Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Química
2019

Número de trabalhos exibidos: 35

ADSOR√á√ÉO DE COMPOSTOS AROM√ĀTICOS DE GASOLINA EM FIBRA DE COCO VERDE

Cerca de 85% da massa dos cocos consumida no Brasil √© descartada, gerando impacto ambiental e um desperd√≠cio de oportunidade de melhor uso desse material. Vazamentos de combust√≠veis podem ocorrer na cadeia de distribui√ß√£o, com graves consequ√™ncias ambientais, trazendo grandes preocupa√ß√Ķes tanto para seguran√ßa quanto √† sa√ļde da popula√ß√£o. Este projeto como objetivo estudar a adsor√ß√£o de compostos arom√°ticos presentes em √°gua contaminada com gasolina pela fibra de coco verde tratada quimicamente.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN16
 

AGLOMERA√á√ÉO DE PROTE√ćNAS VEGETAIS EM LEITO FLUIDIZADO

A ado√ß√£o de estilos de vida saud√°veis e a pr√°tica regular de atividades f√≠sicas afetam diretamente a dieta de pessoas que buscam maior aporte de prote√≠nas. Muitas t√™m necessidade ou simplesmente preferem o consumo de prote√≠nas vegetais e as de arroz e ervilha fornecem uma mistura ideal de amino√°cidos. Este projeto desenvolveu uma bebida proteica instant√Ęnea por meio de aglomera√ß√£o em leito fluidizado dessas prote√≠nas com o uso de casca de pitaya, rica em antioxidantes, como agente ligante.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD01
 

AN√ĀLISE DAS PROPRIEDADES DO PET RECICLADO PARA FILAMENTO DE IMPRESS√ÉO 3D

Este trabalho avalia térmica e mecanicamente as propriedades do reciclado de PET puro em comparação como uma blenda com PET novo e com PLA novo. Para ser usado como filamento de impressora 3D.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN09
 

APLICA√á√ÉO DE FLUIDODIN√āMICA COMPUTACIONAL NO DESENVOLVIMENTO DE PELLETS PARA FERTILIZANTES EM LEITO FLUIDIZADO

Ferramentas de simula√ß√£o de processos industriais auxiliam no desenvolvimento de novas tecnologias de forma r√°pida e com menor custo. Neste projeto desenvolveu-se um fertilizante que usa borra de caf√© como fonte de nitrog√™nio, visando reaproveitar este rejeito da sociedade. A etapa de recobrimento dos pellets em um leito fluidizado foi estudada por meio de fluidodin√Ęmica computacional (CFD). Avaliou-se a influ√™ncia da formula√ß√£o do fertilizante sobre o di√Ęmetro dos pellets e deste sobre a din√Ęmica do leito.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD12
 

APROVEITAMENTO DE BITUCAS DE CIGARRO DESCARTADAS

Embora existam campanhas para a redução, o tabagismo ainda é um hábito muito comum e como consequência gera bitucas que contém toxinas que podem ser liberadas no meio ambienta e que. As bitucas são feitas com material petroquímico e podem ser recicladas gerando novos produtos, reintegrando esses materiais na cadeia produtiva. Este projeto tem o objetivo de desenvolver uma cola para aplicação com base no material polimérico utilizado nas bitucas.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD11
 

ARMADILHA PARA INSETOS

At√© 21 de maio foram registrados 675174 casos de dengue no pa√≠s,um aumento de 504% para o mesmo per√≠odo em 2018.O objetivo deste projeto √© a cria√ß√£o de uma armadilha espec√≠fica para atrair e reter o mosquito Aedes aegypti,principal transmissor da doen√ßa.A atra√ß√£o ao equipamento ocorre por rea√ß√Ķes qu√≠micas que liberam gradativamente compostos que imitam a pele humana.Ao entrar,o mosquito fica retido em uma fita situada junto a um sensor que realiza a contagem e registra os dados em um aplicativo.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN13
 

