Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Química
2011

Número de trabalhos exibidos: 16

AQUAPOLO - ENGENHARIA APLICADA NO REÚSO DE ÁGUA

Aquapolo, iniciativa do grupo Odebrecht em parceria com a Sabesp, visa garantir o abastecimento de água industrial ao Polo Petroquímico do ABC. O empreendimento contempla a construção de uma EPAI que utilizará o esgoto tratado na ETE de Heliópolis além de uma adutora de 17 km. Hoje é considerado o maior projeto de reúso de água da América Latina e o 5.º maior do mundo. No projeto desenvolvido, analisam-se os aspectos ambientais, sociais e tecnológicos desde a geração da ideia até sua implementação.
Código do trabalho: QMN07
 
 

COMBINAÇÃO DE PROCESSO OXIDATIVO AVANÇADO E TRATAMENTO BIOLÓGICO PARA A DEGRADAÇÃO DE SURFACTANTES

Efluentes industriais biorrecalcitrantes podem ser identificados como subprodutos residuais de uma série de processos químicos, caracterizando-se pela dificuldade de degradação natural por decomposição por microrganismos em corpos aquíferos receptores. Como alternativa de viabilidade econômica e ambiental, realizou-se a associação de processo oxidativo avançado operado num reator fotoquímico sucedido por processo de biodigestão anaeróbia num reator biológico.
Código do trabalho: QMN02
 
 

DESENVOLVIMENTO DE "GLOSS" COM BASE DE GORDURA DE AVESTRUZ

O “gloss” produzido com a gordura do avestruz é um produto inovador que traz benefícios estéticos pouco conhecidos no Brasil.Da gordura é extraído o óleo com alto poder de hidratação e revitalização cutânea, além de ser rico em Ômega 3, 6 e 9 e nas vitaminas D e E. Essa produção de cosméticos é uma alternativa para aproveitar a gordura que normalmente é desperdiçada, sendo também uma saída para os criadores de avestruz que já utilizam o couro, as plumas e as carnes dessa ave.
Código do trabalho: QMN05
 
 

DESENVOLVIMENTO DE "PELLETS" DE DILTIAZEM DE LIBERAÇÃO ENTÉRICA

Muitos medicamentos, quando liberados no estômago, podem ocasionar efeitos indesejados ou ainda serem destruídos em meio ácido. Por isso é necessário o uso de polímeros no recobrimento desses medicamentos, que permitam sua passagem pelo estômago sem liberação do princípio ativo. Com isso, sua liberação ocorre no intestino para aumentar a absorção e, consequentemente, a eficácia do fármaco.
Código do trabalho: QMN01
 
 

DESENVOLVIMENTO DE TINTA IMOBILIÁRIA COM ATIVO FOTOCROMÁTICO

Em virtude do acelerado crescimento da construção civil no Brasil e do aquecimento imobiliário, o mercado de tintas imobiliárias destacou-se representativamente nos últimos ano. Com o desenvolvimento de uma tinta imobiliária decorativa inovadora, capaz de mudar de cor com a incidência da luz solar, será possível ampliar ainda mais as opções dos consumidores na hora de comprar uma tinta imobiliária.
Código do trabalho: QMD07
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM FERMENTADO ALCOÓLICO DE FRUTAS

O objetivo do fermentado de banana é acrescentar valor à segunda fruta mais produzida no Brasil, como uma nova alternativa para evitar o desperdício de alimentos e gerar empregos na região produtora. Em sua produção, é utilizada a banana nanica madura, que não apresenta aceitação para consumo "in natura" e, portanto, sem valor comercial. A adição de açaí em sua composição torna a bebida mais atrativa, já que a combinação dessas frutas tem uma boa aceitação no mercado em outros produtos.
Código do trabalho: QMN04
 
 

ESTUDO DA VIABILIDADE DO REÚSO DE TENSOATIVO EM INDÚSTRIA DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL

Este é um estudo técnico-econômico do reaproveitamento de tensoativo descartado por indústria de higiene pessoal devido às perdas conhecidas embutidas no processo de produção. Com ele, visa-se à à eliminação de possíveis contaminações microbiológicas, à garantia da sustentabilidade com o reaproveitamento dos resíduos em novas produções e à não emissão de poluentes na atmosfera devido à incineração deles.
Código do trabalho: QMD04
 
 

ESTUDO DE EMISSÕES FUGITIVAS EM TERMINAIS A GRANEL LÍQUIDO

O trabalho consiste em identificar e mensurar as emissões de compostos orgânicos voláteis, especificamente a gasolina, num terminal comercial de armazenagem de produtos líquidos, analisando-se separadamente as principais fontes de emissão: em tanques de armazenagem, no carregamento rodoviário e marítimo e na emissão em dispositivos e acessórios. Além disso, o estudo propõe métodos de controle e verifica os impactos das emissões no meio ambiente, na saúde humana e na economia.
Código do trabalho: QMN09
 
