Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Química
2017

Número de trabalhos exibidos: 29

AN√ĀLISE E OTIMIZA√á√ÉO DO SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DE UMA IND√öSTRIA DE ALIMENTOS

Durante a fabrica√ß√£o de torrone e chocolate, √© gerado efluente que requer tratamento antes de ser direcionado √† rede de esgoto. Neste trabalho teve-se por objetivo estudar o tratamento atual, analisar a viabilidade t√©cnica e econ√īmica da implementa√ß√£o de um sistema de tratamento anaer√≥bio a partir do aumento de escala de um biorreator anaer√≥bio com biomassa imobilizada, operado em bateladas sequenciais, AnSBBR, com recircula√ß√£o da fase l√≠quida e escoamento subsuperficial.
Código do trabalho: QMN20
 
 

APLICABILIDADE DA S√ćLICA EXTRA√ćDA DA CINZA DA CASCA DO ARROZ EM RESINA TERMOFIXA

Neste trabalho tem-se por objetivo introduzir na ind√ļstria de resinas um res√≠duo que √© atualmente disposto de forma inadequada na natureza. A agroind√ļstria produtora de arroz gera energia para sua produ√ß√£o com a queima da casca do arroz e gera as cinzas como subproduto utilizadas para extra√ß√£o da s√≠lica. A motiva√ß√£o consiste em retirar esse res√≠duo da natureza e reintroduzi-lo na ind√ļstria produtora de resina termofixa, a fim de obter melhores propriedades qu√≠micas e mec√Ęnicas.
Código do trabalho: QMN01
 
 

APLICA√á√ÉO DE PROBI√ďTICOS ENCAPSULADOS EM DOCE DE FRUTAS

O objetivo do trabalho foi desenvolver uma barra de fruta (ameixa) com bact√©ria probi√≥tica ("Lactobacillus rhamnosus"). O produto busca proporcionar praticidade, saudabilidade, bem-estar, al√©m de ser um diferencial no mercado entre os produtos probi√≥ticos j√° existentes. Seu p√ļblico-alvo s√£o pessoas que buscam um produto natural, que auxilie o funcionamento da microbiota intestinal.
Código do trabalho: QMN16
 
 

CONDICIONADOR COM REDU√á√ÉO DE √ĀGUA

Trata-se de um condicionador capilar hidratante desenvolvido por testes laboratoriais no Instituto Mau√° de Tecnologia. √Č um produto inovador que considera a atual crise h√≠drica, pois apresenta redu√ß√£o de √°gua altamente significativa em sua formula√ß√£o. Esse condicionador √© um produto diferenciado no mercado cosm√©tico, que est√° sempre em busca de novidades, por ser pr√°tico, leve e n√£o ocupar demasiado espa√ßo em termos de transporte e armazenagem.
Código do trabalho: QMN03
 
 

DESENVOLVIMENTO DE "PELLETS" DE LIBERA√á√ÉO CONTROLADA DE F√ĀRMACO

O objetivo deste estudo é o desenvolvimento de uma forma farmacêutica inovadora no mercado brasileiro chamada "pellets". O princípio ativo escolhido é o ibuprofeno, mesmo ativo utilizado num medicamento bem conhecido da população, o Advil, que atualmente só é produzido na forma de comprimidos e cápsula líquida. Nenhum laboratório brasileiro desenvolve esse medicamento na forma de "pellets".
Código do trabalho: QMN02
 
 

DESENVOLVIMENTO DE PÃO DE FORMA SEM GLÚTEN

Pensando na dificuldade das pessoas portadoras da doen√ßa cel√≠aca para encontrar um p√£o de forma sem gl√ļten com caracter√≠sticas semelhantes ao p√£o de forma comum, desenvolveu-se uma formula√ß√£o de p√£o de forma industrial sem gl√ļten a partir da farinha de arroz e quinoa. Al√©m do alto valor nutricional agregado, a textura e o sabor do p√£o foram otimizados para maior aceita√ß√£o pelo mercado, n√£o somente dos cel√≠acos, mas tamb√©m dos que desejam diminuir o consumo do gl√ļten.
Código do trabalho: QMN22
 