CARACTERIZAÇÃO E ESTUDO DA APLICAÇÃO DA SEIVA DE BANANEIRA

O l√≠quido que escorre do pseudocaule da bananeira, na colheita da banana, √© chamado de seiva e popularmente possui aplica√ß√Ķes em algumas regi√Ķes do Brasil. O objetivo desse estudo √© caracterizar a seiva da bananeira e testar a sua aplica√ß√£o em uma tinta, em substitui√ß√£o √† √°gua. Al√©m disso, ser√£o extra√≠dos os taninos e √°cido t√Ęnico presentes na seiva para aplica√ß√£o em um creme com propriedades cicatrizantes. Outras aplica√ß√Ķes ser√£o testadas no decorrer do estudo.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN03
 

COMP√ďSITO DE FIBRA DE BANANA

No estado de São Paulo e também no Brasil a produção de bananas é expressiva e nesse processo a bananeira é descartada após a colheita. A grande utilização de PET em garrafas plásticas também descarta uma quantidade significativa de resíduos não degradáveis no meio ambiente. Este projeto tem o objetivo de desenvolver um material compósito com base em PET e fibra de bananeira com biodegradabilidade melhorada.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD14
 

DESENVOLVIMENTO DE COMP√ďSITO RESIDUAL PARA ISOLAMENTO T√ČRMICO

O Brasil produz uma grande quantidade de plásticos anualmente e, dentre eles, o PET - polietilenotereftalato, é o mais produzido, sendo utilizado principalmente em materiais descartáveis, o que, associado à baixa taxa de reciclagem existente no país, torna esse resíduo um grande problema ambiental. Este projeto estuda a viabilidade técnica da utilização de PET com o sisal na formação de um compósito para uso em isolamento térmico.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN11
 

DESENVOLVIMENTO DE COMPRIMIDOS DE ALTO TEOR PROTEICO

Muitas pessoas adotam um estilo de vida saud√°vel com a pr√°tica regular de atividade f√≠sica e para o sucesso desse objetivo √© necess√°rio um maior consumo de prote√≠nas. Al√©m disso, tem-se observado o crescimento do n√ļmero de pessoas que adotam dietas com base exclusiva em vegetais, como o veganismo. As prote√≠nas isoladas de ervilha e de arroz fornecem uma mistura completa de amino√°cidos para a nutri√ß√£o humana. O objetivo deste projeto √© trazer uma alternativa para o consumo de prote√≠nas vegetais em forma de comprimido.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD13
 

DESENVOLVIMENTO DE COSM√ČTICO VEGANO

Nos √ļltimos cinco anos o batom foi o produto que mais cresceu no mercado de cosm√©ticos, e no Brasil, de cada tr√™s produtos comprados para a beleza, um deles √© o batom. Diferentemente das formula√ß√Ķes convencionais, o uso de √°gua permite o uso de ingredientes respons√°veis por redu√ß√£o de vincos e sinais, alta intensidade de cor e cobertura, hidrata√ß√£o e aumento do volume labial, al√©m da facilidade de aplica√ß√£o e maciez do produto. Este projeto apresenta uma proposta radicalmente diferente com um batom base √°gua.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD05
 

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA MICROFLU√ćDICA

As inova√ß√Ķes em nanotecnologia trazem um novo patamar de aplica√ß√Ķes para a ind√ļstria qu√≠mica. Microrreatores s√£o empregados para produzir nanocomponentes de maior valor agregado e/ou com menor desperd√≠cio de reagentes. Um acess√≥rio essencial para a opera√ß√£o de microrreatores s√£o bombas com vaz√Ķes reduzidas, equipamentos com alto valor agregado e pequena oferta de mercado. Este projeto visa construir uma microbomba de baixo custo com capacidade nominal de 5 mL/min.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD08
 

DESENVOLVIMENTO DE SUPERF√ćCIES MET√ĀLICAS E TINTAS SUPERHIDROF√ďBICAS

Com intuito de reduzir res√≠duos e recursos necess√°rios no processo de limpeza dom√©stica e industrial, prop√īs-se o desenvolvimento de um revestimento superhidrof√≥bico para superf√≠cies met√°licas. O trabalho consiste em um estudo explorat√≥rio requisitado por uma empresa de a√ßo inox. Os substratos utilizados s√£o cobre, zinco, alum√≠nio, ferro, a√ßo inox e estanho. Paralelamente, produziu-se tamb√©m uma tinta superhidrof√≥bica para aplica√ß√£o em objetos met√°licos como pias e utens√≠lios sanit√°rios.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN08
 

