Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Química
2012

Número de trabalhos exibidos: 18

AVALIA√á√ÉO T√ČCNICA E SUSTENT√ĀVEL DOS COMP√ďSITOS DE POLIPROPILENO/TALCO E POLIPROPILENO/S√ćLICA DE CASCA DE ARROZ

A fim de se realizar a análise técnica e sustentável dos compósitos e obter-se uma conclusão final favorável ou não à utilização do PP/sílica de casca de arroz em detrimento do PP/talco, este trabalho serviu-se de testes laboratoriais, que determinam as principais características dos compostos, e de estudos que verificam as cadeias produtivas com relação ao meio ambiente.
Código do trabalho: QMD05
 
 

COMBINA√á√ÉO DE UM REVESTIMENTO DE ALTO DESEMPENHO COM ADITIVOS ELASTOM√ČRICOS PARA A OBTEN√á√ÉO DE UM COMP√ďSITO RESILIENTE

Em busca de um novo conceito de pisos, foi desenvolvido um revestimento de alto desempenho, macio e resistente, com capacidade de absorver impactos. Seu diferencial é aliar bem-estar ao conforto e segurança. Excelente oportunidade para brinquedotecas, "playgrounds", academias e espaços de lazer.
Código do trabalho: QMN02
 
 

DESENVOLVIMENTO DE RESINA ALQU√ćDICA COM BASE DE PET RECICLADO

Este trabalho prop√Ķe um m√©todo de reciclagem do PET p√≥s-consumo, para diminuir seu descarte em aterros sanit√°rios, e utiliz√°-lo como mat√©ria-prima mais barata na s√≠ntese de resinas alqu√≠dicas.
Código do trabalho: QMD03
 
 

EFICI√äNCIA DO DI√ďXIDO DE CLORO COMO AGENTE ANTIMICROBIANO EM √ĀGUA DE RE√öSO

Neste estudo foi avaliada a efici√™ncia do Di√≥xido de Cloro em rela√ß√£o ao Hipoclorito de S√≥dio como agente antimicrobiano em √°gua de re√ļso, proveniente do tratamento de efluentes de uma ind√ļstria de produtos para higiene bucal e reutilizada em torre de resfriamento. Com a avalia√ß√£o na redu√ß√£o decimal da popula√ß√£o de microrganismos, o Di√≥xido de Cloro mostra-se mais eficiente nessa fun√ß√£o e traz como benef√≠cios maior estabilidade do sistema, melhoria no desempenho dos equipamentos e menor emiss√£o de odores.
Código do trabalho: QMN06
 
 

ESTUDO COMPORTAMENTAL SOBRE O P√ďS-CONSUMO DE ELETROELETR√ĒNICOS.

Tendo em vista a import√Ęncia atual de a√ß√Ķes sustent√°veis, este estudo comportamental analisa as atitudes p√≥s-consumo no mercado de eletroeletr√īnicos e apresenta os aspectos fundamentais para o descarte consciente e seus benef√≠cios ambientais, econ√īmicos e sociais.
Código do trabalho: QMN04
 
 

ESTUDO DA RESIST√äNCIA AO RISCO EM TINTA AUTMOTIVA COM CARGA DE NANOSS√ćLICA

Desenvolvimento de tinta de repintura automotiva com adi√ß√£o de nanopart√≠culas de s√≠lica com o objetivo de aumentar a resist√™ncia ao desgaste e ao risco. Essa tinta previne danos causados por agentes externos √† superf√≠cie do autom√≥vel como batidas de pedras, riscos de chave, galhos de √°rvores e outras fric√ß√Ķes leves.
Código do trabalho: QMN05
 
 

ESTUDO DA SECAGEM DE IOGURTE EM "SPRAY DRYER"

O trabalho consiste em estudar o processo de secagem de iogurte em "spray dryer". A evapora√ß√£o da √°gua do iogurte, transformando em p√≥ o produto, visa aumentar a vida de prateleira, facilitar o transporte e a estocagem. O p√ļblico-alvo √© representado pelas ind√ļstrias que utilizam o iogurte em suas formula√ß√Ķes e pelos consumidores que gostariam de utilizar o produto numa dieta equilibrada. √Č um produto inovador, pois n√£o existe nenhum tipo de comercializa√ß√£o dele no mercado nacional.
Código do trabalho: QMN03
 
