Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Química
2016

Número de trabalhos exibidos: 23

ANÁLISE INTEGRADA DE CERVEJARIAS DE DIFERENTES PORTES VISANDO À OTIMIZAÇÃO AMBIENTAL

Neste trabalho é apresentado um estudo sobre o tratamento dos resíduos gerados na indústria cervejeira, visando à otimização ambiental com a produção de biogás e reúso de água. O estudo engloba a análise da viabilidade técnica e econômica de um sistema de tratamento anaeróbio dos efluentes, para a utilização do biogás como combustível alternativo na geração de energia térmica e reutilização da água para fins não nobres.
Código do trabalho: QMD05
 
 

APLICAÇÃO DE GLICERINA EM MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Desenvolvimento de tecnologia para aplicação da glicerina oriunda do processo de produção de biodiesel na indústria de decoração.
Código do trabalho: QMN07
 
 

APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS VINHAÇA E GLICERINA VISANDO À GERAÇÃO DE BIOENERGIA E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL

Neste estudo, desenvolveu-se a aplicação de um reator anaeróbio operado de forma descontínua alimentada, com biomassa imobilizada em suporte inerte e mistura por recirculação da fase líquida, para a produção de biogás, a partir da codigestão de vinhaça e glicerina. Analisa-se a influência da composição do afluente, fundamentada em quatro condições(100% glicerina; 67% glicerina e 33% vinhaça; 33% glicerina e 67% vinhaça; 100% vinhaça), para a estabilidade do reator, sua eficiência na remoção da matéria orgânica e produção de biogás.
Código do trabalho: QMD01
 
 

DESENVOLVIMENTO DE "SNACK" PROTEICO DE FRUTAS ENRIQUECIDO COM NUTRIENTES FUNCIONAIS

O trabalho consistiu no desenvolvimento de um "snack" proteico de frutas enriquecido com nutrientes funcionais sem adição de açúcar e conservantes, proporcionando uma alimentação rápida e saudável necessária para o ritmo agitado de vida nos dias atuais. O desenvolvimento da formulação deu-se por meio de avaliação sensorial da textura e sabor. Obteve-se um "snack" com teor de 10,2 % de proteínas, com textura e sabor agradáveis ao paladar, indicados por um índice de aceitação de 84,7 %.
Código do trabalho: QMN04
 
 

DESENVOLVIMENTO DE ADITIVO REPELENTE DO MOSQUITO "AEDES AEGYPTI" PARA SABÃO LÍQUIDO COM ADESÃO A TECIDOS DE ALGODÃO E POLIÉSTER A PARTIR DE MODIFICAÇÕES MOLECULARES DA ICARIDINA

Neste trabalho tem-se por objetivo principal desenvolver um aditivo para sabão líquido, com adesão a tecidos de algodão e poliéster, que possua repelência contra o mosquito "Aedes aegypti" , a partir de modificações moleculares da Icaridina. Essas modificações das propriedades físico-químicas resultam numa melhoria na afinidade do composto com o substrato, numa redução do custo de produção e de otimização do efeito repelente do princípio ativo.
Código do trabalho: QMN08
 
 

DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA PARA ATLETAS POR APROVEITAMENTO DE PERMEADO DE QUEIJO MINAS FRESCAL

O intuito principal do trabalho foi agregar valor a um material normalment descartado. O permeado de queijo-de-minas é um subproduto rico em nutrientes com elevado potencial de aproveitamento industrial. Dessa maneira, fazendo uso desse, pudemos criar um isotônico saboroso, refrescante e nutritivo para atletas. Por usar uma matéria-prima que teoricamente seria descartada, o custo desse produto finalizado é mais baixo, podendo competir com grandes marcas como Gatorade e Marathon.
Código do trabalho: QMD13
 
 

DESENVOLVIMENTO DE COSMÉTICO CAPILAR SEM ENXÁGUE COM A FINALIDADE DE REMOVER ODORES DE CIGARRO PROPORCIONANDO HIDRATAÇÃO E BEM-ESTAR AOS FIOS

Desenvolvimento de produto cosmético sem enxágue para cabelos normais, cuja função principal é eliminar o odor do cigarro, além de proporcionar hidratação e aparência saudável aos fios de cabelo.
Código do trabalho: QMN05
 
