Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Química
2017

Número de trabalhos exibidos: 29

ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DE UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

Durante a fabricação de torrone e chocolate, é gerado efluente que requer tratamento antes de ser direcionado à rede de esgoto. Neste trabalho teve-se por objetivo estudar o tratamento atual, analisar a viabilidade técnica e econômica da implementação de um sistema de tratamento anaeróbio a partir do aumento de escala de um biorreator anaeróbio com biomassa imobilizada, operado em bateladas sequenciais, AnSBBR, com recirculação da fase líquida e escoamento subsuperficial.
Código do trabalho: QMN20
 
 

APLICABILIDADE DA SÍLICA EXTRAÍDA DA CINZA DA CASCA DO ARROZ EM RESINA TERMOFIXA

Neste trabalho tem-se por objetivo introduzir na indústria de resinas um resíduo que é atualmente disposto de forma inadequada na natureza. A agroindústria produtora de arroz gera energia para sua produção com a queima da casca do arroz e gera as cinzas como subproduto utilizadas para extração da sílica. A motivação consiste em retirar esse resíduo da natureza e reintroduzi-lo na indústria produtora de resina termofixa, a fim de obter melhores propriedades químicas e mecânicas.
Código do trabalho: QMN01
 
 

APLICAÇÃO DE PROBIÓTICOS ENCAPSULADOS EM DOCE DE FRUTAS

O objetivo do trabalho foi desenvolver uma barra de fruta (ameixa) com bactéria probiótica ("Lactobacillus rhamnosus"). O produto busca proporcionar praticidade, saudabilidade, bem-estar, além de ser um diferencial no mercado entre os produtos probióticos já existentes. Seu público-alvo são pessoas que buscam um produto natural, que auxilie o funcionamento da microbiota intestinal.
Código do trabalho: QMN16
 
 

CONDICIONADOR COM REDUÇÃO DE ÁGUA

Trata-se de um condicionador capilar hidratante desenvolvido por testes laboratoriais no Instituto Mauá de Tecnologia. É um produto inovador que considera a atual crise hídrica, pois apresenta redução de água altamente significativa em sua formulação. Esse condicionador é um produto diferenciado no mercado cosmético, que está sempre em busca de novidades, por ser prático, leve e não ocupar demasiado espaço em termos de transporte e armazenagem.
Código do trabalho: QMN03
 
 

DESENVOLVIMENTO DE "PELLETS" DE LIBERAÇÃO CONTROLADA DE FÁRMACO

O objetivo deste estudo é o desenvolvimento de uma forma farmacêutica inovadora no mercado brasileiro chamada "pellets". O princípio ativo escolhido é o ibuprofeno, mesmo ativo utilizado num medicamento bem conhecido da população, o Advil, que atualmente só é produzido na forma de comprimidos e cápsula líquida. Nenhum laboratório brasileiro desenvolve esse medicamento na forma de "pellets".
Código do trabalho: QMN02
 
 

DESENVOLVIMENTO DE PÃO DE FORMA SEM GLÚTEN

Pensando na dificuldade das pessoas portadoras da doença celíaca para encontrar um pão de forma sem glúten com características semelhantes ao pão de forma comum, desenvolveu-se uma formulação de pão de forma industrial sem glúten a partir da farinha de arroz e quinoa. Além do alto valor nutricional agregado, a textura e o sabor do pão foram otimizados para maior aceitação pelo mercado, não somente dos celíacos, mas também dos que desejam diminuir o consumo do glúten.
Código do trabalho: QMN22
 
 

DESENVOLVIMENTO DE RECIPIENTE TÉRMICO PARA BEBIDAS COM O EMPREGO DE MATERIAL DE MUDANÇA DE FASE (PCM)

Para manter a lata de cerveja gelada por muito mais tempo, foi desenvolvido recipiente térmico que conserva a cerveja na faixa de temperatura ideal para consumo utilizando-se um material chamado PCM, substância capaz de armazenar e liberar calor ou frio, utilizada por exemplo em construções e roupas de inverno extremo.
Código do trabalho: QMN12
 
 

