Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Química
2013

Número de trabalhos exibidos: 19

APLICAÇÃO DE SÍLICA DA CASCA DO ARROZ E NANOSSÍLICA EM POLIURETANO

O uso da sílica da casca do arroz em poliuretanos surge da necessidade de se dar um destino sustentável aos resíduos da cultura do arroz. Para verificar a eficácia do seu uso no versátil poliuretano, foram comparados custo, propriedades físicas e mecânicas da sílica da casca do arroz com outras cargas como a nanossílica e a sílica de uso comercial.
Código do trabalho: QMN08
 
 

APROVEITAMENTO DE SORO DE QUEIJO PARA A PRODUÇÃO DE ETANOL

O mercado de produção de laticínios é uma das mais amplas do mundo. O volume de soro gerado na produção de queijo e o potencial poluidor do soro é uma preocupação para a indústria. Neste trabalho tem-se o objetivo de reaproveitar o soro de queijo para a produção de etanol, utilizando-se a levedura "Kluyveromyces fragilis". Foram realizados ensaios com soro de queijo submetido ao tratamento térmico e soro de queijo não submetido a esse tipo de tratamento visando minimizar os custos de produção.
Código do trabalho: QMN01
 
 

DESENVOLVIMENTO DE CREME DEPILATÓRIO

Esse trabalho visa ao estudo do desenvolvimento de um creme depilatório facial para o público masculino. O projeto é motivado pela forte tendência das pessoas em otimizar o tempo de realização de todas as atividades do dia a dia - principalmente dos homens, e reduzir aspectos negativos encontrados durante o ato de se barbear.
Código do trabalho: QMD04
 
 

DESENVOLVIMENTO DE FILME INDICADOR DE PH UTILIZANDO-SE EXTRATO NATURAL

Desenvolveu-se, neste trabalho, um filme indicador de pH de acetato de celulose ao qual foi incorporado extrato de repolho roxo. Em contato com o material a ser analisado, o filme assume diferentes cores, de acordo com o pH do meio, e essas devem ser comparadas a uma escala de cores desenvolvida. Sua aplicação é ampla, abrangendo desde testes laboratoriais, experiências didáticas, até o monitoramento de processos químicos e controle da deterioração de produtos alimentícios em que há alteração do pH.
Código do trabalho: QMD01
 
 

DESENVOLVIMENTO DE MICRODISPOSITIVOS PARA A INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL

Atualmente a produção de biodiesel é realizada em grandes reatores, acarretando alto tempo de processo e extensa ocupação de espaço físico. O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver, com o auxílio de simulação (CFD), o processo de produção de biodiesel em microrreatores, para possibilitar a redução do tempo de processo e otimizar a ocupação de espaço físico, o que aumenta a eficiência global do processo e reduz o custo de operação.
Código do trabalho: QMN09
 
 

DESENVOLVIMENTO DE PALMILHA HIDRATANTE BACTERICIDA E ANTITRANSPIRANTE

O trabalho consiste na criação de uma palmilha com ações hidratante, bactericida e antitranspirante. Encontrou-se a oportunidade de oferecer um produto que proporciona, de forma prática, bem-estar e saúde ao consumidor. Por meio da cosmetologia, agregou-se a um produto corriqueiro, como a palmilha de calçados, novas funções, a fim de atender necessidades como a hidratação diária dos pés, a redução de suor e a minimização de odores.
Código do trabalho: QMD03
 
 

ESTUDO DA SECAGEM DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR EM SECADOR DE LEITO PULSANTE

A secagem de bagaço de cana-de-açúcar em leito pulso fluidizado pode viabilizar a produção de gás de síntese (CO e H2) por meio do processo de gaseificação. Essa secagem, difícil de se efetuar em secadores convencionais, em leito pulso fluidizado mostrou ser um processo rápido e eficiente.O gás de síntese é utilizado como matéria- prima para a fabricação de etanol, metanol, entre outros, bem como para geração eficiente de energia.
Código do trabalho: QMN11
 
 

ESTUDO DA VIABILIDADE TECNOLÓGICA DO APROVEITAMENTO DA VINHAÇA PARA A PRODUÇÃO DE BIOENERGIA

A produção de etanol no Brasil cresce num ritmo acelerado para atender a demanda de combustível. Durante esse processo, porém, são geradas grandes quantidades de resíduos, entre os quais está a vinhaça. Com o objetivo de reduzir impactos ambientais e gerar energia como fonte alternativa, avaliou-se a viabilidade tecnológica do uso do resíduo para a produção de biogás como fonte de bioenergia, por meio de um tratamento anaeróbio. Como resultado, obteve-se alta eficiência na produção de biogás.
Código do trabalho: QMN03
 
 

ESTUDO DE ADSORÇÃO DE DERIVADOS DE PETRÓLEO EM FIBRA DE COCO VERDE

Rios e lagos são poluídos com substâncias oriundas dos processos de extração/produção de petróleo, prejudiciais ao homem e ao ambiente. Processos de adsorção têm sido pesquisados e a fibra do coco é uma alternativa de sorvente. A casca do coco, quase sempre descartada, é um problema para os serviços de coleta de lixo. O objetivo deste trabalho é estudar a capacidade de adsorção de derivados de petróleo pela fibra do coco verde, contribuindo para uma solução de dois problemas atuais.
Código do trabalho: QMN10
 