 

DESENVOLVIMENTO DE RECIPIENTE T√ČRMICO PARA BEBIDAS COM O EMPREGO DE MATERIAL DE MUDAN√áA DE FASE (PCM)

Para manter a lata de cerveja gelada por muito mais tempo, foi desenvolvido recipiente t√©rmico que conserva a cerveja na faixa de temperatura ideal para consumo utilizando-se um material chamado PCM, subst√Ęncia capaz de armazenar e liberar calor ou frio, utilizada por exemplo em constru√ß√Ķes e roupas de inverno extremo.
Código do trabalho: QMN12
 
 

ESTUDO DA APLICABILIDADE DE CORANTE EXTRA√ćDO DE MESOCARPO DE PITAYA EM COSM√ČTICOS

A pitaya √© a fruta da vez! Ex√≥tica, de cor vibrante, proporciona benef√≠cios √† sa√ļde, como um alto teor de vitamina C e propriedades antioxidantes. O res√≠duo (casca da pitaya), atualmente descartado, foi utilizado para o desenvolvimento de um corante vegano, inovador e sustent√°vel, aplicado em cosm√©ticos.
Código do trabalho: QMD03
 
 

ESTUDO DE CASO - COGERA√á√ÉO DE ENERGIA EM UMA USINA DE A√á√öCAR E √ĀLCOOL

Estudo do processo de cogera√ß√£o de energia numa usina sucroalcooleira e desenvolvimento de uma metodologia de decis√£o para o uso do excedente de energia gerado com base em fatores ambientais, sociais e econ√īmicos.
Código do trabalho: QMD05
 
 

ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE SUPERF√ćCIES SUPERHIDROF√ďBICAS

Nanotecnologia √© uma √°rea promissora da ci√™ncia e tecnologia. Entre as pesquisas na √°rea, h√° o desenvolvimento e aplica√ß√£o de superf√≠cies hidrof√≥bicas. Na natureza, a folha da flor de L√≥tus √© hidrof√≥bica e por isso, autolimpante. Este estudo visa a produzir filmes superhidrof√≥bicos usando diferentes substratos e solventes buscando otimizar o processo. Algumas aplica√ß√Ķes de superf√≠cies superhidrof√≥bicas consistem em vidros autolimpantes, superf√≠cies de baixo atrito e revestimentos √† prova d'√°gua.
Código do trabalho: QMN14
 
 

EVAPORADOR AQUECIDO POR MICRO-ONDAS

No trabalho desenvolveu-se um estudo comparativo entre a evapora√ß√£o de uma solu√ß√£o de sulfato de alum√≠nio por formas tradicionais da ind√ļstria qu√≠mica e a utiliza√ß√£o de micro-ondas. O estudo teve como prop√≥sito apresentar as vantagens energ√©ticas, ambientais e econ√īmicas do processo promovido por micro-ondas.
Código do trabalho: QMD04
 
 

OTIMIZA√á√ÉO DE TINTAS PARA PAPEL UTILIZADAS EM CARTAZ "SPLASH" EM RELA√á√ÉO √Ä DURABILIDADE E MELHOR CUSTO-BENEF√ćCIO

O projeto consistiu em desenvolver uma formula√ß√£o de tinta com base de √°lcool para cartazes "splash", os mesmos utilizados em propagandas de supermercados. Com essa formula√ß√£o, foram estudadas as propriedades f√≠sico-qu√≠micas e feita a an√°lise financeira da tinta desenvolvida. Comparou-se essa formula√ß√£o com tintas j√° vendidas no mercado, utilizadas por cartazistas, respons√°veis por atuarem na confec√ß√£o de an√ļncios internos e externos de comunica√ß√£o visual.
Código do trabalho: QMN09
 
 

OTIMIZA√á√ÉO DOS SISTEMAS DE REFRIGERA√á√ÉO DE ETILENO E PROPILENO VISANDO √Ä ECONOMIA DE ENERGIA MOTRIZ DOS COMPRESSORES NUMA PLANTA PETROQU√ćMICA