 

ESTUDO DO EXTRATO DO NEEM

Com base em estudos e experimentos, verificou-se que a planta Neem, originária da Índia, possui, entre outras características, a inibição do crescimento de microrganismos, como bolores. Por isso foi desenvolvida uma solução de Neem para aplicação em cascas de frutas, a fim de que a fruta tenha um maior tempo para ser consumida, evitando o desperdício do alimento.
Código do trabalho: QMD03
 
 

EXTRAÇÃO DE PECTINA DE RESÍDUO DO MARACUJÁ AMARELO

O projeto visa ao reaproveitamento de resíduos de uma indústria de polpa de maracujá. Atualmente, 35% da fruta do maracujá são convertidos em polpa; o restante é enviado para compostagem. Desse modo, o reaproveitamento do resíduo tornou-se econômica e ambientalmente viável para as empresas. Extraiu-se a pectina do resíduo do maracujá, substância altamente utilizada na indústria química e alimentícia como espessante.
Código do trabalho: QMD06
 
 

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSO DE SECAGEM DE IOGURTE EM "SPRAY DRYER"

O objetivo deste estudo foi definir parâmetros de processo de secagem de "Spray Dryer" a fim de se obter iogurte em pó com boas características físico-químicas e sensoriais. A grande vantagem de produzir iogurte em pó por esse processo consiste em aumentar a sua vida de prateleira com um produto estável e pronto para consumo, reduzir a deterioração por microrganismos e facilitar seu manuseio e transporte por não ser necessária refrigeração.
Código do trabalho: QMN03
 
 

OXIDAÇÃO AVANÇADA DO CORANTE CONGO RED A PARTIR DE REAÇÃO DE FOTO-FENTON.

Durante anos, a evolução tecnológica caminhou com a degradação dos recursos naturais e o uso indiscriminado das fontes de água. Esse pensamento vem-se alterando e muitas políticas de conservação ambiental e reúso de recursos hídricos estão em prática. Baseado nesse conceito de vida sustentável, este trabalho consiste no estudo da oxidação do corante Congo Red, pelas reações de FOTO-FENTON possibilitando reúso das águas tratadas.
Código do trabalho: QMN08
 
 

PRODUÇÃO DE BIOCELULOSE POR "GLUCONACETOBACTER XYLINUS" COM O LÍQUIDO DA CASCA DE COCO VERDE (COCOS NUCIFERA L) COMO SUBSTRATO

O presente trabalho objetiva reaproveitar o líquido da casca de coco verde (LCCV) como fonte de substrato para a produção de biocelulose por "Gluconacetobacter xylinus". A biocelulose possui nobres aplicações como pele artificial no auxílio de tratamento de queimaduras, na indústria de cosméticos, alimentos etc. O projeto une sustentabilidade à inovação tecnológica, ao se fazer uso de um descarte poluente (LCCV) para resultar num produto de alto valor agregado,
Código do trabalho: QMD01
 
 

TÉCNICAS E ALTERNATIVAS PARA A RECICLAGEM MECÂNICA DE ELASTÔMEROS DE POLIURETANO

Os poliuretanos têm diversas aplicações industriais, tanto como espumas (assentos de veículos) quanto como elastômeros (borrachas de vedação), no entanto o seu descarte é realizado inadequadamente. Para proteger o meio ambiente e reduzir custos fabris, avaliaram-se as técnicas para a reciclagem mecânica do polímero, metodologia mais economicamente viável.
Código do trabalho: QMD02
 
 

TRATAMENTO DE EFLUENTE AQUOSO CONTAMINANDO COM FTALATO DE DIMETILA E METANOL POR MEIO DE PROCESSO OXIDATIVO AVANÇADO

Os Processos Oxidativos Avançados (POAs) são uma nova tecnologia para tratamento de efluentes contaminados com substâncias prejudiciais à saúde, não tratadas por processos convencionais. Nos POAs agentes com alto poder de oxidação degradam contaminantes, como o DMP, um plastificante muito utilizado e classificado como desregulador endócrino. Esses processos podem ser a futura solução para o tratamento eficiente de efluentes líquidos, minimizando impactos e garantindo água em condições adequadas.
Código do trabalho: QMN06
 
 

TRATAMENTO DE GLICERINA BRUTA EM REATOR ANAERÓBIO

O processo de produção de biodísel gera, na etapa de transesterificação, o subproduto glicerina. Com a crescente demanda desse biocombustível, não haverá como absorver esse subproduto no mercado; então, há a necessidade de se eliminar esse efluente sem geração de passivo ambiental. O objetivo deste trabalho é tratar essa glicerina por reator anaeróbio do tipo AnSBBR com recirculação em batelada alimentada.
Código do trabalho: QMD05