 

ESTUDO DE APLICAÇÃO DE CINZAS DA CASCA DE ARROZ NA PRODUÇÃO DE BORRACHA

Neste trabalho, buscou-se substituir um dos reforçantes da borracha (negro de fumo) por cinzas da casca de arroz. A indústria de arroz gera resíduos compostos por matéria orgânica, os quais não são aproveitados nem segregados de forma ambientalmente correta. A viabilidade técnica foi avaliada em borracha SBR, em parceria com a empresa Pirelli. A vantagem dessa substituição é dar um destino sustentável ao resíduo, mitigando o impacto ambiental e despertando o interesse do setor privado borracheiro.
Código do trabalho: QMN07
 
 

ESTUDO DE SECAGEM DE IOGURTE EM "SPRAY DRYER" AUXILIADA POR ESPESSANTES

Neste projeto tem-se o objetivo de realizar a secagem de iogurte num secador do tipo "Spray Dryer". Se viável, há grande campo de aplicação na indústria de alimentos em balas, sorvetes, complementos alimentares, pães e bolos. O produto em pó possibilita ganhos de frete (menor volume e peso ocupado), armazenamento (não é necessário refrigeração) e vida útil do produto.
Código do trabalho: QMD05
 
 

ETILÔMETRO ENZIMÁTICO DESCARTÁVEL

O trabalho trata do desenvolvimento de um "bafômetro" que avalia se o usuário está alcoolizado, pela análise de sua saliva. Ao contrário do bafômetro convencional, usado pela polícia, este é destinado ao próprio motorista que queira saber se está apto ou não para dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas. A facilidade de uso dá a esse produto um caráter preventivo e o tamanho reduzido permite que possa ser levado para qualquer lugar.
Código do trabalho: QMD02
 
 

OBTENÇÃO DE POLÍMERO COM BASE EM FONTE RENOVÁVEL

Neste trabalho visa-se obter um polímero com base em ácido lático, uma fonte renovável. O polímero lático foi misturado com uma resina poliéster, a fim de se estudar sua influência na degradabilidade do material.
Código do trabalho: QMN05
 
 

PRODUÇÃO DE PAPELÃO E PAPEL COM CASCA DE COCO VERDE

Neste trabalho visa-se à fabricação de papel e papelão por meio da celulose obtida com a fibra da casca de coco verde.
Código do trabalho: QMN12
 
 

PRODUÇÃO DE POLPA LIMPA COM BASE EM RESÍDUO DE PAPEL

A indústria de papel enfrenta grandes dificuldades para viabilizar a utilização de fibras provenientes de papéis reciclados, devido ao alto custo energético empregado para a obtenção dessas fibras e a separação dos contaminantes (por exemplo: tinta, cola e plástico). Por isso, foi idealizado e aplicado um novo conceito, utilizando-se a abrasão para a recuperação dessas fibras com o objetivo de tornar econômica e ambientalmente viável a produção, com o equipamento Spoonper®.
Código do trabalho: QMN06
 
 

SECAGEM DE IOGURTE EM ATOMIZADOR

Neste projeto tem-se o objetivo de realizar a secagem de iogurte num secador do tipo "Spray Dryer". Se viável, há grande campo de aplicação na indústria de alimentos em balas, sorvetes, complementos alimentares, pães e bolos. O produto em pó possibilita ganhos de frete (menor volume e peso ocupado), armazenamento (não é necessário refrigeração) e vida útil do produto.
Código do trabalho: QMN02
 
 

SISTEMA DE AQUECIMENTO E RESFRIAMENTO INSTALADO EM TÊNIS

O objetivo neste trabalho foi o de estudar a transferência de calor, por meio de um "software" de simulação (CFD), em tênis, com a finalidade de aumentar o conforto térmico do usuário, pois este poderá acionar um dispositivo para deixar os pés frescos ou aquecidos de acordo com sua necessidade.
Código do trabalho: QMN04
 
 

TRATAMENTO DE MATRIZES AQUOSAS CONTAMINADAS COM BTEX POR MEIO DE PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS

Neste trabalho objetiva-se o tratamento de água contaminada com BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos), compostos presentes na gasolina, responsáveis por diversos problemas ambientais e de saúde. Para tal tratamento, foi utilizada a metodologia dos Processos Oxidativos Avançados, alternativa aos tratamentos convencionais, capaz de obter alta eficiência, além de apresentar viabilidade de aplicação na indústria.
Código do trabalho: QMD06
 
 

UTILIZAÇÃO DE AMIDO EM EMBALAGEM CARTONADA

As embalagens exercem principalmente três funções: proteção, custo e marketing do produto. A otimização dessas funções deve ser considerada para se ter um sistema produto-embalagem-ambiente adequado e sustentável. Com vistas à fácil reciclabilidade ou degradação pós-consumo das embalagens cartonadas atuais, propõe-se a substituição do alumínio, um dos elementos de camada presentes nesse tipo de embalagem, por um biopolímero de amido.
Código do trabalho: QMN13