Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Química
2012

Número de trabalhos exibidos: 18

AVALIAÇÃO TÉCNICA E SUSTENTÁVEL DOS COMPÓSITOS DE POLIPROPILENO/TALCO E POLIPROPILENO/SÍLICA DE CASCA DE ARROZ

A fim de se realizar a análise técnica e sustentável dos compósitos e obter-se uma conclusão final favorável ou não à utilização do PP/sílica de casca de arroz em detrimento do PP/talco, este trabalho serviu-se de testes laboratoriais, que determinam as principais características dos compostos, e de estudos que verificam as cadeias produtivas com relação ao meio ambiente.
Código do trabalho: QMD05
 
 

COMBINAÇÃO DE UM REVESTIMENTO DE ALTO DESEMPENHO COM ADITIVOS ELASTOMÉRICOS PARA A OBTENÇÃO DE UM COMPÓSITO RESILIENTE

Em busca de um novo conceito de pisos, foi desenvolvido um revestimento de alto desempenho, macio e resistente, com capacidade de absorver impactos. Seu diferencial é aliar bem-estar ao conforto e segurança. Excelente oportunidade para brinquedotecas, "playgrounds", academias e espaços de lazer.
Código do trabalho: QMN02
 
 

DESENVOLVIMENTO DE RESINA ALQUÍDICA COM BASE DE PET RECICLADO

Este trabalho propõe um método de reciclagem do PET pós-consumo, para diminuir seu descarte em aterros sanitários, e utilizá-lo como matéria-prima mais barata na síntese de resinas alquídicas.
Código do trabalho: QMD03
 
 

EFICIÊNCIA DO DIÓXIDO DE CLORO COMO AGENTE ANTIMICROBIANO EM ÁGUA DE REÚSO

Neste estudo foi avaliada a eficiência do Dióxido de Cloro em relação ao Hipoclorito de Sódio como agente antimicrobiano em água de reúso, proveniente do tratamento de efluentes de uma indústria de produtos para higiene bucal e reutilizada em torre de resfriamento. Com a avaliação na redução decimal da população de microrganismos, o Dióxido de Cloro mostra-se mais eficiente nessa função e traz como benefícios maior estabilidade do sistema, melhoria no desempenho dos equipamentos e menor emissão de odores.
Código do trabalho: QMN06
 
 

ESTUDO COMPORTAMENTAL SOBRE O PÓS-CONSUMO DE ELETROELETRÔNICOS.

Tendo em vista a importância atual de ações sustentáveis, este estudo comportamental analisa as atitudes pós-consumo no mercado de eletroeletrônicos e apresenta os aspectos fundamentais para o descarte consciente e seus benefícios ambientais, econômicos e sociais.
Código do trabalho: QMN04
 
 

ESTUDO DA RESISTÊNCIA AO RISCO EM TINTA AUTMOTIVA COM CARGA DE NANOSSÍLICA

Desenvolvimento de tinta de repintura automotiva com adição de nanopartículas de sílica com o objetivo de aumentar a resistência ao desgaste e ao risco. Essa tinta previne danos causados por agentes externos à superfície do automóvel como batidas de pedras, riscos de chave, galhos de árvores e outras fricções leves.
Código do trabalho: QMN05
 
 

ESTUDO DA SECAGEM DE IOGURTE EM "SPRAY DRYER"

O trabalho consiste em estudar o processo de secagem de iogurte em "spray dryer". A evaporação da água do iogurte, transformando em pó o produto, visa aumentar a vida de prateleira, facilitar o transporte e a estocagem. O público-alvo é representado pelas indústrias que utilizam o iogurte em suas formulações e pelos consumidores que gostariam de utilizar o produto numa dieta equilibrada. É um produto inovador, pois não existe nenhum tipo de comercialização dele no mercado nacional.
Código do trabalho: QMN03
 
 

ESTUDO DA VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE EXTRATO ALCOÓLICO DE NEEM COMO AGENTE ANTIFÚNGICO EM TINTA DECORATIVA COM BASE DE ÁGUA

Os objetivos deste trabalho são: verificar a eficiência do extrato de Neem na inibição do crescimento do fungo "Aspergillus", que apresenta grande incidência na superfície de tintas; estudar a aplicabilidade desse extrato como agente antifúngico em tintas com base de água, substituindo compostos de alta toxicidade, uma alternativa menos agressiva ao meio ambiente, o que é hoje um dos maiores desafios da indústria química.
Código do trabalho: QMN09
 
 

ESTUDO DE "PELLETS" COM O FÁRMACO MELOXICAM

Este é um estudo do fármaco meloxicam, um anti-inflamatório empregado no tratamento de reumatismo. Por ser um medicamento de baixa solubilidade no organismo, o foco principal do trabalho foi estudar variações na formulação e no procedimento de fabricação, visando resolver esse problema.
Código do trabalho: QMN01
 
 

ESTUDO DE SECAGEM DE IOGURTE EM "SPRAY DRYER"

O trabalho consiste em estudar o processo de secagem de iogurte em "spray dryer". A evaporação da água do iogurte transforma em pó o produto e, com isso, aumenta-lhe a vida de prateleira, facilitando transporte e estocagem. O público-alvo é representado pelas indústrias que utilizam o iogurte em suas formulações, ou até por consumidores que gostariam de utilizá-lo numa dieta equilibrada. É um produto inovador, pois não existe nenhum tipo de comercialização desse no mercado nacional.
Código do trabalho: QMD02
 
 

MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA A SUBSTITUIÇÃO DO SEBO BOVINO NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE SABÃO.