ESTUDO DA SECAGEM DE A√áA√ć EM SPRAY DRYER

O a√ßa√≠ "in natura" √© um produto de grande consumo no Brasil, produzido principalmente na regi√£o Norte e seus grandes centros de consumo est√£o na regi√£o Sudeste. Como cerca de 90 % de sua polpa √© constitu√≠da por √°gua, o custo de seu transporte poderia ser drasticamente reduzido caso o produto estivesse na forma de p√≥, e uma das alternativas para secagem do a√ßa√≠ √© a opera√ß√£o de "spray drying". Este estudo tem como objetivo determinar par√Ęmetros que resultem em maior rendimento do processo.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD06
 

ESTUDO DA UTILIZA√á√ÉO DE HIDROG√äNIO GERADO A BORDO DE UM VE√ćCULO COMO MELHORADOR DA EFICI√äNCIA DE UM MOTOR COM EGR

Economizar combustível é o desejo de todo o motorista. Este projeto tem o objetivo de desenvolver um dispositivo inovador e compacto para enriquecimento da mistura de combustível com hidrogênio gerado por eletrólise. Por meio de um gerador de gases controlado eletronicamente foi possível a injeção de hidrogênio na mistura gasosa de combustível de automóveis para a melhoria da eficiência da queima e aumento do rendimento de motores a combustão com gasolina ou etanol.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN17
 

HIDRATANTE CORPORAL VEGANO EM BARRA

O mercado de produtos para cuidados pessoais, juntamente com o de produtos veganos, tiveram grande expans√£o nos √ļltimos anos, demandando portf√≥lios que atendam suas exig√™ncias, sem restri√ß√Ķes de consumo. Em busca de uma mercadoria sustent√°vel que atingisse estas duas frentes, surgiu este trabalho, cujo objetivo √© o desenvolvimento de um creme hidratante em barra do tipo toque seco com base em sementes descartadas de cupua√ßu com a op√ß√£o de adi√ß√£o de glitter biodegrad√°vel para efeito iluminador.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD10
 

MICROESFERAS DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR

O baga√ßo de cana de a√ß√ļcar √© o maior res√≠duo da agroind√ļstria brasileira, com isso, o trabalho consta da fabrica√ß√£o de pellets de baga√ßo de cana-de-a√ß√ļcar e estudo de sua potencial aplica√ß√£o em cosm√©ticos, especificamente com a fun√ß√£o de esfoliante. O foco do trabalho √© ambiental e visa oferecer uma alternativa ao uso de pl√°sticos usualmente utilizados nessa fun√ß√£o.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD02
 

MICRORREATORES COMO ALTERNATIVA PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES

A contamina√ß√£o de corpos naturais e impactos ambientais da emiss√£o de poluentes s√£o fatores de preocupa√ß√£o no meio industrial. Processos oxidativos avan√ßados s√£o alternativas para a redu√ß√£o de mat√©rias org√Ęnicas com alta complexidade de degrada√ß√£o. O intuito deste projeto √© promover um estudo comparativo entre microrreatores e reatores convencionais para efici√™ncia de degrada√ß√£o do fenol pelo processo UV/H2O2. As an√°lises ser√£o conduzidas atrav√©s de simula√ß√Ķes dos dispositivos em fluidodin√Ęmica computacional (CFD).
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN07
 

MONITORAMENTO DO PROCESSO DE AGLOMERAÇÃO EM LEITO FLUIDIZADO

A preocupa√ß√£o do consumidor com sa√ļde tem aumentado a procura por produtos industrializados de f√°cil preparo e consumo, com boa qualidade nutricional e benef√≠cios √† sa√ļde. Este trabalho se prop√Ķe a compreender o fen√īmeno e otimizar o processo de aglomera√ß√£o em leito fluidizado utilizando um ¬ďblend¬Ē de prote√≠nas vegetais e polpa de a√ßa√≠ com a utiliza√ß√£o de ¬ďsoftwares¬Ē especializados. Esse processo visa a produzir um p√≥ proteico instant√Ęneo rico em compostos bioativos.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN01
 

