Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Química
2010

Número de trabalhos exibidos: 15

ADESIVOS POLIMÉRICOS CONDUTORES DE ELETRICIDADE

O trabalho visa o desenvolvimento de um adesivo condutor de eletricidade feito com resina epóxi e metal em pó economicamente viável. Ele seria um substituto para a solda convencional de chumbo e estanho utilizada atualmente em instalações elétricas, resolvendo o problema da alta toxicidade da solda. Pode ser feita a frio, o que dispensa o uso do ferro de solda que pode causar queimaduras se manuseado de forma inadequada.
Código do trabalho: QMD04
 
 

APLICAÇÃO DE ELETROCOAGULAÇÃO PARA REÚSO DE ÁGUAS RESIDUAIS PROVENIENTES DA LAVAGEM DE AUTOMÓVEIS

Desenvolveram-se operações unitárias para o tratamento do efluente proveniente da lavagem de veículos num sistema compacto mantendo-se a água do processo em recirculação. Avaliou-se o efluente quanto aos parâmetros requeridos pelas legislações ambientais. Pela eletrocoagulação, foram obtidos os melhores resultados na remoção dos poluentes. A implantação do processo envolve a conscientização dos consumidores e dos proprietários das lavadoras de veículos incentivando o uso sustentável da água.
Código do trabalho: QMN07
 
 

APLICAÇÃO E ANÁLISE DE FRAGRÂNCIAS EM SABÃO LÍQUIDO PRODUZIDO COM ÓLEO VEGETAL REAPROVEITADO

Aplicação de fragrâncias em sabão líquido produzido com foco no reaproveitamento de óleo de fritura, visando à redução dos despejos gordurosos no ambiente, à cobertura do odor residual da base e à incorporação da glicerina gerada no processo.
Código do trabalho: QMD03
 
 

AVALIAÇÃO DA SUBSTITUIÇÃO DE QUEROSENE POR GÁS NATURAL COMO COMBUSTÍVEL DE UM GERADOR DE VAPOR

Este trabalho consiste na avaliação técnica, econômica e ambiental da substituição do combustível líquido (querosene) por gás natural no gerador de vapor da Planta-Piloto de Engenharia de Alimentos da Escola de Engenharia Mauá.
Código do trabalho: QMD06
 
 

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E ESTUDO SOBRE O MERCADO DE ESMALTE "VERDE" PARA UNHAS

O esmalte para unhas tornou-se um produto essencial para todas as mulheres. Por ser esse um mercado crescente e competitivo, observou-se uma oportunidade de criação de uma versão diferenciada do produto. O trabalho trata da produção sustentável de um esmalte para unhas, com o uso de matérias-primas ecologicamente corretas.
Código do trabalho: QMD08
 
 

DESENVOLVIMENTO DE "PELLETS" DE CLORIDRATO DE DILTIAZEM COM LIBERAÇÃO CONTROLADA

Fabricação e desenvolvimento de ''pellets'' de Diltiazem, a fim de obter-se um perfil de liberação controlada, melhorando o aproveitamento do princípio ativo e minimizando os efeitos colaterais.
Código do trabalho: QMD02
 
 

DESENVOLVIMENTO DE XAMPU DE VINHO

O trabalho consiste no desenvolvimento de um xampu inovador e diferenciado que utiliza como matérias-primas o vinho tinto Merlot e o extrato natural da casca de uva. Como benefícios dessa utilização destacam-se a prevenção do processo de desgaste da queratina, aumento de resistência e elasticidade do fio, além da melhoria na circulação sanguínea do couro cabeludo. O princípio ativo responsável por tais características é o Resveratrol, substância recentemente utilizada no meio cosmetológico.
Código do trabalho: QMN03
 
 

DESENVOLVIMENTO DE XAMPU EM PÓ

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um concentrado de xampu em pó, que será utilizado como produto intermediário (ou de base) para as indústrias fabricantes de xampu líquido.
Código do trabalho: QMN06
 
 

ESTUDO DA OBTENÇÃO DE METANO A PARTIR DE EFLUENTE INDUSTRIAL DE PROCESSO DE PRODUÇÃO BIODIESEL

Realizar o tratamento anaeróbio de efluente de processo de produção de biodiesel em duas fases: acidogênica e metanogênica, visando remover carga orgânica e gerar biogás, que pode ser usado como fonte de energia. Para tal procedimento utilizou-se glicerina produzida industrialmente com óleo de soja e metanol.
Código do trabalho: QMN01
 
 

ESTUDO DA RECICLAGEM QUÍMICA DE ESPUMAS DE POLIURETANOS FLEXÍVEIS

A demanda por produtos que utilizam espumas de poliuretana vem crescendo a cada ano, como o uso em colchões, assentos de veículos etc. Com esse crescimento vem a preocupação com a disposição dos resíduos gerados, tanto no processo produtivo, quanto nos produtos acabados. Observando essa situação propusemos uma alternativa de minimização dos resíduos para transformá-los novamente em poliol por um processo químico simples e viável em termos ambientais.
Código do trabalho: QMN02
 
 

PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS APLICADOS NO TRATAMENTO DE RESÍDUOS DA PRODUÇÃO DE BISFENOL A

Tratamento de resíduo tóxico (Bisfenol A) presente no cotidiano das indústrias, com base nos processos químicos de oxidação avançada. Alternativa eficaz a outros tratamentos já utilizados, uma vez que o composto gera debates mundiais quanto a sua toxicidade.
Código do trabalho: QMD05
 
 

REAPROVEITAMENTO DE ARAMIDA PARA CONFECÇÃO DE MATERIAL COMPÓSITO RESISTENTE AO IMPACTO

Reaproveitamento de aramida (KEVLAR) de coletes à prova de balas para a confecção de material compósito resistente ao impacto e aplicação em capacete.
Código do trabalho: QMN04
 
 

REAPROVEITAMENTO DE POLIETILENO E ALUMÍNIO UTILIZADOS EM CABOS COAXIAIS

Processo de separação dos materiais que compõem a estrutura de cabos coaxiais: plástico, aço e alumínio, por ação de agentes químicos e mecânicos, com 100% de aproveitamento desses componentes, para uso na fabricação de outros produtos em diversos setores, além de matéria-prima para novos cabos coaxiais. Este projeto visa à redução do impacto ambiental pela minimização de resíduos descartados no meio ambiente, assim como a redução dos custos no processo de fabricação.
Código do trabalho: QMN05
 
 

TINTA REPELENTE CONTENDO D-LIMONENO

Usado como aditivo, o d-limoneno é um óleo essencial presente na casca de frutas cítricas, como a laranja. Possui propriedades biodegradáveis e ação repelente.
Código do trabalho: QMD07
 
 

TRATAMENTO ANAERÓBIO DE EFLUENTE DE PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL EM DUAS FASES: ACIDOGÊNICA E METANOGÊNICA

Realizar o tratamento anaeróbio de efluente de processo de produção de biodiesel em duas fases: acidogênica e metanogênica, visando remover carga orgânica e gerar biogás, que pode ser usado como fonte de energia. Para tal procedimento utilizou-se glicerina produzida em laboratório com óleo de soja e metanol. Obteve-se remoção de carga orgânica de 59% na fase acidogênica e de 74% na fase metanogênica, totalizando uma eficiência global de remoção de 85%. A qualidade do biogás obtido foi de 78%.
Código do trabalho: QMD01