Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Química
2019

Número de trabalhos exibidos: 35

"PELLETS" DE PROTEÍNA PARA APLICAÇÃO EM PRODUTO ALIMENTÍCIO

A crescente preocupação das pessoas com hábitos saudáveis e o alto número de indivíduos que se tem tornado vegetariano e vegano têm resultado em oportunidades para inovar nesse setor. Com isso, neste projeto tem-se como objetivo desenvolver um suplemento proteico de origem vegetal que ofereça conveniência e praticidade na hora de sua ingestão. Com proteínas isoladas de arroz e ervilha foram formulados "pellets" que podem ser acondicionados em cápsulas ou como ingredientes de alimentos proteicos.
Código do trabalho: QMD09
 
 

ADSORÇÃO DE BTEX EM FIBRA DE COCO VERDE

Cerca de 85% da massa dos cocos consumida no Brasil são descartados, gerando impacto ambiental e um desperdício de oportunidade de melhor uso desse material. Vazamentos de combustíveis podem ocorrer na cadeia de distribuição, com graves consequências ambientais, trazendo grandes preocupações tanto para a segurança quanto para a saúde da população. Neste projeto, tem-se o objetivo de estudar a adsorção de compostos aromáticos presentes em água contaminada com gasolina, pela fibra de coco verde tratada quimicamente.
Código do trabalho: QMN16
 
 

AGLOMERAÇÃO DE PROTEÍNAS VEGETAIS EM LEITO FLUIDIZADO UTILIZANDO CASCA DE PITAYA COMO LIGANTE

A adoção de estilos de vida saudáveis e a prática regular de atividades físicas afetam diretamente a dieta de pessoas que buscam maior aporte de proteínas. Muitas necessitam ou simplesmente preferem o consumo de proteínas vegetais, e as de arroz e ervilha fornecem uma mistura ideal de aminoácidos. Neste projeto desenvolveu-se uma bebida proteica instantânea com a aglomeração em leito fluidizado dessas proteínas com o uso de casca de pitaya, rica em antioxidantes, como agente ligante.
Código do trabalho: QMD01
 
 

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES DO PET RECICLADO PARA FILAMENTO DE IMPRESSÃO 3D

Neste trabalho avaliam-se térmica e mecanicamente as propriedades do reciclado de PET puro em comparação com uma blenda com PET novo e com PLA novo, para ser usado como filamento de impressora 3D.
Código do trabalho: QMN09
 
 

ANÁLISE TÉCNICA DE COMPÓSITO REFORÇADO DESENVOLVIDO DE CAPSULA DE CAFÉ E RESÍDUO DE CASCA DE ARROZ

A ausência de uma destinação para resíduos domésticos de materiais plásticos é um agravante dos problemas de poluição ambiental. O consumo de café em suas diversas formas em cápsulas plásticas tem crescido nos últimos anos e a dificuldade de recolocar esse material na cadeia de consumo tem até impedido a comercialização desses produtos em alguns países. Neste projeto tem-se como objetivo desenvolver um material compósito com base em cápsulas de café poliméricas com fibras vegetais, também descartadas como resíduos industriais.
Código do trabalho: QMN15
 
 

APLICAÇÃO DA FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL PARA SIMULAÇÃO DA DINÂMICA DE "PELLETS" DE FERTILIZANTES EM LEITO FLUIDIZADO

Ferramentas de simulação de processos industriais auxiliam o desenvolvimento de novas tecnologias de forma rápida e com menor custo. Neste projeto desenvolveu-se um fertilizante que usa borra de café como fonte de nitrogênio, visando reaproveitar esse rejeito da sociedade. A etapa de recobrimento dos "pellets" num leito fluidizado foi estudada por fluidodinâmica computacional (CFD). Avaliou-se a influência da formulação do fertilizante de acordo com o diâmetro dos "pellets" e destes sobre a dinâmica do leito.
Código do trabalho: QMD12
 
 
Data da Banca de Avaliação: 04/11/2020 11:30
Local da Banca de Avaliação: Online
 

APROVEITAMENTO DE BITUCAS DE CIGARRO DESCARTADAS PARA UTILIZAÇÃO EM COLA

Embora existam campanhas para a redução do tabagismo, ele ainda é um hábito muito comum e, como consequência, gera bitucas que contêm toxinas que podem ser liberadas no meio ambiente. As bitucas são feitas com material petroquímico e podem ser recicladas gerando novos produtos, reintegrando esses materiais na cadeia produtiva. Neste projeto tem-se o objetivo de desenvolver uma cola para aplicação com base no material polimérico utilizado nas bitucas.
Código do trabalho: QMD11
 
