 
 

DESENVOLVIMENTO DO CHASSI MONOCOQUE E CARENAGEM DE UM VEÍCULO DE COMPETIÇÃO DE MARATONA ENERGÉTICA

Neste trabalho, desenvolveu-se um chassi Monocoque em Fibra de Carbono para veículo de competição de eficiência energética com base em otimizações estruturais de elementos finitos, objetivando-se o aumento da resistência e rigidez e redução de massa.
Código do trabalho: MCN02
 
 

DETERMINAÇÃO DO MELHOR PROCESSO PARA A CONFECÇÃO DE RODA EM FIBRA DE CARBONO

As rodas em fibra de carbono representam um avanço na área da engenharia automobilística. Este projeto foi desenvolvido com o intuito de não só confeccionar rodas desse gênero, mas também realizar estudos sobre os processos de fabricação desses componentes e contribuir para que essa tecnologia esteja presente nos carros das equipes de competição da Mauá nos próximos anos.
Código do trabalho: MCN09
 
 

DISPOSITIVO DE TRANSFERÊNCIA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

O dispositivo é um aparelho que vai auxiliar o cuidador a fazer a transferência da pessoa com necessidade especial, possibilitando evitar riscos de lesões ao cuidador e risco de queda do portador da necessidade especial.
Código do trabalho: MCN06
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE TERMOACUMULADORES DE ENERGIA SOLAR EM USINAS TERMELÉTRICAS

No Brasil, termelétricas são responsáveis por mais de 25% da matriz elétrica, mas as principais emissoras de poluentes, em se tratando de geração de energia elétrica. A energia solar é uma boa alternativa para se produzir eletricidade, visando à redução de poluentes. Neste trabalho buscou-se realizar um estudo de viabilidade de utilização de termoacumula-dores de energia solar, com o intuito de estabelecer uma fonte alternativa para a transfe- rência de calor em usinas termelétricas.
Código do trabalho: MCN03
 
 

KIT DE ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DIFICULDADE DE EMBARQUE E DESEMBARQUE EM VEÍCULOS.

Neste estudo teve-se a finalidade de projetar, produzir e implantar um módulo para auxiliar pessoas com dificuldades de embarque e desembarque em veículos. Sendo sua estrutura leve, compacta, financeiramente acessível e com uso flexível, pode ser instalado em diversos modelos de veículos.
Código do trabalho: MCN10
 
 

PLATAFORMA PARA OBTENÇÃO DE ENERGIA POR MEIO DOS PASSOS

O conceito técnico neste trabalho consiste na aplicação de "power harvesting", ou seja, um conjunto de elementos que têm como finalidade aproveitar alguma forma de energia do ambiente, convertendo-a em energia elétrica utilizável. Neste estudo, propõe-se transformar em eletricidade a energia desperdiçada proveniente do andar humano. Houve a criação de um produto comercial com a aplicação de conceitos de engenharia, a fim de causar interessante redução no impacto social, ambiental e econômico.
Código do trabalho: MCN08
 
 

PRÉ-DIMENSIONAMENTO DE CASA DE MÁQUINAS DE UMA USINA HIDRELÉTRICA

O projeto consiste em desenvolver um "software" para otimização do pré-dimensionamento das máquinas de fluxo de uma usina hidrelétrica.
Código do trabalho: MCN15
 
 

PROJETO DE MONOCOQUE PARA VEÍCULO FÓRMULA SAE

Este projeto trata do desenvolvimento de um chassi monocoque de fibra de carbono para um veículo de competição FORMULA SAE, o qual tem o objetivo de melhorar a relação rigidez-massa da estrutura e, consequentemente, o desempenho do veículo durante as provas de competição.
Código do trabalho: MCD03
 
 

PROJETO E PROTÓTIPO DE UM QUADRO DE BICICLETA DE FIBRA DE CARBONO

Neste trabalho, desenvolveu-se uma bicicleta voltada para grandes cidades brasileiras. O projeto uniu características de bicicletas “Speeds”, “Mountain Bikes” e Urbanas, para criar uma nova categoria. O quadro da bicicleta foi fabricado em fibra de carbono, um material super-resistente, leve e durável que aliou características "off-road" num contexto urbano. O "design" dessa bicicleta é ousado, futurista e bem projetado, desenvolvido por um grupo composto de "Designers" e Eng. Mecânicos.
Código do trabalho: MCN04
 
 

PROPOSTA DE ENSAIO PARA OBTENÇÃO DE CURVA NPSH EM BOMBAS HIDRÁULICAS DE FLUXO

O objetivo deste trabalho é apresentar uma forma mais simples e de menor custo para a realização dos ensaios de cavitação para determinar-se o parâmetro de cavitação NPSH requerido para bombas hidráulicas de fluxo. Esta proposta baseia-se na alternativa de construção de uma bancada de teste, diferindo-se do ensaio convencional, por levantar a curva por meio da variação de altura de sucção do fluido em vez do uso de um vaso de pressão.
Código do trabalho: MCN05
 
 

PROPOSTA DE ESTRUTURA E IMPLEMENTAÇÃO DOS SISTEMAS DE ABERTURA DE ANTENAS E PLACAS SOLARES EM "CUBESATS"

Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma estrutura mais adequada e funcional além da implementação de um sistema de abertura de antenas e placas solares num "CubeSat", um nano-satélite. Um satélite é qualquer objeto que orbita ao redor de outro, denominado principal. Os satélites artificiais são naves ou objetos espaciais fabricados na Terra e enviados ao espaço por meio de um veículo lançador. Utilizaram-se como base especificações para satélites da NASA, CalPoly e Jaxa.
Código do trabalho: MCN17
 
 

SELEÇÃO E ANÁLISE TÉCNICO-ECONÔMICA DE TURBINAS EÓLICAS

O trabalho em questão tem como objetivo produzir um sistema de análise técnico-econômica de turbinas eólicas. Esse sistema determina os tipos e modelos de turbinas mais viáveis existentes no mercado, mais bem adequados ao local de instalação, de acordo com os parâmetros de entrada fornecidos pelo usuário. Esses parâmetros são: potência desejada, local da instalação e o seu respectivo potencial eólico .
Código do trabalho: MCD01
 
 

SISTEMA PARA ANÁLISE TÉCNICO-ECONÔMICA DE IMPLANTAÇÃO DE TERMOACUMULAÇÃO

Com base em conceitos de termodinâmica, transferência de calor e avaliação de projetos, desenvolveu-se uma metodologia para a avaliação técnico-econômica de implantação de sistemas de termoacumulação em sistemas de refrigeração de grande porte, seja na Indústria, seja no Comércio. O algoritmo permite identificar a solução mais econômica para cada caso, considerando-se custos de aquisição e operação dos sistemas dentro e fora do horário de pico de tarifação.
Código do trabalho: MCN14
 
 

SOLUÇÃO DE CORTE NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE MOLAS

O projeto é resultado de uma consultoria para a empresa Manus Molas.Foi oferecida à empresa uma possível melhoria no processo produtivo. Analisando-se o processo de planificação da mola, foi possível observar um gargalo na produção: realizado com corte oxicorte (maçarico) e posteriormente um rebolo para o acabamento, torna-se um processo pouco produtivo e que demanda uma grande quantidade de funcionários.O objetivo neste TCC foi apresentar uma solução de corte que torne esse processo produtivo.
Código do trabalho: MCN11