Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Química
2015

Número de trabalhos exibidos: 22

APLICAÇÃO DE ANTOCIANINAS EM PELÍCULA UTILIZADA PARA DETECÇÃO DE CRESCIMENTO MICROBIANO

Película indicadora de crescimento microbiano utilizando-se pigmento do repolho roxo, modificando sua coloração quando há degradação do alimento. A alteração de cor indicará que o alimento está impróprio para consumo. Como benefício, pode-se ressaltar a redução de doenças por intoxicação alimentar, auxiliando a saúde pública e privada.
Código do trabalho: QMN08
 
 

AQUAPOLO - AVALIAÇÃO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ESTAÇÃO DE PRODUÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL

O Aquapolo é o maior projeto da América Latina em termos de reúso de água para fins industriais; desde 2012, fornece água para uso industrial ao Polo Petroquímico do Grande ABC. Entretanto há um potencial ainda não explorado, para a produção de água potável. O escopo deste trabalho é estudar a adaptação do processo de produção de água industrial para a produção de água potável, explorando técnicas já conhecidas e avaliando sua viabilidade econômica e logística.
Código do trabalho: QMN13
 
 

BIOCONVERSÃO DE SORO DE QUEIJO EM ETANOL COM CÉLULAS IMOBILIZADAS DE KLUYVEROMYCES MARXIANUS

O grande volume de soro de leite, gerado na produção de queijos, e o seu potencial poluidor causam preocupação para a indústria. Porém o seu baixo custo e suas características nutricionais possibilitam a sua utilização como um potencial substrato para os processos biotecnológicos. Diante disso, este trabalho teve como objetivo a produção de bioetanol com o reaproveitamento do soro de queijo, com "Kluyveromyces marxianus", em biorreatores operados com células livres e imobilizadas.
Código do trabalho: QMD08
 
 
Data da Banca de Avaliação: 03/12/2020 10:00
Local da Banca de Avaliação: Remoto
 

DESENVOLVIMENTO DE LEITE FERMENTADO FUNCIONAL EM PÓ

Existe um aumento da conscientização da população em relação ao consumo de alimentos benéficos à saúde e o iogurte é um alimento muito bem aceito no Brasil. A desidratação do iogurte, juntamente com a adição de fibra alimentar oferece muitas oportunidades para o seu uso pela indústria de alimentos. Este estudo trata da escolha de uma fibra adequada e do estabelecimento de condições operacionais de secagem para a otimização da qualidade do produto e o rendimento do processo.
Código do trabalho: QMD05
 
 

DESENVOLVIMENTO DE NANOCOMPÓSITO EPÓXI-GRAFENO PRODUZIDO POR EMULSÃO AQUOSA

A busca por materiais leves e de alta resistência possui importância significativa no ramo aeronáutico, visando encontrar alternativas mais vantajosas. O grafeno tem sido visto como um material altamente promissor, devido às suas excelentes propriedades químicas, mecânicas, térmicas e elétricas. Objetiva-se, com este trabalho, desenvolver nanocompósitos de epóxi reforçado com diferentes quantidades de grafeno buscando o alto desempenho do material. Esse material pode representar alternativas futuras para aplicação no setor aeroespacial.
Código do trabalho: QMN11
 
 

DESENVOLVIMENTO DE PELÍCULA HIDROFÓBICA

Película hidrofóbica aplicada em tecidos sintéticos para situações em que tecido e água coexistem e o contato entre ambos é indesejado. Este é um revestimento capaz de criar uma superfície têxtil que repele a água, garantindo maior conforto e durabilidade para produtos diversos.
Código do trabalho: QMN06
 
 

DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO SIMPLIFICADO DO TRATAMENTO DE RIO

O trabalho consiste no tratamento econômico da água do córrego Ribeirão dos Meninos, coletada na frente do Instituto Mauá de Tecnologia. O tratamento é constituído por filtração em areia, agitação em cal, adsorção em carvão ativo e eletrólise sendo esta última etapa responsável por promover a oxidação da matéria orgânica. A partir dos resultados de análise de DQO, sólidos fixos e análise de microrganismos foi possível estudar quantitativamente a eficiência do tratamento realizado.
Código do trabalho: QMN12
 
 

DESENVOLVIMENTO DE TINTA AUTOLIMPANTE

O projeto consiste no desenvolvimento de tinta imobiliária autolimpante a base de água por meio da aplicação do Efeito Lótus que consiste na obtenção de um filme de tinta, hidrofóbico e rugoso. A tinta autolimpante é uma solução sustentável, podendo ser aplicada em construções civis, como edifícios e arranha-céus, conservando por maior período a estética da construção e reduzindo os custos de manutenção.
Código do trabalho: QMN04
 