 

ARMAEDES: DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO PARA ATRAÇÃO, RETENÇÃO E MAPEAMENTO DE MOSQUITOS "AEDES AEGYPTI"

Até 21 de maio foram registrados 675174 casos de dengue no país,um aumento de 504% para o mesmo período em 2018.O objetivo deste projeto é a criação de uma armadilha específica para atrair e reter o mosquito Aedes aegypti,principal transmissor da doença.A atração ao equipamento ocorre por reações químicas que liberam gradativamente compostos que imitam a pele humana.Ao entrar,o mosquito fica retido em uma fita situada junto a um sensor que realiza a contagem e registra os dados em um aplicativo.
Código do trabalho: QMN13
 
 

AVALIAÇÃO DE MICRORREATORES COMO ALTERNATIVA PARA TRATAMENTOS DE EFLUENTES POR MEIO DE PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS UTILIZANDO FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL (CFD)

A contaminação de corpos naturais e impactos ambientais da emissão de poluentes são fatores de preocupação no meio industrial. Processos oxidativos avançados são alternativas para a redução de matérias orgânicas com alta complexidade de degradação. O intuito neste projeto é promover um estudo comparativo entre microrreatores e reatores convencionais para a eficiência de degradação do fenol pelo processo UV/H2O2. As análises são conduzidas por simulações dos dispositivos em fluidodinâmica computacional (CFD).
Código do trabalho: QMN07
 
 

CARACTERIZAÇÃO E ESTUDO DE APLICAÇÕES PARA A SEIVA DA BANANEIRA

O líquido que escorre do pseudocaule da bananeira, na colheita da banana, é chamado de seiva e popularmente possui aplicações em algumas regiões do Brasil. O objetivo deste estudo é caracterizar a seiva da bananeira e testar a sua aplicação numa tinta, em substituição à água. Além disso, serão extraídos os taninos e ácido tânico presentes na seiva para aplicação num creme com propriedades cicatrizantes. Outras aplicações são testadas no decorrer do estudo.
Código do trabalho: QMN03
 
 

DESCONTAMINAÇÃO DE RESÍDUOS AGROQUÍMICOS UTILIZANDO O PROCESSO DE OZONIZAÇÃO

A utilização de agroquímicos gera resíduos em seu manuseio. Materiais utilizados na aplicação, instalações, embalagens e equipamentos que entram em contato contaminam a água de lavagem, tornando-se um problema para os seres humanos, animais e meio ambiente. O objetivo neste trabalho é o desenvolvimento de técnicas para a descontaminação por meio de oxidação com ozônio para a redução ou neutralização dos efeitos tóxicos, além de diminuir custos de descarte.
Código do trabalho: QMN06
 
 

DESENVOLVIMENTO DE "PELLETS" DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR PARA APLICAÇÃO COSMÉTICA

O bagaço de cana-de-açúcar é o maior resíduo da agroindústria brasileira e, por isso, este trabalho consiste na fabricação de "pellets" de bagaço de cana-de-açúcar e no estudo de sua potencial aplicação em cosméticos, especificamente com a função de esfoliante. O foco do trabalho é ambiental e visa oferecer uma alternativa ao uso de plásticos usualmente utilizados nessa função.
Código do trabalho: QMD02
 
 

DESENVOLVIMENTO DE BATOM VEGANO À BASE DE ÁGUA COM EFEITO PLUMP E HIDRATANTE

Nos últimos cinco anos, o batom foi o produto que mais cresceu no mercado de cosméticos e, no Brasil, de cada três produtos comprados para a beleza, um deles é o batom. Diferentemente das formulações convencionais, o uso de água permite o emprego de ingredientes responsáveis pela redução de vincos e sinais, alta intensidade de cor e cobertura, hidratação e aumento do volume labial, além da facilidade de aplicação e maciez do produto. Neste projeto apresenta-se uma proposta radicalmente diferente com um batom com base de água.
Código do trabalho: QMD05
 
 

DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITO RESIDUAL PARA ISOLAMENTO TÉRMICO

O Brasil produz uma grande quantidade de plásticos anualmente e, entre eles, o PET - polietilenotereftalato é o mais produzido, utilizado principalmente em materiais descartáveis, o que, associado à baixa taxa de reciclagem existente no País, torna esse resíduo um grande problema ambiental. Neste projeto, estuda-se a viabilidade técnica da utilização de PET com o sisal na formação de um compósito para uso em isolamento térmico.
Código do trabalho: QMN11
 