√ďLEO HIDR√ĀULICO

Tudo sofre a√ß√£o delet√©ria do tempo e a manuten√ß√£o minimiza esse efeito. Quando √© corretiva, a manuten√ß√£o pode ter custos inesperados, causar acidentes e at√© problemas ambientais, sendo a preventiva a abordagem mais racional. Empresas de transmiss√£o el√©trica usam √≥leo hidr√°ulico para o acionamento de disjuntores que funcionam sem parar e os crit√©rios para sua troca preventiva n√£o existem. Este estudo visa caracterizar esse √≥leo em fun√ß√£o do tempo de uso e estabelecer as condi√ß√Ķes para sua troca.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN14
 

OTIMIZA√á√ÉO DA PRODU√á√ÉO DE BIOCELULOSE UTILIZANDO RES√ćDUOS AGROINDUSTRIAIS

O trabalho objetiva a otimiza√ß√£o da produ√ß√£o de celulose bacteriana por Gluconacetobacter hansenii utilizando como fonte de carbono o soro de leite, que √© um efluente da produ√ß√£o de latic√≠nios. A celulose bacteriana tem aplica√ß√Ķes nas ind√ļstrias aliment√≠cia, cosm√©tica, t√™xtil, ac√ļstica, √≥tica e na medicina (processo de reconstitui√ß√£o de pele, cartilagem, ossos e vasos sangu√≠neos). O reaproveitamento de res√≠duos neste processo possibilita a redu√ß√£o de custos e a diminui√ß√£o de impacto ambiental.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN02
 

OTIMIZA√á√ÉO DO PROCESSO E VIABILIZA√á√ÉO DE DESCONTAMINA√á√ÉO POR OZONIZA√á√ÉO DE RES√ćDUOS AGROQU√ćMICOS

A utiliza√ß√£o de agroqu√≠micos gera res√≠duos em seu manuseio. Materiais utilizados na aplica√ß√£o, instala√ß√Ķes, embalagens e equipamentos que entram em contato contaminam a √°gua de lavagem, tornando-se um problema para os seres humanos, animais e meio ambiente. O objetivo √© o desenvolvimento de t√©cnicas para descontamina√ß√£o por meio de oxida√ß√£o com oz√īnio para a redu√ß√£o ou neutraliza√ß√£o dos efeitos t√≥xicos, al√©m de reduzir custos de descarte
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN06
 

PELLETS DE PROTE√ćNA PARA APLICA√á√ÉO EM PRODUTO ALIMENT√ćCIO

A crescente preocupa√ß√£o das pessoas com h√°bitos saud√°veis e o alto n√ļmero de indiv√≠duos que tem se tornado vegetariano e vegano tem resultado em oportunidades para inovar nesse setor. Com isso, este projeto tem como objetivo desenvolver um suplemento proteico de origem vegetal que ofere√ßa conveni√™ncia e praticidade na hora de sua ingest√£o. Com prote√≠nas isoladas de arroz e ervilha foram formulados pellets que podem ser acondicionados em c√°psulas ou como ingrediente de alimentos proteico.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD09
 

POLIMEROS DE SEMENTE DE ABACATE

O caro√ßo do abacate tem 20 % de amido e √© sistematicamente descartado, sendo um problema ambiental. Neste projeto se busca estudar a viabilidade t√©cnica de obten√ß√£o de filmes polim√©ricos com base em amido. Ind√ļstrias de alimentos com base em abacate t√™m os caro√ßos com res√≠duo do processo.Dessa forma eles podem ser recolhidos a custo zero com facilidade.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN05
 

