Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Química
2018

Número de trabalhos exibidos: 26

BIOMETANO A PARTIR DE MICROALGAS

Diante dos problemas ambientais gerados pela utilização de combustíveis fósseis, neste trabalho propõe-se um estudo com o intuito de produzir bioenergia com microalgas geradas no tratamento de águas residuárias. Assim, o esgoto seria tratado, produziria algas e essas, por sua vez, serviriam para gerar biometano. Também verificou-se a viabilidade da implementação desse processo na estação de tratamento de esgotos do ABC.
Código do trabalho: QMD02
 
 

COMPÓSITO DE KEVLAR®

O trabalho consiste num uso para resíduo de Kevlar® sob forma de aparas. Realizou-se um compósito com fibras de Kevlar® e resina epóxi com diferentes frações de fibra. Feito um estudo das propriedades mecânicas, construiu-se o capacete.
Código do trabalho: QMN22
 
 

CREME FACIAL CLAREADOR DE MANCHAS

Diante do crescente mercado de cosméticos em busca de uma pele mais bonita e saudável, surgiu a ideia de se desenvolver um produto clareador de manchas. No trabalho, será apresentado sob forma de dois cremes ("Night" & "Day"), com uma formulação inovadora com apelo sustentável de uma emulsão a frio e sem adição de água.
Código do trabalho: QMN16
 
 

DESENVOLVIMENTO DE MICRORREATOR PARA SÍNTESE DE EMULSÃO

Microrreatores são utilizados para estudos de cinética de reações, de mecanismos e análises biológicas, devido a sua transferência térmica e mássica elevadas. Neste trabalho, foi utilizado um microrreator para gerar uma emulsão água-óleo. A emulsão é uma mistura de dois líquidos imiscíveis, formando uma fase contínua e outra descontínua. Essa forma de mistura é aplicada industrialmente no ramo farmacêutico e alimentício entre outros.
Código do trabalho: QMN02
 
 

DESENVOLVIMENTO DE SUPLEMENTO ALIMENTAR LÁCTEO COM ALTO TEOR DE PROTEÍNA EM CONSISTÊNCIA CREMOSA SABOR CHOCOLATE

Mais de 50% da população brasileira já consumiram algum suplemento alimentar. O portfólio de suplementos proteicos é restrito e dominado por produtos em pó, em barra e "ready to drink". Observou-se, com este trabalho, a oportunidade de inovação com o desenvolvimento de um produto com alto teor proteico, numa consistência cremosa ainda não explorada no mercado, com um sabor atraente e que, além disso tudo, não perca a função e as propriedades dos suplementos proteicos atuais.
Código do trabalho: QMN19
 
 

DETERMINAÇÃO DE GASOLINA ADULTERADA POR MEIO DE UM SENSOR CAPACITIVO

Neste estudo trata-se de um sensor capacitivo que determina a adulteração da gasolina. Como a gasolina é um produto muito presente na sociedade, o sensor ajudará a evitar a comercialização de produto de baixa qualidade, possibilitando ao consumidor a verificação instantânea de fraude. Utiliza-se, neste trabalho, uma rede IOT ("Internet of Things"), tornando-se produto tecnológico e inovador, cuja patente está sendo providenciada.
Código do trabalho: QMN04
 
 

ECOSPHALT

O ECOSPHALT tem como objetivo mostrar uma alternativa de uso do plástico PET como ligante na mistura de asfalto SMA (Asfalto de Alta Performance) , mantendo o mesmo desempenho que a mistura de celulose importada, diminuindo o custo de materiais de empresas de pavimentação, criando oportunidades comerciais para cooperativas de recicláveis e auxiliando a redução do montante de plástico descartado pela população.
Código do trabalho: QMN14
 
 

ESTUDO DA REMOÇÃO DA ÁGUA PRESENTE NO AR POR MEIO DE SOLUÇÃO AQUOSA SALINA SATURADA

Visando à geração sustentável de água em situações de esgotamento desse recurso, foi proposta a criação de um instrumento para a captação de água do ar por meio da diferença de umidade relativa, utilizando-se uma solução saturada de sal.
Código do trabalho: QMN10
 
 

ESTUDO DA VIABILIDADE DA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DA QUEIMA DO BIOGÁS GERADO PELOS RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DE CERVEJA

