Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Química
2014

Número de trabalhos exibidos: 15

ADIÇÃO DE PIGMENTO NATURAL EM VERNIZES

O objetivo deste trabalho foi a preparação de um verniz pigmentado com corante natural. Para tanto, realizou-se a extração de antocianinas do vegetal repolho roxo, utilizando-se acetona como solvente. O corante extraído foi adicionado em resina poliéster, obtendo-se um verniz com tonalidade rosada.
Código do trabalho: QMN08
 
 

ANÁLISE DE UM POLÍMERO COM PROPRIEDADES DE AUTOCURA

Há tempos alguns países realizam pesquisas no campo de polímeros. Mais recentemente, em especial, com polímeros com propriedades de "self-healing" e reciclagem. Essa tecnologia de autocura está sendo estudada também no Brasil. Diversas vantagens do produto e a tecnologia estão listadas no trabalho. Um dos propósitos deste estudo é a análise de cada característica com a exposição das vantagens desse polímero, com bom custo-benefício, além da melhora no impacto ambiental.
Código do trabalho: QMN09
 
 

ASFALTO MODIFICADO COM FIBRA DE COCO

Neste trabalho apresenta-se o estudo de um asfalto modificado com fibra de coco que melhora seu desempenho.
Código do trabalho: QMN01
 
 

CONFORTO TÉRMICO COM A APLICAÇÃO DE MATERIAL DE MUDANÇA DE FASE A DIFERENTES MATERIAIS

No atual cenário mundial, a energia tornou-se um bem decisivo para os índices de desenvolvimento econômico e social. Grande parte do consumo de energia de edificações provém da necessidade da oferta de conforto térmico. Com base nisso, decidiu-se estudar a aplicação de um material de mudança de fase microencapsulado (Micronal PCM, BASF) a diferentes materiais. Verificou-se se houve alteração nas propriedades destes, além da análise de sua eficiência no armazenamento de energia térmica.
Código do trabalho: QMD05
 
 

DESENVOLVIMENTO DE UM FILME DE AMIDO COM REFORÇO DE FIBRA DE COCO VERDE

O projeto consiste na elaboração de um filme de amido biodegradável, reforçado com fibra da casca de coco verde, buscando-se o desenvolvimento de um novo produto que ofereça diversas aplicabilidades. Esse filme, por ser composto apenas por materiais biodegradáveis, proporciona como principal diferencial um baixo impacto ao meio ambiente, além de ser um provável sucessor para os filmes atualmente existentes no mercado.
Código do trabalho: QMN04
 
 

ESMALTE QUE MUDA DE COR

Esmalte com coloração ativada pela radiação solar ou UV, utilizando pigmento diferenciado fotocrômico e pigmentos coloridos. Garante cores únicas e reversibilidade, proporcionando sensação de inovação, curiosidade, liberdade e originalidade.
Código do trabalho: QMD08
 
 

ESTUDO DA OBTENÇÃO DE METANO COM RESÍDUO DA PRODUÇÃO DE BIOETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO

A aplicação do reator anaeróbio, operado de forma descontínua, com biomassa imobilizada em suporte inerte e agitação mecânica (AnSBBR), foi avaliada no processo de produção de biometano a partir de xilose – resíduo industrial expressivo do processo de produção de etanol de 2.ª geração que, convertido a um produto de grande utilização, contribui para o aumento da sustentabilidade durante a produção de bioetanol.
Código do trabalho: QMD03
 
 

ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DE BIOETANOL PELOS PROCESSOS BATELADA ALIMENTADA E CONTÍNUO

Estudo da viabilidade técnica (dimensionamento) e econômica (relação entre custos e benefícios) dos processos biológicos de produção de etanol (1.ª geração) operados não apenas no modo batelada alimentada seguido de batelada como também no modo contínuo.
Código do trabalho: QMN03
 
 

MATERIAL POLIMÉRICO COM ALTA ABSORÇÃO DE ENERGIA PARA USO EM PROTEÇÃO

Solução apresentada pela empresa DuPont para conter o impacto de um projétil em coletes de proteção balística com maior aplicação de engenharia.
Código do trabalho: QMD04
 
 

REAPROVEITAMENTO DE EFLUENTE AQUOSO INDUSTRIAL NA SÍNTESE DE RESINA FENOLFORMALDEÍDO

O grande desafio atual da indústria é gerar ganhos financeiros e aumentar sua produtividade, minimizando impactos no meio ambiente. O "verniz ecológico" foi obtido com o reaproveitamento de todo efluente aquoso gerado por uma grande indústria multinacional no ramo de tintas e revestimentos. O resultado desse projeto alcançou um dos seus grandes objetivos, que foi o de transformar o resíduo que, antes, podia causar impacto no meio ambiente numa fonte de receita para as indústrias.
Código do trabalho: QMD01
 
 

RECICLAGEM DE RESÍDUOS POLIMÉRICOS TERMOPLÁSTICOS PÓS-PROCESSAMENTO

Atualmente muitos plásticos não estão sendo reciclados por estarem contaminados com outros produtos, com o objetivo de reduzir esse problema de lixo, desenvolveu-se um estudo de reciclagem que os transforma em produtos leves, com boa resistência à compressão, pouca absorção de água, baixo custo e variabilidade de aplicação.
Código do trabalho: QMD02
 
 

SECAGEM DE BAGAÇO DE MALTE E APLICAÇÕES

O bagaço de malte, um resíduo gerado pela indústria cervejeira, é bastante utilizado como ração animal. Existem outras aplicações possíveis, como a incorporação em papel, tijolo e a queima para produção de energia, alternativas que transformam o resíduo de baixo valor em oportunidade de negócio. Em todas essas aplicações, é necessária uma operação de secagem do bagaço de malte. O estudo da operação de secagem foi o objetivo principal deste trabalho.
Código do trabalho: QMN07
 
 

SECAGEM E APROVEITAMENTO DE BORRA PROVENIENTE DA PRODUÇÃO DE TINTAS

Conscientizados pela alta geração de lodo nas estações de tratamento de efluentes da indústria de tintas, o grupo desenvolveu um processo de secagem por microondas, visando reduzir a quantidade descartada, ou eventual reaproveitamento, tendo a alta concentração de água presente nas amostras. Com este projeto, o grupo buscou não só a redução do impacto ambiental pela queima desse resíduo como também dos custos associados com o descarte dele pelas indústrias.
Código do trabalho: QMD07
 
 

TRATAMENTO DE EFLUENTE COM BISFENOL-A E FENOL POR MEIO DE PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS - FOTO-FENTON - COM O EMPREGO DE ENERGIA SOLAR

O trabalho consiste no tratamento de água contaminada com Bisfenol A e Fenol, utilizando-se o método de Processos Oxidativos Avançados Foto Fenton, com o emprego de luz solar.
Código do trabalho: QMN06
 
 

TRATAMENTO DE EFLUENTE INDUSTRIAL COM FORMALDEÍDO POR MÉTODOS OXIDATIVOS

Um dos maiores desafios da indústria química consiste em realizar o devido descarte dos resíduos gerados nos processos produtivos. O desafio torna-se ainda maior quando se deve remover da água residuária industrial compostos que não podem ser tratados por métodos convencionais, como o formaldeído. Motivados por esse desafio, buscou-se utilizar diferentes métodos de oxidação química para remover formaldeído de um efluente proveniente da produção de tintas e resinas.
Código do trabalho: QMN02