 

ESTUDO DA VIABILIDADE DA UTILIZA√á√ÉO DE EXTRATO ALCO√ďLICO DE NEEM COMO AGENTE ANTIF√öNGICO EM TINTA DECORATIVA COM BASE DE √ĀGUA

Os objetivos deste trabalho s√£o: verificar a efici√™ncia do extrato de Neem na inibi√ß√£o do crescimento do fungo "Aspergillus", que apresenta grande incid√™ncia na superf√≠cie de tintas; estudar a aplicabilidade desse extrato como agente antif√ļngico em tintas com base de √°gua, substituindo compostos de alta toxicidade, uma alternativa menos agressiva ao meio ambiente, o que √© hoje um dos maiores desafios da ind√ļstria qu√≠mica.
Código do trabalho: QMN09
 
 

ESTUDO DE "PELLETS" COM O F√ĀRMACO MELOXICAM

Este √© um estudo do f√°rmaco meloxicam, um anti-inflamat√≥rio empregado no tratamento de reumatismo. Por ser um medicamento de baixa solubilidade no organismo, o foco principal do trabalho foi estudar varia√ß√Ķes na formula√ß√£o e no procedimento de fabrica√ß√£o, visando resolver esse problema.
Código do trabalho: QMN01
 
 

ESTUDO DE SECAGEM DE IOGURTE EM "SPRAY DRYER"

O trabalho consiste em estudar o processo de secagem de iogurte em "spray dryer". A evapora√ß√£o da √°gua do iogurte transforma em p√≥ o produto e, com isso, aumenta-lhe a vida de prateleira, facilitando transporte e estocagem. O p√ļblico-alvo √© representado pelas ind√ļstrias que utilizam o iogurte em suas formula√ß√Ķes, ou at√© por consumidores que gostariam de utiliz√°-lo numa dieta equilibrada. √Č um produto inovador, pois n√£o existe nenhum tipo de comercializa√ß√£o desse no mercado nacional.
Código do trabalho: QMD02
 
 

M√ČTODOS ALTERNATIVOS PARA A SUBSTITUI√á√ÉO DO SEBO BOVINO NO PROCESSO DE FABRICA√á√ÉO DE SAB√ÉO.

O sab√£o √© produzido basicamente pela rea√ß√£o de soda ca√ļstica com uma gordura. Na ind√ļstria, geralmente utiliza-se sebo como principal fonte de gordura devido a seu baixo custo. Contudo, com o avan√ßo das tecnologias para a produ√ß√£o de "biodiesel", o mercado de sab√Ķes est√° come√ßando a sofrer com a escassez de sua mat√©ria-prima mais importante. Em face desse cen√°rio, o prop√≥sito deste projeto foi a substitui√ß√£o do sebo bovino na formula√ß√£o do sab√£o.
Código do trabalho: QMN10
 
 

OBTEN√á√ÉO DE ETANOL CELUL√ďSICO COM A RECICLAGEM DE FILTROS DE CIGARRO

Este trabalho tem por objetivo demonstrar a transformação de um resíduo - tratado hoje em dia como poluente - num composto que pode ser usado como combustível para automóveis e considerado ambientalmente amigável, sem que seja necessária qualquer alteração nos motores "flexfuel".
Código do trabalho: QMN08
 
 

POLIURETANO COMPOST√ĀVEL PARA EMBALAGEM DESCART√ĀVEL

Com a √™nfase dada √† consci√™ncia ambiental, a demanda para a substitui√ß√£o e utiliza√ß√£o de produtos com decomposi√ß√£o acelerada vem crescendo. Com isso, este trabalho resume-se na an√°lise da degrada√ß√£o de um pol√≠mero com a adi√ß√£o de uma carga de amido. Esta auxilia a degrada√ß√£o, pois serve como fonte de alimento para os microrganismos. A compara√ß√£o da degrada√ß√£o √© feita com amostras-padr√£o de PU, sem a carga. As amostras foram submetidas a situa√ß√Ķes de aterro e de intemp√©ries naturais.
Código do trabalho: QMD04
 
