Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Mecânica
2018

Número de trabalhos exibidos: 21

"BRISE SOLEIL" - ESTUDO DOS PARÂMETROS QUE INFLUENCIAM A CARGA TÉRMICA INCIDENTE EM EDIFICAÇÕES

O estudo consiste numa análise do desempenho do sistema "brise-soleil" (quebra-sol) considerando-se o equilíbrio entre carga térmica e iluminação em edificações.
Código do trabalho: MCD01
 
 

"MECHLEG" - ÓRTESE PARA AUXILIAR A RECUPERAÇÃO DE LESÕES E TRAUMAS

Visando desenvolver um projeto que pudesse trazer uma melhora direta em apectos que tangem à sociedade, buscou-se reimaginar um dispositivo centenário: a muleta. Chegou-se a um conceito leve, resistente, que atende requisitos ergonômicos entendidos por meio de pesquisa e que liberta as mãos dos pacientes para outras atividades, além de fornecer-lhes auxílio ao andar, dando-lhes maior autonomia. A MechLeg é uma órtese passiva para membros inferiores (KAFO), como solução.
Código do trabalho: MCN03
 
 

ADAPTAÇÃO DE UM NOVO MOTOR AO VEÍCULO FÓRMULA SAE- IMT

O processo de seleção e adaptação de um novo motor ao veículo Fórmula SAE 2018 do IMT tornou-se necessário, em função de mudança nos requisitos da competição. A adaptação envolveu o projeto e reprojeto de diversos sistemas mecânicos, eletromecânicos e de eletrônica embarcada, em especial de admissão, alimentação, arrefecimento e injeção eletrônica. O motor modificado foi testado em banco de provas e teve seu desempenho comparado com os valores de referência colhidos antes das alterações.
Código do trabalho: MCN18
 
 

ANÁLISE DE DANOS CAUSADOS POR ESMAGAMENTO NO FIO DE KEVLAR EM MANGUEIRAS DE CABOS UMBILICAIS

Neste trabalho apurou-se por que falha a aramida sob condições de compressão perpendicular ao plano do tecido e foi proposta como solução uma trama 3D.
Código do trabalho: MCN11
 
 

ANÁLISE DE FRENAGEM DO VEÍCULO BAJA SAE

O objetivo deste trabalho é analisar o desempenho de frenagem de um veículo BAJA SAE. Para validação do modelo computacional foram feitos testes com o veículo. Com o modelo validado, foi possível realizar análise e propor modificações para melhoria de desempenho. Uma melhoria considerada foi aplicar o sistema "brake-bias", que possibilita ao piloto alterar a distribuição de pressão entre as linhas de freio dianteira e traseira.
Código do trabalho: MCN04
 
 

APRIMORAMENTO DO MODELO DE SCHMIDT E SUA APLICAÇÃO NO PROJETO DE UM MOTOR "STIRLING" DE PEQUENA CAPACIDADE

Aprimoramento do modelo de Schmidt para simulação matemática de ciclo termodinâmico de "Stirling". Projeto de um motor "Stirling" aprimorado e construção de maquete.
Código do trabalho: MCN01
 
 

APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Realiza-se a pesquisa da composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos em 4 municípios brasileiros para a obtenção dos poderes caloríficos inferiores e superiores dos componentes e produzir um balanço de massa e energia do combustível derivado do resíduo, base para se construir um diagrama de hierarquia de decisão que orienta a modelagem termodinâmica de sistemas de conversão de energia para pequena e grande escalas nos processos de conversão de “mass burning” e reatores de leito fluidizado.
Código do trabalho: MCN13
 
 

AVALIAÇÃO DOS AÇOS INOXIDÁVEIS FERRÍTICOS AISI 409 E AISI 436 APLICADOS AO SISTEMA DE EXAUSTÃO DE UM VEÍCULO AUTOMOTOR

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a sensitização e a corrosão intergranular em duas estruturas distintas que simulam o coletor de escape de um veículo automotivo, utilizando-se a temperatura e o tempo como variáveis de estudo, a fim de se verificar a viabilidade de um dos materiais.
Código do trabalho: MCN09
 
 

CONCEPÇÃO DE UM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO DE GASES DE ESCAPE PARA MELHORIA DE EFICIÊNCIA DE UM MOTOR OTTO

Neste trabalho desenvolveu-se um sistema de recirculação de gases de escape, que melhora a eficiência, reduz não só o consumo de combustível, mas também as emissões de motores. Foi aplicado num motor "flex". O sistema consiste na separação de uma parte dos gases do escapamento e a introdução deles novamente no ciclo da combustão.
Código do trabalho: MCN05
 
 