 

EFEITO DO CONGELAMENTO NO PROCESSO DE OBTENÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL

A escassez de recursos hídricos mostrou a necessidade de se desenvolverem métodos alternativos para a obtenção de água potável. A água do mar, abundante e disponível, possui altos teores de sais e de contaminantes. O objetivo deste trabalho foi estudar a redução desse teor de sais da água do mar, por meio do congelamento. O foco do estudo foi a análise do comportamento do cloreto de sódio, principal sal presente na água do mar, durante as etapas de descongelamento.
Código do trabalho: QMN01
 
 

ESTUDO DA DISPERSÃO DE ETANOL EM RIO

O controle dos corpos d'água e a manutenção da qualidade destes, se torna cada dia mais essencial em períodos de escassez. A utilização do CFD ("Computational Fluid Dynamics") é altamente desejável. A simulação do comportamento da dispersão de poluentes em um rio fornece informações de controle e a capacidade de prever o comportamento físico da dispersão em um determinado ponto do corpo hídrico. Desta forma garante a qualidade das águas e fornece informações para a prevenção de impactos conforme a emissão da substância estudada.
Código do trabalho: QMD06
 
 

ESTUDO DA HIDROFOBICIDADE DE SUPERFÍCIES POR MEIO DA INTRODUÇÃO DE NANOSSÍLICA SILANIZADA

O intuito do projeto é efetuar a produção de superfícies impermeáveis, denominadas hidrofóbicas, pois são capazes de repelir a água por meio de uma técnica simples, rápida e compatível com qualquer tipo de material. O procedimento envolve a incorporação de partículas de areia muito pequenas, tratadas quimicamente, que resulta em materiais com característica autolimpante, podendo ser utilizados em diversas áreas da engenharia como na construção civil, em transporte ou, ainda, em tintas e resinas.
Código do trabalho: QMD07
 
 

ESTUDO DE TANQUES AGITADOS POR MEIO DE FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL (CFD)

Destinado ao conhecimento do comportamento dos fluidos no interior de um tanque agitado, este trabalho busca a melhor situação de agitação para um tanque já existente. Foram testados diferentes impelidores com o uso do "software" de fluidodinâmica computacional (CFD). Contando com o apoio da empresa Natura, o trabalho foi desenvolvido utilizando-se dados reais da empresa (dimensionamento do tanque e produtos).
Código do trabalho: QMN10
 
 

ESTUDO, COM O USO DE FIBRA DE COCO VERDE, DA ADSORÇÃO DE HIDROCARBONETOS PRESENTES EM ÁGUA CONTAMINADA COM GASOLINA

Em torno de 70% do lixo gerado no litoral dos grandes centros urbanos do Brasil são compostos por casca de coco verde. A intenção deste trabalho é dar uma aplicação para esse dejeto gerado e, ao mesmo tempo, usá-lo para descontaminação de águas poluídas por BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos) proveniente de vazamentos de gasolina.
Código do trabalho: QMN09
 
 

FARINHA DE BANANA COMO ADJUNTO NA PRODUÇÃO DE CERVEJA

A produção de cerveja ocorre a partir da fermentação de açúcares derivados de amiláceos. A farinha de banana verde é um produto nacional que pode substituir o malte importado e, por isso, traz benefícios econômicos e sociais. Tratando-se de um produto nacional, a economia local é incentivada. Este apresenta um custo mais baixo do que o malte, diminuindo os custos dos produtores cervejeiros de grande, médio e pequeno portes e não interfere no gosto da cerveja.
Código do trabalho: QMN07
 
 

OBTENÇÃO DE BIO-ÓLEO POR PIRÓLISE DE ALGA "DESMO DESMUS SP" UTILIZADA NA DEGRADAÇÃO DE BISFENOL-A

Observando-se os problemas energéticos que a sociedade vem enfrentando ao longo dos anos, a busca por alternativas prova-se cada vez mais necessária. O grande desafio atual é encontrar fontes que consigam, eficientemente, substituir as atuais sem provocar tantos danos ao meio ambiente. As algas surgem como uma opção interessante para a produção de bio-óleo. Além disso, esses micro-organismos podem atuar na área de tratamento de água.
Código do trabalho: QMN03
 
 