ESTUDO DA APLICABILIDADE DE CORANTE EXTRAÍDO DE MESOCARPO DE PITAYA EM COSMÉTICOS

A pitaya é a fruta da vez! Exótica, de cor vibrante, proporciona benefícios à saúde, como um alto teor de vitamina C e propriedades antioxidantes. O resíduo (casca da pitaya), atualmente descartado, foi utilizado para o desenvolvimento de um corante vegano, inovador e sustentável, aplicado em cosméticos.
Código do trabalho: QMD03
 
 

ESTUDO DE CASO - COGERAÇÃO DE ENERGIA EM UMA USINA DE AÇÚCAR E ÁLCOOL

Estudo do processo de cogeração de energia numa usina sucroalcooleira e desenvolvimento de uma metodologia de decisão para o uso do excedente de energia gerado com base em fatores ambientais, sociais e econômicos.
Código do trabalho: QMD05
 
 

ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE SUPERFÍCIES SUPERHIDROFÓBICAS

Nanotecnologia é uma área promissora da ciência e tecnologia. Entre as pesquisas na área, há o desenvolvimento e aplicação de superfícies hidrofóbicas. Na natureza, a folha da flor de Lótus é hidrofóbica e por isso, autolimpante. Este estudo visa a produzir filmes superhidrofóbicos usando diferentes substratos e solventes buscando otimizar o processo. Algumas aplicações de superfícies superhidrofóbicas consistem em vidros autolimpantes, superfícies de baixo atrito e revestimentos à prova d'água.
Código do trabalho: QMN14
 
 

EVAPORADOR AQUECIDO POR MICRO-ONDAS

No trabalho desenvolveu-se um estudo comparativo entre a evaporação de uma solução de sulfato de alumínio por formas tradicionais da indústria química e a utilização de micro-ondas. O estudo teve como propósito apresentar as vantagens energéticas, ambientais e econômicas do processo promovido por micro-ondas.
Código do trabalho: QMD04
 
 

OTIMIZAÇÃO DE TINTAS PARA PAPEL UTILIZADAS EM CARTAZ "SPLASH" EM RELAÇÃO À DURABILIDADE E MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

O projeto consistiu em desenvolver uma formulação de tinta com base de álcool para cartazes "splash", os mesmos utilizados em propagandas de supermercados. Com essa formulação, foram estudadas as propriedades físico-químicas e feita a análise financeira da tinta desenvolvida. Comparou-se essa formulação com tintas já vendidas no mercado, utilizadas por cartazistas, responsáveis por atuarem na confecção de anúncios internos e externos de comunicação visual.
Código do trabalho: QMN09
 
 

OTIMIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO DE ETILENO E PROPILENO VISANDO À ECONOMIA DE ENERGIA MOTRIZ DOS COMPRESSORES NUMA PLANTA PETROQUÍMICA

Os sistemas de refrigeração de propileno e etileno refrigerantes de uma planta petroquímica apresentam defasagens em sua operação e, portanto, não estão sendo utilizados em sua máxima potência. Para que a máxima potência do sistema refrigerante seja utilizada, sem o gasto excedente de vapor para operar as turbinas dos compressores, esse foi analisado e diagnosticado em seus possíveis pontos de melhoria.
Código do trabalho: QMD02
 
 

OTIMIZAÇÃO ENERGÉTICA E AMBIENTAL DA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO E METANO PELA CO-DIGESTÃO DOS RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS SORO E GLICERINA

O aquecimento global tem levado à busca de fontes energéticas sustentáveis. Dentre elas, destaca-se o biogás, gerado como metano pela decomposição de resíduos. Visando obter novas alternativas, no presente trabalho realizou-se o tratamento dos resíduos soro (indústria do leite) e glicerina (indústria do biodiesel) em duas etapas, gerando energia na forma de hidrogênio e metano. Análises ambientais, energéticas e financeiras foram efetuadas para a aplicação de tal tecnologia em escala industrial.
Código do trabalho: QMD01
 
 

PROCESSAMENTO DE PREPARADO DE MARACUJÁ PARA MESCLA DE SORVETE

O trabalho teve como objetivo principal desenvolver um preparado de maracujá para aplicação como mescla de sorvete. Suas características físico-químicas foram comparadas com o produto já existente, Pró Polpa®. Além disso, visou-se desenvolver o projeto de processamento do preparado em escala industrial operando de modo batelada. O principal desafio do trabalho está na obtenção do maior aproveitamento da polpa da fruta e a redução dos níveis de açúcares e aditivos.
Código do trabalho: QMN05
 