 

DESENVOLVIMENTO DE COMPRIMIDOS DE ALTO TEOR PROTEICO COM USO DE PROTEÍNAS VEGETAIS

Muitas pessoas adotam um estilo de vida saudável com a prática regular de atividade física e, para o sucesso desse objetivo, é necessário um consumo maior de proteínas. Além disso, tem-se observado o crescimento do número de pessoas que adotam dietas com base exclusiva em vegetais, como o veganismo. As proteínas isoladas de ervilha e de arroz fornecem uma mistura completa de aminoácidos para a nutrição humana. O objetivo deste projeto é trazer uma alternativa para o consumo de proteínas vegetais em forma de comprimido.
Código do trabalho: QMD13
 
 

DESENVOLVIMENTO DE HIDRATANTE CORPORAL VEGANO EM BARRA UTILIZANDO RESÍDUO DE PROCESSO

O mercado de produtos para cuidados pessoais e o de produtos veganos tiveram grande expansão nos últimos anos, demandando portfólios que atendam suas exigências, sem restrições de consumo. Em busca de uma mercadoria sustentável que atingisse essas duas frentes, surgiu este trabalho, cujo objetivo é o desenvolvimento de um creme hidratante em barra, do tipo toque seco, com base em sementes descartadas de cupuaçu com a opção de adição de "glitter" biodegradável para efeito iluminador.
Código do trabalho: QMD10
 
 

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA MICROFLUÍDICA

As inovações em nanotecnologia trazem um novo patamar de aplicações para a indústria química. Microrreatores são empregados para produzir nanocomponentes de maior valor agregado e/ou com menor desperdício de reagentes. Um acessório essencial para a operação de microrreatores são bombas com vazões reduzidas, equipamentos com alto valor agregado e pequena oferta de mercado. Neste projeto, busca-se construir uma microbomba de baixo custo com capacidade nominal de 5 mL/min.
Código do trabalho: QMD08
 
 

DESENVOLVIMENTO DE SUPERFÍCIES METÁLICAS SUPERHIDROFÓBICAS.

Com o intuito de reduzir resíduos e recursos necessários no processo de limpeza doméstica e industrial, propôs-se o desenvolvimento de um revestimento superhidrofóbico para superfícies metálicas. O trabalho consiste num estudo exploratório requisitado por uma empresa de aço inox. Os substratos utilizados são cobre, zinco, alumínio, ferro, aço inox e estanho. Paralelamente, produziu-se também uma tinta superhidrofóbica para aplicação em objetos metálicos como pias e utensílios sanitários.
Código do trabalho: QMN08
 
 

ESTUDO DA SECAGEM DA POLPA DE AÇAÍ COM "SPRAY DRYER"

O açaí "in natura" é um produto de grande consumo no Brasil, produzido principalmente na região Norte e seus grandes centros de consumo estão na região Sudeste. Como cerca de 90% de sua polpa são constituídos por água, o custo de seu transporte poderia ser drasticamente reduzido caso o produto estivesse em forma de pó, e uma das alternativas para a secagem do açaí é a operação de "spray drying". Neste estudo, tem-se como objetivo determinar parâmetros que resultem em maior rendimento do processo.
Código do trabalho: QMD06
 
 

ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE HIDROGÊNIO GERADO A BORDO DE UM VEÍCULO COMO MELHORIA DA EFICIÊNCIA DE UM MOTOR COM EGR

Economizar combustível é o desejo de todo o motorista. Neste projeto, o objetivo é desenvolver um dispositivo inovador e compacto para enriquecimento da mistura de combustível com hidrogênio gerado por eletrólise. Por meio de um gerador de gases controlado eletronicamente, foi possível a injeção de hidrogênio na mistura gasosa de combustível de automóveis para a melhoria da eficiência da queima e aumento do rendimento de motores a combustão com gasolina ou etanol.
Código do trabalho: QMN17
 
 

ESTUDO DO PROCESSO DE AGLOMERAÇÃO DE PROTEÍNAS VEGETAIS EM LEITO FLUIDIZADO: USO DE POLPA DE AÇAÍ COMO LIGANTE E MONITORAMENTO DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO

A preocupação do consumidor com a saúde tem aumentado a procura por produtos industrializados de fácil preparo e consumo, com boa qualidade nutricional e benefícios à saúde. Neste trabalho, propõe-se a compreender o fenômeno e otimizar o processo de aglomeração em leito fluidizado utilizando-se um “blend” de proteínas vegetais e polpa de açaí com a utilização de “softwares” especializados. Esse processo visa a produzir um pó proteico instantâneo rico em compostos bioativos.
Código do trabalho: QMN01
 
 

FILMES POLIMÉRICOS DE SEMENTE DE ABACATE

Segundo a ONU, a poluição por plásticos é o grande desafio do século XXI. Uma alternativa para minimizar esse problema é a busca de materiais com origem e descarte sustentável. Este projeto promove uma possível solução para a substituição de materiais poliméricos provindos do petróleo, pela criação de polímeros biodegradáveis de sementes de abacate, com características de decomposição superiores às dos polímeros do petróleo, que levam centenas de anos para se decompor no meio ambiente.
Código do trabalho: QMN05
 
 

IMPORTÂNCIA DE MANUTENÇÃO EM UMA SUBESTAÇÃO

Tudo sofre ação deletéria do tempo e a manutenção minimiza esse efeito. Quando é corretiva, a manutenção pode ter custos inesperados, causar acidentes e até problemas ambientais, sendo a abordagem preventiva mais racional. Empresas de transmissão elétrica usam óleo hidráulico para o acionamento de disjuntores que funcionam sem parar e os critérios para sua troca preventiva não existem. Neste estudo visa-se caracterizar esse óleo em função do tempo de uso e estabelecer as condições para sua troca.
Código do trabalho: QMN14
 
 

OBTENÇÃO DE UM COMPÓSITO DE POLIÉSTER REFORÇADO COM POLIETILENO TEREFTALATO RECICLADO E FIBRA DE BANANEIRA

No Estado de São Paulo e no Brasil, a produção de bananas é expressiva e, nesse processo, a bananeira é descartada após a colheita. A grande utilização de PET em garrafas plásticas também descarta uma quantidade significativa de resíduos não degradáveis no meio ambiente. Neste projeto, tem-se o objetivo de desenvolver um material compósito com base em PET e fibra de bananeira com biodegradabilidade melhorada.
Código do trabalho: QMD14
 
 

OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOCELULOSE UTILIZANDO RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS

Neste trabalho objetiva-se a otimização da produção de celulose bacteriana por "Gluconacetobacter hansenii" utilizando-se como fonte de carbono o soro de leite, que é um efluente da produção de laticínios. A celulose bacteriana tem aplicações nas indústrias alimentícia, cosmética, têxtil, acústica, óptica e na medicina (processo de reconstituição de pele, cartilagem, ossos e vasos sanguíneos). O reaproveitamento de resíduos nesse processo possibilita a redução de custos e a diminuição de impacto ambiental.
Código do trabalho: QMN02
 
 

PRODUÇÃO DE TINTA ANTICORROSIVA ATRAVÉS DA RECICLAGEM DE POLIESTIRENO EXPANDIDO (EPS)

No projeto visa-se produzir uma resina anticorrosiva para metais,que será confeccionada com base na reciclagem do Isopor(®, um material de ampla utilização em indústrias e construções civis, por apresentar características como baixa absorção de água e resistência à corrosão, porém seu descarte incorreto é danoso ao meio ambiente. A vantagem dessa metodologia será reciclar um material que seria descartado e contribuir para a redução de custos de manutenção e reparos em aço carbono ou outros metais.
Código do trabalho: QMN04
 
 

PRODUÇÃO TERMOFÍLICA DE BIOMETANO EM ANSBBR PELA CODIGESTÃO DE SORO E GLICERINA

Este trabalho teve por objetivo o estudo da produção de biometano pelo tratamento anaeróbio de soro, efluente altamente poluente proveniente da indústria de laticínios, e de glicerina, efluente da indústria de biodiesel que apresenta elevado custo de refino para sua purificação. O tratamento desses resíduos agroindustriais gera bioenergia e também a adequação ambiental, possibilitando o descarte adequado ou a reutilização desse efluente líquido como água de reúso.
Código do trabalho: QMD03
 
 

PROTETOR SOLAR PARA DIMINUIÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

A conscientização de cuidados com o corpo, saúde e ambiente, além de uma percepção de respeito aos animais está cada vez mais presente na sociedade. Assim, o uso de protetores solares esconde um perigo: a oxibenzona, uma substância proibida em alguns países, tóxica para seres humanos e para a vida marinha, em especial para os corais. Neste projeto, desenvolveu-se um protetor solar com filtros físicos potencializados com extratos naturais fotoprotetores, obtidos de romã e de buddleja, num conceito vegano.
Código do trabalho: QMD18
 