 

PRODUÇÃO DE ALGAS

Este trabalho teve como objetivo a produ√ß√£o de algas por meio de efluentes l√≠quidos, utilizando os conhecimentos cient√≠ficos do tratamento de efluentes com biomassa anaer√≥bia. O procedimento experimental foi realizado no Laborat√≥rio de Tecnologias Sanit√°rias e Efluentes, utilizando-se um reator operado em batelada com agita√ß√£o mec√Ęnica e luz artificial. A motiva√ß√£o para a realiza√ß√£o deste projeto √© a crescente necessidade de novas fontes de biocombust√≠vel compat√≠veis com o meio ambiente.
Código do trabalho: QMD01
 
 

REMOÇÃO DE BISFENOL A POR MEIO DE PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS

Neste trabalho, estudou-se uma metodologia de remo√ß√£o de um poluente, Bisfenol A, da √°gua. Esse poluente altera, se absorvido pelos seres vivos, a regula√ß√£o dos horm√īnios (desregulador end√≥crino). Ele est√° presente em res√≠duos da sua s√≠ntese industrial e na √°gua de lavagem de reatores em que √© empregado. A metodologia aplicada, a dos processos oxidativos avan√ßados (POA), elimina a polui√ß√£o por meio de rea√ß√Ķes de oxida√ß√£o.
Código do trabalho: QMD07
 
 

REUTILIZAÇÃO DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR COMO ABRASIVO EM ESPONJA DE LIMPEZA

Hoje em dia s√£o conhecidas diversas finalidades para o baga√ßo de cana-de-a√ß√ļcar, mas, ainda assim, muito desse subproduto n√£o √© aproveitado. O objetivo principal deste trabalho √© o estudo de uma nova op√ß√£o de reaproveitamento do baga√ßo de cana-de-a√ß√ļcar, visando a uma finalidade verde e renov√°vel e a uma op√ß√£o vi√°vel para o baga√ßo de cana-de-a√ß√ļcar que n√£o √© aproveitado. A ideia foi utilizar esse baga√ßo como um abrasivo em esponjas de limpeza, substituindo as fibras sint√©ticas pela fibra natural.
Código do trabalho: QMD08
 
 

REVAMP DO SISTEMA DE DESTILAÇÃO/FRACIONAMENTO DA PLANTA DE POLIETILENOS DA BRASKEM DO POLO DO GRANDE ABC (PE-7 ABC)

O processo de polimeriza√ß√£o de etileno em reator cont√≠nuo, do tipo "looping", acontece num meio de isobutano, em presen√ßa de catalisador e hexeno. Ap√≥s a rea√ß√£o, esses hidrocarbonetos s√£o recuperados e retornam ao processo. Com o objetivo de tornar o processo sustent√°vel econ√īmica e ambientalmente, estudaram-se as perdas de hexeno e isobutano do processo de recupera√ß√£o, utilizando a metodologia 6 Sigma. Al√©m da minimiza√ß√£o do uso de mat√©ria-prima, tamb√©m se obteve um "saving" de $750 mil/ano.
Código do trabalho: QMN07
 
 

VIABILIDADE TECNOL√ďGICA DO TRATAMENTO BIOL√ďGICO DE √ĀGUA RESIDU√ĀRIA INDUSTRIAL

Neste projeto buscou-se a otimiza√ß√£o do tratamento de efluente da ind√ļstria petroqu√≠mica por meio de um processo biol√≥gico anaer√≥bio, diante da necessidade de adequa√ß√£o a novas exig√™ncias legais, proporcionando a preserva√ß√£o dos recursos h√≠dricos e a integridade da empresa perante a sociedade. Realizado em escala laboratorial na Escola de Engenharia Mau√°, no estudo empregou-se um reator em batelada sequencial; posteriormente, dimensionou-se o projeto em escala industrial e realizou-se an√°lise de viabilidade econ√īmica.
Código do trabalho: QMD06