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Engenharia Mec√Ęnica
2017

Número de trabalhos exibidos: 21

AM√ĒNIA COMO ADITIVO NUM MOTOR DE COMBUST√ÉO INTERNA CICLO OTTO.

O trabalho consiste na adi√ß√£o de am√īnia ao etanol e utiliza√ß√£o num motor ciclo Otto, com a finalidade de reduzir o consumo e melhorar o desempenho do motor.
Estande: 273
Código do trabalho: MCN13
 

AN√ĀLISE DE PONTO QUENTE EM MOTOR CICLO DIESEL COM UTILIZA√á√ÉO DE ETANOL

A pesquisa consiste na utilização de um motor ciclo diesel, utilizando-se uma vela incandescente para o processo de ignição do etanol.
Estande: 105
Código do trabalho: MCN12
 

APROVEITAMENTO ENERG√ČTICO EM EMBARCA√á√ēES A VELA

O projeto consiste em abordar conceitos de uma usina hidroel√©trica fio d√°gua, gerando eletricidade nas embarca√ß√Ķes, integrando √°reas de engenharia mec√Ęnica, el√©trica e naval.
Estande: 246
Código do trabalho: MCD02
 

BANCADA DID√ĀTICA CICLO BRAYTON

A bancada did√°tica foi concebida para auxiliar o aprendizado do aluno de engenharia por meio da ilustra√ß√£o de um importante ciclo de pot√™ncia: o Ciclo Brayton ou de Turbina a g√°s. A montagem emprega um turbocompressor automotivo, uma c√Ęmara de combust√£o dimensionada e fabricada especialmente para a finalidade e diversos acess√≥rios de opera√ß√£o e medi√ß√£o que permitem sua opera√ß√£o segura e did√°tica.
Estande: 261
Código do trabalho: MCN01
 

BICICLETA EL√ćPTICA DOBR√ĀVEL

Este trabalho consiste no estudo, dimensionamento e construção de uma bicicleta elíptica dobrável. Em parceria com a empresa "Ergolife", alunos do Instituto Mauá de Tecnologia desenvolveram um protótipo de bicicleta, que visa a uma nova forma de praticar esportes ao ar livre e também um novo meio de locomoção. Considerando-se também a inovação e a praticidade, a bicicleta é dobrável, o que facilita seu transporte e seu armazenamento.
Estande: 236
Código do trabalho: MCN16
 

DESENVOLVIMENTO DE SUSPENS√ēES PARA PROT√ďTIPOS "OFF-ROAD"

Neste trabalho tem-se como objetivo desenvolver um sistema de suspens√£o para o prot√≥tipo "off-road" BAJA SAE, viabilizando o uso de uma geometria de suspens√£o 3-link. No trabalho foram dimensionadas as molas e realizados ajustes no amortecedor para atender o comportamento din√Ęmico desejado.
Estande: 43
Código do trabalho: MCD04
 

DESENVOLVIMENTO DE TURBINA E√ďLICA DE EIXO VERTICAL

O trabalho consiste no desenvolvimento e constru√ß√£o de uma turbina e√≥lica de eixo vertical para a gera√ß√£o de energia ao longo de rodovias. Para isso foi utilizado como fonte de energia o vento induzido pelo deslocamento de ve√≠culos. A motiva√ß√£o para o empreendimento consiste em utilizar-se a tecnologia para contribuir com a gera√ß√£o de energia sustent√°vel. Por meio de simula√ß√Ķes computacionais, foi desenhado o perfil mais adequado para a capta√ß√£o da energia dos ventos e manufaturado em escala pelos membros do grupo.
Estande: 16
Código do trabalho: MCN07
 

DESENVOLVIMENTO DO CHASSI MONOCOQUE E CARENAGEM DE UM VE√ćCULO DE COMPETI√á√ÉO DE MARATONA ENERG√ČTICA

Neste trabalho, desenvolveu-se um chassi Monocoque em Fibra de Carbono para ve√≠culo de competi√ß√£o de efici√™ncia energ√©tica com base em otimiza√ß√Ķes estruturais de elementos finitos, objetivando-se o aumento da resist√™ncia e rigidez e redu√ß√£o de massa.
Estande: 186
Código do trabalho: MCN02
 