 

DESENVOLVIMENTO DE PCM PARA ARMAZENAMENTO DE ENERGIA TÉRMICA EM LONGO PRAZO

Os "phase change materials" (PCMs) são materiais com alta capacidade de absorção de energia térmica. Os PCMs com base de sais hidratados possibilitam o armazenamento de calor latente por sua propriedade de super-resfriamento, pela qual o material se mantém na fase líquida mesmo abaixo de sua temperatura de fusão. Dado que essa forma de armazenamento apresenta alta estabilidade, pode-se liberar a energia guardada a partir da cristalização desse material quando necessário.
Código do trabalho: QMD06
 
 

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO COM BASE EM FRUTAS COM PROPRIEDADES FUNCIONAIS

Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma barra de frutas com propriedades funcionais e os estudos visam à qualidade e à aceitação do produto no mercado.
Código do trabalho: QMD14
 
 

DESENVOLVIMENTO DE XAMPU COM REDUÇÃO DE ÁGUA

O intuito do desenvolvimento de um xampu em pasta é possibilitar ao consumidor o manuseio com mais facilidade, permitindo embalagens menores, rendimento aplicável e oferecer limpeza e hidratação aos fios do cabelo. Além disso, eliminando-se a embalagem evitar-se-ão desperdícios de possíveis vazamentos em casos de transporte, diminuição dos custos de impressão e rotulagem, utilização de menor espaço relativo à estocagem e diminuição da geração de lixo.
Código do trabalho: QMD07
 
 

DESTILAÇÃO DE MISTURA ETANOL-ÁGUA COM GÁS DE ARRASTE UTILIZANDO FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

Modificação de uma destilação-padrão de mistura etanol-água, através do uso de um gás de arraste e fontes de energia alternativa para economizar energia em usinas de açúcar e álcool. Essa tecnologia foi testada em escala laboratorial e visa à redução do custo e demanda térmica frente a uma destilação tradicional. Além disso, por não utilizar os combustíveis usuais, diminui os impactos ambientais por esses gerados.
Código do trabalho: QMD03
 
 

ESTUDO DA ABSORÇÃO DE CO2 COM MISTURAS DE MONOETANOLAMINA E POLIETILENOGLICOL

A redução da emissão de CO2 é considerada um dos maiores desafios ambientais para as indústrias e, por isso, a descoberta de novas tecnologias voltadas à lavagem de gases de exaustão torna-se tão importante. O uso de aminas para esse fim tem sido amplamente utilizado. O estudo consiste na adição de polietilenoglicol a uma solução aquosa de monoetalonamina com o intuito de melhorar esse processo.
Código do trabalho: QMN03
 
 

ESTUDO DA OBTENÇÃO DE BIO-ÓLEO POR PIRÓLISE DA MICROALGA DESMODESMUS SP UTILIZADA NO TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTENDO MATÉRIA ORGÂNICA E BISFENOL A

O objetivo deste trabalho é verificar a viabilidade de obtenção de bio-óleo a partir da pirólise da microalga Desmodesmus sp. Essa microalga foi previamente utilizada para decompor matéria orgânica e bisfenol A, compostos presentes em efluentes domésticos e industriais, respectivamente. A microalga pode ser duplamente aproveitada: para fins ambientais e de saúde pública, com o tratamento de efluentes, e para fins energéticos, com a produção de bio-óleo.
Código do trabalho: QMD02
 
 

ESTUDO DA REMOÇÃO DE POLUENTES ORGÂNICOS EM ÁGUA POR MEIO DE FILTRO CERÂMICO CONTENDO CARVÃO VEGETAL

Neste trabalho estudou-se a remoção de um poluente orgânico em meio aquoso por intermédio de um adsorvente com argila e matéria orgânica vegetal. O material adsorvente é de fácil preparação e apresenta eficiência na remoção do poluente testado, o triclosano.
Código do trabalho: QMD12
 
 

ESTUDO DE OTIMIZAÇÃO DE COLUNA DE DESTILAÇÃO E SIMULAÇÃO DE PROCESSO POR "SOFTWARE" HYSYS

Este é um estudo de destilação e análise do comportamento prático da coluna de destilação Armfield UOP3CC e comparação com o modelo do simulador de processos HYSYS. Realizou-se uma análise do desempenho do equipamento e procedeu-se ao estudo de melhorias no processo a fim de otimizar a operação.
Código do trabalho: QMN09
 