OBTENÇÃO DE MULITA A PARTIR DA SILICA DE CASCA DE ARROZ E APLICAÇÃO EM TINTAS RESIDENCIAIS

O superaquecimento urbano é proveniente da baixa refletância dos materiais empregados na construção civil. Este projeto visa a extração da sílica da casca de arroz e utilização desta para obtenção da mulita a ser incorporada a tintas para telhados. Aumentando a refletância da tinta com um baixo custo, já que a principal matéria prima surge do descarte da indústria alimentos. Desta forma, o uso da tinta diminui o consumo enérgico com ar condicionado sem comprometer o conforto térmico residencial
Código do trabalho: QMN05
 
 

OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA NA INDÚSTRIA DE ETANOL E AÇÚCAR

Neste trabalho propõe-se a otimização da cogeração energética nas usinas de etanol com o uso da secagem do bagaço de cana. Verifica-se também a possibilidade do uso das cinzas e dióxido de carbono resultantes do processo na fabricação de fertilizante e em culturas de microalgas. Para isso, foram feitas pesquisas e análises laboratoriais. O menor desperdício de resíduos e a maior eficiência na geração de energia compensam o custo elevado do investimento - trazendo potenciais benefícios econômicos.
Código do trabalho: QMD03
 
 

PRODUÇÃO DE BIOETANOL EM BATELADA ALIMENTADA A PARTIR DA VALORIZAÇÃO DO SORO DE QUEIJO

O grande volume de soro de leite, gerado na produção de queijos, e o seu potencial poluidor causam preocupação para a indústria. Porém o seu baixo custo e suas características nutricionais possibilitam a sua utilização como um potencial substrato para os processos biotecnológicos. Este trabalho teve como objetivo a produção de bioetanol com base no reaproveitamento do soro de queijo, com "Kluyveromyces marxianus", em biorreatores operados em batelada e batelada alimentada.
Código do trabalho: QMN14
 
 

PRODUÇÃO DE BIOMETANO PELA CODIGESTÃO DOS RESÍDUOS DA AGROINDÚSTRIA: GLICERINA E SORO DE LEITE

Com a escassez dos recursos fósseis, há uma crescente pesquisa sobre combustíveis alternativos, oriundos de fontes renováveis. É possível gerar energia e solucionar um grande problema das agroindústrias, que é a considerável quantidade de resíduos produzidos. Tratando-se soro de leite - subproduto de laticínios - e glicerina - subproduto do biodiesel -, de forma integrada, é viável gerar-se biometano, para utilização residencial ou industrial.
Código do trabalho: QMD01
 
 

SIMULAÇÃO DE PRATOS DE COLUNA DE DESTILAÇÃO POR MEIO DE FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL (CFD)

Destinado à área de operações unitárias da indústria química, neste trabalho analisa-se a hidrodinâmica de pratos de coluna de destilação por meio da fluidodinâmica computacional (CFD). Ela permite o conhecimento prévio do comportamento dos fluidos, possibilitando um estudo aprofundado da destilação. A modelagem foi validada com dados experimentais e pode ser utilizada no auxílio do dimensionamento de colunas de destilação e otimização da operação, aumentando a confiabilidade e assertividade.
Código do trabalho: QMN02
 
 

SÍNTESE DE ETENO VERDE INCENTIVADA POR MICRO-ONDAS

O eteno é o produto petroquímico de maior produção, devido a sua grande versatilidade como matéria-prima de intermediários químicos a resinas. Tradicionalmente, é produzido com base de nafta. Um avanço tecnológico foi a produção, ecologicamente mais amigável, por desidratação de etanol. Devido à queda do preço do petróleo, pretende-se desenvolver um processo de desidratação de etanol mais produtivo, baseado na aplicação de micro-ondas para acelerar a reação.
Código do trabalho: QMD04
 
 

TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTAMINADOS COM AZOCORANTE AMARELO DE TARTRAZINA POR MEIO DE PROCESSO OXIDATIVO AVANÇADO/FOTO-FENTON

A contaminação de cursos d'água por corantes, além da poluição visual, afeta as propriedades fisico-químicas e biológicas da água. É prejudicial não só para a fauna e flora do local, mas também para os seres humanos que podem vir a utilizar essa água. Há muitas pessoas intolerantes ou alérgicas ao Amarelo Tartrazina, um azocorante muito utilizado na indústria farmacêutica e de alimentos, portanto sua remoção de efluentes industriais é de grande importância.
Código do trabalho: QMD02