PRODU√á√ÉO TERMOF√ćLICA DE BIOMETANO EM ANSBBR PELA CODIGEST√ÉO DE SORO E GLICERINA

O trabalho teve por objetivo o estudo da produ√ß√£o de biometano pelo tratamento anaer√≥bio de soro, efluente altamente poluente proveniente da ind√ļstria de latic√≠nios, e de glicerina, efluente da ind√ļstria de biodiesel que apresenta elevado custo de refino para purifica√ß√£o. O tratamento desses res√≠duos agroindustriais gera bioenergia e tamb√©m a adequa√ß√£o ambiental, possibilitando o descarte adequado ou a reutiliza√ß√£o desse efluente l√≠quido como √°gua de reuso.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD03
 

PROTETOR SOLAR PARA DIMINUIÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

A conscientiza√ß√£o de cuidados com corpo, sa√ļde e ambiente, al√©m de uma percep√ß√£o de respeito aos animais √© cada vez mais presente na sociedade. Assim, o uso de protetores solares esconde um perigo: a oxibenzona, uma subst√Ęncia proibida em alguns pa√≠ses, t√≥xica para seres humanos e para a vida marinha, em especial, os corais. Esse projeto desenvolveu um protetor solar com filtros f√≠sicos potencializados com extratos naturais fotoprotetores, obtidos de rom√£ e de buddleja, num conceito vegano.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD18
 

RECICLAGEM DO ISOPOR PARA PRODUÇÃO DE RESINA ANTICORROSIVA

O projeto visa produzir uma resina anticorrosiva para metais,que ser√° confeccionada a partir da reciclagem do Isopor, um material de ampla utiliza√ß√£o em ind√ļstrias e constru√ß√Ķes civil, por apresentar caracter√≠sticas como baixa absor√ß√£o de √°gua e resist√™ncia √† corros√£o, por√©m, seu descarte incorreto √© danoso ao meio ambiente. A vantagem dessa metodologia ser√° reciclar um material que seria descartado e contribuir para a redu√ß√£o de custos de manuten√ß√£o e reparos em a√ßo carbono ou outros metais.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN04
 

REDU√á√ÉO ELETROQU√ćMICA INCENTIVADA POR MICRO-ONDAS DE DI√ďXIDO DE CARBONO A ETILENO

A preocupa√ß√£o crescente com as emiss√Ķes atmosf√©ricas de g√°s carb√īnico estimula o desenvolvimento de novos processos que reciclem esse g√°s. O etileno √© a mat√©ria-prima petroqu√≠mica de maior consumo mundial como precursor de diversos materiais. Este projeto visa estudar condi√ß√Ķes favor√°veis para a s√≠ntese de etileno por meio de redu√ß√£o eletroqu√≠mica. Para isso, uma corrente de g√°s carb√īnico √© borbulhada numa c√©lula eletrol√≠tica obtendo-se uma mistura gasosa contendo etileno.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD17
 

REMO√á√ÉO DE POLUENTE DE √ĀGUA POR MEIO DE PROCESSO OXIDATIVO AVAN√áADO

Na ind√ļstria t√™xtil o emprego de corantes √© comum e intenso, o que gera efluentes aquosos polu√≠dos que necessitam ser tratados. Esse projeto estuda a degrada√ß√£o do corante alaranjado de metila por meio de processos oxidativos avan√ßados - POA. Foram estudados os processos Fenton e foto-Fenton na degrada√ß√£o de uma solu√ß√£o aquosa sint√©tica contendo 28,6 ppm do corante. Redu√ß√Ķes de at√© 96 % da carga org√Ęnica inicial foram obtidas.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD15
 

SECAGEM DE POLPA DE ABACATE EM SPRAY DRYER COM APROVEITAMENTO DO CAROÇO

Inovar √© fundamental para a ind√ļstria. A polpa do abacate √© fonte de lip√≠deos, vitaminas e minerais ben√©ficos √† sa√ļde; contudo, √© um fruto sazonal muito perec√≠vel. Seu caro√ßo √© excelente fonte de fibra diet√©tica, al√©m de ter antioxidantes, √°cidos graxos e pot√°ssio. Este projeto estudou a viabilidade t√©cnica da obten√ß√£o de abacate em p√≥ por meio de secagem em spray dryer, com a farinha do caro√ßo como auxiliar de processo. Assim, o produto pode ter consumo regular e uso em alimentos e cosm√©ticos.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD04
 