 

REDUÇÃO ELETROQUÍMICA DE DIÓXIDO DE CARBONO A ETILENO

A preocupação crescente com as emissões atmosféricas de gás carbônico estimula o desenvolvimento de novos processos que reciclem esse gás. O etileno é a matéria-prima petroquímica de maior consumo mundial como precursor de diversos materiais. Neste projeto estudam-se condições favoráveis para a síntese de etileno por meio da redução eletroquímica. Para isso, uma corrente de gás carbônico é borbulhada numa célula eletrolítica obtendo-se uma mistura gasosa que contém etileno.
Código do trabalho: QMD17
 
 

REMEDIAÇÃO DE CORANTE ALARANJADO DE METILA DA ÁGUA POR MEIO DE PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS

Na indústria têxtil, o emprego de corantes é comum e intenso, o que gera efluentes aquosos poluídos que necessitam ser tratados. Neste projeto, estuda-se a degradação do corante alaranjado de metila por processos oxidativos avançados - POA. Foram estudados os processos Fenton e foto-Fenton na degradação de uma solução aquosa sintética com 28,6 ppm do corante. Reduções de até 96% da carga orgânica inicial foram obtidas.
Código do trabalho: QMD15
 
 

SECAGEM DE POLPA DE ABACATE EM "SPRAY DRYER" COM APROVEITAMENTO DO CAROÇO COMO ADJUVANTE

Inovar é fundamental para a indústria. A polpa do abacate é fonte de lipídeos, vitaminas e minerais benéficos à saúde, contudo é um fruto sazonal muito perecível. Seu caroço é excelente fonte de fibra dietética, além de conter antioxidantes, ácidos graxos e potássio. Neste projeto estudou-se a viabilidade técnica da obtenção de abacate em pó por meio de secagem em "spray dryer", com a farinha do caroço como auxiliar de processo. Assim, o produto pode ter consumo regular e uso em alimentos e cosméticos.
Código do trabalho: QMD04
 
 

TINTA CONDUTORA DE ELETRICIDADE COM AGENTE CONDUTOR ALTERNATIVO À PRATA

Na indústria de tinta atual encontram-se alternativas de tintas condutoras com base em cobre, contudo esse material nobre agrega um grande custo ao produto final. Para viabilizar a expansão da utilização desses produtos procurou-se a substituição do cobre por um condutor de menor custo como o alumínio, que pode ser encontrado como resíduo de diversos processos. Neste projeto, o objetivo é desenvolver uma tinta condutora de eletricidade com base em alumínio.
Código do trabalho: QMN10
 
 

UTILIZAÇÃO DE MATERIAL POLIMÉRICO NA PRODUÇÃO DE ASFALTO

Uma alternativa para a diminuição do impacto ambiental de materiais descartáveis é a sua incorporação em bens de consumo duráveis. Na fabricação do asfalto são utilizados basicamente: areia, pedras e betume, este último derivado do petróleo. É possível substituir parcialmente o betume por materiais plásticos uma vez que a interação do betume com esses materiais mostra-se vantajosa para as propriedades aglomerantes da mistura.
Código do trabalho: QMN12
 
 

VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA DA ETAPA DE FILTRAÇÃO NA PRODUÇÃO DE RESINA

A redução do impacto ambiental da indústria química requer a diminuição da produção de resíduos. Na produção de resinas, a etapa final do processo consta de uma filtração, cuja membrana é descartada ao final do processo. Nesse contexto, este projeto teve por objetivo analisar a etapa de filtração de resinas,numa fábrica de tintas e vernizes imobiliários, para avaliar a melhoria do processo pela redução da quantidade de membranas utilizadas na montagem e/ou operação do filtro durante a produção.
Código do trabalho: QMD07
 
 

VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DE PVC PELA UTILIZAÇÃO DE MEG OBTIDO DE MATÉRIA-PRIMA RENOVÁVEL

O composto MEG apresenta diversas aplicações em indústrias têxteis, cosméticas, automotivas, além de ser matéria-prima para a fabricação do PVC e de diversos polímeros. Contudo é obtido a partir do petróleo, ou seja, uma fonte não renovável. Estudos demonstram que é possível a produção do MEG por fontes renováveis, como o açúcar de cana. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo o estudo e avaliação do processo de produção do MEG obtido a partir de matérias-primas renováveis por simulações no programa ASPEN-Plus.
Código do trabalho: QMD16