 

MELHORIA NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE SUPERFOSFATO SIMPLES

Este trabalho consiste numa pesquisa com o objetivo de obter melhor desempenho no processo de produção do fertilizante denominado superfosfato simples, por meio de variações nas condições de temperatura, relação de acidez e granulometria da rocha fosfática Bayovar.
Código do trabalho: QMD11
 
 

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSO DE APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA AGROINDÚSTRIA PARA A GERAÇÃO DE BIOGÁS

No presente trabalho estudou-se o processo da co-digestão anaeróbia entre soro de queijo e glicerina, visando à adequação ambiental pela diminuição da concentração de matéria orgânica na água residuária. O objetivo do estudo foi a otimização das condições de operação para a geração de biometano, investigando-se a influência do tempo de ciclo sobre a estabilidade e a eficiência do tratamento biológico num reator AnSBBR, para posterior ampliação em escala industrial.
Código do trabalho: QMN01
 
 

RECICLAGEM DE POLÍMEROS POR MICRO-ONDAS

O projeto embasa a reciclagem de um compósito, composto por uma matriz e um reforço, que são respectivamente uma resina polimérica e uma fibra. Para o desenvolvimento do estudo, foi utilizada como amostra a telha de fibra de vidro. Ela foi aplicada sobre condições específicas de potência, vazão de ar e tempo de exposição à radiação micro-ondas, da qual degradou o material, para a possibilidade de transformar a resina em fumos combustíveis e a fibra de vidro num material que possa ser reutilizado.
Código do trabalho: QMD08
 
 

REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS NUMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUETES INDUSTRIAIS

Neste trabalho, buscou-se avaliar diversas técnicas de secagem de um efluente industrial (lodo) para minimizar os impactos ambientais e reduzir o custo com disposição de resíduos numa estação de tratamento de efluentes de uma indústria petroquímica.
Código do trabalho: QMN06
 
 

SECAGEM DE IOGURTE POR ATOMIZAÇÃO

A evolução da indústria de alimentos é, na maioria das vezes, determinada pelo desenvolvimento de novos produtos e processos de fabricação. Transformar o iogurte em pó, com a secagem, facilita o transporte, o armazenamento e ainda permite que este seja utilizado como ingrediente na fabricação de outros alimentos. Neste projeto, o processo de secagem de iogurte por atomização ("spray drying") foi estudado utilizando-se aditivos que auxiliam o processo, tornando-o mais eficiente.
Código do trabalho: QMD09
 
 

SIMULAÇÃO POR FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL DO ESCOAMENTO DE AR E EFICIÊNCIA TÉRMICA NUM REFRIGERADOR COMERCIAL

Problemas envolvendo engenharia do produto podem ser solucionados por três métodos de análise: analíticos, experimentais e numéricos. Com o método numérico, neste trabalho visa-se diminuir os custos operacionais e aumentar a eficiência na troca térmica das amostras, buscando qual fluido refrigerante traz o maior custo-beneficio aliado ao menor impacto ambiental possível. Foi utilizado o refrigerador comercial da marca Metalfrio, modelo VN50 e o software Ansys® fluent, versão 17.
Código do trabalho: QMN02
 
 

TRATAMENTO DE ÁGUA CONTAMINADA COM BTEX E ION CLORETO POR PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS

A influência do íon cloreto tem-se mostrado negativa para o emprego de processos oxidativos avançados (POA). Como diversas matrizes aquosas podem conter esse íon, seu tratamento torna-se um desafio.Tendo isso em vista, neste trabalho tem-se o intuito de verificar a influência do cloreto em matrizes aquosas poluídas com compostos orgânicos derivados da gasolina (BTEX) por meio de processos foto-Fenton em reator- batelada. Além disso, verifica-se a viabilidade do tratamento em diferentes condições.
Código do trabalho: QMD04
 
 

UTILIZAÇÃO DE ZEÓLITAS NO TRATAMENTO DE ÁGUA

Este trabalho é um estudo da cinética de destruição de "E. Coli" e "S. Aureos" por meio de diferentes concentrações de prata incorporadas à zeólita A.
Código do trabalho: QMD10