Pesquisa de trabalhos

 
 
A pesquisa é realizada em todas as informações.
Os campos da busca são: título do trabalho, descrição, código do trabalho, estande, nome do aluno e RA.
Caso deseje-se procurar em todos os cursos, selecionar "Todos os cursos" na caixa "Selecionar outro curso..."
 
 
 
 

Engenharia Química
2010

Número de trabalhos exibidos: 15

ADESIVOS POLIM√ČRICOS CONDUTORES DE ELETRICIDADE

O trabalho visa o desenvolvimento de um adesivo condutor de eletricidade feito com resina ep√≥xi e metal em p√≥ economicamente vi√°vel. Ele seria um substituto para a solda convencional de chumbo e estanho utilizada atualmente em instala√ß√Ķes el√©tricas, resolvendo o problema da alta toxicidade da solda. Pode ser feita a frio, o que dispensa o uso do ferro de solda que pode causar queimaduras se manuseado de forma inadequada.
Código do trabalho: QMD04
 
 

APLICA√á√ÉO DE ELETROCOAGULA√á√ÉO PARA RE√öSO DE √ĀGUAS RESIDUAIS PROVENIENTES DA LAVAGEM DE AUTOM√ďVEIS

Desenvolveram-se opera√ß√Ķes unit√°rias para o tratamento do efluente proveniente da lavagem de ve√≠culos num sistema compacto mantendo-se a √°gua do processo em recircula√ß√£o. Avaliou-se o efluente quanto aos par√Ęmetros requeridos pelas legisla√ß√Ķes ambientais. Pela eletrocoagula√ß√£o, foram obtidos os melhores resultados na remo√ß√£o dos poluentes. A implanta√ß√£o do processo envolve a conscientiza√ß√£o dos consumidores e dos propriet√°rios das lavadoras de ve√≠culos incentivando o uso sustent√°vel da √°gua.
Código do trabalho: QMN07
 
 

APLICA√á√ÉO E AN√ĀLISE DE FRAGR√āNCIAS EM SAB√ÉO L√ćQUIDO PRODUZIDO COM √ďLEO VEGETAL REAPROVEITADO

Aplica√ß√£o de fragr√Ęncias em sab√£o l√≠quido produzido com foco no reaproveitamento de √≥leo de fritura, visando √† redu√ß√£o dos despejos gordurosos no ambiente, √† cobertura do odor residual da base e √† incorpora√ß√£o da glicerina gerada no processo.
Código do trabalho: QMD03
 
 

AVALIA√á√ÉO DA SUBSTITUI√á√ÉO DE QUEROSENE POR G√ĀS NATURAL COMO COMBUST√ćVEL DE UM GERADOR DE VAPOR

Este trabalho consiste na avalia√ß√£o t√©cnica, econ√īmica e ambiental da substitui√ß√£o do combust√≠vel l√≠quido (querosene) por g√°s natural no gerador de vapor da Planta-Piloto de Engenharia de Alimentos da Escola de Engenharia Mau√°.
Código do trabalho: QMD06
 
 

CARACTERIZA√á√ÉO F√ćSICO-QU√ćMICA E ESTUDO SOBRE O MERCADO DE ESMALTE "VERDE" PARA UNHAS

O esmalte para unhas tornou-se um produto essencial para todas as mulheres. Por ser esse um mercado crescente e competitivo, observou-se uma oportunidade de criação de uma versão diferenciada do produto. O trabalho trata da produção sustentável de um esmalte para unhas, com o uso de matérias-primas ecologicamente corretas.
Código do trabalho: QMD08
 
 

DESENVOLVIMENTO DE "PELLETS" DE CLORIDRATO DE DILTIAZEM COM LIBERAÇÃO CONTROLADA

Fabricação e desenvolvimento de ''pellets'' de Diltiazem, a fim de obter-se um perfil de liberação controlada, melhorando o aproveitamento do princípio ativo e minimizando os efeitos colaterais.
Código do trabalho: QMD02
 
 

DESENVOLVIMENTO DE XAMPU DE VINHO

O trabalho consiste no desenvolvimento de um xampu inovador e diferenciado que utiliza como mat√©rias-primas o vinho tinto Merlot e o extrato natural da casca de uva. Como benef√≠cios dessa utiliza√ß√£o destacam-se a preven√ß√£o do processo de desgaste da queratina, aumento de resist√™ncia e elasticidade do fio, al√©m da melhoria na circula√ß√£o sangu√≠nea do couro cabeludo. O princ√≠pio ativo respons√°vel por tais caracter√≠sticas √© o Resveratrol, subst√Ęncia recentemente utilizada no meio cosmetol√≥gico.
Código do trabalho: QMN03
 
