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Engenharia Mec√Ęnica
2011

Número de trabalhos exibidos: 14

"SMARTFAN", VENTILADOR DE SENTIDO √öNICO DE ROTA√á√ÉO E √āNGULO VARI√ĀVEL DAS P√ĀS

Ventilador de fluxo vari√°vel, sentido √ļnico de rota√ß√£o, p√°s de √Ęngulos vari√°veis e acionamento remoto tanto das p√°s quanto da sua velocidade de rota√ß√£o.
Código do trabalho: MCN04
 
 

AN√ĀLISE DE DESEMPENHO DE ESTEIRA MAGN√ČTICA TRANSPORTADORA DE CAVACOS.

O trabalho proposto pretende investigar a aplica√ß√£o e o desempenho da utiliza√ß√£o de √≠m√£s de Neod√≠mio-Ferro-Boro num sistema de transporte de cavacos provenientes de usinagem. O sistema √© composto por uma esteira cravejada de √≠m√£s que transporta o material de um ¬ďreservat√≥rio de captura¬Ē para outro, a fim de se separarem materiais. Foi utilizada uma bomba d¬í√°gua com um sistema de dutos para efetuar a limpeza do material transportado no percurso entre os reservat√≥rios.
Código do trabalho: MCD02
 
 

AQUECIMENTO DA PISCINA DO CEAF-IMT COM REJEITOS T√ČRMICOS DA DIVIS√ÉO DE MOTORES E VE√ćCULOS DO IMT

Foi desenvolvido um modelo matemático para o cálculo da viabilidade e dimensionamento de um sistema de aquecimento para a piscina do Centro de Esportes e Atividades Físicas do Instituto Mauá de Tecnologia, alimentado pelos rejeitos térmicos dos bancos de prova dos laboratórios de mores da Divisão de Motores e Veículos da Mauá.
Código do trabalho: MCD03
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO MAIS EFICIENTE PARA A SEPARA√á√ÉO DO COMPOSTO PL√ĀSTICO/ALUM√ćNIO NA RECICLAGEM DE EMBALAGENS LONGA VIDA

O projeto consiste em desenvolver um processo mais eficiente para a separação do composto plástico/alumínio na reciclagem de embalagens longa vida.
Código do trabalho: MCD04
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM VE√ćCULO DE COMPETI√á√ÉO DO TIPO "MARATONA ENERG√ČTICA"

Este estudo consiste na maximiza√ß√£o da efici√™ncia energ√©tica de um prot√≥tipo veicular, para competi√ß√Ķes do tipo ¬ďmaratona de efici√™ncia energ√©tica¬Ē, baseado em normas e restri√ß√Ķes das competi√ß√Ķes nacional e internacional (Shell Eco Marathon). Pretende-se no desenvolvimento deste estudo construir um prot√≥tipo de maior efici√™ncia energ√©tica, realizando melhorias no chassi, com base na sua rigidez estrutural, seus subsistemas e din√Ęmica veicular.
Código do trabalho: MCD05
 
 

DINAM√ĒMETRO DE AMORTECEDORES:CONSTRU√á√ÉO E AVALIA√á√ÉO

O projeto consiste num equipamento dinamom√©trico que simula tra√ß√£o e compress√£o do elemento amortecedor, com varia√ß√£o de frequ√™ncia e taxas de solicita√ß√£o para a reprodu√ß√£o das condi√ß√Ķes reais e/ou cr√≠ticas de opera√ß√£o, visando obter suas curvas caracter√≠sticas e permitindo selecionar os amortecedores para as aplica√ß√Ķes desejadas.
Código do trabalho: MCN08
 
 

ESTUDO DA COMBUST√ÉO DE UM MOTOR MONOCILINDRICO COM INJE√á√ÉO DIRETA DE COMBUST√ćVEL DE ALTA PRESS√ÉO

O trabalho consiste num estudo da combust√£o de um motor de igni√ß√£o por centelha com um sistema de inje√ß√£o direta de combust√≠vel. Realizou-se um comparativo entre um motor com um sistema de inje√ß√£o convencional PFI ("Port Fuel Injection") de baixa press√£o externa √† c√Ęmara de combust√£o e um sistema de inje√ß√£o direta de combust√≠vel de alta press√£o (120bar).
Código do trabalho: MCD01
 
 