Os sistemas de refrigeração de propileno e etileno refrigerantes de uma planta petroquímica apresentam defasagens em sua operação e, portanto, não estão sendo utilizados em sua máxima potência. Para que a máxima potência do sistema refrigerante seja utilizada, sem o gasto excedente de vapor para operar as turbinas dos compressores, esse foi analisado e diagnosticado em seus possíveis pontos de melhoria.
Código do trabalho: QMD02
 
 

OTIMIZA√á√ÉO ENERG√ČTICA E AMBIENTAL DA PRODU√á√ÉO DE HIDROG√äNIO E METANO PELA CO-DIGEST√ÉO DOS RES√ćDUOS AGROINDUSTRIAIS SORO E GLICERINA

O aquecimento global tem levado √† busca de fontes energ√©ticas sustent√°veis. Dentre elas, destaca-se o biog√°s, gerado como metano pela decomposi√ß√£o de res√≠duos. Visando obter novas alternativas, no presente trabalho realizou-se o tratamento dos res√≠duos soro (ind√ļstria do leite) e glicerina (ind√ļstria do biodiesel) em duas etapas, gerando energia na forma de hidrog√™nio e metano. An√°lises ambientais, energ√©ticas e financeiras foram efetuadas para a aplica√ß√£o de tal tecnologia em escala industrial.
Código do trabalho: QMD01
 
 

PROCESSAMENTO DE PREPARADO DE MARACUJ√Ā PARA MESCLA DE SORVETE

O trabalho teve como objetivo principal desenvolver um preparado de maracuj√° para aplica√ß√£o como mescla de sorvete. Suas caracter√≠sticas f√≠sico-qu√≠micas foram comparadas com o produto j√° existente, Pr√≥ Polpa¬ģ. Al√©m disso, visou-se desenvolver o projeto de processamento do preparado em escala industrial operando de modo batelada. O principal desafio do trabalho est√° na obten√ß√£o do maior aproveitamento da polpa da fruta e a redu√ß√£o dos n√≠veis de a√ß√ļcares e aditivos.
Código do trabalho: QMN05
 
 

PROCESSO DE FABRICA√á√ÉO DE TIJOLOS UTILIZANDO RES√ćDUOS INDUSTRIAIS

Estudo da viabilidade para destina√ß√£o alternativa, ecologicamente sustent√°vel, de um res√≠duo industrial proveniente da fabrica√ß√£o de tintas decorativas, a fim de se evitar o impacto ambiental e reduzir custos de descarte por incinera√ß√£o. Com o intuito de inibir quaisquer riscos √† sa√ļde e ao meio ambiente, o res√≠duo foi inertizado por sua incorpora√ß√£o √† argila. A partir da mistura, formou-se um material cer√Ęmico para a produ√ß√£o de tijolos ecol√≥gicos.
Código do trabalho: QMN18
 
 

PRODU√á√ÉO DE CELULOSE BACTERIANA UTILIZANDO RES√ćDUOS AGROINDUSTRIAIS

O trabalho objetiva a produ√ß√£o de celulose bacteriana por Gluconacetobacter hansenii utilizando como fonte de carbono res√≠duos agroindustriais (glicerol, soro, vinha√ßa, mela√ßo). A celulose bacteriana tem aplica√ß√Ķes nas ind√ļstrias aliment√≠cia, cosm√©tica, t√™xtil, ac√ļstica, √≥ptica e na medicina (processo de reconstitui√ß√£o de pele, cartilagem, ossos e vasos sangu√≠neos). A utiliza√ß√£o de res√≠duos possibilita a redu√ß√£o de custos e a do impacto ambiental causado pelo descarte desses res√≠duos.
Código do trabalho: QMN04
 
 