 

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE TIJOLOS UTILIZANDO RESÍDUOS INDUSTRIAIS

Estudo da viabilidade para destinação alternativa, ecologicamente sustentável, de um resíduo industrial proveniente da fabricação de tintas decorativas, a fim de se evitar o impacto ambiental e reduzir custos de descarte por incineração. Com o intuito de inibir quaisquer riscos à saúde e ao meio ambiente, o resíduo foi inertizado por sua incorporação à argila. A partir da mistura, formou-se um material cerâmico para a produção de tijolos ecológicos.
Código do trabalho: QMN18
 
 

PRODUÇÃO DE CELULOSE BACTERIANA UTILIZANDO RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS

O trabalho objetiva a produção de celulose bacteriana por Gluconacetobacter hansenii utilizando como fonte de carbono resíduos agroindustriais (glicerol, soro, vinhaça, melaço). A celulose bacteriana tem aplicações nas indústrias alimentícia, cosmética, têxtil, acústica, óptica e na medicina (processo de reconstituição de pele, cartilagem, ossos e vasos sanguíneos). A utilização de resíduos possibilita a redução de custos e a do impacto ambiental causado pelo descarte desses resíduos.
Código do trabalho: QMN04
 
 

PRODUÇÃO DE FILTRO MECÂNICO PARA ÁGUA COM PARTÍCULAS DE CARBONO ATIVO OBTIDAS DA PIRÓLISE DA MADEIRA

O objetivo do trabalho é a obtenção de bio-óleo e carvão ativado a partir da pirólise (queima controlada) da madeira e verificar suas possíveis utilizações como filtros de água no caso do carvão ativado e outras aplicações para o bio-óleo.
Código do trabalho: QMN07
 
 

REAPROVEITAMENTO DE ENERGIA TÉRMICA EM TROCADORES DE CALOR UTILIZANDO "PHASE CHANGE MATERIALS" (PCMS)

Neste estudo trata-se da utilização de sais que possuem a capacidade de armazenar energia térmica, também conhecidos como PCM ("Phase Change Material"). O objetivo do projeto é reaproveitar a energia térmica dissipada de processos industriais, como o resfriamento de determinados fluidos, e, com o armazenamento dessa energia no PCM, aproveitá-la posteriormente num outro processo de aquecimento, reduzindo os custos energéticos da planta. E isso pode impactar, consideravelmente, os lucros da empresa.
Código do trabalho: QMN11
 
 

RECICLAGEM QUÍMICA DE POLÍMEROS REFORÇADOS POR FIBRA DE VIDRO POR MEIO DE PIRÓLISE ASSISTIDA POR MICRO-ONDAS

Polímeros reforçados por fibra de vidro são materiais de alta resistência, peso reduzido com baixo custo de produção. Estão sofrendo um aumento na demanda; consequentemente, seu descarte. Levando mais de 50 anos para se decompor e ocupando um alto volume em aterros sanitários, causam um alto impacto ao meio ambiente. Este trabalho consiste em reciclar esse material por meio de pirólise assistida por micro-ondas e obter um gás combustível proveniente da queima.
Código do trabalho: QMN23
 
 

REDUÇÃO NO CONSUMO DE ÁGUA EM USINAS DE AÇÚCAR E ETANOL POR MEIO DA CONCENTRAÇÃO DE VINHAÇA

Num futuro próximo, projeta-se que será necessário reduzir e fiscalizar a captação de água por usinas de açúcar e etanol. Ainda, o descarte do principal resíduo dessa produção, a vinhaça, é feito de forma que compromete o solo devido ao grande volume, predominante em água. O estudo propõe a redução dessa captação com o reúso da água proveniente da concentração da vinhaça por evaporação e também a aplicação de compressão mecânica desse vapor para reduzir seu uso nessa etapa.
Código do trabalho: QMN24
 
 

REMOÇÃO DE BISFENOL A DA ÁGUA POR MEIO DE ADSORÇÃO POR BIOMASSA DA CASCA DE BANANA

Com o avanço da tecnologia, aumentou-se o descarte de substâncias, como o Bisfenol A (BPA), cujos efeitos na saúde e no meio ambiente são pouco conhecidos. O BPA está presente em alguns materiais plásticos e é similar ao hormônio feminino; por isso é um desregulador endócrino. Atualmente, os métodos para a remoção do BPA são caros e complexos, portanto foi estudado um método sustentável que reaproveita as cascas de banana para a obtenção de uma farinha que o removerá parcialmente.
Código do trabalho: QMN15
 