DETERMINAÇÃO DO MELHOR PROCESSO PARA A CONFECÇÃO DE RODA EM FIBRA DE CARBONO

As rodas em fibra de carbono representam um avanço na área da engenharia automobilística. Este projeto foi desenvolvido com o intuito de não só confeccionar rodas desse gênero, mas também realizar estudos sobre os processos de fabricação desses componentes e contribuir para que essa tecnologia esteja presente nos carros das equipes de competição da Mauá nos próximos anos.
Estande: 216
Código do trabalho: MCN09
 

DISPOSITIVO DE TRANSFERÊNCIA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

O dispositivo √© um aparelho que vai auxiliar o cuidador a fazer a transfer√™ncia da pessoa com necessidade especial, possibilitando evitar riscos de les√Ķes ao cuidador e risco de queda do portador da necessidade especial.
Estande: 198
Código do trabalho: MCN06
 

ESTUDO DE VIABILIDADE DE UTILIZA√á√ÉO DE TERMOACUMULADORES DE ENERGIA SOLAR EM USINAS TERMEL√ČTRICAS

No Brasil, termelétricas são responsáveis por mais de 25% da matriz elétrica, mas as principais emissoras de poluentes, em se tratando de geração de energia elétrica. A energia solar é uma boa alternativa para se produzir eletricidade, visando à redução de poluentes. Neste trabalho buscou-se realizar um estudo de viabilidade de utilização de termoacumula-dores de energia solar, com o intuito de estabelecer uma fonte alternativa para a transfe- rência de calor em usinas termelétricas.
Estande: 7
Código do trabalho: MCN03
 

KIT DE ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DIFICULDADE DE EMBARQUE E DESEMBARQUE EM VE√ćCULOS.

Neste estudo teve-se a finalidade de projetar, produzir e implantar um módulo para auxiliar pessoas com dificuldades de embarque e desembarque em veículos. Sendo sua estrutura leve, compacta, financeiramente acessível e com uso flexível, pode ser instalado em diversos modelos de veículos.
Estande: 272
Código do trabalho: MCN10
 

PLATAFORMA PARA OBTENÇÃO DE ENERGIA POR MEIO DOS PASSOS

O conceito t√©cnico neste trabalho consiste na aplica√ß√£o de "power harvesting", ou seja, um conjunto de elementos que t√™m como finalidade aproveitar alguma forma de energia do ambiente, convertendo-a em energia el√©trica utiliz√°vel. Neste estudo, prop√Ķe-se transformar em eletricidade a energia desperdi√ßada proveniente do andar humano. Houve a cria√ß√£o de um produto comercial com a aplica√ß√£o de conceitos de engenharia, a fim de causar interessante redu√ß√£o no impacto social, ambiental e econ√īmico.
Estande: 38
Código do trabalho: MCN08
 

PR√Č-DIMENSIONAMENTO DE CASA DE M√ĀQUINAS DE UMA USINA HIDREL√ČTRICA

O projeto consiste em desenvolver um "software" para otimização do pré-dimensionamento das máquinas de fluxo de uma usina hidrelétrica.
Estande: 118
Código do trabalho: MCN15
 

PROJETO DE MONOCOQUE PARA VE√ćCULO F√ďRMULA SAE

Este projeto trata do desenvolvimento de um chassi monocoque de fibra de carbono para um veículo de competição FORMULA SAE, o qual tem o objetivo de melhorar a relação rigidez-massa da estrutura e, consequentemente, o desempenho do veículo durante as provas de competição.
Estande: 111
Código do trabalho: MCD03
 

PROJETO E PROT√ďTIPO DE UM QUADRO DE BICICLETA DE FIBRA DE CARBONO

Neste trabalho, desenvolveu-se uma bicicleta voltada para grandes cidades brasileiras. O projeto uniu caracter√≠sticas de bicicletas ¬ďSpeeds¬Ē, ¬ďMountain Bikes¬Ē e Urbanas, para criar uma nova categoria. O quadro da bicicleta foi fabricado em fibra de carbono, um material super-resistente, leve e dur√°vel que aliou caracter√≠sticas "off-road" num contexto urbano. O "design" dessa bicicleta √© ousado, futurista e bem projetado, desenvolvido por um grupo composto de "Designers" e Eng. Mec√Ęnicos.
Estande: 249
Código do trabalho: MCN04
 