Geração de energia elétrica com a queima do biogás obtido com resíduos orgânicos gerados na produção de cerveja. O biogás é uma fonte de energia renovável e, portanto, o objetivo deste trabalho é analisar a viabilidade desse projeto a fim de gerar uma economia nos custos de energia, assim como a redução dos resíduos industriais.
Código do trabalho: QMN20
 
 

ESTUDO DA VIABILIDADE DE SUBSTITUIÇÃO DE MICROPARTÍCULAS PLÁSTICAS EM SABONETES ESFOLIANTES

O seu esfoliante pode estar fazendo mais mal do que você pensa. Este trabalho vai mostrar-lhe por quê e apresenta uma solução. Esfoliantes são usados por milhares de pessoas. O que muitos não sabem é que as microesferas são muitas vezes plásticos que vão direto para os oceanos e podem ser acumulados até o final da cadeia alimentar. Com este estudo, foi desenvolvido um material proveniente da casca do arroz que, além de esfoliar a pele, é subproduto do beneficiamento do grão e não agressivo aos oceanos.
Código do trabalho: QMN18
 
 

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DE ETANOL A PARTIR DE UMA PLANTA CONJUGADA DE CANA-DE-AÇÚCAR E MILHO

O trabalho é um estudo de viabilidade econômica da produção de etanol com base em milho numa usina já existente. Essa produção ocorre apenas no período de entressafra da cana-de-açúcar, de aproximadamente três meses, com o objetivo de diminuir a ociosidade das usinas, aumentando sua produtividade. Além disso, é uma nova forma de utilização para a oferta abundante de milho do país, aumentando também a diversidade de fontes de biocombustíveis no mercado brasileiro.
Código do trabalho: QMN05
 
 

ESTUDO DO PODER FERTILIZANTE DA URINA CANINA

O Brasil é um país com grande potencial no setor agropecuário e que apresenta crescimento produtivo ascendente. Nesse cenário, este projeto sustentável tem como objetivo estudar a possibilidade de emprego da urina canina como fertilizante alternativo, a fim de aproveitar dejetos que seriam descartados no meio ambiente. Análises de amostras coletadas em abrigos de cães abandonados foram realizadas em laboratórios do Instituto Mauá de Tecnologia.
Código do trabalho: QMN03
 
 

ESTUDO SENSORIAL E MERCADOLÓGICO DO KOMBUCHA

O Kombucha é uma bebida de chá, com apelo probiótico, que tem conquistado adeptos da alimentação saudável. O consumo tem crescido muito nos últimos anos, especialmente pela demanda dos consumidores por produtos naturais, funcionais e saudáveis. Com este estudo, busca-se conhecer o mercado atual de Kombucha, suas potencialidades e as características sensoriais desejadas pelos consumidores, visando subsidiar atuais e futuros investidores do segmento de bebidas naturais.
Código do trabalho: QMN09
 
 

HIDRATANTE LABIAL VEGANO

Sabe-se que o mercado de produtos veganos está em ascensão e possui cada vez mais a aceitação do público, o qual demonstra consciência acerca da relação entre bens de consumo e crueldade com os animais. A proposta do produto é atuar na área de cosméticos veganos e trazer uma nova opção de hidratante labial 100% natural, pigmentado através da extração de flores de hibisco. "Hiblip, bonito é ser sustentável".
Código do trabalho: QMN23
 
 

OBTENÇÃO DE BIOCARVÃO E SUA APLICAÇÃO NO TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS

Este trabalho visa ao tratamento de efluentes aquosos da indústria química por meio de adsorção de produtos orgânicos empregando-se biocarvão gerado por pirólise de matéria orgânica. Os produtos originados por meio da pirólise são compostos por biocarvão, bio-óleo e voláteis, sendo o processo efetuado em altas temperaturas e na ausência de ou baixa concentração de oxigênio.
Código do trabalho: QMN11
 
 

POLIAMIDA COM KEVLAR®

O trabalho versa sobre a confecção de um compósito ultrarresistente de Nylon, utilizando fibras de Kevlar® residual. A reutilização dessa fibra agrega valor a um resíduo que normalmente seria incinerado por não ser um material reciclável. Esse material pode ser aplicado nos setores automobilístico e aeroespacial, devido às suas excelentes propriedades mecânicas, baixo peso e facilidade de conformação.
Código do trabalho: QMN12
 
 