 

REVESTIMENTO AUTOMOBILÍSTICO IMPERMEABILIZANTE

Neste trabalho desenvolveu-se um produto com base de dióxido de silício e mistura de alcoóis, altamente aderente e hidrofóbico para ser usado como "spray" no revestimento de automóveis como finalizador da lavagem. A finalização com o "spray" dispensa o uso de ceras ou silicones, proporciona brilho e sua aderência tem duração de meses no veículo, possibilitando economia de lavagens.O objetivo deste estudo é trazer para o Brasil tal inovação,com possibilidade de melhoria da formulação e extensão para revestimento de outros produtos.
Código do trabalho: QMN10
 
 

SÍNTESE E ANÁLISE DE COMPÓSITOS BIODEGRADÁVEIS

Desenvolvimento de um material plástico biodegradável pouco estudado no Brasil feito com base em fibras naturais e biopolímero. Além de ser uma maneira de reduzir a poluição ambiental devido ao reaproveitamento de material descartado, apresenta menor custo diante de concorrentes no mercado.
Código do trabalho: QMN17
 
 

TRATAMENTO DE ÁGUA CINZA POR PROCESSO DE ELETROCOAGULAÇÃO

A água é um recurso natural que possui valor inestimável, pois possui valor econômico, estratégico e social. A escassez da água é uma preocupação global, uma vez que esse recurso é finito e, portanto, o estudo consistiu em analisar-se experimentalmente o potencial de remoção de substâncias poluentes da água cinza por meio de uma técnica denominada eletrocoagulação. As análises de remoção foram feitas pelo método da quantificação de carbono orgânico total no meio (TOC).
Código do trabalho: QMN13
 
 

TRATAMENTO DE ÁGUA CONTAMINADA COM BISFENOL-A EM TANQUE ABERTO EMPREGANDO A ALGA DESMODESMUS SP

O bisfenol A é uma substância nociva a saúde humana, podendo estar presente em 'tupperwares' e garrafas. Em excesso no organismo afeta o sistema endócrino, além de estar ligado aos canceres de mama e próstata. Este cenário foi motivação para combinar a remoção desse poluente e a fixação de carbono em um único processo sustentável, elaborou-se um tratamento de bisfenol A, utilizando microalgas cultivadas em tanque aberto ao ar-livre, além disso produziu-se bio-óleo pela pirólise das microalgas.
Código do trabalho: QMN08
 
 

TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS COM APLICAÇÃO DE ZEÓLITA

Neste trabalho apresenta-se a aplicação de zeólitas combinada com ions de prata para o tratamento de efluentes industriais visando à redução de microorganismos no efluente final, resultando em melhor qualidade da água de reúso. Ampliam-se com isso as possíveis aplicações dela dentro dos processos industriais, além de reduzir o consumo de produtos químicos, de outras fontes de água. Consequentemente, reduzem-se os custos e aplicam-se princípios de sustentabilidade.
Código do trabalho: QMN21
 
 

UTILIZAÇÃO DE ZEÓLITAS COM PRATA NO CONTROLE DE MICRO-ORGANISMOS

O projeto consiste em reduzir a população de micro-organismos presentes em nosso cotidiano. Para isso, empregou-se um filme de silicone junto à zeólita. A ela foram incorporados ions de prata para satisfazer o processo.
Código do trabalho: QMN06
 
 

UTILIZAÇÃO DE ZEÓLITAS NA REMOÇÃO DE METAIS PESADOS EM ÁGUA

Metais pesados, como o cromo VI, podem ser descartados em cursos d’água sem qualquer tipo de tratamento e atingir os lençóis freáticos, reservatórios e rios. Em excesso, esses metais podem causar sérios problemas à saúde, entre eles Câncer. Este estudo é voltado para a redução da concentração de resíduos industriais utilizando um minério natural, a zeólita. Tal redução ocorre devido à estrutura desse minério por ser microporoso que permite a mobilidade de ions absorvendo esses metais pesados.
Código do trabalho: QMN19