 

DESENVOLVIMENTO DE XAMPU EM P√ď

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um concentrado de xampu em p√≥, que ser√° utilizado como produto intermedi√°rio (ou de base) para as ind√ļstrias fabricantes de xampu l√≠quido.
Código do trabalho: QMN06
 
 

ESTUDO DA OBTENÇÃO DE METANO A PARTIR DE EFLUENTE INDUSTRIAL DE PROCESSO DE PRODUÇÃO BIODIESEL

Realizar o tratamento anaer√≥bio de efluente de processo de produ√ß√£o de biodiesel em duas fases: acidog√™nica e metanog√™nica, visando remover carga org√Ęnica e gerar biog√°s, que pode ser usado como fonte de energia. Para tal procedimento utilizou-se glicerina produzida industrialmente com √≥leo de soja e metanol.
Código do trabalho: QMN01
 
 

ESTUDO DA RECICLAGEM QU√ćMICA DE ESPUMAS DE POLIURETANOS FLEX√ćVEIS

A demanda por produtos que utilizam espumas de poliuretana vem crescendo a cada ano, como o uso em colch√Ķes, assentos de ve√≠culos etc. Com esse crescimento vem a preocupa√ß√£o com a disposi√ß√£o dos res√≠duos gerados, tanto no processo produtivo, quanto nos produtos acabados. Observando essa situa√ß√£o propusemos uma alternativa de minimiza√ß√£o dos res√≠duos para transform√°-los novamente em poliol por um processo qu√≠mico simples e vi√°vel em termos ambientais.
Código do trabalho: QMN02
 
 

PROCESSOS OXIDATIVOS AVAN√áADOS APLICADOS NO TRATAMENTO DE RES√ćDUOS DA PRODU√á√ÉO DE BISFENOL A

Tratamento de res√≠duo t√≥xico (Bisfenol A) presente no cotidiano das ind√ļstrias, com base nos processos qu√≠micos de oxida√ß√£o avan√ßada. Alternativa eficaz a outros tratamentos j√° utilizados, uma vez que o composto gera debates mundiais quanto a sua toxicidade.
Código do trabalho: QMD05
 
 

REAPROVEITAMENTO DE ARAMIDA PARA CONFEC√á√ÉO DE MATERIAL COMP√ďSITO RESISTENTE AO IMPACTO

Reaproveitamento de aramida (KEVLAR) de coletes à prova de balas para a confecção de material compósito resistente ao impacto e aplicação em capacete.
Código do trabalho: QMN04
 
 

REAPROVEITAMENTO DE POLIETILENO E ALUM√ćNIO UTILIZADOS EM CABOS COAXIAIS

Processo de separa√ß√£o dos materiais que comp√Ķem a estrutura de cabos coaxiais: pl√°stico, a√ßo e alum√≠nio, por a√ß√£o de agentes qu√≠micos e mec√Ęnicos, com 100% de aproveitamento desses componentes, para uso na fabrica√ß√£o de outros produtos em diversos setores, al√©m de mat√©ria-prima para novos cabos coaxiais. Este projeto visa √† redu√ß√£o do impacto ambiental pela minimiza√ß√£o de res√≠duos descartados no meio ambiente, assim como a redu√ß√£o dos custos no processo de fabrica√ß√£o.
Código do trabalho: QMN05
 
 

TINTA REPELENTE CONTENDO D-LIMONENO

Usado como aditivo, o d-limoneno é um óleo essencial presente na casca de frutas cítricas, como a laranja. Possui propriedades biodegradáveis e ação repelente.
Código do trabalho: QMD07
 
 

TRATAMENTO ANAER√ďBIO DE EFLUENTE DE PROCESSO DE PRODU√á√ÉO DE BIODIESEL EM DUAS FASES: ACIDOG√äNICA E METANOG√äNICA

Realizar o tratamento anaer√≥bio de efluente de processo de produ√ß√£o de biodiesel em duas fases: acidog√™nica e metanog√™nica, visando remover carga org√Ęnica e gerar biog√°s, que pode ser usado como fonte de energia. Para tal procedimento utilizou-se glicerina produzida em laborat√≥rio com √≥leo de soja e metanol. Obteve-se remo√ß√£o de carga org√Ęnica de 59% na fase acidog√™nica e de 74% na fase metanog√™nica, totalizando uma efici√™ncia global de remo√ß√£o de 85%. A qualidade do biog√°s obtido foi de 78%.
Código do trabalho: QMD01