TECNOLOGIA PARA AGREGAR E DESAGREGAR COMP√ďSITOS

A aus√™ncia de uma destina√ß√£o para res√≠duos dom√©sticos de materiais pl√°sticos √© um agravante dos problemas de polui√ß√£o ambiental. O consumo de caf√© em suas diversas formas em c√°psulas pl√°sticas tem crescido nos √ļltimos anos e a dificuldade de recolocar esse material novamente na cadeia de consumo tem at√© impedido a comercializa√ß√£o desses produtos em alguns pa√≠ses. Este projeto tem como objetivo desenvolver um material comp√≥sito com base em c√°psulas de caf√© polim√©ricas com fibras vegetais, tamb√©m descartadas como res√≠duos industriais.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN15
 

TINTA CONDUTORA DE ENERGIA

Na ind√ļstria de tinta atual encontram-se alternativas de tintas condutoras com base em cobre, contudo este material nobre agrega um grande custo ao produto final. Para viabilizar a expans√£o da utiliza√ß√£o destes produtos procurou-se a substitui√ß√£o do cobre por um condutor de menor custo como o alum√≠nio, que pode ser encontrado como res√≠duo de diversos processos. Este projeto tem o objetivo de desenvolver uma tinta condutora de eletricidade com base em alum√≠nio.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN10
 

UTILIZA√á√ÉO DE MATERIAL POLIM√ČRICO NA PRODU√á√ÉO DE ASFALTO

Uma alternativa para a diminui√ß√£o do impacto ambiental de materiais descart√°veis √© a sua incorpora√ß√£o em bens de consumo dur√°veis. Na fabrica√ß√£o do asfalto s√£o utilizados basicamente areia, pedras e betume, este derivado do petr√≥leo. √Č poss√≠vel substituir parcialmente o betume por materiais pl√°sticos uma vez que a intera√ß√£o do betume com esses materiais se mostra vantajosa para as propriedades aglomerantes da mistura.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMN12
 

VIABILIDADE T√ČCNICO-ECON√ĒMICA DA ETAPA DE FILTRA√á√ÉO NA PRODU√á√ÉO DE RESINA

A redu√ß√£o do impacto ambiental da ind√ļstria qu√≠mica requer a diminui√ß√£o da produ√ß√£o de res√≠duos. Na produ√ß√£o de resinas, a etapa final do processo consta de uma filtra√ß√£o, cuja membrana √© descartada ao final do processo. Nesse contexto, esse projeto teve por objetivo analisar a etapa de filtra√ß√£o de resinas, em uma f√°brica de tintas e vernizes imobili√°rios, de modo a avaliar a melhoria do processo pela redu√ß√£o da quantidade de membranas utilizadas na montagem e/ou opera√ß√£o do filtro durante a produ√ß√£o.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD07
 

VIABILIDADE T√ČCNICO-ECON√ĒMICA DA PRODU√á√ÉO DE PVC PELA UTILIZA√á√ÉO DE MEG OBTIDO DE MAT√ČRIA-PRIMA RENOV√ĀVEL

O composto MEG apresenta diversas aplica√ß√Ķes em ind√ļstrias t√™xteis, cosm√©ticas, automotivas, al√©m de ser mat√©ria-prima para a fabrica√ß√£o do PVC e de diversos pol√≠meros. Contudo, √© obtido a partir do petr√≥leo, ou seja, uma fonte n√£o renov√°vel. Estudos demonstram que √© poss√≠vel a produ√ß√£o do MEG por fontes renov√°veis, como o a√ß√ļcar de cana. Nesse contexto, esse trabalho teve por objetivo o estudo e avalia√ß√£o do processo de produ√ß√£o do MEG obtido a partir de mat√©rias-primas renov√°veis por simula√ß√Ķes no programa ASPEN-Plus.
Estande: (A definir)
Código do trabalho: QMD16