PROPOSTA DE ENSAIO PARA OBTEN√á√ÉO DE CURVA NPSH EM BOMBAS HIDR√ĀULICAS DE FLUXO

O objetivo deste trabalho √© apresentar uma forma mais simples e de menor custo para a realiza√ß√£o dos ensaios de cavita√ß√£o para determinar-se o par√Ęmetro de cavita√ß√£o NPSH requerido para bombas hidr√°ulicas de fluxo. Esta proposta baseia-se na alternativa de constru√ß√£o de uma bancada de teste, diferindo-se do ensaio convencional, por levantar a curva por meio da varia√ß√£o de altura de suc√ß√£o do fluido em vez do uso de um vaso de press√£o.
Estande: 132
Código do trabalho: MCN05
 

PROPOSTA DE ESTRUTURA E IMPLEMENTAÇÃO DOS SISTEMAS DE ABERTURA DE ANTENAS E PLACAS SOLARES EM "CUBESATS"

Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma estrutura mais adequada e funcional al√©m da implementa√ß√£o de um sistema de abertura de antenas e placas solares num "CubeSat", um nano-sat√©lite. Um sat√©lite √© qualquer objeto que orbita ao redor de outro, denominado principal. Os sat√©lites artificiais s√£o naves ou objetos espaciais fabricados na Terra e enviados ao espa√ßo por meio de um ve√≠culo lan√ßador. Utilizaram-se como base especifica√ß√Ķes para sat√©lites da NASA, CalPoly e Jaxa.
Estande: 225
Código do trabalho: MCN17
 

SELE√á√ÉO E AN√ĀLISE T√ČCNICO-ECON√ĒMICA DE TURBINAS E√ďLICAS

O trabalho em quest√£o tem como objetivo produzir um sistema de an√°lise t√©cnico-econ√īmica de turbinas e√≥licas. Esse sistema determina os tipos e modelos de turbinas mais vi√°veis existentes no mercado, mais bem adequados ao local de instala√ß√£o, de acordo com os par√Ęmetros de entrada fornecidos pelo usu√°rio. Esses par√Ęmetros s√£o: pot√™ncia desejada, local da instala√ß√£o e o seu respectivo potencial e√≥lico .
Estande: 143
Código do trabalho: MCD01
 

SISTEMA PARA AN√ĀLISE T√ČCNICO-ECON√ĒMICA DE IMPLANTA√á√ÉO DE TERMOACUMULA√á√ÉO

Com base em conceitos de termodin√Ęmica, transfer√™ncia de calor e avalia√ß√£o de projetos, desenvolveu-se uma metodologia para a avalia√ß√£o t√©cnico-econ√īmica de implanta√ß√£o de sistemas de termoacumula√ß√£o em sistemas de refrigera√ß√£o de grande porte, seja na Ind√ļstria, seja no Com√©rcio. O algoritmo permite identificar a solu√ß√£o mais econ√īmica para cada caso, considerando-se custos de aquisi√ß√£o e opera√ß√£o dos sistemas dentro e fora do hor√°rio de pico de tarifa√ß√£o.
Estande: 23
Código do trabalho: MCN14
 

SOLUÇÃO DE CORTE NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE MOLAS

O projeto é resultado de uma consultoria para a empresa Manus Molas.Foi oferecida à empresa uma possível melhoria no processo produtivo. Analisando-se o processo de planificação da mola, foi possível observar um gargalo na produção: realizado com corte oxicorte (maçarico) e posteriormente um rebolo para o acabamento, torna-se um processo pouco produtivo e que demanda uma grande quantidade de funcionários.O objetivo neste TCC foi apresentar uma solução de corte que torne esse processo produtivo.
Estande: 255
Código do trabalho: MCN11