DESENVOLVIMENTO DA HÉLICE PROPULSORA DO HPA - IMT

O trabalho engloba todas as fases de projeto, desenvolvimento e construção da hélice do projeto HPA-IMT, aeronave movida por potência humana, visando à eficiência propulsiva maior e o menor peso possível.
Código do trabalho: MCN16
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM RESFRIADOR ULTRARRÁPIDO DE LATINHAS DE BEBIDAS - "FAST COOLER"

"Fast Cooler" é a máquina que resfria latinhas de cerveja ou refrigerante em até 2 minutos. Sua tecnologia e alto poder de refrigeração permitem resfriar as latinhas uniformemente, sem congelamento e sem perda do gás, nem de sabor.
Código do trabalho: MCN12
 
 

EQUIPAMENTO PARA O PREPARO DE BEBIDAS PROTEICAS

Neste trabalho, desenvolveu-se um equipamento de preparo de bebidas proteicas. As principais referências para o trabalho foram construção de um resfriador com vazão constante de água gelada, projeto mecânico estrutural e automação do equipamento. Efeito Peltier foi utilizado no resfriador de água.
Código do trabalho: MCN08
 
 

ESTUDO DA APLICAÇÃO DE MOTOR "STIRLING" PARA A CIRCULAÇÃO DE ÁGUA EM PISCINAS

Estudo do motor "Stirling" para realizar a circulação de água proveniente de um reservatório, utilizando-se a luz solar como fonte de energia.
Código do trabalho: MCN06
 
 

ESTUDO DA POLIUREIA COMO MATERIAL POLIMÉRICO DE ALTA ABSORÇÃO DE ENERGIA NA COMPOSIÇÃO DE COLETES BALÍSTICOS

Estudo da poliureia como material polimérico de alta absorção de energia na composição de coletes balísticos, a fim de reduzir o peso original, porém melhorando deu desempenho e, consequentemente, reduzindo o trauma da contusão no indivíduo (nível de proteção IIIA - Fuzil.765).
Código do trabalho: MCN17
 
 

FILTRO ELETROSTÁTICO DE PARTICULADO

Tendo em vista que o material particulado resultante da combustão em motores Diesel traz efeitos nocivos ao ser humano, diversas empresas do segmento estão buscando soluções econômicas e limpas para realizar a remoção. O presente trabalho consiste no desenvolvimento, construção e validação experimental de um filtro eletrostático para a retenção do particulado.
Código do trabalho: MCD02
 
 

MÁQUINA DE DESCASCAR E CORTAR FRUTAS

Desenvolvimento de máquina para automatizar o processo de descascar e fatiar frutas para a indústria de frutas desidratadas.
Código do trabalho: MCN15
 
 

PLATAFORMA ELEVATÓRIA PARA MOTOCICLETAS

Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma plataforma elevatória para motocicletas, com a finalidade de facilitar o carregamento delas em caminhonetes, minimizando o esforço físico do usuário.
Código do trabalho: MCD03
 
 

PROJETO ESTRUTURAL DE UM HPA ("HUMAN POWERED AIRCRAFT")

Projeto conceitual de estrutura básica de uma aeronave movida a propulsão humana, focado na concepção ao detalhamento das estruturas da asa e da lança.
Código do trabalho: MCN02
 
 

PROJETO, CONSTRUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE UMA TORRE DE RESFRIAMENTO HÍBRIDA

Este trabalho consiste no dimensionamento, construção de protótipo e experimentação de uma torre de resfriamento híbrida. A torre de resfriamento é um equipamento destinado ao resfriamento de líquidos em plantas industriais e edifícios comerciais (nestes, em centrais de ar-condicionado). O resfriamento ocorre pela transferência de calor e massa para o ar atmosférico. A torre híbrida é uma variação do modelo normal e seu dimensionamento é relativamente complexo.
Código do trabalho: MCN10
 
 

REFRIGERAÇÃO POR MEIO DE ADSORÇÃO PARA A PRODUÇÃO DE GELO

O estudo consiste em projetar e investigar a viabilidade de construção de um pequeno sistema de produção de gelo utilizando-se o efeito de refrigeração por adsorção. Sua aplicação seria voltada para residências rurais, tendo como fonte energética apenas a radiação solar.
Código do trabalho: MCN14
 
 

SISTEMA DE AR-CONDICIONADO UTILIZANDO-SE MICROCANAIS

Para este trabalho de conclusão de curso, foram objetivos o dimensionamento e a construção de um sistema miniaturizado de condicionamento de ar a partir do ciclo de refrigeração por compressão a vapor, utilizando-se trocadores de calor de microcanais, com o intuito de avaliar a eficiência do equipamento.
Código do trabalho: MCN07