PRODU√á√ÉO DE FILTRO MEC√āNICO PARA √ĀGUA COM PART√ćCULAS DE CARBONO ATIVO OBTIDAS DA PIR√ďLISE DA MADEIRA

O objetivo do trabalho √© a obten√ß√£o de bio-√≥leo e carv√£o ativado a partir da pir√≥lise (queima controlada) da madeira e verificar suas poss√≠veis utiliza√ß√Ķes como filtros de √°gua no caso do carv√£o ativado e outras aplica√ß√Ķes para o bio-√≥leo.
Código do trabalho: QMN07
 
 

REAPROVEITAMENTO DE ENERGIA T√ČRMICA EM TROCADORES DE CALOR UTILIZANDO "PHASE CHANGE MATERIALS" (PCMS)

Neste estudo trata-se da utilização de sais que possuem a capacidade de armazenar energia térmica, também conhecidos como PCM ("Phase Change Material"). O objetivo do projeto é reaproveitar a energia térmica dissipada de processos industriais, como o resfriamento de determinados fluidos, e, com o armazenamento dessa energia no PCM, aproveitá-la posteriormente num outro processo de aquecimento, reduzindo os custos energéticos da planta. E isso pode impactar, consideravelmente, os lucros da empresa.
Código do trabalho: QMN11
 
 

RECICLAGEM QU√ćMICA DE POL√ćMEROS REFOR√áADOS POR FIBRA DE VIDRO POR MEIO DE PIR√ďLISE ASSISTIDA POR MICRO-ONDAS

Polímeros reforçados por fibra de vidro são materiais de alta resistência, peso reduzido com baixo custo de produção. Estão sofrendo um aumento na demanda; consequentemente, seu descarte. Levando mais de 50 anos para se decompor e ocupando um alto volume em aterros sanitários, causam um alto impacto ao meio ambiente. Este trabalho consiste em reciclar esse material por meio de pirólise assistida por micro-ondas e obter um gás combustível proveniente da queima.
Código do trabalho: QMN23
 
 

REDU√á√ÉO NO CONSUMO DE √ĀGUA EM USINAS DE A√á√öCAR E ETANOL POR MEIO DA CONCENTRA√á√ÉO DE VINHA√áA

Num futuro pr√≥ximo, projeta-se que ser√° necess√°rio reduzir e fiscalizar a capta√ß√£o de √°gua por usinas de a√ß√ļcar e etanol. Ainda, o descarte do principal res√≠duo dessa produ√ß√£o, a vinha√ßa, √© feito de forma que compromete o solo devido ao grande volume, predominante em √°gua. O estudo prop√Ķe a redu√ß√£o dessa capta√ß√£o com o re√ļso da √°gua proveniente da concentra√ß√£o da vinha√ßa por evapora√ß√£o e tamb√©m a aplica√ß√£o de compress√£o mec√Ęnica desse vapor para reduzir seu uso nessa etapa.
Código do trabalho: QMN24
 
 

REMO√á√ÉO DE BISFENOL A DA √ĀGUA POR MEIO DE ADSOR√á√ÉO POR BIOMASSA DA CASCA DE BANANA

Com o avan√ßo da tecnologia, aumentou-se o descarte de subst√Ęncias, como o Bisfenol A (BPA), cujos efeitos na sa√ļde e no meio ambiente s√£o pouco conhecidos. O BPA est√° presente em alguns materiais pl√°sticos e √© similar ao horm√īnio feminino; por isso √© um desregulador end√≥crino. Atualmente, os m√©todos para a remo√ß√£o do BPA s√£o caros e complexos, portanto foi estudado um m√©todo sustent√°vel que reaproveita as cascas de banana para a obten√ß√£o de uma farinha que o remover√° parcialmente.
Código do trabalho: QMN15
 
 

REVESTIMENTO AUTOMOBIL√ćSTICO IMPERMEABILIZANTE

Neste trabalho desenvolveu-se um produto com base de dióxido de silício e mistura de alcoóis, altamente aderente e hidrofóbico para ser usado como "spray" no revestimento de automóveis como finalizador da lavagem. A finalização com o "spray" dispensa o uso de ceras ou silicones, proporciona brilho e sua aderência tem duração de meses no veículo, possibilitando economia de lavagens.O objetivo deste estudo é trazer para o Brasil tal inovação,com possibilidade de melhoria da formulação e extensão para revestimento de outros produtos.
Código do trabalho: QMN10
 