O sabão é produzido basicamente pela reação de soda caústica com uma gordura. Na indústria, geralmente utiliza-se sebo como principal fonte de gordura devido a seu baixo custo. Contudo, com o avanço das tecnologias para a produção de "biodiesel", o mercado de sabões está começando a sofrer com a escassez de sua matéria-prima mais importante. Em face desse cenário, o propósito deste projeto foi a substituição do sebo bovino na formulação do sabão.
Código do trabalho: QMN10
 
 

OBTENÇÃO DE ETANOL CELULÓSICO COM A RECICLAGEM DE FILTROS DE CIGARRO

Este trabalho tem por objetivo demonstrar a transformação de um resíduo - tratado hoje em dia como poluente - num composto que pode ser usado como combustível para automóveis e considerado ambientalmente amigável, sem que seja necessária qualquer alteração nos motores "flexfuel".
Código do trabalho: QMN08
 
 

POLIURETANO COMPOSTÁVEL PARA EMBALAGEM DESCARTÁVEL

Com a ênfase dada à consciência ambiental, a demanda para a substituição e utilização de produtos com decomposição acelerada vem crescendo. Com isso, este trabalho resume-se na análise da degradação de um polímero com a adição de uma carga de amido. Esta auxilia a degradação, pois serve como fonte de alimento para os microrganismos. A comparação da degradação é feita com amostras-padrão de PU, sem a carga. As amostras foram submetidas a situações de aterro e de intempéries naturais.
Código do trabalho: QMD04
 
 

PRODUÇÃO DE ALGAS

Este trabalho teve como objetivo a produção de algas por meio de efluentes líquidos, utilizando os conhecimentos científicos do tratamento de efluentes com biomassa anaeróbia. O procedimento experimental foi realizado no Laboratório de Tecnologias Sanitárias e Efluentes, utilizando-se um reator operado em batelada com agitação mecânica e luz artificial. A motivação para a realização deste projeto é a crescente necessidade de novas fontes de biocombustível compatíveis com o meio ambiente.
Código do trabalho: QMD01
 
 

REMOÇÃO DE BISFENOL A POR MEIO DE PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS

Neste trabalho, estudou-se uma metodologia de remoção de um poluente, Bisfenol A, da água. Esse poluente altera, se absorvido pelos seres vivos, a regulação dos hormônios (desregulador endócrino). Ele está presente em resíduos da sua síntese industrial e na água de lavagem de reatores em que é empregado. A metodologia aplicada, a dos processos oxidativos avançados (POA), elimina a poluição por meio de reações de oxidação.
Código do trabalho: QMD07
 
 

REUTILIZAÇÃO DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR COMO ABRASIVO EM ESPONJA DE LIMPEZA

Hoje em dia são conhecidas diversas finalidades para o bagaço de cana-de-açúcar, mas, ainda assim, muito desse subproduto não é aproveitado. O objetivo principal deste trabalho é o estudo de uma nova opção de reaproveitamento do bagaço de cana-de-açúcar, visando a uma finalidade verde e renovável e a uma opção viável para o bagaço de cana-de-açúcar que não é aproveitado. A ideia foi utilizar esse bagaço como um abrasivo em esponjas de limpeza, substituindo as fibras sintéticas pela fibra natural.
Código do trabalho: QMD08
 
 

REVAMP DO SISTEMA DE DESTILAÇÃO/FRACIONAMENTO DA PLANTA DE POLIETILENOS DA BRASKEM DO POLO DO GRANDE ABC (PE-7 ABC)

O processo de polimerização de etileno em reator contínuo, do tipo "looping", acontece num meio de isobutano, em presença de catalisador e hexeno. Após a reação, esses hidrocarbonetos são recuperados e retornam ao processo. Com o objetivo de tornar o processo sustentável econômica e ambientalmente, estudaram-se as perdas de hexeno e isobutano do processo de recuperação, utilizando a metodologia 6 Sigma. Além da minimização do uso de matéria-prima, também se obteve um "saving" de $750 mil/ano.
Código do trabalho: QMN07
 
 

VIABILIDADE TECNOLÓGICA DO TRATAMENTO BIOLÓGICO DE ÁGUA RESIDUÁRIA INDUSTRIAL

Neste projeto buscou-se a otimização do tratamento de efluente da indústria petroquímica por meio de um processo biológico anaeróbio, diante da necessidade de adequação a novas exigências legais, proporcionando a preservação dos recursos hídricos e a integridade da empresa perante a sociedade. Realizado em escala laboratorial na Escola de Engenharia Mauá, no estudo empregou-se um reator em batelada sequencial; posteriormente, dimensionou-se o projeto em escala industrial e realizou-se análise de viabilidade econômica.
Código do trabalho: QMD06