ESTUDO DE REDU√á√ÉO DE PERDA DE CARGA EM V√ĀLVULA DE PRESS√ÉO M√ćNIMA DE COMPRESSOR DE AR

O trabalho consiste no estudo e implementa√ß√£o de melhorias construtivas numa v√°lvula de press√£o m√≠nima de um compressor de ar de parafusos lubrificados, visando reduzir a perda de carga no escoamento e, consequentemente, aumentando a efici√™ncia energ√©tica do compressor. Foi feita a modelagem e simula√ß√£o do escoamento com um "software" de CFD por meio do m√©todo dos volumes finitos, identificando-se potenciais pontos de melhoria e simulando-se as altera√ß√Ķes propostas.
Código do trabalho: MCN06
 
 

GERA√á√ÉO DE ENERGIA EL√ČTRICA POR BICICLETA "INDOOR"

O projeto consiste num sistema composto essencialmente por uma bicicleta e um sistema de gera√ß√£o, capaz de recuperar a energia mec√Ęnica, desperdi√ßada durante sua utiliza√ß√£o, em energia el√©trica para posterior utiliza√ß√£o.
Código do trabalho: MCN01
 
 

MELHORIA DO PROCESSO DE FABRICA√á√ÉO DE PLACAS DE ACR√ćLICO DO TIPO "CAST"

Este trabalho busca a melhoria de chapas de acr√≠lico do tipo "cast", definindo condi√ß√Ķes que garantam a homogeneidade de suas espessuras. Para tal foi necess√°ria a identifica√ß√£o das necessidades do mercado por meio de pesquisas de satisfa√ß√£o com os consumidores, a avalia√ß√£o do desempenho dos processos e produtos da empresa com o uso do controle de processo e das ferramentas da qualidade. Isso permitiu a identifica√ß√£o das oportunidades de melhoria para se analisarem e desenvolverem solu√ß√Ķes.
Código do trabalho: MCD06
 
 

MELHORIAS DE DESEMPENHO DO SISTEMA DE TRANSMISS√ÉO DO BAJA MAU√Ā.

O foco deste trabalho aborda as melhorias do desempenho (acelera√ß√£o e velocidade m√°xima) do ve√≠culo ¬ďoff-road¬Ē Baja Mau√° por meio da implementa√ß√£o de CVT h√≠brida, utilizando-se tecnologias do autom√≥vel Honda Fit e do fabricante Comet. Como fruto desse trabalho, al√©m de melhorias de desempenho do ¬ďpowertrain¬Ē, obteve-se um conjunto de transmiss√£o mais compacto, de montagem e desmontagem r√°pidas, al√©m da dispensa de eventuais ajustes de opera√ß√£o na oportunidade da competi√ß√£o Baja SAE Brasil.
Código do trabalho: MCN05
 
 

MODELAGEM E SIMULA√á√ÉO DA DIRIGIBILIDADE E CONFORTO DE UM VE√ćCULO AUTOMOTOR

Este trabalho aborda o comportamento de um ve√≠culo Baja SAE, por meio de vari√°veis associadas a sua dirigibilidade, tais como acelera√ß√Ķes, rolagem e √Ęngulo de ester√ßamento. Foram modelados geometria, transmiss√£o, dire√ß√£o, suspens√£o, molas e amortecedores que servem de base para simula√ß√Ķes no Carsim executadas fisicamente, comprovando a representatividade do modelo gerado. Assim, o uso do Carsim pode prever melhorias na fase de projeto do ve√≠culo Baja que levar√° a um desempenho melhor.
Código do trabalho: MCN02
 
 

OTIMIZAÇÃO DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA PELA VARIAÇÃO DA TAXA DE COMPRESSÃO

No cenário mundial, a busca por aumento de eficiência energética, diminuição de impactos ambientais e redução de custos são incessantes. Neste trabalho, abordam-se essas exigências, aplicando-se uma a uma na elaboração de um sistema de variação da taxa de compressão para um motor de combustão interna ciclo Otto. Com a variação da taxa de compressão é possível aumentar o rendimento térmico e a potência de um motor; consequentemente, há diminuição no consumo específico de combustível.
Código do trabalho: MCN03
 
 

REPUXO MEC√āNICO SERVO-ACIONADO

Este trabalho consiste no projeto e dimensionamento de um equipamento, denominado Repuxo, que tem como finalidade auxiliar as prensas na opera√ß√£o de conforma√ß√£o profunda. O equipamento atual, que conta com acionamento hidr√°ulico, pelo projeto mec√Ęnico, foi alterado , visando-se √† economia de energia el√©trica e √°gua utilizada na troca de calor, e √† otimiza√ß√£o do espa√ßo f√≠sico ocupado por ele. Para manter a mesma precis√£o ser√° acionado por servo-motores e movimentado por fusos de esferas.
Código do trabalho: MCN07