 

S√ćNTESE E AN√ĀLISE DE COMP√ďSITOS BIODEGRAD√ĀVEIS

Desenvolvimento de um material plástico biodegradável pouco estudado no Brasil feito com base em fibras naturais e biopolímero. Além de ser uma maneira de reduzir a poluição ambiental devido ao reaproveitamento de material descartado, apresenta menor custo diante de concorrentes no mercado.
Código do trabalho: QMN17
 
 

TRATAMENTO DE √ĀGUA CINZA POR PROCESSO DE ELETROCOAGULA√á√ÉO

A √°gua √© um recurso natural que possui valor inestim√°vel, pois possui valor econ√īmico, estrat√©gico e social. A escassez da √°gua √© uma preocupa√ß√£o global, uma vez que esse recurso √© finito e, portanto, o estudo consistiu em analisar-se experimentalmente o potencial de remo√ß√£o de subst√Ęncias poluentes da √°gua cinza por meio de uma t√©cnica denominada eletrocoagula√ß√£o. As an√°lises de remo√ß√£o foram feitas pelo m√©todo da quantifica√ß√£o de carbono org√Ęnico total no meio (TOC).
Código do trabalho: QMN13
 
 

TRATAMENTO DE √ĀGUA CONTAMINADA COM BISFENOL-A EM TANQUE ABERTO EMPREGANDO A ALGA DESMODESMUS SP

O bisfenol A √© uma subst√Ęncia nociva a sa√ļde humana, podendo estar presente em 'tupperwares' e garrafas. Em excesso no organismo afeta o sistema end√≥crino, al√©m de estar ligado aos canceres de mama e pr√≥stata. Este cen√°rio foi motiva√ß√£o para combinar a remo√ß√£o desse poluente e a fixa√ß√£o de carbono em um √ļnico processo sustent√°vel, elaborou-se um tratamento de bisfenol A, utilizando microalgas cultivadas em tanque aberto ao ar-livre, al√©m disso produziu-se bio-√≥leo pela pir√≥lise das microalgas.
Código do trabalho: QMN08
 
 

TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS COM APLICA√á√ÉO DE ZE√ďLITA

Neste trabalho apresenta-se a aplica√ß√£o de ze√≥litas combinada com ions de prata para o tratamento de efluentes industriais visando √† redu√ß√£o de microorganismos no efluente final, resultando em melhor qualidade da √°gua de re√ļso. Ampliam-se com isso as poss√≠veis aplica√ß√Ķes dela dentro dos processos industriais, al√©m de reduzir o consumo de produtos qu√≠micos, de outras fontes de √°gua. Consequentemente, reduzem-se os custos e aplicam-se princ√≠pios de sustentabilidade.
Código do trabalho: QMN21
 
 

UTILIZA√á√ÉO DE ZE√ďLITAS COM PRATA NO CONTROLE DE MICRO-ORGANISMOS

O projeto consiste em reduzir a população de micro-organismos presentes em nosso cotidiano. Para isso, empregou-se um filme de silicone junto à zeólita. A ela foram incorporados ions de prata para satisfazer o processo.
Código do trabalho: QMN06
 
 

UTILIZA√á√ÉO DE ZE√ďLITAS NA REMO√á√ÉO DE METAIS PESADOS EM √ĀGUA

Metais pesados, como o cromo VI, podem ser descartados em cursos d¬í√°gua sem qualquer tipo de tratamento e atingir os len√ß√≥is fre√°ticos, reservat√≥rios e rios. Em excesso, esses metais podem causar s√©rios problemas √† sa√ļde, entre eles C√Ęncer. Este estudo √© voltado para a redu√ß√£o da concentra√ß√£o de res√≠duos industriais utilizando um min√©rio natural, a ze√≥lita. Tal redu√ß√£o ocorre devido √† estrutura desse min√©rio por ser microporoso que permite a mobilidade de ions absorvendo esses metais pesados.
Código do trabalho: QMN19