PRODUÇÃO DE CELULOSE BACTERIANA

O trabalho objetiva a produção de celulose bacteriana por "Gluconacetobacter hansenii" utilizando como fonte de carbono resíduos agroindustriais (soro, vinhaça e melaço). A celulose bacteriana tem aplicações nas indústrias alimentícia, cosmética, têxtil, acústica, ótica e na medicina (processo de reconstituição de pele, cartilagem, ossos e vasos sanguíneos). A utilização de resíduos possibilita a redução de custos e a diminuição do impacto ambiental causado pelo descarte destes resíduos.
Código do trabalho: QMN08
 
 

PRODUÇÃO DE METANO

O objetivo deste trabalho foi a produção de metano e adequação ambiental com os principais resíduos dos biocombustíveis, entre os quais: a vinhaça, proveniente da produção de etanol, com alta carga poluidora que contamina solos e águas subterrâneas; glicerina, proveniente da produção de biodiesel, que apresenta um custo elevado de refino para a aplicação na indústria. Além da redução do impacto ambiental, o metano produzido no tratamento gera energia proporcionando benefícios econômicos.
Código do trabalho: QMD01
 
 

PROPRIEDADES DO CHUCHU EM COSMÉTICOS

De acordo com a Euromonitor (2017), “quase seis em cada dez compradores preferem, definitivamente, ingredientes naturais, mesmo quando isso significa renunciar a preços baixos”. Em vista disso, o presente trabalho visa propor uma alternativa aos produtos tradicionais existentes no mercado, com a inserção do chuchu em cosméticos.
Código do trabalho: QMN24
 
 

REBOLO PU - DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

Para atenderem às necessidades do mercado e se manterem competitivas, as indústrias de abrasivos vêm buscando soluções inovadoras. O Rebolo PU é visto como uma oportunidade no mercado de abrasivos, por apresentar propriedades diferenciadas em relação aos rebolos tradicionais, como menor tempo de fabricação, processo simples, maior rentabilidade e, principalmente, menor peso.
Código do trabalho: QMN07
 
 

RECICLAGEM DE PAPEL DO IMT

No Instituto Mauá de Tecnologia, é gerada uma grande quantidade de papel pós-consumo de boa qualidade e vendido em forma de aparas para empresas coletoras por um baixo custo. Observou-se uma oportunidade de se obter um retorno mais rentável por meio da implementação de um processo de reciclagem dentro do instituto, revertendo o material em polpa celulósica reciclada e branqueada para comercializá-la, além de promover práticas sustentáveis para a obtenção de um volume maior de resíduo de papel.
Código do trabalho: QMN01
 
 

RECUPERAÇÃO DE SODA

Na indústria de alimentos, é realizado um procedimento de limpeza chamado CIP, que visa à remoção de resíduos presentes na linha de operação. Um dos produtos mais utilizados na etapa de lavagem é a solução aquecida de soda, que é descartada quando atinge baixas concentrações. Neste trabalho, recupera-se a soda não reagida por meio de filtração com membranas cerâmicas. Os resultados são a redução de custo com soda limpa e diminuição de efluentes contaminados, priorizando a responsabilidade ambiental.
Código do trabalho: QMN13
 
 

SÍNTESE DE NANOPARTÍCULAS DE COBRE COM RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS

Recuperação de cobre com sucata de equipamentos eletroeletrônicos, utilizando-se rotas hidrometalúrgicas para a produção de nanopartículas de cobre.
Código do trabalho: QMN17
 
 

SUPLEMENTO SIMBIÓTICO PARA CÃES E GATOS

Desenvolvimento e produção de suplemento alimentar simbiótico para cães e gatos com base de leite, balanceando e adicionando nutrientes que favorecem a digestão, imunidade e flora intestinal dos animais. O consumo regular desse suplemento pelo animal promove sua saúde e seu bem-estar.
Código do trabalho: QMN15
 
 

TIJOLO DE GARRAFA PET

Este projeto estuda a viabilidade técnica e financeira de um processo produtivo de tijolos ecológicos com garrafas PET. O novo método pretende reduzir custos, impacto ambiental, viabilidade e minimizar os prazos de produção.
Código do trabalho: QMN06
 
 

TINTURA SEMIPERMANENTE PARA RETOQUE DE RAIZ CAPILAR DESENVOLVIDA COM RESÍDUOS DE CACAU

Tinta capilar semipermanente, sem amônia e sem água oxigenada, para retoque de raiz. Foi desenvolvida com resíduos do processamento do cacau.
Código do trabalho: QMN21